Ver Versão Completa : "Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral
valeu cesar , essas fotos foi de grande valia , simples e forte ! me desculp mais nao lembro em qual topico vc colocou a configuraçao dessa maravilha mais de qualquer forma poderia repetir , sei que é 2 difernciais do omega , t/case niva , caicha de chevett 4 ou 5 marchas ?? suspenssao trazeira foi da kombi com reduçao ou vc fez balanças ? aguardo , outra coisa , se nao for pedir de mais já que vai levantar a maquina para troca da embreagem teria como me passar medidas entre os perfiis u e comprimento total ?
cesarferreira
16/10/2010, 22:52
Oliveira e ROC,
Vou postar Algumas fotos e semana que vem mando as medidas, mas a distância entre as vigas do chassis não tem muita importância quem vai mandar é o tamanho das balanças para determinar a distancia entre rodas e o comprimento é do comprimento total da gaiola ( as uniões dianteira e traseira são meus parachoques) Peguem o comprimento das balanças com os cubos instalados somem as duas e diminuam da distância entre rodas pretendida e terão a distância entre os dois perfis em U do chassis só não pode ser menor que o tamanho do diferencial (eles tem que caber dentro do chassis), os perfis são de 4X2 polegadas com parede de 5mm.
As medidas estão no post 257
Abraço
Cesar
cesarferreira
16/10/2010, 23:00
Desculpem, agora vão as fotos!
valeu cesar , desculp ficar só encomodando , mais quem mandou construir um maquina dessa ??? ris.... estamos no aguardo com as medidas grande abraço !
Varela,
Finalmente sua foto da junção da T-case com o diferencial dianteiro!
Abraço
Cesar
Já estou por aqui assuntando... heheheh
[]s
Tchê 4x4
27/10/2010, 12:39
Eaí Cesar, como foi a volta da trilha amigo, tudo tranquilo?... Também tive um problema que me fez voltar as pressas no sabado a noite, e agora tudo está se ajeitando... Precisando de alguma coisa prende o grito!!! Abraço.
cesarferreira
27/10/2010, 21:35
Eaí Cesar, como foi a volta da trilha amigo, tudo tranquilo?... Também tive um problema que me fez voltar as pressas no sabado a noite, e agora tudo está se ajeitando... Precisando de alguma coisa prende o grito!!! Abraço.
Olá TchÊ,
Voltei sábado a noite, agora estou esperando as fotos e os filmes que os parceiros fizeram na sexta e no sábado, assim que chegarem posto aqui!
Manda daí aquele esquema de utilizar uma aruela a mais para não escapar a quarta marcha, a minha caixa moeu e vou fazer outra.
Abç
Cesar
fguerreiro
10/11/2010, 22:18
Tópico fantástico! Comecei a ler há quase 3 horas e ainda não parei!
cesarferreira
07/12/2010, 00:18
Olá gurizada,
De volta após algum tempo de inatividade, no último passeio com muita água e areia o mau motor de partida foi para o saco!!
Como às vezes funcionava meio pesado, quero saber a opiniçao da parceria sobre os motores de arranque com redução!! e o que acham de alguns que se encontram no ML?
Aguardo suas opiniões!!
Abç
Cesar
leobnaval
07/12/2010, 00:31
Se o seu motor é original, o melhor motor de partida para ele é o modelo original.
[]s
Tchê 4x4
07/12/2010, 12:53
Eai Cesar, trankilo?... Resolveu aquele problema da caixa?...
cesarferreira
15/12/2010, 22:16
Eai Cesar, trankilo?... Resolveu aquele problema da caixa?...
Olá Tchê,
Não vais acreditar, sabe aquela aruela de encosto junto da engrenagem da ré? Pois é quebrou e o garfo trancou entre a engrenagem e a carcaça da caixa!!!!! Era o único defeito!! mas o suficiente para parar em ponto morto e com o tranbulador trancado, desafiei o Dani a melhorar a segunda mas nãoi ficou maravilha, comprei uma caixa com cinco marchas e vamos faze-la com esmero!!! Todas as marchas tem a mesma relação da da de quatro apenas tem mais uma engrenagem multiplicada 1:0,8, vai ficare beleza, mas por enquanto estou com a quatro marchas!! Acabei não indo até a Bolívia com os parceiros, e estou me preparando para a temporada de verão nas nossas costas de mar e lagoas, te espero nas trillhas!
Abç
Cesar
juniortb
16/12/2010, 13:20
Fala galera tudo bem??? e ai Cezar como vai????
depois de um tempo estou aki de volta, muito correria rsrsrsr mas agora estou pensando em fazer uma 4x4 usando (roubando rsrsrs) sua ideia, porem lembro que li aki mesmo la no comeco que vc pensava em fazer a maquina com motor central. tendo em vista que a minha gaiola ja e com motor centralm, e eu gostei muito dela nessa configuracao queria saber como seria esse projeto quais pecas, caixa, reduzida e diferenciais usados e como ficaria, enfim se puder me ajudar. e tambem qual torre vc usou na frente???? do gol??? qual modelo do carro? to pensando em comecar ja em janeiro. estou comprando 2 diferenciais de omega 4.1 e estou a procura da caixa reduzida do niva = a sua, pois ia fazer com motor trazeiro, mas ai li que vc estava pensando em motor central no inicio estou curioso e ja mudando de ideia rsrsrsr se puder ajudar ficarei agradecido grande abraco a todos.
BrunoHolz
16/12/2010, 15:38
Fala galera tudo bem??? e ai Cezar como vai????
depois de um tempo estou aki de volta, muito correria rsrsrsr mas agora estou pensando em fazer uma 4x4 usando (roubando rsrsrs) sua ideia, porem lembro que li aki mesmo la no comeco que vc pensava em fazer a maquina com motor central. tendo em vista que a minha gaiola ja e com motor centralm, e eu gostei muito dela nessa configuracao queria saber como seria esse projeto quais pecas, caixa, reduzida e diferenciais usados e como ficaria, enfim se puder me ajudar. e tambem qual torre vc usou na frente???? do gol??? qual modelo do carro? to pensando em comecar ja em janeiro. estou comprando 2 diferenciais de omega 4.1 e estou a procura da caixa reduzida do niva = a sua, pois ia fazer com motor trazeiro, mas ai li que vc estava pensando em motor central no inicio estou curioso e ja mudando de ideia rsrsrsr se puder ajudar ficarei agradecido grande abraco a todos.
Junior, olha o tópico do HS4x4 ele ta fazendo uma 4x4 com motor central 1.0 com as homocinéticas saindo direto pra cardan..
Já te passo o link..
BrunoHolz
16/12/2010, 15:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82565
Tchê 4x4
16/12/2010, 16:02
Báh Cesar, pra ti ver heim, uma unica arruela e nos deixa na mão!!! Mas não há de ser nada, pelo menos foi pouca coisa e serviu pra perfeiçoar o projeto... Com certeza com 5 a máquina ficará melhor, principalmente nos deslocamentos.
Boa sorte na empreitada parceiro e prepara pra travessia da mirin em janeiro. Aindo to terminando a minha vistura mas em seguida nos encontramos de novo... Abraço!!!
juniortb
16/12/2010, 21:58
Junior, olha o tópico do HS4x4 ele ta fazendo uma 4x4 com motor central 1.0 com as homocinéticas saindo direto pra cardan..
Já te passo o link..
boa noite BrunoHolz
Valew pela dica. ja tinha dado uma olhada no topico e tbm ja tinha pensado em fazer assim, mas pelo que sei dessa forma vai ficar muito mas muito reuzido tipo 5º marcha cortando giro a 50 Km/h. ate gostaria que tivesse reducao mas que eu podesse chegar pelomenos ate uns 120km/h pois vamos longe as x andando. mas achei bem bacana o projeto se tivesse algum modo de ficar assim sem que fique tao reduzida... alguem tem alguma ideia??? Cesar o que vc acha????
conto com a ajuda de todos.....
grande abraco...
cesarferreira
16/12/2010, 22:30
Olá Juniortb e Brunoholz,
Fazer a gaiola com motor central é um sonho, logo a gente fica fascinado com a simplicidade da idéia de usar o motor na transversal e os semi eixos como cardãns!! mas infelizmente fica muito reduzido e não conseguimos velocidade e por mais incrível que pareça também perdemos força pois só vamos conseguir deslocamento com giros muito altos!! Não dá!!
Existem duas maneiras de fazermos a transmissão para as quatro rodas: uma usando caixa de redução ou similar e utilizando dois diferenciais (como na Máquina Blue) e outra um conjunto de diferencial e caixa integrados junto ao motor e um cardã na extenção da caixa para o diferencial do outro eixo (exemplo o fusca 4x4 aqui do fórum)
Para usar o motor central no caso da máquina eu desisti porque ele ficaria muito alto (precisaria estar acima do cardãn da caixa de redução para o diferencial traseiro) ou teria que ser colocado ao lado do cardãn e se perderia o equilibrio com ele ao lado do carro.
Um conjunto como o da máquina permite em tese colocar o motor onde quer que seja, o único empecilho é a altura em que ele ficará!
Abç
Cesar
cesarferreira
16/12/2010, 22:34
Gurizada,
motor central no nosso caso é para permitir um maior uniformidade na distribuição de peso entre os eixos e assim uma melhor tração, também podemos conseguir isso redistribuindo ou outros pesos do carro de maneira mais racional (motor sobre um eixo e bancos, tanque, bateria, etc mais sobre o outro eixo).
Juniortb, a melhor relação de diferencial é o omega 2.0 (é mais reduzida e vai te trazer mais força)
Abç
Cesar
fag.online
17/12/2010, 08:29
Salve salve cesar... é isso ai.... depois de mtas indas e vindas no meu projeto 4x4, resolvi vende-lo, primeiro pela falta de tempo em mexer e segundo por alguns erros de projeto que iriam afetar o funcionamento no final...
Porém, como amante do off-road, tenho intensão de iniciar um projeto semelhante ao seu no próximo ano....
2 diferenciais de omega, uma caixa de tração, motor ap e caixa de marchas chevette...
Abracos
juniortb
17/12/2010, 10:22
Gurizada,
motor central no nosso caso é para permitir um maior uniformidade na distribuição de peso entre os eixos e assim uma melhor tração, também podemos conseguir isso redistribuindo ou outros pesos do carro de maneira mais racional (motor sobre um eixo e bancos, tanque, bateria, etc mais sobre o outro eixo).
Juniortb, a melhor relação de diferencial é o omega 2.0 (é mais reduzida e vai te trazer mais força)
Abç
Cesar
Otimo entao... vamos continuar na ideia inicial.
Cesar a torre da frente vc usa de qual carro?
Qual t-case posso usar?? estou a procura de uma do niva mas nao achu voce nao tem alguma pra vender ou nao sabe onde posso encontrar??? qual outra vc me indicaria?
Lendo to topico ja tinha percebido que o diferencial do omega 2.0 e mais reduzido como vc falow mas nao achei aki. So o do 4.1 e segundo o vendedor o do 4.1 e mais resistente vou usar pneus grandes biscoito. o que voce acha?
obrigado pela atencao e ajuda de todos...
Grande abraco...
fag.online
17/12/2010, 10:26
Junior, consigo a caixa do niva pra você... 1.000,00 (içara)
Abracos
leobnaval
17/12/2010, 15:37
+ 3.000 leva um niva completo hehehe, brincadeirinha, não sei o preço médio da t-case do niva mas acho 1.000 um preço salgado para esta peça do niva...
[]s
fag.online
17/12/2010, 16:11
Poise leo... com 5.000 se compra um niva "em bom estado", pelo menos no geral da mecanica... o problema é investir 5.000,00 num niva e ter que desmontar ele todo, pra aproveitar t-case e suspensão dianteira...
Pq o niva tem diferencial com eixo rigido na traseira, e sinceramente, ta ai uma coisa que nao me agrada...
Se procurar um pouco e ter paciencia se acha por mais barato (t-case do niva), só que, como a procura é grande, as peças são poucas, os preços tendem a se elevar cada vez mais.... Se olhar no M.L tem um cara vendendo uma por 1.900,00
De qualquer forma, apenas indiquei ao amigo onde tem, até porque esse preço é direto com o dono da peça, nem to ganhando nada em cima, a não ser o prazer de poder ajudar um companheiro do off-road
:D
Abracos
leobnaval
17/12/2010, 16:50
Fag por isso mesmo que achei caro uma t-case do niva por 1.000, porque o niva é um jipe barato porem dificil achar um realmente bom, e pronto para uso, já a t-case de camionetes está bem mais caras que um niva encontra-se por valores nesta faixa e até uns 2.000, eu vi anuncio de t-case da pajero TR-4 por 450,00 achei muito bom o preço.
Mas agora que aumentou a procura pela t-case do niva a tendência é subir cada vez mais o preço...
[]s
cesarferreira
18/12/2010, 21:09
Olá juniortb,
Na dianteira uso as torres do santana, quanto mais altas puderem ser melhor será, no meu caso eu tive limitações pela carroceria, não sei se seu projeto será carenado ou "moon buggy", use as mais altas que encontrar para permitir uma grande balança!
A caixa do Niva está sendo muito procurada, mas vale cada centavo investido!!!
O pneus grandes necessitam de mais força, diferenciais mais longos podem não ser os ideais, vamos ver o que o Leo diz!!:pensativo:
Olá Fag,
Realmente as caixas estão ficando mais caras, principalmente as que estão em boas condições, os preços estão variando por aí onde estás falando! Fiquei feliz de saber que continuas às voltas com off road.:concordo:
Olá Leo,
É, as vezes, só uma peça serve em um determinado carro (para nossos propósitos claro), diz aí amigo qual a relação dos diferenciais dos Omegas para ajudarmos o Juniortb.:grin:
Abraços para todos!!
Cesar
juniortb
18/12/2010, 21:23
Olá juniortb,
Na dianteira uso as torres do santana, quanto mais altas puderem ser melhor será, no meu caso eu tive limitações pela carroceria, não sei se seu projeto será carenado ou "moon buggy", use as mais altas que encontrar para permitir uma grande balança!
A caixa do Niva está sendo muito procurada, mas vale cada centavo investido!!!
O pneus grandes necessitam de mais força, diferenciais mais longos podem não ser os ideais, vamos ver o que o Leo diz!!:pensativo:
Olá Fag,
Realmente as caixas estão ficando mais caras, principalmente as que estão em boas condições, os preços estão variando por aí onde estás falando! Fiquei feliz de saber que continuas às voltas com off road.:concordo:
Olá Leo,
É, as vezes, só uma peça serve em um determinado carro (para nossos propósitos claro), dia aí amigo qual a relação dos diferenciais dos Omegas para ajudarmos o Juniortb.:grin:
Abraços para todos!!
Cesar
Boa noite
Obrigado Cesar pela dica
ja uso a do santana atras com o aro de Renalt Megane com espelho da roda virado mas se colocar um pneu maior achu que vai pegar na bandeja que segura a mola...
como vc fez para o pneu nao ficar pegando???
leo ajuda nos ai com a relacao do difarencial do omega... rsrsrsrs
obrigado a todos
abraco
cesarferreira
18/12/2010, 21:29
Juniortb, usa um espaçador ou inclina a torre, mas o melhor é um aro com offset negativo.
abç
juniortb
18/12/2010, 22:07
Juniortb, usa um espaçador ou inclina a torre, mas o melhor é um aro com offset negativo.
abç
poise ao virar o espelho do aro do megane scenic ele ja fica com o offset negativo mas achu que para um pneu maior nao sera o suficiente... como voce fez na maquina usa espacador???? qual modelo de aro vc usa? vlw
leobnaval
19/12/2010, 10:22
Isso mesmo Cesar, e no caso do dif. do omega 4.1 ele é a pior opção para off-road devido a ser o com relação mais longa de todos os modelos de dif. do omega.
Segue relação de marcha e diferencial do omega 4.1:
1ª 3.81:1
2ª 2,11:1
3ª 1,34:1
4ª 1,00:1
5ª 0,81:1
Ré 3,40:1
Diferencial 3,15:1
Omega 3.0 geralmente usa relação de diferencial: 3.70:1
Omega 2.0 e 2.2 relação de diferencial: 3.9:1
Tem tambem a relação 3.54:1 utilizada em alguns modelos de omega.
A melhor opção para o off-road é a relação do 2.0, 3,9:1.
Juniortb dá uma lida nas pág. 3 a 6 deste tópico tem uma material que vai ajuda-lo bastante.
Olá Leo,
É, as vezes, só uma peça serve em um determinado carro (para nossos propósitos claro), diz aí amigo qual a relação dos diferenciais dos Omegas para ajudarmos o Juniortb.:grin:
Quanto a t-case não precisa ser exatamente a do niva qualquer uma que se encaixe a saída do câmbio ou possa ser adaptada vai servir, porém resta saber a relação dela tanto no modo normal (alta) como na reduzida e nesse ponto a do niva leva vantagem por possuir uma redução mesmo no modo alta (1,2:1) além de possuir dif. central bloqueável que para o off-road não é tão necessário porque isso numa t-case comum você teria a opção de rodar em 4x2 ou 4x4 (equivalente a modo bloqueado do niva) já o niva não possue opção de rodar em 4x2 o que aumenta um pouco o consumo de comb. mas oferece sempre a tração 4x4 que é utilizada até mesmo no asfalto, devido a t-case possuir dif. central.
Abraços, Leo
juniortb
19/12/2010, 11:44
Isso mesmo Cesar, e no caso do dif. do omega 4.1 ele é a pior opção para off-road devido a ser o com relação mais longa de todos os modelos de dif. do omega.
Segue relação de marcha e diferencial do omega 4.1:
1ª 3.81:1
2ª 2,11:1
3ª 1,34:1
4ª 1,00:1
5ª 0,81:1
Ré 3,40:1
Diferencial 3,15:1
Omega 3.0 geralmente usa relação de diferencial: 3.70:1
Omega 2.0 e 2.2 relação de diferencial: 3.9:1
Tem tambem a relação 3.54:1 utilizada em alguns modelos de omega.
A melhor opção para o off-road é a relação do 2.0, 3,9:1.
Juniortb dá uma lida nas pág. 3 a 6 deste tópico tem uma material que vai ajuda-lo bastante.
Quanto a t-case não precisa ser exatamente a do niva qualquer uma que se encaixe a saída do câmbio ou possa ser adaptada vai servir, porém resta saber a relação dela tanto no modo normal (alta) como na reduzida e nesse ponto a do niva leva vantagem por possuir uma redução mesmo no modo alta (1,2:1) além de possuir dif. central bloqueável que para o off-road não é tão necessário porque isso numa t-case comum você teria a opção de rodar em 4x2 ou 4x4 (equivalente a modo bloqueado do niva) já o niva não possue opção de rodar em 4x2 o que aumenta um pouco o consumo de comb. mas oferece sempre a tração 4x4 que é utilizada até mesmo no asfalto, devido a t-case possuir dif. central.
Abraços, Leo
Otimo leo obrigado pelas explicacoes...
Mas levando em consideracao que vou usar a t-case do niva que ja conta com uma reducao mesmo em alta e nas trilhas vou usar reduzida ligada direto sera que com o diferencial do omega 4.1 vai fazer tanta diferenca assim???? pq se nao me engano o a primeira marcha reduzida na configuracao do Cesar quase nao se usa (ou estou errado cesar) so em alguma situacoes extremas.... o que voce acha leo???
Lembrando que hoje tenho caixa de 5 marchas do gol 1.0 8v e pra min ja e uma otima relacao.... acredito que com t-case do niva e os diferenciais do omega 4.1 mesmo assim vai ficar mais reduzido do que tenho hoje.... estou certo leo???
sera que voce tem os numeros das relacoes para comparacao??? como ficaria caixa do gol 1.0 8v que uso hj x caixa do chevet 5 marcas com t-case do niva e dif omega 4.1?
Obrigado
Abracos
marcelo HS 4x4
19/12/2010, 12:23
Otimo entao... vamos continuar na ideia inicial.
Cesar a torre da frente vc usa de qual carro?
Qual t-case posso usar?? estou a procura de uma do niva mas nao achu voce nao tem alguma pra vender ou nao sabe onde posso encontrar??? qual outra vc me indicaria?
Lendo to topico ja tinha percebido que o diferencial do omega 2.0 e mais reduzido como vc falow mas nao achei aki. So o do 4.1 e segundo o vendedor o do 4.1 e mais resistente vou usar pneus grandes biscoito. o que voce acha?
obrigado pela atencao e ajuda de todos...
