Ver Versão Completa : Motor frio falha
fendrich
05/04/2010, 16:20
Pessoal,
Esse final de semana, troquei todo o sistema de combustível do meu CJ (depois posto fotos do antes e depois - horror q tava antes).
Aproveitei e tirei a tampa do carburador (só a tampa). Outro desastre que estava a junta da tampa (eram 2 "folhas", é isso mesmo? a que eu comprei era 1 "folha" só).
Dos 6 parafusos do Solex H40, só existiam 4. Em um dos furos sem parafuso, prá minha surpresa, estava amarrado o arame p segurar a borboleta do afogador.
Parafusos novos comprados, junta nova instalada, carburador fechado e bem aparafusado. Não mexi nem na boia nem nos parafusos de regulagem de entrada de ar.
Liguei e funcionou. Um detalhe: Agora, quando o motor está frio, em baixa rotação o motor fica falhando... Se eu aumento o giro na embreagem, o motor volta "ao normal".
Passado um tempinho (imagino que seja pq o motor esquenta), não falha mais...
O que pode ser? Só levando no mecânico p ajustar melhor?
Será que num é alguma sujeira que caiu quando o carburador estava aberto? Talvez nao seje quando esquente o motor e sim conforme voce acelere a sujeira sai do lugar....e quando voce desliga a sujeira volta pro mesmo ponto ai falha
posso esta falando besteira, mas já aconteceu com alguns amigos
outras coisas que acontecem quando abre o carburador é que vc acaba desregulando a marcha lenta e a entrada de ar... por causa das trocas dos parafusos dos mesmos
Mas aguarde os expert para começar a mexer
fendrich
06/04/2010, 09:33
Detalhe: Eu tenho snorkel no CJ, e entre a entrada de ar do carburador e o conector que vem do filtro de ar, existia uma borracha de vedação.
Só que ela "moeu" e agora está sem. Tirei o que restou dela quando abri a tampa...
Pode ser esse o problema???
rodrigo.hoffman
06/04/2010, 18:21
Detalhe: Eu tenho snorkel no CJ, e entre a entrada de ar do carburador e o conector que vem do filtro de ar, existia uma borracha de vedação.
Só que ela "moeu" e agora está sem. Tirei o que restou dela quando abri a tampa...
Pode ser esse o problema???
Até onde eu sei o motor tende a gastar mais gasolina frio doque qd quente.. Uma falhadinha com o motor frio creio que seja ate normal, ja que quase ninguem tem o costume de puxar o afogador pra ligar o carro... O meu tb dava essa falhinha qd frio, mas era so dar umas voltinhas que ficava tudo normal.. :pipoca:
O estranho foi aparecer essa falha depois da "revisão do carbura".. Vc comentou da borboleta do afogador tava amarrada com arame.. E agora como é que ela ficou?? Entrada de ar num deve ser pois se vc tirou os parafusos da tampa num tem entrada falsa de ar.. Se fosse tb era pra ele disparar a lenta e nao querer "morrer"...
Abraços
André Luiz Rossetim
06/04/2010, 19:12
Qdo comprei o meu ele veio com o mesmo carburador q vc, e com a borboleta do afogador TAMBEM amarrada com arame, no meu caso o motor estava sempre meio afogado, e por isso o jeep andava muito bem, só que gastava de mais.
Acho q os antigos donos dos nossos carros levavam eles no mesmo Mechanico xaxixero aqui de Curitiba huahauhauahaua
Qdo travei a borboleta totalmente aberta, o carro apresentou os mesmos sintomas, e meu antes de trocar o carburador troquei os glicles que estavam totalmente fora da tabela e instalei um conduite para afogar o carro somente qdo necessario (motor frio), o que melhorou um pouco a situação.
fendrich
06/04/2010, 22:57
Agora eu amarrei a borboleta sempre aberta com o mesmo arame, mas em outro ponto de apoio...
Apertei um pouco o parafuso da entrada de ar e resolveu um pouco (o motor começou a funcionar normal em uma rotação um pouco menor).
