Ver Versão Completa : Suporte Estepe/Galão Maceral
guto_udesc
05/02/2010, 16:07
Olá a todos ! :concordo:
Tenho um suporte de estepe/galão Maceral instalado no meu CJ5, porém esses dias notei algo um pouco estranho. :shock:
A base do suporte é instalado na parte de trás chassis, até aí normal, porém os "braços" são fixados nas mesmas linguetas de fixação da porta traseira, ou seja, na carroceria. Quando o CJ trabalha em algum buraco, por exemplo, nem sempre a carroceria acompanha o chassis, devido aos calços da carroceria trabalharem (normal), logo o esforço é feito nesses "braços" que transferem para a lingueta da porta traseira. :putz:
A instalação está errada ou é assim mesmo ? Existe algo a ser feito ?
[]s
Robertux
05/02/2010, 18:50
É assim mesmo, todos os que eu vi até hoje são assim. Inclusive estou instalando um suporte da Keko, que ganhei do colega aqui do forum, o Jacimar, e também é assim.
Eu não havia pensado nisso, mas realmente deve dar uma travada nos movimentos de torção da carroceria porém não deve ser significativo já que a maioria dos jeeps usa esse tipo de suporte e nunca soube de ninguém que tenha tido problemas com isso.
Lucas Nassif
05/02/2010, 18:55
Opa!
É normal até certo ponto.
Seguinte..
Se prender as 2 linguetas do suporte nas presilhas da tampa traseira, e encostar a parte de baixo do suporte direto no chassi, vão notar que o suporte fica inclinado pra baixo.
Aí muito meXânico vai lá e poe arruelas, porcas ou chapas de aço como calço, na fixação do chassi, pra deixar o suporte reto. É aí que tá o erro. Assim não tem lata que aguenta..com o tempo, racha mesmo nas presilhas perto da tampa traseira.
Ao invéz de colocar arruelas e coisas do tipo, deve-se colocar borrachas. Lembro que o Cacá (dono do Lineu) colocou coxins! Não lembro se é de motor, caixa, ou outra coisa, nem de que carro é! Mas tem foto no tópico do Jeep dele! Tô sem tempo agora, senão colocava ela aqui. Mas lembro que ficou muito bom.
guto_udesc
05/02/2010, 19:01
Olá !
Pois é, mas eu estava vendo que se deixar os parafusos que prendem o "braço" do suporte do estepe/galão bem apertados às linguetas da porta traseira, essas começar a sofrer o esforço e aparecem algumas trincas. Se deixar o parafuso meio solto para trapalhar vai ficar uma barulheira danada.
Já vi diversos suportes trincados nas juntas e acredito que seja por causa disso. Legal seria algo flexível mas ao mesmo tempo firme !
Nassif, você diz colocar borracha ou coxim na base do suporte que é fixada ao chassis, certo ?
[]s
Lucas Nassif
05/02/2010, 19:23
Nassif, você diz colocar borracha ou coxim na base do suporte que é fixada ao chassis, certo ?
[]s
Isso aí! :concordo:
Numa rápida pesquisa achei a foto do Lineu do Cacá:
:arrow: Sem coxins [trinca mesmo]:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=95635&d=1190735025
:arrow: Com os coxins:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=95733&d=1190822172
Fonte: Cj5 1982 Branco - "LINEU" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30711&page=8)
:concordo:
guto_udesc
05/02/2010, 22:08
Olá Nassif !!
Muito boa as fotos, obrigado ! Vou tentar saber coxim do que é com o Lineu. Obrigado!
[]s
Putz, nem eu lembrava disso Lucas! Valeu a iniciativa aí :concordo:
Galera, a solução funciona muito bem, dá a torção que o jeep precisa, principalmente se o CJ tá com calços mais altos - como o Lineu que tem calços do opala - e o conjunto fica bem bom... hehehehehehe...
Os coxins do suporte de estepe são coxins do escapamento do Corcel 1, custa 4 pilas cada na autopeças. Um dica interessante, é usar porcas com travantes (parlock), para nunca mais precisar reapertar :mrgreen:.