Grande abraco...
junior se voce usar motor e caixa do vectra cd 16v com injecao, dois diferenciais de omega 4.1 como vc quer, e fazer como to fazendo a minha, cara nao tem quem te pegue....:concordo:
juniortb
19/12/2010, 13:07
junior se voce usar motor e caixa do vectra cd 16v com injecao, dois diferenciais de omega 4.1 como vc quer, e fazer como to fazendo a minha, cara nao tem quem te pegue....:concordo:
Ola marcelo
ja pensei em fazer assim... inclusive to acompanhando seu topico... mas achu que assim ela vai ficar muito reduzida... seguindo me consta ela nao passara dos 60km/h nao sei se estou certo, quem sabe o leo possa ajudar tbm (mais uma vez ne leo) rsrsrsrs e como vou longe com ela, pra praia por exemplo vou so com ela ando em BR e tudo, preciso que ela chegue ate ums 120Km/h,
se nao faria assim como vc ta fazendo.
vlw
leobnaval
19/12/2010, 17:19
Junior, concerteza utilizando uma t-case a gaiola amplia muito sua utilização e capacidade de transpor obstaculos ainda mais 4x4, principalmente pelo fato da reduzida, nesse seu caso vai depender muito do tamanho de pneu que você vai usar e do motor (que eu ainda não sei quais são) mais concerteza vai ficar bem mais reduzida e mais longa (pois poderá optar entre usar ou não a reduzida) portanto fica mais reduzida que a sua atual e provavelmente atingirá uma maior velocidade final mesmo usando os dif. do omega 4.1.
Esta configurações de motor + câmbio e dif. + diferencial, até é valida mais é aquela coisa fica muito reduzido e perde-se totalmente o escalonamento de marchas do câmbio, ou melhor fica realmente um trator muito torque disponivel na roda e baixa velocidade, até onde eu sei gaiola nenhuma não vai andar puxando 5 ton. na trilha e precisa as vezes em deslocamentos atingir até 120 km/h , portanto isso não é viável para montar configuração mecânica em gaiola.
Abraços, Leo
Junior, concerteza utilizando uma t-case a gaiola amplia muito sua utilização e capacidade de transpor obstaculos ainda mais 4x4, principalmente pelo fato da reduzida, nesse seu caso vai depender muito do tamanho de pneu que você vai usar e do motor (que eu ainda não sei quais são) mais concerteza vai ficar bem mais reduzida e mais longa (pois poderá optar entre usar ou não a reduzida) portanto fica mais reduzida que a sua atual e provavelmente atingirá uma maior velocidade final mesmo usando os dif. do omega 4.1.
Esta configurações de motor + câmbio e dif. + diferencial, até é valida mais é aquela coisa fica muito reduzido e perde-se totalmente o escalonamento de marchas do câmbio, ou melhor fica realmente um trator muito torque disponivel na roda e baixa velocidade, até onde eu sei gaiola nenhuma não vai andar puxando 5 ton. na trilha e precisa as vezes em deslocamentos atingir até 120 km/h , portanto isso não é viável para montar configuração mecânica em gaiola.
Abraços, Leo
aproveitando o assunto, eu venho acompanhando o desenvolvimento de projetos como esse e outros que envolvem essa discussão de relação de marchasxtorque, e já passei horas olhando para um cambio desmontado que tenho pensando em como fazer um ajuste ou uma adaptação para que eu consiga de alguma forma uma relação bem reduzida, para por exemplo fazer um resgate, onde vc tem de puxar peso por exemplo... (ontem tive de arrastar uma gaiola quebrado morro acima uns 500mtrs) e uma relação mais estavel para translados entre um obstaculo e outro... e momento, penso em acoplar 2 cambios e apenas 1 diferencial, assim teria a opçao de ajustar uma reduzida e usar as 4 marchas normalmente, seria uma reduzida mas pra 4x2... alguem ja viu obra parecida?
leobnaval
19/12/2010, 18:06
Sim isto é possivel, inclusive o pessoal do rock crawling já anda usando 2 t-cases em série, pois no caso deles eles precisam de baixissima velocidade e muito torque ainda mais devido aos pneus de quase ou até mais de 40" de diâmetro.
[]s
não conheço bem essa t-case, mas vo pesquisar a respeito... já houvi falar mto dela nos 4x4 mas eu não sou mto fã de 4x4 em gaiolas, entendo que um 4x4 sem peso não é eficiente, por isso trabalho no desenvolvimento de 4x2. Hoje uso uma mecanica simples e confiavel, uso AP 1.8, chassi brasilia com cambio 8x35 todo reforçado... já testei outras configurações mas essa me agrada mais... o 7x36 melhoraria bem mas é menos resistente... por isso penso em agregar melhorias a este...
juniortb
19/12/2010, 18:18
Abraços, Leo
Otimo leo
O motor e um ap 2.0 com pistoes de 86mm. o pneu que uso hj e biscoito 255x75x15 (http://www.pneusoffroad.com.br/cross255.html) mas pretendo colocar maior futuramente, dependendo de como ela vai ficar 4x4 com esse tamanho de pneus nas 4 rodas, se ficar boa nem vou mexer vai ficar com essa medida mesmo pois quanto maior o pneu mais facil a quebra.
Se nao, estou pensando em colocar uns que o pessoal usa nos jeeps, nao sei direito as medidas mas achu que e 33x12,5x15 (http://www.pneusoffroad.com.br/fronteira33.html) ou os 31x10,5R15
vou continuar com a ideia de fazer a mecanica igual a do cesar.
vou tentar achar os diferenciais do omega 2.0 mas se nao achar vai os do 4.1 mesmo que ja tenho na mao e so pagar e levar pra casa rsrsrsr
e a t-case vai ser a do niva mesmo.
obrigado a todos
abç.
leobnaval
19/12/2010, 18:41
entendo que um 4x4 sem peso não é eficiente, por isso trabalho no desenvolvimento de 4x2. Hoje uso uma mecanica simples e confiavel, uso AP 1.8, chassi brasilia com cambio 8x35 todo reforçado... já testei outras configurações mas essa me agrada mais... o 7x36 melhoraria bem mas é menos resistente... por isso penso em agregar melhorias a este...
Amigo tenho que discordarde você, 4x4 sem peso, ou seja um veiculo leve 4x4 não seria tão eficiente quanto um 4x4 pesado???
Se for isso você esta completamente enganado, afinal não importa o peso do veiculo para ele sofrer deslocamento ao não ser no caso de rebocar algo aí a estória muda completamente. Pois quanto maior o número de pontos de contato com o solo sofrendo tração para deslocar uma massa todos no mesmo sentido, melhor e mais fácil é este deslocamento afinal teremos maior área de contato com o solo produzindo torque para se deslocarem, enquanto um 4x2 está área (se considerarmos todos pneus iguais) é metade do 4x4 além de ter que movimetar os pneus sem tração e isso faz uma diferença enorme, no off-road aonde nãao se consegue controlar o atrito nos pneus e variam muito devido ao tipo de solo.
Agora no caso do 4x2 o peso estar no eixo motriz faz toda a diferença, já no 4x4 como a tração é em todos pontos de contato com o solo, não interessa muito, a não ser para a dinâmica do veiculo em frenagens, curvas, etc.
Ou seja o melhor possivel é 50% em cada eixo no caso dos 4x4, como algumas coisas são inviáveis acabamos por nem sempre ter esta distribuição, porém estes veiculos por terem tração integral sempre terão maior poder de tração no eixo que tiver maior carga.
[]s
leobnaval
19/12/2010, 18:50
Otimo leo
O motor e um ap 2.0 com pistoes de 86mm. o pneu que uso hj e biscoito 255x75x15 (http://www.pneusoffroad.com.br/cross255.html) mas pretendo colocar maior futuramente, dependendo de como ela vai ficar 4x4 com esse tamanho de pneus nas 4 rodas, se ficar boa nem vou mexer vai ficar com essa medida mesmo pois quanto maior o pneu mais facil a quebra.
Se nao, estou pensando em colocar uns que o pessoal usa nos jeeps, nao sei direito as medidas mas achu que e 33x12,5x15 (http://www.pneusoffroad.com.br/fronteira33.html) ou os 31x10,5R15
vou continuar com a ideia de fazer a mecanica igual a do cesar.
vou tentar achar os diferenciais do omega 2.0 mas se nao achar vai os do 4.1 mesmo que ja tenho na mao e so pagar e levar pra casa rsrsrsr
e a t-case vai ser a do niva mesmo.
obrigado a todos
abç.
Amigo se vai ficar forte ou não, até poderiamos simular com cálulos, porém como é um veiculo construido do zero temos inúmeros fatores que influenciam na sua performance, o ideal seria o dif. do omega 2.0, porém se não encontrar nada o impede de usar o do omega 4.1, porém saiba que a dif. de torque nas rodas será por volta de 23% a menos usando o dif. do 4.1 em comparação ao do 2.0 e isso é uma diferença e tanto, porém pode ser contornada com o uso da reduzida, se necessário.
[]s
amigo engenheiro, a teoria foi impecavel....
mas a pratica, pneus cross sem peso não agarram, (pensa num trator leve?) o pequeno peso no eixo dianteiro não é suficiente para puxar os traseiros atolados... tem vários vídeos no youtube a respeito... já até postaram comentários aqui no forum... e temos uma na nossa equipe sendo testada.... agora, um projeto mais aprimorado como a máquina blue por exemplo, ai acredito ser diferente e possa dar bons resultados...
leobnaval
19/12/2010, 19:27
pois é amigo na prática o negócio muda um pouco, mais esta situação que descreve depende de inúmeros fatores e só pelo que descreveu imagino que a gaiola possuia, motor tras. os pneus diant. sem tração suficiente patinaram e os tras. devido ao peso concentrado neste eixo cavocaram até afundar e a gaiola ficou imóvel (atolada).
Mais mesmo adorando veiculos 4x2 off-road boto minhas fichas nos 4x4, especialmente porque dificilmente terá o mesmo veiculo com config. 4x2 e outro 4x4, mas um 4x4 sempre leva vantagem em comparação a um 4x2 com mesmas configurações. E outro fator de extrema importancia os diferenciais pois um 4x2 bloqueado poderá superar facilmente um 4x4 sem bloqueio algum.
O mais legal dos 4x2, é principalmente porque as vezes conseguem superar os 4x4, especialmente pelo baixo peso e tração e mecânica no mesmo eixo.
Agora imagine sua gaiola perfeita 4x2 pesando uns 70kg a mais (peso de um ocupante) e tracionando as 4 rodas....agora imagine ela com distribuição de peso praticamente idem para os eixos...aí fica dificil acompanhar...hehehehe
Abraços, Leo
cesarferreira
19/12/2010, 21:37
Olá gurisada!!!
Está muito boa esta discussão!!
Juniortb, só lendo todas estas idéias já tens as tuas respostas!!!
aqui no tópico, lá no início, tem todas as relações de marcha da máquina blue com a redução e sem a redução, tem um fato que é muito curioso a segunda mercha reduzida tem a mesma relação da primeira em alta mas é muuuuuuito mais longa! fica beleza no barro pesado! Junior pega a tabela da gurgel que tem por aqui no tópico (lá junto com as relações da máquina) ou pede para o Léo, e aplica os dois diferenciais para ver como fica, te garanto que com o do 4.1 vai andar muito só precisa ver como fica na hora de fazer força, certamente a primeira vai ficar legal de usar mas não sei se será elástica o suficiente para evitar cambiar na hora de fazer força, mas me parece que dá bem para usar.
genhero, tu precisa ver o que tenho rebocado com a máquina, no último verão andei com uma f15 carregada atravéz do barro, na areia, subindo obstáculos e de troco 100km pelo asfalto, é só posicionar corretamente o cabo de reboque!! 4x4funciona bem para força em gaiolas leves sim, agora que a transferência de força se o carro for pesado é melhor, mas o fato de ser leve permite patinar as rodas e assim não quebra muita coisa quando se abusa no esforço!
Léo, tu continua em forma!!
Abraços em todos!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Cesar
juniortb
20/12/2010, 17:28
Olá gurisada!!!
Está muito boa esta discussão!!
Juniortb, só lendo todas estas idéias já tens as tuas respostas!!!
aqui no tópico, lá no início, tem todas as relações de marcha da máquina blue com a redução e sem a redução, tem um fato que é muito curioso a segunda mercha reduzida tem a mesma relação da primeira em alta mas é muuuuuuito mais longa! fica beleza no barro pesado! Junior pega a tabela da gurgel que tem por aqui no tópico (lá junto com as relações da máquina) ou pede para o Léo, e aplica os dois diferenciais para ver como fica, te garanto que com o do 4.1 vai andar muito só precisa ver como fica na hora de fazer força, certamente a primeira vai ficar legal de usar mas não sei se será elástica o suficiente para evitar cambiar na hora de fazer força, mas me parece que dá bem para usar.
genhero, tu precisa ver o que tenho rebocado com a máquina, no último verão andei com uma f15 carregada atravéz do barro, na areia, subindo obstáculos e de troco 100km pelo asfalto, é só posicionar corretamente o cabo de reboque!! 4x4funciona bem para força em gaiolas leves sim, agora que a transferência de força se o carro for pesado é melhor, mas o fato de ser leve permite patinar as rodas e assim não quebra muita coisa quando se abusa no esforço!
Léo, tu continua em forma!!
Abraços em todos!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Cesar
boa tarde
cesar deixa eu ver se entendi: a sua primeira alta ficou mais reduzida que a segunda reduzida?
quando falo que a do 4.1 e mais forte me refiro e nao ser tao facil de quebrar e nao que ela vai andar mais.
levando em conta que quando vou entrar na trilha ja vou bloquear e reduzir achu que nao terei problemas o que vc acha???
me tira uma duvida tem como ligar e desligar a reduzida e/ou bloqueio com ela em movimento ou tem que para para fazer tal acao???
obrigado.
abraco a todos
cesarferreira
20/12/2010, 23:46
boa tarde
cesar deixa eu ver se entendi: a sua primeira alta ficou mais reduzida que a segunda reduzida?
quando falo que a do 4.1 e mais forte me refiro e nao ser tao facil de quebrar e nao que ela vai andar mais.
levando em conta que quando vou entrar na trilha ja vou bloquear e reduzir achu que nao terei problemas o que vc acha???
me tira uma duvida tem como ligar e desligar a reduzida e/ou bloqueio com ela em movimento ou tem que para para fazer tal acao???
obrigado.
abraco a todos
Olá Juniortb,
Vamos por partes:
A segunda reduzida ficou com a relação semelhante a primeira alta, só que muito mais longa, dá pra fazer chover com ela!!!
Não tem porque o diferencial mais longo ser mais forte! O que vai acontecer é que ela vai despejar menos força sobre os semi-eixos e estes sim vão sofrer menos esforços e talves quebrar menos, porém o motor vai despejar mais força sobre a caixa de tração e esta poderá sofrer mais!! è uma questão de fusível!! se fizeres muita força sobre um conjunto algum lugar vai sofrer mais e será mais fácil de quebrar, o meu caso são os semi-eixos e pra mim assim está bom, quebro o semi-eixo que é fácil de trocar (+- 10 minutos e estou de volta) e não quebro coisas mais difíceis, tenha certeza que se forçar o suficiente algo vai quebrar!!!
Nem sempre vai necessitar reduzir ou bloquear para entrar na trilha, isso só vais apreender andando muito!!
A T-case é seca, o ideal é parar para reduzir e bloquear, porém com jeito consegues passar de reduzida para alta andando na lenta!
Vou te mandar uma foto da coluna dianteira com pneu grande e não pega no pneu.
Abraço
Cesar
cesarferreira
20/12/2010, 23:53
Léo, aí vão as relações finais da Máquina!!
Com a tração em velocidade:
1ª-17.55:1
2ª-10.11:1
3ª- 6.45:1
4ª- 8.31:1
5ª- 3.93:1
Ré -17.78:1
Em reduzida:
1ª-31.16:1
2ª-17.95:1
3ª-11.46:1
4ª- 8.31:1
5ª- 6.98:1
Ré-31.58:1
isso multiplicando o diferencial 3.9:1 pela T-case Niva 1.2:1 e 2.13:1 e a caixa Chevette! Parece bom, se compara a qual off-road conhecido??
abç, Cesar
Juniortb,
aí estão as relações da máquina com diferencial 3.9:1!!
manda as tuas relações que a gente calcula para ti com o diferencial mais longo!!
abç
Cesar
juniortb
21/12/2010, 15:41
Juniortb,
aí estão as relações da máquina com diferencial 3.9:1!!
manda as tuas relações que a gente calcula para ti com o diferencial mais longo!!
abç
Cesar
Otimo entao Cesar
achei os diferenciais do omega 2.0. se sao resistentes = o do 4.1 entao e muito melhor o 2.0 ja estao reservados segunda feira vou la buscar.
me diga uma coisa as tulipas e os semi-eixos voce usa de qual carro???? do santana mesmo ou os do omega como fez para adaptar?
o que voce usa como cardan???
vou fazer a mecanica o mais parecida com a sua o possivel pois ja esta rodando e muito bem por sinal rsrsrsrs...
desculpe tantas perguntas... quem manda ter uma maquina tao boa assim rsrsrsrs
por favor me mande a foto da coluna dianteira... e qual medida de pneu voce usa???
muito obrigado pela atencao.
abraco a todos
Junior
admiro os 4x4, mas como vc disse leo, as vezes tenho duvidas em investir em um bom bloqueio para uma 4x2 ou numa mecanica de 4x4... mas quanto a distribuição de peso, eu trabalho em cima de uma bitola de entre eixo que acredito ser ideal para uma gaiola, (coisas que a gente vai aprendendo dando kbeçadas em trilhas) e nessa bitola só com motor traseiro, entre eixo teria que ficar no lugar do zequinha, igual a do amigo do fiat, mas como o amigo cesar falou, tem a questão de não danificar equipamento...
_Cassio_4x4_
21/12/2010, 23:18
Agora imagine sua gaiola perfeita 4x2 pesando uns 70kg a mais (peso de um ocupante) e tracionando as 4 rodas....agora imagine ela com distribuição de peso praticamente idem para os eixos...aí fica dificil acompanhar...hehehehe
Abraços, Leo
Eu acho q essa seria a descrição para este projeto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82565
kkk
leobnaval
21/12/2010, 23:25
Cassio, nem tanto, este projeto não tem nada do que eu estava falando, embora tenha motor central e 4x4, é bem diferente e usa 2 dif., acaba ficando tratorzinho mesmo...baixa velocidade final, perde-se o foco de gaiola...
O que eu estava tentando descrever é uma gaiola com um projeto bem elaborado com tração com t-case, pneus adequados, susp. independente, entre outros...
Abraços
cesarferreira
22/12/2010, 22:26
Otimo entao Cesar
achei os diferenciais do omega 2.0. se sao resistentes = o do 4.1 entao e muito melhor o 2.0 ja estao reservados segunda feira vou la buscar.
me diga uma coisa as tulipas e os semi-eixos voce usa de qual carro???? do santana mesmo ou os do omega como fez para adaptar?
o que voce usa como cardan???
vou fazer a mecanica o mais parecida com a sua o possivel pois ja esta rodando e muito bem por sinal rsrsrsrs...
desculpe tantas perguntas... quem manda ter uma maquina tao boa assim rsrsrsrs
por favor me mande a foto da coluna dianteira... e qual medida de pneu voce usa???
muito obrigado pela atencao.
abraco a todos
Junior
Olá Juniortb,
Melhor os diferenciais do 2.0, que bom que conseguiu, manda as relações da caixa que vais usar que calculo as tuas relações finais.
Pega semi eixos do omega e faz das homocineticas tulipas para receber homo do santana no início usa as do omega mesmo, o semi eixo é o seguinte: corda ao meio um semi eixo do omega e outro do santana, calcula o tamanho que queres para ti e solda! aí vais ter um semi eixo com fresado santana em uma ponta e do omega na outra!! depois quando fizeres as tulipas para usar as homo do santana faz o mesmo cm dois semi eixos do santana, a solda vai ser teu fuzível, existem muitas maneiras de fazer a união, mas isto já é assunt para outro dia.
Os cardãns são um do omega e o outro do santana, cortados no tamanho que desejares, o segredo é serem bem balanceados!
Amanhã fotografo a coluna dianteira e posto aqui, mas aqui no tópico já tem fotos disso.
Abç
Cesar
cesarferreira
22/12/2010, 22:29
admiro os 4x4, mas como vc disse leo, as vezes tenho duvidas em investir em um bom bloqueio para uma 4x2 ou numa mecanica de 4x4... mas quanto a distribuição de peso, eu trabalho em cima de uma bitola de entre eixo que acredito ser ideal para uma gaiola, (coisas que a gente vai aprendendo dando kbeçadas em trilhas) e nessa bitola só com motor traseiro, entre eixo teria que ficar no lugar do zequinha, igual a do amigo do fiat, mas como o amigo cesar falou, tem a questão de não danificar equipamento...
Olá Genhero,
Realmente também gosto disso, entre eixos bem curtinho e um bom motor traseiro faz chover em 4x2, eu tenho um Baby assim que é show, mas 4x4 é outro negócio!!!
abç
Cesar
cesarferreira
22/12/2010, 22:33
Olá Cássio,
A simplicidade desse prjeto encanta, ams infelizmente fica extremamente reduzido, não dá!!
Olá Leo, tens algum projeto que bloqueie 70 a 80% o diferencial do fusca?
Abç
Cesar
leobnaval
22/12/2010, 23:06
Cesar existe sim bloqueios do tipo LSD entre 70% a 80%, só não sei te indicar algum em especifico.
No mercado livre deve ter, e pra arrancada tambem deve ter o pessoal que usa, fora estes LSD (bloqueio de deslizamento limitado) tem o 100% da Kaiser que não prejudica em curvas devido ao sistema de catracas internas, é do tipo 100% que fazem um barulho caracteristico nas curvas absolutamente normal e bem superior aos LSD porém com preço bem salgado, deve estar na faixa de 2mil, enquanto que um LSD você consegue na faixa de 300,00.
