Conectar

Ver Versão Completa : GM Tracker motor Mazda

Páginas : 1 [2] 3 4 5

Mauro B
26/05/2011, 13:32
O motor faz um barulho tipo castanhando igual os motores a diesel bem antigos que ficam batendo bem alto aquele tec tec tec

O meu está com o motor batendo, e deve ser comando de válvula solto ou mesmo necessidade de retífica, e sei lá mais o que... Aconteceu depois de um superaquecimento. Pode ser junta queimada, fazendo com que cilindros vizinhos estejam trabalhando um contra o outro. O "TEC-TEC" é muito forte!

Aceito comentários e sugestões.

Mauro

raphael.meira
26/05/2011, 19:50
Joa Baeta, aqui em salvador não encontrei em loja nenhuma, achei da esportage no mercado livre por 177,00 reais, mais não tenho certeza se é a mesma, essa loja onde vc comprou a sua entrega, como faço para comprar?

lendo alguns foruns sobre niva tinha um baeta tb, é você, se for temos duas coisas em comum, tenho um niva q só uso para trilhas, motor com carburador 2E e supercharger, o carro é muito bom.

Joao Baeta
27/05/2011, 00:05
:arrow:Rapha,
Comprei o VT em Brasilia com ajuda de Ricardo Madureira...
Amanha coloco o email dele aqui e vc conversa com ele
Paguei no total menos de 65 pratas...!!!!!!
E o carro bebeu beeeeeeeeeeem menos!!!! :concordo:

Mauro B
27/05/2011, 07:35
:arrow:Rapha,
COLOQUE IMEDIATAMENTE o termostato!!!!! :evil:
Peça é mesma o do Suportage TD RF (Fecha 80° e abre aos 88°)
Já andei no meu..... Sem a peça... Se vc pisar o pé.... A temperatura sobe mesmo.....!!!!!!! (Metade é 100°)
E bebe mais......
Coloquei de volta... Ficou bem mais economico....
Eu troquei o motor.... Coloquei outro original e turbina foi trocada também....
:concordo:

Baeta

Td. bem? Estou me preparando para o pior. Quanto custou este motor novo, e onde você comprou?

Mauro

Joao Baeta
27/05/2011, 11:42
Baeta

Td. bem? Estou me preparando para o pior. Quanto custou este motor novo, e onde você comprou?

Mauro

:arrow:Mauro....
No meu caso foi "sorte" pois o Zezuki tinha o motor completo 0km (menos o cabeçote... Que veio pelo mar desde outro lado do planeta)...
Vc nao tem idéia de colocar MWM? Seria show hein??? :dance:
Mas achar um motor como nosso é bem dificil... Tem que procurar muuuuuuito para achar....
Paguei no motor: 10 mil pratas + 5 mil pela turbina original e agora to trocando o radiador original e mangueiras trocadas pois estavam ressecadas.... Uns 2 mil.... Haja dindin... :putz:
Tudo feito pelo Zezuki (dono é Ze Edo)... Ligue para ele: 21.3156.7093 e fale no meu nome... Que ele sabe!!! :palmas:
Abs

raphael.meira
01/06/2011, 19:51
to no aguardo do e-mail do rapaz da valvula João, meu carro ta na loja da turbina e o rapaz da loja ta contestando a pressão de oleo na linha da turbina, alguem sabe a pressão oleo ali ou se tem alguma valvula q regula ou sei lá?

Joao Baeta
01/06/2011, 20:06
:arrow:Só pra lembrar que a pressão da turbina é de 153kg²... Dá para aumentar a pressao até 180kg²...
Quem me disse foi um grande amigo nosso que faleceu (Nony Mendes)... Ele me deu aula de verdade sobre motor Mazda e tenho tudo anotado no meu caderno e pen drive...!!!
Qnd o cara responder...Cole a resposta aqui para nos lermos! :concordo:

raphael.meira
02/06/2011, 19:35
Baeta, estou querendo saber na verdade é a pressão em BAR do óleo de carter q passa pela turbina, ´já estragou três turbinas.

Essa loja q vende a VT é perto do seu roteiro diário? Se sim, qual a possibilidade de vc comprar e enviar aqui para salvador?

Joao Baeta
03/06/2011, 10:14
:arrow:Rapha......
Comprei o VT em Brasilia.... Posso indicar o amigo meu que é do forum que me ajudou bastante nisso!
Posto ainda hoje o email dele..... E vc se comunica com ele...! :concordo:

Cleres Junior
07/06/2011, 16:09
Boa tarde a Todos!!

Deu pra perceber que não sou o unico a sofrer com a tracker 2001, motor mazda.
Pois bem, vou contar a minha história, e quem sabe alguem possa me dar uma "luz" sobre meu problema.
Comprei minha tracker em novembro de 2009, e claro que fui alertado de problemas tipo (Cabeçote que não dá retifica; Aquecimento; Bomba injetora cara, etc).
Estava tudo transcorrendo normal, até que um belo dia ela aqueceu comigo, e aí começou o martirio. Mandei olha o motivo, ai primeiro troquei a bomba d'agua que não tinha uma helice sequer. Mesmo assim, o carro continuou esquentando, troquei a tampa do radiador e nada. Finalmente, não querendo acreditar, tive o veredtido do mecanico, que teria que trocar o cabeçote, aí a torneira de dinherio não se fechou mais (cabeçote, junta, jogo de valvulas, e outras pecinhas bestas), me levaram mais de 7 mil reais.
Aí com a montagem do cabeçote e resolvido o problema de aquecimento, apareceu uma "luz" no painel, aquela que acende qdo as velas estão aquecendo o diesel, sendo que, as vezes acendia e outrora apagava. comprometendo a potencia do motor.
A duas semanas atras, devido o motor estar trabalhando irregular com essa luz acesa no painel, minha embreagem acabou e agora, ums mecanicos estão me dizendo que é defeito na turbina e outros dizem que é problema na centralina.
Logo, peço que me ajudem para não ter que ficar dando tiro no escuro e gastando mais, sem a solução do problema.

Agradeço a atenção, desde já!!!

Cleres Jr.

Obs.: Não cogitei a possibilidade de desfazer do meu carro ainda, pois apesar de tudo que passei e estou passando, é um carro confortavel e que me atende muito.

Coruja-rj
08/06/2011, 00:45
testando meu envio de mensagem no novo site.....

Coruja-rj
08/06/2011, 00:53
Boa tarde a Todos!!

Pois bem, vou contar a minha história, e quem sabe alguem possa me dar uma "luz" sobre meu problema.
Comprei minha tracker em novembro de 2009, e claro que fui alertado de problemas tipo (Cabeçote que não dá retifica; Aquecimento; Bomba injetora cara, etc).
Estava tudo transcorrendo normal, até que um belo dia ela aqueceu comigo, e aí começou o martirio. Mandei olha o motivo, ai primeiro troquei a bomba d'agua que não tinha uma helice sequer. Mesmo assim, o carro continuou esquentando, troquei a tampa do radiador e nada. Finalmente, não querendo acreditar, tive o veredtido do mecanico, que teria que trocar o cabeçote, aí a torneira de dinherio não se fechou mais (cabeçote, junta, jogo de valvulas, e outras pecinhas bestas), me levaram mais de 7 mil reais.
Aí com a montagem do cabeçote e resolvido o problema de aquecimento, apareceu uma "luz" no painel, aquela que acende qdo as velas estão aquecendo o diesel, sendo que, as vezes acendia e outrora apagava. comprometendo a potencia do motor.
A duas semanas atras, devido o motor estar trabalhando irregular com essa luz acesa no painel, minha embreagem acabou e agora, ums mecanicos estão me dizendo que é defeito na turbina e outros dizem que é problema na centralina.
Logo, peço que me ajudem para não ter que ficar dando tiro no escuro e gastando mais, sem a solução do problema.

Cleres Jr.

Obs.: Não cogitei a possibilidade de desfazer do meu carro ainda, pois apesar de tudo que passei e estou passando, é um carro confortavel e que me atende muito.

Prezado Cleres,

Estou achando isso tudo muito estranho. Eu adquiri minha Tracker 2001 em 2010 com 115.000km rodados. Antes de compra-la, conversei com muita gente no site da Tracker e TODOS foram enfaticos que o melhor que tinha no mercado em termos de Tracker/Suzuki a diesel era o modelo 2001 com motor Madza. Cero que todo veiculo usado tem coisas para serem feitas, quanto ao aquecimento, meu carro nunca deu problema. A temperatura sempre fica no inicio do desenho do termometro e nada muda seja qual for a temperatura ambiente e tipo de estrada, o ponteiro nao se mexe..... Troquei a mngueira do Radiador, aquela fininha que fica em cima.... pois estava ressecada e com um pequeno vazamento.....
Falando agora da luz da resistencia de pre-aquecimento, o meu carro as vezes caende com o carro em movimento, sempre na estrada e com giro acime de 2800rpm.
Nao notei queda de rendimento do motor, mas como nao gosto de andar com luzes acezas no painel, reparei que era so deixar o giro do motor baixar que a luz apagava, entao e so pisar na embreagem por alguns segundos.
o negocio que tenho reparado aqui e que muita gente esta pesando que motor a diesel e igual a gasolina e quer fazer de 0 a 100km/h em 9seg..... motor a diesel anda, mas nao e motor de corrida e desenvolvimento rapido... assim haja cabecote.....

Abs.,

CArlos Riehl

Coruja-rj
08/06/2011, 00:56
Pessoal,

Aproveitando esta deixa de luz da vela de pre-aquecimento, minha TRacker hoje acendeu a luz da vela de maneira intermitente, ou seja, ficou piscando. Enquanto ela ficou assim, nao consegui dar partida no meu carro. Alguem ja passou por isso ?? Ha jeito de fazer o carro andar ??
Abs.,

Carlos Riehl

Mauro B
08/06/2011, 07:30
No meu caso, talvez em perca o motor, mesmo. Tive os mesmos problemas. Já gastei muito com ele, e agora ando pensando em encontrar alguém que faça a adaptação de um MWM nele. Talvez seja a única alternativa. O carro é ótimo. Eu diria que foi o que mais gostei de ter, mas o motorzinho e a embreagem são uma lástima. SOCORRO!!!

Cleres Junior
08/06/2011, 11:43
No meu caso, talvez em perca o motor, mesmo. Tive os mesmos problemas. Já gastei muito com ele, e agora ando pensando em encontrar alguém que faça a adaptação de um MWM nele. Talvez seja a única alternativa. O carro é ótimo. Eu diria que foi o que mais gostei de ter, mas o motorzinho e a embreagem são uma lástima. SOCORRO!!!

Mauro,

Por acaso, vc conhece alguem que tenha feito a adaptação de um MWM nesse carro??
Caso afirmativo, qual caixa foi usada?

Cleres Junior
08/06/2011, 11:46
Prezado Cleres,

Estou achando isso tudo muito estranho. Eu adquiri minha Tracker 2001 em 2010 com 115.000km rodados. Antes de compra-la, conversei com muita gente no site da Tracker e TODOS foram enfaticos que o melhor que tinha no mercado em termos de Tracker/Suzuki a diesel era o modelo 2001 com motor Madza. Cero que todo veiculo usado tem coisas para serem feitas, quanto ao aquecimento, meu carro nunca deu problema. A temperatura sempre fica no inicio do desenho do termometro e nada muda seja qual for a temperatura ambiente e tipo de estrada, o ponteiro nao se mexe..... Troquei a mngueira do Radiador, aquela fininha que fica em cima.... pois estava ressecada e com um pequeno vazamento.....
Falando agora da luz da resistencia de pre-aquecimento, o meu carro as vezes caende com o carro em movimento, sempre na estrada e com giro acime de 2800rpm.
Nao notei queda de rendimento do motor, mas como nao gosto de andar com luzes acezas no painel, reparei que era so deixar o giro do motor baixar que a luz apagava, entao e so pisar na embreagem por alguns segundos.
o negocio que tenho reparado aqui e que muita gente esta pesando que motor a diesel e igual a gasolina e quer fazer de 0 a 100km/h em 9seg..... motor a diesel anda, mas nao e motor de corrida e desenvolvimento rapido... assim haja cabecote.....

Abs.,

CArlos Riehl

Caro Carlos,

Agradeço pela atenção, mas na verdade é que isso é um fato no meu carro, estando inclusive parado, aguardando um diagnóstico a respieto do defeito estar na centralina!!

Por isso mesmo vim buscar ajuda aqui, pq não quero ficar refem de mecanicos curiosos e gastando dinheiro atoa e sem solução de meu problema.

Abraço

Cleres

raphael.meira
11/06/2011, 15:23
Achei a valvula termostatica original da kia por 80 reais, sedunda feira vou colocar ....

fabiocnb
13/06/2011, 10:33
Pessoal,

Aproveitando esta deixa de luz da vela de pre-aquecimento, minha TRacker hoje acendeu a luz da vela de maneira intermitente, ou seja, ficou piscando. Enquanto ela ficou assim, nao consegui dar partida no meu carro. Alguem ja passou por isso ?? Ha jeito de fazer o carro andar ??
Abs.,

Carlos Riehl

Caro Carlos,

Tive exatamente este mesmo problema que você esta relatando...volta e meia esta luz acendia ao tentar ligar o carro...tinha que girar a chave pelo menos umas 5 vezes até a luz apagar e o carro conseguir pegar...

Este problema acabou quando percebi que o meu alternador estava indo para o saco...troquei varias vezes o regulador de tensão, até que troquei o meu por um alternador de Besta e fiz z troca da bateria junto...até agora esta luz não acende mais, apesar de que, agora ao ligar o carro...a luz da bateria acende e só apaga quando dou uma acelerada...mas um problema de cada vez...heheheh...

Mauro B
15/06/2011, 09:46
Mauro,

Por acaso, vc conhece alguem que tenha feito a adaptação de um MWM nesse carro??
Caso afirmativo, qual caixa foi usada?

O Afonso Carlos, de Bauru, mas ele tinha parado de trabalhar com isso. Estou tentando fazer contato com ele novamente.

Carmoro
15/06/2011, 14:10
Jovem, este é o Post do Afonso sobre este serviço: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/57151-mwm-2-8-no-tracker.html
Dá vontade não é?
Abraços.

Cleres Junior
28/06/2011, 11:53
Caros Amigos!!

Apenas um desabafo!!!

Cansei de passar raiva com profissionais inrresponsaveis e descompromissados, em breve vou aniciar minha tracker no tópico correto desse site. Pois como já disse em algumas mensagens acima, o problema de meu carro aparentemente é dificil de ser solucionando, mas fica mais dificil ainda qdo o profissional sequer mexe no veículo.

Deixei minh viatura na oficina, muito bem indicada, no ultimo dia 20/06, esclarecendo todos os defeitos apresentados no veículo, aqui em BH, onde me disseram que o "Cara" lá, resolveria o problema do carro ou pelo menos daria o diagnótico certo para eu tentar solucionar e poder andar tranquilo com meu veículo.

Contudo, apos contato telefonico na data de hj, ou seja, 8 dias se passaram e a resposta que obtive, foi a de que não teve tempo de olhar o carro ainda, e me pediu para explicar qual era o problema que o carro estava apresentando, quase mandei o cara pra PQP.

Amigos, desculpem o desabafo, mas acredito que muitos de vcs tb já estão saturados com tanta inrresponsabilidade e descaso de pessoas assim.

abraço

Cleres Junior

Joao Baeta
28/06/2011, 13:16
:arrow:Cleres...
Imagino a sua raiva.....
No meu nunca tive grandes problemas..... Sou um pouco relaxado com o carro....
Mas agora nem da +... Pois troquei quase tudo no carro (Motor...0km original ...Cabeçote 0km veio navegando desde lá no Japão!+ turbina semi nova).... Recentemente troquei o radiador e mangueiras.....
Até penso em vender... Mas ngm quer.... E tá guardado..... :lol:

CASIMIRO CORREIA NUNES
28/06/2011, 18:30
Interessado em adquirir um tracker 2001/2001 com motor mazda chassi da serie 1r200..., gostaria de saber:
Esse motor tem o mesmo problema do motor peugeot(falhar/interromper com 2.500 rpm)??
Grato
casimiro 47-9994-1010
joinville(sc)

Cleres Junior
29/06/2011, 20:42
:arrow:Cleres...
Imagino a sua raiva.....
No meu nunca tive grandes problemas..... Sou um pouco relaxado com o carro....
Mas agora nem da +... Pois troquei quase tudo no carro (Motor...0km original ...Cabeçote 0km veio navegando desde lá no Japão!+ turbina semi nova).... Recentemente troquei o radiador e mangueiras.....
Até penso em vender... Mas ngm quer.... E tá guardado..... :lol:

Pois é, Caro João!!

Pra vc ter uma ideia, eu tive que adiar o começo de um projeto antigo, a reforma de um JPX Militar que adquiri no ano passado com o Emerson da Cotrams, em virtude de ter que mexer na tracker e gastei um bocado já, e sem retorno.
Mas qdo terminar esse tormento, duvido muito que eu vá querer vender o carro tb, pois depois de toda raiva e o carro está todo regulado, não vou querer entrega-lo de mão beijada e num preço irrisório.
Espero que esteja pronto logo, pq o jota sim, é o carro que quero ter prazer em mexer !!

Abraço

Cleres Junior
04/07/2011, 11:51
Cassimiro,

A minha tracker tá com o motor mazda e da serie que procura, caso tenha interesse.
Apesar dos probelmas que tenho passado com ela, é um carrão!! Vc tem um e sabe o
que estou dizendo.

