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Ver Versão Completa : CENTRO DE GRAVIDADE ! INSTABILIDADE = RISCO ! OLHEM AKI



thiagobh
12/02/2005, 15:02
tenho um Grand Vitara 1.6 16v 98/99

O Carro tava todo original, so quinta feira coloquei pneus Goodyerar AT/S
235/75-R15

o orignal era 195/80-r15 ... aumentou 4 cm de largura e 2 de altura...

a largura era pra ter compensado a altura porem.... nao ocorreu...
o carro está molenga.... andando menos... pq o pneu eh mais largo e mais pesado.... e to sentindo o carro dançando d+ ... pq ta mais alto...

ai é que está... pq kero colocar Calço do Rodrigo Portugal pro Grand Vitara de 2" ... tenho medo de q com os 5 cm do calço de moola... o carro fike ainda mais molenga.... e menos estavel .... rodo mto asfalto e rodovia.. para fazer curvas ou golpes de direcao vai sambar mto a carroceria hehe

O que acham ? aconselham colocar o calçço mola 2" ... ? acham q vai fikar mais instavel e balançando ??

valeus pessoal...
abraços.

Samurai_MOA
12/02/2005, 16:38
Mais instavel vai ficar com certeza! Qdo aumenta a altura do carro sem compensar na largura o centro de gravidade fica mais elevado!

thiagobh
12/02/2005, 20:58
mesmo com os 235 - 75
eh bem largo pra esse carro....


original eh 195...

mas c eu levantar tem perigode capotar ou tombar em curvas no asfalto?
tipo .. uma curva na rodovia q eu fazia a uns 100 km/h nao vo poder fazê-la mais ?

[]´s

mak (SP/ZN)
13/02/2005, 15:29
como conseguiu colocar um aro 15 no GV? não pegou na pinça dianteira?

(s)

Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... bicampeão do Trial em 2005? Oh! Quem poderá nos desafiar?
Gvitarão98 - Noturno... nas impiedosas garras da patroa...
Gvitarão2000 Limited - BlackBird... arrumando a papelada...
http://mak.zn.sp.sites.uol.com.br/index.htm

thiagobh
13/02/2005, 16:24
3 portas o grand vitara...

samukanvas
13/02/2005, 18:52
como conseguiu colocar um aro 15 no GV? não pegou na pinça dianteira?

(s)

Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... bicampeão do Trial em 2005? Oh! Quem poderá nos desafiar?
Gvitarão98 - Noturno... nas impiedosas garras da patroa...
Gvitarão2000 Limited - BlackBird... arrumando a papelada...
http://mak.zn.sp.sites.uol.com.br/index.htm

Bem doidona aquela "piscina" la na tua hp. Onde fica aquele buraco?

cristiano
13/02/2005, 22:48
Pode ter certeza que vai ficar instável...uma vez eu botei uns 265 65 R15 numa S10, ficou bonito mas super instável...

nepomuk
14/02/2005, 08:00
Fala Thiago,

Esse assunto já foi discutido de maneira diferente por outros tópicos, e eu sempre fui um dos que perqdí a cabeça com esse "probleminha".

O Fato é que o Vitara ORIGINAL já não é um exemplo de estabilidade, colocando-se pneus maiores ele fica um colchão d'água, que na estrada (eu pego muitas) fica bem incômodo em situações de asfalto irregular.

A solução mais simples (e barata) para amenizar esse efeito é aumentando a pressão dos pneus.
Os meus são 225/75-15 e eu usava de 30à 32psi para estradas longa distância e entre 28 e 26 para a cidade. Ficava bem mais "firme", mas é meio sacal ficar calibrando toda vez que pego estrada então deixo sempre com 28.

Faça esse teste. Mas cuidado, pois se colocar muita pressão os pneus viram uma pedra e o carrinho vai pular que nem terremoto.

Abraço,
Paulo

thiagobh
14/02/2005, 13:11
vo bota os calços e testar hehe

xadventure
14/02/2005, 15:58
Quanto maior os pneus mais devagar a viatura fica, e mais alto mais instavel, tente muchar um pouco os pneus
Abraço

nepomuk
15/02/2005, 08:19
Xand,

Na verdade é o inverso do que vc falou.
Quanto maior a circunferência do Pneu maior será a distância percorrida com 1 revolução (volta) do mesmo, logo, maior será a velocidade desenvolvida (com relação à um similar de menor diâmetro).
Já a pressão rege a firmeza do pneu. Quanto maior a pressão (que deveria ser a ideal) mais rígido fica o pneu, evitando deslocamentos laterais provocados pelo arraste aerodinâmico. Se abaixar muito a pressão o pneu vira uma “bexiga” e põe em risco a dirigibilidade e segurança do motorista.
Isso tudo a altas velocidades em estrada (que é o foco aqui).

É claro que em trilhas a calibragem “bexiga” é a mais indicada pois provém maior área de contato e não necessita de estabilidade x velocidade.