E por último para aplicações estritamente off-roads tem o 100% mesmo que não compensa nada, este é fácil pode se soldar as planetárias e anular de vez o funcionamento do diferencial.
Abraços
Edner Zirbes
23/12/2010, 07:50
Cesar existe sim bloqueios do tipo LSD entre 70% a 80%, só não sei te indicar algum em especifico.
No mercado livre deve ter, e pra arrancada tambem deve ter o pessoal que usa, fora estes LSD (bloqueio de deslizamento limitado) tem o 100% da Kaiser que não prejudica em curvas devido ao sistema de catracas internas, é do tipo 100% que fazem um barulho caracteristico nas curvas absolutamente normal e bem superior aos LSD porém com preço bem salgado, deve estar na faixa de 2mil, enquanto que um LSD você consegue na faixa de 300,00.
E por último para aplicações estritamente off-roads tem o 100% mesmo que não compensa nada, este é fácil pode se soldar as planetárias e anular de vez o funcionamento do diferencial.
Abraços
Buenas pessoal!
Fiz este bloqueio 100% (soldado) na minha gaiola e ficou muito bom, recomendo!
Porém como disse o Léo fica difícil fazer curvas em estarad firme, mas nada que não vá valer a pena o bloqueio!
Um quebra costela!
juniortb
23/12/2010, 19:20
Olá Juniortb,
Melhor os diferenciais do 2.0, que bom que conseguiu, manda as relações da caixa que vais usar que calculo as tuas relações finais.
Pega semi eixos do omega e faz das homocineticas tulipas para receber homo do santana no início usa as do omega mesmo, o semi eixo é o seguinte: corda ao meio um semi eixo do omega e outro do santana, calcula o tamanho que queres para ti e solda! aí vais ter um semi eixo com fresado santana em uma ponta e do omega na outra!! depois quando fizeres as tulipas para usar as homo do santana faz o mesmo cm dois semi eixos do santana, a solda vai ser teu fuzível, existem muitas maneiras de fazer a união, mas isto já é assunt para outro dia.
Os cardãns são um do omega e o outro do santana, cortados no tamanho que desejares, o segredo é serem bem balanceados!
Amanhã fotografo a coluna dianteira e posto aqui, mas aqui no tópico já tem fotos disso.
Abç
Cesar
ok Cesar
Achu que entendi...
Em relacao a caixa achu que tem que ser a do chevette mesmo vou procurar uma 5 marchas ai fica igual o sua ne...
O cardam vou ja comprar um de omega e o outro voce falow do santana?????
Sobre as os semi eixos voce dis que, mesmo se usar tulipas de santana no diferencial do omega (assim posso usar o semi eixo do santana inteiro) devo cortalos e soldar novamente para quando forcar quebrar eles e nao a caixa ou os diferenciais e nem a t-case?
As fotos da suspensao dianteira ja achei no topico obrigado, mas me dis uma coisa que molas voce usa e como fez com a bandeija que apoia a mola pra ser nao pequena? pois tenho as torres do santana na trazeira da minha gaiola tbm mas a mola e a bandeja que segura ela e maior ou seja tem uma circunferencia maior, assim fica mais perto de pegar no pneu...
obrigado
ate mais
cesarferreira
23/12/2010, 20:24
Olá Juniortb,
Perdão amigo, cardãn do chevette!!!
Se conseguires fazer numa bitola que de certo com o semi eixo do santana sem cortar seria muito melhor, vamos ver se é possível, o semi eixo inteiro será uma coisa a menos para quebrar!!!
A balança é do santana com ar!!! As molas não lembro se são do escort ou do chevette acho que elas estão meio "cansadas" e vou procurar outras, depois te falo qual é!!
abç
Cesar
cesarferreira
26/12/2010, 00:10
Leo,
Da uma olhada: como é a curva de torque e a potencia do motor chevrolet que equipava o Monza 2.0? se souberes manda para nós!
Talvez a gente possa facilitar o projeto do Juniortb, se evitaria muita adaptação e se souberes também quais são as relações da caixa de cinco marchas do mesmo Monza!
Obrigado
Cesar
cesarferreira
26/12/2010, 00:21
Olá amigos,
:mrgreen:
:mrgreen::mrgreen:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
FELIZ NATAL
PARA TODOS, PAZ, SAÚDE, ALEGRIA A MUITA GRANA NO BOLSO NO ANO QUE ESTÁ CHEGANDO!!
E QUE VENHA O BARRO QUE A GENTE PASSA!!!
ABRAÇOS EM TODOS
CESAR FERREIRA
leobnaval
26/12/2010, 12:02
Segue relações de marchas dos monzas e mais alguns GMs:
Monza S/R 2.0 1988
Relações de marchas:
1a - 3,42:1
2a - 2,16:1
3a - 1,48:1
4a - 1,12:1
5a - 0,89:1
ré - 3,33:1
diferencial - 3,72:1
Fonte: revista Super Auto (http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=511) nº1 fev 1988
Monza S/R 1.8 1986
Relações de marchas:
1a - 3,42:1
diferencial - 3,94:1
Fonte: revista Quatro Rodas nº307 fev 1986
Kadett GSI 1991
Relações de marchas:
1a - 3,55:1
Fonte: revista Quatro Rodas nº375 out 1991
Vectra GSI 1993
Relações de marchas:
4a - 1,13:1
diferencial - 3,55:1
Fonte: revista Quatro Rodas nº401 dez 1993
Calibra 2.0 16V
Relações de marchas:
4a - 1,13:1
diferencial - 3,55:1
Fonte: revista Quatro Rodas nº397 ago 1993
Kadett GS 1989
Relações de marchas:
diferencial - 3,94:1
Fonte: revista Quatro Rodas nº345 abr 1989
Kadett GS 1990
Relações de marchas:
Fonte: revista Quatro Rodas nº359 jun 1990
Monza Câmbio Automático:
Relações de marchas:
1ª - 2,84:1
2ª - 1,60:1
3ª - 1,00:1
Ré - 2,07:1
Diferencial: 3,33:1
Monza 92/94:
Relações de marchas:
1ª - 3,55:1
2ª - 1,95:1
3ª - 1,28:1
4ª - 0,89:1
5ª - 0,71:1
Ré -3,33:1
Diferencial:
Motor 2.0 a álcool: 3,94:1
Motor 1.8 a álcool e gasolina, e motor 2.0 a gasolina: 4,19:1
Monza 95/96:
Relações de marchas:
1ª - 3,58:1
2ª - 1,87:1
3ª - 1,23:1
4ª - 0,92:1
5ª - 0,74:1
Ré- 3,33:1
Diferencial:
Motor 2.0 álcool e gasolina: 3,94:1
Monza 84 e Monza SL/E 86 (câmbio com 4 marchas):
Relações de marchas:
1ª - 3,55:1
2ª - 2,16:1
3ª - 1,37:1
4ª - 0,97:1
5ª - -------
Ré - 3,33:1
Diferencial: 3,94:1
Monza 84 e Monza SL/E 86 (câmbio com 5 marchas):
Relações de marchas:
1ª - 3,42:1
2ª - 1,95:1
3ª - 1,28:1
4ª - 0,89:1
Ré -3,33:1
Diferencial: 4,19:1
Monza SR 86:
Relações de marchas:
1ª - 3,42:1
2ª - 2,16:1
3ª - 1,48:1
4ª - 1,12:1
Ré: - 3,33:1
Diferencial: 3,94:1
Fonte: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=511
Abraços, Leo
leobnaval
26/12/2010, 12:19
Quanto a curva de potência e torque, é dificil achar algo mais se pesquisar poderá encontrar...
O que eu achei foi a ficha técnica dos monzas 1.6 e 1.8 e um gráfico (potência e torque) para o monza 1.8 inclusive com algumas sugestões de preparção:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-monza-grande.gif
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Monza carburado de 1,8 litro original (em azul), com preparação aspirada leve (em verde) e com preparação aspirada média (em vermelho)
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp2monza.htm
Ficha técnica: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/monza-7.htm
Abraços, Leo
juniortb
26/12/2010, 13:39
Leo,
Da uma olhada: como é a curva de torque e a potencia do motor chevrolet que equipava o Monza 2.0? se souberes manda para nós!
Talvez a gente possa facilitar o projeto do Juniortb, se evitaria muita adaptação e se souberes também quais são as relações da caixa de cinco marchas do mesmo Monza!
Obrigado
Cesar
bom dia a todos
Cesar qual seria sua ideia??????
obrigado e um grade abraco...
juniortb
26/12/2010, 13:41
Quanto a curva de potência e torque, é dificil achar algo mais se pesquisar poderá encontrar...
O que eu achei foi a ficha técnica dos monzas 1.6 e 1.8 e um gráfico (potência e torque) para o monza 1.8 inclusive com algumas sugestões de preparção:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-monza-grande.gif
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Monza carburado de 1,8 litro original (em azul), com preparação aspirada leve (em verde) e com preparação aspirada média (em vermelho)
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp2monza.htm
Ficha técnica: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/monza-7.htm
Abraços, Leo
Poxa...
O pessoal aki e do barulho mesmo e so pedir que ja respondem...
cada dia fico mais impressionado com a turma do forum...
obrigado a todos...
cesarferreira
26/12/2010, 22:40
Olá Juniortb e Leo,
Calma que estou avaliando algumas possibilidades, e logo vou colocar minha posição para vcs.
Leo, não seria demais pedir que procurasses a curva de potência, semelhante e estas do monza, para os motores AP inclusive para o AP do Golf 2.0 semelhante ao meu?
Vamos, se possível fazer uma comparação das curvas!!! E um novo calculo de potência disponível nos momentos necessários nas nossas trilhas, aí vamos ver o que é melhor!
abçs
Cesar
leobnaval
27/12/2010, 00:34
GOL AP 2.0:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/highslide/graphics/warning.gif
(http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-8v2000-grande.gif)
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-8v2000-grande.gif
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol 2.000 original (em azul), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 1 kg/cm2 (em vermelho)
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp28v200.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp28v200.htm)
Tem mais gráficos para o AP 2.0 identico porém com outra curva para tipo de preparação em:
Gol 2.0: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-gol20.htm
Sanatna prep. aspirada: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/santana-1.htm
Santana prep. turbo: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/santana.htm
motor do opala 4 cil. 2.5:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-opala4cil-grande.gif (http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-opala4cil-grande.gif)
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Opala original (em azul), com preparação aspirada leve (em marrom), aspirada média (em rosa), turbo média (em verde) e turbo pesada (em vermelho)
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-opala.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-opala.htm)
motor opala 6 cil. 4.1 250-S:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/highslide/graphics/warning.gif
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-250s-grande.gif (http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-250s-grande.gif)*
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Opala 250-S original (em azul), com taxa de compressão maior (em marrom), com Quadrijet (em rosa), com 3 Weber 40 (em cinza), com 3 Weber 44 (em verde) e com turbo a 1,2 kg/cm2 (em vermelho)
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-o250s.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-o250s.htm)
Qualquer coisa digita no google que encontra-se curvas de mais motores...
Abraços, Leo
leobnaval
27/12/2010, 00:38
No seu caso Cesar como o torque máx. é por volta de 3400RPM o ideal na trilha para superar obstáculos é usar uma marcha adequada para a velocidade que você deseja entrar nele e manter o motor com cerca de 3600 rotações assim consegue-se manter o motor cheio e caso ele perca um pouco de força ele caia na rotação de torque máx. (o seja o ponto de maior torque possivel do motor).
Abraços, Leo
cesarferreira
27/12/2010, 01:07
Boa Léo,
Existe algum outro motor Chev, fora os opalas, mais favoráveis em potencia e peso? kadet, vectra, astra?
abç
Cesar
leobnaval
27/12/2010, 01:21
Concerteza qualquer um desses é mais favorável que o motor de opala...
[]s
cesarferreira
27/12/2010, 14:55
Concerteza qualquer um desses é mais favorável que o motor de opala...
[]s
E qual deles é mais favorável?
Abç
Cesar
fag.online
27/12/2010, 14:59
Não sei qual a curva x peso, mais meu pai teve um kadett 1993 1.8 alcool que vou dizer, o bicho era um "capetinha".
Abracos
victor dircksem
27/12/2010, 15:47
muito legal sua gaiola
interessante o sistema
tenho certeza que é uma das unicas com tração integral
leobnaval
27/12/2010, 19:02
E qual deles é mais favorável?
Abç
Cesar
Entre os GMs que citou, se pudesse optaria pelo motor do vectra ou astra, já que são praticamente os mesmos e de preferência o mais novo possivel, é dificil mais os modelos 2009 tiveram um aprimoramento muito bom no motor 2.0.
Vai muito da oportunidade de compra, aquela coisa que você conheçe bem Cesar, aparece um motor bom e barato e o mais importante com procedência, estes que são interessantes....
Mais o que você esta pensando?
[]s
cesarferreira
27/12/2010, 21:32
ola Leo,
E as curvas de potencia? qual é o mais favorável? necessitamos de potencia em baixas rotações!! qual o que mais favorece o nosso propósito?
Olá Fag e Victor Dircksem, estamos tratando de fazer um projeto para o Juniortb que vai deixar todos os outros no chinelo!!! Esperem e verão!! Sérá a SUPERMÁQUINHA da cor que ele quizer!!!
Abç
Cesar
leobnaval
27/12/2010, 22:42
O Cesar, se tá forgado heim....pesquisa aí...hahahaha
Uma coisa é certa para torque quanto maior o volume do motor melhor, e fato interessante é o motor GM 2.2 que foi substituto do 2.0 pois o vectra precisava de mais torque o que levou a GM a aumentar 200 cilindradas em seu motor, portanto acho que isso responde sua pergunta Cesar, GM 2.2 é o ideal ou um moderno GM 2.0 que trará tanto desempenho quanto o 2.2, afinal a tecnologia, precisão e materiais se atualizam e consequentemente a eficiência dos motores que cada vez menores e mais potentes, isso é downsizing.
segue gráficos de potência e torque:
Astra 95 2.0 MPFi:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/astra.gif
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Astra '95 original, com preparação aspirada média (em verde) e com turbo a 0,4 kg/cm² (em vermelho).
Original: 116 cv a 5200RPM e torque de 17,3 kgf.m a 2800RPM
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-astra.htm
Astra 1.8 8V 99:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/astra2.gif
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Astra 1,8 original (em azul); com remapeamento apenas (em verde); e com preparação aspirada leve (em vermelho)
Original: 100,5 cv a 5200RPM e torque de 15,4 kgf.m a 2600RPM
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/astra-1.htm
Vectra 2,2 8V:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-vectra22-grande.gif
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Vectra 2,2 de 8 válvulas original (em azul), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)
Original: 123 cv a 5200RPM e torque de 19,4 kgf.m a 2800RPM .
Fonte:http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-vectr.htm
Vectra 97 e 98 2.2 16V:
Original: 136 cv a 5500RPM e torque de 19,2 kgf.m a 4000RPM .
Gráfico no site: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-veccd.htm
Note, que embora ambos motores do vectra sejam 2.2, a uma diferença enorme entre o o modelo 8V para o 16V, no off-road (trilha) a melhor opção é o 8V pois é um motor com melhor desempenho em baixas rotação já o modelo 16V privilegia o alto desempenho em altas rotações, como você pode notar a dif. da rotação do torque máx. em 2800RPM no 8V ante 4000RPM no 16V.
Acho que já clareou suas idéias né Cesar...
Abraços, Leo
cesarferreira
28/12/2010, 00:56
Léo, Vc é fantástico!!!
Estou com toda a munição, agora é só avaliar bem e calcular as relações para o Juniortb, acho que já tenho uma idéia mas ainda não vou falar para esperar as escolhas dos amigos, diz aí Léo de todos estes motores qual que tu achas que é mais adequado para uma gaiola, mas pensa em potencia, peso e custo, sendo que não podemos despresar custo! Gaiolas tem que serem feitas com custo não muito alto!! Custo na compra do motor e custo na manutenção!! Se não vai doer entrar no atoleiro e fincar o pé!! Se tudo ficar caro vamos fazer uma "gaiola de cristaleira" para ficar em exposição e não poder usar como se deve, no pau!!!!
Gostaria de saber a escolha de cada um dos amigos do forum! Sempre falamos em AP e fazer todas as adaptações da máquina é mais complicado se utilizarmos duas marcas como eu fiz acho que poderíamos fazer um projeto um pouco mais chev. (motor e caixa), gostaria de saber o Vcs acham.
Grandes abraços a todos.
Cesar
:pensativo::):pensativo::twisted::pensativo::roll: :pensativo:
fag.online
28/12/2010, 08:14
Cesar, realmente o junior vai construir uma gaiolinha 4x4 show... mais ao meu ver, ele tem um motor 2.0 feito inteiro, todo preparado, pelo que ele me comentou com "virabraquin std, bielas de golf, pistoes novos 84mm (original 2.0 sao 81mm), cabecote valvula 40 tucho mecanico, junta cabecote de aço,
embreagem de ceramica", palavras dele mesmo.
Claro que cada um faz o projeto à seu gosto, mais eu não trocaria esse motor dele por outro, afinal, tá zerado e é um ótimo motor...
Abracos
leobnaval
28/12/2010, 10:16
Que caixa de câmbio você está pensando em usar Cesar? a gaiola será 4x4 com t-case?
Quanto ao motor GM de preferência 2.2 8V do vectra/S10 quem sabe até um moderno 2.4 hehehehe, Mas tem o AP 2.0 excelente motor e com custo de manutenção e peças com custo (creio eu) melhores que os motores GMs, embora os motores GMs possuam uma tecnologia muito mais atual com relação aos APs, tanto é que os APs já sairam de linha.
Resumindo tanto o AP quanto o GM são bons motores, resta saber a facilidade de adaptação e o custo de aquisição.
Se o Junior já tem um AP preparado, pra que trocar?
[]s
cesarferreira
30/12/2010, 15:29
Cesar, realmente o junior vai construir uma gaiolinha 4x4 show... mais ao meu ver, ele tem um motor 2.0 feito inteiro, todo preparado, pelo que ele me comentou com "virabraquin std, bielas de golf, pistoes novos 84mm (original 2.0 sao 81mm), cabecote valvula 40 tucho mecanico, junta cabecote de aço,
embreagem de ceramica", palavras dele mesmo.
Claro que cada um faz o projeto à seu gosto, mais eu não trocaria esse motor dele por outro, afinal, tá zerado e é um ótimo motor...
Abracos
Olá FAG e Leo, o Junior não havia falado nesse motorão! Só não gosto da embreagem cerâmiaca (acho muito "seca") para trilha, gosto muito para arrancada! Acontece que os APs "normais" dispensam potência em giros mais altos que as modificações do Golf que além de dispensar mais potencia em giros mais baixos tem uma cavalaria muito maior, o único problema está na adaptação à caixa da Chev (gosto muito da chevette) e tenho o modelo do flange de adaptação e também se consegue com chevetteiros que curtem arrancada facilmente, só é um pouco chato adaptar o motor de arranque ao flange e a embreagem será mixta volante do AP, prensa VW e disco do chevette (dá para fazer disco mixto miolo chev e disco do golf, mas fica frágil) além do mais não existe adaptação entre a capa seca da caixa e a capa do AP, a ambreagem fica meio exposta a água, barro, areia, etc.. já fiz diversas capas (lata, fibra, lona e mistas) mas sempre entra sujeira e fica presa por lá, fico até pensando que é melhor aberta pois entra e sai facilmente!!
A idéia era a seguinte: usar um motor e caixa da mesma marca evitaria todas essas adaptações, e realmente o motor 2.2 8v chev tem potencia e curva favorável para a nossa utilização além de serem confiáveis e não muito pesados! E ia ficar potente pra CARAlh!!!!!
Mas se já tem o motorão, só resta avaliar quanto vai gastar para adaptar a caixa do chevette ou usar a caixa do gol (não avaliei se dá) vou olhar uma semana que vem pois o fim do ano está chegando e não terei tempo antes, de agora até o reveillon será só festa!!!
Feliz ano novo para todos!!
Abç
Cesar:mrgreen:
juniortb
30/12/2010, 22:38
Olá FAG e Leo, o Junior não havia falado nesse motorão! Só não gosto da embreagem cerâmiaca (acho muito "seca") para trilha, gosto muito para arrancada! Acontece que os APs "normais" dispensam potência em giros mais altos que as modificações do Golf que além de dispensar mais potencia em giros mais baixos tem uma cavalaria muito maior, o único problema está na adaptação à caixa da Chev (gosto muito da chevette) e tenho o modelo do flange de adaptação e também se consegue com chevetteiros que curtem arrancada facilmente, só é um pouco chato adaptar o motor de arranque ao flange e a embreagem será mixta volante do AP, prensa VW e disco do chevette (dá para fazer disco mixto miolo chev e disco do golf, mas fica frágil) além do mais não existe adaptação entre a capa seca da caixa e a capa do AP, a ambreagem fica meio exposta a água, barro, areia, etc.. já fiz diversas capas (lata, fibra, lona e mistas) mas sempre entra sujeira e fica presa por lá, fico até pensando que é melhor aberta pois entra e sai facilmente!!