Qq duvida, tô na área. Abração pra todos :-D
Curupira
08/02/2010, 14:11
Olá a todos,
No meu caso eu exclui as chapinhas da parte de cima e apenas coloquei ele preso na parte de baixo,fiz uns reforços nele com chapas e como o meu tem o arado ele ficou bem firme,já fiz varias trilhas com ele e já rodei mais de 2.000 Km e nem sequer balança,a foto abaixo era qdo eue stava montando,se interessar posso tirar fotos recentes para se ter uma ideia...
Abraços...
Mauricio Rotta
08/02/2010, 14:17
Peça em uma autopeças pelo coxim do escapamento do corcel, é baratinho e é batata.
Edição: Desculpa Cacá, não tinha visto que vc ja tinha dado a receita da fórmula, fica aqui o registro então da confirmação de q o Cacá falou a verdade.
Peça em uma autopeças pelo coxim do escapamento do corcel, é baratinho e é batata.
Edição: Desculpa Cacá, não tinha visto que vc ja tinha dado a receita da fórmula, fica aqui o registro então da confirmação de q o Cacá falou a verdade.
Hahahahaha, relaxa Mauricio, é sinal que estamos falando a verdade :mrgreen:
:concordo:
Mauricio Rotta
08/02/2010, 16:48
É isso aí!!!!
guto_udesc
08/02/2010, 23:06
Hahahahaha, relaxa Mauricio, é sinal que estamos falando a verdade :mrgreen:
:concordo:
Olá ! :concordo:
Cacá e Maurício, poderiam me dizer qual é o parafuso (M??) desse coxim e também qual a altura dele ?
[]s
Mauricio Rotta
09/02/2010, 08:47
O coxim já vem com o parafuso 8mm na propria peça. A altura dele deve ser de uns 40mm.
guto_udesc
09/02/2010, 10:52
Olá a todos,
No meu caso eu exclui as chapinhas da parte de cima e apenas coloquei ele preso na parte de baixo,fiz uns reforços nele com chapas e como o meu tem o arado ele ficou bem firme,já fiz varias trilhas com ele e já rodei mais de 2.000 Km e nem sequer balança,a foto abaixo era qdo eue stava montando,se interessar posso tirar fotos recentes para se ter uma ideia...
Abraços...
Olá Curupira !
Mas esse seu suporte é reclinável ?? Não vejo como retirar as abas com o suporte reclinável...
[]s
Curupira
09/02/2010, 11:57
Olá Curupira !
Mas esse seu suporte é reclinável ?? Não vejo como retirar as abas com o suporte reclinável...
[]s
Olá,
Ele era reclinavel,mas como eu não tenho a tampa traseira eu soldei a dobradiça e coloquei duas chapas dos parafusos até a parte de cima transformando a peça em um triangulo,transferindo assim a força para as duas chapas e o chassi do jeep,e como eu tenho o arado ele força os braços do arado...então o chassi mesmo recebe pouca força nele...
No meu caso eu tambem achei estranho essa falta de "trabalho"da carroceria por causa do suporte. A coisa piorou mais quando resolvi colocar o estepe com o pneu 255 e como minha carroceria é fibra, isso ia dar merd@ na certa.
O que fiz foi remover os suportes superiores e fazer dois bracos com bucha de PU até a base do santantonio, assim o suporte trabalha isolado da carroceria.
Esse suporte que tenho é daquele com dobradica e ela ja andou tricando o que me fez refazer esse sistema, agora garanto até pneu 35" hehehehe
guto_udesc
13/02/2010, 03:38
No meu caso eu tambem achei estranho essa falta de "trabalho"da carroceria por causa do suporte. A coisa piorou mais quando resolvi colocar o estepe com o pneu 255 e como minha carroceria é fibra, isso ia dar merd@ na certa.
O que fiz foi remover os suportes superiores e fazer dois bracos com bucha de PU até a base do santantonio, assim o suporte trabalha isolado da carroceria.
Esse suporte que tenho é daquele com dobradica e ela ja andou tricando o que me fez refazer esse sistema, agora garanto até pneu 35" hehehehe
Olá Dic3 !
Hoje conversei com o mecânico e ele sugeriu fazer algo parecido, porém utilizar um coxim de motor de opala para fixação entre o braço do suporte de estepe/galão e a lata (carroceria), dessa forma o coxim amorteceria todos os impactos/oscilações do suporte na carroceria. Isso só vai precisar de uma pequena adaptação e acho que vou tentar.
