Ver Versão Completa : Pajero sport diesel (2009/2010) - vibração
Colegas,
Estou precisando de um auxílio/informação sobre a Pajero Sport Diesel.
Adquiri este veículo 0 km (2009/2010), há cerca de um mês, e já fiz três viagens. A quilometragem atual é de 2.700 km rodados.
Desde a primeira viagem, percebi uma estranha vibração no veículo em movimento, especialmente quando a velocidade está entre 70/90 km/hora. Inicialmente, pensei que a Pajero pudesse ter vindo de fábrica sem um correto balanceamento das rodas. Realizei, então, o dito balanceamento.
No entanto, a vibração persiste e a conclusão a que chego é a seguinte: 1°) a dita vibração é normal em veículos desta categoria, na qual eu sou amador. Hipótese muito pouco provável, porque, por óbvias razões, trata-se de um possível defeito ou problema que compromete o conforto e a tranquilidade da direção; 2°) meu veículo tem um defeito de fábrica. Como esta me parece ser a conclusão correta, então quero saber se se trata de um defeito já enfrentado por outros proprietários de Pajero Sport Diesel ou, ao contrário, se estou diante de problema inédito, incomum.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado.
rick_rodrigues
24/01/2010, 23:40
Eu realmente gostaria de te ajudar afinal de contas esse é o intuito deste fórum, mas me desculpe pois não entendi direito como é o seu problema. Como é essa vibração? que fatores negativos ela provoca na dirigibilidade do veículo e desde que ela saiu zero ela está com essa vibração ou foi após algum fato ou viagem?
Rick,
Primeiramente, obrigado pela sua atenção.
Quanto ao problema, ele existe desde o momento em que o veículo saiu da concessionária. Não houve nenhum incidente que pudesse ter ocasionado o suposto defeito.
Mas, quanto à vibração propriamente dita, é como se o veículo estivesse desbalanceado, embora a vibração, a tremulação, o balanço incomum do automóvel não esteja concentrado no volante, que é onde normalmente se percebe o desbalanceado de rodas. Evidentemente que é algo sutil, mas o suficiente para causar incômodo e despertar a sensação de que algo está errado, porque estou falando de tráfego em asfalto e em velocidade considerável.
Enfim, não sei se consegui te esclarecer, mas trata-se de uma ligeira trepidação do veículo, que se torna mais sensível quando a velocidade está entre de 70/100 km/hora. A vibração, como eu já havia dito antes, se assemelha à sensação de estar dirigindo um veículo com rodas desbalanceadas, o que não é o caso da minha Pajero, pois já fiz a conferência do balanceamento.
Obrigado.
Já levou sua pajero à concessionária? O que eles disseram?
abs
:putz: Bom , um palpite, acho que é defeito de pneu (quantidade de borracha mal distribuida) ou acomodação do pneu na roda. Tudo bem que no balanciamento deveria acusar mas, nem sempre.
Vc já tentou fazer os rodizio dos pneu, ou melhora ou piora, se manter, ai sim, não é defeito de pneu nem roda.
Colegas,
Ao que tudo indica, não sou o único consumidor "premiado" com o problema por mim relatado. Deem uma corrida de olhos nos endereços virtuais abaixo.
Na oportunidade, informo que ainda não levei o veículo para fazer a primeira revisão, oportunidade em que irei relatar o provável defeito aos técnicos da concessionária.
De toda forma, agradeço as dicas e sugestões que até o momento me foram enviadas.
Obrigado,
LARP
http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero7.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero6.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero2.htm
ROAD TECH
25/01/2010, 22:46
Olá LARP,
Li os problemas relatados e não me parecem que sejam o que está ocorrendo no seu carro. Vc diz que sente vibração, mas não é no volante.
Sugiro vc fazer o seguinte, a fim de tentar identificar a origem da tal "tremedeira".
Coloque o carro sobre cavaletes de forma a desencostar as 4 rodas do piso. Certifique-se que os cavaletes estão bem apoiados.
"Dirija" o carro, acelerando através das marchas. Atinja e velocidade (vide velocímetro) em que ocorre o problema. Peça para algum mecânico dar uma olhada em rodas, eixo cardã, coxins da transmissão, em busca de algum comportamento anormal.