A idéia era a seguinte: usar um motor e caixa da mesma marca evitaria todas essas adaptações, e realmente o motor 2.2 8v chev tem potencia e curva favorável para a nossa utilização além de serem confiáveis e não muito pesados! E ia ficar potente pra CARAlh!!!!!
Mas se já tem o motorão, só resta avaliar quanto vai gastar para adaptar a caixa do chevette ou usar a caixa do gol (não avaliei se dá) vou olhar uma semana que vem pois o fim do ano está chegando e não terei tempo antes, de agora até o reveillon será só festa!!!
Feliz ano novo para todos!!
Abç
Cesar:mrgreen:
Muito Boa noite a todos
Primeiramente me descupem a ausencia pois estou de ferias passando unhs dias na praia, mas consigo ler as postagenhs pelo celular so nao da pra responder...
Segundo gostaria de agradecer muito o empenho e tempo disperdicado de todos me ajudando a montar minha 4x4
Cesar realmente o que o Fag falow e verdade tenho esse 2.0 exatamente como ele descreveu e a embreagem e de ceramica, pois antes de fazer esse 2.0 eu tinha um 1.9 turbo ai ja deixei ela mesmo, pois ja me acostumei com ela nas trilhas, esse motor e otimo de torque estou muito satisfeito.
Tenho ja instalado e funcionando tbm junto desse motor uma caixa de gol 1.0 8v 5 marchas se vc achar um jeito de fazer essa caixa tocar a t-case do niva ja fico com ela mesmo pois e uma caixa muito forte (nunca tiva quebras com ela) caso contrario vou comprar uma do cheva mesmo...
Vim em casa buscar umas coisas que esquecemos e ja estou voltando de la continuarei lendo, mais uma x muito obrigado a todos...
Grande Abraco
leobnaval
31/12/2010, 09:56
Junior, a caixa do gol irá complicar demais a adaptação, fica inviável, ja com a caixa do chevette a coisa é mais simples afinal o câmbio dele foi projetado para motor diant. e tração tras. portanto fica muito mais fácil adaptar a saida do câmbio na t-case.
[]s
cesarferreira
01/01/2011, 23:47
Junior, a caixa do gol irá complicar demais a adaptação, fica inviável, ja com a caixa do chevette a coisa é mais simples afinal o câmbio dele foi projetado para motor diant. e tração tras. portanto fica muito mais fácil adaptar a saida do câmbio na t-case.
Olá Junior, o conjunto motor e caixa VW não permitem acoplar a T-case pois a força é transmitida direto para as rodas sem usar cardã, que precisamos para acoplar a T-case e transmitir para os diferenciais, Vc tem escolher a de um carro com motor dianteiro e transmissão traseira, chevette, opala e as camionetes em geral entre outros; acredito que a relação do chevette e o pequeno tamanho dela me parecem favoráveis, inclusive inverter o trambulador é muito fácil.
Se quiseres manter a caixa do gol tem como fazer porém sem T-case, e com a tração dianteira mais precária, mas se quizeres dá!!
Tem também a alternativa de usares motor dianteiro com diversas outras configurações 4X4!
Abç
Cesar
fag.online
03/01/2011, 09:39
Bom, eu particularmente optaria pela caixa do chevette... pode ser a 4m que sai barato.. em torno de R$250,00... a 5m seria melhor para uma relação final maior de velocidade, mais está um pouco mais caro... quer dizer... quase o dobro, rsss...
Com relação a adaptação do ap na caixa, isso é simples, Mercado Livre tem flange pronto pra vender, de vendedores qualificados que você pode confiar, eu utilizei uma flange dessa no projeto que montei e nunca tive problemas.
Coloquei arranque "importado" reduzido, encaixou perfeitamente (arranque ap), embreagem do ap e pronto.
Já com relação à sujeira, a minha hoje uso caixa do fusca com flange + motor ap, e fica aquele "buracão" aberto, alguns tapam, eu deixo aberto, pq como disse o cesar, sujeira entra, sujeira sai.
Depois da trilha meto o jato ali dentro e faço a sujeira (pelo menos a maior) sair.
Porém, a adaptação que esse tipo de 4x4 requer, tem outra vantagem, a posição motor + caixa fica cerca de 30cm mais alta que a posição
original, pois esse conjunto fica acima da bola do diferencial traseiro, ou nao? na minha era assim pelo menos. Isso também é uma vantagem com relação à sujeira, pq quando se cai no atoleiro, o motor estará mais protegido à cima.
Bom, é clarro que isso é questã de gosto, cada um faz da forma que achar melhor...
Abracos
leobnaval
03/01/2011, 10:41
Porém, a adaptação que esse tipo de 4x4 requer, tem outra vantagem, a posição motor + caixa fica cerca de 30cm mais alta que a posição
original, pois esse conjunto fica acima da bola do diferencial traseiro, ou nao? na minha era assim pelo menos. Isso também é uma vantagem com relação à sujeira, pq quando se cai no atoleiro, o motor estará mais protegido à cima.
Fag embora seja uma vantagem para a limpeza e menor quantidade de barro que atinge o conj., quanto mais alto ele fica, pior é a estabilidade da gaiola e seu comportamento dinâmico, assim como a inclinação máx. lateral é reduzida. Portanto quanto mais baixo conseguir instalar o conj. motor e câmbio melhor, mas é claro que tem que respeitar o projeto, afinal uma 4x4 nem sempre pode-se instalar o mais baixo possivel (devido aos diferenciais como você disse.
[]s
fag.online
03/01/2011, 10:50
Poise, nem tinha lembrado desse "detalhe" hahahahah....
Mais acredito que com algo bem projeto, esse problema possa nem ser percebido....
Se fizer com que a suspensão trabalhe corretamente, um chassi que possa ter uma "leve" torção.
Vamos esperar pelas fotos do Junior, fico ansioso por ele, porque sei que um projeto assim é visto com bons olhos pelos colegas do forum.
Abracos
leobnaval
03/01/2011, 11:11
O ideal para um chassi ou estrutura tubular é que ela não sofra torções ou elas sejam minimizadas ao minimo possivel isto se consegue com uma boa construção, materiais dimensionados corretamente e triangulação da estrutura. ou seja uma gaiola deve possuir o máximo de rigidez estrutural, assim garante uma ampla vida útil e evita o aparecimento de trincas e fadiga no material. Quem deve trabalhar e bastante é o sistema de suspensão.
[]s
cesarferreira
06/01/2011, 22:36
Alo amigos,
Amanhã de madrugada estou saindo para uma trilha de 400 Km pela costa do atlantico e lagoa mangueira, muitas dunas e areia sem fim!!
Volto segunda de baterias renovadas!! E com muitas estórias!! Me aguardem
Abraços
Cesar:twisted::twisted::twisted::mrgreen::mrgreen: :grin::grin::grin:
Edner Zirbes
07/01/2011, 07:34
Alo amigos,
Amanhã de madrugada estou saindo para uma trilha de 400 Km pela costa do atlantico e lagoa mangueira, muitas dunas e areia sem fim!!
Volto segunda de baterias renovadas!! E com muitas estórias!! Me aguardem
Abraços
Cesar:twisted::twisted::twisted::mrgreen::mrgreen: :grin::grin::grin:
Buenas Cesar!
Tchê, tu precisa fazer uns albuns de fotos da tua gaiola e dessas proezas pra dividir com os amigos do Forum...
Um quebra costela!
fag.online
07/01/2011, 08:39
Boa idéia, acho que tá na hora de investir em uma camera, hahahahahh
Faz umas fotos e algumas filmagens do possante em ação.
Abracos e boa trilha
Flávio Cadore
15/01/2011, 19:46
Uma vez eu comentei sobre o semi eixo do Race Touareg e agora eu conseguí umas fotos...
thec0nde
15/01/2011, 21:10
Alguem ja pensou em usar a belina 4x4 ou a pampa existem algumas !!! sera que é viavel ?
autodemolidora
16/01/2011, 00:51
Boa noite pessoal.
Me apresentando, sou novo no site, me chamo Marcelo, sou de Passo Fundo RS, estou montando desde a semana passada uma gaiolinha pra da uma brincada nas trilhas, anteriormente era um Fusca, mas retirei a lata de cima, pois batia muito, alem dela ja ta bem surrada, nessa gaiola to com uma duvida cruel, dexo a parte trazeira do Fusca ou encherto uma de Kombi com as reduções, q tenho aq tbm (tenho ferro-velho).
Estou montando tambem uma gaiola 4x4 com mecanica VW nessa to usando trazeira de Variant 2 e na frente montei os montantes do Corcel, interessante q adaptando os montantes do Corcel, muito facil, so troquei os pivos da cambagem por fixos e torci os braços pra da cambagem.
Muito interessante q fico deitando as rodas ao dobrar, como nos Golf bola, 99 em diante.
Minha ideia inicial era coloca diferencial de Kombi na trazeira e Fusca 1300 na frente, usa pneus com 75 cm de diametro na trazeira e com 63 cm de diametro na frente, segundo uma pilha de calculos q eu fiz, fecha as relações, esse pneu dianteiro ai, seria um q se usa na trazeira das motos de trilha, aro 17, e com esse pneu, consegui 40 cm de vao livre na frente.
Alem de alivia bastante a possibilidade de quebra na transmissão dianteira.
Falando a respeito de motor como vem se discutindo antes, a meu ver, tem q ser turbo (so da opinião q ate carrinho de mão tem q ser turbinado), o GM é um motor bem carrinho de mexe, as bielas são fracas, facil desbiela, porem muito bom de torque, ambos originais, acho q da pau em AP de mesma cilindrada.
O AP é aquele feijão com arroz, facil prepara e muito + barato q o GM.
O AP 2.0 deita muito a biela, tbm facil desbiela, acho q a melhor opção seria as receitas 1.9 turbo.
Começei com motor Fusca 1600 2 bura, 1° teste decepção total, socava o pé e o troço morria, migrei prum MD, melhoro poco, dai coloquei um turbo.
SÓ ALEGRIA.
Na minha gaiola to usando um MD, conhecido bielinha do Passat, turbinado, uso uma turbina t2 pequena, pra vim bem de baixa, motorzinho barato, + barato q o de Fusca, aguenta soca pressão sem problema, pois uso carburador 2E, 1kg na gasolina, num motor totalmente original, faz tempo q o coitado ta sofrendo e nunca consegui quebra nada nele, (lembrando q tirei esse motor duma sucata de Passat, não abri, não revisei, so montei e pau)
Claro q esse motorzinho é suficiente pro meu caso q eh bem leve, na 4x4 vo coloca AP 1.8 turbo, cuma K16 pra vim bem de baixa tbm.
Otra opção pra TORQUE, porem + complicado, tenho uma Chevy com motor Opala 4 cil e Blower, (tem foto dela ai em otro topico) uso ela pra faze borrachão, 4° marcha parada fritando pneu, (da pra soca 5° mas como a 5° do Chevette é muito fraca, acho melhor não força muito ela) alivia o pé, baxa bem o giro, quando sóca o pé o motor sobe como se tivesse em ponto morto, tem um torque de baixa impressionante e constante, não tem buraco, sobe uniforme. Se alguem tive interesse de ver com + detalhe coloco fotos melhores.
Mas ja me desculpando em torra o saco de vcs, devo coloca essa trazeira de Kombi com redução nessa gaiola ou dexo o sistema do Fusca?
Ovi fala q essa de Kombi joga a trazeira pra cima e sai picando e tal...
Agradeço se alguem tive saco de ler e opinar, abraço a todos.
leobnaval
16/01/2011, 10:58
Amigo já tem ferro velho arruma um câmbio com homocinéticas da kombi para a gaiola e esqueçe redução e qualquer outra coisa...
[]s
autodemolidora
16/01/2011, 12:51
Bom dia Leo.
Ate tenho outra Kombi com homocineticas, mas vendi um lado da suspensão, vo da uma garimpada amanha se consigo esse lado ai.
A com redução ta completa.
E se falando de coloca torre de Gol na trazeira, alguem ai fez?
Fica bom, se coloca elas bem deitadinha pra frente...
leobnaval
16/01/2011, 18:32
Amigo o interessante de se utilizar o conj. de suspensão com mola helicoidal + amortecedor é ganhar em curso de susp. porém o bom daí é retirar o sistema de barra de torção e ou usar o facão somente como um link ou tirar tudo e fazer outro tipo de susp. tras. aí vai do que você quer e do que você é capaz de fazer ou pagar para fazer.
O quanto tem que deixar inclinada ou não, depende da carga de amortecedor e mola que for usar e da distribuição de peso nas rodas tras. vai de projeto para projeto e do que você prefere para sua pilotagem mais firme ou mais mole.
Outra coisa, como você é "novo" no forum pode ser que ainda não saiba, mais acho interessante abrir um tópico para discutir algo referente a sua gaiola ou projeto, pois este tópico é do nosso amigo Cesar e utilizado para assuntos referentes a "Maquina" e a projetos 4x4 similares ao dele. ok
Portanto estamos dando um Off-Topic por aqui...
[]s
ola amigo,
realmente fica melhor abrir um tipico pro seu projeto,
mas eu ja li e discuti mto com amigos aqui sobre as reduções, são ótimas pela questão de altura e redução mas tem o pula-pula... ae tava discutindo otro dia com um amigo sobre a possibilidade de montar uma com motor central pra resolver esse problema... ainda não vi nenhuma assim!!
leobnaval
17/01/2011, 21:28
o problema do "pula pula" não é causa do motor (a posição e o peso influênciam) mas a principal e que tende a jogar o veiculo pra cima, é causado pela geometri da susp. este efeito pode ser controlado com uso de ladder bar que são barras na suspensão, ou outro sistema de susp.
[]s
cesarferreira
17/01/2011, 22:53
Boa idéia, acho que tá na hora de investir em uma camera, hahahahahh
Faz umas fotos e algumas filmagens do possante em ação.
Abracos e boa trilha
Alôô!! Gurizada!!!
De volta e renovado!! Realmente a pouco comprei uma camera, mas não consigo filmar a mim mesmo, e geralmenta ando na frente, para abrir o caminho) e como nossas trilhas não são por estradas, nunca tem alguém esperando para me filmar! Vou dar um jeito nisso, no fim do ano fiz uma trilha no Uruguai e um castilhano me filmou e prometeu que me enviava por e-mail, maqs estou esperando até hoje e nada de filme!!! prometo que vou achar um lugar bem legal e parar para pedir a alguém que filme! Desta vez encontrei apenas tres fotos que pelo menos mostram a extenção das dunas do brinquedo! Na primeira enterrei a Máquina rebocando um buggy nesse terreninho aí!!!(50Km X 6,5Km só de dunas!!) Fica entre o mar e a lagoa Mangueira no sul do Rio Grande do Sul a meio caminho entre Rio Grande e o Chuí com acesso apenas pela praia (120 km de Rio Grande)! O Farol que aparece na foto é o Farol do Albardão (tá no goggle!) Lugar maravilhoso para quem gosta de areia e dunas!!
Abraço para todos!! Quebra costela!! como diz o parceiro Edner!!
Cesar
cesarferreira
17/01/2011, 23:12
Boa noite pessoal.
Me apresentando, sou novo no site, me chamo Marcelo, sou de Passo Fundo RS, estou montando desde a semana passada uma gaiolinha pra da uma brincada nas trilhas, anteriormente .............................
Falando a respeito de motor como vem se discutindo antes, a meu ver, tem q ser turbo (so da opinião q ate carrinho de mão tem q ser turbinado), o GM é um motor bem carrinho de mexe, as bielas são fracas, facil desbiela, ........................................
O AP 2.0 deita muito a biela, tbm facil desbiela, acho q a melhor opção seria as receitas 1.9 turbo.
Na minha gaiola to usando um MD................................................ .....
Claro q esse motorzinho é suficiente pro meu caso q eh bem leve, na 4x4 vo coloca AP 1.8 turbo, cuma K16 pra vim bem de baixa tbm.
Otra opção pra TORQUE, porem + complicado, tenho uma Chevy com motor Opala 4 cil e Blower, .................................... tem um torque de baixa impressionante e constante, não tem buraco, sobe uniforme. Se alguem tive interesse de ver com + detalhe coloco fotos melhores.
Mas ja me desculpando em torra o saco de vcs, devo coloca essa trazeira de Kombi com redução nessa gaiola ou dexo o sistema do Fusca?
Ovi fala q essa de Kombi joga a trazeira pra cima e sai picando e tal...
Olá Marcelo,
Bem vindo ao forum e ao tópico da máquina, faça uso como quizer!! Sangue novo é sempre bom e já deu pra ver que vc é da coisa!! Fiquei tonto com tanto projeto!! BLZ!
Eu também gosto dos GM mas não acho que quebrem tão fácil, nas gaiolas que são muito leves não precisamos de giros tão altos que besbielem, precisamos mesmo é de torque em baixa para sair dando pau com potência logo de cara, por isso também prefiro os compressores (blowers) aos turbos! Acho que para gaiolas usar suspenções dianteiras na traseira facilitam a construção mas não tem o mesmo curso que se consegue com uma grande balança e molas helicoidais, melhor se balanças transversais mas também podem ser logitudinais como na Kombi mas sem a barra de torção como falou o Leo. Na Confraria do Buggy temos alguns buggies com a traseira da Kombi com as reduções nas rodas, pulam mesmo! e já tentamos diversas soluções sem muito resultado, porém existe uma barra fixada abaixo do facão que dizem solucionar o problema, aqui no fórum tem um tópico que mostra isso inclusive com foto, vou procurar e posto aqui.
Bem vindo, amigo.
Abraço
Cesar
cesarferreira
17/01/2011, 23:19
Tchê, tu precisa fazer uns albuns de fotos da tua gaiola e dessas proezas pra dividir com os amigos do Forum...
Olá Edner,
O caso da máquina fotográfica expliquei ai em cima!!
Vou melhorar!
Quebra costela!!
Cesar
cesarferreira
18/01/2011, 00:09
Taí a foto da tal barra abaixo do facão!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=134035&stc=1&thumb=1&d=1269565506 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=134035&d=1219893132)
Dizem que essa barra faz parte do tal de "eixo portal" que inclusive equipa o Hummer, e dizem ser fantástico porque protege a caixa e demais compomentes da transmissão!! Agora, que com pulos ou não a redução da Kombi é uma mão na roda na hora do aperto! Ainda acho que vale a pena!
Abç
Cesar
Edner Zirbes
18/01/2011, 17:09
Olá Edner,
O caso da máquina fotográfica expliquei ai em cima!!
Vou melhorar!
Quebra costela!!
Cesar
Buenas Cesar!
Cara, fiz um esquema de fixar a máquina na gaiola pra filmar de dentro dela. Ficou 10, muito bom mesmo, ainda não consegui testar em trilha, pois fiz no fim de semana. Pena que a gaiola está na oficina (de novo) e não posso tirar fotos do esquema.
Um quebra costela, a tua gaiola tá muito tri...
Flávio Cadore
18/01/2011, 18:58
Outro dia eu fixei a minha câmera na gaiola mas ela se desliga com as vibrações...
Edner Zirbes
18/01/2011, 19:52
Outro dia eu fixei a minha câmera na gaiola mas ela se desliga com as vibrações...
Buenas Flávio!
Putz, ainda não sei se isso vai acontecer com a minha. Mas eu fiz uma caixa tipo "estanque" para não entrar água (não é pra mergulhar, apenas contra respingos) e fiz uma estrutura que funciona quase que como molas para não bater.
Um quebra costela!
cesarferreira
19/01/2011, 13:39
Cara, fiz um esquema de fixar a máquina na gaiola pra filmar de dentro dela. ........
Ano passado meu parceiro na trilha filmou de dentro da máquina, estávamos no meio de um reflorestamento na areia solta e pesada pisando o que dava, mas no filme não parece nada, não sei se filmar de dentro resolve, olha o filme ai em baixo! Acho que a solução é desembarcar o co-piloto para que ele filme a passada! E se o barro é bom mesmo gente vai e volta para buscar o companheiro e "passa" de novo!!
Abram o link e vejam os filmes não servem!!
http://lh4.ggpht.com/_BCjnMlkzPEU/ScAKy9OJGCE/AAAAAAAAD9s/oPS_EOmr-r8/s144-c/ConfrariaDoBuggyVideosChui2009.jpg
Abç
Cesar
mali9ski
19/01/2011, 14:34
um amigo meu comprou uma adventure cam por uns 200 pila é a prova dagua e ele fez um suporte na frente da gaiola ou ele ia segurendo mesmo:pipoca:
http://www.youtube.com/watch?v=jP1yw_xdZ2g&feature=fvsr
http://www.youtube.com/watch?v=BjTHM05A0u0&feature=fvsr
http://www.youtube.com/watch?v=NJX84VQvf-Q
cesarferreira
20/01/2011, 13:00
um amigo meu comprou uma adventure cam por uns 200 pila é a prova dagua e ele fez um suporte na frente da gaiola
Ficou bem melhor, vou tentar!
