Ver Versão Completa : Inspeção Veicular 2010 no Cj5
querem mais lenha na fogueira??
ahuahuahahu
aqui está o proque carros novos não passam:
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI158906-10142,00-FALHA+DO+CONAMA+E+APONTADA+COMO+RESPONSAVEL+POR+RE PROVACOES+NA+INSPECAO+VEI.html
boa leitura
Se já fizeram isso c/ regras q nem ainda foram p/ gaveta, tá explicado como um calhambeque tem que queimar HC = a um carro 2002.
O q eu acho mais bacana é q estão discutindo metas de carro zero, sem levar em consideração ao limite q as fábricas dão como mínimo de uso de um motor: 150 mil KM.
E p/ quem acha q c/ eleição vai mudar alguma coisa... Kassab subiu no indice de aprovação!
benderrr
01/08/2010, 01:07
ola amigos !
comprei um jeep dcom placa de sp e moro em piracicaba!! vou ter problema pra transferir para minha cidade?: nao vou ter q fazer essa tal de inspecao ne?
ola amigos !
comprei um jeep dcom placa de sp e moro em piracicaba!! vou ter problema pra transferir para minha cidade?: nao vou ter q fazer essa tal de inspecao ne?
sim vai ter de passar o caror na inspeção...
benderrr
01/08/2010, 16:41
o documento da minha transferencia foi datado ano passado ja esta com meu nome no recibo de venda ;.... ja paguei o licensiamento ano passado e este ano ..
conversei com um despachante ele falou q de sp para o ijnterior nao precisa fazer a inspecao ja q a transferencia ira ser realizada fora da cidade de sp. precisa de um documento te isentando da inspeção ambiental. ele me passou este telefone 011 35456868 tera q somente pagar uma taxa a mais na hora da transferencia livrando o veioculo da inspecao)
benderrr
01/08/2010, 18:12
..........
benderrr
01/08/2010, 21:44
sp pra consta http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,transferencia-sem-inspecao-ambiental,324179,0.htm
Robertux
02/08/2010, 12:31
ola amigos !
Benderrr, Se não me engano essa lei da inspeção veicular é municipal, portanto vale somente para o Município de São Paulo. A lei de São Paulo não vigora em Piracicaba, a não ser que haja algum convênio entre os municípios ou alguma resolução do Contran determinando isso.
Me parece que o Estado de São Paulo também já tem uma lei nos mesmos moldes que deve entrar em vigor em breve para todo o estado, assim, logo teremos a inspeção obrigatória em Piracicaba também.
Agora que seu motor está regularizado, eu faria a transferência o mais rápido possível, porque a legislação está endurecendo cada vez mais, você terá que pagar uma multa e receberá alguns pontos na carteira e terá que tomar cuidado por um ano, porque se não me engano a pontuação é alta, mas faça logo antes que complique mais.
Quanto à inspeção eu não me preocuparia porque do jeito que ficou seu motor, passa em qualquer inspeção, eu nunca vi um BF rodar tão macio, o BF costuma ser um motor de funcionamento suave, mas o seu parece uma seda. No máximo pode ser que precise de uma regulagem mais precisa, já que o pessoal da oficina regula de ouvido, funciona muito redondo, mas para a inspeção pode ser que precise de regulagem com equipamentos.
Preocupante está o meu, que se acelerar um pouco mais fuma que nem o fumacê do mata dengue.
sim vai ter de passar o caror na inspeção...
TRansferencia, da pra fazer quebrando uns 130,00, fiz no meu que era de SP pra SBC...
[]´s
benderrr
02/08/2010, 13:46
ola robertux!!!!
hj liguei pra td q é despachante eles falaram q é so assinar um termo de liberacao da inspeção. e fazer o pagamento de uma taxa eles falaram q é norml fazer isso. Mas q tambem é pssovel haver uma restriçao posteriormente talvez ano q vem.
