Ver Versão Completa : motor 364 da Band
Pessoal surgiu a duvida sobre o motor 364 ou 709 e o mesmo ultilizado nos onibus 0364 ?:pensativo:
joão k. chikui
05/04/2010, 06:48
Não
O motor das Band 90 a 94 são OM364/4 , 4 cil , derivados do motor do caminhão 709.
Acredito que a denominação O 364 ou O 400 seja algo ref a onibus Mercedes . Utiliza motor 6 cil , portanto poderia ser um OM 364/6 (sem turbo) ou talvez um 364/6 A turbo .
elmestizo
05/04/2010, 09:13
Apesar dos motores serem iguais, o carter é diferente!
mecamaniaco
05/04/2010, 09:34
O motor que tem as mesmas "caracteristicas" do OM364 porém com 6 cil é OM 366. Esse negócio de 364/4 ou 364/6 só existe para os motores da MWM como o 229/4 229/6 229/n !
Se você refere-se ao motor dos micro ônibus você está certo é exatamente o mesmo podendo diferenciar apenas se é TURBO ou não ou se tem INTERCOOLER ou não!
Amigos o 364 com turbo e intercooler quanto de potencia ele atingira com 1,0 ou 1,5 ou 2,0 kilo de pressão.
Julio Militão
10/04/2010, 01:57
Amigos o 364 com turbo e intercooler quanto de potencia ele atingira com 1,0 ou 1,5 ou 2,0 kilo de pressão.
Bem,
Aí vai depender do projeto e regulagem da turbina.
Abs
Caro Julio como assim regulagem da turbina ? :pensativo:
Bernardo Hoelz
10/04/2010, 19:38
Caro Julio como assim regulagem da turbina ? :pensativo:
É a regulagem da pressão da turbina!
Abrs
Bernardo agora entendi, então com a pressão a 1 kilo, 1,5 kilo ou 2,0 kilos quanto de potencia terei ? pretendo colocar booster apenas quando precisar de mais cavalaria, com essa pressão pretendo colocar intercooler tambem.
mecamaniaco
11/04/2010, 03:39
Isso é muito relativo, mas tendo como base os originais Turbo Intercooler com 156 CV usando 1,5Kg, com um bom preparo você conseguirá facilmente 170 CV no motorzinho usando 2Kg! Temos a versão eletrônica que chega a dar 218 CV, só não sei a pressão da turbina!!!!!
OBS: Qualquer coisa acima de 140 CV DIESEL c]para nossas band é coisa de SOBRA!!!!
Abraço
Caro mecamaniaco agradeço as explicação :palmas: quanto a turbina qual modelo vc aconselha, ouvi falar que a k 16 + intercooler da 815 fica muito bom, sera que ela conseguira atingir 2.0 kilos ? tenho amigo que prepara carros, segundo ele as turbinas p/ motores a diesel, trabalha um pouco diferentes ? sera :?:
Fe_jipeiro
11/04/2010, 14:28
Olá Makaya,
Já deve ter lido algum post meu, em relecao a turbina na band e a minha está com turbina do cargo 815 (k16 com reflow) + bicos especiais + escape de 3" + intercooler com tubulação de 2,5" ... e a pressao de fabrica dessa turbina é de 1,5kg chegando a 2kg facil facil.... tenho booster de deixei regulada a wastegate para 1,2 e qdo aciono o booster bate 2kg, isso pq limitei a pressao na BI, para nao causar fumaca preta , por causa dos Bicos...
Coloca essa config e seja feliz... igual o mecamaniaco falou, consegue-se acima de 200cv facil facil nesse motor, dependo da preparação. Já vi uma band, inclusive estava a venda ha uns 3 anos no mercado livre, q estava com 390cv medidos no dyno... eu vi pessoalmente o laudo e andei na msm ... e a minha ficava pequena perto dela....
abs
Felipe realmente devo ter lido um de seus topicos e encima do que eu li pesquisei, realmente parece ser uma das melhores configuraçoes p/ Band, com essa pressão, sera que fica mais rapida que a troller tanto em velocidade na estrada como em trilhas, segundo meu amigo e so trocar o comando que o motor fica igual ao 914 ou 915 e verdade ?com sua visão geral, como ficou a sua band ? a minha sera de uso diario pretendo pegar estrada tambem, quer dizer sera um carro de uso diaria.
Estou a fechar negocio nesta terça feira, o motor esta zero, motor feito ano passado e esta com 6.000 rodados e a bomba esta fechada segundo o mecanico.
fico aguardando mais detalhes abraços
mecamaniaco
11/04/2010, 22:24
Cara você está montando um monstro.
Com certeza vai andar mais que um troller, mas vale lembrar que a relação final do troller é bem maior que a da Band 4 marchas!!!! Ou seja, mesmo dando um pau ferrenho na arrancada (e isso a minha já dá com 1Kg) ela vai perder de final com certeza! Se quiser andar bem (velocidade final), tem que alongar o diferencial.....
Aqui em Curitiba já ouvi falar de uma lendária Band, que tem uma conf. parecida com a do nosso amigo Fe_jipeiro, que dá pau em carro turbo de rua!!!!!
Julio Militão
11/04/2010, 22:58
Bem,
A turbina aconselhada para o motor Mercedes é a APL240, com pressão máxima de 1Kg, segundo os conselhos dos foristas 'experts'
Abs
Então a Band 91 com 5 marchas pretendo alongar apenas a quinta marcha, não sei ainda qual a melhor opção, pretendo fazer em etapas, pois o dinheiro e curto, vejo que ela tem problema em retomada e na subida, acredito que o motor a diesel aguenta pressão, meu amigo tem caminhao ele anda com 1.5 kilo com a turbina enchendo direto, a minha band estara a trabalhar ocasionalmente, quer dizer 1,0 kilo e com o booster acionado uns 1.5 ou 2.0, mas primeiramente terei que sentir a necessidade, não estarei a tirar racha apenas senti falta de potencia. :concordo:
Fe_jipeiro
12/04/2010, 09:55
Felipe realmente devo ter lido um de seus topicos e encima do que eu li pesquisei, realmente parece ser uma das melhores configuraçoes p/ Band, com essa pressão, sera que fica mais rapida que a troller tanto em velocidade na estrada como em trilhas, segundo meu amigo e so trocar o comando que o motor fica igual ao 914 ou 915 e verdade ?
Opa Makaya, blza???
Com certeza fica mais rápida que o troller sim !!! Tanto em saída, quanto em final(mas precisa estar alongada, a minha esta com a 12x35) e na estrada, quando vejo um troller fazendo gracinha... ligo a seta pra esquerda e espero chegar na traseira dele, so com gostinho de passagem ... ahauhauhauha ... tudo bem q nao dei ainda acima de 157km/h no GPS, estou com 35" e tenho medo por causa da altura... mas q anda muito, isso anda !!
Com relação ao motor, tem mais outras coisinhas que mudam deuma versao para outra ... mas vc consegue um potencia maior sem precisar mudar isso ... Agora se o motor estivesse aberto, ai sim valeria a pena investir internamente..
com sua visão geral, como ficou a sua band ? a minha sera de uso diario pretendo pegar estrada tambem, quer dizer sera um carro de uso diaria.
Estou a fechar negocio nesta terça feira, o motor esta zero, motor feito ano passado e esta com 6.000 rodados e a bomba esta fechada segundo o mecanico.
fico aguardando mais detalhes abraços
Na minha visão ficou otima ! Melhor configuração queja testei... Ja testei 3 turbinas .. e a config que citei e recomendo é a melhor. Minha band tb é para uso diário, estrada e trilhas... se bem q quase nem tenho feito trilhas, falta de tempo.. eheheheh mas vai sem dó ... esse motor tem muito torque... assim como o 14b bem preparado , tb tem...
