PDA

Ver Versão Completa : Disco de freio dianteiro empenado...

Luis Assis
10/02/2005, 12:30
PessoALL,

Estou com um problema no Tornado, quando eu aciono o freio, ele treme todo, parece que vai desintegrar, passei numa DPaschoal da Vida, e pedi que medissem os discos, para verem se estao empenados ou não...

Colocaram aquele relogio no disco, e identificaram que os dianteiros, o direito esta com uma variação de 0.8 mm ( Até dá pra retificar sem sair de especificação ), mas o esquerdo esta com 3.0 mm ( Se for retificar vai sair de espevificação ).

Segundo o cara que fez a medição que inclusive não me cobrou nada, disse que é comum isso ocorrer em discos sólidos, quando estão quentes e são molhados...

Bom, penso eu, não vai adiantar de nada trocar os discos por outros solidos, pois qualquer trilhazinha que eu for fazer, vou acabar passando num riacho com eles quentes...

Isso ta correto? O Duplo ventilado, é mais dificil de empenar?? Gostaria de saber dos colegas experiencias que tem tido com freios a disco, lembrando apenas que estou usando pneus 35, que devem forçar um pouco mais o sistema...

[]´s
Gustavo

Ronaldo B.
10/02/2005, 12:59
Gustavo,

No meu CJ uso freio à disco ventilado nas rodas dianteiras e estou com o mesmo problema, também vou ter que dar uma retificada nos discos porque ao frear é possível sentir a vibração, só não medi ainda quanto empenou prá ver se ainda é possível retificar ou vou ter que trocar.

Ou seja, mesmo ventilado....empena, só não sei se empena mais ou menos que um disco sólido.

[]´s

Sérgio Góz
10/02/2005, 13:05
Srs,
Não sei se é o caso, mas quando vcs chegam de uma trilha vcs param num posto para abastecer e o frentista da uma ducha no jeep?
Porque se ele estiver fazendo isso muito provavelmente ele joga agua para lavar a roda, cx de roda e, consequentemente, o disco de freio. :(
É comum acontecer isso, eles jogam agua na roda, sai aquele baita vapor pq o disco está quente, e fica todo muito achando que está ficando bom, porém o seu disco empena :!:
Durante a trilha eu acho pouco provavel, mesmo pq a velocidade é baixa nos pontos onde a agua/barro alcança o disco.
Espero ter ajudado.

Beto Lacerda
10/02/2005, 15:12
lembremos tb que os freios do Tornado são SBD , e que não é raro ouvir que os discos ja vieram empenados de fabrica ... , situação que eu acho mais provavel do que um empeno por choque termico
[]'s

billj
10/02/2005, 15:28
A probabilidade de empenar um disco com água é nula......... A massa de ferro é grande demais para a água conseguir fazer isso. Além do mais, os discos de um jipe nunca chegaram de ser solicitados ao ponto de ficar realmente quente.

Pense bem, porque os discos de um carro de corrida (dos classes inferiores, tipo do Gol) não chegam de empenar?!?

A causa mais comum de discos empenados é erro no aperto dos parafusos de roda. O certo é de apertar gradualmente e em forma de estrela..........

Abraços,

samukanvas
10/02/2005, 16:37
A probabilidade de empenar um disco com água é nula......... A massa de ferro é grande demais para a água conseguir fazer isso. Além do mais, os discos de um jipe nunca chegaram de ser solicitados ao ponto de ficar realmente quente.

Pense bem, porque os discos de um carro de corrida (dos classes inferiores, tipo do Gol) não chegam de empenar?!?

A causa mais comum de discos empenados é erro no aperto dos parafusos de roda. O certo é de apertar gradualmente e em forma de estrela..........

Abraços,

Amigo Billj,

Discos de corrida não empenam com tanta facilidade porque em sua maioria são flutuante, até mesmo os mais simples. Mas esse não é o caso. O que eu quero perguntar é: se um animal qualquer vier com seu jipe rápido, a uns 120, 140 e precisar brecar forte, sem travar e continuar pressionando o freio parado, esse quente por causa da brecada, pode empenar? Porque eu já tive um diagnóstico assim.