Abraço

Coruja-rj
13/07/2011, 13:23
Interessado em adquirir um tracker 2001/2001 com motor mazda chassi da serie 1r200..., gostaria de saber:
Esse motor tem o mesmo problema do motor peugeot(falhar/interromper com 2.500 rpm)??
Grato
casimiro 47-9994-1010
joinville(sc)

Meu caro VCasimiro,

Antes de adquirir a minha Tracker, conversei via rede com muita gente que possui um modelo destes, inclusive no site "www.clubedotracker.com" onde so ha usuarios deste veiculo (logicamente que muitos da versao Gran Vitara).
Todos foram unanimes quanto a durabilidade e confiabilidade no modelo 2001/2001 com motor Madza diesel.
O problema sempre relatado com os modelos 2001/2002 em diante sao referentes ao motor Peugeot instalados neles. Eles realmente apresentam um defeito, acredito eu de producao, que a maioria rwlata que o motor perde potencia quando o giro do motor ultrapassa 2.500 rpm. O relato que mais ouvi e que como o motor Peugeot e todo eletronico, nao ha mecanicos no Brasil com competencia para mecher neles. Encontrei alguns que relatavam que a substituicao de uma peca (nao me lembro bem qual), nada complicado, resolvia o problema.
Mas todos foram unanimes que o motor deste carro e o Madza 2.0.
Eu tenho um, sem nenhum problema mecanico (pelo menos referente ao motor) a nao ser um consumo um pouco alto.
Estou satisfeito com ele. Adquiri com 115.000km rodados em agosto de 2010 e ate o momento ja estou com 145.000km rodados ....
Abs.,

Carlos Riehl

Coruja-rj
13/07/2011, 18:40
Prezados,
Preciso da ajuda de voces.
Ontem precisei usar a 4x4 para sair de uma situacao em uma ladeira (o carro estava derrapapndo e nao conseguia sair do lugar) e qual nao foi a minha surpresa de que quando acionei a tracao ela nao entrou. Nao acendeu a luz do painel nao acendeu e nao entrou a 4x4. Conclusao, levei mais de 15min para conseguir uma manobra onde pudesse sair da situacao que eu estava.
Tentei acionar a 4x4 depois e logo a luz acendeu de forma irregular e nao entrou mais a 4x4.
Qaundo coloco no neutro da tracao ele funciona, mas nao entra nem a normal nem a reduzida.
Alguem sabe o que pode ter acontecido com meu carro ??
Cordiais saudacoes...

Carlos Riehl

CARBUREL
15/07/2011, 14:06
opa beleza . sou mecanico e estou com um GV com motor Madza que foi retificado e esta soltando muita fumaça igual descrimindao por voce oce conseguiu solucionar

Cleres Junior
15/07/2011, 16:17
Caros Amigos,

Minha viatura ainda se encontra no estaleiro, pelo menos desta vez parece que vai ser solcionado os problemas que apresentam nela(ASSIM EU ESPERO).

Contudo, BH ainda continua sendo uma roça grande, nao se encontra peças para esse veículo, e assim ficamos refens de donos de desmanches que pedem absurdo em peças usadas e sem qualquer garantia.

Estou a procura da peça contida na foto abaixo, não sei o nome dela, só sei que vai na bomba injetora de nº. RFIL13800A VE410E2300RMD018 09650001809 11B008886.

Logo, solicito que se alguem conheça ou tenha tal peça para venda, favor me informar.

Desde já, agradeço a atenção de todos!!

Cleres Jr.
(31) 8668 2392
302370

Cleres Junior
15/07/2011, 16:23
Prezados,
Ontem precisei usar a 4x4 para sair de uma situacao em uma ladeira (o carro estava derrapapndo e nao conseguia sair do lugar) e qual nao foi a minha surpresa de que quando acionei a tracao ela nao entrou. Nao acendeu a luz do painel nao acendeu e nao entrou a 4x4. Conclusao, levei mais de 15min para conseguir uma manobra onde pudesse sair da situacao que eu estava.
Tentei acionar a 4x4 depois e logo a luz acendeu de forma irregular e nao entrou mais a 4x4.
Qaundo coloco no neutro da tracao ele funciona, mas nao entra nem a normal nem a reduzida.
Cordiais saudacoes...

Carlos Riehl

Carlos,

Não sou mecânico, e tb não entendo muito!!
Contudo, devido os problemas apresentados na minha TRACKER, pulando de oficia em outra, acabei conehcendo algumas pessoas, que talves, possam te ajudar, e acredito que o mecânico que está mexendo em meu veículo agora possa lhe dar alguma orientação sobre isso.
O nome dele é WASHINGTHON (31) 3473 0343, ele é o unico que se epsecializou nesses carros a diesel.

Abraço e boa sorte

Cleres

MRaizer
15/07/2011, 22:02
Verifique o circuito e a bomba de vácuo. Me parece que o que ocorreu é que a roda livre (que é automática e acionada por um sistema de vácuo) não conectou.
Abraços, Mar

Prezados,
Cordiais saudacoes...

Carlos Riehl

MRaizer
15/07/2011, 22:13
Ou você me xinga ou me agradece, o Baeta sabe da minha estória e escrevi lá no começo a respeito.
Pois bem, vamos fazer de conta que não aconteceu nada do que vc contou com sua tracker (vai ver os problemas não são relacionados) e vou me concentrar só na luz da centralina (sim, a luz da resistência é também luz de alerta da "centralina" da Tracker com motor Mazda)
Bem, vou na sequência mais estúpida:
Limpe o maldito tanque! O bocal enferruja e enche ele de limalha. O do meu carro tava cheio de entulho. Se possível, troque o bocal, do contrário, dê uma lixada e espere o Ramiro ter notícias da cópia que está tentando providenciar, a original é muito cara.
Troque o filtro de diesel. É um porre, solte o suporte do filtro para encaixar ele o mais cheio possível.
Só depois disso que vc parte para a turbina, mangotes e etc..
Abraços, Mar
Tracker 2001 rodando levinha levinha...

Boa tarde a Todos!!

(....)

Cleres Jr.

MRaizer
15/07/2011, 22:32
opa beleza . sou mecanico e estou com um GV com motor Madza que foi retificado e esta soltando muita fumaça igual descrimindao por voce oce conseguiu solucionar

O que é muia fumaça? Qual a cor?
Quando você tira a vareta de óleo, cospe? Se sim pode ser anel de segmento ou cilindro ovalizado. Ainda mais se foi retificado é capaz de terem feito besteira na retífica.
Se vc abre o tampão do radiador a água parece estar fervendo? Bem, a junta já era ou erraram o torque dos parafuzos.
Nenhuma da duas coisas? A bomba pode estar fora do ponto, tem uma malandragem na montagem do sensor da borboleta de ar e pode ser que esteja injetando muito diesel. Ou ainda pode ser algum bico ruim que esteja "mijando".

MRaizer
15/07/2011, 22:34
Cleres, vai num bombista e não num mecânico. Alguém lembra se a bomba do Mazda é Bosh?

Caros Amigos,

Minha viatura ainda se encontra no estaleiro, pelo menos desta vez parece que vai ser solcionado os problemas que apresentam nela(ASSIM EU ESPERO).

Contudo, BH ainda continua sendo uma roça grande, nao se encontra peças para esse veículo, e assim ficamos refens de donos de desmanches que pedem absurdo em peças usadas e sem qualquer garantia.

Estou a procura da peça contida na foto abaixo, não sei o nome dela, só sei que vai na bomba injetora de nº. RFIL13800A VE410E2300RMD018 09650001809 11B008886.

Logo, solicito que se alguem conheça ou tenha tal peça para venda, favor me informar.

Desde já, agradeço a atenção de todos!!

Cleres Jr.
(31) 8668 2392
302370

MRaizer
17/07/2011, 12:16
O que é muita fumaça? Qual a cor?
Quando você tira a vareta de óleo, cospe? Se sim pode ser anel de segmento ou cilindro ovalizado. Ainda mais se foi retificado é capaz de terem feito besteira na retífica.
Se vc abre o tampão do radiador a água parece estar fervendo? Bem, a junta já era ou erraram o torque dos parafuzos.
Nenhuma da duas coisas? A bomba pode estar fora do ponto, tem uma malandragem na montagem do sensor da borboleta de ar e pode ser que esteja injetando muito diesel. Ou ainda pode ser algum bico ruim que esteja "mijando".

Me esqueci de mais uma coisa que pode fazer sair muita fumaça:
Se, além da fumaça (preta) o carro perde potência, acende a luz do pré-aquecimento e a turbina parece não empurrar mais, é provavel que haja um entupimento na alimentação de combustível. Limpe o circuito e o tanque (tem de tirar) verifique o estado do bocal (maior fonte de cascalho no tanque) e substitua o que for nescessário. Troque o filtro de diesel, mas cuidado para não deixar ar dentro (encha ele de diesel antes de parafuzar de volta no lugar).
Abraço!
Mar

CARBUREL
18/07/2011, 11:37
Cara é o seguinte este carro chegou para mim desmontado e abosevando os detalhes da peças elas nao estavam sujas de oleo foi depois da retifica de apresentaou problemas, com relação a cor da fumaça é oleo mesmo... retiramos a turbina e funcionamos o mesmo sem ela e obseramos que jogou oleo assim mesmo. entao acho que aplicação dos aneis esta errado. os aneis que foram aplicados foi da marca mahle codigo A211100 gostaria de saber se alguem sabe qual seria a aplicação correta dos aneis para esse motor ou onde posso comprar os mesmos.....

Cleres Junior
18/07/2011, 14:00
Cleres, vai num bombista e não num mecânico. Alguém lembra se a bomba do Mazda é Bosh?

Caro amigo,

O carro já esteve no bombista e a bomba está ok, o problema é q essa peça que estou
procurando está fechando curto, segundo o mecanico, e de fato apos colocar outra peça
daquela, para teste, o defeito deixou de existir.
Logo, eu preciso de uma peça desta para colocar no meu carro.
A bomba é bosh sim!!

obrigado pela atenção.

MRaizer
18/07/2011, 17:35
Caro amigo,

O carro já esteve no bombista e a bomba está ok, o problema é q essa peça que estou
procurando está fechando curto, segundo o mecanico, e de fato apos colocar outra peça
daquela, para teste, o defeito deixou de existir.
Logo, eu preciso de uma peça desta para colocar no meu carro.
A bomba é bosh sim!!

obrigado pela atenção.

De nada,
Só mencionei o bombista porque, por tratar-se de uma peça relacionada a ela, possivelmente saiba onde comprar...
Abraços!
Mar

MRaizer
18/07/2011, 17:38
Cara é o seguinte este carro chegou para mim desmontado e abosevando os detalhes da peças elas nao estavam sujas de oleo foi depois da retifica de apresentaou problemas, com relação a cor da fumaça é oleo mesmo... retiramos a turbina e funcionamos o mesmo sem ela e obseramos que jogou oleo assim mesmo. entao acho que aplicação dos aneis esta errado. os aneis que foram aplicados foi da marca mahle codigo A211100 gostaria de saber se alguem sabe qual seria a aplicação correta dos aneis para esse motor ou onde posso comprar os mesmos.....

Desculpe não poder ajudar, não sei qual é o código dos anéis. Já tentou verificar com a própria Mahle? Será que não montaram invertidos? Já vi cada coisa...
E já fiz também :)
Abraços!
Mar

Cleres Junior
18/07/2011, 18:22
De nada,
Só mencionei o bombista porque, por tratar-se de uma peça relacionada a ela, possivelmente saiba onde comprar...
Abraços!
Mar

De qualquer forma, obrigado pela atenção e estou ainda peregrinando a procura da peça
caso saiba alquem te tenha, por favor me avise.

CARBUREL
18/07/2011, 22:07
o codigo dos aneis é A211100 Mahle link do catalodo do fabricante é MAHLE Original - Anéis - Por Código MAHLE (http://catalogo.mahle.com.br/Applications/WEB/Catalogos/catalog.nsf/index/mahle%20original%20-%20an%c3%a9is%20-%20por%20c%c3%b3digo%20mahle?open&start=327&count=10)

raphael.meira
22/07/2011, 21:52
alguem pode relacionar a lista de codigos de erro da tracker 2001 mazda??? estou precisando saber o codigo 28.

Rppel
23/07/2011, 00:07
Lí cada post desse tópico porém ainda fiquei na dúvida pois aqui parece que as opiniões são diferentes das que eu sempre vi a respeito do motor Mazda no Tracker...

Compensa ou não comprar um (falando apenas do custo x manutenção x confiabilidade do motor)?

Joao Baeta
23/07/2011, 01:19
alguem pode relacionar a lista de codigos de erro da tracker 2001 mazda??? estou precisando saber o codigo 28.

:arrow:Rapha...
Eu tenho a tabela de avaria do motor...
MAs estou fora da cidade... só retorno no dia 31 ae te falo!:dance:

raphael.meira
24/07/2011, 13:51
Ok Baeta, aguardo ancioso essa tabela, acho q vai ajudar a todos aqui.

CARBUREL
25/07/2011, 16:50
303930 lista de codigo de erros para motor Madza RF via codigos de piscada

Joao Baeta
25/07/2011, 16:55
:arrow:Boa caburel!!!!
Ja resolveu o problema afinal???
Rapha.... Esta acusando o sinal de relé da vela de aquecimaneto.... Ou seja... trocar o relé...:pensativo:

CARBUREL
25/07/2011, 16:57
Cara estou esperando a cheganda dos aneis originais. mas assim que resolver aviso!!!!

Cleres Junior
28/07/2011, 15:39
Caros amigos,

Como todos que seguem esse tópico acompanharam meu sofrimento com minha viatura, nada mais justo que postar as boas noticias tb.

Pois bem, peguei o possante na ultima 6 feira e o bixinho tá com o motor bravo viuu!! Até parece que foi colocado um motor novo na criança.

Tá forte nas subidas, as luses do painel não acendem de forma desordenada mais, ou seja, o carro ficou ótimo. Espero que continue assim!!!

Agora vou poder dedicar mais "tempo e dinheiro" ao meu JPX Militar, e em breve darei noticias do mesmo a vcs.:euforico:

Abraço a todos!!!

Cleres Junior
28/07/2011, 15:44
Lí cada post desse tópico porém ainda fiquei na dúvida pois aqui parece que as opiniões são diferentes das que eu sempre vi a respeito do motor Mazda no Tracker...

Compensa ou não comprar um (falando apenas do custo x manutenção x confiabilidade do motor)?

Amigo

Se der sorte de compra um com um motor bom, vai ficar muito satisfeito, agora se pegar um com problemas, vai gastar um dinheiro bom para coloca-lo em ótimas condições. O meu eu tive um gasto de quase 10 mil para deixa-lo confiável!!

Mauro B
28/07/2011, 23:52
Amigo

Se der sorte de compra um com um motor bom, vai ficar muito satisfeito, agora se pegar um com problemas, vai gastar um dinheiro bom para coloca-lo em ótimas condições. O meu eu tive um gasto de quase 10 mil para deixa-lo confiável!!

Também gastei mais ou menos isso da primeira vez, e na última nem tentei consertar. Sugiro partir para um a gasolina.

Rppel
29/07/2011, 21:25
Também gastei mais ou menos isso da primeira vez, e na última nem tentei consertar. Sugiro partir para um a gasolina.
Problema é o preço e consumo... aqui mesmo no forum tem 2001 por menos de 30 mil.
Minha ideia é de ter apenas um carro, viajar durante a semana (2500km/mês) e pegar trilha leve nos fds, mas pelo visto terei que partir para outro tipo de veículo.

Mauro B
30/07/2011, 14:03
Problema é o preço e consumo... aqui mesmo no forum tem 2001 por menos de 30 mil.
Minha ideia é de ter apenas um carro, viajar durante a semana (2500km/mês) e pegar trilha leve nos fds, mas pelo visto terei que partir para outro tipo de veículo.

Realmente eu gostava muito do carro. Td de bom. Mas o motor me deu alguns tombos. Não se pode vacilar em relação a água e óleo, e a embreagem é muito fraca. Não dá para contar com peças originais do motor, e tudo fica muito caro. Daí a economia no combustível perde o valor...

raphael.meira
31/07/2011, 14:47
Já resolvi o problema do relê sim baeta, as pernas dos fios no relê estavão oxidadas e frouxas, soldei todas, ficou 100%.

Gurubinha
01/08/2011, 09:15
fala galera beleza? deixa eu perguntar eu tenhu um tracker 2001 motor mazda e ele esta soltando muita fumaça preta pelo escape mais mesmo em rotação baixa,já me falaram que pode ser bomba, bico e até turbina... isso já aconteceu com algum de vcs? me ajudem e vou ajudar todos ai tambem

Mauro B
01/08/2011, 11:06
fala galera beleza? deixa eu perguntar eu tenhu um tracker 2001 motor mazda e ele esta soltando muita fumaça preta pelo escape mais mesmo em rotação baixa,já me falaram que pode ser bomba, bico e até turbina... isso já aconteceu com algum de vcs? me ajudem e vou ajudar todos ai tambem

Procure um mecânico de confiança seu, e peça para fazer uma peça do formato da entrada dos gases de combustão, na válvula EGR. Compre duas vedações e elimine a ação da válvula. Seu carro vai melhorar absurdamente. A única observação é que, se, por um lado, vc está reduzindo a emissão de particulados, por outro está aumentando a emissão de NOx. No ano em que seu carro foi fabricado, tal válvula não era exigida na regulamentação brasileira.

Gurubinha
01/08/2011, 11:13
valeu Mauro muito obrigado, vou levar e ver com o mecanico.... axu q vou fazer uma limpeza de bicos tbm só pra garantir, o será q melhora ?

Mauro B
01/08/2011, 11:49
valeu Mauro muito obrigado, vou levar e ver com o mecanico.... axu q vou fazer uma limpeza de bicos tbm só pra garantir, o será q melhora ?

Se além de eliminar a EGR vc. ajustar os bicos para a máxima abertura especificada e fizer uma limpeza no sistema do intercooler a potência vai pular para uns 107CV (dá para medir em dinamômetro).

Reginaldoteles
02/08/2011, 06:38
caros amigos,

como todos que seguem esse tópico acompanharam meu sofrimento com minha viatura, nada mais justo que postar as boas noticias tb.

Pois bem, peguei o possante na ultima 6 feira e o bixinho tá com o motor bravo viuu!! Até parece que foi colocado um motor novo na criança.

Tá forte nas subidas, as luses do painel não acendem de forma desordenada mais, ou seja, o carro ficou ótimo. Espero que continue assim!!!

Agora vou poder dedicar mais "tempo e dinheiro" ao meu jpx militar, e em breve darei noticias do mesmo a vcs.:euforico:

Abraço a todos!!!
cleres,
onde mandou arrumar a tracker? Foi em bh? A minha fundiu o motor e tive de levá-la para o rio de janeiro, la no zezuki. Aí em bh não achei quem sabia retifica-lo
e olha que ela fundiu o motor logo após ter feito uma revisão no paraná motors (horto). Lá eu não levo mais o carro!

Cleres Junior
08/08/2011, 17:07
cleres,
onde mandou arrumar a tracker? Foi em bh? A minha fundiu o motor e tive de levá-la para o rio de janeiro, la no zezuki. Aí em bh não achei quem sabia retifica-lo
e olha que ela fundiu o motor logo após ter feito uma revisão no paraná motors (horto). Lá eu não levo mais o carro!

Caro Amigo,

Minha tracker foi arrumada na SUZUMINAS, localizada em bh, na av. Tancredo Neves, 3825, bairro castelo telefone (31) 3473 0343 Washington é meu contato lá. O paraná só entende de carro a gasolina, e eu tb cheguei a levar la, mas ele não quiz ficar com meu carro pra revisar, e pelo seu relato, tive sorte, rs..rs...

Abraço

Mauro B
08/08/2011, 19:18
Caro Amigo,

Minha tracker foi arrumada na SUZUMINAS, localizada em bh, na av. Tancredo Neves, 3825, bairro castelo telefone (31) 3473 0343 Washington é meu contato lá. O paraná só entende de carro a gasolina, e eu tb cheguei a levar la, mas ele não quiz ficar com meu carro pra revisar, e pelo seu relato, tive sorte, rs..rs...

Abraço

Cleres

Sei que aqui não é o melhor lugar, mas gostaria de pedir-lhe uma informação. Meu filho está morando em BH, e, por enquanto, está com o Jimny aí. Se precisar de oficina, quem poderia procurar? (mecânica e elétrica)

Mauro

Cleres Junior
16/08/2011, 13:29
Cleres

Sei que aqui não é o melhor lugar, mas gostaria de pedir-lhe uma informação. Meu filho está morando em BH, e, por enquanto, está com o Jimny aí. Se precisar de oficina, quem poderia procurar? (mecânica e elétrica)

Mauro

Mauro,

É sempre um prazer ajudar um amigo, claro que se ele precisar de ajuda pode me ligar e lhe passo todas referencias para chegar na oficina que mecheu na minha tracker, e acredito que se o camrada lá não puder mecher no seu carro, com certeza indicará alguem que mecha. Meu numero é (31) 8668 2392 ou (31) 3250 5050, se não atender no celular é bem provável que esteja pilotando a motoca, e retorno qdo puder, agora no fixo se eu não estiver é só deixar recado que faço contato de volta.

Detalhe, minha tracker vai voltar pra oficia, pois começou aquele efeito que é "consertado uma coisa e a outra que não foi mexida" agora foi uma borracha que tá merejando agua por causa da pressão, e o selo do bloco tb apareceu um furo!!

Vou me desfazer desse carro, cogitei a possibilidade de ficar com ele, depois desses gastos e da condição que o carro ficou, mas o receio de ter mais gastos ainda me fez chegar a essa conclusão que não vou ficr com ele.

Abraço

Mauro B
16/08/2011, 13:53
Mauro,

É sempre um prazer ajudar um amigo, claro que se ele precisar de ajuda pode me ligar e lhe passo todas referencias para chegar na oficina que mecheu na minha tracker, e acredito que se o camrada lá não puder mecher no seu carro, com certeza indicará alguem que mecha. Meu numero é (31) 8668 2392 ou (31) 3250 5050, se não atender no celular é bem provável que esteja pilotando a motoca, e retorno qdo puder, agora no fixo se eu não estiver é só deixar recado que faço contato de volta.

Detalhe, minha tracker vai voltar pra oficia, pois começou aquele efeito que é "consertado uma coisa e a outra que não foi mexida" agora foi uma borracha que tá merejando agua por causa da pressão, e o selo do bloco tb apareceu um furo!!

Vou me desfazer desse carro, cogitei a possibilidade de ficar com ele, depois desses gastos e da condição que o carro ficou, mas o receio de ter mais gastos ainda me fez chegar a essa conclusão que não vou ficr com ele.

Abraço

VALEU CLERES.
Já repassei a sua mensagem para ele.

Fabil
22/08/2011, 22:07
Mauro,

Abraço

alô Cleres..

estou procurando uma "encrenca dessas" ( leia-se qualquer suv com motor diesel importado) p/ comprar... tem como voce trazer o seu tracker a minha loja para dar uma olhada?

Roberto Lopes
31/08/2011, 22:40
Olá pessoal, tenho um Grand Vitara 2001/2001 motor Mazda, adquiri com 55.000 e hoje está com 79.000. Estou com problemas devido a um estalo com rangido quando aciono a embreagem e descolo o pedal. Seria mesmo problema de embreagem? E se for, onde consigo o Kit com um melhor preço? E pra fechar, o melhor é abrir pra conferir ou o kit de embreagem pra esse motor mazda é um só?
Valeu galera.
Ah, o carro é muito bom nunca me deixou na mão, exceto pra trocar as bieletas, no mais é uma bolinha de borracha e muito economica.

Roberto Lopes
03/09/2011, 18:53
Pessoal preciso de ajuda. O diagnóstico foi de desgaste do colar de embregem. Já tentei suzucar e rm imports mas não tem o kit. Alguém poderia indicar outro fornecedor?

Coruja-rj
06/09/2011, 20:59
Pessoal preciso de ajuda. O diagnóstico foi de desgaste do colar de embregem. Já tentei suzucar e rm imports mas não tem o kit. Alguém poderia indicar outro fornecedor?

Caro Roberto,
Tente os seguintes:

Jocar
TELEFONE PARA SUPORTE NA LOJA VIRTUAL E ORÇAMENTOS
(011) 3797-0707
e-mail: sac@jocar.com.br

GERWAL AUTO PECAS LTDA
Felipe Fonticoba Castegliano
Dep Comercial
Tel 31 3369 3450/ 31 9660 9352 / 7818 7874
fonticoba.economista@yahoo.com.br (fonticoba.economista%40yahoo.com.br)
msn felipefonticoba@hotmail.com (felipefonticoba%40hotmail.com)

Abs e boa sorte....

Carlos Riehl

Roberto Lopes
12/09/2011, 20:05
Valeu coruja pela ajuda. Entrei em contato com os fornecedores q vc indicou dentre outros, mas não tinha o kit do grand vitara rf (mazda). Levei o carro para a oficina Sertões Off Road aqui em Fortaleza e o Cláudio (proprietário) foi muito competente e fez o que pôde pra resolver e a saída foi remanufaturar o disco e platô e substituir o colar, no final saiu tudo por R$600,00 + R$380,00 de mão de obra. Ficou bom o serviço, mas foi meio estressante a busca de peça pro carro. O problema se agrava pois congestiona a oficina e isso é complicado pro mecânico. De qualquer forma o carrinho tá pronto pra rodar novamente.
Abs e muito obrigado pela ajuda.

Caro Roberto,
Tente os seguintes:

Jocar
TELEFONE PARA SUPORTE NA LOJA VIRTUAL E ORÇAMENTOS
(011) 3797-0707
e-mail: sac@jocar.com.br

GERWAL AUTO PECAS LTDA
Felipe Fonticoba Castegliano
Dep Comercial
Tel 31 3369 3450/ 31 9660 9352 / 7818 7874
fonticoba.economista@yahoo.com.br
msn felipefonticoba@hotmail.com

Abs e boa sorte....

Carlos Riehl

lgscherer
22/09/2011, 13:48
Boa tarde,

Sou novo no fórum mas já venho acompanhando as discussões a algum tempo, mais especificamente desde que adquiri a minha Tracker 2001, a pouco mais de um ano atrás.
No início do ano tive alguns problemas de vazamento de água que acarretaram alguns sobreaquecimentos do motor. Estava em um período de muito trabalho e precisando do carro e não pude abrir mão dele para colocá-la em um oficina. Este mês tive uma folga para viajar e aproveitei para deixá-la na oficina. A princípio, o sintoma era junta de cabeçote, mas a surpresa veio quando abrimos o motor. Os sobreaquecimento haviam afetado o motor e havia marcas nas camisas de agarre de pistão. Bom, resumindo, para deixar a bichinha 100% vou ter que fazer motor. E isso inclui retificar motor, plainar cabeçote e bloco, e trocar uma série de peças (juntas, pistões e anéis, bronzina do mancal, bronzina da biela, anéis do encosto, bomba de óleo, e outras).
O maior problema que estou encontrando é com relação as peças. Até encontrei as peças na internet, mas algumas estão com preços relativamente altos e outras são de marcas não conhecidas. Por isso resolvi lançar algumas dúvidas minhas aqui no fórum:

- Com relação a Bronzinas de mancal e biela e jogo de pistão, encontrei com bom preço, mas a marca é TOYA. Particularmente nunca ouvi falar e gostaria de saber se alguém conhece e pode comentar. Me indicaram como melhor marca a "Metal Leve", mas olhando nos catálogos não encontrei referência ao meu motor. Alguém sabe informar um fornecedor para estas peças?

- Com relação a bomba de óleo, esta sim é cara. O preço que encontrei é de R$2.000,00. Gostaria de saber se é esse mesmo o preço ou encontro algo mais barato. Se alguém tiver contatos, agradeço se puderem me passar.

As demais peças não são críticas mas se também tiverem o contato de um bom fornecedor será de boa ajuda.

Agradeço desde já a ajuda e aguardo respostas com urgência pois estou com carro empenhado, aguardando as peças para iniciar o serviço. Abraço

Cleres Junior
23/09/2011, 07:43
Bom dia,

Tenha cuidado com essa matutenção no cabeçote para não gastar dinheiro atoa, pois a minha superaqueceu e tive um trabalho danado para resolver, e antes de compra-la já tinham me avisado que esse carro com o motor mazda, não aceita retifica no cabeçote, e o que de fato aconteceu com o meu, tive que comprar um novo para colocar nela. Entao sugiro que pesquize para não ter o mesmo dissabor que eu.

Quanto as peças, aqui em BH tem uma loja, que estou tentando achar o endereço e telefone, que arremata em leilões somente tracker/grand vitara, e então tem várias peças e que talves possa lhe ajudar na sua busca. Assim que localizar o cartão lhe mando.

Abraço e boa sorte, pois vai precisar.

Cleres

Boa tarde,

Sou novo no fórum mas já venho acompanhando as discussões a algum tempo, mais especificamente desde que adquiri a minha Tracker 2001, a pouco mais de um ano atrás.
No início do ano tive alguns problemas de vazamento de água que acarretaram alguns sobreaquecimentos do motor. Estava em um período de muito trabalho e precisando do carro e não pude abrir mão dele para colocá-la em um oficina. Este mês tive uma folga para viajar e aproveitei para deixá-la na oficina. A princípio, o sintoma era junta de cabeçote, mas a surpresa veio quando abrimos o motor. Os sobreaquecimento haviam afetado o motor e havia marcas nas camisas de agarre de pistão. Bom, resumindo, para deixar a bichinha 100% vou ter que fazer motor. E isso inclui retificar motor, plainar cabeçote e bloco, e trocar uma série de peças (juntas, pistões e anéis, bronzina do mancal, bronzina da biela, anéis do encosto, bomba de óleo, e outras).
O maior problema que estou encontrando é com relação as peças. Até encontrei as peças na internet, mas algumas estão com preços relativamente altos e outras são de marcas não conhecidas. Por isso resolvi lançar algumas dúvidas minhas aqui no fórum:

- Com relação a Bronzinas de mancal e biela e jogo de pistão, encontrei com bom preço, mas a marca é TOYA. Particularmente nunca ouvi falar e gostaria de saber se alguém conhece e pode comentar. Me indicaram como melhor marca a "Metal Leve", mas olhando nos catálogos não encontrei referência ao meu motor. Alguém sabe informar um fornecedor para estas peças?

- Com relação a bomba de óleo, esta sim é cara. O preço que encontrei é de R$2.000,00. Gostaria de saber se é esse mesmo o preço ou encontro algo mais barato. Se alguém tiver contatos, agradeço se puderem me passar.

As demais peças não são críticas mas se também tiverem o contato de um bom fornecedor será de boa ajuda.

Agradeço desde já a ajuda e aguardo respostas com urgência pois estou com carro empenhado, aguardando as peças para iniciar o serviço. Abraço

lgscherer
23/09/2011, 08:57
Cleres, obrigado pelo aviso.
Estou para fazer esse reparo no cabeçote que seria somente plainar para corrigir qualquer possível empenamento. Acha que pode dar problema? O mecânico, que parece ser bem experiente, disse que faz sem problema. Até porque também terei que retificar bloco, plainar e encamisar.
Com relação as peças, estou tendo maior dificuldade com o bronzinado, o qual não estou conseguindo encontrar uma marca confiável e conhecida e ao mesmo tempo de bom preço. As fabricantes nacionais (Metal Leve e Mahle) não fabricam para esse modelo e a original é uma facada (na autorizada chegaram a me pedir R$3.000,00, isso mesmo, 3 mil pelas bronzinas do mancal). A única marca que encontrei é a tal da TOYA, mas não encontro referência nem na internet. Alguém sabe me indicar um fabricante?
Realmente, estou contando com a sorte e me esforçando ao máximo.
Abraço.

lgscherer
23/09/2011, 19:19
Pessoal, alguém conhece as Marcas Mando e Genuine? Obtive orçamentos bem interessantes das bronzinas e bomba de óleo dessas marcas, mas ninguém soube me dizer se são marcas boas ou não, além claro do vendedor.
Essa marca "Mando" é fabricante nacional e atende peças diversas de carros importados. Inclusive tem um site: :: MANDO MACHINERY :: (http://www.mando.com.br/bra/products.asp)
Alguém já teve experiência com peças dessa marca? Sabem me dizer se são confiáveis?
Agradeço qualquer ajuda.

Reginaldoteles
24/09/2011, 11:26
Cleres,
Já vendeu a sua Tracker?
Eu também vou desfazer da minha! Depois de tudo pronto, não tem mais nada para fazer!
O problema (depois de ter fundido o motor 2 vezes) foi a tampa do radiador que o Paraná trocou por uma paralela e com a válvula estragada (pressão no sistema que esplodia e o carro superaquecia)
O Bloco do motor trincou e o Ze Edo conseguiu um bloco novo. O problema é para regularizar aqui em minas (número do bloco). No Rio é mais tranquilo para fazer isso.
Como cansei do carro, vou vender e não compro mais nenhum carro usado. Só vou comprar novo, nem que seja somente uno!

Mauro,

Abraço

Joao Baeta
24/09/2011, 12:32
:arrow:Povo desfazendo com o carro....
Essa semana eu fiquei 2 dias com GVTD..... Ele está show.... Dei dura nele... Foi mesmo....
Mas o motor e turbina rodou ate hoje uns 5 mkm...... Sem dar um pio!

Cleres Junior
26/09/2011, 12:50
Caro amigo,

Vendi ainda não, tenho rodado com ela e tá macia novamente, mas como já disse aqui, não tenho condições de repara-la, caso venha quebrar novamente, por isso quero desfazer dela sim.

Caso tenha interesse, me avise lhe mando umas fotos, (cleresjunior@hotmail.com)

Abraço

Cleres,
Já vendeu a sua Tracker?
Eu também vou desfazer da minha! Depois de tudo pronto, não tem mais nada para fazer!
O problema (depois de ter fundido o motor 2 vezes) foi a tampa do radiador que o Paraná trocou por uma paralela e com a válvula estragada (pressão no sistema que esplodia e o carro superaquecia)
O Bloco do motor trincou e o Ze Edo conseguiu um bloco novo. O problema é para regularizar aqui em minas (número do bloco). No Rio é mais tranquilo para fazer isso.
Como cansei do carro, vou vender e não compro mais nenhum carro usado. Só vou comprar novo, nem que seja somente uno!