Espero ter ajudado ...
Abs...
Fe_jipeiro
12/04/2010, 09:57
Cara você está montando um monstro.
Com certeza vai andar mais que um troller, mas vale lembrar que a relação final do troller é bem maior que a da Band 4 marchas!!!! Ou seja, mesmo dando um pau ferrenho na arrancada (e isso a minha já dá com 1Kg) ela vai perder de final com certeza! Se quiser andar bem (velocidade final), tem que alongar o diferencial.....
Aqui em Curitiba já ouvi falar de uma lendária Band, que tem uma conf. parecida com a do nosso amigo Fe_jipeiro, que dá pau em carro turbo de rua!!!!!
:concordo: ... Com certeza ... dependendo o carro turbo, a band deixa muito atras sim ... já dei pau num astra 2.0 com uma .50 rodando a 1kg ... na epoca estava usando pneus 33" ... e numa cheroka V8, numa subida perto de casa.. ahauhau ... a cheroka foi bem bonito... kkkkk
Fe_jipeiro
12/04/2010, 10:02
Bem,
A turbina aconselhada para o motor Mercedes é a APL240, com pressão máxima de 1Kg, segundo os conselhos dos foristas 'experts'
Abs
Julio,
Se vc seguir o padrao/recomendado, a apl240, é aconselhada para o 314. Para o 364, a turbina aconselhada é a caminhao LN 912, porem ambas são jurássicas, ou seja, os novos mercedes, por exemplo 915, já vem com k-16 para alta pressão. Soh q a base nao serve no nosso coletor.
Em relação a pressao, o recomendado nao eh passar de 1,2kg. Pois nosso motor 364 standard é jet cooler, ou seja, nao tem lubrificacao adicional direta na parte de baixo do bloco, o que ocasionaria, no travamento em dias de muito calor, levando o motor ao seu desempenho maximo. Porem, conversando na mercedes, alguns 364 vieram preparados já, soh nao sei falar q serie q foi. Mas se o motor esta novo, nao vejo problemas em rodar com pressoes ate 2kg...
Abs ..
Felipe qual turbina vc esta usando :pensativo:
Mande a foto da sua band e se possivel a foto da turbina que vc usa, e isso que eu preciso uma band que se comporte igual a um Astra, na rodovia os caminhoes andam a 100 km/h no minimo, então e fogo ficar atrapalhando o fluxo, quanto que vc pagou na sua turbina e intercooler. :dance:
Felipe, em 1993 eu tinha uma saveiro turbinada com pressão 2,2 kilos no booster + intercooler, lembro que na epoca eu tinha colocado uma turbina pulsativa, ela ficava com barulho animal da turbina, vc sabe se a k 16 e pulsativa. :pensativo:
Fe_jipeiro
13/04/2010, 12:04
Felipe qual turbina vc esta usando :pensativo:
Makaya,
Estou usando a turbina q mencionei, a k-16 do cargo 815 da BorgWarner - Referência: 53169887147 .
As outras turbinas, testei em momentos anteriores a esta turbina.... Inclusive estou com uma APL 240 novinha em casa. Iria utilizar para turbinar minha outra band. Mas como estou vendendo, acabei nem mexendo com isso e ela esta parada. Se alguem se interessar. Ela é da Garrett.
Mande a foto da sua band e se possivel a foto da turbina que vc usa, e isso que eu preciso uma band que se comporte igual a um Astra, na rodovia os caminhoes andam a 100 km/h no minimo, então e fogo ficar atrapalhando o fluxo, quanto que vc pagou na sua turbina e intercooler.
Na estrada o bicho pega com essa configuracao ... vc tem potencia em qq faixa de giro/torque. A retomada em 4ª de 60 km/h a 120 km/h é bem assustadora. Minha embreagem esta reforçada e msm assim ela patina muitoooo qdo tucho o pé. Tem q ir na manha ... Estou pensando em colocar uma de ceramica, porem nao sei se coloco, pq na lama ficará uma merd....
Quando vou para lugar distantesssss acima de 1000km, abro um pouco a wastegate para a turbina encher mais tarde, mas normalmente a 120km/h ela está com 0,4 no plano.
Na turbina paguei R$ 1490,00 e no intercooler do VW 8-150 R$ 500,00.
Seguem algumas fotos ...
Da uma olha no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=toMs54kMT8w
Felipe, em 1993 eu tinha uma saveiro turbinada com pressão 2,2 kilos no booster + intercooler, lembro que na epoca eu tinha colocado uma turbina pulsativa, ela ficava com barulho animal da turbina, vc sabe se a k 16 e pulsativa.
A k-16 desse modelo, nao eh pulsativa ... o que manda ser pulsativa ou nao, é a caixa quente ... e geralmente turbina valvulada não é pulsativa. Talvez vc tinha uma .50 pulsativa lá ... é a mais utilizada nesses motores...
Hoje, fiquei fechar negocio com a minha Futura BAND, estava tudo certo mas o cara deu p/ tras :sad:, de certa forma acho que não era para ser minha, estou a ir p/ o nordeste, alguem sabe se la, e mais barato os carros ?:pensativo:
Amigos, estou a ver outra band com motor 14 B, qual a turbina com intercooler ideal p/ esse motor ?:dance:
elmestizo
23/04/2010, 11:09
Pode usar a mesma configuração do Fellippe.. depende do bol$o.
abrass
Fe_jipeiro
23/04/2010, 11:56
Pode usar a mesma configuração do Fellippe.. depende do bol$o.
abrass
:concordo: ... Isso ae, pode meter bronca nessa configuracao q nao se arrependerá... Essa config vale também, além do OM 364, para o OM 314 e 14b ....
Abs,
Pessoal estou namorando essa Band 1991 vermelha http://www.sotoyota.com.br/
Alguem poderia avaliar :grin:
abraço
elmestizo
15/06/2010, 09:03
Ops..
Conheço o antigo dono, se o atual manteve o estado de conservação durante os ultimos 4 ou 5 anos... abraça!!!
Em tempo, gentileza criar um novo tópico!
Luiz André
15/06/2010, 10:52
Pergunta pra quem jah turbinou o 364, procede a informação que aumenta o giro do motor? consigo ter mais q 3500 giros ??? minha config é 364 com cambio 4 marchas!
elmestizo
15/06/2010, 11:06
Pergunta pra quem jah turbinou o 364, procede a informação que aumenta o giro do motor? consigo ter mais q 3500 giros ??? minha config é 364 com cambio 4 marchas!
Não aumenta.
Francisco Bicalho
15/06/2010, 13:27
Pergunta pra quem jah turbinou o 364, procede a informação que aumenta o giro do motor? consigo ter mais q 3500 giros ??? minha config é 364 com cambio 4 marchas!
Luiz André, a turbina nunca vai aumentar a RPM do motor. Rotações estão relacionadas ao peso e altura dos pistões. Aliás você não quer o seu motor M-B com giro maior, se não detona os casquilhos do virabrequim, ele não foi feito pra isso, é um motor de baixo giro e muito torque para levar peso e manter o giro em situações diversas. O meu motor que é o 364-LA do 914, por exemplo (com 144 hp) tem o giro máximo de apenas 2.600 RPM. Esse motor sobe a serra de Petrópolis na maciota girando a 1.200 / 1.500 RPM, e é muito econômico.
elmestizo
15/06/2010, 14:17
Esse motor do Bicalho é covardia... he he he
Francisco Bicalho
15/06/2010, 15:01
Esse motor do Bicalho é covardia... he he he
Em setembro devo levar o carro na Rasch Motoren aí em Sampa pra uma guaribada geral e para uma afinada. Devo trocar os bicos injetores por bicos com 30% mais vazão, dar uma catucada na turbina, e ver se tem alguma coisinha, um 'plus a mais' que o Mauricio possa fazer para tirar mais alguns hp da maquininha.
alexandre diniz
15/06/2010, 17:18
Bicalho tu ta querendo deixar essa maquina ai mais forte tu ta maluco é
kekekeke
agora percebe que não sou só eu que sempre ta querendo algo a mais para nossas bands kkkkkkk
pelo que falei com o MAuricio a uns 2 meses ele estará mudando a sua oficina para Jundiaí
não se ja foi
a previsão dele era para até julho estar por la
Pessoal, o pouco que entendo de mecanica, a turbina aumenta a curva do torque, consideravelmente existe um aumento de RPM, com a mudança do comando de valvula existe um aumento maior do giro, mas não sei, se e conselhavel p/ motor diesel 364.
