Ver Versão Completa : Vai graxa no cubo dianteiro AVM da band ?
Alexandre Couto
21/02/2010, 20:56
Pergunta pros safos em Bandeirantes... vai graxa no cubo dianteiro AVM automatico da band (na parte posterior da tampa externa)? A razão da minha pergunta é que ao verificar porque a tração dianteira não estava funcionando, tirei as tampas dos 2 lados (dianteiros) e num lado tinha graxa e no outro estava sem... daí, como já tive uma band com acionamento manual (no knob da roda), lembrei que tinha graxa naquela posição, engraxei o lado que estava sem. Quando o 4x4 está acionado o cardã dianteiro roda mas quando tentei puxar um tronco, a roda dianteira não está travando (rodando) mas parece que fica escapando o engate (na roda).
Alguma idéia ou sugestão? Desculpem os muitos parenteses mas é o melhor que posso explicar...
Grato antecipadamente
Alexandre
Guiga Tostes
22/02/2010, 15:34
Ola Alexandre,
os cubos de roda das Band levam graxa sim, mas no seu caso acredito que este nao seja o problema...ou na verdade o problema possa ser decorrente da falta de graxa e esta falta levou ao desgaste que nao esta permitindo a roda livre travar(lock) corretamente.
As RL automaticas nao sao tao confiaveis quanto as manuais e queixas como a sua sao comuns, principalmente qdo mais exigidas.
Acredito que o seu problema seja no jogo de arruelas de calco(encosto) e arruela de trava da roda livre, que podem ter se desgastado pela falta de manutencao. Estes itens sao bem baratos e facil de ser substituidos.
Estou sendo simplista na analise, mas pode ser que o problema seja outro...sendo assim o melhor a fazer eh desmontar a roda livre e verificar o desgaste dos componentes.
Espero te-lo ajudado(apesar da minha resposta meio confusa)rsrsr
Alexandre Couto
22/02/2010, 21:46
Valeu a dica, Guiga. Eu vou levar num meca mas quero ter alguma base sobre o problema e verificar as possiveis causas mais simples para eventualmente partir para o que for mais complicado, uma vez que a viatura nao eh minha e estarei fazendo um favor pro dono...
Abs
Alexandre
Leonardo Raffi
22/02/2010, 21:54
Se precisar comprar outra parte para as manuais... se puder as enfer...
abraço
JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
22/02/2010, 22:07
Olha graxa nao e aconselhavel usar, no proprio manual das avm manuais fala em usar oleo 90.
Guiga Tostes
23/02/2010, 00:33
Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-13086.html há uma discussão quanto a lubrificação das AVM, comparando graxa e oleo.
Recomenda-se graxa para uso mais pesado(trilhas com mta água e lama), porém em quantidades bem dosadas, sem excesso.
Abrs
Alexandre Couto
23/02/2010, 21:52
Perfeito. O tópico esclareceu bem Guiga, ainda que tratam da RL manual. Vou abrir prá ver o que vamos encontrar... Leonardo, não entendi seu quote "Se precisar comprar outra parte para as manuais... se puder as enfer...", uma vez que estamos falando de RL Automática.
Valeu assim mesmo,
Alexandre
Guiga Tostes
23/02/2010, 22:45
Valeu Alexandre!
As Enfer a que o Leonardo se refere são as RL reforçadas da matalurgica Enfer, segue o link: http://www.modernaweb.com/loja_rota4x4/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=104
Abrs
Alexandre Couto
25/02/2010, 22:30
Obrigado pela explicacao... e Leonardo, vai desculpando a minha ignorancia.
Esse forum eh duca e educa.
Abs
Alexandre