Cleres Junior
26/09/2011, 12:59
Caro João,

No meu caso, não se trata de "desfazer" do carro, pois gostei qdo comprei e fiquei satisfeito, contudo, um carro que não pode dar um superaquecimento no motor, que te dá uma despesa acima de 5 mil, visto que de cara tem que comprar outro cabeçote, pois o mesmo não aceita retífica, é complicado mante-lo né, pois as peças desse caro não são baratas, paguei R$700 num jogo de junta, é um absurdo bicho, sem falar nos mecanicos picaretas e até achar uma mão de obra qualificada e um preço justo!!!

E se tratando de 4x4, meu jota vai ficar pronto em breve, assim não irei ficar preocupando em coloca-lo na lama, como acontece com a tracker!!

Abraço

:arrow:Povo desfazendo com o carro....
Essa semana eu fiquei 2 dias com GVTD..... Ele está show.... Dei dura nele... Foi mesmo....
Mas o motor e turbina rodou ate hoje uns 5 mkm...... Sem dar um pio!

fabiocnb
27/09/2011, 10:14
Reginaldo,

Estou precisando trocar a tampa do Radiador do meu GV, você sabe me informar qual é a correta e onde posso encontra-la? Será se posso utilizar a da Tracker normal?

Valeu!

Cleres,
Já vendeu a sua Tracker?

Cleres Junior
28/09/2011, 12:25
Caros amigos,

A tracker foi negociada, agradeço a atenção de todos
e boa sorte com esse veículo, pois é um carrão, mas
quando se perde a confiança nele, é complicado de
mante-lo, melhor negociar logo mesmo!!!

Abraço a todos

Cleres

Fabil
28/09/2011, 13:53
boa sorte ao comprador... :mrgreen:

Cleres Junior
28/09/2011, 17:17
boa sorte ao comprador... :mrgreen:

Tb desejo boa sorte, pois vai precisar!!!

Joao Baeta
28/09/2011, 18:23
:arrow:Tampa do radiador é 1,1 bar.......
Já troquei no meu ja um tempo atras.... Nem tive problema... Pode comprar em qq autopeça! :concordo:

fabiocnb
29/09/2011, 09:37
Obrigado João.

Boa sorte Cleres.

:arrow:Tampa do radiador é 1,1 bar.......
Já troquei no meu ja um tempo atras.... Nem tive problema... Pode comprar em qq autopeça! :concordo:

Fabil
04/10/2011, 10:31
ae povo

peguei uma encrenca dessa sexta feira passada e na sexta de noite já rachei p/roça ( 260km ida de volta), fui maneirando no pé e de olho pregado no marcador de temperatura. tudo normal, ponteiro oscilando normal, baixando uma mixaria nas descidas e subindo uma mixaria nas subidas de serra.

fiquei surpreso com o desempenho do mazda, sem pisar muito manteve 100~120km/h numa boa, nas subidas mantinha os 100km/h , deixando muito carrinho p/ tras. o povo fala que o mazda é frouxo, eu só percebi que ele é morto abaixo dos 2000rpm.. passou dos 2300 a turbina enche o e bicho acorda.. nao é um canhao, mas considerando que sao 87cv empurrando 1600kg eu achei o desempenho bacana... fiquei até curioso agora p/ dar um rolé num tracker peugeot que dizer ser o canhao... heheheh

fui e voltei, nivel de agua nao abaixou, motor pegando facil de manhã, sem engasgo nenhum mesmo quando frio, soltando pouca fumaça na descarga, o barulho está agradavel.

só um detalhe curioso foi que durante a ida, fui com o A/C DESLIGADO e notei que o tunel/console esquenta p/ kcte, chega a incomodar o calor irradiando para as pernas, o lado do motorista esquentava mais que o do passageiro. Na volta ( ambos de noite) fui com o A/C LIGADO e o tunel nao esquentou, ficou apenas morno como qualquer carro. imaginei ser algum duto de ar que passa dentro do console p/ jogar A/C no banco de tras, mas nao ví nenhum saida de ar e o manual tb nao diz nada. o tracker de mais alguem ai apresenta essa caracteristica?

T+

Zepi
04/10/2011, 10:51
Amigos, sou proprietário de traker com o motor mazda!
Como todos sabem até os 2000 rpm ele é fraquinho mesmo...
Penso que uma turbina tgv poderia ajudar, mas o problema é que pra motores pequenos não lembro de nenhuma tgv compatível..
Quais as solução pára melhorar o desempenho e baixa?
Olhando o manual, vi que a relação da tracker a gasolina é um pouco mais reduzida...seria uma solução????

Abraços

Fabil
04/10/2011, 10:59
a soluçao p/ acabar com a "xoxidao" e cambiar e manter o giro acima dos 2000 rpm..

usar relaçao do tracker gasolina vai "matar" o desempenho em alta velocidade, vai ficar com giro muito alto acima dos 80km/h

Zepi
04/10/2011, 11:13
Beleza Fabil!!!
O carro, mesmo fraquinho, é gostoso de dirigir!!!!

Abraços

Fabil
04/10/2011, 11:24
ô Zepi.. o seu esquenta o tunel quando nao usa A/C ?

Joao Baeta
04/10/2011, 11:49
:arrow:Fabil!
O carro nao tem 1600kg... E sim 1995kg....!!!!!!
Mt pesado... O RHZ tem 1700kg!!!!
É bom carro.... Mas "acho" limitado na estrada.... Compensação...Econooooooooooooooooooomico!!!!!:con cordo:

Fabil
04/10/2011, 12:30
nao Sr. Baeta..

acabei de olhar no manuel aqui e o peso em ordem de marcha ( carro vazio) é de 1445kg e o Peso total bruto ( PTB) é que sao 1995kg.. blz? :concordo:

o seu esquenta o tunel com a A/C desligado?

Joao Baeta
04/10/2011, 13:44
:arrow:Fabil....
Onde é o tunel? Que fica ao lado da marcha? :pensativo:

Fabil
04/10/2011, 14:29
exatamente.. onde fica a marcha/console

Joao Baeta
04/10/2011, 18:31
:arrow:Sei onde é....
Pois é... Se nao usar AC...Aquilo vira fogao! :mrgreen:
Se usar.. fica normal..... Nao sei pq! :pensativo:

Fabil
04/10/2011, 19:30
hhummm entao é caracterista comum nos tracker diesel? que merda.. :evil:
já tinha ouvido falar de Ar Condicionado "gela saco" ( aqueles genericos que se instalavam em opalas/mavericks/galaxies e que as saidas de ar ficavam na altura do saco ) mas Tunel "assa saco" dos Tracker é o primeiro que vejo...kakakakak

Joao Baeta
04/10/2011, 19:57
hhummm entao é caracterista comum nos tracker diesel? que merda.. :evil:
já tinha ouvido falar de Ar Condicionado "gela saco" ( aqueles genericos que se instalavam em opalas/mavericks/galaxies e que as saidas de ar ficavam na altura do saco ) mas Tunel "assa saco" dos Tracker é o primeiro que vejo...kakakakak

:arrow:Poie é Fabil....!
O assa saco e muito bom qnd estamos .... com a muié... Ali refresca e consegue por mais tempo ne??? :mrgreen:

Zepi
04/10/2011, 20:14
Amigos, sinceramente não percebi se esquenta o tunel...
E no meu manual diz a mesma coisa:
1445kg é o Peso líquido e ( PTB)1995kg!
Amigos ainda ninguém respondeu se é plug n play o motor da sportage???
Alguém tentou colocar uma outra turbina?
Outra coisa que acho restrita é a entrada de ar para o intercooler...o scoop poderia ser melhor projetado...

Abraços

Joao Baeta
04/10/2011, 20:18
:arrow:Zepi!
O cabecote do SPTG é 21mm....GV/TK e 18mm.... Parece sao igual...Mas e diferente!
O nosso usa BI semi eletronico contra mecanico do outro... E tem outras diferencas...!!!!

Zepi
04/10/2011, 20:43
O cabecote do SPTG é 21mm....GV/TK e 18mm.... Parece sao igual...Mas e diferente!
O nosso usa BI semi eletronico contra mecanico do outro... E tem outras diferencas...!!!!

Sim, essas diferenças eu tinha visto em postagens suas, mas o que eu quero saber é se a furação da capa seca é a mesma; se o bloco é o mesmo; se é dispensavel uma flange para unir o motor da sportage com a caixa da tracker motor mazda? :pensativo:
Até pq se tivessem os dois as mesmas caractarísticas, minha pergunta seria desnecessária!!kkkkkkk!! :parede:
Vi vc já tem história com os GV/TK e manja muito!!
Por isso talvez vc saiba me responder isso.

Abraços

Joao Baeta
04/10/2011, 22:32
:arrow:Ô Zepi!
Acredito que seja a mesma furação... Capa seca... Etc.... Acho melhor verificar
Uma coisa que me deixou na duvida:
A caixa do SPTG deve ser diferente do que o o TK/GV....
E deve mudar o comportamento..... :pensativo:

Zepi
05/10/2011, 15:40
Hum...de repente é cosa de se ver a caixa da sportage!
OUtra coisa uqe andei pesquisando que poderia melhorar o comportamento em bixa seria um charger.Muito usado em motor VW diesel 1.9!
Poderia ser uma solução bem fácil....

Qual a pressão da turbina do Tracker?

Abraços

Fabil
05/10/2011, 21:10
acabei de ver aqui no manual de servico que baixe.. a pressao a 2.500rpm deverá ser entre 78 a 85 Kpa, convertendo p/ kg/cm2 dá 0,75 a 0,8kg/cm2

vou instalar um manometro aqui na minha p/ ver como está

Joao Baeta
05/10/2011, 21:47
:arrow:Ate Fabil ta começando a manjar sobre GV/TK Mazda! :lol:

Zepi
05/10/2011, 21:59
Vixi...achei que fosse em torno de 1kg...
Estava pensando também em instalar um manômetro para monitorar a pressao do sistema.

Abraços

Reginaldoteles
05/10/2011, 22:05
Pessoal, após gastar quase R$20.000 (vinte mil reiais, isso mesmo, vinte mil reais considerando tudo que já gastei no carro em manutenção) descobri que o fldp do Paraná (leia-se Paraná Motors-BH) em uma revisão que fiz e me custou mais de R$ 4.000,00, trocou a minha tampa original do radiador, por uma paralela estragada....
O que aconteceu? Mangeuira explodiu, super-aquecimento, fundiu motor!!!
O marcador de temperatura, quando começa a subir e se subir, pode saber que a junta já foi para o saco!!!
Mandei instalar outro marcador, direto no bloco!!
Agora estou pensando em instalar um manômetro de pressão direto no sistema de arrefecimento, pois li no tópico da sportage algumas pessoas que fizeram isso (se mangeira explodir, a pressão cai e você consegue parar o carro antes qua aconteça algo). Pensei em instalá-lo na parte de baixo da radiador, na válvula para esvazia-lo... o que vocês acham? Alguém tem sugestões?
Outro problema que enfrento com o carro: o meu bloco trincou e o Ze Edo (ZEZUKI) pôs outro bloco para mim, só que com outro número....Falou que vai emitir nota fiscal...
Alguém sabe como faço para legalizar isso? Outra questão, alguém já mandou recuperar bloco rachado? Onde?

Fabil
06/10/2011, 07:35
eu estou com uma ideia um pouco diferente da sua Reginaldo.. instalar manometro de temperatura de agua sempre existe o problema de que se a agua vazar ( mangueira estourar, radiador furar, selo de bomba dagua etc..) o marcador de temperatura nao vai marcar, pois o mesmo precisa da agua, e dai é aquilo que todos já sabemos, voce só vai perceber que fudeu tudo quando o motor já estiver com barulho de britadeira...heheheh

a minha ideia e converter o sistema arrefecimento do tracker p/ SELADO e usar um reservatorio de agua com sensor de nivel ( a maioria dos carros com "computador de bordo" tem desse reservatorio). dai quando o nivel dagua abaixar ele faz acender um led instalado no painel e pronto.. já te avisa que a agua está baixa e vc para o carro antes de fuder tudo..

essa ideia de colocar um manometro de pressao no radiador tambem é interessante ( nao havia pensado nisso) e nao precisa de alterar praticamente nada no sistema, mas minha duvida seria a seguinte.. será que haveria queda de pressao efetiva ANTES de causar dano ao motor em caso de vazamento?

testa ai p/ gente :concordo:

sobre o local de instalaçao, penso que o melhor local seria nos dutos de agua que vao p/ turbina, pois esses dutos circulam agua até mesmo com a valvula termostatica fechada se nao tiver agua ali é pq a situaçao tá feia..heheeh

e analizando sobre o assunto. o mazda é completamente dependente de AGUA e de um perfeito funcionamento do sistema.. , a turbina é resfriada pela agua, o OLEO do motor tb é resfriado pela agua e o obviamente o motor.. enfim.. faltou agua o bicho vira uma brasa...

instalar um radiador de oleo pode ser tambem uma seguraçanca a mais tambem... vou ver se garimpo algum barato por aqui p/ instalar e coloco um manometro de temperatura nele tb..

sobre o bloco trocado, com a NF em maos, procure o detran da sua cidade p/ regularizar o motor, nao tem nenhum misterio

Fabil
06/10/2011, 07:48
:arrow:Ate Fabil ta começando a manjar sobre GV/TK Mazda! :lol:

já que resolvi encarar a encrenca, tenho que conhecer suas entranhas... :mrgreen:

Reginaldoteles
06/10/2011, 08:42
Fabiano,
andei olhando os tópicos relativos os sportage com motor mazda e o problema é crônico do motor mesmo. Faltou água, fudeu mesmo!!!
Em relação a trocar o sistema de arrefecimento por um vedado, já discutiram isso lá e parece ser praticamente inviável, tanto pelo preço, quanto pelo trabolho e pela incerteza se vai funcionar..
Os que instalaram o manômetro de pressão de 2 bar no sistema de arrefecimento estão satisfeitos, pois, segundo relatos, ele varia muito a pressão, mas nunca zera.... se zerar, há vazamento e pode parar imediatamente o carro.
Vou ligar para o Ze Edo para ver se consegue instalar esse manômetro para mim, já que o motor está todo desmontado...
(não tinha problema nenhum com o carro... esses problemas aconteceram após a troca da tampa do radiador...não gosto nem de lembrar....)
Vou falar com ele em relação aos dutos que vão para o turbo....
No Sportage, vi fotos de que instalou com uma mangueira em forma de T, sobstituindo aquela mangueirinha da frente do motor (foi bem a que estourou comigo da primeira vez)
Vamos pesquisar e ver o que conseguimos...
Já a questão do nº do bloco, há somente um porém... se o nº do bloco estiver vinculado a um carro que está em circulação... aí fode tudo (tanto para mim, quanto para o dono do outro carro, quanto para quem for comprar, pois ambos os carros ficam com restrição de impedimento de tudo enquanto não resolver isso)
Como não quero causar problemas nem para mim, nem para ninguém, já mandei pesquisar o nº do bloco que vão colocar no meu carro, se for de um carro em circulação, posso esquecer de vendê-lo, virou casamento religioso mesmo (indissolúvel!!). Caso contrário, é fácil...
No entanto, pensei em uma nova técnica que empresas de São Paulo estão fazendo, chamada de "costura a frio", quem fez, ficou satisfeito e disse não ter problema... se um dia pensar em vender o carro, ou me desfazer dele... acho que vou fazer isso no bloco original... vou cotar o preço.

Fabil
06/10/2011, 09:13
tenho um amigo que convertou o sistema p/ selado em uma sportage e funcinou bem..
em todo caso, vc tem o link da parte onde fala sobre o uso de manometro de pressao de agua nas sportages? queria dar uma lida.

sobre o motor, realmente, o bloco trocado precisa estar com baixa no sistema, se estiver vinculado a outro carro fudeu.. imaginei que o seu já estivesse

abs;

Zepi
06/10/2011, 21:47
Em relação a trocar o sistema de arrefecimento por um vedado, já discutiram isso lá e parece ser praticamente inviável, tanto pelo preço, quanto pelo trabolho e pela incerteza se vai funcionar...

Amigo, pq seria tão dificil usar o sistema vedado???É só colocar um vaso espansor de algum veículo com esse sistema, lacrar a tampa do radiador, e um retorno....
pelo menos na minha rural funciona perfeitamente, e foi assim que fiz!Sai muito barato!
Peguei uma tampa usada e tirei as válvulas, fiz o retorno no radiador e comprei um vaso...

Abraços

Pescador4x4
07/10/2011, 11:08
Nos tópicos sobre Sportage, existem vários relatos positivos sobre a instalação do sistema selado e da ventoinha elétrica(nesse existem ressalvas para uso em trilhas)... Além disso, atenção redobrada nos ítens de arrefecimento: radiador, tampa do radiador, líquido de arrefecimento, válvula termostática, mangotes, polia viscosa, etc., qualquer elo fraco pode causar um baita prejú...$$$$$$. Abs!

tenho um amigo que convertou o sistema p/ selado em uma sportage e funcinou bem..
em todo caso, vc tem o link da parte onde fala sobre o uso de manometro de pressao de agua nas sportages? queria dar uma lida.

sobre o motor, realmente, o bloco trocado precisa estar com baixa no sistema, se estiver vinculado a outro carro fudeu.. imaginei que o seu já estivesse

abs;

Zepi
07/10/2011, 14:15
HOje fiz limpeza no líquido de arrefecimento...e coloquei etilenoglicol da STP...
Apesar de a água sair limpinha,limpinha, acho importante usar o aditivo para preservar a bomba, não ressecar mangueiras, oxidação, tratamento de metais etc!