Quando eu crescer, quero ser igual seu samurai :lol: :lol: :lol:

leovalle
10/02/2005, 16:42
Outra possibilidade é quando se freia em emergência em alta velocidade e vc ainda está com o conjunto frio e acontece o choque térmico.

Acontece direto com meus carros, pois como trabalho longe e a rodovia que pego pra trabalhar fica a 3 minutos de minha casa e normalmente o conjunto ainda está frio e como é uma via rápida, mas muito mal conservada e com acidentes constantes, frenagens bruscas são comuns e lá se vão os discos, pois eles passam a sensação já descrita aqui no tópico, de que o carro vai desintegrar.

[]'s

Luis Assis
11/02/2005, 09:07
Conversei com o Fabricante, e ele me disse que os disco solido normalmente vendido pela SBD, não é indicado para meu jeep po causa de sua massa aumentada pelos pneus, motor, potencia do motor, etc...

Concordo com o Bill, que ele é muito pouco exigido, mas sei tb que ele é um pouco mais exigido do que um conjunto instalado num jeep convencional...

Outro sinal de um possivel ma dimencionamento, é sua dificuldade em para quando se esta acima dos 80km/h, ele até breca, mas é beeem devagar...

O fabricante disse ser muito incomum esse conjunto empenar, e que pose ser a ponta de eixo que esta torta, hipotese descartada, pois quando foi montado foi tudo verificado...

Por fim, ele me indicou que colocasse o sistema novo que ele desenvolveu, que é o disco duplo ventilado da s-10 na dianteira, e passar esse solido pra traseira ( depois de devidamente usinado ou trocado se for o caso )....

Será que vai resolver o problema? Ou alguma outra coisa pode estar causando isso, e tambem vai empenar os novos e carissimos duplos ventilados da S-10 ??

Bill, sempre apertei as porcas das rodas nesse sentido que voce falou...

[]´s
Gustavo

elcio
11/02/2005, 09:50
esses discos q vc usa agora foram usinados?

Luis Assis
11/02/2005, 10:12
esses discos q vc usa agora foram usinados?

Elcio,
não... Estão originais de fabrica, ainda não foram retificados se é o que voce esta perguntando...
[]´s
Gustavo

fugger
11/02/2005, 11:10
Os discos dianteiros e traseiros da SBD são iguais?

[]´s

Marcelo
11/02/2005, 11:16
Grande Gustavo,

Não sou muito entendido no assunto, mas acho que a explicação que o fabricante te deu também é conhecida como "sabonetada". :evil: :evil: Se eles não conseguem fazer freios para parar um veículo com segurança a 80km/h, eles não servem pra nada. :? :?

E ainda mais, te indicam um freio que custa uma fortuna para resolução do problema!!!? :shock: :shock: :shock:

Outra coisa, no manual, caixa, etc, tem algum lugar escrito os limites de aplicação dos freios? Se não, eles não podem simplesmente alegar que não é adequado para os pneus do seu jipe. :wink: :wink:
Pelo que sei, os discos são os mesmos da F-1000. Dá uma olhada no peso que suporta essa caminhonete e a velocidade que ela pode chegar, garanto que não é pouco. :wink:

Ainda sou da opinião do Beto: defeito de fabricação. Até porque o Zé Buscapé do Ronaldo tem os discos ventilados, pneus beeem menores que o seu, motor 4cc e empenou do mesmo jeito. :? :? Qual seria a desculpa do fabricante agora? A cor do jeep? :roll: :roll: :?

[s] longes dos SBDs,

billj
11/02/2005, 11:36
Amigo Billj,

Discos de corrida não empenam com tanta facilidade porque em sua maioria são flutuante, até mesmo os mais simples.

E daí?? O quê que isso tem haver com a história?!? Caso não sabe, todos os 4x4 tem eixo flutuante na frente...........

Essa de choque térmico até soa bem, mas eu não compro. Se fosse isso, teria muito mais problema com discos empenados nos USA e na Europa. Já andei de carro por muitas, muitas milhas na neve, ás vezes exigindo para K7 dos freios. Nunca tive problemas com discos.........

Abraços,

Beto Lacerda
11/02/2005, 16:20
Gustavo se vc vai comprar um kit novo , tenta os do Berga , desenvolvido e divulgado no forum
[]'s

samukanvas
11/02/2005, 21:11
Amigo Billj,

Discos de corrida não empenam com tanta facilidade porque em sua maioria são flutuante, até mesmo os mais simples.

E daí?? O quê que isso tem haver com a história?!? Caso não sabe, todos os 4x4 tem eixo flutuante na frente...........

Essa de choque térmico até soa bem, mas eu não compro. Se fosse isso, teria muito mais problema com discos empenados nos USA e na Europa. Já andei de carro por muitas, muitas milhas na neve, ás vezes exigindo para K7 dos freios. Nunca tive problemas com discos.........

Abraços,

Quando só os discos são flutuantes, só se empena quando se freia muito forte e se mantém pressionando o freio parado :wink: Por isso que falei. Vc disse umas coisas sobre carro de corrida e tal...

nerinei
13/02/2005, 10:42
antes que me malhem, não sou contratado pelo fabricante.... :D
caso o seu problema seja recorrente, ou seja troca o disco e o novo empena.....o caminho é colocar freios maiores....
por que??
bem o freio converte energia cinética em calor, se o freio está subdimensionado ele vai superaquecer, ou no mínimo trabalhar mais quente que o esperado (mesmo em baixas velocidades), e isso vai ocasionar os empenamentos, pois é como já falaram: se o freio sofrer um choque termico, principalmente se no momento do choque voce estiver com o pé no freio, a chance deles empenarem vão ser grandes.
o jato de água no posto dificilmente vai empenar um disco, é preciso uma grande quantidade de água pra isso, ou seja um rio ou uma poça maior em dia de chuva.
Abraços

Luis Assis
15/02/2005, 23:10
Bom... Como eu ja estava de saco cheio desse kit de freio chaqualhando o jeep, e ele tb não estava freiando legal, não me passava confiança no momento da frenagem, acabei fazendo o Up-Grade....

Se fiz c@gad@ ou não, digo até o final de semana, pois tive que trocar tambem o cilindro mesmo, que não esta dando volume suficinete para acionar a noa pinça que possui 20% a mais de diametro, necessitando assim, 60% a mais de óleo hidráulico para ser acionada ( Raio x Pi ) ...

Seguem as fotos do novo kit...

Luis Assis
15/02/2005, 23:11
Notem que a pinça é quase o dobro da antiga...

A antiga é a de combi, do kit da SBD de disco solido....

Posso estar errado, mas isso me imprecionou positivamente...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/caed278ef42ea8c01bdc152a2bfa2d91.jpg

Luis Assis
15/02/2005, 23:13
Os discos, a diferença de tamanho é minima, sendo que o solido é ligeiramente maior.... No entanto a érea de frenagem é bem parecida... Só que o outro é duplo ventilado, que possui uma superficie de dissipação de calor, quase 2 vezes maior....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5de6d8dddfde712e5e06948a0e2ace37.jpg

Luis Assis
15/02/2005, 23:15
O kit instala como uma luva...

Vieram cubos novos da s-10, que dão um pouco mais de trabalho na instalação, mas o resultado final parece ser bastante robusto... Bom, pelo menos IMHO....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2ac23026f8a87b1587e0f0b2a21c1e00.jpg

Luis Assis
15/02/2005, 23:18
Estou trocando o Cilindro mestre e o Servo-Freio pelo da D-20, que possui o mesmo diametro e curso da S-10, portanto, deve ter volume e pressão suficiente para as novas pinças, que na verdade são da S-10.

As pinças traseiras irão permanecer as mesmas do Kadett, só que agora vou ter que colocar uma valvula pra limitar a pressão do fluido que vão para as pinças traseiras...

Depois eu conto como ficou....

[]´s

Gustavo

15/02/2005, 23:34
Ola Gustavo

Voce esta utilizando disco de que veiculo nesta adaptação com disco ventilado , ou é o kit da sbd ?

Pque vc fala que o disco veio com cubo da s 10? como e isso?

"Vieram cubos novos da s-10, que dão um pouco mais de trabalho na instalação, mas o resultado final parece ser bastante robusto... Bom, pelo menos IMHO..."

ate mais

Luis Assis
16/02/2005, 00:19
Ola Gustavo

Voce esta utilizando disco de que veiculo nesta adaptação com disco ventilado , ou é o kit da sbd ?

Pque vc fala que o disco veio com cubo da s 10? como e isso?

"Vieram cubos novos da s-10, que dão um pouco mais de trabalho na instalação, mas o resultado final parece ser bastante robusto... Bom, pelo menos IMHO..."

ate mais

Sim, o Kit de disco ventilado da SBD, vem com Cubos novos, para o eixo dianteiro... Os antigos precisam ser subsituidos por esses, por causa do tamanho do conjunto... Com isso, as rodas ficam 30mm para fora, e o kit acompanha tb um alargador para o eixo trazeiro...

O Cubo e o Disco, parecem ser o da S-10... As pinças são...

Nesse link, o que acompanha o kit...

http://www.superbreakdisk.com.br/produto1.html

[]´s
Gustavo

Luis Assis
03/03/2005, 00:13
Só concluindo o tópico que eu havia deixado em aberto, teminei a novela da instalação do freio a disco dianteiro ventilado...

Depois de muitos problemas, desencontros de informações, troca de peças ( servo freio e cinlindro mestre ) e o Japones dono da SBD ter sido indelicado comigo ao telefone, quando eu estava na tentativa de resolver o problema :oops: , o sistema esta funcionando a contento e a diferença na frenagem é realmente significativa se comparado ao sistema de disco solido do mesmo fabricante

Gostaei muito do produto, mas o fabricante poderia ser um pouco menos arrogante e um pouco mais atencioso com seus clientes, afinal das contas somos nós consumidores que pagamos as suas contas... Bem eu penso assim....

[]´s
Gustavo

fugger
03/03/2005, 08:36
...Depois de muitos problemas, desencontros de informações, troca de peças ( servo freio e cinlindro mestre )...

Gustavo

Vc tá usando agora o servo freio e cilindro mestre da C/D-20 ou mudou?

Ficou bom?

[]´s

elcio
03/03/2005, 10:00
... e o Japones dono da SBD ter sido indelicado comigo ao telefone, quando eu estava na tentativa de resolver o problema
...mas o fabricante poderia ser um pouco menos arrogante e um pouco mais atencioso com seus clientes, afinal das contas somos nós consumidores que pagamos as suas contas... Bem eu penso assim....

[]´s
Gustavo

Gustavo, ainda bem que vc resolveu o problema.mas se vc tivesse optado pelos UBD iria ver como o Berga atende seus clientes.
so falta te oferecer um cafe pelo telefone.
se eu tiver que colocar freio ate na minha bike vou ligar pra ele :)
o cara eh simples e atencioso e o produto dele eh sensacional.

[]´s sem comissao, mas feliz com o atendimento.

Marcelo
03/03/2005, 10:43
Grande Gustavo,

Infelizmente alguns fabricantes acham que tem o melhor produto do mercado e não respeitam seus clientes. Realmente é uma pena.

