PDA

Ver Versão Completa : Eixo flutuante:Sim... Pneus: 33 ou 35??

JOÃO R.
07/04/2010, 12:38
Olá caros colegas do fórum... colegas pq de tanto ler este fórum e o frota 4x4 (há +/- 1 ano), já conheço todos e todas as viaturas, apesar de não me conhecerem... vicia. Acabo por mais ler do que participar devido a falta de conhecimento e não por antipatia não...mas, EU ESTOU FECHANDO NEGÓCIO NO MEU ENGESA, MUITO FELIZ...:dance::dance:.
Então, mas daí começa a história que todos já passaram.
O Jipe vem com pneus 35" gastos e sem flutuantes... daí a pergunta:

-33 ou 35"?? Qual o melhor custo benefio?? novo ou recap?? vi que o Gnechi colocou vj910 na vtr dele, muito bonito, mas é bom??

- e outra... o fera está com Q20B e um radiador que parece um prédio, logo vem aquele capô alto que parece um mamute... como faço pra trocar? onde acho capô e provavelmente terei que fazer outro radiador, né??
Abraços... daqui a pouco tô dentro de verdade...
:mrgreen::mrgreen:

MaGao
07/04/2010, 12:52
Sem flutuantes.. nem 33 nem 35.. com flutuantes.. tem q verificar qual o seu eixo dianteiro.. se for original.. dependendo do "pé" e do "cuidado" vai quebrar/empenar..

poem flutuantes pra depois ver o resto hehe

Obs: Estou de Flutuantes e pneus 33"

Abraços,

JOÃO R.
07/04/2010, 18:01
o carro está com dana 44 na frente... e vou colocar os flutuantes... mas, gostaria de saber vale a pena o 35", não sou de afundar o pé não, mas tb não quero ficar com um conjunto tipo casca de ovo... falou alto perto,quebra, sabe...

Kim
08/04/2010, 09:02
Caro João!

Eu usei os 33" sem flutuante, mais não recomendo.

A função primordial do flutuante, é manter o cubo no lugar, caso venha a quebrar, não perca a roda roda na via, podendo causar um grave acidente.

Então, independente do pé, deve-se usar o flutuante por medida de segurança, dos 33" a cima.

Abraços.

Kim.

MaGao
08/04/2010, 16:35
Era bom alguem se pronunciar que usem 35".. eu vo precisar de pneus daqui a 01 ano espero.. então ja pensso em 35.. hehe

to de olho!!!!!

Rodrigo Ielpo Bastos
08/04/2010, 18:59
Joao tem que ver se seu eixo danna 44 na dianteira é do troller de rural ou do proprio engesa modificado pois dependendo do eixo e do serviço que foi feito acho 35 muito pesado eu rodo com 33 AT na camper com MWM 2.8, o eixo trazeiro é dana 46 eu tinha muita vontade de colcar flutuante mas nunca encontrei para este eixo, e sem falar nos rolamentos 20000km ja estao morrendo. ja tive ponteira de direção quebrada com 3 meses de uso a revenda nao quis dar garantia alegando que os pneus eram grande demais, eu uso ponteira da toy.

espero ter ajudado

daqui a pouco Dr. Guilherme vai te escrever SEM FLUTUATE NAO SAIA DE CASA RSRSRSRSRSR abraços pro ce Dr Guilherme

Rodrigo Bastos

JOÃO R.
08/04/2010, 19:11
Grande Rodrigo, agora as coisas começaram a clarear... é isso que eu quero saber... cabe? sei que cabe... flutuante? eu sei que é imprescindível.... mas como é o desgaste do carro com estes pneus? que é maior eu sei que é.... mais é inviável?? terei que fazer manutenção de 2/2 meses??
Valeu...

Caca4x4
08/04/2010, 22:36
Amigo,

Eu uso 35 General, com os diferencias originais, "ainda" sem os flutuantes, porem examino sempre os rolamentos e ao menor sinal de desgaste ja troco.
Ando nas trilhas de boa, como to com 4.1 injetado e reduzida de toy, nao forço muito, e passo por quase tudo...
O que eu acho ruim nessa historia, e o desgaste dos pneus, no asfalto.
O proximo investimento sera os flutuantes...

Abs

Caca4x4
08/04/2010, 22:41
Olá caros colegas do fórum... colegas pq de tanto ler este fórum e o frota 4x4 (há +/- 1 ano), já conheço todos e todas as viaturas, apesar de não me conhecerem... vicia. Acabo por mais ler do que participar devido a falta de conhecimento e não por antipatia não...mas, EU ESTOU FECHANDO NEGÓCIO NO MEU ENGESA, MUITO FELIZ...:dance::dance:.

-33 ou 35"?? Qual o melhor custo benefio?? novo ou recap?? vi que o Gnechi colocou vj910 na vtr dele, muito bonito, mas é bom??

- e outra... o fera está com Q20B e um radiador que parece um prédio, logo vem aquele capô alto que parece um mamute... como faço pra trocar? onde acho capô e provavelmente terei que fazer outro radiador, né??

Ahhh esquecid e dizer, Engesa com pneus pequeno fica horrivel...
O pessoal ja ta usando 37 /38, meu cunhado usa 40. Mas to limitado nos 35, tem um dedo de folga no teto da garagem do predio, sem a capota...rs

MaGao
09/04/2010, 11:01
No meu caso eu tenho S4T Plus caixa de jpx eixo de rural dianteiro relação 13x46..

ai o q ta.. eu preciso comprar pneus.. e ja que ia comprar.. eu tava penssando em 35".. so queria mais infos de manutenção.. ou se eu taria quebrando tudo direto.. pq ai que vem a merda.. eu sinto a falta do meu carro ser um pouco mais longo.. acho que com os 35 resolveria isso..

ainda no aguardo de mais infos!

Abraços,

MaGao
09/04/2010, 11:14
OUtra coisa.. olha o setup desse engesa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71410

usa pneus 37".. pelo que to vendo são eixos originais.. e caixa de redução original.. tudo bem que não tem tanto torque no morto.. mais são 37"hehe

sonhooo!

Abraços,

guilhermeabreu
09/04/2010, 20:12

CARO JOÃO R.

Cada um tem seu cada um , o modo de eu usar o ENGESA no dia a dia , acredito que ninguem usa do jeito que eu uso , que andando sempre a 110 /120 km/h em asfalto bom , ruim , buracos , terra batida , quebramolas , curvas , lombadas , SÓ ENGESA PRA AGUENTAR , E COM OS PNEUS 33" PASSEI POR MAUS PEDAÇOS , QDO ESTAV SEM FLUTUANTE QUEBRAVA ROLAMENTOS DE 3 EM 3 MESES E CHEGUEI A QUEBRAR O SEMIEIXO TRASEIRO E A RODA CAIU , JÁ VIU NÉ , NÃO MORRÍ PQ DEUS NÃO QUIS .

LOGO :

Se vc gosta MUITO de pneus grandes vá de no maximo de 33" COM FLUTUANTES . E se usar rodas com OFF-SET DE -44 as mangas de eixo erolamentos vão sofrer um bocado , me passou muita insegurança , SEMPRE TINHA ALGUMA COISA NA FRENTE ESTALANDO QDO GIRAVA O VOLANTE , É MUITO PESO E ESFORÇO DO SITEMA DE DIREÇÃO COM ESTES PNEUS GIGANTES .

ESTA É MINHA OPINIÃO , QUE TENTO PASSAR MUITA SEGURANÇA PARA MIM E PARA TODOS VCS DAQUI DO FORUM .

NUNCA GOSTARIA QUE ALGUM DE VS TIVESSEM PASSADO PELO QUE PASSEI COM A QUEDA DE UMA RODA .

SE FALAR QUE SAÍ DA ESTRADA POR DUAS VEZES POR AQUAPLANGEM = PNEUS LARGOS DEMAIS .

LOGO E CONCLÍNDO :

PARA MIM É MUITO ARRISCADO , É ARRISCAR MUITO A MINHA VIDA ANDANDO COM PNEUS LARGOS DEMAIS , DAÍ TROQUEI POR PNEUS MAIS FINOS , FICOU MAIS FEIO LÓGICO , MAS GOSTO MAIS DE ESTAR VIVO .

Espero ter ajudado .

Em tempo , vcs ainda irão me ver andando com pneus 33" pq tenho que gastar eles até o fim deles , não gosto de jogar dinheiro fora , SENDO QUE VOU ANDAR PÉ CO M MÃO , BEM DEVAGAR COM ELES .

AMIGO RODRIGO , estou na área , acabei de chegar da semana de trabalho , e venho logo praqui .

ABRAÇÃO A TODOS

JOÃO R.
09/04/2010, 21:22
Acho que as idéias estão clareando.... porém, não riam da minha ignorância...:?: o que esse off set da roda que o Sr. diz?? Em baixo coloquei uma foto da roda + pneu 35" gasto que estão no carro, dá pra ter noção do off set??? ...já se desculpando pela falta de conhecimento...

e outra: aguardando a conclusão da compra para divulgação das fotos do carro:mrgreen::mrgreen:.

Kim
09/04/2010, 21:41
João!

Olhe aqui: http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/offset.htm
verá tudo o que é necessário para saber sobre off-set.

A roda que mostro, deve ser aproximadamente -44 de off-set.
Zero, são aquelas rodas que o centro rala na guia.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
09/04/2010, 22:28
João!

Olhe aqui: http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/offset.htm
verá tudo o que é necessário para saber sobre off-set.

A roda que mostro, deve ser aproximadamente -44 de off-set.
Zero, são aquelas rodas que o centro rala na guia.

Abraços.

Kim.

AMIGO KIM

Sempre atento e respondendo sempre com agilidade .

AMIGO JOÃO R. , se vc ficar se desculpando das suas perguntas eu vou acabar tendo que ír aí e te dar uns consenlhos no pé do ouvido , PORRADAS!!!!!!!!!! , amigo fique inteiramente a vontade com a gente , para aprender , tem que perguntar mesmo , não existe pergunta boba .

Não tenho muito tempo , o site que o amigo kim FALOU TEM TUDO , mas a grosso modo , uma roda com OFF-SET mais negativo -44 por exemplo, JOGA A RODA PARA FORA DO CARRO ouseja a roda fica mais exposta na caixa de rodas , e uma roda com OFF-SET positivo +25 por exemplo , JOGA A RODA PARA DENTRO DO CARRO ou seja a roda fica mais escondida na caixa de rodas .

ABRAÇÃO

Kim
09/04/2010, 22:50
É Dr. Guilherme!

Sempre procurando transferir conhecimentos!!!

Faz bem!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
09/04/2010, 22:54
É Dr. Guilherme!

Sempre procurando transferir conhecimentos!!!

Faz bem!

Abraços.

Kim.

AMIGO KIM

Vc vai a LAVRAS NOVAS não vai ?

ABRAÇÃO

JOÃO R.
10/04/2010, 12:49
Aula de off-set neste site, Kim... valeu...
Mas então quer dizer que essa roda com off-set muito negativo é prejudicial ao conjunto? Ou existe mudanças que a torne viável? Só o flutuante já resolve?
Valews.

Eduardo Velo
10/04/2010, 15:04
João , off-set qto mais neg. mais esforço tem no conjunto ... dá uma olhada nessa roda da Mangels , tem off-set ideal pra evitar esforço de momento ...

Usei 33" por um bom tempo , até o pneu ficar 1/2 vida , não tive receio de sair o eixo tras. , verificava os rolamentos e folgas constantemente , o problema era troca excessiva de rolamentos , pivôs , buchas , amort. , cruzetas ( até da barra de dir. ) ... os rolamentos diant. tinha que ser trocados a cada 2 ou 3 meses e sempre tinha que ajustar os mancais dos munhões ... com 31" é só alegria , fica feio , mas é funcional , se deixasse ele só pra trilha até usaria uns 35" , mas só pra tiro curto , como gosto de viajar , não daria certo ...

Tenho projeto de colocar eixos , cardans , cambio e red. de F250 4x4 , aí vou escolher um bom jg de pneus entre 33" e 35" ... enqto isso os 31" me atendem muito bem ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
10/04/2010, 18:20
AMIGO EDU VELO

Comprei esta roda com a medida de 16x8 , estou usando agora pneus 265x75x16 , ficou meio feio mas não aquaplano mais e nem troco de rolamento apesar de estar com flutuante tb .

Vou ver se mudo para o 31x10,5x15 ou 285x70x16 ou fico com o que estou e coloco um alargador de 20 mm a 30mm para melhorar o visual .

ABRAÇÃO

Eduardo Valaretto
10/04/2010, 21:39
Guilherme não troque pelos 31 pois são ainda menores que o 265/75R16.
Tenho 265 no engesa e 31 na camper e já experimentei a troca, no engesa o 265 fica muito melhor.

Abração e boa sorte na troca.

guilhermeabreu
11/04/2010, 00:48
Guilherme não troque pelos 31 pois são ainda menores que o 265/75R16.
Tenho 265 no engesa e 31 na camper e já experimentei a troca, no engesa o 265 fica muito melhor.

Abração e boa sorte na troca.

AMIGO EDUARDO VALARETTO

Sei que o 31 é menor no diametro do que o 265 , o 265 equivaleria a um 32 no diametro .

É o seguinte , estou com o cambio original com 5ª 1:1 , logo não existe relação que dê jeito nisto ou fica reduzido demais de final ( 12X47 )ou fica chocho/ruim ( 13X46 ) de retomada .

Mas voltando ao caso , estou com relação 12x47 e pneus 265 , estava com o 33 , mas agora com 265 com este cambio , PARA MEU USO ESTA UM POUCO RUIM DE FINAL anda a 110/120 km/h num giro um pouco alto , acima dos 3000rpm , COMO TENHO UM JOGO DE RELAÇÃO 13X46 que já usei e achei que ficou um pouco longa demais com pneus 33 , SE EU TROCAR A RELAÇÃO 12X47 = 3,92 PELA 13X46 = 3,54 E COLOCAR O 31 , ACHO , DIGO ACHO QUE TEREI UMA EQUAÇÃO MAIS A MEU GOSTO , OU SEJA ANDAR A 110/120 QUE É A VELOCIDADE QUE MAIS ANDO COM UM GIRO EM TORNO DE UNS 2850 RPM QUE ESTARIA ÓTIMO , E AS RETOMADAS UM POUCO MELHOR DO EU TINHA QDO USAVA O 33 , deu pra entender ?

TUDO ÍSTO PQ NÃO TENHO UM CAMBIO COM 5ª OVERDRIVING . COMO O CAMBIO EATON FSO 2305B DA SILVERADO " SONHO DE CONSUMO " impossível pelo preço .

ABRAÇÃO

gnecchi
11/04/2010, 10:33

João,

Os VJ910 que coloquei foram recapados nos BF 33", portanto ficaram com quase 35". Os pneus com esse recape ficaram pesados pra kct. Se vc pretende usar seu Engesa no dia-dia, não recomendo usar os VJ910, pois a vantagem do seu uso está no Off-Road.

Como a galera já disse por aqui, eu também sou partidário do uso obrigatório dos semi-eixos flutuantes. Estou usando os da Ensimec e são muito bons. Também transformei meu Dana 30 dianteiro em Dana 44 para aguentar esses pneus maiores.

Se tivesse uma opção de 33" ou 35" x 10,5 com desenho mais agressivo, eu não pensaria 2 vezes em trocar, pois também concordo com o Dr. Guilherme que os pneus mais largos só servem para forçar mais o conjunto.

[]s e não deixe de postar as fotos da viatura

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2010, 13:55
Meus caros

Esse é um debate que até hoje não me convenceu plenamente.

Não tenho dúvidas de que usar eixos flutuantes é uma opção excelente para poder voltar para casa. Na minha Camper (grabber 35') coloquei os da Band logo que comprei, na Ram, todos os Dana 70 são flutuantes, no Troller os dana 44 (bf at 31) são de fábrica.

Porém, na Cherokee (originais), o dana 44 é semi-flutuante (com chaveta) e na Engesa (grabber 35') o eixo traseiro é original, sem flutuante.

1) Com relação a rolamentos, entendo perfeitamente que o desgaste aumenta caso as rodas tenham off-set negativo, mas o tamanho do pneu afetar, não consegui entender. Creio que para os rolamentos o que conta é o peso da viatura que se concentra, nos semi-flutuantes, "em cima" deles.

