PDA

Ver Versão Completa : Homocinética em Dana 44 de Rural

Páginas : [1] 2

Marcos Ojeda
15/02/2005, 10:08
Pessoal e o seguinte, estou montando um eixo dianteiro de Dana 44 de 19 estrias com os semi-eixos com juntas homocinéticas, qual é minha idéia e formar um grupo de interessados em fazer para diminuir os custos quanto mais interessados a gente consegui baixar mais os custos mas antes de fazer varias peças queria fazer um jogo e testar ao extremo se for o caso até quebrar mesmo para ver se vale a pena essa enpreitada ou não. o que acham?

billj
15/02/2005, 10:44
Marquinhos,

Se é que vai na direção de bichacinéticas (que eu acho uma boa idéia), o segredo será de achar uma que caiba dentro do munhão. Mas você sabe muito bem disso.

Um palpite: Dá uma verificada nas juntas do Omega. Nunca nem olhei para elas, mas como o carro tem motor grande, tração traseira e suspensão independente, acredito que deveria ter algo forte alí.............

Abraços,

equipeminas4x4
15/02/2005, 10:51
Marquinhos,

Eu num vo apostar nessa idéia não meu amigo. Mas boa sorte na empreitada, se funcionar me fala.... :lol: :lol:

[]´s

Marcos Ojeda
15/02/2005, 10:54
o que voce acha das homocineticas da Toyota bandeirantes? me paresse bem robusta. é igual ou maior que as suas de Troller.

billj
15/02/2005, 11:07
Se couber dentro do munhão, as da Toy vão muito bem também...........

Marcel, um ponto para pensar........ Comparando uma cruzeta e uma bichacinética do mesmo tamanho, a bichacinética é muito mais forte. Muito mais pontos de contato internos para distribuir a força........Não tenho dúvida que vai funcionar melhor que a cruzeta.........

São duas questão para serem resolvidas:

- de achar uma junta que caiba dentro do munhão do eixo
- de vaibilizar financeiramente a fabricação dos semi-eixos atravez de volume

Abraços,

regis
15/02/2005, 13:38
COmo eu disse anteriormente, acho muito importante esse desenvolvimento e estou dentro.

Como sei que vc vai fazer um jogo de testes antes de tudo, então acredito que de tempo de eu recuperar meu caixa até lá.

Eu sou uma provável pessoa para entrar nesse esquema, mas vai depender muito de meu caixa no momento. Hoje eu não posso.

E aquele esquema da homocinética de Trafic que vc falou?

Abraços

Elmer_Jeep
15/02/2005, 14:03
o que voce acha das homocineticas da Toyota bandeirantes? me paresse bem robusta. é igual ou maior que as suas de Troller.

"Marquinhos" eu já usei "bichanéticas" da toyota band dentro de carcaças dana 44.

Seguinte, a carcaça do munhão dana 44 não tem tamanho suficiente pra homocinética(band) girar quando o jeep faz curvas então tive que esmerilhar alguns pontos internos da carcaça e o corpo da homocinética foi rebaixado no torno em mais ou menos 2 mm.

Usei assim por 2 anos até trocar as bolotas de munhão dana por bolotas band. Aí montei com outro jogo de homocinéticas band originais(sem retrabalho).

Se precisar mais informações fique à vontade pra perguntar.
Espero ter ajudado.

1[]

leopoldo
15/02/2005, 14:49
para seguir o fio da meada para esse assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6806

nesse link há umas dicas sobre a resistência da homocinética da band.

por exemplo:

no meu caso não mexi na homocinética. ela é original.

esse é um dos segredos: não modificar o produto consumível, se possível.

outro segredo é o correto posicionamento dentro da bola.

só precisei "aliviar" umas áreas de contato dentro do munhão e isso eu fiz com uma retífica pneumática.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/853624ebb4678ca850c4415dbd3eaec5.jpg[/img]

elcio
15/02/2005, 16:04
Leopoldo:
vc nao corre o risco de enfraquecer o munhao?
ou a quantidade de material retirada nao chega a comprometer?
a ideia de "boiolacinetica" de toy eh muito interessante.

[]´s

leopoldo
15/02/2005, 16:39
Sim. Mas o material retirado foi muito pouco, só uma alisada para a borda da homocinética não "pegar".

mas pode ser que a quantidade varie de munhão para munhão de jeep.

sempre que se retira material, por menos que seja, perde-se algo, não só massa.

custo-benefício. é lógico que isso tem que ser avaliado para não tentar melhorar o semi-eixo e depois quebrar a Bolota.

Mas veja que a quebra de bolota é um tipo de falha comum na Toyota Band. Pode ser que o do jeep seja um pouco + resistente.....será?

não desenhei a bola da band para saber.

Alguém tem uma para ser cortada e avaliada a espessura???????

Munhão fechado é uma praga mesmo, mas é o que temos nas mãos !

Elmer_Jeep
15/02/2005, 17:09
O Leopoldo e eu defendemos isso no tópico que ele mencionou acima, onde estavam debatendo sobre as "pontas de eixo" dianteiras do dana 44.

Podem procurar nesse tópico lá q tem muita dica boa sobre o serviço de adaptação e o Leopoldo postou um comparativo muito interessante sobre a resistência dos semi eixos band X dana.

Sem dúvida q fica bom, dá trabalho pra fazer, mas quem fez e usa está satisfeito com o resultado.

Sandro Tannuri
15/02/2005, 17:44
As "bichacineticas" do Omega são usadas na Stock Car, torque e trancos é o que não falta lá e elas resistem muito bem. O problema é o formato delas, umas são do tipo "bolacha" e as outras que tem estrias são curtas. Eu não tive muito contato proximo com elas então seria melhor confirmar esse lance do formato.

Abraços,

Marcos Ojeda
15/02/2005, 19:47
as bichaneticas de Band serve (como disso o leopoldo) , estarei vendo as de Omega para ver se é mais robusta, qq colocarei aqui. :lol:

Elmer_Jeep
15/02/2005, 23:45
Ae "Marquinhos" esse link aqui tem bons relatos do Leopoldo sobre a adaptação das "bichacinéticas" toyota.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3676&highlight=homocin%E9tica

gseverog
16/02/2005, 15:33
vi em outro forum que usavam "frescocineticas" de omega justamente pela resistencia, vou ver se acho o link!

Beto Lacerda
17/02/2005, 13:46
sem ter ideia dos custos não posso me comprometer com nada mas assim como o regis qdo sair alguma coisa me interesso tb.
[]'s

Marcos Ojeda
17/02/2005, 14:14
Passarei o preço por cima, depois darei o valor exato, as Homocineticas de Band custam nova da Spicer/Dana na Loja Planet Toyota R$260,00 nem chorei e ele abaixou para R$250,00 cada, o eixo +/- R$300,00 cada, teremos que frezar a ponta da homo da Band para encaixar as rodas livre +/- R$50,00 cada, somando tudo sâo 2 homo, 2 eixos e 2 fresas de homo total de R$1200,00 , esse preço estou jogando pra cima.

leopoldo
17/02/2005, 14:30
1- Não dá pra usinar os eixos da Band - o eixo é temperado e revenido.

Os semi-eixos terão que ser feitos novos.

2- Não mexe no entalhado da homocinética da Band. O eixo também é temperado e revenido.

Ponha o miolo da roda livre da Band que encaixa certinho na roda livre do jeep.

Voce só tem que fazer novos semi-eixos, arrumar num desmanche os 2 miolos de roda livre de toyota e colocar o espaçador entre o munhão externo e a manga de eixo para poder montar todo o conjunto

elcio
17/02/2005, 14:38
... arrumar num desmanche os 2 miolos de roda livre de toyota...

eh mais facil achar uma mosca azul com oculos escuros.
mas o resto ate da pra encarar....

[]´s

Beto Lacerda
17/02/2005, 14:41
parece interessante , sendop que se vai fazer um semi eixo novo ja faz 30 estrias para facilitar os bloqueios ...
[]'s

Marcos Ojeda
17/02/2005, 15:02
1- Não dá pra usinar os eixos da Band - o eixo é temperado e revenido.

Os semi-eixos terão que ser feitos novos.Não falei que usaría o semi-eixo da Band

2- Não mexe no entalhado da homocinética da Band. O eixo também é temperado e revenido..

Ponha o miolo da roda livre da Band que encaixa certinho na roda livre do jeep.
.
Voce só tem que fazer novos semi-eixos, arrumar num desmanche os 2 miolos de roda livre de toyota e colocar o espaçador entre o munhão externo e a manga de eixo para poder montar todo o conjunto

Falarei com a AVM ver se eles vendem só o miolo, se não venderem a solução e frezar.

Elmer_Jeep
17/02/2005, 20:19
parece interessante , sendop que se vai fazer um semi eixo novo ja faz 30 estrias para facilitar os bloqueios ...
[]'s

Como já falei algumas vezes eu uso esse sistema HD no meu Jeep e atualmente estou preparando mais dois eixos hibridos dana/band da seguinte maneira,

Quero os eixos mais largos que os do cj e mais estreitos que os da f75 então estou fazendo o assim:

Peguei duas carcaças de diferencial da F75 4x4 que serão encurtados ficando com a medida dos eixos toy-band para utilizar os semi eixos flutuantes originais(sem retrabalho)/cubos de roda/freios a disco, tudo da band.

O dianteiro terá as bolotas de munhão substituídas por bolotas band(dessa vez EU acerto o cáster!!) onde automaticamente terei q usar rolamentos de munhão(band) maiores que os de cj e o mais importante, a carcaça de munhão band é uma beleza pra fazer um high steer confiável.(já olharam uma de perto?).

Sim, já ia esquecendo o mais importante, os semi eixos da band tem 30 estrias assim como as 30 do cj e só precisam ser aprofundadas em 1mm pra encaixar nas planetárias do dana 44. :wink:

Daí pode ser q pensem: Pow poem logo dois diferenciais completos da band nesse teu Jeep!!

Mesmo q eu quisesse não cabe, por causa do powertrain(motor+cambio+tcase) que é muito longo e deixou o cardâ trazeiro muito curto. (e não to afim de aumentar o entreeixos)

[]'s

Beto Lacerda
18/02/2005, 12:38
Elmer só p/ entender ,do Dana sobra só o miolo , tubos e etc. tudo Toy ??? não retrabalha o semi eixo ??? tem ideia dos custos envolvidos ??

Elmer_Jeep
18/02/2005, 13:55
Elmer só p/ entender ,do Dana sobra só o miolo , tubos e etc. tudo Toy ??? não retrabalha o semi eixo ??? tem ideia dos custos envolvidos ??

Perfeitamente.

Os semi-eixos dianteiros e trazeiros band permanecem originais dentro dessa carcaça D44. A usinagem das 30 estrias é uma coisa muito simples, digamos que as estrias do semi-eixo da band são "rasas" e pra ficarem iguais as 30 do CJ precisam ser aprofundadas em 1mm pra assim encaixar perfeitamente no miolo D44.

Não cotei valores ainda porém pra começar precisa ter duas carcaças de diferencial da toyota band pra retirar as bolotas de munhão(dianteira) e as mangas de eixo(fixas no trazeiro).

:arrow: 2 carcaças de diferencial Dana 44 1 dianteira e 1 trazeira
:arrow: 2 carcaças de diferencial da picape Toyota bandeirante.
:arrow: Semi eixos dianteiros e trazeiros completos da picape Toyota bandeirante.
:arrow: Mangas de eixo(dianteiras), cubos de roda(diant. e traz.), rolamentos das 4 rodas, rolamentos de munhão, kit de vedação dos munhões, retentores dos cubos, kit de freio à disco(suporte/pinças/discos/flexíveis), barra de direção, ponteiras de direção :P
ISSO TUDO DA TOYOTA BANDEIRANTE
:arrow: 1 jogo de rodas com 6 furos

Acho q é só...
Se eu lembrar edito depois.

[]'s (trabalhando no Prateado)

Marcos Ojeda
21/02/2005, 15:48
Pessoal alguem tem uma cx diferencial do Dana 44 de 30 estrias para me emprestar??

Marcos Ojeda
22/02/2005, 11:53
O Bill não tinha um desses lá na casa dele?

billj
22/02/2005, 12:28
Tenho, mas é um Trac-Loc............

Abraços,

Marcos Ojeda
22/02/2005, 12:35
Minha ideia não é usar em definitivo, e só para fazer as medidas do semi-eixo com 30 estrias, o tamanho da cx satélite é igual se for é isso que preciso.

Elmer_Jeep
22/02/2005, 12:41
Tenho, mas é um Trac-Loc............

Abraços,

billj, vi em outro tópico(não sei qual) esse track lock do trolha.

Fica bom esse sistema no D44 dianteiro :?:

1[]

Bomba
23/02/2005, 14:50
Tenho duas aqui na garagem, na realidade tem dois eixos dana 44 inteiros completos.
O que precisa exatamente?

Ô Wallace, esses eixos que você tem aí são do Troller antigo, certo? 5 furos?
Me fala uma coisa, esses aí têm homocinética + traseira flutuante, ou não?
[]s,

Wallace
23/02/2005, 18:24
Não, quem é assim são os do Troller novo que tem 6 furos para fixar as rodas.
É com cruzeta, não é flutuante e tem freio a tambor
O Bill é quem tem estes eixos de Troller 6 furos no Spider com discos originais no eixo traseiro.

Bomba
23/02/2005, 20:31
Sim, do Troller novo eu já sabia... o que eu queria saber é justamente quais as diferenças dele para o antigo.
Valeu!