Entao meu jeep ta mtoooooooooo bem regulado , o problema é q se ele vai passar em tods os itens do teste! bem com o de HC.
sobre a inspeçao no estado . o Conama tornou obrigatoria a inspeção veicular so em cidades de mais 3 milhoes de pessoas em regime nacional(http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2009/11/27/50074-resolucao-do-conama-que-obriga-inspecao-veicular-e-publicada-no-dou.html)
PASSEI!!!
2500 RPm: COc= 0,92%, HCc= 163ppm
Lenta: COc= 0,93%, HCc= 278ppm
Motor BJ, 1600cc, comando do Gol a Ar, Cabeçotes 1500, 1 Carburador H30PIC, Ignição Eletrônica Bosh c/ Bobina Bosh de alta potência.
Pra quem precisa de ajuda, segue receita:
1º - TER LÂMINAS DE CALIBRE (0,10 - 0,15 - 0,40 - 0,70 - 0,80). Sem elas, esquece...
2º - Velas novas c/ regulagem entre 0,70 a 0,80 e cabos COMUNS novos (supressivo segura faísca)
3º - Testar funcionamento de todos os cilindros.
4º - Com o motor gelado, regular todas as válvulas. Antes, desmontar o balancim, limpar e lubrificá-lo, trocando os parafusos que estiverem retos (com aparência de martelados). A regulagem das vávulas deve ter 0,10 MINUCIOSAMENTE. Os cilindros que no teste de funcionamento apresentaram falha (quase não alteraram o motor) devem ter a válvula de admissão regulada em 0,15.
5º - Coletor c/ pré-aquecimento ligado no escapamento e sem nenhum vazamento
6º - Considerando q o eixo e base do Distribuidor estão bons, Platinado em 0,40. Ponto em aproximadamente 10º, porém o melhor é encontrar o grau correto em que o motor funcione livre, flutuando sem resistências.
7º - Carburador sem folga no eixo, giclagem super magra, mistura de afinação fina, para funcionamento livre. Receita de Giclês do meu carro (testei em outros não funcionaram adequadamente): Principal = 117.5 / Ar = 125z / lenta = 45 / injetor (bengalinha) = 40. O q costuma deixar o motor sem condições de regulagem é o da Lenta. Comece com o de 40, se der regulagem OK, senão use o 50 e assim por diante. TENHA PACIÊNCIA, GASOLINA+ETHANOL não é simples de regular. Leve em consideração a baixa compressão q esse tipo de motor possui + a péssima qualidade de combustível de hj em dia.
8º O limite de RPM p/ Lenta é de 1400. Deixe aceleradão, sem dó. 1300RPM é o segredo.
9º ESQUEÇAM QUALQUER DESSAS RECEITA: macumba, reza, benzer. Achou ridículo, então tb não faça: Adicionar Álcool, atrasar em <0º o ponto, estrangular a mistura... etc, isso só aumenta o HC.
10º escapamento sem furos, vazamentos...
11º Coisas q melhoram, custam uma fortuna e não resolvem todo o problema: Ignição Eletrônica, Alternador, Catalizador, Gasolina Pódium.
Quero deixar bem claro q tive q fazer tudo q descrevi. Tirando a parte de deixar acelerado, o resto é revisão. Antecipadamente peço desculpas ao adm por ter me estendido, porém não acho justo o pessoal gastar no mínimo R$150,00 com acerto de ponto, sendo que antes era cobrado R$180,00 de mão de obra p/ fazer tudo o q relatei.
Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte!
PASSEI!!!
2500 RPm: COc= 0,92%, HCc= 163ppm
Lenta: COc= 0,93%, HCc= 278ppm
Motor BJ, 1600cc, comando do Gol a Ar, Cabeçotes 1500, 1 Carburador H30PIC, Ignição Eletrônica Bosh c/ Bobina Bosh de alta potência.
Pra quem precisa de ajuda, segue receita:
1º - TER LÂMINAS DE CALIBRE (0,10 - 0,15 - 0,40 - 0,70 - 0,80). Sem elas, esquece...
2º - Velas novas c/ regulagem entre 0,70 a 0,80 e cabos COMUNS novos (supressivo segura faísca)
3º - Testar funcionamento de todos os cilindros.