Vejamos, uma A/C/D-10/20 carrega um peso imenso em cima de dana 46 (quase a mesma coisa de uma dana 44) sem flutuante. Idem para as s-10, ranger e que tais. Todos esses veículos não tinham/têm flutuante. Com boa manutenção, ou melhor, sem esbagaçar, não ocorrem problemas. Eu tive uma Bonanza (dana 46, é semelhante a c-10) e rodei mais de 200 mil km com ela sem jamais trocar um rolamento. Só de viagens para o Nordeste, foram mais de 15. Os pneus eram os normais, 255/75R15 (30').

O problema, me parece, está no uso que se dá, e na qualidade do material hoje em dia. O Guilherme vai concordar comigo que as coisas há 20 anos atrás eram mais resistentes 8)

2) Com relação a semi-eixos, bem, a coisa muda de figura. Se a gente pensar que um pneu maior significa uma alavanca maior, ou seja, uma reação maior a força/torque despejada pelo motor, pode-se pensar em prejuízo. Sempre se deve lembrar que o torque máximo só é despejado pelo motor quando a roda trava e o motor morre. Fritar pneu significa apenas despejar mais torque do que o necessário para mover a viatura.

No meu caso específico, antes de colocar os eixos de toyota, quem explodiu foi a caixa de satélite. Como a substituta foi mal-montada por um mecânico porco de Andaraí/BA, o semi-eixo terminou partindo 500 km após na volta para casa, motivado pela má-lubrificação.

Enfim, tenho amigos de Camper que usam pneus 33 há anos com eixos originais e jamais tiveram problemas. Tenho outros, que já quebraram dana 44 com flutuante e simples pneus 33.

Sinceramente, ainda não encontrei a resposta para todas as perguntas. Em um filme chamado "Mochileiro das Galáxias" disseram que a resposta era 44. Amigos dizem que é 60, sei lá

Eriksom

Eduardo Velo
11/04/2010, 14:38
EriKson , de um pneu 31" pra um 33" equivale a 1" a mais no raio , que é equivalente a 1" a mais na largura do pneu pra fora ( off-set -) para o calculo de esforço de momento ...
Bom se considerar só isso , andando como se estivesse carregando ovos soltos numa caixa sem querer quebrar , acho que dá pra ir bem longe ... as ACD 10/20 usam pneus sempre abaixo de 31" e se der muito tranco vai pro sac. tb ... pode por peso a vontade , mas não pode dar tranco ...
No caso de Engesa tem mais fatores , qdo as buchas das links criam folga , mesmo que pequena os trancos são praticamente inevitáveis , folga nas buchas das panhard criam shimmi que tb vai sacrificar um pouco os rolamentos . E se for pneus Mud , pra quem pega muita estrada , o espaço entre os gomos transfere impacto pros rolamentos , pelo menos no meu toda vez que abria , qdo tinha os Mud 33" , tinha marca de batida , aí trocava pra durar uns 2 meses ... com os 31" AT nunca mais aconteceu ... acho que todos que tem 4x4 gostaria de poder rodar com pneus 35" , mais pela versatilidade do que aparencia , mas nem todos 4x4 estão preparados pra isso ...
Um dos poucos que pode usar 35" ou > sem problemas é esse da foto ... se viesse pra cá faria um esforço pra ter um bicho desses ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
11/04/2010, 15:03
Meus caros

Esse é um debate que até hoje não me convenceu plenamente.

Não tenho dúvidas de que usar eixos flutuantes é uma opção excelente para poder voltar para casa. Na minha Camper (grabber 35') coloquei os da Band logo que comprei, na Ram, todos os Dana 70 são flutuantes, no Troller os dana 44 (bf at 31) são de fábrica.

Porém, na Cherokee (originais), o dana 44 é semi-flutuante (com chaveta) e na Engesa (grabber 35') o eixo traseiro é original, sem flutuante.

1) Com relação a rolamentos, entendo perfeitamente que o desgaste aumenta caso as rodas tenham off-set negativo, mas o tamanho do pneu afetar, não consegui entender. Creio que para os rolamentos o que conta é o peso da viatura que se concentra, nos semi-flutuantes, "em cima" deles.

Vejamos, uma A/C/D-10/20 carrega um peso imenso em cima de dana 46 (quase a mesma coisa de uma dana 44) sem flutuante. Idem para as s-10, ranger e que tais. Todos esses veículos não tinham/têm flutuante. Com boa manutenção, ou melhor, sem esbagaçar, não ocorrem problemas. Eu tive uma Bonanza (dana 46, é semelhante a c-10) e rodei mais de 200 mil km com ela sem jamais trocar um rolamento. Só de viagens para o Nordeste, foram mais de 15. Os pneus eram os normais, 255/75R15 (30').

O problema, me parece, está no uso que se dá, e na qualidade do material hoje em dia. O Guilherme vai concordar comigo que as coisas há 20 anos atrás eram mais resistentes 8)

2) Com relação a semi-eixos, bem, a coisa muda de figura. Se a gente pensar que um pneu maior significa uma alavanca maior, ou seja, uma reação maior a força/torque despejada pelo motor, pode-se pensar em prejuízo. Sempre se deve lembrar que o torque máximo só é despejado pelo motor quando a roda trava e o motor morre. Fritar pneu significa apenas despejar mais torque do que o necessário para mover a viatura.

No meu caso específico, antes de colocar os eixos de toyota, quem explodiu foi a caixa de satélite. Como a substituta foi mal-montada por um mecânico porco de Andaraí/BA, o semi-eixo terminou partindo 500 km após na volta para casa, motivado pela má-lubrificação.

Enfim, tenho amigos de Camper que usam pneus 33 há anos com eixos originais e jamais tiveram problemas. Tenho outros, que já quebraram dana 44 com flutuante e simples pneus 33.

Sinceramente, ainda não encontrei a resposta para todas as perguntas. Em um filme chamado "Mochileiro das Galáxias" disseram que a resposta era 44. Amigos dizem que é 60, sei lá

Eriksom

CARO AMIGO ERIKSON

Concordo com tudo que disse , MAS QDO VC DIZ QUE AINDA NÃO ENCONTROU A RESPOSTA , vou tentar clarear um pouco , não sei se vou conseguir , mas vamos lá :

Nas suas citações dos seus exemplos , FORAM COM PNEUS ORIGINAIS , AS PICAPES CITADAS POR VC SÃO COM PNEUS ORIGINAIS , LOGO : FORAM PROJETADAS PARA ESTE USO E FIM , COLOCA-SE PESO NELAS E NÃO QUEBRAM , " PQ ESTÃO COM A CONFIGURAÇÃO ORIGINAL " .

NA MINHA ÓTICA DE VER O QUE QUEBRA NÃO SÃO OS PNEUS MAIORES QUE SE COLOCA , PQ COM PNEUS MAIORES DA MESMA LARGURA DOS ORIGINAIS COM AS MESMAS RODAS , A ÚNICA COISA QUE VAI MUDAR É QUE O MOTOR TERÁ QUE FAZER MAIS FORÇA PARA DESLOCAR O VEÍCULO , MAS O PESO QUE OS ROLAMENTOS CARREGAM É PRATICAMENTE O MESMO COMO SE TIVESSEM COM PNEUS ORIGINAIS .

Para mim o que faz quebrar a todo instante e/ou trocar de rolamentos a cada 3.000 km É A LARGURA DO PNEU E A TROCA DAS RODAS POR OUTRAS COM O OFF-SET MAIS NEGATIVO , AÍ É QUE A PORCA TORCE O RABO , PQ QDO VC FAZ ESTAS ALTERAÇÕES A FORÇA DO " MOMENTO " DOBRA OU TRIPLICA SOBRE A PONTA DO EIXO E ROLAMENTOS .

Como já foi citado por mim , qdo tinha pneus 33" e olha que não foram nem 35 e nem 37 , APENAS PNEUS 33"X12,5X15 , QUEBRAVA ROLAMENTO DE 3.000 EM 3.000 KM E QUEBREI O EIXO CAINDO A RODA NO CHÃO .

TUDO ÍSTO PQ USAVA RODAS DE TALA 10" COM OFF-SET DE -44 E PNEUS 33" , ATENÇÃO : " ÍSTO PARA MIM É SINONIMO DE QUEBRA NA CERTA SEM EIXO FLUTUATE " e tm outro agravante comigo que é maneira que eu ando , sempre a 100/120 km/h não importando o piso que estou , JUDIA MUITO DO CONJUNTO , DO JEITO QUE ESTAVA NÃO ME AGUENTAVA .

CONCLUÍNDO : VÊ SE DEU PARA VC ENCONTRAR A RESPOSTA

AS PICAPES ORIGIANAIS COM PNEUS E RODAS ORIGINAIS E DANA44 SEM FLUTUANTE AGUENTAM SEM QUEBRAR ( POIS TODO O CONJUNTO TEM PROJETO E CÁLCULOS PARA ESTE FIM ).

RODAS MAIS LARGAS COM OFF-SET BEM NEGATIVO COM PNEUS 33" OU MAIORES COM DANA44 SEM FLUTUANTE NÃO AGUENTAM ( POIS TODO ESTE CONJUNTO MODIFICADO NÃO TEVE PROJETO E NEM CÁLCULO DAS FORÇAS QUE SÃO EXERCIDAS EM CIMA DESTE ROLAMENTO E EIXO ) AÍ É PREJÚ/QUEBRA/QUEBRA DE EIXO = ACIDENTE GRAVE COM GRANDE RISCO DE SER FATAL .

ATENÇÃO :

POR ESTES MOTIVOS EXPOSTOS ACIMA QUE EU IMPLORO A TODOS QUE TENHAM PNEUS 33" OU MAIORES QUE COLOQUEM FLUTUANTE O MAIS RÁPIDO QUE POSSÍVEL , como vc todos sabem sou médico que trabalho em PRONTO SOCORRO e atendo muitos acidentes automobilísticos , É MUITO TRISTE , NÃO ME ACOSTUMO COM ÍSTO .

ABRAÇÃO A TODOS COM FLUTUANTE COM CERTEZA .

MaGao
11/04/2010, 15:38
AMIGO EDUARDO VALARETTO

Sei que o 31 é menor no diametro do que o 265 , o 265 equivaleria a um 32 no diametro .

É o seguinte , estou com o cambio original com 5ª 1:1 , logo não existe relação que dê jeito nisto ou fica reduzido demais de final ( 12X47 )ou fica chocho/ruim ( 13X46 ) de retomada .

Mas voltando ao caso , estou com relação 12x47 e pneus 265 , estava com o 33 , mas agora com 265 com este cambio , PARA MEU USO ESTA UM POUCO RUIM DE FINAL anda a 110/120 km/h num giro um pouco alto , acima dos 3000rpm , COMO TENHO UM JOGO DE RELAÇÃO 13X46 que já usei e achei que ficou um pouco longa demais com pneus 33 , SE EU TROCAR A RELAÇÃO 12X47 = 3,92 PELA 13X46 = 3,54 E COLOCAR O 31 , ACHO , DIGO ACHO QUE TEREI UMA EQUAÇÃO MAIS A MEU GOSTO , OU SEJA ANDAR A 110/120 QUE É A VELOCIDADE QUE MAIS ANDO COM UM GIRO EM TORNO DE UNS 2850 RPM QUE ESTARIA ÓTIMO , E AS RETOMADAS UM POUCO MELHOR DO EU TINHA QDO USAVA O 33 , deu pra entender ?

TUDO ÍSTO PQ NÃO TENHO UM CAMBIO COM 5ª OVERDRIVING . COMO O CAMBIO EATON FSO 2305B DA SILVERADO " SONHO DE CONSUMO " impossível pelo preço .

ABRAÇÃO

Caro gui,

nesse tópico que criei: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72263

vc encontra uma planilha para saber qual relação usar.. sem precisar ficar substituindo.. nela vai mostrar a velocidade x rpm.. claro tem q desconciderar uns 20% la pq la eh calculo sem peso..

na planilha la.. fiz o calculo com tcase de toy 5m, pneus 31" e relação 12x47.. vc teria a 4000rpm uma velocidade de 120km/h.. fica muito reduzido.. utilziando as 13x46 ficaria a 4000rpm 134km/h..

seu crawl ratio(redução maxima com 12x47) ficaria em 53,76
seu crawl ratio(redução maxima com 13x46) ficaria em 48,56

no meu ponto de vista.. se vc usar a 13x46 com seus pneus 31" vc tem sua velocidade que precisa final.. sacrificando um pouco seu crawl ratio.. mais como vc nao faz trilhas pesadas.. nao te faltará força =)

so pra comparar com o meu..
13x46 + tcase jpx + pneus 33..
velocidade a 3500 rpm(esguelando o motor) = 125km/h
crawl ratio = 49,45

ficaria um pouco mais longo que o meu carro... considero o meu carro um conjunto forte.. e não longo.. as vezes ao ultrapassar um carro sinto falta de ser mais longo.. mais como faço trilhas medias.. se eu alongar mais pode faltar força em relação a controle.. (acho que não por conta do motor..s4t plus, ainda não fiz trilha.. so passeio em praias) na areia eu considero da forma que ta um excelente combinação..

bom espero ter explicado e quem ler entender.. não so bom com explicações hehe qualquer dúvida so perguntar!

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2010, 18:41
VÊ SE DEU PARA VC ENCONTRAR A RESPOSTA

Como diz a velha piada, "não dei", não!, e nem pretendo :)

Guilherme e Eduardo

acho que vocês foram ao ponto, o problema está na largura do pneu combinada com o off-set da roda, especialmente esse último ponto, off-set muito negativo.

Será que o problema não é causado principalmente pelo off-set negativo?

Usar um pneu 33 com 12,5 de largura, que é o padrão desse pneu não deve ser feito mantendo a roda original de 8 pol. Se apenas trocássemos as rodas por outras com 10 pol de largura, mantendo o off-set zerado ou no máximo em -25 será que os danos seriam esses? :pensativo:

:!: Um amigo meu rodou anos com muitas viagens em sua Nissan com pneus 33 e nunca teve problemas, mas as rodas tinham o mesmo off-set original :!:

Longe de mim querer acidentes, mas fico preocupado com a possibilidade de tentarmos resolver problemas atacando a causa secundária, qual seja, a largura dos pneus (pois, como você também parece concordar, de 33 para 35 temos apenas 1 polegada a mais de alavanca).

:?: O que eu pergunto é, se tivéssemos pneus 1000x16 (algo equivalente a 255/100R16) teríamos problemas de quebras caso usássemos rodas com off-set original :?:

Em tempo, como eu escrevi, depois de um serviço porco em Andaraí/BA, o pneu de minha Camper, um 35", ultrapassou-nos em uma reta a cerca de 90 km/h próximo a Jequié/BA. É uma sensação horrível e eu tive uma grande sorte de ser na reta e consegui controlar a viatura. Não recomendo a experiência a ninguém :discordo:

Eriksom

guilhermeabreu
11/04/2010, 23:54
Caro gui,

nesse tópico que criei: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72263

vc encontra uma planilha para saber qual relação usar.. sem precisar ficar substituindo.. nela vai mostrar a velocidade x rpm.. claro tem q desconciderar uns 20% la pq la eh calculo sem peso..

na planilha la.. fiz o calculo com tcase de toy 5m, pneus 31" e relação 12x47.. vc teria a 4000rpm uma velocidade de 120km/h.. fica muito reduzido.. utilziando as 13x46 ficaria a 4000rpm 134km/h..

seu crawl ratio(redução maxima com 12x47) ficaria em 53,76
seu crawl ratio(redução maxima com 13x46) ficaria em 48,56

no meu ponto de vista.. se vc usar a 13x46 com seus pneus 31" vc tem sua velocidade que precisa final.. sacrificando um pouco seu crawl ratio.. mais como vc nao faz trilhas pesadas.. nao te faltará força =)

so pra comparar com o meu..
13x46 + tcase jpx + pneus 33..
velocidade a 3500 rpm(esguelando o motor) = 125km/h
crawl ratio = 49,45

ficaria um pouco mais longo que o meu carro... considero o meu carro um conjunto forte.. e não longo.. as vezes ao ultrapassar um carro sinto falta de ser mais longo.. mais como faço trilhas medias.. se eu alongar mais pode faltar força em relação a controle.. (acho que não por conta do motor..s4t plus, ainda não fiz trilha.. so passeio em praias) na areia eu considero da forma que ta um excelente combinação..

bom espero ter explicado e quem ler entender.. não so bom com explicações hehe qualquer dúvida so perguntar!

