Ver Versão Completa : GM Tracker motor Mazda
Reginaldoteles
20/04/2013, 22:31
Amigos, o liquido de arrefecimento do reservatório de expansão esta sumindo e de uma vez. Alguém já passou por algo parecido? Não verifiquei vazamento no sistema e esta presurizando normalmente
Amigos, o liquido de arrefecimento do reservatório de expansão esta sumindo e de uma vez. Alguém já passou por algo parecido? Não verifiquei vazamento no sistema e esta presurizando normalmente
ou tem vazamento em algum lugar, ou está passando compressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento (junta queimada ou cabeçote truncado)
Grand Vinicius
22/04/2013, 09:44
O meu está parado pois estava passando compressão. Secava, não de uma vez, só quando ligava e desligava, mas eu já andava com água no carro. Troquei as válvulas do cabeçote. Vamos ver se resolve ou vou ter que caçar vazamentos.
Reginaldoteles
22/04/2013, 12:37
ou tem vazamento em algum lugar, ou está passando compressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento (junta queimada ou cabeçote truncado)
Seré que pode ser bolha no sistema?
Já tirei a tampa do radiador e não voltou água. O Resto tá tudo certo. Fabil, como faço para verificar se está passando compressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento? Como reconheço o cabeçote truncado? Tenho notado também um barulho mais agudo vindo da parte de baixo do motor (tipo fusca)
nao, bolha nao vai fazer sumir agua nao..
o ideal é pegar um manometro de pressao, uma tampa de radiador velha ( cortar a mola/valvula que tem nela, de modo que a tampa sirva apenas p/ "tampar" o bocal do radiador), ligar o motor e deixar aquecer, se a pressao subir mais de 1,1bar rapidamente ( principalmente ao subir o giro do motor) é pq está passando compressao
Reginaldoteles
22/04/2013, 14:59
nao, bolha nao vai fazer sumir agua nao..
o ideal é pegar um manometro de pressao, uma tampa de radiador velha ( cortar a mola/valvula que tem nela, de modo que a tampa sirva apenas p/ "tampar" o bocal do radiador), ligar o motor e deixar aquecer, se a pressao subir mais de 1,1bar rapidamente ( principalmente ao subir o giro do motor) é pq está passando compressao
Já tenho manômetro instalado. Subir mais de 1.1 bar não sobe, mas tá ficando em 1.1 bar muito tempo e com temperatura do líquido de arrefecimento no limite (próximo da metade). Percebi o barulho tipo fusca e quando abri a tampa de óleo com o motor ligado, respingou gotas de óleo para fora...
Será que está passando compressão mesmo? Algumas pessoas me falaram que pode ser tampa do radiador, para eu testar com uma nova...
Fabil, pode me indicar um bom mecânico aí em BH, caso esteja passando compressão
Reginaldoteles
22/04/2013, 18:52
Grande Fabil,
Fiz o teste que falou e nada.... o máximo é 1.1 bar
Fiz uma viagem com o carro hoje 180 km e também tudo normal... água no reservatório de expansão e radiador...
Mas estou preocupado... amanhã levarei em um mecânico amigo meu para ver a opinião dele... O cara é bom, mas a oficina é daquelas fundo de quintal... dependendo do diagnóstico eu posto aqui para me ajudarem...
faça o seguinte teste:
retire a vareta de oleo e acelere o motor até uns 4500 rpm.. se cuspir oleo tem compressao passando para o carter
Reginaldoteles
23/04/2013, 09:50
faça o seguinte teste:
retire a vareta de oleo e acelere o motor até uns 4500 rpm.. se cuspir oleo tem compressao passando para o carter
Fabil, vou fazer o teste ainda hoje e darei a resposta... mas só a título de adiantamento de problemas...
Caso esteja passando compressão para o carter, quais as possíveis causas? onde fica o respiro desse motor (talvez esteja entupido), que mecânico aí em BH você me indica? Já estou pensando no pior...
Outra coisa, caso esteja passando compressão devo utilizar um óleo mais viscoso ou um prolonga por enquanto, até verificar uma solução?
se estiver passando compressao p/ os cilindros a causa mais comum sao aneis de segmento quebrados/gastos
o respiro sai da tampa do cabeçote ( embaixo do intercooler) e vai direto p/ a boca da turbina, tem a conexao da mangueira lá.
aqui em BH cara bom que eu conheco p/ mexer nesse motor é o Washington , a oficina dele fica no bairro castelo
Reginaldoteles
23/04/2013, 10:19
se estiver passando compressao p/ os cilindros a causa mais comum sao aneis de segmento quebrados/gastos
o respiro sai da tampa do cabeçote ( embaixo do intercooler) e vai direto p/ a boca da turbina, tem a conexao da mangueira lá.
aqui em BH cara bom que eu conheco p/ mexer nesse motor é o Washington , a oficina dele fica no bairro castelo
Fabil, depois me manda o endereço e telefone dele.
Como moro no interior de minas, terei que deixar o carro lá. Ele é de confiança e tem os contatos para comprar as peças mais baratas?
Será se eu usar o prolonga por enquanto segurarei a onda do motor?
3473-0343 Washington. ele nao é barateiro nao, mas tem conhecimento nesse motor.
T+
Reginaldoteles
23/04/2013, 11:43
Acabei de fazer o teste e não está passando nenhuma compressão. Levei no mecânico amigo meu e ela achou que provavelmente foi bolha no sistema de arrefecimento ou pode ser problema de pressurização da tampa... de qualquer forma vou trocar a tampa, acho que a honda civic é a mesma... Outra coisa, moro em uma região muito quente, já vi relatos dos que possuem sportage com o motor mazda tirarem a válvula menor da válvula termostática. Falei para o mecânico aqui fazer isso e ele não quis, disse que iria piorar o consumo do carro. Alguém aqui já tirou a válvula menor da termostática, deixando apenas a maior agir? Melhorou? Caso eu faça isso para testar e não funcionar, já houvi falar que a do gol é a mesma, será? Onde posso comprar uma com um preço bem em conta? (tipo, mesma de outro carro). Minha preocupação é que com a turbina cheia o motor funciona bem perto do meio, nunca passa disso, mas quero tentar diminuir um pouco essa temperatura. Obrigado pelas dicas Fabil, quando minha casa ficar pronta, marcarei um encontro aqui no norte de minas e uns passeios legais ... deixa no aguardo!
Reginaldoteles
24/04/2013, 08:17
para os amigos que ainda não conhecem: Reparador Chevrolet | Reparo de Veículos (http://www.reparadorchevrolet.com.br/site/reparo-de-veiculos/?v=21)
todos os manuais do carro e em Português
Reginaldoteles
24/04/2013, 18:55
Amigos, como disse, a temperatura do carro funciona muito próximo do meio aqui na minha região. Será que se eu tirar a válvula menor da válvula termostática ficaria melhor (como as pessoas que tem sportage mazda fazem), será que a válvula é a mesma que a do gol?
Grand Vinicius
25/04/2013, 09:41
Amigo, desculpe a ignorância, mas, quanto seria essa temperatura "próximo do meio"? Não é a temperatura ideal do motor? Explique essa sua preocupação, pra servir pros outros também! :concordo:
Joao Baeta
25/04/2013, 10:55
Amigo, desculpe a ignorância, mas, quanto seria essa temperatura "próximo do meio"? Não é a temperatura ideal do motor? Explique essa sua preocupação, pra servir pros outros também! :concordo:
:arrow: Temperatura no meio e 100 graus!
Coloquei o vt de 80 a 88 graus! E nunca tive problema com motor....!
:concordo:
Grand Vinicius
25/04/2013, 12:02
:arrow: Temperatura no meio e 100 graus!
Coloquei o vt de 80 a 88 graus! E nunca tive problema com motor....!
:concordo:???
Entendi nada.
Reginaldoteles
25/04/2013, 12:29
???
Entendi nada.
É o seguinte,
Pelo manual, qualquer lugar dentro da faixa branca é normal.
Quando comprei o carro, que aliás, descobri que estava sem a válvula termostática, a temperatura nunca passava de um quarto no marcador (já houvi relatos aqui que essa seria a indicação ideal)
Após retífica e colocação da válvula termostática, a temperatura no indicador fica na estrada e em alta rotação bem próxima ao meio, ou seja, aproxima-se bastante dos 100°, acho que funciona entre 94 a 95°. Quando despressuriza o turbo, ela baixa consideravelmente de novo.
O motor vem trabalhando normal, mas quando fundiu anteriormente, a indicação é que tinha ultrapassado o meio... me falaram que não posso deixar chegar ao meio de forma alguma...
Pelos relatos no Fórum da Sportage com motor mazda, li que muitos retiraram a válvula menor da termostática, que funciona com duas válvulas...
Não sei se é porque gato escaldado tem medo de água fria... mas penso em retirar esta pequena válvula e verificar como funciona o casso... se continua normal e com uma temperatura mais baixa...
João, como conseguiu que a termostática abrisse nesses valores?
Joao Baeta
25/04/2013, 13:14
É o seguinte,
Quando comprei o carro, que aliás, descobri que estava sem a válvula termostática, a temperatura nunca passava de um quarto no marcador (já houvi relatos aqui que essa seria a indicação ideal)
Após retífica e colocação da válvula termostática, a temperatura no indicador fica na estrada e em alta rotação bem próxima ao meio, ou seja, aproxima-se bastante dos 100°, acho que funciona entre 94 a 95°. Quando despressuriza o turbo, ela baixa consideravelmente de novo.
O motor vem trabalhando normal, mas quando fundiu anteriormente, a indicação é que tinha ultrapassado o meio... me falaram que não posso deixar chegar ao meio de forma alguma...
Pelos relatos no Fórum da Sportage com motor mazda, li que muitos retiraram a válvula menor da termostática, que funciona com duas válvulas...
Não sei se é porque gato escaldado tem medo de água fria... mas penso em retirar esta pequena válvula e verificar como funciona o casso... se continua normal e com uma temperatura mais baixa...
:arrow: Pesquisei muito sobre isso quando estava sem o vt... Pesquisa lá e acolá e descobri que SPTG e GV utilizando o msm!
e coloquei.... 80 a 88 graus... Usado no SPTG... Ele fica pouco abaixo no meio.... Sempre mantendo na temperatura ideal!
Jamais tire o vt... Pois se vc afundar o pé...... Esquenta e passa do meio.... Percebi qd estava sem o vt... Descia serra e o ponteiro também! E lá embaixo voltava ao normal... Esse queda brusca faz mal para o motor...
Andar sem... Desgasta as pecas mais rapidamente.... E bebe mais!
Coloquei o vt.... Mantém a temperatura ideal e passa beber menos!
Reginaldoteles
25/04/2013, 13:16
Então... vou deixar do jeito que está...
RicardoMalta
25/04/2013, 13:50
Reginaldo..
Concordo com Joao, nao modifique a vt pois a temperatura vai ficar oscilando, tenho um termometro digital instalado no sistema de arrefecimento, e a temperatura oscila entre 85 a 91 em uso urbano sem ar e aumenta 2 graus caso eu esteja com o ar condicionado ligado.. em subidas de serras longas o maximo que cheguei com a temperatura foi de 103 com ar ligado.. meu carro esta com a valvula de 2 estagios "original da sportage diesel" e em nenhum momento passa do meio da marcação.. este carro nao tem historio de aquecimento por subdimensionamento do motor como as l200 "essa eu tive e nunca mais" ... se voce estiver tendo problemas de aquecimento.. de uma atenção especial ao radiador.. dizem que este carro se tiver que seja o minimo de intupimento em alguma valeta.. ele começa a esquentar..
RicardoMalta
29/04/2013, 16:05
Fala turma..
Estava dando uma organizada nos arquivos aqui.. e aproveitei fiz um pacote com todos os arquivos que consegui do tracker mazda.. tipo manual de serviço ingles e portugues "Reparador Chevlolet" entre outras informaçoes.. subi para o gmail.. deixo o link caso alguem interesse em baixar..
segue:
https://docs.google.com/file/d/0Bw0aztcnzoTdUkVBdUxLN1RNYTg/edit?usp=sharing
abraço a todos...
MARCOS UZEDA
03/05/2013, 07:37
É o seguinte,
Reginaldo,
Verifique se a valvula termostatica é para temp. 80-88. Esta é a certa para este motor. Não se deve mexer nela, esta variação de temp. não é bom para o motor.
Outra maneira de verificar de o cabeçote trincou ou a junta queimou, é com o motor ligado, levanta a tampa do reservatório de agua do radiador e veja se esta borbulhando, se estiver esta com problema no cabeçote.
Peças aqui em BH, compro na SP Imports, com o Fernando, Tel. 031-35052020.
Já morei uns tempos ai em Montes Claros e quem mexia pra mim era o Gildásio, Mecanica Metropole, tel. 32211760. Muito cuidadoso e preço bem melhor que BH.
MARCOS UZEDA
03/05/2013, 08:53
Meu tracker de manhã esta ruim para pegar. Não gosto de acelerar. Espero a luz das velas apagarem e ligo. Mas tenho que fazer isto umas 3 a 4 vezes, aí ele pega balançando e solta muita fumaça. Depois que estabiliza nenhuma fumaça. Será que tem a ver com o ponto da bomba? A minha é mecanica. No decorrer do dia, pega de primeira, e andando só solta fumaça quando é esforçado.
Alguma dica?????:putz:
Grand Vinicius
03/05/2013, 10:33
Todos nós com esse problema. Já ouvi suspeitas do sensor de rotação.
O meu eu abri e estou trocando anéis de seguimento e válvulas do cabeçote. Não mexi nesse sensor. Quando montar vou ver se resolveu. Verei também as velas aquecedoras.
Se você resolver isso poste aqui.
Reginaldoteles
03/05/2013, 11:21
reginaldo,
verifique se a valvula termostatica é para temp. 80-88. Esta é a certa para este motor. Não se deve mexer nela, esta variação de temp. Não é bom para o motor.
Outra maneira de verificar de o cabeçote trincou ou a junta queimou, é com o motor ligado, levanta a tampa do reservatório de agua do radiador e veja se esta borbulhando, se estiver esta com problema no cabeçote.
Peças aqui em bh, compro na sp imports, com o fernando, tel. 031-35052020.
Já morei uns tempos ai em montes claros e quem mexia pra mim era o gildásio, mecanica metropole, tel. 32211760. Muito cuidadoso e preço bem melhor que bh.
obrigado pelas dicas marcos,
é bom saber que em montes claros há mecânico que já trabalhou com esse carro...
O meu também está com o mesmo problema relatado por vocês... Muita fumaça branca na primeira ligada...
Acho até que é devido a pequena folga da turbina, que joga óleo para a câmara de admissão e pela manhã há essa queima... Como é só na primeira ligada, não estou dando tanta importância... Vou acompanhar o fórum e ver o que relatam... Também vou aproveitar e levar o carro na mecânica metrópole
MARCOS UZEDA
09/05/2013, 09:28
410375410376410377410379410380
Nesta semana troquei os rolamentos de roda do eixo trazeiro da TRACKER. Aproveito para lembrar aos donos de TRACKER e outros que se eu tivesse feito uma manutenção de lubrificação há tempo tempos atrás, não precisaria gastar quase R$1500,00 agora.
Comprei na Parana ( foi melhor preço que achei) e ganhei uma capa de estepe.
A viatura tem 12 anos e nunca tinha mexido nestes rolamentos.
O semi eixo sai pela lateral do eixo e é na pancada, a não ser que tenha alguma ferramenta específica.
Não precisa abrir o diferencial nem tirar o oleo. Tem um retentor na ponta do eixo que não deixa ele fazar.
Por isto que temos que lubrificar o rolamento. Ele não é banhado a oleo, trabalha na graxa.
FICA A DICA!!!!!!!!!!!
MARCOS UZEDA
09/05/2013, 09:43
41038541038641038741038841038941039041039141039241 0393410394410395
Instalei uma luz espia no painel, para quando o nivel da agua de arrefecimento descer, ela acende. Comprei usado uma peça de BMW, que deveria ter a mesma função.Paguei 40 reais + 9 reais da lampada LED azul. A M.O. foi minha.
Esta funcionando, mas ficou invertido. A luz fica acesa direto, apagando quando abaixa a agua. Mas tem solução! A peça fecha o circuito com o reservatório cheio, tenho que por um rele e mudar isto.
Mas funcionando!!!!!!!!!!!
A ordem das fotos ficaram trocadas!!
Grand Vinicius
09/05/2013, 11:50
Nesta semana troquei os rolamentos de roda do eixo trazeiro da TRACKER. Aproveito para lembrar aos donos de TRACKER e outros que se eu tivesse feito uma manutenção de lubrificação há tempo tempos atrás, não precisaria gastar quase R$1500,00 agora.
O semi eixo sai pela lateral do eixo e é na pancada, a não ser que tenha alguma ferramenta específica.
Não precisa abrir o diferencial nem tirar o oleo. Tem um retentor na ponta do eixo que não deixa ele fazar.
Por isto que temos que lubrificar o rolamento. Ele não é banhado a oleo, trabalha na graxa.
FICA A DICA!!!!!!!!!!!
Amigo, os rolamentos não são blindados? Como é feita essa lubrificação?
MARCOS UZEDA
09/05/2013, 12:44
Amigo, os rolamentos não são blindados? Como é feita essa lubrificação?
Aí que está o problema!
Eu achava que eram banhado no oleo do diferencial, mas não é.
Tem que tirar o semi eixo, que o rolamento vem junto. Ele fica entre 2 retentores.
O retentor do lado da roda, que eu tive que trocar, vem colado em um flange com 4 parafusos e o outro fica dentro do eixo.
O rolamento tem uma capa de 1 lado apenas e usa graxa.
Reginaldoteles
14/05/2013, 07:11
Amigos,
Um dos participantes do Clubedotracker está com o mesmo problema que eu. Acho que é a termostática que está demorando para fechar... ainda não tive tempo para testá-la. Ouve também gente falando que se trocar a ventoinha do acoplamento viscoso por uma de 8 pas resolve. O que vocês acham?
" Bom dia a todos,venho AGRADECER a todos do grupo que me ajudaram com resposta,levei a tk na alternativa 4x4 e trocaram a colmeia por outras com condutores maiores,peguei ela na sexta e ontem ja fiz o teste subindo a imiggrantes na velocidade da via e tudo normal,so estranho que se desço a serra, a temperatura fica proximo do minimo,embora o Leandro me disse que nao retirou a termostatica.
OBRIGADO!!!!!"