Pessoal, veja se esta correto a minha analise .
abraço
Fe_jipeiro
16/06/2010, 10:31
Fala ae Chico...
Blza??? Ai sim gostei da iniciativa hein ... ahuahuahuaa ... coloca uns bicos de 50% mais vazao pow ... ja parte para a estupidez ... ehehehehe ... se sua turbina estiver ruim, tenho quase certeza q o Mauricio vai sugerir a mesma q tenho na minha band ... Mas só com os bicos, vc vai sentir outra band ... eheheheheh ... Ainda mais que seu motor é turbinado de fábrica, ixi ele vai fazer miséria, a máquina ficará forte ... eheheheh
Abs ... Conta o resultado ...
Fe_jipeiro
16/06/2010, 10:44
Opa Makaya,
Blza???? entao cara, o fato de turbinar, não ganha giro(rpm) não cara ... Que nem explicou o Chico, isso ocorre devido a outros fatores mencionados, mas não referente a turbina. A curva de torque aumenta, pois basicamente a potencia de alimentação ou queima é melhorada atraves da pressão e volume com que o ar é injetado na camara de admissao. A grosso modo, o torque vem antes, pois o motor está com mais energia ...
Tanto é que se vc pegar uma band aspirada e acelera ao maximo, por exemplo, vai cravar nos 150km/h ... Se turbinar a mesma band e acelerar ao maximo, vc ganhará a velocidade de 150km/h mais rapido(em um espaco menor de tempo e distancia), mas continuirá limitando nos 150km/h ... se tivesse realmente um aumento, vc automaticamente, passaria dessa velocidade, coisa q nao acontece.
Abs...
Caro Fe beleza, corrija se eu estiver errado, quanto a velocidade maxima de 150 km/h, não por causa da relação ?
Pessoal não entendo de motor diesel, teria como explicar se o motor diesel tem comando de valvula ? e como ela trabalha ?
Fe_jipeiro
16/06/2010, 14:01
Caro Fe beleza, corrija se eu estiver errado, quanto a velocidade maxima de 150 km/h, não por causa da relação ?
Opa ... Entao cara ...
Neste caso que citei, não é a relação que fará a diferença na velocidade final. Porque, por exemplo, uma relação 10x37 em um OM 314 ou 364 que são semelhantes de giro, andam menos do que um 14b com a mesma relação. Isso ocorre pq o 14b é mais elastico, ou seja, tem mais giro para "queimar".
Um exemplo, é o caso do Chico(cara me corrija se estiver errado), ele botou um 364LA na band dele, e botou um cambio 5m e posteriormente alongou os diferenciais para 12x35 ... Pois na estrada, pelo fato do motor dele ser de baixo giro, mais baixo que o 314 e 364, acabou limitando a velocidade dele e para que ficasse mais elástico, ou seja, maior velocidade com menor giro, ele optou por essa config.
O que dá para fazer em alguns motores diesel, inclusive da band, é aumentar o giro de corte da BI, que altera no desempenho, porem prejudica na vida util....
Consegui esclarecer mais?
Felipe, obrigado pela explicação, vc sabe se o motor 364 tem comando de valvula ?
abraço
Fe_jipeiro
16/06/2010, 19:19
Felipe, obrigado pela explicação, vc sabe se o motor 364 tem comando de valvula ?
abraço
Opa Makaya,
Até onde eu sei, posso estar enganado, mas todos os motores automobilisticos possuem comando de valvula: diesel, Gas, Alcool, etc.... Sem ele, sem chance de funcionar o ciclo de queima ....
Abs...
http://http://www.youtube.com/watch?v=JQP4N9OpQ-w
Felipe, parcialmente vc esta com razão, Motor Wankel não tem comando de valvula, equipa os carros da Mazda o RX 6, RX 7 e o RX 8 e parece que o motor dois tempos tambem não tem comando, veja abaixo minha pesquisa.
abraço
Motor dois tempos
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ef/Crystal_Clear_app_xmag.png/17px-Crystal_Clear_app_xmag.pngVer artigo principal: Motor a dois tempos (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Motor_a_dois_tempos)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/52/Arbeitsweise_Zweitakt.gif/450px-Arbeitsweise_Zweitakt.gif (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ficheiro:Arbeitsweise_Zweitakt.gif) http://bits.wikimedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ficheiro:Arbeitsweise_Zweitakt.gif)
Motor a dois tempos
Num motor a dois tempos, um ciclo termodinâmico se completa a cada volta do eixo (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Cambota), compreendendo as etapas de admissão, compressão (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Compress%C3%A3o), transferência de calor (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Transfer%C3%AAncia_de_calor) e exaustão. Esta característica permite que o próprio pistão atue também como válvula, abrindo e fechando as janelas (aberturas) na parede da câmara de combustão (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/C%C3%A2mara_de_combust%C3%A3o). Esta opção simplifica a máquina, também dispensando comando de válvula (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/%C3%81rvore_de_cames) e é muito utilizada em motores de pequeno porte.
Mas, para motores de grande porte, isto não é uma alternativa adequada por reduzir o curso para compressão e permitir a comunicação direta entre a admissão de combustível e os dutos de exaustão. Os maiores motores de propulsão naval (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Propuls%C3%A3o_naval), a Diesel (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Motor_diesel), operam em dois tempos (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Motor_a_dois_tempos), mas, com o emprego de apenas uma janela e uma válvula no cabeçote (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Cabe%C3%A7ote).
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ef/Crystal_Clear_app_xmag.png/17px-Crystal_Clear_app_xmag.pngVer artigo principal: Motor Wankel (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Motor_Wankel)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/da/Wankel_Cycle_anim.gif/154px-Wankel_Cycle_anim.gif (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ficheiro:Wankel_Cycle_anim.gif) http://bits.wikimedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ficheiro:Wankel_Cycle_anim.gif)
Motor Wankel
O motor Wankel é uma variação de motor de combustão interna que combina características de turbinas a gás às de motores a pistão. Apesar de operar com velas de ignição ao invés de combustão contínua como uma turbina, não há peças alternativas. O ciclo termodinâmico neste caso.
Motores do tipo Wankel oferecem, em relação aos motores a pistão, as vantagens de produzir menos vibrações, já que são puramente rotativos. Possuem maior densidade de potência, ou seja, mais potência do que um motor a pistão de mesma cilindrada (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Cilindrada) e demandam menos peças em sua construção. Como desvantagem, eles aquecem mais, geram mais gases poluentes, têm manutenção dos elementos de vedação e são de manufatura (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Manufatura) mais complexa do que um motor a pistão.