[]s,

Marcos Ojeda
24/02/2005, 10:49
dia 22 comprei uma homocinética e um semi-eixo de TOY Band lada maior, e comecei os teste, no caso desse eixo que usei o munhão ficou perfeito não precisará mexer em nada, o diametro da homo ficou com uma folga de 4 mm no diamentro, muito bom, o que terei que mexer e na ponta da homo que passa pela manga e liga no AVM esta ponta e de diamentro maior que o furo da manga, com isso eu já farei tambem as 10 estrias do AVM de CJ

billj
24/02/2005, 13:50
Marquinhos,

O comprimento da ponta é igual a da Dana?? Você fala que o diâmetro é maior, mas se o comprimento estiver igual (ou quase), pode ser mais negócio usar ela do jeito que está e fazer novas mangas. Teria que ver o que acontece com os rolamentos da roda, os originais têm 1 5/8" de diâmetro interno, se não me falha a memória. Pode ser que acha um outro rolamento com diâmetro interno um pouco maior, mas que mantenha o externo.........

Se assim der certo, você pode deixar a ponta do semi-eixo original e usar a RL da Toy.....

Abraços,

Marcos Ojeda
24/02/2005, 14:00
Marquinhos,

O comprimento da ponta é igual a da Dana??

É um pouco mais comprido o do Toy serca de 5mm

Você fala que o diâmetro é maior, mas se o comprimento estiver igual (ou quase), pode ser mais negócio usar ela do jeito que está e fazer novas mangas. Teria que ver o que acontece com os rolamentos da roda, os originais têm 1 5/8" de diâmetro interno, se não me falha a memória. Pode ser que acha um outro rolamento com diâmetro interno um pouco maior, mas que mantenha o externo.........

Se assim der certo, você pode deixar a ponta do semi-eixo original e usar a RL da Toy.....

Abraços,

São duas situações a pensar como com certeza o que tende a dar mais manutenção e a HOMO o ideal e deixar ela o mais original possivel.

medirei o rolamento para ver se acho algo, mas com certeza o orçameto de mudança de cruzeta pra homo ficará 4 rolamentos e 2 mangas mais carro sendo que essas mangas serão feitas a parte.

hugo.morais
24/02/2005, 14:03
Marquinhos,

Pq ao invés de vc usar RL vc não usá aquelas tampinhas queixo duro? Ai vc não vai precisar mexer no estriado da ponta de eixo ;)

[ ]s,

equipeminas4x4
24/02/2005, 14:04
coloca um espaçador na RL pra manter o comprimento do semi-eixo.

[]´s

billj
24/02/2005, 14:18
Marquinhos,

Achei alguma coisa interessante no católogo SKF para você pesquisar mais a fundo.........

O rolamento de roda original é 18590 / 18520, cujo dimensões são:

dia int = 41,275 mm
dia ext = 73,025 mm
esp = 16,667 mm

Tem um outro rolamento, o 102849 / 102810 que tem o mesmo diâmetro externo mais o interno é maior:

dia int = 44,450 mm
dia ext = 73,025 mm
esp = 18,258 mm

A diferença na espessura pode ser facilmente compensada na confecção da nova manga. O certo seria de fazer um desenho detalhado dessa biroska toda para ver o conjunto completo........

Abraços,

Marcos Ojeda
24/02/2005, 14:18
Hugo, o problema não é a RL são duas situações
1- se eu usinar a homocinetica da band (ela é mais grossa que a de CJ) já faço com as medidas de CJ,
2-ou eu faço uma Manga com um furo maior para passar a Homo de Band mas ai tenho que substituir o rolamentos por outro que tenha o diametro interno maior e externo igual para usar o cubo de CJ, depois disso tudo RL ou queixo duro tanto faz.

Marcos Ojeda
24/02/2005, 14:26
Marquinhos,

Achei alguma coisa interessante no católogo SKF para você pesquisar mais a fundo.........

O rolamento de roda original é 18590 / 18520, cujo dimensões são:

dia int = 41,275 mm
dia ext = 73,025 mm
esp = 16,667 mm

Tem um outro rolamento, o 102849 / 102810 que tem o mesmo diâmetro externo mais o interno é maior:

dia int = 44,450 mm
dia ext = 73,025 mm
esp = 18,258 mm

A diferença na espessura pode ser facilmente compensada na confecção da nova manga. O certo seria de fazer um desenho detalhado dessa biroska toda para ver o conjunto completo........

Abraços,

Irei medir a manga e coloco aqui.

Marcos Ojeda
24/02/2005, 14:35
coloca um espaçador na RL pra manter o comprimento do semi-eixo.

[]´s

Marcel não é só no comprimento que é maior tb no diamentro.

equipeminas4x4
24/02/2005, 14:41
To sabendo, falei do espaçador pra não precisar cortar a ponta.

[]´s

leopoldo
24/02/2005, 15:10
Tem um outro rolamento, o 102849 / 102810 que tem o mesmo diâmetro externo mais o interno é maior:.................

complementando: as porcas e arruelas também precisam ser trocadas

leopoldo
24/02/2005, 15:33
.............. precisará mexer em nada, o diametro da homo ficou com uma folga de 4 mm no diamentro,

Ojeda, como já passei por essa fase para montar as minhas no meu jeep e estou estranhando voce não precisar mexer em nada, pergunto-lhe:

1- voce verificou que a linha de centro das esferas da homocinética tem que coincidir com o cruzamento do semi-eixo com o eixo virtual dos pinos mestres do munhão?

Isso eu sei porque se afundar a homocinética dentro da bola ela vira sem pegar em canto algum, mas na hora de esterçar, se não houver a coincidência de centros, a ponteira vai querer entrar e sair de dentro do munhão, afetando o esterçamento e o entalhado da roda livre. Não esqueça que lá dentro do diferencial, o semi-eixo vai apoiar no eixo das satélites e vai querer empurrar o conjunto da manga de eixo para fora do munhão externo. Como não vai conseguir, voce não esterçará tudo que pode. Descobri que a homocinética tem estar mais para o lado de fora que para o lado de dentro da esfera do munhão e então pega um pouco em baixo, no corpointerno da esfera, perto do encaixe da capa do rolamento.

2- Voce verificou a possível interferência entre a parede interna do estreitamento (passagem do semi-eixo) como semi-eixo?

No esterçamento, pode ser que o semi-eixo pegue um pouco na borda do furo por onde passa o semi-eixo: aquele estreitamento. Descobri que na mão tudo funcionava uma maravilha mas quando tudo está montado o eixo ralava um pouco lá, então alarguei aquele furo. Isso é por causa da inclinação do eixo de construção do camber.

Marcos Ojeda
24/02/2005, 15:57
.............. precisará mexer em nada, o diametro da homo ficou com uma folga de 4 mm no diamentro,

Ojeda, como já passei por essa fase para montar as minhas no meu jeep e estou estranhando voce não precisar mexer em nada, pergunto-lhe:

1- voce verificou que a linha de centro das esferas da homocinética tem que coincidir com o cruzamento do semi-eixo com o eixo virtual dos pinos mestres do munhão?

Isso eu sei porque se afundar a homocinética dentro da bola ela vira sem pegar em canto algum, mas na hora de esterçar, se não houver a coincidência de centros, a ponteira vai querer entrar e sair de dentro do munhão, afetando o esterçamento e o entalhado da roda livre. Não esqueça que lá dentro do diferencial, o semi-eixo vai apoiar no eixo das satélites e vai querer empurrar o conjunto da manga de eixo para fora do munhão externo. Como não vai conseguir, voce não esterçará tudo que pode. Descobri que a homocinética tem estar mais para o lado de fora que para o lado de dentro da esfera do munhão e então pega um pouco em baixo, no corpointerno da esfera, perto do encaixe da capa do rolamento.

2- Voce verificou a possível interferência entre a parede interna do estreitamento (passagem do semi-eixo) como semi-eixo?

No esterçamento, pode ser que o semi-eixo pegue um pouco na borda do furo por onde passa o semi-eixo: aquele estreitamento. Descobri que na mão tudo funcionava uma maravilha mas quando tudo está montado o eixo ralava um pouco lá, então alarguei aquele furo. Isso é por causa da inclinação do eixo de construção do camber.

Como eu montei sem a manga só com o munhão conforme foto que está ai para trás, não tive a exata noção, o que percebi foi que se a homo ficar encostada na manga ela estará fora do eixo vertical do munhão, o certo é ficar um pouco para dentro, se eu for fazer outra manga faço com a parede de dentro maior, se for usinar a Homo deixo um rebaixo e coloco um espaçador.
Que a homocinetica não pega em nada eu tenho certeza.

Sandro Tannuri
24/02/2005, 19:26
Porque não usam tudo da Band? Desde o munhão interno(cabeça de gato) até as rodas.

Abraços,

Elmer_Jeep
24/02/2005, 23:03
Porque não usam tudo da Band? Desde o munhão interno(cabeça de gato) até as rodas.

Abraços,

To fazendo isso antes do spoa
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5344&start=80
devagar(nas horas vagas) mas tá saindo.
Sábado vou ter mais um tempo pra comentar sobre o q foi feito durante essa semana.

[]'s all.

Dennis Figueiredo
09/03/2005, 09:05
Galera.... eu acho meio estranho.... olhem essa Band.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=9395

Os pneus dela são um pouco maiores que os meus, acho que devem beirar quase os 38", o dono dela está vendendo o carro porque não aguenta mais trocar as homocinéticas, nas duas ultimas trilhas que fizemos juntos ele quebrou nas duas, a homo virou um flor, arregaçou toda. Essas duas eu vi, fora as outras vezes que quebrou e eu não estava junto.

Marcos Ojeda
09/03/2005, 09:22
:( :( :(

Ainda não fiz os semi-eixos, não posso dizer nada porque não testei, mas tem muitas perguntas para fazer a este rapaz da Band:
-Que marca é estas homos?
-Em que situação ele quebrou?
Mas mesmo assim :( :(

Dennis Figueiredo
09/03/2005, 09:38
:( :( :(

Ainda não fiz os semi-eixos, não posso dizer nada porque não testei, mas tem muitas perguntas para fazer a este rapaz da Band:
-Que marca é estas homos?
-Em que situação ele quebrou?
Mas mesmo assim :( :(

Marquinhos... a intenção desde meu post é de achar que não devemos apostar tanto assim nas homos de band, você conhecem alguma que faz trilha mesmo e tem pneus grandes??? Eu conheço essa.

Quanto a marca eu não sei a band dele é um modelo bem novo, mas não sei a marca que usa, provavelmente tudo original.

Na penultima vez ele quebrou andando nas pedras, trocou e colocou uma nova, não durou uma trilha... nessa ultima vez ele tava descendo um morro com bastante inclinação frontal, tinha uma curva pra manobrar, então ele virou a direção para as direita engatou a ré e deu uma leve acelerada, bem de leve mesmo eu estava olhando. e CLANC!!!!!!!...... quebrou mais uma.

Marcos Ojeda
09/03/2005, 09:46
Já estou com tudo na mão já comprei as homos e o aço só falta desenhar e mandar usinar, eu continuarei com o projeto, mas já não estou tão convicto de um execelente resultado.

Dennis Figueiredo
09/03/2005, 09:55
Opa.... Tomara então que a Band do meu camarada seja pestiada :wink:.... acho que devemos também levar em consideração que a Band pesa pra KCT. 8)

Sandro Tannuri
09/03/2005, 13:22
Dennis,

Este é o jeito mais facil de quebrar algo no eixo dianteiro, descida com jogo virado e dar a ré. Já quebrei uma coroa e peão assim.
Nada é a prova de bala mas acho a homo da Band mais forte que a cruzeta do D44 nacional.

Abraços,

Dennis Figueiredo
09/03/2005, 13:36
Dennis,

Este é o jeito mais facil de quebrar algo no eixo dianteiro, descida com jogo virado e dar a ré. Já quebrei uma coroa e peão assim.
Nada é a prova de bala mas acho a homo da Band mais forte que a cruzeta do D44 nacional.

Abraços,

Sandro,

eu sei que esse é o jeito mais facil de quebrar, por isso fui bem específico de como ele quebrou uma homo nova :wink: , mas se tu visse o sutilesa com que o cara acelerou iria jurar que a homo do carro dele era de vidro. Provavelmente se fosse com eixos D44 ele não andaria nem de frente :D :wink: . Ou como disse, tomara que essa quebra seja um caso isolado. Pena que não tenho foto para mostrar como ficou a peça.

Elmer_Jeep
09/03/2005, 18:11
Dennis,

Abraços,

Sandro,

eu sei que esse é o jeito mais facil de quebrar, por isso fui bem específico de como ele quebrou uma homo nova :wink: , mas se tu visse o sutilesa com que o cara acelerou iria jurar que a homo do carro dele era de vidro. Provavelmente se fosse com eixos D44 ele não andaria nem de frente :D :wink: . Ou como disse, tomara que essa quebra seja um caso isolado. Pena que não tenho foto para mostrar como ficou a peça.

Pela cara dessa band o motor deve ser o Mercedes OM314, tu já viu o tamanho da biela desse motor?? O torque dele em baixa rotação é violento.

Diego Durigon
09/03/2005, 19:18
Pela cara dessa band o motor deve ser o Mercedes OM314, tu já viu o tamanho da biela desse motor?? O torque dele em baixa rotação é violento.

Realmente o torque é absurdo...

Dennis Figueiredo
09/03/2005, 20:30

Sim... ele sempre se gabava do motor da BAND dele, ele explicava +ou- mais eu não entendo porra nenhuma de motores diesel, ele falou algo como "pistão ômega".... faz sentido ou eu escutei errado?

Elmer_Jeep
09/03/2005, 23:18

Sim... ele sempre se gabava do motor da BAND dele, ele explicava +ou- mais eu não entendo porra nenhuma de motores diesel, ele falou algo como "pistão ômega".... faz sentido ou eu escutei errado?

Omega é somente o desenho da câmara do pistão, um rebaixo que tem no centro do pistão que recebe e espalha o diesel pulverizado pelo bico injetor antes da explosão(compressão da mistura ar+combustível).

Esse tipo de pistão teu amigo deve ter catado dos mercedes OM352A(turbo) motor este que não é mais fabricado e que incorporou essa tal camara omega nas últimas séries antes de ser substituído pelo mercedes OM366.