Abraços,

CARO E GRANDE AMIGO MAGAO

Entendí bem , só que eu não gosto de fazer muitos cálculos com estas formulas , SIMPLESMENTE PQ OS PNEUS NÃO TEM AS MEDIDAS REAIS QUE ESTÃO ESCRITAS NELES , logo os cálculos que são corretos APRESENTAM ERROS NÃO PELOS CÁCULOS EM SÍ MAS PELAS MEDIDAS ERRADAS DOS PNEUS .

Logo : Tenho feito as experiencias de uso e do ACERTO/ERRO , por ísto que falei que com um cambio de 5 marchas e a 5ª não sendo OVERDRIVING , não existe relação de coroa/pinhão que fique ao gosto de cada um , JÁ EXPERIMENTEI TODAS AS POSSIBILIDADES , E FINALMENTE VOU OPTAR POR UMA RELAÇÃO QUE FIQUE BOA DE ESTRADA/ASFALTO ( A 13X46 DEVO ANDAR A 110KM/H COM UNS 2850 RPM que é a maior kilometragem que uso ) em detrimento de MAIOR FORÇA EM TRILHAS , COMO EU TENHO REDUZIDA E NÃO FAÇO MUITAS TRILHAS PESADAS , ACHO QUE VAI DAR PRO GASTO .

Sendo que a maior parte do tempo de uso do ENGESA que é asfalto , terei a tranquilidade de andar em velocidades cruzeiros em baixa rotação e poupando bem o motor .

Como tenho o TRIP TOTEM que dá para aferir a velocidade real , assim que tiver tudo pronto , vou rodar e dizer pra vc com qual rotação estará o motor e qual a velocuidade que estará marcando real e qual o pneu , aí vc coloca estes dados meus e verá que a velocidade que vc irá achar nos cálculos da formula , não baterá com a velocidade real que eu estarei no meu carro . É questão de tempo , não pretendo morrer tão cedo , assim que tiver estes dados na mão passo pra vc aqui .

Mesmo assim obrigado pela ajuda .

ABRAÇÃO

MaGao
12/04/2010, 08:58
CARO E GRANDE AMIGO MAGAO

Entendí bem , só que eu não gosto de fazer muitos cálculos com estas formulas , SIMPLESMENTE PQ OS PNEUS NÃO TEM AS MEDIDAS REAIS QUE ESTÃO ESCRITAS NELES , logo os cálculos que são corretos APRESENTAM ERROS NÃO PELOS CÁCULOS EM SÍ MAS PELAS MEDIDAS ERRADAS DOS PNEUS .

Logo : Tenho feito as experiencias de uso e do ACERTO/ERRO , por ísto que falei que com um cambio de 5 marchas e a 5ª não sendo OVERDRIVING , não existe relação de coroa/pinhão que fique ao gosto de cada um , JÁ EXPERIMENTEI TODAS AS POSSIBILIDADES , E FINALMENTE VOU OPTAR POR UMA RELAÇÃO QUE FIQUE BOA DE ESTRADA/ASFALTO ( A 13X46 DEVO ANDAR A 110KM/H COM UNS 2850 RPM que é a maior kilometragem que uso ) em detrimento de MAIOR FORÇA EM TRILHAS , COMO EU TENHO REDUZIDA E NÃO FAÇO MUITAS TRILHAS PESADAS , ACHO QUE VAI DAR PRO GASTO .

Sendo que a maior parte do tempo de uso do ENGESA que é asfalto , terei a tranquilidade de andar em velocidades cruzeiros em baixa rotação e poupando bem o motor .

Como tenho o TRIP TOTEM que dá para aferir a velocidade real , assim que tiver tudo pronto , vou rodar e dizer pra vc com qual rotação estará o motor e qual a velocuidade que estará marcando real e qual o pneu , aí vc coloca estes dados meus e verá que a velocidade que vc irá achar nos cálculos da formula , não baterá com a velocidade real que eu estarei no meu carro . É questão de tempo , não pretendo morrer tão cedo , assim que tiver estes dados na mão passo pra vc aqui .

Mesmo assim obrigado pela ajuda .

ABRAÇÃO

Gui,

la na planilha tem uma opção CUSTOM.. então vc pega uma fita metrica mede e poem la.. fica certinho.. pelo menos nos meus carros sempre batem certinho com a formula..
no carro do meu irmão tbm bateu certim.. (samurai com 31" + redução) e essa planilha é muito usada pela galera do suzuki.. visto que samurai tem umas reduções estupidas.. hehe
Abraços,

guilhermeabreu
12/04/2010, 12:56
Como diz a velha piada, "não dei", não!, e nem pretendo :)

Guilherme e Eduardo

acho que vocês foram ao ponto, o problema está na largura do pneu combinada com o off-set da roda, especialmente esse último ponto, off-set muito negativo.

Será que o problema não é causado principalmente pelo off-set negativo?

Usar um pneu 33 com 12,5 de largura, que é o padrão desse pneu não deve ser feito mantendo a roda original de 8 pol. Se apenas trocássemos as rodas por outras com 10 pol de largura, mantendo o off-set zerado ou no máximo em -25 será que os danos seriam esses? :pensativo:

:!: Um amigo meu rodou anos com muitas viagens em sua Nissan com pneus 33 e nunca teve problemas, mas as rodas tinham o mesmo off-set original :!:

Longe de mim querer acidentes, mas fico preocupado com a possibilidade de tentarmos resolver problemas atacando a causa secundária, qual seja, a largura dos pneus (pois, como você também parece concordar, de 33 para 35 temos apenas 1 polegada a mais de alavanca).

:?: O que eu pergunto é, se tivéssemos pneus 1000x16 (algo equivalente a 255/100R16) teríamos problemas de quebras caso usássemos rodas com off-set original :?:

Em tempo, como eu escrevi, depois de um serviço porco em Andaraí/BA, o pneu de minha Camper, um 35", ultrapassou-nos em uma reta a cerca de 90 km/h próximo a Jequié/BA. É uma sensação horrível e eu tive uma grande sorte de ser na reta e consegui controlar a viatura. Não recomendo a experiência a ninguém :discordo:

Eriksom

CARO AMIGO ERIKSON

COM CERTEZA é o OFF-SET MUITO NEGATIVO QUE FAZ QUEBRAR TUDO , qdo se usa um off-set de -44 por exemplo joga o pneu e roda lá pra fora , DAÍ FAZ UMA ALAVANCA TERRÍVEL NA PONTA DO EIXO , se colocar um pneu fino ( 235 por exemplo ) numa roda de OFF-SET -60 ( não existe esta roda , cito como exemplo ) VAI FORÇAR A PONTA DO EIXO DA MESMA FORMA .

Sendo que um PNEU LARGO ( 33" OU 35" ) COM UMA RODA DE 10" COM OFF-SET DE -44 como era o meu ,ESTA SOMATÓRIA TODA , É UM ABRAÇO PRA QUEBRAR TUDO , FORÇA MUITO A PONTA DO EIXO E OS ROLAMENTOS , E NA FRENTE HAJA PIVÔ PRA AGUENTAR TODO ESTE PESO na época eu vivia com a frente ringindo nas manobras então , dava para ouvir tudo estalando e ringindo na frente , SABIA QUE ESTAVA FORÇANDO DEMAIS , só parou de ringir qdo coloquei os pivôs/ponteiras do trator MASSEY FERGUSSON .

ABRAÇÃO

MaGao
12/04/2010, 13:05
O meu ta com pneus 33" + rodas tala 8" + offset -25.. pelo que aparenta.. são rodas BBS

ate agora.. rodei pouco não tenho problemas..

Abraços

guilhermeabreu
12/04/2010, 13:35
MAGAO

Do jeito que esta o seu , FORÇA BEM MENOS DO QUE O MEU COMO ERA .

MaGao
12/04/2010, 13:54
MAGAO

Do jeito que esta o seu , FORÇA BEM MENOS DO QUE O MEU COMO ERA .

sim sim..

mais ainda resta saber se aguenta =)

eu to achando que meu pé ta pesado d+.. la se vai 02 cruzetas do cardan traseiro.. vo hj trocar hehe

Abraços,

Reptil
12/04/2010, 14:36
Ola João,

Como foi falado aqui, se colocar pneus acima dos originais (R16/MT85), tem que ficar de olho no desgaste dos rolamentos.

Eu uso no meu Engesa os pneus originais e coloquei flutuante no eixo original (adaptação da Rota 4x4). As pastilhas são do Kadet, com dasgaste muito rapido (por volta de 5000 km), mas depende muito do uso da viatura e o modo como se dirige.

Portanto aconselho, caso for colocar o eixo flutuante e pneus maiores, dimencionar melhor o sistema de freios.

Abraço e parabéns pela sua compra

MaGao
12/04/2010, 14:39
Ola João,

Como foi falado aqui, se colocar pneus acima dos originais (R16/MT85), tem que ficar de olho no desgaste dos rolamentos.

Eu uso no meu Engesa os pneus originais e coloquei flutuante no eixo original (adaptação da Rota 4x4). As pastilhas são do Kadet, com dasgaste muito rapido (por volta de 5000 km), mas depende muito do uso da viatura e o modo como se dirige.

Portanto aconselho, caso for colocar o eixo flutuante e pneus maiores, dimencionar melhor o sistema de freios.

Abraço e parabéns pela sua compra

Meu carro tem flutuantes + disco de freio F1000 com pinças de S10.. frente atraz tem disco de freio da ducato + pinças de freio do GOL..

se enfiar o pe no freio.. rasga os 04 pneus no asfalto.. frieo ta perfeito!
não sei em relação ao desgaste.. mais freio tem! hehe

Abraços,

JOÃO R.
12/04/2010, 20:04
Então quer dizer que não existe possibilidade da roda que eu achei o máximo no carro??:( foto...

Gnecchi, fotos em breve, se Deus quiser...

... esperando a hora de ir buscar minha VTR... muito ansioso...

"A paciência é uma virtude de exercício diário... que as vezes me falta...":parede:

Kim
12/04/2010, 21:40
Existe a possibilidade sim.

Mais terá que fazer manutenções com uma periodicidade maior, para evitar aborrecimentos com quebra.

Se colocar um semi flutuante, ficará mais seguro, mais não evitará as revisões.

O que o pessoal quer previnir, é que com o off-set muito negativo, deve-se ter o cuidado redobrado!

Abraços.

Kim.

Reptil
16/04/2010, 15:08
Ola pessoal,

Eu coloquei o kit de eixo flutuante da Rota 4x4 e estou tendo que apertar os prisioneiros toda hora por causa de vazamento. Alguns ja perderam a rosca e tive que colocar uma contra-porca para auxiliar. Alguem sabe uma solução para o problema? Ou pelo menos um tipo de prisioneiro/porca que seja mais eficiente?

Abraço

MaGao
16/04/2010, 18:20
Ola pessoal,

Eu coloquei o kit de eixo flutuante da Rota 4x4 e estou tendo que apertar os prisioneiros toda hora por causa de vazamento. Alguns ja perderam a rosca e tive que colocar uma contra-porca para auxiliar. Alguem sabe uma solução para o problema? Ou pelo menos um tipo de prisioneiro/porca que seja mais eficiente?

Abraço

locktite trava rosca!

guilhermeabreu
16/04/2010, 21:32
Ola pessoal,

Abraço

AMIGO REPTIL

Já falei sobre este problema e a solução que dei , é só dar uma olhada , não tenho prblemas mais de folgar prisioneiros , eu tb comprei este flutuante da ENFER na ROTA 4X4 , compraria de novo pois o preço é bem melhor do que da ENSIMEC , concordo tb que o da ENSIMEC não da este problema , mas é bem mais caro .

JOÃO R.
17/04/2010, 20:23
Podemos falar de preços aqui no fórum (números)??? Mandei um e-mail pra rota 4x4 solicitando um orçamento dos eixos flutuantes... ui ui ui... existe outro lugar mais barato?

JOÃO R.
17/04/2010, 20:25
Ahh, estou no RJ, minha terrinha, moro na Bahia pelo trabalho... será que consigo achar os flutuantes por aqui??

franzlana
18/04/2010, 21:21
Joao.

Uso 33" com rodas Mangels 8" com designer similar 'as suas. Uso a 5 anos, diariamente, com severidade, estradas pessimas quando asfaltadas, um mar de quebramolas, estrada de terra, puxo carreta pesada com mais de 1 ton. de peso bruto, sem flutuantes e nunca tive problemas. Em cinco anos troquei duas ponteiras de direcao originais. Mais nada. Troquei o dana 30 porque quebrou a ememda da carcaca com a bola, nao tem nada a ver com tamanho de pneus.
Se me disserem que alterar o off set da roda forca a ponta de eixo tudo bem, mas para quebrar ja 'e outro assunto. Se o tamanho do pneu aumenta o esforco no eixo so medindo para ver pois o torque do motor vai a um m'aximo com pneu de qualquer tamanho. Esta estoria de ficar abrindo rolamento todo ano tambem nao existe. Tinha uma veraneio 68 (40 anos de uso)com 255 r15 e nunca troquei rolamento. J'a tive varias c14, c10 d10, c20 e nunca troquei rolamentos. Tenho uma Silverado 98 e nunca troquei rolamentos de eixos trazeiros. Penso que a qualidade da manutencao durante a troca de rolamento 'e que e o problema. Se voce for tirar os 35 e eles tiverem com a carcaca boa tenho interesse neles. Descupem os acentos e ceddilhas. Meu teclado ta ddesconfigurado.

Eduardo Velo
19/04/2010, 09:08
Franzlana , baseado na sua teoria de quem faz a manutenção posso dizer o seguinte .
O mecânico do meu é sempre o mesmo , eu , qdo estava com 33" Mud não passava de 3 meses , trocava pq chiava e estalava qdo girava , nunca quebrou pq sempre troquei antes , os rolamentos apresentavam marcas de batidas na capa externa e interna , as gaiolas torcidas e alguns roletes esmagados , na época até postei fotos aqui no forum , mas não acho ...
Rolamentos , sempre Timken ou Toyo , Timken teve uma época que sumiu e apareceram uns piratas bem dificil dedistinguir do original , mas sempre peguei de uma oficna que pega direto da Timken ou da Toyo .
Depois que passei pra 31" , está igual seus carros , não troquei mais ...
Mas tb sei que tem muitos Engesas que rodam com 33" , eixos originais , e não acontece nada , devo ser uma cara bem azarado e pra isso não existe remédio ... rsrs

abs ...

Reptil
19/04/2010, 15:17
Ola Guilherme,

Daria para passar o endereço da sua solução para os prisioneiros... Estou com dificuldade de encontra-la

guilhermeabreu
19/04/2010, 23:43
Ola Guilherme,

Daria para passar o endereço da sua solução para os prisioneiros... Estou com dificuldade de encontra-la

AMIGO REPTIL

Acho mais fácil explicar novamente , pois vou demorar pra achar tb .

Foi muito simples , retirei todos os estojos/prisioneiros originais da BAND que são de 8mm e refiz a furação para 10mm e abrí rosca para os novos prisioneiros de 10mm e tb retirei os dois pinos guias de 8mm e abri o furo para 10mm e fiz mais 2 furos de 10mm e coloquei 4 pinos guias de 10mm de aço .

RESUMINDO :

Com estes prisioneiros de 10mm , o aperto dado nas porcas foi suficiente para nunca mais folgar , mais os 4 pinos guias de 10mm em aço , NUNCA MAIS TIVE QUE REAPERTAR MAIS NADA , esta até hoje sem nenhum problema .

Deu pra entender ?

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
20/04/2010, 06:57
Além das dicas do Doctor , seria bom usar porcas parlock e algum travante ...
Bem que o eixo poderia vir com estojos e guias de 10 mm ...

Reptil
22/04/2010, 09:14
Dr Guilherme,

Muitissimo obrigado pela aula:concordo:. Farei como disse...

Abraço

MaGao
22/04/2010, 09:37
Uso tudo original do kit.. somente com locktite trava rosca.. 02 pingos e vuala.. não folgam.. hehe

Abraços

rodrigo camper
22/04/2010, 17:43
Podemos falar de preços aqui no fórum (números)??? Mandei um e-mail pra rota 4x4 solicitando um orçamento dos eixos flutuantes... ui ui ui... existe outro lugar mais barato?

Caro João

Como não tem representate da Enfer ai na Bahia, vc pode comprar direto no fabricante.

www.enfer.ind.com.br

Fala com o Leo.

513671-53-33

JOÃO R.
22/04/2010, 19:32
Valeu pela dica, Rodrigo. Vou isso tb... estou pesquisando até pq ainda não peguei a vtr... mas quero estar com tudo mais ou menos na agulha pra quando ele chegar...(muito ansioso).