[editar (http://www.4x4brasil.com.br/w/index.php?title=Motor_de_combust%C3%A3o_interna&action=edit§ion=13)] Quasiturbine
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ef/Crystal_Clear_app_xmag.png/17px-Crystal_Clear_app_xmag.pngVer artigo principal: Quasiturbine (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Quasiturbine)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ef/Qt-Flash-Final.gif/200px-Qt-Flash-Final.gif (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ficheiro:Qt-Flash-Final.gif) http://bits.wikimedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ficheiro:Qt-Flash-Final.gif)
Quasiturbine
Em 1996 (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/1996), foi patenteado (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Patente) o motor Quasiturbine, uma variação do motor Wankel. Recebeu este nome pelo fato de seu funcionamento contínuo ser quase igual ao de uma turbina.
http://www.youtube.com/watch?v=JQP4N9OpQ-w
Felipe, realmente existe comando de valvula no motor Diesel
http://www.youtube.com/watch?v=X5VmV53Li2U&feature=related
Acurvelo
17/06/2010, 09:11
Makaya,
Os motores Mercedes Benz, com certeza tem comando de valvulas. Pois são motores diesel 04 tempos. Hoje em dia quase ou não existem mais motores diesel 2 tempos. Esta tecnologia foi empregada no inicio da evolução de motores diesel coisa dificil de se ver. Eu particularmente não sabia destes modelos da Mazda que o colega acima citou. Após estudos verificaram que os motores diesel 04 tempos devido a sua dinamica possuem uma maior taxa de compressão e por conseguinte possuem mais torque, motivo qual são mais empregados em veiculos comerciais.
Espero te-lo ajudado.
Sds,
André
Fe_jipeiro
17/06/2010, 11:24
Opa Makaya,
Que nem eu disse, poderia estar errado, pois n'ao sou especialista em todos tipos de motores, mas os da Band, outros diesel e outros motores mais conhecidos Gas/Alcool, conheco muito bem e afirmo que possuem Comando de valvulas ... Mesmo pq igual o Andre disse acima, estamos falando de motores 4 tempos ...
Mas legal a materia que vc postou ... valeu ...
Abs ...
Amigos, ou Fe obrigado por ter respondido as minhas duvidas, Acurvelo, o motor da Mazda, ganhou varios campeonatos de marcas no Japão, devido a invencibilidade do Mazda, diante disto, foi proibido o motor rotativo nos campeonatos, acho que vc vera no filme velozes e furiosos o RX 7.
Quanto ao motor 364, tenho algumas duvidas, a mudança do comando de valvula por um de maior duração, mudaria algo ? outro detalhe, se balancear alguns compentes o motor ficaria mais elastico ?
abraço
Outra duvida o motor 364 das band 91 e igual ao 914 do micronibus e qual potencia tem esse motor ?
abraço
Francisco Bicalho
17/06/2010, 14:33
Outra duvida o motor 364 das band 91 e igual ao 914 do micronibus e qual potencia tem esse motor ?
abraço
Oi Makaya
O OM 364 do Bandeirante '91 é mesmo motor do caminhão MB-709 mas com o carter menor por causa do cardan dianteiro do TB, o caminhão MB-914 usa o motor OM 364-LA. As siglas são meio confusas, mas é assim que funciona:
OM 314 = MB-608 (Leva 6 toneladas e tem 85 hp)
OM 364 = MB-709 (Leva 7 toneladas e tem 90 hp)
OM 364-A = MB-912 (leva 9 toneladas e tem 122 hp)
OM 364-LA = MB-710 (leva 7 toneladas e tem 115 hp)
OM 264-LA = MB-914 (leva 9 toneladas e tem 144 hp)
Não me pergunte porque a Mercedes não diferenciou as siglas entre o 364-LA do 710 e do 914 já que são motores bastante diferentes. O 364-LA (do 914) é o mesmo motor que o 364-A (do 912) mas com um intercooler que o 364-A não tem. O 364-LA (do 710) tem intercooler, mas tem 7 hp a menos que o 364-A que não tem intercooler. É um mistério!
Conversei com o chefe dos mecânicos de uma grande concessionária M-B, a S. Vicente M-B de Itaipava, e ninguém soube explicar o porque dessas siglas serem tão confusas, e não fazerem muito sentido. Se alguém matar essa charada agradeço a informação.
Abraço;
Chico
Chico barbaridade essa diferença de potencia, MB 709 e MB 914, existe a possibilidade do 709 atingir 144 hp colocando turbinando intercooler, ou colocando 2 kilos de presssão na turbina, quanto de postencia o 709 atingiria.
abraço
Francisco Bicalho
17/06/2010, 19:08
Chico barbaridade essa diferença de potencia, MB 709 e MB 914, existe a possibilidade do 709 atingir 144 hp colocando turbinando intercooler, ou colocando 2 kilos de presssão na turbina, quanto de postencia o 709 atingiria.
abraço
Makaya, não sei responder essa sua pergunta, talvez alguém mais versado em mecânica aqui no fórum. Sei que nada é impossível.
Abraço;
Chico
Francisco, valeu pela explicação, na verdade ainda não tenho a minha Band, estava quase fechando negocio e o cara desistiu, agora estou a procura de uma, o dificil e achar uma boa na cidade, gostei desta vermelha no site sotoyota, mas o maior problema e a distancia ( 1.400 Km ) .
abraço
Hilux diesel ganha quase 80 cv com turbo
Qual a potência final de uma Toyota Hilux SW4 2.8 diesel depois de turbinada? Qual seria seu consumo na cidade e na estrada? A adaptação vai alterar a vida do motor? No caso de ultrapassagens partindo-se de uma velocidade de 80 km/h, quanto tempo levaria para atingir 120 km/h?
Elias Nogueira
nogueira@internetcom.com.br
São Paulo, SP
A sobrealimentação é realmente a melhor técnica para aumentar a potência e torque de um motor diesel: muito simples de ser aplicada, segura e sem os inconvenientes que se encontram em motores de ciclo Otto (a gasolina e álcool), pois no motor a diesel o combustível se inflama sozinho, sem necessidade de centelha. Desta forma não é necessário se preocupar com detonação (saiba mais (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-deton.htm)).
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Toyota Hilux SW4 original (em azul) e com turbo a 0,8 kg/cm2 e intercooler (em verde)
Veja as curvas ampliadas (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp2hilux.htm)
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-hilux.gifAs únicas preocupações de um proprietário que decide turbinar seu carro diesel devem ser a qualidade e correto dimensionamento do equipamento adquirido, e observar se o motor foi adequadamente regulado. Para que seja escolhido um turbo correto, o preparador deve levar em conta a potência original do motor, sua capacidade cúbica e regimes de rotação. O proprietário pode verificar facilmente se a turbina foi bem escolhida caso haja uma versão original turbinada do veículo, mesmo que não disponível no Brasil: basta verificar se ela possui dimensões semelhantes à usada pela fábrica.
A principal regulagem a ser feita no motor diesel para adaptá-lo ao turbo é o aumento do débito de combustível efetuado pela bomba injetora. Esse é o ponto que diferencia uma boa adaptação de uma de má qualidade. O bom preparador de diesel consegue regular a bomba e obter uma queima perfeita, sem a tradicional fumaça preta, em qualquer regime de rotação. Isso caracteriza uma boa regulagem e será o ponto determinante para manter o consumo em níveis baixos.
A maior parte dos turbos adaptados em diesel usa pressões em torno de 0,7 e 0,8 kg/cm². Não há necessidade de usar pressão mais baixa que isso, já que praticamente não existem riscos para o motor. E pressões mais altas não podem ser usadas sem que se troque a bomba injetora por uma de maior vazão, ou seja, as bombas originais em geral só conseguem alimentar de maneira satisfatória até esses patamares de aumento de vazão de ar.
Os benefícios são claros: mais torque e potência, que se traduzem em acelerações mais rápidas, manutenção da velocidade em subidas ou até ganho de velocidade nestas condições, e o melhor de tudo -- retomadas mais rápidas que resultam em ultrapassagens mais seguras.