Joao Baeta
14/05/2013, 10:49
410375410376410377410379410380
FICA A DICA!!!!!!!!!!!
:arrow: Ja troquei o rolamento traseiro lado esquerdo...
Roncava acima de 60.... E so aumentava...
Fui no Mau Caminho 4x4... E trocamos a peca... Custou menos de 350 pilas...
semi eixo sai na porrada!! E tira o tensor do abs... E troca o rolamento... Coloca o tensor e pronto!
thiagoMEC
16/05/2013, 20:47
É as peças dela duram muito, meu pai foi trocar amortecedores e rolamentos de roda com incriveis 170 mil km, e todos eram originais ainda,só foram trocados por precaução porque as peças duravam uns 30 mil km facil.
Grand Vinicius
17/05/2013, 09:13
E o pior é que as peças novas da GM não duram a metade das Zukis
RicardoMalta
18/05/2013, 23:12
E o pior é que as peças novas da GM não duram a metade das Zukis
Vinicius blz, ja esta rodando na viatura? o consumo melhorou?
Luiz_Flavio
19/05/2013, 12:15
Oi, pessoal, sou novo neste mundo.... a primeira vez que tenho um carro assim...
Esta sendo otimo, excelentes passeios em familia na Serra da Canastra
Alguem pode ajudar?
Tem um vazamento na parte de cima (onde se conecta) o filtro de Oleo, ta vazndo pouco, mas como resolver?
Qual o nome dessa peça?
Olhem as fotos:
412027412028412029412030
Joao Baeta
19/05/2013, 21:17
Oi, pessoal, sou novo neste mundo.... a primeira vez que tenho um carro assim...
Esta sendo otimo, excelentes passeios em familia na Serra da Canastra
Alguem pode ajudar?
Tem um vazamento na parte de cima (onde se conecta) o filtro de Oleo, ta vazndo pouco, mas como resolver?
Qual o nome dessa peça?
Olhem as fotos:
412027412028412029412030
:arrow:Bem estranho com esse vazamento.... + proximo ao filtro de oleo do motor (Deve tar vazando por filtro? Mal colocado?)
Da uma procurada direito... O filtro fica lado esquerdo do motor... Tipo rosca...
Ou pelo tucho? :pensativo:
Conheco a sua cidade de Passos.... Fico muito na cidade de Guape (100km dae)
Grand Vinicius
20/05/2013, 08:30
Vinicius blz, ja esta rodando na viatura? o consumo melhorou?Ainda não. Vou rezar pro mecânico lembrar de mim essa semana!
Reginaldoteles
20/05/2013, 19:41
Olá OHDrefahl
Meu TK está com o mesmo problema. Verifiquei a conexão do monitor e acusou o código de falha 83. Tem a ver com o módulo de controle do imobilizador, ou seja, qdo o sistema de controle do imobilizador estiver ativado a válvula de derrame estará desligada e naum dá partida nem com reza. Viro a chave várias vezes até a luz maledeta apagar e a partida volta ao normal. Temos que averiguar como contornar o controle do imobilizador.
O meu deu esse problema do nada nessa sexta e me lembrei de sua dica... pegou e até agora normal... conseguiu identificar o problema? Aconteceu de novo com você?
Reginaldoteles
21/05/2013, 10:58
Amigos,
Quando comprei o carro (110mil km) troquei a correia dentada mas não o seu tensionador. Hoje o carro está com quase 180 milkm e estou escutando um barulho mais agudo de correia. A correia do alternador já esta nas últimas e já comprei uma para substituir. Só que estou pensado que pode também ser a dentada... Será que é interessante pedir para o mecânico verificá-la? Quando trocaram a correia também trocaram o tensionador?
Luiz_Flavio
21/05/2013, 13:30
:arrow:Bem estranho com esse vazamento.... + proximo ao filtro de oleo do motor (Deve tar vazando por filtro? Mal colocado?)
Da uma procurada direito... O filtro fica lado esquerdo do motor... Tipo rosca...
Ou pelo tucho? :pensativo:
Conheco a sua cidade de Passos.... Fico muito na cidade de Guape (100km dae)
Valeu Baeta, adoro Guapé, estou sempre por lá também.
Pois é o motor todo ta sequinho, só aí que tá vazando pouco, mais ta e parece que é acima da conexão do filtro, sabe como chama esta peça?
Joao Baeta
21/05/2013, 21:10
:arrow:Luiz,
Estarei la no feriadao agora.....
Se possivelde nos encontrar por la...!
Tem como colocar a foto com mais precisao? :pensativo:
Luiz_Flavio
21/05/2013, 21:30
:arrow:Luiz,
Estarei la no feriadao agora.....
Se possivelde nos encontrar por la...!
Tem como colocar a foto com mais precisao? :pensativo:
No sabado e domingo vou pra Serra da Canastra, conhece? Tem a Quermesse ds São Jose do Barreiro, imperdivel... Mas vou ver se vamos pra Guape na quinta ou sexta.
Vou tirar umas fotos melhores, aqui tem um mecanico muito esforçado, mas nao tem pratica com suzuki...
Joao Baeta
22/05/2013, 00:33
:arrow:S.Canastra e a sua porta... Hehehe!!! Tenho mt vontade de ir...!
Devo estar la dia 29.05 a noitinha...!
Meu tracker de manhã esta ruim para pegar. Não gosto de acelerar. Espero a luz das velas apagarem e ligo. Mas tenho que fazer isto umas 3 a 4 vezes, aí ele pega balançando e solta muita fumaça. Depois que estabiliza nenhuma fumaça. Será que tem a ver com o ponto da bomba? A minha é mecanica. No decorrer do dia, pega de primeira, e andando só solta fumaça quando é esforçado.
Alguma dica?????:putz:
Pensei numa coisa sem noção:
Experimenta zerar a ECU girando a chave até acender as luzes do painel 3 vezes (tem gente que fala que é 5, sei lá) e depois dá a partida. Se for algum erro de mistura na memória da ECU isso deve resolver. Se não... pode ser o sensor de ponto do girabrequim mesmo.
Mraizer... a Tracker os MArcos Uzeda nao usa mais ECU, colocaram uma BI mecanica da Sportage. a ECU está no carro apenas p/ fazer o velocimentro funcionar.
isso tá com cara de velas de aquecimento bichadas
Joao Baeta
20/06/2013, 01:49
:arrow:Povo....
Estava arrumando a pasta do GVTD...... E achei valiosa conversa com o falecido Nony Mendes (Que me dava aula sobre MAZDA)
E compartilho aqui a conversa....
Foi em 2009....!
"Eu tenho GV TD 2001 Mazda!!!!!!
Qnd eu peguei o carro... há 2 anos...
Ele fazia 12km/l na cidade fácil!!!
Já em outubro de 07... Eu bati o motor!
E jamais fez aquele consumo!
E adiante ele faz 8,5 a 9 na cidade... No msm sentido que eu dirijo!
Sei que o cabecote está no minimo!
Qnd o carro voltou na oficina... Fui a Búzios com 2 pessoas e ar ligado......
E fiz consumo naquela viagem de volta (sao 195km)....... Eu até estranhei... Fiz 2x na calculadora... Fez...........................14,8 km/l!
Andando 70 a 110 km/h....
E jamais fiz aquela média tão boa!!!!
Abs"
Um cara experiente no assunto falou com mt clareza:
"Meu prezado amigo João,
Vamos por pates... hehehhe...
Cit: "Ele fazia 12km/l na cidade fácil!!!"
Depende de qual cidade vc conseguiu fazer tal média, de seu modo de condução e coisas do tipo. Mas em qualquer dos casos, para uma média em cidade, é simplesmente excelente e muito pouco usual para a maioria de viaturas com motorização Mazda 2.0 TDI, seja tracker, GV ou sportage com motorização semelhante.
Cit: "E adiante ele faz 8.5 a 9 na cidade... No msm sentido que eu dirijo!
Sei que o cabeçote está no mínimo!"
Seria uma média realmente um pouco acima do normal. Mas isso td depende dos fatores já apontados anteriormente. Considerando, entretanto, que o motor ainda estaria amaciando, seria bem aceitável, ao menos durante uns 3 a 5mkm, devendo melhorar um pouco à partir dessa quilometragem.
Quanto ao cabeçote, pouca influencia em função de seu desgaste, desde que não apresente vazamentos de compressão pelas válvulas e suas sedes, ou passagem de água ou de compressão para o circuito de água, vai cumprir sua função adequadamente sem problemas.
Cit: "Qnd o carro voltou na oficina... Fui a Búzios com 2 pessoas e ar ligado......
E fiz consumo naquela viagem de volta (sao 195km)....... Eu até estranhei... Fiz 2x na calculadora... Fez...........................14,8 km/l!
Andando 70 a 110 km/h....
E jamais fiz aquela média tão boa!!!!"
Para uma viatura com motorização Mazda 2.0 TDI é uma média excelente em estrada, raramente obtida, e mesma assim após concluido o período de "amaciamento", porém, não impossível...Considerando, entretanto, que segundo vc, jamais obtida outra vez, seria considerar o fato de no abastecimento não ter havido tempo para "baixar a espuma" muito comum no diesel, que após sua dissipação liberar um razoável espaço no tanque que caberia mais alguns litrinhos.
Suponha o seguinte cenário:
Antes de viajar vc encheu o tanque, com um frentista cuidadoso e paciente que baixou a espuma até completar o tanque. No final do percurso um frentista mais apressado completou o tanque sem baixar espuma...
Pareceu estar cheio até o bocal...
Mas se esperasse alguns poucos instantes seria perceptível o olé baixar gargalo adentro com a dissipação da espuma, liberando volume para mais alguns litrinhos reais de óleo diesel...
Como isso pode não ter sido considerado, ao fazer os cálculos, com litros à menos do que realmente caberiam no tanque, acabou resultando esta média excelente, mas possívelmente irreal.
De um modo geral, é possível melhorar alguma coisa no consumo dos Mazdinhas que equipam as Tracker, sem necessidade de redefinir parâmetros no módulo (ECU) que equipam as tracker/GV, com uso de bons bicos injetores regulados em pressão pouco acima da recomendada pelo fabricante (14,3 - 15,1 MPa (143 - 151 kg/cm2; 2075 -2191 psi), em função de nosso combustível com elevada taxa de enxôfre "fumaçar" mais que o diesel europeu e norte americano, que apresenta um único ponto positivo, que é de apresentar maior lubricidade, justamente pelo maior teôr de enxôfre), o que permite elevar a pressão dos bicos para 180 a 200 kg/cm2 (desta vez eu me cuidei, pq por vício de velhice, acabava sempre escrevendo psi, quando na verdade deveria ser kg/cm2... coisa de cavalo velho mesmo heheheh...).
O resultado é uma melhor pulverização da névoa com microgotículas menores que resultam em melhor queima, e consequente aproveitamento útil do combustível entregando potência e economia geral e redução de emissões.
O que pode ter sido o caso dos bicos já estarem com ajuste semelhante, logo que vc comprou a viatura né... O desgaste do conjunto Bomba e bicos eleva-se muito pouco, considerando que a BI também é utulizada em sistemas de injeção direta onde as pressões são maiores, por volta de 220 a 240 kg/cm2 e mantém sua usabilidade (MTBF) muito semelhante ao com uso em injeção combinada, como é o caso para os mazdas.
Importa notar que os níveis de emissões poluentes caem à medida que melhora a economia e potência disponível, de sistemas de injeção combinada até os modernos common rails que apresentam pressões de serviço para os injetores na casa dos 1600 kg/cm2!!!
Névoas com microgotículas cada vez menores, que resultam em maior face de exposição, resultando em melhor combustão!
Abçs!
Inté!"
:arrow:Codigo de erro do motor..... Tenho na minha pasta... E nao consigo mandar por aqui!
Se quiser: Me mande por email: joaobaeta@globo.com
GVTD faz uma falta........... Como eu adorava.... Economico d++++++!!!!!!!
Hoje em dia o diesel esta quase ou superior com alcool (custo por litro!) carissimo!!!!! 2,30 a 2,60!
JimFraga
26/06/2013, 22:43
minha primeira participação, necessito do esquema de ligação das mangueiras, pois desligaram sem marcar. 419138o motor não tem força nas saídas e não mantém nas retomadas.
Joao Baeta
27/06/2013, 00:54
minha primeira participação, necessito do esquema de ligação das mangueiras, pois desligaram sem marcar. 419138o motor não tem força nas saídas e não mantém nas retomadas.
:arrow:Mandei email de volta....!
Pela foto nao esta bem visivel...!
Reginaldoteles
17/07/2013, 03:21
Amigos,
Alguém já adaptou o sistema de arrefecimento selado?
fabiancoelho
18/07/2013, 05:28
Bom gente, sou aqui de floripa e recentemente adquiri uma tracker 2000 motor mazda e, quando dou partida o motor só funciona até uns 500 rpm e desliga. Ou se eu seguro a chave de ignição com o motor de arranque funcionando vai até 1800 e desliga. O que será que pode ser.
califano
25/09/2013, 21:14
Fabiano,
Também tive este problemas durante boa parte de 2011 e resolvi o problema ao trocar o meu alternador. Luis da LUKAR, aqui de Salvador, trocou o alternador por um da Besta e não tive mais o problema da luz piscando e carro sem ligar...apesar de que após a minha ultima troca de filtro de óleo e combustível, está luz fica acessa constantemente mas sem nenhuma alteração no funcionamento do carro...
Fabio gostaria de saber onde encontro esse luis da lukar que tanbem estou com o mesmo problema com a gv a luz da centralina piscando e o carro nao pega carro ja parado a 2 meses ja gastei quase 8 ml com retifica de motor e o carro ta parado!!!! me ajuda !!!!
Joa Baeta, te enviei mensagem mas tua caixa está cheia!!
Abraços
Alguém pode me indicar oficina que mexe em nossos mazda aqui em São Paulo???
Abraços
em SP sei nao.. heheh
cnseguiu ver qual o codigo de erro pisca ?
MARCOS UZEDA
08/10/2013, 20:58
A minha também esta com este vazamento. Parece que é na conexão desta mangueira. Ainda não tirei, mas parece que não é dificil acesso. Tem que tirar e levar nestas lojas de mangueiras que eles trocam aproveitando as extremidades. eu vou fazer assim .
em SP sei nao.. heheh
Fabil, e quem disse que achei o chicote???procurei procurei e não achei...os que tem não tem 6 pinos...e o que tinha não deu certo e nao era o que aponta no manual...
Joao Baeta
08/10/2013, 22:52
Joa Baeta, te enviei mensagem mas tua caixa está cheia!!
Abraços
:arrow:Grave no seu email:
JOAOBAETA@GLOBO.COM
Fabil, e quem disse que achei o chicote???procurei procurei e não achei...os que tem não tem 6 pinos...e o que tinha não deu certo e nao era o que aponta no manual...
o chicote fica do na parede do para-lamas do lado do motorista, proximo ao relê das velas aquecedoras. o manual que te passei, nao sei pq diabos mostra o conector do lado oposto ( para-lama passageiro) junto a aquele monte de relés/bateria.
quando fui testar no meu ex-tracker a primeira vez tambem fiquei igual doido procurando o maldito conector..:parede:
o chicote fica do na parede do para-lamas do lado do motorista, proximo ao relê das velas aquecedoras. o manual que te passei, nao sei pq diabos mostra o conector do lado oposto ( para-lama passageiro) junto a aquele monte de relés/bateria.
quando fui testar no meu ex-tracker a primeira vez tambem fiquei igual doido procurando o maldito conector..:parede:
mas é o conector com 6 pinos??? pois mesmo no lado do motorista só tem um assim! Eu devo ter invertido..não dá p saber onde é "A" ou "B"..etc
Vou tentar novamente. 350 pratas p passar um scanner....
Obrigado
no meu o conector era de 6 vias tambem, mas só tinham DOIS fios neles, logicamente tem que unir os dois contatos com um jumper. no seu tem quantos fios saindo desse conector?
eles sao configurados assim:
__^__
A B C
D E F
Ah beleza fabil...agora ficou mais claro...peguei o errado...
Então eu faço o jumper, espero as luz das velas piscar, ligo o carro e observo os códigos?
O carro deve estar ligado?( motor funcionando)
p/ mostar os codigos já gravados na memoria nem precisa ligar o motor, só deixar a chave em ON e aguardar a sequencia de piscadas
Vou tirar uma foto...fiz e não aparece nada....
434340434341
Estou fazendo certo???Apareceu exatamente nada no painel!!!!
Rsrsrsrs...
Inclusive desconectei o chicot do sensor de da borboleta e liguei sem ele...e nada...
isso quer dizer que não tem nenhum erro???
Só com scanner (350 paus)???
bom, o conector é esse mesmo... só jumpear os dos fios que saem dele.
quando nao tem erro nenhum, a luz pisca o codigo 12. ou seja.. desde que esteja jumpeado o conector, obrigatoriamente a luz vai piscar.
tem algo errado ai no seu carro..
bom, o conector é esse mesmo... só jumpear os dos fios que saem dele.
quando nao tem erro nenhum, a luz pisca o codigo 12. ou seja.. desde que esteja jumpeado o conector, obrigatoriamente a luz vai piscar.
tem algo errado ai no seu carro..
É fabil...eu tô percebendo que tem...gostaria de saber o quê...Será que tem como anular esse tipo de diagnóstico?
Vou ter de morrer mesmo nos 350...
sei lá o que fizeram no seu carro, talvez o chicote com os fios que ativam o diagnostico na central estejam partidos no meio do caminho, ou a propria luz no painel esteja com um by-pass acendendo apenas p/ mostrar que a vela de aquecimento está guncionando ( geralmente fazem isso p/ esconder algum problema do carro e nao mostrar a luz piscando)
jeito tem... a questao é descobrir
Bem, vou ver se descubro tirando o painel...como a luz do 4x4 tbm nunca acendeu...pode ser por aí...
Valeu fabil, posto aqui os acontecidos!!!
Abraços
sei lá o que fizeram no seu carro, talvez o chicote com os fios que ativam o diagnostico na central estejam partidos no meio do caminho, ou a propria luz no painel esteja com um by-pass acendendo apenas p/ mostrar que a vela de aquecimento está guncionando ( geralmente fazem isso p/ esconder algum problema do carro e nao mostrar a luz piscando)
jeito tem... a questao é descobrir
Meu caro, Fabil!!!Estavas certíssimo!!!Tinha By pass no chicote do painel...