Resumindo, o pistão omega não altera em nada a potencia do motor, apenas aproveita melhor o combustível injetado fazendo uma queima de combustível mais eficiente.

[]'s.

Marcos Ojeda
17/03/2005, 17:38
Essa semana o "selvicio" aqui na telecom foi tranquilo, tive tempo de me dedicar ao nosso projeto, usinei a Homo, é só falta frezar as 10 estrias da roda livre, comprei o aço 4340 e fiz o desenho do semi-eixo, pergunto a vcs, faço o eixo e não cemento nem tempero ele, monto faço teste, ou alguem tem uma dica como/onde cenetar? :roll: :roll: :roll:

ramiro_eli
18/03/2005, 10:16
Marquinhos,

Conheço uma empresa que faz qualquer tipo de tratamento térmico, se chama Brasimet ( http://www.brasimet.com.br/ ). O problema é que eu não sei se eles vão atender um pedido de poucas peças.
Em relação ao tipo de tratamento que deve ser feito, certamente eles saberão te orientar, ou o Leopoldo possa te ajudar.

Marcos Ojeda
18/03/2005, 10:18
Já consegui, o Rodrigo Portugal da RC4x4 vai fazer a cementação pra nós.

elcio
18/03/2005, 10:22
Já consegui, o Rodrigo Portugal da RC4x4 vai fazer a cementação pra nós.

Marcos:
quanto sai a tijolada?

[]´s

Marcos Ojeda
18/03/2005, 10:37
por cima eu calculei 1.200 reais, que são somente as 2 homocineticas e o 2 sem´-eixos, mas este valor pode subir um pouco ou abaixar, o ue farei e montar e testar testar testar, se quebrar facil como a cruzeta esqueço isso, se ficar forte igual o eixo de troller que o Bill tem farei para quem quiser.

Dennis Figueiredo
18/03/2005, 14:19
por cima eu calculei 1.200 reais, que são somente as 2 homocineticas e o 2 sem´-eixos, mas este valor pode subir um pouco ou abaixar, o ue farei e montar e testar testar testar, se quebrar facil como a cruzeta esqueço isso, se ficar forte igual o eixo de troller que o Bill tem farei para quem quiser.
Esse realmente eu tenho interesse, apesar de ainda não ter quebrado os meus, mas me cago de medo.

edvaldo
20/03/2005, 20:16
marquinhos, se tiver formando um grupo tô dentro! pode contar comigo.

edvaldo

Marcos Ojeda
20/03/2005, 20:27
Edvaldo fica tranquilo, estou fazendo sozinho, por conta e risco só meu, mas se der certo farei para todos que tiverem interesse. Só para não perder o costume, quebrei mais uma ponta de iexo com cruzeta, não vejo a hora de colocar essas homocinéticas para rodar.

edvaldo
20/03/2005, 20:44
tudo bem, eh que tb estou preoculpado com minhas cruzetas, preciso dar um jeito, caso contrario vou mudar de eixos novamente, mas já tô sem saco e grana pra isso.

Marcos Ojeda
20/03/2005, 20:50
Para o seu caso acho que essa solução é definitiva, a homocinética de band e bem mais forte que a de Troller do Bill. com o peso do seu motor ficará ótimo.

Sandro Tannuri
20/03/2005, 20:54
Para o seu caso acho que essa solução é definitiva, a homocinética de band e bem mais forte que a de Troller do Bill. com o peso do seu motor ficará ótimo.

Marquinhos,

Será? Eu fiquei espantado com a do Bill no trial de Santo André. Ele acelerou sem pena e não quebrou.
A da Toyota pode ser maior, mas sera que é mais forte?
Em breve saberemos.

Abraços,

edvaldo
20/03/2005, 21:01
sandro, tb acho os eixos do bill muito resistentes, eu e o rodrigo estamos usando ums eixos desses tb no vitara(troller 6 furos), só que estamoscolando ums "pneuzinhos" iguais oas seus 39.5", não sei se vão aguentar. mas meu sonho de consumo, pro meus samurai são aqueles eixos que vc tem ai guardado, prontinho com bloqueio e tudo. vc ainda os tem?

Marcos Ojeda
20/03/2005, 21:05
Marquinhos,

Será? Eu fiquei espantado com a do Bill no trial de Santo André. Ele acelerou sem pena e não quebrou.
A da Toyota pode ser maior, mas sera que é mais forte?
Em breve saberemos.

Abraços,

Eu estou pensando em propor para o Edvaldo em testar no Jipe dele, que tem caracteristicas semelhante ao do Bill, o meu Jeep e todo diferente, motor pesado, pneus cheio de chavos que são ótimos para quebrar semi-eixo, e se isso acontecer acharemos que não ficou bom. .
Edvaldo o que acha.

edvaldo
20/03/2005, 21:11
marquinos, a hora que vc quiser. a pedreira do bill e exelente pra isso.
e ai bill, vamos andar um pouco?

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:11
Edvaldo,

Pela experiência que tenho com os 39,5" acho que os eixos do Troller 6 furos devem aguentar muito bem. Se um dia quebrar a bichacinetica compre semi-eixos de 4340 e cruzetas CTM e dai nada mais deve quebrar. Eu sei que tem gente aqui no forum, não é Leo, que quebra coroa e peão de D44 com pneus menores mas se não abusar no acelerador acho que os eixos do Troller 6 furos aguentam muito bem pneus ate 40".
Ainda tenho meus eixos mas não recomendo para pneus maiores que 35", mesmo bem modificados não passam de D30 e D35. No caso deles a coroa e peão no dianteiro e o semi eixo no traseiro são os pontos fracos. Já quebrei duas vezes eles, primeiro a coroa e peão dianteiros e em seguida o semi eixo traseiro. Uma quebra foi repetição da outra.

Abraços,

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:13
Marquinhos,

Seria uma boa comparação.
E o Test driver já ate topou. :lol:

Abraços,

Marcos Ojeda
20/03/2005, 21:18
Eu tomei um vareio do Bill lá na pedreira, ele estava no quintal de casa e eu parecendo uma barata em um salão de baile,

Com o jipe do Edvaldo será diferente, é tudo que quero, pois esses eixos não servirá só para esse Jipe que tenha mas tambem para o que eu iniciarei a montagem.

edvaldo
20/03/2005, 21:21
sandro quanto ao pé sou bem tranquilo, se o carro não aguenta não adianta forçar. mesmo não tendo planos de continuar com o samurai no trial, não quero chegar numa trilha com puta carro e sai rebocado por causa de um semi-eixo. isso é de cortar o coração. por isso estou vendo o que vai ser mais viavel: diminuir os pneus ou almentar a resistencia dos semi-eixos.

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:23
Marquinhos,

De qualquer forma a bichacinetica da Band será mais forte que as cruzetas de Rural/CJ então use no Coyote no trial.
Desculpe Edvaldo, mas seria engraçado ver você testando o trabalho do Marquinhos no trial enquanto ele fica com uma cruzeta quebrada vendo você concluir a prova. :lol:

Abraços,

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:25
Edvaldo,

Para você não deve ser dificil arranjar mais um par de eixos de Troller 6 furos. No seu lugar eu usaria eles no Samurai tambem.

Abraços,

Marcos Ojeda
20/03/2005, 21:29
O Sandro não ta botando fé no meu taco :( :(
Edvaldo até o Trial estará pronto mas acho melhor testar fora para não arriscar. Estando pronto te entrego os 2 semi-eixos, mais as 2 homocíneticas, para vc montar e a gente testar.

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:33
Marquinhos,

Estou dizendo para usar no seu Jeep! Pelo contrario, estou botando fé e se fosse você colocaria no seu proprio carro para ficar melhor para o trial.
Se você se refere a comparação com o eixo do Troller, mesmo resolvido o problema da cruzeta o D44 de Rural/CJ ainda teria o problema da fixação do munhão que o do Troller não tem.

Abraços,

edvaldo
20/03/2005, 21:36
sandro

essa realmente deve ser a melhor opção. só que só vou pensar em mudar no proximo ano. se eu parar o carro mais uma vez esse ano vou ficar louco, e sem esposa. só pra vc ter uma idéia éla é gerente no banco, sabe mais da minha conta do que eu mesmo. hehehe.

marquinhos,

vamos ver se realmente fica bom, vaime economizar uma"familia".

billj
20/03/2005, 21:41
marquinos, a hora que vc quiser. a pedreira do bill e exelente pra isso.
e ai bill, vamos andar um pouco?

Quando quiser.............

Abraços prontos,

billj
20/03/2005, 21:43
Uma coisa que não podemos esquecer é do fato que eu tenho um ARB na frente. Eu ando desbloqueado a mioria do tempo, só bloqueando quanto a coisa fica feia.........

Abraços,

Marcos Ojeda
20/03/2005, 21:50
Meu Jeep tem varios problemas, não é só semi-eixo, como falei os pneus não são adequados para pedras, a Spoa que fiz não está 100% o eixo dianteiro tende a querer girar, e muitos outros problemas, esse Jeep ficará como está, não pretendo mexer muito nele, dispensei o meu antigo mecanico e por enquanto eu farei tudo no Jeep, o proximo Jeep ai será outra historia.

Se você se refere a comparação com o eixo do Troller, mesmo resolvido o problema da cruzeta o D44 de Rural/CJ ainda teria o problema da fixação do munhão que o do Troller não tem.
Pretendo fazer tambem uma ponta da carcaça do eixo semelhante ao de troller, e tambem farei um munhão, meu maior problema é tempo para me dedicar a mecanica, meu trabalho me ocupa muito tempo.

billj
20/03/2005, 21:54
Marquinhos,

Se é para fabricar tudo isso, não seria mais negócio pensar no que foi falado antes, em usar tudo da Band mesmo, ponta, homo, munhão, disco, pinça, etc.??

Abraços,

Marcos Ojeda
20/03/2005, 21:59
Tem mais gente com dana 44 precisando de melhorias, e peças de Band são meio mosca branca, o que farei para mim disponibizarei para que quiser. É um outro hobby meu eu gosto de inventar, adaptar, modificar :mrgreen: :mrgreen:

edvaldo
20/03/2005, 22:05
marquinhos

adaptar, inventar, modificar. acho que dentre todas qualidades de um jipeiro essas tem de estar entre as mais evoluidas. senão ninguem aguenta essa vida doida... :lol: :lol: :lol:

billj
20/03/2005, 22:16
Concordo, também gosto de inventar, adaptar e modificar. Mas gosto ainda mais de andar de jipe sem quebrar......... :wink: :mrgreen:

Abraços inventando apenas o necessário,

equipeminas4x4
22/03/2005, 10:29
Estarei utilizando os semi-eixos reforçados com solda e cruzetas maiores no Trial de SP.

[]´s

Dennis Figueiredo
22/03/2005, 10:31
Marquinhos;

Alguma novidade?

Beto Lacerda
22/03/2005, 11:41
Estarei utilizando os semi-eixos reforçados com solda e cruzetas maiores no Trial de SP.

[]´s
que vc inventou ?? posta fotos ae , para de esconder o jogo :lol:
[]'s

equipeminas4x4
22/03/2005, 11:45
Vou pegar os semi-eixos hoje e amanhã posto fotos aqui.

[]´s

Marcos Ojeda
22/03/2005, 17:39
Marquinhos;

Alguma novidade?

Dennis esta usinando.

Marcos Ojeda
22/03/2005, 20:44
depois de usinados os semí-eixos vão para cementação ai iremos montar em um jipe é ir fazer teste.

edvaldo
22/03/2005, 21:29

[]´s

marcel, no trial de santo andré vc chegou a quebar algum semi-eixo???

leovalle
22/03/2005, 23:12
marcel, no trial de santo andré vc chegou a quebar algum semi-eixo???

Quebrou até os reservas. :twisted:

[]'s

equipeminas4x4
23/03/2005, 12:09
O Leo exagerado heim???? Não quebrei os reservas não, pois eu não tinha reserva. Os dianteiros foram os 2 pro saco.

[]´s

edvaldo
23/03/2005, 21:14
legal, pra min vc tinha saido quase inleso.

equipeminas4x4
24/03/2005, 16:14
Para quem queria saber sobre os semi-eixos criminosamente soldados, seguem algumas fotos da modificação.

[]´s

equipeminas4x4
24/03/2005, 16:18
Não sei se vcs repararam no semi-eixo, mnas a latinha de Skol da 2ª foto, não pode passar batida. Ontem teve trabalho até 00:30 pra deixar o Kalango pronto pra prova. Espero que na 2ª feira esteja pelo menos em condições de ser colocado na carreta para transporte.

[]´s

billj
24/03/2005, 16:37
:shock:

Assassino de semi-eixo. Deveria ser processado.......... :mrgreen:

Abraços,

equipeminas4x4
24/03/2005, 16:50
hahuahuahua, isso tá me cheirando a medo..... Medo do semi-eixo não quebrar dessa vez.

[]´s

equipeminas4x4
05/04/2005, 12:30
Gringo lazarento, não falei que era medo????????

Bom Srs. os semi-eixos resistiram muito bem à prova de SP. Ainda não tenho parâmetros para afirmar com certeza o qto eles são mais resistentes que os originais, até pq evitei ao máximo forçar o carro. Na seção da parede, precisava manobrar na descida para evitar o cone de saída, mas preferi atropelá-lo justamente para não forçar os semi-eixos, já que o peso do carro estava todo no eixo dianteiro. Com o carro retornando a BH, começarei a fazer algumas trilhas finalmente, então postarei maiores detalhes sobre os semi-eixos.

PS.: Mesmo não tendo forçado o carro, eles não resistem ao que o Bill fez no "las cruses" com o Spider, isso é fato.