Abç
Cesar
oliveiraideal
02/04/2011, 01:54
Mandei um email pra ford dos estados unidos.. e a mulher me respondeu..e me mandou um link que continha as especificações técnicas e um enche linguiça sobre o ford EX.. quem se habilita, a criar iguazinho, com esses 380 CV de potência? :D abraços!!
email --
Hello Matheus Sá,
Thank you for contacting Ford Motor Company. My name is Julie and I'm with Ford's Customer Service Department.
I appreciate your interest on the Ford EX Concept. Concept vehicles are intended to gauge the public reaction to new vehicle innovations. Based on the reaction that a particular vehicle receives, it may be introduced in some form at a future date.
For the list of technical specifications for the Ford EX, please visit the link I have provided below.
http://media.ford.com/article_display.cfm?article_id=6975
I hope this information helps. Happy weekend!
Sincerely,
Julie
Customer Relationship Center
Ford Motor Company
especificações --
Ford EX: Taking the outfitter line-up to the extreme edge of adventure
More 2001 NAIAS releases
The Ford EX concept vehicle stakes its claim in the extreme domain of the "No Boundaries" SUV line-up, promising a unique, no-compromise driving experience for the off-road enthusiast and extreme sports authority.
"The EX Concept is the farthest extension of the Outfitters family of SUVs yet," says J Mays, Ford Motor Company vice president of Design. "It is the most extreme of the Outfitters concept vehicles and was built to explore a unique lifestyle and cohort group."
This two-seat concept vehicle is purpose-built and features high- quality, detailed composite body sections on a Chrome-Moly steel frame. The frame is tough, durable, resistant to corrosion and ready to take on any off-road adventure.
The mechanicals, such as the transfer case and aluminum radiator with dual fans, are moved rearward to achieve a 50/50 weight distribution, providing optimal traction in rugged terrain. An ecto-skeletal design allows the components to be visible, and removable side body panels are secured to the frame by lightweight aluminum fasteners.
The exposed front frame structure is accentuated by a honeycomb texture front grille and four round high-intensity driving lamps, which gives the overall appearance a tough, solid stance.
The bronze tinted windshield folds down and clips to the top of the hood, giving the occupants the feeling of freedom that comes from open-air driving.
In lieu of door handles, padded grip areas on the top and side frame ease access when climbing in and out of the vehicle. Other features include dual stainless steel side exiting exhausts, five-spoke, 17-inch cast aluminum wheels, and a full size spare tire cradled behind the seating area.
The interior features a full roll cage and seats wrapped in a black and tan all-weather material. This versatile textile resists damage from the sun, ozone and weather and displays outstanding physical toughness. The steering wheel and instruments are mounted on a steering mechanism that glides from side to side to allow for easier entry and exit.
Occupants strap into their seats with four-point safety belts and dual air bags are located in the center of the wheel and the instrument panel.
A removable central storage bin bridges the rear suspension while an additional storage bin is positioned on a bar located under the instrument panel. Map pockets are placed on the side panels to store smaller equipment.
The floor is washable and features integrated molded rubber non-skid pads and floor drain plugs.
###
01/09/2001
Ford EX Specifications:
Vehicle Type: Front-engine
Four-wheel drive
Engine: SOHC, V.6, 4.0L
Super charged / inter-cooled
Power: 375 hp @ 4,600 rpm
Torque: 410 lb.ft @ 3,800 rpm
Drivetrain: Five-speed manual transmission
Dimensions: Overall length: 139.25 inches
Overall height: 62.5 inches
Overall width: 76 inches
Wheelbase: 100 inches
Track width, front: 62.75 inches
Track width, rear: 64 inches
Angle of approach: 52.5 degrees
Angle of departure: 90 degrees
Weight: 2600pounds - 50 percent front / 50 percent rear
Front Suspension: Independent with dual coil over reservoir shocks per corner
Rear Suspension: Independent with dual coil over reservoir shocks per corner
Front Brakes: 13" x 1.25" Disc - 4 piston calipers
Rear Brakes: 13" x 1.25" Disc - 4 piston calipers
Wheels Size: 9.5 x 17-inches
Wheel type: Cast aluminum
Tires: BF Goodrich 33/12.50/17
Flávio Cadore
02/04/2011, 09:50
Buenas Flávio!
Putz, ainda não sei se isso vai acontecer com a minha. Mas eu fiz uma caixa tipo "estanque" para não entrar água (não é pra mergulhar, apenas contra respingos) e fiz uma estrutura que funciona quase que como molas para não bater.
Um quebra costela!
E aí Edner, conseguiu fazer as filmagens?
Mandei um email pra ford dos estados unidos.. e a mulher me respondeu..e me mandou um link que continha as especificações técnicas e um enche linguiça sobre o ford EX.. quem se habilita, a criar iguazinho, com esses 380 CV de potência? :D abraços!!
email --
Hello Matheus Sá,
Thank you for contacting Ford Motor Company. My name is Julie and I'm with Ford's Customer Service Department.
I appreciate your interest on the Ford EX Concept. Concept vehicles are intended to gauge the public reaction to new vehicle innovations. Based on the reaction that a particular vehicle receives, it may be introduced in some form at a future date.
For the list of technical specifications for the Ford EX, please visit the link I have provided below.
http://media.ford.com/article_display.cfm?article_id=6975
I hope this information helps. Happy weekend!
Sincerely,
Julie
Customer Relationship Center
Ford Motor Company
especificações --
Ford EX: Taking the outfitter line-up to the extreme edge of adventure
More 2001 NAIAS releases
The Ford EX concept vehicle stakes its claim in the extreme domain of the "No Boundaries" SUV line-up, promising a unique, no-compromise driving experience for the off-road enthusiast and extreme sports authority.
"The EX Concept is the farthest extension of the Outfitters family of SUVs yet," says J Mays, Ford Motor Company vice president of Design. "It is the most extreme of the Outfitters concept vehicles and was built to explore a unique lifestyle and cohort group."
This two-seat concept vehicle is purpose-built and features high- quality, detailed composite body sections on a Chrome-Moly steel frame. The frame is tough, durable, resistant to corrosion and ready to take on any off-road adventure.
The mechanicals, such as the transfer case and aluminum radiator with dual fans, are moved rearward to achieve a 50/50 weight distribution, providing optimal traction in rugged terrain. An ecto-skeletal design allows the components to be visible, and removable side body panels are secured to the frame by lightweight aluminum fasteners.
The exposed front frame structure is accentuated by a honeycomb texture front grille and four round high-intensity driving lamps, which gives the overall appearance a tough, solid stance.
The bronze tinted windshield folds down and clips to the top of the hood, giving the occupants the feeling of freedom that comes from open-air driving.
In lieu of door handles, padded grip areas on the top and side frame ease access when climbing in and out of the vehicle. Other features include dual stainless steel side exiting exhausts, five-spoke, 17-inch cast aluminum wheels, and a full size spare tire cradled behind the seating area.
The interior features a full roll cage and seats wrapped in a black and tan all-weather material. This versatile textile resists damage from the sun, ozone and weather and displays outstanding physical toughness. The steering wheel and instruments are mounted on a steering mechanism that glides from side to side to allow for easier entry and exit.
Occupants strap into their seats with four-point safety belts and dual air bags are located in the center of the wheel and the instrument panel.
A removable central storage bin bridges the rear suspension while an additional storage bin is positioned on a bar located under the instrument panel. Map pockets are placed on the side panels to store smaller equipment.
The floor is washable and features integrated molded rubber non-skid pads and floor drain plugs.
###
01/09/2001
Ford EX Specifications:
Vehicle Type: Front-engine
Four-wheel drive
Engine: SOHC, V.6, 4.0L
Super charged / inter-cooled
Power: 375 hp @ 4,600 rpm
Torque: 410 lb.ft @ 3,800 rpm
Drivetrain: Five-speed manual transmission
Dimensions: Overall length: 139.25 inches
Overall height: 62.5 inches
Overall width: 76 inches
Wheelbase: 100 inches
Track width, front: 62.75 inches
Track width, rear: 64 inches
Angle of approach: 52.5 degrees
Angle of departure: 90 degrees
Weight: 2600pounds - 50 percent front / 50 percent rear
Front Suspension: Independent with dual coil over reservoir shocks per corner
Rear Suspension: Independent with dual coil over reservoir shocks per corner
Front Brakes: 13" x 1.25" Disc - 4 piston calipers
Rear Brakes: 13" x 1.25" Disc - 4 piston calipers
Wheels Size: 9.5 x 17-inches
Wheel type: Cast aluminum
Tires: BF Goodrich 33/12.50/17
Oliveira; não sei se a minha gaiola que estou começando a montar com a mecanica de troller 3.0 vai ter 380hp , mas o troller que hoje corro o brasileiro de rally e fui campeão pernambucano de Jeep cross em 2010. hoje tem 280 hp's, acho que não é dificil consehuir mais 100, acho absurdo, não impossível....
Abs.
GOR
Caro Cesar; Buenas !
Estou em processo para inicio da montagem de minha gaiola com mecanica do troller 3.0, como dito em meu tópico, meu sonho é um réplica do Ford EX, e o mais perto deste aqui no Brasil que pelo menos tenho tomado conhecimento é a sua Máquina Blue (parabéns), pois todos que pergunto, me dão como referencia sua máquina...
Não pretendo mudar o chassis do troller, dessa forma preciso dequar as medidas da gaiola a ele, peço ajuda ao nobre amigo, se possível nos fornecer desenhos ou medidas as quais, com certeza deves ter sofrido para encontralas e adequalas ao seu projeto...
Abs com muita lama !!!!!!!!!!
:arrow:GOR
Edner Zirbes
04/04/2011, 07:34
E aí Edner, conseguiu fazer as filmagens?
Buenas Flávio!
Consegui sim, mas o som não fica muito bom, ainda preciso melhorar esta parte. Não tô tendo tempo nem de andar, e vontade não falta.... Tem uns vídeos no Youtube, procura lá em MARCENARIA EZ.
Um quebra costela
cesarferreira
04/04/2011, 13:34
Caro Cesar; Buenas !
Estou em processo para inicio da montagem de minha gaiola com mecanica do troller 3.0, como dito em meu tópico, meu sonho é um réplica do Ford EX, e o mais perto deste aqui no Brasil que pelo menos tenho tomado conhecimento é a sua Máquina Blue (parabéns), pois todos que pergunto, me dão como referencia sua máquina...
Não pretendo mudar o chassis do troller, dessa forma preciso dequar as medidas da gaiola a ele, peço ajuda ao nobre amigo, se possível nos fornecer desenhos ou medidas as quais, com certeza deves ter sofrido para encontralas e adequalas ao seu projeto...
Olá GOR, ando atrapalhado com o trabalho, mas quarta a noite te mando as descrições que precisas, te adianto que lá no início do tópico tem essas informações!
Tenho tudo o que precisas! Para adiantar diz aí qual a largura de da tua máquina (distancia entre rodas) a partir daí vamos calcular o entre eixos, apesar de que eu parti da distancia entre eixos!!
Grande abraço, vamos fazer da tua máquina a nova referencia!!
Cesar
Bom dia Cesar;
estarei fazendo te enviando as medidas hoje a tarde, e com certeza vou precisar muito de tua ajuda !
Abs;
GOR
cesarferreira
06/04/2011, 22:17
Bom dia Cesar;
estarei fazendo te enviando as medidas hoje a tarde, e com certeza vou precisar muito de tua ajuda !
Olá GOR,
Estou aguardando as medidas para iniciarmos, de sexta até domingo estarei ocupado com minha outra paixão, estou coordenando a recepção ao Torneio Aberto de Golf de Pelotas, só vou poder colaborar na segunda mas amanhã ainda te procurarei por aqui.
Abç
Cesar
J_V_Lipe
09/04/2011, 00:51
Amigos,
Aí estão os desenhos da gaiola da Máquina Blue, e as medidas que especificam o meu projeto, se quizerem adaptar para maior ou menor é só escolher uma medida e corrigir as outras por regra de tres, os angulos não mudam. Eu escolhi a distancia entre eixos e parti daí para obter minhas medidas.
Solicito aos que baixarem o projeto que registrem seu down load por e-mail ou por resposta no tópico, para que possamos trocar experiências e fazermos um arquivo de possíveis projetos inspirados nela!
Que lhes seja útil!!!
Abraços
Cesar
As plantas em CAD e a planilha das medidas em XML não consegui postar o site não aceita!
Quem desejar solicite que envio por mail.
boa noite! ficaria muito contente se me mandasse as plantas no meu e-mail
josiasmaxx@gmail.com
jfelipe@lpnet.com.br
Obrigado!!!
FUKETEIRO
10/04/2011, 10:02
Olá amigos, vamos tentar concentrar por aqui a discussão sobre minha gaiola e as características que poderão auxiliar a vcs, e as idéias de vcs que poderão me ajudar a aperfeiçoá-la.
Para os que não conhecem a Maquina Blue, é um buggy engaiolado ou uma gaiola com cara de buggy com tração integral e motor do Audi A3 que começei a montar há 5 anos e já estou rodando há 3 anos, e que coloquei a mostra no forum há poucos dias e despertou curiosidade de vários companheiros construtores e amantes de uma boa trilha, postarei algumas fotos para despertar a curiosidade dos interessados e estou a disposição dos amigos!
Máquina Blue: Motor Audi A3 carburado, diferenciais de omega 2.0, caixa de transmissão do Niva, caixa de marchas Chevette, pneus BFGodrich Mud Terrain 31X10,5.
Aguardo sua opiniões seja apoiando ou mentendo o pau!!
Cesar
Olá, parabéns pelo projeto e criatividade, ficou 10, admiro quando se cria algo novo, show de bola, Abraço
cesarferreira
10/04/2011, 16:23
boa noite! ficaria muito contente se me mandasse as plantas no meu e-mail
Felipe, te enviei as plantas para o primeiro endereço.
Abç
Cesar
cesarferreira
10/04/2011, 16:31
Olá, parabéns pelo projeto e criatividade, ficou 10, admiro quando se cria algo novo, show de bola, Abraço
Obrigado por admirar a máquina, realmente tenho muito orgulho dela, neste momento estou em fase de manutenção, vou trocar amortecedores e colocar uma mola mais dura na traseira sem mudar o projeto vou colocar um disco de embreagem com o miolo da S10 e a fibra do Golf, trocar os rolamentos da traseira que sofrem muito com a água, revisar a direção hidráulica que está fazendo barulho. Tudo preparação para as trilhas de outono e barro do inverno aqui do sul, postarei as fotos por aqui.
Abç
Cesar
BrunoHolz
10/04/2011, 16:56
po, ela tem até direção hidraulica?? ai sim hein...
cesarferreira
10/04/2011, 23:25
po, ela tem até direção hidraulica?? ai sim hein...
Bruno,
Direção do Santana!!! É que os pneus grandes dão trabalho com baixa pressão, uso 12 libras, e no piso duro fica pesada com o volante bem pequeno! Além disso mecanismos hidráulicos são bem mais fáceis de adaptar!!
Aqui descobri uma dificuldade, como o motor é traseiro a bomba fica lá atráz e as mangueiras que eram do diámetro original causaram um grande problema, a resistência da mangueira fina com grande comprimento é demais para as bombas comuns, estourei tres até descobrir que necessitava de mangueiras com diametro bem maior para não fazer tanta resistência e proteger a bomba hidráulica!!!! Solução para quem vier atráz!!!!
Abraço
Cesar
Olá GOR,
Estou aguardando as medidas para iniciarmos, de sexta até domingo estarei ocupado com minha outra paixão, estou coordenando a recepção ao Torneio Aberto de Golf de Pelotas, só vou poder colaborar na segunda mas amanhã ainda te procurarei por aqui.
Abç
Cesar
Cezar; desculpe a demora, mas estive um tanto ocupado na semana que passou, mas segue agora a a medida entre eixos que me solicitou:
1 - Entre-eixos : 241 cm
Abs.
GOR
cesarferreira
11/04/2011, 20:52
Cezar; desculpe a demora, mas estive um tanto ocupado na semana que passou, mas segue agora a a medida entre eixos que me solicitou:
1 - Entre-eixos : 241 cm
Olá Gor, Aí vão as medidas, acho que vai ficar grande demais, a máquina tem 2,25 entre eixos.
Comprimento - 3,35
Largura - 1,83
Altura - 1,50
Entre eixos - 2,41
Entre rodas - 1,54
Vc vai ter que usar pneus 33X12, são grandes o bastante para ficar bem alto mas também vão aumentar seus problemas para suportar a força do motor e vão exigir mais potencia o que pode dificultar na escolha do motor e no controle do peso total!
O Ford EX tem mais próximo ao seu e é enorme usa aro 17 pneus 33X12.5 e o motor tem apenas 375 HPs e pesa perto de 1200Kg.
Que mecanica vc pretende usar, e qual motor está pensando?
Abraço
Cesar
leobnaval
11/04/2011, 23:17
Pelo que eu entendi ele vai usar todo conj. do troller, porém com uma estrutura tubular no lugar da cabine...
Portanto pnes 33" ou até mesmo 35" não será problema.
[]s
cesarferreira
12/04/2011, 13:57
Pelo que eu entendi ele vai usar todo conj. do troller, porém com uma estrutura tubular no lugar da cabine...
Portanto pnes 33" ou até mesmo 35" não será problema.
[]s
Tens razão Leo:parede:
Desculpa:oops: GOR na correria deixei passar a informação do troller, claro que vc consegue mais 100hp, diz qual as medidas entre rodas dianteira e traseira de seu troller e o comprimento do carro, que eu calculo as plantas para adaptar ao troller,
VAI FICAR QUE É UMA BALA!!!!
Haja barro um troller com motor mexido e carroceria bem levinha!!:palmas:
Preciso também da distância do trambulador ao eixo dianteiro e da direção também ao eixo dianteiro, e a medida do alto do motor até o eixo dianteiro, do radiador até o eixo dianteiro e da parte de tráz do motor até o eixo dianteiro.
Com isso começo a adaptar o desenho para vc.
As medidas que te mandei anteriormente estão na proporção correta co o EX mas não é impossível adaptar alguma coisa sem comprometer o final do projeto, afinal o que vai ser determinante é o chassis não a gaiola, se possivel manda uma foto do troller fotografado por baixo e se já estiver sem a carroceria também de cima.
Quando ficar pronto quero um convite para dar uma "experimentada".:dance:
Abraço
Cesar
Tens razão Leo:parede:
Desculpa:oops: GOR na correria deixei passar a informação do troller, claro que vc consegue mais 100hp, diz qual as medidas entre rodas dianteira e traseira de seu troller e o comprimento do carro, que eu calculo as plantas para adaptar ao troller,
VAI FICAR QUE É UMA BALA!!!!
Haja barro um troller com motor mexido e carroceria bem levinha!!:palmas:
Preciso também da distância do trambulador ao eixo dianteiro e da direção também ao eixo dianteiro, e a medida do alto do motor até o eixo dianteiro, do radiador até o eixo dianteiro e da parte de tráz do motor até o eixo dianteiro.
Com isso começo a adaptar o desenho para vc.
As medidas que te mandei anteriormente estão na proporção correta co o EX mas não é impossível adaptar alguma coisa sem comprometer o final do projeto, afinal o que vai ser determinante é o chassis não a gaiola, se possivel manda uma foto do troller fotografado por baixo e se já estiver sem a carroceria também de cima.
Quando ficar pronto quero um convite para dar uma "experimentada".:dance:
Abraço
Cesar
Senhores; não tenho como agradecer a dedicação e desprendimento do Cezar !!!
Muito obrigado a todos e a principalmente a ti Cezar!!!
Quanto ao motor, este já está pronto; trata-se de um 3.0 do T4 2007, com curva de valvula e turbina aliviada, com central remapiada pela JPW de Natal com 320hps, bicos retrabalhados e embregem de ceramica para o conjunto de cambio e transferencia original Troller. Este é o conjunto de motor e cambio do nosso novo brinquedo.
Com relação as medidas que me solicitaste, estarei providenciando em seguida, no fim de semana tirarei as fotos para lhe enviar, só que, o motor está fora do lugar, o chassis está com os eixos e cambio, já te serve?
Abs;
e mais uma vez muito obrigado !
Att;
GOR
leobnaval
12/04/2011, 22:56
Amigo com este conj. mecânico + embreagem de cerâmica e pneus muito grande e cravudos é perigoso estourar os semi-eixos...
Não vai ficar muito leve porque toda carroceria do Troller original é de fibra...mas vai ficar bem diferente, uma super gaiola 4x4 hehehehe
[]s
cesarferreira
12/04/2011, 23:25
Senhores; não tenho como agradecer a dedicação e desprendimento do Cezar !!!
Muito obrigado a todos e a principalmente a ti Cezar!!!
Quanto ao motor, este já está pronto; trata-se de um 3.0 do T4 2007, com curva de valvula e turbina aliviada, com central remapiada pela JPW de Natal com 320hps, bicos retrabalhados e embregem de ceramica para o conjunto de cambio e transferencia original Troller. Este é o conjunto de motor e cambio do nosso novo brinquedo.
Com relação as medidas que me solicitaste, estarei providenciando em seguida, no fim de semana tirarei as fotos para lhe enviar, só que, o motor está fora do lugar, o chassis está com os eixos e cambio, já te serve?
