Ver Versão Completa : Quebra de Barra de torção na Frontier.
DieselPower
15/02/2010, 22:50
Pois é meus amigos, nem tudo são flores no mundo dos picapeiros....
Minha antiga Frontier SE Serrana 2005, que hoje está com meu tio e rodou apenas 60.000 km desde seu "nascimento" resolveu pela primeira vez encomodar.
Meu tio estava em Antônio Prado - RS, andando a 40 km/h na estrada de chão, quando escutou um estalo e sentiu o lado direito baixar. Desceu e constatou a quebra completa da barra de torção.
Fiquei muito receoso, pois nunca havia visto/ouvido falar, de quebras assim, de maneira brusca. Penso no perigo de ocoorrer em uma curva, ou em velocidades superiores.
Assim pergunto:
1- Já presenciaram tal ocorrido?
2- Seria caso de tentar uma "extenção de garantia" argumentando ser uma fadiga prematura?
3- Existe esta peça no paralelo?
Vale lembrar, que além da baixa quilometragem do veículo, ele estava com a suspensão completamente original, como veio de fábrica.
Amanhã tiro fotos e posto aqui.
Fica a dica para que fassamos vistorias mais seguidas nestas peças.
Grande abraço a todos.
ROAD TECH
15/02/2010, 22:59
Olá Diesel Power,
Já presenciei quebra de barra de torção de Frontier 2005 com o veículo estacionado (estalo seguido de "queda" da suspensão). Nos Fuscas era comum acontecer isso, com o veículo parado.
Se o veículo fez todas as revisões em concessionária, acho que é um caso típico de solicitação de "garantia estendida".
Ouvi falar de um lote de Frontier/Xterra com problemas nas barras de torção. Pergunte na concessionária sobre isso.
Não tenho informação de barra de torção de Nissan oferecida no mercado de reposição.
sds,
Octávio
Ferro velho pedroso, blumenau tem 02 desmontadas.
47 3339 1708
Pequeno jr
15/02/2010, 23:14
A X-terra que fez a tranzamazônica 2009 com o Serjão tbm quebrou a Barra de torção da forma que voCê está falando.
SAPO-BOMBA
15/02/2010, 23:23
Cacete, se isso quebra numa curva mais acentuada em velocidade... não quero nem imaginar!
Daniel.Shimomoto
15/02/2010, 23:40
Aconteceu com a equipe do Serjão na TransAM 2009, na X-Terra.
Pessoalmente já vi isso em Fusca. Adormece de pé, muda o tempo amanhece caido. Quebra com a mudança de temperatura. Com o meu mesmo aconteceu certa vez. Tanto que tenho uma barra de torção paralela guardada em casa. Colocaram ela e depois trocaram por uma original.
Abs!!!
Aconteceu comigo com a minha antiga Frontier SE Serrana 2005, aqui mesmo em nossa cidade (Lages) amigo DieselPower, estava trafegando pela Rua Frei Rogério quando em um desnível escuto um estalo forte do lado direito, andei mais alguns metros e parei a viatura ai verifiquei que a barra estava quebrada. Na ocasião o seguro levou ela até São José na Globo Nissan e la eles disseram que era raro acontecer, mas que não prejudicaria a estabilidade do veiculo caso estivesse em velocidades altas, e que todos os casos atendidos foram durante o inverno.
DieselPower
16/02/2010, 11:20
Pois é pessoal, então pelo visto, não são casos isolados. E o pior, não acontecem em situações limite, pois meu tio estava a 40 km/h sem carga, e como o amigo Osarmento citou, até mesmo parada já ocorreu esta quebra.
Lages,
Não concordo com o pessoal da Nissan, ela prejudica e muito a estabilidade. Meu tio veio a no máximo 60 km/h no asfalto e relatou estar "passarinhando" muito.
Já em relação ao inverno, este foi então um caso atípico, pois foi em um dia bastante quente.
No seu caso, o veículo estava na garantia? Caso resposta negativa, quanto ficou o serviço?
Com todos estes casos de quebras espontâneas, não seria o suficiente para a Nissan pensar em uma barra de maior diâmetro, ou feita de outra material/liga?
Na minha opinião, isto é muito mais grave que a maioria dos recalls que existem por aí...
Outra coisa, já viram isto acontecer em outras picapes?
Abraço a todos.
Rapazes isso acontece com ranger tambem????
Walter L. L. Casitta
16/02/2010, 11:50
Pois é pessoal, então pelo visto, não são casos isolados. E o pior, não acontecem em situações limite, pois meu tio estava a 40 km/h sem carga, e como o amigo Osarmento citou, até mesmo parada já ocorreu esta quebra.
Lages,
Não concordo com o pessoal da Nissan, ela prejudica e muito a estabilidade. Meu tio veio a no máximo 60 km/h no asfalto e relatou estar "passarinhando" muito.
Já em relação ao inverno, este foi então um caso atípico, pois foi em um dia bastante quente.