4º - Com o motor gelado, regular todas as válvulas. Antes, desmontar o balancim, limpar e lubrificá-lo, trocando os parafusos que estiverem retos (com aparência de martelados). A regulagem das vávulas deve ter 0,10 MINUCIOSAMENTE. Os cilindros que no teste de funcionamento apresentaram falha (quase não alteraram o motor) devem ter a válvula de admissão regulada em 0,15.
5º - Coletor c/ pré-aquecimento ligado no escapamento e sem nenhum vazamento
6º - Considerando q o eixo e base do Distribuidor estão bons, Platinado em 0,40. Ponto em aproximadamente 10º, porém o melhor é encontrar o grau correto em que o motor funcione livre, flutuando sem resistências.
7º - Carburador sem folga no eixo, giclagem super magra, mistura de afinação fina, para funcionamento livre. Receita de Giclês do meu carro (testei em outros não funcionaram adequadamente): Principal = 117.5 / Ar = 125z / lenta = 45 / injetor (bengalinha) = 40. O q costuma deixar o motor sem condições de regulagem é o da Lenta. Comece com o de 40, se der regulagem OK, senão use o 50 e assim por diante. TENHA PACIÊNCIA, GASOLINA+ETHANOL não é simples de regular. Leve em consideração a baixa compressão q esse tipo de motor possui + a péssima qualidade de combustível de hj em dia.
8º O limite de RPM p/ Lenta é de 1400. Deixe aceleradão, sem dó. 1300RPM é o segredo.
9º ESQUEÇAM QUALQUER DESSAS RECEITA: macumba, reza, benzer. Achou ridículo, então tb não faça: Adicionar Álcool, atrasar em <0º o ponto, estrangular a mistura... etc, isso só aumenta o HC.
10º escapamento sem furos, vazamentos...
11º Coisas q melhoram, custam uma fortuna e não resolvem todo o problema: Ignição Eletrônica, Alternador, Catalizador, Gasolina Pódium.
Quero deixar bem claro q tive q fazer tudo q descrevi. Tirando a parte de deixar acelerado, o resto é revisão. Antecipadamente peço desculpas ao adm por ter me estendido, porém não acho justo o pessoal gastar no mínimo R$150,00 com acerto de ponto, sendo que antes era cobrado R$180,00 de mão de obra p/ fazer tudo o q relatei.
Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte!
Legal, só falta especificar qual carro foi, gol a ar ou fusca
outra coisa é isso é em motor vw a ar, cada motor tem manhas diferentes o ohc mesmo tme um monte de coisas diferentes, mas fica bom o relato:concordo:
Fusca 73, 1600cc
isssooo, vou ter e pssar um gol 1983 a ar logo mais, mas ele tá quase pra por a placa preta
vamos ver se passa
Usei a mesma receita com um Fusca 1300 72, motor BJ cançado, com excessão do carburador que não aceitou uma giclagem muito magra, e passou com HCc 400ppm.
benderrr
02/09/2010, 19:46
sem qeres fazer mercha politico mas eu vou vota nesse cara srrsrrs
melhor ele q um maluf ou titirica
http://blogdopauletti.blogspot.com/2010/08/pauletti-luta-por-carros-antigos-e.html
Na próxima semana (06/09), o deputado federal Professor Ruy Pauletti (PSDB/RS) irá agendar reunião com o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Pires da Silva, em Brasília. O objetivo é apresentar ofício elaborado pelo parlamentar, em que solicita a criação da placa amarela para veículos antigos modificados, uma reivindicação de associações e clubes de automóveis brasileiros.
No encontro, o deputado vai sugerir que veículos com mais de 25 anos (não necessariamente originais), réplicas de veículos antigos, motocicletas e triciclos artesanais, assim como determinados modelos, mais modernos, mas igualmente clássicos, como Chevette, Opala, Fusca e Passat (nacional), fabricados até os anos 90, possam ser qualificados como sendo diferenciados do restante da frota, passando a usufruir de tratamento especial por parte dos órgãos de trânsito, como a dispensa da inspeção veicular.
Boa tarde, pessoal.
