Ver Versão Completa : Folga na direção da Pajero.
Albertot
11/04/2010, 21:51
Amigos Foristas,
Acabei de comprar uma Pajero Sport 07 e percebi que quando passo em alguns buracos pequenos ou mesmo quando piso no freio, sinto um pequeno tranco no volante.
É uma sensação muito sutil e parece que tem algum "jogo" ou folga. Quando viro o volante não sinto nada.
Queria saber se isso é normal ou se é um problema para se preocupar, principalmente quanto à questão financeira, ou apenas um aperto resolve.
Obrigado.
Abraços a todos
Marcelo-HPE
12/04/2010, 12:51
Isso aí é a famosa folga dos acoplamentos deslizantes estriados da coluna de direção . esse acoplamento fica encoberto por uma coifa de borracha . e fica próximo da saida da caixa de direção para a coluna , vai lá que vc cer , balança a coluna com a mão qiue vc vai sentir no volante .
Não é nada que venha prejudicar o dirigibilidade do carro .
Mas as concessionárias resolvem isso preenchendo a folga com uma espécie de cola especial que seca e retira a folga , tem até procedimento da fábrica para fazer issso . Eu vi eles fazendo isso na MIT Sendaí no ES.
Vai nas autorizadas MIT explica pra eles, que a cachorrada lá já sabe o que é .
abs
Albertot
12/04/2010, 23:27
muito obrigado pela ajuda. Fiquei mais tranquilo e principalmente chegarei na concessionária com mais segurança porque se bobear os caras de esfolam!! Abraço
Albertot
13/04/2010, 19:17
Fui na concessionária e eles queriam ver se não era outro problema, como caixa, coluna ou barra da direção. Dá para confiar? Dá para deixar o carro lá? ou melhor levar em um bom mecanico?
Por sinal, alguém conhece um que cuide disso em SP?
Obrigado.
Albertot,
a minha Sport 2008/2009 com 7.400 Km já estava com uma folga na direção, parecida com a sua, facilmente percebida em pisos irregulares ou mesmo parado soltando o freio e pisando novamente. Reclamei na concessionária e eles arrumaram. Queriam cobrar duas horas de serviço alegando ter dado muito trabalho para resolver o problema, etc., etc. Não concordei pois o carro estava na garantia, e o gerente liberou sem cobrar.
Creio que a correção seja algo simples. Andei em várias Pajero Sport antes de compra a minha e todas apresentavam o mesmo problema desta folga.
Marcelo-HPE
15/04/2010, 07:59
Deixa eles checarem o carro , mas explica para eles , sobre a folga no acoplamento deslizante da coluna .
O Mecânico da Sendaí ES tava com manualzinho da fábrica com desenho da coluna e tudo , primeiro eles apertam os coxins da carroceria , já que a caixa de direção fica no chassi e a coluna na carroceria , depois eles retiram uma parte da coluna preenchem as estrias com uma cola especial e coloca para secar em torno de 2 horas depois remontam tudo .
abs
Albertot
15/04/2010, 10:26
Farei isso então. Muito obrigado pelas dicas e ajuda.
Jaime Neto
28/05/2010, 16:38
Amigos do Forum,
Foi consultando pelo google que deparei-me com esse questionamento da pequena "folga" na direção da Pajero Sport. Eu comprei uma recentemente e, como quase todos os colegas que tiveram esse problema, troquei o braço auxiliar e o braço pittman, os quais estavam realmente com bastante folga, necessitando de trocar, tendo em vista o ano dela ( 2005), apesar da baixa quilometragem ( 28500 km). Consultando amigos que mexem com mecânica, eles me deram o bizú e um deles resolveu a bronca pra mim, pois as peças que eu tinha trocado não resolveram o problema. O problema realmente era na folga dos acoplamentos deslizantes estriados da coluna de direção... Fiz orçamento em algumas mecânicas e não tive coragem de ir na concessionária, aí que veio esse meu colega e me deu a dica que passo a vocês: não gastem R$ 700, como alguns colegas orçaram... Gastem R$ 10! O que resolveu para mim e já estou a algum tempo rodando, foi uma simples braçadeira no limite superior da peça, na união... Ficou perfeito! Não sou a favor de soluções paleativas, porém como as próprias lojas afirmam que é algo comum a folga e não interfere na dirigibilidade, está aí uma solução testada e aprovada que substituiu, para mim, a cola que a concessionária usa... Em 5 minutos se faz o procedimento! Eu vi e não acreditei! Detalhe: este meu colega diz que as mecânicas cobram R$ 300,00 pelo procedimento, pois os clientes nem desconfiam que a solução é tão trivial... Repasso para vocês e agradeço pela iniciativa daquele que postou incialmente o problema, pois sem ela ficaria perdido e aqui dou minha contribuição! Um grande abraço e estou à disposição!
Marcelo-HPE
28/05/2010, 21:25
Só tomar cuidado para não apertar demais a abraçadeira , senão danifica os rolamentos da coluna perto do volante .
Albertot
17/06/2010, 18:26
Amigos.
Tomei coragem e levei o carro na concessionária. Estava muito atrapalhado e como não era algo que gerava problema no caso fui adiando.