Mas você não teria uma foto dessa sua adaptação com PU preso ao santo-antonio ?
[]s
Guto,
Seguem as fotos para voce ter uma ideia.
Sua ideia do coxim de opala fica muito bom tbm, embora eles sejam bem maiores.
:concordo:
guto_udesc
18/02/2010, 12:56
Guto,
Seguem as fotos para voce ter uma ideia.
Sua ideia do coxim de opala fica muito bom tbm, embora eles sejam bem maiores.
:concordo:
Olá Dic3 !
Legal, sempre a foto ajuda muito.... Vou fazer algo desse tipo também pois não quero ver nem o suporte do estepe/galão nem a lingueta da porta traseira trincados.
Valeu pela dica !
[]s
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande
Systema,
Esse seu é o modelo militar, né?
O que tenho visto é o pessoal falar que faz muito barulho, é verdade?
Systema,
Esse seu é o modelo militar, né?
O que tenho visto é o pessoal falar que faz muito barulho, é verdade?
Este meu é muito firme ele aperta em 2 coxinhos de borracha e trava completamente, não faz absolutamente barulho nenhum, alias o meu jeep só faz o barulho do molejo que acaba também quando pulverizo oleo entre as laminas e buchas de tecnil
Valeu pela resposta, vocêsabe onde encontro esse suporte? sempre procurei um assim, mas aabei colocando um comum por sempre ter ouvido falar que faz barulho.
Vou procurar....
Alemao4x4
16/03/2011, 13:02
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande
Systema:
Achei muito bom este suporte, estou pensando em fabricar igual para vender, voce poderia me passar mais fotos no email: sebastianbahr@msn.com
Rodrigo Baratti
16/03/2011, 20:22
Eu tenho um suporte muito bom, firme e não pega na lata só no chassis, não bate e escamoteavel, mas não vai o galao, por isso pus um tanque grande
Esse sistema era vendido como acessorio pela propria Willys como opção ao suporte lateral.
É relativamente comum e faz barulho qdo as borrachas ressecam ou as travas e dobradiças ficam folgadas.
Eu já me desfiz de um desses uns anos atras, fazia um barulho infernal e ia dar muito trabalho para restaurar.
Esse suporte é preso no arado e no jeep militar não tem arado.
No militar o galão é fixado diretamente na lata, pois tb não tem tampa (é fixo).
[]'s
vavarusso
22/08/2013, 08:06
Estou idealizando um suporte de estepe e galão onde o suporte será fixado nas "orelhas" da tampa e a fixação no arado será sob um coxim de motor de opala. Assim ele acompanhará o movimento da carroceria.
Pablo.pinto2007
19/05/2014, 19:41
Estou idealizando um suporte de estepe e galão onde o suporte será fixado nas "orelhas" da tampa e a fixação no arado será sob um coxim de motor de opala. Assim ele acompanhará o movimento da carroceria.
Rapaz... vc acredita que eu só vim me tocar disso quando desmontei meu jeep pra reformar? na hora de montar eu tomei o cuidado de prestar atenção e tentar bolar algo para amenizar isso... enfim... não coloquei na base mas sim na carroceira... e deixei frouxo, mas ficou batendo, então tive que dar um aperto pequeno... está assim... não sei se isso está interfirindo no molejo, na verdade quando não colocamos um coxin ali, o suporte prende a carroceria, impedindo esta de molejar... e por isso quebra as orelhas na carroceria... no meu caso como minha tampa não abre essa torção já é menor...
Pablo
inaciocm
19/09/2014, 00:47
Galera, alguém já viu esse modelo aqui? Esta anunciado no ML...
477853 477854 477855 477856477857
Diz o vendedor que era original do CJ5, más ja procurei e nao encontrei nada a respeito.
Rodrigo Baratti
19/09/2014, 07:13
Galera, alguém já viu esse modelo aqui? Esta anunciado no ML...
477853 477854 477855 477856477857
Diz o vendedor que era original do CJ5, más ja procurei e nao encontrei nada a respeito.
Original acho que não.
Mas poderia ser um acessório da época!
Nunca vi um CJ com um desses, já vi parecido em bugs e se não me engano no Gurgel.
[]'s
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