Ver Versão Completa : Sensores ?
Amigos
Alguém saberia me dizer o que são estes sensores (acho que são sensores), que estão sem conexão nos terminais?
Abçs
Bem, parece que a pergunta é tão básica que ninguém teve a coragem de responder.
Acontece que sou novato no assunto Land, adquiri a minha há poucos meses e só agora constatei que existem estes sensores sem nenhuma conexão, e também não encontrei nenhuma fiação solta nas proximidades.
Miecz,
não sou mecanico, mas alí é onde circula a água, então provavelmente é de temperatura, seu veiculo tem esse instrumento?
TylerNTL
27/01/2010, 14:28
Esses "sensores" estão no joelho de metal que conecta a carcaça da VT ao radiador de um Maxion 2.5, certo?
O normal seria medir a temperatura, mas normalmente esse sensor fica "antes" da VT(!?) poderia medir fluxo de água para o radiador(!?) para quê 02(?)
Caique
O veículo possui o marcador de temperatura (analógico) no painel, e está funcionando corretamente.
Carlão Rover
27/01/2010, 23:34
Na minha viatura os dois estão conectados...acredito que seja o acionamento da ventoinha elétrica nas lands que as possuem...a minha tem duas...posso estar falando besteira, vou me informar melhor mas pelo menos colaboro com o tópico!
Abraço.
Nicoletti
29/01/2010, 10:17
Amigos !!!
Esses dois sensores são do ar condicionado, um aciona a ventoinha e o outro desliga o ar quando o carro esta sobreaquecido,, ok !!!
abraços
Amigos !!!
Esses dois sensores são do ar condicionado, um aciona a ventoinha e o outro desliga o ar quando o carro esta sobreaquecido,, ok !!!
abraços
No meu carro eles também estão desligados.
[]
Valeu, amigos Nicolletti e Lothar.
Aos poucos estamos esclarecendo.
Resta saber por que estão desligados (e não há fiação visível para eles). Será que são utilizados somente em alguns modelos de Land? Ou depende do modelo do ar condicionado?
Abraços
rafaelfernandez
01/02/2010, 19:22
Valeu, amigos Nicolletti e Lothar.
Aos poucos estamos esclarecendo.
Resta saber por que estão desligados (e não há fiação visível para eles). Será que são utilizados somente em alguns modelos de Land? Ou depende do modelo do ar condicionado?
Abraços
Acredito que so venham ligado nos modelos com ar original de fabrica.
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
23/05/2010, 22:22
Amigos !!!
abraços
Alguem sabe dizer qual deles é que envia sinal para desligar o ar em caso de sobreaquecimento?
Acredito que esse sensor seja nao resistivo(arma/desarma), correto? A que temperatura ele arma?
O que liga a ventoinha, a que temperatura ele é acionado?
[]´s
Rafael
P.S. Estou pesquisando uma forma de usar o sensor de nivel de agua para tambem disparar no caso de sobreaquecimento e acredito que esses sensores podem ajudar. Conforme a coisa for andando, mantenho voces informados. :concordo:
rafaelfernandez
24/05/2010, 22:36
Amigos,
Consegui descobrir que esses sensores da foto do 1o post sao do tipo nao resistivos (switch on/off). So falta agora saber se sao alimentados por um positivo ou por um negativo. Se alguem tiver eles ligados, poderia verificar essa informação para mim?
Outra coisa que falta saber é em qual temperatura ele armam.
Por enquanto parece que a utilização deles com o sensor do Kroeger vai funcionar.
[]´s
Rafael
Xirú_véio
06/08/2010, 07:47
Rafael,
Conseguiu alguma informação adicional sobre os sensores?
Abçs
carlosth
05/03/2014, 15:37
Reabrindo o tópico...
Rafael,
Alguma notícia sobre os dois sensores?
Se conseguiu algo de bom, observei que em várias viaturas aqui no forum possuem esses sensores sem utilizaçao e por isso será muito bem vinda a informação nova de mais um sistema de proteção aos nossos motores 300 tdi hein????
Abrasss
Eduardo Tescarollo
06/03/2014, 15:03
Conforme uma resposta do Clemente em outro tópico:
Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;
Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;"
Eduardo Tescarollo
06/03/2014, 15:09
Em tempo, quando não tinha o Watchdog e o relógio mecânico extra no carro foi esta sonda que desliga o AC que me avisou da temperatura alta, tinha quebrado o rotor da bomba da água
Abs.
Boa Eduardo, já havia lido isto há tempo...
Pode-se, então, usar a sonda amarela que se fecha a 100ºC para ligar uma luz de aviso extra, no painel.
O rafaelfernandez em 2010 perguntava: "Só falta agora saber se sao alimentados por um positivo ou por um negativo. "
Aos colegas técnicos em elétrica, poderiam passar alguma receita?
Abraço.
Obs: Na minha Def110 2004 tem os sensores, mas não estão conectados. Tem ar de fábrica e tudo parece funfar bem.
Malatesta
07/03/2014, 02:51
Pessoal, para ligar uma lampada de advertencia sugiro colocar o negativo para o sensor, dele para a lampada e da lampada para o positivo, assim evita qualquer possibilidade de curto por soltar um fio e bater em uma parte quente do motor.
Eduardo Tescarollo
07/03/2014, 08:19
Boa Eduardo, já havia lido isto há tempo...
Pode-se, então, usar a sonda amarela que se fecha a 100ºC para ligar uma luz de aviso extra, no painel.
O rafaelfernandez em 2010 perguntava: "Só falta agora saber se sao alimentados por um positivo ou por um negativo. "
Aos colegas técnicos em elétrica, poderiam passar alguma receita?
Abraço.
Obs: Na minha Def110 2004 tem os sensores, mas não estão conectados. Tem ar de fábrica e tudo parece funfar bem.
Bom dia,
Tenho uma duvida sobre esta sonda amarela. Se ela esta ligada no sistema de arrefecimento, quer dizer que é um sistema de segurança para a temperatura do motor e não do sistema do AC, correto? Para refrigeração do gás do AC por aquecimento deve ter outro sensor no condensador, acredito eu.
Abs.
carlosth
07/03/2014, 12:22
Opa!
Boa idéia fchain...
E ai, alguém aí com conhecimentos pode nos orientar?
Carlos Melo
Malatesta
09/03/2014, 10:36
Opa!
Boa idéia fchain...
E ai, alguém aí com conhecimentos pode nos orientar?
Carlos Melo
Carlosth, para ligar uma lampada de advertencia sugiro colocar um fio ligado no negativo em um dos terminais do sensor, do outro terminal do sensor ligeu um fio até a lampada e da lampada para o positivo, uma ligação bem simples, já que esse sensor é apenas um contato abre e fecha de acordo com a temperatura.