PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Jimny superaquecendo.

caique
03/02/2010, 11:08
Prezados,

domingo nosso jimny, pela primeira vez, acusou superaquecimento no marcador. Imediatamente paramos e passei a examinar o motor. Havia água no reservatório, então supus qued fosse a valvula termostática.

No dia seguinte abri o radiador e veriifiquei que estava seco, assim como o bloco do motor. Pus água e o carro funcionou normalmente por bastante tempo, sem nenhum problema.

Então pergunto, o que está acontecendo? Tem água no reservatório plástico mas ela não chega ao bloco! É possível isso? Como solucionar esse problema, pois não dá mais para confiar no npível do bujão plástico!!!

grato,

caique

Fabil
03/02/2010, 11:16
bomba d´agua??

Alfredo Stavale
03/02/2010, 11:24
bomba d´agua??

bem provavel de ser bomba d' agua mesmo

caique
03/02/2010, 11:24
Não creio que seja a bomba, pois liguei ele no dia seguinte e aparentemente a água circulou normalmente, mas vou verificar melhor...

aguardo sugestões...

caique

MATOSWR
03/02/2010, 12:13
Ola Caique, não entendi quando voce disse que o radiador e o bloco estavam seco?? bem vc quer dizer que a água sumiu derrepente???
bem se foi isso pode ser:
1 -a muito tempo vc não colocava água;
2 - ela vazou por alguma mangueia ou pelo radiador, pode ser que só vaze em alta rotação com pressão;
3 - pior das hipotese. vazamento na junta do motor.

agora se seu carro ferveu pode ser a valvula termostatica, bomba dágua ou entupimento
outra coisa..água é modo de falar né? vc deve sempre rodar com liquido de arrefecimento (água + aditivo)

boa sorte

caique
03/02/2010, 13:18
grato pelas informações, mas consultei o Daniel, do Brooklin, que deu uma explicação para o fato. Quando não há sucção da água do bujão ao radiador, ou é a tampa com defeito, ou é furo no radiador ou mangueiras.

então optei por mandar o carro para ele, ao invés de mexer eu mesmo (tem que pressurizar o sistema todo para achar o furo).

breve coloco aqui o resultado!

SUZUGLAU
03/02/2010, 14:11
Amigo verifique a junta de cabecote.

Se estiver tudo certo, bomba, termostatica, pressurizo e nao deu vazamento....

Junta com pegueno vazamento
Pode estar vazando pressao da combustao para o sistema de agua. Pressao vaza comeca a jogar agua do sistema pra fora.

Junta com grande vazamento.
De partida sem a tampa do radiador, verifica se o mesma esta jogando agua pra fora. Tipo borbulhando.

abs

CGAUER
03/02/2010, 21:41
Caique, vc tbm tem um Jimny!?

Acabei de pegar um novinho. Eu estava com o 110 + 90 + Corolla antigo. Simplifiquei a vida. Vendi o 90 e o Corolla e peguei uma azeitona 4x4 para SP e sítio. Desde sempre curti os Samurais.. O 110 é de coleção e só vai ser usado para viajar.

Abraços

rogeriomasih
03/02/2010, 23:47
não sei no jimny, mas o samurai não ´puxa´ água do reservatório de expansão. A água deve ser completada diretamente no radiador.

será que o problema não foi simplesmente deixar de completar o radiador por muito tempo?

BoaTrilha
04/02/2010, 00:33
é a tampa do radiador.

aquele reservatorio é de expansão da agua...
Se a tampa está defeituosa o radiador não puxa a agua quando está frio, nem mesmo a expulsa quando está quente.

troque-a e seja feliz!

caique
05/02/2010, 11:19
Clemente,

o jimny é da patroa, mas sempre tiro umas lasquinhas, continuo com a 110, mas gosto muito do suzuki, repare por baixo que ele tem muita coisa em comum com a land, só que não quebra tanto, hahahah!

Clemente, vamos marcar um encontro que eu quero conhecer o novo jimny de perto!

Agora, atualizando o tópico, o problema era furo no radiador, já esta sendo reparado.

abçs

Maurício Fernandes
05/02/2010, 11:22
aconteceu com um amigo que, segundo informações, a própria ventunhia furou o radiador ao passar com água acima do capô. ela funciona como uma hélice que acabou furando o radiador ao jogar algum "material sólido".

caique
09/02/2010, 15:04
Prezados,

problema resolvido, o radiador estava furado e foi reparado, o carrinho está tinindo de novo.

grato pelas iinformações!

MATOSWR
11/02/2010, 00:33
Prezados,

problema resolvido, o radiador estava furado e foi reparado, o carrinho está tinindo de novo.

grato pelas iinformações!

Haha... essa era a minha dica número 2!!! que bom q foi resolvido... vc colado??
Mas um feliz proprietario de um SUZUKI JIMNY!!

RAYANNE
05/05/2023, 17:05
Prezados,

Sou nova aqui no fórum e no mundo 4x4. Realizei o sonho de comprar um Jimny usado ano passado e tudo vinha bem, até começar a perceber que o ar condicionado não estava mais gelando. Reabasteci o gás e nada. Troquei a viscosa e, de igual modo, não vi diferença.

Em determinado dia, o ar falhou e ora gelava, depois parava de gelar. Nesse dia, o ar parou de vez de funcionar. Uso mt o carro em viagens longas e qnd estava voltando, acendeu a luz da injeção eletronica. Andei mais alguns minutos, todas as luzes acenderam como se fosse um colapso, parei o carro e ele já não ligou mais. Abri o capô, tava fervendo. Tudo isso sem o sensor de temperatura do painel acusar nada.

Levei em um mecânico e como o esquento foi grande, muita coisa foi trocada. Cabeçote, junta, o motor foi pra retifica tb. Apenas botaram o carro pra funcionar, mas não identificaram a causa do esquento. Resultado: na viagem seguinte, dois dias depois, a mesma coisa ocorreu, mas dessa vez qnd abri o capô tinha óleo pra todo lado. Novamente o sensor de temperatura do painel nada, apenas a injeção acendeu.

Levei em outro mecânico. Troquei tudo de novo e dessa vez tbm o pistão (em virtude de um barulho chato q havia ficado, por causa da dilatação), e recondicionei o radiador pq foi identificado um rachão na parte superior e troquei a tampa q não estava vedando. Feito o serviço e com o carro funcionando, botei um sensor digital. Resultado: continua esquentando, mesmo feito o serviço do radiador.

Não sei mais no que mexer. O cara disse q a bomba d'água tá ok.

Alguma sugestão? a viscosa pode ter sido trocada indevidamente e causar isso? pode ser o sensor de temperatura do painel disparando tardiamente o eletroventilador do radiador? alguém passou por algo parecido???

ME AJUDEM :cry: