Conectar

Ver Versão Completa : "Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral

Páginas : [1] 2 3 4

cesarferreira
15/02/2010, 00:01
Olá amigos, vamos tentar concentrar por aqui a discussão sobre minha gaiola e as características que poderão auxiliar a vcs, e as idéias de vcs que poderão me ajudar a aperfeiçoá-la.
Para os que não conhecem a Maquina Blue, é um buggy engaiolado ou uma gaiola com cara de buggy com tração integral e motor do Audi A3 que começei a montar há 5 anos e já estou rodando há 3 anos, e que coloquei a mostra no forum há poucos dias e despertou curiosidade de vários companheiros construtores e amantes de uma boa trilha, postarei algumas fotos para despertar a curiosidade dos interessados e estou a disposição dos amigos!
Máquina Blue: Motor Audi A3 carburado, diferenciais de omega 2.0, caixa de transmissão do Niva, caixa de marchas Chevette, pneus BFGodrich Mud Terrain 31X10,5.
Aguardo sua opiniões seja apoiando ou mentendo o pau!!
Cesar

loyde
15/02/2010, 11:06
Bom dia Cesar coloca foto da contrução....da parte de tração.....estou pensando em modificar meu projeto.......estou achando que vai ficar muito fraco....a minha mecanica.

cesarferreira
15/02/2010, 11:16
Olá Loyde, as fotos da construção estão em um HD com problemas estou procurando alguém que faça a leitura para mim, mas vou fotografar a transmissão e te envio logo.
Abraço
Cesar

cesarferreira
15/02/2010, 12:30
Loyde, aí vão duas fotos provisórias da transmissaõ traseira!!

Cezar candelaria
15/02/2010, 13:49
Cesar, bleza...minha dúvida é como voçê fez pra caixa do cheva ficar com o trambulador invertido? Ou ficou original...???? Ou seja ...no lugar da 1: não ficou a 4:......

Maurício Fernandes
15/02/2010, 17:06
Cesar, parabéns pela viatura.
De que cidade és?

leobnaval
15/02/2010, 21:47
Agora sim Cesar um tópico só para a Máquina Blue...

Abraços, Leo

fc racing
15/02/2010, 22:39
Parabéns pelo projeto......
coloca algumas fotos da suspenção
para trocarmos idéias pois a minha gaiola tb é 4x4....
e da onde vc é aqui do sul?????????

cesarferreira
15/02/2010, 22:54
Cesar, bleza...minha dúvida é como voçê fez pra caixa do cheva ficar com o trambulador invertido? Ou ficou original...???? Ou seja ...no lugar da 1: não ficou a 4:......

Olá Tocaio, acontece que no chevette o trambulador tem um joelho no meio o que faz que quando tu fizeres um movimento para a frente na caixa o movimento será para tráz, e para os lados o mesmo fará o contrário do movimento, e dentro da caixaali onde encaixa a palanca tem uma outra peça que inverte os movimentos laterais, o que fiz foi retirar tudo isso e fabriquei uma extenção do varão da caixa até o trambulador com joelho no fim da palanca e a conexão da vara acima do joelho.
Fazendo assim as marchas ficaram no local certo! a ré já é assunto para outro dia, mas está no mesmo local do chevette!`
Parece meio complicado mas o segredo foi simpçlificar!
Abç

cesarferreira
15/02/2010, 22:57
Cesar, parabéns pela viatura.
De que cidade és?

Olá Maurício, sou de Pelotas, quando tiveres uma boa trilha avisa!
Abç
Cesar

cesarferreira
15/02/2010, 23:01
Agora sim Cesar um tópico só para a Máquina Blue...

Abraços, Leo

Olá Leo, estou por aqui, às ordens!!
Abç

cesarferreira
15/02/2010, 23:12
Olá FC,
estou com poucas fotos mas te mando duas por enquanto, assim que tiver mais posto forum
Abç, Cesar

Cezar candelaria
16/02/2010, 14:15
Outra coisa Xará...a gaiola fica sempre com a tração dianteira ligada, não tem roda livre ? Dessa forma não interfere quando voçê quer andar com a traseira somente e em velocidade maiores?

cesarferreira
16/02/2010, 14:27
Olá Tocaio, a tração é integral como no Niva, sempre 4X4, viajo no asfalto a 120 e é ótimo! Sinto falta da quinta marcha, acho que vou trocar por uma caixa com cinco marchas, preciso descobrir se as outras marchas da caixa de 5 trem as mesmas relações da caixa de 4, se alguém souber, por favor me informe.
Abç, Cesar

Cezar candelaria
16/02/2010, 18:11
Olá Tocaio, a tração é integral como no Niva, sempre 4X4, viajo no asfalto a 120 e é ótimo! Sinto falta da quinta marcha, acho que vou trocar por uma caixa com cinco marchas, preciso descobrir se as outras marchas da caixa de 5 trem as mesmas relações da caixa de 4, se alguém souber, por favor me informe.
Abç, Cesar
A caixa de 5 é mais longa...dá uma olhada aqui...http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php...........

Minha ideia era fazer parecida com a tua, mas com 2 diferenciais de kombi, e colocar o motor na frente...tu acha que funcionaria?????

Outra coisa, como tu fez pra emplacar?
Mais uma, qual cidade do Uruguai tu buscou peças...será que eu consigo uma caixa de transferencia do Niva lá....que preço + ou -??? Meu deus ,quanta pergunta....

cesarferreira
16/02/2010, 18:46
A caixa de 5 é mais longa...dá uma olhada aqui...http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php...........

Minha ideia era fazer parecida com a tua, mas com 2 diferenciais de kombi, e colocar o motor na frente...tu acha que funcionaria?????

Outra coisa, como tu fez pra emplacar?
Mais uma, qual cidade do Uruguai tu buscou peças...será que eu consigo uma caixa de transferencia do Niva lá....que preço + ou -??? Meu deus ,quanta pergunta....

Inicialmente eu ia fazer com dois diferenciais de Kombi, mas encontrei os Omega que realmente são mais fortes e como já tinha idéia de um motor mais potente não quiz arriscar, mas os diferenciais da Kombi também são ótimos, motor na frente é coisa para Jeep, eu venho dos buggies e estou acostumado com motores traseiros, na frente nem pensar!!!
Montevideo, mas Niva lá acho que nao tem, eu há pouco consegui uma reserva, mas está ficando difícil, procura em ferro velho do interior, POA ou próximo está tudo muito caro, o preço varia muito de acôrdo com o lugar, veja só: na trilha da lagoa dos patos, quebramos a caixa de redução de uma F75, em Bojuru um cara tinha várias carcaças e nos disse que havia dado a última de presente para um Jeep que estragara por lá! Em Mostardas (mais próximo a POA) 1200!!! Procura no interior, telefone [e pra isso!!!
Emplacamento é caso à parte, para outro dia!!

cesarferreira
16/02/2010, 18:49
Cezar, se tu fores usar os fiferenciais da Kombi acho que ainda tenho o molde dos flanges para prendelos no chassi! se quizeres procuro.
abç, Cesar

fc racing
16/02/2010, 18:49
E ae velho blzzzzz
Cara olha só a susp tras é semelhante a da kombi?????

cesarferreira
16/02/2010, 18:58
E ae velho blzzzzz
Cara olha só a susp tras é semelhante a da kombi?????
Olá FC, a idéia é a mesma só que eu fiz balanças mais longas, a mola acho
que é do Maverick e o amortecedor da Chevy, agora o cubo sim é da Kombi, mas enfim a idéia é da Kombi.
Abç, Cesar

Tchê 4x4
16/02/2010, 19:11
Eaí Cesar conterrâneo, parabéns pela máquina, ficou show!!!...

Já tinha visto algumas fotos tuas e achei que fosse daqui. Se não estou enganado vi a máquina pessoalmente no inicio da construção lá na Oxiaço, pois presto serviço pro grupo J. e me chamou muito a atenção...

Gostaria de uma hora dessas ver ela em ação... Grande abraço!!!

leobnaval
16/02/2010, 19:22
Segue dados de relação de marchas do chevette:

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6- Chevette 83 em diante e Chevy 500)

1a- 3,746:1
2a- 2,157:1
3a- 1,378:1
4a- 1,000:1
5a- 0,840:1
Ré- 3,815:1
Diferencial: 4,110:1 (chevy 500); 3,900:1 (restante da linha)

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0- Chevette Júnior)

1a- 4,280:1
2a- 2,310:1
3a- 1,480:1
4a- 1,000:1
5a- 0,900:1
Ré- 3,815:1
Diferencial: 4,880:1 (Chevette Júnior)

Câmbio mecânico de 4 marchas:

1a- 3,75:1
2a- 2.16:1
3a- 1,38:1
4a- 1,00:1
Ré- 3,80:1

Abraços, Leo

Glauco mendes
16/02/2010, 19:46
fala ai Cesar tudo trânquilo? cara já vi sua gaiola ali na ferreira viana, show de bola o auto, outro dia eu estava pescando ali pelo farol do sarita, vi você passar e mais uma cambada de buggy estavam vindo do chui?

Abs: Glauco

Flávio Cadore
16/02/2010, 20:36
Podia jurar que esta gaiola usava motor dianteiro!!!
Cesar, por acaso, vc teria uma foto do conjunto motor/caixa Chevete/t-case Niva, se não for pedir demais, uma foto de cima?
O motor não ficou alto demais em cima do diferencial?
Eu fiz uma gaiola 4x2 mas a minha intenção era 4x4 mas acabei desistindo por motivos técnicos...hehehehhe...tenho até um diferencial de Omega em casa...

Cezar candelaria
16/02/2010, 22:53
Cezar, se tu fores usar os fiferenciais da Kombi acho que ainda tenho o molde dos flanges para prendelos no chassi! se quizeres procuro.
abç, Cesar
Valeu tocaio...olha só, eu pensei em usar atrás o conjunto original de brasa ou fuca, daí já dá certo a carcaça traseira...depois é só puxar com vigas U pra frente e colocar uma suspenção de passat ou gol...entendeu...

cesarferreira
16/02/2010, 23:14
Eaí Cesar conterrâneo, parabéns pela máquina, ficou show!!!...

Já tinha visto algumas fotos tuas e achei que fosse daqui. Se não estou enganado vi a máquina pessoalmente no inicio da construção lá na Oxiaço, pois presto serviço pro grupo J. e me chamou muito a atenção...

Gostaria de uma hora dessas ver ela em ação... Grande abraço!!!

Buenas Tche, me avisa quando tiver alguma trilha e nos encontraremos lá.
Abraço, Cesar

cesarferreira
16/02/2010, 23:19
fala ai Cesar tudo trânquilo? cara já vi sua gaiola ali na ferreira viana, show de bola o auto, outro dia eu estava pescando ali pelo farol do sarita, vi você passar e mais uma cambada de buggy estavam vindo do chui?

Abs: Glauco

Olá Glauco,
Vinhamos de uma tremenda trilha nos arredores do Farol do Verga, 03 dias inesquecíveis, no primeiro só conseguimos montar o acampamento às 02:00 horas da matina!!!
Abraço
Cesar

cesarferreira
16/02/2010, 23:29
Podia jurar que esta gaiola usava motor dianteiro!!!
Cesar, por acaso, vc teria uma foto do conjunto motor/caixa Chevete/t-case Niva, se não for pedir demais, uma foto de cima?
O motor não ficou alto demais em cima do diferencial?
Eu fiz uma gaiola 4x2 mas a minha intenção era 4x4 mas acabei desistindo por motivos técnicos...hehehehhe...tenho até um diferencial de Omega em casa...

Olá Flávio,
O motor é traseiro!! quanto a foto que me pedes, quando eu desmontá-la (os bancos e o assoalho) para manutenção eu fotografo e te mando!
O motor é alto mas nada que cause problema, nas fotos podes ver o projeto original do capô traseiro e a modificação que tive que fazer para caber o motor!
Abç, Cesar

cesarferreira
16/02/2010, 23:36
Olá Leo,
Muito obrigado pela informação, que bom que as marchas tem a mesma relação vou trocar pela de cinco marchas sem nenhum prejuízo!! Veja que gosto de andar no pesado em 3ª e 4ª reduzidas agora vou ter a 5ª!!
Obrigado Léo, vou te mandar os tamanhos dos pneus do buggy!!
Grande abraço
Cesar

cesarferreira
16/02/2010, 23:52
Léo, vc que sabe tudo qual é a relação da caixa de transmissão do Niva, sem redução e com redução?
Abç, Cesar

Flávio Cadore
16/02/2010, 23:55
Olá Flávio,
O motor é traseiro!! quanto a foto que me pedes, quando eu desmontá-la (os bancos e o assoalho) para manutenção eu fotografo e te mando!
O motor é alto mas nada que cause problema, nas fotos podes ver o projeto original do capô traseiro e a modificação que tive que fazer para caber o motor!
Abç, Cesar

Cesar, não se encomode com a foto! ...é meio chato ficar ouvindo a toda hora mas "bela máquina".

fag.online
17/02/2010, 09:07
Salve SAlve caro colega.... se tiveres fotos do esquema do trambulador das marchas, eu agradeço :D
Abracos

cesarferreira
17/02/2010, 11:25
Cesar, não se encomode com a foto! ...é meio chato ficar ouvindo a toda hora mas "bela máquina".
Estás com sorte, entrou areia na embreagem, vou desmontar esta semana, fotografo e te mando!!! Não é incomodo, eu também usei da experiencia de muita gente, a gente se ajuda!!
abç, Cesar

cesarferreira
17/02/2010, 11:27
Salve SAlve caro colega.... se tiveres fotos do esquema do trambulador das marchas, eu agradeço :D
Abracos

Olá Fag,
vou te mandar um desenho assim que comprar a caixa de cinco marchas fotografo a obra e te mando!

fag.online
17/02/2010, 11:49
Cara, se vc conseguir eu agradeço, estou chegando na parte "final" da minha gaiola, e talvez nos proximos meses ela começa a dar as primeiras voltas, rss
abracos

leobnaval
17/02/2010, 18:44
Léo, vc que sabe tudo qual é a relação da caixa de transmissão do Niva, sem redução e com redução?
Abç, Cesar

Segue aí um pouco mais do que você precisava (informação nunca é demais):
Transmissão NIVA

Mecânica de 5 marchas mais ré.
Tração
Tração integral 4x4 contínua (full time) Caixa de mudanças com 5 velocidades à frente sincronizadas e uma a ré.
Relações de transmissão:
1. º- 3,67:1
2. º- 2,10:1
3. º- 1,37:1
4. º- 1,00:1
5. º- 0,82:1
Ré: 3,52:1
Caixa de redução direta e reduzida, com bloqueio do diferencial central, comando na cabine.
Caixa de transferência: Velocidade Superior: 1,20:1 Velocidade Inferior (reduzida): 2,13:1 Relação diferencial : 4,30:1
Material retirado do: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lada-niva/lada-niva-4.php

Ou seja se reparar as relações do câmbio do niva e do chevette 5M. são praticamente iguais e o que você queria saber, em modo normal a relação da t-case do niva é de 1,20:1 e na reduzida é de 2,13:1.

Abraços, Leo

cesarferreira
17/02/2010, 23:03
Léo, fantástico como tive sorte, fiz a escolha apenas na experiência de trilhas passadas!!!
Tu que sabes tudo e o diferencial do Omega 2.0 como fica, como tu sabes a Máquina Blue usa caixa de marchas Chevette, t-case Niva e diferenciais do Omega 2.0.
Qual é afinal a minha relação final de trafego?? Com redução e sem redução???
Desde já agradeço a ajuda, como não sabes de informo: Sou ginecologista e cáculo não bem o meu chão!!!
Abraço, Cesar

Marcelo A. Marchiodi
18/02/2010, 08:39
Léo, fantástico como tive sorte, fiz a escolha apenas na experiência de trilhas passadas!!!
Tu que sabes tudo e o diferencial do Omega 2.0 como fica, como tu sabes a Máquina Blue usa caixa de marchas Chevette, t-case Niva e diferenciais do Omega 2.0.
Qual é afinal a minha relação final de trafego?? Com redução e sem redução???
Desde já agradeço a ajuda, como não sabes de informo: Sou ginecologista e cáculo não bem o meu chão!!!
Abraço, Cesar

A relação de diferencial do Omega 2.2 é 3,90:1, do 4.1 é 3,15:1 e me parece que existe uma outra de 3,54:1 mas não posso confirmar.
Aí é só somar com as relações que o Leo postou.

cesarferreira
18/02/2010, 13:26
Obrigado Marcelo, o meu diferencial é do 2.0, seria a de 3,54:1??

fag.online
18/02/2010, 14:05
Cesar, tens fotos da parte de ligação entre motor + caixa chevette + caixa tração ?
Abracos

nilaraujo
18/02/2010, 21:39
OLÁ DR. CEZAR!!!!
ESSA SUA CONFIGURAÇÃO ME LEMBROU DO JIPE QUE PRODUZI DE 2003 A 2005, TRATAVA-SE DE UM CHASSI DE LONGARINAS U COM MOTOR AP, CAMBIO CHEVETTE OU NIVA, REDUÇÃO DE NIVA E DIERENCIAIS DE NIVA OU CHEVVY, DEPENDENDO DO USO.
http://yfrog.com/jythundixredjhttp://img641.imageshack.us/img641/3852/cid028f01c3ffb2e1958540.jpg

NO CASO DO JIPE, TINHA UMA VANTAGEM SOBRE SUA GAIOLA: O PESO POIS ELA REBOCAVA FACILMENTE QUALQUER OUTRO CARRO ATOLADO E NO CASO DA GAIOLA, FALTA PESO E ELA DERRAPA E NÃO CONSEGUE REBOCAR.
http://img718.imageshack.us/img718/1723/thundixred.jpg
http://img641.imageshack.us/img641/3324/167233848028.jpg
PS. SOU O NIL DA FÁBRICA DA BUGGY CAUYPE

ABRAÇÃO

Abç, Cesar

Flávio Cadore
18/02/2010, 21:56
NO CASO DO JIPE, TINHA UMA VANTAGEM SOBRE SUA GAIOLA: O PESO POIS ELA REBOCAVA FACILMENTE QUALQUER OUTRO CARRO ATOLADO E NO CASO DA GAIOLA, FALTA PESO E ELA DERRAPA E NÃO CONSEGUE REBOCAR.

ABRAÇÃO

Isto pode ter cura...aqueditem se quizerem!!! ha alguns anos em Brasília fizeram um carrinho de controle remoto puxar uma Kombi...e puxou... qual o segredo? o segredo está no ponto de ancoragem no carro rebocador, não é na traseira mas sim no centro do veículo ( seria no meio do assoalho). Nunca vi alguém puxar um carro assim mas...

