Amigos,

Observei uma falha na aceleração do samurai (1994) no retorno da viagem de carnaval, ontem, que me deixou intrigado. Se alguém tiver algum palpite do que possa ser...
O defeito surgiu no fim da viagem, depois de o carro já ter percorrido uns 150km na rodovia presidente dutra. Ele começou a apresentar falhas na aceleração. Estava com o carro em quinta marcha, acelerando, e subitamente ele parou de acelerar durante um segundo ou menos, voltando a acelerar normalmente em seguida. A sensação foi de um tranco, pois o carro estava ganhando velocidade e de repente parou de acelerar, para em seguida voltar.
Passado um tempo, aconteceu novamente. E então foi ficando cada vez mais constante, até o ponto de começar a falhar repetidamente.
Eu parei num sinal bem perto de casa e quando o sinal abriu, acelerei normalmente em primeira marcha. O carro começou a andar e a aceleração então falhou, fazendo o carro dar uma "brochada". Logo em seguida ele retomou a aceleração. Quando passei para segunda e pisei, ele novamente começou a acelerar e falhou em seguida, para então retomar a aceleração. Ao passar para a terceira marcha, aconteceu a mesma coisa. Fui dirigindo em terceira e em várias ocasiões o carro simplesmente parava de acelerar por um segundo aproximadamente e então retomava a aceleração.
Não sei se o calor pode ter alguma relação. Fiz a viagem praticamente toda (150km) numa velocidade de cruzeiro entre 90 e 95km/h, com o ponteiro da temperatura no meio e, às vezes, ligeiramente acima do meio, porque estava muito quente (40 graus ou talvez mais).
Hoje pela manhã dei uma volta no quarteirão e nada aconteceu.
Estou com receio de ser um daqueles defeitos que ocorre ocasionalmente e nunca se consegue descobrir o que é.