[]´s

Marcos Ojeda
25/05/2005, 17:03
Homocinéticas estão prontas agora é só testar.

leovalle
25/05/2005, 17:08
Marquinhos,

Corre lá no site do RORC e se inscreve pra testar elas em Santa Luzia!!!! :mrgreen:

[]'s

Marcos Ojeda
25/05/2005, 17:11
Se dependesse só disso, eu correria que nem louco, cara vc não sabe como estou chateado de não ir, mas não tem jeito, desta eu tou fora, até tentei alugar o Xmobile mas ele não se enteressou.

equipeminas4x4
26/08/2005, 12:36
Reativando este tópico.....

Esta é a novidade da ENSIMEC para aqueles que utilizam pneus até 35".

O antes e o depois....

[]´s

Eduardo Merege
26/08/2005, 12:50
Fantasticoo!!! :palmas: :palmas: :palmas:

Dennis Figueiredo
26/08/2005, 13:56
$$$$$$????

leopoldo
26/08/2005, 14:07
:?:

Tô vendo um DANA 44 de munhão fechado e freios à disco.

e .................
e .................

e daí ? o que faz dêle uma criatura diferente nesse planeta ?

Dennis Figueiredo
26/08/2005, 14:10

e .................
e .................

Possui homocinética.......

Beto Lacerda
26/08/2005, 14:19
e p/ quem ja tem freios a disco , etc etc , vai vender só as pontas de eixo com minerocinéticas ??
usa o cubo do cj e RL de toy ???
tem que usinar o munhão ???
[]'s

leopoldo
26/08/2005, 14:53
[Possui homocinética.......

Ah! tá explicado o espaçador e os prisioneiros da RL.

Com o tempo eles vão folgar.

Dennis Figueiredo
26/08/2005, 15:27
´não é só apertar? :mrgreen:

equipeminas4x4
26/08/2005, 15:36

e .................
e .................

Léo-Poldo,

Leia o título do tópico.... :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Helio Oliveira
26/08/2005, 16:52
Posso TESTAR :?: :mrgreen:

[]´s

Beto Lacerda
26/08/2005, 16:54
e p/ quem ja tem freios a disco , etc etc , vai vender só as pontas de eixo com minerocinéticas ??
usa o cubo do cj e RL de toy ???
tem que usinar o munhão ???
[]'s
????
[]'s

equipeminas4x4
26/08/2005, 16:57
Pode,

Compra e testa. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Elmer_Jeep
26/08/2005, 17:28
high steer nesse aí nem pensar :pensativo:

leovalle
26/08/2005, 17:39

Pq?

equipeminas4x4
26/08/2005, 17:39

:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :?: :?: :?: :?:

Franco
26/08/2005, 18:18
Não é facil aguentar o Leopoldo.....

Bom, pra ver se é verdade vai aqui a prova do crime.... e não tem prisioneiros ainda, não estão prontos ainda. Neste caso foi usado mesmo allen 3/8" por 2 1/2" e aprofundado a rosca no cubo. Mesmo assim não gostei 100 % desta solução. O cubo é doce demais, se aplicar o troque ideal do parafuso, a rosca começa fluir, mesmo com 1 1/2" dela rosqueada....bela fabricação brasileira - de pura bosta (Simetal); antes tivessem fundido em GGG50. Bom solução está proxima com a aplicação de prisoneiros com bucha conica, estilo Toyota Bandeirante, no cubo Dana.

Franco
26/08/2005, 18:20
Estou fazendo um texto completo com fotos e explicações mais amplas, tipo pirate4x4 sobre toda a reforma do eixo....só não sei ainda onde vou hospedar-lo.
8) 8) 8)

billj
26/08/2005, 18:21
:concordo:

equipeminas4x4
26/08/2005, 18:22
Acho q pode ser aqui no GERAL mesmo
interessa pra todo mundo

[]´s

leovalle
26/08/2005, 18:29
Estou fazendo um texto completo com fotos e explicações mais amplas, tipo pirate4x4 sobre toda a reforma do eixo....só não sei ainda onde vou hospedar-lo.
8) 8) 8)

Se quiser, pode hospedar o eixo lá em casa :mrgreen:

[]'s

billj
26/08/2005, 18:45
Se quiser, pode hospedar o eixo lá em casa :mrgreen:

[]'s

Com certeza, não vai quebrar nunca................ :mrgreen:

Abraços parados um tempão,

leopoldo
26/08/2005, 18:48
FRANCO,

as rodas livres vão soltar, com parafusos ( pior) ou com prisioneiros ancorados (menos).

com parafusos, você sabe que solta mesmo, então nem vamos comentar. É um Lixo de cubo mesmo.

Mantendo essa montagem só no dianteiro, os prisioneiros vão soltar (no dia a dia não, mas para quem fizer 4x4 frequente , sim) porque com o prisioneiro mais comprido, ele começa a fletir, fletindo na aceleração num sentido, fletindo ao contrário no freio motor.

Essa flexão poderá causar 3 efeitos:

- espanamento da rosca do cubo LIXO.

- esfregamento entre o cubo e o corpo ad RL. Isso será fácil de ver porque a junta que está lá começará a ser expelida conforme esfregar. Essa folga causa maior flexão e possível fratura dos prisioneiros num tranco em reduzida.

- combinação dos 2 acima.

Não to querendo por areia no seu caminão não. To te alertando. Isso não é imediato, ocorrerá paulatinamente e continuamente.

NeRo
26/08/2005, 18:51
Se é o que imagino, pode ser tanto uma súmula (que é um processo ainda em implantação) ou como artigo.
Eu iria sugerir a postagem como fixo (fica sempre em cima da lista) mas... não encontrei mais a opção. Mudanças na estrutura do fórum. Talvez por mal uso da opção.
Colocar na Geral vai sempre descer... e existem tópicos por aqui enterrados há um bom tempo. :mrgreen: Culpa do Beto MDI, que não faz o trabalho dele. :twisted:

leopoldo
26/08/2005, 18:56
Só por curiosidade:

o semi-eixo foi fabricado com qual aço e este eixo tem capacidade de lidar com qual torque ?

Beto Lacerda
26/08/2005, 21:02
Franco ...
estou enganado ou esse eixo sera tão forte qto um de troller ???
acredito nisso por se tratar da mesma homocinetica , pontas de eixo com mesmo diametro , e 30 estrias ou seja igual o eixo d44.3 do troller
[]`s

GuTo_Cerulli
27/08/2005, 00:22
Eita! :shock:

Gostei pacas! Aliás, tenho interesse!

[]'s

Franco
27/08/2005, 00:39
Beto

Os semieixos resistem mais que os do Troller, não sei quanto a homocinética. Os eixos da serio T-RexBone são confecionados em SAE 4140 e temperados por inteiro. Com isto tem um limite de escoamento bem mais elevado que as originais da Dana de SAE 1030 temperadas por indução. De qq maneira, suporta com facilidade até 4000Nm, limite da homocinética, se eu não me engano..... isto é suficiente pra virar pneus 35" no asfalto sem sair do lugar, produzindo uma densa curtina de fumaça branca :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Leopoldo
Já está respondido tb; o valor teórico fica ainda acima do limite da homocinética, um ensaio pratico ainda não consegui terminar porque nossa atual bancada só chega a 500 Kgfm e no ultimo ensaio, começo a desmanchar :cry: :cry: . O que posso lhe dizer é que todas as 30 estrias tem um diâmetro limpo de 31mm e os 19 estrias tem 30 mm, e isto faz uma grande diferença (na ordem dos 15% em resistencia à torção)(confirma isto Leopoldo?)

Quanto aos parafusos da RL, ja temia isto, mas é um mal necessário temporário.....solução seria um encaixe dentado nas faces longitudinais ou estrias internas....não sou muito fã de pinos.

Para a adaptação da RL, acompanha no kit um jogo de miolos, confecionados em SAE 8620, cementadas e temperadas. Leopoldo, voce sabia que as originais são de GG e que quebram com facilidade...Fiz algumas modificações nestas peças originais para alguns clientes. A maioria teve problemas de trincar esta bucha estriada, porque a parede residual fica muito fina. Agora fiz em aço temperado, alem de facilitar a instalação, resolve um ponto fraco do sistema....

[]'s

Franco
27/08/2005, 00:49
Se é o que imagino, pode ser tanto uma súmula (que é um processo ainda em implantação) ou como artigo.
Eu iria sugerir a postagem como fixo (fica sempre em cima da lista) mas... não encontrei mais a opção. Mudanças na estrutura do fórum. Talvez por mal uso da opção.
Colocar na Geral vai sempre descer... e existem tópicos por aqui enterrados há um bom tempo. :mrgreen: Culpa do Beto MDI, que não faz o trabalho dele. :twisted:

talvez seja mais interessante, artigos fixos, sem acesso para modificações ou comentários...como biblioteca técnica. Ja se tentou e ainda esta se tentando a revisão dos tópicos para filtar o útil( grupo do qual faço parte)....depois de tempo percebi a besteira que fiz (de não ficar quieto)...tarefa quase impossível com retorno muito pequeno....melhor mesmo então ler e transcrever um artigo, ai sim.

[]'s

leopoldo
27/08/2005, 10:43
..... na ordem dos 15% em resistencia à torção.....confirma isto Leopoldo?

Ao pé da letra, 1 mm equivale a 12,5 % a mais

Como dependendo do tipo de aço e dos parâmetros de têmpera e revenimento, pode ainda ser: mais ou menos.

E concordo com você . O ideal seria poder frezar ou brochar um entalhado dentro do cubo. Mas não tem parede para isso.

..... voce sabia que as originais são de GG e que quebram com facilidade....

Dependendo do modelo, a RL tem (miolo de aço frezado, brochado, temperado e revenido) ou (sinterizado).

O sinterizado desmancha mesmo. Foi uma pisada na bola da AVM.

Os meus são os de aço. Nunca deram problema e ainda ganhei da AVM 4 jogos de reposição.

Fora o problemas da RL, seu produto deverá satisfazer quem comprar.

Franco
27/08/2005, 13:05
..... voce sabia que as originais são de GG e que quebram com facilidade....

Dependendo do modelo, a RL tem (miolo de aço frezado, brochado, temperado e revenido) ou (sinterizado).

O sinterizado desmancha mesmo. Foi uma pisada na bola da AVM.

Putz...sinterizado, é mesmo :parede: . Só não compreendi porque mais fragil :pensativo: . Pelo que aprendi, sinterizado de aço supera aço laminado. Borcas de sinterizado resistem gume de corte em até 10 % acima dos equivalentes convencionais......sei, la. Será que a AVM ta fazendo sinterizado econômico...tipo aço-isopor para econômizar no processo materia prima????rsrsrsrsr. Sinterizado pelo menos até hoje sempre foi sinômino de combinação de ligas complicados e aproveitamento 100% da materia prima (pó).....a peça da AVM , (então sinterizada) é tão mole que parecia Fofo, por isso a colocação "GG"......

Me diz outra coisa, se o de aço aguenta, porque a AVM ainda te mandou 4 peças reserva, eles não confiam no prório taco????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

leopoldo
27/08/2005, 13:34
..... Pelo que aprendi, sinterizado de aço supera aço laminado.

Nem por sonho.

Será que a AVM ta fazendo sinterizado econômico...tipo aço-isopor para econômizar no processo materia prima????

Foi uma tentativa infeliz de baratear custo.

Sinterizado pelo menos até hoje sempre foi sinômino de combinação de ligas complicados e aproveitamento 100% da materia prima

Verdade absoluta.

Se o de aço aguenta, porque a AVM ainda te mandou 4 peças reserva, eles não confiam no prório taco?????

Quando estava desenhando meus novos eixos, verifiquei que nas ponteiras originais da homocinética o miolo era de desenho igual e poderia ser intercambiável como do Jeep Willys

Fui na AVM e expliquei o que queria fazer - trocar só os miolos das 4 RL que estariam rodando e eles me deram 2 kits completos. Gentileza da casa.

Se alguém da AVM estiver lendo isso, pode ficar contente.

Até desenvolver o meus, quebrei muitos semi-eixos mas nunca um miolo da RL.

E olha que eu ficava desconfiado vendo a parede da engrenagem. Mas ela trabalha sob compressão e isso ajuda muito. Isso é que é pulo do gato.

leopoldo
27/08/2005, 19:40
..... são confecionados em SAE 4140 e temperados por inteiro. Com isto tem um limite de escoamento bem mais elevado que as originais da Dana de SAE 1030 temperadas por indução. De qq maneira, suporta com facilidade até 4000Nm, limite da homocinética, se eu não me engano..... isto é suficiente pra virar pneus 35" no asfalto sem sair do lugar

Franco, o limite da homocinética da toyota é :

2 900 N.m – 2 139 lb.ft – 296 kgf.m – (contínuo)
3 900 N.m – 2 877 lb.ft – 398 kgf.m – (ruptura)

Só que eu percebí que o semi-eixo é mais fraco que a ponteira porque no encaixe da homocinética:

o diâmetro (menor)do semi-eixo é 29,55 mm

no semi-eixo ta toyota é ainda pior pois é 26 mm o gargalo.

enquanto que na planetária temos 31,64 mm

e na homocinética em sí, o diâmetro é 30,97 mm

Isso quer dizer que por maior que seja o diâmetro do furo do entalhado na planetária, a secção limite de resistência do semi-eixo é no encaixe da homocinética. Esta é a secção fusível.

Então, considerando conservativamente a secção resistente de 29 mm, a resistência máxima de cada semi-eixo (4130) é por volta de 176 kgf.m, a ser verificado em ensaio de validação.

Este valor está abaixo do limite de resistencia da homocinética, o que faz sentido pois o diâmentro é menor.

Subindo à transmissão, o torque máximo de entrada no cardan não pode ser maior que:

se for nm eixo traseiro:

36 kgfm para relação 4,89:1 blocante e 72 kgfm OPEN
32 kgfm para relação 5,38:1 blocante e 64 kgfm OPEN
30 kgfm para relação 5,88:1 blocante e 60 kgfm OPEN

se for num eixo dianteiro no modo 4x4:

72 kgfm para relação 4,89:1 blocante e 144 kgfm OPEN
64 kgfm para relação 5,38:1 blocante e 128 kgfm OPEN
60 kgfm para relação 5,88:1 blocante e 120 kgfm OPEN

e daí temos a limitação de entrada de torque, que depende do que o motorxcambioxreduzida pode dar.