Apareceram os códigos 15, 22 e 41...e pelo pouco que entendi seriam algo com o sensor de temperatura, sensor da da borboleta e baixa injeção de diesel...
Já tinha percebido que mudava depois que o motor ficava quente e tbm que injetava menos...até pensei que poderia ser esse sensor da borboleta pois parece danificado(quebrado)...434621
bao.... sensor de temperatura, blz... esse é facil de trocar e barato de comprar
sensor TPS, pode ser apenas uma regulagem ou se precisar de troca, esse costumam pedir salgado
mas o mais preocupante é o erro 41 que é com relaçao a timming valve, essa se nao me engano fica na bomba injetora e nao é "serviceable"... dai tem que trocar a bomba inteira...
a boa noticia é que esse erro 41 pode estar ligado ao erro 15 ( temperatura), pois se a central nao lê a temperatura o tempo de injeçao de diesel ( timming valve) fica incorreto e dai pode ser que aparece o erro 41.
enfim, precupe-se agora em resolver o erro 15 e veja o que acontece...
T+
Meu caro, são dois sensores de temperatura???Tem um antes e outro depois da válvula termostática...
O sensor tps vi que em 0% de aceleração do pedal ele já está acelerado, mesmo colocando na primeira posição então teria que tirar a todo o conjunto da borboleta para acertar isso!
Mais uma vez, obrigado fabil!!!Se der problema na bomba...acho que vou de mecânica heim...
sim, sao dois de temperatura, um é para o painel e outro p/ central.
tem um amigo aqui em BH que comprou uma tracker mazda e tinham colocado uma bomba mecanica da sportage TDI. é o mesmo motor.
Meu caro Fabil!!
Fiz o procedimento para ajuste do sensor TPS, como indica o site abaixo, com um ohmimetro e uma chip de celular que fez a vez de uma lâmina de 0,8 mm rsrsrs...
Agora só aparece o código do sensor de temperatura...
O 22 estava relacionado com o 41 imagino!!!
Vou comprar o sensor da temperatura novo...vi nas pesquisas que o toyota corolla usa o mesmo sensor..assim como TPS tbm... O segundo não tenho certeza se tem os mesmos parâmetros, mas se for acredito que seja mais fácil e barato de achar!
Geo Tracker how do I change a throttle positioning sensor - JustAnswer (http://www.justanswer.com/chevy/4d6x4-geo-tracker-change-throttle-positioning-sensor.html)
Abraços
bem, depois disso tudo fui dar uma volta para ver se continuava o mesmo sintoma, saí de casa e tracker andando muito bem...pressão na casa dos 0,9 kg/m3...e logo depois de esquentar nem em 0,5 chegava!!!
Pensei se isso é culpa do sensor de temperatura então desconectá-lo pra ver...bingo!!, voltou a andar normalmente! claro que a luz da injeção fica ligada direto, mas pelo menos resolvi o problema sem gastar um real!!Essa semana compro o sensor de temperatura para apagar a luz e aí ficará 100%!!!
parece que troquei de carro!!!
Abraços
boa!!! parece que finalmente resolverá seu problema! :palmas:
Retornano, cóigo 12!!!Tudo certo! Abraços
Reginaldoteles
01/11/2013, 08:02
Amigos,
Preciso da ajuda de vocês.
Dois pistões do meu motor quebraram por deficiência de lubrificação, tendo em vista que quebraram 3 jet cooler e vou precisar retificar o motor.
Me passaram uma lista enorme de peças para comprar e preciso de ajuda para acha-las e cota-las.
Dentre as peças, me pediram uma bomba de óleo nova e Turbina.
A turbina vou mandar recondicionar, graças a informações repassadas por Fabil.
Mas e a bomba de óleo? Será que preciso realmente trocá-la?
De qualquer forma, segue abaixo a relação completa de peças para que me ajudem:
retífica do motor da Tracker (Grand Vitara) Diesel, motor 8v 2.0 mazda RF, ano 2001.
01 JOGO DE BRONZINA DE BIELA
01 JOGO DE BRONZINA DO MANCAL
01 JOGO DE JUNTAS DO MOTOR COMPLETO C/ RETENTORES
04 PISTÕES C/ ANEL
01 JOGO ARRUELA DE ENCOSTO
03 BUCHAS DE BIELA
04 CAMISAS DE CILINDRO STD
08 GUIAS DE VÁLVULA
08 RETENTORES DE VÁLVULA
04 VÁLVULAS DE ADMISSAO
04 VÁLVULAS DE DESCARGA
01 BIELA DO MOTOR
08 PASTILHAS DE VÁLVULA
04 JET COOLER COMPLETO
01 BOMBA DE ÓLEO
01 CORREIA DENTADA + 01 TENSOR DA CORREIA
OBS. Tem também as pastilhas de ajuste de válvula? Estas serão compradas posteriormente,na ocasião do ajuste.
Grand Vinicius
01/11/2013, 10:28
Dei um grau no meu motor.
Não fiz as contas pra não ter nem raiva. Mas seguem alguns preços que lembro.
Troquei aqui em natal os anéis e bronzinas. Um cara encomendou de SP e não me passou o canal. Cerca de R$110 bronzinas de biela e R$85,00 bronzinas de mancal. Ou era o contrário. Os anéis, não lembro.
Jogo de juntas na Suzucar.
Arruelas de encosto, R$35,00 na autopeças de importados.
Também as válvulas de admissão e descarga, R$35 cada.
A bomba de óleo o cara da retífica do cabeçote ajeitou.
Procurei muito na net, mas só achei de R$2000,00
A da sportage não serve.
Reginaldoteles
13/11/2013, 11:56
Dei um grau no meu motor.
Não fiz as contas pra não ter nem raiva. Mas seguem alguns preços que lembro.
Troquei aqui em natal os anéis e bronzinas. Um cara encomendou de SP e não me passou o canal. Cerca de R$110 bronzinas de biela e R$85,00 bronzinas de mancal. Ou era o contrário. Os anéis, não lembro.
Jogo de juntas na Suzucar.
Arruelas de encosto, R$35,00 na autopeças de importados.
Também as válvulas de admissão e descarga, R$35 cada.
A bomba de óleo o cara da retífica do cabeçote ajeitou.
Procurei muito na net, mas só achei de R$2000,00
A da sportage não serve.
Vinícius,
E como ficou seu carro?
Já vi que alguns depois de gastarem rios de dinheiro, compraram um motor novo!
Somando o que gastei a um ano atrás e o que vou gastar agora, dará mais de R$20 mil.
Penso em instalar um radiador de óleo da cb 300 e já comprei um spia eletrônico para medir a temperatura do cabeçote.
Desta vez não houve superaquecimento, houve deficiência de lubrificação com a quebra de três dos 4 jetcooler.
De qualquer forma, o motor estava passando compressão.
Adaptarei um sistema selado de arrefecimento. Já comprei o reservatório do Golf. Vou comprar o conector em T do opala para fazer a ligação de retorno.
O carro é muito bom e versátil, mas quando começa a dar problema... De qualquer forma não serve para ser o único carro de família e como já estou até o pescoço em dívidas, acabei comprando um gol, que é confiável e todo mundo sabe mexer.
Quando o serviço ficar pronto, vou pensar o que farei com o carro... considerando que a venda dele é quase impossível, penso que qualquer novo problema no motor, adaptarei um motor diesel 3.0 da Toyota, que é confiável e a manutenção mais barata que o mazda (já tive esta oportunidade, ficaria na época 20 mil, que dilui em duas vezes nos concertos do mazda)
De qualquer forma, mais um manômetro para a lista: pressão de óleo. Após mais um radiador de óleo, acho fundamental.
Penso em instalar o radiador de óleo em cima do intercooler mesmo, ligando-o na saída do resfriador original de óleo do carro (que vai atrás do alternador) e com retorno para o cárter.
Grand Vinicius
13/11/2013, 12:18
Meu carro tá normal. Só que continua vazando óleo.
Tenho vontade de botar um MWM 2.8 mas só pra ter mais força.
Não acredito que já tenha gasto mais que 10mil, mas não fiz as contas.
É meu carro do dia a dia e viajo com a família. Só não estou viajando mais devido aos pneus (http://www.geniustyres.com.br/pneus-nervosos/genius-sem-fronteira-mais) que já estão gastos os dianteiros, mas assim que coloquei viajei ao interior do RN e 2x à Paraíba sem problemas.
Carro super confiável(vazando óleo e água, rsrsrs).
Tenho medo de botar o 2.8 e viver na oficina.
Como é esse esquema do 3.0?
colocar o MWW 2.0 vai resolver de vez o problema de gastos com o motor mazda, MAS, vai começar a ter gastos com transmissao... duvido que o cambio, tcase e eixos originais suportarao os mais de 30kg de torque do sprint.
Reginaldo, se vc realmente gosta da sua tracker eu pensaria em colocar um 2.5TD ( bomba mecanica) das L200 aintigas.. na minha opniao é o motor que melhor vai se dimensionar com o porte da Tracker... e manutençao simples, barata e abundante...
sobre o radiador de oleo, é preciso prestar atençao em dois detalhes:
1- vazao/diametro dos tubos internos do radiador, se forem muito finos ( no caso de moto CB300 como vc cita) darao restriçao ao vazao do oleo, se forem muito largos, diminuirá a pressao do sistema causando falhas na lubrificaçao. instale um radiador de oleo de L200, Hilux etc.. que certamente será bem dimensionado ao mazda... de moto, tenho minhas duvidas..
2- de onde pegar o "desvio" p/ levar o oleo até o radiador e onde "devolver" o oleo frio ao motor... se vc simplesmente pegar uma saida de oleo ( geralmente tem disponivel junto ao cabeçote do filtro de oleo ou em algum parafuso/tampa de galeria de oleo no bloco do motor) e jogar o retorno do radiador direto no carter vc perderá pressao de oleo.. o retorno obrigatoriamente tem que voltar em alguma galeria pressurizada do bloco.. o problema é que em motores que nao tem previsao p/ radiador de oleo, nao tem tambem a "entrada" de oleo no bloco, dai tem que comprar uma flange ( ou mandar usinar caso nao encontre no mercado) que faça esse by-pass desviando o oleo p/ radiador junto ao filtro de oleo. coisa simples de fazer.
mas simplesmente pegar o oleo pressurizado de algum ponto no motor, jogar no radiador e voltar direto p/ o carter vai baixar a pressao no sistema.
T+
Reginaldoteles
13/11/2013, 23:10
colocar o MWW 2.0 vai resolver de vez o problema de gastos com o motor mazda, MAS, vai começar a ter gastos com transmissao... duvido que o cambio, tcase e eixos originais suportarao os mais de 30kg de torque do sprint.
Reginaldo, se vc realmente gosta da sua tracker eu pensaria em colocar um 2.5TD ( bomba mecanica) das L200 aintigas.. na minha opniao é o motor que melhor vai se dimensionar com o porte da Tracker... e manutençao simples, barata e abundante...
1- vazao/diametro dos tubos internos do radiador, se forem muito finos ( no caso de moto CB300 como vc cita) darao restriçao ao vazao do oleo, se forem muito largos, diminuirá a pressao do sistema causando falhas na lubrificaçao. instale um radiador de oleo de L200, Hilux etc.. que certamente será bem dimensionado ao mazda... de moto, tenho minhas duvidas..
2- de onde pegar o "desvio" p/ levar o oleo até o radiador e onde "devolver" o oleo frio ao motor... se vc simplesmente pegar uma saida de oleo ( geralmente tem disponivel junto ao cabeçote do filtro de oleo ou em algum parafuso/tampa de galeria de oleo no bloco do motor) e jogar o retorno do radiador direto no carter vc perderá pressao de oleo.. o retorno obrigatoriamente tem que voltar em alguma galeria pressurizada do bloco.. o problema é que em motores que nao tem previsao p/ radiador de oleo, nao tem tambem a "entrada" de oleo no bloco, dai tem que comprar uma flange ( ou mandar usinar caso nao encontre no mercado) que faça esse by-pass desviando o oleo p/ radiador junto ao filtro de oleo. coisa simples de fazer.
mas simplesmente pegar o oleo pressurizado de algum ponto no motor, jogar no radiador e voltar direto p/ o carter vai baixar a pressao no sistema.
T+
Fabil,
A minha ideia era desviar o óleo após lubrificar a turbina (muito quente) passar pelo radiador, retornando para o cárter (achava que o óleo que lubrificava a turbina ia direto para o cárter). De qualquer forma, acho que vou deixar para depois. Talvez até instale um kit desses: Kit Radiador Flange Bomba De Circulação De Óleo Fusca - R$ 375,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522951194-kit-radiador-flange-bomba-de-circulaco-de-oleo-fusca-_JM)
Já a mudança do motor, já ouvi muitos relatos em relação ao motor das l200 2.5 e quero fugir de problema! Penso em mudar o conjunto completo para o motor 3.0 da hilux, inclusive a caixa. Lembro que o cara que fez a adaptação pelo motor mwm2.8 de São Paulo, ao entrar em contato, orçou em 18 mil tudo e disse que seria possível fazer a adaptação, que ficaria melhor do que a que tinha feito... esqueci o nome dele, tenho que procurar nos arquivos...
Agora, já vou mudar para o sistema de arrefecimento selado, igual fizeram na sportage. Já comprei o vaso e o terminal T para conexão na mangueira de saída do radiador, penso em utilizar esse terminal: Conexão T Mangueira Radiador Opala Caravan - R$ 9,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-518143966-conexo-t-mangueira-radiador-opala-caravan-_JM)
Reginaldoteles
13/11/2013, 23:13
Vinícius,
A minha estava vazando óleo (na realidade era problema do compressão) e a água não voltava do recipiente expansor para o radiador... com a quebra do jetcooler, olha o que deu, mais R$ 9.000,00 de preju.
Talvez se der outro problema, acho que vou desmanchar o carro e vender as peças no Mercado Livre...
Fabil,
A minha ideia era desviar o óleo após lubrificar a turbina (muito quente) passar pelo radiador, retornando para o cárter (achava que o óleo que lubrificava a turbina ia direto para o cárter). De qualquer forma, acho que vou deixar para depois. Talvez até instale um kit desses: Kit Radiador Flange Bomba De Circulação De Óleo Fusca - R$ 375,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522951194-kit-radiador-flange-bomba-de-circulaco-de-oleo-fusca-_JM)
o retorno de toda turbina é direto no carter e como nao é pressurizado ele tem que continuar livre, se vc colocar o radiador de oleo ( ou qualquer outro dispositivo que use oleo) no retorno da turbina vai dar restriçao ao fluxo e vai danificar a turbina.
vc pode colocar o radiador de oleo ANTES da turbina, que é uma linha pressurizada direto da bomba de oleo, MAS nao creio ser uma boa ideia pois a turbina vai receber o oleo sempre frio e consequentemente mais espesso ( viscoso) o que pode danificar o eixo rotor da mesma..
o ideal é que o radiador de oleo entregue o oleo frio direto nas galerias de oleo do bloco ou cabeçote de motor que possa trocar calor com eles...
Reginaldoteles
14/11/2013, 10:35
o retorno de toda turbina é direto no carter e como nao é pressurizado ele tem que continuar livre, se vc colocar o radiador de oleo ( ou qualquer outro dispositivo que use oleo) no retorno da turbina vai dar restriçao ao fluxo e vai danificar a turbina.
vc pode colocar o radiador de oleo ANTES da turbina, que é uma linha pressurizada direto da bomba de oleo, MAS nao creio ser uma boa ideia pois a turbina vai receber o oleo sempre frio e consequentemente mais espesso ( viscoso) o que pode danificar o eixo rotor da mesma..
o ideal é que o radiador de oleo entregue o oleo frio direto nas galerias de oleo do bloco ou cabeçote de motor que possa trocar calor com eles...
Fabil,
Eu tinha pensado o contrário. Exatamente por ir direto ao cárter, achei que seria uma boa ideia "devolve-lo" mais frio. Não me atinei que poderia dar restrição de fluxo de óleo na turbina.
Sabe de alguém que já fez esse tipo de adaptação nesse motor mazda? Nos tópicos da Sportage, vi que eles mechem no sistema de arrefecimento somente, com sistema selado e ventuinha elétrica. O sistema selado achei uma boa ideia e acho que compensa fazer a adaptação. Já a ventuinha elétrica, penso que o acoplamento viscoso do tracker é melhor.
Parece que o radiador de óleo será muito complicado... talvez até abandone a ideia.
quando eu tinha a minha tracker mazda eu ia colocar radiador de oleo nela, só que eu fiquei com preguiça de desmontar varios agregados p/ encontrar uma "tomada" de oleo direto do bloco/cabeçote, dai procurei no mercado uma flange by-pass p/ montar junto ao filtro de oleo mas nao achei nenhuma compativel com o mazda, eu iria até usinar uma , mas fiquei protelando e acabou que vendi a tracker...
hoje estou com uma Cherokee Diesel e vou instalar um radiador de oleo nela, só que o filtro de oleo dela é o mesmo padrao de rosca/medidas dos VW AP, dai tem flange by-pass até na padaria da esquina... :mrgreen: eu já comprei a flange e agora preciso encontrar uma radiador de oleo com dimensoes compativeis com o espaço que tenho disponivel aqui.
nao sei porque diabos esses carros já nao vieram com radiador de oleo de fabrica, na minha opniao TODOS os motores turbinados ( diesel, gasola, alcool, etc..) p/ carros que circulam em paises com clima tropical ( verao beirando os 40º) tinha que vir equipados de fabrica..
tanto o mazda quando o VM.25 da cherokee tem um "trocador de calor" vagabundo no qual a agua do radiador é que resfria o oleo, tudo funciona bem enquanto a agua do radiador está em sua temperatura ideial, quando a agua sobreaquece adivinha??? ao invez de resfriar o oleo ela ajuda a esquentar ainda mais...
Grand Vinicius
14/11/2013, 13:12
Me desculpe a jumenteza :putz:, mas pra quê esse radiador de óleo que vocês tanto querem?
Reginaldoteles
16/11/2013, 23:06
Me desculpe a jumenteza :putz:, mas pra quê esse radiador de óleo que vocês tanto querem?
É o seguinte Vinícius,
O motor de nosso carro não foi climatizado para Países tropicais como o Brasil. Aí o óleo sobe a temperatura e não lubrifica o motor como deveria. Com o radiador de oleo você em tese devolve o poder de lubrificação do oleo.
T+
Tem um forista que instalou na rural o mwm sprint com caixa de tracker...ate onde sei nao teve problemas...