Abraços

Zepi
07/10/2011, 14:22
João, sua caixa está cheia!!!Não consigo te mandar MP!!!
Abraços

Fabil
07/10/2011, 16:36
bacana.. acabei de comprar um reservatorio selado com sensor de nivel do tempra.. em breve farei a conversao e posto fotos

Zepi
07/10/2011, 17:08
Beleza Fabil!Vou cobrar as fotos, heim!!!hehehe!!
Quanto pagou?

Abraços... ancioso pra ver o resultado!

Fabil
07/10/2011, 17:48
paguei 40 conto.. assim que eu der uma desagarrada aquii na loja faço isso

T+

Lucas Kta
07/10/2011, 22:25
primeira vez que visito este tópico e tive boas surpresas! cheguei aqui atrás de uma viatura 4x4 a diesel com preço em conta e confiável...caí no lugar certo????????

acho que comecei bem, até o fabil entrou no jogo aí.... tenho visto algumas ofertas aqui em BH de GV e Tracker. meu objetivo é fazer grandes viagens, sendo que o bixim tem que ser confiável. o que os srs podem me falar?

aguentaria? viagem de 10 mil km!?

Zepi
09/10/2011, 12:30
Olha, a minha por hora está show de bola...carro gostoso de dirigir...um pouco fraco se for com rpm baixo.
Economico, silencioso...vamos ver...me parece que é fácil de encotrar a maioria da peças a preços bons!
è bom de cidade, pequeno, cabe em vagas pequenas e guenta bem essa buraquera de sampa...
Estou estranhando o número de voltas do jogo de direção...hehehe!!!

Abraços

Joao Baeta
09/10/2011, 21:19
Pode mandar MP que exlui alguns la!
Abs

Fabil
10/10/2011, 17:01
ô povo

vou trocar os oleos e filtros ( motor, ar, diesel) da tracker e só estou vendo informaçoes desencontradas. pequisei no catalado da Fran e lá nao consta filtro de oleo e nem de diesel p/ Tracker diesel, porem p/ sportage diesel 2.0 consta o filtro de oleo como PH10706 e PH10704.

já o catalago da WEGA filtros, o filtro de oleo do motor da Besta, sportage ( todos os anos) e tracker possuem a mesma referencia..

enfim, os filtros de oleo e diesel da tracker mazda sao os mesmos da sportage 2.0TD ? quais outros carros/motores compartilham esses filtros?

T+

Joao Baeta
10/10/2011, 17:54
:arrow:Ô Fabil!
Pega ae!

Filtro do motor é: Wega-JFO-895
Mann- WP-920/80
Fram- CA-8069
TecFil- PSL- 145

Filtro de combustivel: VOX- FDB 1411
Wega- JFC-901
Mann- WK- 940/11
Fram- P4886
TecFil- PSC-998
Japanparts-JFC 512
Bosch- 0986450719

Resto... Filtro de ar...AC... são identicos a versão gasosa!

Anote tudo.... Tudo isso está anotado no meu caderno n° 4.... Estou no 6° já! :dance:

Fabil
10/10/2011, 21:55
ô baeta... essa sua lista está cheia de erros..

no catalago da Fran nao consta filtro de oleo do motor nem de oleo diesel p/ o tracker com motor mazda ( filtros de oleo da fran começam com PH, os que começam com CA sao filtros de ar)

http://www.fram.com.br/pdf/catalogo/automotivasleve.pdf

olhei no catalago da TECFIL e tb nao consta filtro de oleo do motor nem filtro de diesel para o tracker com motor mazda, porem p/ Kia sportage 2.0 TD consta o filtro de oleo do motor como PSL 321 e PSL 322 como filtro 1 e filtro 2 ( que diabos é isso? a sportage tem dois filtros de oleo do motor?)

Tecfil (http://www.gruposofape.com.br/tecfil/catalogo/vr_bra/resultado.php?bsc_secao=tec_automoveis&id_grupo=13&bsc_texto=tracker&buscar=Buscar)

Tecfil (http://www.gruposofape.com.br/tecfil/catalogo/vr_bra/resultado.php?bsc_secao=tec_automoveis&id_grupo=18&bsc_texto=sportage&buscar=Buscar)

e filtro de combustivel tambem nao tem nenhuma opcao.

só a Mann é que aparecer a opcao correta p/ o filtro de oleo do motor como sendo o WP920/80 mas tambem nao tem filtro de combustivel disponivel
https://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?ktlg_page=1&ktlg_lang=5&ktlg_01_fzart=1&ktlg_01_fzkat=0&ktlg_01_mrksl=622&ktlg_01_mdrsl=35&ktlg_01_modsl=3&ktlg_subpage=02

o interessante é que a Sportage 2.0TD que usa o mesmo motor mazda, usa filtros de oleo de motor completamente diferente, alias, a sportage usa dois filtros, um tal de primario e secundario
https://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?ktlg_page=1&ktlg_lang=5&ktlg_01_fzart=1&ktlg_01_fzkat=0&ktlg_01_mrksl=21&ktlg_01_mdrsl=21&ktlg_01_modsl=3&ktlg_subpage=02

- pelo codigo da WEGA JFC-901 é o mesmo filtrode DIESEL das L200, Besta, Galloper, H100 etc..
WEGA - Original Quality | Catálogo - Filtros (http://www.wega.com.ar/catalogo.php?c=jfc-901)

ainda pelo catalago da WEGA o filtro de oleo do MOTOR da tracker mazda é o JFO-0895 e o mais curioso é que ele descreve como equivalencia o codigo FRAM PH5190( que nao consta no catalago da fram)
WEGA - Original Quality | Catálogo (http://www.wega.com.ar/catalogo-detalle.php?tt=&mm=&vv=&aa=2002---%3E&cc=JFO-0895&codigo=JFO-0895)

que merda... um simples filtro de oleo do motor e de diesel das tracker mazda é tao alienigena assim?

Joao Baeta
10/10/2011, 22:09
:arrow:Ô Fabil!
Com tempo vai mudando né? :mrgreen:
Estranho..... Motor do SPTG usa 1 filtro de combustivel.... O site tá doido!!! :putz:
Eu tenho o filtro de comb na caixa..... que é japanparts!

Fabil
10/10/2011, 22:15
sobre a spt usar dois fitros, se fosse apenas um site dizendo isso eu acreditaria em erro, mas o catalago de TODOS os fabricante que fazem filtro de oleo p/ o mazda das spt indicam dois filtros... será que todos estao errados?

Joao Baeta
10/10/2011, 22:22
:arrow:Acho estranho.....
Nunca ví um SPTG que usa 2 filtros... Qm usa é caminhão...!!!! :lol:
O Zezuki tem um GV RHZ que ele colocou 1 filtro por fora...Invenção dele! :concordo:
Pois RHZ nao gosta do nosso diesel e fica de malcriação... :mrgreen:
No ML tem filtro de combustivel para vender... Lá que comprei 2 filtros... pela RTM autopeças...!!!!!
Cate lá!

Fabil
13/10/2011, 12:02
manometro de turbo instalado... batendo 0,8kg conforme especificado no manual de serviço

Pescador4x4
13/10/2011, 13:48
Nas Sportages são dois filtros de óleo, primário e secundário...Abs!!!

sobre a spt usar dois fitros, se fosse apenas um site dizendo isso eu acreditaria em erro, mas o catalago de TODOS os fabricante que fazem filtro de oleo p/ o mazda das spt indicam dois filtros... será que todos estao errados?

Fabil
17/10/2011, 11:01
ae povo.. esse findi viajei 600km com a tracker, carro cheio, a/c ligado direto, 100~120km direto e o consumo ficou na casa dos 12,5km/l. os seus fazem essa media tb?

Joao Baeta
17/10/2011, 13:51
:arrow:Fabil!
Deve esta pulando de alegria com o consumo né? :lol:
mazda mal bebe... E anda razoavel.....
Mas acho "limitado"... Mas vai numa boa!

Zepi
17/10/2011, 14:48
pessoas, tinha percebido que o ar quente não funcionava direito...e hj após testá-lo percebi que pingava água...percebi que a água saia de um cano pouco abaixo da bateria..presume que seja sa[ida ou entrada no radiador do ar quente, mas não achei nenhuma mangueira solta...alguém poderia me ajudar?foto? também fica apreocupação de perder água por esse duto...

Abraços

Joao Baeta
17/10/2011, 15:28
No meu GV..... Eu olhei as mangueiras lá tras... E ví nem tem entrada de ar quente... Nem sabia que o antigo dono tirou... Nunca me fez falta....Sempre usei frio.... Ou casaco mesmo...:lol:

Zepi
17/10/2011, 16:12
Hehehe!!!!É como sou do sul...procurei verificar isso...
Mas o mais preocupante mesmo é a água pingando...

Abraços

Zepi
17/10/2011, 16:17
Mais uma coisa, nunca ninguém penseou em colocar uma junta metálica, já que é na junta que começa a porcaria?
Na minha rural quando tinha motor original, cansei de tanto comprar junta até que mandei fazer uma metálica...não incomodou mais..

Abraços

Joao Baeta
18/10/2011, 08:38
:arrow:Povo....
O meu GV está com a luz do pré aquecimento ligado direto.... Sem anomalia.... Motor tá respondendo bem sem perder potencia....Será que é o relé do pré que está se demitindo??? :pensativo:

Fabil
18/10/2011, 09:08
ao ligar o motor frio, pega normal?

Zepi
18/10/2011, 09:20
Na minha sempre espero a luz apargar, mas o manobrista nem sabe disso...ehehe!!!liga normal...
E até hoje não entendo pq alguns motores tem e outros não..minha rural é só virar arranque e deixar a solenóide aberta que funciona até no frio do RS...e pega de orimeira!!!
Abraços

fabiocnb
18/10/2011, 09:38
:arrow:Povo....
O meu GV está com a luz do pré aquecimento ligado direto.... Sem anomalia.... Motor tá respondendo bem sem perder potencia....Será que é o relé do pré que está se demitindo??? :pensativo:

Bom dia João, acabei de fazer a revisão aqui em Salvador e fiquei na mesma situação (funciona tudo normal)...troquei os filtros de óleo e combustível...ae ficou assim...já ouvi falar que pode ser a mangueira do filtro de combustível para a BI que pode estar com algum entupimento...mas ae não funcionaria normal...

Bem...se descobrir ae avisa...

Zepi
18/10/2011, 09:51
Uma pergunta: onde tem boas oficinas aqui em SP?
A suzucar faz manutenção tbm?

Abraços

Joao Baeta
18/10/2011, 12:18
:arrow:Pelo que eu ví....
Deve ser o relé do pré...Quando vc liga... Ele "arma" e logo solta... Quando ele solta... A luz deveria ser apagada.....Pelo que ví pode ser mal contato nos fios....
No frio demora pouco mais do que o normal... No quente...Liga como normal :concordo:

Veja a foto:

http://img220.imageshack.us/img220/3805/181020110621.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/220/181020110621.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Como a foto foi tirado vertical..... :mrgreen:
Imagine ela na sua frente..... No lado direito uma "plaquinha" se toca com o "polo" e logo desarma..... Neste meio tempo onde a luz do pré e ligado e desligado quando desconecta do "polo"
Entenderam????
Pode ser algo mal contato nos fios... Pois está funcionando sem anomalia!!

Fabil
18/10/2011, 12:35
se as velas estao aquecendo e o motor pegando normal, tenho minhas duvidas se o defeito é no relê.. ainda mais que vc retirou a capa e pode ver o movimento dos contatos..

vc já experimentou desligar a bateria por alguns minutos a fim de zerar a memoria da injeçao e apagar a tabela de erros? faça isso e veja se apaga e se volta a acender.

Joao Baeta
18/10/2011, 18:19
:arrow:Nem pensei nisso..... :putz:

Fabil
18/10/2011, 20:06
:arrow:Nem pensei nisso..... :putz:

que novidade.. :mrgreen:

alguem ai sabe me dizer com certeza absoluta se a correia dentada do mazda arrebentar o pistao bate nas valvulas?

Zepi
18/10/2011, 21:37
que novidade.. :mrgreen:

alguem ai sabe me dizer com certeza absoluta se a correia dentada do mazda arrebentar o pistao bate nas valvulas?

Olha...é uma pergunta persistente...

Abs

Coruja-rj
18/10/2011, 23:09
Bom dia João, acabei de fazer a revisão aqui em Salvador e fiquei na mesma situação (funciona tudo normal)...troquei os filtros de óleo e combustível...ae ficou assim...já ouvi falar que pode ser a mangueira do filtro de combustível para a BI que pode estar com algum entupimento...mas ae não funcionaria normal...

Bem...se descobrir ae avisa...

Meus caros,

Se a luz da vela esta acesa e o carro esta andando normal e porque o problema nao e na vela de pre-aqueciemto.
Tenho este problema intermitente e na estrada....
se estiver andando por muito tempo em giro acima de 3000rpm, a luz da vela no apinel acende e imediatamente o carro perde potencia. Tenho que pisar na embreagem para o giro baixar, ai a luz apaga e volto a celerar (~120km/h).
Em consulta ao pessoal do Zezuki, me foi informado que o TK com este motor, se a vela de pre-aquecimento nao funcionar o carro nem sai do lugar.
Entao seu problema pode ser como foi indicado pelo Fabil um problema de configuracao. Tente o que ele indicou ...
Abs.,

Carlos Riehl

Pescador4x4
18/10/2011, 23:10
Ta aí, nunca soube de reclamações de quebra da correia dentada do mazda...

alguem ai sabe me dizer com certeza absoluta se a correia dentada do mazda arrebentar o pistao bate nas valvulas?[/QUOTE]

Fabil
19/10/2011, 13:02
Meus caros,

Se a luz da vela esta acesa e o carro esta andando normal e porque o problema nao e na vela de pre-aqueciemto.
Tenho este problema intermitente e na estrada....
se estiver andando por muito tempo em giro acima de 3000rpm, a luz da vela no apinel acende e imediatamente o carro perde potencia. Tenho que pisar na embreagem para o giro baixar, ai a luz apaga e volto a celerar (~120km/h).
Em consulta ao pessoal do Zezuki, me foi informado que o TK com este motor, se a vela de pre-aquecimento nao funcionar o carro nem sai do lugar.
Entao seu problema pode ser como foi indicado pelo Fabil um problema de configuracao. Tente o que ele indicou ...
Abs.,

Carlos Riehl

Carlos, pensado aqui no seu problema, como só aparece acima dos 3000rpm, será que nao é falta de combustivel ? tipo, bomba eletrica no tanque nao dando vazao suficiente p/ manter o motor bem alimentado acima dos 3000rpm?

imagino vc já deve ter trocado filtros, conferido tubulaçao de combustivel etc...

sobre a vela de aquecimento, entao se eu desligar as velas a centralina detecta que nao estao funcionando e impede o motor de funcionar?

Fabil
19/10/2011, 22:52
ops... esquece a bomba eletrica no tanque, acabei de consultar o manual de servico aqui e essa injeçao nao tem bomba eletrica, a bomba é mecanica apesar do gerenciamente eletronico...

fabiocnb
20/10/2011, 10:22
Fiz como indicado...desconectei a bateria e "fechei" o circuito conectando os cabos da mesma através da chave de roda para zerar...mas, continuei com a luz acendendo...

Fabil
20/10/2011, 10:44
qual o codigo que pisca?

Fabil
20/10/2011, 11:55
p/ quem quiser fazer o self-test.
os cod. 81 p/ cima sao para o cambio automatico.. ( sim, em algum lugar do mundo teve GV diesel Mazda com cambio auto... pena que nao veio nenhum p/ ká)

divirtam-se!!

Joao Baeta
20/10/2011, 13:17
:arrow:Ontem eu estava lendo isso..... Tenho no meu pen-drive essa "apostila"... Bem util!!! :concordo:

Fabil
21/10/2011, 13:43
ô povo

estou procurando o maldito conector de diagnostico aqui no meu tracker mazda e nao encontro nem fudendo.... no local indicado pelo manual de serviço ( proximo a bateria junto a varios reles como mostra na figura 1 que postei) nao está lá, já tirei bateria e caixa do filtro de ar imaginando que ele pudesse estar jogando por baixo deles, mas nada... nem sinal do conector ou tb de qualquer fio cortado no chicote ( vai que algum mexanico fdp tivesse cortado no passado)..

procurei proximo a centralina debaixo do porta-luvas e nada...

procurei debaixo do painel junto a caixa de fusiveis e nada, só encontrei o conector OBDII p/ usar scanner debaixo do painel logo acima do acelerador...

onde raios está esse maldito conector de diagnostico do meu tracker?? :pensativo:

Zepi
22/10/2011, 12:47
Minha tracker está fazendo em torno de 10km/l no trânsito de SP com arligado ou não...