Enfim..deixei lá para fazer esse procedimento (sim.. eles confirmaram a existéncia do procedimento de cola) e depois de 2 dias me ligaram com a seguinte lista de ítens para reparo:
1. Troca das buchas da suspensão
2. Lubrificação
3. Folga no Cubo da roda
4. Troca dos pneus
5. Reaperto da suspensão
6. Troca das pastilhas
7. Lixar o disco de freio
8. Troca do filtro de ar
9. Alinhamento (que se náo trocasse o pneu náo poderiam nem fazer)
Fiquei puto e extremamente desconfiado. Fui até a concessionária para ver pessoalmente o que ele tava dizendo e vi que o pneu realmente estava com os sulcos bem rasos, que as buchas estavam rasgadas, que tinha um leve jogo na roda... A bucha da frente marcava um sinal no ferro, como se o ferro tivesse deslizado.
Bom.. chorei bastante o preço e não autorizei a troca dos pneus (R$ 700,00) cada.
Assim, vamos ver o que acontecerá.
Tudo isso soa estranho para vocês ou é natural?
Alguma dica de onde comprar pneus para Pajero Sport 07 Gas em SP?
Obrigado.
Abraços
MarcãoTZ
27/10/2010, 11:59
Amigos, alguém teria uma fotografia da peça e dessa abraçadeira? Estou com o mesmo problema e simplesmente queriam trocar a coluna de direção inteira... R$ 1400,00 + R$ 400,00 de M.O. !!:odedo:
Portanto quero fazer eu mesmo em casa :-P
Obrigado !!
Amigos do Forum,
Foi consultando pelo google que deparei-me com esse questionamento da pequena "folga" na direção da Pajero Sport. Eu comprei uma recentemente e, como quase todos os colegas que tiveram esse problema, troquei o braço auxiliar e o braço pittman, os quais estavam realmente com bastante folga, necessitando de trocar, tendo em vista o ano dela ( 2005), apesar da baixa quilometragem ( 28500 km). Consultando amigos que mexem com mecânica, eles me deram o bizú e um deles resolveu a bronca pra mim, pois as peças que eu tinha trocado não resolveram o problema. O problema realmente era na folga dos acoplamentos deslizantes estriados da coluna de direção... Fiz orçamento em algumas mecânicas e não tive coragem de ir na concessionária, aí que veio esse meu colega e me deu a dica que passo a vocês: não gastem R$ 700, como alguns colegas orçaram... Gastem R$ 10! O que resolveu para mim e já estou a algum tempo rodando, foi uma simples braçadeira no limite superior da peça, na união... Ficou perfeito! Não sou a favor de soluções paleativas, porém como as próprias lojas afirmam que é algo comum a folga e não interfere na dirigibilidade, está aí uma solução testada e aprovada que substituiu, para mim, a cola que a concessionária usa... Em 5 minutos se faz o procedimento! Eu vi e não acreditei! Detalhe: este meu colega diz que as mecânicas cobram R$ 300,00 pelo procedimento, pois os clientes nem desconfiam que a solução é tão trivial... Repasso para vocês e agradeço pela iniciativa daquele que postou incialmente o problema, pois sem ela ficaria perdido e aqui dou minha contribuição! Um grande abraço e estou à disposição!
Marcelo-HPE
27/10/2010, 19:00
Amigo dá uma olhada nesse tópico aqui . mas não aperte demais a abraçadeira pois pode danificar a coluna . !!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49839&page=2
rodrigocockpit
11/11/2010, 21:18
Amigos do Forum,
Caros colegas foristas,
mais uma vez agradeço por fazer parte desta comunidade,
através desta dica, consertei hoje, eu mesmo, esta folga insuportável, na direção de minha pajero sport 3.5 2008,
Obrigado.
Pedro Henrique Neves
14/11/2010, 23:32
ah pq não vi isso antes, comprei minha sport 07 e ela tava com uma folga grande na direção e estava "bebada" na estrada, e sinto até hoje como se fosse uma folga na caixa de direção.
levei no mecanico e mandei trocar tudo...
4 terminais de direção
4 pivo (2 inferior e 2 superior)
braço pitman e braço auxiliar
2 amortecedor dianteiro
bieletas e buchas da barra estabilizadora
tudo original, e acreditem depois disso tudo o carro se eu caio nun buraco ainda sinto uma pancada como se tivesse algum pivo ruim, e ainda sinto na direção a tal folga! ja mandei olharem se tem algo ruim no serviço, reapertar mas não acham nada. estou ficando doido já. a caixa de direção dela tem algma regulagem? pode ser uma folga nela mesmo :parede:
alguem me de uma luz, não aguento mais gastar dinheiro e não resolver o que me incomoda! :mad::mad:
Marcelo-HPE
15/11/2010, 12:50
Em cima da caixa de direção existe um parafuso de regulagem da folga, ele é travado por uma porca sextavada .