MaGao
23/04/2010, 08:44
João..

o kit da rota é completissimo.. disco, pinças de freios, mangas, etc...

quando pedir orçamento na enfer informar tudo isso..

Abraços,

JOÃO R.
23/04/2010, 19:16
Então Magão, é justamente este kit completão que eu não quero... a vtr não vai vir com freio a disco na traseira e seguindo as orientações dos mais experientes no assunto, quero colocar o conjunto da band... logo só me interessa os semi-eixos e as flanges...

...à procura
Abraços.

MaGao
24/04/2010, 15:50
Então Magão, é justamente este kit completão que eu não quero... a vtr não vai vir com freio a disco na traseira e seguindo as orientações dos mais experientes no assunto, quero colocar o conjunto da band... logo só me interessa os semi-eixos e as flanges...

...à procura
Abraços.

Então.. liga na rota e explica que so quer isso.. ai o preço cai consideravelmente..

Abraços,

rodrigo camper
24/04/2010, 16:43
Então.. liga na rota e explica que so quer isso.. ai o preço cai consideravelmente..

Abraços,

Magao a Rota compra na Enfer!

Vc tá namorando alguem lá?

Os semi e flange sai na Faixa dos R$ 1.100,00 direto com o fabricante Enfer.

Duvido que ache valor menor!!!

MaGao
25/04/2010, 09:44
Magao a Rota compra na Enfer!

Vc tá namorando alguem lá?

Os semi e flange sai na Faixa dos R$ 1.100,00 direto com o fabricante Enfer.

Duvido que ache valor menor!!!

Estou falando pq o antigo dono do meu engesa comprou la e pagou 1500 reais..

e não sabia que ele comprava na enfer..

Ta com ciumes ? kkkkk

Abraços,

rodrigo camper
27/04/2010, 10:58
Estou falando pq o antigo dono do meu engesa comprou la e pagou 1500 reais..

e não sabia que ele comprava na enfer..

Ta com ciumes ? kkkkk

Abraços,

KKKKK.

Abraços...

Gustavo Luis
27/04/2010, 14:02
Amigos

A Efer tem algum site ou email para contato?

************Achei o site

http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/produtos.asp?idProdutoLinha=34&idProdutoCategoria=15

Abs

Gustavo

Gustavo Luis
27/04/2010, 22:17
Amigos

Qual será que vale mais a pena, um eixo traseiro flutuante de toyota ou comprar um kit completo da rota?

To começando a achar que colocar os eixos de band no engesa sai mais em conta, e ainda ganha o up de tirar os dana 30 da frente...O que os amigos dizem?

E sobre os eixos da Hilux 3.0, dessas novas, será que rola??

abs

Gustavo

Kim
27/04/2010, 23:55
Gustavo, é de se pensar!

Talvez, tenha que colocar espaçadores, pois o eixo da toy é um pouco mais estreito, ou rodas com o off-set mais negativo!

abraços.

Kim.

MaGao
28/04/2010, 08:22
Amigos

Qual será que vale mais a pena, um eixo traseiro flutuante de toyota ou comprar um kit completo da rota?

To começando a achar que colocar os eixos de band no engesa sai mais em conta, e ainda ganha o up de tirar os dana 30 da frente...O que os amigos dizem?

E sobre os eixos da Hilux 3.0, dessas novas, será que rola??

abs

Gustavo

Eixos de Toy vc não acha por menos de 5mil.. fora mão de obra para adaptação.. + peças..

com certeza fica melhor os eixos de toy no lugar do dana 30.. a questão é bolso..

tem que ver a relação dos eixos da hilux 3.0 , junto com tua caixa de transferencia + motor..

qual seu motor e caixa?

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
28/04/2010, 20:49
Amigos

Gustavo

Gustavo,

se você achar um par de eixos da Band, traseira flutuante, não vacile e compre. não é por outra coisa que várias adaptações usam partes dos eixos band (inclusive as que você cita).

Quanto a resistência, eles são praticamente iguais aos dana 50, aqueles que eram usados nas adaptações iniciais do F-250 4x4 (mesmo tamanho de coroa e de diâmetro dos semi-eixos)

E aquele papo de bola deslocada a direita impede de usar caixas originais é equívoco, desde que o ângulo máximo do cardã não seja desrespeitado (o que vale é a angulação entre os planos do pinhão e da caixa em 3D)

No F-1 não cabe, pois senão eu teria colocado (excesso de angulação)

Abraços

Eriksom

Gustavo Luis
29/04/2010, 08:13
Gustavo,

se você achar um par de eixos da Band, traseira flutuante, não vacile e compre. não é por outra coisa que várias adaptações usam partes dos eixos band (inclusive as que você cita).

Quanto a resistência, eles são praticamente iguais aos dana 50, aqueles que eram usados nas adaptações iniciais do F-250 4x4 (mesmo tamanho de coroa e de diâmetro dos semi-eixos)

E aquele papo de bola deslocada a direita impede de usar caixas originais é equívoco, desde que o ângulo máximo do cardã não seja desrespeitado (o que vale é a angulação entre os planos do pinhão e da caixa em 3D)

No F-1 não cabe, pois senão eu teria colocado (excesso de angulação)

Abraços

Eriksom

Eriksom

Tem certeza que não cabe? Eu v i um engesa a venda e o dono coloca no anuncio que tem eixos de Band....o que será que ele fez?

Dei uma olhada nos eixos de Hilux 3.0, das novas, e achei um trazeiro completo por 2k...mas não olhei pessoalmente e não me lembro como é a bola dele.

Em tempo, já viu que tem uma empresa vendendo capa de estepe com uma foto do seu engesa estampado? Imagino que vc tenha autorizado certo!?

Abs

MaGao
29/04/2010, 08:28
Gustavo,

eixos de band são descolados mais pra direita.. de hilux são no centro.. acho que ele se refiriu a isso..

agora eu ja vi engesa com eixos centralizados.. não sei qual tcase nem cambio..

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
29/04/2010, 18:53
Gustavo e demais

Eu não fiz uma medição absolutamente rigorosa, apenas analise o movimento dos eixos a partir do que eu tenho na minha Camper Puta Velha (não perguntem dela, pois eu não respondo 8) )

Como o eixo traseiro tem a boa deslocada para a direita, mas é preso pela panhard no sentido roda esquerda-longarina direita, se a suspensão abrir totalmente (num salto por exemplo) o eixo se deslocará rapidamente para a direita. Dado que o F-1 é curto, em abertura máxima, dependendo das molas e amortecedores usados, o calço limitador seria o conjunto de garfos e cruzetas inferiores e superiores, girando e se "engaRfinhando", e não as molas ou amortecedores. :putz: :parede:

Claro, isso aconteceria num salto ou, dependendo das molas e amortecedores, numa erosão com abertura radical da roda traseira direita,o que deslocaria o eixo para a direita, possivelmente além do limite de angulação dos garfos.

Ou seja, servir, pode servir, mas tem de medir 20 vezes antes de cortar e fazer as adaptações necessárias.

Bem, tudo isso vale para o F-1, pois o F-2 é do mesmo tamanho da Camper e nele o problema não acontece, pelo menos não comigo, que usava a caixa 2615 com a transferência original da F-2. Camper de amigos com caixa da Band, que é mais baixa e deslocada à direita, também não têm problemas.

Se não ficou claro, eu tento explicar de novo, pois eu mesmo reli o que escrevi e só entendi porque fui eu que escrevi: puta confusão :evil:

Eriksom

guilhermeabreu
30/04/2010, 23:38
CARO ERIKSOM

Fique calmo nesta hora , não fique afobado , calma amigo , até eu fiquei zuretado com a sua fala anterior .

Gustavo Engeseiro
16/05/2010, 17:24
Bom , no meu Engesa , eu usava 33" e sem flutuante ,Dana 44 Tras. e 30 Dianteiro e com motor 6CC , e já fiz muuitas , mas muuuitas trilhas com ele.Nunca quebrou nada.

Agora , com pneus 35" , flutuante traseiro e dianteiro original , motor MWM , continua sem quebrar nada.

Agora é só você escolher , eu prefiro os 35" , além de ficar muito bonito , na trilha ...

É um tanque de guerra mesmo.

Abs.

guilhermeabreu
16/05/2010, 19:55
Bom , no meu Engesa , eu usava 33" e sem flutuante ,Dana 44 Tras. e 30 Dianteiro e com motor 6CC , e já fiz muuitas , mas muuuitas trilhas com ele.Nunca quebrou nada.

Agora , com pneus 35" , flutuante traseiro e dianteiro original , motor MWM , continua sem quebrar nada.

Agora é só você escolher , eu prefiro os 35" , além de ficar muito bonito , na trilha ...

É um tanque de guerra mesmo.

Abs.

GUSTAVO BERNARDINI

Provavelmente suas RODAS NÃO DEVEM TER UM OFF-SET MUITO NEGATIVO , como eu tinha no meu com RODAS de tala 10" com OFF-SET de -44 aí quebrei o eixo uma vez e quebrei 653,78 rolamentos traseiros .

Daniel Lima
16/05/2010, 22:44
Moçada, se permitem fazer um pequeno comentário...aí vai!!!
Posso garantir a vcs, depois de 04 anos de uso, que os eixos da toyota são "felomenais" quanto a resitência pois até hj, com muitas viagens, lençois maranhenses umas 7 vezes, jericoacoara umas 03 vezes e muitas viagens e trilhas locais só é necessário revisões preventivas nos cubos e óleos. Mas uma coisa me preocupa muito na adaptação dos eixos toyota, e não é a largura pois é facilmente resolvido com alargadores e rodas com off-set modificado, mas sim a adptação dos suportes em geral.
Depois de muito ler e discutir(no bom sentido), aqui no fórum concluí que meu problema de dirigibilidade no engesa se deu a uma adaptação mal feita dos eixos no veículo.
Pode ser que vcs achem com maior facilidade alguma oficina ou mecanico especifico, que faça esse serviço levando em conta todas as medidas necessárias para se ter segurança ao dirigir nossos veículos.
Com tudo isso, vejo duas situações:
1- Vc corre para oficinas do gabarito do Roger Nunes, ou...
2- Instalar eixos dianteiros da rota, que são eixos dana30 somente trocado a bola para dana44, desta forma não há alteração na estrutura básica do carro e instalar flutuantes disponiveis no mercado para eixos trazeiros;

Eu particulamente me encontro numa situação muito delicada, pois não encontro oficinas com capacidade de corrigir meu problema atual, que é ter eixos mal adaptados. Então ou eu mando meu carro daqui do nordeste para oficina do roger nunes corrigir tudo ou compro os eixos dianteiros e trazeiros da rota.

desculpem pela delonga, mas espero que pensem bem para não cometer erros parecidos com os nossos!!!
abraços!!!

Eriksom Teixeira Lima
17/05/2010, 00:25
Eu particulamente me encontro numa situação muito delicada, pois não encontro oficinas com capacidade de corrigir meu problema atual, que é ter eixos mal adaptados. Então ou eu mando meu carro daqui do nordeste para oficina do roger nunes corrigir tudo ou compro os eixos dianteiros e trazeiros da rota.

Daniel,

minha memória é curta, acho que já nos falamos por aqui. Enfim...

essa questão de mal adaptados é fato, mas as vezes os problemas são fáceis de resolver. Descravar um eixo desses é trabalho simples, o problema é a soldagem, pois é necessário alguns truques de paciência.

se você abriu algum tópico sobre seu problema (oops, da sua viatura), mande o local para a gente poder dar palpites. Sabe como é, palpite a gente dá, se você for maluco, leva a sério:twisted:

Eu tentaria resolver por aí mesmo. Nem que fosse preciso a gente mandar o Caveso e um saco de pães de queijo, pois o Kim como bom paranaense se for, não volta, fica plantando soja no gurgéia :concordo:

Abraços

Eriksom

Gustavo Engeseiro
17/05/2010, 00:35
GUSTAVO BERNARDINI

Provavelmente suas RODAS NÃO DEVEM TER UM OFF-SET MUITO NEGATIVO , como eu tinha no meu com RODAS de tala 10" com OFF-SET de -44 aí quebrei o eixo uma vez e quebrei 653,78 rolamentos traseiros .

Minhas rodas são da mangels , Off-Set -44 e tala 10" , aro 15 , e mesmo assim , nada disso quebrou.

As vezes , pode depender do pé da pessoa , da manutenção , etc...

abs.

guilhermeabreu
17/05/2010, 01:23
Minhas rodas são da mangels , Off-Set -44 e tala 10" , aro 15 , e mesmo assim , nada disso quebrou.

As vezes , pode depender do pé da pessoa , da manutenção , etc...

abs.

GRANDE GUSTAVO

Então chego a conclusão que o meu apelido tem sentido " PÉ DE ANJO " , pois a configuração do meu era IGUALZINHO AO DO SEU .

guilhermeabreu
17/05/2010, 01:25
Moçada, se permitem fazer um pequeno comentário...aí vai!!!
Posso garantir a vcs, depois de 04 anos de uso, que os eixos da toyota são "felomenais" quanto a resitência pois até hj, com muitas viagens, lençois maranhenses umas 7 vezes, jericoacoara umas 03 vezes e muitas viagens e trilhas locais só é necessário revisões preventivas nos cubos e óleos. Mas uma coisa me preocupa muito na adaptação dos eixos toyota, e não é a largura pois é facilmente resolvido com alargadores e rodas com off-set modificado, mas sim a adptação dos suportes em geral.
Depois de muito ler e discutir(no bom sentido), aqui no fórum concluí que meu problema de dirigibilidade no engesa se deu a uma adaptação mal feita dos eixos no veículo.
Pode ser que vcs achem com maior facilidade alguma oficina ou mecanico especifico, que faça esse serviço levando em conta todas as medidas necessárias para se ter segurança ao dirigir nossos veículos.
Com tudo isso, vejo duas situações:
1- Vc corre para oficinas do gabarito do Roger Nunes, ou...
2- Instalar eixos dianteiros da rota, que são eixos dana30 somente trocado a bola para dana44, desta forma não há alteração na estrutura básica do carro e instalar flutuantes disponiveis no mercado para eixos trazeiros;

desculpem pela delonga, mas espero que pensem bem para não cometer erros parecidos com os nossos!!!
abraços!!!

AMIGO DANIEL LIMA

Respondí lá no FROTA4X4 , da uma olhada lá no seu tópico .

franzlana
16/12/2011, 23:49
Joao.

Uso 33" com rodas Mangels 8" com designer similar 'as suas. Uso a 5 anos, diariamente, com severidade, estradas pessimas quando asfaltadas, um mar de quebramolas, estrada de terra, puxo carreta pesada com mais de 1 ton. de peso bruto, sem flutuantes e nunca tive problemas. Em cinco anos troquei duas ponteiras de direcao originais. Mais nada. Troquei o dana 30 porque quebrou a ememda da carcaca com a bola, nao tem nada a ver com tamanho de pneus.
Se me disserem que alterar o off set da roda forca a ponta de eixo tudo bem, mas para quebrar ja 'e outro assunto. Se o tamanho do pneu aumenta o esforco no eixo so medindo para ver pois o torque do motor vai a um m'aximo com pneu de qualquer tamanho. Esta estoria de ficar abrindo rolamento todo ano tambem nao existe. Tinha uma veraneio 68 (40 anos de uso)com 255 r15 e nunca troquei rolamento. J'a tive varias c14, c10 d10, c20 e nunca troquei rolamentos. Tenho uma Silverado 98 e nunca troquei rolamentos de eixos trazeiros. Penso que a qualidade da manutencao durante a troca de rolamento 'e que e o problema. Se voce for tirar os 35 e eles tiverem com a carcaca boa tenho interesse neles. Descupem os acentos e ceddilhas. Meu teclado ta ddesconfigurado.