Joao Baeta
18/11/2013, 00:58
:arrow: Por falar nisso.....
Dia 12.11.13 (3f) o calor beirou 40.... Sensacao de quase 50!
A temperatura do motor do meu Tiguan beira 97 a 99 graus.... Tenho app que monitora o carro... Estou sempre olhando! :concordo:
Nesse dia... Beirou 101 a 102... temperatura do ar interfere... :shock:
Fiquei monitorando.... Fui a faculdade e voltei p casa....
Quando viajo.... Pego muita estrada... Beira 95 a 99!
Reginaldoteles
19/11/2013, 01:36
Zepi,
Quando instalou na sua rual o mwm com caixa tracker que tipo de adaptação foi necessária?
Quem efetuou o serviço?
Zepi,
Quando instalou na sua rual o mwm com caixa tracker que tipo de adaptação foi necessária?
Quem efetuou o serviço?
Amigo, não fiz essa adaptação, foi outro forista!Devem ter fotos aqui no site!
É só pesquisar um pouco!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/97064-caixa-da-tracker-grand-vitara-alguem-ja-usou-com-sprint-2-8-ou-similar.html
Abraços
Reginaldoteles
19/11/2013, 11:19
Amigo, não fiz essa adaptação, foi outro forista!Devem ter fotos aqui no site!
É só pesquisar um pouco!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/97064-caixa-da-tracker-grand-vitara-alguem-ja-usou-com-sprint-2-8-ou-similar.html
Abraços
Turma,
Entrei em contato com José Carlos (um que anuncia a venda de uma tracker igual a nossa, mas com motor 2.8 da MWM), olha o que ele me respondeu:
"Reginaldo,
Fiz a adaptação na TT4 de Bauru, Afonso. (não sei se o site está no ar, e se eles estão na ativa)
O que eu tive que ver depois: reforço da suspensão dianteira e trocar o compressor do ar condicionado original pelo da s10).
Foi aproveitado o mesmo câmbio e não deu problema."
Pelo que pesquisei, a TT4 não existe mais e não consigui mais informações sobre o Afonso, alguém sabe do paradeiro dele? (o cara é fera, também adaptava motor diesel em várias outras viaturas)
Reginaldoteles
19/11/2013, 11:55
Turma,
Entrei em contato com José Carlos (um que anuncia a venda de uma tracker igual a nossa, mas com motor 2.8 da MWM), olha o que ele me respondeu:
"Reginaldo,
Fiz a adaptação na TT4 de Bauru, Afonso. (não sei se o site está no ar, e se eles estão na ativa)
O que eu tive que ver depois: reforço da suspensão dianteira e trocar o compressor do ar condicionado original pelo da s10).
Foi aproveitado o mesmo câmbio e não deu problema."
Pelo que pesquisei, a TT4 não existe mais e não consigui mais informações sobre o Afonso, alguém sabe do paradeiro dele? (o cara é fera, também adaptava motor diesel em várias outras viaturas)
Fabil,
Em relação a adaptação do radiador de óleo, o forista da Sportage, pelo que eu entendi, fez um "desvio" da mangueira de óleo após o filtro, passando pelo radiador e retornando no mesmo local, antes da entrada do óleo no bloco, sem necessidade de flange e segundo ele, está funcionando ok.
Pedi esclarecimentos ao mesmo e depois posto aqui
eu comprei uma peça desta empresa RTM PARTS ,em novembro de 2013, peça vendida como nova, paguei o valor pedido, me enviaram uma peça velha,usada e com defeito, apos reclamar ele me disseram que eu deveria enviar a peça para a empresa importadora, pois eles nao responderiam pela mesma. Portanto na hora de comprar qualquer peça procure um fornecedor confiavel, o que esta empresa nao foi comigo.
Se a empresa responder eu mudo a opinião.
segue meu contato roosselreis@gmail.com
:arrow:Estava catando no ML...
E achei:
500,00 KIT DE EMEBREAGEM
OS VALORES SOFREM ALTERAÇÕES CASO HAJA MUDANÇA NA COTAÇÃO
RTM PARTS COMERCIO DE PEÇAS LTDA ME
CNPJ 09.197.562/0001-41
Fones: 11-38693612 - 11-27721469 - fax 11-39929868 -
RUA LUIS CARDAMONE 343 – IMIRIM – SÃO PAULO – CEP 02468-060
SITE www.rtmparts.com (http://www.rtmparts.com)
MSN: rtmvendas@hotmail.com; rtm_vendas@hotmail.com; rtmparts@hotmail.com
NEXTEL 54*38008
Joao Baeta
25/02/2014, 23:19
:arrow: Bem estranho :pensativo:.... Comprei a embreagem e fui bem atendido ... Mandando a peca novinha..Veio lacrado na caixa e tudo...!
Ou anote as medidas e parte para outro...
eu comprei uma peça desta empresa RTM PARTS ,em novembro de 2013, peça vendida como nova, paguei o valor pedido, me enviaram uma peça velha,usada e com defeito, apos reclamar ele me disseram que eu deveria enviar a peça para a empresa importadora, pois eles nao responderiam pela mesma. Portanto na hora de comprar qualquer peça procure um fornecedor confiavel, o que esta empresa nao foi comigo.
Se a empresa responder eu mudo a opinião.
segue meu contato roosselreis@gmail.com
André Bussade
27/02/2014, 09:11
Estou "estudando" aqui sobre o Tracker e o mecânico retirou recentemente minha válvula termostática.
O nível da água estava baixando, trocou as juntas.
Fui de Juiz de Fora a Niterói e estourou uma mangueira. Trocou mangueiras, juntas e desempenou cabeçote.
Novamente no mesmo percurso o carro superaqueceu com meu cunhado no mesmo trajeto.
Trocou todas mangueiras (estavam desgastadas mesmo!) e fez a maravilha de retirar a válvula.
Fiquei puto, pq se resolveu o problema como disse, isso era dispensável e desnecessário. Me orgulho de deixá-lo original e odeio gambiarra.
Quando voltar lá vou colocar. Se superaquecer é pq o problema não foi resolvido!
:arrow:Rapha,
COLOQUE IMEDIATAMENTE o termostato!!!!! :evil:
Peça é mesma o do Suportage TD RF (Fecha 80° e abre aos 88°)
Já andei no meu..... Sem a peça... Se vc pisar o pé.... A temperatura sobe mesmo.....!!!!!!! (Metade é 100°)
E bebe mais......
Coloquei de volta... Ficou bem mais economico....
Eu troquei o motor.... Coloquei outro original e turbina foi trocada também....
:concordo:
André Bussade
27/02/2014, 10:42
Suzucar, que eu saiba não faz manutenção.
Morei em SP e fui lá algumas vezes, eles tem um tipo de galpão/garagem ao lado, mas acredito ser deles ou de amigos.
Uma pergunta: onde tem boas oficinas aqui em SP?
A suzucar faz manutenção tbm?
Abraços
Joao Baeta
27/02/2014, 14:06
:arrow: Pois e André.....
Andar sem VT não e bom para o carro.... Pois sofre variações de temperatura.....
passa a beber mais... Etc...
Reginaldoteles
28/02/2014, 06:40
Estou "estudando" aqui sobre o Tracker e o mecânico retirou recentemente minha válvula termostática.
O nível da água estava baixando, trocou as juntas.
Fui de Juiz de Fora a Niterói e estourou uma mangueira. Trocou mangueiras, juntas e desempenou cabeçote.
Novamente no mesmo percurso o carro superaqueceu com meu cunhado no mesmo trajeto.
Trocou todas mangueiras (estavam desgastadas mesmo!) e fez a maravilha de retirar a válvula.
Fiquei puto, pq se resolveu o problema como disse, isso era dispensável e desnecessário. Me orgulho de deixá-lo original e odeio gambiarra.
Quando voltar lá vou colocar. Se superaquecer é pq o problema não foi resolvido!
Cara,
está passando compressão! Possivelmente terá que retificar o motor! Aproveite que está perto do Rio e leve no Zezuki
André Bussade
28/02/2014, 08:32
Será cara??
Pensei em algo aumentando a pressão mesmo... Mas imaginava alguma obstrução na circulação do liq de arrefecimento.
Zezuki é o fera de Campo Grande, certo?
O carro roda pouco, deixei na casa da minha irmã em Niterói; praticamente só usa quando vai a Juiz de Fora ou quando estou por lá. Tem 122mil Km só e está com agente desde 35mil Km.
Quando for lá com tempo vou "passear" no Zezuki, curto ver o movimento de oficina! Até pq vou recolocar a VT.
Ou antes se der problema novamente! Tomara q não!
A vantagem q não dependo do carro, aí pode ficar esperando o conserto o tempo q for, sem gambiarra!
Valeu mesmo a dica! Esse carrinho tem q ter cuidado pq qdo dá problema, prepare o bolso!
Nunca tive problema... Isso veio acontecer agora em dezembro; justo nas minhas férias o carro ficou parado :(
Cara,
está passando compressão! Possivelmente terá que retificar o motor! Aproveite que está perto do Rio e leve no Zezuki
Joao Baeta
01/03/2014, 00:18
:arrow:Ou no Rublo Junior... Em Charitas..... Tambem mexe em Suzuki...!
André Bussade
01/03/2014, 12:53
Anotado! Onde em Charitas?
Se o cara é de confiança (acredito q seja pq li os apertos q passou com o seu :) )fica melhor mesmo p mim!
Abraço!
André Bussade
01/03/2014, 12:59
E João Baeta, só mantenho o Jipinho em Niterói pq se vender com certeza estará escrito aqui embaixo:
Tracker 01 - Saudades!
Joao Baeta
01/03/2014, 17:46
:arrow:Andre!
Sinto falta do meu GVTD..... Como era econômico.......!!!!!
Da uma ligadinha para Ramiro do Mau Caminho..... Na net tem o numero.... Ele me indicou o Rublo Jr... Na época eu estava com o Jimny 2001.... Tentando descobrir pq não engatava o 4x4.... Ae fui ate Charitas e descobrimos que era solenóide....!
Rublo era chefe da oficina da CSS da SZK na epoca anos 90!
André Bussade
03/03/2014, 15:04
Valeu João! :concordo:
Depois falo o que virou...
Foram no Tracker agora para Juiz de Fora, disseram que está redondinho... Mas sem a VT ainda!
Deve ter aumentado o consumo...
Na ida e volta JF - Nit, fazia de média 14 - 15 Km/l, sempre com ar ligado e velocidade 100-110Km/h, na paz! Excelente!
:arrow:Andre!
Sinto falta do meu GVTD..... Como era econômico.......!!!!!
Da uma ligadinha para Ramiro do Mau Caminho..... Na net tem o numero.... Ele me indicou o Rublo Jr... Na época eu estava com o Jimny 2001.... Tentando descobrir pq não engatava o 4x4.... Ae fui ate Charitas e descobrimos que era solenóide....!
Rublo era chefe da oficina da CSS da SZK na epoca anos 90!
Joao Baeta
04/03/2014, 19:06
:arrow:Conseguiu resolver afinal, Andre?
:pensativo:
André Bussade
05/03/2014, 16:54
Olá João! Eles rodaram sem problemas, acabaram de chegar em Niterói.
Mas no mecânico q vc indicou para dar uma olhada e conferir se está realmente tudo ok, só qdo for lá... Tô bem enrolado aqui no MT, não sei qdo vou.
Abraço!
:arrow:Conseguiu resolver afinal, Andre?
:pensativo:
Reginaldoteles
06/03/2014, 06:43
Amigos,
a luz do abs no meu carro acendeu e continua acessa. Será qual problema? Alguém tem uma dica para me passar?
André Bussade
06/03/2014, 12:31
Há alguns anos tive esse problema e lembro que foi só um mal contato no cabo do sensor do ABS, nada demais.
Amigos,
a luz do abs no meu carro acendeu e continua acessa. Será qual problema? Alguém tem uma dica para me passar?
Reginaldoteles
06/03/2014, 19:40
Há alguns anos tive esse problema e lembro que foi só um mal contato no cabo do sensor do ABS, nada demais.
André,
como resolveu seu problema? Desconectou e conectou o cabo? Onde?
André Bussade
06/03/2014, 20:08
Em Juiz de Fora mesmo, morava lá na época. Trocou um cabo do sensor do ABS dianteiro do lado do passageiro. Lembro que foi encomendado na Accioli em São Paulo, não tinha na GM de lá.
André,
como resolveu seu problema? Desconectou e conectou o cabo? Onde?
Reginaldoteles
21/03/2014, 00:49
Turma,
graças a Deus, chegando em casa, após uma viagem de 2 mil km, o carro sofreu uma pane elétrica. O alternador parou de gerar carga! Tenho que substituído. Alguém ja substituiu o alternador? É o mesmo modelo dos outros carros? Há algum que possa fazer adaptação?
Reginaldoteles
21/03/2014, 22:14
Turma,
graças a Deus, chegando em casa, após uma viagem de 2 mil km, o carro sofreu uma pane elétrica. O alternador parou de gerar carga! Tenho que substituído. Alguém ja substituiu o alternador? É o mesmo modelo dos outros carros? Há algum que possa fazer adaptação?
Amigos, problema resolvido. Era o regulador de voltagem, que é o mesmo do alternador da l200. Aliás, segundo o eletricista, o alternador é quase o mesmo e pode ser adaptado.
Olá amigos! Comprei um Tracker 2001 Diesel. A turbina não estava boa, na viagem ela quebrou. Como estava perto de Vitória-ES procurei a HDL Turbinas, eles me convenceram a mudar todo o miolo da turbina e colocaram um miolo da Hyundai, paguei R$ 2.300,00 e consegui voltar pra casa. Rodei uns 2.000 Km e a turbina já estourou de novo, mandei para garantia e eles me informaram que o que quebrou a turbina foi o óleo contaminado. Estou recebendo de volta e lá se foram mais R$ 800,00. O QUE PODE REALMENTE ESTÁ ESTOURANDO ESSA TURBINA? QUE DICAS VCS ME DÃO PARA MONTÁ-LA E NÃO TER MAIS PROBLEMAS? A história do óleo contaminado não acreditei, já que havia trocado o óleo quando montei a turbina. POR FAVOR ME AJUDEM ANTES QUE EU TERMINE DE QUEBRAR. KSKSKSKS.
Pessoas,vi no you tube um video falando sobre a troca da bomba injetora semi eletronica da tracker pela bomba da besta 2.2.
Segundo ele e tirar uma e colocar a outra E ainda fica menos barulho...alguém sabe algo sobre isso?
elcio.sandri
14/04/2014, 17:40
Olá comprei uma GO 2.0 tdi mazda ano 2001 estou muito feliz com a aquisição pois o veículo é muito bem cuidado, mandei revisar e trocar todos os fluidos, filtros e correias, sendo que o mecânico me informou ter visto um peça quebrada e isolada no motor segue foto
Reginaldoteles
07/05/2014, 23:40
Olá comprei uma GO 2.0 tdi mazda ano 2001 estou muito feliz com a aquisição pois o veículo é muito bem cuidado, mandei revisar e trocar todos os fluidos, filtros e correias, sendo que o mecânico me informou ter visto um peça quebrada e isolada no motor segue foto
Essa não é a peça que regula a pressão para acionar a turbina?
Também tenho uma dúvida: em uma pequena viagem aqui na minha regiã, estourou mangueira de agua e só não fundiu o motor graças ao Spia eletrônico evo que apitou e eu desliguei imediatamente o carro e desliguei. Acontece que depois disso a turbina não pressurizou mais, mas não apresenta vazamento. Antes tinha feito um revisão nela e não apresentava folga. Será que ela foi para o saco ou é outra peça? Alguém tem alguma dica?
Joao Baeta
08/05/2014, 01:44
Essa não é a peça que regula a pressão para acionar a turbina?
Também tenho uma dúvida: em uma pequena viagem aqui na minha regiã, estourou mangueira de agua e só não fundiu o motor graças ao Spia eletrônico evo que apitou e eu desliguei imediatamente o carro e desliguei. Acontece que depois disso a turbina não pressurizou mais, mas não apresenta vazamento. Antes tinha feito um revisão nela e não apresentava folga. Será que ela foi para o saco ou é outra peça? Alguém tem alguma dica?
:arrow:O carro vira um 2.0D.... Sem forca para nada?
Quando estava subindo a serra.... Estranhei com o comportamento e um barulho agudo... Dei pisada no acelerador e não respondia.... Ou seja... Turbina foi para o saco!
Troquei por uma semi nova.... 0 de problema......
Pois antiga turbina....O Zezuki me disse... Estava com folga e 1 mês pediu demissão!
Tal peca ....Parecido com o "acelerador eletrônico".. Quando vc abre o capo e ve de cara .... :pensativo:
Reginaldo, comigo aconteceu de não subir a pressão, mas era um procedimento de segurança do módulo... Queimou um sensor de temperatura... Era só desconcta-lo e a pressão voltava....lembre que se houver pouca injeção de combustível tbm não haverá pouco gases no escape...sem gases a turbina não rompe a inércia e não pressurizado!!
Desculpem os erros...meu corretor é sacana! Rsrs
Reginaldoteles
08/05/2014, 12:40
Desculpem os erros...meu corretor é sacana! Rsrs
João, o barulho tá normal e antes não havia folga na mesma. Acho que o meu caso é o que o Zepi falou, considerando que houve um super aquecimento no carro. É só tirar o plug do sensor Zepi? Onde o mesmo fica? Como zerar a central?
Reginaldoteles
09/05/2014, 19:55
João, o barulho tá normal e antes não havia folga na mesma. Acho que o meu caso é o que o Zepi falou, considerando que houve um super aquecimento no carro. É só tirar o plug do sensor Zepi? Onde o mesmo fica? Como zerar a central?
Amigos, coisa simples: a mangueirinha estava solta bem na peça acima postada. Bem simples! Obrigado a todos!
Reginaldoteles
09/05/2014, 21:02
Fazendo um teste hoje no carro, notei um certo excesso de pressão no sistema de arrefecimento: sobe muito rápido e fica mais de 1.1 Bar as vezes. Verifiquei também que o Reservatorio de expansão sempre fica lotado, o dobro do normal. Será que queimou junta ou pode ser apenas necessidade de reaperto do cabeçote?
só abrindo p/ ver, Reginaldo... na melhor das hipoteses junta queimada...
alexandre 215
11/05/2014, 23:34
Alguem saberia me informa como faço para o tacometro volta a funcionar, pois substitui a bomba injetora por uma da l200 mais o tacomentro parou de funcionar,
Alexandre, pode dar detalhes dessa adaptação?
