Ver Versão Completa : Direção trepidando ao frear
marcomencia
05/03/2010, 14:19
AS pastilhas de freio da minha Ranger Ltd 06 andaram passando da hora da troca e riscaram um pouquinho o disco de freio, pricipalmente do lado direito.
Efetuei apenas a troca das pastilhas a uns 4 ou 5 mil km atrás. Os discos de freio permaneceram os mesmos.
Agora estou sentindo uma trepidação no volante ao frear q parece estar aumentando, chegando a incomodar um pouco.
Meu mecânico sugeriu q não fosse retificado os discos e sim trocados, juntamente com as pastilhas (mesmo elas estando com uma baixíssima kmetragem). Segundo ele, essas pastilhas já pegaram toda essa trepidação e estão com desgaste irregular.
Disco novo, pastilha nova é a idéia dele.
Parece q esses discos vem com o cubo junto e estão na faixa de r$ 140,00 cada.
As pastilhas a ultima vez paguei 90 paus.
Então pergunto:
O preço é mais ou menos esse?
O diagnóstico e a resolução do problema está razoável, ou caberia retificar esses discos pra economizar custos e correr talvez algum risco de as proximas pastilhas talvez gastarem um pouco mais rápido (diluindo assim uma suposta economia) ou mesmo ficar com o sistema mais frágil?
Também fica a dúvida de qual o motivo q levou esses discos a empenarem. Se é comum acontecer isso nesse modelo.
Tive certa vez um pointer q tinha esse problema crónico, vc trocava os discos e logo empenavam novamente. Até q parei com as trocas e o usei assim mesmo até a hora de vender.
Fico no aguardo das orientações.
abç a todos.
RGamaJr_4x4
05/03/2010, 15:14
Marco,
Essa trepidação é sentida no volante ou no pedal de freio?
O principal é conferir se o disco tá mesmo empenado. Já tive problema de trepidação na frenagem numa S10 e não foi o disco, foi um pino na pinça de freio que travou.
Lembrando que até problema em amortecedores, balanceamento, pneu, bieletas, cubo, etc. pode causar trepidação ao frear.
marcomencia
05/03/2010, 15:30
Marco,
Essa trepidação é sentida no volante ou no pedal de freio?
O principal é conferir se o disco tá mesmo empenado. Já tive problema de trepidação na frenagem numa S10 e não foi o disco, foi um pino na pinça de freio que travou.
Lembrando que até problema em amortecedores, balanceamento, pneu, bieletas, cubo, etc. pode causar trepidação ao frear.
Olá Rogério.
A trepidação é apenas sentida no volante ao frear. No pedal de freio não se sente nada (pelo menos não cheguei a notar nada). Td normal. Bem como ela contorna curvas e anda na reta, de maneira normal sem trepidação nenhuma. Anda a qquer velocidade sem trepidar(desde q não se pise no freio). Pode-se colocar a velocidade máxima nela q ela anda macia...lisinha. só no frear mesmo.
Qto mais alta a velocidade ao frear, maior a trepidação(não cheguei a marcar em q velocidade começa a trepidação ao frear, mas é tipo de uns 70, 80 km/h pra cima mais ou menos) . Freiou de média velocidade pra cima, trepidou.
A medida q a velocidade vai caindo a trepidação vai diminuindo.
Dentro da cidade ou em baixa velocidade vc não sente nada.
Lucas Nassif
05/03/2010, 15:44
Na Hilux AT 2006 do chefe, a direção vibrava com o veículo em alta velocidade [mais intensa era a vibração entre 80 e 120km/h] e ao pisar no freio a direção vibrava MUITO, sempre acima de 70/80km/h.
O problema foi resolvido com um simples alinhamento da direção e balanceamento das rodas/pneus.
...Agora estou sentindo uma trepidação no volante ao frear q parece estar aumentando, chegando a incomodar um pouco.
Amigão, tive exatamente o mesmo problema em outro carro e o resolvi trocando os discos.
Até retifiquei, mas ficou uma porcaria.
Vale a pena trocar por discos novos.
Lógico que um diagnóstico preciso só dirigindo, mas parece que é isso mesmo.
Abs
eduardo1968
05/03/2010, 16:21
AS pastilhas de freio da minha Ranger Ltd 06 andaram passando da hora da troca e riscaram um pouquinho o disco de freio, pricipalmente do lado direito.