Com uma chave de boca ou estria de 17mm , folgue a porca e com uma chave de fenda pequena , de 1/4 a 1/2 volta no parafuso no sentido de apertar , em seguida reaperte a porca sextavada , depois faça um test drive para conferir.
abs
rodrigocockpit
15/11/2010, 20:31
ah pq não vi isso antes, comprei minha sport 07 e ela tava com uma folga grande na direção e estava "bebada" na estrada, e sinto até hoje como se fosse uma folga na caixa de direção.
levei no mecanico e mandei trocar tudo...
4 terminais de direção
4 pivo (2 inferior e 2 superior)
braço pitman e braço auxiliar
2 amortecedor dianteiro
bieletas e buchas da barra estabilizadora
tudo original, e acreditem depois disso tudo o carro se eu caio nun buraco ainda sinto uma pancada como se tivesse algum pivo ruim, e ainda sinto na direção a tal folga! ja mandei olharem se tem algo ruim no serviço, reapertar mas não acham nada. estou ficando doido já. a caixa de direção dela tem algma regulagem? pode ser uma folga nela mesmo :parede:
alguem me de uma luz, não aguento mais gastar dinheiro e não resolver o que me incomoda! :mad::mad:
A minha Pajero, está com 30 mil km, toda novinha, levei no melhor alinhamento daqui de Belo Horizonte, tudo visto e checado, queriam trocar a coluna de direção completa, com o detalhe que a folga poderia vir com menos de 5 mil km, após ler a dica dos companheiros do forum, eu mesmo instalei uma simples abraçadeira na junção da coluna, conforme fotos que o Marcelo hpe postou, e simplesmente acabou o problema:concordo::concordo:
Cara, mais tabajara que isto, impossivel, faça o teste vc mesmo:grin:
Pedro Henrique Neves
16/11/2010, 10:44
Nossa cara, 30mil KM ja com folga! a minha tava com 90mil e eu pensei que tinha comprado uma bomba, com km baixada e tudo e etc...
mas pelos relatos, é pajero o nome disso hahaha
vou mandar comprar essas abraçadeiras e colocar la!! agora me tira uma dúvida, se eu levar na concessionária eles arrumam rapidinho pra mim? porque eu na verdadfe não tenho tempo nem espaço pra mexer no meu carro :\ adoraria fazer, até porque eu gosto de cuidar do meu carro, só que falta tempo e esspaço.
eu chego na concessionária e falo oque^? pra arrumar a folga na barra de direção que ela tem e etc...
rodrigocockpit
17/11/2010, 23:42
Nossa cara, 30mil KM ja com folga! a minha tava com 90mil e eu pensei que tinha comprado uma bomba, com km baixada e tudo e etc...
mas pelos relatos, é pajero o nome disso hahaha
vou mandar comprar essas abraçadeiras e colocar la!! agora me tira uma dúvida, se eu levar na concessionária eles arrumam rapidinho pra mim? porque eu na verdadfe não tenho tempo nem espaço pra mexer no meu carro :\ adoraria fazer, até porque eu gosto de cuidar do meu carro, só que falta tempo e esspaço.
eu chego na concessionária e falo oque^? pra arrumar a folga na barra de direção que ela tem e etc...
Companheiro, essa solução, não é feita na concessionária, por que o negócio fica meio que gambiarrado, explicando melhor:
existe essa junção estriada, no meio da coluna de direção, lá dentro do motor, vc tem que puxar uma coifa que está cobrindo esta junção, daí vc vai ver que existe uma trava, com o formato de "c", segurando esta junção, como esta trava em c não consegue dar a firmeza necessária, daí a folga, qual é a solução?;
colocar uma abraçadeira por sobre essa trava, dando firmeza nesta junção, só que dependendo da abraçadeira, que foi o meu caso, vc não consegue cobrir a junção com a coifa, então, provavelmente, a concessionária se negará a realizar tal procedimento, pode levar em qualquer bitaca que vc conhecer, não tem erro, é só mandar colocar a tal abraçadeira e correr pro abraço.
tem um post anterior neste tópico, no qual nosso companheiro marcelo hpe, posta fotos exatas da junção, dê uma olhada lá.:concordo:
Pedro Henrique Neves
18/11/2010, 09:54
Sei, vou ter que fazer em casa mesmo. A barra de direçlão eu ja achei onde é, a coifa e tudo mais, só que como eu fui só da uma olhada nem prestei atenção nessa trava em formato de "c". Mais tarde vou dar uma olhada com calma e mandar comprar logo a abraçadeira e aproveitar meus funcionário aqui pra colocar a mão na massa! hahahahaha
obrigado a todos, pela ajuda, em especial para rodrigocockpit e Marcelo-HPE
um abraço,
Pedro Henrique
Assumpcao
04/01/2011, 16:55
Amigos do Forum,
Tenho uma Pajero Sport 08/09 com a mesma folga. Fiquei com dúvida em qual o local para colocar a braçadeira. Você pode enviar um desenho ou foto?
Desde já muito obrigado.
Assumpcao
Conforme indicado em post anterior:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49839&page=2
[]´s
Assumpcao
10/01/2011, 07:56
Alguem tem foto do local que sera colocado a braçadeira.
Grato,
Marcelo-HPE
10/01/2011, 11:48
Camarada é só clicar no tópico que o Amigo Ventus postou !!! só isso !!!
