Ver Versão Completa : Nível do motor GM151 no CJ
Oi Pessoal!
Bem sou estreante no fórum e mais ainda com Jeep's.
Pesquisei bastante no fórum, mais nenhum tópico esclareu minha duvida com relação a inclinação do motor GM151 adaptado no Cj-75. As duvidas são as seguintes:
1) Existe alguma receita para ajustar a inclinação do motor GM151, ou vou inclinando até que a cuba do carburador esteja no nível? Esta inclinação interfere na caixa de marcha?
Com relação a inclinação do motor, percorri algumas oficinas e informaram que o motor deve ficar nivelado. Acho estranho, pois percebo que os motores no opala são ligeiramente inclinados para trás e também o coletor e cuba são inclinados em relação a tampa superior.
2) A hélice percebi que ficou mais baixa que a do motor BF. Isto é assim mesmo?
3) A distancia entre a hélice e o radiador aumentou, isto irá prejudicar muito a refrigeração do motor? ou posso deixar assim mesmo?
4) Existe alguma receita de bolo para colocação dos calços? Vi em outro tópico que a melhor forma de colocar o suporte do motor é usando parafusos ou rebites e não soldando. Estava pensando em soldar, pois achar ser mais pratico.
Na adaptação do motor GM151, estou usando a caixa seca do opala e o eixo piloto da caixa foi alongado.
Ficarei bastante grato da ajuda que puder receber.
Abraços
[/b]
Ola Baretta
Quando adaptei o motor opala num cj3 que eu tinha , o mecanico utilizava como nivel a boca do carburador, colocava um nivel de construção na boca do carburador e quando ficou no nivel, ponteou os suportes do motor.
Se vc observar, a tubagem de admissao do opala é um pouco inclinada, o que faz que quando a boca do carburador esteja no nivel, o motor fique ligeiramente inclinado.
marcelino
10/02/2005, 08:16
Baretta
O meu CJ está com motor opala e parece um pouco inclinado, conforme o Jr. falou. Quanto ao helice mecanica esta também ficou um pouco distante do radiador original porém não tenho problemas de temperatura, apesar de já estar em projeto a troca por um hélice elétrico acoplado ao radiador, ficando a mecanica a espera de um problema...
A distancia impede voce de ve-lo pessoalmente, se te ajudar posso enviar fotos dos calços que foram soldados às longarinas...
Dando uma volta no Forum ví que a DEEP TECH é uma empresa especializada daqui de SP e acho que eles podem te ajudar, não tenho o telefone deles aqui comigo mas tenho certeza que algum de nossos colegas pode informar o número e o contato para facilitar...
um abraço
Jr. e Marcelino,
Obrigado pelas dicas. Usei a orientação de vocês, ou seja, coloquei um nivel na boca do carburador e quando ficou no nivel, esta foi a posição final.
Desculpe pela demora, mas estava viajando e o Jeep ficou parado este tempo todo. Aliás, ainda esta parado, pois estou refazendo a parte elétrica e depois vou trocar os calços da carroceria.
Abraços
marcelino
25/04/2005, 07:34
Sem problemas
um abraço e obrigado pela informação...
mattheus
25/04/2005, 09:22
Caro Baretta,
Na minha viatura fiz essa adptação, e é o seguinte:
A inclinação do motor existe, e faz como o rural 4x4 falou, se orienta pela boca do carburador.
Quanto a distância da hélice do radiador, isto sim vai te dar problema se não corrigido. Se você colocar uma hélice elétrica tudo bem, mas se continuar só com a mecânica o primeiro barranco que pegar o bichinho vai ferver.
No meu caso coloquei dois alargadores no radiador, deslocando o radiador para trás uns 8 cm.
Mas isso só é necessário se manter o restante do conjunto no lugar (cambio, t case, etc.)
A hélice vai ficar mais baixo mesmo, em relação a original, neste caso quando colocar os alargadores você deverá também abaixar o radiador (o necessário para não pegar a hélice no tubo de saída). Deverá também fazer o deslocamento da entrada do radiador do centro para a lateral, e trabalhar a saída mais para a lateral, senão corre o risco de ter o tubo cortado pela hélice.
Quanto aos suportes (e não calços :wink: ) do motor, os meus foram soldados ao chassis, e não tive maiores problemas com isso.
