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  • #1
    Usuário Avatar de valmor
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    Motor Opala 4cc GAXETA x RETENTOR




    Em minhas pesquisas por um bloco de motor opala 4cc , deparei-me com a duvida , sempre questionada por quem vendo esta peça :


    "Bloco com GAXETA ou RETENTOR ???? "
    1. Sei que os 2 sao referentes a vedaçao do motor mas qual a diferença entre os 2 blocos ?
    2. No bloco do motor instalado no jeep , localizei a seguinte referencia ( nao é o nº do bloco para efeito de documentação,, ) : 94659021 ( nao localizei este numero no catalogo de peças GM...) . Este nº diz alguma coisa ???
    Obrigado.
    Abraço
    Valmor

  • #2
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    Citação Postado originalmente por valmor Ver Post
    Em minhas pesquisas por um bloco de motor opala 4cc , deparei-me com a duvida , sempre questionada por quem vendo esta peça :



    "Bloco com GAXETA ou RETENTOR ???? "
    1. Sei que os 2 sao referentes a vedaçao do motor mas qual a diferença entre os 2 blocos ?
    2. No bloco do motor instalado no jeep , localizei a seguinte referencia ( nao é o nº do bloco para efeito de documentação,, ) : 94659021 ( nao localizei este numero no catalogo de peças GM...) . Este nº diz alguma coisa ???
    Obrigado.
    Abraço
    Valmor

    Bom dia prezado ! tive um Opala SS4 79 que era gaxeta no fim do virabrequim, na época vivia pingando óleo no chão, trocava a gaxeta e não resolvia nada, existia uma lenda inclusive de que todo Opala pingava óleo, posteriormente a chevrolet substituiu a gaxeta por retentor e resolveu o problema, me parece que foi em meados da década de 80, mas acho que externamente não dá para saber a diferença, vou dar uma pesquisada e se descobrir eu relato para você . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #3
    Usuário Avatar de Dic3
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    O meu usa gaxeta tbm, mas nao pinga uma gota de oleo. Descobri que a gaxeta precisa ser a original da GM comprada em concessionaria, ela custa na faixa de R$90,00 mas é colocar e nao se incomodar.
    Outra dica é fazer uma rosca inversa no local onde a gaxeta fica para que o oleo seja sempre "bombeado" de volta para dentro.

    Essas dicas eu peguei no clube do opala.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #4
    Usuário Avatar de GVGRJ
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    Bom Dia! Concordo com o colega DIC3. Troquei a gaxeta do meu pela original da GM, e acabou o vazamento.
    Um Abraço!
    Glauco Silva.

  • #5
    Usuário Avatar de valmor
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    Caros amigos :

    Entao nao ha direfença alguma nas dimençoes do bloco ? ou seja se tirar meu bloco - gaxeta posso ulilizar todas as peças do motor pra remontar num bloco - retentor ou vice versa ????

    Obrigado pela ajuda

  • #6
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Citação Postado originalmente por valmor Ver Post
    Caros amigos :

    Entao nao ha direfença alguma nas dimençoes do bloco ? ou seja se tirar meu bloco - gaxeta posso ulilizar todas as peças do motor pra remontar num bloco - retentor ou vice versa ????

    Obrigado pela ajuda
    Me corrijam se eu estiver enganado, mas...acho q a unica diferença é no ultimo mancal do virabrequim, e ACHO que qualquer motor com gaxeta pode ser transformado em "retentor", apenas trocando ou retrabalhando esta peça.
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #7

    duvida

    Estou montando um motor 151 com vira do 153, comprei
    o vira já retificado. A duvida é quanto a um anel de borracha (acho q o nome é o'ring) que veio junto no lugar onde vai a gaxeta, o vendedor me disse para montar junto com a gaxeta pois ajudava na vedação. Alguém ja fez isto??? E voltando ao assunto do tópico.... afinal de contas qual é melhor gaxeta ou retentor?? E caso seja o retentor ele pode ser montado em qualquer motor???
    _CJ-5 1956 2.7,
    _SW4 98 2.7 16V.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Paulo Martins Ver Post
    Estou montando um motor 151 com vira do 153, comprei
    o vira já retificado. A duvida é quanto a um anel de borracha (acho q o nome é o'ring) que veio junto no lugar onde vai a gaxeta, o vendedor me disse para montar junto com a gaxeta pois ajudava na vedação. Alguém ja fez isto??? E voltando ao assunto do tópico.... afinal de contas qual é melhor gaxeta ou retentor?? E caso seja o retentor ele pode ser montado em qualquer motor???

    Bom dia prezados ! gaxeta é uma solução antiga, para não dizer obsoleta, ainda é utilizada em bombas industriais pois, no caso das bombas, você pode apertar a gaxeta para eliminar vazamentos, mas para motores a explosão o retentor é melhor !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #9
    Usuário Avatar de valmor
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    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezados ! gaxeta é uma solução antiga, para não dizer obsoleta, ainda é utilizada em bombas industriais pois, no caso das bombas, você pode apertar a gaxeta para eliminar vazamentos, mas para motores a explosão o retentor é melhor !
    Concordo ..mas dificil é achar um bloco / retentor ....
    Em todos locais que pesquisei ( blocos "Legalizados" para posterior vistoria..) sao gaxetas !! Talvez por causa da "idade" dos blocos , nao sei .... ( blocos "modernos" são c/ retentor ! )
    Se alguem tiver uma dica de local de venda , seria SUPER bem vinda !

    []´s
    Valmor
    4X4 Brasil

  • #10
    Alguém sabe dizer se o retentor pode ser usado nos motores que originalmente usam gaxeta???

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Paulo Martins Ver Post
    Alguém sabe dizer se o retentor pode ser usado nos motores que originalmente usam gaxeta???
    Então convivas... estive pensando nesse lance pois meu GM151 é dos bem antigos ( amarelos originalmente ) e tem gaxeta. Na última trilha havia muitas "piscinas", e fiquei com um baita receio, afinal de contas, se ficar um certo tempo mergulhado o bicho beberá água. O distribuidor do meu Jeep é vedado com o esquema da luva, porém a gaxeta...
    Bom, conversei com meu psicólogo ( mexânico ) e ele disse que nesse modelo em específico ( por causa do vira ), não dá pra trocar a gaxeta pelo retentor...

    Seria uma ótima conseguir trocar isso.

    []s
    Caio

  • #12
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    o motor de gaxeta o pessoal daqui manda o virabequim em uma retifica e eles fazer uma rosca sem fim, dai essa rosca fica sempre forçando o oleo para dentro. acaba o problema de vazamento na gaxeta.

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