Posso dizere que hoje confirmei minha teoria. a um ano atraz troquei o rolamento trazeiro lado direito. Verifiquei o esquerdo e estava perfeito. Poisa bem, esta semana o meu Engesa deu uns estalos e eu parei tres vez procurando o que era mas não me atentei ao rolamento de roda. Hoje à noite chegando em Pedro Leopoldo, a 8 km da minha casa o eixo trazeiro se soltou. Estava a 100 km/h e deu um estalo e achei que a quinta tinha escapado, pois caiu em neutro, engatei a quinta de novo mas não tinha tração, deu outro estalo e achei que tinha perdido o cardãn, então deu um tranco e eu saquei que era a roda, mantive o alinhamento, direcionei para o acostamento, a roda trepou na caixa de roda e balançou tudo, mantive o controle, continuei freiando suavemente reduzindo a velocidade e aí passou por mim a roda com semi-eixo. Logo atraz vinham tres carros que se misturaram com o meu pneuzim 35. Graças a Deus todos conseguiram desviar da roda e a mesma parou no meio da pista. Mais um pouco e ela descia para as tres pistas em sentido contrário de fluxo. Quando parei o Engesa um quarto carro parou do meu lado e disse:seu carro tá pegando fogo! desci depressa com o extintor e ví que a graxa / óleo estava pegando fogo na boca do tubo do eixo (sede do rolamento) Apaguei o fogo e verifiquei que o semi-eixo estava vermelho, em brasa. Resumindo:depois de 21 anos de uso, dos quais 6 anos com 33" e 1 ano com 35" o rolamento lado esquerdo quebrou. Não me perguntem porque não troquei os dois quando troquei o LD, por que realmente não faz sentido não ter trocado. Coisas da vida. Agora, perdí o semi eixo, ficou em braza, não presta mais e já tinha o projeto de colocar freio a disco, então não vou investir $ em semi eixo original. Mesmo porque adimito que não sei quanto tempo o rolamento novo, LD, vai durar com 35" e não acredito que terei tanta sorte da segunda vez, pois o Engesa não teve nem um aranhão, a não ser na base do espelho de freio que cortou asfalto por uns 50 mmetros ou mais e debaixo de chuva.

Vamos às perguntas: 1 -Qual o melhor eixo a colocar? Enfer, F250 ou outro? Neste caso do Kit Enfer, o que eu troco e o que fica? a carcaça do eixo com a bola do diferencial fica? Qual a melhor pinça de freio? Estou pensando em usar os discos dianteiros originais que tirei, eles ficam bons?
2 - No eixo da F250 a bola é deslocada ou centrada igual o Engesa? Alguem sabe quais as relações de diferencial saíram na F250?
Pensei no eixo da F250 porque é flutuante e ja viria completo e semi novo, so teria que mecher em suportes. A desvantagem é ter outra furação de roda e outra relação.

MaGao
17/12/2011, 00:26
Franzlana,

Cara estou com calafrios.. do relato!!!

Que bom que nada aconteceu !!

Então por incrivel que pareça uso o kit da enfer de flutuantes com mangas de eixo toyota + rolamentos de toyota + reabertura dos parafusos allens que prende o semi eixo de 8mm para 10mm e 02 guias de 10mm ..

Ultima vez que mechi nele.. quando reabri para 10mm.. pois os de 8mm ficavam frouxando.. mesmo com loctite.. ai vc me pergunta pq 10mm.. Dr Guilherme que fez no dele.. somente copiei =)))

Nunca troquei 1 rolamento traseiro sequer.. e unica vez que tive problema foi exatamente com os allens.. somente só.. uso o carro dia a dia.. está blocado traseiro automatico.. ou seja nas curvas ele da puta estralo.. e quando enfio o pé eu rodo.. mesmo no asfalto hehe e nunca quebrou nadica de nada..

Meu irmão usa t-rex bone HD ensimec na traseira.. porém não usa o carro dia a dia.. nas trilhas está normal.. não teve problemas..

Quanto ao eixo de f250.. não vejo necessidade.. uso pneus 37" e depois de 2 empeno de eixo.. que tava pensando em trocar.. porém não troquei.. hehe

Quanto aos freios.. use o kit de toyota mesmo.. igual o Guilherme e o JOÃO R. estão usando.. são bons!!!
Eu uso na dianteira pinça de s10 com disco de f1000 ventilados.. agora tive que refurar para furação engesa.. pois eles são 5 furos..
E na traseira (não recomendo pois gasta muito fácil as pastilhas) Uso pinça de gol + disco de ducato solido refurados tbm..

Abraços,

gnecchi
17/12/2011, 11:31
Franzlana,

Não sei se vc precisa chegar ao ponto de trocar o eixo todo por um de F250.
O Dana 44 com flutuantes de cromolibidênio já atendem bem. Eu estou usando os semis da Ensimec e ainda vc tem a opção da Enfer.

Quanto ao freio tem bastante configuração para freio a disco, mas acho deve se preocupar em mudar também o hidrovácuo original se for para partir para freios a disco. Nesse caso acho que a maioria está usando o conjunto de hidrovácuo e cilindro mestre da Blazer/S10, ou até mesmo o hidrobuster da F250 (que é o caso do KIM).

Ainda bem que não passou de um grande susto e está tudo bem com vc.

[]s

Kim
17/12/2011, 14:30
Opa Galera!

Ensimec - sem prisioneiros.

Enfer - com prisioneiros, requer a troca dos prisioneiros segundo relatos da galera.

Total torck - novo no mercado, mais parece que é um ótimo produto, uma opção a se pensar.

NMHO, o semi original, vai bem até 33", mais que isso, somente com semi eixo flutuante.

Eu, particularmente deixei o freio a tambor, pois ainda não encontrei uma pinça que atenda ao que quero, como pastilhas que durem, com freio de estacionamento.
Não sou fã do freio no cardam!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
17/12/2011, 14:39
FRANZLANA

Reiterando as palavras do GRANDE MAGAO , no meu esta como ele falou só que eu exagerei nos pinos guias , que são originalmente 02 de 8mm e troquei por pinos guias de 10mm e acrescentei mais 02 , logo : tenho 4 pinos guias de 10mm e fazendo como eu fiz e logo a seguir o MAGAO , JOÃO R. , CARLOS SIQUEIRA , todos nós não tivemos mais manuteção neste quesito de eixo traseiro e rolamentos , desde que coloquei não precisei ainda de ajustar nada nem reapertar os estojos que não folgaram mais . No meu o ROGERIO NUNES colocou parafusos SEXTAVADOS para fixar a tampa extriada , já no do CARLOS SIQUEIRA ele mudou para para parafusos ALLEN desta forma facilita na retirada da roda , VOU TROCAR OS MEUS PELOS ALLENS pq no meu tenho que retirar estes parafusos para poder retirar a roda .

Ví o relato seu antigo logo acima , que passaram-se 20 anos e acabou acontecendo , MAS ESTAS COISAS NÃO PODEM ACONTECEREM NUNCA , pq se aconteceu com vc 20 anos depois , VC PODERIA TER MORRIDO NESTA , comigo tb aconteceu , DERRETEU O EIXO TRASEIRO NO ALOJAMENTO DO ROLAMENTO E SEPAROU E A RODA CAIU , SÓ QUE EU ESTAVA A 30KM/H ASSIM QUE CHEGUEI NA OUTRA CIDADE PRA TRABALHAR , e olha que eu já estava com o KIT DE FLUTUANTE JÁ COMPRADO , só faltava tempo para colocar .

Mas vc falou que esta pensando em usar o disco dianteiro original na traseira , acho até que é válido mas teria que usar uma pinça maior como a do opala , pelo motivo exposto pelo MAGAO ( desgaste prematuro das pastilhas por serem pequenas demais ) .

Eu uso discos e pinças da BAND nas 4 rodas , o pessoal como o KIM usa disco de D-20 com pinças de S-10 fica com uma folga maior entre a pinça e a roda , podendo usar rodas de liga aro 15" com folga , no meu caso TIVE QUE DESBASTAR A TRASEIRA DAS PINÇAS PARA NÃO ROÇAREM NAS RODAS , mas fiz ísto qdo tive uma BAND e agora no meu ENGESA . Para colocar disco da D-20 ou F-1000 com pinças da S-10 NA FRENTE da mais um pouco de trabalho pq vc tem que soldar os olhais de fixação das pinças dianteiras no munhão ou fazer um suporte como o TUX fez , no meu caso eu só fiz uma flange que hoje já vendem pronto na ROTA é só parafusar no olhal original e fixar a pinça da BAND neste flange .

No mais não vejo nescessidade de vc trocar o eixo traseiro e outra o KIT da ENFER é o que fica mais barato , eu SÓ COMPREI DA ENFER :
1- Os dois semi-eixos
2- A tampa extriada
3- Os dois flanges de adaptação que é parafusado na extremidade do tubo do diferencial , onde vc vai parafusar as MANGAS DE EIXO DIANTEIRO DA BAND .

Comprei as peças da BAND aqui na minha cidade pq tem preços melhores do que os que vem no KIT , como 2 MANGAS DE EIXO " DIANTERIO " + 2 CUBOS DIANTEIROS + 4 ROLAMENTOS + 2 SUPORTE DAS PINÇAS + 2 PINÇAS + 2 PORCAS . Desta forma acredito que seja a maneira mais barata e de EFICIENCIA GARANTIDA E COMPROVADA POR TODOS NÓS QUE ESTAMSO EM USO JÁ HA BASTANTE TEMPO .

O KIT da ENSIMEC tb é excelente , mas fica mais caro , e no caso acima vc fica com seu próprio eixo , rspondendo a sua pergunta anterior , vc APROVEITA O SEU EIXO DIFERENCIAL DANA44 + CAIXA SATÉLITES/PLANETÁRIAS + RELAÇÃO COROA/PINHÃO .

franzlana
17/12/2011, 17:27
Valeu pessoal. Hoje eu desmontei e retirei o que sobrou do rolamento. Tirei fotos e depois vou postar aquí. O guincho deixou o Engesa na minha garagem e para chegar na minha "oficina de Fundo de Quintal", literalmente no fundo do quintal, adaptei um cubo de gol e montei uma roda de uno. Engatei tração e rodei uns 50 metros até o galpão, tá uma gracinha o jeep com pneu de gol. Vou postar fotos.
Alquem tem fotos deste kit ou da adaptação?

MaGao
17/12/2011, 23:18
Franzlana,

É super simples.. se comprar o da ensimec vem com o manual totalmente explicativo... tem como errar não..
Se comprar o da ENFER.. vc olhando ja sabe como monta.. é super simples também..
o resto não conheço..

Agora sobre os freios.. eu ainda sou fan das pinças da S10 + disco ventilado de f1000.. meu carro tem um PUTA freio.. com os 37.. triscou vuala!!!! trava tudo e com força hehe

Uso Hidrovacuo da D20 tbm..

Abraços,

guilhermeabreu
18/12/2011, 11:48
Valeu pessoal. Hoje eu desmontei e retirei o que sobrou do rolamento. Tirei fotos e depois vou postar aquí. O guincho deixou o Engesa na minha garagem e para chegar na minha "oficina de Fundo de Quintal", literalmente no fundo do quintal, adaptei um cubo de gol e montei uma roda de uno. Engatei tração e rodei uns 50 metros até o galpão, tá uma gracinha o jeep com pneu de gol. Vou postar fotos.
Alquem tem fotos deste kit ou da adaptação?

FRANZLANA

Tem fotos do meu aqui no tópico do CORAÇÃO VALENTE e tb num tópico que fala de freios acho eu , não me lembro direito em qual mas que tem fotos detalhadas ísto tem . Lembrando que no meu esta com o KIT da ENFER .

franzlana
19/12/2011, 22:06
Impressionante.
Entrei no site da enfer e pedí cotação de peças e do Kit flutuante. Faz tres dias e nenhuma resposta.
Passei o dia ligando para os telefones que aparecem no site da Enfer e ninguem atende.
Mandei e-mail para a Rota e ninguem responde. O celular do Igor não atende. Os telefones fixos, atendem jogam para uma mmusiquinha, bla bla bla, um motor acelerando e a ligação fica muda. Tentei o dia todo e nada.
Resumindo ou compro o Kit da Ensimec por mais de três mil e sem rolamentos ou vou até SP ou RS pessoalmente para ser atendido.
Como não tenho a mínima paciência para ser mal atendido quando compro, pois compro e pago, geralmente à vista, estou pensando em fabricar meu próprio kit:
Vou comprar dois conjuntos esquerdo e direito da Hilux com os seguintes itens:
1 - Tambor completo com sistema de freio e espelho, cubo, rolamentos, manga de eixo, vedações, flange de acoplamento da manga no eixo.
2 - Mando usinar peça para receber o flange idêntica â ponta do eixo Hilux, e soldo no meu eixo.
3 - Soldo o semi-eixo da Hilux no original Engesa, pois o da Enfer é soldado.
4 - Após o teste de aplicação do semi-eixo vou escrever o procedimento de soldagem e tratamento térmico de semi-eixos e postar para todos.

Esquecí de algo?

A sim, estou pensando em comprar o conjunto da Hilux nova que tem ABS e na sequência compro uma central de ABS e faço um ABST.

Kim
19/12/2011, 23:27
Não solde!

Não aguenta!

Eu fiz o semi dianteiro de meu engesa, primeira mandada, se foi...

Soldou e reveniu, e se foi novamente...

NÃO SOLDE!

guilhermeabreu
20/12/2011, 01:18
Impressionante.
Entrei no site da enfer e pedí cotação de peças e do Kit flutuante. Faz tres dias e nenhuma resposta.
Passei o dia ligando para os telefones que aparecem no site da Enfer e ninguem atende.
Mandei e-mail para a Rota e ninguem responde. O celular do Igor não atende. Os telefones fixos, atendem jogam para uma mmusiquinha, bla bla bla, um motor acelerando e a ligação fica muda. Tentei o dia todo e nada.
Resumindo ou compro o Kit da Ensimec por mais de três mil e sem rolamentos ou vou até SP ou RS pessoalmente para ser atendido.
Como não tenho a mínima paciência para ser mal atendido quando compro, pois compro e pago, geralmente à vista, estou pensando em fabricar meu próprio kit:
Vou comprar dois conjuntos esquerdo e direito da Hilux com os seguintes itens:
1 - Tambor completo com sistema de freio e espelho, cubo, rolamentos, manga de eixo, vedações, flange de acoplamento da manga no eixo.
2 - Mando usinar peça para receber o flange idêntica â ponta do eixo Hilux, e soldo no meu eixo.
3 - Soldo o semi-eixo da Hilux no original Engesa, pois o da Enfer é soldado.
4 - Após o teste de aplicação do semi-eixo vou escrever o procedimento de soldagem e tratamento térmico de semi-eixos e postar para todos.

Esquecí de algo?

A sim, estou pensando em comprar o conjunto da Hilux nova que tem ABS e na sequência compro uma central de ABS e faço um ABST.

FRANZLANA

MUITA CALMA NESTA HORA , O CARA QDO FICA PUTO SÓ FAZ MERDA , olha que tenho 58 anos e já não fico puto mais pq aprendí de tanta merda que já fiz e muitos prejuízos , e espero que vc não precise de chegar aos 58 anos para chegar a esta conclusão .

Eu tb fico muito P da vida com mal atendimento , já que vc quer fazer ? Ficaria muito mais simples e barato vc fazendo a FLANGE de acoplamento da manga de eixo da BAND no tubo do diferencial , a FLANGE é molinho de fazer , vc só precisaria de ver uma na mão e pronto em um dia vc faz as duas flanges e compraria apenas os semieixos extriados da ENFER com as tampas extriadas , o resto é peça de BAND que vc encontra em qualquer esquina .

Já que vc ficou com raiva da ENFER e da ROTA , pede a outra pessoa pra comprar os semieixos com eles e pronto , qdo ví a flange que comprei o ROGERIO NUNES falou : " ìsto aqui é mole de fazer " , só que vc precisaria de uma para retirar as medidas . Aí em BH deve ter alguem que possa te mostar uma flange desta de um ENGESA que deve ter por aí . Vc não tem ído a BH com frequencia ???

ABRAÇÃO , ainda afirmo , este caminho que vc quer tomar será bem mais longo e mais caro e com mais aporrinhações .

guilhermeabreu
20/12/2011, 01:19
[QUOTE=guilhermeabreu;1593907]FRANZLANA

MUITA CALMA NESTA HORA , O CARA QDO FICA PUTO SÓ FAZ MERDA , olha que tenho 58 anos e já não fico puto mais pq aprendí de tanta merda que já fiz e muitos prejuízos , e espero que vc não precise de chegar aos 58 anos para chegar a esta conclusão .

Eu tb fico muito P da vida com mal atendimento , já que vc quer fazer ? Ficaria muito mais simples e barato vc fazendo a FLANGE de acoplamento da manga de eixo da BAND no tubo do diferencial , a FLANGE é molinho de fazer , vc só precisaria de ver uma na mão e pronto em um dia vc faz as duas flanges e compraria apenas os semieixos extriados da ENFER com as tampas extriadas , o resto é peça de BAND que vc encontra em qualquer esquina .

