Ver Versão Completa : Dificuldade ao engatar a reduzida e Jeep morrendo
Marcelo Gorza
18/01/2010, 14:46
Jipeiros, boa tarde.
Até que enfim realizei o meu sonho antigo... de consumo e adquiri um Jeep. É um Ford 76 (Motor OHC, 4 Marchas, pedaleira suspensa, ignição eletrônica e alguns acessórios).
Estou em lua-de-mel, e, é claro, com muitas dúvidas. Já li muitos tópicos, mas preciso da ajuda de vocês.
Dificuldade 1 - Estou com dificuldades de engatar a Reduzida, a alavanca só vai para o Neutro. Acredito que estou fazendo os procedimentos corretos: Jeep parado, engato a 4x4 (é automático, não tem borboleta na roda) e tento engatar a reduzida. A alavanca vai para o Neutro mas não para a Reduzida. Ai, dou uma ré ou ando um pouca na frente e ás vezes consigo engatar. O que posso fazer? É problema na caixa?
Dificuldade 2 – Quando paro o Jeep em uma decida considerável, depois de algum tempo ligo e Jeep normalmente e saio andando, ai começa: Se paro no sinal, ele morre. Se diminuo a rotação ele morre. Se deixo ele parado na lenta, acelero e volto pra lenta, ele também morre. Os filtros de gasolina são novos (são dois, saída do tanque e chegada do carburador). O carburador está limpo e regulado.
Obs.: Isso só ocorre quando paro com ele na decida. No plano ele funciona perfeitamente.
Podem me ajudar??
Abraços!
Jipeiros, boa tarde.
Até que enfim realizei o meu sonho antigo... de consumo e adquiri um Jeep. É um Ford 76 (Motor OHC, 4 Marchas, pedaleira suspensa, ignição eletrônica e alguns acessórios).
Estou em lua-de-mel, e, é claro, com muitas dúvidas. Já li muitos tópicos, mas preciso da ajuda de vocês.
Dificuldade 1 - Estou com dificuldades de engatar a Reduzida, a alavanca só vai para o Neutro. Acredito que estou fazendo os procedimentos corretos: Jeep parado, engato a 4x4 (é automático, não tem borboleta na roda) e tento engatar a reduzida. A alavanca vai para o Neutro mas não para a Reduzida. Ai, dou uma ré ou ando um pouca na frente e ás vezes consigo engatar. O que posso fazer? É problema na caixa?
Dificuldade 2 – Quando paro o Jeep em uma decida considerável, depois de algum tempo ligo e Jeep normalmente e saio andando, ai começa: Se paro no sinal, ele morre. Se diminuo a rotação ele morre. Se deixo ele parado na lenta, acelero e volto pra lenta, ele também morre. Os filtros de gasolina são novos (são dois, saída do tanque e chegada do carburador). O carburador está limpo e regulado.
Obs.: Isso só ocorre quando paro com ele na decida. No plano ele funciona perfeitamente.
Podem me ajudar??
Abraços!
Boa tarde prezado ! eu também tinha dificuldade de engatar a tração, a reduzida, e a roda livre manual com o Jeep parado, a roda livre descobri que é só balançar o Jeep que ela engata/desengata fácil, e passei então a engatar a tração/reduzida com ele em movimento - andando devagar - ponho o câmbio no ponto morto, engato a tração e depois a reduzida, páro o Jeep de vez, e arranco de novo, se não for colocar a reduzida não preciso nem parar o carro, ponho a marcha compatível com a velocidade e continuo . . . faço assim também para desengatar . . . :concordo:
Quanto ao seu problema de morrer, parece que é problema de bóia ou agulha, apesar de seu carburador estar revisado pode ter ficado mal regulado e ele está afogando por causa da pressão exercida pela gasolina sobre a bóia - só acontece quando você estaciona na descida não é mesmo ? - boa sorte !
Sergio Rocha
18/01/2010, 20:22
Marcelo
NUNCA tente engatar a reduzida com o jeep em movimento.
Experimente ligar a tração, andar um pouco, PARAR e tentar engatar a reduzida.
A roda livre não tem nada a ver com isso, se a alavanca da tração estiver na posição 4x4 a reduzida tem que engatar.O mais provável é algum problema na tampa da caixa.
Não entendi bem o problema do carro.Se vc estaciona numa ladeira, depois quando liga o jeep ele fica morrendo ? E quando o problema acaba ? Vc estaciomou uma vez e deu o defeito e continua com o defeito ?
[]´
Marcelo Gorza
18/01/2010, 21:15
Jacimar obigado pelas dicas! Mas acho perigoso acionar a reduzida em movimento. Quanto ao carburador irei verificar suas observações.
Abraços!
Marcelo Gorza
18/01/2010, 21:20
Sergio, como vai!