Foi simulado para seu carro um turbo adaptado com pressão de 0,8 kg/cm² e intercooler, para aumentar a eficiência do conjunto e diminuir a possibilidade de superaquecimento do motor, já que este trabalhará sob uma maior carga.
Confira o desempenho das preparações:
OriginalTurbo a 0,8 kg/cm²Potência máxima88 cv167 cvRotação de potência máxima 4000 rpm4000 rpmVelocidade máxima135 km/h167 km/hRotação à velocidade máxima3775 rpm4670 rpmAceleração de 0 a 100 km/h25,5 s15,9 sRetomada de 80 a 120 km/h26,0 s16,7 sTorque máximo18,9 mkgf35,8 mkgfRotação de torque máximo 2400 rpm2400 rpmAlongamento recomendado na relação de transmissão-16,8 %Aumento recomendado na injeção de combustível -66,7 %Aceleração longitudinal no interior do veículo0,24 g0,39 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF.
É esperado que o consumo se mantenha bem próximo dos níveis originais, já que o turbo não tira potência do motor para funcionar e ainda devolve energia para o mesmo em forma de ar comprimido. Considerando que o maior torque exigirá menos reduções de marcha e permitirá dirigir com menor aceleração, não se devem tolerar aumentos de consumo de mais de 15%, pois serão indicativo de uma regulagem mal feita.
O grande aumento de potência obtido com o turbo requer modificações no veículo. Verifique numa concessionária Toyota as diferenças em suspensão e freios do Hilux diesel para o modelo V6 a gasolina, bem como a possibilidade de adaptação. Não utilize, contudo, molas e amortecedores dianteiros de um utilitário a gasolina em um modelo a diesel: como este motor é mais pesado -- mesmo de apenas 4 cilindros --, a adaptação pode trazer mais problemas que benefícios.
Cabe lembrar ainda que boa parte da segurança de um veículo vem da consciência do motorista. O leitor parece muito ciente do objetivo de uma preparação como esta -- manutenção de bom desempenho nas situações onde o motor a diesel deixa a desejar -- e certamente saberá utilizar o Hilux dentro de sua proposta, sem pretensões esportivas.
Como se observa, turbinar um motor a diesel é tarefa simples e que dá ótimos resultados.
Francisco Bicalho
18/06/2010, 06:54
Francisco, valeu pela explicação, na verdade ainda não tenho a minha Band, estava quase fechando negocio e o cara desistiu, agora estou a procura de uma, o dificil e achar uma boa na cidade, gostei desta vermelha no site sotoyota, mas o maior problema e a distancia ( 1.400 Km ) .
abraço
Makaya
Sei que algumas pessoas podem descordar da sugestão que vou fazer agora. Para mim, o melhor ano do Bandeirante é o 1993. Foi o único ano com a combinação do motor 364, caixa de 5 marchas, e tanque de 65 litros. Aliás, o 364 aspirado, do jeito que vem de fábrica é um motor perfeito para o Bandeirante, tem potência de sobra, não precisa se preocupar em turbinar, etc. No meu caso o tal motor 364-LA caiu no meu colo de para-quedas, e o meu velho 314 estava muito cansado com mais de 600 mil km, por isso eu fiz a troca. De qualquer forma, se você encontrar um bom '93, pra mim esse é "o" Bandeirante.
Abraço e boa sorte;
Chico
Guiga Tostes
18/06/2010, 09:45
Makaya
Sei que algumas pessoas podem descordar da sugestão que vou fazer agora. Para mim, o melhor ano do Bandeirante é o 1993. Foi o único ano com a combinação do motor 364, caixa de 5 marchas, e tanque de 65 litros. Aliás, o 364 aspirado, do jeito que vem de fábrica é um motor perfeito para o Bandeirante, tem potência de sobra, não precisa se preocupar em turbinar, etc. No meu caso o tal motor 364-LA caiu no meu colo de para-quedas, e o meu velho 314 estava muito cansado com mais de 600 mil km, por isso eu fiz a troca. De qualquer forma, se você encontrar um bom '93, pra mim esse é "o" Bandeirante.
Abraço e boa sorte;
Chico
X2!:concordo:
elmestizo
18/06/2010, 10:15
Aliás, o 364 aspirado, do jeito que vem de fábrica é um motor perfeito para o Bandeirante, tem potência de sobra, não precisa se preocupar em turbinar, etc. No meu caso o tal motor 364-LA caiu no meu colo de para-quedas, e o meu velho 314 estava muito cansado com mais de 600 mil km, por isso eu fiz a troca. De qualquer forma, se você encontrar um bom '93, pra mim esse é "o" Bandeirante.
Chico
Em band curta, eu concordo...
tive uma band longa, nessa configuração, que fui obrigado a turbinar.... he he he
Acurvelo
18/06/2010, 10:34
Pessoal,
Eu adaptei um 364 maçarico e cx. 5 marchas no meu Jeep Curto e tá sobrando. Só trabalha cheio e ta dando 100km/h com 1.800rpm. Ta sobindo e descendo sem muita força. Acho desnecessario turbinar! Acho que o turbo é um grande diferencial no 14-B em função da propria caracteristica de construção do motor: Menos torque, mais rotação...
Meu cunhado tem uma Hylux pick up cabine curta na transportadora e ela ta sem turbo (Maçarico) é bem travadinha, acredito que o turbo melhoraria bastante, mas como é pra trabalhos urbanos e curtos percursos sem muitos sobe e desce, atende.
Sds,
André
Fe_jipeiro
18/06/2010, 12:44
Olá Makaya,
Nesse caso como ainda não tem sua band ... Aconselho vc a andar em uma com 364 e outra com 14b, somente para esclarecer suas dúvidas com relação ao giro, assim vc podera escolher qual será de seu agrado.
Com relação ao 364 sem turbo, como todos já falaram, ele responde muito bem, mas para quem pega bastante estrada (meu caso, queria um "carro" mais agil, seguro e valente nas ultrapassagens, por isso q preparei meu motor e alonguei os diferenciais.
Com relação a preparação no 364, bate um papo com o Mauricio da Rasch Motoren, ele te explicará melhor... Mas basicamente o que ele irá te dizer, é que o 364 do 709, não é preparado para receber turbo com uma preparação pesada(pois nao possui lubrificação por debaixo dos pistões), mas nada impede de fazer a preparação, porém a vida útil fica comprometida. Para fazer um serviço legal, teria que mandar para uma retifica, e mandar preparar internamente, assim vc poderia tacar potência e ele aguentar.
O meu motor, eu sei que foi preparado para receber turbo, pois o antigo dono me disse que fez o motor ... Mas nunca abri para ver a config que está utilizando. Por isso, que coloco pressão sem dó ... Meu motor está bem arisco, nunca botei no Dyno para saber com qtos CVs está, mas a impressão é que passa da casa dos 200cvs ... Lembrando que além da turbina k-16 do cargo 815, que estou com intercooler do VW8-150, bicos de 50% de maior vazão, escape todo de 3", limitado na BI para 2kg ... Digo isso, pois meu pai já teve um Gol GTI turbo(.50) com uma boa preparacao de motor e a band não fica atrás dele não ...
Estou com umas ideias malucas de chutar o balde na preparação, mas ainda não me convenci de valer a pena $$$$$$$$ ... Deixa um dia q sobrar, ai coloco em prática ... eheheheheh :evil::evil::evil::evil::evil::evil:
Na preparação, tudo depende de qto quer gastar $$$$ ...
valeriano
18/06/2010, 14:31
Em band curta, eu concordo...
tive uma band longa, nessa configuração, que fui obrigado a turbinar.... he he he
Isso é verdade. Na curta que eu tinha, o motor sobrava. Arrancava muito bem. Com a longa agora, teve uma vez que um corsa com 5 pessoas dentro me deixou pra trás na saída de um pedágio. Foi humilhante.
