Ver Versão Completa : Motor Opala 4cc GAXETA x RETENTOR
Em minhas pesquisas por um bloco de motor opala 4cc , deparei-me com a duvida , sempre questionada por quem vendo esta peça :
"Bloco com GAXETA ou RETENTOR ???? "
Sei que os 2 sao referentes a vedaçao do motor mas qual a diferença entre os 2 blocos ?
No bloco do motor instalado no jeep , localizei a seguinte referencia ( nao é o nº do bloco para efeito de documentação,, ) : 94659021 ( nao localizei este numero no catalogo de peças GM...) . Este nº diz alguma coisa ???
Obrigado.
Abraço
Valmor
Em minhas pesquisas por um bloco de motor opala 4cc , deparei-me com a duvida , sempre questionada por quem vendo esta peça :
"Bloco com GAXETA ou RETENTOR ???? "
Sei que os 2 sao referentes a vedaçao do motor mas qual a diferença entre os 2 blocos ?
No bloco do motor instalado no jeep , localizei a seguinte referencia ( nao é o nº do bloco para efeito de documentação,, ) : 94659021 ( nao localizei este numero no catalogo de peças GM...) . Este nº diz alguma coisa ???
Obrigado.
Abraço
Valmor
Bom dia prezado ! tive um Opala SS4 79 que era gaxeta no fim do virabrequim, na época vivia pingando óleo no chão, trocava a gaxeta e não resolvia nada, existia uma lenda inclusive de que todo Opala pingava óleo, posteriormente a chevrolet substituiu a gaxeta por retentor e resolveu o problema, me parece que foi em meados da década de 80, mas acho que externamente não dá para saber a diferença, vou dar uma pesquisada e se descobrir eu relato para você . . .
O meu usa gaxeta tbm, mas nao pinga uma gota de oleo. Descobri que a gaxeta precisa ser a original da GM comprada em concessionaria, ela custa na faixa de R$90,00 mas é colocar e nao se incomodar.
Outra dica é fazer uma rosca inversa no local onde a gaxeta fica para que o oleo seja sempre "bombeado" de volta para dentro.
Essas dicas eu peguei no clube do opala.
Bom Dia! Concordo com o colega DIC3. Troquei a gaxeta do meu pela original da GM, e acabou o vazamento.
Um Abraço!
Glauco Silva.
Caros amigos :
Entao nao ha direfença alguma nas dimençoes do bloco ? ou seja se tirar meu bloco - gaxeta posso ulilizar todas as peças do motor pra remontar num bloco - retentor ou vice versa ????
Obrigado pela ajuda
André Luiz Rossetim
04/03/2010, 18:43
Caros amigos :
Entao nao ha direfença alguma nas dimençoes do bloco ? ou seja se tirar meu bloco - gaxeta posso ulilizar todas as peças do motor pra remontar num bloco - retentor ou vice versa ????
Obrigado pela ajuda
Me corrijam se eu estiver enganado, mas...acho q a unica diferença é no ultimo mancal do virabrequim, e ACHO que qualquer motor com gaxeta pode ser transformado em "retentor", apenas trocando ou retrabalhando esta peça.
Paulo Martins
04/03/2010, 21:08
Estou montando um motor 151 com vira do 153, comprei
o vira já retificado. A duvida é quanto a um anel de borracha (acho q o nome é o'ring) que veio junto no lugar onde vai a gaxeta, o vendedor me disse para montar junto com a gaxeta pois ajudava na vedação. Alguém ja fez isto??? E voltando ao assunto do tópico.... afinal de contas qual é melhor gaxeta ou retentor?? E caso seja o retentor ele pode ser montado em qualquer motor???
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo::pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:: pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensat ivo::pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::p ensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensati vo::pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pe nsativo::pensativo:
Estou montando um motor 151 com vira do 153, comprei
o vira já retificado. A duvida é quanto a um anel de borracha (acho q o nome é o'ring) que veio junto no lugar onde vai a gaxeta, o vendedor me disse para montar junto com a gaxeta pois ajudava na vedação. Alguém ja fez isto??? E voltando ao assunto do tópico.... afinal de contas qual é melhor gaxeta ou retentor?? E caso seja o retentor ele pode ser montado em qualquer motor???