Agora, cada um pode calcular em função do torque de cada motor, multiplicando pela relação de 1º e a redução e multiplicando por um rendimento mecanico de 0,94

Acho que não me confundí nas contas........ :pensativo:

Giovani
27/08/2005, 22:01
talvez seja mais interessante, artigos fixos, sem acesso para modificações ou comentários...como biblioteca técnica. Ja se tentou e ainda esta se tentando a revisão dos tópicos para filtar o útil( grupo do qual faço parte)....depois de tempo percebi a besteira que fiz (de não ficar quieto)...tarefa quase impossível com retorno muito pequeno....melhor mesmo então ler e transcrever um artigo, ai sim.
Fala Franco!!!

O Gustavo está trabalhando numa nova Board, para os anunciantes. Enquanto isso não fica pronto, publique em forma de Artigo. Tem um botão lá no alto da página. :concordo:
A revisão dos tópicos, para a filtragem, é um saco! Daqui uns dias vamos mexer nela de novo, mas as "Súmulas" ainda vão demorar...

[]'s

Franco
28/08/2005, 01:10
Então, considerando conservativamente a secção resistente de 29 mm, a resistência máxima de cada semi-eixo (4130) é por volta de 176 kgf.m, a ser verificado em ensaio de validação.

La vou eu tirar a bancada de tortura de eixos do sotão outra vez....... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

qdo tiver um novo resultado...

farei um pronunciamento golbal do meu fracasso ..... :cry: :cry: :cry:

ou então vão ter que me engolir....... :twisted: :twisted: :twisted:

:dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

leopoldo
28/08/2005, 06:19
.....farei um pronunciamento golbal do meu fracasso ..... ou então vão ter que me engolir.......

Eu :discordo: acredito no seu fracasso.

A sua proposta é sem dúvida um esforço monumental de melhorar bastante um projeto deficiente como é o eixo dianteiro do jeep, neste quesito. :concordo:

Eu optei em usar 4340 que é um pouco mais resistente que o 4130 (nas mesmas conições de tempera e revenimento) e nas contas com - o torque do V8 e 1º reduzida - verifiquei que o diâmetro mínimo deveria ser 29,7 mm, o que quer dizer que estou na corda bamba, pois está faltando pelo menos 0,7 mm de onde não posso mexer que é o gargalo do entalhado interno da homocinética. :parede:

Mas veja as seguintes considerações que você deve levar em conta:

- os pneus não estão colados no chão e então rezamos para que o pneu saia cantando antes de chegar ao torque limite :pensativo:

- quem tiver cambio automático ajuda pois não dá tranco (pico de torque) :pensativo:

- nem todo mundo usa pneus acima de 33" :pensativo:

- quem já estorou semi-eixo fica meio esperto e não abusa muito do acelerador :pensativo:

- idem e não abusa com o pneu esterçado :pensativo:

Considerando esses fatores e o seu produto (4130 + homocinéticas), podemos dizer que ele é muuuuito melhor que a

nos FORDe

fornecia

billj
28/08/2005, 10:28
Eu optei em usar 4340 que é um pouco mais resistente que o 4130 (nas mesmas conições de tempera e revenimento) e nas contas com - o torque do V8 e 1º reduzida - verifiquei que o diâmetro mínimo deveria ser 29,7 mm, o que quer dizer que estou na corda bamba, pois está faltando pelo menos 0,7 mm de onde não posso mexer que é o gargalo do entalhado interno da homocinética.

Pelo amor de tudo que é sagrado, como é que consegue afirmar que falta 0,7 mm, dada toda a imprecisão de todos os fatores envolvidos neste cálculo??............... :roll: Se tivesse falado em +/- 1 mm, eu teria deixado quieto. Mas 0,7 mm??? Tem certeza que não é 0,65 ou 0,75??

Alias, porque não fala já da terceira ou quarta casa da medida do diâmetro??? Afinal, deve ter saído isso no seu cálculo.......... :mrgreen:

Abraços,

Bill

Franco
28/08/2005, 11:30
Eu optei em usar 4340 que é um pouco mais resistente que o 4130 (nas mesmas conições de tempera e revenimento) e nas contas com - o torque do V8 e 1º reduzida - verifiquei que o diâmetro mínimo deveria ser 29,7 mm, o que quer dizer que estou na corda bamba, pois está faltando pelo menos 0,7 mm de onde não posso mexer que é o gargalo do entalhado interno da homocinética.

Pelo amor de tudo que é sagrado, como é que consegue afirmar que falta 0,7 mm, dada toda a imprecisão de todos os fatores envolvidos neste cálculo??............... :roll: Se tivesse falado em +/- 1 mm, eu teria deixado quieto. Mas 0,7 mm??? Tem certeza que não é 0,65 ou 0,75??

parece mas não é......infelismente faz diferença sim, não muita mas faz.... se considerar que para o calculo do momento de inércia tem raio elevado na quarta, cinco décimos fazem diferença......mas beleza, não vamos ser cricri e levar isso aos extremos :twisted: , ainda assim, estava refletindo com um amigo meu da UFSC de materias sobre o efeito da laminação superficial a frio da ponta de eixo após usinagem, para aumentar a compactação da camada superficial e ganhar ai mais alguns percentos de resistência; efeito similar se obtém quando as estrias da mesma são esmagadas e não cortadas ( chegam a ter 5% mais resistência)....infelismente ainda não saiu do estagio de estudo, mas ja gostei da infromação.....rsrsrsrs...só quero ver conseguir aplicar algo do genero no meu parque industrial do seculo passado..... :cry: :cry:

leopoldo
28/08/2005, 11:36
.....Pelo amor de tudo que é sagrado, como é que......

É vero Bill.

De vez em quando sou tomado de um preciosismo desnecesário já que existem boas flutuações no valor da tensão de máxima de ruptura, na transformação para o caso de torção e no coeficiente de segurança para o eixo trabalhar no regime elástico, fora os parâmetros de têmpera e revenimento.

Então, as variações dos diâmetros envolvidos (planetária, encaixe na homocinética e eixo piloto da homocinética) são aceitáveis. Só não dá para sair testando uma vez que :

afinal, quem é que vai querer sair quebrando semi-eixo só para testar esses valores ????????

Eu não !

Algo que eu apemnas posso afirmar sem muita preocupação:

Considerando a minha configuração e a do Franco,

- em linha reta, o semi-eixo É NO MÁXIMO tão resistente quanto a homocinética em sí.

- esterçado, a homocinética É NO MÁXIMO tão resistente quanto o semi-eixo em sí.

leopoldo
28/08/2005, 11:52
.....o efeito da laminação superficial a frio da ponta de eixo após usinagem.....

Exato Franco :concordo: , se você pudesse rolar os entalhados do semi-eixo ao invéz de frezar, o semi-eixo sem dúvida seria mais resistente. Mas esse incremento , que dizem que na margem de 25%. seria só nas pontas. Nesse caso, é muuuuita coisa quando falamos de torques em 6MPFI ou V8 com a reduzida.

Apesar de que eu não vejo muito mérito :pensativo: pois os semi-eixos que eu quebrei ou os que eu ví partidos não eram nos entalhados mas no meio dos eixos, o que significa falta de seção resistente.

É o típico caso que quanto MAIS GROSSO :mrgreen: , melhor.

billj
28/08/2005, 12:15
afinal, quem é que vai querer sair quebrando semi-eixo só para testar esses valores ????????

Deixa comigo que já estou fazendo isso aí............. :mrgreen: :P

Considerando a minha configuração e a do Franco,

- em linha reta, o semi-eixo É NO MÁXIMO tão resistente quanto a homocinética em sí.

- esterçado, a homocinética É NO MÁXIMO tão resistente quanto o semi-eixo em sí.

Eu diria que a resistência do semi-eixo e a homo são muito próximas, já que nas duas quebras que tive, a primeira foi do semi-eixo, na outra explodi a homo. Assim que o meu banco de dados for crescendo e a minha conta bancária diminuindo, relatarei os resultados aqui........... :mrgreen:

Alias, Franco, caso quiser testar estes seus semi-eixos num ambiente real, traz uns jogos para a Joinville. Tem um monte de Trialeiro com eixo de Rural, sem dúvida terão quebras.

De cabeça:

- Zeca
- André
- Marcel (depende de você mesmo qual eixo que ele vai ter, né??.... :wink: )
- Marques (se ele vier com o novo carro)
- Dennis (parece q já amarelou, mas quem sabe........... :roll: )

E se fizer de 30 estrias no comprimento para Troller:
- eu
- Edvaldo

Então, poderia fazer um bem-bolado como os caras, afinal o sujeito vai estar deseperado para consertar e continuar na prova........

O cara instala, se chegar até o final da prova, ele te paga. Se quebrar, você leve os cacos embora, sabendo que ainda tem coisa para melhorar........... :wink:

Abraços,

Alessandro Henrique
28/08/2005, 12:24
ainda assim, estava refletindo com um amigo meu da UFSC de materias sobre o efeito da laminação superficial a frio da ponta de eixo após usinagem, para aumentar a compactação da camada superficial e ganhar ai mais alguns percentos de resistência; efeito similar se obtém quando as estrias da mesma são esmagadas e não cortadas ( chegam a ter 5% mais resistência)....infelismente ainda não saiu do estagio de estudo, mas ja gostei da infromação.....rsrsrsrs...só quero ver conseguir aplicar algo do genero no meu parque industrial do seculo passado..... :cry: :cry:

A resistencia realmente aumenta e a operacao e bem rapida! Dependendo do rack (ferramenta), e possivel fazer rosca ao mesmo tempo.
Segue exemplo do equipamento aplicado para tal:

leopoldo
28/08/2005, 12:39
....... sabendo que ainda tem coisa para melhorar....

Bill, ele já está no limiar. :roll:

fora usar 4340, só o desconhecido a enfrentar ! :|

.....Segue exemplo do equipamento aplicado para tal....

Alessandro, agora ele enfarta ! :putz:

Beto Lacerda
28/08/2005, 15:01
após ler topicos assim da uma sensação de nossa aprendi algo novo hj :mrgreen:
[]'s

Beto Lacerda
28/08/2005, 15:05
Franco qdo tiver o preço me manda por favor ...
se é mais forte que o semi eixo do troller pra mim ta mais que suficiente ..
fora que vou manter meu munhão fechado e meus kit de freio berga
po vc desenvolveu o treco mais na medida da minha nescessidade do que se fosse por encomenda :mrgreen: :dance: :dance:
[]'s de quem ja viu na pratica até onde guenta o eixo de troller

Dennis Figueiredo
29/08/2005, 08:56
- Dennis (parece q já amarelou, mas quem sabe........... :roll: )

:discordo:

Stephan
29/08/2005, 10:28
Rapaz...isso é que eu chamo de fim de semana em casa....

De semi eixo eu entendo (pelo menos de quebrar) sou o recordista em quebras (3 em 10 segundos)

Mas tuuuudo bem.

Acho que o projeto tá legal pacas, afinal é plug&play pra galera.
:palmas: :palmas: :palmas:
Bill ele tá falando de pneus até 35"... pra 37/38/39,5 acho que força demais, pra isso só o X-Viper ADI V2.1 HD Axle for D44 agüenta.
:mrgreen: :mrgreen:

equipeminas4x4
29/08/2005, 12:31
De semi eixo eu entendo (pelo menos de quebrar) sou o recordista em quebras (3 em 10 segundos)

Recordista???? Vai falar com o gilvan Costa, ele já mandou 27 pro saco. Tem noção???? eu disse vinte e sete.

[]´s

Stephan
29/08/2005, 13:59
Aí já não é recordista...é uma besta mesmo!!! :parede: :parede: :parede: :parede: :mrgreen:

Beto Lacerda
29/08/2005, 14:23
Recordista???? Vai falar com o gilvan Costa, ele já mandou 27 pro saco. Tem noção???? eu disse vinte e sete.

esse dado passou pela tabela de correção :twisted: :twisted: ???
[]'s

equipeminas4x4
29/08/2005, 15:51
ADI,

tem este pequeno detalhe.

Pela tabela atualizada de Ago/2005, o desconto para assuntos do monster é de 32,3%. Como o eixo dianteiro é um assunto muito discutido e chutado, temos um fator de correção, específico para esta peça de 12,7%, que totaliza 15,957 semi-eixos. Utilizando tb o fator de segurança anti-Pinóquio, mais conhecido como Fator de Gepeto, que é de 50%, isso cai para 7,978 unidades.

[]´s... matemáticos

NeRo
29/08/2005, 20:06
Franco qdo tiver o preço me manda por favor ...
se é mais forte que o semi eixo do troller pra mim ta mais que suficiente ..

Nunca vai ser suficiente porquê os esforços aos quais que você submete seu conjunto em trilhas e competições são demais para o mesmo, vão sempre quebrar. :mrgreen:

Beto Lacerda
29/08/2005, 21:06
ADI,

tem este pequeno detalhe.

Pela tabela atualizada de Ago/2005, o desconto para assuntos do monster é de 32,3%. Como o eixo dianteiro é um assunto muito discutido e chutado, temos um fator de correção, específico para esta peça de 12,7%, que totaliza 15,957 semi-eixos. Utilizando tb o fator de segurança anti-Pinóquio, mais conhecido como Fator de Gepeto, que é de 50%, isso cai para 7,978 unidades.

[]´s... matemáticos
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Marcel o fator 32,3% só é valido pq não se falou em peso :mrgreen:

blá blá blá
ok vc tem creditos ... :mrgreen:
[]`s
ps.: vamos voltar ao assunto pessoal

ramiro_eli
31/08/2005, 12:37
Franco,

Qual a previsão p/ os primeiros kits de homocinéticas??? :pensativo: :palmas: :palmas:

[ ]´s do 1o da fila!!!! :concordo:

Helio Oliveira
31/08/2005, 19:02
O que vc tem que comprar a mais:

- 2 homocinéticas da Toy bandeirante.