No seu caso, o veículo estava na garantia? Caso resposta negativa, quanto ficou o serviço?
Com todos estes casos de quebras espontâneas, não seria o suficiente para a Nissan pensar em uma barra de maior diâmetro, ou feita de outra material/liga?
Na minha opinião, isto é muito mais grave que a maioria dos recalls que existem por aí...
Abraço a todos.
A Nissan já resolveu o problema em definitivo. Deixou de fabricar o picape inteiro.:rolleyes:
Falando sério, teria que ser mais comprida...
Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 11:58
Rapazes isso acontece com ranger tambem????
Com Ranger o que eu sei que eventualmente ocorre é a quebra do suporte onde é fixado a parte de trás da barra de torção. Não é a barra em si, é apenas o suporte.
Abs!!!
Lages,
Abraço a todos.
Diesel para minha infelicidade ela quebrou 2 meses após o término da garantia, e tive que arcar com o concerto, não me recordo exatamente mas ficou em torno de R$ 600,00. Na Frontier SEL/LE não existe mais a barra de torção.
Milton C.
17/02/2010, 14:22
Amigos,
Na minha toda a suspensão foi trocada, antes de me repassarem, inclusive as barras.
Coincidência ou não, perdi o contato com o único dono, mas vou me informar sobre.
A verdade é que todas pickups tem seus problemas, e este acredito não ser um problema tão conhecido quanto ao do único da Frontier, o tal volante.
Abraços,
DieselPower
18/02/2010, 00:05
Pessoal, boas notícias!!!
Ao chegar na concessionária, o chefe de oficina, após consultar número do chassi, informou que todo o reparo (peças e mão de obra) serão pagos em garantia, mesmo se tratando de um veículo 2005, pois as barras de torção fariam parte de um recall.
Além disto, fomos informados que ela já havia feito 2 recalls (um deles por mim), e ainda haviam mais 3 recalls para serem feitos. Portanto a picape fica encostada até segunda-feira para o reparo da barra mais a realização destes 3 outros recalls.
Engraçado é que eu não sabia que havia tano recall assim...
Pedi para me enviarem detalhadamente todo o serviço realizado, para que possamos saber destes novos (ou antigos?) recalls.
Portando, ao todo eram 5 recalls para este veículo.
Este mesmo chefe de oficina, comentou que a quebra da barra de torção esta acontecendo frequentemente, e que nem todas as picapes podem se beneficiar da troca gratuita (depende o número do chassi), mesmo sabendo que o problema é de fábrica, crônico e comum.
Mas resumindo, o custo total do serviço será R$ 0,000!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isso sim é "almoço grátis"!!!!
Abraço a todos!
PS.: Assim que entregarem a picape eu posto mais informações sobre os recalls.
DieselPower
19/07/2012, 19:20
Pessoal, mais um caso...
Desta vez não foi a barra, e sim o parafuso...
Segue o relato aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/37135-quebra-da-barra-de-torcao-x-terra.html#post1740814
Pessoal, mais um caso...
Desta vez não foi a barra, e sim o parafuso...
Segue o relato aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/37135-quebra-da-barra-de-torcao-x-terra.html#post1740814
Pessoal, acho q minmha barra do lado direito (passageiro) acabou de quebrar... O que devo falar na concessionária para troca gratuita?!?!
sou leigo em pickup, acabei de adquirir ( 6 meses) uma Frontier 2003... esta barra tem uma de cada lado né?!?! paralelo ao cardam?!?!
Obrigado a todos pelo apoio.
Bruno
marcelo de lima oliveira
14/12/2012, 18:19
Hoje quebrou a barra de torção da minha Nissan X terra 2004/2005. Sera que consigo na garantia do Recall? A troca tem que ser das duas barras ou so de um lado?
RenanDcCerqueira
14/09/2020, 13:54
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite para todos! Preciso dessa peça para o lado direito da Nissan Frontier SE 2.8 4x4. Na internet encontrei vários nomes para ela: Braço da barra de torção, bico de papagaio, suporte para barra de torção, entre outros... A peça é parecida com a das imagens, porém eu não acho pro meu carro em lugar nenhum. Se alguém conhecer algum lugar que tenha essa peça, ou algum outro carro que seja compatível eu ficaria imensamente agradecido!
Rodrigo Palomares
11/07/2021, 20:18
Pessoal, boa noite. Meu primeiro post aqui no forúm.
Acabei de comprar uma Frontier Strike 2004/2005 com 157 mil km.
Notei que o carro estava arriado para a roda dianteira direita e fui pesquisar a respeito.
Vi aqui no forum a questão das molas estarem com apertos diferentes e tal.
Fui investigar embaixo do carro e vi algo assustador.
Simplesmente a travessa que liga as duas longarinas onde justamente as barras estão ligadas está quebrada!
576717
A foto está horrível mas reparem na enorme trinca.
Alguém passou por algo semelhante?