Ver Versão Completa : Vistoria do Controlar - XJ
Ronaldo B.
12/03/2010, 23:56
Pessoal,
Não sei se alguém aqui já passou pela vistoria do Controlar aqui em São Paulo.
Eu levei a minha XJ hoje para fazer a vistoria e mesmo sendo um carro 98, com 12 anos de uso, passou de primeira... :dance::dance:
Primeiro foi feita a inspeção visual para verificar se não haviam vazamentos, se o sistema de escape estava em bom estado de conservação, etc. Em seguida foram feitas as medições de emissão de poluentes.
Seguem abaixo os valores de referência e os medidos durante a vistoria:
Limites:
COc (%Vol)= 1,00
HCc(ppm) = 700
Fator de diluição: máximo 2,5
Valores obtidos na inspeção em marcha lenta:
Marcha lenta= 790 RPM
COc(%Vol)= 0,01
HCc(ppm)= 27
Fator de diluição= 0,97
Valores obtido com o motor em 2.500 RPM
COc(%Vol)= 0,01
HCc(ppm)= 15
Fator de diluição=0.97
Como vc´ps podem ver os valores medidos foram muito abaixo do máximo permitido, então prá quem está com a manutenção em dia, não tem com o que se preocupar. :concordo:
[]´s
ixibido :odedo::odedo:
parabéns pelo carro quem vê pessoalmente BABA
é animal, mais inteira que essa só na concessionária em 1998
danielbaldi87
17/03/2010, 00:08
E ao galera blz
boa iniciativa Ronaldo
agora jah temos mais ou menos os parâmetros destas vistoria
a minha vez esta chegando de fazer e estou com medo de ser reprovado devido estar com uma oscilação na marcha lenta
isto jah vem acontecendo ah um mês e por duas vezes no meio do trânsito parado no farol o carro morreu, então coloquei no neutro e liguei de novo ser maiores problemas. Parece que isto acontece com maior frequência em dias mais quentes como hoje. Esta oscilação naoeh frequente, tem dia que nem acontece mais tem dia que êh infernal.
O problema êh mais ou menos o seguinte
quando o carro ligado e engatado no D e parado no freio o conta giros fica oscilando para baixo, chega a cair para uns 400 giros e volta para os 800 giros. acredito que deva ser o normal desse carro o contagiros cravado nos 800 giros.
O outro problema êh quando o cambio esta em N e parado no freio que o contagiros fica por volta dos 1300 a 1500 giros. O cArro fica muito acelerado coisa que eu acredito q não seja normal. Mas este problema tambem não êh contante.
Se acha que eu vou ter algum problemas na vistoria do controlar ou estes problemas não vão interferir nos teste?
Por onde devo começar para resolver este problema sendo que óleo velas cabos de vela filtro de ar e óleo estão novos
quais outras pecas devo trocar ou testes devo fazer para resolver este problema
c vc tb puder me ajudar com o problema do diferencial traseiro q relatei neste tópico tb agradeceiria
obrigado desde jah
Fala pessoal,
O meu também passou direto - e também com números baixíssimos - só troquei velas, cabos e o óleo do motor - nada de mais...
Abraços.
axil2410
07/12/2010, 02:05
Resolveu o problema da marcha lenta ? abraços
danielbaldi87
07/12/2010, 23:25
Resolveu o problema da marcha lenta ? abraços
ta 95 % bom
acho que pra ficar perfetio tenho que trocar o atenuador (acho que eh este o nome) da marcha lenta
devo trocar isto em breve
falow abracos
Enrico SP
09/12/2010, 20:39
Minha XJ 97 passou de primeira, sem precisar trocar nada, o que me deixou cabreiro é que veio reprovada na pré-inspeção de ruído, sendo que o sistema de escape é original e está em bom estado, sei que este ano ruído ainda não breca a aprovação mas a partir do ano que vem sim... e se o barulho original da XJ for acima do padrão estabelecido, como solucionar???
João Costa
09/01/2011, 12:24
Pois é, não passei na pré vistoria por que o cidadão que a fez alegou que na entrada do filtro de ar está faltando uma peça, seria um pequeno duto de ar em forma de cotovelo, em 45 graus, de formato retangular. Estou postando uma foto com a caixa de filtro de ar e assinalei o local exato que o fulano diz faltar o tal duto. Por favor os amigos poderiam verificar se esse duto existe em seus carros? Grato.
AlexNogueira
09/01/2011, 13:03
Aqui no Rio a vistoria não é exigente assim! Nem examinam parte mecânica, peças, vazamentos, ...., nada disso.
E o teste de gases é opcional em veículos acima de 10 anos! Faz quem quiser para saber como vai o carro...
São chatos com pequenas trincas nos vidros... Nem aceitam mais reparos... Tive que trocar o parabrisa de meu Tempra SW por causa de um dano, um risco de 3mm que havia sido reparado por empresa especializada... Sorte que o seguro cobriu...