Fiquei um tempo sem aparecer, mas queria falar como fiz para o meu Willys com motor BF-161 + ignição eletrônica passar na inspeção:
Em geral, todos os carros carburados antigos (opala, fusca, etc) tem o mesmo problema: HC elevado na lenta. Já ouvi o pessoal falando sobre o DIS, etc, mas acho que não é esta a solução, sem tirar o mérito deste sistema que ajuda muito em outros casos, pois se a diluição está boa, CO está bom, isso quer dizer que tudo o que está entrando no cilindro (combustível+ar), está queimando. O HC alto é indício de combustível não queimado.
Da primeira vez que levei meu carro no Controlar, acho que a sonda só descontaminou uma semana depois. Deu quase 3000 ppm de HC. Regulei, troquei vela, cabo de vela, etc, etc, etc e na segunda medição deu mais de 2000 ppm. Como fiquei com medo de não passar de novo, levei numa oficina perto de casa que tem o analisador de gases. De cara o mecânico queria colocar o catalisador, mas primeiro fui tentando regular. Troquei o giclê (carburador DFV-228) do combustível pois estava com um maior. O catálogo do fabricante fala em um giclê n. 12 (se não me engano dá 0,62 mm de abertura). Coloquei este giclê e nada, não caiu de 1800 ppm. Tirei o giclê, fechei o orificio com resina e abri novamente com 0,50 mm e o carro nem ligou. Com 0,52 mm consegui fazer funcionar. Coloquei álcool, levei para o mecânico medir de novo e não baixou de 900 ppm. Perdi a paciência e apelei para o catalisador. Comprei um da S-10 V6 e passou tranquilo na inspeção, foi melhor que um focus 1.6 2008 que tenho. Mesmo não tendo conseguido chegar aos finalmente sem o catalisador, concluo que o problema de HC alto é sempre combustível a mais indo para o motor.
Abraço,
Fabio
Fábio,
eu ainda acho que o problema é a taxa de compressão da época (motor zero 7:1 + ou -). Os motores com maiores taxas de compressão explodem em COc e permanecem dentro da tolerância em HCc. Isto demonstra que mesmo trabalhando em excesso de combustível, queima-se tudo, resultando pouco hidrocarboneto (HCc) e estrapolando em COc. Em
motores mais modernos com problemas de atingir o indice em COc, por ter excelente queima e baixo HC, dificulta-se a queima (adiciona-se Álcool ou se atrasa o ponto), aumentando um pouco o HCc, porém diminuindo consideravelmente o COc.
No nosso caso, que temos esses motores de baixa compressão, percebí que o único massete é deixá-lo com a marcha lenta bem acelerada (estourando os 1200 RPM). Diminuir muito a giclagem, aumenta-se em muito o oxigênio na câmara, massaricando o pistão, subindo em muito a temperatura, além de não obter uma queima razoável. Resultado: HCc lá em cima e COc baixíssimo. Quando se aumenta o RPM da Lenta, se obtem quase o regime de total taxa de compressão, derrubando o HCc.
Catalizador, para o seu caso, funciona, pois consegue chegar a temperatura mínima de ação, levando também em conta que faltava muito pouco para obter-se o indice de HCc.
Antes de começar a esquentar a cabeça com o meu Fusca, pesquisei na praça o q a rapaziada estava passando com essa inspeção. Olha, o q tem de mecânico saindo do buraco... Um tiozinho com um Fusca 70 e alguma coisa faliu! olha o q fizeram ele fazer: motor completo + ignição eletrônica + motor de arranque + bateria + alternador e (ufa!) por último catalizador adaptado na ranha da Puma. Resultado: estavam o Tiozinho, o seu mecânico e um cara que tem analisador de gases se matando na regulagem. Ví também um outro com um fusca 78 que regulou na máquina e conseguiu passar. No outro dia tiraram o motor e colocaram em uma Kombí. Limparam o tanque e colocaram gasolina (Pódium) no mesmo posto. Resultado: Reprovou em HCc. Acabou o sonho do mecânico que iria ganhar dinheiro alugando motor...