Claro que serve, preciso saber a distancia da antepara do motor ao eixo dianteiro para posicionar direção, trambulador e dar forma a gaiola, sexta feira entrarei embaixo de um troller para medir os atmanhos das vigas e travessas do chassis!
Depois é só começar a desenhar!! te manterei a par do andamento!
Teu caso é mais fácil pois já temos um chassis definido é só acertar posições e estética, dá trabalho mas é fácil! NO caso da Máquina fizemos tudo, gaiola e chassis, daí fazer em proporções para que ficasse dirigível foi outra coisa, acertar as peças para bolar a suspenção, dimensionar diferenciais, caixa, acertar tamanho dos semi eixos, embreagem, motor!! Te garanto foi muito mais dificil!!!
Abç
Cesar
Amigo com este conj. mecânico + embreagem de cerâmica e pneus muito grande e cravudos é perigoso estourar os semi-eixos...
Não vai ficar muito leve porque toda carroceria do Troller original é de fibra...mas vai ficar bem diferente, uma super gaiola 4x4 hehehehe
[]s
Leo, essa é a proposta üma super gaiola" não é esse o apelo do Ford Ex ? rsrsrsrs
Abs
GOR
nilaraujo
08/10/2011, 17:56
Ola , como anda o novo projeto da gaiola?
Abç
nill
cesarferreira
26/10/2011, 13:25
Olá Nil,
O GOR sumiu e eu ando bem atrapalhado, mas ontem o Oliveira Ideal, pediu ajuda para um projeto baseado no "Warthoh" que tem chances de ficar bem interessante, no fim de semana vou tentar ajuda-lo.
ABÇ
Cesar
oliveiraideal
26/10/2011, 13:54
O Warthog, ou até mesmo o Hoggar (concept car) da peugeot, são possibilidades.. Comprei, como já conversei com o nosso amigo Nil por telefone, dois diferenciais e uma caixa de transferencia.. a parte mais "complicada" vai ser o dimensionamento de suspensão, esterçamento de rodas, raio de curva, curso da suspensão e tamanho dos pneus.. O Nil iria me visitar hoje pela manhã, só que eu estava tomando café da manhã e não vi a chamada.. quando liguei ele não atendeu :( mas quando for a tarde eu vou dar uma ligada pra ele! abração Cesar! e o próximo projeto vai ser em paralelo com um do Nil, quem sabe! Abraços!
oliveiraideal
26/10/2011, 13:57
Algumas fotos do google images do Warthog (do jogo HALO).
cesarferreira
30/10/2011, 23:17
Olá Oliveira,
Estive pensando na beleza do projeto da sua gaiola, e na simplicidade do projeto da máquina e cheguei a conclusão de que sua primeira grande decisão é a proporção exata entre a distancia entre eixos e entre rodas!! Isso é fundamental para uma boa dirigibilidade e eficiencia em ultrapassar os obstáculos que vierem pela frente!! Conselho avalia uma boa escolha, talvez o Nil possa ajudar, um carro com boa dirigibilidade ou uma proporção exata maior ou menor de uma plataforma existente e provada, no meu caso escolhi o Ford EX e calculei as dimensões dentro desta proporcionalidade a partir da distância entre eixos de meu buggy, ficou maravilhosa!!! Já vi projetos irem por água a baixo por erros de dimensôes (muito longos ou curtos, muito largos ou estreitos) o que fazem com que se tornem impossíveis de dirigir!!! Suspenções e transmissôes serão sempre secundárias a estas decisões!
Abraço, e bola prá frente.
Cesar
oliveiraideal
31/10/2011, 23:08
E eu sempre estou a procura de novos projetos e tudo o mais.. só que é dificílimo encontrar material na internet que tenha procedência e algum tipo de estudo.. tudo que é encontrado é feito no olhômetro (eu sou um desses, pode jogar a primeira pedra quem nunca fez nada no olhômetro.. hehe) e sem nenhum estudo em cima do que estão fazendo..
Estou, primeiramente, empenhado em desenvolver uma suspensão para o meu carro, que ainda não está pronto.. e quero trocar a dianteira do mesmo por duplo A, a fim de que eu possa modificar totalmente a furação sem precisar de adaptações.. este final de semana (até lá) eu desmontarei a parte dianteira completa da minha gaiola, serrarei tudo que tem por lá e deixarei a base para o duplo A.. preciso trocar tanto a furação da dianteira quanto a da traseira para que fiquem a mesma furação, preciso encontrar um freio a disco com acionamento por cabo também, e fazer a adaptação na traseira, e preciso também do conjunto de freios a disco para a dianteira a fim de que eu possa projetar os outros componentes da suspensão a partir daí..
algo que andei pensando seria pegarmos a suspensão duplo a paralela e fazermos um "chanfro" nela de modo que o braço superior fique menor que o inferior.. como nas fotos em anexo..
quanto maior o grau de chanfro maior vai ser o angulo de cambagem que a mesma sofrerá, porém não buscamos uma força tão grande para que o pneu volte ao seu estado normal, não é mesmo?
então a partir de alguns desenhos de linhas no rhino, obtive estas medidas que estão em anexo..
César.. você poderia me falar as medidas que a máquina ficou de centro a centro da roda, qual o pneu utilizado, qual o sistema de frenagem e de furação das rodas, e qual caixa de direção utilizou? Obrigado!
cesarferreira
02/11/2011, 20:45
Olá Oliveira,
Se queres medidas testadas aí vão as da "máquina blue", estão nas proporções exatas do Ford EX, se quiseres aumentar ou diminuir é só manter as proporções.
Quanto ao duplo A na suspenção dianteira não é difícil, tens que te cuidar para não exagerar no angulo de camber pois gaiolas são muito leves e se descuidares vais ficar com as rodas fora de prumo, o mais difícil vão ser os amortecedores que serão utilizados pois vão trabalhar pra caramba, as pontas de eixo são fáceis de adaptar, os cubos de roda e os freios a serem utilizados vão depender do que podes encontrar por aí, avalia os pontos de fixação e ve se não podes utilizar os freios próprios do modelo escolhido.
Aproveita as plantas das dimensões como quizeres!!
Abraço
Cesar
mali9ski
10/11/2011, 10:05
bom dia Cesar....não de agarra que você chamou seu projeto de ''maquina'' parabéns
desculpe se tem no topico mas eu não li...você tem ideia do peso sua sua gaiola
eu pretendo ficar entre 800 e 900 kilos na minha mas não vai ser fácil....
valew....:dance:
leobnaval
10/11/2011, 16:10
A maquina é muito bem feita, porém se não me engano o Cesar usou tubos com espessura de 5 mm, o que a deixou muito resistente e igualmente pesada.
[]s
cesarferreira
11/11/2011, 22:21
Olá Mali9ski, Olá Leo,
A quanto tempo Leo, quais as novidades?
Malinovski, realmente eu exagerei e construi a Maquina com canos de 5mm e o chassis com perfil "U" de 4/2,5 Polegadas de aço 485 gerdau!
O chassis é um H onde estão presos os diferenciais a caixa de redução e os calços do motor e caixa de marchas bem como as balanças da suspensão dianteira, já as balanças da traseira são pressas na ligação transversal que fica na altura da caixa de marchas. Peso é algo próximo de 750 Kg vazio, já com tanque cheio e equipado para viajem e tripulado já pesou 1050kg, alguma coisa mais do que eu queria.
Já aquela gaiola com mecânica de omega foi feita com canos de escapamento numa fábrica de surdinas e nos pareceu que ficou fraca quando vimos pela primeira vez, mas até hoje não quebrou nada, ainda não tenho uma definição do que é o ideal para uma gaiola, é certo que canos menores e com parede espessa bastam mas acho que canos com 50mm dão um acabamento muuito melhor!!
Abç
Cesar
leobnaval
12/11/2011, 10:12
E aí Cesar, blz?
Cara este peso que você informou da Máquina é aferido em balança, ou estimado?
Novidade não tenho muitas afinal tá uma correria só aqui, acho que daqui um mês acaba tudo, e poderei me dedicar muito aos meus projetos. A única novidade que eu não sei se você já viu é a construção da minha gaiola: http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola/94523-gaiola-pro-2wd.html
Abraços
cesarferreira
13/11/2011, 23:25
Olá Leo,
Várias vezes entrei em balanças de engenho de arroz, que por aqui são muito comuns, e pesei a máquina carrregada, vasia, meio cheia, etc.. eo peso foi sempre esse aí já falado.
Abç
Cesar
PS: achei uma foto tua no facebook, montando uma moto!!!
leobnaval
14/11/2011, 14:37
Muito bom este peso, embora esteja bem reforçada e 4x4 ela ficou até que leve...
A foto sou eu mesmo hehehehe, me add lá...
[]s
Cezar candelaria
14/11/2011, 22:00
Eu to fazendo as minhas gaiolas agora com tubos 2pol parede 1,5..fica mais encorpada...e fica forte tambem...
cesarferreira
15/11/2011, 00:08
Olá Tocaio,
Acho que essa é das melhores bitolas, apenas acredito num chassis resistente para suportar a gaiola, a algum tempo atrás relatei que havia retirado o chassis do meu buggy baby e substituído por um par de perfis "U" e que tinha ficado beleza!! O pessoal do nordeste mostrou outras opções e não evoluímos no assunto mas eu tinha pesado os dois conjuntos e os perfis eram mais leves, montei com os perfis e ando com eles até hoje, se tivesse montado uma gaiola faria assim: os perfis e a gaiola com tubos de 2 ou 2 1/2 polegadas e parede de 1,5 até 2mm.
Abç
Cesar
mali9ski
15/11/2011, 12:43
Olá Mali9ski, Olá Leo,
A quanto tempo Leo, quais as novidades?
Malinovski, realmente eu exagerei e construi a Maquina com canos de 5mm e o chassis com perfil "U" de 4/2,5 Polegadas de aço 485 gerdau!
O chassis é um H onde estão presos os diferenciais a caixa de redução e os calços do motor e caixa de marchas bem como as balanças da suspensão dianteira, já as balanças da traseira são pressas na ligação transversal que fica na altura da caixa de marchas. Peso é algo próximo de 750 Kg vazio, já com tanque cheio e equipado para viajem e tripulado já pesou 1050kg, alguma coisa mais do que eu queria.
Já aquela gaiola com mecânica de omega foi feita com canos de escapamento numa fábrica de surdinas e nos pareceu que ficou fraca quando vimos pela primeira vez, mas até hoje não quebrou nada, ainda não tenho uma definição do que é o ideal para uma gaiola, é certo que canos menores e com parede espessa bastam mas acho que canos com 50mm dão um acabamento muuito melhor!!
Abç
Cesar
obrigado cesar, realmente é muito leve, a minha com motor ap e reduzidas da kombi, antes de eu desmontar pesava 780 kg, mas só de terra do tunel eu tirei mais de uma lata de 20 lts e todo o cano que eu mexia tinha terra, depois que eu terminar vou pesar para ver a diferença
valew....
cesarferreira
17/11/2011, 13:30
Olá Gurizada,
Eu Também fico suspreso com o peso mas acredito que como usei perfis maiores usei também muito menos reforços e se olharem o projeto são muito poucos canos que compõem a extrutura da gaiola.
Abç
Cesar
cesarferreira
29/12/2011, 13:53
:euforico:Olá gurizada!!!:violao:
Feliz ano novo, saúde, paz, muito dinheiro no bolso,
Muito barro, muita trilha, muita areia!!!!
Abraços
Cesar Ferreira:cool:
fag.online
14/03/2012, 15:53
Salve salve cesar... como está as andanças com a Máquina?
O tópico está meio parado desde o ano passado né.
Bom, conforme havia comentado, nunca desisti de fazer a minha 4x4.
Hoje estou com uma caixa de tração do niva, e essa semana chega o cambio do chevett 4 marchas.
Como agora o herdeiro está na área, o projeto vai ser mais lento, a intenção é montá-lo lentamente, garimpando peças e soluções, para que fique pronto em até 3 anos.
Abracos
fag.online
19/03/2012, 10:39
Cesar, vi que vc usou freios a disco do Santana, foi mto dificil adaptar na suspensão IRS?
cesarferreira
19/03/2012, 13:00
Olá Fag, que bom saber que vais ser Pai!!! A adaptação foi barbada, vou fotografar e posto aqui, mas ando muito atrapalhado e nem tenho curtido muito a Máquina, no segundo sementre do ano passado deixei ela com um funcionário meu para trabalhar num empreendimento florestal e ela trabalhou muito e também sofreu um bocado, está com o diferencial dianteiro roncando pra valer e esta semana vou retira-lo para providenciar uma troca, aproveito para fotografar o freio traseiro.
Abç
Cesar
fag.online
19/03/2012, 14:59
Poise, na verdade já sou papai... 40 dias já, rsss..
E como sou de primeira viajem, as coisas estão se ajeitando ainda, por isso o projeto 4x4 vai ficando pra frente, rssssss
Ja comprei a longarina da kombi + suspensão traseira inteira.
Se a alteração pra freio for simples como vc dise, de-repente já posso ir fazendo esta alteração.
O seu diferencial é do 2.2 ne? tem um cara vendendo um no ML por R$300,00 só que é do 4.1.
Até to tentando negociar com ele, pois o preço é mto bom.
Abracos
cesarferreira
19/03/2012, 21:17
Realmente o preço é muito bom, sempre pensei que meus diferenciais são do 2.0, mas pro via das dúvidas vou desmontar um deles e contar os dentes!!! Acho que todos que são pequenos são com a mesma relação, vamos ver depois do desmonte, te mandarei as fotos.
E aí é menino ou menina? Parabéns!!
fag.online
20/03/2012, 08:59
Isso, ve certinho qual diferencial é o teu, que se precisares trocar eu te dou uma força em encontrar um.
Aqui na região também tem alguns ferros velhos que tenho conhecidos e posso tentar negociar um precinho melhor.
É um baita de um guri. To loco pra ele começar a experimentar as belezas do off-road, hahah
Abracos
mali9ski
20/03/2012, 14:42
Cesar, vi que vc usou freios a disco do Santana, foi mto dificil adaptar na suspensão IRS?
e ai Fag....
porque vc não usa o disco da kombi......
na minha eu usei disco dianteiro da kombi e pinças do passat......é muito facil de fazer e no meu ver com 5 furos fica muito mais reforçado.....
valew
fag.online
20/03/2012, 16:02
Mali, eu comprei apenas a suspensão traseira da kombi que veio com freio a tambor.
O kit dianteiro da kombi serve direitinho no traseiro?
Na verdade estou questionando é a "simplicidade" de instalação.
Como eu sou leigo, preciso de um "passo-passo" de como fazer, rssss.
Abracos
mali9ski
20/03/2012, 17:59
Mali, eu comprei apenas a suspensão traseira da kombi que veio com freio a tambor.
O kit dianteiro da kombi serve direitinho no traseiro?
Na verdade estou questionando é a "simplicidade" de instalação.
Como eu sou leigo, preciso de um "passo-passo" de como fazer, rssss.
Abracos
Então fag pra adotar tive que tornear um pouco o disco dianteiro e soldei o suporte no cubo tudo muito simples, quando eu desmontar eu posto umas fotos detalhadas....
valew
fag.online
21/03/2012, 11:01
Tranquilo Mali, o Cesar vai postar algumas fotos da dele também, assim posso verificar o que é mais fácil de adaptar.
Abracos
cesarferreira
02/04/2012, 21:29
339583339584339585
Fag ainda não deu tempo, a coisa anda braba!!!
Vini, o para brisa é de vidro laminado que mandei cortar na medida exata que precisava para meu projeto, o tanque fiz de aço inox no formato que cabia na área resevada para ele, ap com as IRS da Kombi funcionam muito bem mas pula um pouco, eu retirei as barras de torção e o facão, acrescentei mola helicoidal, e fiz balanças na medida que precisava (perfil tubular 50mm/7mm) ficou um barato, na estrada é muito tranquila e rodo na estrada a 100 a 110 Km/Hora beleza, vou colocar alguma fotos dela ainda não acabada para dares uma olhada!
FAG na primeira folga tiros a roda traseira e fotografo para ti!!
Abraços
Cesar
cesarferreira
02/04/2012, 21:35
339587339588339586
Fag, da uma olhada nessas fotos enquanto eu não desmancho.
Vini, aí estão mais outras
vinijost
02/04/2012, 21:35
eu não tenho IRS atraz, uso Mc person, e não pula exatamente NADA, vou fazer umas multilinks por causa dos esforços exessivos nos amortecedores.. ou vou fazer amortecedores duplos atraz..
voce tem fotos do interior da maquina, e onde colocou o radiador, o step e o tanque? penso em colocar o tanque de kombi que tenho atraz do banco e o step igual ao ford Ex, atraz do cokpit, acho que dá um charme a mais.. não sei se não vou fazer um chasis em perfil por baixo da estrutura que tenho.. to pensando ainda.. pois tenho toda a base pronta já.
vou decidir ainda. mais acho que vou fazer tudo novo. fica melhor.
no interior voce usa algum painel? penso em colocar o painel da saveiro G3..
cesarferreira
02/04/2012, 21:38
339589339590339591
Vini,
Aí está o berço sem o motor e outras
cesarferreira
02/04/2012, 21:43
339592339594339595339596339597
Infelizmente não tenho nenhuma bem de frente para veres o radiador!! O radiador e o tanque coloquei na frente para distribuir melhor o peso, meu estepe é uma rodinha!! Aro 14 e pneu de Biz!! e uso junto ao motor!
cesarferreira
02/04/2012, 22:05
339601339602339603
vinijost
02/04/2012, 22:25
Voce continuou com o chassi para cima inclinado ali atraz dos bancos onde vai em direção a trazeira?
ou como fixou a parte superior da mola trazeira? e a torre diantera, fez um suporte em "A" para fixar?
Abraços.
cesarferreira
02/04/2012, 23:33
O chassis não, ele é plano, sim na dianteira fiz um suporte em A e fixei a parte superior na lateral da gaiola. O tunel entre os bancos é para passar os cardãns, como ela é 4x4 sai um cardã do eixo mestre da caixa para a caixa de tração e desta saem dois cardãns, para os diferenciais dianteiro e traseiro.
vinijost
02/04/2012, 23:45
No que foi fixado o suporte superior da mola trazeira?
Tem fotos do compartimento interno do capô dianteiro (tanque)
Você fez algum gabarito para deixar as rodas alinhadas?
e as torres dianteiras, deixou com caster negativo?
Abraços
fag.online
03/04/2012, 08:12
Cesar, find passado tive lá olhando o chassi que eles estão cortando pra min e aproveitei e olhei mais de perto a suspensão da kombi. Realmente não parece ser muito dificil adaptar o freio a disco não. Acredito que com um torneiro bom possa fazer uma flange pra segurar a pinça.
O chassi está todo fora, agora essa semana vão colocar a barra de torçao novamente no lugar pois eles já tinham tirado anteriormente do nosso acerto. Acredito que até o proximo find o chassi esteja comigo. Dai vou criar um tópico postando fotos das peças que tenho.
Quero ver se até meio do ano ou metade do segundo semestre compro os diferenciais e a suspensão dianteira.
Quanto tiver em mãos vou procurar um "guri" daqui da região que tem boa fama em construir gaiolas pra tentar um acerto $$$$ e iniciar o projeto.
Quero montar todo o chassi primeiro, refazendo alguns reforços, fixando diferenciais, motor+caixa e t-case.
Quando isso estiver pronto, vai pro jato de areia, pra passar o fundo.
A carroceria ainda estou pensando:
-- Fazer fixa fixada ao chassi, estilo a sua.
-- Construir uma separada, estilo jeep. Fixada por buxas
-- Jogar a carroceria de um fusca pra fazer estilo baja.
Tudo vai depende de como vai ficar uma futura (e poe futura nisso) negociação para a documentação dela.
De qualquer forma, assim que possivel posta fotos para que eu possa ver o esquema do freio a disco.
Outra coisa, nunca pensou em por uma chapa no fundo da tua gaiola? Nem que fosse fixada por parafusos pra quando precisar tirar. Digo isso por normalmente em trilhas a gaiola enrosca na lama, e se tiver chapa ela pode deslizar melhor.
Abracos e bom trabalho
vinijost
03/04/2012, 15:58
Cesar, qual ferro perfil você usou no chassis? Abraços.. penso em fazer tubular. o que acha? Abraços.
vinijost
03/04/2012, 18:28
Cesar, qual ferro perfil você usou no chassis? Abraços.. penso em fazer tubular. o que acha? Abraços.
cezar, quero comecar o chassis esse find e quero saber que perfil tu usou no chassis. Qual a largura do chassis na parte do motor. Qual a largura na parte dos passageiros. Qual a largura na parte da frente e qual o comprimento na parte dos passageiros e qual o comprimento da parte de tra e qual o comprimento na parte da frente e o comprimento total do chassis..
ja que a maquina ficou show gostaria de saber estas medidas para poder fazer o chassis. E tendo isso ja tenho quase todas as medidas da maquina. aguardo ansioso..