Amanhã vou apertá-lo mais um pouco e ver no que dá!
SERGIO MOLLO
07/04/2010, 10:01
Pessoal,
Esse final de semana, troquei todo o sistema de combustível do meu CJ (depois posto fotos do antes e depois - horror q tava antes).
Aproveitei e tirei a tampa do carburador (só a tampa). Outro desastre que estava a junta da tampa (eram 2 "folhas", é isso mesmo? a que eu comprei era 1 "folha" só).
Dos 6 parafusos do Solex H40, só existiam 4. Em um dos furos sem parafuso, prá minha surpresa, estava amarrado o arame p segurar a borboleta do afogador.
Parafusos novos comprados, junta nova instalada, carburador fechado e bem aparafusado. Não mexi nem na boia nem nos parafusos de regulagem de entrada de ar.
Liguei e funcionou. Um detalhe: Agora, quando o motor está frio, em baixa rotação o motor fica falhando... Se eu aumento o giro na embreagem, o motor volta "ao normal".
Passado um tempinho (imagino que seja pq o motor esquenta), não falha mais...
O que pode ser? Só levando no mecânico p ajustar melhor?
Caro amigo;
Como voce falou que ele estava com 2 juntas, pode ser que esteja com a tampa um pouco empenada, entao colocando 1 so', pode estar dando entrada de ar.
Experimenta colocar 2 juntas.
Abracos.
Tambem nestes ultimos dias curitiba começou a congelar....dai a tendencia é falhar um pouco até esquentar
Poderia providenciar um cabo pro afogador, facilita muito agora nos dias mais frios.
a tua boia vai presa na tampa ? talvez sem a junta adicional a boia baixou um pouquinho mais e falta gasola na cuba...dai repor a junta dupla talvez ajude tambem.
fendrich
07/04/2010, 11:40
Porque a junta é feita de um material tipo "papel" e não de borracha? Para dar precisão?
A bóia não vai presa na tampa, só um "arame" reto fica preso na tampa e eu tive cuidado na hora de desmontar e montar.
André Luiz Rossetim
07/04/2010, 13:12
Porque a junta é feita de um material tipo "papel" e não de borracha? Para dar precisão?
A bóia não vai presa na tampa, só um "arame" reto fica preso na tampa e eu tive cuidado na hora de desmontar e montar.
O arame reto faz parte do sistema do afogador (acelera o carro após certo ponto do afogador, aumentando o giro em marcha lenta.
As juntas são feitas de um papel especial chamado "Elvaloi" (eu acho q é assim que se escreve), por ser inerte a gasolina, alcool, oleo, etc, caso fosse de borracha (comum) esta poderia reagir com o combustivel, alem de outros detalhes com a espessura que seria muitop dificil de ser obtida com borracha, deixando uma junta de centavos, custando alguns reias.
Aposto que seu glicle da lenta está errado, por isso ele funcionava bem qdo andava afogado, ou seja, ele esta pequeno de mais, e ao restringir a vazão de ar (afogar o motor), acabava ajustando a mistura. Tenta aumentar um pouco o numero dele, tem varias autopeças em CTBA que vendem destes glicleus.
fendrich
07/04/2010, 14:04
Eu "apertei" um pouco mais o parafuso que regula a entrada do ar, e melhorou visivelmente. Vim trabalhar com o carro de manhã (2 quadras de casa) e não tive muitos problemas. A lenta acelerou um pouco, e acabei de soltar um pouco o parafuso que regula a entrada de ar da lenta. Espero diminuir a rotação na lenta e ter achado o ponto na regulagem do outro parafuso. Amanhã cedo, quando o motor estiver totalmente frio, faço uma nova verificação da situação.
De qualquer jeito, André, vou trocar os glicleus (eita coisa difícil de pronunciar). tks!
rodrigo.hoffman
07/04/2010, 17:33
Eu "apertei" um pouco mais o parafuso que regula a entrada do ar, e melhorou visivelmente. Vim trabalhar com o carro de manhã (2 quadras de casa) e não tive muitos problemas. A lenta acelerou um pouco, e acabei de soltar um pouco o parafuso que regula a entrada de ar da lenta. Espero diminuir a rotação na lenta e ter achado o ponto na regulagem do outro parafuso. Amanhã cedo, quando o motor estiver totalmente frio, faço uma nova verificação da situação.
