Conectar

Ver Versão Completa : Conversao de BF161 Para Alcool

hederi
02/02/2005, 16:54
Ola Pessoal, eu dinovo amolando vcs !!!
achei esta informacao na internet... ela tem procedencia ?
Obrigado!!

>>>>>>>>>>
A conversão é simples! Não é a completa, pois não se faz o rebaixamento do cabeçote. No carburador existe uma peça chamada de difusor. Originalmente, para gasolina, ela possui um diametro de 27 mm. Mande um torneiro fazer uma peça igual, só que o diametro dessa nova deverá ser de 24mm. O gigle deve ser alterado para um maior. O meu está com a medida 28. O ponto de ignição deverá ser alterado de 5º para pelo menos 8º, ou seja, mais 3º do inicial. Boa sorte e sucesso.
>>>>>>>>>>

Qual as vantagens de Converter para alcool?
Quais as Desvantagens?
Quais os danos que podem ocorrer?

Obrigado, Novamente!!!
TAnks. !!

elcio
02/02/2005, 17:05
Hederi:

acho q vc nao vai ter vantagens. no final das contas o gasto em R$ sera o mesmo.
vai ter sim que tirar 1,5 a 2mm do cabeçote. ate ai tudo bem.
mas o carburador tem que ser trocado por inteiro, nao apenas giclagem ou outros componentes.
vc nao tem ideia como o alcool judia do carburador ainda mais se este for a gasolina.
junte uma graninha e coloque um de opala original a alcool, mesmo que um 4 CC, vc nao vai se arrepender.

[]´s injetados.

hederi
02/02/2005, 17:14
Qual o Consumo do Opala 4c alcool ?

ronairy
02/02/2005, 17:43
Eu já fiz isso e realmente não vi vantagem na cidade, agora, na estrada leva um pouco se a viagem for longa.
Resumo da opera: não gostei e tá na gasolina novamente com uma relação 9x44

elcio
03/02/2005, 10:38
+- 6~8 km por litro. dependendo do pe, relaçao, pneus, etc, etc....

[]´s

Tiago.Amaral
06/03/2005, 02:56
eu passei meu mav 6cc , e foi só alegria !

fernandão
06/03/2005, 18:47
estou rodadndo com meu BF 161 a alcool a +ou- 2 anos não mexi no cabeçote so modifiquei o chicle e o difusor e ponto !!!!
Vantagens
Maior economia em R$
devantagens
o meu carburador agora está apresentando avarias :shock:
autonomia dele diminui bastante
ter que esperar pra esquentar bem antes de sair de manhã :shock:
agora vc levanta os pros e os contras dessa conversão
Ps eu achei vantajoso e não me arrependo de ter transformado mas aqui na minha cidade o preço do alcool compensa R$ 1,20 Gasolina 2,35 e ele passa a consumir em torno de 35% a mais

[], s esperando ter ajudado :wink:

Sérgio Góz
07/03/2005, 13:08
Hederi,

Não sei a opinião dos nossos amigos do forum, mas eu recomendaria vc manter na gasolina e instalar GNV. Em BH tem.
O carro perde um pouco de força, mas o consumo é 10.
O investimento é alto, mas se vc pretende ficar bastante tempo com o Jeep eu acho que compensa.
farei no meu, só falta sobrar algumas L$$$$.

Rogério Barthy
08/03/2005, 17:55
Se colocar GNV, o veículo perde por volta de 20% da potencia e vitalidade, mas sendo um BF-161, isso não vai influenciar muito, já que temos que andar com o acelerador bem de leve e não arrancar com o Jeep em disparada.
O consumo no BF-161 fica por volta de 4/4,5 Km/l na cidade, e 7/8km/m³ na estrada, e levando-se em conta o preço dos combustíveis (R$2,30 na gasolina e R$0,93 no GNV) a economia vale a pouca autonomia da viatura (100 km para dois cilindros de 7,5 m³).
Na minha opinião, vale muito a pena (R$0,56 /km rodado na gasolina, para R$0,15 /km rodado no GNV).
Saudaçoes tracionadas e GNVzadas.

hederi
09/03/2005, 10:29
onde consigo a relacao das cidades que posso ir no gnv ?

bh rio eu sei que da,....

outra questao e a respeito dos cilindros.
qual e a litragen ideal para o cj ?