Marcos R Mendonça
18/02/2010, 21:58
Olá Maurício, sou de Pelotas, quando tiveres uma boa trilha avisa!
Abç
Cesar
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: , muito boa a ideia, e odesign da Blue é de mais PARABENS, abraços, Mendonça.

Tchê 4x4
18/02/2010, 22:03
Onde acho mais informação sobre essa proeza Flavio???.... Valeu!!!

tecnica
18/02/2010, 22:18
Muito bacana o "Maquina Blue", show de bola, parabens pela iniciativa

nilaraujo
18/02/2010, 22:35
isto pode ter cura...aqueditem se quizerem!!! Ha alguns anos em brasília fizeram um carrinho de controle remoto puxar uma kombi...e puxou... Qual o segredo? O segredo está no ponto de ancoragem no carro rebocador, não é na traseira mas sim no centro do veículo ( seria no meio do assoalho). Nunca vi alguém puxar um carro assim mas...

e aí flávio, blz? Tenho visto suas peripécias nas soluções mecanicas. Bem com relação a puxar, qualquer pessoa pode puxar um carro depende do nível do solo e da ausencia de atrito, deve ter sido o caso da kombi, já uma carro atolado é outra história!!! A força contrária que o atolado faz não deixa o carro mais leve reboca-lo. Uma solução momentanea é lotar o carro puxador de pessoas para aumentar o peso.
Abração.

Flávio Cadore
18/02/2010, 22:50
Onde acho mais informação sobre essa proeza Flavio???.... Valeu!!!

Sei lá!!! hehehhe...Esta eu li numa revista de modelismo que eu comprava ha alguns anos atrás.

Tchê 4x4
18/02/2010, 23:36
Valeu, não quero desvirtuar o tópico mas tbm sou automodelista off road e me interessou essa proeza...

cesarferreira
18/02/2010, 23:40
Cesar, tens fotos da parte de ligação entre motor + caixa chevette + caixa tração ?
Abracos
Segunda ou terça vou desmontar a embreagem para manutenção, aí vou aproveitar para fotografar e posto aqui no forum!! Tem mais gente querendo o mesmo, aguardem pela terça-feira!
Abç, Cesar

cesarferreira
18/02/2010, 23:50
Isto pode ter cura...aqueditem se quizerem!!! ha alguns anos em Brasília fizeram um carrinho de controle remoto puxar uma Kombi...e puxou... qual o segredo? o segredo está no ponto de ancoragem no carro rebocador, não é na traseira mas sim no centro do veículo ( seria no meio do assoalho). Nunca vi alguém puxar um carro assim mas...
Olá Flávio e Nill, semana passada saímos com a confraria do buggy para uma trilha na costa da lagoa dos patos total de 250 km, nos primeiros 60 km uma F75 que temos como dos nossos carros de apoio, quebrou a caixa de redução e ficou sem ter como tracionar, não a abandonamos na trilha REBOCAMOS com a Máquina ou com o buggy tracionado do Ricardo, não tivemos problemas nem na estrada nem na trilha areia e barro, buggy e gaiola rebocam sim!!!
Abç, Cesar

cesarferreira
18/02/2010, 23:53
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: , muito boa a ideia, e odesign da Blue é de mais PARABENS, abraços, Mendonça.

Obrigado Marcos, na verdade temos que agradecer muito o pessoal da Ford, veja "Ford EX", a fonte de inspiração!!!
Abç, Cesar

cesarferreira
18/02/2010, 23:57
Muito bacana o "Maquina Blue", show de bola, parabens pela iniciativa

Obrigado amigo (tecnica), querendo saber algum detalhe da mecanica pergunte!! As ordens!!
Cesar

Tchê 4x4
18/02/2010, 23:59
Sabia que eu já tinha visto esse design em algum lugar... Parabéns César, ficou PERFECT!!!...

cesarferreira
19/02/2010, 00:08
OLÁ DR. CEZAR!!!!
ESSA SUA CONFIGURAÇÃO ME LEMBROU DO JIPE QUE PRODUZI DE 2003 A 2005, TRATAVA-SE DE UM CHASSI DE LONGARINAS U COM MOTOR AP, CAMBIO CHEVETTE OU NIVA, REDUÇÃO DE NIVA E DIERENCIAIS DE NIVA OU CHEVVY, DEPENDENDO DO USO.
http://yfrog.com/jythundixredjhttp://img641.imageshack.us/img641/3852/cid028f01c3ffb2e1958540.jpg

http://img718.imageshack.us/img718/1723/thundixred.jpg
http://img641.imageshack.us/img641/3324/167233848028.jpg

ABRAÇÃO

Nil, agora entendo porque vc é fornecedor de peças para o Troller, esse jeep tinha muita qualidade!! Belo Jeep!!!
Cesar

leobnaval
19/02/2010, 00:19
A relação de diferencial do Omega 2.2 é 3,90:1, do 4.1 é 3,15:1 e me parece que existe uma outra de 3,54:1 mas não posso confirmar.
Aí é só somar com as relações que o Leo postou.

Errado Marcelo para saber a relação final deve-se multiplicar as relações:concordo:.

Segue relação de marcha e diferencial do omega 4.1:

1ª 3.81:1
2ª 2,11:1
3ª 1,34:1
4ª 1,00:1
5ª 0,81:1
Ré 3,40:1
Diferencial 3,15:1

Omega 2.2 e 3.0 geralmente usa relação de diferencial: 3.70:1
Omega 2.0 relação de diferencial: 3.9:1
Tem tambem a relação 3.54:1 como disse o Marcelo.

Obrigado Marcelo, o meu diferencial é do 2.0, seria a de 3,54:1??
Provavelmente seu diferencial tem relação de 3.9:1 a melhor opção para o off-road :dance:.

Abraços, Leo

cesarferreira
19/02/2010, 13:18
Léo, aí vão as relações finais da Máquina!!

Com a tração em velocidade:
1ª-17.55:1
2ª-10.11:1
3ª- 6.45:1
4ª- 8.31:1
5ª- 3.93:1
Ré -17.78:1

Em reduzida:

1ª-31.16:1
2ª-17.95:1
3ª-11.46:1
5ª- 6.98:1
Ré-31.58:1

isso multiplicando o diferencial 3.9:1 pela T-case Niva 1.2:1 e 2.13:1 e a caixa Chevette! Parece bom, se compara a qual off-road conhecido??
abç, Cesar

Flávio Cadore
19/02/2010, 17:36

Em reduzida:

isso multiplicando o diferencial 3.9:1 pela T-case Niva 1.2:1 e 2.13:1 e a caixa Chevette! Parece bom, se compara a qual off-road conhecido??
abç, Cesar

Interessante!!!!
Cesar, vc notou que a segunda reduzida quase se equivale a primeira alta?

leobnaval
20/02/2010, 00:34

Em reduzida:

abç, Cesar

Qual é parecido não sei teria que fazer as contas de alguns, mas não se iluda isso é apenas a relação final de quanto a rotação do motor esta sendo reduzida e saindo na ponta de eixo, para se ter um calculo preciso sobre o desempenho do veiculo. Precisamos incluir de principio o tamanho dos pneus, depois dados do motor como potência e torque em quais rotações (se tivesse um grafico no dinamometro melhor ainda), peso da gaiola, etc., etc, etc...

Audi A3 1.8

Edição

02/97

Configuração

1,8 L4 G 5M TD

Potência(cv/rpm)

125/6.000

Torque (kgfm/rpm)

17,6/4.100
Com estes dados do motor que creio ser o que você esta usando porém carburado, pode ser que tenha modificado o torque e a rotação (mas de principio usaremos estes dados):

Então apenas para servir de exemplo Cesar em 1ª red. e com motor a 4100RPM (aonde se tem o torque máx.) a RPM dos pneus é de aprox. 131,57 RPM e o torque de 548,41 Kgf.m (que será distribuido nas 4 rodas) e em 1ª comum: 233,61 RPM e torque nas rodas é de 308,88 Kgf.m, isso é apenas para se ter uma noção pois tem perdas durante a transmisão e inúmeros fatores que fariam o cálculos ser mais preciso, mas já da pra começar a brincar com a calculadora hehehehe.
Se me passar a medida dos pneus da pra saber a velocidade da gaiola:dance:.

Abraços, Leo

cesarferreira
20/02/2010, 01:49
Amahã, abç,
Cesar

leobnaval
20/02/2010, 10:06
Acho que você esta usando o BF MUD 31 x 10.5 R15, é esse mesmo?

Abraços, Leo

Flávio Cadore
20/02/2010, 10:13
Cesar, eu usei aquela pagina do site BR800 que faz os cálculos da transmisão para acrescentar os dados dos diferenciais de Omega e da T-Case do Niva...é só selecionar a sua configuração e colocar o tamanho dos pneus em milímetros...ficou show...
OBS: Isto pode ser feito em qualquer página da internet...dê uma olhada como é...no seu navegador vá em "exibir" e depois "código fonte"...alí está o "programinha que faz as contas" para vc. Fácil, fácil.

Estes são os arquivos já alterados, dá até para colocar o Logotipo da Máquina Blue se quizer.

nilaraujo
20/02/2010, 10:53
Dr. Cesar, e o renavam? Desistiu?

Podemos fazer uma parceria.

Pense ai e me retorne. Abraço

nil

amahã, abç,
cesar

leobnaval
20/02/2010, 12:36
Cesar, eu usei aquela pagina do site BR800 que faz os cálculos da transmisão para acrescentar os dados dos diferenciais de Omega e da T-Case do Niva...é só selecionar a sua configuração e colocar o tamanho dos pneus em milímetros...ficou show...
OBS: Isto pode ser feito em qualquer página da internet...dê uma olhada como é...no seu navegador vá em "exibir" e depois "código fonte"...alí está o "programinha que faz as contas" para vc. Fácil, fácil.

Estes são os arquivos já alterados, dá até para colocar o Logotipo da Máquina Blue se quizer.

Muito bom facilita e agiliza, é nada mais do que uma planilh de exel...:palmas::palmas::palmas:

Abraços, Leo

cesarferreira
21/02/2010, 13:47
Interessante!!!!
Cesar, vc notou que a segunda reduzida quase se equivale a primeira alta?

Olá Flavio, isso é que deixa tudo mais interessante, quando a coisa pega uso a reduzida, arranco en segunda e trafego em terceira e quarta, reservando a segunda como recurso de força e a primeira quandoa coisa é absurda, além da maior flexibilidade com força trabalho com o motor mais cheio, o que é muito bom!!
Abç, Cesar:dance:

cesarferreira
21/02/2010, 13:52
Acho que você esta usando o BF MUD 31 x 10.5 R15, é esse mesmo?

Abraços, Leo

Olá Leo, fantásticas as contas, os penus são mesmo Mud 31X10.5 e o motor é o do Golf GTX 2.0 com bloco igual ao Audi A3 porém com 2.0 litros e sem a injeção, carburado!!:palmas:

cesarferreira
21/02/2010, 13:53

Olá Flavio, blz como facilita as coisas!!:palmas:

Flávio Cadore
21/02/2010, 13:54
Olá Flavio, isso é que deixa tudo mais interessante, quando a coisa pega uso a reduzida, arranco en segunda e trafego em terceira e quarta, reservando a segunda como recurso de força e a primeira quandoa coisa é absurda, além da maior flexibilidade com força trabalho com o motor mais cheio, o que é muito bom!!

Cesar, uma pergunta para vc!!! Aqui, quando eu falo em tração 4x4 com 3 diferenciais teimam em dizer que na trilha não vai, o que vc me diz?
Dizem que vai patinar um eixo na subida, eu acho que não é bem assim...o que vc me diz, já que usa uma tração com 3 diferenciais.
Um abraço.

cesarferreira
21/02/2010, 13:56
Dr. Cesar, e o renavam? Desistiu?

Podemos fazer uma parceria.

Pense ai e me retorne. Abraço

nil

Olá Nil, estamos avaliando um proposta para lhe fazer, mas depende de outras pessoas também! Lhe manterei informado!
Abç, Cesar:concordo:

cesarferreira
21/02/2010, 14:06
Cesar, uma pergunta para vc!!! Aqui, quando eu falo em tração 4x4 com 3 diferenciais teimam em dizer que na trilha não vai, o que vc me diz?
Dizem que vai patinar um eixo na subida, eu acho que não é bem assim...o que vc me diz, já que usa uma tração com 3 diferenciais.
Um abraço.

Olá Flávio, quem diz isso não sabe ou está com dor de cotovelo!!! Funciona absurdamente bem alé do mais eu tenho bloqueio do diferencial central (e quase não uso!!) como tenhoa frente bem mais leve qaundo arranco patina um pouquinho a dianteira, só um pouquinho, e nunca me chamou a atenção como coisa ruim, agora na subida e olha em subidas bem extremas nunca notei nada errado! e raramente preciso usar o bloqueio! Além do mais um dos melhores carros de rally que já conheci e o meu sonho é achar um destruído para pegar a transmissaõ é o Subaru Impresa que tem 3 diferenciais!!! Não dá ouvidos a essa turma!!
Abç, Cesar:lol:

Flávio Cadore
21/02/2010, 15:38
Além do mais um dos melhores carros de rally que já conheci e o meu sonho é achar um destruído para pegar a transmissaõ é o Subaru Impresa que tem 3 diferenciais!!! Não dá ouvidos a essa turma!!
Abç, Cesar:lol:

Se vc tiver 20.000 para gastar num WRX 2006 todo sonho pode ser possível...tem um em São Paulo para vender.
Motor 2.5 Turbo com 270 cv.Automático. ABS. 4x4. Só isto já basta, é o meu sonho de consumo também. Ten uns mais baratos no Mercado Livre.
"Disse para um amigo meu que se acertasse na Mega Sena o carro já era meu. Já acertei 3 vezes mas ainda não dá."

cesarferreira
21/02/2010, 17:00
Se vc tiver 20.000 para gastar num WRX 2006 todo sonho pode ser possível...tem um em São Paulo para vender.
Motor 2.5 Turbo com 270 cv.Automático. ABS. 4x4. Só isto já basta, é o meu sonho de consumo também. Ten uns mais baratos no Mercado Livre.
"Disse para um amigo meu que se acertasse na Mega Sena o carro já era meu. Já acertei 3 vezes mas ainda não dá."

ÔÔÔ Flávio, 20.000!!! em estado está? tá rodando? é caro mas é um sonho!!!:putz:

Já pensaste a Maquina Blue II, com transmissão e motor do Impresa WRX!!! Seria a máquina definitiva!!!
Já que é sonho acrescenta aí suspenção independente by CDR SUS!!!!
Abç, Cesar

Flávio Cadore
21/02/2010, 17:13
:

Já pensaste a Maquina Blue II, com transmissão e motor do Impresa WRX!!! Seria a máquina definitiva!!!
Já que é sonho acrescenta aí suspenção independente by CDR SUS!!!!
Abç, Cesar

Com isso faltaria apenas a inscrição no Rally dos Sertões. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Cezar candelaria
21/02/2010, 17:48
Desculpe a ignorancia galera, mas como assim, 3 diferenciais?????? A caixa de trasmissão tambem conta como diferencial????

cesarferreira
21/02/2010, 18:33
Desculpe a ignorancia galera, mas como assim, 3 diferenciais?????? A caixa de trasmissão tambem conta como diferencial????

E aí Tocaio, sim no caso da caixa de transmissão do Niva ela conta como diferencial central e tem capacidade de bloquear este diferencial!!
FANTÁSTICO!!!!

Digam aí, Flávio ou Leo ou parceiros, existe alguma caixa de transmissão que não tenha diferencial central???

cesarferreira
21/02/2010, 18:34
Com isso faltaria apenas a inscrição no Rally dos Sertões. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Se conseguissemos a inscrição, era só largar e partir para o abraço!!!

Flávio Cadore
21/02/2010, 19:17
Digam aí, Flávio ou Leo ou parceiros, existe alguma caixa de transmissão que não tenha diferencial central???

Digamos, a maioria não possui diferencial central, Ranger, S10, JEEP nacionais, Engesa não tem.
As Pajero que tem a inscrição FULL tem diferencial central, no geral as mais modernas possuem diferencial central e carros do tipo, Subaru, Audi Quattro, Audi TT também são premiados.

Com diferencial central é possível usar os 4 pneus com tamanhos diferentes, só para ter uma idéia.

cesarferreira
21/02/2010, 19:50
Digamos, a maioria não possui diferencial central, Ranger, S10, JEEP nacionais, Engesa não tem.
As Pajero que tem a inscrição FULL tem diferencial central, no geral as mais modernas possuem diferencial central e carros do tipo, Subaru, Audi Quattro, Audi TT também são premiados.

Com diferencial central é possível usar os 4 pneus com tamanhos diferentes, só para ter uma idéia.
]
Flávio, minha estepe é aro 14 com pneu da moto Biz, incrível mas já rodei 20km até um borracheiro! com 03 31x10.5 e uma rodinha!!

Tchê 4x4
21/02/2010, 20:24
:concordo: Sei que não tem muito a ver, só pra ilustrar: Tbm sou automodelista off road e um dos meus brinquedinhos tem 3 diferenciais e funciona que é uma lokura!!!...

Por isso acredito que quando bem feito é só alegria, e exemplos não faltam no WRC como os Subarus, Citroen, Ford Focus e por aí vai...

Flávio Cadore
21/02/2010, 20:40
:concordo: Sei que não tem muito a ver, só pra ilustrar: Tbm sou automodelista off road e um dos meus brinquedinhos tem 3 diferenciais e funciona que é uma lokura!!!...

Por isso acredito que quando bem feito é só alegria, e exemplos não faltam no WRC como os Subarus, Citroen, Ford Focus e por aí vai...

Eu tenho também um kart cross que usa esses triângulos na suspensão, quase comprei uma REVO só para ter em casa a perfeição...

Tchê 4x4
21/02/2010, 20:45
Sem querer desciar, compra que o bixinho é maaassa!!! Rsrsrs...

Sou suspeito, mas sem dúvida, a suspensão da Revo trabalhando realmente é o máximo, sem contar saltando ou na afinada da 2a marcha...

fag.online
22/02/2010, 17:55
Fera, conseguiu bater fotos da parte debaixo? principalmente a parte de como ficou o esquema das marchas :D
Abracos

cesarferreira
22/02/2010, 21:54
Fera, conseguiu bater fotos da parte debaixo? principalmente a parte de como ficou o esquema das marchas :D
Abracos

Olá Fag, amanhã vai para a oficina para desmontar embreagem, fotografo e te mando assim que tenha tempo para começar a desmanchar!!
abç:concordo:

leobnaval
23/02/2010, 00:19
Sim, desde que não possua LSD e/ou bloqueio tanto no diferencial central como nos diant. e tras.