Att,
vinicius jost
fag.online
04/04/2012, 10:44
Vini, dá uma procurara no próprio tópico dele tem... http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/70110-maquina-blue-gaiola-4x4-tracao-integral-54.html
vinijost
04/04/2012, 11:36
Pois é.. o perfil do chassi ele fala 4/2,5 pol, mais não fala o comprimento e a largura. Abraços.
fag.online
04/04/2012, 11:50
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/70110-maquina-blue-gaiola-4x4-tracao-integral-12.html
vinijost
04/04/2012, 12:38
Fag, mais está não é a largura do chassis? oO é a largura da maquina.
............................................._____ ____
Por baixo o chassis faz um _________|.............|_________
................................__________........ ......__________
..............................................|___ _____|
queria a o comprimento da parte dos passageiros e o comprimento da frente e atraz..
e a largura do chassis na frente e atraz, entende?
Isso ele não mensionou, Acho..
Obrigado.
to loco pra montar o chassis esse find.
cesarferreira
04/04/2012, 20:22
No que foi fixado o suporte superior da mola trazeira?
Tem fotos do compartimento interno do capô dianteiro (tanque)
Você fez algum gabarito para deixar as rodas alinhadas?
e as torres dianteiras, deixou com caster negativo?
Abraços
Olá Vini,
VAmos por partes:
A fixação das molas traseiras foram na gaiola na parte superior e em baixo num suporte ligadonas balanças!
Vou tiratr fotos do compartimento dianteiro mas lá só tem o tanque, sistema de freios e direção hidráulica alem do radiador e ventoinha.
Sim fiz um gabarito no piso da metalúrgica (só desenho) e precisei realinhar quando fui fazer a geometria e sim as torres estão com camber negativo para facilitar a dirigibilidade.
Abç
Cesar
cesarferreira
04/04/2012, 20:28
cezar, quero comecar o chassis esse find e quero saber que perfil tu usou no chassis. Qual a largura do chassis na parte do motor. Qual a largura na parte dos passageiros. Qual a largura na parte da frente e qual o comprimento na parte dos passageiros e qual o comprimento da parte de tra e qual o comprimento na parte da frente e o comprimento total do chassis..
ja que a maquina ficou show gostaria de saber estas medidas para poder fazer o chassis. E tendo isso ja tenho quase todas as medidas da maquina. aguardo ansioso..
Att,
vinicius jost
Olá Vini,
O fag já te orientou onde encontras as medidas, quanto ao perfil é esse mesmo Perfil "U" Gerdau Aço 485 (creio) com 4 pol de altura por 2,5 pol de largura. o comprimento é o mesmo da "maquina". Vou pedir para minha filha desenhar o chassis e te mando!
abç
Cesar
cesarferreira
04/04/2012, 20:38
Fag, mais está não é a largura do chassis? oO é a largura da maquina.
............................................._____ ____
Por baixo o chassis faz um _________|.............|_________
................................__________........ ......__________
..............................................|___ _____|
queria a o comprimento da parte dos passageiros e o comprimento da frente e atraz..
e a largura do chassis na frente e atraz, entende?
Isso ele não mensionou, Acho..
Obrigado.
to loco pra montar o chassis esse find.
Vini,
Não fica ansioso, vai mais devagar e curte mais o parto do "bixxinho"
Olha o chassis tem que ter o comprimento total da gaiola e também a mesma largura da gaiola, tem uma maneira fácilde fazer, pega um chinelo de fusca, tira tudo e deixa só no chinelo!! Bota no chão e risca com giz por fora, tira o chinelo e já terás um esboço de chassis bem proporcional, só deverás incluir as medidas de comprimento total nas duas barras de perfil em "u" longitudinais, mas terás as medidas e posiçoe dos eixos já prontas, se quizeres fazer menor que o fusca diminui na parte do chinelo e não na posição dos eixos!!! OK!!
Vou tentar desenhar mas não te apressa, muito melhor passar alguns fins de semana desenhando e avaliando o projeto e só depois de ter certeza partir para o fabrico!! Todas as gaiolas que nasceram sem um projeto muiito bem estudado e avaliado tem grande chance de precisarem ser desmontadas e refeitas, o que vai te fazer gastar muito mais além de te trazer muitas desilusões.
cesarferreira
04/04/2012, 20:42
Continuando!!!
Quando fiz a Máquina levei um ano projetando e seis meses (+ ou -) construíndo, te garanto que curti muito e muito mesmo as noites de projeto e os churrascos de avaliação do projeto com meus amigos.
FAZER E REFAZER, REFORMAR, REFAZER PARA MELHORAR, CUSTA MUITO MAIS CARO!!!!!!!!!!!!!!!!
Vai com calma, se olhares as fotos vais entender o que te expliquei!
Grande Abraço
Cesar
cesarferreira
04/04/2012, 20:49
Vini
no link que o fag enviou tem as medidas, Length (comprimento), width (largura), heigth (altura), Wellbase (a largura entre eixos), front track (largura entre rodas dianteiras), rear track (largura entre rodas traseiras).
Avaliaa o que queres de tamanho e ali tem vários tamanhos bem proporcionais, o meu está citado qual é!!
Abç
Cesar
vinijost
04/04/2012, 21:02
Continuando!!!
Quando fiz a Máquina levei um ano projetando e seis meses (+ ou -) construíndo, te garanto que curti muito e muito mesmo as noites de projeto e os churrascos de avaliação do projeto com meus amigos.
FAZER E REFAZER, REFORMAR, REFAZER PARA MELHORAR, CUSTA MUITO MAIS CARO!!!!!!!!!!!!!!!!
Vai com calma, se olhares as fotos vais entender o que te expliquei!
Grande Abraço
Cesar
Cesar, obrigado pelos esclarecimentos. tenho varios rascunhos prontos e pode deixar que vou pensar bastante na execução do projeto. Tenho a suspensao dianteira pronta que é so fazer os suportes para fixala no chassis e atraz vou fazer uma multilink, ja que uso as reducoes da kombi. ela vai ficar um pouco mais larga que a maquina blue. Porque uso as reducoes. Mais vai ficar legal. A gaiola que tenho eh meio fragil por isso vou fazer com perfil o chassis. A minha gaiola é muito boa de dirigir. No duplo a que tenho na frente tenho o caster bem negativo o que faz ficar muito boa de dirigir. e como to concluindo o emplacamento com o nill vou fazer uma gaiiola descente e com um otimo acabamento para que eu possa andar tambem no dia-dia igual voce faz com a maquina.
Obrigado pelos esclarecimentos novamente, e aguardo o desenho do chassis.
Abraços.
vinijost
04/04/2012, 23:12
as suas medidas são as que não estão em negrito correto? esta altura é em relação ao solo ou em relação ao assoalho da maquina?
Abraços.
cesarferreira
05/04/2012, 10:17
as suas medidas são as que não estão em negrito correto? esta altura é em relação ao solo ou em relação ao assoalho da maquina?
Abraços.
As medidas são aquelas em 84,5%
O assoalho está entre 5 e 10cm acima do centro da roda, vai depender do pneu que estiver usando
se olhares bem as medidas da largura da frente e de trás também são diferentes na máquina, não há problema se a traseira for mais larga.
Abç
Cesar
fag.online
05/04/2012, 10:43
Cesar... se não me engano vc comentou que tirou a barra de torçao da suspa trazeira, é isso? por qual motivo fez isso?
Abracos
cesarferreira
05/04/2012, 13:58
Cesar... se não me engano vc comentou que tirou a barra de torçao da suspa trazeira, é isso? por qual motivo fez isso?
Abracos
É verdade tirei as barras e os facões, estou usando uma mola helicoidal bem longa e balanças longitudinais, fica mais macio e dá mais curso na suspenção, além do mais como alonguei as balanças fiquei acreditando que seria muiito esforço para barra de torção e acho que quebraria mais!!
Mas o principal motivo foi ter mais curso na suspenção, olha só a foto aí abaixo, com barras não ia dar!
!339924339925
fag.online
05/04/2012, 14:48
Certo, mais vc chegou a testar com as torçoes e depois mudou? ou já fez o projeto direto sem elas?
Pq as torsões realmente são mais duras, mais como o motor é traseiro, de-repente uma coisa compense a outra, rsss..
Na verdade estou perguntando pois o meu chassi já está desmontado, e to só esperando eles colocarem as barras de torção no lugar, de-repente então vou levar sem e fazer o mesmo que você.
Abracos
cesarferreira
05/04/2012, 19:25
Certo, mais vc chegou a testar com as torçoes e depois mudou? ou já fez o projeto direto sem elas?
Pq as torsões realmente são mais duras, mais como o motor é traseiro, de-repente uma coisa compense a outra, rsss..
Na verdade estou perguntando pois o meu chassi já está desmontado, e to só esperando eles colocarem as barras de torção no lugar, de-repente então vou levar sem e fazer o mesmo que você.
Abracos
Olá fag,
Se olhares o curso da suspa na foto anterior, não tem como pensar em barras de torção, as balanças eu fiz com perfil redondo de 50mm e parede de 6mm, a parte externa ficou reta e soldei na ponta a parte final do facão para encaixar bem certo no suporte do cubo já a parte interna é como um boomerang completando um "u" assimétrico que fixei no perfil transversal que substituiu o tubo das barras de torção onde utilizei as buchas do carretel da colheitadeira de grãos da Case.
vinijost
08/04/2012, 18:25
Olá fag,
Se olhares o curso da suspa na foto anterior, não tem como pensar em barras de torção, as balanças eu fiz com perfil redondo de 50mm e parede de 6mm, a parte externa ficou reta e soldei na ponta a parte final do facão para encaixar bem certo no suporte do cubo já a parte interna é como um boomerang completando um "u" assimétrico que fixei no perfil transversal que substituiu o tubo das barras de torção onde utilizei as buchas do carretel da colheitadeira de grãos da Case.
E ai Cezar..
Final de semana foi bem produtivo..
Comprei um perfil de 40mmX100mmX20mmX30mm respectivamente largura, altura, reforco do otro lado e espessura.
Fiz um gabarito e fiz o chassis. fiz o suporte do motorXcaixa.
Ficou muito forte.
gostaria de saber como é sua embreagem e seu acelerador. cabos e capas.
comprei uma frente de parati quadrada para tirar o parabrisa e o painel, juntamente com pedais e o resto da parte eletrica.
Abraços,
Vinicius.
mali9ski
09/04/2012, 10:51
É verdade tirei as barras e os facões, estou usando uma mola helicoidal bem longa e balanças longitudinais, fica mais macio e dá mais curso na suspenção, além do mais como alonguei as balanças fiquei acreditando que seria muiito esforço para barra de torção e acho que quebraria mais!!
Mas o principal motivo foi ter mais curso na suspenção, olha só a foto aí abaixo, com barras não ia dar!
!339924339925
na minha é mais ou menos assim.......no inicio do projeto a intenção era de deixar os eixos de torção.....mas por causa da caixa de montanha não deu
o único inconveniente é acertar as alturas e macies das molas eu tive que experimentar varias molas para acertar, mas fica super macia
valew
fag.online
09/04/2012, 10:58
Vini, cria um tópico sobre a sua gaiola, pra gente começar acompanhar.
Abracos
cesarferreira
09/04/2012, 13:02
Olá Vini,
O findi foi bem produtivo!! Legal!!
Olha a embreagem é hidráulica e o acelerador usei o duto da kombi e dobrei em curvas muito suaves que encaixaram no perfil da gaiola da máquina, o cabo já usei da kombi, do fusca, e até cabo a metro e sempre funcionou muito bem, só tem que cuidar as dobras do duto para não ficar muito pesado, muito boa a idéia de usar o parabrisa da Parati, já o painel só é bom proque vc comprou junto o chicote elétrico, eu usei o painel do golGIII e ficou mais ou menos, e estou trocando por relógios separados pois quando queima um deles é só trocar esse, no caso do painel tem trocar todo ele, os pedais são elevados e isso é muito bom!!
Abç
Cesar
cesarferreira
09/04/2012, 13:05
na minha é mais ou menos assim.......no inicio do projeto a intenção era de deixar os eixos de torção.....mas por causa da caixa de montanha não deu
o único inconveniente é acertar as alturas e macies das molas eu tive que experimentar varias molas para acertar, mas fica super macia
Olá Malinovski,
è isso aí mesmo, a única outra dificuldade é achat amortecedores com curso bem longo para permitir usar toda a capacidade da suspenção!
Abç
Cesar
vinijost
09/04/2012, 13:52
Estava olhando o painel do gol GIII e não achei nenhum inteiro. esse painel da parati tá bem bom.. vou usar a armação do vidro da parati, junto com o painel e os pedais.. toda a parte da estrutura dela. já que tá pronto. fica tudo no seu lugar. e vou usar o tunel central dela também, já que possui o suporte do cambio e o freio de mão.
já que uso motor trazeiro e caixa do gol 4m, fica tudo no jeito.
vou tirar umas fotos esse find e te mando.
se conseguir, coloca umas fotos do interior do capô dianteiro. gostaria de ver como ficou.
o cilindro mestre e escravo da embreagem são de que carro?
usando a parte superficial da frente da parati, posso deixar o limpador no seu lugar, a coluna de direção,bem como o ventilador de vento interno. e outras coisas que já estão no seu lugar.
Abraços.
cesarferreira
12/04/2012, 13:36
Estava olhando o painel do gol GIII e não achei nenhum inteiro. esse painel da parati tá bem bom.. vou usar a armação do vidro da parati, junto com o painel e os pedais.. toda a parte da estrutura dela. já que tá pronto. fica tudo no seu lugar. e vou usar o tunel central dela também, já que possui o suporte do cambio e o freio de mão.
já que uso motor trazeiro e caixa do gol 4m, fica tudo no jeito.
vou tirar umas fotos esse find e te mando.
se conseguir, coloca umas fotos do interior do capô dianteiro. gostaria de ver como ficou.
o cilindro mestre e escravo da embreagem são de que carro?
usando a parte superficial da frente da parati, posso deixar o limpador no seu lugar, a coluna de direção,bem como o ventilador de vento interno. e outras coisas que já estão no seu lugar.
Abraços.
Gostei da idéia de usar tudo da parati! Facilita muito pois diminui as adaptações, só tem que ver bem para não ficar com cara de parati cortada.
Vou fotografar!
A embreagem comprei no Uruguai, acho que são da nissan (não tenho certeza)! mas custarm muito barato!!
Abç
Cesar
cesarferreira
22/04/2012, 20:52
Olá Vini,
Aí estão as fotos da parte de dentro do capô dianteiro.
Abraço
Cesar
342721342723342722342724
cesarferreira
22/04/2012, 21:06
Olá Fag,
Enfim as fotos, olha como foi fácil fazer a adaptação do disco no cubo da Kombi.
Em resumo fiz assim: torniei a massa da ponta de eixo até ficar lisa e parafusei o cubo com o disco nela, soldei uma prancheta e fixei as pinças de freio, as fotos estão aí a baixo, não encontrei uma massa da Kombi e para tu veres o que precisa ser alisado coloquei um parecido, o disco pode entrar por tráz o como no meu caso "pela frente", fácil e eficaz!! Fiz também um adaptador para rodas de fusca e aproveitar os aros que eu já tinha.
Abraço
Cesar
342725342726342728342727
cesarferreira
22/04/2012, 21:22
Já não lembro quem pediu as fotos da suspenção traseira, aí estão, vejam como é simples, e garanto a vcs não pode ser melhor, macia, com grande curso e extremamente confiável. Tirei as barras de torção e utilizei molas helicoidais bem longas, amortecedor traseiro da chevy, as balanças fiz com perfil redondo de 50mm e parede de 6mm (bem longas) a união transversal ficou exagerada e serve apenas para limitar o curso e impedir que a mola salte do lugar, com as buchas sofri atá utilizar as buchas do carretel da colheitedeira Case.
Abraços
Cesar
342743342739342742342740342752
cesarferreira
22/04/2012, 21:27
Vini,
nas miniaturas aí acima da para ver a estepe dentro da caixa do motor, fiz um pequeno aro 14 e usei penu da moto BIZ, já rodei quase 40 Km com ela e te garanto, funciona muito bem
Abraço
Cesar
fag.online
23/04/2012, 08:04
Cesar, mto boas as fotos... o meu chassi já está em casa, porém eles não tiraram toda a "sujeira" que eu pedi.. e ficou com uma parte do assoalho e algumas travessas... assim que eu pegar a esmerilhadeira e deixar ele mais limpo vou iniciar o tópico da construção da minha... já vou aproveitar semana que vem (pois essa semana já está lotada, rsss) e dar uma olhada na suspensão traseira, pra ver certinho como você fez a adaptação.
Essa semana chega os diferenciais, 2 do omega 2.2 que consegui em SP.
Abracos
cesarferreira
23/04/2012, 13:33
Pagaste quanto? Estou precisando da coroa e pinhão 39/10.
fag.online
23/04/2012, 13:48
Cesar, paguei 830,00 no par já com frete incluso... ainda não chegaram. Segundo o código de rastreio sexta feira foi despachado pra foripa... amanha ou quarta chegam e posso dar uma olhada se estão bons, sem folga, sem nada quebrado.
Se tuver tudo certo, posso passar o contato da pessoa pra vc... ele me pareceu ser de confiança...
Aqui na minha região, achei por R$ 900,00 mais era do 4.0... dai como já houve a discussão de que o 2.2 era melhor, resolvi optar por trazer de fora.
Agora estou na lida em encontrar as omocinéticas por um preco legal. Aqui na região estão pedindo R$ 150,00 cada (omocinética interna + semi-eixo)....
Abracos
vinijost
23/04/2012, 14:08
Cesar, Obrigado pelas fotos.. está bem poluído seu interior do capô.. hehehhee
Vou colocar mais umas fotos do progresso do find. semana que vem tem feriado na terça e posso adiantar bastante coisa.
Consegui mais 2 reduções e vou fazer 4x4 :D
Você Tem fotos do interior da maquina e de traz dos bancos?
Abraços,
Vinicius
fag.online
23/04/2012, 17:24
Cesar, outra coisa... você comentou que aumentou o tamanho dos braços da suspensão IRS né?
E no meio dos braços vc colocou uma coisa mto louca, é uma barra de ferro retorcida que vai em direção ao diferencial... o que seria aquilo? um reforço?
fag.online
23/04/2012, 17:25
Nesa foto mostra certinho....
342888
vinijost
23/04/2012, 19:06
Fag, respondendo a sua pergunta,
Esta barra liga um lado da balança ao outro, formando um H na balança, e ela apoia em um batente quando a suspensão esterça demais. fazendo com que a mola não caia do prato.
Nesta foto dá para ver melhor. na verdade o batente não se encontra ali, ele deve ter tirado ele.
Abraços.
cesarferreira
23/04/2012, 20:39
Fag,
O Vini entendeu a "coisa", acontece que quando estavamos fazendo as balanças faltou material e como tinhamos dois pedaços de cano de 50mm fizemos um limitador com ele mesmo, tem uma fot que dá para ver melhor, mas é apenas uma ligação entre as duas balanças que bate num pequeno braço com borracha que prendi na viga transversal onde estão as balanças, e assim evito que as molas saltem do suporte, existem outras maneiras de fazer mas essa é simples, forte e nnunca vai parmitir que as molas saltem fora! Por outro lado como é exagerado para limitador ficou com a função de tornar mais rígido o conjunto das balanças evitando desgaste nas buchas.
Estranho ou exagerado é certo, mas funciona maravilhosamente bem, no início pensava em modificar para algo mais simples mas hoje confio muito nessa transmissão!!
Abraço
Cesar
342938342940
cesarferreira
23/04/2012, 20:52
Cesar, Obrigado pelas fotos.. está bem poluído seu interior do capô.. hehehhee
Vinicius
O que voce quer dizer com poluído? ali só tem o radiador, reservatório de líquido de freio, revervatório de fluído hidráulico da embreagem, reservatório de água do limpador de parabrisas e um belo tanque de gasolina com 65 litros de capacidade!!!
Abraço
Cesar
vinijost
23/04/2012, 21:00
hehehe isso que eu quis dizer.. conseguiu espaço para tudo.. ficou show.. eu tenho um tanque de kombi novo e não vou conseguir colocar ele na frente eu acho.. vou colocar em cima do cambio do gol.. você tem algum reforço que vem do chassis para a parte de traz do capô traseiro(ali atrás dos bancos)? queria umas fotos dali.. Abraços,
Vinicius
fag.online
24/04/2012, 13:40
Cesar... agora compreendi sim...
Falei com o cara que me vendeu o diferencial, ele tem a coroa e pinhão do 2.2 e faz R$ 300,00 já com frete pago...
Abracos
cesarferreira
24/04/2012, 20:55
Oi Fag,
Comprei um porquinho completo e zerado segundo o vendedor, paguei 400 com frete, obrigado pelo interesse amigo!
Vini, vou fotografar, por favor paciencia que a coisa não anda fácil por aqui, mas fica tranquilo que posto as fotos!
Abraços
Cesar
fag.online
25/04/2012, 08:18
Imagina cesar... trabalho algum...
Por acaso não tens uma caixa de tração para vender?
mali9ski
25/04/2012, 16:43
Oi Fag,
Comprei um porquinho completo e zerado segundo o vendedor, paguei 400 com frete, obrigado pelo interesse amigo!
Vini, vou fotografar, por favor paciencia que a coisa não anda fácil por aqui, mas fica tranquilo que posto as fotos!