Meus carros já estão com selinho 10. Estou só esperando o final do ano pra ver qual cidade não terá essa palhaçada o ano que vem pra transferí-los.
Pedro....
08/09/2010, 19:26
O Pomodoro não passou na inspeção.
A reduzida ficou nervosa, deu uma dor de barriga e não segurou...vazou. Não deu nem tempo de fazer a medição dos gases.
Esta semana vai para o mecânico dar um jeito, está vazando no bujão e na tampa lateral. Vou aproveitar e trocar os retentores do diferencial e os bujões.
Somos brasileiros e não desistimos, dia 18 estaremos lá novamente.
Duda Lopes
08/09/2010, 21:45
O meu CJ5 passou, levei pra fazer uma revisão geral, o cara da inspeção bem que procurou algum problema mas nao achou, o phoda foi quando cheguei em casa que começou a vazar oleo da caixa de direção:parede:, mas pelo menos ganhei o selo da inspeção.
[].
Charles_Curitiba
11/09/2010, 19:32
Olha, sei que na inspeção irão considerar uma tolerancia maior de emissão para carros antigos até pq a tecnologia da epoca não dispunha de recursos como catalizador. Eu pus 1 catalizador de um vectra GT 2009 no meu BF161, melhora muito mas a fumacinha ainda sai. Aqui no PR ainda não tive noticias disso.
Aki em SP está uma bagunça. Quem inventou esse esquema não entende nada de carro:
Todos os carros até 1979 (calhambeque, fusca com tecnologia da década de 30 com o mesmo indice de Opala, Chevette, Passat com tecnologia de 70 - 80).
Levei vários carros na inspeção e percebí que o Software detecta até uma leve oscilação de RPM quando a ventoinha é acionada! Quando isso ocorre, no final dos testes informa "Reprovado por alteração na Marcha Lenta - Reprovar: Sim ou Não". O camarada não reprova mas tem que colocar uma senha pra prosseguir. Não reprovam este ano, e no ano que vem?
O índice de carros apartir de 2006 são menores que os exigidos na fabricação!?! A desculpa é que em testes com veículos semi-novos verificou-se que os índices são quase zero.
Charles_Curitiba
11/09/2010, 21:26
Cara isso é uma bosta, nem os proprios operadores na inspeção conhecem o sistema. Fiz uma inspeçaão esta semana na minha camionete, tem GNV, e 1 dia antes pus 4 amoretecedores novos da Cofap..veja bem o que vou falar...os caras puseram 3 vezes na rampa pq a maquina acusou excesso de "rigidez" na suspensão, e o burro ainda veio me perguntar se o carro tava rebaixado. Eu olhei pra ele e disse: "me responda voce, olhe bem pro carro e me diga se ela esta rebaixada". Uma ranger com altura em relação ao solo de 60cm...o cara ainda tem a pachorra de perguntar...vai se f....
Essa inspeção q vc levou foi a do INMETRO, que cá entre nós é bem molezinha perto da Controlar...
Eu tenho um Classic VHC 1.0 GNV. Levei no começo do mês no INMETRO e beleza. Até deram uma regulada no GNV, porém eu mexí em tudo pois o carro tava amarrado. 20 dias depois levei na Controlar, regulei deixando bem magra a mistura e adivinha: REPROVADO. Lendo o laudo, percebí q estava indo tudo bem até a hora que a ventoinha ligou: o motor fica pesado por causa do alternador e precisa de mais combustível, q não vem por causa do mesclador fechado, e o motor de passo todo fechado impedindo a entrada de ar pra compensar a falta de combustível... quando a ventoinha desligou: pouca entrada de ar, mesmo volume de gnv na tubulação, COc na estratosfera!
Correção: deixar o GNV abertão, para alto desempenho, e regular marcha lenta para mistura levemente rica.
Conversei com o engenheiro do INMETRO sobre isso e o cara me respondeu q os indices são diferentes:
INMETRO: HCc 700ppm (todos os anos p/ Gasolina e GNV)
Controlar: HCc 200ppm (2003 a 2005)
Outra coisa, no INMETRO eles desconsideram os resultados alterados pela ventoinha. Já na Controlar, não. É considerado o valor obtido no final dos 30 segundos do teste. Meu carro reprovou nos 3 segundos finais!