Tem ideia de quanto custa isso?

[]´s

equipeminas4x4
31/08/2005, 20:15
Deixa de ser preguiçoso e liga numa auto-peças....

:mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Beto Lacerda
31/08/2005, 20:19
leovalle, eu quero um ...
te procuro por mp p/ resolvermos os detalhes
vai fazer um lindo par com meu full lock dianteiro e meu kit flutuante t-rex bone e full lock traseiros
[]'s com 2 eixos ensimec :lol: :lol: :lol:

GuTo_Cerulli
31/08/2005, 23:10
Léo,

Seguinte: tem disponível 19 e 30 estrias certo? :pensativo: Tem idéia de qunato sai só um dos semi eixos para reposição?

[]'s de um dos caras da fila! :palmas:

Dennis Figueiredo
31/08/2005, 23:26
leovalle, eu quero um ...
te procuro por mp p/ resolvermos os detalhes
vai fazer um lindo par com meu full lock dianteiro e meu kit flutuante t-rex bone e full lock traseiros
[]'s com 2 eixos ensimec :lol: :lol: :lol:

:parede: []´s com dois eixos originais mas rodando a um ano e meio.

Gilbertojipeiro38
01/09/2005, 07:54
Franco

para completar o kit fabrica 2 cubos de aço vai aumentar um pouco mas resolve de vez a polemica da RL ( +- 150,00 de material e duas horas de torno)

Marcelo
01/09/2005, 08:35
Leo,
pelo tópico, o kit seria só para dana 44 de rural, procede?
tem previsão para fazê-lo para o dana 44 original jeep? custo?

:pensativo: :roll: :pensativo: :roll: :pensativo: :roll:

[s] esperando a resposta,

Elmer_Jeep
01/09/2005, 09:43
Informação importante: Dos 3 primeiros eixos montados, que foram pra teste, nenhum precisou usinar o munhão, o que dá uma boa perspectiva que não seja necessário esse procedimento.

[]'s

Ok, mas não contem com toda essa sorte, essa semana por exemplo estava eu sem nada pra fazer (só lendo o fórum) :lol: e resolvi concluir meu par de eixos D44 híbridos.

Fazendo algumas medições com o semi eixo+homo band dentro dos munhões originais dana a homo mal entrou estando alinhada com o semi eixo, esterçar então nem pensar.

[]'s informativos.

Beto Lacerda
01/09/2005, 12:56
Ok, mas não contem com toda essa sorte, essa semana por exemplo estava eu sem nada pra fazer (só lendo o fórum) e resolvi concluir meu par de eixos D44 híbridos.

Fazendo algumas medições com o semi eixo+homo band dentro dos munhões originais dana a homo mal entrou estando alinhada com o semi eixo, esterçar então nem pensar.

[]'s informativos.

elmer eu vi o treco na fenajeep e cabia direitinho virava p/ todos os lados normal ...
[]'s

Elmer_Jeep
01/09/2005, 15:29
blz Beto, assim, to fazendo o alerta pra quem for comprar não ir contando com os ovos no c* da galinha.

Como tudo q é feito pra Jeep sempre precisa de alguma adaptaçãozinha :lol:

abração.

leovalle
01/09/2005, 16:44
Galera,

Sobre os eixos para CJ/Rural/F75 ENSIMEC T-RexBone p/homocinéticas:

Informação da área de engenharia:

" As estrias das homocinéticas são importantes somente para as RL, e para isso são as buchas tracionadoras que acompanham o kit, todas são 30 .

As 19 (ou 30) estrias são das estrias do Globo, da cx de satélite ou do FL, que seja....não tem influência sobre a homocinética.

A homocinética tem uma estia INTERNA de 27 dentes, que é padrão e ja tem em TODOS os semi-eixos T-RexBone.

Temos quase prontos kits 19 estrias para jeep e um 30 estrias para jeep, as de rural e F75 estão em confecção, mas não estão prontas pra entregar.

Os outros kits devem estar prontos para embarque em 15 dias. "

[]'s

Rogério Tortato
01/09/2005, 19:48
Leo,

o preço do kit para rural e jeep deve ser similar, certo?

leovalle
01/09/2005, 20:31
Leo,

o preço do kit para rural e jeep deve ser similar, certo?

O que aumenta é o tamanho dos semi, então não deve dar muita diferença não.

[]'s

Feroza4x4
02/09/2005, 02:15
[]'s

Após ler tópicos assim dá uma sensação de que eu não sei Por** nenhuma, então vou continuar só lendo!!!

:mrgreen:

Sds,

equipeminas4x4
02/09/2005, 09:24
[]'s

Após ler tópicos assim dá uma sensação de que eu não sei Por** nenhuma, então vou continuar só lendo!!!

Sds,

Não é sensação não.... :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Rogério Tortato
04/09/2005, 21:56
Franco essa é pra voce!!

em primeiro lugar quero expressar admiração ao pessoal da ensimec, que tem feito grandes coisas para nós jeepeiros, tanto que está nos meus planos comprar, nos próximos 12 meses, um bloqueio, um guincho mecânico parcial e agora também um kit homocinética - esta tarde quebrei mais um ou o semi eixo ou a cruzeta, ainda não abri para ver.

mas tenho uma questão específica sobre o kit homocinética.

lá atrás neste tópico, o mestre Leopoldo criticou um calço feito junto à roda livre sob o argumento de que os parafusos afrouxariam. (pode até ser preciosismo dele, mas acho que poucos neste fórum tem autoridade para desdize-lo)

pois bem, um pouco adiante da crítica, se bem entendi, foi colocado um acréscimo ao valor do kit para resolver este problema.

este é o ponto da questão: há alguma dificuldade em produzir o semi eixo e a ponteira para encaixar na homo dentro do munhão, de modo a deixar o conjunto exatamente do mesmo tamanho do conjunto original?

assim, não se mexeria na parte externa, apenas abriria o munhão, colocaria o semi eixo ensimec, já com a homo e a ponteira (todo o conjunto), após o que se montaria o cubo e roda livre.

ou seja, comparando-se lado a lado o conjunto original e o kit ensimec seriam idênticos nas medidas. (pelo jeito não são, por isso há a necessidade do calço).

desculpe o meu palpite no fabuloso trabalho de vocês.

eu tenho certeza de que foram muitas as horas que engenheiros se debruçaram sobre este projeto, e sei que tudo tem lá a sua razão, mas eu gostaria só de entender.

abraços e obrigado.

Feroza4x4
05/09/2005, 03:49
Não é sensação não.... :mrgreen: :mrgreen:
[]´s

Marcel,
Já consertou a suspensão do Kalango?
Ela tá errada.... :twisted:

Sds, parando de avacalhar o tópico!

Franco
05/09/2005, 11:27
este é o ponto da questão: há alguma dificuldade em produzir o semi eixo e a ponteira para encaixar na homo dentro do munhão, de modo a deixar o conjunto exatamente do mesmo tamanho do conjunto original?

Rogério

Nenhum, o detalhe é que o que está muito comprido é a ponta da homocinética, que é uma peça única, comercial, e deve continuar inalterado para facilitar a reposição e minimizar custos. Os semi-eixos estão já com seus comprimentos otimizados, iguais as originais.

O que pode ser uma outra opção, é projetar outra manga, deslocando o cubo para fora por 15 mm, mas isto vai refletir negativamente sobre a geometria do eixo :parede: :parede: , ai melhor projetar uma manga mais longa e um cubo que ja tem estrias na ponta e usar uma RL com estrias (tipo Dana60). Ai sim, fecha com chave de ouro, mas tb custa tanto quanto (ouro) :cry: :cry: :cry:

è isso ai :concordo:

Elmer_Jeep
05/09/2005, 12:32
... apenas abriria o munhão, colocaria o semi eixo ensimec, já com a homo e a ponteira (todo o conjunto), após o que se montaria o cubo e roda livre.

Desculpe a intromissão, mas vale lembrar que em algumas carcaças D44 pode haver a necessidade de retirar um pouco de material na parte interna da bolota de munhão :wink:

[]'s

Rogério Tortato
05/09/2005, 20:04
Franco, estou meio devagar, mas vamos ver se entendi.

então, na verdade além da própria homocinética, a ponteira também é a original da band, uns milímetros mais compridas, por isso o calço?

o que é de fabricação de vocês, então, seria somente o semi estriado nas duas extremidades, numa extremidade estriado para a satélite (19 ou 30) e na outra para a homo?

da homo em diante é tudo toyota band?

grato.

Rogério Tortato
05/09/2005, 20:46
acho que caiu a ficha!!!

Franco, pelo que percebi, na verdade a homocinética da band já vem com a ponteira acoplada?

me dei conta de que poderia ser isso, só depois que postei a mensagem acima.

desculpe, de jeep willys já estou aprendendo algo, mas da band não sei nada.

abraços.

Franco
06/09/2005, 00:37
Para eliminar qq dúvida....

Franco
08/09/2005, 11:30
Beleza....

Mais uma novidade....para tentar resolver o problema de parafusos que não querem ficar apertados. :lol: :lol: :lol:

Perfuramos um lote de parafusos Allen 3/8" unc 1 1/2" na cabeça com uma broca de 2 mm, troca-se os parafusos por estes na ponta de eixo e passa-se um arame 1,24mm galvanizado por um deles até na metade. Ai, dobra o arame ao meio, torce ele com uma alicate por 3 cm e passa uma das pernas pelo furo do proximo parafuso. Repita até fixar o ultimo e pronto. Se algum parafuso ficar solto nestas condições, pode ter certeza que o cubo está cedendo e precisa ser substituido.
Esta solução de novo não tem nada, muito pelo contrário,´acredito que é uma das masi antigas maneiras de travamento de parafusos sujeitos a vibrações, variação de temperaturas e de resonsabilidade ( como em motores de avião a pistão por exemplo).

Marcos Ojeda
08/09/2005, 13:29
Isso eu fiz a um tempo atrás e postei aqui no forum conforme link abaixo, com certeza é uma solução mas o pessoal achou que fosse uma gambi, de uma lida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5697&highlight=

Franco
08/09/2005, 14:42
que bambi, que nada.....isso funciona mesmo, e diga se de passagem, ja foi usado em motores de nome mundial como BMW, RollsRoyse entre os mais famosos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

leopoldo
08/09/2005, 16:59
Concordo Franco

e ainda hoje é usada no travamento de parafusos e porcas de motores e componentes aeronáuticos.

Nós chamamos de FRENAMENTO.

Observem porém que existe uma forma mais conveniente de posicionamento do arame de freno para que exerça uma força contra a rotação do parafuso ou porca.

Vejam que a figura abaixo recomenda.

Eu já usei essa como a 1º técnica no s cubos do meu CJ mas mesmo assim os parafusos soltaram

leovalle
08/09/2005, 19:33
Galera que comprou as porcas de engenharia da ENSIMEC

Elas servem também pro novo kit T-RexBone c/ Homocinética para dana 44.

[]'s

Eduardo Merege
08/09/2005, 19:44
Léo, elas tambem servem no engesa?

[]'s

leovalle
08/09/2005, 19:51
Léo, elas tambem servem no engesa?

[]'s

Eduardo,

Servem sim. pq elas vão é na luva do eixo.

[]'s

Franco
09/09/2005, 10:33
Cuidado Leo

Se for no kit flutuante do eixo traseiro. a manga da Toyota é diferente da Dana, portanto especificamente a porca da Dana não serve na manga Toyota. Isto só funciona na manga dianteira que é igual ao do Jeep, OK.

FernandoRisso
09/09/2005, 10:58
Franco,

Só pra esclarecer, vc já tem uma previsão de qual será o tamanho máximo de pneu que o eixo com homo da toy aguentará, considerando um eixo bloqueado 100% ? 35", 37" ?

E se já houver algum resultado prático, até qual tamanho aguentou ?

Parabéns pela evolução e pela disposição em melhorar nossos brinquedinhos :palmas:

[]'s ansiosos

Franco
09/09/2005, 11:34
Boa pergunta.......

Um 6.00-16 aguenta com certeza, a medida que o tamanho aumenta, esta certreza vai proporcionalmente diminuindo......digamos que com um pneu 40" com toda certeza ela vai quebrar e se voce jogar estes dados em um grafico, pode definir o o "break-evan" e determinar o diâmetro máximo em uma das 1.000.000 de condições de trafego...... :parede:

Bom, trocando em miudos, o que pode se dizer com certeza são os valore descritos acima neste tópico, referente a resisência mecânica, o que significa que o conjunto é bem mais forte com homocinètica que com cruzeta. Agora, garantir se a homocinètica vai aguentar um pneu 35", 37" ou maior depende mais do pé do motorista do que das homocinèticas. O que podemos dizer com toda certeza é que as homocinèticas vão bem mais longe que as cruzetas, quanto, ai entra a parte empirica da coisa....

Na tristeza de não ter recebido a resposta que queria, que sirva de consolo o fato que há uma opção viável para o seu eixo, e isso já é um começo :concordo:

FernandoRisso
09/09/2005, 11:38
Franco,

Pode ficar tranquilo, já esperava uma resposta assim e acho que vou esperar alguém quebrar um destes kits por mim !!!! :lol: Até pq esse é um dos upgrades que vou deixar pra depois, vou esperar quebrar uma cruzeta e depois penso em colocar uma homo de toy. :concordo:

[]'s

Marcos Ojeda
09/09/2005, 11:50
Quem viu o que o Bill fez para subir no TRC do Autoesportes e na Pedreira de RG da Serra, saberá que com pneus 38,5 o bicho aquentou muita porrada antes de quebras, muita mesmo. para pneus 35 acho que resolverá.

leovalle
09/09/2005, 12:42
Cuidado Leo

Se for no kit flutuante do eixo traseiro. a manga da Toyota é diferente da Dana, portanto especificamente a porca da Dana não serve na manga Toyota. Isto só funciona na manga dianteira que é igual ao do Jeep, OK.