Fotos, desempenho, ruídos e fumaça??? Pense em fazer essa adaptação.
Abraço
Oi pessoal! Sou novo aqui, comprei uma Tracker 2001 faz um meio ano, já troquei os 4 amortecedores, radiador, junta e agora parou de funcionar o velocimetro. Pior que a Tracker parece ser boa... Já comprei um sensor de velocidade, consegui um novo de barbada. A minha pergunta: Vale a pena eu ficar com ela? É um bom carro mesmo? Falo porque sempre achei ela bonita e qdo vim morar em Floripa me pareceu o "carrinho ideal" pra ter.
Abração!
Reginaldoteles
12/05/2014, 19:38
só abrindo p/ ver, Reginaldo... na melhor das hipoteses junta queimada...
Será? O pior que não tem nem 4 meses que acabei de fazer o motor do carro! Tem alguma dica para verificar se é junta queimada? Aquela de deixar o radiador sem tampa eu fiz e não derrama água. Fabil, será que não pode ser líquido de arrefecimento muito concentrado? Alguém tem alguma dica para verificar a queima da junta sem abrir o motor? Outra coisa, que tipo de junta é melhor, a de ferro ou a de amianto?
Reginaldoteles
12/05/2014, 20:31
Oi pessoal! Sou novo aqui, comprei uma Tracker 2001 faz um meio ano, já troquei os 4 amortecedores, radiador, junta e agora parou de funcionar o velocimetro. Pior que a Tracker parece ser boa... Já comprei um sensor de velocidade, consegui um novo de barbada. A minha pergunta: Vale a pena eu ficar com ela? É um bom carro mesmo? Falo porque sempre achei ela bonita e qdo vim morar em Floripa me pareceu o "carrinho ideal" pra ter.
Abração!
Amigo, agora que comprou não adianta mais...
O carro é bom, mas estamos falando de um carro 2001 e que se o antigo dono não tinha cuidado com ele, terá uma boa dor de cabeça e prejuízo.
Outra coisa, com o preço do diesel, acho que não compensa mais, gasolina é muito melhor e não dá tanta dor de cabeça.
Por quanto comprou o carro?
Se me perguntar se compraria novamente o tracker, diria que sim, mas hoje a gasolina e o último modelo produzido. Mas repito, o grande problema do nosso, é que só equipou no ano de 2001.
discordo Reginaldo... mesmo que o diesel fique no mesmo preço da gasolina, ainda vale a pena ter um diesel...
enquanto a tracker gasolina faz 7~8km/l a diesel faz 12km/l... rode 1000km e faça as contas...
Reginaldoteles
12/05/2014, 22:21
discordo Reginaldo... mesmo que o diesel fique no mesmo preço da gasolina, ainda vale a pena ter um diesel...
enquanto a tracker gasolina faz 7~8km/l a diesel faz 12km/l... rode 1000km e faça as contas...
O problema é a manutenção. Pelo fato do motor que equipa o nosso carro só em 2001 agrava ainda mais. A conta do tanque seria real se não gastássemos rios de dinheiro com o carro. O antigo do o do meu não cuidava direito dele, comprei sem válvulantermostática sem saber, inclusive: resultado: bateu o motor todo e mandei o carro para o Rio de Janeiro. Gastei mais de 10 mil na época. No final do ano passado, tornei ter problema no motor, quase outros dez mil e pelo seu relato, vou ter problema de novo! Infelizmente não é economia, mas muito prejuízo... Hoje nem adianta querer comprar o meu carro porque não vendo de pirraça mesmo! Mas, sinceramente, o próximo problema grave... Acho que vou de gasolina ( trocar o motor ou por um a gasolina)
Bem...eu tenho uma diesel...não sei desses gastos que fala...já tenho a três anos viajo bastante, inclusive já fiz umas dez vezes o trajeto são paulo/ porto alegre sem problema algum....fazendo de 14 a 17 por litro dependendo do pé...
Acho que o mais caro que gastei no motor foi a hélice e viscosa...uns 180 reais...
Eu não descanso com manutenção...e não gosto de trocar depois que estraga...tento antecipar e fazer constantes inspeções.
Só queria que a minha tivesse couro!!!
E tem mais...diesel 2,27 e gasolina 2,75$...tem bastante diferença pra mim...
Gasolina ou diesel, se pegar uma bichada terá dor de cabeça.... Não é o combustível o culpado....
Reginaldoteles
12/05/2014, 23:24
E tem mais...diesel 2,27 e gasolina 2,75$...tem bastante diferença pra mim...
Gasolina ou diesel, se pegar uma bichada terá dor de cabeça.... Não é o combustível o culpado....
Esse tipo de consumo só consegui se andar de 80 a 100. Normalmente ando de 110 a 120, aí faz 11 12. Quem é o mecânico que meche nela aí em BH para você Zepi? Ainda estou pagando a última Retífica que fiz por aqui, mas pelo resultado, penso em levá-la de novo em um especialista.
Reginaldoteles
12/05/2014, 23:27
Esse tipo de consumo só consegui se andar de 80 a 100. Normalmente ando de 110 a 120, aí faz 11 12. Quem é o mecânico que meche nela aí em BH para você Zepi? Ainda estou pagando a última Retífica que fiz por aqui, mas pelo resultado, penso em levá-la de novo em um especialista.
Desculpe Zepi, é FABIL que é de BH E ACHO até que já vendeu a dele...
Exatamente... eu é que sou de BH... já vendi a minha tracker a mais de ano, hoje estou com uma Cherokee diesel.. depois que fui "picado" pelo mosquito do Diesel, provavelmente nunca mais terei carro a gasolina para uso diario/viajens :mrgreen:
a minha Tracker quando a comprei já sabia que o motor nao estava lá aquela "brastemp", já havia passado na mao de muito mexanico porco e dono relapso.. fiquei com ela 1 ano e meio e de manutençao só gastei com com radiador que estava furado. rodei uns 25mil km nela com motor podre até que um dia ele fudeu de vez... minha ideia era colocar um AP 1.9 TD, mas no meio do caminho apareceu a Cherokee TD... vendi a tracker do jeito que estava ( motor batido, mas o carro ainda rodava) e abracei a Cherokee..
o cara que comprou minha Tracker gastou uns 7mil no motor e tá rodando até hoje pelo que sei..
Na velocidade 110 a 120 faz entre 13 e 14..mais que 120 faz uns 11-12 e pra fazer 17 é a 80/90 mesmo...
Mas em percurso de cidade pequenos trechos de rodovia está fazendo entre 12 e 13..
Eu sempre encho o tanque então sempre sei o consumo.
Minha tracker era de SP e quem mecheu nela foi o tal de Daniel, muito conceituado lá!
O antigo dono deixou faltar água e teve de fazer o motor...
De resto tenho feito tudo em casa, já que só faço coisas simples: juntas,filtros,borrachas etc.
Semana passada troquei os rolamentos das polias das correias...eram originais koyo ainda..gastei 30 reais em dois SKF...o motor voltou a ficar silencioso!!!
alexandre 215
18/05/2014, 23:36
ficou muito bom o unico problema e o tacometro continua andando a mesma coisa, a unica coisa e que tem que atrasar a bomba um pouco
Mas um pouco quanto???rsrs
Quem fez? O que precisou alterar mais?? Abraço
Reginaldoteles
15/06/2014, 17:22
Amigos,
Tudo indica que a junta do cabeçote queimou, conforme opinião dada por vocês. Qual é a melhor junta para comprar? A de ferro? A que vende na suzucar tem uma qualidade boa? Alguém tem alguma dica para junta de cabeçote?
Joao Baeta
17/06/2014, 14:56
:arrow:Queimou de novo? :pensativo:
Reginaldoteles
17/06/2014, 16:23
:arrow:Queimou de novo? :pensativo:
Queimou! A única mangueira ainda original, cortou e só não fundiu por causa do spia
Coloquei mangueiras de silicone justamente para não ter esse problema...
Também meu radiador tem a parte superior em latão!! Queria fazer igual na parte de baixo!
Reginaldoteles
19/06/2014, 11:17
Coloquei mangueiras de silicone justamente para não ter esse problema...
Também meu radiador tem a parte superior em latão!! Queria fazer igual na parte de baixo!
O meu problema é que aqui no norte minas é impossível fazer esse tipo de serviço. Até em BH é complicado. Mas onde comprou as mangueiras Zepi e onde fez o serviço no radiador?
Opa!!!O radiador já veio assim..tem a etiqueta com a data do serviço mas não tem referencia do lugar...mas sei que foi em SP.
As mangueiras comprei kit de mangueiras do AP( gol).. A parte de cima cabe certinho...em baixa é mais traumático.. Rsrs
Afinal, o Mazda é bom ou não? É confiável? Eu acabei perdendo o medo dele, pois vou pra todo lugar do Brasil...já cheguei a trocar o óleo na ida e na volta por ultrapassar mais de 5000 quilômetros em estradas...
Outro dia aqui no RS achei que tinha entrado água... Choveu muito aqui no RS...fui passar num "rio" na BR 116 e a bichinha apagou com agua acima da roda...pensei: quebrou tudo! Abri o compartimento do filtro de ar e tinha uma lagoa lá... Pensei de novo: ferrou tudo!
Tirei o filtro e deixei aberto p não puxar água do paralamas...virei a chave, i carro pegou e fui embora...rsrs
Pensando num snorkel...
Amigo, agora que comprou não adianta mais...
O carro é bom, mas estamos falando de um carro 2001 e que se o antigo dono não tinha cuidado com ele, terá uma boa dor de cabeça e prejuízo.
Outra coisa, com o preço do diesel, acho que não compensa mais, gasolina é muito melhor e não dá tanta dor de cabeça.
Por quanto comprou o carro?
Se me perguntar se compraria novamente o tracker, diria que sim, mas hoje a gasolina e o último modelo produzido. Mas repito, o grande problema do nosso, é que só equipou no ano de 2001.
Opa! demorei pra voltar e responder. Troquei o sensor de velocidade e deu tudo certo, encontrei um novo barato no ML, por acaso. Vcs sentem muita diferença na fumaça quando usam diesel comum, S10 ou aditivado? A minha quando uso o S10 mesmo, parece que a fumaça diminui bastante.
Abraço!
Reginaldoteles
19/08/2014, 18:19
Amigos, como sou gato escaldado, queria informações e sugestões sobre qual cabeçote comprar. Me falarmos que a marca TOYAN é de excelente custo benefício. Bom e com preço em conta, bem melhor que os chineses que vendem por aí. Alguém já utilizou esta marca? Que marca de cabeçote não tiveram problema? Onde compraram?
Joao Baeta
19/08/2014, 18:35
Amigos, como sou gato escaldado, queria informações e sugestões sobre qual cabeçote comprar. Me falarmos que a marca TOYAN é de excelente custo benefício. Bom e com preço em conta, bem melhor que os chineses que vendem por aí. Alguém já utilizou esta marca? Que marca de cabeçote não tiveram problema? Onde compraram?
:arrow:Deu pau de novo?! :pensativo:
Essa marca nunca ouvi falar...!
Tem que jogar no google sobre esse respeito!
Reginaldoteles
20/08/2014, 13:35
:arrow:Deu pau de novo?! :pensativo:
Essa marca nunca ouvi falar...!
Tem que jogar no google sobre esse respeito!
pois é João, de novo!
Essa é a marca usada pela Sady Retífica de motores. Dizem que é primeira linha... Estou pesquisando. Sei só de um que o utilizou em sua hilux e não teve problema em 6 meses. Depois, vendeu o carro. Vou ligar para o Zé Edo e ver com qual ele trabalha! Mandei retificar em Montes Claros, estourou mangueira e tornei perder o cabeçote! Como há muito tempo não compensa vender o carro, depois que terminar de pagar, vou prepará- lo para trilha
victuaguiar
21/08/2014, 20:22
Tudo bem?
Comprei um GV 2001 MAZDA e em 6 meses começou a estourar os mangotes, sendo constatado que havia que trocar o cabeçote do motor, pois estava funcionando mal e resultando em muita pressão.
Comprei um cabeçote novo que foi instalado. Todavia, após a instalação surgiu um defeito que não havia.
Defeito: Ao girar a chave a luz de préaquecimento das velas aparece normal e apaga. Ligo o veículo, e dentro de alguns segundos ela volta a aparecer e fica fixa(sem apagar). O veículo com tal luz acesa às vezes anda normal às vezes sem força.
Li vários tópicos antigos e já efetuei vários procedimentos (sem sucesso).
01. Retirei o tanque de combustivel para limpeza (estava com pouca sujeira). 02. Troquei a filtro de combustivel (o mecânico não encheu ele de diesel, ao ligar o carro acelerei umas 5 vezes sem o veículo andar até que deu certo e andou normal, não sei se ficou ar dentro). 03) Levei à um eletricista que conferiu o relé da vela (tudo ok). 06. Tirei todas as velas para teste (todas funcionaram ok). Alguém sabe o que pode ser? Não aguento mais perder tempo e dinheiro em oficina. Tem um cabo embaixo do filtro de combustivel que está solto, será que pode ser isto? Aguardo uma ´LUZ`. heheheheh.
Reginaldoteles
22/08/2014, 07:27
Tudo bem?
Comprei um GV 2001 MAZDA e em 6 meses começou a estourar os mangotes, sendo constatado que havia que trocar o cabeçote do motor, pois estava funcionando mal e resultando em muita pressão.
Comprei um cabeçote novo que foi instalado. Todavia, após a instalação surgiu um defeito que não havia.
Defeito: Ao girar a chave a luz de préaquecimento das velas aparece normal e apaga. Ligo o veículo, e dentro de alguns segundos ela volta a aparecer e fica fixa(sem apagar). O veículo com tal luz acesa às vezes anda normal às vezes sem força.
01. Retirei o tanque de combustivel para limpeza (estava com pouca sujeira). 02. Troquei a filtro de combustivel (o mecânico não encheu ele de diesel, ao ligar o carro acelerei umas 5 vezes sem o veículo andar até que deu certo e andou normal, não sei se ficou ar dentro). 03) Levei à um eletricista que conferiu o relé da vela (tudo ok). 06. Tirei todas as velas para teste (todas funcionaram ok). Alguém sabe o que pode ser? Não aguento mais perder tempo e dinheiro em oficina. Tem um cabo embaixo do filtro de combustivel que está solto, será que pode ser isto? Aguardo uma ´LUZ`. heheheheh.
amigo,
essa luz pode ser tudo! Desde problema no código da chave, até um problema de compressão do motor. De qualquer forma, se for do Rio, leve no José Edo ZEZUKI CAMPO GRANDE, que ele resolve para você. Por quanto comprou o carro?
Joao Baeta
22/08/2014, 12:58
Tudo bem?
:arrow:Unica coisa que pode ser: MAL CONTATO
Me lembro que na minha ficava acesa direto.... Mas não perdia nada!
Ae fui na eletricista para ver o que era... Tal fio solto.... Ajeitou e a luz apagou!
Nixon.br
26/08/2014, 12:24
ô povo..
o tracker de voces vierem equipados com imobilizador? ( chave com transponder) ?
pergunto pq o meu tracker tem apresentado umas panes esquisitas que acontece o seguinte:
- ao dar partida no motor logo após as velas aquecerem ( eu sempre espero a luz apagar) o motor vira mas nao pega e dai a luz começa a piscar ( só que nao pisca um codigo de erro segundo a tabela do manual de servico, ela apenas pisca intermitente direto, já deixei por varios minutos piscando e nada de piscar em uma sequencia de codigos)
isso vinha ocorrendo esporadicamente desde que comprei o carro, dava agora e passava-se dias / semanas até dar o problema de novo, dai quando dá o problema, enquanto a luz fica piscando o motor nao pega, e dai fico tentando, liga/desliga e derrepente a luz para de piscar e o motor pega como se nada tivesse acontecido e sabe-se lá quando é que vai aparecer o problema de novo.
o fato é que o defeito apareceu ontem e hj ( e eu estou a 600km de casa..heheh) e obviamente tenho receio de dar pau de vez e eu ainda nao consegui encontrar a origem ( defeito intermitente é foda)
já havia testado e conferido um monte de sensores, valvulas ( em principal a shutter valve que eu suspeitava dela, pois no manual de servico mensiona que se a shutter valve travar fechada a centralina bloqueia a Spill valve que é a responsavel por liberar a injeçao de diesel nos bicos) e nao encontrei nada de errado. inclusive andei varios dias com a shutter valve desligada e o problema apareceu ( o que descarta a minha suspeita da shutter valve)
já tentei "provocar" o defeito desligando sensores e conectores da injeçao mas nada do que eu fiz fazia o mesmo sintoma.
até entao o problema só tinha aparecido com o motor quente ( cheguei a suspeitar de algum componente aquecendo demais, solda fria em contatos eletronicos, mal contatos em malhas de aterramento) mas ontem de noite, depois de horas com o carro parado e motor frio o defeito apareceu, e como das outras vezes depois de algumas tentativas o defeito desapareceu e o motor pegou normal
preocupado com isso, hj sonhei com esse problema e no meu sonho veio a imagem da chave com transponder, será que está ai o meu problema?
lendo o manual de servico agora fui logo na seçao onde fala do Immobilizer system e infelizmente nao tem praticamente nenhuma informaçao, apenas mostra onde fica a antena que capta o sinal do transponder/chave, onde fica a centralina do transponder e onde fica o conector de diagnostico do transponder. Fala tambem que se houver qualquer problema no sistema a luz de aquecimento de vela vai piscar, mas nao fala mais nada, se pisca algum codigo, como fazer um teste e como desabilitar o sistema.
( eu ainda nem sei afirmar se o meu tracker tem o tal Imobilizador, pois nao desmontei o painel p/ ver a central/chicote etc se estao lá, semana que vem quando eu voltar de viagem confiro isso)
enfim, alguem já passou por algo semelhante ou alguem ai consegue ligar o seu carro com uma copia comum da chave ?
T+
Fabil, não sei se você consegui descobrir. Na minha Tracker 2001 (Mazda) aconteceu a mesma coisa. Era intermitente, uma vez estava a 500 km de casa rodando, fiquei desesperado, perigo se estivesse na estrada numa velocidade maior, ainda bem que estava numa estrada de chão. Paramos o carro e ficamos uns 15 minutos tentando, girava a chave e voltava 5 vezes sem ligar, só para acender as luzes de isntrumentos, pegou e seguimos a viagem. aí não deu mais a pane, porém, quando cheguei em casa voltou o problema, algumas vezes acontecia no estacionamento de supermercados, shoppings, na garagem, sempre quando ía ligar o carro, independentemente do tempo que estava parado (frio ou quente). Certa vez minha bateria arriou, comprei uma nova, depois disso (troquei a bateria) nunca mais tive problemas, tem mais de 1 ano....