Assumpcao
26/01/2011, 10:44
Amigo... muito obrigado.... nao estava conseguindo abrir a imagem......
GILSON SKT
30/11/2011, 14:24
Desculpem a minha ignorância, mas nestas fotos, o acesso a barra foi realizada por cima ou por baixo? Alguém poderia me explicar?
Obrigado
Leo Maluf
26/12/2011, 22:29
Seria possível vc fotografar ou escanear o tal manualzinho ? Essa folga é muito irritante!!!
Deixa eles checarem o carro , mas explica para eles , sobre a folga no acoplamento deslizante da coluna .
O Mecânico da Sendaí ES tava com manualzinho da fábrica com desenho da coluna e tudo , primeiro eles apertam os coxins da carroceria , já que a caixa de direção fica no chassi e a coluna na carroceria , depois eles retiram uma parte da coluna preenchem as estrias com uma cola especial e coloca para secar em torno de 2 horas depois remontam tudo .
abs
Leo Maluf
27/12/2011, 13:37
Jaime,
O acesso a peça é facil? Dá p'ra fazer na garagem de casa ou precisa subir o carro no elevador?
Estive em uma concessionaria MIT hoje e falei sobre isso, eles usam um silicone ( Não é cola ) para altas temperaturas porque ele é mais resistente e tem maleabilidade, mas cuts pelo menos uma hora de serviço + silicone o que não fica por menos de R$ 350 ou 400,00 , com certeza.Como recentemente alinhaei a direção e foi constatado que o Pittman e demais componentes da suspensão estão bons, já eliminei as variaveis.
Amigos do Forum,
Leo Maluf
27/12/2011, 13:38
Valeu , Marcelo !
Seria possível vc fotografar ou escanear o tal manualzinho ? Essa folga é muito irritante!!!
Leo Maluf
27/12/2011, 13:40
Valeu a dica !
Em cima da caixa de direção existe um parafuso de regulagem da folga, ele é travado por uma porca sextavada .
Com uma chave de boca ou estria de 17mm , folgue a porca e com uma chave de fenda pequena , de 1/4 a 1/2 volta no parafuso no sentido de apertar , em seguida reaperte a porca sextavada , depois faça um test drive para conferir.
abs
Rodrigo 4x4
28/02/2012, 10:31
Valeu a dica !
Caros foristas, gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido com sua Pajero ou L 200.
- É o seguinte, ao viajar recentemente com minha Pajero Sport 3.5 2008, a + - 120 km/h, num trecho em curva e cheio de remendos no asfalto, uma das rodas dianteiras trepidou tanto, que parecia que ia se soltar; logo após parou e continuou rodando normalmente. Detalhe, os pneus dianteiros estão com + - 1/2 vida, o carro estava alinhado e balanceado e em retas ou curvas com velocidades mais baixas não trepida tanto, somente em passar por remendos, buracos ou desníveis no asfalto.
Isso me fez lembrar uma Cherokee Limited 97 que eu tive, uma vez numa reta a uns 140 km/h + -, a roda dianteira pulou tanto que o carro que vinha atrás de mim viu e me avisou. Na época me dirigi imediatamente na concessionária e o chefe de ofocina me mandou trocar os pneus e balancear - segui as orientações e o problema sumiu. Mas no caso da Pajero, acredito ser outra coisa pois os pneus ainda estão bons, e como falei, balanceado e alinhado. Alguém já passou por isso ou sabe indicar o que pode ser?
- A outra coisa que já foi relatada por outro forista é o fato da Pajero parecer estar "bêbada"na estrada. Mandei alinhar o carro antes de viajar e ela vai puxando cada hora pra um lado na estrada. existe uma folguinha perceptível, mas nada a ver com o dilema da coluna. Isso se deve a folga no cubo de roda ou é folga de setor (caixa de direção)? Ou será os 2 juntos?
- E o outro detalhe sei que resolverei com a fixação das braçadeiras na coluna, melhor meio de acabar com a folga insuportável!
Aguardo a preciosa ajuda dos experts em Mit pois não quero ser esfolado na concessionária.
Abraços,
Rodrigo
Marcelo-HPE
28/02/2012, 12:07
Esse problema do carro está puxando mesmo alinhado, pode ser o caster da suspensão que está fora , o cara que alinhou deveria checar o caster , a roda do lado do carona deve ficar de 0,5 a 1,0° adiantado em relação a roda do lado do motorista por causa do desnível da pista para o lado do acostamento .
Rodrigo 4x4
29/02/2012, 08:13
Esse problema do carro está puxando mesmo alinhado, pode ser o caster da suspensão que está fora , o cara que alinhou deveria checar o caster , a roda do lado do carona deve ficar de 0,5 a 1,0° adiantado em relação a roda do lado do motorista por causa do desnível da pista para o lado do acostamento .
Obrigado pela dica Marcelo.
Após ler sua mensagem fui dar uma olhada no carro e constatei que o pneu dianteiro do lado do carona está mais próximo da lameira do que o do lado do motorista. Coloquei as mãos no vão livre entre eles para comparar e a diferença é considerável - a roda do lado do carona parece estar mais para trás do que a do motorista. Tem alguma coisa a ver?