Abraços

Reginaldoteles
25/10/2011, 05:33
PESSOAL,
COMPREI UM MANÔMETRO DE TURBO 3 BAR. O ZE EDO VAI INSTALA-LO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO CARRO (SE ZERAR A PRESSÃO, É PORQUE TEM VAZAMENTO).
TAMBÉM INSTALEI UM DIGITAL DE TEMPERATURA BEM NO BLOCO DO MOTOR, VAMOS VER QUAL VAI SER A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO ALI... ACHO QUE COM ISSO, PREVINO OS PROBLEMAS CRÔNICOS DO CARRO... QUANDO ESTIVER EM FUNCIONAMENTO, POSTO AQUI PARA VOCÊS...
O MEU CARRO ERA ÓTIMO, ATÉ O REINALDO (LEIA-SE PARANÁ EM BH) TROCAR A MINHA TAMPA DE RADIADOR POR UMA PARALELA E COM VÁLVULA ESTRAGADA (ESPLODIU MANGUEIRA E JÁ GASTEI r$15.000). MAS ESTOU PROVIDENCIANDO O LAUDO TÉCNICO DA TAMPA... QUANDO TIVER O LAUDO, VAMOS VER O QUE DÁ!!
AMIGOS, GOSTARIA DE SABER QUE ÓLEO VOCÊS TROCAM A VIATURA... ANTES DA "REVISÃO" QUE FIZ NO PARANÁ-BH (SE ARREPENDIMENTO MATASSE) USAVA UM SINTÉTICO DA ELF 5w30 PARA DIESEL RÁPIDO, MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO COMPRAR MAIS ESSE ÓLEO.

Fabil
25/10/2011, 08:26
blz... posta o resultado ai p/ gente depois..

sobre o oleo, uso o Ipiranga Brutus 10w40 CH4 que atende o exigido pelas espeficaçoes do motor.

T+

Reginaldoteles
26/10/2011, 09:51
Fabil,
Onde você compra esse óleo?
Quanto paga pelo litro?
sabe de algum lugar que envia pelo correiro ou que vende online?

blz... posta o resultado ai p/ gente depois..

sobre o oleo, uso o Ipiranga Brutus 10w40 CH4 que atende o exigido pelas espeficaçoes do motor.

T+

Fabil
26/10/2011, 10:09
Reginaldo, qualquer posto de combustivel ipiranga em beira de estrada ( posto de caminhoneiro) tem desse oleo..

Joao Baeta
26/10/2011, 11:26
:arrow:Evito passar no Ipiranga....
Pois é pior marca em combustível.....
Pois o nosso amigo Bachir trabalha na PSA e disse que Ipiranga é pior em geral.... E deu problema no carro teste que é um PG 3008 1.6T de 155cv que acendeu a luz de injeção... GASOSA podre!!!!!
Melhor é BR ou Shell..... Só abasteço nesse 2... Até Esso...! :concordo:

Zepi
26/10/2011, 21:01
Alguém sabe falar sobre o catalizador?Realmente melhora o desempenho retirando-o???
E a vávula EGR???Pode-se anula-la?diminui a fumaça?

Abraços

Fabil
26/10/2011, 21:53
melhorar melhora, em qualquer carro, uma vez que deixa o escape menos restritivo.

a egr existe apenas p/ diminuir a emissao de poluentes fazer recircular parte dos gases do escapamento. o grande problema da EGR é que com o tempo vai se acumulando crostas de material carbonizado nos dutos e vai entupindo e procando mal funcionamento do motor.

isola ai e posta o passo a passo..

flaviopime
26/10/2011, 22:05
Olá pessoal. Por favor tirem esta dúvida.
Na troca do bloco do motor... quando o detran emite outro CRLV o número do motor que consta nesse "novo" crlv é o número do motor antigo ou o número do motor novo?

Fabil
26/10/2011, 22:19
deverá constar o numero do motor que está montado no carro.

Zepi
26/10/2011, 22:35
melhorar melhora, em qualquer carro, uma vez que deixa o escape menos restritivo.

a egr existe apenas p/ diminuir a emissao de poluentes fazer recircular parte dos gases do escapamento. o grande problema da EGR é que com o tempo vai se acumulando crostas de material carbonizado nos dutos e vai entupindo e procando mal funcionamento do motor.

isola ai e posta o passo a passo..

Valeu Fabil!
Abaços

Reginaldoteles
27/10/2011, 01:39
TURMA,
CONSULTANDO O TÓPICO RELATIVO A SPORTAGE FERVENDO (EM QUE A MAIORIA DAS QUE FERVEM O MOTOR TAMBÉM É O DIESEL MAZDA) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/30085-sportage-fervendo-96.html), MUITOS INSTALARAM UM MANÔMETRO AUXILIAR DE TEMPERATURA (TB FIZ ISSO) E ESTÃO TROCANDO A VENTUINHA POR UMA ELÉTRICA... PARA OS QUE CONHECEM MAIS, QUE TIPO DE VENTUINHA SE USA DO TRACKER MOTOR MAZDA, É A ELÉTRICA? SABEM DE ALGUÉM QUE FEZ A ADAPTAÇÃO? EM MINAS GERIAS, DE PREFERÊNCIA?

Fabil
27/10/2011, 09:05
Reginaldo...

na minhao opniao e o que pude observar durante minhas lidas em diversos topicos da spt e tracker com motor mazda, a grande causa de problemas nao é a capacidade do sistema de arrefecimento em sí.. o sistema original, quando em perfeito estado funciona bem. o motor nao ferve quando tem agua no sistema. o grande problema é quando existe algum vazamento de agua e dai sim, o cabeçote dos mazda nao tem perdao, esquentou? = trinca ou empeno = retifica.

o alerta é voce ficar sempre atento ao bom funcionamento do sistema, e se possivel instalar algum aparato p/ vc monitorar o nivel de agua do reservatorio..

instalar manometro extra de temperatura da agua nao é totalmente confiavel, pois em caso de vazamento de agua ele nao vai marcar nada, uma vez que ele depende da agua p/ funcionar, assim como o ponteiro de temperatura original no painel

a ventuinha do tracker mazda é com acoplamento viscoso, desde que ele esteja em boas condiçoes funciona muito bem.

Zepi
28/10/2011, 02:17
Então o ideal é instalar um manômetro no sistema de arrefecimento?
Um controlador do nível, ou os dois???Pretendo partir para essas adaptações, pois meu moTor está em bom estado e quero que permaneça assim!!!

Abraços

Reginaldoteles
28/10/2011, 04:43
Zepi,
Faz bem em instalar equipamentos extras de medição. O meu motor estava excelente! Depois de uma revisão em oficina dita especializada em BH, onde trocaram tudo que tinham direito, também trocaram a tampa original do radiador com válvula estragada... depois disso, só gastando dinheiro. Estou tentando adaptar um manômetro de pressão do turbo de 3 bar no sistema de arrefecimento (quem está fazendo é o zezuki). Também instalei um manômetro auxiliar de temperatura da água, mas agora, no bloco do motor. Agora gostei dessa sua idéia de controlador de nível, tem alguam idéia? Hah, depois também vou procurar uma ventoinha elétrica para instalar....

Fabil
28/10/2011, 08:24
ô zepi..

eu uns posts atras já disse que vou converter o sistema p/ selado usando um reservatorio que tenha indicador de nivel ( o meu vou usar de tempra 16v) e coloco um led no painel que acenderá se a agua baixar antes de qualquer dano ao motor..

já estou com o reservatorio em maos, só preciso arrumar um tempo aqui na loja p/ instalar a gambi.. :mrgreen:

Reginaldo... ventiuinha eletrica voce vai ter um trabalhao e nao vai melhorar em nada.. o acoplamento viscoso original funciona muito bem.. na minha opiniao até melhor que ventuinha eletrica.

Reginaldoteles
28/10/2011, 13:44
FABIL,
SERÁ SE POR O SISTEMA FECHADO DO TEMPRA NÃO VAI DAR DIFERENÇA NA PRESSÃO NÃO? QUANDO FIZER, TIRE UMAS FOTOS PASSO A PASSO E POSTE PARA A GENTE VER...
O PESSOAL DA LAND ADOTA MUITO ESSE SISTEMA, MAS ALGUNS RECLAMARAM QUE, A LONGO PRAZO, POR NÃO TRABALHAR COM A PRESSÃO CORRETA EM QUE O SISTEMA FOI PROJETADO, HÁ MAIS INCIDÊNCIA DE ESTOURO DE MANGUEIRAS...
TEM UM QUE ESTÁ ATÉ VENDENDO UM CONTRALADOR DE NÍVEL COM AVISO SONORO QUE NÃO PRECISA MUDAR O SISTEMA, PENA QUE TA PEDINDO MUITO CARO... MAS QUEM TEM TEMPO FAZ O MESMO EQUIPAMENTO PELA METADE DO PREÇO:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/62250-sensor-de-nivel-de-agua-adiquir-ja-o-seu.html
VOCÊ QUE CONHECE MAIS, DÊ UMA OLHADA LÁ...
OUTRA COISA, TEM ALGUM MECÂNICO AÍ EM BH QUE POSSA ME INDICAR?

Fabil
28/10/2011, 14:55
quem regula a pressao do sistema de arrefecimento é a tampa.. a do motor mazda é regulada p/ 1.1bar, a do tempra 1 bar.. ao usar o sistema do tempra, nao será por excesso de pressao que as borrachas estourariam..

sobre o esquema do cara que está a venda, bacana, simples e funcional, mas qual o preço? eu como já comprei o reservatorio completo do tempra ( paguei 40 reau) vou instalar ele mesmo e converter o sistema p/ selado.

T+

Zepi
28/10/2011, 17:54
Beleza Fabil!
Lembro que falaste sobre o esquema do tempra e tal, mas só perguntei pra saber se com esse sistema ou o barômetro, ainda seria necessário o sensor de temeratura extra, já que o relógio de pressão alertaria imediatamente a alteração no sistema dispensando o termômetro, ou pior, o tempo que levaria até o relógio acusar alta temperatura poderia ser fatal, certo?

Ah, aproveitando quero relatar que troquei hoje a mangueira de óleo da BV do tracker!
Não encontrei nas concessionárias, nem outras lojas pronta entrega e também nem quis saber o preço!hehehe!
Então retirei a mangueira e fiz uma nova em 10 minutos na casa da borracha em Moema pela pechincha de 30 reais!!!!
Agora tá zerado!!!
Só alegria!

Abraços

Fabil
30/10/2011, 18:51
teoricamente o barometro seria suficiente. instala ai p/ gente ver como fica

Zepi
31/10/2011, 17:51
Amigos, coloquei um manômetro no tracker e vi que não passa de 0,6!!Na verdade só chegou nesse valor em segunda em uma lomba com o motor gritando!!!!!!!Por isso o trço não anda...e dá 2000rpm e o barômetro zerado!!!
É normal assim????

Abraços

Fabil
31/10/2011, 20:10
nao entendi nada...

pressao do quê esse manometro tá mostrando? pressao da turbina ou pressao do radiador?

se for do turbo, tem que dar 0,85kg com o pé socado acima dos 2500 rpm. vai apertando o parafuso de regulagem da wastegate até chegar nos 0,85kg, mas faça com cuidado, apenas 1/4 de volta já dá diferença. aperte uma mixaria, testa, afrouxa até chegar no valor padrao..

PS: esse manometro seu é confiavel? pq tem uns manometros na praça ai que nao fazem leitura correta nem a pau..

Zepi
31/10/2011, 23:36
o manometro é cronomac.
pressao da turbina, mas é a pressao que sai da mangueira da waste gate!!!
Ou seja, nesse teste eu isolei a válvula...não deveria dar uma pressão maior???
Es só começa a pressurizar depois dos 2000....amnhã vou fazer mais testes! abraços

Roberto Lopes
06/11/2011, 20:17
Galera to acompanhando o forum. Tenho um grand vitara mazda com 81.000 km, devo fazer uma viagem longa com mais de 2 mil km. Com tudo que li to meio assustado com o sistema de arrefecimento. Vejo a carenagem do radiador já ressecada, será que seria melhor substituir logo o radiador e sua tampa? O carrinho tá impecável, sequer retoque na pintura ele tem, acho q poucos no país estão no estado de conservação dele. No entanto, fiquei preocupado e queria ver o que vcs recomendariam.
Abraços

Grand Vinicius
07/11/2011, 10:25
De forma alguma, amigo. Se não deu defeito, nem mexa.

Me vende seu carro?

Zepi
08/11/2011, 15:35
Amigos, viajei mais de 3000 quilômetros no tracker e coloquei um manêmetro para controlar a pressão..
na verdade nunca passa de 0,5, mas vez ou outra d´um loucura e a turbina pressuriza até uns 0,9 de pressão e enche bem rápido.

Logo depois volta a encher pouco e muuuuuuuuuuuuito devagar...por que isso acontesse???Turbina foi pro saco?
lembrando que liguei direto na saída que iria para a waste gate...eu sei...não devia ligar assim, mas o fiz para monitorar a pressão rapidamente...entretanto desde então a pressão não sobe normalmente, só esporádicamente.

Abraços

Fabil
08/11/2011, 15:52
será que nao tá vazando ar por alguma mangueira/conexao ou até mesmo furo no intercooler?

pq no meu, só de relar o pé acima de 2500 rpm já enche a turbina e se socar o pé bate nos 0,9kg e mantem enquanto eu ficar com o pé no fundo...

Zepi
08/11/2011, 22:52
Ola, meu caro Fabil!!!!
Também penso que pode ser essa uma causa...mas pq em certos momentos ela pressuriza bem e depois morre???
Vou dar uma verificada!!!
Quero que fique como está o seu!!!Fica muito gosto com a turbina enchendo direitinho!!!

Abraços

Roberto Lopes
15/11/2011, 08:36
De forma alguma, amigo. Se não deu defeito, nem mexa.

Me vende seu carro?
Opa Vinicius, seria mais por medida preventiva que pensei em trocar o radiador, evitando ter dor de cabeça lá na frente, mas de fato não nenhum problema no sistema.
Quanto a venda do carro confesso que não tava pensando, mas podemos conversar sim. Meu email é robertoteixeira@yahoo.com.br

Zepi
15/11/2011, 09:02
Eu penso em deixar no carro uma válvula termo e uma tampa!
Acredito a instalação de um novo termometro e barometro no arrefecimento.
Assim fica sabendo se a temperatura aumenta em função de algum defeito e tbm se houver vazamento!

Abraços

Joao Baeta
15/11/2011, 14:17
:arrow:Povo... No meu GVTD... Enche muito rapido.... Tem que saber dirigir.... Pois ele está "nervoso" do que antes.... Já "costurei" o transito... Ele nao é bobo....Qnd enche a turbina... Vai que vai (Nao como o TIG... mas vai bem)
:mrgreen:

DAVID MG
17/11/2011, 22:06
Boa noite amigos preciso de ajuda. Tenho um tracker a pouco tempo maz ja fiz a retifica do motor comprei cabeçote novo e depois que ela saiu do estaleiro não andei nem 500km e deu problema . Desta vez é no cabeçote do filtro de combustivel , o mecanico ligou direto sem passar por ele e o carro funcionol mas quando liga o motor não despara so funciona na lenta e se apertar ele apaga.o mecanico quer que eu compre o cabeçote do filtro eu não sei nem o nome dessa peça presiso de ajuda urgente.

Fabil
17/11/2011, 22:13
cabeçote do filtro? imagino que deva ser a peça onde se encaixa o filtro de diesel certo?

DAVID MG
17/11/2011, 22:44
:arrow: Esse sensor se chama..... Impulsão... Ou "sensor boost" que fica emcima do cabeçote... Né?
Já tem bomba eletrica dentro do tanque! :concordo:

estou com esse problema tambem o mecanico condenou o cabeçote do filtro .o que devofazer? serA QUE TEM COMO REPARAR OU TENHO QUE COMPRAR A PESSA TODA?

DAVID MG
17/11/2011, 22:45
Isso mesmo

Fabil
18/11/2011, 08:54
ô Joao..

de onde vc tirou essa de bomba eletrica dentro do tanque? eu lí o manual de servico de cabo-a-rabo e nao faz mençao nenhuma a bomba eletrica dentro do tanque... nao está confundindo com os peugeot nao? esse tem bomba eletrica no tanque.

David, entao voce está precisando do sensor de boost? um que vai encima da tampa do cabeçote do motor e entra uma mangueirinha ?

DAVID MG
18/11/2011, 20:29
Vou falar pro mecanico , porque ele me pedio esse cabeçote de filto , ele ligou o carro sem o filtro e funcionou normaumente, sera que esse sensor vaz o carro cortar o combustivel na alta ?porque ele liga mas so na lenta.

splash
19/11/2011, 00:54
Caros amigos

já li reli o fórum varias vezes e no que pode ajudar eu só tentei mas......