Mas acho que o meu motor tá meio desregulado, pois a Band tá bebendo mais do que devia (tá fazendo 8km/l na cidade e 10 na estrada) e tá meio fraca.
Francisco Bicalho
18/06/2010, 20:13
-"a Band tá bebendo mais do que devia [...] e tá meio fraca."
O que me leva a próxima pergunta; quem é o melhor bombista no Rio hoje em dia?
Daniel Gomes
18/06/2010, 20:35
Valeriano.
aminha também é longa porém turbinada e interculadacom relação 11x35, sempre fez 8 na cidade e de 10à 11 na estrada mantendo 100KM/h..mais que isso até hoje para mim viajando com carro rasoavelmente cheio é lenda...
quando comprei ela fui buscar em Lavras MG, e rodei +/- 420 KM andei a 80KM/h pois não conhecia o carro e estava péssima de pneu,filtros, etc... fiz exatos 10KM por litro, como não marcava o combustivel a cada 10 km rodados eu parava no primeiro posto e sempre entrava +/-10 litros.
elmestizo
19/06/2010, 07:32
"10 km rodados eu parava no primeiro posto e sempre entrava +/-10 litros"
Neste caso dá 1km/l :-D
Pessoal preciso de ajuda, estou a negociar a Band, alguem por gentileza poderia avaliar, veja neste endereço www.flickr.com/photos/tigra98/sets/72157623963722103/ (http://www.flickr.com/photos/tigra98/sets/72157623963722103/)
este 709 qual modelo e ? :pensativo:
abraço
elmestizo
19/06/2010, 18:17
Makaya,
Não vamos misturar os assuntos... crie um novo tópico, pls!!!
Desculpe amigo Elmestizo !
Alguem tem fotos do motor 364, 364 la e o 364 s e que poder falar a diferenças entre eles ficarei agradecido.
abraço
Anderson Band
24/11/2010, 11:58
pessoal,sou novo aqui no forum,e minha duvida é a seguinte :
tenho um 364 na minha band,o carro é otimo...rodo pra cá pros lençois maranhenses...e pra quem não conheçe....são 50 km de pura areia,lama,rios e etc.....queria trocar o meu 364 pelo 364 LA, do caminhãozinho "710 PLUS".....AI EU PERGUNTO....FAZENDO ESSA TROCA,QUAIS SÃO OS PRÓS E OS CONTRAS...tipo...relação de peso,torque e etc!:pensativo::pensativo:
Obrigado
Guiga Tostes
24/11/2010, 13:34
pessoal,sou novo aqui no forum,e minha duvida é a seguinte :
tenho um 364 na minha band,o carro é otimo...rodo pra cá pros lençois maranhenses...e pra quem não conheçe....são 50 km de pura areia,lama,rios e etc.....queria trocar o meu 364 pelo 364 LA, do caminhãozinho "710 PLUS".....AI EU PERGUNTO....FAZENDO ESSA TROCA,QUAIS SÃO OS PRÓS E OS CONTRAS...tipo...relação de peso,torque e etc!:pensativo::pensativo:
Obrigado
Amigo,
como anda a saude do seu 364, baixando oleo alem do normal, consumo etc? É turbinado ou aspirado?
Pergunto pois, caso esteja tudo em ordem a instalação de um bom kit turbo + intercooler já lhe rederão os resultados esperados...e com um custo menor do que a troca de motores. Em se tratando do 364 vc pode ainda instalar LDA e usar preparação parecida com a do amigo Fe Jipeiro aqui do forum, que leva uma turbina mais forte:twisted:
Eu no seu lugar prepararia o 364 ao inves de trocar de motor, pois já tens uma bela maquina nas mãos!:concordo:
Abrs
Anderson Band
24/11/2010, 19:15
como anda a vida dele ?ta bom d+ cara,axo q muita gente não vai acreditar.mas tudo bem...
a 3 meses atras..atolei dentro de um rio....o pobrezinho bebeu agua q só....o oleo ficou branquinho..mas acreditem...vim com ele funcionando ate hoje..
hahahaha h:grin:
Guiga Tostes
24/11/2010, 21:10
como anda a vida dele ?ta bom d+ cara,axo q muita gente não vai acreditar.mas tudo bem...
a 3 meses atras..atolei dentro de um rio....o pobrezinho bebeu agua q só....o oleo ficou branquinho..mas acreditem...vim com ele funcionando ate hoje..
hahahaha h:grin:
Se tudo está bem, então turbine e seja feliz, te garanto que não irá se arrepender com os resultados:concordo:
Abrs
Anderson Band
25/11/2010, 10:30
então ta blz...vou preparar ele aki pra isso...muito obrigado:pipoca:
JFPagani
25/11/2010, 20:25
Senhores,
Permitam uma intromissão, mas neste tópico tivemos momentos em que tratou-se das nossas viaturas (Bands), como se fossem bolidos de competição, Stok car, dragsters ou algo parecido.
Preparar uma band para "dar pau" em carros de passeio ou em SUV modernas nas ruas ou estradas?
Esperar que uma Band tenha o comportamento de um Astra na rodovia?
Me desculpem, mas estão comprando o veículo certo para o uso errado!
É necessário rever os conceitos.
JFPagani
Fe_jipeiro
26/11/2010, 14:44
Senhores,
Permitam uma intromissão, mas neste tópico tivemos momentos em que tratou-se das nossas viaturas (Bands), como se fossem bolidos de competição, Stok car, dragsters ou algo parecido.
Preparar uma band para "dar pau" em carros de passeio ou em SUV modernas nas ruas ou estradas?
Esperar que uma Band tenha o comportamento de um Astra na rodovia?
Me desculpem, mas estão comprando o veículo certo para o uso errado!
É necessário rever os conceitos.
JFPagani
Pagani,
Desculpe a observação que escreverei a seguir, mas como a pessoa que vc citou indiretamente sou eu, .. ehehehe .. então sinto no meu direito de expor o que penso sobre o que vc escreveu...
Será que é necessário rever os conceitos? Por que não podemos melhorar o que no passado não tinhamos tecnologia sufuciente para fazer? A humanidade não pode evoluir? Os veículos não podem evoluir? Nossas vidas não podem melhorar?? Por que não podemos melhorar a performance da band, se estamos fazendo um serviço de primeira e com consciência?
Acho não, tenho certeza que as coisas/objetos, serviços, humanidade, enfim, o ciclo da vida, tende a evoluir e não ficar estático.
Explique pq estamos com veiculos errados? Tenho 2 bands em casa, há muito tempo, faço trilhas desde leves até extra pesadas, principalmente com a q está "fuçada", diria assim, e nunca tive problemas, é meu carro do dia-a-dia, e nunca tive problemas, já rodei quase o brasi todo com ela, e nunca tive problemas... Com isso, pq não melhorar? Pq não melhorar as necessidades que temos???
Me diga uma coisa, vc tem band certo? Sua band, certamente, não tem pneus originais, alguma coisa já foi modificada ou adaptada, com isso vc não cai em contradição com suas palavras?
Com todo respeito, seu comentário não foi devido, cada um tem um gosto e uma necessidade e adapta a vida ou itens relacionados a ela, para trazer melhor resultado/benefício. Fazendo com segurança e bem feito, não vejo problemas ...
Se fossemos pensar pelas suas palavras, não teriamos jipes/carros "antigos" utilizando mecânicas não originais, pneus gigantescos, enfim os monstros off-road que temos hj, tanto aqui no brasil, qto nos EUA e no resto no mundo... Te garanto que não saíram de fábrica daquele jeito... Não teriamos bloqueio nos diferenciais, SPOA na suspensão, enfim uma serie de melhorias...
