Ver Versão Completa : Chassis X Radiador ??????
Elcy CJ5
09/01/2010, 03:07
Olá, amigos e amantes deste maravilhoso universo 4x4!!! Baseado em informações de diversos foruns de que os chassis dos cj5 só passaram a ser numerados a partir de 68, troquei o meu que sertamente me daria muito trabalho pra restaura-lo, reforcei o novo, preparei-o e montei o motor no mesmo, só então me deparei com o seguinte problema... havia uma travessa no lugar reservado para o radiador. O anterior tem a travessa como base para a grade frontal e o radiador fica entre ela e o motor, o novo tem um suporte na travessa para a grade frontal e o radiador fica sobre a mesma.
Quando coloco o radiador , o mesmo fica muito alto. Qual seria a solução para este problema ? Este novo chassi seria ford e não willys e se for , teria um radiador adequado pra ele? Há ... minha máquina é um Willys cj5 66 , equipado com o bf161 (6cc):confused::pensativo::-?
Rodrigo Baratti
09/01/2010, 07:55
Olá amigo,
Nunca vi um chassi com uma travessa dessas, na verdade ela se parece com a travessa traseira só que no seu caso tá na frente.
Será que não foi trocada?
Vc terá que mudar a posição do radiador ou trocá-lo por um mais baixo ou até trocar a travessa.
A alternativa mais facil é encostá-lo na grade retirando os suportes laterais, será que assim cabê?
[]
paesem520
09/01/2010, 21:36
Amigo, essa travessa não é original. Na verdade é uma aberração. Como disse o amigo Rodrigo se parece muito com a travessa traseira. E aposto que é. Acho que era pra caber um motor maior. Sugiro trocar a travessa por uma original, se for colocar o BF-161. O meu CJ-5 é 1967, já vinha marcado o número do chassi na longarina.
Abraço,
Paese.
Denis Takashi
10/01/2010, 10:28
Elcy,
Bom, se se fefre à travesa da 2ª foto ( chassis cinza), esta é dos CJ5 com motor 4 cil Hurricane, são aqueles que parecem um M38A1 nos detalhes ( caixa de roda, curvão frontal ) e possuem uma grade com um "recuo" para o radiador ficar mais proximo à hélice, pois isso esta travessa pode ser "alta", pois o radiador fica bem mais para trás dela em relação á um CJ5 "normal"
Abraço
junior braga
10/01/2010, 12:18
Olá, amigos e amantes deste maravilhoso universo 4x4!!! Baseado em informações de diversos foruns de que os chassis dos cj5 só passaram a ser numerados a partir de 68,(6cc):confused::pensativo::-?
Elcy,
quanto essa questão da numeração do chassis, o meu é 67 e tem o número na logarina direita.:-D ps: ve direitinho essa questão.
Quanto ao radiador, é mais indicado vc mudar ele, por exemplo:
o radiador da rural e mais baixo e mais largo, do que o do jeep, tem várias opções, aqui foi só um ex.
sds,
Elcy CJ5
11/01/2010, 01:33
Olá , amigos!!! Muito obrigado pelas respostas aqui apresentadas. Quanto a travessa diferente (Rodrigo Baratti e Paese) , realmente ela não é tão difícil de se achar em fotos na internet e até aqui mesmo no forum , postadas por amigos abordando assuntos como direção e etc... só não vi fotos dela com o bf161 e também não foi trocada (rsrsrs)
E quanto ao amigo Denis Takashi, eu hoje vi um anúncio na net de radiador que na foto estava presa a grade e era do tamanho exato da mesma (não sobrava para baixo como o do 6cc) e a descrição era de " radiador 4CC " , então imajinei que poderia ser esse o grande mistério do chassi com a tal travessa , vou procurar o de rural como vc citou e se não der vou ter mesmo é que voltar com o chassi antigo até porque agora tem mais outra preocupação que é o nº como citaram os amigos Paese e Junior Braga. Valeu !!!
Elcy CJ5
11/01/2010, 01:48
Fala , Júnior !!! Obrigado pela resposta, agora a questão é... eu já li aqui mesmo no forum que pouquíssimos chassis vieram marcados no chassis e que a tal numeração era a mesma do motor e ou da placa que vem presa à carroceria , o seu não teria sido marcado posteriormente? (Vale também para o Paese) E valeu a dica do radiador rural , vou ver se consigo e me desculpa por ter dado o crédito dessa dica ao amigo Takashi que me esclareceu a questão da travessa diferente. Valeu!!!
Olá, amigos e amantes deste maravilhoso universo 4x4!!! Baseado em informações de diversos foruns de que os chassis dos cj5 só passaram a ser numerados a partir de 68, troquei o meu que sertamente me daria muito trabalho pra restaura-lo, reforcei o novo, preparei-o e montei o motor no mesmo, só então me deparei com o seguinte problema... havia uma travessa no lugar reservado para o radiador. O anterior tem a travessa como base para a grade frontal e o radiador fica entre ela e o motor, o novo tem um suporte na travessa para a grade frontal e o radiador fica sobre a mesma.
Quando coloco o radiador , o mesmo fica muito alto. Qual seria a solução para este problema ? Este novo chassi seria ford e não willys e se for , teria um radiador adequado pra ele? Há ... minha máquina é um Willys cj5 66 , equipado com o bf161 (6cc):confused::pensativo::-?