Comprei um tracker 2001 diesel , o carro estava parado ha 2 anos exposto a todos os tipos de fenômenos da natureza, depois de ver coloquei uma bateria e o carro pegou na primeira, trouxe para casa e dei um bom trato, fiquei andando com ele durante uns 2 meses ate que um dia olhei para o painel e vi que o combustível estava baixo, comprei um galão de 20 lts e coloquei no tanque, no outro dia fui dar partida e o carro se arrastou para pegar ( tipo uma partida sem fim ) pegou e sai com ele , desliguei fui fazer minhas coisas e quando voltei aconteceu o mesmo, uma partida que quase acaba com a bateria, voltei pra casa e guardei, no dia seguinte o carro não pega a luz do painel fica piscando , o carro não da sinal, a única coisa que fiz foi ver se vem combustível no filtro ou na bomba ( mas não vem), ja procurei um monte de coisas liguei para a GM de uma cidade grande ( moro no sitio) e me informaram que pode ser o transponder da chave, depois a bomba elétrica ( acho que não tem ) válvula do tensor da correia, alarme, etc...
Caso algum colega já passou por isso por favor ajude

Fabil
19/11/2011, 08:44
Vou falar pro mecanico , porque ele me pedio esse cabeçote de filto , ele ligou o carro sem o filtro e funcionou normaumente, sera que esse sensor vaz o carro cortar o combustivel na alta ?porque ele liga mas so na lenta.

o sensor de boost como o proprio nome já sugere é um sensor que lë a pressao turbo e informa a centralina para que seja ajustados a quantidade de combustivel a ser injetado mediante rotaçao e pressao. logo, se o sensor de boost nao funcionar assim que a turbina começar a pressurizar nao vai haver ajuste na injeçao e por isso o motor só funciona na lenta

Fabil
19/11/2011, 08:49
Caros amigos

Comprei um tracker 2001 diesel , o carro estava parado ha 2 anos exposto a todos os tipos de fenômenos da natureza, depois de ver coloquei uma bateria e o carro pegou na primeira, trouxe para casa e dei um bom trato, fiquei andando com ele durante uns 2 meses ate que um dia olhei para o painel e vi que o combustível estava baixo, comprei um galão de 20 lts e coloquei no tanque, no outro dia fui dar partida e o carro se arrastou para pegar ( tipo uma partida sem fim ) pegou e sai com ele , desliguei fui fazer minhas coisas e quando voltei aconteceu o mesmo, uma partida que quase acaba com a bateria, voltei pra casa e guardei, no dia seguinte o carro não pega a luz do painel fica piscando , o carro não da sinal, a única coisa que fiz foi ver se vem combustível no filtro ou na bomba ( mas não vem), ja procurei um monte de coisas liguei para a GM de uma cidade grande ( moro no sitio) e me informaram que pode ser o transponder da chave, depois a bomba elétrica ( acho que não tem ) válvula do tensor da correia, alarme, etc...
Caso algum colega já passou por isso por favor ajude

o carro ficou parado por 2 anos, voce simplesmente coloca diesel bate na chae e vai passear??? vc nao fez o basico antes? esgotar todo o combustivel velho do tanque, trocar filtro de combustivel, oleo de motor, filtro de oleo etc??

o mazda nao tem bomba eletrica no tanque nao, logo p/ saber se tem alguma obstrucao pós filtro, vc terá se "sugar" o combustivel na mangueira mesmo.

splash
19/11/2011, 12:53
Caro amigo, o combustivel que estava no carro era muito pouco e foi misturado com um novo, quanto ao filtro este foi trocado sim , a mangueira que vem do tanque foi testada para ver se tem obstrucao e esta vazia, o que acontece e que nao vem combustivel para o filtro, como este carro nao tem bomba eletrica eu acredito que o combustivel e puxado por vacuo, o que me intriga e aquela luz no painel que nao para de piscar,
att

Zepi
19/11/2011, 17:10
.... o que me intriga e aquela luz no painel que nao para de piscar,
att

que luz???
pode estar aí a resposta...

abs

Zepi
19/11/2011, 17:13
Outro dia querendo deixar o tanque bem vazio acabei tendo pane seca...
Pensei...to ferrado..sangra bico e etc....
Que nada,fui no posto peguei dois litros de diesel e coloquei no tanque!
virei duas vezes e insisti na segunda...e o carro pegou normal...hehe

Abraços

Deia Floripa
20/11/2011, 17:42
Da mesma forma que o motor Peugeot tem um fórum para tratar de assuntos relativos a ele, resolvi abrir este para se concentrar os problemas no motor Mazda (hummm:pensativo: ele dá problemas? :-D)

Você poderia me esclarecer se a Tracker 08/09 gas vem com esse motor Mazda ? Se não, saberia dizer qual é ?

Reginaldoteles
21/11/2011, 10:55
Boa noite amigos preciso de ajuda. Tenho um tracker a pouco tempo maz ja fiz a retifica do motor comprei cabeçote novo e depois que ela saiu do estaleiro não andei nem 500km e deu problema . Desta vez é no cabeçote do filtro de combustivel , o mecanico ligou direto sem passar por ele e o carro funcionol mas quando liga o motor não despara so funciona na lenta e se apertar ele apaga.o mecanico quer que eu compre o cabeçote do filtro eu não sei nem o nome dessa peça presiso de ajuda urgente.

David,
Onde você mandou o carro aí em Montes Claros? Também sou do Norte de Minas e tive de levar o carro para o Rio de Janeiro-RJ, na Oficina do ZEZUKI. Cuidado, quando o meu fundiu o motor, não achei ninguém gabaritado aqui no norte. Também prepare o seu bolso, pois eu gastei quase R$ 20 mil. Por isso, talvez compense vender o carro até por qualquer preço... pois depois não compensará vendê-lo. Qualquer coisa, pode me ligar (38) 91353066

Reginaldoteles
21/11/2011, 10:59
[QUOTE=splash;1572466]Caros amigos

Caso algum colega já passou por isso por favor ajude[/QUOTE

Se as luzes ficam piscando e com um barulho tito Tec, tec, é bateria, faça o teste, já aconteceu comigo e só foi trocá-la e pronto!

Zepi
21/11/2011, 12:53
Você poderia me esclarecer se a Tracker 08/09 gas vem com esse motor Mazda ? Se não, saberia dizer qual é ?

Madza só até metade de 2001, depois é peugeout nas diesel, agora gasolina sei não!!!

Abraços

Reginaldoteles
21/11/2011, 14:58
Tracker a gasolina é motor suzuki, excelente motor, de baixa manutenção.

Reginaldoteles
24/11/2011, 23:42
oLA GALERA, O ZE EDO CONSEGUIU INSTALAR O MANÔMENTRO DE PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO... SEGUNDO ELE, O MANÔMETRO FICA VARIANDO MUITO, SE PISAR, ELE SOBE... SE ANDAR CONSTANTE, ELE FICA PRÓXIMO DE 0 BAR... QUANDO LIGA, DEMORA UM POUCO PARA SUBIR.... MAS SE ESTIVER ANDANDO E ZERAR, HOUVE VAZAMENTO... JÁ EM RELAÇÃO AO MANÔMETRO DE TEMPERATURA EXTRA, NÃO CONSEGUIU INSTALÁ-LO NO BLOCO... ESTE ESTÁ PENSANDO EM ISOLAR O SENSOR DE TEMPERATURA DO AR CONDICIONADO QUE DESARMA O AR EM CASO DE AQUECIMENTO E INSTALÁ-LO LÁ, VOCÊS TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Fabil
25/11/2011, 11:00
quais sao as leituras?
em marcha lenta com o motor quente fica a quantos bar? andando com o pé no fundo dá quantos bar?

T+

Reginaldoteles
25/11/2011, 18:15
quais sao as leituras?
Em marcha lenta com o motor quente fica a quantos bar? Andando com o pé no fundo dá quantos bar?

T+

fabil,
eu ainda não sei, pois o carro ainda está no rio de janeiro. Só repassei as informações que o zé me passou por telefone... Assim que pegar o carro eu posto aqui.
Me dê uma ajuda onde instalo o manômetro de temperatura do liq de arrefecimento. O zé pensa em instalar no lugar do de ar condicionado (aquele que desliga o ar em caso de super aquecimento, que também não funciona) o que você acha da idéia?

Roberto Lopes
25/11/2011, 23:01
Deia é o seguinte: O motor Mazda é DIESEL e só ficou no grand vitara até meados de 2001, no final do ano 2001 foi substituído pelo motor DIESEL peugeot que é mais potente mas problemático em alguns pontos. Quem tem o Grand Vitara Diesel sabe que o motor Mazda é o melhor, mais economico só q com potencia bem menor. O seu Tracker é motor a gasolina, portanto nunca seria um motor Mazda nem Peugeot. Seu motor é Suzuki.
Abraços

Grand Vinicius
26/11/2011, 05:52
Deia é o seguinte: O motor Mazda é DIESEL e só ficou no grand vitara até meados de 2001, no final do ano 2001 foi substituído pelo motor DIESEL peugeot que é mais potente mas problemático em alguns pontos. Quem tem o Grand Vitara Diesel sabe que o motor Mazda é o melhor, mais economico só q com potencia bem menor. O seu Tracker é motor a gasolina, portanto nunca seria um motor Mazda nem Peugeot. Seu motor é Suzuki.
Abraços
Pequena correção: O mazda é menos problemático, MENOS econômico, com potência UM POUCO menor. Não me pergunte por quê! :concordo:

Zepi
26/11/2011, 08:43
Menos economico????NA estrada a 120km/h(gps), pé no fundo, ar ligado fas uns 13km/l...acho muito economico isso!!!!

Abraços

Fabil
26/11/2011, 09:35
fabil,
eu ainda não sei, pois o carro ainda está no rio de janeiro. Só repassei as informações que o zé me passou por telefone... Assim que pegar o carro eu posto aqui.
Me dê uma ajuda onde instalo o manômetro de temperatura do liq de arrefecimento. O zé pensa em instalar no lugar do de ar condicionado (aquele que desliga o ar em caso de super aquecimento, que também não funciona) o que você acha da idéia?

se o sensor de temperatura do A/C está estragado, minha sugestao seria colocar um novo e fazer o A/C funcionar com essa proteçao.

onde colocar o sensor p/ seu manometro de temperatura extra? na magueira que sai da valvula termostatica e vai p/ o radiador. como fazer isso?
arrume um pedado de tubo de aluminio ( us 60mm de comprimento é suficiente) com diametro que entre na mangueira, mande soldar um niple de rosca no meio do tubo e pronto.. rosqueie lá o seu sensor de temperatura extra.

mas como disse anteriormente... se por algum motivo a agua vazar, tanto o marcador do painel quanto o marcado extra vao ficar sem marcar... na minha opniao pode colocar 10 marcadores de temperatura de agua que nao vai aumentar em nada a "segurança" quanto a monitoraçao da temperatura do motor...

já pensou em colocar um manometro de temperatura do oleo? esse sim, creio que seria muito mais eficaz no que quesito de te dar uma leitura segira e a prova de erros sobre a temperatura do motor..

Reginaldoteles
26/11/2011, 13:23
se o sensor de temperatura do a/c está estragado, minha sugestao seria colocar um novo e fazer o a/c funcionar com essa proteçao.

Onde colocar o sensor p/ seu manometro de temperatura extra? Na magueira que sai da valvula termostatica e vai p/ o radiador. Como fazer isso?
Arrume um pedado de tubo de aluminio ( us 60mm de comprimento é suficiente) com diametro que entre na mangueira, mande soldar um niple de rosca no meio do tubo e pronto.. Rosqueie lá o seu sensor de temperatura extra.

Mas como disse anteriormente... Se por algum motivo a agua vazar, tanto o marcador do painel quanto o marcado extra vao ficar sem marcar... Na minha opniao pode colocar 10 marcadores de temperatura de agua que nao vai aumentar em nada a "segurança" quanto a monitoraçao da temperatura do motor...

Já pensou em colocar um manometro de temperatura do oleo? Esse sim, creio que seria muito mais eficaz no que quesito de te dar uma leitura segira e a prova de erros sobre a temperatura do motor..

boa idéia!!
O que abunda não atrapalha... Vou colocar o de temperatura de óleo também, mas será qual a temperatura normal de funcionamento do óleo? (será qual a temperatura antes de a junta do cabeçote ir para o saco?)

Fabil
26/11/2011, 17:08
segundo o que já li, em geral para qualquer motor a combustao, o oleo NO CARTER deve ficar entre 90~100º com o motor funcionando com pouco esforço, quando em rotaçao mais elevada e exigindo bastante ( subidas de serra por exemplo) até uns 120~125º está dentro do normal...

apesar da tracker mazda já possuir um trocador de calor oleo/agua ( a agua do radiador "resfria" o oleo tb..) a instalaçao de um radiador de oleo na frete do radiador seria uma boa ajuda tb... facil de instalar , relativamente barato e bastante eficaz

Reginaldoteles
26/11/2011, 22:32
segundo o que já li, em geral para qualquer motor a combustao, o oleo NO CARTER deve ficar entre 90~100º com o motor funcionando com pouco esforço, quando em rotaçao mais elevada e exigindo bastante ( subidas de serra por exemplo) até uns 120~125º está dentro do normal...

apesar da tracker mazda já possuir um trocador de calor oleo/agua ( a agua do radiador "resfria" o oleo tb..) a instalaçao de um radiador de oleo na frete do radiador seria uma boa ajuda tb... facil de instalar , relativamente barato e bastante eficaz

fabil,
MAS QUE TIPO DE RADIADOR DE ÓLEO, DO FUSCA OU DE MOTO VOCÊ ACHA MELHOR ADAPTAR? O MANÔMETRO QUE COMPREI, SERVE PARA ÁGUA E ÓLEO, MAS SÓ MEDE ATÉ 125°, ACHO QUE VOU PEDIR O ZÉ PARA INSTALÁ-LO MESMO ASSIM
ACHEI INTERESSANTE ESSA SUA IDÉIA DO RADIADOR DE ÓLEO, TAMBÉM EVITARIA UM SUPER-AQUECIMENTO

Fabil
27/11/2011, 17:47
compra radiador de oleo p/ motor AP , em qualquer loja de preparaçao tem e custa relativamente barato. ou entao bate perna nos desmanches e procura de um l200, hilux etc.. ( apesar que esses vao cobrar os zóio da cara) De moto teria que conferir o tamanho e diametro dos tubos, será que nao sao pequenos?

a ideia do radiador de oleo nao é evitar um superaquecimento, se a agua do radiador secar nao será pelo radiador de oleo que vai esfriar o motor, vai super aquecer. o lance do radiador de oleo é um item a mais p/ auxiliar a manter o motor dentro da temperatura ideal de funcionamento. fazendo a dobradinha radiador de oleo + manometro de temperatura do oleo vc terá um sistema a mais p/ monitorar o motor.

Reginaldoteles
27/11/2011, 18:55
compra radiador de oleo p/ motor ap , em qualquer loja de preparaçao tem e custa relativamente barato. Ou entao bate perna nos desmanches e procura de um l200, hilux etc.. ( apesar que esses vao cobrar os zóio da cara) de moto teria que conferir o tamanho e diametro dos tubos, será que nao sao pequenos?

A ideia do radiador de oleo nao é evitar um superaquecimento, se a agua do radiador secar nao será pelo radiador de oleo que vai esfriar o motor, vai super aquecer. O lance do radiador de oleo é um item a mais p/ auxiliar a manter o motor dentro da temperatura ideal de funcionamento. Fazendo a dobradinha radiador de oleo + manometro de temperatura do oleo vc terá um sistema a mais p/ monitorar o motor.

fabil,
mas onde instalo o radiador? (entrada e saída de óleo). Acho que devo pensar em instalá-lo após intalar o manômetro de temperatura do óleo, se a temperatura ficar em constante de 100ºc, talvez seja desnecessário o radiador... Mas gostei da idéia!
Outra coisa, estou pensando em um sensor no compartimento de agua, se ela baixar, ele apita... Também acho que vai dar certo... Como não tenho dinheiro para comprar outro carro e dificilmente conseguirei vender este... Para quem já perdeu mais da metade do valor do carro, acho que custa investir uns trocados...

Reginaldoteles
28/11/2011, 03:28
fabil,
mas onde instalo o radiador? (entrada e saída de óleo). Acho que devo pensar em instalá-lo após intalar o manômetro de temperatura do óleo, se a temperatura ficar em constante de 100ºc, talvez seja desnecessário o radiador... Mas gostei da idéia!
Outra coisa, estou pensando em um sensor no compartimento de agua, se ela baixar, ele apita... Também acho que vai dar certo... Como não tenho dinheiro para comprar outro carro e dificilmente conseguirei vender este... Para quem já perdeu mais da metade do valor do carro, acho que custa investir uns trocados...

outra pergunta: sabe alguém que instala esse radiador de óleo em BH?
Estou pensando em trocar as mangueiras de arrefecimento, todas em silicone, o que acha?

Fabil
28/11/2011, 08:54
sei nao.. o meu eu mesmo vou instalar... :mrgreen:

Zepi
29/11/2011, 19:48
outra pergunta: sabe alguém que instala esse radiador de óleo em BH?
Estou pensando em trocar as mangueiras de arrefecimento, todas em silicone, o que acha?

Amigo, penso em fazer o mesmo!!!Acho que com o kit do Ap dá pra fazer a parte do radiador!
E já colocarei na presurização tbm!

Abs

Reginaldoteles
29/11/2011, 23:30
Amigo, penso em fazer o mesmo!!!Acho que com o kit do Ap dá pra fazer a parte do radiador!
E já colocarei na presurização tbm!

Abs

Zepi,
Veja aí em Sampa que é mais fácil para agente... as mangueiras de silicone aguental mais pressão! acho que compensa e não fica tão caro em vista de uma fundição!!

Reginaldoteles
29/11/2011, 23:45
Estou com um probleminha novo (meu Deus!!) O José me falou que a luz do auternador acendeu com o carro em movimento... ele vai dar uma olhada se é o alternador, mas que o mesmo gerou carga depois... normalizando o funcionamento. Já ha algum tempo que ela só apaga quando, ao ligar, dava uma pequena acelerada... Será que tenho que trocar o alternador? Alguem teve problema parecido? Alguém tem uma dica?

Fabil
30/11/2011, 08:50
pode ser escovas gastas, regulador de tensao..