João Costa
10/01/2011, 20:59
E aí amigos, será que alguem lembrou de olhar na caixa do filtro de ar das suas Cherokee's para ver se na minha falta alguma coisa? Preciso desta informação para remarcar a vistoria.
Grato.
Se esse buraco é o que fica apontando para a frente do carro, na minha também não tem nada. É só entrada de ar.
Desculpem, repetí a postagem.
João Costa
10/01/2011, 22:58
Se esse buraco é o que fica apontando para a frente do carro, na minha também não tem nada. É só entrada de ar.
Obrigado Walther, então o cara da Controlar me ferrou! Vou agendar em outra unidade e ver se passa.
Obrigado pela ajuda.
Pode marcar outra que o cara te ferrou mesmo.
Boudeville
12/01/2011, 13:45
Tá chegando a minha vez...
Tô com medo.rsrsrsrs
João Costa
12/01/2011, 19:23
Tá chegando a minha vez...
Tô com medo.rsrsrsrs
Não faça a inspeção sem se certificar que não há nenhum vazamento em nenhuma mangueira,
qualquer mangueira rachada e eles te mandam de volta, olhe por baixo e se ver qualquer babinha de óleo passe um pano no dia da inspeção. Se não passar na pré-inspeção eles não verificam o nível de emissões, que é a parte mais importante, e aí voce só tem mais uma chance.
A minha segunda chance será agora na sexta, tô cum meeeeeeeeeeeeeeeeedoooooo!!
João Costa
14/01/2011, 20:52
Realmente estava com medo porque minha viatura já tem 15 anos, mas passei fácil pela inspeção, teria sido melhor se logo na primeira vez eu não caísse na mão de um 'expert' em Cherokee.
Abs
AlexNogueira
15/01/2011, 02:13
Vai uma peça nesse buraco, sim. Tenho o desenho no Manual de reparos das Cherokees. Vou postar a foto. É uma espécie de ponteira, com a entrada de ar em ângulo, virada para o lado do paralama.
João Costa
15/01/2011, 03:08
Vai uma peça nesse buraco, sim. Tenho o desenho no Manual de reparos das Cherokees. Vou postar a foto. É uma espécie de ponteira, com a entrada de ar em ângulo, virada para o lado do paralama.
Eu procurei no manual Haynes e não encontrei, mas se puder coloque uma foto, talvez eu ache no E-Bay.
Grato.
Carlos Monaco
15/01/2011, 08:18
Eu procurei no manual Haynes e não encontrei, mas se puder coloque uma foto, talvez eu ache no E-Bay.
Grato.
João,
a inspeção é para verificar poluentes e não outras partes do carro ou seja se na próxima o cara reclamar dessa peça pergunta para ele o q isso afeta na poluição do meio ambiente.....
esses caras tão se achando com poder de policia e procurando pelo em ovo.....
AlexNogueira
15/01/2011, 12:02
Grato.
João, eu tenho o Haynes das Grand Cherokees, incluindo o motor 4 litros, 6 cilindros, penso que é o mesmo, não? Segue o desenho que tirei do livro...
Veja a peça marcada.
João Costa
15/01/2011, 12:10
João,
a inspeção é para verificar poluentes e não outras partes do carro ou seja se na próxima o cara reclamar dessa peça pergunta para ele o q isso afeta na poluição do meio ambiente.....
esses caras tão se achando com poder de policia e procurando pelo em ovo.....
Olá Carlos,
Eu argumentei com ele sobre isso, mas o cara não quis nem saber, disse que era um item original do carro, .........agora fico pensando, se for assim quem quiser colocar um filtro esportivo ou um snorkel também não pode! O sujeito ficou olhando um tempão para aquele 6 canecos 4.0, acho que era inveja, devia ser dono de carro com motorzinho rsrsrsrs.
Abs.
João Costa
15/01/2011, 12:40
João, eu tenho o Haynes das Grand Cherokees, incluindo o motor 4 litros, 6 cilindros, penso que é o mesmo, não? Segue o desenho que tirei do livro...
Veja a peça marcada.
Alex, acho que não é a mesma caixa de ar por que o bocal é redondo e no meu caso é retangular. No meu manual não tem um esquema da caixa. Eu consegui este outro pela internet. Nele aparece algo, mas diz que não é exigido. No meu carro tem a peça no. 9 mas ela fixada no painel frontal, logo após o farol.
Valeu pela ajuda, é sempre bom trocar idéias.
Abs.
AlexNogueira
15/01/2011, 13:10
Alex, acho que não é a mesma caixa de ar por que o bocal é redondo e no meu caso é retangular. No meu manual não tem um esquema da caixa. Eu consegui este outro pela internet. Nele aparece algo, mas diz que não é exigido. No meu carro tem a peça no. 9 mas ela fixada no painel frontal, logo após o farol.
Valeu pela ajuda, é sempre bom trocar idéias.
Abs.
Ok, é diferente, mesmo. O que eu estou achando estranho é que parece não haver um duto pegando ar "frio", vindo de fora do cofre do motor... Deveria haver, admitir o ar quente de dentro do cofre é ruim.