]
Flávio, minha estepe é aro 14 com pneu da moto Biz, incrível mas já rodei 20km até um borracheiro! com 03 31x10.5 e uma rodinha!!
Cesar concerteza você rodou porque não possue ou não estava acionado o bloqueio neste eixo.

A função do diferencial é enviar o torque a roda com menor atrito ou seja para a aplicação no asfalto isso é perfeito pois se uma roda patinar o diferencial envia mais torque à ela, e assim é posivel fazer curvas com facilidade e sem prejudicar a dirigibilidade.

Mas para o off-road é tudo o que não queremos afinal se uma roda patinar é porque ela esta sem atrito se esta sem atrito dificilmente ela coseguirá girar com força suficiente para deslocar o veículo e nesse caso seu veiculo fica atolado, por isso existem os LSD (bloqueio de deslizamento limitado) ou bloqueios, assim o torque é dividido (parcialmente no LSD) ou dividido totalmente no bloqueio (sendo 50% do torque para cada um)

Eu aprovo o uso dos diferenciais incluindo o central, desde que se tenha um dispositivo para bloqueá-lo, assim consegue-se ter melhor controle de tração em diversos tipos de terrenos.

Abraços, Leo

cesarferreira
23/02/2010, 12:57
Olá Leo, concordo com tudo isso que vc falou, relatei o casoda minha estepe para ilustrar como funcionam os diferenciais!!!! Tenho bloqueio do diferencial central, uso uma mola de bloqueio 70% no dianteiro e traseiro, além do mais tenho freio hidráulico com capacidade de bloquear individualmente a roda que está patinando!! Assim garanto a performance na trilha!!!!
Abç, Cesar

Em tempo, foi para a oficina agora é só arranjar tempo para desmonatar e saem as fotos!!!

fag.online
26/02/2010, 08:22
E as nossas foteenhos? hahahaha
abracos

cesarferreira
26/02/2010, 22:02
E as nossas foteenhos? hahahaha
abracos

Olá Fag, começei ontem a operação desmonte!! Cara estou impressionado com a sujeira que se junta embaixo do tunel! Tirei algumas fotos, diz aí o que tu queres!! O trambulador?
Havia falado que no último passeio o motor aquecia rapidamente, resolvi começar pelo radiador e bomba dágua!! Bingo olha só a foto do rotor da Bomba dágua, a eletrólise comeu tres das seis aletas do rotor, não sei como ainda circulada a água, por sorte nunca ferveu a máquina!!!

cesarferreira
26/02/2010, 22:12
Olá Fag, amanhã vai para a oficina para desmontar embreagem, fotografo e te mando assim que tenha tempo para começar a desmanchar!!
abç:concordo:

Fag, Ando meio atrapalhado e sem tempo mas fotografei com o celular mesmo da maneira em que estava no momento em que abri o túnel te mando tres fotos que servem para o que queres, abraço.

Amanhã continuo a obra e fotografo para vcs.

Cesar

Joelmuz
26/02/2010, 23:33
Gostei da maquina, parabens, ficou bem alta em relação ao solo, um dia ainda monto uma gaiolinha dessas pra mim, abraxxx.

fc racing
27/02/2010, 21:16
Blzz Cezar......olha só manda ae algumas fotos dasuspenção desta blue.......falow

Renato Fraga
27/02/2010, 22:31
Sim, desde que não possua LSD e/ou bloqueio tanto no diferencial central como nos diant. e tras.

Cesar concerteza você rodou porque não possue ou não estava acionado o bloqueio neste eixo.

A função do diferencial é enviar o torque a roda com menor atrito ou seja para a aplicação no asfalto isso é perfeito pois se uma roda patinar o diferencial envia mais torque à ela, e assim é posivel fazer curvas com facilidade e sem prejudicar a dirigibilidade.

Mas para o off-road é tudo o que não queremos afinal se uma roda patinar é porque ela esta sem atrito se esta sem atrito dificilmente ela coseguirá girar com força suficiente para deslocar o veículo e nesse caso seu veiculo fica atolado, por isso existem os LSD (bloqueio de deslizamento limitado) ou bloqueios, assim o torque é dividido (parcialmente no LSD) ou dividido totalmente no bloqueio (sendo 50% do torque para cada um)

Eu aprovo o uso dos diferenciais incluindo o central, desde que se tenha um dispositivo para bloqueá-lo, assim consegue-se ter melhor controle de tração em diversos tipos de terrenos.

Abraços, Leo

Só complementando o comentário:

Utilizando os 3 diferenciais sem nenhum tipo de bloqueio, se apenas uma das rodas patinar nenhuma das outras recebe força.

Portanto, para off road, o bloqueio do diferencial central é indispensável.

Com excessão do Niva e das Land Defender entre outros modelos, os demais que possuem o diferencial central têm um mecanismo de deslizamento limitado tal como o Subaru, Audi e demais que já citaram anteriormente, na maioria das veses com gerenciamento eletrônico.

Só pra acrescentar.

Abraços

cesarferreira
27/02/2010, 23:43
Só complementando o comentário:

Utilizando os 3 diferenciais sem nenhum tipo de bloqueio, se apenas uma das rodas patinar nenhuma das outras recebe força.

Portanto, para off road, o bloqueio do diferencial central é indispensável.

Com excessão do Niva e das Land Defender entre outros modelos, os demais que possuem o diferencial central têm um mecanismo de deslizamento limitado tal como o Subaru, Audi e demais que já citaram anteriormente, na maioria das veses com gerenciamento eletrônico.

Só pra acrescentar.
Abraços

Olá Renato, nem imaginas como funciona bem! Eu ainda tenho como bloquear as rodas individualmente! É um barato!
Abç, Cesar

cesarferreira
27/02/2010, 23:54
Fag, Ando meio atrapalhado e sem tempo mas fotografei com o celular mesmo da maneira em que estava no momento em que abri o túnel te mando tres fotos que servem para o que queres, abraço.

Amanhã continuo a obra e fotografo para vcs.

Cesar

Ola Fag, ai vão mais algumas fotos!!
Notaste que retirei tudo do chevette e fiz uma extenção do varão de cambio para fora da caixa (com um pequeno retentor) e fechei aparte de cima da caixa do trambulador com uma capinha de allumínio, e usei um trambulador, se não me engano, da Belina e liguei um ao outro com um varão e uma conexão do fusca!!
Se as fotos não servirem para o que queres, assim que comprar a caixa com 5 marchas fotografo toda a obra e te envio!
Qualquer coisa pergunta!
Abç, Cesar

cesarferreira
28/02/2010, 00:01
Blzz Cezar......olha só manda ae algumas fotos dasuspenção desta blue.......falow

Ólá FC, terça-feira terei tempo para fotografar, aí te mando as fotos da suspenção!

fc racing
28/02/2010, 14:32
Valew Cezar estou no aguardo.....

cesarferreira
28/02/2010, 17:59
Olá Fc, aí vão algumas fotos te mando melhores na terça!

fc racing
28/02/2010, 20:56
E ae Cezar blzz...o cara olha só esta sua gaiola tem documentos????se tem como vc fez issu?????? falow

cesarferreira
28/02/2010, 22:58
E ae Cezar blzz...o cara olha só esta sua gaiola tem documentos????se tem como vc fez issu?????? falow

Olá FC, fala com o Nil, ele anda aqui pelo forum num tópico que fala em documentação, ele já documentou buggies e gaiolas para nós da Confraria do Buggy, cobra parece que 1.200 parece caro mas acaba ficando barato!
É garantido, o negócio dele é o Buggy Catuípe em Fortaleza, mas emite nota para licenciares em tua cidade. É a melhor opção!
Abç, Cesar.

cesarferreira
28/02/2010, 23:04

FC, procura osmembros do forum, nilaraujo, e Marcos R Mendonça. Esses são os nomes de usuarios do forum!!!
Te dirão como fazer!
Abç.:concordo:

fag.online
01/03/2010, 08:43
Hummm, deu pra entender bem sim... o meu também já fiz uma extenção pra fora da caixa, só nao fiz a tamap em cima como vc, ainda, rssss
So que eu estava tentando usar a manopla de cambio do passat, mais agora entendi que vai ficar com as marchas em posição invertida...
Mais uma pergunta, os engates das marchas, ficaram bons? ou tem que ter uma "habilidade" pra passa as marchas?
So uma dúvida, como ficou a ré, rsss
abracos

cesarferreira
01/03/2010, 12:55
Hummm, deu pra entender bem sim... o meu também já fiz uma extenção pra fora da caixa, só nao fiz a tamap em cima como vc, ainda, rssss
So que eu estava tentando usar a manopla de cambio do passat, mais agora entendi que vai ficar com as marchas em posição invertida...
Mais uma pergunta, os engates das marchas, ficaram bons? ou tem que ter uma "habilidade" pra passa as marchas?
So uma dúvida, como ficou a ré, rsss
abracos

As marchas entram beleza! limpinhas como no Chevette! A ré já é outra coisa ela fica na esquerda prá frente né! pois no Chevette existe um limitador na inclinação da palanca para a esquerda e é necessário empurra-la para baixo para que se possa conseguir engatar para a frente a ré! Eu criei um limitador no varão que vem da caixa, tu podes vê-lo ainda fixo na terceira foto, mas acho mais fácil um limitador na caixinha do trambulador, a única exigência é que seja duro o suficiente para permitir o deslise da palanca para a frente e para tráz fazendo a primeira e a segunda com facilidade, e ao mesmo tempo ser maleável para permitir que com algum esforço se consiga inclinar mais a palanca e engatar a ré!
Eu consegui com aquela solulção junto ao varão, mas acho que com a caixinha poserá ser melhor, como estou querendo a caixa de cinco marchas terei que fazer o mesmo para os dois lados e a solução atual não vai dar, pois vai coincidir com um dos cardãs!
Avisa se entendeu.
Vou te mandar mais fotos.
Abç, Cesar

fag.online
01/03/2010, 13:18
Assim, entender eu até entendi, mais tipo, só quando realmente for colocar a mão na massa pra ver as dificuldades... inicio de abril vou retomar a construção dela, esse mes mandei fazer os aros. Se tiver mais fotos posta ai pra gente.
Abracos

cesarferreira
01/03/2010, 13:27
Assim, entender eu até entendi, mais tipo, só quando realmente for colocar a mão na massa pra ver as dificuldades... inicio de abril vou retomar a construção dela, esse mes mandei fazer os aros. Se tiver mais fotos posta ai pra gente.
Abracos

Fag, dá uma olhada no item 86, na primeira foto vais ver o mecanismo limitador no lugar e a travessa que faz o apoio para o limitador!
Abç, Cesar

fag.online
01/03/2010, 14:19
Sim, deu pra ver bem direitinho, as fotos já estão salva aqui no meu pc, com certeza vou precisar futuramente... uma pergunta, a caixa de tração do niva tu colocou na parte da frente da gaiola?
A minha eu coloquei logo em seguida da caixa de marchas do chevette, eis uma foto tirada ano passado. Abracos

cesarferreira
01/03/2010, 23:11
Sim, deu pra ver bem direitinho, as fotos já estão salva aqui no meu pc, com certeza vou precisar futuramente... uma pergunta, a caixa de tração do niva tu colocou na parte da frente da gaiola?
A minha eu coloquei logo em seguida da caixa de marchas do chevette, eis uma foto tirada ano passado. Abracos

Parece boa idéia, porém como fizeste com o trambulador da caixa de marchas e as palancas do lada? Não ficaram muito atráz?
Eu coloquei na frente e uni ao diferencial dianteiro flange a flange com apenas um "borrachão" daqueles do Omega que serve direitinho nos dois flanges!
Ficou muito bom!
Abç, Cesar

fag.online
02/03/2010, 08:18
As alavancas da caixa do niva vou fazer uma "extensão" pra levar mais proximas da manopla da marcha.... como é apenas engate e desengate, é fácil de fazer.

Agora estou na parte de fazer o esquema da marcha da caixa do chevette, passei no ferro velho hoje pela manha mais o cara nao tem a manopla da belina como vc falou, mais vou dar uma olhada em outros ferro velho pra ver.

O cara tem um corcel lá, aquele que as torres da suspensão são mais altas que a do santana, tava pensando em coloca na traseira da gaiola, pra ficar com curso maior, alguém sabe se dá certo pra usar as torres do corcel com cubo, disco e homocinética do santana?

Abracos

alvaro.jrc
02/03/2010, 14:00
Cesar, pelo que vi vc se inspirou no protótipo Ford EX de 2001. Acertei??
Ficou bem legal tua Gaiola 4x4, só senti falta de fotos maiores aí dá pra galera ver os detalhes, no mais parabéns pelo trampo, ficou bem legal.

http://img94.imageshack.us/img94/237/fordexconceptvehiclefro.jpg

http://img192.imageshack.us/img192/6433/fordexconceptvehiclesid.jpg

http://img25.imageshack.us/img25/7250/fordexconcept1024.jpg

RodrigoFagundes
02/03/2010, 14:10
putz,
eu quero um prototipo desses...
:dance:

cesarferreira
02/03/2010, 23:51
Olá Alvaro jrc, amigo já havia citado no forum que a "fonte" da inspiração era o Ford EX!!(item 50 deste tópico) Sonho de todos nós amantes de uma boa trilha, potencia, beleza, funcionalidade!! tudo que sonhamos.
Como não tinhamos como adquirir um, partimos para "aperfeiçoa-lo" e surgiu a "Máquina Blue" e mais dois outros primos que Vc pode ver em www.confrariadobuggy.com.br (http://www.confrariadobuggy.com.br) , um 4X4 a partir de um Omega e outro 4X2 para passeio com um AP preparado que ronca maravilhosamente!!
Mas confesso minha paixão pela Maquina Blue, que até agora só me trouxe alegrias, o que fiz foi transpor a gaiola do EX adaptada as dimensões que me interessavam para cima de uma mecanica 4X4 que eu acreditava que seria tudo o que precisava!!! E o mais incrível, ERA!!!
Providenciarei novas fotos!! Aguarde!
Abç, Cesar.

cesarferreira
02/03/2010, 23:53
putz,
eu quero um prototipo desses...
:dance:

Olá Rodrigo, tenho todas as plantas!! Um sonho sempre é possível!!
Abç, Cesar

alvaro.jrc
03/03/2010, 00:44
O importante é que escolheu um dos protótipos mais legais como inspiração e fez tudo com muito esmero e paciência, pois ficou show de bola. :palmas:

Eu quando vi o protótipo pela primeira vez fiquei tentado a fazer algo parecido mas sobre a mecânica de um vitara ou samurai, descartando somente a carroceria, tipo pegar um carro capotado, pois sai num preço legal.

RodrigoFagundes
03/03/2010, 11:35
Olá Rodrigo, tenho todas as plantas!! Um sonho sempre é possível!!
Abç, Cesar

tem como enviar pra mim??
email: rodrigo_fagundes@hotmail.com
ai sim seria um sonho ein!!
vlw

RodrigoFagundes
03/03/2010, 11:41
Obs.: obvio que não vou copiar igual, mais vou aproveitar a base.
e na verdade a parte da tração 4x4 tá complicado aqui na cidade achar um doido que faça ein...

cesarferreira
03/03/2010, 12:39
O importante é que escolheu um dos protótipos mais legais como inspiração e fez tudo com muito esmero e paciência, pois ficou show de bola. :palmas:

Eu quando vi o protótipo pela primeira vez fiquei tentado a fazer algo parecido mas sobre a mecânica de um vitara ou samurai, descartando somente a carroceria, tipo pegar um carro capotado, pois sai num preço legal.

Olá Alvaro, comigo aconteceu diferente, acontece que participo há quase vinte anos da Confraria do Buggy e ando num Baby todo esse tempo, mas os passeios da buggy começaram a ficar um pouco repetitivos e começamos a procurar coisas mais extremas e 4x4 foi o caminho natural, achamos o EX e inicialmente pensei em aplicar sobre um buggy, daí as suspenções VW, e o motor do Audi e Golf GTX! Mas o sonho sempre foi colocar sobre o Subaru Impresa, até encontrei um destruído no Uruguai, mas a manutenção ficaria muito cara e desisti, mas ainda é um sonho!
Um projeto barato é colocar sobre um Niva com bom motor, para mim a única desvantajem seria o motor dianteiro (volta o buggueiro), fico feliz que tenha entendido e gostado da máquina!!
Abç, Cesar

Clica sobre as fotos que elas aumentam de tamanho

cesarferreira
03/03/2010, 13:02
tem como enviar pra mim??
email: rodrigo_fagundes@hotmail.com
ai sim seria um sonho ein!!
vlw

Estão em CAD, vou mandar passar para outro programa e solicitar licença para a autora para postar aqui no forum

RodrigoFagundes
03/03/2010, 13:17
Estão em CAD, vou mandar passar para outro programa e solicitar licença para a autora para postar aqui no forum

tranquilo, brigadão...
e se quiser pode deixar no CAD mesmo...
eu me viro depois...

RodrigoFagundes
03/03/2010, 22:49
Cesar, já aproveitando da bondade, se possivel colocar as medidades da gaiola
:mrgreen:

Eliezer
04/03/2010, 08:47
Cara muito loka essa gaiola!!!

cesarferreira
04/03/2010, 13:25
Cara muito loka essa gaiola!!!

Olá Eliezer, obrigado por ter admirado a máquina! ás ordens para qualquer pergunta.
abç, cesar

Cezar candelaria
04/03/2010, 14:36
Olá Alvaro, comigo aconteceu diferente, acontece que participo há quase vinte anos da Confraria do Buggy e ando num Baby todo esse tempo, mas os passeios da buggy começaram a ficar um pouco repetitivos e começamos a procurar coisas mais extremas e 4x4 foi o caminho natural, achamos o EX e inicialmente pensei em aplicar sobre um buggy, daí as suspenções VW, e o motor do Audi e Golf GTX! Mas o sonho sempre foi colocar sobre o Subaru Impresa, até encontrei um destruído no Uruguai, mas a manutenção ficaria muito cara e desisti, mas ainda é um sonho!
Um projeto barato é colocar sobre um Niva com bom motor, para mim a única desvantajem seria o motor dianteiro (volta o buggueiro), fico feliz que tenha entendido e gostado da máquina!!
Abç, Cesar

Clica sobre as fotos que elas aumentam de tamanho
Tocaio, o que voçê ve de desvantagem em motores dianteiros..no caso de gaiola...???

leobnaval
04/03/2010, 16:20
Tocaio, o que voçê ve de desvantagem em motores dianteiros..no caso de gaiola...???