A Lâmbida lê o combustível líquido de maneira linear, em ondas altas e baixas em curva. Em GNV, por compor muito oxigênio, lê de forma quadrada. Vc instala um Hallmiter e ele não funciona no GNV, porque não consegue ler a voltagem por conta de tão ruim é a estabilidade de força. Isso é detectado pelo módulo. Aí vc me pregunta: "mas pra quê vc escreveu tudo isso?", simples: percebendo isso, no ano passado vc passava 1º no combustível líquido, pois no trajeto até a Controlar era tempo suficiente para a injeção se auto corrigir em leitura de Lâmbida correta e em curva. Depois passava-se p/ o GNV, onde mesmo com leitura de Lâmbida deficiente, não havia nenhum problema, uma vez que o GNV é regulado direto no Redutor e não pela injeção. Pois bem, esse ano a coisa MUDOU! vc primeiro faz no GNV e na hora do combustível líquido leva pau, pois como a leitura está ruim no GNV, a injeção corrigi os bicos para trabalharem abertos, achando que o problema é na mistura pobre, quando é passado p/ combustível líquido há uma mistura muito rica que demora muito até ser corrigida. Resultado: recorde de veículos com GNV reprovados, mesmo revisados, recém inspecionados pelo INMETRO e etc.
Quem tiver GNV não transfira p/ SP senão vai ter dor de cabeça. Existe um emulador só para a Sonda que custa uns R$200,00, mas q sei lá se resolve.
Resumindo, aki em SP está uma palhaçada, a maioria tem carro novo financiado e original e não tão nem esquentando a cabeça, prova disso q em recente pesquisa nosso Prefeito ditador que inventou essa m@rda, proibiu Outdoors, Placas e Letreiros, restrição de ônibus fretados, Caminhões na Marginal Pinheiro e Bandeirantes, teve sua avaliação posita melhorada em relação as pesquisas passadas. Então é o seguinte: quem tem GNV ou veículos antigos (me enquadro nos dois) e conseguiu passar, analisem qual cidade não terá inspeção em 2011 e transfiram antes da virada do ano, pois o ano q vem vai ser pior!
Yuri Rodrigues
07/10/2010, 12:37
Prezados
Aproveito este topico , para expressar meu total desacodo com estas "novas" leis !
Quem tem minha idade ou mais , conheceram o regime dito( Ditadura ) , porem particularmente , acho que foi uma das melhores épocas que pude viver , tinhamos tudo e não sabiamos... hoje com a tal democracia o q temos ? confisco de armas de pessoas honestas & prisões , leis que nos impedem de ir e vir, mesmo pagando altos tributos em tudo que usamos , compramos ,violencia, industria de multas , insegurança em uma trilha ou camping.. e o cidadão esta cada vez com mais deveres e obrigações , e os nosso direitos??? enquanto os marginais estão deitando e rolando , e cada vez mais organizados...nossos politicos então ,nem se fale...é tudo vergonhoso, e o povo cada vez acharcado de todos os lados, Agora me desculpem pois o povo não esta nem ai, cada um no seu quadrado , vejam a exemplo desta situação do Controlar, ao inves de nos unirmos e fazer barulho, passeata ... fazer valer nossos direitos como seria feito em um outro País , não . ao contrario alguns conseguem "passar" na inspeção e ai já era , os outros que se virem , estou errado ?
Gente , tenho um Jipinho Willys 57 , documentado licenciado, gastei para comprar,reformar e manter ...como todos os demais companheiros tambem o fizeram,agora vão nos tirar também este direito & sonho ? ainda não fiz esta @@### de inspeção na viatura , pois com certeza não vai passar ,... assim como creio 80% de outros Willys , e ai ?! vendo, boto fogo , ando irregular, transfiro para outro Estado o documento , ou faço faler meu( nosso ) direito ??? Acorda Brasil , gado é gado gente é gente !