Fazer essa investigação num elevador não reproduzirá o comportamento do veículo em marcha, uma vez que as suspensões estarão em posição totalmente aberta, o que poderá induzir vibrações por angulo excesivo do cardã ( e suas respectivas cruzetas).
Vibrações do tipo que vc menciona podem ocorrer por desalinhamento do eixo cardã ou montagem forçada dos coxins de motor e transmissão. Nesse último caso, soltar levemente os parafusos dos coxins e dar uma volta com o carro, ajuda o conjunto a encontrar a sua posição de "repouso". Basta apertar os parafusos novamente e avaliar se o problema foi solucionado ou diminuiu.
Sds,
Octávio
fabiomsan
17/02/2010, 23:03
Colegas,
Ao que tudo indica, não sou o único consumidor "premiado" com o problema por mim relatado. Deem uma corrida de olhos nos endereços virtuais abaixo.
Na oportunidade, informo que ainda não levei o veículo para fazer a primeira revisão, oportunidade em que irei relatar o provável defeito aos técnicos da concessionária.
De toda forma, agradeço as dicas e sugestões que até o momento me foram enviadas.
Obrigado,
LARP
http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero7.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero6.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero2.htm
Mirim, peguei uma Pajero Sport 2007/2007 no dia 11/2/2010 e tive o mesmo problema rodando na via Pres. Dutra (que liga Rio a São Paulo). A estrada é excelente, então descartei uma possibilidade de leitura exagerada do asfalto, ou seja, o carro transmite ao motorista todas as imperfeições do asfalto. Porém, notei que a trepidação diminuiu bastante na volta, quando então o carro estava com mais carga no porta-malas, inclusive rodando em torno de 120 Km/h. Porém, a trepidação aumentava quando eu tirava o pé do acelerador. Lembrei que em uma roda de bate-papo alguém disse que carros desse tipo quicavam menos quando carregados. De todo modo, vou tentar um balanceamento. Tentando ajudar, lembro que certa vez tive de trocar os pneus Firestone de meu Santana, que ainda estavam com garantia de fábrica (são 5 anos pela Firestone e pela Pirelli, o resto...não sei), devido a uma falha de fabricação, que não permitia o balanceamento.
Quando tiver novidades, eu te passo.
Boa sorte, Fabio.
fabiomsan
18/02/2010, 14:15
Hoje, fui a uma loja pra fazer o alinhamento e o balanceamento.
Alinhamento OK, mas o pessoal me chamou a atenção para uma suave depressão no centro da banda de rodagem dos pneus traseiros, que segundo eles poderia estar causando a trepidação na traseira.
Depois da dica, fiz um balanceamento locar (pra quem não sabe, é feito com a roda no próprio veículo, permitindo detectar problemas além do pneu, tal como rolamento roncando).
O técnico custou muito a balancear a traseira esquerda, o que não aconteceu com a traseira direita.
Só falta agora testar o carro numa pista decente, o que é quase impossível dentro do Rio de Janeiro.
OBS: esqueci de registrar que o pessoal da Concessionária me passou uma informação equivocada. Disseram que a pressão dos pneus era 29 frente e 30 traseira, mas o manual especifica 26/26 sem carga. Após o acerto, o carro suavizou, mas não resolveu.
Hoje, fui a uma loja pra fazer o alinhamento e o balanceamento.
Alinhamento OK, mas o pessoal me chamou a atenção para uma suave depressão no centro da banda de rodagem dos pneus traseiros, que segundo eles poderia estar causando a trepidação na traseira.
Depois da dica, fiz um balanceamento locar (pra quem não sabe, é feito com a roda no próprio veículo, permitindo detectar problemas além do pneu, tal como rolamento roncando).
O técnico custou muito a balancear a traseira esquerda, o que não aconteceu com a traseira direita.
Só falta agora testar o carro numa pista decente, o que é quase impossível dentro do Rio de Janeiro.
OBS: esqueci de registrar que o pessoal da Concessionária me passou uma informação equivocada. Disseram que a pressão dos pneus era 29 frente e 30 traseira, mas o manual especifica 26/26 sem carga. Após o acerto, o carro suavizou, mas não resolveu.
