Ver Versão Completa : CENTRO DE GRAVIDADE ! INSTABILIDADE = RISCO ! OLHEM AKI
thiagobh
12/02/2005, 15:02
tenho um Grand Vitara 1.6 16v 98/99
O Carro tava todo original, so quinta feira coloquei pneus Goodyerar AT/S
235/75-R15
o orignal era 195/80-r15 ... aumentou 4 cm de largura e 2 de altura...
a largura era pra ter compensado a altura porem.... nao ocorreu...
o carro está molenga.... andando menos... pq o pneu eh mais largo e mais pesado.... e to sentindo o carro dançando d+ ... pq ta mais alto...
ai é que está... pq kero colocar Calço do Rodrigo Portugal pro Grand Vitara de 2" ... tenho medo de q com os 5 cm do calço de moola... o carro fike ainda mais molenga.... e menos estavel .... rodo mto asfalto e rodovia.. para fazer curvas ou golpes de direcao vai sambar mto a carroceria hehe
O que acham ? aconselham colocar o calçço mola 2" ... ? acham q vai fikar mais instavel e balançando ??
valeus pessoal...
abraços.
Samurai_MOA
12/02/2005, 16:38
Mais instavel vai ficar com certeza! Qdo aumenta a altura do carro sem compensar na largura o centro de gravidade fica mais elevado!
thiagobh
12/02/2005, 20:58
mesmo com os 235 - 75
eh bem largo pra esse carro....
original eh 195...
mas c eu levantar tem perigode capotar ou tombar em curvas no asfalto?
tipo .. uma curva na rodovia q eu fazia a uns 100 km/h nao vo poder fazê-la mais ?
[]´s
mak (SP/ZN)
13/02/2005, 15:29
como conseguiu colocar um aro 15 no GV? não pegou na pinça dianteira?
(s)
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... bicampeão do Trial em 2005? Oh! Quem poderá nos desafiar?
Gvitarão98 - Noturno... nas impiedosas garras da patroa...
Gvitarão2000 Limited - BlackBird... arrumando a papelada...
http://mak.zn.sp.sites.uol.com.br/index.htm
thiagobh
13/02/2005, 16:24
3 portas o grand vitara...
samukanvas
13/02/2005, 18:52
(s)
Mak (SP/ZN)
Bem doidona aquela "piscina" la na tua hp. Onde fica aquele buraco?
cristiano
13/02/2005, 22:48
Pode ter certeza que vai ficar instável...uma vez eu botei uns 265 65 R15 numa S10, ficou bonito mas super instável...
Fala Thiago,
Esse assunto já foi discutido de maneira diferente por outros tópicos, e eu sempre fui um dos que perqdí a cabeça com esse "probleminha".
O Fato é que o Vitara ORIGINAL já não é um exemplo de estabilidade, colocando-se pneus maiores ele fica um colchão d'água, que na estrada (eu pego muitas) fica bem incômodo em situações de asfalto irregular.
A solução mais simples (e barata) para amenizar esse efeito é aumentando a pressão dos pneus.
Os meus são 225/75-15 e eu usava de 30à 32psi para estradas longa distância e entre 28 e 26 para a cidade. Ficava bem mais "firme", mas é meio sacal ficar calibrando toda vez que pego estrada então deixo sempre com 28.
Faça esse teste. Mas cuidado, pois se colocar muita pressão os pneus viram uma pedra e o carrinho vai pular que nem terremoto.
Abraço,
Paulo
thiagobh
14/02/2005, 13:11
vo bota os calços e testar hehe
xadventure
14/02/2005, 15:58
Quanto maior os pneus mais devagar a viatura fica, e mais alto mais instavel, tente muchar um pouco os pneus
Abraço
Xand,
Na verdade é o inverso do que vc falou.
Quanto maior a circunferência do Pneu maior será a distância percorrida com 1 revolução (volta) do mesmo, logo, maior será a velocidade desenvolvida (com relação à um similar de menor diâmetro).
Já a pressão rege a firmeza do pneu. Quanto maior a pressão (que deveria ser a ideal) mais rígido fica o pneu, evitando deslocamentos laterais provocados pelo arraste aerodinâmico. Se abaixar muito a pressão o pneu vira uma “bexiga” e põe em risco a dirigibilidade e segurança do motorista.
Isso tudo a altas velocidades em estrada (que é o foco aqui).
É claro que em trilhas a calibragem “bexiga” é a mais indicada pois provém maior área de contato e não necessita de estabilidade x velocidade.