Quem vive de passado é museu, temos que evoluir !!! Conceito "Open mind"
Abs sem ressentimentos ...
Aqui na minha cidade tem uma band com motor do mercedes 914, acho que é isso, sei que anda muuuuito, e cabe certinho no cofre, em uma viagem do pessoal tinha um troller 3.0 que resolveu brincar. Só andou do lado em primeira depois a band despachou!!!
achei que ficou show esse motor.
JFPagani
27/11/2010, 23:18
Pagani,
Desculpe a observação que escreverei a seguir, mas como a pessoa que vc citou indiretamente sou eu, .. ehehehe .. então sinto no meu direito de expor o que penso sobre o que vc escreveu...
Será que é necessário rever os conceitos? Por que não podemos melhorar o que no passado não tinhamos tecnologia sufuciente para fazer? A humanidade não pode evoluir? Os veículos não podem evoluir? Nossas vidas não podem melhorar?? Por que não podemos melhorar a performance da band, se estamos fazendo um serviço de primeira e com consciência?
Acho não, tenho certeza que as coisas/objetos, serviços, humanidade, enfim, o ciclo da vida, tende a evoluir e não ficar estático.
Explique pq estamos com veiculos errados? Tenho 2 bands em casa, há muito tempo, faço trilhas desde leves até extra pesadas, principalmente com a q está "fuçada", diria assim, e nunca tive problemas, é meu carro do dia-a-dia, e nunca tive problemas, já rodei quase o brasi todo com ela, e nunca tive problemas... Com isso, pq não melhorar? Pq não melhorar as necessidades que temos???
Me diga uma coisa, vc tem band certo? Sua band, certamente, não tem pneus originais, alguma coisa já foi modificada ou adaptada, com isso vc não cai em contradição com suas palavras?
Com todo respeito, seu comentário não foi devido, cada um tem um gosto e uma necessidade e adapta a vida ou itens relacionados a ela, para trazer melhor resultado/benefício. Fazendo com segurança e bem feito, não vejo problemas ...
Se fossemos pensar pelas suas palavras, não teriamos jipes/carros "antigos" utilizando mecânicas não originais, pneus gigantescos, enfim os monstros off-road que temos hj, tanto aqui no brasil, qto nos EUA e no resto no mundo... Te garanto que não saíram de fábrica daquele jeito... Não teriamos bloqueio nos diferenciais, SPOA na suspensão, enfim uma serie de melhorias...
Quem vive de passado é museu, temos que evoluir !!! Conceito "Open mind"
Abs sem ressentimentos ...
Salve Felippe,
Certamente não temos ressentimentos, afinal estamos em um forum onde temos uma paixão em comum e todos podem expressar a sua opinião.
Desculpe, talvez não tenha sido feliz nas colocações, quando coloco que o veiculo (Band) está sendo usada de forma inadequada, refiro-me a tudo mais que não seja motor e potência do mesmo, como freios, estabilidade, aerodinâmica, centro de gravidade, ponto de rolamento da carroceria....
Trata-se de um veículo que tem um projeto bastante antigo e voltado ao trabalho pesado, nós com nossa paixão por estes veículos é que resolvemos alterar o seu uso e acabamos modificando tudo, e das mais diversas maneiras, mas estas alterações se não forem feitas com o devido critério podem resultar em falta de segurança e risco de graves acidentes.
Tenho sim uma Band e mudei e alterei muita coisa, mas sempre respeitando os limites impostos pelo projeto original.
Quanto a sua citação:
"Quem vive de passado é museu, temos que evoluir !!!"
Que vivam os museus para que possamos visita-los, conhecer, adquiri cultura e evoluir.
Abs,
Pagani.
canzilao
28/11/2010, 23:44
Aproveitando esse topico pois vc colocou seu motor aqui como plataforma de testes e eu vou utilizar algumas coisinhas que vc fez (algumas coisinhas, poucas poucas rsrsrs).
Me bateu uma duvida quanto a pistões, pois esses dias eu vi um pistão da hilux e ele tem uma canaleta para fluxo de oleo na parte interna, como se fosse um caminho de cupim (para ficar mais facil o entendimento), dai te pergunto: seus pistões tbm tem essa preparação?? Pois se for precisar ja vou começar a fazer contas da troca dos pistões, pois o 314 aqui deve ser o mais peba possivel.
Outra duvida e que vc ja me respondeu uma vez porem vendo as fotos fiquei sem entender, sua k-16 tem a admissão na parte traseira?? pois a tubulação com a manta de amianto esta pra frente, oque me levou a pensar que ela admite por tras e escapa pra frente (que turbininha mais boiola essa) e não teria como coloca-la ao contrario para que o escape ficasse mais "limpo" sem curvas??
Li no topico da Guiga que vc mora proximo da oficina do João, e sendo assim ano que vem se prepara ai pra me "emprestar" sua maquina para que eu possa utilizar a plataforma e fazer o serviço que estou planejando.
Quero ver se esse meu 314 com um intercooler do VW, a K-16, e as 12:35 vai prestar pra andar.
Abração pra galera ai e até outra folga pra poder passear aqui no forum.
Fe_jipeiro
29/11/2010, 01:17
Salve Felippe,
Certamente não temos ressentimentos, afinal estamos em um forum onde temos uma paixão em comum e todos podem expressar a sua opinião.
Desculpe, talvez não tenha sido feliz nas colocações, quando coloco que o veiculo (Band) está sendo usada de forma inadequada, refiro-me a tudo mais que não seja motor e potência do mesmo, como freios, estabilidade, aerodinâmica, centro de gravidade, ponto de rolamento da carroceria....
Trata-se de um veículo que tem um projeto bastante antigo e voltado ao trabalho pesado, nós com nossa paixão por estes veículos é que resolvemos alterar o seu uso e acabamos modificando tudo, e das mais diversas maneiras, mas estas alterações se não forem feitas com o devido critério podem resultar em falta de segurança e risco de graves acidentes.
Tenho sim uma Band e mudei e alterei muita coisa, mas sempre respeitando os limites impostos pelo projeto original.
Quanto a sua citação:
"Quem vive de passado é museu, temos que evoluir !!!"
Que vivam os museus para que possamos visita-los, conhecer, adquiri cultura e evoluir.
Abs,
Pagani.
Opa Pagani ...
Exatamente ... Vc tocou na palavra chave e no que eu deixei bem explicito no que te disse ... Segurança, Dimencionamento, Planejamento, etc etc ... Qdo me referi a motor, potencia, etc ... Nao era exatamente somente isso, entra todo um conjunto e que teoricamente fica amarrados com diversos itens, que cada vez q alteramos algo, automaticamente necessitam ser revistos.
Enfim, cada um sabe a band que tem na mao, o limite dela em todos os sentidos, o que ela pode ou nao fazer, o q tem ou nao para fazer, enfim cada caso eh cada caso, cada pensamento eh cada pensamento, cada necessidade eh cada necessidade ...
Para mim, o mais importante, eh procurar conhecer a mecanica, eletrica, acessorios, enfim o conjunto que compoe o seu veiculo, com isso vc sabera o que ele pode ou nao fazer. Eu tenho plena consciencia do que eu mexi na minha band e de como foi feito, pois fui eu mesmo que fiz, como sou muito chato e criterioso, fico bem descansado dos itens que vc citou, e logico, nao esquecendo de ter responsabilidade na direcao e conhecer os nossos limites pessoais ...
Abs ...
Fe_jipeiro
29/11/2010, 01:22
Aproveitando esse topico pois vc colocou seu motor aqui como plataforma de testes e eu vou utilizar algumas coisinhas que vc fez (algumas coisinhas, poucas poucas rsrsrs).