Já que vc ficou com raiva da ENFER e da ROTA , pede a outra pessoa pra comprar os semieixos com eles e pronto , qdo ví a flange que comprei o ROGERIO NUNES falou : " ìsto aqui é mole de fazer " , só que vc precisaria de uma para retirar as medidas . Aí em BH deve ter alguem que possa te mostar uma flange desta de um ENGESA que deve ter por aí . Vc não tem ído a BH com frequencia ???

ABRAÇÃO , ainda afirmo , este caminho que vc quer tomar será bem mais longo e mais caro e com mais aporrinhações . E o KIM relatou a experiencia dele com as quebras de semieixos soldados , não descarte esta OBS .

franzlana
20/12/2011, 16:35
Não solde!

Não aguenta!

Eu fiz o semi dianteiro de meu engesa, primeira mandada, se foi...

Soldou e reveniu, e se foi novamente...

NÃO SOLDE!

Soldou com que eletrodo?

franzlana
20/12/2011, 16:37
Soldou com que eletrodo?

O problema é que nem a Enfer atende e nem a ROTA. Alguem tem algum contato diferente dos que estão noSeite? Este pessoal está de ferias coletivas?

franzlana
20/12/2011, 16:46
Alguem sabe de outro revendedor da Enfer, onde eu cosiga comprar os semi-eixos?
Os semi-eixos Ensimeq montam nos cubos de Toyota?

CAVESO
20/12/2011, 18:08
FRanz,

Procure o Léo Sábio na Enfer (gente boa).

Eles devem estar de férias coletivas.

Sorte sua que na da aconteceu de grave.

É aquela história: mais cedo ou mais tarde que roda sem flutuante vai perder a roda......rsss

Loras
20/12/2011, 18:37
Putz....

Final de ano é sempre complicado!

Tenta com o Rodrigo (Clube da Camper). Talvez ele tenha algo a pronta entrega.

Abraço,

Loras
20/12/2011, 18:39
Eu adaptaria tudo da Band.

Ponta de eixo, cubo, rolamentos, semi eixos, etc.

De sobra ganha um freio a disco excelente!

O Elmer fez no Prateado. Dá trabalho... mas depois você não depende de ninguém para reposição.

No eixo traseiro é mais fácil.

Abs.

gnecchi
20/12/2011, 19:11
Putz....

Final de ano é sempre complicado!

Tenta com o Rodrigo (Clube da Camper). Talvez ele tenha algo a pronta entrega.

Abraço,

Bem lembrado pelo Loras... o Rodrigo é uma boa opção,

Mas acabei de vender os meus semis da Ensimec que estavam com o Rodrigo. Já estava com os cubos de Band refurados de 8mm para 10mm e com dois parafusos a mais para não quebrarem.

[]s

franzlana
26/12/2011, 20:53
Eu adaptaria tudo da Band.

Ponta de eixo, cubo, rolamentos, semi eixos, etc.

De sobra ganha um freio a disco excelente!

O Elmer fez no Prateado. Dá trabalho... mas depois você não depende de ninguém para reposição.Mas ele manteve o dana 44?

No eixo traseiro é mais fácil.
Abs.

Na verdade verifiquei que montar tudo da band seria o ideal. O único problema é que as estrias do semi-eixo da band provavelmente não irão encaixar nas estrias das engrenagens da planetária do Dana 44.
Eu pensei em soldar o semi eixo, mas aconteceu que vou ter que viajar e só vou mexer mesmo em janeiro. Daí pensei: soldo isto e ele quebra comigo no meio do nada, e vou ter um super desgaste. Resumindo: não estou com tempo para me fazer de cobaia, assim vou optar pelo sistema Enfer.

Outra opção seria verificar se existe um semi-eixo dana com as mesmas estrias do dana 44, porém mais longo. Então poderíamos fazer um flange, montar tudo da Toyota e furar e usinar a cabeça do semi eixo no diâmetro do cubo Toyota e usinar o diâmetro do semi eixo para passar pela manga de eixo Toyota. Daria até pra fazer com o semi eixo original, mas a roda vai ficar para dentro demais.

guilhermeabreu
27/12/2011, 01:04
Na verdade verifiquei que montar tudo da band seria o ideal. O único problema é que as estrias do semi-eixo da band provavelmente não irão encaixar nas estrias das engrenagens da planetária do Dana 44.
Eu pensei em soldar o semi eixo, mas aconteceu que vou ter que viajar e só vou mexer mesmo em janeiro. Daí pensei: soldo isto e ele quebra comigo no meio do nada, e vou ter um super desgaste. Resumindo: não estou com tempo para me fazer de cobaia, assim vou optar pelo sistema Enfer.

Outra opção seria verificar se existe um semi-eixo dana com as mesmas estrias do dana 44, porém mais longo. Então poderíamos fazer um flange, montar tudo da Toyota e furar e usinar a cabeça do semi eixo no diâmetro do cubo Toyota e usinar o diâmetro do semi eixo para passar pela manga de eixo Toyota. Daria até pra fazer com o semi eixo original, mas a roda vai ficar para dentro demais.

AMIGO FRANZLANA

Não esquente a cabeça , como vc só vai poder mexer com ísto em janeiro , da um tempo e volta a procurar pelo KIT da ENFER que vc não irá se aporrinhar , o meu depois que instalei , não deu mais nenhuma manuteção e nem quebra .

Só tranquilidade .

Saindo disto É PROCURAR SARNA PRA SE COÇAR .

ABRAÇÃO e bom Ano Novo pra vc e toda a família .

franzlana
07/01/2012, 23:06
Estou cheio de dúvidas:
Já comprei as peças de Toyota e quando pré- montei a manga de eixo e o cubo, observei que a ponta da manga de eixo fica 02 mm para fora do cubo. Ainda não comprei o semi-eixo, mas se a cabeça dele não tiver um rebaixo ele vai pegar na ponta da manga de eixo.

Outra dúvida é com relação ao freio a disco. Já lí em algum lugar do fórum que alguém usou o disco original na traseira mas fui verificar e é muito justo o diâmetro interno do disco original é praticamente o mesmo do diâmetro externo da manga de eixo. Tudo indica que vou ter de comprar um par de disco de freio de Toyota.
Alias no cubo não há furação para se fixar o disco, então fica a pergunta, pois ainda não tive um disco de Toyota nas mãos para verificar. Como o disco é fixado no cubo?
A minha ideia é usar a pinça de freio de opala que estava na dianteira ou a da Kombi, que era original. Depois vou instalar um freio de mão no cardãn.
A Enfer não tem o semi eixo do fase III pronta entrega e na Rota é um pouco mais caro, (não achei nada anormal, pois a Rota tem de cobrir os Impostos e a margem de lucros) e ainda não defini o que fazer.

RogérioNunes
09/01/2012, 16:12
Franzlana

Nos conjuntos que montei tive essa mesma impressão mas na montagem não teve problema.

O disco não tem parafuso para fixar no cubo, se quiser até pode fazer, mas é desnecessário. A própria roda qdo apertada se encarrega de prendê-lo.

[]´s

guilhermeabreu
13/01/2012, 12:50
Estou cheio de dúvidas:
Já comprei as peças de Toyota e quando pré- montei a manga de eixo e o cubo, observei que a ponta da manga de eixo fica 02 mm para fora do cubo. Ainda não comprei o semi-eixo, mas se a cabeça dele não tiver um rebaixo ele vai pegar na ponta da manga de eixo.

Outra dúvida é com relação ao freio a disco. Já lí em algum lugar do fórum que alguém usou o disco original na traseira mas fui verificar e é muito justo o diâmetro interno do disco original é praticamente o mesmo do diâmetro externo da manga de eixo. Tudo indica que vou ter de comprar um par de disco de freio de Toyota.
Alias no cubo não há furação para se fixar o disco, então fica a pergunta, pois ainda não tive um disco de Toyota nas mãos para verificar. Como o disco é fixado no cubo?
A minha ideia é usar a pinça de freio de opala que estava na dianteira ou a da Kombi, que era original. Depois vou instalar um freio de mão no cardãn.
A Enfer não tem o semi eixo do fase III pronta entrega e na Rota é um pouco mais caro, (não achei nada anormal, pois a Rota tem de cobrir os Impostos e a margem de lucros) e ainda não defini o que fazer.

FRANZLANA

Qdo vc fala : A minha ideia é usar a pinça de freio de opala que estava na dianteira ou a da Kombi, que era original. Depois vou instalar um freio de mão no cardã .

Fica muito bom , e vc presisará de colocar menos VÁLVULAS EQUALIZADOAS como eu coloquei em série para não travar as rodas traseiras primeiro pq as pinças da KOMBI são menores do que as da BAND , já as pinças do OPALA acho que são do mesmo tamanho das pinças da BAND e se vc colocar tanto as da KOMBI ou OPALA vc terá que soldar um suporte para estas pinças no tubo do diferencial O QUE NÃO NÃO É NADA DIFÍCIL DE FAZER caso opte por este caminho , SUGIRO a vc fazer o suporte com uma chapa de aço de pelo menos 10MM pois qdo coloquei pinças de KADETT foi usado uma chapa de 6mm e elas empenaram .

E não sei tb se o disco do ENGESA entrará no cubo da BAND , mas acho que dá sim pq qdo tinha pinças de KADETT já tinha o flutuante com CUBO DA BAND .

ABRAÇÃO e boa sorte na empreitada , acho que vc não tem que ficar em dúvida , e mandar o pau que vai dar certo e ficará muito bom .

RogérioNunes
13/01/2012, 15:22
E não sei tb se o disco do ENGESA entrará no cubo da BAND , mas acho que dá sim pq qdo tinha pinças de KADETT já tinha o flutuante com CUBO DA BAND .

Dr. qdo o Coração VAlente usava pinças do kadet ainda era semi flutuante, os cubos e todo sistema de freio da band foram instalados no mesmo momento.

A Leoni
15/01/2012, 17:00
Franzlana,

Como não tinham me falado que não era possível, eu coloquei o freio dianteiro do Engesa no eixo traseiro, com a pinça original de Kombi. Montei o disco original como é na frente, pelo lado de tras do cubo pois uso aro 15. Deu um pouco de trabalho, pois tive que usinar algumas peças para conseguir montar no flutuante da Enfer, mas parece que ficou bom. Não sei o resultado, pois meu Engesa está parado para reforma a mais de ano e, devido a uma mudança no meu trabalho, não tenho tido tempo de terminar...... Não me lembro bem o que foi feito (tentei achar uma fotos que tirei ná época mas não achei....), mas tive que tirar as "orelhas" do adaptador do freio da Enfer, tive que usinar um pouco o disco e o cubo da Band e soldar um suporte para as pinças no tubo do eixo.

Vou tentar achar as fotos e posto aqui depois.

Leoni

franzlana
16/01/2012, 21:59
Estive na Rota nesta última sexta e comprei os semi eixos. Não comprei os flanges porque já tinha começado a fabricar os meus. Na verdade o meu desenho estava bem semelhante ao da Rota (Enfer). A diferença é que o meu está mais parrudo. Ví um eixo montado com pinça da Kombi. Vou soldar as orelhas direto no flange. Penso que neste fim de semana monto todo o sistema.
Ví que a Toyota usa uma bucha interna na manga e tenho dúvida sobre a vedação que se monta para evitar que o óleo do diferencial passe para o cubo em caso de se inclinar o veículo. O que vai impedir que o óleo entre pela manga de eixo e encha o cubo? Apenas a bucha?

Kim
16/01/2012, 22:14
Frans!

No kit ensimec, tem um retentor que é colocado onde seria o rolamento.

Olhe no centro do eixo, dentro, no fundo.
https://lh4.googleusercontent.com/-6u-8jMyEFzE/TGC3eTOy_7I/AAAAAAAAGkk/VSKzHCa64Vc/s800/SAM_1310.JPG

Uma peça de alumínio, com o retentor, que não deixa o óleo passar.
No semi, é dado um passe, ou retífica para retirar a aspereza, e deixar a pista lisa para o retentor.

CAVESO
16/01/2012, 23:20
Franz,

Porque não mantém o freio traseiro a tambor como fez o Kim?

Freia mais que pinça e ainda tem um freio de mão confiável...

franzlana
17/01/2012, 12:19
Franz,

Porque não mantém o freio traseiro a tambor como fez o Kim?

Freia mais que pinça e ainda tem um freio de mão confiável...

Caveso.

Este freio de C20 não para regulado. Consome lona demais e fica sempre ruím: ou freia atoa e arrasta a roda ou não freia. O freio de mão é outro que não presta. Descobrí que a peça da manete onde se acopla o cabo de aço é uma chapinha muito fina e sem reforço. À medida que eu regulo o freio de mão e forço o sistema esta chapinha empena.
Estou pensando em montar freio via cardãn. Estou pensando em um cilindro hidráulico acionado pelo freio de mão. Vou verificar.
Quanto ao retentor de óleo, alguém que montou o sistema da Enfer, pode me dizer como se veda o óleo?

RogérioNunes
18/01/2012, 17:32
Quanto ao retentor de óleo, alguém que montou o sistema da Enfer, pode me dizer como se veda o óleo?

Tem que usinar uma bucha para ser prensada no lugar do antigo rolamento e com diâmetro interno do retentor. Só verifique o comprimento da parte retificada no semi eixo Enfer para poder posicionar corretamente o retentor no tubo do diferencial.
Pelo custo das peças, essa bucha poderia vir no kit...

franzlana
19/01/2012, 10:46
Valeu Roger.
Outro item que estou definindo é quanto à fixação do semi-eixo ao cubo de roda. O pessoal tá dizendo para trocar os prisioneiros de 8mm para outros de 10mm. Aí fui verificar na Toyota Band e o a cabeça do semi-eixo tem um rebaixo cônico nos furos dos prisioneiros e nestes cônicos vai uma bucha cônica e depois vai uma arruela de pressão e só depois a porca. Como o semi-eixo Enfer não tem este alojamento cônico para as buchas, esta é a razão de ficar bambeando. Vou seguir o sistema original, para não ter de ficar trocando prisioneiro.

franzlana
27/01/2012, 22:30
Depois de 21 anos o rolamento de roda original ficou assim:

franzlana
27/01/2012, 22:34
E depois de um ano de uso com pneu 35" o rolamento Tinken novo já apresentou escariado:

franzlana
27/01/2012, 22:39
Então:
1 -Usinado flange e soldado à manga de eixo Toyota:
Se alguem precisar tenho desenho de fabricação do flange.

franzlana
27/01/2012, 22:44
Então:
2 - Montado flange no eixo original.

franzlana
27/01/2012, 22:52
Então:

3 - Usinar cubo Toyota e disco original Engesa, furar e abrir rosca no cubo Toyota, montar parafusos de roda Engesa no cubo Toyota e parafusar disco de freio ao cubo.

franzlana
27/01/2012, 23:03
Então:
4 - Montar rolamentos,retentor no ,graxa e montar na manga de eixo com duas porcas, uma arruela e uma trava. Montar o semi eixo Enfer. Neste eu fiz furos cônicos e montei prisioneiros originais Toyota com buchas originais Toyota.

franzlana
27/01/2012, 23:08
Então:

5 - Fabricar suporte para pinças de Opala. (usei as antigas, muito parecidass com a s da Kombi.

franzlana
27/01/2012, 23:11
Amanhã termino e posto as fotos finais. Aliás, esquecí de mostrar as buchas de bronze Toyota que foram montadas na manga de eixo

Kim
27/01/2012, 23:22
Caro Franz!

O seu selvisso está ficando excelente, parabéns!!

Gostei muito das peças que fez, aparentemente, bem resistente!

Deixarei aqui uma observação

No local onde retirou o rolamento original, recomendaria a colocação de um retentor, para não ir óleo do diferencial nos cubos.
Faria uma "arroela", que encaixaria no colo do rolamento, e o retentor no centro, que vedaria o semi eixo.

Não teria problemas de vazamento de óleo nos cubos.

Abraços.

Kim.

franzlana
27/01/2012, 23:31
KIm.

Verifiquei no sistema original, do lado que troque o rolamento a um ano que a graxa estava novinha e sem contaminação por óleo.(Veja a foto) Então deduzí que é muito dificil ir óleo neste ponto. Ainda assim montei a bucha de bronze que é "bem justa" ao semi eixo e que vai ajudar a "vedar". Se ter pau aí vou mandar fabricar um retentor com os diÂmetros interno e externo específicos.

Kim
28/01/2012, 00:01
Franz!

Somente para ilustrar, pois entendi seu procedimento.

Os retentores estão para o lado direito da foto, próximo às mangas de eixo.