Agradeço a atenção. Tambem acho arriscado o acionamento da reduzida em movimento.
Com relação ao Jeep estar morrendo é o seguinte:
Fui até esse lugar duas vezes. Paro ele na descida e depois quando eu o ligo ele fica morrendo. Ai vou para casa (+/- 12Km) e ele morrendo. Paro em minha garagem e se ligar no dia seguinte ele funciona e anda perfeitamente!
Sergio Rocha
18/01/2010, 21:54
Sergio, como vai!
Agradeço a atenção. Tambem acho arriscado o acionamento da reduzida em movimento.
Com relação ao Jeep estar morrendo é o seguinte:
Fui até esse lugar duas vezes. Paro ele na descida e depois quando eu o ligo ele fica morrendo. Ai vou para casa (+/- 12Km) e ele morrendo. Paro em minha garagem e se ligar no dia seguinte ele funciona e anda perfeitamente!
Deve ser regulagem de nível de boia.
[]´
Jacimar obigado pelas dicas! Mas acho perigoso acionar a reduzida em movimento. Quanto ao carburador irei verificar suas observações.
Abraços!
Bom dia prezado ! realmente sôa estranho, sempre me falaram para parar o carro, mas a alavanda ficava muito dura :shock:, mas note bem ! eu apenas engato a reduzida sem tirar o pé da embreagem e paro o carro para arrancar em reduzida, já a tração faço andando mesmo ! parece que por estar debreado e em movimento as engrenagens engatam mais fácil . . . experimente um dia . . . não quero polemizar com os mais experientes, mas, a teoria na prática é outra ( as vezes ) ! um abraço !
O meu nao é muito diferente, quando nao conseigo engatar a reduzida, dou uma leve soltada na embreagem que faca o Jeep andar 5, 10cm e ela ja engata facim.
Sergio Rocha
19/01/2010, 13:49
Bom dia prezado ! realmente sôa estranho, sempre me falaram para parar o carro, mas a alavanda ficava muito dura :shock:, mas note bem ! eu apenas engato a reduzida sem tirar o pé da embreagem e paro o carro para arrancar em reduzida, já a tração faço andando mesmo ! parece que por estar debreado e em movimento as engrenagens engatam mais fácil . . . experimente um dia . . . não quero polemizar com os mais experientes, mas, a teoria na prática é outra ( as vezes ) ! um abraço !
Vamos deixar claro.REDUZIDA não deve ser engatada em movimento, pode quebrar a t case.
TRAÇÃO pode ser engatada em movimento, desde que a RL esteja acionada.
Lógico que estamos falando de jeep willys.
Falo por teoria e tb por prática, afinal são alguns anos de jeep.:mrgreen:
[]´
Olá ! um abraço . . . sem polêmica . . . mas que funciona, funciona . . . :pipoca:
jipeirodesdepequeno
19/01/2010, 16:19
Vamos deixar claro.REDUZIDA não deve ser engatada em movimento, pode quebrar a t case.[]´
Dessa eu não sabia.. :concordo:
matrakaum
20/01/2010, 10:06
Este negócio de marcha não engatar não é exclusividade do Jeep. Em carros "comuns" tb. acontece. Às vezes basta uma acelerado, mesmo desengatado, para se conseguir, por exemplo, engatar à ré.
Não me perguntem pq. isto acontece. Já ouvi várias hipóteses todas c/ sentido mas nada efetivamente tido como verdade absoluta.
Às vezes é necessário, no caso da ré q não entra, andar um milésimo pra frente e engata facim...como diz o amigo...
Agora acho um risco enorme, mesmo c/ a tração, engatar c/ o carro andando. Imagino o tranco que dá na caixa.
Este negócio de marcha não engatar não é exclusividade do Jeep. Em carros "comuns" tb. acontece. Às vezes basta uma acelerado, mesmo desengatado, para se conseguir, por exemplo, engatar à ré.
Não me perguntem pq. isto acontece. Já ouvi várias hipóteses todas c/ sentido mas nada efetivamente tido como verdade absoluta.
Às vezes é necessário, no caso da ré q não entra, andar um milésimo pra frente e engata facim...como diz o amigo...
Agora acho um risco enorme, mesmo c/ a tração, engatar c/ o carro andando. Imagino o tranco que dá na caixa.
Bom dia prezado ! antigamente os carros de uma certa montadora Italiana tinham esse problema com as marchas, não sei hoje, sei que um carro dela para trocar a correia dentada tem que tirar o motor fora . . . :putz:quanto a engatar andando não dá tranco . . . você pisa e segura a embreagem, e leva a alavanca suavemente para a posição desejada, chega a uma velocidade que as engrenagens encaixam igual dedo no nariz :lol: , me ensinaram a fazer isso depois que comentei que achava estranho alguns "jipeiros" ( entre aspas mesmo ) dando porrada nas alavancas para engatar e desengatar a tração/reduzida, o senhor que me falou isso trabalhava em uma oficina e utilizava um Jeep para fazer socorro dos clientes . . . um abraço !
Marcelo Gorza
20/01/2010, 13:17
Pessoal, quando o jeep está na reduzida, obviamente ele terá mais força. A ficha técnica do motor OHC (no meu caso) especifica um torque de 17Mkgf. Esse valor é alcançado sem a reduzida? Ou é com a reduzida? Ou não tem nada a ver?
Pessoal, quando o jeep está na reduzida, obviamente ele terá mais força. A ficha técnica do motor OHC (no meu caso) especifica um torque de 17Mkgf. Esse valor é alcançado sem a reduzida? Ou é com a reduzida? Ou não tem nada a ver?
Olá prezado ! esse torque é o do motor, na saída dele, a caixa vai "processar" esse torque aumentando ou diminuindo, agora a influência das relações de marcha/reduzida alguém com mais conhecimento vai responder melhor . . . eu acho que se a relação final for 4 X 1 por exemplo, você vai multiplicar o torque por 4 em detrimento da velocidade . . . na roda. E o seu carburador ? descobriu o que era ? :pensativo:
Marcelo Gorza
20/01/2010, 16:39
Ainda não... Mas nesse final de semana verei com mais calma. Realmente pode ser a bóia!
Rogério Barthy
23/05/2010, 15:19
Minha viatura começou a apresentar o problema de desacoplamento da reduzida (voltando para neutro) e juntamente, acionando a 4x4, após andar alguns métros, não é mais possível desengatar, tenho que para o carro, dar ré por uns 2 m e aí sim, a alavanca da tração, se movimenta para 4x2.
O que pode ser ?
A caixa foi refeita a pouco tempo e de lá para cá andei muito pouco com a viatura (menos de 1500 Km).
Rogério
Zé Renato
23/05/2010, 16:19
Explicando o por que da reduzida às vezes ter diidiculdade de de engatar. Entendendo como funciona, não tem misterio. :putz:
A reduzida do jeep, possui engrenagens de dentes retos, esse tipo de engrenamento ocorre com o deslocamento da própria engrenagem, indo para frente e para traz no entalhado da tcase.Esse tipo de engrenagem possui dentes com bordas arredondadas para facilitar o engrenamento. Ocorre que com o tempo (mal uso e desgaste) as bordas dos dentes ficam danificadas, fazendo com que não ocorra o deslizamento entre uma e outra.Outro problema também ocorre, mas esse é defeito de projeto mesmo, ou caracteristica (como dizem os Landeiros), é a parada das engrenagens com os dentes frente a frente(coincidindo) :parede:. Isso faz tambem com que a alavanca não vá adiante. Nunca dê porrada na alavanca :stop:, dê uma balançadinha no jeep até mesmo sentado no banco que ela engata.
O engrenamento com o carro em movimento não é indicado para principiantes :discordo:, mas pode ser feito por quem sabe o que está fazendo :mrgreen:,
com o veiculo DEVAGAR QUASE PARADO :pensativo:, e o pé na embreagem ou em P.M. :shock: . O erro pode quebrar a tcase.
Esse problema pode vir ocorrer na RÉ ou em câmbios QUEIXO DURO ou os de primera SÊCA, pois possuem o mesmo sistema de engrenamento.:concordo:
fendrich
23/05/2010, 18:43
Esse problema pode vir ocorrer na RÉ ou em câmbios QUEIXO DURO ou os de primera SÊCA, pois possuem o mesmo sistema de engrenamento.:concordo:
O meu tem primeira seca e eventualmente enrosca para engatar a reduzida...
jeep morrendo nestas condições?? verifique possíveis entradas de ar falso, empobrecea mistura e afoga msmo... folga no eixo, etc e tal... tinha um maverick q tinha o mesmo problema, mandei embuxar o eixo do pé do carburador e acabou o problema...
Bom dia prezado ! antigamente os carros de uma certa montadora Italiana tinham esse problema com as marchas, não sei hoje, sei que um carro dela para trocar a correia dentada tem que tirar o motor fora . . . :putz:quanto a engatar andando não dá tranco . . . você pisa e segura a embreagem, e leva a alavanca suavemente para a posição desejada, chega a uma velocidade que as engrenagens encaixam igual dedo no nariz :lol: , me ensinaram a fazer isso depois que comentei que achava estranho alguns "jipeiros" ( entre aspas mesmo ) dando porrada nas alavancas para engatar e desengatar a tração/reduzida, o senhor que me falou isso trabalhava em uma oficina e utilizava um Jeep para fazer socorro dos clientes . . . um abraço !
