Conectar

Ver Versão Completa : Pivôs da SW4

Páginas : 1 [2]

mbsouza
23/03/2016, 18:28
TRW lançou os pivôs inferiores para hilux sw4 97/02, estão no catalogo on line, códigos JBJ534 E JBJ559.

calhiandro
23/03/2016, 19:13
TRW lançou os pivôs inferiores para hilux sw4 97/02, estão no catalogo on line, códigos JBJ534 E JBJ559.

Que bom. Onde encontrar esses pivôs ?

Olha já tem gente adaptando os pivôs da nova nessa antiga. A adaptação érelativamente simples: para adaptar os pivôs superiores da nova na antiga basta desbastar 0,3mm do corpo do pivô onde ele acopla. E para adaptar o pivô inferior da nova pega o pivô antigo retira a parte central do pivô aumenta o furo e coloca o inferior da nova . fica muito bom.

Ótima notícia essa do fabricarem pivôs da trw .

mbsouza
23/03/2016, 19:50
Que bom. Onde encontrar esses pivôs ?

Olha já tem gente adaptando os pivôs da nova nessa antiga. A adaptação érelativamente simples: para adaptar os pivôs superiores da nova na antiga basta desbastar 0,3mm do corpo do pivô onde ele acopla. E para adaptar o pivô inferior da nova pega o pivô antigo retira a parte central do pivô aumenta o furo e coloca o inferior da nova . fica muito bom.

Ótima notícia essa do fabricarem pivôs da trw .

Olá Calhiandro,
Por ora só achei em sites do exterior, mas acredito que qualquer representante TRW encomende a peça. Meus originais que coloquei já estão folgados com apenas 28000km, não faço trilha, 80% em asfalto, vou atras desses TRW ou quem sabe essa adaptação que Você falou, deve ficar ótima. Os novos que Você disse são os a partir da 2006?

calhiandro
23/03/2016, 22:29
Olá Calhiandro,
Por ora só achei em sites do exterior, mas acredito que qualquer representante TRW encomende a peça. Meus originais que coloquei já estão folgados com apenas 28000km, não faço trilha, 80% em asfalto, vou atras desses TRW ou quem sabe essa adaptação que Você falou, deve ficar ótima. Os novos que Você disse são os a partir da 2006?

Isso, mas a geração depois dessa nossa começou em 2005. Pode procurar pivô inferior/superior da hilux sw4 a partir de 2005 encontra com facilidade os trw muitos ja estão fazendo essa adaptação e esta aprovada.

Rapaz tem certeza que os seus estão com folga? dizem que esses pivôs originais duram mais de 150.000kms.

Os meus estão bons ainda, desde que comprei a viatura nunca troquei, mas sempre que posso, examino as folgas, por enquanto está ok.

Marcin
24/03/2016, 02:18
Me desculpem a pergunta mas como verifico se há folga no pivô? Obrigado

mbsouza
24/03/2016, 03:35
Isso, mas a geração depois dessa nossa começou em 2005. Pode procurar pivô inferior/superior da hilux sw4 a partir de 2005 encontra com facilidade os trw muitos ja estão fazendo essa adaptação e esta aprovada.

Rapaz tem certeza que os seus estão com folga? dizem que esses pivôs originais duram mais de 150.000kms.

Os meus estão bons ainda, desde que comprei a viatura nunca troquei, mas sempre que posso, examino as folgas, por enquanto está ok.

olha Calhiandro, a história e a seguinte: cerca de um ano atras fui em um oficina aqui da cidade onde moro para revisar a suspençao, esses pivôs originais estavam na época com apenas 9000km e os caras verificaram que já tinham folga e queriam trocar, não deixei, troquei apenas as buchas. Mas os antas ao invés de pelo menos colocarem buchas, mesmo que paralelas, das SW4, colocaram da IVECO, alegando que o fornecedor tinha enviado errado. Fui na oficina que havia trocado os pivôs originais (onde normalmente faco as revisões, em porto alegre) e referi a suposta folga, eles verificaram, admitiram a folgam mas referiram que estava dentro do normal. No fim do ano, troquei todas as buchas das balanças, inferior e superior, sendo as inferiores originais e as superiores fabricadas em porto alegre, mas caras, 190 cada. Ocorre que do fim do ano passado ate hoje rodei mais 10000 km e comecei a perceber um nhec nhec na suspencao direita, fui na oficina de porto alegre para ver o que esta acontecendo e os caras revisaram e disseram que tinha que ser trocada a barra axial esquerda, as buchas superiores ( com 10000 apenas), ridiculamente folgadas, e também os pivôs inferiores também com folga, embora ainda sem risco de quebra, mas devido a tal folga o carro não passaria na geometria. Me prometeram que as buchas estariam na garantia e trocariam por outras, mas com os pivôs eu marcharia. Minha decepção são com os pivôs, espera maior durabilidade, afinal, 28k è para pivô paralelo. Cansei, eu mesmo vou correr atras das pecas e quero eu mesmo troca-las, ja estou estudando vários videos que achei na internet, pivo vou tentar achar esse lançamento da trw, se não achar vou fazer essa adaptação que você informou. Quantos as buchas, achei no ebay umas da marca FEBEST, e alemã e com garantia de um ano, a barra axial vou colocar a 555 que tem na status. Desculpe o longo relatório.

mbsouza
24/03/2016, 03:41
Ola Marcin, no poste 2 explica como verificar, mas confesso que fiz isso e nao consegui detectar a folga, segue a transcrição:

Olá leo,

Sobre o tempo e meio dificil de falar, depende de diversos fatores, mas vou relatar minhas experiencias.
Presto serviços para uma empresa de sementes e eles tem muita hilux de todos os modelos ate mesmo as bandeirantes, quando e trocado os pivos, principalmente colocando as marcas inferior eles duram de 20.000 a 30.000 Km no maximo, e quando e colocado um original já pequei ate com 50.000 Km.
Uma simples inspeção visual não adianta, existe um jeito correto de testar esses pivos:

Deve colocar o macaco o mais proximo possivel do pivo inferior (tem que ser bem proximo), levantar a roda cerca de uns 5 CM, depois pegue uma alavanca ou espalta e coloque a ponta debaixo do pneu(prox a lateral interna do pneu), assim forcando a alavanca para cima, faça esse movimento diversas vezes e observe se o pivo tem folga.
OBS: o macaco não deve ficar em nenhuma travessa ou no chassis, por que assim o pivo vai ficar pressionado pela mola e não terá como verificar a folga.
Agora esse pivo ja estava bem ruim para ter caido assim, quando levar sua hilux em algum mecanico obeserve aonde ele apoiou o macaco e como eu disse nesse ralato ai em cima
em OBS, melhor ainda aqueles macacos que fica na rampa de alinhamento, ele pegam bem prox ao pivo, fazendo sempre uma verificação correta você não vai ter problemas nenhum.

Abraço.

feitosac
29/03/2016, 00:42
Mbsouza,
Não coloque os braços axiais da 555, na minha ultima sw4 coloquei, acho que comprei na Americas, durou 10.000km e ja estava com folga, não vale nada, vai de original rodei 50.000km até vender o carro e não tinha folga.
Abraços.

mbsouza
29/03/2016, 18:28
Mbsouza,
Não coloque os braços axiais da 555, na minha ultima sw4 coloquei, acho que comprei na Americas, durou 10.000km e ja estava com folga, não vale nada, vai de original rodei 50.000km até vender o carro e não tinha folga.
Abraços.

Obrigado Carlos Feitosa pela dica. Comprei um Viemar, vou colocar só do lado que folgou, lado esquerdo, vamos ver qual a durabilidade.

mbsouza
29/03/2016, 18:30
Pivos inferiores TRW para a SW4 já esta a venda no Brasil, neste link: Pivo Inferior Dir/esq Sw4 97/04 Todos Marca Trw - R$ 950,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752734113-pivo-inferior-diresq-sw4-9704-todos-marca-trw-_JM), é da STATUS

Glaicon
30/03/2016, 06:51
Pivos inferiores TRW para a SW4 já esta a venda no Brasil, neste link: Pivo Inferior Dir/esq Sw4 97/04 Todos Marca Trw - R$ 950,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752734113-pivo-inferior-diresq-sw4-9704-todos-marca-trw-_JM), é da STATUS
Na época do dólar a R$ 2,35, eu paguei pelo conjunto inferior e superior, na concessionária, R$ 850,00, parcelado em três vezes, no cartão.
Estão pedindo no Mercado Livre R$ 950,00 só pelo pivô inferior?:shock:

AlonsoFausto
30/03/2016, 11:24
Na época do dólar a R$ 2,35, eu paguei pelo conjunto inferior e superior, na concessionária, R$ 850,00, parcelado em três vezes, no cartão.
Estão pedindo no Mercado Livre R$ 950,00 só pelo pivô inferior?:shock:

O preço dos TRW para as mais novas, 2005 em diante, é infinitamente mais barato. Nada justifica!

Glaicon, dois amigos do grupo SW4 Brasil, de whatsapp, compraram o kit com os 4 pivôs originais por R$ 1.300,00 na CCS Caltabiano/SP. Disseram para ficar esperto, pois tentam "ocultar" a existência do kit e vender os 4 como peças separadas, ficando infinitamente mais caro. Mas também disseram para insistir no pedido pelo kit que é o preço acima.

mbsouza
30/03/2016, 12:32
O preço dos TRW para as mais novas, 2005 em diante, é infinitamente mais barato. Nada justifica!

Glaicon, dois amigos do grupo SW4 Brasil, de whatsapp, compraram o kit com os 4 pivôs originais por R$ 1.300,00 na CCS Caltabiano/SP. Disseram para ficar esperto, pois tentam "ocultar" a existência do kit e vender os 4 como peças separadas, ficando infinitamente mais caro. Mas também disseram para insistir no pedido pelo kit que é o preço acima.

Em Porto Alegre, na concessionária, está R$ 799.00 um pivô, e não tem a pronta entrega, leva uma semana para chegar. Vou partir para a adaptação que o calhiandro informou no post 253.

calhiandro
30/03/2016, 12:55
Em Porto Alegre, na concessionária, está R$ 799.00 um pivô, e não tem a pronta entrega, leva uma semana para chegar. Vou partir para a adaptação que o calhiandro informou no post 253.

Leandro, está usando a 1 e 6 meses e está tudo OK. Ele disse que vários já estão usando essa adaptação .

Glaicon
31/03/2016, 06:49

Isso ao preço atual do dólar?:pipoca:

AlonsoFausto
31/03/2016, 14:21
Isso ao preço atual do dólar?:pipoca:

Sim Sr.! Agora preciso escrever mais coisas porque apenas o "sim sr." apareceu uma msg dizendo que precisa de pelo menos 10 caracteres.

Glaicon
01/04/2016, 06:50
Sim Sr.! Agora preciso escrever mais coisas porque apenas o "sim sr." apareceu uma msg dizendo que precisa de pelo menos 10 caracteres.
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:
Ótima solução.:concordo:

mbsouza
01/04/2016, 17:22
Hoje, encomendei o pivô inferior TRW (JBJ7539) para adaptar na minha. Custou R$ 110,00, frete gratuito, vem de uma loja de Joaçaba-SC. Vou colocar somente um, o que esta com maior folga, lado direito. Quando chegar, farei a adaptação e postarei as fotos aqui.

calhiandro
01/04/2016, 18:12
Hoje, encomendei o pivô inferior TRW (JBJ7539) para adaptar na minha. Custou R$ 110,00, frete gratuito, vem de uma loja de Joaçaba-SC. Vou colocar somente um, o que esta com maior folga, lado direito. Quando chegar, farei a adaptação e postarei as fotos aqui.

Boa mbsouza , aguardamos as fotos

Marcin
01/04/2016, 20:24
No aguardo também. Confesso que fiquei em dúvida como encaixa o pivô da 2005 em diante no suporte da 97-02 e se é seguro :pensativo:

calhiandro
01/04/2016, 21:30
No aguardo também. Confesso que fiquei em dúvida como encaixa o pivô da 2005 em diante no suporte da 97-02 e se é seguro :pensativo:

Tem gente rodando há um bom tempo com essa adaptação.

AlonsoFausto
06/04/2016, 09:50

E aí????????? Kd?????? Nos ajude!!!!! :mrgreen:

mbsouza
07/04/2016, 06:33
E aí????????? Kd?????? Nos ajude!!!!! :mrgreen:

Alonso, os pivôs (antigo e o novo) já estão com o torneiro mecânico para fazer a adaptação, eu mesmo tirei o pivô. No máximo, ate amanha a tarde postarei as fotos.

EduQxQ
07/04/2016, 09:20
Olá Mbsouza,
Acompanhando a tua manutenção. Precisou de alguma ferramenta especial para retirar os pivôs, ou apenas o macaco?
Se der posta algumas fotos do processo.

Um abraço,
Edu

mbsouza
07/04/2016, 21:53
Olá Mbsouza,
Acompanhando a tua manutenção. Precisou de alguma ferramenta especial para retirar os pivôs, ou apenas o macaco?
Se der posta algumas fotos do processo.

Um abraço,
Edu

Olá Edu, usa apenas três tipos de chave, nada de especial, muitos de nós temos em casa. Se tiver dois macacos melhor, um para ficar no local de praxe e outro para erguer a balança inferior na hora de tirar o pivô. Eu usei um calço forte de madeira (um toco), que coloquei bem próximo do macaco do carro, aí pode retirar o macaco e colocar para erguer a balança. A montagem é barbada. Vai dois links, estão em inglês, mas dá pra aprender só observando. Tem que seguir exatamente os passos na ordem que os caras mostram, se não fossem os videos, eu não teria conseguido. How To Replace a Lower Ball Joint on a 2002 Toyota Tacoma - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=qaQCb894F_M) e
1996-2002 Toyota 4Runner Lower Ball Joint - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=ULpSO5MJn1U)

mbsouza
07/04/2016, 22:21
Pessoal, enfim as fotos da adaptação, ficou espetacular, encaixou perfeito, foi um torneiro amigo meu que fez. Como tinha que aumentar a cavidade onde estava acoplado o núcleo antigo, pois o outro a ser instalado (jbj7539 TRW, Hilux 2005/2014) um pouquinho maior, ele reforçou as bordas. E tem mais, foi colocado sob pressão e após, o grampo de segurança, o que proporciona a reaproveitabilidade da chapa do pivô, pois, quando der folga, é só trocar o núcleo (o pivô inferior das 05/14). O que gastei: R$ 110,00 o pivô e 50 a mão de obra do torneiro, porque é meu amigo, acho que vale muito mais o ótimo serviço feito. Desmontagem e montagem foi comigo mesmo. Calhiandro, muito obrigado, graças a Você estamos conseguindo uma excelente alternativa para os pivôs inferiores de nossas viaturas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526380-pivos-da-sw4-img01009.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526381-pivos-da-sw4-img01010.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526382-pivos-da-sw4-20160407_103443.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526383-pivos-da-sw4-20160407_103458.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526384-pivos-da-sw4-20160407_110308.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526385-pivos-da-sw4-20160407_110332.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526386-pivos-da-sw4-img01023.jpg

Glaicon
08/04/2016, 06:51
Desculpem o desvio do tópico, mas sou só eu capaz de achar uma peça de metal bonita?
Eu olho e fico admirando, imaginando a engenharia necessária para criá-la, manufaturá-la, sei lá.
Ou será que tem mais algum louco?:baseado::baseado::baseado:

calhiandro
08/04/2016, 09:04
Pessoal, enfim as fotos da adaptação, ficou espetacular, encaixou perfeito, foi um torneiro amigo meu que fez. Como tinha que aumentar a cavidade onde estava acoplado o núcleo antigo, pois o outro a ser instalado (jbj7539 TRW, Hilux 2005/2014) um pouquinho maior, ele reforçou as bordas. E tem mais, foi colocado sob pressão e após, o grampo de segurança, o que proporciona a reaproveitabilidade da chapa do pivô, pois, quando der folga, é só trocar o núcleo (o pivô inferior das 05/14). O que gastei: R$ 110,00 o pivô e 50 a mão de obra do torneiro, porque é meu amigo, acho que vale muito mais o ótimo serviço feito. Desmontagem e montagem foi comigo mesmo. Calhiandro, muito obrigado, graças a Você estamos conseguindo uma excelente alternativa para os pivôs inferiores de nossas viaturas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526380-pivos-da-sw4-img01009.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526381-pivos-da-sw4-img01010.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526382-pivos-da-sw4-20160407_103443.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526383-pivos-da-sw4-20160407_103458.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526384-pivos-da-sw4-20160407_110308.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526385-pivos-da-sw4-20160407_110332.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/526386-pivos-da-sw4-img01023.jpg

Ficou show de bola mbsouza.

Parabéns pela empreitada.

EduQxQ
08/04/2016, 09:59
Olá Mbsouza,

ficou muito bom o trabalho!
E obrigado pelas dicas.
Parabéns!

Um abraço,
Edu

sandro_ventania
08/04/2016, 12:45
Excelente serviço! Obrigado por compartilhar conosco!

Oslei
14/04/2016, 13:57
E aí pessoal blz!!! alguém conseguiu achar os pivos superiores da TRW para Hilux SW4 2.7 1997? Aqui em SP. não encontro em local nenhum!!!

valeu galera!!!

Oslei
17/04/2016, 13:56
Ou conseguiram alguma adaptação dos modelos mais novos, ou só originais mesmo?

mbsouza
20/04/2016, 21:53
E aí pessoal blz!!! alguém conseguiu achar os pivos superiores da TRW para Hilux SW4 2.7 1997? Aqui em SP. não encontro em local nenhum!!!

valeu galera!!!

Oslei, o pivô da sua SW4 é o mesmo da 3.0. Não consegui localizar esse pivô TRW no Brasil, parece que no exterior tem. Mas no poste 253 ha uma sugestão de nosso amigo Calhiandro, quem sabe faz essa adaptação para o superior, eu fiz no inferior, como postei acima, e ficou muito bom.

"Olha já tem gente adaptando os pivôs da nova nessa antiga. A adaptação é relativamente simples: para adaptar os pivôs superiores da nova na antiga basta desbastar 0,3 mm do corpo do pivô onde ele acopla. E para adaptar o pivô inferior da nova pega o pivô antigo retira a parte central do pivô aumenta o furo e coloca o inferior da nova . fica muito bom. "

feitosac
21/04/2016, 17:39
Parabéns MB ficou top a adaptação, muito bonita.
Abs.

Oslei
25/04/2016, 12:40
Oslei, o pivô da sua SW4 é o mesmo da 3.0. Não consegui localizar esse pivô TRW no Brasil, parece que no exterior tem. Mas no poste 253 ha uma sugestão de nosso amigo Calhiandro, quem sabe faz essa adaptação para o superior, eu fiz no inferior, como postei acima, e ficou muito bom.

"Olha já tem gente adaptando os pivôs da nova nessa antiga. A adaptação é relativamente simples: para adaptar os pivôs superiores da nova na antiga basta desbastar 0,3 mm do corpo do pivô onde ele acopla. E para adaptar o pivô inferior da nova pega o pivô antigo retira a parte central do pivô aumenta o furo e coloca o inferior da nova . fica muito bom. "

Valeu Souza! não havia me atentado ao texto! Vc.s já houviam falar da marca Shibumi, andei pesquisando e parece que são fornecedores da Mitsubishi! Alguém tem algum relato de utilizar esta marca?

Em relação aos inferiores com certeza irei utilizar o procedimento do nosso amigo Calhiandro quando eu precisar trocar(foram trocados recentemente pelo antigo dono(colocou original)).

paulo pegoraro
30/04/2016, 23:51
Hoje fiz a troca dos pneus na viatura. Não sobrou tempo da oficina realizar a geometria apenas foram testadas as folgas nos pivos. Foi constatada uma pequena folga no pivô inferior lado do motorista. O mecânico falou q não era nada q nem precisa trocar. Agora fiquei na dúvida pois a viatura esta com 170.000km. Devo trocar por prevenção? Qual preço médio da peça original?

mbsouza
01/05/2016, 11:46
Hoje fiz a troca dos pneus na viatura. Não sobrou tempo da oficina realizar a geometria apenas foram testadas as folgas nos pivos. Foi constatada uma pequena folga no pivô inferior lado do motorista. O mecânico falou q não era nada q nem precisa trocar. Agora fiquei na dúvida pois a viatura esta com 170.000km. Devo trocar por prevenção? Qual preço médio da peça original?

No nosso Estado, a média de preço do pivô original é de R$ 800,00, cada, mais um R$ 200, para a troca, totalizando R$ 1800,00.

americo_mattar
02/05/2016, 21:04
Paulo com esse km se ainda forem os originais troca sem medo, a recomendação é trocar a cada 100.000km.

paulo pegoraro
02/05/2016, 21:20
Os povos ainda são os de fabrica mas a folga eh quase imperceptível. E as agências da região so vendem o par por 1700. E como gastei uma nota nos pneus não tenho toda essa grana alem disso um dos pivôs esta perfeito. A troca eu mesmo faço. A ideia do amigo de aumentar o furo e colocar o pivô das sw4 mais novas eh funcional pois ficaria bem em conta

Jorlex
20/05/2016, 21:58
Olá amigos,
Entrei em contato com o Anderson da Status para encomendar um cabecote para a minha SW.
Aproveitei e perguntei sobre Pivôs. Ele ja tem os TRW inferiores para SW4 97/02.
Vejam os preços que ele me passou:
Pivos Inferiores Originais Toyota (par): 1200,00
Pivos Inferiores TRW (par): 780,00
Pivos Superiores Originais Toyota: 590,00

Os TRW Inferiores (par) para SW4 2006/ : 320,00

Estou pensando em seguir o nosso amigo MbSouza mas tenho receio de não conseguir um torneiro tão bom quanto o dele ou encontrar um que cobre caro e não compense. Como involve retirada de material para inserção do pivo novo isto pode enfraquecer a peça e vir rachar ou partir. Mas que os numeros ($$$$$) são tentadores... isso são. rs.

Oslei
23/05/2016, 08:24
Olá Jorlex,

Comprei recentemente do Anderson da Status os pivôs superiores da Three Five (japonês) e parecem ser muito robustos(já li em alguns relatos em sites americanos que os japoneses não fornecedores OEM da Toyota), apesar de ainda não instala-los (pretendo troca-los neste próximo final de semana).
Assim que instala-los estarei postando fotos.

Oslei
23/05/2016, 08:27
retificando!! "são fornecedores OEM da Toyota"

victorsouza
17/09/2016, 14:16
Olá leo,

Sobre o tempo e meio dificil de falar, depende de diversos fatores, mas vou relatar minhas experiencias.
Presto serviços para uma empresa de sementes e eles tem muita hilux de todos os modelos ate mesmo as bandeirantes, quando e trocado os pivos, principalmente colocando as marcas inferior eles duram de 20.000 a 30.000 Km no maximo, e quando e colocado um original já pequei ate com 50.000 Km.
Uma simples inspeção visual não adianta, existe um jeito correto de testar esses pivos:

Deve colocar o macaco o mais proximo possivel do pivo inferior (tem que ser bem proximo), levantar a roda cerca de uns 5 CM, depois pegue uma alavanca ou espalta e coloque a ponta debaixo do pneu(prox a lateral interna do pneu), assim forcando a alavanca para cima, faça esse movimento diversas vezes e observe se o pivo tem folga.
OBS: o macaco não deve ficar em nenhuma travessa ou no chassis, por que assim o pivo vai ficar pressionado pela mola e não terá como verificar a folga.
Agora esse pivo ja estava bem ruim para ter caido assim, quando levar sua hilux em algum mecanico obeserve aonde ele apoiou o macaco e como eu disse nesse ralato ai em cima
em OBS, melhor ainda aqueles macacos que fica na rampa de alinhamento, ele pegam bem prox ao pivo, fazendo sempre uma verificação correta você não vai ter problemas nenhum.

Abraço.

Casa da Transmissão,
Poderia mandar fotos de como fez o teste. Tenho uma SW4 que está com rangido (às vezes) quando esterça o volante, mesmo parado. Não faz barulho de chocalho, só rangido e às vezes... Ainda não temos certeza se é no pivô...
Obrigado.

Se preferir, pode passar por WhatsApp. 22 998651402
Obrigado, Victor

victorsouza
27/09/2016, 10:12
Calhiandro,
Não quero te desanimar, na minha SW4 tive péssima experiencia com as barras axiais da 555, comprei na época na Américas, confiando na conversa de que são japonesas de qualidade, com 15.000km rodados ja apresentavam folgas, tive que morrer em outra grana e coloquei originais.
As originais tinham rodado 120.000km.
Espero que voce tenha mais sorte do que eu.
Abs.

Feitosa,
Há relato que há falsificação de peças originais Toyota e também das paralelas de boa qualidade, como a 555. É possível que vc tenha comprado alguma falsa, infelizmente...
Abraço

JGerson
03/02/2017, 11:05
Pessoal
A ultima postagem que encontrei sobre este tópico é de maio de 2016
Algum sabe se temos novidades no mercado para aquisição de um pivô no mercado paralelo confiável
para a HILUX SW4 Turbo Diesel ano 2000?
A marca Viemar é confiavel? a diferença de preço para originais Toyota é muito grande!
Qual o preço médio de um original no sul do pais? Aqui na Bahia estão me pedindo R$850,00
abraços

fnandosp
03/02/2017, 12:24
Em São Paulo:
43330 39585 - PIVO INFERIOR LD = R$899
43330 39465 - PIVO INFERIOR LE = R$899
43310 39016 - PIVO SUPERIOR = R$441/PAR

Franco Deiana
03/02/2017, 14:45
Eu mudei o pivo inferior no meu sw4 turbo diesel ano 98' unica originais Toyota com um custo de 2000 R$ pagando em parcelas ao longo de 4 meses . Paralela ou outro modelo para que me foi dito nao è bom... porque quebra facilmente e nao dura muito depois de 1 ano deveria mudar novamente isso nao è bom. O originais tem duração de 5/10 ano.

Glaicon
04/02/2017, 08:09
Pessoal
Algum sabe se temos novidades no mercado para aquisição de um pivô no mercado paralelo confiável
A marca Viemar é confiavel? a diferença de preço para originais Toyota é muito grande!
Qual o preço médio de um original no sul do pais? Aqui na Bahia estão me pedindo R$850,00
abraços
Leve em consideração que será uma peça que trocarás, provavelmente, uma vez na vida.
Vá de original.
O resto é resto.
Digo isto com experiência.:concordo:

VitormnBA
04/02/2017, 10:11
Pessoal
abraços

Tudo bem Jgerson? Concordo com os confrades quanto a qualidade indiscutível dos pivôs inferiores, modelo original.

Contudo, comprei trw para a minha (2001). Considero de excelente qualidade também! Há algumas paralelas que tem boa qualidade, mas não terão a durabilidade das original e nem da trw. Fui de trw pelo custo benefício. Se usar muito em trilha, erosões, etc. Vá de original.

Abraço!

mbsouza
04/02/2017, 21:55
Pessoal, notícias das adaptações dos pivôs inferiores. Já havia feito do lado direito, em novembro realizei o mesmo procedimento no lado esquerdo do carro. Tinha que fazer uma viagem longa em Janeiro, 4000 km ida e volta, levei no mecânico para revisão geral da suspensão, inclusive quanto as condições dos pivôs inferiores e superiores. Estava tudo ok segundo ele, pivôs sem folga, freios bons, etc e tal. no dia 26/01/17, tive o dissabor de ter os dois pivôs, inferior e superior, lado esquerdo, desnucados e roda caída, um transtorno, estava em BH, 1900 km da minha terra. O inferior que adaptei era TRW estava com apenas 3000 km rodados. Percebi que não houve qualquer problema com a adaptação, foi o próprio pivô mesmo que rompeu. Quanto ao superior, era original e estava com apenas 20000 km. Não sei o que rompeu primeiro, se o superior ou o inferior, o certo é que o que quebrou primeiro acabou forçando e rompendo o outro. Levei o carro para uma oficina indicada pelo meu primo que mora lá, mantive a adaptação no inferior, consegui um da marca SKF que foi colocado. Quanto ao superior, foi difícil conseguir, nem na autorizada tinha, só por encomenda, o que demoraria 5 dias úteis. Mas acabei por sorte conseguindo um perfect, que sei que não é confiável e logo terei que trocá-lo. Percebi que o pivô TRW tem bastante poliuretano, ou ou material similar, que fica em contato com a articulação, não é ferro, que teoricamente seria mais confiável. Então, fiquei sem compreender, pivôs sem folga aparente e de marca bem conceituada romperam. Estou desconfiado que a suspensão dianteira da minha camioneta deva ter algum problema crônico, pois os pivôs inferiores originais que coloquei há cerca de dois anos e meio duraram somente 30000 km.

Glaicon
05/02/2017, 08:22
MSouza, realmente, deve haver algo de errado com a suspensão da sua viatura.
Os pivôs parecem estar sofrendo alguma pressão ou peso além do normal.
Seria algum desalinhamento do chassis por conta de colisão no passado?
Merece investigação, pois esta situação de perder a roda é perigosa demais.
Boa sorte na sua pesquisa.:concordo:

TCHEIGOR
05/02/2017, 08:24
Que tamanho de pneus tu usa?
Porque essa história de que se trocar pivô por outro original só vai trocar uma vez na vida é pra quem usa pneus originais.
Eu mesmo já troquei pivô original com 40000km, mais de uma vez, usando pneu 31'. E não faço uso pesado, "apenas" estradas de chão e nossas ruas maravilhosas, hehehe.

Pessoal, notícias das adaptações dos pivôs inferiores. Já havia feito do lado direito, em novembro realizei o mesmo procedimento no lado esquerdo do carro. Tinha que fazer uma viagem longa em Janeiro, 4000 km ida e volta, levei no mecânico para revisão geral da suspensão, inclusive quanto as condições dos pivôs inferiores e superiores. Estava tudo ok segundo ele, pivôs sem folga, freios bons, etc e tal. no dia 26/01/17, tive o dissabor de ter os dois pivôs, inferior e superior, lado esquerdo, desnucados e roda caída, um transtorno, estava em BH, 1900 km da minha terra. O inferior que adaptei era TRW estava com apenas 3000 km rodados. Percebi que não houve qualquer problema com a adaptação, foi o próprio pivô mesmo que rompeu. Quanto ao superior, era original e estava com apenas 20000 km. Não sei o que rompeu primeiro, se o superior ou o inferior, o certo é que o que quebrou primeiro acabou forçando e rompendo o outro. Levei o carro para uma oficina indicada pelo meu primo que mora lá, mantive a adaptação no inferior, consegui um da marca SKF que foi colocado. Quanto ao superior, foi difícil conseguir, nem na autorizada tinha, só por encomenda, o que demoraria 5 dias úteis. Mas acabei por sorte conseguindo um perfect, que sei que não é confiável e logo terei que trocá-lo. Percebi que o pivô TRW tem bastante poliuretano, ou ou material similar, que fica em contato com a articulação, não é ferro, que teoricamente seria mais confiável. Então, fiquei sem compreender, pivôs sem folga aparente e de marca bem conceituada romperam. Estou desconfiado que a suspensão dianteira da minha camioneta deva ter algum problema crônico, pois os pivôs inferiores originais que coloquei há cerca de dois anos e meio duraram somente 30000 km.

mbsouza
05/02/2017, 09:22
[QUOTE=TCHEIGOR;2416173]Que tamanho de pneus tu usa?
Porque essa história de que se trocar pivô por outro original só vai trocar uma vez na vida é pra quem usa pneus originais.
Eu mesmo já troquei pivô original com 40000km, mais de uma vez, usando pneu 31'. E não faço uso pesado, "apenas" estradas de chão e nossas ruas maravilhosas, hehehe.

Tcheigor, uso pneus 265/70/16.

Clandio
05/02/2017, 20:55
Mbsouza
Tu tem certeza que o pivo superior que quebrou era original (tinha marca para identificação)?

mbsouza
06/02/2017, 10:40
Mbsouza
Tu tem certeza que o pivo superior que quebrou era original (tinha marca para identificação)?

Não verifiquei. A oficina que fez o serviço no final de 2015 trocou os dois pivôs, custou 330,00, cada, na época, referiram que eram originais, mas vou verificar no outro lado pra ver se tem alguma marca.

JGerson
07/02/2017, 10:51
Obrigado Galera!
Acho que ouvi o que queria de VitormnBA -"Se usar muito na trilha, va de original"
Uso a criança aos domingos no asfalto, no máximo estrada de chão do sitio... raríssimo uma trilha...
Acredito que um bom paralelo (TRW) será o melhor custo beneficio.
Valeu!

mbsouza
12/02/2017, 13:04

Hoje fui verificar a folga dos pivôs inferiores. Para minha surpresa e desapontamento, o pivô recém trocado já está com folga na vertical
https://youtu.be/tb7Fz62v_OY, conforme pode se verificar no vídeo anexo, e nem chegou sequer aos 3000km. Tem zica aí, amanhã levarei em um mecânico pra ver se descobre o que está acontecendo. O do outro lado está com 13000 km, sem folga alguma.

guilhermeabreu
20/02/2017, 11:47
Hoje fui verificar a folga dos pivôs inferiores. Para minha surpresa e desapontamento, o pivô recém trocado já está com folga na vertical
https://youtu.be/tb7Fz62v_OY, conforme pode se verificar no vídeo anexo, e nem chegou sequer aos 3000km. Tem zica aí, amanhã levarei em um mecânico pra ver se descobre o que está acontecendo. O do outro lado está com 13000 km, sem folga alguma.

Estou enganado ou o braço esta parecendo que é soldado , remendado . Como se tivesse aproveitado ele por ter tido uma quebra .

guilhermeabreu
20/02/2017, 11:50
Pivô sempre falo que tem que ser original , já coloquei xing ling 6 meses tive de trocar coloquei Viemar 6 meses depois tive que trocar coloquei original esqueci que tinha pivô em meu carro .

É caro ? É e muito , mas vale a pena e qto vale nossas vidas ?

EduQxQ
20/02/2017, 14:58
Olá Mbsouza,
Este do vídeo é o SKF?

Um abraço,

mbsouza
20/02/2017, 17:34
Olá Mbsouza,
Este do vídeo é o SKF?

Um abraço,

sim, SKF,mas o que quebrou foi TRW. Apesar de não serem os originais, creio que o desgaste prematuro não seja por culpa dos pivôs. Descobri que o amortecedor dianteiro do lado esquerdo, o mesmo que está dando problema, está vazando. Já comprei e deverá chegar esta semana: dois amortecedores Kyb, dois coxins e dois terminais de direção, que também estão com folga. Após a troca, espero que resolva o problema.

mbsouza
11/03/2017, 20:08
Pivos inferiores TRW para a SW4 1997/2002, no mercado livre, apenas digite JBJ534 para um lado e JBJ559 para outro, preço bom.

sandro_ventania
12/03/2017, 14:45
O Guilherme fez uma observação...notando agora, realmente parece que houve solda ali na balança. Houve mesmo?
Verificou também as buchas da balança mbsouza?

mbsouza
12/03/2017, 17:44
O Guilherme fez uma observação...notando agora, realmente parece que houve solda ali na balança. Houve mesmo?
Verificou também as buchas da balança mbsouza?

Ôpa, não havia percebido a observação do Dr. Guilherme, mas não há solda, é efeito da resolução ruim do vídeo. Quanto as buchas, estão boas, sem folga.

mbsouza
28/03/2017, 03:52
Recebi os pivôs TRW.545645545646

calhiandro
28/03/2017, 08:41

Agora vai, depois dá um retorno, quando instalar

mbsouza
28/03/2017, 13:35
Olá Calhiandro, por ora não vou instalar, comprei preventivamente, eis que do lado esquerdo estava dando problemas, não sei se é em face da adaptação que ficou algum detalhe ou em razão do amortecedor que estava estourado. Troquei os amortecedores, coxins e terminais de direção, agora, vou vigiar pra ver se vai folgar, se sim, aí troco dos dois lados. Do lado direito, já está com 14000 km, sem problemas. Comprei também esses pivôs via mercado livre de uma loja há trinta anos no mercado de autopeças, por um preço muito bom.

Gustavo Treis
11/05/2017, 19:36
Boa noite! Estou atrás de um pivô pra minha sw4 e este tópico tem me ajudado muito! Uma dúvida: só encontro peças originais Toyota nas concessionárias ou também em lojas? Se tem em lojas, alguém indica uma na região de Florianópolis? Obrigado!

Glauber Dodge
17/11/2017, 19:58
Qual a opiniâo de vcs em relação aos Pivos Viemar? E alguem sabe quem fabrica os pivos originais?Nome da empresa? Pois a Toyota é montadora e deve tercerizar esse serviço ou a mesma produz?

calhiandro
18/11/2017, 09:15
Qual a opiniâo de vcs em relação aos Pivos Viemar? E alguem sabe quem fabrica os pivos originais?Nome da empresa? Pois a Toyota é montadora e deve tercerizar esse serviço ou a mesma produz?
A minha veio com esses pivôs viemar. Rodou só comigo ate agora 47.000 kms. Não sei o quanto rodou com o dono anterior. Enfim ate agora de boa , ha pessoas que condenam esse pivô. Para mim deu certo até agora.

3 climas
13/12/2017, 02:13
Esses pivôs são um caso sério, a minha viatura é uma sw4 97 e estava com o viemar quando caiu a roda direita ao passar por uma passagem de nível, ainda bem que mesmo andando bem devagar o carro ainda andou uns 5 metros pra frente até que eu percebesse que a roda tinha caído pois se tivesse parado em cima do trilho o estrago tinha sido maior ainda pois em menos de 10 minutos depois passou um trem ali, Eu já conhecia a veracidade desse problema e tinha a intenção de trocar esses pivôs por originais toyota antes que algum deles chegassem a cair mas diante da inexistência desse produto aqui na minha cidade fui protelando essa troca mas consciente do risco eminente da roda cair e de tempos em tempos eu sempre mandava o mecânico verificar possíveis folgas e por incrível que pareça tinha feito isso 4 dias antes desse transtorno acontecer e o mecânico me garantiu que não havia folgas ou qualquer defeito aparente, mas com certeza tinha, diante da urgência na substituição novamente fui obrigado a utilizar o viemar mas agora vendo a possibilidade da adaptação de um outro terminal vou pesquisar pra ver se vale a pena comprar um original toyota dos modelos mais modernos e arranca-los de seu suporte original e adapta-lo no suporte da minha, também vou pesquisar a possibilidade de encontrar algum outro pivô original mais reforçados de carros maiores, tratores, ou até mesmo caminhões pra ver se tem como adapta-lo no meu carro.