Ele eu não sei, mais eu prefiro motores centralizados ou tras. pela distribuição de peso...

cesarferreira
04/03/2010, 23:50

Olá Tocaio e Leo, como eu já disse antes eu venho dos buggies, e quando era guri meu carro era um fusca e eu fazia misérias com ele!!!
Agora falando sério!! Bom mesmo seria motor central, pois o ideal é o peso esteja distribuído 50% em cada eixo, e esta é a maneira mais fácil de conseguir isso. Motores dianteiros sempre liguei ao fato de receberem direto o impacto da água e é mais fácil de molhar o sistema elétrico, gaiolas são diferentes dos Jeeps, nossos motores em geral são mais baixos e isso é mais fácil, quando criança eu morava no campo e as estradas até a cidade eram péssimas lembro que usavamos uma Rural Willis e que nas águas mais profundas era necessário ultrapassa-las em marcha ré senão molhava o distribuidor!! Então desde aquela época motores traseiros eram melhores!
Bá já voltei até a infância!!!!
Bem a máquina blue começou com projeto de motor central e acabou traseiro com distribuidor a 1,10m do chão!!! Viram só que trauma aquela Rural!! rsrsrsrsrs
Motor tem que ser central ouo traseiro!!!!!:concordo:
Motor dianteiro para mim não!!:discordo: Que merd aquela rural!!

Passado o trauma, como em geral nossas gaiolas tem tração 4X2 com eixo de força na traseira, o peso do motor atráz aumenta a capacidade de tração!! o que por si só já é um bom motivo.

Abç, Cesar

cesarferreira
05/03/2010, 00:02
Cesar, já aproveitando da bondade, se possivel colocar as medidades da gaiola

Olá Rodrigo, amanhã te mando as medidas do EX e da Maquina Blue!
Abç, Cesar

leobnaval
05/03/2010, 00:08
Cesar como conseguiu as medidas do FORD EX?

cesarferreira
05/03/2010, 00:14
Cesar como conseguiu as medidas do FORD EX?

Acho no site da Ford, não lembro, isso foi lá por 2005! Está arquivado em DVD, vou procurar e posto aqui no forum!
Que bost aquela Rural!!!

Abç, Cesar

RodrigoFagundes
05/03/2010, 14:27
Ford EX Specifications:
Vehicle Type: Front-engine
Four-wheel drive
Engine: SOHC, V.6, 4.0L
Super charged / inter-cooled
Power: 375 hp @ 4,600 rpm
Torque: 410 lb.ft @ 3,800 rpm
Drivetrain: Five-speed manual transmission
Dimensions: Overall length: 139.25 inches
Overall height: 62.5 inches
Overall width: 76 inches
Wheelbase: 100 inches
Track width, front: 62.75 inches
Track width, rear: 64 inches
Angle of approach: 52.5 degrees
Angle of departure: 90 degrees
Weight: 2600pounds - 50 percent front / 50 percent rear
Front Suspension: Independent with dual coil over reservoir shocks per corner
Rear Suspension: Independent with dual coil over reservoir shocks per corner
Front Brakes: 13" x 1.25" Disc - 4 piston calipers
Rear Brakes: 13" x 1.25" Disc - 4 piston calipers
Wheels Size: 9.5 x 17-inches
Wheel type: Cast aluminum
Tires: BF Goodrich 33/12.50/17
Achei essas informações a respeito.
já ajuda... as medidads dele são em torno de 3,5 por 2m
saiu nesse link:
http://www.therangerstation.com/resources/Ford_EX.htm

nilaraujo
05/03/2010, 22:02
Dr. Cesar, mandei um email pra vc.

Manda as plantas pra mim também. Abraço

olá rodrigo, amanhã te mando as medidas do ex e da maquina blue!
Abç, cesar

cesarferreira
07/03/2010, 23:25
Olá rodrigo e Nil, fui ao Uruguai pescar no fim de semana e agora estou de volta!! Sei que todos querem as plantas mas o engenheiro não quer liberar-las, estou transformando o CAD em outro programa e vou postar um croqui, já serve para o que queremos, Nil gostei da possibilidade e acho que vamos chegar a um acôrdo!!!
Amanhã podem checar as plantas!
Abç, Cesar

cesarferreira
07/03/2010, 23:27
Rodrigo, obrigado por postar as medidas do EX, amanhã vou postar as comparações entre as medidas do EX com a Maquina Blue!!
Abç, Cesar

RodrigoFagundes
07/03/2010, 23:28
veja com ele se tem interesse em vender... dependendo do preço...
agradeço mesmo assim a ajuda...
abraços

cesarferreira
08/03/2010, 21:53
Olá amigos, continua a novela com o engenheiro, mas achei um primeiro modelo em 3D, que foi onde começei a aprimorar o estilo da Maquina! o projeto esté em cad ou sketchup, tem perto de 21000kb, Zipado da 4,1mega! Sketchup vcs podem baixar no superdowloads, se desejarem me avisem.
Existe alguma maneira em que o projeto conceito da Máquina em sketchup possa ficar visível no tópico? Se souberem me digam como! Leo é mais um desafio!
abraço, Cesar

Flávio Cadore
08/03/2010, 22:54
Cesar, qual é a extensão do arquivo? em que programa foi desenhado?

RodrigoFagundes
08/03/2010, 23:13
reforço que caso queira enviar pra mim eu posso ajudar...

cesarferreira
09/03/2010, 13:44
Cesar, qual é a extensão do arquivo? em que programa foi desenhado?

Olá Flavio e Rodrigo, está em CAD e em Sketchup, o do Cad está melhor, minha filha é arquiteta e prometeu fazer um filme rodando o 3D, acho que se postar no youtube, vcs poderão ter ascesso. Solicitei ao administrador oreintação como fazer, vou aguardar até amanhã, quando ficar pronto aviso vcs!
Por outro lado desafiei o Leobnaval e ele é foda nessas coisas de tecnologia, coisas da idade, tô velho pra isso!!!
Abçs, Cesar

leobnaval
09/03/2010, 16:25
Cesar para passar a imagem do Sketchup para JPG, BMP, PNG ou TIF que o forum aceita, vá em Export e aí é possivel exportar o que você criou para um modelo 3D (para o Google Earth, no formato KMZ) ou para um gráfico 2D (em JPG, BMP, PNG ou TIF).
E quanto ao projeto em CAD?

Abraços, Leo

cesarferreira
10/03/2010, 00:43
Cesar para passar a imagem do Sketchup para JPG, BMP, PNG ou TIF que o forum aceita, vá em Export e aí é possivel exportar o que você criou para um modelo 3D (para o Google Earth, no formato KMZ) ou para um gráfico 2D (em JPG, BMP, PNG ou TIF).
E quanto ao projeto em CAD?

Abraços, Leo

Leo, estou chegando agora e não vai dar tempo para entender tudo isso que vc falou, já disse que estou ficando velho para isso, mas amanhãvou dedicar a interpretar tudo e vou tentar fazer o que vc falou, se não entender falo com minha filha arquiteta e acho que ela entenderá!
Darei notícias!
Abç, Cesar

leonardocanale
10/03/2010, 17:50
mt legal sua gaiola(jeep),4x4 é o sonho d td gaioleiro...
mas axo q talvez precisasse um pouco mais de altura...
parabens
abraço

Ninja4x2
10/03/2010, 17:55
leonardo, talvez seja seu sonho.. mas de todos te garanto q não... talvez nem da maioria heheheheheh
abraços..

Ninja4x2
10/03/2010, 19:25
sem disvirtuar o topico, só para ilustrar meu comentario:
http://www.youtube.com/watch?v=ZuJkHlZVSQ4

Tchê 4x4
10/03/2010, 20:02
Esse turbinado aí deve ser AP... Só espirra. Rsrsrs

Cezar candelaria
10/03/2010, 21:10
Tambem, o cara coloca motor ap turbinado e não coloca uns pneus descente....

cesarferreira
11/03/2010, 14:08
Olá amigos, andei atrapalhado mas estou de volta, gostei o vídeo da gaiola dando um pau no Jeep, concordo com o Ninja4X2 quando dá certo é fantástico porém quando gente não consegue passar e vê os 4X4 passando dá uma tristeza!!!! Eu particularmente tenho um buggy 4X2 que é fera!!!
Não podemos esqueçer que para andar no barro é preciso: motor, tração, pneus, e PILOTO!!! pobre daquele Jeep!! Me lembrou a porcaria da Rural!! Aquela já falada lá da minha infância, que merda de Rural!!!!
Leonardocanale, vi sua gaiola aqui no forum e achei ótima, belo vídeo aquele da "gertrudes"; a Máquina parece baixa mas tem vão livre de 45 cm, não é pouco!! e faz maravilhas!!
Bem, achei o arquivo com as medidas do EX e da Máquina Blue, estou postando o pdf, como diria o Leo!!
As medidas da Máquina correspondem a 84,5%.
Abraço, Cesar

tqf2
11/03/2010, 14:36
Tambem, o cara coloca motor ap turbinado e não coloca uns pneus descente....

Justamente.... com pneus lisos, podia ser até um 6x6 hahaha
que não ia passar mesmo.

Cezar candelaria
11/03/2010, 22:51
Ninja, que caixa e pneus tu usa?

rubensx
14/03/2010, 01:45
Esse turbinado aí deve ser AP... Só espirra. Rsrsrs

Depois eu canso de falar que AP não é motor que preste pra jeep e eu sou chato

se fosse um supercharger no OHC ou GM151 queria ver...

Mas o problema ali é outro, primeiro pneus pequenos pro banhado, ou lamaçal num sei exato identificar, deixou a bola de diferencial muito baixa, o peso dele é grande na frente socou o diferencial dianteiro no chão e já era...

Agora o gaiola passou porque é simples... se fosse 4x4 tinha ido melhor ainda... o chão dele é RETO, não tem o que enroscar ali, ele patinou muito o tempo todo, mas foi escorregando como uma prancha de surf em cima da lama, por isso não atolou...

Agora dizer que 4x2 é melhor do que 4x4 eu acho controverso demais, pode ser que vc diga que 4x2 deixa mais leve, menos tralha embaixo rpa enroscar e etc, mas em certas situações, um belo curso de suspensão e 4x4 é bem melhor...

Pra velocidade eu curto o 4x2, mas tme de sempre entrar no gás, como eu curto mais dificuldade do que velocidade... ai é gosto

Por fim, essas espirradinhas de turbina é uma merda mesmo

cesarferreira
14/03/2010, 03:03

Mas o problema ali é outro, primeiro pneus pequenos pro banhado, ou lamaçal num sei exato identificar, deixou a bola de diferencial muito baixa, o peso dele é grande na frente socou o diferencial dianteiro no chão e já era...

Agora o gaiola passou porque é simples... se fosse 4x4 tinha ido melhor ainda... o chão dele é RETO, não tem o que enroscar ali, ele patinou muito o tempo todo, mas foi escorregando como uma prancha de surf em cima da lama, por isso não atolou...

Agora dizer que 4x2 é melhor do que 4x4 eu acho controverso demais, pode ser que vc diga que 4x2 deixa mais leve, menos tralha embaixo rpa enroscar e etc, mas em certas situações, um belo curso de suspensão e 4x4 é bem melhor...

Pra velocidade eu curto o 4x2, mas tme de sempre entrar no gás, como eu curto mais dificuldade do que velocidade... ai é gosto

Olá Rubens, para por um fim neste assunto, concordo com Vc para o barro não tem nada igual ao 4X4, para trilhas mais leves, velocidade, em carros bem leves com motor traseiro, 4X2 pode trazer muito prazer!! Agora com qualquer tração, sem pneus adequados e sem piloto que saiba levar nem 6X6 resolve!! Turbo só tem potência em alta rotação não é legal para a trilha, só espirra, bem melhor seria usar um motor (até mesmo um AP) com blower (poderia dizer supercharger) que comprime mesmo em baixas rotações aí sim teremos potência sobrando mesmo no AP!! Veja as maquinas radicais dos gringos todas tem blower e cada motorão que deixa a gente com inveja.
Sempre falamos em AP e pensamos que é uma única coisa, na verdade existem alguns APs (Golf GTX, Audi A3, por exemplo) com uma configuração interna diferente que tem uma curva de potência bem melhor, eu mesmo uso o motor do Audi A3 na Máquina Blue e te garanto é um motor bem leve com ótimo comportamento na trilha, tá certo que a Máquina tem tração integral, bloqueio central e seletivo em cada roda, pesa menos que um Jeep, mas faz coisas que nem imaginas.
Abraço, Cesar:concordo:

leobnaval
14/03/2010, 19:42

Não concordo que AP nã é motor para jeep, este comentário é típico de adoradores de GM e fã de motor de opala que era bom na decada de 80, assim como AP foi exelente na década de 90 e ainda hoje temos diversos veiculos andando com ambos motores.
Não defende nem um nem outro TUDO depende da aplicação, projeto, utilização, etc.

X2

A espirradinha da turbina não é uma merda (em partes até é) , ele espirra por não possuir uma válvula wastgate e sim possuir para fazer esta função uma válvula de prioridade pop off (o que faz emitir o espirro) só de possuir esta carcteristica ja se percebe que não foi tão elaborado assim o serviço neste jeep.

Quanto a não gostarem de carros turbo para off-road lembrem que a mairia das camionetes se não todas são turbinadas, tambem gosto do blower (supercharger) mas prefiro turbina.

E Cesar turbo não tem potência só em alta rotação, depende do foco do projeto pode se conseguir um alto torque desde baixas rotaçaões desde que utilize uma configuração correta de turbina e acerto de motor.

Abraços, Leo

rubensx
14/03/2010, 21:00
Não concordo que AP nã é motor para jeep, este comentário é típico de adoradores de GM e fã de motor de opala que era bom na decada de 80, assim como AP foi exelente na década de 90 e ainda hoje temos diversos veiculos andando com ambos motores.
Não defende nem um nem outro TUDO depende da aplicação, projeto, utilização, etc.

Leo não sou adorador da GM aliás detesto as "evoluções" da GM acho, por muitas vezes limitadas, o que me refiro é a motores SUPERQUADRADOS ou SUBQUADRADOS, e é por isso que o AP não me agrada ele tem faixa de torque mais pra fim de giro do que ao contrário.

O OHC por exemplo é igual ao AP, porém por ser 2.3 e com pistões enormes compensa esse defeito do AP

Continuo afirmando, AP é bom em caros mais leves, mas exige giros altos e só dá pra compensar com turbo (como fizeram ali), e claro como vc diz abaixo, sem wastegate e outras melhorias fica uma tranqueira, mas o pessoal usa né... aposto que é turbinado no carburador com dosador ainda... ECA

A espirradinha da turbina não é uma merda (em partes até é) , ele espirra por não possuir uma válvula wastgate e sim possuir para fazer esta função uma válvula de prioridade pop off (o que faz emitir o espirro) só de possuir esta carcteristica ja se percebe que não foi tão elaborado assim o serviço neste jeep.

Quanto a não gostarem de carros turbo para off-road lembrem que a mairia das camionetes se não todas são turbinadas, tambem gosto do blower (supercharger) mas prefiro turbina.

E Cesar turbo não tem potência só em alta rotação, depende do foco do projeto pode se conseguir um alto torque desde baixas rotações desde que utilize uma configuração correta de turbina e acerto de motor.

Abraços, Leo

Problema é que ninguém procura uma turbina TGV ou mesmo uma dupla de ação separada (uma pra baixa outra pra alta).

Sobre diesel precisa de turbina pra compressão melhorar, mas o motor diesel tem torque em baixo giro logo a turbina compensa na alta... Em ciclo otto a coisa é diferente e sem uma boa ignição e sem injeção é muito dificil ter um boma aproveitamento...
Acho até que se tive rum comando variável seria mais interessante

Sobre porjetar motor turbo em baixa vc sacrifica a alta e é uma escala de uma linha só, não tem como ter torque em baixa sem sacrificar a alta e vice-versa, talvez um sistema twin-turbo (supercharger + turbina) resolva mas precisaria de gerenciamento eletronico muito eficiente

Por fim nos EUA o pessoal faz umas gaiolas tipo moonbuggy com motores dos civic antigos, é caro pra nós, mas o motor é muito elastico e possui "dois motores" um até 4.800 giros antes do VTEC com bom torque na baixa e outro de 4.801 até 9 mil giros de alto desempenho...

compensa muito, inclusive com cambio de CRV e etc

abraços

RodrigoFagundes
17/03/2010, 14:18
Dr., vai postar o projeto em sketchup???

leobnaval
18/03/2010, 00:52
Problema é que ninguém procura uma turbina TGV ou mesmo uma dupla de ação separada (uma pra baixa outra pra alta).

Sobre porjetar motor turbo em baixa vc sacrifica a alta e é uma escala de uma linha só, não tem como ter torque em baixa sem sacrificar a alta e vice-versa, talvez um sistema twin-turbo (supercharger + turbina) resolva mas precisaria de gerenciamento eletronico muito eficiente

X2, mas é possivel fazer um bom projeto com apenas uma turbina pequena e pulsativa para despejar torque em baixas rotações, mas é claro que perderia rendimento em alta além de limitar a faixa de giro do motor que ficaria como estes motores a diesel de alta rotação, porém esta alta rotação iria esbarrar próximo dos 4.500 RPM

Por fim nos EUA o pessoal faz umas gaiolas tipo moonbuggy com motores dos civic antigos, é caro pra nós, mas o motor é muito elastico e possui "dois motores" um até 4.800 giros antes do VTEC com bom torque na baixa e outro de 4.801 até 9 mil giros de alto desempenho...

compensa muito, inclusive com cambio de CRV e etc

abraços

Conheço estes projetos e motores simplesmente são show de bola, praticamente perfeitos para este tipo de veiculo motor forte e muito elástico...