[]´s
Mattheus
Grande Matheus,
Grato pelas dicas.
Fiz exatamente conforme vcs disseram, ou seja, coloquei um nivel na boca do carburador e depois soldei os suportes do motor, que já estavam prontos. Ficou muito bom.
Quanto a hélice realmente ficou afastada, mas estive observando um Cj5-76 com motor 4cc ford, verifiquei que a hélice também fica afastada do motor. Bem, não sei se estava faltando alguma peça.
A mangueira do radiador realmente deu um pouco mais de trabalho, pois chegou a esbarrar na hélice. Desci um pouco o radiador para resolver o problema. A mangueira inferior já esta entrando pela lateral do radiador.
Se a refrigeração der problema, vou seguir o seu conselho e colocar uma ventoinha elétrica ou colocar os alargadores que vc comentou. Tem fotos desta melhoria?
[]'s
Baretta
Olimpio de Melo Viana
29/04/2005, 22:19
rural4x4, Desejo saber se vc adaptou o motor do opala em seu jeep com a mesma caixa de marcha do jeep e como ficou desenvolvendo
Olimpio de Melo Viana
29/04/2005, 22:29
marcelino, Vc esta ADAPTANDO MOTOR DE OPALA EM SEU JEEP COM CAIXA DE MARCHA DE JEEP OU DE OPALA
Marcelino,
No meu caso adaptei o motor GM151 e mantive a caixa original do Jeep (3 marchas). Foi usada a caixa seca do opala e também estou usando a embreagem do opala. Quanto a dizer se ficou desenvolvendo bem, não posso afirmar, já que praticamente não andei na viatura. A adaptação foi feita em fevereiro, mas estou refazendo a parte elétrica. Acho que fica bom o desempemho. Tem muitos aqui no fórum que usam esta combinação.
[]'s Baretta
Olimpio de Melo Viana
30/04/2005, 20:37
Bareta
Eu estou adaptando o motor do opala no jeep cj5 com a caixa de marcha do próprio jeep.
Quero te dizer que um amigo meu ja usa esta adaptação e faz corridas de jeep cross e nunca deu problema eu ja andei com o jeep dele e desenvolve muito bem.
O outro colega esta adaptando um motor de opala com caixa de marcha de opala e esta traçando o mesmo nas 4 rodas através de corrente do mesmo estilo da S 10 ainda não fizemos os testes mas logo logo estaremos testando.
Eu queria saber o que significa 151 no motor de opala e quanto a cores de motores, pois alguns falam de cor azul e de motor 151 e eu ainda não entendi o porque.
obrigado e boa sorte
Blz Olimpio!
É bom eu saber que esta adaptação da um resultado positivo. :D
Quando tiver o resultado da adaptação do seu amigo, posta pra gente. Se puder com fotos também.
Os numeros dos motores especificam a cilindrada, que algumas vezes é referida em polegada cubica (pol3) ou em centimetros cubicos (cm3) e podendo ser também em litros (l). Por exemplo: o motor BF-161 tem 161 pol3 ou 2600 cm3 (que na verdade é 2638cm3). Já o motor do opala 151 tem 151 pol3, que equivale aproximadamente 2500cm3.
Quanto as cores dos motores aí a coisa complica. Encontrei no fórum do opala as seguintes especificações:
Verde 2.5 ou 151: gasolina, tuchos hidráulicos, comando normal;
Azul 2.5 ou 151 S: gasolina, tuchos hidráulicos, comando normal;
Amarelo 2.5: álcool, tuchos hidráulicos, comando normal;
Vermelho 4.1: 250-S, gasolina, tuchos mecânicos, comando especial;
Amarelo 4.1: Álcool, tuchos hidráulicos, comando normal;
A partir do meio de 87, os motores passaram a ser cinza.
Até 74, todos eram vermelhos e só os 6 cilindros tinham tuchos hidráulicos.
Neste link abaixo, você encontrará mais detalhes:
http://www.anonyserver3.com/~opala55/forum/search.php?mode=results
Espero ter ajudado
[]'s Baretta
Olimpio de Melo Viana
01/05/2005, 20:49
Caro colega Bareta
agradeço por tudo e depois quando o meu amigo colocar em prática enviarei todos os detalhes
um abraço
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