Espero ter contribuído.
Um abraço a todos!
Nixon.br
31/10/2014, 14:20
Aproveitando o ensejo, alguém pode informar qual melhor marca de cabeçote (Tracker 2001 Diesel Mazda RF)?
Alguém pode expressar opinião sobre a marca "MANDO"?
Muito obrigado a todos!
José Coelho
01/11/2014, 12:04
Alô RICARDOMALTA (01/07/2010), estou tentando contato com você, pois vi na internet que teve problemas com Turbina de uma L200, o problema relatado esta acontecendo com a minha camionete, que chega aos 2.500 giros faz um rangido, ns mesmas condições do relato. Você conseguiu resolver este problema na época? O que você fez?
José Coelho
03/11/2014, 12:40
Alô pessoal, preciso da ajuda do RICARDOMALTA, ele postou um problema de barulho com a turbina na L200, lá em 2010, quando estava a mais ou menos 2.500 giros a turbina rangia, esta acontecendo com a minha, gostaria de saber como ele resolveu.
MolaDura
03/11/2014, 13:35
Oi José! Eu tive problema similar, a minha fazia barulho de rangido e depois melou muito e ficou soltando fumaça branca.
Primeiramente era o lubrificante que tava errado! Dai depois coloquei o indicado minha turbina melou toda e parou o barulho!
O resultado é fazer manutenção da mesma, precisava trocar o miolo, no meu caso preferi trocar pois ficava uns 100 reais de diferença.
Falouuuu
Cara, mecânico tinha que detectar isto fácil. Abre o olho!
José Coelho
03/11/2014, 13:58
Preciso de ajuda do RICARDOMALTA, problemas semelhantes para serem solucionados. Favos contactar-me José Coelho (zethaco@gmail.com).
Joao Baeta
13/11/2014, 18:29
Fabil, não sei se você consegui descobrir. Na minha Tracker 2001 (Mazda) aconteceu a mesma coisa. Era intermitente, uma vez estava a 500 km de casa rodando, fiquei desesperado, perigo se estivesse na estrada numa velocidade maior, ainda bem que estava numa estrada de chão. Paramos o carro e ficamos uns 15 minutos tentando, girava a chave e voltava 5 vezes sem ligar, só para acender as luzes de isntrumentos, pegou e seguimos a viagem. aí não deu mais a pane, porém, quando cheguei em casa voltou o problema, algumas vezes acontecia no estacionamento de supermercados, shoppings, na garagem, sempre quando ía ligar o carro, independentemente do tempo que estava parado (frio ou quente). Certa vez minha bateria arriou, comprei uma nova, depois disso (troquei a bateria) nunca mais tive problemas, tem mais de 1 ano....
Espero ter contribuído.
Um abraço a todos!
:arrow:Tem sim......
Chave codificada.....
Lembro 1x que o Ze edo....Pediu uma ajuda.... Que o TK azul... Ele custava a pegar... Pois o dono tinha copiado a chave.....!
Pessoal, meu cabeçote foi pro pau, nao tem mais retifica. Alguem recomenda alguma solução ou local para aquisição de outro? Alguém tem um cabeçote Tracker Mazda 2001 pra vender? =/
Abração!
Joao Baeta
17/11/2014, 18:11
:arrow: Mande email para suzucar ou Alternativa 4x4... etc..Eles devem saber!
Pessoal, meu cabeçote foi pro pau, nao tem mais retifica. Alguem recomenda alguma solução ou local para aquisição de outro? Alguém tem um cabeçote Tracker Mazda 2001 pra vender? =/
Abração!
Joao Baeta
18/11/2014, 08:05
:arrow:Fabil....
Me lembro que o OBD2 nao reconhece o carro... Fica reconhecendo e nada..
Tem scanner OBD que tem que ter 5 pinos: 4..5...7..9 e 16 :pensativo:
Pois uso o scanner ELM 327 no TIG que reconhece na hora :dance:
ô Zepi.. mas é exatamente as luz das velas que pisca o codigo de erro quando ele existe... um scanner padrao ODBII é capaz de fazer a leitura, o conector fica debaixo do painel bem acima do acelerador.
mas vc pode fazer o diagnostico do sistema mesmo sem o scanner, basta jumpear o conector de diagnostico que a luz de vela piscará os erros ( se houverem), se nao tiver erro nenhum vai piscar o codigo 12
no manual de servico tem tudo explicadinho..
T+
:arrow: Mande email para suzucar ou Alternativa 4x4... etc..Eles devem saber!
Eu encontrei um cabeçote completo de uma tracker capotada, nao foi retificado ainda, o cara quer 1800,00 nele completo (com valvulas, comando, tudo..). Acho que vou meter ficha nesse mesmo e ver no que dá..
De qualquer forma, obrigado pela ajuda!
Abração!!
Grand Vinicius
19/11/2014, 15:35
Show. Só acho que teu mecânico vai querer trocar as válvulas de qualquer jeito. Já que tá aberto...
Joao Baeta
25/11/2014, 11:53
:arrow:Povo!
Boa noticia.... :dance:
Ano que vem estarei pegando de volta o meu GVTD... Que vendi ha quase 2 anos...
Esta na loja ate hoje... Ngm compra...
Entao estou pegando em fevereiro....
E vou equipar para viagens longas... Explorar Brasil.....
"Baeta Trip" vai sair do papel... :dance: :palmas:
Vou deixar assim (Por enquanto):
-Proteçoes gerais
-Levantar 1" de calço de mola
Ao longo tempo:
-Pc dianteiro de ferro
-Snokel OGZ
-Possivel bloqueio traseiro.... Estou analisando...!
Grand Vinicius
25/11/2014, 12:09
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas::palmas::palmas::safari-rig:
:arrow:Povo!
Boa noticia.... :dance:
Ano que vem estarei pegando de volta o meu GVTD... Que vendi ha quase 2 anos...
Esta na loja ate hoje... Ngm compra...
Entao estou pegando em fevereiro....
E vou equipar para viagens longas... Explorar Brasil.....
"Baeta Trip" vai sair do papel... :dance: :palmas:
Oi Baeta, blz?
Já vi que vc é o cara das GV/Tracker com motor mazda.. Seguinte, quase comprei uma GV com motor Peugeot mas depois de ler TODOS os tópicos sobre o motor RHZ desanimei.
Seguinte, estou de olho em uma viatura diesel 4x4 para expedições, já pensei em Troller, Xterra, GV/Tracker, Hilux.. quero boa relação custo x beneficio, conforto e segurança (air bag) e autonomia, sem falar na disponibilidade de peças e mecânica descomplicada.
Analisando isso a Tracker com motor Mazda parece ser uma boa opção.
Para vc que já teve o carro quais os pontos negativos e positivos da viatura?
Agradeço de antemão!
Abs
Joao Baeta
02/12/2014, 12:11
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas::palmas::palmas::safari-rig:
:arrow:Fiquei :evil::!:
Foi vendido na 6f passada (28.11.14)
Mas estou vendo outras... Sabado irei ver um TK azul...
Joao Baeta
02/12/2014, 12:22
:arrow:Alô!
Eu tive a minha durante 6 anos...
Ponto +
-Consumo
-Conforto
-Da uma boa autonomia... 800km> com 1T
-Peças facil de achar
Ponto fraco
-Motor pouca potencia (87cv)... Mas compensa com bom torque de 22kg a 2000rpm
-Quando vc viaja.... Ele na tem um bom final.... Tem que viajar ate 120km/h... Passou... Ele berra!
Isso me tira pouco do serio.... Pois tem um erro grande no velocimetro..... uns 10% que e muita coisa
Estou sondando com motor RHZ.... Tenho que pesquisar muito.... Pois guiei 1.... E outro carro... + agil..... se comporta quase como gasolina......
Vou acabar optando um Mazda mesmo... Da menos complicaçoes....
Tenho peças guardado ate hoje na caixa.... Sao 2: Correia dentada e filtro de combustivel...
Pois tenho o manual de serviço so desse Mazda... Que facilita d+!!!!!
Oi Baeta, blz?
Já vi que vc é o cara das GV/Tracker com motor mazda.. Seguinte, quase comprei uma GV com motor Peugeot mas depois de ler TODOS os tópicos sobre o motor RHZ desanimei.
Seguinte, estou de olho em uma viatura diesel 4x4 para expedições, já pensei em Troller, Xterra, GV/Tracker, Hilux.. quero boa relação custo x beneficio, conforto e segurança (air bag) e autonomia, sem falar na disponibilidade de peças e mecânica descomplicada.
Analisando isso a Tracker com motor Mazda parece ser uma boa opção.
Para vc que já teve o carro quais os pontos negativos e positivos da viatura?
Agradeço de antemão!
Abs
Bom, troquei o cabeçote da minha Tracker 2001, coloquei um novo, OEM, custou 1780,00. Ainda troquei as válvulas e o comando aproveitei do cabeçote antigo. Ficou bom, até agora tudo certo, não baixa óleo, água, nenhum vazamento.. nada.
Mas eu sinto que ela tá meio "travada", ela já esteve assim uma época, pelo que eu lembro, troquei o óleo da outra vez e ficou melhor. O óleo ainda estava bom, tinha recém trocado, será que tem alguma relação com o óleo mesmo? Vcs usam o Ursa 15w40?
Outra coisa, estou querendo vender ela. Velocidade muito limitada pra viagens..
Abraço!
Nixon.br
17/12/2014, 10:41
##Junta de cabeçote queimada##
Pessoal, vou contar minha experiência para contribuir também com a galera.
Em primeiro lugar queria dizer que o carro é excelente, muito, muito, econômico, boa dirigibilidade, acabamento excepcional, realmente a potência é pouca, porém, temos que considerar que é um "jipe" e estamos no Brasil e não podemos ficar passando de 110km nessas estradas que a corrupção não deixa que fiquem em boas condições. Outra coisa importante: NUNCA, MAS NUNCA MESMO confira a água somente no reservatório de expansão, esse foi meu grande erro... como estou com o carro há mais de 2 anos e nunca tinha baixado água nem óleo e sempre olhava somente do reservatário de expansão... Tem que tirar a tampa do radiador e olhar no radiador (SEMPRE COM O CARRO FRIO) senão pode acontecer uma tragédia (queimaduras). Como pedi para trocar a correia dentada e tensor (manutenção preventiva). Acho que o mecânico que tirou o radiador fora deixou alguma coisa fora do lugar, aí faltou água no sistema. Nunca mais volto naquela oficina e olha que é bem conceituada e grande. Sem contar que o cara colocou 6 litros de óleo, tive que ir no posto "sugar" o excedente antes do pior..... Enfim, aí começa minha experiência...
Acho que o mais difícil hoje em dia é achar um bom prestador de serviço, a boa geração de mecânicos está em extinção mesmo, a garotada de hoje em dia só quer saber de WhatsApp, etc..etc... Então fica a dica, cuidado que tem muitos curiosos ou mesmo até em oficinas e concessionárias que tem profissionais que ainda não estão preparadas, devido a escassez de mão-de-obra.... Bem, estava numa sexta-feira a noite quando notei que o ponteiro passou um pouco do normal (normal é quase no meio) e foi para o meio... PRESTEM MUITO ATENÇÃO!!! se o ponteiro chegou no meio já era, deve ter queimado a junta. Isso é fato!!!!! O marcador não é muito confiável. A dica é: INSTALE UM SEGUNDO MEDIDOR DE TEMPERATURA!!!! Minha teoria é a seguinte: O sensor de temperatura do painel é medido pela água que passar por ele (fica próximo a válvula termostática), então, se faltar água, por exemplo, estourou uma mangueira, ele não vai acusar a temperatura correta, pois não passa água por ele. vejam bem, essa é a minha teoria e não sou mecânico, por isso questionem à vontade!!!!!
No caso da queima de junta de cabeçote, se não for tão grave pode haver empeno no cabeçote. Se for grave pode até derreter os pistões. No meu caso, como não conhecia nenhuma retífica por perto que poderia confiar e o trauma da oficina que trocou minha correia dentada, resolvi comprar um cabeçote completo e já pedi para vir montado e guardei o meu em casa... nunca se sabe. Desta vez, levei numa oficina que já tinha feito mais de 5 motores do Tracker Mazda RF, difícil mas achei, mesmo estando na "roça", me senti seguro, até porque de primeira o mecânico disse que gosta de usar junta marca: Ajusa, pesquisei e é a melhor mesmo. Peguei o carro já fazem 7 dias e até agora tudo 100% nenhum vazamento e nem baixa água. Vamos esperar mais alguns meses e depois posto como o carro se comporta, espero que tudo fique como está agora, ou seja, como era antes.
Troquei quase todas as mangueiras por prevenção até porque o carro tem, aproximadamente, 14 anos. Porém, estou usando as 4 (quatro) mangueiras antigas do ar quente. Preciso trocar, mas não achei por aqui, alguém pode me ajudar?
Coisas que aprendi lendo - algumas sugestões:
1 - No mercado tem dezenas de cabeçotes chineses, muito cuidado, compre sempre de primeira linha e, se possível, compre o original, nem que seja usado.
2 - Instale um segundo medidor de temperatura, ainda não o fiz, mas pretendo instalar um no cabeçote, aí temos uma real medida, só preciso saber pico de temperatura do cabeçote para registrar. Se alguém souber, por favor, me informe.
3 - Nunca confie no reservatório de expansão. Confira nível de água no radiador.
4 - Teste a tampa do radiador, ela pode ter causar prejuízo enorme e é bem baratinha, jamais use tampa de radiador xing-lig.
5 - Muito cuidado com mecânico que você não conhece.
Pessoal, espero ter contribuído.
Um abraço em todos!!!
A "fraqueza" da minha Tracker é pra ser a turbina q tá indo pro pau...
Alguma dica de onde conseguir uma com preço bom? Vale a pena fazer retifica ou pegar uma retificada?
Abraço!
A "fraqueza" da minha Tracker é pra ser a turbina q tá indo pro pau...
Alguma dica de onde conseguir uma com preço bom? Vale a pena fazer retifica ou pegar uma retificada?
Abraço!
Bom, dei uma esguelada nela.. ficou bem melhor. Vou segurar um pouco assim, acho que se colocar turbina nova vou precisar logo trocar pistoes e fazer a parte de baixo do motor... Vai ficar assim uns meses.
Abraço!
Reginaldoteles
26/02/2015, 17:38
Amigos,
Vendo minha Tracker RF Diesel 2001.
Depois de alguns problemas com o motor antigo, tive que comprar um motor novo e o carro ficou excelente! Mas infelizmente terei que vender... Apertei financeiramente, pois acabei de perder minha comissão no serviço, resultado: depois de gastar muito com o carro, deixando-o praticamente zero, tenho que vendê-lo...
Mas garanto, agora ficou bom e tenho certeza que não tem outro igual!
Estou em processo de regularização do número do motor, já que é novo... Mas deve ficar pronto até o final da 1ª quinzena de março.
Todos os componentes do motor são novos: cabeçote e bloco originais (importei com o Daniel), turbina recém retificada, bombas novas, radiador novo, todas as mangueiras trocadas e também instalei um completo sistema auxiliar de manômetros (spia evo, pressão turbina, pressão sistema arrefecimento).
Gastei muito, mas muito dinheiro com o carro ( realmente, não era para vender e já estava programando uma expedição para paragônia), mas por questão salarial, não dá mais para ficar com ele...
Peço 32 mil e garanto que a mecânica está perfeita!
Ps: o carro continua muito econômico, fazendo médias de 12km/l cidade e 14 estrada( velocidade de cruzeiro de até 120 km/h - incrível, melhorou o consumo!)
Interessados, podem mandar e-mail (reginaldoteles@ig.com.br), que posto fotos.
Já ia esquecendo, cor prata.
Reginaldo
André Bussade
26/02/2015, 23:32
Entendo sua situação perfeitamente. Dá dó vender um carro desses...
Tudo nele é muito caro, não dá problema fácil. Único que tive e pelo que vejo é frequente é superaquecimento e empeno do cabeçote se descuidar da temperatura.
Boa sorte e recomendo muito! Ainda mais um com tudo "zerado" pois é bem caro tudo que vc fez!
Já colocou na parte de classificado do fórum?
Abraço!
Amigos,
Vendo minha Tracker RF Diesel 2001.
Depois de alguns problemas com o motor antigo, tive que comprar um motor novo e o carro ficou excelente! Mas infelizmente terei que vender... Apertei financeiramente, pois acabei de perder minha comissão no serviço, resultado: depois de gastar muito com o carro, deixando-o praticamente zero, tenho que vendê-lo...
Mas garanto, agora ficou bom e tenho certeza que não tem outro igual!
Estou em processo de regularização do número do motor, já que é novo... Mas deve ficar pronto até o final da 1ª quinzena de março.
Todos os componentes do motor são novos: cabeçote e bloco originais (importei com o Daniel), turbina recém retificada, bombas novas, radiador novo, todas as mangueiras trocadas e também instalei um completo sistema auxiliar de manômetros (spia evo, pressão turbina, pressão sistema arrefecimento).
Gastei muito, mas muito dinheiro com o carro ( realmente, não era para vender e já estava programando uma expedição para paragônia), mas por questão salarial, não dá mais para ficar com ele...
Peço 32 mil e garanto que a mecânica está perfeita!
Ps: o carro continua muito econômico, fazendo médias de 12km/l cidade e 14 estrada( velocidade de cruzeiro de até 120 km/h - incrível, melhorou o consumo!)
Interessados, podem mandar e-mail (reginaldoteles@ig.com.br), que posto fotos.
Já ia esquecendo, cor prata.
Reginaldo
Reginaldoteles
27/02/2015, 02:20
Entendo sua situação perfeitamente. Dá dó vender um carro desses...
Tudo nele é muito caro, não dá problema fácil. Único que tive e pelo que vejo é frequente é superaquecimento e empeno do cabeçote se descuidar da temperatura.
Boa sorte e recomendo muito! Ainda mais um com tudo "zerado" pois é bem caro tudo que vc fez!
Já colocou na parte de classificado do fórum?
Abraço!