De qualquer jeito, André, vou trocar os glicleus (eita coisa difícil de pronunciar). tks!
Entaoo
Qd vc aperta o parafuso da mistura a qtde de ar diminui e vc ta deixando a mistura mais rica.. Oq deve ta acontecendo é oq o André disse.. O gicle da lenta deve estar pequeno e a entrada de combustivel ta pouca.. Como vc tem aquela tabela ai, e so conferir o numero dele.. E bem facil de tirar.. Uma chave senao me engano 10 atras da boca do carbura.. Um jeito facil de testar se e mesmo o gicle pequeno e soltar ele, uma afrouxada só.. Se melhorar pode colocar um maior e partir pro abraço..
Duas quadras de casa num da nem pra esquentar o motor.. O certo pra regular o parafuso da mistura e com o motor quente... :concordo:
Abraços
fendrich
07/04/2010, 17:49
Uma imagem vale mais que 1000 palavras.
Então, eu consegui melhoras apertando um pouco o parafuso B (embora o diagrama diga que seja para a lenta).
O parafuso A eu imagino que seja para regular a lenta, já que ele faz tipo um calço no cabo do acelerador...
rodrigo.hoffman
07/04/2010, 18:01
Uma imagem vale mais que 1000 palavras.
Então, eu consegui melhoras apertando um pouco o parafuso B (embora o diagrama diga que seja para a lenta).
O parafuso A eu imagino que seja para regular a lenta, já que ele faz tipo um calço no cabo do acelerador...
O parafuso B é o gicle da lenta.. O A abre ou fecha a borboleta do acelerador, aumentando ou diminuindo a rotação do motor.. O parafuso que altera a mistura "ar/combustivel" ta marcado ali na figura coom agulha da marcha lenta e fica no pé do carburador, do mesmo lado do gicle só que mais pra baixoo
[ ]´s
André Luiz Rossetim
08/04/2010, 13:27
hahaha, meu professor de Motores, exigia que chamassemos os "glicleus" (palavra francessa) de gargulantes, que é o termo correto em protugues.
Acho mais adequado apertar totalmente o parafuso de batente da borboleta, e regular a lenta somente com o parafuso de mistura de ar (um q fica do lado do carburador, com uma mola).
O batente da borboeta eu uso somente em situações de emergencias (qdo fico sem motor q arranque na trilha que não quero que ele morra), se fizer de outra maneira estará queimando gasolina a toa!!!!
fendrich
08/04/2010, 14:18
Com 4 olhos sempre fica mais fácil... Reparei que o motor começou a demorar mais prá pegar (antes pegava na primeira batida), e que uma fumaça branca saía pelo escapamento. Pensei que fosse por causa do frio...
Agora na hora do almoço, abri o capô e meu cunhado ficou acompanhando... Ele disse que, quando batia a chave e não pegava, um monte de fumaça branca saía bem da tampa do carburador...
Mistura rica? Mistura pobre? Ou outra suspeita?
PS: Encontrei o dito do parafuso de regulagem da mistura. Precisa de uma chave tamanho 10 (nao medi certo), e não uma chave de fenda. Agora entendi todo o esquema!!!
rodrigo.hoffman
08/04/2010, 19:01
PS: Encontrei o dito do parafuso de regulagem da mistura. Precisa de uma chave tamanho 10 (nao medi certo), e não uma chave de fenda. Agora entendi todo o esquema!!!
Cara... tem coisa estranha ai :pensativo:
Normalmente o parafuso da regulagem da mistura é feito por um parafuso que a cabeça é de fenda e tem uma mola junto.. Acho que é meio dificil ele ser sextavado pois o acesso é complicado, mas....