Efetuei apenas a troca das pastilhas a uns 4 ou 5 mil km atrás. Os discos de freio permaneceram os mesmos.
Agora estou sentindo uma trepidação no volante ao frear q parece estar aumentando, chegando a incomodar um pouco.
Meu mecânico sugeriu q não fosse retificado os discos e sim trocados, juntamente com as pastilhas (mesmo elas estando com uma baixíssima kmetragem). Segundo ele, essas pastilhas já pegaram toda essa trepidação e estão com desgaste irregular.
Disco novo, pastilha nova é a idéia dele.
Parece q esses discos vem com o cubo junto e estão na faixa de r$ 140,00 cada.
As pastilhas a ultima vez paguei 90 paus.
Então pergunto:
O preço é mais ou menos esse?
O diagnóstico e a resolução do problema está razoável, ou caberia retificar esses discos pra economizar custos e correr talvez algum risco de as proximas pastilhas talvez gastarem um pouco mais rápido (diluindo assim uma suposta economia) ou mesmo ficar com o sistema mais frágil?
Também fica a dúvida de qual o motivo q levou esses discos a empenarem. Se é comum acontecer isso nesse modelo.
Tive certa vez um pointer q tinha esse problema crónico, vc trocava os discos e logo empenavam novamente. Até q parei com as trocas e o usei assim mesmo até a hora de vender.
Fico no aguardo das orientações.
abç a todos.
Tive um problema semelhante num focus. Troquei as pastilhas e os discos e foi resolvido. Mas cada caso é um caso. Portanto, avalie se realmente é aí a origem da trepidação, se for, não tem jeito, é melhor trocar os 2.
Agora, sempre que troquei pastilhas, inclusive na ranger, mandei dar um passe nos discos. Isso pra mim é regra.
Eduardo
LeoLeone
05/03/2010, 19:33
Tive um problema semelhante num focus. Troquei as pastilhas e os discos e foi resolvido. Mas cada caso é um caso. Portanto, avalie se realmente é aí a origem da trepidação, se for, não tem jeito, é melhor trocar os 2.
Agora, sempre que troquei pastilhas, inclusive na ranger, mandei dar um passe nos discos. Isso pra mim é regra.
Eduardo
Olá Marcos.
Quando comprei a minha ranger ela veio com esses sintomas de presente.
Para verificar se os discos estão empenados, vc levanta uma roda no macaco, retira a roda, coloca os parafusos da roda no lugar (sem a roda) devidamente ajustados, coloca alguma coisa, que fique na altura do disco, no chão, quase tocando o disco, gira o disco com a mão lentamente e verifica o empeno, olhando se o disco aproxima dessa coisa que voce colocou no chão, lateralmente.
Na minha o empeno chegava a 2 mm em uma das rodas, a outra estava zerada, e isso a 80Km trepidava todo o carro na frenagem.
Troquei os discos e as pastilhas. Nos discos paguei R$ 174,00 o par, nas pastilhas R$ 68,00, em setembro último.
Não aconselho dar passe em discos empenados, aceitavel em discos com desgastes mas sem empenos.
Ps. Desconheço discos que vem junto com cubo, já ouvi falar em rolamentos que já vem instalados nos cubos.
Trepidações sentidas somente ao frear, quase sempre, são defeitos nos discos.
Muito boa sorte
Deivid/silveira
05/03/2010, 22:22
Báh!!
a merda que com o disco empenado, vai flouxando tudo :putz:
é melhor trocar tudo mesmo, estou passando por isso tambem.
abs
marcomencia
24/03/2010, 09:27
Coloquei discos e pastilhas novas. Total do serviço incluindo mão de obra R$ 500,
Devia ter feito isso antes. Agora ficou boa. 100%.Uma tranquilidade.
Só fico pensando pq foi empenar esse disco.....
Deivid/silveira
24/03/2010, 12:05
Amigo! aqui em porto alegre gastei 406,00 k, discos zeredos e pastilhas.
lcdalzoc
24/03/2010, 13:48
Achei que paguei caro, mas desse jeito creio que paguei pouco. Troquei discos dianteiros e traseiros, pastilhas dianteiras e traseiras da Explorer por 440,00 a meses atrás...