Pois é André, mas é a vida...
Acho que também vou ter que vender o gol da minha mulher... Mas tenho esperança que minha crise financeira será passageira, com a graça de Deus!
Ainda não anunciei, vou regularizar a documentação do motor dele primeiro...
Se souber de alguém interessado, peça para mandar um e-mail para mim.
Vou adesivar o Vende-se amanhã. Nesse final de semana, irei a Belo Horizonte e no próximo, a Brasília... Quem sabe consigo uma venda...
Mas muito obrigado pelo apoio!
glaubers
14/03/2015, 20:57
em SP sei nao.. heheh
Fabil boa noite. onde vc vê a especificação de cada codigo? eu vi um post teu antigo com um link, mas o mesmo esta off.. poderia me mandar o arquivo ou postar ele novamente? comprei minha TK 2001 hoje, e nunca se sabe quando vai precisar destas informações..
meu e-mail glauberguimaraes@hotmail.com
Obrigado.
charleseduardo
26/03/2015, 20:40
Pessoal boa noite, sou novo por aqui e também um novo proprietário de uma tracker 2001 motor RF, comprei em agosto de 2014, fiquei 4 dias com ela...levei no estacionamento que comprei e depois de 7 meses, isso mesmo 7 meses, estou com ela. O estacionamento mandou a tracker numa oficina em Campinas, oficina com mais de 20 anos de experiência em motor diesel, menos mazda, resultado? o carro saiu de lá dois meses depois, guinchada, pois o carro não funcionava...levaram o carro na oficina que eu achei pela internet, oficina do André, o cara manja tudo de tracker, ele trocou a bomba semi eletrônica por uma mecânica além do cabeçote e bicos, o cabeçote anterior era da sportage e os bicos são diferentes, o carro ficou muito bom, na cidade está fazendo 10.3, anda bem...estou satisfeito. Abs.
glaubers
27/03/2015, 00:43
Pessoal boa noite, alguém já adaptou um eletro ventilador no defletor das tracker motor mazda? será que não resolveria o problema de aquecimento? tem uns eletro ventiladores com 3500rpm que iam deixar o motorzinho super ventilado, estou pensando em fazer esta adaptação, agora só me resta achar um que possa ser instalado dentro do defletor original.
será que vai funcionar?
Grand Vinicius
27/03/2015, 15:17
Nunca ouvi falar nesse problema de aquecimento. Seu carro deve estar com algum problema.
glaubers
31/03/2015, 15:46
Pessoal boa noite, sou novo por aqui e também um novo proprietário de uma tracker 2001 motor RF, comprei em agosto de 2014, fiquei 4 dias com ela...levei no estacionamento que comprei e depois de 7 meses, isso mesmo 7 meses, estou com ela. O estacionamento mandou a tracker numa oficina em Campinas, oficina com mais de 20 anos de experiência em motor diesel, menos mazda, resultado? o carro saiu de lá dois meses depois, guinchada, pois o carro não funcionava...levaram o carro na oficina que eu achei pela internet, oficina do André, o cara manja tudo de tracker, ele trocou a bomba semi eletrônica por uma mecânica além do cabeçote e bicos, o cabeçote anterior era da sportage e os bicos são diferentes, o carro ficou muito bom, na cidade está fazendo 10.3, anda bem...estou satisfeito. Abs.
CharlesEduardo, boa tarde! que bomba mecânica você colocou?
glaubers
31/03/2015, 15:57
Nunca ouvi falar nesse problema de aquecimento. Seu carro deve estar com algum problema.
Vinicius, o problema que citei acima é que, original do carro é o ventilador mecânico, funcionando o tempo todo, e o controle de temperatura feito pela válvula termostática, o que é menos confiável que um eletroventilador, pensei em adaptar uma cebolinha em uma das mangueiras de agua que acionaria o eletroventilador, os veículos com motor RHZ já possuem esse eletroventilador porem o radiador é bem maior que os nossos RF, comprei o carro a pouco tempo e todo mundo esta me dizendo que não é um veiculo confiável para viagens devido a este problema.. faltou agua, aqueceu acima do meio já dizem que queima junta.. comprei um veiculo muito bem conservado com apenas 107 mil rodados, todo original. não penso ainda em desfazer do carrinho, estou gostando muito, mas o que me falam assusta.. ai estou pensando de alguma forma tentar evitar que aconteça algum dos problemas relatados por muitos colegas aqui também devido a temperatura.
alexandre 215
03/04/2015, 11:28
boa tarde meu amigo o seu rpm esta funcionado apos a troca da bomba?
alexandre 215
07/04/2015, 21:00
a498337498336
e o novo painel da minha tracker
Joao Baeta
08/04/2015, 00:36
ahttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/498337-gm-tracker-motor-mazda-dsc_0154.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/498336-gm-tracker-motor-mazda-dsc_0156.jpg
e o novo painel da minha tracker
:arrow: :?: :?: :?: :?:
Painel na versao a gasolina.....!!!!!!
Com mesmo forma do GV/TK
Achei estranho....
Mas o conta giro nem funciona...!
Glauber, tbm tenho uma tracker com nesse motor e desconheço esse problema...moro no RS e o calor aqui e infernal...e mesmo assim o ponteiro não mexe !
Tenho o carro a mais de três anos já!!!
Olho a água periodicamente.
Acredito que a junta seja sensível a aquecimento, mas isso só acontece na falha de um itens , como válvula termostática, embreagem viscosa, mangueiras etc.
glaubers
08/04/2015, 07:06
Glauber, tbm tenho uma tracker com nesse motor e desconheço esse problema...moro no RS e o calor aqui e infernal...e mesmo assim o ponteiro não mexe !
Tenho o carro a mais de três anos já!!!
Olho a água periodicamente.
Acredito que a junta seja sensível a aquecimento, mas isso só acontece na falha de um itens , como válvula termostática, embreagem viscosa, mangueiras etc.
Obrigado zepi, meu ponteiro também não mexe, peguei o carro sem a VT, acho que foi por isso que me deu medo no inicio.. O ponteiro da temperatura não estabilizava.. Agora que coloquei a VT ele sempre fica ali perto do meio..o mecânico que colocou a válvula disse que agora era só eu ficar de olho no ponteiro.. Se ele subir ou descer pode parar o carro pq tem coisa errada..estou gostando muito do carrinho, fazendo 12km/l na cidade
alexandre 215
26/04/2015, 17:39
:arrow: :?: :?: :?: :?:
Painel na versao a gasolina.....!!!!!!
Com mesmo forma do GV/TK
Achei estranho....
Mas o conta giro nem funciona...!
meu amigo o conta giro não funciona porque eu mudei a bomba injetora para uma da l200, estou vendo se consigo alguma pessoa que saiba como fazer para funcionar
meu amigo o conta giro não funciona porque eu mudei a bomba injetora para uma da l200, estou vendo se consigo alguma pessoa que saiba como fazer para funcionar
Como ficou com a bomba da l200?
tenho curiosidade nessa adaptação!!
Amigo, estou achando estranho que minha tracker começou com o seguinte sintoma:
Sempre ligo o carro acionando varias vezes as velas antes de dar a partida.
outro dia o carro não quis ligar após várias tentativas, mas saia fumaça do escape..o que me parece estava injetando diesel.
deixei de lado..algumas horas depois pegou normalmente.
Isso foi logo deixar o carro uma semana parado.
Hoje após uma semana parado novam,ente não quis ligar e no painel nada de anomalias na lâmpada espia.
poderiam ser os bicos??
na primeira vez que aconteceu andei com o carro normalmente...
abraços
Joao Baeta
30/04/2015, 18:41
:arrow:Zepi,
Ea emite codigo? Ou acende para "brincar"? :mrgreen:
Essa adaptacao e show.... Da para pular de 87 para 115cv!
So a central "briga" estranhando com BI da L200!
Como ficou com a bomba da l200?
tenho curiosidade nessa adaptação!!
Amigo, estou achando estranho que minha tracker começou com o seguinte sintoma:
Sempre ligo o carro acionando varias vezes as velas antes de dar a partida.
outro dia o carro não quis ligar após várias tentativas, mas saia fumaça do escape..o que me parece estava injetando diesel.
deixei de lado..algumas horas depois pegou normalmente.
Isso foi logo deixar o carro uma semana parado.
Hoje após uma semana parado novam,ente não quis ligar e no painel nada de anomalias na lâmpada espia.
poderiam ser os bicos??
na primeira vez que aconteceu andei com o carro normalmente...
abraços
:arrow:Zepi,
Ea emite codigo? Ou acende para "brincar"? :mrgreen:
Essa adaptacao e show.... Da para pular de 87 para 115cv!
So a central "briga" estranhando com BI da L200!
pois é grande fabil!!
não mostra codigo nenhum...nem pisca...
da outra vez fiz o teste e apareceu 22, 31 e o 41(esse é normal aparecer)
mas depois de desistir ..um tempo depois ela pega normalmente
e se fosse módulo não injetaria diesel certo??
já o resto é mecanico.
estou pensando que pode ser sujeira , bicos,...boma suja, borra sei lá..
fale mais sobre essa adaptação da l200
de 87 pra 115??? de onde são esses dados??
seria otimo!!!
é um carrinho guerreiro...fico com a ideia dessa bomba + turbina tgv!!
deve ficar otimo!!!
abraços
Comecei a pensar em bicos....pois agira está frio...e é pela manhã que dá isso...rio grande do sul no inverno é gelado...
Joao Baeta
16/05/2015, 02:16
pois é grande fabil!!
não mostra codigo nenhum...nem pisca...
da outra vez fiz o teste e apareceu 22, 31 e o 41(esse é normal aparecer)
mas depois de desistir ..um tempo depois ela pega normalmente
e se fosse módulo não injetaria diesel certo??
já o resto é mecanico.
estou pensando que pode ser sujeira , bicos,...boma suja, borra sei lá..
fale mais sobre essa adaptação da l200
:arrow:Zepi!
Mode em ingles
22- TP sensor signal- High signal voltage Fail safe: Set throttle valve opening to 0% when accelerator pedal
Low signal voltage is not depressed , and to 15% when accelerator pedal is depressed and perform each control.
Ispection poit: TP sensor/ Related wiring harness
31- Sensor boost signal-> Low/High signal voltage- Set sensor signal to medium value- Boost sensor/Related wiring harnesses
41- Timer control valve signal-> Open or shorted->reduce max. injetion volume-> Timer control valve /Related wiring harnesses
Tirei esses codigos no meu catalogo...!
87 p/ 115cv era media, Onde eu conversava com o saudoso Nonny Mendes que faleceu de cancer, Morava em BSB onde tinha oficina somente Mazda.... E guardei todas as conversas sobre mazda... Dava uma aula nota 10!
RochaRec
01/07/2015, 15:14
Olá,
Saudações a todos do forum,
Acabei de me inscrever no site, adquirí a poucos meses um GV td 2001, já gastei com freio, amortecedores, oleo, filtro, retentores... mas descobri recentemente lendo esse forum que o motor está vazando compressão para o cárter. (me corrijam se não for esse o termo) fiz o teste de retirar a vareta do óleo a 4.500 rpm, mas, o conta giros nao funciona, nem foi preciso, em baixa rotação o motor já cospe o óleo para fora... os retentore não seguraram e continuam os vazamentos...
Abrir o motor sei que é caro, principalmente se tiver que fazer retifica... minha dúvida é, posso andar com o carro cerca de 50 km por dia com o motor nessas condições? enquanto me capitalizo.. rs...
obrigado,
Jorge Rocha
oi Jorge..
poder pode... só tome o cuidado de sempre conferir o nivel do oleo e evitar de esticar o motor em altos giros.. mas nao se assuste se derrepente o motor bater de vez...
a minha ex TD2001 aconteceu isso... numa viagem, andando normal na estrada, derrepente aquele fumaçao, aquela chuva de oleo pelo retrovisor e motor sem força.... lá se foram pistoes/aneis..
abs
Grand Vinicius
01/07/2015, 17:53
Já perdi uma camisa do brasil por causa dessa cuspideira de óleo, quando a camisa da seleção valia alguma coisa. :cry:
RochaRec
01/07/2015, 22:48
oi Jorge..
poder pode... só tome o cuidado de sempre conferir o nivel do oleo e evitar de esticar o motor em altos giros.. mas nao se assuste se derrepente o motor bater de vez...
a minha ex TD2001 aconteceu isso... numa viagem, andando normal na estrada, derrepente aquele fumaçao, aquela chuva de oleo pelo retrovisor e motor sem força.... lá se foram pistoes/aneis..
abs
Grande Fabiano, vc sempre atencioso com os necessitados de ajuda.
Tô andando na "maciota", como se fala por aqui... rs. Quanto a viagens, fiz duas para Maceió, uns 270 km... mas o mecânico já recomendou que eu esquecesse passeios mais longos por enquanto... o pior ( ou melhor), é que o motor tá redondinho, trabalhando suave, sem barulhos excessivos, apesar de ser meu primeiro carro a diesel, nem parece que tá com problemas.
muito obrigado pela atenção e um grande abraço,
Jorge Rocha
RochaRec
01/07/2015, 22:59
Já perdi uma camisa do brasil por causa dessa cuspideira de óleo, quando a camisa da seleção valia alguma coisa. :cry:
Olá Grand Vinicius,
Vejo que vc é sempre presente aqui no Forum...
Cara, sinto pela sua camisa.. rs
Gostaria muito de saber quanto tempo vc rodou com o carro assim, ou quantos kms... sei que carros a diesel são resistentes mas não quero estourar o motor antes da hora... quanto antes fizer o serviço melhor, não é ? menor o desgaste e prejuizo com as peças...
muito obrigado,
Jorge Rocha
Grand Vinicius
02/07/2015, 09:53
Fala, mestre Rocha!
Nem tão presente quanto gostaria.
O negócio é o seguinte. Pode vazar óleo, só não pode faltar. Se vazar demais corre o risco de secar.
Rodei muitos anos vazando óleo. Até o ponto em que estava gastando mais com óleo do que com combustível. E sempre andava com um ou dois litros dentro do veículo.
Levei em duas oficinas, mas saiu do mesmo jeito. Pra não dizer pior!
Aqui em Natal é fraco de mecânico. Ainda não achei um que saiba mexer nesse motor.
Abraço
RochaRec
03/07/2015, 10:17
Pois é, Grand Vinicius!
No meu caso, quando paro num barzinho perto de casa, é uma garrafa de gelada p mim e uma garrafa de óleo para o carro, rsrsrs.... brincadeira.
Até q não baixa muito óleo, o que baixa vou repondo, mas tenho um problema, a vareta do óleo não marca direito, foi feita uma adaptação com uma mangueira de borracha para segurar a vareta do óleo, acredito que deve existir um suporte para abrigar a vareta.. vc poderia me postar uma foto de como é no seu? fiz uma marca com uma serra quando troquei o óleo pela última vez, mas não ficou muito clara...
outro problema, o expansor da água do radiador, não sei por quê, foi trocado por um reservatório de esguicho de água do pára-brisas, ficou meio "gambiarrado", logo não é muito confiável. Vou procurar colocar o original para instalar aquele "alarme" que avisa quando o nível baixa.. idéia de gênio, não me lembro o autor, acho q tá aqui neste mesmo forum.
Minha vontade é abrir logo o motor, pois, creio que ele não tá muito danificado, tá trabalhando muito "redondo" apesar dos vazamentos.
Devagar, vou chegando no ponto ideal, quando peguei o GV td, tive que trocar burrinho (ficou sem freio longe de casa) rolamentos, retentores, filtros, consertar vazamento do radiador o carro vazava fumaça p o compartimento do motor, ficava tudo preto... e outras coisas q nao lembro agora...
mas, desculpe, não quero cansá-lo.. rs
um fraterno abraço
(sim, mas que um forum, aqui é uma fraternidade...rs)
Jorge Rocha
Grand Vinicius
03/07/2015, 13:37
Mas rapaz! Olha só que coincidência!
Quando comprei meu carro era todo original. Aí os Mexânicos Zé Ruelas daqui foram tirando a originalidade do carro sem motivo e sem me consultar.
Quando eu falei que meu carro saía pior da oficina do que entrava foi exatamente por isso. Parei o carro pra tirar vazamento de óleo. O FDP me enrolou durante cinco meses. No final, meu acionador da abertura do tanque não funciona, perdeu minha vareta e meu reservatório de expansão. A vareta ele adaptou outra que também não tenho confiança e o reservatório ele botou um de samurai. Você pode encontrar esse reservatório no tracado4x4.com.br.
Outro rapaz desligou meu temporizador das velas aquecedoras e substituiu a pré bomba elétrica por uma mecânica.
Antes disso outro fi do cão trocou o relé do motor de partida por uma gambiarra.
E assim meu carro todo originalzinho foi ficando todo mexido.
Agora vai ganhar um MWM 2.8 quando eu tiver com mais $aúde.
Não que o motor não seja bom, mas é que os mecânicos daqui não conhecem. Aí nem adianta eu ficar gastando dinheiro e paciência.
Sim, pra não dizer que era todo original, o antigo dono tinha botado freios de fusca na traseira. Eu botei original de tracker. Mas como faço trilha e a lama é veneno pras sapatas e panelas, botei freio a disco traseiro. Disco de samurai/vitara sólido e pinça e pastilha de Marea. Não vou dizer que ficou melhor que o original, porque esse freio a tambor traseiro é muito bom. Só recomendo por causa da lama.
E vamos em frente!
:safari-rig:
RochaRec
04/07/2015, 11:52
Pois é, Vinicius,
É triste essa "descaracterização" que nossos carros vão sofrendo ao longo dos anos por conta de falta de mecânicos especializados e peças de reposição. Aqui em Recife ainda temos a sorte de ter dois mecânicos bons que trabalharam na Suzuki, mas, algumas peças ainda temos dificuldade em encontrar...
Gostei da $aúde... rs.... também é o meu caso. Vejo pessoas falando aqui no forum que gastaram r$ 10.000, r$ 15.000, com o carro e fico amedrontado com o risco de ter que chegar nesse ponto. Antes disso, vendo ou como vc disse, troco o motor se for mais viável.
Muito obrigado p atenção,
e um abraço,
Jorge Rocha
Joao Baeta
05/07/2015, 13:15
:arrow:Bem complicado!
Foras as pecas semelhantes ao SPTG.... Algumas...! :concordo:
Reginaldoteles
06/07/2015, 20:43
Turma,
falando em peças substitutas, alguém tem idéia de alternador? O meu parou de gerar de novo!