O gicle da lenta, esse sim normalmente sextavado (pode ate ter uma fenda junto) e deve estar apertado no corpo do carburador.. O da mistura que fica perto do pé senao me engano tem uma "regulagem padrão" de 2,5 voltas partindo de ele todo apertado e soltando..
Essa fumaça ai veem junto com algum estouro?? Se sim pode ser o ponto..
Da uma olhada lá :concordo:
Abraços
André Luiz Rossetim
08/04/2010, 19:05
Se me lembro bem...chave 10 (ou 8mm) é o glicleu da marcha lenta ("B" no esquema postado acima), e chave de fenda é agulha da marcha lenta (veja esquema postado acima) e no batente da borboleta ("A" no esquema postado acima).
Qdo o meu estava desrregulado (afogando - mistura rica) ao ligar o carro na garagem, após um tempinho em marcha lenta os olhos ardiam muito, devido aos gases da combustão.
Fumaça branco deve ser sintoma de mistura rica (esta afogando). Qdo ele não pegar tira uma vela e veja se esta molhada.
rodrigo.hoffman
08/04/2010, 23:36
Ai vai uma ajudinha...
Como vc diz.. "uma imagem vale mais que 1000 palavras"
Seta amarela: gicle da lenta (sextavado)
Seta vermelha: agulha da mistura (fenda)
No gicle num tem regulagem.. ele e apertado e num se deve soltar nem afrouxar ele do corpo.. A agulha é que se regula, apertando e soltando o parafuso.. Qd aperta diminui a proporção de ar em relação ao combustivel e a mistura fica rica.. O processo inverso tem o efeito contrario..
Segue a foto :concordo:
[ ]´s
fendrich
09/04/2010, 09:08
Rodrigo,
Exatamente isso! São esses 2 mesmo... Só que o teu tá beeeeem melhor cuidado do que o meu, mas com tempo eu chego lá :).
Em relação à fumaça, hoje cedo eu filmei (está no .RAR).
As outras fotos são do estado em que as peças estavam antes da minha mexida do final de semana... Como alguém pode deixar chegar nesse estado? Minha esposa até duvidou que a junta do tanque que eu comprei estava certa...
Na última foto (do carbura), a borboleta do afogador está amarrada no buraco do parafuso bem à direita, embaixo (quase não dá prá ver). Mas pelo menos não dava essas falhadas nem saia a dita da fumaça branca...
rodrigo.hoffman
09/04/2010, 10:31
Rodrigo,
Exatamente isso! São esses 2 mesmo... Só que o teu tá beeeeem melhor cuidado do que o meu, mas com tempo eu chego lá :).
Em relação à fumaça, hoje cedo eu filmei (está no .RAR).
As outras fotos são do estado em que as peças estavam antes da minha mexida do final de semana... Como alguém pode deixar chegar nesse estado? Minha esposa até duvidou que a junta do tanque que eu comprei estava certa...
Na última foto (do carbura), a borboleta do afogador está amarrada no buraco do parafuso bem à direita, embaixo (quase não dá prá ver). Mas pelo menos não dava essas falhadas nem saia a dita da fumaça branca...
Cara..
Pra esse bura ficar limpinho assim depois que ele virou uma "tocha" deu trabalho, mas vc consegue tb :)..
Eu não sou um grande especialista no assunto, mas vou dar meu pitaco.. A foto que vc postou da borboleta do afogador como tava antes estava meio fechada.. Deve ser por isso que o carro pegava mais facil e ele num falhava tb pq a passagem de ar era menor.. Eu acho que essa fumaça ai e pq o motor num pega e ai ele afoga.. Num sei se faz muito tempo que vc tem o jeep mas carros antigos costumam ter uma "bardinhas" pra fazer eles ligarem, ainda mais qd tem coisas digamos "erradas" como a falta do afogador pra facilitar nas partidas a frio.. O meu tb num tem o afogador, e pra ligar eu dou umas duas bombadas no acelerador antes de virar a chave e ai dou na partida..