O empeno acontece, em quase a totalidade dos casos, pelo choque térmico. Por exemplo: cruzar um rio (ou poças de água mais grandinhas) com os discos aquecidos...
Pequeno jr
24/03/2010, 14:01
Pastilhas aqui no DF em torno de R$ 65 a R$ 90,00 - frass-le. Se for Eco parts R$ 50,00
Discos o par R$ 130 a R$ 200,00 Eco parts(antiga bendix), Brasfreios e etc
Restante é mão de obra.
marcomencia
24/03/2010, 17:45
Pastilhas aqui no DF em torno de R$ 65 a R$ 90,00 - frass-le. Se for Eco parts R$ 50,00
Discos o par R$ 130 a R$ 200,00 Eco parts(antiga bendix), Brasfreios e etc
Restante é mão de obra.
Acho q meu gasto ficou meio na média então. Prás próximas peças seria legal talvez pegar direto de quem vende e só levar pro mecanico trocar.
Capaz de sair na economia.
Não creio que a causa do empeno tenha sido choque térmico. O que pode ter acontecido é que ao usar as pastilhas até o final, a ponto de riscar os discos, deve ter superaquecido o sistema, causando o empeno.
Abs.
mendoncathiago
12/09/2010, 17:27
Coloquei discos e pastilhas novas. Total do serviço incluindo mão de obra R$ 500,
Devia ter feito isso antes. Agora ficou boa. 100%.Uma tranquilidade.
Só fico pensando pq foi empenar esse disco.....
Bom amigos estou com problema no meu disco tenho uma l200, quando meu carro estava com uns 15 mil km comecou um barulho de apito nas 2 rodas da frente como se a pastilha ou uma pedra estivesse pegando constantementeno disco, um apito muito alto quando andando, fui na concessionaria trocaram as pastilhas, andei um tempo com as novas, e logo comecu de novo o tal barulho levei de novo na concessionaria e me fiseram trocar algora a pastilha e dar um passe no disco, foi feito isso tudo e nada mudou, segundo meu mecanico esta empenado, agora estou com 35000 k e quero saber eles sao obrigados a me dar garantia nos discos certo ? O carro fez um ano hoje.
Obrigado.
Pequeno jr
13/09/2010, 08:28
Bom amigos estou com problema no meu disco tenho uma l200, quando meu carro estava com uns 15 mil km comecou um barulho de apito nas 2 rodas da frente como se a pastilha ou uma pedra estivesse pegando constantementeno disco, um apito muito alto quando andando, fui na concessionaria trocaram as pastilhas, andei um tempo com as novas, e logo comecu de novo o tal barulho levei de novo na concessionaria e me fiseram trocar algora a pastilha e dar um passe no disco, foi feito isso tudo e nada mudou, segundo meu mecanico esta empenado, agora estou com 35000 k e quero saber eles sao obrigados a me dar garantia nos discos certo ? O carro fez um ano hoje.
Obrigado.
Se tem a reclamação formal na concessionária ... vc está em seus direitos, pois vc já fez a reclamação e eles não te atenderam corretamente.
Agora se a reclamação não entrou no sistema .. fica mais difícil para uma quem sabe ação judicial.
Tenta descobrir se colocaram no sistema deles a sua reclamação .. se tive e eles se negarem a trocar .. é só vc entrar em contato com o SAC da Mit e passar todos os dados.
Fredao S10
27/02/2013, 17:44
Cara... Será que alguém pode me ajudar pelo amor de Deus!!!! Por acaso procurando resposta no Google conheci este site, já tô
pra ficar doido!! tenho um S10 4x2 diesel e é uma maravilha, mas não sei mas o que fazer, parece exageiro mas é verdade,
já troquei os discos de freios ¨6 ¨vezes !!!!! todas com as pastilhas junto. toads as seis vezes resolveu o problema, mas ao rodar entre 4000 mil a 8000 mil Km o defeito volta aos poucos e so vai aumentando. VIBRA, parece que o volante vai soltar, mas o pedal de freio não vibra, ou muito pouco, mas da praperceber até no chão do carro,... Detalhe, todas as vezes os discos estavam de fato empenados.
E da ultima vez, retifiquei até as ¨mangas de eixo¨pra tentar corrigir a base onde assenta os discos, mas não mudou nada.
Fui na Autonorte concessionaria GM em minha cidade e o mecânico Chefe da oficina me disse que isso é normal????
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