Me bateu uma duvida quanto a pistões, pois esses dias eu vi um pistão da hilux e ele tem uma canaleta para fluxo de oleo na parte interna, como se fosse um caminho de cupim (para ficar mais facil o entendimento), dai te pergunto: seus pistões tbm tem essa preparação?? Pois se for precisar ja vou começar a fazer contas da troca dos pistões, pois o 314 aqui deve ser o mais peba possivel.
Outra duvida e que vc ja me respondeu uma vez porem vendo as fotos fiquei sem entender, sua k-16 tem a admissão na parte traseira?? pois a tubulação com a manta de amianto esta pra frente, oque me levou a pensar que ela admite por tras e escapa pra frente (que turbininha mais boiola essa) e não teria como coloca-la ao contrario para que o escape ficasse mais "limpo" sem curvas??
Li no topico da Guiga que vc mora proximo da oficina do João, e sendo assim ano que vem se prepara ai pra me "emprestar" sua maquina para que eu possa utilizar a plataforma e fazer o serviço que estou planejando.
Quero ver se esse meu 314 com um intercooler do VW, a K-16, e as 12:35 vai prestar pra andar.
Abração pra galera ai e até outra folga pra poder passear aqui no forum.
Eai cara blza???
ehehe relaxa ... pergunte a vontade ...eheheh.... entao... esse "caminho de cupim" eh o famoso jetcooler ... que eh uma das principais coisas que diferencia um motor aspirado para um preparado internamente para turbo(originais de fabrica com turbo) ... esse caminho eh responsavel por nao deixar os pistoes derreter qdo vc bota carga no motor... o correto seria ter... mas se seu motor esta bom e vc quisesse abrir somente para fazer isso, acho besteira... vc pode fazer isso no momento que ele precisar de retifica....pode ir usando e manerando no peh, ate ele abrir o bico... ehehehe
Com relacao a turbina boiola.. ahuahuaha.... tudo depende do coletor que vc estiver usando, nao influencia em nada sair para frente ou para tras .... soh nao pode sair em diagonal ou para cima e para baixo.. ehehehehe... qto a saida de escape, a curva, vc tera q ter curva do msm jeito... eh questao de gosto... nao realidade coletor q estais utilizando ...
O 314 ajeitadinho anda bem sim ... da para brincar... temos a do Guiga ai para provar isso, dentre outros aqui do forum... lembro tb de uma band q o joaozinho tinha no brasil offroad de alguns anos atras.... era um 314.... o pega entre ele e um 14b, tb mexido, na epoca era fantastico.... o 314 dele voava baixo....
Opa.. seja bem vindo a sampa.. vamos trocar ideias...
Abs ...
Olá amigo Guiga,
você citou as iniciais LDA quando se referia ao motor 364, e como sou iniciante no mundo das bandeirantes, não consegui decifrar o significado destas letras.
Você poderia descrever oq quer dizer tais letras?
Desde já agradeço a atenção do amigo.
Abraço.
Amigo,
como anda a saude do seu 364, baixando oleo alem do normal, consumo etc? É turbinado ou aspirado?
Pergunto pois, caso esteja tudo em ordem a instalação de um bom kit turbo + intercooler já lhe rederão os resultados esperados...e com um custo menor do que a troca de motores. Em se tratando do 364 vc pode ainda instalar LDA e usar preparação parecida com a do amigo Fe Jipeiro aqui do forum, que leva uma turbina mais forte:twisted:
Eu no seu lugar prepararia o 364 ao inves de trocar de motor, pois já tens uma bela maquina nas mãos!:concordo:
Abrs
Guiga Tostes
30/11/2010, 11:35
Wat,
a grosso modo a valvula LDA, é a peça/mecanismo acoplado a bomba injetora, e tem a função de reduzir débitos da bomba, ou seja alimentar menos combustíveis em baixas rotações, reduzindo assim a emissão de fumaça e otimizando consumo/potencia.
Abrs
bandoleiro
27/12/2010, 00:32
Uma dúvida em relação aos bicos injetores. Estou com a configuração utilizada por muitos aqui que é motor OM 364 + turbina + intercooler VW 8-150. Os bicos injetores vendidos para os caminhões MB 914 não seriam mais apropriados para esta configuração? Naturalmente o débito da bomba injetora foi aumentado e com isso a band está andando bem. Minha dúvida se refere a esse aumento de débito, pois em veículos ciclo otto turbinados, aumentar a pressão da bomba sem aumentar vazão dos bicos é uma preparação das mais porcas. Como exemplo cito que dobrando a pressão da bomba fica muito longe de dobrar vazão, além de piorar o desempenho da pulverização do combustível. Voltando para nossos motores ciclo Diesel, alguém tem alguma experiência com bicos de maior vazão das versões turbo do OM 364?:pipoca::pipoca::pipoca:
Guiga Tostes
27/12/2010, 02:41
Voltando para nossos motores ciclo Diesel, alguém tem alguma experiência com bicos de maior vazão das versões turbo do OM 364?:pipoca::pipoca::pipoca:
Bandoleiro, o amigo Fe Jipeiro aqui do forum usa bicos de maior vazão no OM364 apimentado dele e é a pessoa ideal para te responder a suas duvidas! Logo ele aparece por aqui e te passa tudo no detalhe...mas te antecipo que vai muito bem e o pessoal da RaschMotoren tem os bicos para venda/instalação:concordo:
Abrs
Fe_jipeiro
27/12/2010, 11:21
Falae rapaziada ...
Blza ??? FELIZ NATAL !!!
Bandoleiro ... Liga pro Maurício da Rasch Motoren, o telefone é: 2684-6646, que ele te indica o melhor bico para vc usar na sua Band ... tem bicos de 10 a 50 % de maior vazão, tudo depende da preparação que vc quer ... E já te adianto, a band fica outra ... a minha tive q fechar a BI quase no original, senão fumaça muito preto ... não sei o número de especificação dele, mas é o mais forte q dava pra botar no meu motor... e o meu amigo bombista,que montou e calibrou no meu motor, disse que é cerca de 50% de maior vazão.... bico dimencionado é outra coisa !! vc pisa menos e a band responde mais !!! Só tem q tomar cuidado na regulagem, para ele não mijar no pistão e furar o mesmo ... por isso q falei q tem q fechar a BI e regular de acordo com o bico novo... Se tiver LDA melhor ainda, fica um canhão !!! Tá usando qto de pressão hj na turbina ?
Abs ...
bandoleiro
27/12/2010, 23:12
Uso hoje 1kg de pressão com picos de 1,2kg. Minha turbina não tem wastegate pois quando instalei não coube a borg wagner que eu queria e voce usa. Eu tenho o alternador do vectra de 120A e fazia pouco tempo que tinha feito o novo suporte, então não queria mexer de novo. Comprei então uma garret ta 31 e mandei trabalhar ela em uma empresa conceituada em instalação de turbo aqui no RS. Ficou com uma pegada muito boa, enchendo rápido e sem fumaça quando entra a pressão. Em relação aos bicos que vc recomendou, o consumo fica algo absurdo ou apenas aumenta um pouco?
Fe_jipeiro
28/12/2010, 09:20
Opaaa... a pressão q vc tá usando está boa ... o consumo tende a melhorar.... pois vc pisa menos pra andar mais ... agora ... se ficar andando forte ... pé em baixo ... turbo sempre cheio ... ai não tem milagre ... vai gastar um pouco mais sim ...
Assim ... eu colocaria de olhos fechados ... não precisa ser um bico estúpido ... um de 15% já está de ótima escolha ...
Abs...
Ola, Saudações a todos!
Alguem sabe quem entende/mexe em Turbos,Intercoolers, bicos e TUDO isso q foi abordado ate aqui no Forum, no RJ?
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