Pessoal, estive hoje numa concessionária para fazer a revisão especial (de 5.000 Km). Relatei o problema aos “técnicos” (morro de medo deles!) e o diagnóstico, por ora, não passou de meras suposições (provavelmente, alguma coisa relacionada ao cardã). Me pediram que retornasse com o veículo em data previamente agendada para tanto, em razão da falta de tempo hábil para analisar a questão com o cuidado que ela parece requerer. Assim, retorno à concessionária no próximo dia 26, sem muita esperança de êxito, confesso. Mas, enfim, o veículo está na garantia... Qualquer novidade será aqui postada. Obrigado, mais uma vez, à gentileza dos que prestaram informações.
hrodrigues
19/02/2010, 06:02
Pessoal, estive hoje numa concessionária para fazer a revisão especial (de 5.000 Km). Relatei o problema aos “técnicos” (morro de medo deles!) e o diagnóstico, por ora, não passou de meras suposições (provavelmente, alguma coisa relacionada ao cardã). Me pediram que retornasse com o veículo em data previamente agendada para tanto, em razão da falta de tempo hábil para analisar a questão com o cuidado que ela parece requerer. Assim, retorno à concessionária no próximo dia 26, sem muita esperança de êxito, confesso. Mas, enfim, o veículo está na garantia... Qualquer novidade será aqui postada. Obrigado, mais uma vez, à gentileza dos que prestaram informações.
Ola larp
Se estiver balanceado e alinhado tenta trocar de lado as rodas dianteiras (esquerda vai pra direita e direita vai pra esquerda) pode ser que funcione. Já aconteceu comigo e funcionou.
Abs
Helio
fabiomsan
19/02/2010, 09:08
Concordo com você. Em alguns pneus há uma pequena seta que indica a direção da rodagem e certos montadores não atentam para este detalhe.
Além disso, se você não estava presente ao se fazer o rodízio (meu caso, pois peguei o carro usado), fica difícil saber houve uma troca indevida do sentido de rodagem dos pneus, o que também pode causar trepidação.
fabiomsan
23/02/2010, 19:39
Prezados amigos, parece que dei sorte.
Fui à concessionária e prontamente atendido. Balancearam as 4 rodas que eu já havia balanceado fora da concessionária e acabaram dando mais uma ajustada, no intuito de eliminar qualquer dúvida nesse sentido.
Aproveitaram para desmontar parcialmente as rodas dianteiras e verificar se havia alguma folga. De fato, alguns parafusos não estavam tão apertados. Lubrificaram o conjunto e depois testamos o carro.
Chegamos a 130 Km/h sem qualquer problema. Sinto-me aliviado, depois de ter visto tantos problemas difíceis.
Em síntese: dois balanceamentos e uma sessão de reaperto de parafusos nas rodas dianteiras.
Faço fé de que o LARP terá sucesso também.
Abraço para todos.
Colegas, não tive o mesmo sucesso do fabiomsan, infelizmente, o que eu, sinceramente, já esperava.
Estive numa concessionária na Capital Mineira e o mecânico, chefe da oficina, depois de dizer que conferiu alinhamento e balanceamento; que realizou medições daqui e de lá; e que teria passado números à fábrica (????), concluiu que o veículo nada tinha de errado. Ou seja, o problema é do motorista, que deve padecer de "excesso de sensibilidade" e é capaz de perceber em seu automóvel vibrações que existem apenas no seu imaginário. É brincadeira!
Se não tivesse insistido, o tal mecânico nem sequer teria andado no veículo. O fez, mas num trajeto que não lhe permitiria, como de fato não lhe permitiu, desenvolver velocidade e distância suficientes para perceber o problema com nitidez, como eu percebo. Embora tenha feito essa observação a ele ainda no trajeto do teste, nem insisti que ele continuasse, pois já me era nítida a sua má vontade, a sua aparente inaptidão técnica e o seu desinteresse pela causa, que, àquela altura, já lhe deveria estar causando embaraços para com outros veículos na oficina da concessionária, com horários marcados para entrega. Eles (os mecânicos) não têm tempo a perder com problemas cuja solução não se lhes apresente pronta, imediata.
Então, outro caminho ele não teria, senão o mais cômodo, qual seja, transferir o problema para o consumidor, dizendo a este (no caso, eu mesmo!) que o problema não é no carro, mas sim no motorista.