Roberto Lopes
03/12/2011, 23:52
Pequena correção: O mazda é menos problemático, MENOS econômico, com potência UM POUCO menor. Não me pergunte por quê! :concordo:
Talvez vc precise ler mais os tópicos antes de apresentar uma "pequena correção" sem sequer saber o por quê. Vá numa oficina que conheça bem os dois motores Diesel do Grand Vitara e ouça bem o que vão dizer. Se acha que o motor mazda é menos problemático, conheça os demais motores diesel do mercado, o da L200, Ranger pra ver se o motor Mazda pode ser citado como menos problemático...
Estou super satisfeito com o meu e onde chego tem gente intereressada inclusive aqui...rs rs
Valeu

Grand Vinicius
05/12/2011, 11:27
Talvez vc precise ler mais os tópicos antes de apresentar uma "pequena correção" sem sequer saber o por quê. Vá numa oficina que conheça bem os dois motores Diesel do Grand Vitara e ouça bem o que vão dizer. Se acha que o motor mazda é menos problemático, conheça os demais motores diesel do mercado, o da L200, Ranger pra ver se o motor Mazda pode ser citado como menos problemático...
Estou super satisfeito com o meu e onde chego tem gente intereressada inclusive aqui...rs rs
Valeu:shock::-?

fabiocnb
06/12/2011, 10:27
Valeu

Roberto, acredito que a comparação que o Vinicius fez, foi apenas em relação ao Motor RHZ Peugeot.

Grand Vinicius
06/12/2011, 12:45

Reginaldoteles
10/12/2011, 08:07
Amigos, após 6 (seis) meses de novela... O carro chegou! E está ótimo! Andei mais de mil km sem problema algum... Nem sinal de vazamento! Está fazendo 14,6 km/l (rio de janeiro/montes claros) andando muito bem!! Pelo que pude perceber, parece que a pressão extra no sistema se deu por uma tampa de radiador estragada que o paraná (paraná motors-bh) pôs em uma revisão que fiz em junho... O josé edo do rio está procurando a tampa para fazer o teste, se for, ação judicial contra o paraná na tentativa de recuperar meus r$ 17 mil gastos... O zezuki no rio é ótimo mecãnico... Comprometido, honesto e preocupado com o seu carro... Compensou sair do norte de minas para levá-lo ao rio de janeiro, por isso, aqui vai a primeira dica: www.zezuki.com; dos manômetros que coprei, ele conseguiu instalar o da pressão do turbo no sistema de arrefecimento, está funcinando ok (nunca pode passar de 1bar, quando o sistema está está estável fica próximo de 0,5 bar, quando o motor está muito frio, fica próximo de 0bar, chegando as vezes até a 0 bar, mas não fica muito tempo em 0bar- cuidados: 0bar--> não pode ficar mais que algums minutos e somente com o motor frio - não pode cair a pressão de uma vez, ela cai gradativamente) vale a pena comprar um manõmetro de pressão e instalálo no sistema de arrefecimento, depois posto fotos! Outra dica: Usem molycote a2 a cada duas trocas!! Até eu fiqui impressionado com os benefícios do molycote, o motor vibra menos, em 5 marcha e velocida de cruzeiro (110-120 km/h) praticamente não se escuta o motor, diminuição do consumo de combustível... Excelente! Outra dica: Usem aditivo para diesel, sempre, a cada abastecida! Comprei o teccom10 road (r$99,00 500ml) mas o max diesel da bardal faz a mesma coisa, vou testar outras marcas mais baratas também... Mas sempre usem aditivo!!
Agora preciso da ajuda de vocês, estou com um manômetro de temperatura e penso em instalá-lo na galeria de óleo, o ze não encontrou lugar para instalação. Alguém já fez esse tipo de instalação? Onde?

fabiocnb
12/12/2011, 11:14
Bom dia Reginaldo,

Você poderia dar mais informações sobre este Molykote? Como se faz o uso, onde comprar...quanto ao aditivo de combustível, sempre abasteço com Diesel aditivado, mas de tempos em tempos (mais ou menos 4 a 5 tanques), diluo um Max Diesel (http://www.lojabardahl.com.br/loja/index.php/max-diesel.html) também.

Reginaldoteles
12/12/2011, 14:12
bom dia reginaldo,

você poderia dar mais informações sobre este molykote? Como se faz o uso, onde comprar...quanto ao aditivo de combustível, sempre abasteço com diesel aditivado, mas de tempos em tempos (mais ou menos 4 a 5 tanques), diluo um max diesel (http://www.lojabardahl.com.br/loja/index.php/max-diesel.html) também.

fabio,
o molykote a2 eu comprei no mercado livre r$ 30,00 reias o frasco. Usa-se a cada duas trocas, um frasco.
Aqui no norte de minas é muito difícil achar diesel aditivado. O max diesel é muito bom! Como ele trata até 200 l na proporção de 1ml/l um frasco eu divido para 3 abastecidas.
O molycote deixa o motor mais silencioso, vibra menos e economiza combustível, vale a pena

silveriofilhos
13/12/2011, 10:44
Amigos, leio esse forum a uns 6 meses e percebo que realmente há um censo de ajuda entre os participantes e principlmente interesse de ajudar os companheiros. Pois bem, nessa esperança, precisaria da ajuda dos amigos para me auxiliarem na solução de 2 problemas no meu TRACKER motor MAZDA 2001.

1. Não sei se é particularidade apenas do MEU tracker, mas a pouco mais de 1 ano, esse carro dá um trabalho danado para dar partida, e ao contrário do que seria normal, ele pela manhã não dá problema nenhum, basta apagar a luz das velas de aquecimento que ele pega normalmente rapidinho. Porém durante o dia, rodando no transito com o carro já quente, quando é preciso fazer uma parada curta em algum lugar, ao voltar para dar a partida novamente é um Deus nos acuda, preciso dar partida umas quatro ou cinco vezes para poder sair do lugar.

2. Acredito que devido a isso, deu problema no meu motor de partida, onde já troquei por duas vezes o "induzido" do arranque, e mesmo assim ele fica meio que "cansando" para dar a partida ....... e olha que a minha bateria é nova e ainda está na garantia.

Agradeço a ajuda dos amigos !!!

Zepi
13/12/2011, 11:51
poxa, a minha pega até quando esqueço de esperar as velas aquecedoras independente da hora do dia...
Estranho seu caso mesmo..

Boa sorte!
Abraços

Fabil
13/12/2011, 12:44
alô Silverio

defina melhor essa dificuldade de pegar a quente..

-vc gira a chave de igniçao e o motor vira mas nao pega?
- vc gira a chave de igniçao e o motor nem vira? ou vira pesado?
- caso o motor nao vire, vc ouve uns tlec-tlec-tlec ao girar a chave?

T+

Fabil
13/12/2011, 12:46
poxa, a minha pega até quando esqueço de esperar as velas aquecedoras independente da hora do dia...
Estranho seu caso mesmo..

Boa sorte!
Abraços

o meu na primeira partida do dia ( frio mesmo) pega que nem gonorréia :mrgreen: o virabrequim deve dar umas duas voltas e VRUM!!!
quando quente ele dá umas voltas a mais, mas dentro do normal..

enfim.. meu motor quando frio muito melhor que quente...

Grand Vinicius
13/12/2011, 18:23
Muito estranho. O meu de manhã, ou depois de esfriar, é duas tentativas de 4 seg pra poder pegar na segunda, às vezes na terceira. Agora quando tá quente, pega tranquilo.
Me recomendem logo umas velas aquecedoras boas...

Isso aqui presta?
BauruLamp (http://www.baurulamp.com.br/produtos.aspx?Chave=aquecedora&B1=ok)

Reginaldoteles
13/12/2011, 20:07
Muito estranho. O meu de manhã, ou depois de esfriar, é duas tentativas de 4 seg pra poder pegar na segunda, às vezes na terceira. Agora quando tá quente, pega tranquilo.

Isso aqui presta?

A SUZUCAR TEM ÓTIMAS VELAS! DÊ UMA OLHADA NO ML!
Problema ao ligar o carro, dê uma olhada em velas aquecedores e também na bateria, que talvez não esteja segurando carga.

Grand Vinicius
13/12/2011, 20:21
Bateria tá nova.
As velas da Suzucar custam 172, essas do site, uns 40. Aí é que fica a pergunta: Presta? Vale a pena?

Zepi
14/12/2011, 00:33
Amigos, queria saber da resistencia do madza para pequena preparações?
tipo um pouco de torque em baixa com um compresor tipo do fiesta seria viável???
A rasch tá com uma bombas q melhoram o desempenho...

bobagem???

Abraços

Fabil
14/12/2011, 07:44

Isso aqui presta?

dificuldade em pegar quando frio é sintoma de vela fraca...
as velas do mazda sao as mesmas das sportage tdi2.0, um amigo meu recentemente comprou original na concessionaria KIA e pagou se nao me engano 60,00 em cada vela...

se nao achar, tenta essas da baurulamp mesmo.. por 40,00 cada, vale arriscar, o maximo que pode acontecer é elas queimarem em pouco tempo se forem de má qualidade..

Fabil
14/12/2011, 07:46
Amigos, queria saber da resistencia do madza para pequena preparações?
tipo um pouco de torque em baixa com um compresor tipo do fiesta seria viável???
A rasch tá com uma bombas q melhoram o desempenho...

bobagem???

Abraços

oba!!!! um com minhocas na cabeça e animado!! :mrgreen:

um compressorzinho soprando pouco acima dos 1000 rpm daria outro fôlego no mazdao...:concordo:

T+

Zepi
14/12/2011, 08:32
Grande fabil!

Sinto necessidade qdo paro numa lomba....mas em alta está tranquilo..até pq este carro não é pra corrida!

Eu acho que esse carrinho é valente, só precisa resolver alguns detalhes!

Abraços

Fabil
14/12/2011, 10:05
ai povo

acabei de instalar um sensor de nivel dágua no reservatorio do tracker.
sempre que a agua chegar proximo da marcaçao de minimo no reservatorio um led de alto brilho acende.

silveriofilhos
14/12/2011, 10:36
Agradeço a atenção de todos amigos do forum, incluindo Zepi / Fabil / Vinicius.

Fabil, na realidade pela manhã é uma ignição absolutamente normal, vira chave de 2 a 4 segundos da primeira vez e pega direitinho.

Porém quando saio, vou visitar alguns clientes, enfim .... quando o carro fica tipo 30 minutos rodando ........ depois paro e preciso desligar o carro coisa de 15 minutos ..... ao voltar, quando vou dar a partida, da primeira vez é impossível ele pegar ...... a segunda virada de chave, fica uns 8segundos e também não pega, .......... e na terceira virada, já com o motor de arranque cansado e após uns 10 segundos aí é que ele pega.

OBS:. MINHA BATERIA É NOVA .... AINDA NA GARANTIA

Isso já se tornou uma regra no meu TRACKER, e já vem se arrastando a um bom tempo .... e tenho medo do problema se tornar algo mais sério.

Me ajudem !!!!

Zepi
14/12/2011, 13:34
Amigos, onde é o raio do número do motor do Madza RF????
É atrás do suporte do intercooler???perdi a manhã inteira procurando...pq colocam nesses lugares pra ter desmanchar o carro????
Seria tão simples colocar na dianteira em cima...

Abraços

Fabil
14/12/2011, 13:52
se nao tirar fora o intercooler vai ficar o resto da vida procurando :mrgreen:

o lance é que esse motor equipou varios carros ( alias, na verdade esse bloco foi intruzido p/ gasolina, aproveitaram ele p/ usar diesel), é bem provavel de que outros carros com outras configuraçoes/posicao de intercooler esse local do numero era de facil acesso..

a montadora se preocupa com a venda do carro 0km,, depois de usado, quando pecisar ficar tirando decalque do numero tiver que desmontar 1/2 motor, foda-se de quem comprou :mrgreen:

Mazda Diesel engine - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_Diesel_engine)

Zepi
14/12/2011, 16:24
se nao tirar fora o intercooler vai ficar o resto da vida procurando :mrgreen:

o lance é que esse motor equipou varios carros ( alias, na verdade esse bloco foi intruzido p/ gasolina, aproveitaram ele p/ usar diesel), é bem provavel de que outros carros com outras configuraçoes/posicao de intercooler esse local do numero era de facil acesso..

a montadora se preocupa com a venda do carro 0km,, depois de usado, quando pecisar ficar tirando decalque do numero tiver que desmontar 1/2 motor, foda-se de quem comprou :mrgreen:

Mazda Diesel engine - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_Diesel_engine)

Putz...eu falei várias vezes...tem que tirar o suporte do interecooler!
Tá no manual...
Mas tudo bem...amanhã eu mesmo tiro!
Também acho um absurdo eu, o proprietário, ter de tirar os decalques....
Assim fica muito fácil de colocar outro motor e usar o decalque do motor antigo!!!
A vistoria é pra quê???? Eta Brasil...

Abraços

Reginaldoteles
14/12/2011, 16:49
ai povo

sempre que a agua chegar proximo da marcaçao de minimo no reservatorio um led de alto brilho acende.

Fabil,
Onde comprou o sensor de nível?

Zepi
14/12/2011, 20:36
ai povo

Fabil. muito legal!
Onde comprou todos esses apetrechos??
Quero fazer um igual pra mim!

Conta os segredos!!!
Abraços

Fabil
14/12/2011, 21:10
tirando o sensor ( que comprei no atacado, minimo 10 peças direto do fabricante) o resto ( led, fios etc... ) eu tenho aqui na loja

nao tem segredo nao, as fotos já dizem por sí..heheh

silveriofilhos
15/12/2011, 08:25
agradeço a atenção de todos amigos do forum, incluindo zepi / fabil / vinicius.

Fabil, na realidade pela manhã é uma ignição absolutamente normal, vira chave de 2 a 4 segundos da primeira vez e pega direitinho.

Porém quando saio, vou visitar alguns clientes, enfim .... Quando o carro fica tipo 30 minutos rodando ........ Depois paro e preciso desligar o carro coisa de 15 minutos ..... Ao voltar, quando vou dar a partida, da primeira vez é impossível ele pegar ...... A segunda virada de chave, fica uns 8segundos e também não pega, .......... E na terceira virada, já com o motor de arranque cansado e após uns 10 segundos aí é que ele pega.

Obs:. Minha bateria é nova .... Ainda na garantia

isso já se tornou uma regra no meu tracker, e já vem se arrastando a um bom tempo .... E tenho medo do problema se tornar algo mais sério.

Me ajudem !!!!

e então amigos............ Alguma idéia !?!?!?

Fabil
15/12/2011, 11:01
jumpeie o conector de diagnostico ( fica no cofre do motor bem no canto do para-lamas do lado do motorista) e veja qual codigo vai piscar na luz de velas no painel)

de inicio eu suspeitaria do sensor de temperatura do motor ( no mazda tem tres, um p/ o marcador do painel, um para o ar condicionado e um para a centralina)

T+

Grand Vinicius
15/12/2011, 13:44
e então amigos............ Alguma idéia !?!?!?
Só posso te aconselhar a soltar a chave mais rápido, uns 4seg. hehehe
Pelo visto, o motor está quente e portanto a vela aquecedora não trabalha, porém se está realmente quente, era pra pegar fácil, não?

CASIMIRO CORREIA NUNES
15/12/2011, 20:07
Onde encontro um motor da tracker 2001/2001 diesel mazda?

Grand Vinicius
15/12/2011, 21:04
Amigo, esse motor é raríssimo, mas se eu botar um MWM 2.8 no meu carro eu te dou o meu :)
Tem um rapaz aqui no fórum que importou um, acho que foi do Japão: João Baeta (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/joao+baeta.html)

Zepi
16/12/2011, 00:15
Amigo, esse motor é raríssimo, mas se eu botar um MWM 2.8 no meu carro eu te dou o meu :)
Tem um rapaz aqui no fórum que importou um, acho que foi do Japão: João Baeta (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/joao+baeta.html)

O João importou só o cabeçote, se bem me lembro!

Abraçso

Zepi
16/12/2011, 08:59
Amigos, tirei a mangueira que sai da turbina e vai para o intercooler e mesmo acelerando não vejo sair óleo!E PARECE QUE ELA PRESSURIZA MUITO BEM!
Como poderia encontrar onde vaza o sistema?Pensei em tira o intercooler e ligar uma mangueira direto para saber se o radiador não está vazando...
O estranho é que com o carro frio pressuriza até 1kg mas em poucos minutos ela só enche até 0,5 com o pé no fundo!
Ainda não olhei se tem folga no eixo, mas se houvesse estaria jogando óleo não???
Logo que o moor está frio é uma beleza...anda muito bem, mas logo que esquenta..uns 10 minutos depois...o carro fica uma lesma!!

Alguém poderia me dar uma luz?

Abraços

Fabil
16/12/2011, 09:27
se com o carro frio enche 1kg e com ele frio só 0,5kg, eu aposto em vazamento no intercooler, depois que o aluminio do intercooler dilata pode revelar alguma fissura e dai escapa o ar.. sei lá, é um chute, eu olharia por ai..

já peguei um carro com radiador assim, mandei fazer o reparo e os caras testa numa banheira de agua e pressurizam o radiador com ar. no teste na banheira nao vazava, mas quando colocava no carro e depois do motor quente minava agua.

leva seu intercooler em uma casa de reparos e manda o cara meter pressao de ar sem dó e megulha na banheira que se tiver fissura só vai aparecer com bastante pressao

T+