Bem observado companheiro. Um certo trator amarelo fabricado no Brasil quem já o "guiou" saberá também que esse jeitinho funciona, e não quebra caixa não.
Mas daí a recomendar troca de red/simples andando no carro dos outros é outra história.
Bem observado companheiro. Um certo trator amarelo fabricado no Brasil quem já o "guiou" saberá também que esse jeitinho funciona, e não quebra caixa não.
Mas daí a recomendar troca de red/simples andando no carro dos outros é outra história.
Boa noite prezado ! eh aquela historia: muitas vezes a teoria na pratica eh outra . . . isso eh apenas um relato baseado na experiencia que tenho com o meu Jeep, espero que seja util para alguem, cada um pode ou nao experimentar, por sua conta e risco . . . como tudo aqui no forum ! ninguem eh dono da verdade . . . um abraco !
Robertux
24/05/2010, 15:54
Bom pessoal, a caixa de reduzida nada mais é do que uma caixa de câmbio simples com apenas duas marchas não sicronizadas e como todo câmbio não sincronizado deve-se dar o tempo correto para engatar.
Quanto mais pesada a marcha, e a reduzida é bem pesada, deve-se engatar em velocidades mais baixas, assim a reduzida deve ser engatada praticamente com o veículo parado, apenas balançando.
Se você parar de uma vez e as engrenagens pararem topo a topo ela não vai entrar, aí você engata a normal, da uma movimentadinha de leve e muda para reduzida, se você conseguir fazer a mudança enquanto o jeep estiver "balançando" ela entra mais facil. Com alguma prática você consegue engatar sem dificuldade quando o jeep estiver quase parando, andando os últimos centímetros, aí engata feito manteiga e você não precisa parar de vez, deve ser isso que o Jacimar faz.
rodrigo.hoffman
24/05/2010, 20:22
Bom pessoal, a caixa de reduzida nada mais é do que uma caixa de câmbio simples com apenas duas marchas não sicronizadas e como todo câmbio não sincronizado deve-se dar o tempo correto para engatar.
Alem disso a engrenagem da reduzida tem os dentes retos... É a mesma coisa que engatar marcha-ré... as vezes mesmo parado nao entra :oops:, ai é so dar uma mexidinha que engata facil, facil...
[ ]´s
benderrr
24/05/2010, 22:04
ola.
minha dificuldade é a seguinte, engatar a tracao 4x4 e aa reduzida nao encontro dificuldade mas para desengatar to apanhando mto.
tento desengatar com cambio no neutro , tiro a tracao e depois a reduzida !
estou fazendo certo? o jeep fica no neutro , e a vezes nao consiugo tirar a tracao !!! trava a alavanca dao tracao
rodrigo.hoffman
24/05/2010, 22:31
ola.
minha dificuldade é a seguinte, engatar a tracao 4x4 e aa reduzida nao encontro dificuldade mas para desengatar to apanhando mto.
estou fazendo certo? o jeep fica no neutro , e a vezes nao consiugo tirar a tracao !!! trava a alavanca dao tracao
bom...
deixa eu ver se entendi?? pra engatar ta blz, o problema é desengatar??
Veja bem...
Vc engata a tração e depois a reduzida.. até ai ta certo :concordo:.. Pra desengatar o processo teria que ser o inverso.. tira-se a reduzida e volta pro 4x4 normal, depois se tira a tração...
[ ]´s
Robertux
25/05/2010, 23:36
ola.
Fala Benderrr!
Quando vamos marcar um passeio de jeep?
A reduzida só pode ser engatada ou desengatada com o 4X4 engatado. Você não deve mudar a alavanca da reduzida com o jeep em 4X2, então primeiro engate a tração 4X4, depois engate a reduzida. Para voltar primeiro desengate a reduzida e depois desengate a tração. Assim fica fácil.
Abraço
Roberto
Rogério Barthy
26/05/2010, 10:21
A caixa de transferência da minha viatura está desengatando a reduzida e caindo para neutro e a tração, quando vou necessito voltar para 4x2, não consigo, tendo de dar ré por 0,50 m para que a alavanca ceda e permita a mudança.
Qual seria o problema para solucionar quanto à 4x4 e 4x2 ?
Com relação à reduzida, vou voltar no mecânico para que ele proponha solução.
Rogério
Robertux
26/05/2010, 10:41
A tração e a reduzida são na mesma caixa, a caixa de transferência ou, em inglês, T-case.
Elas trabalham em conjunto, é possível que ambos os sintomas sejam decorrente de um mesmo problema, ou não. Quando o mecânico abrir para examinar uma ele já vê as duas.
Não esqueça de falar para ele dos dois problemas.