Aí tenho duas alternativas, apenas: 1ª) conviver com o problema e tentar me acostumar com ele, fingindo, por exemplo, que ele não existe; 2ª) insistir na busca da identificação do defeito, ainda que em outra concessionária, sendo certo que a mais próxima dista de minha cidade cerca de 300 Km. No último caso, teria, certamente, que me dispor a ficar sem o veículo por algum tempo, mais curto ou mais longo, porque eles – os mecânicos – via de regra, não são treinados para identificar problemas e apontar soluções, mas para trocar peças.
Por ora vai prevalecendo a primeira alternativa, seja por falta de tempo hábil para me dicar à segunda alternativa, seja por falta de estômago para digerir o amadorismo e o descompromisso que, de regra, imperam nos mecânicos de concessionárias automotivas. Evidentemente que há exceções e a situação narrada pelo colega fabiomsan é prova disso.
Apesar desse quase desabafo, continuam bem vindas as possíveis dicas para a solução do problema noticiado neste fórum.
Até!
Marcelo-HPE
02/03/2010, 21:08
Vc tem certeza que essa trepidação não se concentra mais no volante ?? se sim ,
com certeza é o acoplamento estriado e dezlizante da coluna de direção que possue um folga mínima que se converte em trepidação no volante , como se estivesse alguma coisa solta existe até um procedimento da fábrica . que consiste em preencher essa folga entre as estrias com uma cola especial que elimina a folga e a trepidação .
A cahorroda das concessionárias já sabem como é isso .
fabiomsan
02/03/2010, 23:26
Prezado larp, compadeço de seu desalento.
Por outro lado, descobri no site do Ministério da Justiça (em recall) que os veículos Pajero Sport 2007 estavam com falta de certos parafusos no anel do cubo da roda.
Como uma das suspeitas da trepidação que enfrentei estava exatamente nessas folgas, sugiro que faça essa verificação, embora não saiba qual o ano de sua Pajero. De todo modo, fica aí mas uma pista.
Vou continuar pesquisando, pra ver se ajudo o amigo.
Boa sorte.
Fabio
SAPO-BOMBA
03/03/2010, 01:50
Disseram que a pressão dos pneus era 29 frente e 30 traseira, mas o manual especifica 26/26 sem carga. Após o acerto, o carro suavizou, mas não resolveu.
A pressão descrita no manual é errônea, dado o peso do veículo ( praticamente 2Ton ). Eu calibro meu carro com 31 SEMPRE, e quando vou viajar, 33 libras...
Tanto é verdade que muitas das reclamações sobre consumo de pneus das L200 Triton com pneus Pirelli ATR o pessoal se refere justamente à calibragem incorreta.
SAPO-BOMBA
03/03/2010, 01:54
A folga no acoplamento da direção, como citou o Marcelo-HPE, tb pode ser um fator a mais a ser observado.
Nesses carros diesel, mesmo com os motores mais silenciosos, a própria vibração natural do motor trata de "desmascarar" certas folgas na carroceria e adjacências...
Iarp,
Vai na dica do colega Osarmento: Cit:" Vibrações do tipo que vc menciona podem ocorrer por desalinhamento do eixo cardã ou montagem forçada dos coxins de motor e transmissão. Nesse último caso, soltar levemente os parafusos dos coxins e dar uma volta com o carro, ajuda o conjunto a encontrar a sua posição de "repouso". Basta apertar os parafusos novamente e avaliar se o problema foi solucionado ou diminuiu."
Exija balanceamento do eixo cardã, e afrouxamento e posterior reaperto dos parafusos dos coxins e considere a hipótese levantada pelo colega Fabiomsan: Cit: " Por outro lado, descobri no site do Ministério da Justiça (em recall) que os veículos Pajero Sport 2007 estavam com falta de certos parafusos no anel do cubo da roda".
Mesmo que sua viatura não se encaixe neste recal a possibilidade continua, assim também, como a verificação e reaperto, se necessário - Cit: " Aproveitaram para desmontar parcialmente as rodas dianteiras e verificar se havia alguma folga. De fato, alguns parafusos não estavam tão apertados." - também informado pelo colega.
Sua viatura está na garantia, exija isso em tempo, tanto para evitar que agrave a situação (Alerte-os que a falta de balanceamento do cardã, vai dar PT na caixa de marchas - pior pra eles), pois vc vai andar "exatamente" dentro da faixa de velocidades onde o problema acontece, até que literalmente " estoure tudo"!!! Pois daí eles finalmente conseguirão "exergar" melhor o problema... se é que me entende...
