Ver Versão Completa : Fabricando um Scoop
cristiano
13/01/2010, 16:48
Bom dia Pessoal,
Devido a instalação de um radiador de óleo na tampa de válvulas do meu motor, agora estou procurando soluções para construção de um scoop.
Como o capô da Band originalmente só tem uma barra de reforço central e o lugar do scoop seria praticamente no centro, eu não estou seguro quanto a instalação desses scoops prontos do mercado de fibra/plástico que são aparafusados a lata, já que o capô quando levantado flexiona muito e pode quebrar com o tempo.
Então minha idéia é confeccionar um scoop de lata para ser soldado com o capô, dando assim até mais resistência ao conjunto. Alguém tem algumas idéias? Para não ficar aquele coisa quadrada e simples.
Eu poderia fazer outras barras de reforço no capô e instalar um scoop padrão, mas isso seria minha segunda opção.
Agradeço antecipadamente qualquer sugestão.
Cristiano
decarlifilho
13/01/2010, 19:43
Cristiano, acho que vc pode mudar o radiador do óleo para qualquer lugar que tenha um mínimo de ventilação pois, originalmente, não é usado nenhum radiador ( e vc colocou um baita radiador)...
Quando for colocar o intercooler, coloque no lugar deste radiador. Não corte a barra do capo, acho que pode colocar o scoop e ter esta barra.
Dé Carli
Daniel Gomes
13/01/2010, 20:33
Cristiano, desculpe a pergunta, mas quantos radiadores vocÊ tem na frente do seu radiador de agua..
1-radiador de agua
2-intercooler, pela foto ao lado direito
3-condensador do ar-condicionado
e sobre o motor outro radiador de oleo agora, pela foto falta mais um???
na minha opinião, acho que vocÊ deve fazer uma análise doque esa sendo funcionla, pelo foto o seu intercooler pouco está refrigerando o ar que entra no motor...estou falando isso pois também tive recentiemnte problemas com isso...as vezes vocÊ , sai instalando acessóriso pensando que está melhorando, ams pode acabar ficnado na mesma ou até piorando ...
com certeza deve faltar ar para sua band. poder refrigerar tudo isso..
a minha é turbo , intercoolada e com condensador tb, tive que aumentar o radiador para 4 gavetas e recentiemnte troquei a helice por uma de 10 pas...tudo isso para o emu carro não esquentar em viagens longas com a pressão do turbo sendo sempre utilizada..
cristiano
15/01/2010, 21:08
Cristiano, acho que vc pode mudar o radiador do óleo para qualquer lugar que tenha um mínimo de ventilação pois, originalmente, não é usado nenhum radiador ( e vc colocou um baita radiador)...
Quando for colocar o intercooler, coloque no lugar deste radiador. Não corte a barra do capo, acho que pode colocar o scoop e ter esta barra.
Dé Carli
Infelizmente a grade da Toyota não é tão grande e somente o intercooler já havia prejudicado o arrefecimento do radiador de água, mas essa questão está resolvida de momento.
Arrumar um intercooler EFICIENTE que caiba na tampa de válvula prejudica, e muito, a manutenção, além de ter um trabalho de engenharia. O radiador de óleo que utilizei para o motor é suficiente, só estou querendo abrir uma janela para refrigerar-lo mesmo.
Por enquanto fazer um scoop é a melhor opção, só tenho que pensar se compro pronto ou fabrico um, pela dificuldade de fragilizar demais o capô, pelos motivos que já citei.
cristiano
15/01/2010, 21:16
Cristiano, desculpe a pergunta, mas quantos radiadores vocÊ tem na frente do seu radiador de agua..
1-radiador de agua
2-intercooler, pela foto ao lado direito
3-condensador do ar-condicionado
e sobre o motor outro radiador de oleo agora, pela foto falta mais um???
na minha opinião, acho que vocÊ deve fazer uma análise doque esa sendo funcionla, pelo foto o seu intercooler pouco está refrigerando o ar que entra no motor...estou falando isso pois também tive recentiemnte problemas com isso...as vezes vocÊ , sai instalando acessóriso pensando que está melhorando, ams pode acabar ficnado na mesma ou até piorando ...
com certeza deve faltar ar para sua band. poder refrigerar tudo isso..
a minha é turbo , intercoolada e com condensador tb, tive que aumentar o radiador para 4 gavetas e recentiemnte troquei a helice por uma de 10 pas...tudo isso para o emu carro não esquentar em viagens longas com a pressão do turbo sendo sempre utilizada..
Se você olhar bem tem uma radiador em cima do intercooler e outro na tampa de válvulas. A questão da refrigeração do radiador de água está resolvida de momento. Se você reparou, também fiz alguns comentários no tópico que você criou e de momento a tempetura + ventoinha que instalei deixou a temperatura da água em níveis considerados ideais para esse motor, ficando 75 graus na cidade e 81-82 graus quando forço demais em alguma subida, para logo depois abaixar.
Mesmo que não houvesse esses radiadores na frente não seria suficiente para refrigerar o existente na tampa de válvulas, por isso a necessidade do scoop. A segunda opção seria a instalação de outra ventoinha pequena para esse radiador, mas não há necessidade alguma, pois não exijo tanto assim do veículo.
O radiador de óleo do motor vai receber o ar frontal exatamente quando esse motor mais precisa, em grandes deslocamentos (giro alto). Já que na cidade esse motor trabalha "frio", leia-se, máximo de 75 graus.
PS: Não estou recebendo notificação do tópico, não sei porque. :pensativo:
Arnoldo Junior
15/01/2010, 23:39
Bom dia Pessoal,
Devido a instalação de um radiador de óleo na tampa de válvulas do meu motor, agora estou procurando soluções para construção de um scoop.
Como o capô da Band originalmente só tem uma barra de reforço central e o lugar do scoop seria praticamente no centro, eu não estou seguro quanto a instalação desses scoops prontos do mercado de fibra/plástico que são aparafusados a lata, já que o capô quando levantado flexiona muito e pode quebrar com o tempo.
Então minha idéia é confeccionar um scoop de lata para ser soldado com o capô, dando assim até mais resistência ao conjunto. Alguém tem algumas idéias? Para não ficar aquele coisa quadrada e simples.
Eu poderia fazer outras barras de reforço no capô e instalar um scoop padrão, mas isso seria minha segunda opção.
Agradeço antecipadamente qualquer sugestão.
Cristiano
Olá Cristiano!
Dá uma olhada:shock::shock::shock: no capô da sabecca, talvez seja a solução pra vc:dance::dance:. Qualquer coisa é só contactar o Franzé da fiercar.