Ok Chefe :mrgreen:

Por isso vc é o engeneiro e eu o vendedor.

Fiz isso só pra vc ter que vir aqui dar mais informações :mrgreen:

[]'s

leovalle
09/09/2005, 12:47
Quem viu o que o Bill fez para subir no TRC do Autoesportes e na Pedreira de RG da Serra, saberá que com pneus 38,5 o bicho aquentou muita porrada antes de quebras, muita mesmo. para pneus 35 acho que resolverá.

Marquinhos,

Sabe dizer se os semi do eixo de troller do Bill são originais ou especiais?

[]'s

billj
09/09/2005, 13:36
Meus semi-eixos são originais do Troller. Já quebrei dois, um sendo no semi-eixo mesmo, a outra explodiu a homocinética. Em ambas das ocasiões, era inevitável, teria quebrado qualquer coisa............ :mrgreen:

Abraços,

Sandro Tannuri
09/09/2005, 20:03
Franco,

O que você quer dizer é que com a homo da Band vai ficar mais forte do que com a cruzeta do D44 nacional, certo?
Existem cruzetas que são beeeem mais fortes que qualquer homo que temos acesso.

Abraços,

Franco
09/09/2005, 21:30
Putz, Sandro

Eu sei, man, mas sabes alguma que cabe no munhão original Dana44???? Nacional, com bengalas nacionais???? Éis a questão....

Mas não é nada não, pra que precisa de um reforço mesmo, pode ter acesso logo logo ao gigantesco RockBone, esse sim sobra, até mais que os Dana60, rsrsrs
Fotos logo mais, agora to em casa e as dexei na firma...... :putz:

Sandro Tannuri
09/09/2005, 21:51
Franco,

Eu escrevi isso porque cada vez mais gente que não sabe nada do ramo esta entrando aqui atras de informação, o cara ve uma frase dessa e vai sair por ai dizendo que homo e melhor do que cruzeta sempre. Ela pode ser mais forte, mas depende do tamanho de ambas.
Eu não queria arguir a solução, que para pneus ate 35" me parece muito boa.

Porque voce acha que o RockBone será mais forte que os D60? Você vai mudar as especificações que foram postadas?

Abraços,

09/09/2005, 23:34
Só para ilustrar o topico.

Fotos de homocineticas originais da linha willys da decada de 40/50

leopoldo
10/09/2005, 00:09
...... cada vez mais gente que não sabe nada do ramo esta entrando aqui atras de informação, o cara ve uma frase dessa e vai sair por ai dizendo que homo e melhor do que cruzeta sempre.....

Sandro, cada um que faça o que quiser e pense o que quiser.

Quem leu tudo e entendeu, ótimo.

Quem acha que entendeu, só vai gastar dinheiro tentando fazer algo que não funciona ou ficar delirando com algo que não existe.

leopoldo
10/09/2005, 12:22
...... os valorer descritos acima neste tópico, referente a resisência mecânica, o que significa que o conjunto é bem mais forte com homocinètica que com cruzeta ......

Franco,

Temos falado de resistência mecanica da instalação da homocinética de toyota BAND nos eixos DANA 44 que no caso do jeep/rural representa um acréscimo,

Porém, seria oportuno que ficasse claro o seguinte:

Toda modificação desse tipo cria melhorias :P e alguns comprometimentos :cry: e nesse caso específico, já que não me lembro de ninguém ter mencionado isso :roll: vem a parte ruim dessa modificação .................

Para introduzir a homocinética nos eixos DANA 44, é necessário usinar internamente a manga de eixo do jeep para a homocinética passar.

Com isso, a parede do tubo fica mais fino. E por ter ficado mais fino, o tubo fica mais fraco. E por tere ficado mais fraco, o peso máximo admissível do jeep/rural tem de diminuir.

Quanto de tira? +/- 2 mm do diâmetro.

Caso não se tenha isso em mente, corre-se o risco de ter de presente uma fratura por sobre-carga na tubeira que suporta o cubo de rodas.

Vejam que caso o jeep/rural tenha freio à disco, no caso de fratura do tubo, o disco retém o conjunto no lugar e ainda é possível frear o veículo embora deverá haver uma certa perda de controle. :evil:

No caso de freio à tambor, o conjunto sairá do jeep/rural como se fosse o caso do semi-flutuante que se rompe e a roda inteira sai do carro, perdendo-se o freio e completamente o controle do jeep/rural. :roll: :evil: :cry:

Franco
10/09/2005, 12:33
Que legal, ne, Leopoldo...... :mrgreen: :mrgreen:

É isso mesmo, fica mais fraco sim. E ai, preocupado com isso veio a mente uma manga mais robusta....que requer rolamentos de secção mais estreitos.........dificil de achar,mas existe solução...

Ja entrei em contato com uma fabrica que forja o "Rohling" e que poderá vender este para nos aqui adequa-lo ao novo rolamento. O cubo fica inalterado, a manga cresce em diâmetro interno e externo, ficando com uns 6 mm de parede final (mais ou menos). Falta saber se o frojado tem tudo isso de sobrematerial....esta então fará parte do kit "stage II" com mangas especiais e rolamentos maiores, e mais caro..infelismente. :cry:

E Sandro, (defensor ferrenho do Dana60), os dias da supermacia do Hulk estão contados :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(Brincadeirinha :lol: , ok)

leopoldo
10/09/2005, 12:46
Isso mesmo,

existe solução e o mais importante:

existem os rolamentos !

Senão a coisa ia complicar !

Sandro Tannuri
10/09/2005, 13:12
Leopoldo,

É verdade, o dinheiro dos caras não é meu então que se dane né? :discordo:
E muita responsabilidade escrever em foruns abertos como este, muitas pessoas decidem o que fazer baseados no que lê aqui e nem todos tem o discernimento de ler muuuuuito antes de gastar.

Em nenhum momento eu critico o trabalho da Ensimec, pelo contrario eles estão fazendo otimos produtos que antes de atingir o mercado são testados e discutidos a exaustão para que os carros dos clientes não virem laboratorio.

Franco,

Tenho que defender os D60, afinal tenho que justificar o investimento. :concordo:
A supremacia do Hulk ja caiu, tem ate carro feito em casa que ja ganhou dele. :mrgreen:

Abraços cutucando o Kalango com vara curta,

Rogério Tortato
10/09/2005, 13:34
pegando um "gancho" nessa discussão.

Franco, Leopoldo, Sandro e cia...

no meu caso, todas as vezes que tive problemas no eixo dianteiro, não foi a cruzeta quebrada, mas sim as "orelhas" dos semi e da ponteira que se romperam, "rasgaram" mesmo. a cruzeta ficou inteirinha, embora, é lógico, se danificou ao rodar dentro do munhão após a quebra das outras peças.

a impressão que tenho é que aquelas "orelhas" (encaixe da cruzeta) dos semi e ponteiras originais são muito finas. economizaram material ali, sem falar na qualidade do aço.

será que não haveria como se fabricar o mesmo produto (semi e ponteiras), porém mais reforçado naquele ponto?

e quanto a cruzeta, será que não existe alguma que sirva dentro do munhão e que seja mais forte, mesmo sendo só milímetros maior.

será que não se consegue achar uma cruzeta assim e fabricar semis para ela com a orelha reforçada?

sinceramente, a história de usinar a manga para caber a homo da band não me agradou.

abraços.

leopoldo
10/09/2005, 13:54
Será, será, será,.......

Sim, dá para colocar algo mais forte, porém, ninguém quer ou aceita arcar com os custos de fabricação de forja de um semi-eixo desses.

Está fora decogitação.

Seria empatar centenas de milhares de reais para um retorno de uns 50 gatos pingados.

Sandro Tannuri
10/09/2005, 15:05
Rogerio,

Tem a solução do Stephan que fez novos munhões e semi eixos com cruzetas grandes, mesmo assim é cara para a maioria. Ele fez algo que deve aguentar bem pneus ate 40". Acho inclusive que o ponto fraco no caso dele passou a ser a coroa e peão.
A Ensimec esta fazendo o RockBone que tambem vai aguentar pneus até 40".
Tanto a Ensimec quanto o Stephan podem ainda usar a bola do D60 e dai aguentaria pneus maiores que 40".

Abraços,

Rogério Tortato
11/09/2005, 09:50
Franco e Leovalle

como vai ser o rock bone que já foi mencionado acima e novamente citado pelo Tanuri? já tem projetos, fotos? e o principal, já tem uma idéia de preço?

já mencionaram uma solução para não usinar a manga, no caso da colocação da homo da band, com a troca de rolamentos por outros mais largos, em quanto ficaria essa "solução"?

grato.

leovalle
11/09/2005, 11:42
como vai ser o rock bone que já foi mencionado acima e novamente citado pelo Tanuri? já tem projetos, fotos? e o principal, já tem uma idéia de preço?

Dá uma navegada nesse tópico que já tem alguma coisa explicada:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6806

já mencionaram uma solução para não usinar a manga, no caso da colocação da homo da band, com a troca de rolamentos por outros mais largos, em quanto ficaria essa "solução"?

Dependendo da sorte vc não tem que usinar a parede interna do munhão fechado. Nos 3 eixos montados para teste na fábrica não foi preciso, mas não há garantía de que não será em outros.

Sobre o usoi de luvas mais fortes com rolamentos menores, ainda não há preço de venda divulgado pela fábrica.

[]'s

leopoldo
12/09/2005, 16:05
......a manga cresce em diâmetro interno e externo, ficando com uns 6 mm de parede final (mais ou menos)......

Não entendí :pensativo: quando você falou de crescer interno :?: e externo.

O externo :concordo: , vai para a única sobre medida de rolamento disponível que é de 44,450mm (o original é 41,275mm) pois tem que compensar a usinagem interna da manga de 31,230mm para algo em torno dos 33,4mm. No final, a parede fica com a mesma espessura mas como o diâmetro é maior, ganha-se na resistência. :dance:

O único rolamento que eu vejo caber aí é o Timken L 102810 / L 102849 com interno de 44,450mm e externo de 73,025mm.

Esse encaixa quase como uma luva, a não ser da espessura maior, :pensativo: mas como terá que ser feita outra manga, tudo bem, dá para compensar isso e não perder os kits de freio à disco ou tambor. :concordo:

Franco
12/09/2005, 16:43
......a manga cresce em diâmetro interno e externo, ficando com uns 6 mm de parede final (mais ou menos)......

Não entendí :pensativo: quando você falou de crescer interno :?: e externo.

Ta bom, Sr. perfeição, são então 5,525mm de parede. O que quis dizer é que o diâmetro da manga modificada é maior que o original, então cresceu, e o externo tb, então tb cresceu. Logo pode dizer que os diâmentos internos e externos crescem, ou não???? :pensativo:

Aussendurchmesser und Innendurchmesser wachsen durch ein wechsel der Kugellager durch schmällere Serien, die dadurch ein Wachstum eine dickere Lagerwand gewähleisten, höhere Belastungen sind nun abnehmbar, der Kunde ist glücklich und allesist in Butter. :dance:

leovalle
12/09/2005, 17:03
glücklich und allesist in Butter. :dance:

Ou

wohles chueta des melzinho

Franco, o mais novo integrante do Circo de Sô Leo

[]'s

leopoldo
13/09/2005, 12:55
...Ta bom, Sr. perfeição, são então 5,525mm de parede....

Não é isso ! :shock: não era sobre isso ! :lol:

mas já entendí a sua colocação.

:evil: :evil: :evil: Agora pasmem................ :evil: :evil: :evil: :evil:

acabei de cotar um par de rolamentos desses para colocar na manga redimensionada.

615, 00 o par !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Essa medida de rolamento a timkem ou SKF ou Kokoyo não fazem aqui no BR. Só importado.

A minha manga vai ficar esperando um bom tempo a modificação.

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Franco
13/09/2005, 15:18
Putz, Leo, poderia ter pesquisado isto antes....... :( :( :( :(

615 paus, realmente vai faltar argumento pra vender este conjunto........nem tinha cotado, tb... :putz:

Bom, enquanto eu não achar uma solução economica, tem esta, cara mas pelo menos resolve o problema...

Rogério Tortato
13/09/2005, 19:32
gente, me desculpe se for uma pergunta cretina.

de tão óbvio eu tenho quase certeza de que é mesmo cretina, mas vamos lá.

se entendi bem, para colocar a homocinética da band na manga de eixo do jeep, é preciso tornear o seu interior, alargando um pouco, certo? bom ao fazer este serviço, afina-se a parede, enfraquecendo o conjunto. para compensar isso, voces querem aumentar a parede. para dentro não dá, pois a ponteira da homo está lá. então tem que ser para fora. ai entra o problema dos rolamentos, tem os que servem, mas são muito caros.

lá vai a pergunta mencionada: se a homo é da band, a luva da band e seus respectivos rolamentos não servem?

tem que trocar o cubo todo? ai fica mais caro e tem o problema dos seis furos da roda, ao invés de cinco. é isso?

Marcos Ojeda
13/09/2005, 20:59
Rogerio, o problema é custo, vc pode fazer qq coisa mas tem que ver se vale $$ a pena. Eu fiz sem mexer na manga, eu usinei a Homo de Band, utilizarei tudo de Jeep manga, rolamentos e rodalivre, mas tb acho que usinando a homo de band tb diminui a sua resistencia.

leopoldo
13/09/2005, 21:17
1- se a homo é da band, a luva da band e seus respectivos rolamentos não servem?
2-tem que trocar o cubo todo?
5-ai fica mais caro e tem o problema dos seis furos da roda, ao invés de cinco. é isso?

1- Servem na band não no CJ. As peças são muito diferentes.
2- Para colocar no CJ sim. O cubo, a manga, o munhão externo e o interno......ou seja....quase todo o eixo.
3- Seis furos não são só o poblema. As cotas - dimensões - também são diferentes.