Amigo,
Este é um chassis de Jipe M38A1 ( Parecido com o CJ5) A Travessa dianteira é original ! Este Chassis é para Motor 4 CC Hurricane e portanto a altura do seu BF161 deveria ficar parecida ! A grade dianteira do M38A1 e externamente igual a do CJ5, poram a parte de fixação se não me engano e ligeiramente diferente ! Ou seja pra resumir, seu chassi " novo" é diferente do chassis antigo e ele é ainda mais antigo... ! E acredito que vc terá problemas para regularizar a viatura, pois se o vistoriador conhecer de jipe, vai sacar logo que o chassi não é de um 68 , mais sim de um M38A1 ou ainda de jipe 1957/1958 (Carroceria com caixa de roda traseira redonda)
Abcs
Elcy CJ5
12/01/2010, 01:12
Fala Alex !!! Vou levar em consideração estas observações e para falar a verdade , estou realmente fazendo contas para ver oque seria mais barato para resolver isso ... Não sei se reformo o meu antigo (e gasto um grana preta...) , se compro uma travessa nova e fixo neste chassi de M38A1 (que tirando o detalhe da travessa é idêntico) ou banco o maluco e só mudo o radiador e pago pra ver... Até pensei em fazer um corte na travessa para encaixar o radiador original , só não o fiz por medo de enfraquecer a extrutura do mesmo . Mas valeu a dica , Abraços!!
Rodrigo Baratti
12/01/2010, 07:54
Até pensei em fazer um corte na travessa para encaixar o radiador original , só não o fiz por medo de enfraquecer a extrutura do mesmo
Não faça isso, vai enfraquecer!
Procure um radiador que se adeque, existem opções que ficam mais em conta do que trocar a travessa.
Se o chassi novo não tem numeração não deverá ser problema marca-lo.
[]
paesem520
12/01/2010, 11:14
Olá amigos. Perdoem-me minha ignorância, não sabia que o chassi cinza da foto era de um M38A1 (militar). Quanto a marcação do chassi, o meu 67 veio de fábrica, mas pode ser porque foi fabricado no final desse ano (busquei informações e ele entrou em serviço no Exército no começo de 1968). O número tem de ser o mesmo da plaqueta do lado direito no cofre do motor. O número do motor não era marcado na longarina, originalmente.
rafaelsouza
12/01/2010, 12:09
Ai galera é o seguinte, como disse o Denis esse chassis é dos jeep de 1955 até o meio do ano de 1958, (incluindo os M38a1), esse chassis é assim pq os motores neste ano ainda éram os hurricane 4 cil,
http://www.earlycj5.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/05/ServiceStationHurricane.gif
e a grade dienteira é diferente, com um tipo de tunel que leva o radiador mais para perto do motor
http://www.ewillys.com/wp-content/uploads2/2009/11/1963_cj5_pembroke.jpg
, ele tem outras coisas diferentes, como os suportes do motor.
Nós aqui na www.ironparts.com.br, fabricamos a travessa do Cj5 mais moderno, mas TALVEZ não sirva no chassis por causa da angulação ali na frente, pedi para darem uma olhada num chassis desse que temos aqui para ver se tem como colocar, se não meu amigo tens que encontrar outra solução pois vai ficar dificil colocar uma radiador ai
abrass
A Solução seria tentar encontrar uma grade dianteira de jipe 1955 ate 1958 ou de M38A1 ae cabera direitinho
Abcs
Elcy CJ5
13/01/2010, 02:15
Rodrigo , valeu a dica !!! Já descartei o lance de cortar a travessa e vou fazer como vc falou...
Rafael, Valeu as fotos e referências , assim as coisas ficam mais exclarecidas. e quanto a travessa , acho cabe sim. Ela ficaria exatamente onde fica a lingueta para fixação da grade (sendo assim a grade ficaria em cima da travessa e não sob um lingueta) . A questão é saber o quanto ela custaria contando com a taxa de envio para o Rio de Janeiro (Teresópolis). e quanto a colocar uma outra grade como citou o amigo Aléx, não adiantaria. porque este chassis foi concebido para um motor mais curto (4cc) e não os de 6cc que são mais cumpridos , não sobra espaço entre ele e a travessa. então a solução seria ou arrumar um outro radiador ou trocar a travessa. o problema é arrumar um outro radiador que caiba em cima desta travessa e que tenha a mesma capacidade cúbica de um projetado para 6cc.
rafaelsouza
13/01/2010, 10:35
Vamos lá tá ai as fotos da travessa
http://www.tinauninove.com/ironparts/travessachassis1.jpg
http://www.tinauninove.com/ironparts/travessachassis2.jpg
o custo é R$ 220,00 e o frete estou cotando por PAC para ficar mais barato, por isso se tiver interesse me mande seu CEP para cotar o frete com precisão
abrass
Elci,
Cabe sim, pois ja tive um CJ5 ano1957 com este chassis e motor BF161.... So que vc tem de reposicionar os calços do motor tbm....
Abcs
Rafael bom dia,
Tenho interesse em comprar uma travessa destas. Como posso fazer para comprar uma com vc e enviar para o CEP 21931-160 ? Pode me mandar um email em private ?
Abcs
rafaelsouza
13/01/2010, 12:02
BLZ, vou cotar o frete para este CEP q vc mandou e te respondo a terde por MP ok ?
Rafael
Te mandei uma MP, vc pode dar uma olhada? :concordo:
[]´s
Rafael,
Te mandei uma msg em MP com as confirmações.
Abcs
Carlos Neto
25/01/2010, 17:39
Elcy,
se vc não for utilizar o chassis tenho interesse em comprá-lo