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo::pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:: pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensat ivo::pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::p ensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensati vo::pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pe nsativo::pensativo:
Bom dia prezados ! gaxeta é uma solução antiga, para não dizer obsoleta, ainda é utilizada em bombas industriais pois, no caso das bombas, você pode apertar a gaxeta para eliminar vazamentos, mas para motores a explosão o retentor é melhor !
Bom dia prezados ! gaxeta é uma solução antiga, para não dizer obsoleta, ainda é utilizada em bombas industriais pois, no caso das bombas, você pode apertar a gaxeta para eliminar vazamentos, mas para motores a explosão o retentor é melhor !
Concordo ..mas dificil é achar um bloco / retentor ....
Em todos locais que pesquisei ( blocos "Legalizados" para posterior vistoria..) sao gaxetas !! Talvez por causa da "idade" dos blocos , nao sei .... ( blocos "modernos" são c/ retentor ! )
Se alguem tiver uma dica de local de venda , seria SUPER bem vinda !
[]´s
Valmor
Paulo Martins
10/03/2010, 21:13
Alguém sabe dizer se o retentor pode ser usado nos motores que originalmente usam gaxeta???
megadeth
11/03/2010, 10:44
Alguém sabe dizer se o retentor pode ser usado nos motores que originalmente usam gaxeta???
Então convivas... estive pensando nesse lance pois meu GM151 é dos bem antigos ( amarelos originalmente ) e tem gaxeta. Na última trilha havia muitas "piscinas", e fiquei com um baita receio, afinal de contas, se ficar um certo tempo mergulhado o bicho beberá água. O distribuidor do meu Jeep é vedado com o esquema da luva, porém a gaxeta...
Bom, conversei com meu psicólogo ( mexânico ) e ele disse que nesse modelo em específico ( por causa do vira ), não dá pra trocar a gaxeta pelo retentor...
Seria uma ótima conseguir trocar isso.
[]s
Caio
maico lapschies
11/03/2010, 11:49
o motor de gaxeta o pessoal daqui manda o virabequim em uma retifica e eles fazer uma rosca sem fim, dai essa rosca fica sempre forçando o oleo para dentro. acaba o problema de vazamento na gaxeta.
hurry-gurits
29/07/2011, 12:27
Reavivando o topico, acabei de ferrar o meu motor com entrada de agua/barro pela gaxeta, alguém achou alguma opção para evitar a entrada de agua por lá, já pesquisei bastante e não achei algo possívél de resolver o problema, já vi a opção de selar a caixa seca, mas ai não acho muito viavél/inteligente para evitar tal problema... além de não ser 100% confiável.
agradeço sugestões.
pereira 0505
24/11/2011, 12:03
Bom dia amigos, gostaria de informar que possuo Jeep c/motor de Opala cinza que utiliza retentor, porém caso seu motor seja graxeta, cuidado ao fazer rosca esquerda, pois meu amigo que possui Jeep c/motor de Opala e graxeta c/rosca esquerda, teve o motor cheio de agua e areia que foi sugado pra dentro do motor, quando passava um atoleiro na trilha pinherinho, caso seu auto seja um Jeep pense bem antes de fazer tal serviço...
E o tal retentor bipartido para ser usado em motores antigos, alguem ja usou e teve bons resultados?
Retentor Traseiro Bi-partido Para Opala - R$ 54,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210516629-retentor-traseiro-bi-partido-para-opala-_JM)
O meu gracas a Deus nao vaza nada.
4X4GARAGE
24/11/2011, 12:18
bom dia pessoal,aki em natal encontrei um motor retentor 4 cil usado parcial a venda,acho necessario a retifica,se alguem estiver com coragem o cara pediu 1mil,estava num barco!
[]s