PDA

Ver Versão Completa : Ponto do motor OHC 2.3

NayCordeiro
31/03/2010, 13:41
Prezados,

depois de ter anunciado a troca do motor do meu jeep, o Ford OHC 2.3, decidi tentar de novo!!!:parede:

Qual é o problema do powertrain? Nao consigo fazer o motor pegar depois de quente. Entao me disseram: COLOCA O MOTOR DE ARRANQUE DO CORSA QUE VC NUNCA MAIS TEM PROBLEMA! Comprei o motorzinho de corsa. É ate melhor do que o original, menor, mais moderno, mas nao resolveu o impasse! Bastou eu andar um pouco mais dentro da cidade pra ouvir o mesmo toin, e morrer!:pensativo:

Em pesquisa na net, nos foruns dos mavecos, vi tambem que acertar o ponto do motor é essencial para um funcionamento perfeito, seja com o motor quente ou frio. E morro de inveja quando alguem diz que depois de ter acertado o ponto mais nunca teve problema com o OHCzao.:palmas:

No meu carro ja foi instalada a ignicao eletronica com a bobina do gol MI. E vem a pergunta: COMO EU ACHO O PONTO EXATO DE IGNIÇÃO??? Somente com a pistola estroboscopica ou tem outro jeito?

Esta sera mais uma chance a permanencia do OHC no meu off road, tendo em vista que o motor é bom e suficiente para mim.:dance:

Portanto, peço que os sábios participantes deste forum me ajudem!!!

Abraço

Rafaminc
31/03/2010, 14:25
Já tentou esfriar a parte elétrica/eletrônica após o motor quente para ver se o problema continua?
Após aquecer o motor e apresentar a falha ao ligar, tente resfriar a bobina, módulo e distribuidor e até a bomba de gasolina para ver se o problema não desaparece.
A questão do ponto, se vc não tem lâmpada estroboscópica, dá para tentar ajustar girando a polia do virabrequim na mão "no sentido de giro do motor" e observar quando ocorre a centelha no cabo de vela do primeiro cilindro.
Se você tem a marcação na polia e sabe em quantos graus ocorre o disparo, é só ir girando o distribuidor até chegar no ponto desejado. Só lembre de marcar a posição anterior do distribuidor para não bater o pavor depois e deixar tudo desrregulado.
Normalmente faço assim no meu motor, e quando coloco na estroboscópica a diferença é quase imperceptível.

Dodger
31/03/2010, 22:25
Cara, faz o seguinte:

pega aqui mesmo no site, área de dowloads o manual do motor OHC, pelo menos esta parte que diz respeito a acerto de ponto, correia dentada e etc
, imprime e leva num MECÂNICO (repetindo: mecânico e não mexânico), manda ele colocar seu motor no ponto recomendado no manual e depois volta aqui e conta pragente o que aconteceu.

grande abraço.

wcascarlos
06/04/2010, 20:09
Sou novato no site, alguém pode me informar como se faz dowloads no site, tambem preciso do manual deste motor.
Grato

NayCordeiro
09/04/2010, 18:37
Grande Dodger, o negocio é que o corpo do distribuidor é o de gol, por conta da ignição eletronica. Ai lascou tudo!!

Vi o manual que vc falou, onde diz que o ponto eh entre 6 a 8º, mas no meu carro eu acho que o negocio é diferente.

Vamo ver o que da!!

Obrigado pelas dicas

Dodger
09/04/2010, 19:17
Grande Dodger, o negocio é que o corpo do distribuidor é o de gol, por conta da ignição eletronica. Ai lascou tudo!!

Vi o manual que vc falou, onde diz que o ponto eh entre 6 a 8º, mas no meu carro eu acho que o negocio é diferente.

Vamo ver o que da!!

Obrigado pelas dicas

O ponto inicial não muda, coloca lá em 8º e veja o que aocntece, o que avacalha com distribidor adaptado de outro carro é a curva de avanço que vai pro saco.

luis dal pra
23/07/2010, 19:44
Já postei aqui no fórum sobre o problema de partida quando quente do Motor Ford OHC (Georgia), estou restaurando um GPW 1945 que originalmente vinha com uma cinta de amianto envolta na saída de escapamento até próxima da caixa de marchas para aliviar a temperatura interna do habitáculo, de tanto procurar achei esta cinta que hoje não usa mais amianto mas uma camada interna de cerâmica, a mesma pode ser submetida até a 1260 graus de temperatura (utilizada para lacrar porta de caldeiras), acredito que se você envolver a saída do escapamento até passar um pouco do motor de partida vá auxiliar bastante neste problema crônico destes motores, já tive 2 jeeps com este motor o último a Álcool, e sei o problema que é, se for de seu interesse, poste seu e-mail que entro em contato direto e conversamos.

TainanTSR
04/01/2015, 23:18
Eu tinha esse mesmo problema no Maverick com mesmo motor 2.3 OHC, (só q o Maverick tem carburador H34 q n é o mesmo do jeep)depois de andar muito e desligar o motor por certo tempo ele ja n dava na partida mais, girava, girava e n funcionava, então descobri q a mangueira q sai da tampa do óleo e vai pro filtro de ar estava sugando muito ar pra dentro do motor, quando eu descobri q a válvula do PCV estava ruim (mangueira q sai do pé do carburador e desce ate o suspiro do carter) entre essa mangueira q vai a válvula de PCV e eu sei q o jeep e a F-75 tbm usa essa válvula PCV, e coloquei a mesma do Ford Ka ou Ford Fiesta e dei uma limpeza geral no carburador e o carro nunca mais deu esse problema, a válvula de PCV quebrada faz o motor gastar muita gasolina e fica oscilando marcha lenta baixa e alta e o motor esquenta muito, depois q substitui a válvula de PCV o carro virou outro.

Robertux
06/01/2015, 14:08
É muito importante acertar o ponto de ignição. Ponto adiantado deixa o motor pesado na hora da partida quando está quente, faz aquele famoso toim, toim e não vira. É só colocar o distribuidor no ponto certo que o problema acaba. Outra solução, um pouco mais cara mas muuuuuito boa, resolve de vez o problema, além de melhorar o desempenho e o consumo é instalar um DIS, DD ou Igniflex. Acabam-se todos os problemas com distribuidor molhado, partida pesada e falta de força.
O motor do meu Jeep veio de uma F100, já com ignição eletrônica original, retentor traseiro no virabrequim (em vez de gaxeta) e carburador de corpo duplo H34 SEIE. Não tenho problema algum com ele, funciona redondinho, claro, como um carro carburado e com distribuidor, não é a mesma coisa que um injetado multiponto, mas nunca me deixou na mão.