Quanto a folga no cubo, basta suspender o carro e "sacudir" as rodas dianteiras não é? Se estiverem firmes, descartamos a possibilidade, confere?
Já a folga da caixa de direção, é ajustada pelo parafuso fenda juntamente com a porca 17 na caixa de direção, certo? Será que além do caster não poderia ser isso o problema? Com o carro desligado, ao mexer bem de leve no volante, sinto uma folga. Isso é normal? Teria como me enviar uma foto do local de regulagem da caixa de direção?
Obrigado,
Rodrigo
Carlos A. C. Azevedo
29/02/2012, 17:44
Obrigado pela dica Marcelo.
Após ler sua mensagem fui dar uma olhada no carro e constatei que o pneu dianteiro do lado do carona está mais próximo da lameira do que o do lado do motorista. Coloquei as mãos no vão livre entre eles para comparar e a diferença é considerável - a roda do lado do carona parece estar mais para trás do que a do motorista. Tem alguma coisa a ver?
Quanto a folga no cubo, basta suspender o carro e "sacudir" as rodas dianteiras não é? Se estiverem firmes, descartamos a possibilidade, confere?
Já a folga da caixa de direção, é ajustada pelo parafuso fenda juntamente com a porca 17 na caixa de direção, certo? Será que além do caster não poderia ser isso o problema? Com o carro desligado, ao mexer bem de leve no volante, sinto uma folga. Isso é normal? Teria como me enviar uma foto do local de regulagem da caixa de direção?
Obrigado,
Rodrigo
Rodrigo, calma ai com essa ideia de mexer na caixa de direção, se tu apertar aquele parafuso, a folga some, só que se só ela sumisse era beleza, mas alem de tirar a folga a direção fica dura, não importa se apertar pouco, a direção vai ficar dura, não é bom mexer nisso não, a minha tinha essa folga que mexendo de leve no volante dava pra sentir, e era o pitman estourado. dá uma olhada nisso..
:concordo:
Marcelo-HPE
29/02/2012, 18:24
Rodrigo , o seu caster provalvelmente está fora !! a roda do lado do carona deve ficar um pouco adianta em relação a do motorista,
O ajuste da no parafuso de regulagem da caixa de direção não anula a trepidação no volante , o que anula a trepidação no volante são as abraçadeiras.
Quanto a folga no cubo de rodas é isso mesmo que vc falou .
abração
Rodrigo 4x4
29/02/2012, 20:27
[QUOTE=Carlos A. C. Azevedo;1639061]Rodrigo, calma ai com essa ideia de mexer na caixa de direção, se tu apertar aquele parafuso, a folga some, só que se só ela sumisse era beleza, mas alem de tirar a folga a direção fica dura, não importa se apertar pouco, a direção vai ficar dura, não é bom mexer nisso não, a minha tinha essa folga que mexendo de leve no volante dava pra sentir, e era o pitman estourado. dá uma olhada nisso..
Carlos, eu realmente não gostaria de ter que mexer nesse parafuso. Sei que a direção ficará mais pesada, por isso prefiro evitar. Só mesmo em último caso.
Mas valeu a dica!
Rodrigo 4x4
29/02/2012, 20:33
Rodrigo , o seu caster provalvelmente está fora !! a roda do lado do carona deve ficar um pouco adianta em relação a do motorista,
O ajuste da no parafuso de regulagem da caixa de direção não anula a trepidação no volante , o que anula a trepidação no volante são as abraçadeiras.
Quanto a folga no cubo de rodas é isso mesmo que vc falou .
abração
Marcelo, semana que vem vou no alinhamento e vou mandar eles fazerem conforme vc sugeriu. Além disso tentarei instalar as braçadeiras. Vamos ver se meus problemas vão acabar... Depois dou notícia!
Abraço,
Henrique Uchoa
26/11/2012, 21:37
Coloquei duas braçadeiras na minha, problema resolvido!! :concordo:
Valeu pela dica.
Marcio Magoga
24/03/2013, 14:01
Boa tarde a todos.
Sou proprietário de uma Pajero sport 3.5 2008 com 50.000 kms e, a exemplo de outros amigos do forum estou quase louco com uma folga na direção. Trata-se de uma folga de mais ou menos 5 minutos pra cada lado, o que faz com que o carro faça movimentos involuntários pra esquerda e pra direita o tempo todo, piora com pisos irregulares.
Já foi trocada a caixa de direção (indevidamente acho) pivôs e buchas da barra, alem de alinhamento balanceamento e cambagem.
Liguei na mitsubishi e o mecânico disse que só pode ser a coluna de direção (R$ 5.500 completa).
Dois mecânicos viraram o carro de ponta cabeça e disseram que o carro não tem nenhum defeito nas peças e que pode ser que seja característica do carro mesmo.
Acho difícil que a mitsubishi tenha colocado um carro em linha com defeito de engenharia.
Caso não queira vender o carro, qual o caminho pra tentar resolver esse problema?
Desde já muito grato e parabéns a todos pela iniciativa.