Rogério Tortato
13/09/2005, 23:36
e a solução do Marcos Ojeda, de usinar a homo?

e se fizesse assim, para tirar a diferença total, tirasse metade da homo e metade da manga? fragilizaria um pouco cada peça e não muito uma peça só?

abraços.

ps. quando me referi ao fato de usar a manga da toy band, na verdade pensava em uma nova manga para caber no jeep, mas com o miolo das mesmas dimensões da toy band, mas aí eleva-se os custos e acho que acaba dando na mesma.

leopoldo
14/09/2005, 10:59
....e a solução do Marcos Ojeda, de usinar a homo?

Você vai pagar o MICO !

veja bem:

A superfície usinada da homocinética tem um tratamento térmico.

O entalhado está incluído nesse tratamento térmico

Ao usinar, você perde o tratamento e tanto a resistência mecanica fica reduzida - tanto por perder espessura como também as características do tratamento - como a vida em fadiga fica comprometida.

Além disso, você fica com uma peça na mão que não é padrão. Toda vez que tiver que trocar, tem que passar horas usinando e torcendo pro torneiro fazer igual à anterior ........... e acredite ............ como é difícil fazer eles entenderem isso !

Considere assim:

você pode usinar desde que:

1- esteja ciente disso :roll:
2- tenha em casa um bom estoque de reposição :twisted:
3- use numa aplicação "mais fraca", por exemplo: motor 4 cil OHC ou até o 6 BF ou 3.0 maverick. :cry:

Já não dá para garantir com 6 opala, V6 ranger, e V8 ...... nem pensar. :shock:

Embora o conceito do tira-um-põe-outro pareça simples, a usinagem não é algo assim tão simples pois existe o problema da posição - correta e exata - da homocinética dentro do munhão, posição esta que obviamente não é igual à do jeep .......... lembre-se que o centro do pino mestre tem que coincidir com o plano de giro das esferas :shock: e tem ainda o comprimento correto de semi-eixos:pensativo:

Franco
14/09/2005, 17:14
O belo dia em que concordei com o Loepoldo chegou......é isso ai mesmo :concordo: sem por nem tirar....

Por conceito, a ENSIMEC procura fabricar conjuntos e kit que para sua instalação exigem o minímo necessário de adaptações/alterações/ajustes por parte do cliente/meca, pois o tempo/experiência mostrou que quanto mas aberto/alteravel/ajustável o kit for, mais mal entendidos e instalações e errôneas ocorrem.... :putz:

Stephan
14/09/2005, 17:35
Francooooooooo!!! cade as peças ?????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Giovani
14/09/2005, 22:52
se entendi bem, para colocar a homocinética da band na manga de eixo do jeep, é preciso tornear o seu interior, alargando um pouco, certo? bom ao fazer este serviço, afina-se a parede, enfraquecendo o conjunto. para compensar isso, voces querem aumentar a parede. para dentro não dá, pois a ponteira da homo está lá. então tem que ser para fora. ai entra o problema dos rolamentos, tem os que servem, mas são muito caros.
lá vai a pergunta mencionada: se a homo é da band, a luva da band e seus respectivos rolamentos não servem?
tem que trocar o cubo todo? ai fica mais caro e tem o problema dos seis furos da roda, ao invés de cinco. é isso?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Desculpem, mas isso deu uma "resumida" na coisa toda... Reinventando a roda... Com todo esse custo adicional, sai mais em conta comprar 1 par de eixos da Band num desmanche... Aproveita e troca as rodas "de mano" com o cara... Isso que ele ainda poderá receber os eixos Dana no negócio, pois estão completos. :concordo:
Monta os eixos da Band e seja feliz! Podendo ainda ter uma manutenção fácil e relativamente mais em conta, em qualquer lugar da América do Sul! :mrgreen:
Ah, mas o Dana tem mais relações, mais bloqueios, etc... Sinceramente, isso só interessa para quem usa em competições, onde alguma coisa muito específica poderá fazer alguma diferença.
O que se vê, é muita gente viajando na onda do TRC, achando que seu jeep, para poder fazer aquela trilhazinha de fds, tem que ficar igual ao do Sandro ou do Bill. Aí exageram nos pneus e no motor. Se usarem o tico e o teco, vão ter um jeep muito eficiente nas trilhas e sem tantos problemas de quebra!
NMHO, pneu acima de 35" só serve pra 2 coisas: TRC e pra quebrar eixo!

[]'s

Stephan
15/09/2005, 09:02
Eu usinei minha luva "por dentro" pra passar o semi eixo novo. Fragilizei? Sim.... mas uma peça que tenho um monte de reservas. E ainda acho que não vão quebrar.

Queria poder ver o Leopoldo e seus "míiiiinimos detalhes" se arrepiando inteiro de ver a confecção do munhão e semi-eixos do X-Viper, isso eu queria.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sandro Tannuri
15/09/2005, 12:56
Giovani,

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

No TRC nada pode quebrar e temos que forçar o jipe aos limites, na trilha se não passou usa o guincho que sera mais barato que toda essa coisa de eixos.
Se o cara quiser forçar na trilha tambem dai acho legal ter opções para reforçar que é o que a Ensimec esta fazendo. Mas a maioria das trilhas que fazemos por ai um D44 de F75 com pneus 33 e um Full Lock IV na traseira ja dariam conta, mas os caras querem mais e ai ......

Abraços,

leovalle
15/09/2005, 13:10
O que se vê, é muita gente viajando na onda do TRC, achando que seu jeep, para poder fazer aquela trilhazinha de fds, tem que ficar igual ao do Sandro ou do Bill. Aí exageram nos pneus e no motor.

Giovani,

Na verdade jipe pra nós homens é igual a mulher. A feinha e ruinzinha até serve pra mesma coisa, mas a gente vai atrás das bonitas e gostosonas e se a gente consegue, troca rapidinho.

Tô falando do jipe :mrgreen:

Até mesmo pq mulher feia ninguém quer e nem é aceita a devolução :lol:

[]'s

Elmer_Jeep
15/09/2005, 16:58
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Boa observação Leo :idea:

[]'s com muita mão-de-obra pra conquistar as "gostosonas" :lol:

Franco
15/09/2005, 20:36
Não, muitissimo profundo o raciocínio de nosso amiginho mineirinho gay :palmas: :palmas: :palmas:

Que trocar mulher, o que. Arrumou mulher feia, ou é muito apaixonado ou cego, se não for nemhuma das duas alternativas anteriores, ai é burro mesmo e nem merece soltar a prenda. Melhora assim, que assim as feia somen e as bonita sobram..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

leovalle
15/09/2005, 23:53
Não, muitissimo profundo o raciocínio de nosso amiginho mineirinho gay :palmas: :palmas: :palmas:

Nopsaaaaaa Franco !!!! Pq tá bigando cumigo?!?!?!

Que trocar mulher, o que. Arrumou mulher feia, ou é muito apaixonado ou cego, se não for nemhuma das duas alternativas anteriores, ai é burro mesmo e nem merece soltar a prenda. Melhora assim, que assim as feia somen e as bonita sobram..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

C acha que c é bunito né? :parede:

Bunitão da bala chita.

Nunca pegou um bagulho não né? Seu CDF!

[]'s

Franco
17/09/2005, 20:28
O chupetão

Tava brincando, fofo :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ninguem tem nada pra falar de decente neste tópico????

Então vai ai.......segundo ponho umas imagens do novo sistema de travamento da tampa do cubo da ponta de eixo com buchas cônica. Emfim, as buchas e os prisioneiros chegaram, a ferramenta que faz o acento cônico funcionou e a montagem ficou até superior ao da Toyota Bandeirante, ja que esta usa M8 e o Cubo da Dana 3/8" UNC.....

Aguardem.. :dance:

leopoldo
17/09/2005, 21:34
....Ninguem tem nada pra falar de decente neste tópico????

SIM :!:

Já que você pediu........

Eu suponho que você vai usar um divisor para usinar o cônico na tampa do cubo, pois o sistema pre-supõe as 6 cunhas distribuindo uniformemente o torque nos 6 parafusos ao mesmo tempo. Certo?

E caso alguém queira usar cubos de roda livre?

E para seus clientes que já tenham comprado o kit e vão precisar migrar para esse sistema de fixação?

como vão fazer o cônico ?

Rogério Tortato
17/09/2005, 22:09
Pô Leopoldo!

"num cumplica a vida do outro!"

abraços.

Franco
18/09/2005, 13:05
E caso alguém queira usar cubos de roda livre?

Bom, ai tem duas alternativas:
a) usa tradicionais parafusos Allen com furo e fazer o frenamento, ou
b) envia a base da roda Livre para a ENSIMEC, que por uma quantia minima, convertemos o acento em cônico e forneceremos um jogo completo.

Tem ai um ponto....não tenho nenhuma base sobre se a carcaça original AVM de aluminio ou mesmo a de nodular vão suportar o esforço do cone, causando possíveis trincas. Só experimentando mesmo.

E para seus clientes que já tenham comprado o kit e vão precisar migrar para esse sistema de fixação?

como vão fazer o cônico ?

Leo, não é um up-grade, é uma evolução do kit. Na hora que os convencionais estiveram esgotados, entram os kit com este sistema novo.
Se algum cliente quiser fazer um up-grade da sua peça já instalada, vai ter que arcar com o custo das duas tampas novas. Os prisioneiros são a parte, já que estes de qq maneira seriam necessários nóvos. A tampa tb recebeu duas roscas M6 a parte, para a extração, já que os cones tencionados impedem que a peça solta, soltando somente as porcas.

Ficou interessado??

leopoldo
18/09/2005, 14:43
... Ficou interessado?? ....

Meu sistema é um pouco diferente do seu e desenvolví uma forma diferente de fixação.

Mesmo assim, obrigado Franco.

Perguntei isso só como advogado do diabo :twisted:

Franco
18/09/2005, 21:10
Enquanto este assunto não quer calar, vai ai um curta metragem sobre um D44 com homo de Toy:

http://www.ensimec.com/revista_mat1.htm

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

leovalle
18/09/2005, 23:10
Leo, não é um up-grade, é uma evolução do kit.

Ué, isso não é a mesma coisa?

evolução= up-grade= herauf Grad

:pensativo:

[]'s

equipeminas4x4
19/09/2005, 08:01
Enquanto este assunto não quer calar, vai ai um curta metragem sobre um D44 com homo de Toy:

http://www.ensimec.com/revista_mat1.htm

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

FRANCO, parabéns. Isso parece matéria do Pirate, muitos detalhes, explicações técnicas, excelente mesmo.

É a ENSIMEC fazendo a diferença.

[]´s... orgulhosos de fazer parte deste TIME.

billj
19/09/2005, 10:31
Realmente excelente!!!............... :palmas: :concordo:

Abraços,

Marcos Arcosy
19/09/2005, 11:24
Coisa de Primeiro Mundo, Parabéns :palmas: :palmas: :palmas:

Abraços,

GuTo_Cerulli
19/09/2005, 12:01
Franco,

Você tá de parabéns de novamente!

[]'s

ramiro_eli
19/09/2005, 12:21
:concordo: :palmas: :palmas:

Marcos Ojeda
19/09/2005, 15:00
Quando a coisa é feita por profissional, não tem o que falar, parabens. :palmas:

Franco
19/09/2005, 17:04
Pois é, então pra fechar com chave de ouro, apresento os primeiros ensaios com o novo sistema de travamento para tulpias do kit T-RexBone.
:dance: :dance: :dance: :dance:

Beto Lacerda
19/09/2005, 21:55
Franco, pode mandar o meu assim :twisted: :twisted: odianteiro e o traseiro :lol:
[]'s

ramiro_eli
20/09/2005, 10:33
Franco, pode mandar o meu assim :twisted: :twisted: odianteiro e o traseiro :lol:
[]'s

Beto,

Peloamordedeus!!! Monta logo essa sua viatura!!!
Esse cara daqui a pouco vai querer colocar semi eixos de titânio e cruzetas de kriptonita! Tudo isso p/ passear no shopping... :lol:

Dennis Figueiredo
20/09/2005, 10:42
Beto,

Esse cara daqui a pouco vai querer colocar semi eixos de titânio e cruzetas de kriptonita! Tudo isso p/ passear no shopping... :lol:

Ramiro, não adianta, o cara é um cabeça de bagre......

Daqui a pouco ele troca os pneus, se a ensimec lançar bloqueios selecionáveis ele troca também, se lançar outra coisa ele compra também....... mas andar..... nunca.

Beto Lacerda
20/09/2005, 10:46
[]'s

Beto,

Po cara vou montar se peças ??? ou vc ta sugerindo que eu monte de uma maneira que vai quebrar na 1ª trilha ???
ja sei vc queria ser o 1º a ter esses eixos né :twisted: :twisted:
contente-se em ser o 1º a rodar com eles :lol: :evil:
[]'s

billj
20/09/2005, 11:03
Ramiro, não adianta, o cara é um cabeça de bagre......

Daqui a pouco ele troca os pneus, se a ensimec lançar bloqueios selecionáveis ele troca também, se lançar outra coisa ele compra também....... mas andar..... nunca.

Até essa caranga andar, vai ter que trocar o motor, pois não terá mais gasolina disponível na face do planeta.........

Abraços,

Franco
20/09/2005, 11:27
To fazendo uma modificação em uma RL tb, usinando uma cavidade cônica, pra ver se tem condiçoes de funcionar.....ai, tremos um kit disponível para fazer um up-grade.

De tarde boto uma fotos, OK.. :concordo:

fugger
20/09/2005, 12:08
Franco

Perguntinha básica

Quanto custa o trabalho descrito na matéria, com tudo incluso? Ou seja lhe mando um diferencial comprado em ferro velho e o kit de freio e vc me manda de volta revisado e com o kit de ponta de eixo instalado.

[]´s