Joao Baeta
06/07/2015, 21:02
Turma,
falando em peças substitutas, alguém tem idéia de alternador? O meu parou de gerar de novo!
:arrow: E 55 amp?
Bote um de 90! hehe!
Reginaldoteles
06/07/2015, 21:25
:arrow: E 55 amp?
Bote um de 90! hehe!
Eu acho que é de 80 ou 85, João. Mas a dúvida é qual de 90 da certo?
Joao Baeta
06/07/2015, 21:32
Eu acho que é de 80 ou 85, João. Mas a dúvida é qual de 90 da certo?
:arrow: Deve caber,
Procure saber no adaptacoes GV sobre isso....
Reginaldoteles
06/07/2015, 22:04
:arrow: Deve caber,
Procure saber no adaptacoes GV sobre isso....
Estou procurando... A gasolina a do uno da certo... A nossa, só ouvi as da l200 2.5, queria saber se alguém fez alguma adaptação
Prezados bom dia, alguém poderia me dizer qual compressor de ar condicionado poco colocar na tracker 2001 tdi mazda??
Agradeço a atenção,
Marco Aurélio
Bsb
glaubers
07/07/2015, 19:32
:arrow:Zepi!
Mode em inglês
22- TP sensor signal- High signal voltage Fail safe: Set throttle valve opening to 0% when accelerator pedal
Low signal voltage is not depressed , and to 15% when accelerator pedal is depressed and perform each control.
Ispection poit: TP sensor/ Related wiring harness
31- Sensor boost signal-> Low/High signal voltage- Set sensor signal to medium value- Boost sensor/Related wiring harnesses
41- Timer control valve signal-> Open or shorted->reduce max. injetion volume-> Timer control valve /Related wiring harnesses
Tirei esses codigos no meu catalogo...!
87 p/ 115cv era media, Onde eu conversava com o saudoso Nonny Mendes que faleceu de cancer, Morava em BSB onde tinha oficina somente Mazda.... E guardei todas as conversas sobre mazda... Dava uma aula nota 10!
Zepi conseguiu resolver o 41? o meu também ta piscando o bendito código, fiz motor do carro completo, cabeçote novo original, pistões novos..(haja real rsrs), depois de montado o carro esta bem disposto, porem com um castanhado mais alto que o normal e com o código 41. será que vou ter que mexer na bomba? o castanhado pode ser pq do erro 41?
Nixon.br
28/07/2015, 21:06
Boa noite pessoal!
Alguém pode me ajudar? Sábado fiz uma viagem de 1.000km. Em casa, no domingo, notei o piso da garagem manchado de óleo da caixa de transmissão. Fui ao posto e pedi para levantar o carro. O cara do posto ficou meio consfuso e, é claro, eu também. O óleo está saindo de um orifício da caixa e o resto está sequinho. Vejam as fotos. O que é esse orifício? será um respiro? Desde já agradeço a ajuda.
508306508308508310
Glauber, ainda continua com a luz acessa!!! E tá me estressando pois o modulo entra em emergencia e limita a potencia, que já é pouca!!!
Já estou penando seriamente em colocar um bomba injetora mecanica, já que o motor está ótimo e foi recem feito!
Mas tenho duvida de qual bomba usar...encontrei uma da besta 2.2 que foi toda feita, uma de sportage também revisada...e tem tbm a bomba da l200...
Alguem poderia me dar um help???
Tenho um mwm zero em casa, mas acho que não valha a pena colocá-lo.
fala Zepi..
já andei em uma tracker com a bomba mecanica da Sportage 2.0 TDi... creio que seja a mais facil de voce adaptar, uma vez que o motor é o mesmo...
abs
fala Zepi..
já andei em uma tracker com a bomba mecanica da Sportage 2.0 TDi... creio que seja a mais facil de voce adaptar, uma vez que o motor é o mesmo...
abs
Que legal!!!
E o que achou em relação ao original com bomba elétrica???
Abs
André Bussade
03/08/2015, 16:06
Engraçado a relação de amor / ódio com o Tracker motor Mazda.
É um carrinho muito bom para proposta dele, o nosso está com 122mil Km e só veio dar manutenção pesada ano passado por superaquecimento. Aí queima juntas, empena, cabeçote, aquele regaço que vcs já sabem!
Pior que o infeliz não trocou todas mangueiras ressecadas e deu mer* 2 vezes seguidas... E vai grana...
Mas fui agora nas férias e só alegria! Econômico, estável e bom em areia de praia. Ganhou pneuzada zero de presente por bom comportamento :). O segundo mecânico que levamos deu uma geral no motor já que empenou novamente (limpeza e sincronismo com ferramenta adequada) que ficou mais potente e com resposta mais rápida.
Ou seja, 2014 queria vender por conta do gasto e raiva de ficar sem carro nas férias e 2015 ele ganhou até presente!
Pois é Andre...penso o mesmo!!
Não acho o motor ruim, mas tem um sistema de gerenciamento muito ruim...por isso quero trocar a bomba e me livras dos varios sensores do motor!! Ele aguenta bastante desaforo..rsrs
Reginaldoteles
04/08/2015, 09:50
Pois é Andre...penso o mesmo!!
Não acho o motor ruim, mas tem um sistema de gerenciamento muito ruim...por isso quero trocar a bomba e me livras dos varios sensores do motor!! Ele aguenta bastante desaforo..rsrs
Concordo com o Zepi e com o André!
gastei rios de dinheiro e quase vendi... Mas fiquei perto de desfazer do carro muito mais por problemas financeiros,móis hoje não compensa vendê-lo. Como acabei não perdendo a comissão, apesar de viver com o orçamento apertado, fico com o carro.
tive problemas com mangueiras também. Hoje, consegui até um certo nível de seguranças: spia evo no cabeçote, manômetro de pressão, com marcação negativa no sistema de arrefecimento, outro na turbina. Ainda tenho mais dois comprados, mas que não vou instalar: um de temperatura e outro de pressão do óleo... Talvez um dia instale, quem sabe... Outra coisa, a temperatura de funcionamento é muito próxima ao limite: também troquei a polia viscosa pela l200 2.5(somente nova furação) e válvula termostatica do diplomata a gasolina ( abre com 75º). O carro está fazendo uma média menor (10 a 12), mas a água não baixa nada, trabalha a uma temperatura máxima de 85º ( contra os 97 que cheguei com a polia e válvula originais).
Agora pretendo fazer um lift, por snokel e pneus 225/70 AT. DEPOIS, ALGUMAS VIAGENS EM MENTE: chapada diamantina, cânon São Francisco, litoral sul Bahia. Claro, se a saúde financeira deixar
Nixon.br
26/08/2015, 19:00
Prezados bom dia, alguém poderia me dizer qual compressor de ar condicionado poco colocar na tracker 2001 tdi mazda??
Agradeço a atenção,
Marco Aurélio
Bsb
Marco Aurélio,
Tenho uma foto. Não sei se vai te ajudar, pois a numeração não está muito nítida. A numerão deve ser esta: SS10LV6.
Antes de trocar veja se realmente é compressor. Aconteceu comigo o seguinte: trocaram o rolamento do compressor e depois de um tempo ele parou de gelar. Voltei e o cara condenou o compressor, levei em outro lugar e descobrimos que o cara montou errado e por isso ele parou de acoplar. Resolvi sem precisar trocar e até hoje gela muito.
510439
Joao Baeta
27/08/2015, 10:40
:arrow:Pois e!
Gastei 15000 para trocar o motor e a turbina... Acabou problema!
Mas pouco tempo vendi..... :cry:
Pois é, Vinicius,
É triste essa "descaracterização" que nossos carros vão sofrendo ao longo dos anos por conta de falta de mecânicos especializados e peças de reposição. Aqui em Recife ainda temos a sorte de ter dois mecânicos bons que trabalharam na Suzuki, mas, algumas peças ainda temos dificuldade em encontrar...
Gostei da $aúde... rs.... também é o meu caso. Vejo pessoas falando aqui no forum que gastaram r$ 10.000, r$ 15.000, com o carro e fico amedrontado com o risco de ter que chegar nesse ponto. Antes disso, vendo ou como vc disse, troco o motor se for mais viável.
Muito obrigado p atenção,
e um abraço,
Jorge Rocha
Estou me coçando pra colocar o mwm sprint na tracker...só queria mais informções sobre os diferencias..se aguentam andando na manha....ou soluções como eixos e satelites reforçados.
o mazda é muito fraquinho na lenta.
QUalquer problems com sensor e o modulo já entra em emergencia e a pressão não sobe!!!
Chega dar raiva!!Não consigo nem ultrapassar os caminhoes na serra..alias..eles me passam!!
Nixon.br
27/08/2015, 16:59
Zepi, boa tarde! lembro que anteriormente você falou que fez um procedimento e até citou um link inlês, algo do tipo do sensor de aceleração usando um chip de celular... Então, pode me ajudar?
Glauber, ainda continua com a luz acessa!!! E tá me estressando pois o modulo entra em emergencia e limita a potencia, que já é pouca!!!
Já estou penando seriamente em colocar um bomba injetora mecanica, já que o motor está ótimo e foi recem feito!
Mas tenho duvida de qual bomba usar...encontrei uma da besta 2.2 que foi toda feita, uma de sportage também revisada...e tem tbm a bomba da l200...
Alguem poderia me dar um help???
Tenho um mwm zero em casa, mas acho que não valha a pena colocá-lo.
sim, se puder com certeza!!! aqui temos outros mais sabidos no assunto, mas estamos aí pra contribuir!!
Nixon.br
27/08/2015, 20:34
sim, se puder com certeza!!! aqui temos outros mais sabidos no assunto, mas estamos aí pra contribuir!!
Beleza. Então, estou com o mesmo problema. Tenho o carro já há algum tempo e vou te dizer é excepcional, sempre econômico demais da conta, confortável, suspensão pra lá de resistente para nossas ruas, não baixa uma gota de óleo nem água. Ar condicionado gela demais, fora os opcionais que nunca vamos encontrar nos carros brasileiros.
Tem 1 semana que começou acender a luz da vela de aquecimento. Fiz o procedimento de ler o código com as "piscadas" deu 5 códigos, desliguei o cabo negativo da bateria, esperei 1 minuto e agora só o 41. Que é da válvula, né? Acha que aquele procedimento que citei acima resolve?
Ah... é fácil de fazer ou só em oficina?
Valeu pela atenção!!!
amigo, pelo que percebi esse 41 é meio coringa..acende associado a outra coisa...veja se não aparece outro codigo...
O 41 e alguma coisa da bomba...não lembro bem..mas não se preocupe que a minha sempre aparece esse quando dá pau em algum sensor ou fiação.
Nixon.br
28/08/2015, 20:28
amigo, pelo que percebi esse 41 é meio coringa..acende associado a outra coisa...veja se não aparece outro codigo...
O 41 e alguma coisa da bomba...não lembro bem..mas não se preocupe que a minha sempre aparece esse quando dá pau em algum sensor ou fiação.
Valeu Zepi pela atenção.
Como disse, anteriormente, deu outros códigos. Desliguei o cabo da bateria e sumiram e ficou apenas o 41. Uma pergunta: quando o seu acende a luz o carro fica com menos potência?
Sim!!!E isso me deixa louco!!!fica mais fraco do que já é!! Razão pela qual vou trocar a bomba por uma mecanica ou colocar o mwm sprint.
estou até tendo uma ideias...fechar um pouco a bomba do sprint...limitar a pressão pra não judiar dos diferencias da tracker..
Nixon.br
30/08/2015, 11:09
Sim!!!E isso me deixa louco!!!fica mais fraco do que já é!! Razão pela qual vou trocar a bomba por uma mecanica ou colocar o mwm sprint.
estou até tendo uma ideias...fechar um pouco a bomba do sprint...limitar a pressão pra não judiar dos diferencias da tracker..
Zepi, olha acho que encontrei a solução. Vou fazer o teste a semana que vem e te aviso.
thiagoMEC
01/09/2015, 20:07
Fala galera, não posto muito mas estou sempre de olho aqui, e de uns tempos pra cá a TK tem ascendido a luz do airbag, hora acende hora apaga, uma festa, queria saber se já ocorreu com alguém pra eu ter uma noção do que poderia estar ocorrendo.obrigado!
Do air bah nunca aconteceu comigo, amigo.
Abs
Nixon.br
02/09/2015, 10:12
Avisa aí!!
Abraços
Zepi, ainda não tive tempo de fazer o teste que me referi. Só passei para te dá um retorno. Devo fazer neste sábado. Estou sem tempo para parar. Mas estou esperançoso que resolva.
A propósito, uma pergunta: quando ele acenda a luz sabe me dizer se a turbina também não é acionada?
Valeu mais uma vez!
Arildo MT
02/09/2015, 10:22
Fala galera, não posto muito mas estou sempre de olho aqui, e de uns tempos pra cá a TK tem ascendido a luz do airbag, hora acende hora apaga, uma festa, queria saber se já ocorreu com alguém pra eu ter uma noção do que poderia estar ocorrendo.obrigado!
Já vi muitos relatos de luz do além que se acendem nas versões diesel da tracker, porem não me lembro de relatos sobre a luz do air bag, pode ser só problema de ''osmar'', ? osmarcontato, depois nos conte como resolveu.
thiagoMEC
02/09/2015, 13:17
problema resolvido, a um mês atras mais ou menos tive que substituir a cinta do airbag/buzina pois a mesma arrebentou, a falha possivelmente foi registrada dai, foi só "resetar" tudo e a luz se apagou e ate agora nao registrou mais nada!
NIxon, quando acende a luz, o modulo diminui a potencia injetando uma quantidade bem menor de combustivel, que por sua vez, gera uma quantidade bem menor de gases no coletor de escapamento fazendo assim com que a turbina não pressorize de forma correta...já que são esses gases no coletor que acionam o rotor da carcaça quente e, por um eixo solidário, aciona a parte fria que faz a compressão do do ar no coletor de admissão.
Ou seja, uma coisa leva a outra.
Já fiz teste com barômetro, com a luz acessa não passa de 0,5 bar de pressão.
Não sei se fui claro..rsrsrs
Abraços
Nixon.br
07/09/2015, 19:02
NIxon, quando acende a luz, o modulo diminui a potencia injetando uma quantidade bem menor de combustivel, que por sua vez, gera uma quantidade bem menor de gases no coletor de escapamento fazendo assim com que a turbina não pressorize de forma correta...já que são esses gases no coletor que acionam o rotor da carcaça quente e, por um eixo solidário, aciona a parte fria que faz a compressão do do ar no coletor de admissão.
Ou seja, uma coisa leva a outra.
Já fiz teste com barômetro, com a luz acessa não passa de 0,5 bar de pressão.
Não sei se fui claro..rsrsrs
Abraços
Zepi, você foi super claro. Obrigado pela aula. Estava preocupado porque realmente não consigo ouvir o barulho (assobio) típico.
Olha, quanto ao teste, não consegui fazer ainda porque não tive tempo. Assim que fizer te aviso.
Um abraço e valeu pela atenção.
Nixon.br
10/09/2015, 20:13
Zepi, boa noite!
Olha troquei um sensor e, por hora, voltou ao normal. Vou aguardar uns dias e postos novidades. Se quiser saber mais detalhes poste um MP, ok? De qualquer forma você contribuiu muito. Valeu pela paciência e atenção.
charleseduardo
09/11/2015, 21:33
Acho que você precisa de um conversor de sinal analógico para digital, já que o painel é digital. bom ao menos foi isso que o meu mecânico me disse.
charleseduardo
09/11/2015, 21:37
CharlesEduardo, boa tarde! que bomba mecânica você colocou?
Gláuber boa noite, coloquei uma bomba simples da Bosch, segundo um mecânico da oficina Bosch de Valinhos, já que o meu mecânico não quis me passar o modelo da bomba, comprei pela internet com o Cezar do mercado a diesel. abs.
Reginaldoteles
10/11/2015, 19:29
Turma, quem de vcs tem uma xterra mesmo? Estou pensando em comprar uma q queria saber a opinião de alguém aqui do grupo, principalmente comparando com a Tracker. Consumo, manutenção, desempenho, custo benefício, etc
Fernando Camelier
11/11/2015, 21:06
Mais um maluco no pedaço.
Estou negociando um tracker 2001 com motor Mazda. A princípio parece estar muito bom, apenas com as cicatrizes do tempo na pintura.
Tenho certeza de que vou precisar da ajuda de vocês (risos).
Joao Baeta
11/11/2015, 23:07
:arrow:Vai desistir?! :shock:
XT e excelente carro, usando o MWM 2.8 TD de 132cv... Torque de 34kg!
O carro nao quebre mesmo, Bem montado
Consumo e pouco pior do que TK, mas conforto nem se fala!
2003 ate 2005 e mecanico, 2006 a 2008 e eletronico!
Manutencao basica
Turma, quem de vcs tem uma xterra mesmo? Estou pensando em comprar uma q queria saber a opinião de alguém aqui do grupo, principalmente comparando com a Tracker. Consumo, manutenção, desempenho, custo benefício, etc
Reginaldoteles
14/11/2015, 08:07
:arrow:Vai desistir?! :shock:
XT e excelente carro, usando o MWM 2.8 TD de 132cv... Torque de 34kg!
O carro nao quebre mesmo, Bem montado
Consumo e pouco pior do que TK, mas conforto nem se fala!
2003 ate 2005 e mecanico, 2006 a 2008 e eletronico!
Manutencao basica
Pois é, João. É que estou com vontade de fazer uma expedição pela América latina. Na Tracker terei que fazer lift, mais faróis, snokel, proteções inferiores e bagageiro. Já troquei os pneus, comprei o bagageiro de teto. Mas talvez trocar em uma xterra, seria melhor. Só estou pensando, e na de bomba mecânica
Fernando Camelier
22/11/2015, 19:27
Agora sim... Tracker na mão!
Motor Mazda, 2001, 113 mil km rodados, um compressor de ar condicionado pra trocar (já veio um novo com o carro) e a bomba de acionamento da tração que não funciona por falta de uso.
Depois disso, trocar esses pneus 205x55x16 por BF AT e um lift de 2"
Uma revisão de motor e pé na estrada!
517060
Amigos...estourou o motor da minha tracker!! Falta de óleo.... Falha minha mesmo!!! João , me ajuda!rsrs
Quanto custa pra fazer o motor?
Ele travou, nem vira arranque...e acho que escutei um "tatatata" antes de parar...
A luz do óleo não acendeu..
Abs