Sérgio Góz
09/03/2005, 11:05
Hederi,

As cidades atendidas por GNV vc pode desquisar na web fazendo busca por postos gnv ou comprando o guia de mapas q vende nos postos de gnv, custa em torno de R$3,50.
Sobre os cilindros a utilizar vc pode pesquisar no forum, tem muita coisa. Como base o pessoal utiliza dois de 7,5 para continuar utilizando o banco traseiro ou um ou dois de 15 sem usar o banco.
Tem uma turma que colocou debaixo do jeep, mas vc deve almentar a altura dele.
pesquise no forum q tem coisa boa.
Desculpe-me se desviei o seu assunto principal alcool/gasolina, mas achei q era valido dar a minha opnião. :wink:

Rogério Barthy
09/03/2005, 11:36
A capacidade do cilindro e a quantidade, deve ser a maior possível, tendo a limitação do espaço entre as caixas de rodas traseira e a utilização ou não do banco traseiro, já que o BF-161 é um tanto guloso e a autonomia deve ser o máximo estendida.
Se o motor já estiver convertido para uso de álcool (cabeçote rebaixado), o consumo no GNV será menor e a autonomia maior assim como a potência.

hederi
09/03/2005, 12:06
muito obrigado pelas dicas,, agora vou aos orcamentos....

Schuinka
11/04/2009, 02:56
estou rodadndo com meu BF 161 a alcool a +ou- 2 anos não mexi no cabeçote so modifiquei o chicle e o difusor e ponto !!!!

olá, tem mais alguém que usa o BF161 no alcool? deve ser utilizda a base do carburador aquecida? qual a solução? abraço a todos

RBM
11/04/2009, 19:55
Tenho um Bf na garagem que vai virar a alcool, aqui em São José dos Campos é melhor que o GNV.
Se colocar no lapis, tem o custo do Kit que não saoi por menos de 2.000,00 e custo do GNV aqui está a 1,78 enquanto a gasolina 2,30 atitivada e 1,29 o alcool

Kim
11/04/2009, 20:54
Caro Schuinka!

O assunto já foi muito bem discutido, com excelentes resultados.

Gicle #29;
Difusor #24 (tem que mandar tornear uma bucha de 27mm para 24 mm, podendo ser de tecnil)
Ponto, avançar em 5º;
Não esquecer, injetor de partida a frio.
Colocar as velas do fusca a álcool.

Pronto!

Procura no forum que tem bastante coisa.

Abraços.

Kim.

Schuinka
12/04/2009, 23:10
Caro Schuinka!

O assunto já foi muito bem discutido, com excelentes resultados.

Gicle #29;
Difusor #24 (tem que mandar tornear uma bucha de 27mm para 24 mm, podendo ser de tecnil)
Ponto, avançar em 5º;
Não esquecer, injetor de partida a frio.
Colocar as velas do fusca a álcool.

Pronto!

Procura no forum que tem bastante coisa.

Abraços.

Kim.

Vlw Kim pela dica, vamos ver o que vai dar, abraço

Kim
12/04/2009, 23:18
Não precisa se preocupar com tubagem aquecida.

Como no BF a tubagem é em ferro fundido e integrado ao cabeçote, não dessipa caloria.

Pode ir tranquilo!

Abraços.

Kim.
ps.: Divirta-se com essa literatura:
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/indicedicas.htm
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm

Schuinka
12/04/2009, 23:26
[QUOTE=Kim;856862]Não precisa se preocupar com tubagem aquecida.
Como no BF a tubagem é em ferro fundido e integrado ao cabeçote, não dessipa caloria.
Pode ir tranquilo!
Abraços.
Kim.

pois é, falaram pra mim que poderia ser colocado um cano de cobre da bomba de combustível enrolando-o na mangueira do radiador antes de chegar ao carburador, para pré aquecer o alcool, dizem que ajuda no rendimento, diminuindo um pouco o consumo, abraço

Kim
13/04/2009, 07:54
Opa Schuinka!

Não percisa fazer isso, o resulatado não será tão diferente assim.

Abraços.

Kim.

cadu
13/04/2009, 10:47
onde consigo a relacao das cidades que posso ir no gnv ?

bh rio eu sei que da,....

outra questao e a respeito dos cilindros.
qual e a litragen ideal para o cj ?

Acesse o site: www.petrobras.com.br (http://www.petrobras.com.br) no final do site você acessa a busca de Postos, guando abrir a próxima janela é só marcar GNV!

Um abraço!:concordo:

Schuinka
24/04/2009, 23:31
estou andando com meu BF161 no alcool, ficou show de bola, esse motor eu peguei e já tinham taxado o cabeçote, pistão cabeça reta e tal, fiz uns testes e está fazendo 4km/lt, a gasolina acho q não fazia 5, ainda não foi trocada as velas, mas até agora não tenho o que reclamar, vantagem qdo chega no posto, rssss! abraço a todos

Rodrigo59
27/04/2009, 15:05
to nu alcool tbm! só alegria fazia 5 na gasolina agora faz 4,5 no alcool!!

mudança apenas no carburador, de manha fica um pouco fraco, não precisa nem esquentá o motor, ja sai andando falhando um pouquinho q já para!

o bom do alcool é que você não fede gasolina após sair com o jipe hahaha!

Schuinka
27/04/2009, 16:18
to nu alcool tbm! só alegria fazia 5 na gasolina agora faz 4,5 no alcool!!

o bom do alcool é que você não fede gasolina após sair com o jipe hahaha!

concordo, hehehe