Olhe o detalhe dos semi eixos, é dado um passe para fazer a pista do retentor.

Abraços.

Kim.
ps.: no rolamento original não vai graxa, quem o lubrifica é o óleo do diferencial, onde há um sistema de furinhos no colo do rolamento da caixa satélite que faz o óleo escoar para a tubeira, ajudando assim, na refrigeração do mesmo; No braseixo, a tampa faz uma calha que leva o óleo para atubeira. Portanto, naquele ponto, menos graxa é mais lubrificação

antonio umino
28/01/2012, 08:13
Franzlana.... Acompanhando.
Muito bom o serviço. Parabéns...
Vc não postou foto do suporte da pinça como fez ??
A pinça do Opala vc colocou um alargador da pinça ??
abraços...

JOÃO R.
28/01/2012, 21:32
Vou aproveitar seu tópico e jogar uma idéia no ventilador....hehehe....
O que vcs acham de usar a trava carneiro como sistema de freio estacionário???? Pensando....

CAVESO
29/01/2012, 22:25
Vou aproveitar seu tópico e jogar uma idéia no ventilador....hehehe....
O que vcs acham de usar a trava carneiro como sistema de freio estacionário???? Pensando....

Desista!

O fluido hidráulico não resiste a pressão por muito tempo e cede.

Há vários relatos aqui no fórum de jipes que desceram ladeiras usando esse sistema.

Abs

Kim
29/01/2012, 23:15
Desista!

O fluido hidráulico não resiste a pressão por muito tempo e cede.

Há vários relatos aqui no fórum de jipes que desceram ladeiras usando esse sistema.

Abs

X2!!!:concordo:

MaGao
29/01/2012, 23:51
Ja usei e com tempo ele cede.. mais funciona por exemplo.. quando para inclinado e ainda quer pegar o celular e etc antes de descer do carro ekekke ai vc trava poem em marcha e deixa.. a marcha segura =D

Abraços,

guilhermeabreu
31/01/2012, 00:19
Então:
1 -Usinado flange e soldado à manga de eixo Toyota:
Se alguem precisar tenho desenho de fabricação do flange.

FRANZLANA

Falei pra vc que não é tão difícil de fazer o FLANGE de adaptação da manga de eixo então , para quem é do ramo é molinho , só não entedí o pq que vc soldou a manga de eixo no FLANGE , pois ficará mais complicado na hora que vc precisar de trocar a manga de eixo , se apenas parafusasse ficaria bom da mesma forma e fácil de trocar .

Mas vc vai ficar satisfeito com o resultado final , tenho certeza .

ABRAÇÃO

Rodrigo Ielpo Bastos
31/01/2012, 01:29
ja comprei um eixo vazio dana 44 centralizado para montar, e como a verba tava apertada nao montei, so que sabado passado depois de uma pancada em um buraco em uma rodovia privatizada o rolamento(que ja nao tava muito bom) quebrou a roda saiu, e foi um susto danado. agora vou colocar o projeto do flutuante em pratica. detalhe que consegui recuperar a roda 2 KM depois

CAVESO
31/01/2012, 09:43
Fala Rodrigão, tá vivo? rsss

Que susto, hein!

E aquele esquema do flutuante que vc me falou aqui em casa, ainda está de pé?

Abs

guilhermeabreu
31/01/2012, 10:57
A maneira mais baraa e fácil de fazer é como o FRANZLANA esta fazendo .

franzlana
01/02/2012, 12:10
Guilherme.

A manga de eixo não deveria estragar nunca, pois é uma peça fixa, diretamente sobre a qual não há nada em movimento relativo. Ela é um suporte para os rolamentos. Se não deixar o rolamento rodar e não amassar a rosca ela nunca estragará. Ocorre que ela é presa com oito parafusos e para não abrir oito roscas com macho manual, coloquei quatro parafusos passantes e os demais não poderiam ser passantes pois interferem com o flange quadrado do eixo. Então soldei. Mas se for preciso trocar é só esmerilhar a solda.
O problema agora é o freio. O cilindro mestre de Toyota tem vazão para as quatro pinças? Me parece que falta cilindro mestre para atuar as quatro pinças. Hoje vou verificar a haste do pedal de freio que parece estar um pouco curta e espero que esta seja a solução. Estou tendo que freiar duas vezes para atuar as pinças. Como se tivesse ar no freio, só que já sangrei o sistema. Já até tirei o cilindro meste para verificar e o mesmo está perfeito.
Quanto ao freio de mão estou pensando em usar uma pinça de kadete somente para o freio de mão. Ela seria fixada na parte de baixo do eixo. O problema é comprar duas pinças só para freio de mão.

O Rodrigo, prepara o bolso:

Dois semiexos enfer: 850
Dois flanges (fabricados):260 (se precisar tenho o desenho para fabricação)
Pecas Toyota: 2 cubos, 2 mangas, 4 rolamentos, 4 porcas 2 arruelas e 2travas, 12 prisioneiros:970
Duas pinças: 150
Reparo das pinças: 70
Usinagem de cubo e disco original dianteiro: 100
Parafusos: 50
Total:R$ 2.450,00 sem mão de obra e fabricando flange e usando disco original existente.

Qualquer dia destes vou aí em Vitória e a gente se encontra. Um abraço.

gnecchi
01/02/2012, 16:22
Fala Rodrigão, tá vivo?
E aquele flutuante que vc me falou aqui em casa, ainda está de pé? :bananadança::mrgreen:

CAVESO
01/02/2012, 16:51
:bananadança::mrgreen:

Malvado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)

E a bike? Vai mandar pra minas?

rsss

guilhermeabreu
01/02/2012, 18:28
Guilherme.

A manga de eixo não deveria estragar nunca, pois é uma peça fixa, diretamente sobre a qual não há nada em movimento relativo. Ela é um suporte para os rolamentos. Se não deixar o rolamento rodar e não amassar a rosca ela nunca estragará. Ocorre que ela é presa com oito parafusos e para não abrir oito roscas com macho manual, coloquei quatro parafusos passantes e os demais não poderiam ser passantes pois interferem com o flange quadrado do eixo. Então soldei. Mas se for preciso trocar é só esmerilhar a solda.
O problema agora é o freio. O cilindro mestre de Toyota tem vazão para as quatro pinças? Me parece que falta cilindro mestre para atuar as quatro pinças. Hoje vou verificar a haste do pedal de freio que parece estar um pouco curta e espero que esta seja a solução. Estou tendo que freiar duas vezes para atuar as pinças. Como se tivesse ar no freio, só que já sangrei o sistema. Já até tirei o cilindro meste para verificar e o mesmo está perfeito.
Quanto ao freio de mão estou pensando em usar uma pinça de kadete somente para o freio de mão. Ela seria fixada na parte de baixo do eixo. O problema é comprar duas pinças só para freio de mão.

O Rodrigo, prepara o bolso:

Dois semiexos enfer: 850
Dois flanges (fabricados):260 (se precisar tenho o desenho para fabricação)
Pecas Toyota: 2 cubos, 2 mangas, 4 rolamentos, 4 porcas 2 arruelas e 2travas, 12 prisioneiros:970
Duas pinças: 150
Reparo das pinças: 70
Usinagem de cubo e disco original dianteiro: 100
Parafusos: 50
Total:R$ 2.450,00 sem mão de obra e fabricando flange e usando disco original existente.

Qualquer dia destes vou aí em Vitória e a gente se encontra. Um abraço.

FRANZLANA

Estou aqui tb com a mesma NHACA , qdo tinha a carroceria de aço , o freio era um espetáculo , MAS APÓS TROCAR A CARROCERIA PARA FIBRA , o freio esta igual ao seu , ESTA BAIXO NA PRIMEIRA PISADA E FREIA NORMAL NA 2ª E 3ª PISADA , já fiz de tudo , sangrei 400 X , cheguei a comprar um cilindro novo e continua a mesma coisa , já não sei o que fazer , como vc falou deve estar faltando óleo na primeira pisada , mas como funcionava bem antes ?????? Então teria que ter um cilindro com maior capacidade volumétrica ??? Não da para entender pois o freio era ótimo .

Vamos pensando no que fazer , quem descobrir a solução primeiro passa para o outro , Hoje eu acabei de jogar fora uma pinça traseira do TEMPRA , vou ver se esta ainda no lixo , caso esteja , retiro e mando pra vc , daí vc teria que comprar só mais uma , NÃO SEI O PQ QUE SÓ TENHO UMA , TERIA QUE TER AS DUAS , TALVEZ O MEU FUNCIONPARIO TENHA JOGADO A OUTRA FORA HA MAIS TEMPO .

ABRAÇO

Rodrigo Ielpo Bastos
02/02/2012, 19:21
to vivo, mas o maior susto nao foi sair a roda e sim a roda ir perambulando pela estrada no contorno de guarapari num sabado de verao. Eu percebi o aumento do barulho e diminui, e logo depois a roda se soltou nao deu tempo de para mas eu ja estava bem mais devagar. agora vou comecar a montar o outro eixo, pois alem dos custos que o franz passou eu tenho o da coroa e pinhao pois vou trocar o dana 46 por 44

cavesso nao mexi mas com aquilo mas agora vou reativar se tiver enteresse me avise

Rodrigo Bastos

franzlana
03/02/2012, 14:42
Guilherme.

Aumentei o garfo que liga a haste do hidrovácuo ao pedal de freio. A folga entre haste e cilindro mestre acabou e o freio agora é só encostar e atua. Entretanto o pedal de freio ficou acima do de embreagem 5 cm. Agora vou passar o disco de corte na barra do pedal de freio e alinhar este à embreagem. Não me pergunte porque uma pequena mexida na haste do hidrovácuo resolveu o problema de freio. Mas resolveu. vou postar fotos.

guilhermeabreu
03/02/2012, 15:05
Guilherme.

Aumentei o garfo que liga a haste do hidrovácuo ao pedal de freio. A folga entre haste e cilindro mestre acabou e o freio agora é só encostar e atua. Entretanto o pedal de freio ficou acima do de embreagem 5 cm. Agora vou passar o disco de corte na barra do pedal de freio e alinhar este à embreagem. Não me pergunte porque uma pequena mexida na haste do hidrovácuo resolveu o problema de freio. Mas resolveu. vou postar fotos.

FRANZLANA

Eu havia feito ísto , mas o freio ficava freando mesmo sem estar pisando nele , daí descobrí que tinha uma pinça emperrada , mas já foi solucionado ísto falta agora elevar o garfo para ver se vai resolver , no seu resolveu , MAS NO MEU ACHO QUE A NHACA AINDA VAI CONTINUAR , pois comigo é sempre assim SE NÃO SOFRER MUITO ATÉ RESOLVER NÃO TEM GRAÇA NÉ ??????????????

Fico feliz por vc ter resolvido a parada .

Só para ilustrar , qdo tive uma BAND em que o freio de mão é originalmente no cardã e as BANDS todaselas tem este defeito de não parar o carro , vc sabe disto não , mas daí surgiu um comentário
aqui em Campos que tinha um mecanico em Nova Friburgo - RJ que fazia uma modificação neste freio que ficava bom , FUI EU A NOVO FRIBURGO e fui neste tal mecanico , levou umas 5 horas de serviço , ele não gosta de mostrar o que faz , mas a loja de peças em que me indicou este mecanico são meus amigos até hoje e ví as peças que ele pediu , não me lembro direito mas acho que ele trocou umas peças internas do freio pelas pelas da HILUX , ( acho que com ísto aumentava a alavanca de acionamento das sapatas ) , e saí de lá com o freio travando as rodas traseiras , usei por 2 anos e qdo vendí a BAND o freio de mão ainda estava funcionando 100% , caso eu fosse saír com o freio puxado , enforcava o motor e antes eu só percebia que estava com freio de mão puxado qdo começava a catingar lona queimada . Vou fazer ísto no meu CORAÇÃO VALENTE tb , mas estou meio sem tempo para ísto no momento .

FORTE ABRAÇO

franzlana
06/02/2012, 15:53
Guilherme.
Este final de semana descobrí o defeito do freio. Ainda não descobrí como solucionar na prática. O alavanca entre o eixo de giro do braço do pedal e o furo onde se prende a haste do hidrovácuo é pequena. Ou seja a pedaleira tinha que ser mais alta ou o hidrovácuo estar mais baixo. Em anexo postei um desenho didático. Se eu conseguir abaixar o ponto de fixação da haste vai melhorar.
Veja o desenho e se tiver uma ideia para resolver na prática me fale. E a pinça de Tempra?

franzlana
06/02/2012, 16:28
Esqueci a imagem.

guilhermeabreu
09/02/2012, 00:35
Esqueci a imagem.

FRANZLANA

Respondí ha 2 dias atras e não estou vendo , vai lá de novo , se vc colocar no local de baixo e fizer uma curva na haste , será que daria certo ??

Eduardo Velo
09/02/2012, 08:47
Franzlana , tem como substituir essa haste por uma maior ?

franzlana
13/02/2012, 14:43
Pois é moçada. O problema para abaixar o furo é que a haste desalinha, então existe uma limitação para este "abaixamento" do furo no braço do pedal. Substituir a haste só vai resolver se a mesma tiver uma distÂncia maior entre o furo de articulação da haste e o eixo de giro do braço, ou seja uma pedaleira que estará mais alta em relação à haste do hidrovácuo. Na verdade ainda não ví se é possível subir a propria pedaleira, pois aí seria possível abaixar o furo de articulção da haste conforme desenho. De imediato aumentei o garfinho que acopla a haste ao braço, fazendo nele nova furação com o centro avançado de 15mm. O pedal subiu mas aumentei o curso de avanço da haste de maneira indireta. Ainda não abaixei o pedal atraves de mudança na curva da haste. Assim que fizer vou postar. Mas depois disto (aumentar o garfo) não preciso mais bombar o freio.

lucciano amaral
15/04/2012, 20:27
Amigos para nao abrir um topico por uma duvida simples e rapida, aporceitando que esse topico começou sobre eixos (flutuantes), vou fazer aqui uma pergunta.

UM amigo quer trocar os eixos do engesa fase 1 dele, ele ta na duvida se coloca um par de eixos da toyota (ele tem um em vista ano 1988 ) ou se coloca um par de rural dana 44?

Ele pensava nos do troller mas o preçota muito salgado....

O que voces acham dana 44 rural o toyota ano 1988?

valeuwwww e desculpem-me pelo of.topico

MaGao
15/04/2012, 20:49
Lucciano,

so poem de toyota se for da toyota moderna.. acho que é acima de 92..

deixa o traseiro original engesa.. e poem na frente o de rural.. essa é minha configuração.. ando com 37" meu irmão com 38"

Abraços,

Kim
15/04/2012, 22:26
Lucciano,

so poem de toyota se for da toyota moderna.. acho que é acima de 92..

deixa o traseiro original engesa.. e poem na frente o de rural.. essa é minha configuração.. ando com 37" meu irmão com 38"

Abraços,

X2!!!!!!!!!!:curtir:

lucciano amaral
16/04/2012, 10:23
Conversei com meu amigo, os eixos da toyota sao ano 96, mas nao tem flutuante na traseira. O engesa dele nao tem o eixo traseiro, entao ele quer colocar um par igual de uma vez.

guilhermeabreu
16/04/2012, 11:03
Conversei com meu amigo, os eixos da toyota sao ano 96, mas nao tem flutuante na traseira. O engesa dele nao tem o eixo traseiro, entao ele quer colocar um par igual de uma vez.

CARO LUCCINO AMARAL

Minha opinião , o eixo TOYOTA BAND é muito bom , mas é mais estreito do que o do ENGESA e para colocar/adaptar o suporte das barras longitudinais fica apertado pra caramba , não aconselharia a vc v=colocar não , ainda mais se for adaptar com um cara meia boca , aí seu amigo não vai conseguir guiar o ENGESA dele e falar que ENGESA não presta .

Sugiro a vc fazer como o MAGAO fez no dele , DANA44 nos dois eixos , ou DANA44 na traseira e DANA30 ( ENGESA ) na frente , o meu esta original o EDU VELO tb e nunca tivemso quebra por ser DANA30 .

O DANA44 da rural na frente , ele tem a bola mais resistente do que o DANA30 em compensação a cruzeta ENGESA do DANA30 é mais resistente do que o munhão do DANA44 da rural , mas tem solução , que seria colocar munhão mais rsistente no DANA44 na OTA tem esta adaptação , ou vc mesmo poderia fazer .

Na ROTA vc entrega o DANA44 original da rural e pega o DANA44 com munhão reforçado em base de troca .