Abrz
Magoga
evertonpoa
24/03/2013, 20:24
Já fez o setor? A minha tinha estes problemas em pisos molhados de puxar para os lados e fazendo o setor o problema se resolveu
Marcio Magoga
25/03/2013, 00:54
Everton, você pode me explicar melhor essa historia do setor? Meu conhecimento só vai até caixa de direção, coluna, e peças de suspensão.
Valeu pela força.
Abraço
Marcelo-HPE
25/03/2013, 12:19
Amigo, leia o tópico todo que há nele uma possível solução, em cima da setor direção que é a caixa de direção há um parafuso que regula a folga na direção com uma chave de estria de 17mm folgue a contra porca e com uma chave de fenda gire o parafuso de regulagem 1/4" de volta no sentido de apertar depois reaperte a contra porca .
não confunda com trepidação na coluna de direção onde as abraçadeira resolvem o caso.
abs
Bom dia!
Amigos, tenho uma Pajero Sport e estou precisando trocar os terminais de direção, braço pitman e braço Z, só que na concessionária está muito caro, vcs poderiam me indicar uma marca paralela que seja tão boa quanto e, se possível, local de compra em SP?
Abcs
Marcio Magoga
28/03/2013, 19:13
Marcelo, valeu pela dica.
Então o setor é a mesma coisa que caixa?
Se for isso, não vai resolver, pois já apertei a caixa de direção e o problema se manteve.
Viro o volante com o carro desligado e sinto uma folga de uns 5 min pra cada lado. As rodas também tem um jogo, provavelmente por causa deste problema. Um carro com 50.000 usado na cidade não deveria estar com esse problema, concorda?
Abrz Marcio Magoga
Flavio Viuvaldo
18/06/2013, 23:25
Boa tarde a todos.
Sou proprietário de uma Pajero sport 3.5 2008 com 50.000 kms e, a exemplo de outros amigos do forum estou quase louco com uma folga na direção. Trata-se de uma folga de mais ou menos 5 minutos pra cada lado, o que faz com que o carro faça movimentos involuntários pra esquerda e pra direita o tempo todo, piora com pisos irregulares.
Já foi trocada a caixa de direção (indevidamente acho) pivôs e buchas da barra, alem de alinhamento balanceamento e cambagem.
Liguei na mitsubishi e o mecânico disse que só pode ser a coluna de direção (R$ 5.500 completa).
Dois mecânicos viraram o carro de ponta cabeça e disseram que o carro não tem nenhum defeito nas peças e que pode ser que seja característica do carro mesmo.
Acho difícil que a mitsubishi tenha colocado um carro em linha com defeito de engenharia.
Caso não queira vender o carro, qual o caminho pra tentar resolver esse problema?
Desde já muito grato e parabéns a todos pela iniciativa.
Abrz
Magoga
com este mesmo problema vc encontrou a a solução pra sua viatura ?
boa noite Marcio estou
Andre Luiz horbach
22/07/2013, 14:56
ola amigo, esse procedimento de colocar abraçadeiras no acoplamento deslizante da coluna funciona também para pajero dakar?Pois a minha tem essa folga e não encontrei a o local aonde poderia colocar as abraçadeiras. Agradeço se puder ajudar! André
Marcelo-HPE
24/07/2013, 20:38
Na Dakar não dá para colocar , é diferente !!! vc tem que levar na Mitsubishi , que lá eles tem um procedimento com uma cola especial que preenche essa folga , Vai lá que a cachorrada sabe oque é
Abs.
Andre Luiz horbach
01/08/2013, 16:13
então ja levei na concessionaria e eles colocaram a 'dita' cola, resolveu uns 50% mas continua com esse barulho incomodo, tem outra opção além da cola e de uma coluna nova? Estou pensando em sacar toda a coluna para fora, tentar identificar aonde é e levar no torneiro para ajustar.
Att
Silva_1982
21/10/2013, 00:04
Amigos, boa noite
Mais um pedindo socorro rsrsrs
Os amigos que tinham aquele problema de sentir a Pajero Sport meio "bebada" no asfalto puxando ora para um lado e ora para outro, resolveram?
Mandei trocar as rodas e pneus da minha e começou essa nhaca, primeiro pensei que fosse a geometria, voltei na loja e mandei conferir a geometria e o camarada (que diga-se de passagem não me inspirou mta confiança) disse que estava ok.
Comentei com ele dos sintomas e o vivente disse que era normal. Fato que não procede pois ela nunca tinha isso.
Se alguem puder ajudar agradeço, quero ir viajar nos proximos dias mas tenho que ver este problema antes e não gostaria de levar no mecanico sem ter uma ideia do que se trata.
Abraço e obrigado
Marcelo-HPE
21/10/2013, 08:23
Mesmo o carro estando alinhado e cambado, se o caster estiver fora , a diração vai continuar puxando , no caster a roda do lado do carona de veve estar adiantada 0,5° em relação a roda do lado do motorista. por causa do caimento da pista.
abs
Silva_1982
21/10/2013, 19:32
Mesmo o carro estando alinhado e cambado, se o caster estiver fora , a diração vai continuar puxando , no caster a roda do lado do carona de veve estar adiantada 0,5° em relação a roda do lado do motorista. por causa do caimento da pista.
abs
Marcelo, esse tal caster que pode fazer ela ficar meio boba, jogar para um lado e outro?