Abraços
Cesar
Porque vc chamam caixa satelite de porquinho........:screwy:
fag.online
25/04/2012, 17:47
Cesar, sua gaiola ficou com 2.15 entre eixos ne? vc acha mto comprida?
medi o chassi que comprei e tem 2.50 entre eixos... será que fica mto longa?
cesarferreira
25/04/2012, 19:14
Olá Fag, encurta porque vai ficar muito longa e trancará embaixo nas trilhas mais pesadas! Eu usei 2,14m e acho perfeita ficou firme para dirigir e não tranca em nada!! Cortar é fácil corta no centro e emenda! Post uma foto do chassis pra ver se tenho alguma sugestão.
Abraço
Cesar
PS ascessei o site dos Tigres e gostei da turma!!! Vou voltar para ver as fotos e os filmes.
cesarferreira
25/04/2012, 20:39
Porque vc chamam caixa satelite de porquinho........:screwy:
Olá Malinovski,
É que em SP porquinho é o que aqui no RS chamamos de batata!! Enfim é o diferencial, ou a bolota do diferencial!!!
É bixo, legume, ou fruto, não importa é o diferencial!! Dá no mesmo que chamarmos diferencial de caixa satélite!!
Coisas de um Brasil continente!!
Grande abraço
Cesar
fag.online
26/04/2012, 07:55
Cesar, vou bater umas fotos do chassi, mais como falei, o pessoal do ferro velho não "limpou" ele como eu queria, deixaram algumas travessas e o assoalho no meio... dai não ta assim tão "bonito" rsss...
Com relação ao site, ele está meio parado, devido a uns problemas de saúde que tive do final de ano até agora... mais a partir de maio estarei retomando as atualizações....
De qualquer forma, quando tiveres passando por essa região (Criciúma-SC) e quiseres fazer uma trilha ou até mesmo comer uma carne gorda com cerveja é só dar um toque.
Abracos
fag.online
26/04/2012, 10:43
Cesar, hoje chegou um dos diferenciais... veio de lado na caixa e acabou azando o óleo..
A noite vou tirar a tampa pra ver como está a situação da coroa e pinhão..
Externamente está bonito... bem limpo e sem nenhuma marca forte de batidas...
Aproveitando, vi que o esquema de omocinéticas do omega é diferente do que eu imaginada... ela tem um "furo" pra dentro do diferencial, acredito que ali entra um semi-eixo fresado do omega, certo?
Como vc fez na sua? comprou a omocinética do lado do diferencial do omega? (tulipa), ou existe outra forma?
Abracos
cesarferreira
27/04/2012, 00:29
De qualquer forma, quando tiveres passando por essa região (Criciúma-SC) e quiseres fazer uma trilha ou até mesmo comer uma carne gorda com cerveja é só dar um toque.
Abracos
Pode deixar que se passar por perto apareço!!! Tenho um amigo em Urussanga e ando pensando em visitá-lo, é uma boa oportunidade para nos encontrarmos!!
Quanto às homomcinéticas, no início comprei os diferenciais com os semi-eixos e com as homocinéticas, quando quebrei a primeira descobri o quanto eram mais caras, aí peguei as do lado do diferencial e torniei tulipas para adaptar as homo do santana que saem quase de graça!! Vais ter que comprar as homo do lado do diferencial mas podes comprar com as homo estragadas que vai sair bem barato aí é só desmontar tornear e adaptar as do santana!!
Abç
Cesar
vinijost
27/04/2012, 00:42
Cesar, fico no aguardo das fotos :D
Final de semana quero ver se aproveito o feriado e adianto bastante coisas..
Abraços,
Vinicius
fag.online
27/04/2012, 08:09
Cesar, desculpe se estou encomodando muito...
Ontem desmontei o diferencial e revisei ele.. tudo ok... agora vou fazer uma lavação nele trocar óleo e fechar...
To negociando as chamadas "bolachas" que nos cambios normais é o que eles chama de Tulipa, é isso?
Dai nessa tulipa vc colocou a homocinética do santana né?
Como meu diferencial veio sem, fica aquele buraco onde é encaixado essa tulipa, como é feito esse encaixe? tem parafuso, arroela alguma coisa que prende ele lá dentro?
Abracos
fag.online
27/04/2012, 08:24
Cesar, segue algumas fotos do chassi.. como te falei.. ele está "feio" pois ainda não o lavei e nem retirei a parte do assoalho que nao vou utilizar...
Ele está em cima da cima gaiola, então embaixo vais ver uns bancos, rssss...
Também já coloquei o diferencial no suporte da caixa que tem no chassi, mais achei o suporte mto gigante, e vou cortá-lo e refazer...
O chassi é composto por Perfil U com 10x5x5 cm e expessura de 2mm... porém o Perfil U é fechado do lado tbem, com uma chapa soldada de 1 mm de expessura... ficando um Perfil Retangular.. não sei se vc me entendeu?
343448343449343450343451343452
mali9ski
27/04/2012, 18:08
Olá Malinovski,
É que em SP porquinho é o que aqui no RS chamamos de batata!! Enfim é o diferencial, ou a bolota do diferencial!!!
É bixo, legume, ou fruto, não importa é o diferencial!! Dá no mesmo que chamarmos diferencial de caixa satélite!!
Coisas de um Brasil continente!!
Grande abraço
Cesar
Pois é, em um lugar se fala uma coisa e em outro outra......
uma vez meu velho conta que chegou uma senhora que morou no rio grande com um fusca e o pia que anotava os serviços era meio nó sego e anotava ao pé da letra, '' a mulher queria trocar a surdina do fuke'' e foi embora, na hora de fazer o serviço que raios era a tal de surdina, depois que funcionaram o fusquinha e escutaram o ronco tava feio e trocaram o escape pois perdido o serviço não ia ser.....hahahah
valew
cesarferreira
28/04/2012, 00:54
Fag entendi que essa peça que parece uma tenlha ondulada fica no meio? Tira ela for e corta um pedaço do tamanho necessário e emenda com algum reforço e tá feito, faz do tamanho que quizeres, tal qual se faz com ao buggies!!
Quanto as "bolachas", acho que vais comprar as homo da parte do diferencial e retirar as homo ficando só com a parte onde eleas são paarafusadas, aí então vais tornear e fazer furos com rosca para adaptar as homo do santana, apesar que no início enquanto as do omega funcionarem bem usa elas que são ótimas, só faz o trabalho quando elas quebrarem!!
Abç
Cesar
cesarferreira
28/04/2012, 00:59
Vini, vou tentar fotografar amanhã pela manhã,vai depender de como seráa noite!! Se o hospital não chamar de madrugada fotografo e te mando!
Abç
Cesar
cesarferreira
01/05/2012, 22:29
344403344404344405
O vini aí estão as fotos que pediste!
Mandarei mais.
Abç
Cesar
cesarferreira
01/05/2012, 22:35
344431
Aí está outra!!
fag.online
02/05/2012, 07:57
Cesar, te compreendi.... não vou comprar as homo inteiras, estão pedindo R$ 250,00 cada.. to negociando somente as "tulipas" "bolachão" sei la qual o nome disso... é aquela parte que vai pra dentro do diferencial... to tentando conseguir por 50,00 cada.... agora tenho 2 perguntas:
1 - Essa peça como é colocada no diferencial? é com pressão, tem parafusos ou algo parecido?
2 - Vc teve que virar qual diferencial de cabeça pra baixo, o da frente ou o de traz?
Abracos
cesarferreira
02/05/2012, 13:42
Olá Fag, compra as homo do diferencial quebradas!!! Não devem valer nada, depois desaparafusa as homo do eixo que entra no diferencial sob pressão e torneia a abre furos e faz roscas para aparafusar as homo do santana, essa peça que vais tornear é o que chamamos de tulipa!! O diferencial da frente está de cabeça para baixo! Quando chegar o meu vou fazer a obra de adaptação fotografo e te mando!
Abç
Cesar
fag.online
02/05/2012, 15:11
Cesar, então, estou tentando verificar com os ferro velhos locais e a maioria disse que nao tem, que as peças quebradas vendem pra uma empresa que restaura em SP... no mesmo fornecedor que consegui os diferenciais ta verificando se consegue as 4 tulipas pra min por R$ 200,00 (as 4).. aqui na região pedem 120,00 cada uma.... a tulipa do omega não existem compativel? do santana, gol, alguma que encaixe no diferencial?
Então é só o dianteiro que é de cabeça pra baixo? assim já faço o suporte correto e nao tenho que inverter na hora de testar, rssss.
Quando estive encomodando me avise... outra coisa... chegou a minha caixa de tração do niva... quando tá com a 4x4 normal (sem reduzida e sem bloqueio) apenas segurando com a mão eu consigo travar uma das saidas para os diferenciais, é leve assim mesmo?
Abracos
cesarferreira
02/05/2012, 23:23
Tche, tu ainda não entendeu, tem que comprar as homo do diferencial que é bom que esteja quebrada para sair mais barato!! Aí tu vai ter que desmontar e deixar só a peça que encaixa no diferencial, com ela encaixada vai sobrar uma parte para o lado de fora do diferencial aí nessa parte vais ter que tornear para adaptar uma homo de santana!! essa peça que vai parecer com o desenho aí abaixo é que chamamos de tulipa, no omega não existe vais ter que fabricar uma!! com a peça da homo do omega!! Desculpa o desenho e a foto fiz na hora e fotografei com o celular, a letra e sei que é braba faz uma forcinha para entender aquele negócio é a tulipa onde vai ser parafusada a homo do santana, ou seja é o fresado com suporte para a homo!! Vou parar aqui senão vou te enrrolar mais ainda! Se não entenderes vou tentar achar uma e fotografar!!
Em tempo, só o diferencial dianteiro vai de pernas para o ar! o traseiro vai normal!!
Abç
Cesar
344799
fag.online
03/05/2012, 09:28
Cesar, com certeza eu estou fazendo alguma confusão. Pois nunca vi um semi-eixo de omega na minha frente.
Achei que fosse só pegar aquela peça que vai o eixo dentro do diferencial
344820
(É Essa?) e nela mandar furar pra receber as homocinéticas do santana direto.
Não achei nenhuma foto do semi-eixo desmontado em partes, mais essa foto
344821
mostra um semi-eixo inteiro, de-repente vc pode tentar me elucidar, baixa a imagem, faz um traço até onde eu vou usar.
Abracos
fag.online
03/05/2012, 17:35
Ai ai.. que dificuldade... acho que vou fazer um curso de mecânica, hahahahah
Cesar... a peça que estou me referindo é a que vai nessa parte do diferencial.
O meu não é este, mais está assim, com esse "buraco" aberto, esperando receber essa peça que falo.
344910
cesarferreira
03/05/2012, 20:05
É isso aí mesmo, daquela peça anterior tu só vais aproveitar o eixo fresado até acima da parte denteada, vais retirar todo o resto da homocinética e semi-eixo!! e essa peça vai encaixar alí naquele buraco, tens que o estado do retentor de óleo para que não vaze o óleo do diferencial!! Vou fotografar uma tulipa neste fim de semana e te explico melhor!! Se mesmo assim continuares com dificuldade me mandaos semi-eixos como estão que mando usinar para ti, me aguarda no fim de semana pois amanhã vou estar muito ocupado!!
Mas vou te adiantando que naquele buraco entra aquela parte fresada da fotografia, talvez se encaixares a peça tenhas melhor entendimento do que fazer para colocar a homo do santana!
Bixo tua primeira foto mostra a "tulipa" é aquilo ali e nela esta parafusada a homo do omega, tens que retira-la e adaptar para santana, é só isso!!
Abç
Cesar
fag.online
04/05/2012, 08:00
Ufa, estamos conseguindo nos entender, rsss...
Então cesar... até agora nao ví motivos pra comprar o semi-eixo inteiro do omega... se eu vou aproveitar somente aquela "tulipa" (alguém sabe o nome dessa peça?)
Pelo que você falou, nessa tulipa vc aproveitou uma parte da homocinética do omega pra fazer um case pra do santana, é isso?
Pensei em mandar a homocinética do santana, e mandar furar direto a tulipa do omega, sendo que não precisaria fazer esse case.
Esse final de semana (se o tempo colaborar) vou meter a esmerilhadeira no chassi e limpar um pouco os ferros que nao vao me interessar, se tudo correr bem, na segunda posto umas fotos de como ficou...
Abracos
cesarferreira
04/05/2012, 13:53
É isso aí, é so furar e adaptar a homo do santana!! Mas para isso tem que tornear a base para encaixar a homo do santana!!!
UUUUUFFAAAAA!
Abç
PS: acho que é tulipa mesmo!! pelo menos por aqui!!
fag.online
04/05/2012, 14:19
aeeee... isso vale uma comemoração, churrasco e cerveja, rsss..
Então Cesar, desde o começo eu estava pensando nisso, porém acho que nao consegui me expressar.
To tentando achar somente essa "tulipa", pra ver se sai mais barato, o rapaz que tem aqui na região, disse que só tem pro omega 6 cil... não sei se é a mesma peça... de-repente semana que vem eu leve meu diferencial até o ferro velho dele...
No mercado livre, consegui um par de semi-eixo inteiro por R$ 200,00 já com frete, mais to achando mto caro. Acredito que com R$ 200,00 eu compre as 4 "tulipas".
Além dos furos pra parafusar as homocinéticas, o que precisa ser torneado?
fag.online
04/05/2012, 15:11
Cesar, ta dificil conseguir só essa peça... a maioria vende só o semi-eixo inteiro. Como nunca vi uma peças dessas vou te encomodar mais um pouco.... esa "tulipa", é inteira com o semi-eixo, ou é parafusada?
fag.online
04/05/2012, 16:45
Cesar, respondendo a minha pergunta mesmo. Segundo o cara que acabei de conversar, essa peça (tulipa) é inteira com a homocinética do lado do diferencial, ou seja, não dá pra tirar só ela.... por isso que nao se acha pra vender no Mercado Livre...
Então agora to começando a te compreender.... a parte que você fala que tem que mandar tornear, é essa. Ou seja... tem que cortar ali e mandar furar.. é iso? rssssss
cesarferreira
05/05/2012, 11:29
É isso aí, corta e manda tornear e furar, eu comprei os semi-eixos porque não encontrei só a ponta, acho que tem que procurar em ferro velho como peça estragada.
Abç
Cs Tiago
06/05/2012, 23:45
Cesar Boa Noite, sou novo no fórum, estou tentando fazer minha primeira gaiola, ja estou com o chassis sem a carroceria, pronto pra montar, porem queria sair do convencional, e montar uma gaiola mais inovadora, tipo a sua, gostaria de saber e se puder me disponibilizar alguma coisa de projeto pra facilitar o meu desenvolvimento, se tiver algo em cad melhor ainda, fico no aguardo e desde ja agradecido. meu email. cstiago@live.com
cesarferreira
07/05/2012, 13:28
Olá Tiago, bem vindo ao forum!
Pergunta o que precisares! Se tiveres um pouquinho de paciencia eu ou outros parceiros aqui do forum te respondemos!
As medidas estão na página 12 aqui do tópico e as plantas da gaiola estão na página 22.
Abç
Cesar
fag.online
07/05/2012, 13:32
Cesar, final de semana cortei boa parte da "sujeira" do chassi... sobrou apenas 30 cm daquele assoalho, pois faltou tempo, rssss..
ASsim que bater fotos posto pra ti.
Continuo na luta pra arrumar os semi-eixo por um preço legal. Queria comprar logo pra poder iniciar a parte de tras da gaiola, mais pelo preço que estão pedindo vai demorar um pouco., rssss.
Abracos
cesarferreira
07/05/2012, 13:43
Tem que ter paciencia e procuara em todos os ferros velhos e pedir a eles que separem alguma que venha com problemas, por exemplo alguém que quer comprar uma homo boa tem uma estragada!! temos que achar essas pessoas!
Abç
Cesar
fag.online
07/05/2012, 13:50
Sim... to indo com calma... até pq a verba anda curta, hahahah...
Tem um vendedor do ML que disse ter 4, e vende por R$ 50,00 cada... será que o preço ta bom?
cesarferreira
07/05/2012, 23:15
Aí já da para comprar!!!
Quanto a verba, é assim mesmo mais demorado se curte mais! Quando estiveres andando vais ver como era boa essa época de construção!!
Abraço
fag.online
08/05/2012, 08:15
Cesar, segue a foto do chassi com mais uma parte cortada, conforme comentei.... ainda falta uma pequena parte do assoalho perto da barra de torsão.... e arrancar os garfos que sustentam a caixa.... feito isso vou fazer uma lavação nele e começar a correr atras de algum serralheiro de confiança, quando chegar nessa fase crio um tópico dela.
Segue também as fotos dos diferenciais, não deu pra bater fotos deles por dentro pois essa semana estou na correria.
Abracos
346178346179346180
cesarferreira
22/05/2012, 22:23
Olá Cezar Candelária,
Bom saber que teu projeto está em andamento, olha aí o que penso:
Os diferenciais do gol 8x31 tem uma relação de 3,87:1 o que é muito parecido com o do omega que estou usando 3,9:1, na verdade é um pouco mais fraco de dente etc.. mas a relação éstá ótima!! Não lembro agora a relação da kombi mas no início andei pensando e até comprei diferenciais da kombi a me pareece que também tinham uma relação boa e acho que são mais fortes!
Estou usando as homocinéticas do santana que são um pouco mais fortes que a do gol e ainda assim às vezes estrago alguma da dianteira (externas) usar as tulipas da kombi acho bom as homo são mais fortes!!
Vais usar a suspenção dianteira também na traseira da gaiola?? Meus pneus são 31X10,5, maiores que os que estás pensando e com as homo do santana estão indo bem!!
Continuo aqui para o que precisares.
Abraço
Cezar candelaria
23/05/2012, 07:01
O diferencial da kombi é mais forte mas mais dificil de achar...pelo menos aqui...do gol bx eu tenho 2 na mão por 150,00...
Eu tava pensando em usar as torres do monza na dianteira onde vai pesar mais, daí usar a s homocineticas do monza..eu comparei a do monza com as do gol e dá uma baita diferença de tamanho,,..a do monza é 30% maior...só a unica coisa é que teria que usar um conjunto diferente de bolacha e homocinetica, não escapando de soldar o semieixo, coisa que eu não queria...fica um fusivel ali...em tempo, como fez para que ficasse forte essa solda do semi eixo....
cesarferreira
24/05/2012, 19:13
Tocaio, não compra nada ainda me dá um tempo que vou procurar os diferencias que havia preparado, já recortei a capa seca e fiz um suporte para fixa-los pelos parafusos laterais, se der te faço por um preço bem barato!!!! Aí seria uma solda a menos na tulipa para homocinéticas da kombi ou se fores usar reduções da kombi dá para usar as cruzetas originais que fica forte pra cassete!!
Solda no semi eixo é mesmo um fusível, até gosto que protege o conjunto de tração, já estou com prática de trocar quando quebra e é muito fácil e rápido!! Mas fica tranquilo que não quebra tão fácil, o problema é que a solda tem que ser feita com cuidado e com a vareta certa tem muita gente usando solda de serralheiro, o que é uma M.., o segredo é fazer duas pontas de lápis e alinhar no torno para fazer camadas de solda com uma boa vareta (vou ver a especificação certa e te informo), um bom torneiro vai saber realizar a solda com cuidados e deixar esfriar lentamente recoberta de areia seca!! Fica dez!!
Neste fim de semana vou tentar encontrar os diferenciais!!! e te aviso
Abç
fag.online
04/06/2012, 14:01
Cesar, dei uma vasculhada no teu tópico e não encontrei a respeito da direção hidráulica, vc usou de qual carro? Fui no ferro velho de um conhecido hoje e ele tem o do escortt, ele faz R$ 250,00 o sistema de direção inteiro, com braços, caixa de direção e bomba...
Será que é uma boa? ou uma bomba? rssss
Abracos
Cezar candelaria
04/06/2012, 19:44
Cezar tocaio..tá sumido..se eu fose te perguntar o que quebra mais facil...um semi eixo soldado ou uma homocinetica do gol, o que voçê responderia ?
cesarferreira
04/06/2012, 23:11
Cesar, dei uma vasculhada no teu tópico e não encontrei a respeito da direção hidráulica, vc usou de qual carro? Fui no ferro velho de um conhecido hoje e ele tem o do escortt, ele faz R$ 250,00 o sistema de direção inteiro, com braços, caixa de direção e bomba...
Será que é uma boa? ou uma bomba? rssss
Abracos
Usei uma do gol, acho que a do escort fice bem legal, afinal gaiola não é tão pesada que vá foçar muito! Abraço
Cesar
cesarferreira
04/06/2012, 23:15
Cezar tocaio..tá sumido..se eu fose te perguntar o que quebra mais facil...um semi eixo soldado ou uma homocinetica do gol, o que voçê responderia ?
Homo do gol quebra mais fácil com tração 4x4!!! Disparado!!! É só dar uma acelerada com a direção bem virada e PLAC!! Lá se foi a homo do gol!! Com a do santana também quebra se o angulo de curva for muito acentuado!!!
Solda da para conviver!!
Abraço, e tento sempre estar por aqui e se não responder logo, por favor me envia e-mail que entro no site logo que veja o mail!!
Outro abraço