Eu se fosse vc "jaque" ta meio bixado eu comprava os gicleus da lenta e o principal, um jogo de junta, uma boia e agulha nova, agulha da lenta tb.. o diafragma da bomba de aceleração e da valvula de alimentação suplementar tb.. Vai chover final de semana mesmo ai vc aproveita e abre esse bixo todo, da uma boa lavada com tinher e monta tudo denovoo:dance:... São todas peças baratinhas e que fazem diferenças
[ ]´s
fendrich
09/04/2010, 11:05
Rodrigo,
Tenho ele desde setembro, é o primeiro "frio" que vou pegar com ele...
Vou ver se deixo a borboleta do afogador um pouco fechada, como tava antes... Esse final de semana vai ser complicado de mexer, mas quem sabe...
Prá soltar todo o carbura é só tirar as 2 porcas maiores, certo? Tenho uma certa dificuldade em acessar uma delas, porque o servofreio fica bem perto, mas eu dou um jeito!
Obrigado
rodrigo.hoffman
09/04/2010, 14:26
Rodrigo,
Tenho ele desde setembro, é o primeiro "frio" que vou pegar com ele...
Vou ver se deixo a borboleta do afogador um pouco fechada, como tava antes... Esse final de semana vai ser complicado de mexer, mas quem sabe...
Prá soltar todo o carbura é só tirar as 2 porcas maiores, certo? Tenho uma certa dificuldade em acessar uma delas, porque o servofreio fica bem perto, mas eu dou um jeito!
Obrigado
A pergunta foi justamente por isso, saber se vc ja tinha passado algum inverno com ele.. Sendo assim vc num sabe como era fazer ele pegar qd o tempo fica mais frio.. Se o teste da borboleta der certo, provavelmente o gicle da lenta deve estar pequeno e num manda qt de gasolina suficiente pro motor.. Ai fechando a borboleta a entrada de ar é restringida e a mistura fica mais rica..
Para retirar o carburador tem que soltar as duas porcas, os cabos de acelerador e afogador, mangueira de combustivel, a do avanço e a mufla.. ai pra fazer a limpeza e só soltar os parafusos da tampa (6), os do injetor (4), da valvula de alimentação (3) e pra desmontar o pé (2), esses todos geralmente de fenda..
[ ]´s :pipoca:
fendrich
09/04/2010, 14:53
R$ 200 (mais peças) prá revisar carburador, ignição, alimentação, limpar e regular carburador e ponto.
R$ 100 prá revisar e limpar só o carburador.
Será que vale a pena levar em um "profissional" por esse preço?
Rafaminc
09/04/2010, 15:29
R$ 200 (mais peças) prá revisar carburador, ignição, alimentação, limpar e regular carburador e ponto.
R$ 100 prá revisar e limpar só o carburador.
Será que vale a pena levar em um "profissional" por esse preço?
Se o motor falha só até aquecer, gaste uns trocos e instale o afogador devolta, senão em dias frios vc sempre vai ter esse problema de trepidação e engasgos, independente de revisão.
Quando eu usava só gasolina, até no verão eu puchava o afogador para facilitar a partida e não forçar a bateria. Motor carburado é assim...
Outra, se agora após aquecer o motor ele afina, está certo, está economizando combustível. Se vc atravessar denovo a borboleta, vai ficar gastão e só vai jogar gasolina fora quando o motor aquecer.
A questão da fumaça que volta no carburador, instala o afogador devolta e usa ele em dias frios que ela deve desaparecer.
:concordo:
fendrich
09/04/2010, 15:41
Depois que aqueceu, tudo tranquilo... Uma nova odisséia vai se iniciar :)
Instalar um afogador... Já não saio do zero, porque as peças do afogador estão todas instaladas, elas são não estão montadas corretamente.
Achei todas as peças que o Rodrigo comentou, menos a "agulha", só achei agulha da lenta. Na página anterior tem um esquema do carbura, onde eu acho a agulha "principal"?
rodrigo.hoffman
09/04/2010, 18:47
Depois que aqueceu, tudo tranquilo... Uma nova odisséia vai se iniciar :)
Instalar um afogador... Já não saio do zero, porque as peças do afogador estão todas instaladas, elas são não estão montadas corretamente.