Abraços, Leo

Belchior Belmonte
19/03/2010, 15:24
Gostaria de saber como vc fez o arrefecimento, que ventuinha e motor elétrico utilizou? Os motores VW trabalham muito quentes, isso te deixa sem cc (coeficiente de cagaço rsrs). Se o motor trabalha sempre em alta temperatura quando alguma coisa está errada e ele começa a apresentar um problema ,na verdade o problema está do meio para o fim e já era. Vc anda em baixas velocidades e com motor traseiro e radiador dianteiro, como conseguiu sanar esse problema? Pergunto isso pq utilizo o ap 1.9 diesel (mas nào em gaiola) e padeço com esse problema, se vc anda em condições extremas sem problema isso pode ser minha salvação. Nào quero andar com motor frio, mas quero poder salvar o motor em caso de aquecimento. Quando eu usava o 1.6 diesel tinha o radiador do 1.9, ele nunca chegava ao meio do marcador (trabalhava um pouo frio) quando ele atigia o máximo da temperatura ideal era encostar e salvar o motor. hoje se ocorrer isso nào salvo muita coisa. Já estou usando o maior radiador possível para o carro, e retirei o ar cond.

Flávio Cadore
19/03/2010, 17:53
Gostaria de saber como vc fez o arrefecimento, que ventuinha e motor elétrico utilizou? Os motores VW trabalham muito quentes, isso te deixa sem cc (coeficiente de cagaço rsrs). Se o motor trabalha sempre em alta temperatura quando alguma coisa está errada e ele começa a apresentar um problema ,na verdade o problema está do meio para o fim e já era. Vc anda em baixas velocidades e com motor traseiro e radiador dianteiro, como conseguiu sanar esse problema? Pergunto isso pq utilizo o ap 1.9 diesel (mas nào em gaiola) e padeço com esse problema, se vc anda em condições extremas sem problema isso pode ser minha salvação. Nào quero andar com motor frio, mas quero poder salvar o motor em caso de aquecimento. Quando eu usava o 1.6 diesel tinha o radiador do 1.9, ele nunca chegava ao meio do marcador (trabalhava um pouo frio) quando ele atigia o máximo da temperatura ideal era encostar e salvar o motor. hoje se ocorrer isso nào salvo muita coisa. Já estou usando o maior radiador possível para o carro, e retirei o ar cond.

As kombi novas também dão problema de aquecimento...um amigo meu disse que resolveu o problema, ele alterou o caminho da água dentro do radiador. O normal é entrar de um lado e sair do outro e com a alteração ele faz a água percorrer um caminho em "S" dentro do radiador assim a água percorre um caminho maior sendo resfriada pelo vento.
É uma boa idéia ou não????

Belchior Belmonte
20/03/2010, 11:32
bom mas aí tem que fazer um radiador do zero, é um trabalho cirurgico. Vejamos como a máquina Blue sanou este problema, uma vez que é vw e o radiador fica distante.

Flávio Cadore
20/03/2010, 13:14
bom mas aí tem que fazer um radiador do zero, é um trabalho cirurgico. Vejamos como a máquina Blue sanou este problema, uma vez que é vw e o radiador fica distante.

Não é fazer o radiador do zero, o cara colocou umas aletas para direcionar a água, mais ou menos como no desenho.

Belchior Belmonte
20/03/2010, 14:22
quando vc falou em passar por todo radiador eu pensei em algo mais intenso. Mas eu sempre pensei que na kombi fosse assim como no desenho, por isso que dá problema. aliás tod radiador deitado eu pensava que rera assim. Mas meu radiador é em pé (saveiro) fica complicado fazer a água subir. Acho que nào tem jeito. mas a idéia é ótima. se pudesse fazer isso eu faria. já havia pensado em colocar outra ventuinha na frente do radiador, mas nào sei se o meu sistema elétrico aguentaria e se resolveria o problema. Obrigado pela dica.

cesarferreira
20/03/2010, 23:26

Olá Belchior, quando construí a Maquina Blue essa era uma das maiores preocupações que resolvia da seguinte maneira: procurrei o maior radiador que servia no espaço que eu tinha disponível na frente e usei o radiador do Monza com ar, e uma ventoinha não muito grande para não esfriar demasiado porém coloquei uma chave no painel para ligada fora do automático e sempre que entrava na trilha a ventoinha era ligada independente da temperatura e sempre andou bem, no entanto na última trilha e rebocando uma F75 durante muitos kilometros aqueceu mais do o normal, abria a bomba de água para revisar e olha a surpresa que está em foto anexa, mesmo assim não ferveu apenas notei que estava aquecendo desengatei a camionete deixei esfriar e continuei a viajem sem problemas!
Troquei a bomba a cebola de temperatura era 88º e passei para 82º e também passei para a ventoinha da Senic que tem 39cm de diametro é grande para cacete!! acho que assim vou aumentar meu coeficiente de cagaço!!!
Outra coisa boa e que um parceiro que fez uma viajem de Fotaleza a a São Luis e de lá até Salvador com Ap traseiro e radiador do gol dianteiro no pau! e sem problemas de aquecimento foi o uso de aditivo puro no sistema (ele usou Rad Cool) é um pouco caro mas proteje o motor que custa ainda mais caro!!
Acredito que uma boa bomba dágua, e um grande radiador são um bom começo para solucionar o problema, no entanto é preciso também dimensionar adequadamente as mangueiras dágua bem como cuidar para que não existam muitas curvas apertadas para não dificultar a passagem da água, se esfriava com essa bomba da foto imagina com um bomba boa!
Abraço, Cesar

cesarferreira
20/03/2010, 23:36
Não é fazer o radiador do zero, o cara colocou umas aletas para direcionar a água, mais ou menos como no desenho.

Olá Flavio, sempre achei que os todos radiadores eram assim!! Se tu olhares o desenho dos radiadores eles são uma serpentina com aletas onde passa o ar frio para esfriar! Não entendo que existam radiadores onde a água passe reto teriam que ser muito longos, já vi em barcos um longo cano por fora do casco e que vai da popa a proa e volta ao motor e faz o esfriamento pelo contato com água do mar! mas em geral tem mais de dez metros para ir e vir ao motor! Já pensou o tamanho que teria que ter a gaiola! RSRSRSRS!
Abraço, Cesar

cesarferreira
20/03/2010, 23:48
Agora sim vão as fotos da bomba dágua! vejam que estão faltando tres aletas e parte das que restaram, tudo corroído pela eletrólise, se esfriava assim imagina como será com a nova!!! vale a pena revisar a bomba quando começa a aquecer demais!
Abraço, Cesar

Flávio Cadore
21/03/2010, 00:12
Olá Flavio, sempre achei que os todos radiadores eram assim!! Se tu olhares o desenho dos radiadores eles são uma serpentina com aletas onde passa o ar frio para esfriar! Não entendo que existam radiadores onde a água passe reto teriam que ser muito longos, já vi em barcos um longo cano por fora do casco e que vai da popa a proa e volta ao motor e faz o esfriamento pelo contato com água do mar! mas em geral tem mais de dez metros para ir e vir ao motor! Já pensou o tamanho que teria que ter a gaiola! RSRSRSRS!
Abraço, Cesar

Não existe radiador em que a água "passeie" por dentro dele, todos passam reto, desde motos, carros, tratores e caminões. Já abri vários e ví outros de outros anos e modelos.

leobnaval
21/03/2010, 01:14
As kombi novas também dão problema de aquecimento...um amigo meu disse que resolveu o problema, ele alterou o caminho da água dentro do radiador. O normal é entrar de um lado e sair do outro e com a alteração ele faz a água percorrer um caminho em "S" dentro do radiador assim a água percorre um caminho maior sendo resfriada pelo vento.
É uma boa idéia ou não????
Eu não acho boa idéia, pois se no modelo original a água circulava apenas de um lado para o outro, foi porque no projeto foi considerado assim, afinal água quente sobe devido a densidade ser menor, por isso no radiador a água passa apenas de um lado para o outro, por tanto sub entende-se que a água puxada pela bomba na parte inferior do radiador tem temp. inferior, já quando se modifica para o circuito fazer um "S" tem-se muito mais perda de carga ou seja perde-se rendimento do fluxo de água, ainda mais passando por curvas de 180° onde se tem uma grande restrição ao fluxo e demanda uma bomba maior para se obter o mesmo fluxo do modelo anterior sem as curvas.

Acho melhor redimensionar a ventuinha que modificar o radiador neste caso.

Abraços, Leo

Flávio Cadore
21/03/2010, 12:52
Eu não acho boa idéia, pois se no modelo original a água circulava apenas de um lado para o outro, foi porque no projeto foi considerado assim, afinal água quente sobe devido a densidade ser menor, por isso no radiador a água passa apenas de um lado para o outro, por tanto sub entende-se que a água puxada pela bomba na parte inferior do radiador tem temp. inferior, já quando se modifica para o circuito fazer um "S" tem-se muito mais perda de carga ou seja perde-se rendimento do fluxo de água, ainda mais passando por curvas de 180° onde se tem uma grande restrição ao fluxo e demanda uma bomba maior para se obter o mesmo fluxo do modelo anterior sem as curvas.

Acho melhor redimensionar a ventuinha que modificar o radiador neste caso.

Abraços, Leo

"A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein

Leo, as vezes a verdade que se apresenta não é a verdade absoluta.
Se eu pensasse diferente não teria usado na minha gaiola o radiador deitado, em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água). E funciona que é uma beleza, não tenho problema de aquecimento da água.

Os radiadores de carros são como são porque funcionam desta maneira ( atendem a necessidade). Nos radiadores de carros os canimhos são de alumínio e redondos e sabe-se que o mais eficiente são caninhos de cobre e oblongos ( achatados). Tem muitos exemplos disto por aí....
Espero contribuir com o forum...hehehehehe

leobnaval
21/03/2010, 17:47
Se eu pensasse diferente não teria usado na minha gaiola o radiador deitado, em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água). E funciona que é uma beleza, não tenho problema de aquecimento da água.
Não endenti o que quis dizer, na sua gaiola o radiador esta deitado e você prefere usar a gravidade que a termodinamica ???

Os radiadores de carros são como são porque funcionam desta maneira ( atendem a necessidade). Nos radiadores de carros os canimhos são de alumínio e redondos e sabe-se que o mais eficiente são caninhos de cobre e oblongos ( achatados). Tem muitos exemplos disto por aí....
Mas aí tem a questão dos custos, se fosse assim todo material empregado, nos veiculos seriam os melhores possiveis, assim como suas formas, mas aí entra uma questão $$$ que muda tudo.

Abraços, Leo

Flávio Cadore
21/03/2010, 18:32
Para finalizar, cada um deve fazer o que achar necessário.

leobnaval
21/03/2010, 18:58
X2, Flávio.

Mas me explica o que você quis dizer: "em usar o radiador deitado em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água)"

Abraços

cesarferreira
21/03/2010, 20:14
Olá amigos, aqui na cidade tem uma fábrica de radiadores, esta semana se der tempo vou ver se vou até lá e ver se consigo fotografar todas as etapas da construção de um radiador e quais as modificações que são possíveis e que poderão melhorar nosso arrefecimento!!!!
Mas realmente o melhor será a solução que proteja nossos motores!!
Abraços, Cesar

Flávio Cadore
21/03/2010, 20:17
E funciona que é uma beleza, não tenho problema de aquecimento da água.

Leo, só não vai me perguntar se o motor está esquentando ou não!!!!!

O radiador está com uma inclinação de 20 graus, estava me esquecendo que eu tenho que dizer que o radiador está "instalado" com uma inclinação de 20 graus com a linha horizontal. Sendo assim a gravidade atua e a água desce para a parte mais baixa do radiador. Já a outra coisa é que a água quente tem a tendência a subir e a água fria descer, só que isto não é mais usado desde que inventaram a bomba d'água nos motores.
Leo, vc tá de brincadeira????????????? O forum não é para isto!

Flávio Cadore
21/03/2010, 20:48
Hoje Ayrton Senna completaria 50 anos!
"Senna para Sempre".

leobnaval
21/03/2010, 22:24
Leo, só não vai me perguntar se o motor está esquentando ou não!!!!!

O radiador está com uma inclinação de 20 graus, estava me esquecendo que eu tenho que dizer que o radiador está "instalado" com uma inclinação de 20 graus com a linha horizontal. Sendo assim a gravidade atua e a água desce para a parte mais baixa do radiador. Já a outra coisa é que a água quente tem a tendência a subir e a água fria descer, só que isto não é mais usado desde que inventaram a bomba d'água nos motores.
Leo, vc tá de brincadeira????????????? O forum não é para isto!

Agora entendi hehehehe
Sabe como que é depois que você começa a estudar eng.:shock::shock::shock: hehehe

Não quero levar este assunto adiante, mas a questão da densidade água quente subir, água fria descer não tem como não ser usada é uma lei da natureza, isso vai existir independente da bomba que for utilizada ainda mais se o radiador tiver sua tubulação indo apenas de um lado ao outro e todos se unindo nas extremidades, sem fazer um circuito em "S".

http://www.envenenado.com.br/manutencao/radiador/radiador_01.jpg
Fonte: http://www.envenenado.com.br/manutencao/radiador/radiador_01.jpg

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a103.jpg

Fonte: http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a103.jpg

Cesar seria muito interessante ver o processo de fabricação de radiadores.

Flávio, esquenta não hehehehe, radiador só resfria hahahaha.
Senna nossos domingos nunca mais foram os mesmos.

Abraços, Leo

Troller-a-vista
21/03/2010, 23:23
Amigo, nao sei se te ajuda ou atrapalha ou se ja conhece ou nao, mas olhando teu machina blue, lembrei desse chetah que esta no planetabuggy.com.br

segue o link

http://www.planetabuggy.com.br/prototipos/cheetah.htm

la tem o e-mail do construtor, as vezes um bom papo ajuda para ambos !

abraco

cesarferreira
21/03/2010, 23:35
Amigo, nao sei se te ajuda ou atrapalha ou se ja conhece ou nao, mas olhando teu machina blue, lembrei desse chetah que esta no planetabuggy.com.br

segue o link

http://www.planetabuggy.com.br/prototipos/cheetah.htm

la tem o e-mail do construtor, as vezes um bom papo ajuda para ambos !

abraco

Olá amigo Troller-a-vista, claro, quando estava construindo o projeto da Maquina, encontrei na globo o Chetah!!E o fato foi que achei muito longa e com algumas especificações que não eram o que pensava para minhas trilhas, se precisares algumas fotos tenho todas!! Outra coisa, o Beko que publica o planetabuggy é aqui de Pelotas, minha cidade, meu amigo, parceiro que divide a mesma oficina! Que aliás a tempos vem me pedindo fotas da máquina para publicar no site do Planeta Buggy .
Se desejares ver alguns projetos legais vai a www.confrariadobuggy.com.br (http://www.confrariadobuggy.com.br) e vai até projetos especiais, verás a Maquina e outros ótimos projetos 4x4 e 4x2 com Aps e até com Omega seis cilindros!!! Vai lá!! Encontrarás coisas bem interessantes!!!
Grande abraço, Cesar.

cesarferreira
21/03/2010, 23:59
Hoje Ayrton Senna completaria 50 anos!
"Senna para Sempre".

Flávio, aquele dia acabou com a F1 para mim!! Eu que assisti vários grandes premios antes daquele triste dia, nunca mais achei graça na F1!! olha que torci para o Emerson, Pace, Wilson, Piquet, etc.. Não tem mais graça! ano passado quase que o Massinha me despertou a antiga vontade de assistir, aí a Ferrari acabou com o sonho! F1 nunca mais!!
Valeu Senna!!!
Abraço Flávio, isso realmente me comove!!

Troller-a-vista
22/03/2010, 00:08
Cesar, estou no planeta ha alguns anos ja, inclusive no forum, gosto muito do site deles, o da confraria conheci faz pouco tempo, tenho pesquisado muito la, inclusive sobre buggys para trilha.

nao tenho nem conhecimento nem capacidade para realizar uma empreitada como a tua, soh posso babar pelo resultado mesmo.

tem msn?

pq trocou a cor do machina pra branco nos videos do confraria?

cesarferreira
22/03/2010, 00:17
Cesar, estou no planeta ha alguns anos ja, inclusive no forum, gosto muito do site deles, o da confraria conheci faz pouco tempo, tenho pesquisado muito la, inclusive sobre buggys para trilha.

nao tenho nem conhecimento nem capacidade para realizar uma empreitada como a tua, soh posso babar pelo resultado mesmo.

tem msn?

pq trocou a cor do machina pra branco nos videos do confraria?

Bixo, para o que precisares estou em cesar.buggy@gmail.com ou em www.confrariadobuggy.com.br (http://www.confrariadobuggy.com.br) e sempre aqui no brasil4X4, basta mandar uma mensagem que logo eu respondo!! Lá no site tem vários videos feitos de dentro da máquina!! Agora vou tentar filmar de fora para que Vcs. possam entender minha paixão pela bichinha!!
Abraço, cesar

Troller-a-vista
22/03/2010, 00:40
tem um topico q eu criei no forum OUTROS (abaixo do forum do troller) sobre buggys e trilhas.. da uma olhada la

Vou tentar ajudar meu vizinho que esta com um kadron (pra nao dizer que vou deixa-lo gastar o $$ e as dores de cabeca pra depois comprar auheuhae), em processo de reforma, por isso fiz o topico.

Da uma olhadinha la se possivel.

Qto aos videos, ate eu que sou bobo e careca to apaixonado, pra mim vc construiu um 4x4 perfeito para trilha, embora nao muito pra andar na cidade... mas ai eh questao de gosto!

To adorando acabei de ler o topico inteiro.

Qto fica +- o preco de montar uma igual (mas com motor ap ou outro menos custoso que um audi...)?

cesarferreira
22/03/2010, 13:53
tem um topico q eu criei no forum OUTROS (abaixo do forum do troller) sobre buggys e trilhas.. da uma olhada la

Vou tentar ajudar meu vizinho que esta com um kadron (pra nao dizer que vou deixa-lo gastar o $$ e as dores de cabeca pra depois comprar auheuhae), em processo de reforma, por isso fiz o topico.

Da uma olhadinha la se possivel.

Qto aos videos, ate eu que sou bobo e careca to apaixonado, pra mim vc construiu um 4x4 perfeito para trilha, embora nao muito pra andar na cidade... mas ai eh questao de gosto!

To adorando acabei de ler o topico inteiro.

Qto fica +- o preco de montar uma igual (mas com motor ap ou outro menos custoso que um audi...)?

