Conectar

Ver Versão Completa : Falha na aceleração do Samurai

Daniel Engelbrecht
18/02/2010, 10:40
Amigos,

Observei uma falha na aceleração do samurai (1994) no retorno da viagem de carnaval, ontem, que me deixou intrigado. Se alguém tiver algum palpite do que possa ser...
O defeito surgiu no fim da viagem, depois de o carro já ter percorrido uns 150km na rodovia presidente dutra. Ele começou a apresentar falhas na aceleração. Estava com o carro em quinta marcha, acelerando, e subitamente ele parou de acelerar durante um segundo ou menos, voltando a acelerar normalmente em seguida. A sensação foi de um tranco, pois o carro estava ganhando velocidade e de repente parou de acelerar, para em seguida voltar.
Passado um tempo, aconteceu novamente. E então foi ficando cada vez mais constante, até o ponto de começar a falhar repetidamente.
Eu parei num sinal bem perto de casa e quando o sinal abriu, acelerei normalmente em primeira marcha. O carro começou a andar e a aceleração então falhou, fazendo o carro dar uma "brochada". Logo em seguida ele retomou a aceleração. Quando passei para segunda e pisei, ele novamente começou a acelerar e falhou em seguida, para então retomar a aceleração. Ao passar para a terceira marcha, aconteceu a mesma coisa. Fui dirigindo em terceira e em várias ocasiões o carro simplesmente parava de acelerar por um segundo aproximadamente e então retomava a aceleração.
Não sei se o calor pode ter alguma relação. Fiz a viagem praticamente toda (150km) numa velocidade de cruzeiro entre 90 e 95km/h, com o ponteiro da temperatura no meio e, às vezes, ligeiramente acima do meio, porque estava muito quente (40 graus ou talvez mais).
Hoje pela manhã dei uma volta no quarteirão e nada aconteceu.
Estou com receio de ser um daqueles defeitos que ocorre ocasionalmente e nunca se consegue descobrir o que é.

MaGao
18/02/2010, 11:14
Ja passei por isso.. foi bobina ruim.. não sei se é o mesmo problema.. mais o que vc descreveu é idêntico..

Abraços,

Alexandre Banana
18/02/2010, 11:24
Ja passei por isso.. foi bobina ruim.. não sei se é o mesmo problema.. mais o que vc descreveu é idêntico..

Abraços,
Muito parecido mesmo com problema de bobina ... você observou se a bobina estava esquentando ?!?

leo cabral
18/02/2010, 21:33
Eu colocaria minhas fichas no regulador de pressão e na bomba de gasolina.:concordo::concordo:

MaGao
18/02/2010, 22:53
Eu colocaria minhas fichas no regulador de pressão e na bomba de gasolina.:concordo::concordo:

Welcome leo kekeke =)

pode ser tambem.. maisss o meu quando deu pau na bomba de gasolina no cortava.. ele desligava hehe

abraços,

Daniel Engelbrecht
19/02/2010, 14:08
A primeira constatação, até agora, é a de que o filtro de combustível estava muito sujo. E olha que não rodou nem 10 mil km. Deve ser culpa dessa gasolina podre que vendem por aí.
Mas, apesar disso, acho que o filtro não seria a causa das falhas.
Vamos começar agora a dar uma olhada nos contatos da parte elétrica e no regulador de pressão.

Mamute Samurai93 JCER
20/02/2010, 17:41
A primeira constatação, até agora, é a de que o filtro de combustível estava muito sujo. E olha que não rodou nem 10 mil km. Deve ser culpa dessa gasolina podre que vendem por aí.
Mas, apesar disso, acho que o filtro não seria a causa das falhas.
Vamos começar agora a dar uma olhada nos contatos da parte elétrica e no regulador de pressão.
Acho que vc deveria começar primeiro pela bobima, o carro refrigera o motor não a bobina se ela estiver ruim não da sinal na temp do motor mas só falha, ,e um primeiro passo....

AlanFreeride
22/02/2010, 10:55
Bom não sou um expert no assunto mecânica, mas no meu samuca, aconteceu o mesmo, eu achei que fosse o filtro de combustivel, mas qdo cheguei em casa, tirei os cabos de vela e observei um certo "zinabre", dai eu dei uma lixadinha com uma lixa de unha, e nunca mais falhou...
Não sei se é o seu caso...

Daniel Engelbrecht
22/02/2010, 11:22
A única teoria que eu tenho agora é de que a bobiba aqueceu em razão de eu ter dirigido 150km em temperatura muito alta. Embora a temperatura do motor tenha ficado num nível aceitável, pode ser que a bobina não tenha aguentado plenamente.

Mas é só uma teoria. Está funcionando normalmente agora e não consigo descobrir se foi isso.

De concreto, fiz uma limpeza do pré-filtro de combustível e do filtro (paleativamente, até que chegue o filtro novo). Mas pela característica do defeito, creio que mais provavelmente foi algo elétrico.

Felipe Marx
22/02/2010, 11:41
A única teoria que eu tenho agora é de que a bobiba aqueceu em razão de eu ter dirigido 150km em temperatura muito alta. Embora a temperatura do motor tenha ficado num nível aceitável, pode ser que a bobina não tenha aguentado plenamente.

Mas é só uma teoria. Está funcionando normalmente agora e não consigo descobrir se foi isso.

De concreto, fiz uma limpeza do pré-filtro de combustível e do filtro (paleativamente, até que chegue o filtro novo). Mas pela característica do defeito, creio que mais provavelmente foi algo elétrico.

Pergunta besta, mas ... verificou os cabos de vela e o da bobina ? podem ser eles, alem desse monte de coisa que o pessoal ja comentou.

outra coisa, como esta o sistema de arrefecimento ?
carro muito quente pode causar desligamento pra proteger o motor.
No meu samuca, o ponteiro raramente passa do 1/4

Daniel Engelbrecht
22/02/2010, 14:31
Felipe,

Essa história de que o motor do carro desliga para prevenir aquecimento é lenda. Não existe dispositivo que faça isso. Talvez em algum carro moderno, mas em samurai da década de 90, não.
Se a minha teoria tiver algum sentido(a bobina falhou por causa do calor excessivo), foi problema na bobina, e não em razão de algum dispositivo para cortar o funcionamento do motor.
Pensei nisso porque a bobiba pode ter ficado quente mesmo a temperatura do motor não estando no vermelho, já que o sensor de temperatura só mede o calor do motor.

Eu coloquei recentemente um radiador de chevete zero bala. Em situação normal, sem o ar condicionado ligado, o ponteiro não passa do meio, mesmo em engarrafamento. Na estrada, sob condições extremas, acabou ficando no meio ou um pouco acima.