mbsouza
13/12/2017, 12:27
Esses pivôs são um caso sério, a minha viatura é uma sw4 97 e estava com o viemar quando caiu a roda direita ao passar por uma passagem de nível, ainda bem que mesmo andando bem devagar o carro ainda andou uns 5 metros pra frente até que eu percebesse que a roda tinha caído pois se tivesse parado em cima do trilho o estrago tinha sido maior ainda pois em menos de 10 minutos depois passou um trem ali, Eu já conhecia a veracidade desse problema e tinha a intenção de trocar esses pivôs por originais toyota antes que algum deles chegassem a cair mas diante da inexistência desse produto aqui na minha cidade fui protelando essa troca mas consciente do risco eminente da roda cair e de tempos em tempos eu sempre mandava o mecânico verificar possíveis folgas e por incrível que pareça tinha feito isso 4 dias antes desse transtorno acontecer e o mecânico me garantiu que não havia folgas ou qualquer defeito aparente, mas com certeza tinha, diante da urgência na substituição novamente fui obrigado a utilizar o viemar mas agora vendo a possibilidade da adaptação de um outro terminal vou pesquisar pra ver se vale a pena comprar um original toyota dos modelos mais modernos e arranca-los de seu suporte original e adapta-lo no suporte da minha, também vou pesquisar a possibilidade de encontrar algum outro pivô original mais reforçados de carros maiores, tratores, ou até mesmo caminhões pra ver se tem como adapta-lo no meu carro.

Amigo três Climas, não aconselho a adaptação. Comigo, funcionou bem do lado direito, durou 15000 km e não tinha folga, mas do lado esquerdo, caiu a roda duas vezes. Estou utilizando agora os TRW, estão com 2700 km, por enquanto tudo ok. Também já pensei em utilizar pivos de carros maiores, talvez até de certo, mas pode forçar demais as outras peças, como terminal de direção e barra.

3 climas
13/12/2017, 12:35
Entendi mbsouza, vou testar os TRW pra ver se tenho sorte com eles.

mbsouza
13/12/2017, 18:04
Entendi mbsouza, vou testar os TRW pra ver se tenho sorte com eles.

Temos expectativa de que os TRW tenham boa durabilidade. Eis o link onde encontrei com menor preço, lembrando que os códigos são JBJ559 e JBJ534: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-941546022-piv-suspenso-cada-01-unidade-trw-jbj559-hilux-sw4-inferi-_JM

3 climas
13/12/2017, 20:52

Respondendo com citação para ilustrar o ocorrido.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/554350d1513204484-nao-comprem-este-pivo-alguem-sabe-onde-comprar-um-bom-pivo-pra-sw4-97-a-wp_20170830_001.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/554351d1513204710-nao-comprem-este-pivo-alguem-sabe-onde-comprar-um-bom-pivo-pra-sw4-97-a-wp_20170830_005.jpg

Glaicon
14/12/2017, 08:22
Mecânico bom, hein?
Atende no meio da rua!:palmas:

Brüner
17/12/2017, 23:36
Pessoal,

Alguém já testou os pivôs da MOOG?

Superior K90255. $26,00
Inferior K90262/3 $49,00

Tem disponível no site da rockauto...
Lá tb tem da AC Delco...

3 climas
18/12/2017, 19:42
Mecânico bom, hein?
Atende no meio da rua!:palmas:

Nesse quesito eu não tenho do que reclamar não, pelo menos até hoje sempre que precisei eles vieram me atender prontamente inclusive algumas vezes isso já aconteceu até aos domingos.

3 climas
18/12/2017, 20:48

Diz ai pra gente o que você está achando desses pivôs.

mbsouza
19/12/2017, 05:36
Diz ai pra gente o que você está achando desses pivôs.

Olha 3 climas, por enquanto está meio cedo para conclusões definitivas, pelo menos em relação à minha experiência com tais pivôs, mas até o momento estão com 3000 km, sem folga alguma.

calhiandro
19/12/2017, 08:16
Olha 3 climas, por enquanto está meio cedo para conclusões definitivas, pelo menos em relação à minha experiência com tais pivôs, mas até o momento estão com 3000 km, sem folga alguma.

Estou usando Viemar há cinco anos os pivôs ainda não apresentam folga. Devo partir para esses trw.

mbsouza
19/12/2017, 12:10
Estou usando Viemar há cinco anos os pivôs ainda não apresentam folga. Devo partir para esses trw.

Calhiandro, estou impressionado com a durabilidade dos Viemar no seu carro, já vi relatos negativos quanto a estes pivôs. Em 2014 coloquei originais na minha SW4, o do lado direito durou 30k e do esquerdo 40k. Esperava mais, não fiz trilha, sempre que possível desviava de buracos. Agora, se os TRW durarem 20k, estarei satisfeito.

calhiandro
19/12/2017, 14:25
Calhiandro, estou impressionado com a durabilidade dos Viemar no seu carro, já vi relatos negativos quanto a estes pivôs. Em 2014 coloquei originais na minha SW4, o do lado direito durou 30k e do esquerdo 40k. Esperava mais, não fiz trilha, sempre que possível desviava de buracos. Agora, se os TRW durarem 20k, estarei satisfeito.
Rapaz um pivô original dura somente 30k ou 40k tem coisa errada ai. Quando comprei o carro estava com em 177.000 kms agora esta com 225.000 kms , nunca troquei desde que comprei. Ha relatos de pessoas que passaram de 70k ou mais com esses pivôs.
Esses pivôs sendo originais dizem que passa dos 200.000 kms.

mbsouza
19/12/2017, 14:53
Rapaz um pivô original dura somente 30k ou 40k tem coisa errada ai. Quando comprei o carro estava com em 177.000 kms agora esta com 225.000 kms , nunca troquei desde que comprei. Ha relatos de pessoas que passaram de 70k ou mais com esses pivôs.
Esses pivôs sendo originais dizem que passa dos 200.000 kms.

E eram originais mesmo, foi eu mesmo que os troquei. Já com nove mil, um mecânico disse que já estavam com folga, achei um absurdo e continuei rodando, levei em uma especializada em Toyotas, onde o meca disse que estavam normais, aí rodei mais um quinze mil, retornei na especializada, a mesma que os colocou novos, onde desta vez referiram que estavam com folga. Não troquei, rodei mais uns 6000k, levei para revisar em outro mecânico, o qual referiu que apenas o do lado direito estava ruim o outro ainda rodava mais. A partir daí eu fiz a adaptação e troquei somente do lado direito. Após 10km, troquei o da esquerda que também já estava folgado, também por outro adaptado. A partir daí o do lado esquerdo não durou mais que 2500km, caiu a roda duas vezes, aí desisti da adaptação, apesar do lado direito não apresentar qualquer folga por 15k. Agora estou vigiando os TRW, verifico a cada 1000km, eu mesmo faço essa revisão, se der problema precoce em algum pivô, vou levar a camioneta em uma oficina especializada em chassis, para ver se há algum empeno.

calhiandro
21/12/2017, 09:05
E eram originais mesmo, foi eu mesmo que os troquei. Já com nove mil, um mecânico disse que já estavam com folga, achei um absurdo e continuei rodando, levei em uma especializada em Toyotas, onde o meca disse que estavam normais, aí rodei mais um quinze mil, retornei na especializada, a mesma que os colocou novos, onde desta vez referiram que estavam com folga. Não troquei, rodei mais uns 6000k, levei para revisar em outro mecânico, o qual referiu que apenas o do lado direito estava ruim o outro ainda rodava mais. A partir daí eu fiz a adaptação e troquei somente do lado direito. Após 10km, troquei o da esquerda que também já estava folgado, também por outro adaptado. A partir daí o do lado esquerdo não durou mais que 2500km, caiu a roda duas vezes, aí desisti da adaptação, apesar do lado direito não apresentar qualquer folga por 15k. Agora estou vigiando os TRW, verifico a cada 1000km, eu mesmo faço essa revisão, se der problema precoce em algum pivô, vou levar a camioneta em uma oficina especializada em chassis, para ver se há algum empeno.
Olha tenho um conhecido que a caminhonete dele está quebrando pivô direto do lado direito. Ele trocou o braço do lado direito, e colocou originais comprado na css. Vamos esperar para vê. Ele faz trilha.

mbsouza
04/11/2018, 06:25
Os pivôs inferiores TRW completaram 12000 kms, estão ainda perfeitos, sem folga. SW4 2000.