Olá amigo, para minha alegria a Maquina Blue está emplacada, com selo na placa e INMETRO feito!!! Portanto rodo na cidade sem problemas!! E mais costumo sair com ela pelo menos 2 ou 3 vezes por semana até mesmo para traballhar e costumo viajar num raio de até 200km várias vezes ao ano, até mesmo no inverno que por aqui é bastante frio! Tenho uma abertura na antepara dianteira que permite a entrada do ar aquecido pelo radiador para usar nos dias frios!! é isso aí a Maquina tem "ar quente"!!
quanto a custos já disse aqui pelo forum: fiz questão de colocar no lixo todas as notas de compra, mas como levei bastante tempo planejando, projetando e construindo consegui garimpar peças e materiais a preços ótimos, o motor foi o maior achado, olha só como foi: já estava contruindo a Maquina e já estava quase na hora de comprar o motor quando num sábado a noite um mecânico conhecido me ligou lá pelas 22:00 horas com o seguinte papo - Cesar estás procurando um AP 2.0? A loja de peças usadas aqui perto da minha casa foi vendida e o dono que está me devendo uma boa grana me disse que tudo que eu conseguisse vender até a meia-noite ficaria pelo pagamento da dívida após isso a empresa seria do novo dono! Cesar lá tem um Ap 2.0 que ele disse ser novo, quero R$1500,00! Já estava barato mas estava curto de grana e fiz a seguinte proposta - Tenho R$850,00 na carteira, se não conseguires ninguém ate às 24:00 pago isso aí, em dez minutos ele ligou e aceitou a proposta!
O melhor era que nem ele nem eu sabíamos que motor era! Pegamos uma camionete e lá fomos nós retirar o motor as 23:00, tu não imaginas a surpresa quando vimos o que estava pendurado numa "girafa" nos esperando, só deu para ver que tinha o conjunto de borboletas e a tampa com fluxo cruzado, na nota constava motor VW 2.0 do Golf GTX! Paguei o cara e fui para casa dando risada!! às vezes é preciso ter sorte!! O bloco e a tampa é mesma do Audi inclusive está estampado no motor os símbolos da Audi e da VW!!! Até hoje custo a acreditar!!!
Abraço, Cesar

cesarferreira
22/03/2010, 14:12
Olá Belchior, Flavio e Leo, realmente os raiadores que são como uma serpentina são radiadores de óleo, tem grande capacidade de resfriar mas tem pouca vazão de líguido! e maioria dos radiadores são de tubulação horizontal (oblonga) com saída da água no outro lado - direto!! No entanto existem alguns radiadores em que a entrada e a saída da água são do mesmo lado, estes são divididos ao meio e a água na parte superior vai para o outro lado e pela parte da baixo volta para o lado anterior e sai do radiador, semelhante mas mais simples que o modelo do Flávio, porém aquele modelo não é tão dificil de executar, é só acrescentar mais desvios! A vantagem seria aumentar a capacidade de resfriamento! porém a velocidade de vazão do radiador fica diminuída, tem que dimensionar bem!
Me informou o cara lá da fábrica que radiadores deitados ou em diagonal com a frente se usa em motores que necessitam trabalhar aquecidos e não podem esfriar demais para não perder potência, por exemplo carros de corrida, onde o resfriamento pode ser desta maneira melhor controlados pelos pilotos!!
Abraço, Cesar
esta semana irei até a fábrica para ver se fotografo e se faço um orçamento do projeto do Flavio Cadore!!
Abç

Flávio Cadore
22/03/2010, 20:21
Cesar, se vc pretende fazer um protótipo atente para a área dos tubos...se a entrada tiver 30 mm de diâmetro a área destes 30 mm será de 706 mm² então a área dos caninhos deverá ser maior (2 ou 3 vezes se der) para não restringir a passagem da água. Se o diâmetro dos tubinhos for de 10 mm terá uma área de 78 mm²...dividindo-se as áreas dará 9 tubinhos...vezes 2 ou 3....se não tiver tubos suficientes dá para usar apenas uma divisão em vez de duas....barbadinha...mas tem fubos a "fuséu" lá dentro...

cesarferreira
22/03/2010, 20:39
Cesar, se vc pretende fazer um protótipo atente para a área dos tubos...se a entrada tiver 30 mm de diâmetro a área destes 30 mm será de 706 mm² então a área dos caninhos deverá ser maior (2 ou 3 vezes se der) para não restringir a passagem da água. Se o diâmetro dos tubinhos for de 10 mm terá uma área de 78 mm²...dividindo-se as áreas dará 9 tubinhos...vezes 2 ou 3....se não tiver tubos suficientes dá para usar apenas uma divisão em vez de duas....barbadinha...mas tem fubos a "fuséu" lá dentro...

Olá Flavio, não sei se vou me fazer entender, mas vamos lá: a maneira que obriga a água a fazer as curvas é o isolamento entre os conjuntos de tubos em que á agua vai e outro conjunto em que água vem! é mais ou menos como se tivéssemos um radiador ligado a outro em que a água passa em sentido contrário!! se fizermos vários radiadores com com sentidos diferentes basta unirmos um ao outro sucessivamente e aí teremos um grande radiador em que a água passeará por um trajeto muito maior!!
Vou ver se convenço o cara lá da fábrica e depois falo para voces!!
abraço, Cesar

Flávio Cadore
22/03/2010, 21:08
Cesar, entendi sim mas aí vai ter que ter a entrada e saida no mesmo lado...nunca ví um assim ( ainda). Se for fabricar um de metal dá para colocar a entrada e saída do mesmo lado. Geralmente os de carros usam as tampas de plástico, não sei se dá para fazer as tampas de metal para um radiador "comercial", aí é com vc a "parada".

cesarferreira
22/03/2010, 21:21
Cesar, entendi sim mas aí vai ter que ter a entrada e saida no mesmo lado...nunca ví um assim ( ainda). Se for fabricar um de metal dá para colocar a entrada e saída do mesmo lado. Geralmente os de carros usam as tampas de plástico, não sei se dá para fazer as tampas de metal para um radiador "comercial", aí é com vc a "parada".

Flavio, desses que entra e sai do mesmo lado, estive com um na mão ainda hoje!! não descobri de que carro era mas esta semana te digo, e tem pronto de um tamanho bem grande!! vou descobrir e fotografo e te mando a foto e as especificações!!

Em tempo: as bocas são de plástico!! não sei porque a preferencia, mas são de plástico!!

Voltando ao assunto de como refrigerar a Máquina Blue,. hoje testei a nova ventoinha da Renault com 39cm de diametro, cara "encheu" toda a frente do radiador do Monza (que é grande prá cacete!!), mete um vento que dá medo de esfriar demais, semana que vem termino a montagem após a reforma, vou para a trliha e te conto o resultado na prática!!

abraço, cesar

Belchior Belmonte
22/03/2010, 21:25
Obrigado a todos pelas informações, se os problemas percistirem eu irei abrir a bomba d`água pois nunca tinha pensado nisso. Acredito que uma bomba nesse estado não emite som estranho nenhum, só se estiver com folga. Quanto a radiadores, a termodinâmica é que rege tudo, pode por quase na horizontal como nos hunvee que nào adianta. Digo isso pq eu já participei da fabricação de vários radiadores para minhas saveiros. Fim de semana fui a Novo Hamburgo e aproveitei para dar uns "guenta" no carro que se comportou bem, mas descobri que a mínima (mínima mesmo) diferença abaixo do nível máximo de água já causa sensível aquecimento. Muito aobrigado e deixo o espaço livre para falarmos da máquina Blue que é o assunto desse tópico.

cesarferreira
22/03/2010, 21:41
Obrigado a todos pelas informações, se os problemas percistirem eu irei abrir a bomba d`água pois nunca tinha pensado nisso. Acredito que uma bomba nesse estado não emite som estranho nenhum, só se estiver com folga. Quanto a radiadores, a termodinâmica é que rege tudo, pode por quase na horizontal como nos hunvee que nào adianta. Digo isso pq eu já participei da fabricação de vários radiadores para minhas saveiros. Fim de semana fui a Novo Hamburgo e aproveitei para dar uns "guenta" no carro que se comportou bem, mas descobri que a mínima (mínima mesmo) diferença abaixo do nível máximo de água já causa sensível aquecimento. Muito aobrigado e deixo o espaço livre para falarmos da máquina Blue que é o assunto desse tópico.

Olá Belchior, qual é o seu motor? está "mexido"? quais as modificações? qual o espaço para o radiador? na frente ou atráz?
as soluções para seu carro poderão ser importantes para aperfeiçoar a Maquina Blue, tudo é assunto para a Máquina!!
Abraço, Cesar

Fernando Assis
23/03/2010, 08:57
Cara, até agora não sei qual é o motor que vc usa!!! Li apenas motor de audi A3, que tem o 1.6 8v, 1.8 20v aspirado, 1.8 20v turbo (150 e 180cv), além do 2.0 (acho que 16v) turbo de 200cv. Diz aí qual é!
Parabéns pela máquina, realmente show de bola! Diversão pura com certeza!!! Vi que vc é gineco! Sou uro e to afim de montar algo para aliviar o estresse nos finais de semana. Tenho um baja. Devo pegar um 4x4 e tenho vontade de montar uma gaiola futuramente!

cesarferreira
23/03/2010, 12:50
Olá Fernando, é 2.0 porém sem o turbo e a injeção eletronica!! estou usando um carburador 3E e acho que vou mudar para o 2E. Acredito que ande próximo aos 140HPs.
Abraço, Cesar.

leobnaval
23/03/2010, 18:00
Por que trocar o 3E pelo 2E?

Abraços

nilaraujo
23/03/2010, 20:07
FABRICO BUGGY COM MOTOR AP E RADIADOR TRASEIRO E NÃO ESQUENTA DE FORMA ALGUMA!!!! SOU SÓCIO DO CLUBE DO BUGGY CEARÁ E USAMOS OS BUGGYS NO LIMITE.
O RADIADOR É UM HORINZONTAL COM DUAS VENTOINHAS, UMA EXALTANDO E OUTRA VENTILANDO.

http://api.ning.com/files/wt0NcYabOtApwpSz-vtbu5MNl7W5tqMmpRWCFQTEfGE_/DEZ36.jpg
http://api.ning.com/files/7AmHu-AXkKLgMwTVVQ0U-BD8indSuXkWQ0DWU8*3Ju7Da5ka1iu3ZikwTQsib-7NR*eCloS38P5vON4zWKdjxx6luQ2wPxlt/ROBDSC033253.JPG

cesarferreira
24/03/2010, 00:26
Por que trocar o 3E pelo 2E?

Abraços

Olá Léo, está gastando demais (o que diminui minha autonomia nas trilhas selvagens que ando fazendo) e estou convencido que vou economizar sem perder potência!
Abç, Cesar

cesarferreira
24/03/2010, 00:32
Olá Nil, bela traseira tem o Catuípe!!
Quando falas em horizontal te referes a orientação da tubulação do radiador? Ainda não tinha visto nessa posição traseira bem baixa e atráz do motor!! Não suja muito com areia ou barro? Os motores das ventoinhas não molham com muita facilidade? Não estragam muito mais?
Desculpa tanta pergunta.
Abç, Cesar

COL
24/03/2010, 16:13
Ola sei que este topico não esta mais se movimentando mais eu queria perguntar.Cezar esse diferencial de omega ai ele ronca durante as trilhas ele e bom?As homocinéticas fazem estalos?ela ficou boa pra barro(barro lama Trilhas pesadas mesmo)?Tenho um Niva e tenho interesse de colocar esse diferencial na traseira.

Flávio Cadore
24/03/2010, 18:35
Ola sei que este topico não esta mais se movimentando mais eu queria perguntar.Cezar esse diferencial de omega ai ele ronca durante as trilhas ele e bom?As homocinéticas fazem estalos?ela ficou boa pra barro(barro lama Trilhas pesadas mesmo)?Tenho um Niva e tenho interesse de colocar esse diferencial na traseira.

Amigo, o diferencial do Omega não serve para o Niva. O do Omega é só a "bolota" e usa homocinéticas e o do Niva é eixo rígido.
O do Omega serviria para a dianteira mas tem que adaptar bastante coisa...acho que até não valeria à pena.

cesarferreira
24/03/2010, 21:33

Olá Col, não entendi o que vc quiz dizer com "não está se movimentando" estamos com uma média de 1000 acessos por semana!!
Bem em relação ao diferencial do omega ele é ótimo!! infelizmente não serve para teu Niva, o Flávio na resposta acima já te esplicou, como seria de esperar do Omega ele nunca ronca e as homocinéticas não tem por que estalar!! Existem tres ou quatro relações de diferencial do Omega os meus são 1:3,9 os outros tem uma relação mais leve (longa).
Se desejares outras informações, pergunta que receberás a resposta!
Cesar

Alexandre Magri
25/03/2010, 11:21
olá Cesar,

parabéns pelo equipamento, ficou fantástico e além de tudo a maquina tem muito estilo, muito bom.
Ajuda um leigo com um duvida, estou querendo montar alguma coisa parecida, tenho uma caixa de transmissão da S10 e quero usar, vc teve que inverter alguma coisa na caixa para as rodas rodarem na mesma direção?

abraço!

cesarferreira
25/03/2010, 22:51
olá Cesar,

parabéns pelo equipamento, ficou fantástico e além de tudo a maquina tem muito estilo, muito bom.
Ajuda um leigo com um duvida, estou querendo montar alguma coisa parecida, tenho uma caixa de transmissão da S10 e quero usar, vc teve que inverter alguma coisa na caixa para as rodas rodarem na mesma direção?

abraço!

Olá ALexandre, obrigado por admirar a Maquina, no meu caso eu usei o conjunto de motor caixa de marchas e caixa de redução ao contrário, todos de tráz para a frente, e resolvi o problema do sentido da tração colocando os dois diferenciais de cabeça para baixo!! É isso aí de cabeça para baixo! Em alguns diferenciais é possível trocar o pinhão de lado em relação a coroa do diferencial, e isso faz inverter o sentido da tração, no caso dos Omega que eu usei não dá então coloquei de cabeça para baixo!
Vc pensa em usar motor traseiro? se for dianteiro não há problema.]
Vc vai usar caixa de redução depois da caixa de marchas?
Que diferencial Vc pretende usar? com eixo rígido, com semi-eixos flutuantes?
Amigo tudo isso interfere na solução! sabendo suas pretenções podemos colaborar com a solução!
Abraço, Cesar

Alexandre Magri
26/03/2010, 08:44
oi Cesar,

me corrija se eu estiver errado, a idéia é usar o cambio do chevette com a caixa de transmissão da S10, o motor será traseiro, os diferenciais tb serão do omega, acho que da certo. Agora não sei se essa caixa de transmissão da S10 tb tem algum tipo redução. Tb tenho umas duvidas no câmbio, no caso do cambio do chevette acho que vou vou ter que montar alguma alavanca com varão. Vc montou assim ou tem outra solução? se tiver umas fotos coloca pra gente.

abraço, Alexandre.

cesarferreira
26/03/2010, 13:38
Olá Alexandre, já existem essas fotos neste tópico (acho que pela página 10 ou perto), da maneira que estás falando basta colocar os diferenciais invertidos (funcionam bem, acabo de revisa-los após 5000km e estão OK) não sei se a caixa da S10 tem redução, fico pensando se não é muito grande e e pesada para uma gaiola. De repente é melhor vende-la e procurar algo mais leve! Compara o tamanho e peso com a do Niva por exemplo e avalia! às vezes aproveitar algo que a gente tem acaba complicando mais que economizando! A vant6agem da S10 é que podes desligar a tração e usar roda livre para teus deslocamentos fora da trilha, apesar que a tração permanente com a caixa do Niva nunca me atrapalhou.
Se não encontrares as fotos me avisa que posto de novo!
Abraço, Cesar

COL
26/03/2010, 14:46
Esse diferencial ai eu gostaria de tentar colocar ele na traseiro ou seja pra não fica mais eixo rigido vai fica com homocineticas e aproposito,eu acho que e possivel instalar esse diferencial na traseira do Niva.
Você não tem nem um video dela passando em atoleiro?se Tiver posta ai fazendo favor.

Flávio Cadore
26/03/2010, 17:54
oi Cesar,

me corrija se eu estiver errado, a idéia é usar o cambio do chevette com a caixa de transmissão da S10, o motor será traseiro, os diferenciais tb serão do omega, acho que da certo. Agora não sei se essa caixa de transmissão da S10 tb tem algum tipo redução. Tb tenho umas duvidas no câmbio, no caso do cambio do chevette acho que vou vou ter que montar alguma alavanca com varão. Vc montou assim ou tem outra solução? se tiver umas fotos coloca pra gente.

abraço, Alexandre.

Alexandre, eu faço as minhas palavras as do Cesar quando indicou trocar a sua T-case de S10 por outra e eu indicaria a do Niva mesmo. Por que? Porque a T-case da S10 não deve ter diferencial acoplado.
Se a S10 não tiver vai ser ruim andar rápido traçado e que na T-case do Niva não vai te dar problema nenhum e ainda vai te eliminar os problemas que poderão vir com tamanhos de pneus diferentes ( até por desgaste desigual).
Pense no caso, e ainda a T-case da S10 deve ser mais cara do que a do Niva, vai sobrar uns trocos...

Flávio Cadore
26/03/2010, 17:57
Esse diferencial ai eu gostaria de tentar colocar ele na traseiro ou seja pra não fica mais eixo rigido vai fica com homocineticas e aproposito,eu acho que e possivel instalar esse diferencial na traseira do Niva.
Você não tem nem um video dela passando em atoleiro?se Tiver posta ai fazendo favor.

Col, possível é mas vai sair caro que vc mesmo não o fizer.

cesarferreira
26/03/2010, 22:48
Col, possível é mas vai sair caro que vc mesmo não o fizer.

Caro e desnecessário, o Niva já anda muito bem como é não vejo vantagem em modificar o projeto, além do que vai passar a ter relações de diferencial dianteiro e traseiro diferentes, tá certo que o diferencial central compensa mas não há porque forçar a barra sempre.
Não vejo vantagem!

leobnaval
27/03/2010, 17:26
Caro e desnecessário, o Niva já anda muito bem como é não vejo vantagem em modificar o projeto, além do que vai passar a ter relações de diferencial dianteiro e traseiro diferentes, tá certo que o diferencial central compensa mas não há porque forçar a barra sempre.
Não vejo vantagem!

Mas se bloquer o dif. central fu#eu...