Abraços,
Paulo

xadventure
15/02/2005, 14:42
Olá Nep

Sim mas devido a maior circunferencia do pneu o motor precisa de mais potencia para dar uma volta, e acaba ficando mais "xoxo" , em relação aos pneus uma pouco mais muxos ele fica com impressão de mais molenga mas fica mais estavel, muxo que eu falo é um pneu que usa 30 psi e colocar 26, 27
Abraço

Luiz_akium
15/02/2005, 18:39
Eu tenho um Samurai 95 e ele esta com uns pneus 225/75-15 gostaria de saber qual calibragem seria a certa para asfalto e para trilha tenho sentido ele meio instavel no asfalto e acho q deve ser calibragem pois estou usando 26psi ou poderia ser amortecedor de direçao
Abraços

Luiz

xadventure
15/02/2005, 20:21
Fala amigo

Bem a calibragem esta beleza! Ele esta jumelado? os pneus sao cravudos? isso deixa ele um pouco instavel, a direção não esta bem levinha? caso ele esteje puxando muito ou qualquer buraco ele sai pra lá e pra cá, de uma olhada no amortecedor da direção.
Abraço

samukanvas
15/02/2005, 21:29
Fala amigo

Bem a calibragem esta beleza! Ele esta jumelado? os pneus sao cravudos? isso deixa ele um pouco instavel, a direção não esta bem levinha? caso ele esteje puxando muito ou qualquer buraco ele sai pra lá e pra cá, de uma olhada no amortecedor da direção.
Abraço

Putz... então é o amortecedor de direção??? O meu tava assim. Qualquer buraco uma braçada... Vou ligar na mecânica. Amortecedor de direção da kombi?

xadventure
16/02/2005, 15:14
'Nem precisa levar no mecanico, é fácil de trocar, quando tirar ve se esta o amortecedor esta dura na ida e na volta, se estiver fraco em algum sentido prode trocar, o amortecedor da direção da kombi dá, só precisa usar as buchas do original
Abraço

mak (SP/ZN)
16/02/2005, 19:50
como conseguiu colocar um aro 15 no GV? não pegou na pinça dianteira?

(s)

Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... bicampeão do Trial em 2005? Oh! Quem poderá nos desafiar?
Gvitarão98 - Noturno... nas impiedosas garras da patroa...
Gvitarão2000 Limited - BlackBird... arrumando a papelada...
http://mak.zn.sp.sites.uol.com.br/index.htm

Bem doidona aquela "piscina" la na tua hp. Onde fica aquele buraco?

Cachorro Louco... eu tava muuuuuuuito bração aquele dia... neguinho já estava querendo pintar o Wally de verde e deixar lá! :-D :-D :-D

[s]

Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... tapinha de funilaria é bom, né...
GVitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
GVitarão98 - Noturno - á venda dentro de 20 dias... Quem se habilita???

Periquitooffroad
16/02/2005, 23:14
mesmo com os 235 - 75
eh bem largo pra esse carro....


original eh 195...

mas c eu levantar tem perigode capotar ou tombar em curvas no asfalto?
tipo .. uma curva na rodovia q eu fazia a uns 100 km/h nao vo poder fazê-la mais ?

[]´s

Se não colocou calço no GV e só colocou pneu não justifica estar instável, a mudança na altura do pneu não deixaria o carro mais mole ou dançando, isso só aconteceria se tivesse alterado a suspensão.

Provavelmente está com amortecedores ruins.
Qual calibragem está usando para esses pneus?
Qual a largura da roda que está usando?

O GV por ter barra panhard tem uma particularidade quando e colocado calço na suspensão, o eixo e deslocado lateralmente em relação a carroceria.

AD
16/02/2005, 23:55
Por isso no GV quando colocacalço tem de procar a barra Panhard

Antonio Duarte

thiagobh
18/02/2005, 00:17
botei os calços ontem 2" da RC4x4.
Fiko show .. altao e bonito

Agora pra arrumar a cambagem q ta sendo complicado...
Consegui +1.00 no máximo de ajuste do lado direito e amanha vou terminar o lado eskerdo pra igualar +1.00 Antes com carro orignal era +0.05 e +0.06 ...
Essa diferença ai vai afetar o q ? Sendo q o limite máximo padrão do veiculo marcado no computador do alinhamento é +1.00 ou seja estou nele hehe...

Outra coisa é q o 235-75 r15 goodyear AT/S q to usando, ta pegando qnd viro a direção toda... vou virar o OFFSET das rodas... ou tentar regular o parafuso do batente da direcao... creio q não pegará mais .. com o offset ganharei 1.5 polegadas e com o pneu saindo um poco pra fora eu vou fika com carro mais no chão.. mais estável.... o q vcs acham ?

abraços

AD
18/02/2005, 00:24
O Rodrigo não corrigiu a cambagem? ou você não quis

Antonio Duarte

thiagobh
18/02/2005, 00:25
moro em belo horizonte.. hehe

AD
18/02/2005, 00:26
O Rodrigo não corrigiu a cambagem? ou você nã quis?

Luiz_akium
18/02/2005, 02:15
Fala amigo

Bem a calibragem esta beleza! Ele esta jumelado? os pneus sao cravudos? isso deixa ele um pouco instavel, a direção não esta bem levinha? caso ele esteje puxando muito ou qualquer buraco ele sai pra lá e pra cá, de uma olhada no amortecedor da direção.
Abraço

Ele ta jumelado e os pneus sao cravudos sim a direçao ta bem leve ele ta puxando um pouco sim , entaum oq pode ser .......

Valeu

Luiz.

xadventure
18/02/2005, 15:30
Bem quando voce jumela o carro sempre vai dar uma puxada, isso não tem geito, por mais que voce alinhe e balanceie ele, isso tambem não é motivo para não fazer pois acabara com o pneu se não fazer