Abraços,
Paulo
xadventure
15/02/2005, 14:42
Olá Nep
Sim mas devido a maior circunferencia do pneu o motor precisa de mais potencia para dar uma volta, e acaba ficando mais "xoxo" , em relação aos pneus uma pouco mais muxos ele fica com impressão de mais molenga mas fica mais estavel, muxo que eu falo é um pneu que usa 30 psi e colocar 26, 27
Abraço
Luiz_akium
15/02/2005, 18:39
Eu tenho um Samurai 95 e ele esta com uns pneus 225/75-15 gostaria de saber qual calibragem seria a certa para asfalto e para trilha tenho sentido ele meio instavel no asfalto e acho q deve ser calibragem pois estou usando 26psi ou poderia ser amortecedor de direçao
Abraços
Luiz
xadventure
15/02/2005, 20:21
Fala amigo
Bem a calibragem esta beleza! Ele esta jumelado? os pneus sao cravudos? isso deixa ele um pouco instavel, a direção não esta bem levinha? caso ele esteje puxando muito ou qualquer buraco ele sai pra lá e pra cá, de uma olhada no amortecedor da direção.
Abraço
samukanvas
15/02/2005, 21:29
Fala amigo
Bem a calibragem esta beleza! Ele esta jumelado? os pneus sao cravudos? isso deixa ele um pouco instavel, a direção não esta bem levinha? caso ele esteje puxando muito ou qualquer buraco ele sai pra lá e pra cá, de uma olhada no amortecedor da direção.
Abraço
Putz... então é o amortecedor de direção??? O meu tava assim. Qualquer buraco uma braçada... Vou ligar na mecânica. Amortecedor de direção da kombi?
xadventure
16/02/2005, 15:14
'Nem precisa levar no mecanico, é fácil de trocar, quando tirar ve se esta o amortecedor esta dura na ida e na volta, se estiver fraco em algum sentido prode trocar, o amortecedor da direção da kombi dá, só precisa usar as buchas do original
Abraço
mak (SP/ZN)
16/02/2005, 19:50
(s)
Mak (SP/ZN)
Bem doidona aquela "piscina" la na tua hp. Onde fica aquele buraco?
Cachorro Louco... eu tava muuuuuuuito bração aquele dia... neguinho já estava querendo pintar o Wally de verde e deixar lá! :-D :-D :-D
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... tapinha de funilaria é bom, né...
GVitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
GVitarão98 - Noturno - á venda dentro de 20 dias... Quem se habilita???
Periquitooffroad
16/02/2005, 23:14
mesmo com os 235 - 75
eh bem largo pra esse carro....
original eh 195...
mas c eu levantar tem perigode capotar ou tombar em curvas no asfalto?
tipo .. uma curva na rodovia q eu fazia a uns 100 km/h nao vo poder fazê-la mais ?
[]´s
Se não colocou calço no GV e só colocou pneu não justifica estar instável, a mudança na altura do pneu não deixaria o carro mais mole ou dançando, isso só aconteceria se tivesse alterado a suspensão.
Provavelmente está com amortecedores ruins.
Qual calibragem está usando para esses pneus?
Qual a largura da roda que está usando?
O GV por ter barra panhard tem uma particularidade quando e colocado calço na suspensão, o eixo e deslocado lateralmente em relação a carroceria.
Por isso no GV quando colocacalço tem de procar a barra Panhard
Antonio Duarte
thiagobh
18/02/2005, 00:17
botei os calços ontem 2" da RC4x4.
Fiko show .. altao e bonito
Agora pra arrumar a cambagem q ta sendo complicado...
Consegui +1.00 no máximo de ajuste do lado direito e amanha vou terminar o lado eskerdo pra igualar +1.00 Antes com carro orignal era +0.05 e +0.06 ...
Essa diferença ai vai afetar o q ? Sendo q o limite máximo padrão do veiculo marcado no computador do alinhamento é +1.00 ou seja estou nele hehe...
Outra coisa é q o 235-75 r15 goodyear AT/S q to usando, ta pegando qnd viro a direção toda... vou virar o OFFSET das rodas... ou tentar regular o parafuso do batente da direcao... creio q não pegará mais .. com o offset ganharei 1.5 polegadas e com o pneu saindo um poco pra fora eu vou fika com carro mais no chão.. mais estável.... o q vcs acham ?
abraços
O Rodrigo não corrigiu a cambagem? ou você não quis
Antonio Duarte
thiagobh
18/02/2005, 00:25
moro em belo horizonte.. hehe
O Rodrigo não corrigiu a cambagem? ou você nã quis?
Luiz_akium
18/02/2005, 02:15
Fala amigo
Abraço
Ele ta jumelado e os pneus sao cravudos sim a direçao ta bem leve ele ta puxando um pouco sim , entaum oq pode ser .......
Valeu
Luiz.
xadventure
18/02/2005, 15:30
Bem quando voce jumela o carro sempre vai dar uma puxada, isso não tem geito, por mais que voce alinhe e balanceie ele, isso tambem não é motivo para não fazer pois acabara com o pneu se não fazer