Belchior Belmonte
27/03/2010, 18:54
Cesar Fereira, estive fora fazebdo trilhas involuntárias (traduzindo: trabalhando de trator rsrs), respondendo sua pergunta sobre a configuração do motor. Eu tenho um ap1.9 diesel. peguei o bloco de um ap 2.0 alcool, pistões e demais peças internas do ap diesel (via uruguai) uma bomba com mais avanço que a original vw, uma bomba injetora de fiat 1.7 diesel e uma tampa de cilindro vw diesel, nào sei informar qual especificação do motor desta tampa (sei que alemã, nào sei se e audi, vw ou seat) pois as válvulas sào mais compridas que as originais 1.9, revirei Brasil, argentina paraguai e uruguai para acahar. Agora descobri que poderia comprar o motor ap álcool e só trocar a tampa de cilindro. Eu tinha o radiador original do motor 1.9D argentino, de pé ao lado do motor (padrão gol) Ferveu!!! quando eu tinha o 1.6D usava esse radiador e era tranquilo. Hoje eu uso um radiador do gol bola mais alto, mais largo e nào ferveu por pouco nesta semana, ainda nào acredito que a junta está inacta. Hoje eu fiz uns furos na válvula termostática, demora a esquentar e representa que a temperatura nào chega tão no máximo. meu sonho era por um blower, mas como já tenho dirç hidr e ar condicionado (tudo com uma correia só) nào tenho espaço para o blower, só se eu fizesse uma polia para duas correias. hoje eu nào tenho o radiador do ar para evitar aquecimento, estou procurando um lugar para coloca-lo sem ser na frente do outro. aceito sujestões pois acho que vou ter que fazer um scop.

Flávio Cadore
27/03/2010, 19:32
Belchior, só por curiosidade, o pistão do AP diesel tem a "cabeça" mais espessa.
É possível transformar um AP à gasolina para diesel, um parente meu fez e andou um tempão fazendo 22 km/l.

cesarferreira
27/03/2010, 21:03
Belchior, quueeee engenharia!!!! Já que a coisa vai no nível de toda essa obra, vc tem a chance de utilisar um radiador maior (no caso da máquina eu usei o radiador do Monza com ar e hoje estou com ventoinha da Senic), ou fabricar um com uma colmeia mais espessa (grossa) e colocar duas ventoinhas, uma esaustando e outra ventilando!! Pode funcionar e desta maneira poderia fabricar do tamanho exato da disponibilidade de espaço.
No meu caso ainda não testeia configuração com ventoinha maior (Senic) antes usava a do gol, mas acho que vai sobrar capacidade de resfriamento.
HOje de manhã sobrou um tempo e fui até a fabrica de radiadores mas estava fechada, vou tentar achar um tempinho semana que vem para as fotografias prometidas e vou falar no teu caso.
Cara manda umas fotos para a gente se entender melhor.
Abç, Cesar.

Belchior Belmonte
28/03/2010, 16:55
vou ficar devendo a informação pq nunca lidei com motor a gasolina. A gasolina pra mim só motoserra e por causa do óleo 2 tempos que vai junto rsrsrs. Mas eu nào sei a medida, mas um ap álcool pode ser transformado em diesel sim. Já foi feito, conheço vários carros no Uruguai (gasolina) e Brasil assim. Tem um niva daquí da minha cidade com motor ap 2.0 álcool tampa comando e bomba do 1.6 e está muito bem, e com radiador do niva trabalha até gelado. Sei que deve ser álcool pq esse motor aguenta a potência maior que gasolina. De dado técnico posso dizer que se usar o pistão do álcool o motor não fica com uma taxa tão elevada, característica dos ap diesel. A câmara do älcool é maior. e com taxa menor fica um pouco mais chocho mas mais durável. Pode ser feita muita miscelênia, bloco ap 2.0 bomba bosh 1.6 mexida e tampa 1.6 com comando 1.6 e junta 1.9. tudo isso com tampa 1.6 e comando 1.9. igual ao meu, bloco 2.0, tampa 1.9 e bomba lucas fiat 1.7. já usei esse motr com tampa 1.6 e comando 1.9 e vai bem. minha saveiro com direção hidrúlica e ar (desligado)e diferencial mais longo do santana está fazendo 17,5 km/l andando a 100km/h. com motr 1.6 fazia 14 a 15.

Belchior Belmonte
28/03/2010, 17:11
cesar, me explica o que seria "colocar duas ventoinhas, uma exaustando e outra ventilando!!". seria uma atrás como original e outra na frente? E tb quando vc fala em vantuinha maior vc fala de tamanho físico, maior rotação ou maior capacidade de ventilação (vazão de vento). dois motores de ventuinha não seriam demais para o sistema elétrico e principalmente bateria. Quanto a fotos posso até enviar (vou ter que descobrir como anexar) mas é o básico do gol sem nada excepcional aparente, motor e o radiador ao lado esquerdo do mesmo.
Venho acompanhando esse site a vários anos para fazer uma gaiola, mas decidi montar um quadriciclo 4x2 tendo como base uma cg125, pneus aro 13 de carro. Isto devido a problemas de deslocamento que uma gaiola apresenta (documentos e reboque) e a ausência de trilhas na minha cidade. Mas se fosse montar, depois de ler todos os tópicos de gaiola, atualmente prefiro soldar duas dianteiras de gol Bx uma seria a traseira da outra e teria uma gaiola 4x4 com motor trasiero.

cesarferreira
28/03/2010, 19:19
É isso mesmo, um ventilador na frente e outro atráz girando em sentidos contrários ampliando assim a quantidade de ar que passa pela colméia para esfriar, e a ventoinha maior é maior mesmo em tamanho e capacidade de ventilar (no caso da Maquina escolhi o da Renault por serem muito grandes 39cm de diametro e o da Senic é mais potente com duas velocidades e maior passe na hélice), acredito que com o altenador funcionando bem os dois motores não são demais em consumo, já vi isso sem problemas com motores de ventoinha mais antigos a mais gastadores, funciona bem.
Aqui mesmo no tópico o Nil lá de Fortaleza que fabrica o Buggy Catuype, postou uma foto do buggy com radiador traseiro com duas ventoinhas.
No entanto colmeias mais grossas esfriam mais só precisam de boas ventoinhas.
Abç, Cesar

Tchê 4x4
28/03/2010, 19:44
Interessante esse esquema de duas ventoinhas Cesar. Com certeza deve melhorar bastante na refrigeração...

Pode me dizer onde vc encontrou essa ventoinha da Renault Scenic?... Valeu.

Belchior Belmonte
28/03/2010, 20:18
cesar eu tenho problemas de espaço, vc já me deu várias dicas que poderia utilizar, mas nào posso fugir do padrão vw, por mim já tinha colocado um radiador de Toyota bandeirante ou Mercedes 608, pq não ha espaço para nada. Mas eu nào sabia que a ventuinha do scenic tinha 2 velocidades e passo diferente. Como funciona essas 2 veloc ? Seria possível e ou vantajoso usar somente o motor desse ventilador montado no suporte vw? quanto ao passo da hélice só poderia utilizar se eu recortar a hélice do scenic mas acho que perde eficiência. Estou pensando em colocar o motor do ventilador scenic no meu Radiador e o original passar para frente do rediador com uma chave no painel. Em avião se vc mantiver a hélice e aumentar só potência de motor ela "traciona em falso" é necessário adequar potência e passo de hélice. Se eu utilizar só o motor posso nào atingir desempenho ideal. Começo a pensar nessa sua idéia de 2 ventuinhas. Segue a busca por lugar para radiador de ar condicionado. Amanhã vou testar o carro com a válvula termostática furada, fiz 2 furos pequenos nela.

cesarferreira
28/03/2010, 21:23
OK!! Desculpa!! :parede:Agora entendi, verifica se tem espaço para radiador do mesmo tamanho e mais espesso (grosso) aí veremos que motor usar.
Realmente cada motor foi calculado para sua hélice e misturar não é bom, vai perder rendimento.
Outra alternativa no teu caso seria fabricar uma carenagem que coubesse duas ventoinhas do mesmo lado.
Se optares por colocar uma ventoinha ventilando(empurrando o ar) não deves usar carenagem na que vai na frente.
Acredito que tudo ficará mais fácil se puderes usar um radiador mais espesso.
Abç, Cesar

cesarferreira
28/03/2010, 21:31
Pode me dizer onde vc encontrou essa ventoinha da Renault Scenic?... Valeu.
Buenas Tche, a minha o pessoal da Daisul me conseguiu de um carro batido, mas lá no Schimdt eu vi duas ou tres! É grande paca, vai ficar bom.

Tchê 4x4
28/03/2010, 22:02
Valeu Cesar, vou dar uma olhada lá, pois "jaque" to dando uma geral no radiador e sistema de arrefecimento to pensando em botar uma maior...

Só mais uma coisinha, essa ventoinha é motor baixo ou aqueles mais altos, pra trás?...

Abraço.

cesarferreira
28/03/2010, 22:03
Buenas Tche, e dos baixos e faz um temporal!:concordo:

Tchê 4x4
28/03/2010, 22:26
Buenas Tche, e dos baixos e faz um temporal!:concordo:
Bôa Cesar, é deste mesmo que preciso. Essa semana vou dar uma passada lá pra pegar um pra mim...

Muito obrigado, grande abraço.

Belchior Belmonte
28/03/2010, 23:48
Cesar depois de seus conselhos bati o martelo e vou colocar uma ventuinha original vw na frente (lógico que sem carenagem) mas ainda não sei se com chave no painel ou ligando junto com a outra. Quanto radiador estou com o mais grosso e alto que posso ter e que se tem notícia para motor ap. Fora isso só que passe para algo de caminhão. Amanhã vou fazer uma viajem e experimentar a vávula termostática furada, dependendo já volto com a segunda ventuinha. Quero aproveitar parte da carenagem para fazer a fixação da ventuinha. Se eu simplesmente colocar a ventuinha na posição normal de puxar ar, mas na frente do radiador e inverter os polos negativo e positivo do motor elétrico eu teria o motor girando ao contrário e empurrando vento?

cesarferreira
29/03/2010, 13:46
Cesar depois de seus conselhos bati o martelo e vou colocar uma ventuinha original vw na frente (lógico que sem carenagem) mas ainda não sei se com chave no painel ou ligando junto com a outra. Quanto radiador estou com o mais grosso e alto que posso ter e que se tem notícia para motor ap. Fora isso só que passe para algo de caminhão. Amanhã vou fazer uma viajem e experimentar a vávula termostática furada, dependendo já volto com a segunda ventuinha. Quero aproveitar parte da carenagem para fazer a fixação da ventuinha. Se eu simplesmente colocar a ventuinha na posição normal de puxar ar, mas na frente do radiador e inverter os polos negativo e positivo do motor elétrico eu teria o motor girando ao contrário e empurrando vento?
Não dá para inverter os polos, senão perde eficiencia da hélice, tem que instalar na mesma posição da ventoinha normal apenas sem carenagem e na frente do radiador, por isso tem que ser com motor dos baixinhos e não aqueles compridos para tráz, acho que vai ser suficiente! Melhor com chave no painel.
Quanto a espessura da colméia te falo em fabricar um no tamanho do teu e mais espesso, aqui se consegue!
Abç, Cesar

Belchior Belmonte
29/03/2010, 19:18
Certo, com motor estreito pode ser. Mas acredito ter solucionadomeu problema, pelo menos até agora parece ter dado certo. 4 furos de 4 mm na termostática, até agora ficou muito bom.

cesarferreira
30/03/2010, 13:41
Certo, com motor estreito pode ser. Mas acredito ter solucionadomeu problema, pelo menos até agora parece ter dado certo. 4 furos de 4 mm na termostática, até agora ficou muito bom.

OK Belchior, estive falando com um mecânico uruguaio meu amigo, diz ele que essa modificação é muito comum lá no Uruguai, pois fica mais barato que importar um motor diesel, e que esse problema eles ou resolviam retirando a válvula termostática ou usando o radiador do Passat Iraquiano com ar mais um pequeno radiador entre o parachoque e a grade (não sei entendi direito) pois o que o motor precisa é mais circulação de água e que assim resolviam bem o problema! Sendo assim acredito que teus furos poderão ser suficientes e se não forem começa retirando a válvula termostática e experimenta.
Abraço, Cesar

Belchior Belmonte
30/03/2010, 23:43
minha transformação tb foi feita no uruguai! Será que entendi direito! fora o o radiador do passat iriquiano (Brasilis no iraque) tem mais um radiador parecido com aqueles radiadores de óléo? Mas acho que acabo de solucionar o problema. Depois de anos de pesquisa e alterações mecânicas e investimento eu tenho uma saveiro diesel confiável, econômica e de bom desempenho, de quebra eliminei o problema mortal destes carros. Mas obrigado pelas dicas, elas fora fundamentáis. Meu mecânico do Brasil acha que tirando a vávula termostática a água esquenta circula rápido e não esfria o suficiente e está circulando novamente. Eu penso diferente, ela não tem tempo de aquecer até atingir a temperatura ideal do motor e começa circular mesmo meio fria. quem estiver a fim de usar um motor desses em jipes é barabada (niva e samurai principalmente), é só manter o radiador original. Quanto a seu mecânico uruguaio, peça para ele te mostrar um carro com motor toyota 2.0 diesel (é de laragar a família) é caro mas é o melhor motor do mundo. já vi willys com ele e ficou ótimo.

Belchior Belmonte
30/03/2010, 23:56
estive pensando, desde quando meu motor era 1.6 eu via aqueles argentinos kamicases na br 290 Dava uma inveja e isso me fez correr atras do 1.9 (vi que todos eram 1.9) e mesmo assim o meu aquecia. Agora pelo que disseste todos deviam estar sem válvula termostática. Não havia milagre nehnhum, mas tb nào eram originais. Lembro de um dia não conseguir ultrapassar um 147 diesel com 5 pessoas dentro mais um maleiro carregado. minha sorte foi que eu voei por cima de uns quebra molas, senão estaria atras dele até hoje. Peugeot e renault diesel é melhor sair da frente.

cesarferreira
31/03/2010, 13:13
Olá Bajeiro do Sul!

Amigo, a caixa de tração do Niva tem diferencial central e bloqueio deste diferencial, além do que tem também redução e a tração é permanente! Em tração longa a relação é de 1,2:1 e em reduzida 2,13:1.
Abç
Cesar:-D

Belchior Belmonte
31/03/2010, 13:24
cesar depois de tudo pronto quantos quilos pesa sua gaiola?

cesarferreira
31/03/2010, 21:38
Belchior, ficou pesada, exagerei na resistência da tubulação usei tubos de 50mm com parede de 4,5 e 5,5mm e perfis de 2X8 pol. e perfis 5X2 pol e parede de 5mm, detalhes em chapa grossa, até as grades ficaram exageradas, motor, caixa, caixa de tração, dois diferenciais, dois cardãns, fibra caseira muito espessa, quatro rodas grandes. Total carregado e abastecido 750kg!!
Quando comecei a construí-la, havia a pouco passado um aperto com uma estrutura muito fraca e gastado uma de minhas sete vidas, hoje mudaria as especificações da tubulação e do perfil do santo antonio para algo mum pouco mais leve, apesar de que tenho 1hp para cada 5kg, e como até hoje não encontrei problemas pelo peso já estou até achando que uma é boa relação!
Abraço, Cesar

Flávio Cadore
31/03/2010, 21:58
Não achei pesada não, a minha que é 4x2 pesa 610 kg.

cesarferreira
31/03/2010, 22:00
Era meu peso alvo 600kg!
Gostei da suspenção da tua gaiola na quele vídeo do buraco da ????, só não entendi porque estava usando pneu liso atráz e biscoito na dianteira!
Abraço, Cesar

Flávio Cadore
31/03/2010, 22:07
É que na semana anterior eu bati numa pedra e destruí o pneu e aro.
Antes disso eu comprei 2 pneus 185/60 R14 e 2 pneus 205/60 R14. Os 205 se mostraram grandes demais para a traseira por isso eu coloquei eles na frente e optei por andar com 2 lisos até chegarem os novos 185 ( eu ainda não tinha "esterpe").
Com os 205 a transmissão ficou longa demais.

cesarferreira
31/03/2010, 22:13
Melhor andar assim que ficar em casa!!
Abraço, vou viajar até o Uruguai no feriadão, vou ver se acho um para de diferenciais Mercedes (te mete!!!) para um projeto novo!! São mais leves que os Omega e lá acredito não serem caros pois tem muito! e tem a vantagem de se poder inverter o sentido da tração sem usa-los de cabeça para baixo! te conto na volta!

Flávio Cadore
31/03/2010, 22:22
Cesar, já que tu vais para o Uruguai dá uma procurada por uma caixa do "jipinho" ILTIS da VW, ele usava uma caixa que inspirou a AUDI à fazer os Audi Quattro.
O ILTIS usava 3 diferenciais e motor AP.
O que vc está tramando para o novo projeto? hehehe

cesarferreira
31/03/2010, 22:26
Cesar, já que tu vais para o Uruguai dá uma procurada por uma caixa do "jipinho" ILTIS da VW, ele usava uma caixa que inspirou a AUDI à fazer os Audi Quattro.
O ILTIS usava 3 diferenciais e motor AP.
O que vc está tramando para o novo projeto? hehehe
Deixa comigo, te falo na volta!
fiquei até com coceira!

leobnaval
31/03/2010, 23:33
Poxa Cesar usou tubos com parede muito grossa mesmo, na minha que os desenhos tambem estão sendo baseados no Ford EX eu já tava achando muito pesado e superdimensionado os tubos de 2" parede de 2,25...

Não vejo a hora de ver o que conseguiu no Uruguai.

Abraços, Leo

cesarferreira
01/04/2010, 20:43
Olá Leo, acabei saindo atrasado de Pelotas e cheguei no Uruguai já a noite, amanhã é sexta feira santa, e curiosamente aqui no Uruguai a semana santa eles chamam de SEMANA DEL TURISMO e pouca gente trabalha, mas estou em Punta del Este e bem ao lado tem uma cidade chamada Maldonado onde se encontra muita coisa, já sei que amanhã não vai dar, mas sabado vou tentar encontrar alguma coisa, porém se não der logo logo volto aqui em época melhor, mas vou fazer alguns contatos importantes com o pessoal do clube 4X4 de Maldonado que é bem ativo!
Quanto aos tubos, repara que a gaiola da máquina não tem muita estrutura como as outras costumam ter, acho importante que pelo menos na parte do habitáculo as paredes sejam bem fortes, é lógico que não precisam ser todas mas o para brisa santo, antonio, aquela união do meio e as laterais dos bancos, eu adoro que sejam aquele exagero!!! já estive em fria e nunca mais quero passar por aquilo, onde eu estiver tem que ser bem forte e bem amarrado!!
Abraço, Cesar

leobnaval
01/04/2010, 21:04
Realmente sua gaiola não possue muito travamentos (triangulação) devido ao design, mas mesmo assim acho que esta superdimensionado, mas antes assim carregando uns kiilinhos a mais, do que subdimensionado.