Danilofb55
15/11/2018, 21:22
O contato do fabricante de bucha:

AJ Buchas Especiais
Fone: (11) 5971-5927
www.ajbuchasespeciais.com (http://www.ajbuchasespeciais.com)

No meu caso, ele ainda não tinha os kits, então mandei retirar todas as buchas originais e entreguei p/ ele, em uma semana, ele fez todos os moldes torneados em um material duro que não me lembro o nome e injetou as peças em poliuretano. como levei pra ele as bandejas, ele já me entregou montadas e pintadas.
O meu Kit foi, todas as buchas das bandejas, de todos os braços de controle (susp. traseira), buchas das barras estabilizadoras, das bieletas, da barra panhard, das cabeças de amortecedor e os dez calços de carroceria, só faltou os batentes porque não os levei, e ele precisava para moldar.
Agora, como já fez pra mim, tem a pronta entrega para SW4 92 a 95.

Estou tentando colocar as fotos mas estou tendo grandes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1330&pictureid=8367

Boa noite, essas buchas de PU realmente duram muito mais. Porém são muito duras, não amortecem como deveria. Estou dando um trato na viatura, e meu mecânico veio com uma ótima ideia, inclusive ele usa na s10 dele. Buchas de pneu, geralmente de trator. Não são duras como a de PU, não ressecam e racham como as comuns de borracha injetada, tem uma durabilidade impressionante. Segundo ele, quando trocou toda a suspensão (amortecedores, coxins, buchas) colocou essas buchas. Me disse que teve que trocar os amortecedores traseiros, e todo o embuchamento estava intacto! Já comprei para a viatura, e o preço foi surreal. As buchas da barra estabilizadora saíram a 30 pila cada. Na concessionária 400 reais! Inclusive estou pensado em tirar todas as buchas ( inclusive as que estão boas) e trocar por essas de borracha de pneu...

Danilofb55
16/11/2018, 05:24
Amigo, fui ver o link no mercadolivre. Os caras estão ficando loucos!!! O jogo com 4 pivôs está custando 1650 reais! Preço dos originais na concessionária! Quase liguei pro 190 hahahaha

mbsouza
18/11/2018, 18:01
[QUOTE=Danilofb55;2491646]Amigo, fui ver o link no mercadolivre. Os caras estão ficando loucos!!! O jogo com 4 pivôs está custando 1650 reais! Preço dos originais na concessionária! Quase liguei pro 190 hahahaha[/QUOTE

Totalmente fora de preço, no mercado livre o par de inferiores TRW, frete grátis em 12x sem juros por R$ 710,00: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-841825763-kit-pivo-inferior-toyota-hilux-sw4-ldle-19952004-trw-_JM

guilhermeabreu
07/12/2018, 19:49
Boa noite, essas buchas de PU realmente duram muito mais. Porém são muito duras, não amortecem como deveria. Estou dando um trato na viatura, e meu mecânico veio com uma ótima ideia, inclusive ele usa na s10 dele. Buchas de pneu, geralmente de trator. Não são duras como a de PU, não ressecam e racham como as comuns de borracha injetada, tem uma durabilidade impressionante. Segundo ele, quando trocou toda a suspensão (amortecedores, coxins, buchas) colocou essas buchas. Me disse que teve que trocar os amortecedores traseiros, e todo o embuchamento estava intacto! Já comprei para a viatura, e o preço foi surreal. As buchas da barra estabilizadora saíram a 30 pila cada. Na concessionária 400 reais! Inclusive estou pensado em tirar todas as buchas ( inclusive as que estão boas) e trocar por essas de borracha de pneu...

danilo

Vai fundo , estas buchas de borracha lonada é o que ha de melhor , mando fazer na BORRACHAS ROCHA em Contagem-MG , buchas de PU é loucura , acaba quebrando tudo e folga todo o carro , uso estas buchas no meu ENGESA a 10 anos e nenhuma deformaram até hoje e são muito baratas

edneicabofrio
07/01/2019, 18:19
Fala Pessoal,

Adquiri recentemente uma SW4 2001 e estou dando uma geral na viatura.

Graças a este tópico, percebi que os pivôs podem ser considerados pontos críticos da viatura e que merecem ser revisados. Ainda mais que peguei uma viatura com 309 km.

Me chamou a atenção as opções de pivôs que foram mencionadas neste fórum:

- Originais Toyota;
- CTR;
- 555;
- TRW;
- VIEMAR;

Esse último, por sinal foi condenado por muitos proprietários e por isso estou descartando das minhas opções.

Entrei em contato com o Gilberto (ex funcionário da América de Ponta Porã) e ele me deu as seguintes cotações:

Pivo Inf: 870,00 cada Lado (original Toyota)
Pivo Sup: 360,00 cada lado (original Toyota)

Pivo Inf: 370,00 cada Lado (555 Japonês)
Pivo Sup: 160,00 cada lado (555 Japonês)

Enfim, gostaria da saber a opinião de vocês. Quais as suas experiências.
O objetivo é deixar este tópico atualizado para 2019.
Obrigado.

mbsouza
07/01/2019, 21:00
Fala Pessoal,

Adquiri recentemente uma SW4 2001 e estou dando uma geral na viatura.

Graças a este tópico, percebi que os pivôs podem ser considerados pontos críticos da viatura e que merecem ser revisados. Ainda mais que peguei uma viatura com 309 km.

Me chamou a atenção as opções de pivôs que foram mencionadas neste fórum:

- Originais Toyota;
- CTR;
- 555;
- TRW;
- VIEMAR;

Esse último, por sinal foi condenado por muitos proprietários e por isso estou descartando das minhas opções.

Entrei em contato com o Gilberto (ex funcionário da América de Ponta Porã) e ele me deu as seguintes cotações:

Pivo Inf: 870,00 cada Lado (original Toyota)
Pivo Sup: 360,00 cada lado (original Toyota)

Pivo Inf: 370,00 cada Lado (555 Japonês)
Pivo Sup: 160,00 cada lado (555 Japonês)

Enfim, gostaria da saber a opinião de vocês. Quais as suas experiências.
O objetivo é deixar este tópico atualizado para 2019.
Obrigado.

Amigo, a minha esta com os inferiores TRW, estão com 14000 km e já deu uma leve folga, vou ter que trocá-los. Os originais, duraram cerca de 30.000 km um lado e 40.000 o outro. Quantos as outras marcas que referistes, não tenho experiência.

edneicabofrio
10/01/2019, 14:27
Amigo, a minha esta com os inferiores TRW, estão com 14000 km e já deu uma leve folga, vou ter que trocá-los. Os originais, duraram cerca de 30.000 km um lado e 40.000 o outro. Quantos as outras marcas que referistes, não tenho experiência.
Obrigado pela informação.
Como eu peguei a viatura agora, e já gastei uma grana com as revisões básicas (troca de correias, óleos, buchas), fiquei no vermelho para investir em pivôs originais.
Tenho receio de viajar com a família e ficar na estrada por conta desses pivôs.
Levarei a viatura à oficina, na proxima semana, para verificar a marca e o estado dos pivôs, para tirar esse medo.

Quem tiver mais relatos, por favor, compartilhem.

Obrigado.

mbsouza
10/01/2019, 19:18
Obrigado pela informação.
Como eu peguei a viatura agora, e já gastei uma grana com as revisões básicas (troca de correias, óleos, buchas), fiquei no vermelho para investir em pivôs originais.
Tenho receio de viajar com a família e ficar na estrada por conta desses pivôs.
Levarei a viatura à oficina, na proxima semana, para verificar a marca e o estado dos pivôs, para tirar esse medo.