A minha é do ano da do colega Leo Maluf vi que a dele tbm apresentou este problema, resta saber como resolveu.
Se o colega Marcelo puder dar mais detalhes ou mais alguem quiser comentar fiquem a vontade.
Abç
Eduardo Prado
14/11/2013, 08:11
abs
Também não entendi muito bem, quer disser que a roda do carona deve ficar adiantada 0,5º pra corrigir a inclinação do piso, é isso?
tiagosapucaia
14/11/2013, 12:54
Amigos
Muito interessante acompanhar este tópico
Hoje mesmo estou voltando de uma oficina ESPECIALIZADA em alinhamento aqui de Porto Alegre. ACHO que finalmente consegui ajustar o alinhamento da viatura, espero.
É complicado acertar a geometria de um veículo deste porte. Não é para qualquer um. A geometria é algo que se popularizou muito: em toda a esquina tem um cara que faz...
Esta questão do adiantamento do cáster procede, pelo que já me explicaram.
Sugiro a quem tiver problemas procurar uma oficina especializada no alinhamento e geometria de veículos de grande porte; lá deverão resolver, pois os tiozinhos têm as manhas e aparelhagem adequada para tal
Marcelo-HPE
14/11/2013, 17:50
Também não entendi muito bem, quer disser que a roda do carona deve ficar adiantada 0,5º pra corrigir a inclinação do piso, é isso?
Isso mesmo !! as pistas de asfalto geralmente possui caimento para o lado , do acostamento para drenar a água da chuva , então por causa desse caimento o carro tende a puxar para o lado do acostamento ( lado exeterno da pista ) mesmo alinhado e cambado , aí entra o caster onde uma roda vai ficar um pouca mais adiantada ( um pouco mais a frente ) da outra , no caso a roda do lado do carona , para poder compensar esse caimento da pista . a medida que os alinnhadores geralmente usam é de 0,5 grau.
abs
Nori full
27/09/2014, 16:00
Opa, tenho uma pajero full 2006 que faz um barulho na caixa de direcao quando passo por um buraco ou mesmo em alguma irregularidade na pista. Level ao mecanico e ele me disse que teria que recondicionar a caixa de direcao(1800 reais), entao fiquei desconfiado e nao autorizei o servico.
Agora queria saber se esse esquema da bracadeira ou mesmo o da cola na concessinaria adianta na pajero full.
Sera que esses esquemas so serve na pajero sport?
Krakovics
21/04/2015, 15:16
Amigos, tenho uma Sport 10/11 com a bendita da folga na direção. Comprei e instalei abraçadeiras iguais às da foto mas tenho uma dúvida. Vocês conseguiram vestir a coifa por cima das abraçadeiras ??????
CIVIL2000
30/04/2015, 11:31
Prezados
tenho uma Pajero Sport que já saiu de fábrica com esse problema do barulho na direção e sempre puxando a direção para a esquerda (sempre para a esquerda). Depois de muitas idas e vindas para a Miwah em Salvador (na garantia), desisti do conserto tendo em vista que nada resolvia e parecia que sempre lidava com amadores que desconheciam o problema real. Na última vez que estive lá, conseguiram "travar" a direção de modo a não permitir que a mesma fosse ajustada para o melhor conforto em dirigir. Após 5 anos e já desgastado com toda situação levei a um mecânico especializado na marca que informou o problema crônico que já deveria ser resolvido através de um recall (mas estamos no Brasil) que não foi feito. Após abrir a caixa, descobriu que os "técnicos" da Miwah haviam destruído parte da coluna de direção e que eu precisaria trocar toda a um custo de matérial no valor de R$950,00. Fico grato a todos pela solução da trepidação e do caster pois irão me resolver um problema de 5 anos! Desculpem o desabafo, mas foi uma forma de externar a instatisfação com a desonestidade em que o país está assolado...
JeanCarllo
09/05/2016, 18:05
Amigos do Forum,
Oi amigo, estou com o mesmo problema na minha 2007. A abraçadeira resolve mesmo? Como eu acesso esse local? É necessário tirar a roda? Obrigado
pirata666
23/04/2017, 23:23
Alguem resolveu totalmente a folga?
saquasurf
31/07/2017, 19:36
Caros foristas, gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido com sua Pajero ou L 200.
- É o seguinte, ao viajar recentemente com minha Pajero Sport 3.5 2008, a + - 120 km/h, num trecho em curva e cheio de remendos no asfalto, uma das rodas dianteiras trepidou tanto, que parecia que ia se soltar; logo após parou e continuou rodando normalmente. Detalhe, os pneus dianteiros estão com + - 1/2 vida, o carro estava alinhado e balanceado e em retas ou curvas com velocidades mais baixas não trepida tanto, somente em passar por remendos, buracos ou desníveis no asfalto.