Boa sorte na procura e contatos, depois conta pra nóis hehehe.

Abraços

Belchior Belmonte
02/04/2010, 16:04
mais de 600 kg deixou de ser gaiola e passa a ser jeep. Mas o seu peso não inetrfere em nada. só deixa de lado uma das virtudes da gaiola. Pouca gente conheceu o vw Tarek, um 4x2 motor central 2.0 diesel, que precedeu o touareg no dakar. ele tinha 5kg/ cv.

cesarferreira
05/04/2010, 23:20
Olá amigos!
:oops:De volta ao Brasil com as mãos vazias! A semana do turismo uruguaio impossibilitou o garimpo e os contatos, mas retornarei:twisted: e aí encontrarei as peças que procuro, mas aproveitei para deixar alguns recados sobre o que estou procurando! No entanto Punta del Este continua linda e cada vez mais movimentada, desta vez tive o prazer de ser hospedado por amigos que vivem neste lindo lugar anexo a vista do apartamento onde moram e me receberam, frente a um convite para participar de um torneio de golf tive que abortar minhas maiores procuras, mas valeu a pena pelo programa e pela parceria!

cesarferreira
05/04/2010, 23:35
Realmente ficou pesada, mas felizmente tem motor para isso!!

Flávio, o Iltis eu já tinha ouvido falar e até acho que já vi uma foto, lá no uruguai, os poucos com que falei, não conheciam!

Belchior, houve um tempo em que aquele francês o Schlesser (ou coisa parecida) ganhava todos os Dakar com Buggies 4X2 e muito motor, e existiam muitos outros semelhantes na disputa, não lembro do Tarek mas devia ser aquela configuração da época motor central e pneus enormes e não muito largos e aquele enorme curso nas suspenções, gostaria de conhecer as especificações tecnicas! Realmente pelo peso é jeep, mas como a máquina começou na Confraria do Buggy, prefiro chama-la de buggy, mas a estrutura é gaiola enfeitada!

Fag, desculpa não ter novidades!

Quinta-feira vou viajar na Maquina após a reforma da embreagem, e desta vez 260km com um reboque de até 1500kg, vamos ver como se comportará, postarei as fotos!
Abraços em todos, Cesar

Fernando Assis
29/04/2010, 11:09
Daê Cesar, como vai.
Reli todo o tópico.
Sua máquina tem me tirado o sono, ehhee, não consigo deixar de pensar em ter uma semelhante.
Como vc disse em um tópico, é o sonho, já que tem beleza, potência e funcionalidade, que são desejos de amantes de trilhas. Acrescento a essas outras características fundamentais, que é a facilidade e custo de manutenção, pois usa componentes de carros conhecidos e que não são caros! Show de bola mesmo.
Foi muito feliz sua inspiração no ford EX. Vi fotos da confraria do buggy. Muito bom mesmo.
Eu quero fazer uma gaiola 4x4 mais longa, com 4 lugares. Tenho dois filhos e uma irmã que não aceitariam ficar de fora das trilhas de jeito nenhum, hehehe. Daí prefiro perder um pouco do desempenho off-road com um veículo um pouco mais longo, mas ganhar a companhia deles!!
Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc:
1 - A estrutura dela foi baseada em algum outro veículo como o "chassi" de fusca ou vc construiu do zero mesmo?
2 - Tinha tido a impressão que ela realmente parece baixa, mas vc disse que tá com vão livre de 45cm!!! Muito bom! Vi que usa os diferenciais de ômega, com semi-eixos e homocinéticas. De que carro são os semi-eixos e homocinéticas? Vi que não estão tão inclinados como vemos em algumas IRS. Tem recurso de subir mais um pouco o veículo se quiser?
3 - Fale sobre a suspensão dianteira e traseira.
4 - Comparando com a chetaah, vi que o motor da sua ficou bem mais alto! Isso deve-se ao fato do seu caso ser 4x4 e o motor ficar em cima do diferencial né! Em rodovias, no deslocamento, a estabilidade ficou boa com esse motor alto?
5 - Deve ter ficado uma delícia de dirigir/pilotar essa gaiola. Afinal 800kg é muito pouco para esse 2.0!!! Pelo que eu entendi, esse motor é o AP 2.0 8v de bloco alto (equipou os primeiros Golf GTI e GLX importados, além dos primeiros passat importados e hoje sai nos polo hatch e sedã, bora, golf e new beetle. Também usaram esse AP 2.0 de bloco alto associado a um cabeçote audi 16v para equipar os Gol e Parati GTI 16v! Vai que o seu é um desses 16V do gol/parati GTi!). Ele tem o mesmo curso/diâmetro do AP 2.0, mas tem bloco mais alto para possibilitar o uso de bielas mais longas, que reduzem a vibração e aspereza de funcionamento do AP 2.0 tradicional. Além disso tem cabeçote com fluxo cruzado, mais moderno e eficiente que o AP tradicional. Não parece ser o 2.0 do A3, já que esse só saiu nos últimos A3 e é 16v, tendo injeção direta de gasolina. Se ele for 8V, certamente não deve ter os 150cv que vc citou, já que injetado e a gasolina, rendia 116cv. Já viu se o seu é 8 ou 16 válvulas? Mas independentemente de qual motor seja, foi um achado pelo preço e acho que o motor foi o melhor que vc poderia ter escolhido, pois tem boa potência, excelente torque em baixa, suavidade de funcionamento, muito robusto e de manutenção mais fácil. Ou seja, tudo de bom!!!
6 - Freios de que carro vc usa?
7 - Sobre os para-brisas, vi fotos da instalação. Como foi feito? usou para brisas de algum carro (qual?) ou fez vidro laminado sob medida?
Gostaria de poder trocar idéias. Se tiver como me enviar a planta que vc citou, agradeço muito.
Outra coisa, vc legalizou a máquina com o colega Nil ou conseguiu por aí mesmo no sul? Pergunto pq certamente precisarei legalizar, senão ficará muito limitada para meu uso!
Finalmente: vi que vc disse que rasgou tudo que dizia o quanto tinha gastado. Mas ao menos por alto, tens noção de quanto vc ou o outro colega seu que construiu uma 4x4 gastou na brincadeira?

Flávio Cadore
29/04/2010, 19:09
Vou me meter na resposta, o motor é 16V e fluxo cruzado...

Fernando Assis
29/04/2010, 21:24
Vou me meter na resposta, o motor é 16V e fluxo cruzado...

Se for 2.0 16V, certamente é dos que eu falei, do Gol ou Parati GTi 16V. Esse motor tem o bloco alto, cabeçote de fluxo cruzado (como os do golf/polo/bora/new beetle) mas a VW adaptou um cabeçote audi de 16v.
Chegava a 145cv. Sendo o 16v, realmente deve beirar os 150cv quando bem alimentado por um 3E! Não tem tanto torque em baixa quanto o 8v, mas dá o troco em alta. E pra empurrar 800kg, dá e sobra!!! Um belo coração pra máquina!

Fernando Assis
04/05/2010, 10:05
Dr. César, cadê vc!!!

cesarferreira
10/05/2010, 13:00
Dr. César, cadê vc!!!
Ola Gurizada!!!
Ando muito atrapalhado ate dia 12, quarta feira volto com tudo!! fotos filmes e ate as plantas!
Abracos em todos, ate dia 12
Cesar:dance:

cesarferreira
12/05/2010, 22:21
Dr. César, cadê vc!!!

Olá Fernando, já estou pensando em um projeto que deverá ficar bem no que precisas (4X4 - 4 lugares), no entanto vou começar respondendo tuas perguntas:
1- Construi um chassis com ferro U Gerdau em uma especificação que é resistente a ferrugem, em forma de H, bem nas medidas do que necessitava.
2- Uso as homocinéticas do santana (são mais baratas) e fiz tulipas das homo do omega para adapta-las ao diferencial e as originais do santana na ponta da roda, o semi-eixo é o do santana com tamanho reduzido (aqui há um problema - é preciso saber soldar para que não quebre) até por isso não uso pneus 33, os semi eixos são inclinados para dar mais altura e não são reguláveis.
3- Uso as canelas do gol com mola traseira do chevette na dianteira e uma suspenção baseada na kombi com amortecedor traseiro da chevi e mola acho que do maverick (ou traseira do galaxy) não tenho certeza acontece que provei várias até achar a ideal (conforto e força).
4 - Não tenho o menor problema de estabilidade.
5 - Aqui cabe um explicação aos amigos, eu sempre trato como Audi pois é como dizem os parceiros em todas as trilhas em que chego no Uruguai (sempre se referem como AUDI acredito até que por lá exista algum audi mais antigo com motor similar), no entanto é o motor de 8 válvulas do golf GLX, no meu caso era de um bora, quanto aos talvez 140 ou 150 HPs é uma estimativa pelo preparo que foi feito na tampa e no comando (preciso colocar no dinamômetro para avaliar com certeza - já pensei várias vezes em fazer isso mas cada vez que vou para a trilha esqueço porque sobra motor), a potencia referida pelo motor original é de 115 HPs. Realmente eu procurava o motor de 8 válvulas porque a curva de torque sempre me diziam que tarzia mais potencia em baixas rotações, estou muito feliz com ele, não quero outro!
6 - Freio a disco Santana nas quatro, com dois circuitos em X com possibilidade de freiar uma ou outra perna deste X se for interessante para bloquear alguma roda que esteja patinando e transferir a potencia para as outras.
7 - Aquela gaiola que vc viu no site da confraria não é a máquina (minhas fotos da montagem estão dentro de um HD quebrado aguardando oportunidade de serem resgatadas) eu uso um parabrisas feito de vidro laminado reto (igual aos buggies), aquele que vc viu nó chamamos de "chalézinho de gramado" porque em certo teste ela apareceu com assoalho e parte da carroceria de madeira destas de fazer chalés, é uma gaiola enorme das dimenções do Omega e motor de 6 cilindros Omega e o parabrisa é o original do mesmo, aliás todas as peças são Omega. É grande até para quem quer 4 lugares! e quebra muito!!
8 - Bem mais barato que comprar e reformar um Jeep ou um desses japoneses como o que vc falou.

UUUFFAAA!!! Cansei.

Grande abraço

Cesar

Flávio Cadore
13/05/2010, 21:19
Cesar, não vou resistir: vc devia estar "enfiado" no serviço...hehehhe

Falando sério agora: eu fiz um desenho mostrando o procedimento para a solda dos semi-eixos. No torno se faz um furo, eu faço de 10 mm, onde será encaixado o pino que foi feito no outro lado do semi-eixo. Une-se os dois no torno de preferência e solda-se com MIG, depois retira-se o excesso de solda no torno e corre a bucha, previamente instalada, por cima da solda e solda-se novamente dos dois lados ( bucha com mínimo 5 mm de parede).
Se precisar um eixo muito mais comprido é aconselhavel usar um tubo de cardan. Eu aumentei 13 cm de um lado da minha e fiz este procedimento e soldei mais um tubo de cardan de Fiat por fora.
No mais curto a bucha já basta.

Flávio Cadore
13/05/2010, 21:29
Uma: não se deve soldar os semi-eixos com os eletrodos comuns 6013...nos kart cross nunca quebraram...soldei na gaiola...dei uma acelerada maior e quebrou os dois lados ao mesmo tempo, mas ainda não tinham as buchas.

cesarferreira
13/05/2010, 21:48
OHHHOOOÔÔÔ Flávio!
Para um ginecologista estar enfiado no trabalho pode ter várias interpretações!! Já estava com saudades do forum. Graças a deus hoje já me encontro com mais folga!
Mudando de assunto o Fernando acima me pediu por e-mail um projeto de uma "maquina" 4 lugares, estive pensando em aproveitar o meu projeto e utilizar um motor dianteiro e colocar 2 bancos extras na traseira no lugar do meu motor, acredito que o peso extra não iria interferir muito pois às vezes ando em trilhas com muita carga e não há problema! estou estudando as possibilidades de mecânica a serem utilizadas e acho que tenho diversas soluções, o que achas? muito maluca minha idéia? Qual tua opinião?
Quanto aos semi eixos eu também faço parecido, tu achas a solda mig melhor?
Abraço,
Cesar:razz:

Flávio Cadore
13/05/2010, 22:03
A MIG com certeza é melhor do que o 6013...e dá de lavada...já um eletrodo especial tem seu valor.
Idéia maluca não é, mas...o ideal seria ter as duas gaiolas.
Não é o meu estilo usar motor dianteiro, a idéia do motor socando as rodas dianteiras no barro ou na subida não faz a minha cabeça. Nos Rallys o pessoal usa...mas por "força da lei", está no regulamento.
As vezes fazer algumas concessões em detrimento aos passageiros vale a pena, vc ficará com as duas gaiolas?

DAKAR -3 Ein ganz neuer Mitsu ...procure por este vídeo no you tube, o piloto fica em cima de uma espécie de plataforma e o cardan passa por baixo...muito interessante e seguro...

cesarferreira
13/05/2010, 22:08
A MIG com certeza é melhor do que o 6013...e dá de lavada...já um eletrodo especial tem seu valor.
Idéia maluca não é, mas...o ideal seria ter as duas gaiolas.
Não é o meu estilo usar motor dianteiro, a idéia do motor socando as rodas dianteiras no barro ou na subida não faz a minha cabeça. Nos Rallys o pessoal usa...mas por "força da lei", está no regulamento.
As vezes fazer algumas concessões em detrimento aos passageiros vale a pena, vc ficará com as duas gaiolas?
Não é para mim, quem pediu foi o Fernando Assis em pergunta na pagina anterior, eu também prefiro motor traseiro mas entre uma gaiola mais longa e motor dianteiro com distancia entre eixos mais curta fico em dúvida!

cesarferreira
13/05/2010, 22:26
Amigos,
Olhem a jóia argentina que encontrei procurando um projeto para o Fernando!
www.paneus.com (http://www.paneus.com)

Abraços,
Cesar

fag.online
14/05/2010, 13:59
Bom, o que eu acho é que cada um tem um gosto, e é claro eu particularmente nao gosto de motores dianteiros, ao menos nao para o off-road...

Acho que se fizer uma 4x4 pra 4 lugares com melhor distribuição de pesos também fica legal...

POrque não jogar toda a parafernalha pra frente, como estepe, tanque, Bateria, com isso já se ganham ai perto de 100kg de peso na dianteira e alivia na trazeira....

Bom, além disso, quem sabe deslocar suavemente os bancos para frente, de forma que o peso dos passageiros concentre-se melhor no meio dos 2 eixos, dianteiro e trazeiro.

Bom... é claro que isso são apenas idéias, e que a gente sabe que na hora de aplicar de-repente nao é tão fácil assim, mais, não custa te-las em mente.

A minha será para 2 passageiros, porém, terá um "sobre-banco" para levar 2 passageiros extras quando for verão e ela estiver na praia...
Bom... como eu disse no começo, opnião é opnião e cada um tem a sua... abracos

leobnaval
14/05/2010, 14:43
Cesar muito show este veiculo do site...

fag.online
14/05/2010, 16:04
Cesar, estou retomando a minha gaiola, se vc olhar meu tópico tem umas fotos dela.

Ela foi pro jato e agora vou arrancar tudo da parte mecânica e recolocar no lugar correto "definitivamente", como homocinéticas, diferenciais, etc.
Uma dúvida que surgiu agora, vc usou radiador dianteiro certo? usou tubos de cobre pra ligar o radiador ao motor? e qual a expessura?

Abracos e bom final de semana

cesarferreira
14/05/2010, 21:38
Cesar, estou retomando a minha gaiola, se vc olhar meu tópico tem umas fotos dela.

Ela foi pro jato e agora vou arrancar tudo da parte mecânica e recolocar no lugar correto "definitivamente", como homocinéticas, diferenciais, etc.
Uma dúvida que surgiu agora, vc usou radiador dianteiro certo? usou tubos de cobre pra ligar o radiador ao motor? e qual a expessura?

Abracos e bom final de semana

Ola Fag,
Já tinha visto as fotos e achei bem legal, que caixa é aquela? que motor vai usar? corta logo as pontas da frente do agregado ou vc vai usar para prender algo? fico com a impressão que vão prender em algo na trilha, gostei da cara de buldog com a frente bem curta!! Vais colocar o tanque na frente? que diferenciais estas usando? estas vendo só, gostei!!
Quanto aos canos eu já estava meio pelado e usei de ferro galvanizado com uma polegada (já usava isso num barco que tive a muitos anos e funcionava bem), mas faz parte dos meus planos trocar por cobre acho que uma polegada com uma parede forte o suficiente para aguentar a pressão da água.
Lembra que falei que neste verão havia aquecido o motor e descobri que minha bomba dágua estava destruída (tem fotos aqui no tópico) troquei a bomba dágua e a ventoinha que não estava lá essas coisas, resultado estou tendo que cobrir o radiador (50%) nos dias mais frios se não o motor se mantém muito frio em torno de 75º, não te preocupa que funciona bem, manda ver!!!
Parabéns!! falta pouco para aproveitares tua obra"":concordo::concordo::concordo::concordo:
Cesar

cesarferreira
14/05/2010, 21:58
Quanto ao projeto de quatro lugares para o Fernando (que aliás está sumido) estive olhando o Ford EX na foto de divulgação da Ford e cabe direitinho dois assentos lá no lugar daquela estepe, também prefiro motor traseiro, mas entre motor traseiro e uma gaiola muito longa prefitro motor dianteiro e bem curta com todo o peso extra na traseira, lembrem que se trata de projeto 4X4 e se usar uma T-case com bloqueio central acho que funciona bem!!
Agora esses argentinos me deixaram louco com 4 lugares e motor traseiro, vou tirar as medidas da máquina e ver quanto consigo levar os bancos dianteiros para a frente e adaptar mais dois bancos no meu projeto, só acho que vou perder muito da estética pois vou ter que adiantar o parabrisa e alongar o cockpit para os quatro lugares, vai parecer buggy de turismo!!
Mas lembrem bem, farei todas essas modificações no projeto!!! Pois a Máquina está perfeita para mim!!
Abaixo uma foto do EX.
abraços
Cesar

RodrigoFagundes
15/05/2010, 11:19
Salve Dr.,
estou no mesmo dilema. porém a minha idéia é tentar fazer um buggy pra poder viajar também... logo precisava de 4 lugares...
eu vou tentar fechar o cockpit para 2 pessoas + 2 bancos atrás "de brinde", assim não estraga tanto a estética... O que acha?