Achei todas as peças que o Rodrigo comentou, menos a "agulha", só achei agulha da lenta. Na página anterior tem um esquema do carbura, onde eu acho a agulha "principal"?
Ta quase tudo pronto pra fazer a cirurgia então :palmas:
Desculpe a falha no erro do nome da "agulhaaa".. no esquema aparece como "valvula da boia" e serve pra vedar a entrada de combustivel na cuba qd a mesma esta cheia..
[ ]´s
André Luiz Rossetim
09/04/2010, 19:21
R$ 200 (mais peças) prá revisar carburador, ignição, alimentação, limpar e regular carburador e ponto.
R$ 100 prá revisar e limpar só o carburador.
Será que vale a pena levar em um "profissional" por esse preço?
Cara R$ 200,00 é meio caro, com uns R$300,00 vc compra um solex H34, q como já t falei tem corpo duplo, e assim teu carro vai ficar mais economico e melhor de andar.
Por outro lado acho q a ideia de se comprar um jeep é aprender a mexer, consertar, etc.... Afinal, no meio da trilha vc raramente poderá contar com um "profissional", e se sujar um simples glicleur, vc vai ficar a pé se nunca tiver tido tempo e vontade de aprender o basico da mecanica do seu carro.
Um carburador de corpo duplo tem dois estagios, (3 se contar a lenta), um economico para rotações baixas, e um segundo estagio, onde vc se esquece da economia, e preza pela potencia. No caso de um carburador como o seu, vc trabalha numa media, gastando mais do q devia, sem ter a potencia desejada disponivel qdo preciso. Pois se colocar um glicleur grande vai ficar fort em altas rotações, mas...vai afogar em baixas, e se fizer o contrario...glicleur pequeno de mais, arrisca furar o pistão devido a altas temperaturas.
fendrich
12/04/2010, 08:23
André,
Eu também sempre gostei dos carburadores de corpo duplo, mas como o CJ já veio com esse H40 e eu não conheço muito de mecânica (e olha que já aprendi bastante nesse pouco tempo), não me sinto muito confortável para fazer essas trocas.
Tem que fazer muita adaptação prá colocar o H34?
André Luiz Rossetim
12/04/2010, 13:07
Vc presisa comprar com o coletor de admissão (do opala para scarburador solex H34), ai basta soltar o coletor antigo e parafasar o novo no lugar. (4 parafusos) e parafusar o carburador novo no coletor novo (mais quadro parafusos), aconselho a comprar com o suporte de filtro de ar do carburador (assim é só parafusar ele), e resto é ajuste (glicleurs, limpeza, etc) sem segredo.
O maior problema são os mecanismo de acionamento do acelerador e afogador (se vc for manter o afogador), que vão exigir alguma adaptação, e fabricação de cabo de aço, vareta, etc, mas isso vai depender da sua criatividade, da pedaleira que vc usa, etc. mas é coisa simples e barata.
fendrich
12/04/2010, 14:23
André,
Enquanto for comprar peça, desparafusar, montar e parafusar, tudo blz.
Agora, quando começa a ter que fabricar cabo de aço e vareta (entre outras adaptações), por mais que seja fácil, vira o maior dos problemas para um 100% leigo no assunto (não sou formado em eng mecânica, mas em informática).
Assim, por enquanto devo ficar com o H40 mesmo.
Valeu pelo auxílio, trocar o carburador está na lista de "quando tiver L$ ou aprender +".
rodrigo.hoffman
13/04/2010, 00:37
Apesar de carburadores de dois estagios serem um pouco superiores a carburadores simples em algumas ocasiões, eu fico com o simples h40/44.. Um carburador extremamente simples de se mexer e quase num tem oq encomodar.. Carburadores como o h34 são 2 gicleus de mimina, 2 de maxima, 2 borboletas, etc... Alem do acionamento do 2 estagio qd e a vacuo, ou mecanico. Resumindo no meu ponto de vista são coisas a mais que podem vir a dar mais trabalho qd se precisa fazer uma manutenção no meio da trilha...
[ ]´s
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