Isso me fez lembrar uma Cherokee Limited 97 que eu tive, uma vez numa reta a uns 140 km/h + -, a roda dianteira pulou tanto que o carro que vinha atrás de mim viu e me avisou. Na época me dirigi imediatamente na concessionária e o chefe de ofocina me mandou trocar os pneus e balancear - segui as orientações e o problema sumiu. Mas no caso da Pajero, acredito ser outra coisa pois os pneus ainda estão bons, e como falei, balanceado e alinhado. Alguém já passou por isso ou sabe indicar o que pode ser?
- A outra coisa que já foi relatada por outro forista é o fato da Pajero parecer estar "bêbada"na estrada. Mandei alinhar o carro antes de viajar e ela vai puxando cada hora pra um lado na estrada. existe uma folguinha perceptível, mas nada a ver com o dilema da coluna. Isso se deve a folga no cubo de roda ou é folga de setor (caixa de direção)? Ou será os 2 juntos?
- E o outro detalhe sei que resolverei com a fixação das braçadeiras na coluna, melhor meio de acabar com a folga insuportável!
Aguardo a preciosa ajuda dos experts em Mit pois não quero ser esfolado na concessionária.
Abraços,
Rodrigo
Comprei uma pajero sport 4m40 2.8 2005.
Vamos lá.
Procurei no Google por folga na direção da pajero sport e vim parar aqui.
Percebi que há 2 tipos de folga: a 1° é no acoplamento estriado,(que dá os "soquinhos" no volante),quando se passa e buracos ou se frea, e que a mesma se resolve com as abraçadeiras, sendo a mais fácil ; a 2°folga é na cruzeta, também da coluna de direção, que faz a direção parecer bêbada, parecendo com aquelas kombis antigas, onde o motorista fica virando o volante, para esquerda e para direita para consertar a direção,sensação horrível, parece que você vai, a qualquer momento, encostar no carro do lado ou na mureta. Não diria folga, mas sim uma "férias" e piora quando passa em desníveis, onde o carro parece desgovernar...acho que deve ser nesta cruzeta que eles preenchem de cola para sanar a folga?! Alguémpode me tirar esta dúvida?!
Vicente Garrafão
22/08/2018, 11:31
Só tomar cuidado para não apertar demais a abraçadeira , senão danifica os rolamentos da coluna perto do volante .
Marcelo-HPE, valeu mesmo pelas dicas. Só para confirmar. As braçadeiras também pode ser colocadas na coluna de direção da Pajero Sport 2.5 VGTI 2010/2011? Acredito que seja a mesma coisa, mas gostaria de confirmar com você. Obrigado
Comprei uma pajero sport 4m40 2.8 2005.
a 2°folga é na cruzeta, também da coluna de direção, que faz a direção parecer bêbada, parecendo com aquelas kombis antigas, onde o motorista fica virando o volante, para esquerda e para direita para consertar a direção,sensação horrível, parece que você vai, a qualquer momento, encostar no carro do lado ou na mureta. Não diria folga, mas sim uma "férias" e piora quando passa em desníveis, onde o carro parece desgovernar...acho que deve ser nesta cruzeta que eles preenchem de cola para sanar a folga?! Alguémpode me tirar esta dúvida?!
Bom dia saquasurf,
Estou na mesma situação. Fico no aguardo se algum amigo puder ajudar.
[]'s
Lincão!
Tb tenho essa questao que creio ser do Caster. Alguem poderia me informar um lugar bom para verificar em Brasilia? Nao estou levando fe onde fui ..
leandroneto
08/10/2019, 10:18
Tb tenho essa questao que creio ser do Caster. Alguem poderia me informar um lugar bom para verificar em Brasilia? Nao estou levando fe onde fui ..
Também estou com este mesmo problema, quando viro o volante tem uma folga parecendo aquelas kombis antigas. Se alguem puder dar alguma dica de como resolver este problema. Sou de Goiânia se alguem puder indicar também onde resolver por aqui seria ótimo!
Abraço.
Pajero Sport 2008 diesel.
Marcos Poa
25/11/2019, 10:23
Pessoal bom dia,
tenho uma PS 2007 e gostaria de isolar a água que passa pela turbina, alguem teria o procedimento correto? verifiquei uns videos no Youtube porém não ficou muito claro em que parte isolar onde sai do cabeçote e vai para turbina a saída da turbina ficou bem explicado.
SilvaRodrigo
11/05/2022, 21:51
Pessoal, alguém teve problema de folga no volante da pajero full?
A minha, GLX-B 95, esta com o volante parecendo que esta solto, algo na coluna de direção
mauriciocteixeir@
23/09/2023, 11:04
Bom dia, estou com o mesmo problema de volante parecendo solto. Estou com ele desmontado até a parte de cima da coluna de direção.
Algum colega teria alguma dica de solução?
Ainda não encontrei...
Agradeço a atenção!!!
miguel angelo lima de car
22/12/2024, 23:34
abs
esse procedimento, tem que ser feito com a direção toda virada para um dos lados, porque o setor de direção gasta mais no meio da caixa, e se voce regular a caixa no meio que esta mais folgado, quando for virar a direção para ambos os lados , poderá notar que a caixa ficou enforcada" dura para virar" pois os lados da direção só trabalham mais na curva, e o carro anda mais em linha reta do que em curva, dai o desgaste maior no meio.