Quem tiver mais relatos, por favor, compartilhem.

Obrigado.

Hoje, o mecânico trocou os pivôs, mas não estavam em estado crítico, ainda com bastante lubrificação e pouquíssima folga, rodaria tranquilamente mais uns 5k, troquei por precaução, pois tenho uma viagem relativamente longa pela frente. Guardei os usados para uma eventual emergência. Recomento os TRW.

mbsouza
10/01/2019, 19:27
Este vídeo Checking Lower Ball-Joint, 3rd-Gen Toyota 4Runner - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=njCvbHl1Fu8) mostra onde colocar o macaco e verificar se o pivô inferior tem folga.

caiorsiqueira
28/02/2019, 17:43
Galera,

estou precisando da ajuda de vocês!

Minha Hilux (SW4 3.4 V6 4x4 Gasolina) quebrou o pivô pela segunda vez do mesmo lado (direito)! Da primeira, sem saber deste tópico, comprei o que encontrei e agora em menos de 8 meses, rodando muito pouco, e só na cidade, ela quebrou de novo! O prejuizo foram os dois pivôs (superior e inferior) do lado direito e a trizeta.

O pivô superior de maior qualidade só encontrei da Viemar. O inferior Viemar e TRW. Originais na Toyota só sob encomenda, mas o conjunto original (R$443 cada pivô) ficará o dobro do preço dos Viemar ou TRW.

Sobre a adaptação que vocês tem feito, é com os pivôs originais da Hilux SW4 2005 em diante, ou de alguma marca específica (encontrei SKF na internet)? Porque os originais, na concessionária, o inferior só vende junto com a balança. O superior R$122.

Gostaria da opinião de vocês qual a melhor opção, custo x benefício. Qual marca usaram na adaptação?

Me ajudem pois estou a pé! kkkk

Obrigado

leanog
02/03/2019, 07:45
Galera,

estou precisando da ajuda de vocês!

Minha Hilux (SW4 3.4 V6 4x4 Gasolina) quebrou o pivô pela segunda vez do mesmo lado (direito)! Da primeira, sem saber deste tópico, comprei o que encontrei e agora em menos de 8 meses, rodando muito pouco, e só na cidade, ela quebrou de novo! O prejuizo foram os dois pivôs (superior e inferior) do lado direito e a trizeta.

O pivô superior de maior qualidade só encontrei da Viemar. O inferior Viemar e TRW. Originais na Toyota só sob encomenda, mas o conjunto original (R$443 cada pivô) ficará o dobro do preço dos Viemar ou TRW.

Sobre a adaptação que vocês tem feito, é com os pivôs originais da Hilux SW4 2005 em diante, ou de alguma marca específica (encontrei SKF na internet)? Porque os originais, na concessionária, o inferior só vende junto com a balança. O superior R$122.

Gostaria da opinião de vocês qual a melhor opção, custo x benefício. Qual marca usaram na adaptação?

Me ajudem pois estou a pé! kkkk

Obrigado

Melhor adaptação que vc pode fazer é ir na css e comprar o original..
Vai arriscar sua vida e de sua família se essa roda arrancar a 100km/h?

konai
02/03/2019, 09:29
Melhor adaptação que vc pode fazer é ir na css e comprar o original..
Vai arriscar sua vida e de sua família se essa roda arrancar a 100km/h?

Concordo. Se puder coloque original.

enioSw42001
10/10/2019, 23:09
Amigos, quais os melhores pivôs devemos comprar para SW4 até 2004? Adaptar originais TOYOTA da 2005 em diante é recomendado mesmo? As peças da SW4 até 2004 são muito caras e difíceis. De 2005 em diante, bem mais baratas e acessíveis.

Quais as melhores opção para SW4 2001?

Em um ano fiz suspensão duas vezes. As buchas de balança feitas de pneu (lonadas) estavam bem ressecadas e com folgas. Assim, comprei da marca BCR. Pivô superior VIEMAR só duraram 40.000km na estrada.

Pretendo comprar originais TOYOTA de 2005 em diante e adaptar na 2001.

Aguardaremos os amigos aqui do grupo nos aconselhar.

sandro_ventania
23/10/2019, 18:47
Após algumas dezenas de milhares de km usando pivô TRW...vejam o resultado e a quilometragem até agora!

https://youtu.be/-P8si7r0GE0

calhiandro
23/10/2019, 21:25
Grande Sandro Ventania. Esses trw nas sw4 3ger toram no pé. Depois do original pode usar viemar para as sw4 97 a 2002. Uso viemar há 6 anos já rodei com eles 75 mil quilômetros. Vi você comentando que retirou a turbina da sua por qual motivo?

Etiene Carvalho
01/09/2020, 09:40
Calhiandro, adquiri uma SW4 4X4 TB DE recentemente e fiz uma revisão de suspensão, houve a necessidade de trocar um dos pivôs inferiores e optei por Viemar está marca é nacional, do sul, não tenho intenção de fazer trilhas, ao menos por enquanto. Esta marca é confiável? Obrigado.

Etiene Carvalho
01/09/2020, 09:41
Retificando SW4 4X4 turbo diesel 3.0

Etiene Carvalho
01/09/2020, 09:43
Efetuei a compra no site Hipervarejo

saosandr
12/04/2024, 11:18
Pivôs inferiores para SW4, originais Toyota!
Par De Pivo Inferior Sw4 97-04 Original Toyota | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3654706373-par-de-piv-inferior-sw4-97-04-original-toyota-_JM)

Elias A
24/04/2024, 13:19
Peças que podem comprometer até a segurança, não devemos arriscar. Pivôs inferiores e superiores, só originais. Os inferiores estão com preços ótimos na internet aqui no Brasil mesmo.

NoelFerreira
15/10/2024, 20:12
De forma a manter o fórum atualizado, reafirmo aqui a possibilidade de compras dos pivôs inferiores de SW4 2001 através da América Auto Peças, de Ponta Porã - MS.

Realizei a minha compra na quinta-feira, com base em alguns comentários aqui do fórum que atestavam a confiabilidade da loja. Fiz o pagamento e o envio foi realizado. Hoje, terça-feira seguinte, recebi minhas peças conforme o esperado e descrito pelo vendedor Cassio.

América Auto Peças. (67) 99211-2020

Serengetiman
27/10/2024, 15:49
A duas semanas atrás comprei os pivôs inferiores e superiores para a minha SW4 1998 com 159.000kms e que ainda está com os originais instalados, ou seja nunca foram trocados. Só vi este tópico hj, senão eu tinha pensado duas vezes para comprar um que não fosse original. Comprei da marca Lontra que é uma Indústria de Forja Brasileira, mas ainda não instalei os mesmos. Segue um PDF das peças que eles fabricam: https://lontra.com.br/wp-content/uploads/Catalogo-de-Utilitarios-2024-1.pdf. Torcendo para que seja uma peça durável e que assim sendo inspire confiança nas estradas e passe a ser uma boa opção para os proprietários das velhas e confiáveis SW4. Alguém por aqui já usou peças desta marca?

LuisArturoB
10/12/2024, 15:30
Olá!

Que bom que o incidente com a Hilux foi mais leve do que poderia ter sido! Realmente, os pivôs são componentes cruciais para a segurança e estabilidade do veículo, e é importante ficar atento a qualquer sinal de desgaste ou dano.

Quanto à sua dúvida, o intervalo de substituição dos pivôs pode variar dependendo do uso e das condições da estrada, mas, em geral, não existe uma quilometragem exata indicada no manual, pois depende muito de fatores como o tipo de uso (urbano, estrada, off-road, etc.) e o peso que o veículo carrega. Para a Hilux 2.8 2002, com 189.000 km, ainda mais se for utilizada carregada com frequência, é recomendável fazer uma inspeção cuidadosa nos pivôs, especialmente se já houver sinais de desgaste nas peças ou ruídos durante a direção, como estalos ou barulhos ao fazer curvas.