Outra coisa, IMHO, eu não creditaria as melhorias na frenagem devido à troca dos discos, mas sim a troca no conjunto hidrovácuo + cilindro-mestre. O conjunto da D-20 tem uma eficiência muito maior por ser superdimensionado para o jeep, se freia bem a caminhonete com aquele powertrain todo + carroceria + carga, imagina o jeep. :twisted: :twisted: É claro que as pinças maiores contribuem, mas acredito numa proporção 30%, contra 70%. :roll:

[s]

Giovani
05/03/2005, 04:00
Depois de muitos problemas, desencontros de informações, troca de peças ( servo freio e cinlindro mestre ) e o Japones dono da SBD ter sido indelicado comigo ao telefone, quando eu estava na tentativa de resolver o problema :oops: , o sistema esta funcionando a contento e a diferença na frenagem é realmente significativa se comparado ao sistema de disco solido do mesmo fabricante

Gostaei muito do produto, mas o fabricante poderia ser um pouco menos arrogante e um pouco mais atencioso com seus clientes, afinal das contas somos nós consumidores que pagamos as suas contas... Bem eu penso assim....

:D Grande Mestre Gustavo!!!

:D Quanto tempo hein? Pois é, cheguei atrazado... Mas o Élcio tinha dado a dica! :wink: O UBD resolveria, e à um custo baixíssimo, se comparado ao kit que vc usou.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e2ae6642a52e81e93666158273b2f5df.jpg

:arrow: O problema que vc tinha, de vibração, seria facilmente resolvido com a substituição dos discos. O fabricante deveria ter lhe dado outro par de discos em garantia, visto que foi falha de fabricação. Até mesmo os freios do seu carro podem sofrer com essa vibração, se vc trocar as pastilhas e mandar usinar os discos. É muito corriqueiro os mecânicos enviarem os discos para qualquer torneiro de fundo de quintal, que não se preocupa em assentar perfeitamente o disco ao torno.
:D O Berga já tinha estudado o uso da pinça da S-10, com disco de F-1000. Creio que o disco seja esse mesmo, no seu kit da SBD. Mas a instalação é dificultada pelo tamanho da pinça. Isso implica naquele cubo espaçador. Além da pinça e disco serem caros, é necessária a fabricação do espaçador. Tudo isso encarece, e muito, o conjunto. Motivo pelo qual o Berga não o fabricou. É lógico que a sua satisfação com esse conjunto será garantida, pois a potência de frenagem é maior, e o disco é comprado como peça de reposição para veículos de linha. O que mata é o preço! E também o atendimento... Deu pra ver que esse Japa se acha... :roll:
:D O Berga já vendeu muitos Kits, iguais aos do T-Rex, que por sinal, funcionam perfeitamente. Agora todas as peças do conjunto tem zincagem amarela, o que garante uma proteção maior à corrosão, além do visual bonito. Não tô ganhando nada com isso ($), mas quando o produto é bom, merece ser divulgado. E o que é melhor para os jipeiros: sai mais em conta $$$$... :P

:o É isso aí, vamos ver se consigo participar com mais freqüência do fórum...

[]'s

Thiago Rodeghel
05/03/2005, 08:30
AE SUMIDÃO :D

Tava na hora já!!! Vamos dizer assim "velha escola" aqui do fórum... Quem está a um tempo aqui registrado, lembra das dicas :wink:

[s]

Eduardo Velo
05/03/2005, 08:49
Thiago ... o cara tava Ibernando .
Fala Giovani , tava sem sinal de Net em Santa Rosa ???

[]s...

Sergio Rocha
05/03/2005, 12:10
Grande Giovanni

A quanto tempo.Tá fazendo falta por aqui.Espero esteja retornando definitivamente.

Um grande Abraço

Giovani
08/03/2005, 00:19
Thiago ... o cara tava Ibernando .
Fala Giovani , tava sem sinal de Net em Santa Rosa ???

[]s...

:D Salve Galera!!!!

:D Mais ou menos.... Eu tava é sem saco de esperar as janelinhas abrirem... Agora mesmo, estou escrevendo a 3ª mensagem, depois de 3:05h na frente do micro... :x Ainda acho a banda larga cara, mas vai ser o jeito... :P

[]'s