Abçs e bom FDS à tds!
Inté!
.
Colegas, aqueles que sugeriram, como possível diagnóstico do meu problema, o eixo cardã, muito provavelmente acertaram.
Resolvi tentar, mais uma vez, achar uma solução para a vibração aqui noticiada. Fui, então, a uma primeira oficina mecânica (não é autorizada) e pedi a um mecânico, conhecido meu, para andar no veículo pra ele ver se sentia também a vibração. Ele não só a sentiu, como também suspeitou, logo de cara, para um eventual empeno no eixo cardã, já que ele mesmo já havia, antes, conferido o balanceamento das rodas.
Na sequência, colocamos o veículo no elevador e, posteriormente, o tracionamos. A vibração também pôde ser percebida, principalmente em alta velocidade, e a provável causa seria mesmo o eixo cardã, com um jogo no giro (empeno) perceptível até mesmo a mim, que sou leigo.
Não satisfeito, e seguindo orientação do mesmo mecânico, levei o veículo, agora, a uma oficina especializada em embuchamentos de eixos cardãs. Perguntei ao mecânico, chefe da oficina, se havia algum aparelho capaz de constatar, no local, isto é, no veículo mesmo, um eventual empeno do cardã. Ele então, ironicamente, me respondeu que sim, mas que esse aparelho seria o “olhômetro”.
Levantamos o veículo, uma vez mais, e o mecânico colocou-se por debaixo dele. Fez uma rápida análise do cardã, inicialmente sem rotação, mas logo me pediu para engrenar o automóvel e imprimir velocidade. Sem demora, saiu debaixo da Pajero e concluiu, sem dúvidas: “de fato, o cardã de seu carro está com um ligeiro empeno. A concessionária tem que te dar outro, pois seu carro é novo”.
A tarefa, agora, vai ser convencer o mecânico da concessionária daquilo que me disseram os outros mecânicos. Mas isso eu resolvo, por bem ou por mal.
Fico de postar aqui o desfecho dessa cantilena.
Valeu! Obrigado!
Carlos A. C. Azevedo
24/03/2010, 21:08
isso aki ta melhor ki novela da grobo hehe, e ai? conseguiu a peça nova ai? espero ki sim boa sorte.
Como este forum vive de dicas, vou citar um caso análogo comigo, já que o tópico aqui é vibração, possivelmente por problema no cardan.
Adaptei um motor Q20B numa Bonanza 6cc ano 1990 e quando fomos colocar uma caixa de marcha da D20 precisamos cortar o cardan e soldar aproveitando as luvas originais.
Depois disto, ao atingir 100KM por hora o carro tremia.
Como tinhamos mexido no cardan fomos em cima:
Foi colocar num torno fazer o balanceamento e o carro ficou normal, sem tremedeira alguma. :pipoca:
No caso do amigo, é exigir da autorizada outro cardan, fora o abuso.
marcosjunior
17/01/2011, 23:01
Caro larp,
Creio que seu problema tenha ocorrido comigo. Comprei uma Pajero Sport 0 km em maio de 2008 e depois de 30 mil quilômetros o carro começou a vibrar, sempre na faixa dos 3000 giros. Vibrava tanto que todos a bordo sentiam. Daí se iniciou uma verdadeira maratona na concessionária que me revendeu esse pesadelo (tokio Brasília). O problema desaparecia e em menos de uma semana retornava, porém com mais força. Foram incansáveis idas e vindas à Tokyo sem que o problema fosse resolvido. Como não podia perder tempo tentando descobrir o problema, troquei-o por uma CRV e nunca mais tive problemas. Descobri, quando da troca, que o problema era a bomba injetora e que ela frequentemente causa transtornos aos proprietários. Talvez seja esse o seu problema. Sugiro que troque essa grande decepção!!!!!
pirata666
25/06/2017, 03:52
Ressuscitando...
Comprei uma PS 2009 gasolina, e acontece aqui também, todos que estão dentro carro sente a vibração, todas as irregularidades da estrada passa para os passageiros, já troquei os 4 amortecedores, buchas e bieletas, ajuste na caixa de direção , aperto na estria da barra de direção.
Alguém resolveu esse problema?