Ver Versão Completa : Identificação de Carburador
fendrich
22/03/2010, 08:41
Pessoal,
Mais uma etapa de identificação do CJ...
Sei que o motor é opala 4cc, e por ser azul e ler outros tópicos, descobri que é um SS (procurei o tópico mas não o encontrei rapidamente para colocar o link).
Só que o carburador é um problema...
Destaquei na foto 3 partes, que no meu entender, podem merecer um conserto. Na parte A, tem um arame prendendo não sei o que. Na parte B, tem um arame esticado que está solto (a peça mexe p cima e p baixo), e na parte C, uma outra peça solta.
Alguém mais entendido em carburadores poderia me ajudar?
Bom, o carburador parece um DFVéio 228. O motor pela cor num dá pra saber , ainda mais que o seu já foi pintado(pode ver que por baixo da tinta ele é amarelo). No motor do opala SS-4 vinha com o DFV 446(duplo) mesmo modelo dos 6 cil.
Essas gambi ai da foto devem ser as traquitana do afogador, o arame é para travar a borbolaeta aberta e o resto tá tudo solto.
Essa alavanquinha solta vai ali em cima e atua na borboleta do afogador, aquele arame possivelmente indica que algo esta faltando e usaram o arame pra consertar.
Esse bura procura pelos diagramas explodidos dele que voce localiza como montar a alavanquinha.
Em relacao a cor, o GM151ss saiu na cor verde, o azul é o GM151 comum, o cinza é o dotado de retentor ao inves de gaxeta. Porem cor nao quer dizer nada, ao longo da vida o motor pode ter sido aberto, mexido, pintado, etc.
fendrich
22/03/2010, 10:35
O motor eu só consigo identificar vendo o número dele, em alto relevo ali do lado da vareta de óleo?
fendrich
22/03/2010, 11:08
E eu não consigo identifica-lo por esse numero?
Cara, nos foruns diz que da, tem la uma sequencia e tals, mas ja vi 4 mtoroes diferentes e em nenhum deles a sequencia bateu.
Lucas Nassif
22/03/2010, 11:24
Em tempo: esse carburador não é um DFV228, pois o DFV não tem injeção da rápida por diafragma. Esse aí provavelmente é algum SOLEX.
Bom, me parece que:
:arrow: Se vc não tem afogador, o arame na parte "A" tá ali pra travar a borboleta do afogador, para que ela nao feche sozinha.. (boa parte dos carburadores que estão com o afogador desativado, mas mantem a borboleta, é travado com arame. Pelo menos o meu é. :lol:)
:arrow: A parte "B" é parte do acionamento do afogador.
:arrow: E a peça na parte "C" servia pra acelerar o motor quando o afogador era acionado. Como provavelmete vc não tá com o afogador funcionando, essa pecinha ta ali atoa, pode rancar ela fora.
Meus 0,02 cents.
Que os entendidos no assunto me corrijam se eu estiver errado.
:concordo:
fendrich
22/03/2010, 11:31
Tem algum local no carburador que eu encontro alguma indicação de fabricante/modelo?
Lucas Nassif
22/03/2010, 11:56
No corpo do carburador tem o nome do fabricante.
rodrigo.hoffman
22/03/2010, 12:03
Tem algum local no carburador que eu encontro alguma indicação de fabricante/modelo?
Eu tb aposto que é um Solex H40/44 EIS :concordo:.. Normalmente veem gravado no corpo do carburador o modelo.. Senão me engano no seu deve estar gravado na cuba, pro lado de fora do carro...
Abraços
Em tempo: esse carburador não é um DFV228, pois o DFV não tem injeção da rápida por diafragma. Esse aí provavelmente é algum SOLEX.
Bom, me parece que:
:arrow: Se vc não tem afogador, o arame na parte "A" tá ali pra travar a borboleta do afogador, para que ela nao feche sozinha.. (boa parte dos carburadores que estão com o afogador desativado, mas mantem a borboleta, é travado com arame. Pelo menos o meu é. :lol:)
:arrow: A parte "B" é parte do acionamento do afogador.
:arrow: E a peça na parte "C" servia pra acelerar o motor quando o afogador era acionado. Como provavelmete vc não tá com o afogador funcionando, essa pecinha ta ali atoa, pode rancar ela fora
Meus 0,02 cents.
Que os entendidos no assunto me corrijam se eu estiver errado.
:concordo:
Tudo o que vc respondeu está certo.
O carburador é um Solex 40EIS. Tive um desse no meu Jeep por muito tempo e nunca me deu dor de cabeça , alem de ser de muito fácil manutenção.
André Luiz Rossetim
22/03/2010, 13:35
Tambem acho q é um solex 40 (ou 44), este é um carburador muito simples, tinha no meu até bem pouco tempo atraz, não indico, pois por ser de corpo unico é mto beberrão, agora to com um soles H34, que é mto superior, não aconselho investir mto neste, se for gastar compra um de corpo duplo (duas borboletas).
A identificação fica do lado em algum luigar do corpo dele.
fendrich
22/03/2010, 13:41
Obrigado pelos auxílios. E quais carburadores de corpo duplo vocês indicam, além do H34?
Lucas Nassif
22/03/2010, 13:46
Obrigado pelos auxílios. E quais carburadores de corpo duplo vocês indicam, além do H34?
DFV446! :twisted:
fendrich
22/03/2010, 13:51
agora to com um soles H34, que é mto superior, não aconselho investir mto neste, se for gastar compra um de corpo duplo (duas borboletas).
André,
Só prá informação, quantas L$ você investiu prá trocar teu carburador?
Obrigado
rodrigo.hoffman
22/03/2010, 18:29
DFV446! :twisted:
O DFV446 num é um Bi-Jet?? :pensativo:
Abraços
André Luiz Rossetim
22/03/2010, 19:54
Cerca de R$250,00, mas o cara fez um preço camarada porque fiz todo o motor com ele, na epoca ele tinha outro lá, obviamente já escolhi o melhor, mas como vc é de Curitiba, pode ir lá dar uma olhada, é um carburador bom e bem mais barato que o DFV e outros de alta performance, uma vez que quem quer preparar o opala tira este carburador e coloca um DFV, 3E, etc....
Vc vai ter de providenciar um coletor de admissão apropriado ao carburador tbm, então c for pesquisar ja procura pelos dois. O resto é só apertar os parafusos, e bolar um sistema de comando (cabos / varetas) do pedal do acelerador e afogador, eu fiz td em casa, td bem simples e já aproveitei pra passar pro alcool.
fendrich
22/03/2010, 22:06
André,
Não querendo abusar, quem foi o mecanico que fez isso pra você?
Cerca de R$250,00..........
Se você mudou o motor pra álcool, esse carburador já nasceu morto. Precisaria ser o Solex H40 DEIS. Esse seu vai ser corroído inteiramente em poucos dias e vai se desfazer usando álcool.
Eu comprei o meu numa loja virtual de São Paulo (procura nos sites de busca que tem várias). Paguei R$ 380 por um recondicionado, com garantia, e está rodando há seis meses sem qualquer revisão. Foi instalar, ajustar marcha lenta e sair rodando.
André Luiz Rossetim
23/03/2010, 13:20
Este carcurador saiu originalmente a alcool e gasolina em opalas, basta ver qualquer tabela de glicles.
Mas caso se queira converter o carburador para alcool, basta realizar um tratamento superficial, não me lembro o nome exato, mas é algo similar como uma cronmagem, mas muito mais cara.
No meu caso ja esta no alcool a 6 meses e nunca deu problema
André Luiz Rossetim
23/03/2010, 13:21
André,
Não querendo abusar, quem foi o mecanico que fez isso pra você?
Foi um tal de rabanete, que mexe somente com opalas. No bairro Seminario
fendrich
23/03/2010, 14:34
Foi um tal de rabanete, que mexe somente com opalas. No bairro Seminario
Bem, o motor do meu CJ é a gasolina, então acho que não vou ter que adaptar nada no carburador...
A não ser que eu queira mudá-lo :pensativo:
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