ABRAÇO

lucciano amaral
16/04/2012, 12:56
Guilherme valeuww a dica, vou juntar as informações e passar ao meu amigo, abraços

lucciano amaral
22/04/2012, 17:24
Amigos algue,m saberia me informar o tamanho do eixo do engesa ( bitola ) tanto tarseiro como dianteiro?: valeuwww

CAVESO
28/05/2012, 18:11
Não foi por falta de flutuante, mas uma roda solta matou mais um:

G1 - Motorista morre ao ser atingido por roda de carro na Ponte Rio-Niterói - notícias em Rio de Janeiro (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/motorista-morre-ao-ser-atingido-por-roda-de-carro-na-ponte-rio-niteroi.html)

CAVESO
10/09/2012, 19:45
Franz,

Como está o flutuante aí?

franzlana
25/02/2013, 19:21
Franz,

Como está o flutuante aí?

Caveso.

Na última sexta os seis parafusos 8mm da toyota e os dois pinos guias do lado direito se foram de uma vez só e cheguei em casa guinchado. O Guilherme já tinha falado que eles iriam bambear, mas eu fiz furação cônica nos flanges do semieixo e coloquei as travas cônicas originais da Toyota. Duraram até agora. Não bambearam mas os parfusos foram cizalhados como se fossem de madeira. Resumindo: 8mm não segura a onda. Como tenho o macho de rosca fina 3/8", (3/8" NF) comprei os parafusos prisioneiros com esta rosca e montei dos dois lados inclusive com pino guia 3/8". Assim subí para os parafusos de 9,5mm e agora não tem mais risco. O tal do pneu 35" realmente pega pesado.

Kim
25/02/2013, 21:09
Uso 37, imagina o esforço, que agora está sob controle!!!

RogérioNunes
26/02/2013, 20:14
A quatro anos atrás quando montei o flutuante do Doctor "cantei" essa pedra. Quando desembalei as peças do flutuante e ví os prisoneiros de 8mm falei com ele que não aguentariam muito tempo com pneu 33.E aí nas fotos se vê o resultado com poucas semanas de estrada
.
397638397639

Avaliando as dimensões do cubo, cheguei a conclusão que poderia modificar os parafusos e os pinos para 10mm e adicionar mais dois pinos sem comprometer a resistência do cubo e flange, ficando com quatro pinos. Desde então já se foram milhares de KM sem nenhum parafuso folgado ou quebrado.
Assim fiz no engesa do Carlos Siqueira e recentemente no HULK do Vicente Guimarães.
Algum tempo depois outro engeseiro passou pelo mesmo problema com os parafusos de 8mm que quebraram. Ele fez o mesmo que você Franzlana,fez a furação cônica no flange e colocou as buchas cônicas.
Eu disse: VAI QUEBAR!
Resultado: Quebrou tb...
Está mais que comprovado que esses parafusos de 8mm no flutuante com pneu 33 e acima, não resistem muito tempo.

Caveso.

Na última sexta os seis parafusos 8mm da toyota e os dois pinos guias do lado direito se foram de uma vez só e cheguei em casa guinchado. O Guilherme já tinha falado que eles iriam bambear, mas eu fiz furação cônica nos flanges do semieixo e coloquei as travas cônicas originais da Toyota. Duraram até agora. Não bambearam mas os parfusos foram cizalhados como se fossem de madeira. Resumindo: 8mm não segura a onda. Como tenho o macho de rosca fina 3/8", (3/8" NF) comprei os parafusos prisioneiros com esta rosca e montei dos dois lados inclusive com pino guia 3/8". Assim subí para os parafusos de 9,5mm e agora não tem mais risco. O tal do pneu 35" realmente pega pesado.

wilsonvaccaro
09/03/2013, 04:44
399407399408

39941739941639941539941439941339941239941139941039 9409

Olá Roger, obrigado pela resposta.

Masssss....... eu quase entendi..... vamos as dúvidas..... Quando vc disse: "No caso dos prisioneiros não tenho fotos doserviço que basicamente se resume a refurar o cubo de acordo com a tabela deroscas ( ??? OBS: FOTO 02 CORRETO ??? E se vc reparar na foto parece que o cubo tem 06 furos grandes e um pequeno. ), abrir as roscas de 10x1,25mm e refurar a tampa estriada ( ???? OBS: É a que vem com o eixo ?????) para que sejapossível passar o novo prisioneiro o mais justo possível."

Outra dúvida: Esclarece por favor, na foto que vc enviou dos prisioneiros quebrados do Drº Guilherme quantos prisioneiros tinham ???? Vc abriu furo pra mais pra corrigir o defeito ????? Quantos furos tenho que alargar ????

Tomara que vc tenha entendido ?????

Se não morasse tão longe juro que iria aí ,,,, uma pra conhecer meu padrinho o Drº Guilherme e outra pra te ajudar no serviço pra apreender ....

Abraço, Wilson.

Kim
09/03/2013, 07:57
Caro Wilsonvaccaro!

Em umas das imagens, pude observar que o flexível do fluído de freio está passando por entre a barra longitudinal.
Na minha opinião, não poderia ser assim, pois se por algum motivo precisar retirar somente a barra, terá que desligar o flexível, sem contar, que pode virar uma guilhotina para o flexível.

É só uma observação!

Abraços.

Kim.

wilsonvaccaro
09/03/2013, 22:45
Olá Kim, as fotos da montagem são do Marcus Brandão, eu ainda não montei o meu estou estudando todas as informações para fazer eu mesmo....
Obrigado pela ajuda, vou observar no meu se tem algo parecido.....
Se tiver palpite manda aí por favor....
Abraço.

RogérioNunes
18/03/2013, 18:22
Wilsom, vamos resolver as dúvida.

No cubo de roda você terá que abrir os furos que aparecem na última foto e não na segunda. Os parafusos da segunda foto são os prisioneiros de roda.

A tampa estriada que me referí é a que vem junto com o eixo, você terá que removê-la usando uma prensa.

Outra dúvida: Esclarece por favor, na foto que vc enviou dos prisioneiros quebrados do Drº Guilherme quantos prisioneiros tinham ???? Vc abriu furo pra mais pra corrigir o defeito ????? Quantos furos tenho que alargar ????

São seis prisioneiros que terão que ser modificados, originalmente são de 8 milímetros e passarão para 10 mm além dos dois pinos guia.

Entendido?

guilhermeabreu
18/03/2013, 23:32
Complementando ainda o que o ROGERIO falou , no meu conforme as fotos o ROGERIO colocou mais DOIS PINOS GUIAS , os DOIS PINOS GUIAS originais são tb de 8mm e ele abriu para 10mm e colocou mais dois ainda ficando com 4 PINOS GUIA , mas depois do resultado destas modificações ele optou em não aumentar os dois PINOS GUIAS , deixando apenas com os dois originais , MAS MUDANDO A ESPESSURA DE 8MM PARA 10MM , que foi feito no do CARLOS SIQUEIRA e do VICENTE GUIMARÃES e eles não tiveram problema por ter apenas estes dois pinos guias originais mas com pinos de 10mm .

wilsonvaccaro
19/03/2013, 00:34
:concordo: Olá Drº!!!! Olá Roger!!!! Obrigado pela paciência......

Mas ainda tô com dúvida ....não consigo identificar as peças.....

401312401315401316401317401318401313401314

Coloquei as fotos das minhas peças que comprei na Enfer e as que o Drº comprou e me enviou.
Assim ficará fácil vcs apontarem qual a peça que terei que aumentar os furos.
Na explicação do Roger apenas identifiquei que uma das peças é a tampa que vem junto com o eixo (correto ???) que terei que tirar com uma prensa. Agora a pergunta ..... terei que tirar com uma prensa para poder realizar o alargamento de 8mm para 10mm correto ????? PQ ??? Não consigo fazer esse alargamento com ela presa no eixo ???

Obrigado Pessoal ,,, Abraço.

Casa da transmissão4x4
19/03/2013, 06:22
:concordo: Olá Drº!!!! Olá Roger!!!! Obrigado pela paciência......

Mas ainda tô com dúvida ....não consigo identificar as peças.....

401312401315401316401317401318401313401314

Coloquei as fotos das minhas peças que comprei na Enfer e as que o Drº comprou e me enviou.
Assim ficará fácil vcs apontarem qual a peça que terei que aumentar os furos.
Na explicação do Roger apenas identifiquei que uma das peças é a tampa que vem junto com o eixo (correto ???) que terei que tirar com uma prensa. Agora a pergunta ..... terei que tirar com uma prensa para poder realizar o alargamento de 8mm para 10mm correto ????? PQ ??? Não consigo fazer esse alargamento com ela presa no eixo ???

Obrigado Pessoal ,,, Abraço.

Exatamente na foto do meio tem um cubo de roda proximo das porcas, e neste cubo que você tem que passar para 10mm, a parte que você tem que fazer isto não esta aparecendo na foto.

guilhermeabreu
19/03/2013, 18:14
Exatamente na foto do meio tem um cubo de roda proximo das porcas, e neste cubo que você tem que passar para 10mm, a parte que você tem que fazer isto não esta aparecendo na foto.

WILSONVACCARO

Ajudando agora o DANILO , é o da foto do meio sim , só que nesta foto aparece o cubo pelas costas , e na página anteiror , é a última foto , como o ROGERIO falou , na última foto que vc postou esta lá o CUBO de frente pra vc e vc vê 6 firos equidistantes e dois furos opostos que são os dois furo dos pinos guias .

Logo , vc terá que abrir os oito furos , SENDO QUE OS SEIS PARA VC ABRIR ROSCA PARA OS PARAFUSOS ALEN DE 10MM e os dois contrapostos , ou seja : um de cada lado , estes só abrir para 10mm e prensar os pinos guias tb de 10mm .
Qto ao aumentar os furos da tampa extriada que o ROGERIO sugeriu em retirar , acredito que sek=ja para que a furação fique bem feita , furando com uma furadeira de bancada , pq furando no lugar com uma furadeira manual , vc pode arrombar o furo , acredito eu que seja este o motivo que ele falou .

RogérioNunes
20/03/2013, 16:19
As peças são essas Wilsom, espero que tenha sanado suas dúvidas.

401707401708401709

wilsonvaccaro
25/03/2013, 07:36
402470402471

Muitíssimo Obrigado........ Roger e DRº Guilherme

Agora entendi....e tirei novas fotos para a certeza final...

Posso mandar um torneiro fazer esse "alargamento" ???????

Abraços Wilson.

RogérioNunes
26/03/2013, 13:01
402470402471

Muitíssimo Obrigado........ Roger e DRº Guilherme

Agora entendi....e tirei novas fotos para a certeza final...

Posso mandar um torneiro fazer esse "alargamento" ???????

Abraços Wilson.

Pode sim, e peça também para adicionar mais dois furos roscados de 8mm diametralmente opostos na tampa/flange para facilitar a desmontagem.

abraço

wilsonvaccaro
26/03/2013, 23:05
OK ... mas vamos com calma,,,, só pra confirmar e não fazer besteira..... a "tampa/flange" é a primeira foto da última msg certo ???

Servirá apenas para desmontagem não vai parafuso nenhum ???? Ou vai também ??? Tem Foto ????

Roger na última msg que vc mandou foto, a segunda, que aparece um protetor do disco de freio .....de que carro é esse protetor ??? O meu Engesa ta com disco de Kadet na traseira,,, para conhecimento.

Obrigado... valeu mesmo... agora to confiante em montar sozinho....ou melhor e mais meu amigo Henrique que é mecânico mas nunca montou eixo flutuante.....

Abraços.

wilsonvaccaro
30/03/2013, 22:14
Roger !!!!!!!!!!!!

Fui hoje no Henrique, meu amigo que tem uma oficina, e mostrei todas as fotos para ele e suas explicações....
Entendemos tudo.... e vou mandar no torneiro para alargar para 10mm as roscas e o pino guia ... e mandar fazer mais dois furos com rosca de 8mm para sacar, somente na tampa da ponta do eixo...

Entendi,,,, agora sim..... Valeu ..obrigado a todos... vou tirar fotos depois para vcs darem pitacos no serviço...

Abraço, e feliz Páscoa ao padrinho Drº Guilherme, ao Roger, ao Danilo, ao Kim que estão me ajudando a apreender e não gastar muito........
Valeu..

guilhermeabreu
31/03/2013, 13:11
Roger !!!!!!!!!!!!

Fui hoje no Henrique, meu amigo que tem uma oficina, e mostrei todas as fotos para ele e suas explicações....
Entendemos tudo.... e vou mandar no torneiro para alargar para 10mm as roscas e o pino guia ... e mandar fazer mais dois furos com rosca de 8mm para sacar, somente na tampa da ponta do eixo...

Entendi,,,, agora sim..... Valeu ..obrigado a todos... vou tirar fotos depois para vcs darem pitacos no serviço...

Abraço, e feliz Páscoa ao padrinho Drº Guilherme, ao Roger, ao Danilo, ao Kim que estão me ajudando a apreender e não gastar muito........
Valeu..

CARO AMIGO WILSONVACCARO

Boa Páscoa pra vc e sua família tb , e seja feliz na sua empreitada na montagem , vai ficar muito bom . E não tem que agradecer de nada , estamos aqui pra isto mesmo .

Abração

DiEngesa
11/02/2014, 19:26
Roger !!!!!!!!!!!!

Valeu..

Boa noite Wilson.
Estou negociando o flutuante da Enfer tbem. Oque vc tem para me dizer, foi difícil fazer as modificações??Vale a pena,a marca é boa.
Flutuante só na traseira ou necessita para a dianteira tbem.
grato

Casa da transmissão4x4
11/02/2014, 21:35
Boa noite Wilson.
Estou negociando o flutuante da Enfer tbem. Oque vc tem para me dizer, foi difícil fazer as modificações??Vale a pena,a marca é boa.
grato

Pode ter certeza que e um kit bom, e facil instalar, se precisar de alguma ajuda na instalação e só da um alô.
Abraços.

guilhermeabreu
11/02/2014, 23:56
Boa noite Wilson.
grato

DIENGESA

Tenho tb o da ENFER e nunca tive problema depois de corrigdos os pequenos detalhes , Qto ao dianteiro não precisa pq ele já é flutuante orinalmente .

DiEngesa
12/02/2014, 10:34
DIENGESA

Tenho tb o da ENFER e nunca tive problema depois de corrigdos os pequenos detalhes , Qto ao dianteiro não precisa pq ele já é flutuante orinalmente .

Os flutuantes são todos iguais no sentido de usar disco de freio com pastilha ou tambor??ou para cada sistema de freio existe um tipo de flutuante.
hj tenho panelas de freio na traseira, mas futuramente pretendo colocar disco de freio na traseira.

guilhermeabreu
12/02/2014, 13:44
Os flutuantes são todos iguais no sentido de usar disco de freio com pastilha ou tambor??ou para cada sistema de freio existe um tipo de flutuante.
hj tenho panelas de freio na traseira, mas futuramente pretendo colocar disco de freio na traseira.

O KIT é único , e no flange de fixação da manga de eixo já vem com as orelhas para fixação das pinças de freio , mas se vc quiser deixar as lonas , vc terá que retirar as orelhas do flange , mas te digo que vc já deve colocar o freio a disco facilita tudo , SÓ QUE AS ORELHAS SÃO PARA COLOCAR PINLAS DE KADETT o que eu não recomendo , eu recomendo a vc colocar pinças de KOMBI as mesmas da frente do ENGESA .

DiEngesa
12/02/2014, 16:07
O KIT é único , e no flange de fixação da manga de eixo já vem com as orelhas para fixação das pinças de freio , mas se vc quiser deixar as lonas , vc terá que retirar as orelhas do flange , mas te digo que vc já deve colocar o freio a disco facilita tudo , SÓ QUE AS ORELHAS SÃO PARA COLOCAR PINLAS DE KADETT o que eu não recomendo , eu recomendo a vc colocar pinças de KOMBI as mesmas da frente do ENGESA .

Sim guilhermeabreu até pensei em usar as mesmas pinças de freio da frente com os discos.Pois na frente colocarei disco ventilado de toy.Sera q ficara bom??
quantas duvidas bestas mas queria saber dos senhores que possuem vários anos de experiência e o pouco que eu sei foi lendo vossas sugestões e opiniões aqui no fórum.

Vicente Guimaraes
12/02/2014, 18:57
No meu engesa uso Kit Flut. Enfer com disco da Toyota Bandeirante nas quatro rodas, as rodas de aro 16, se fosse aro 15 acredito que ficaria apertado.