Obrigado
Robertux
07/10/2010, 13:37
Calma Yuri, você não é o único a pensar assim.
Eu também vivi na época da ditadura e confesso que também tenho muitas saudades.
Saudades da época em que para andar na rua você era obrigado a portar a carteira de trabalho senão você era preso para averiguação, vagabundo não tinha vez.
Saudades da época em que bandido tinha medo da polícia e se um policial fosse morto não sobrava nem poeira do assino, mas o cidadão de bem tinha seus direitos respeitados e essa história de perseguissão política era só para militantes de esquerda, esses que agora estão no poder (será que os militares estavam errados?).
Podia-se andar na rua sem medo, o povo era educado e respeitoso, hoje o que importa é só o futuro do meio ambiente, se for necessário matar um ser humano para salvar um pé de capim, com certeza o capim será salvo.
Desculpem-me pelo desabafo.
Yuri Rodrigues
07/10/2010, 14:41
Calma Yuri, você não é o único a pensar assim.
Eu também vivi na época da ditadura e confesso que também tenho muitas saudades.
Saudades da época em que para andar na rua você era obrigado a portar a carteira de trabalho senão você era preso para averiguação, vagabundo não tinha vez.
Saudades da época em que bandido tinha medo da polícia e se um policial fosse morto não sobrava nem poeira do assino, mas o cidadão de bem tinha seus direitos respeitados e essa história de perseguissão política era só para militantes de esquerda, esses que agora estão no poder (será que os militares estavam errados?).
Podia-se andar na rua sem medo, o povo era educado e respeitoso, hoje o que importa é só o futuro do meio ambiente, se for necessário matar um ser humano para salvar um pé de capim, com certeza o capim será salvo.
Desculpem-me pelo desabafo.
Caro Robertux
Pois é viviamos , envolvidos em patriotiso, civismo , ordem e progresso !
E em pouco menos de 25 anos, os nosso novos "herois" que voltaram do exilio transformaram nosso País neste gde. circo onde os palhaços é o povo !
Se não fizermos algo, começando com um simples atode um não a esse absurdo da inspeção ( criterios) ( não sou contra não), porem tem que se ter respeito e critérios, não é só chegar , agendar, pagar, perder tempo e sair sem ser aprovado sob risos de outras pessoas que estão lá com seus carros novinhos/catalizadores...eu tenho carro novo para o dia a dia, porem tb sou Jipeiro, motoqueiro motos antigas que não podem mais andar por causa desta @@@## inspeção, jogador de paintball , e tudo isso esta na "mira" da nossa "justiça "como algo ruim ??? sou marginal então ?e pelo jeito é só a ponta do iceberg. é hora de se fazer algo, pois o que vai sobrar para nosso filhos/netos? Tiriricas!!!
Abraço
jipezuki
13/10/2010, 14:48
Caros,
Estava com medo da minha pickup não passar, gasolina V6 3.0 1994.
Seguem algumas dicas:
1 - Os bicos injetores devem estar limpos (não podem estar falhando)
2 - Não pode haver vazamentos de óleo ou fluídos
3 - Se seu veículo saiu de fábrica com catalisador, deve estar com o mesmo. Se ele não tem catalisador e vc puder colocar é melhor...
4 - As velas e cabos devem estar OK
5 - Sendo injeção eletrônica, ajuda passar spray "limpa contato" nos sensores
6 - Para motores rodados, colocar aditivo tipo bardhal B12 ou similar( reduz as fumadas)
7 - verificar se não há vazamento no coletor ou na junção de início do escape para que não vase compressão para o compartimento do motor
8 - O escape deve estar sem grandes vazamentos. para os pequenos vazamentos colocar pasta "veda escape".
9 - Se for carburado, o mesmo deve estar bem regulado.
Sergio Willys
16/10/2010, 10:01
Pessoal, antes de fazer a inspeção, li muito no forum, mas não achei a "solução" pras minhas dúvidas. Como passei na primeira, seguem dicas, que podem fazer a diferença.
A inspeção obrigatória em São Paulo é ambiental, assim o que será verificado no veículo são os ítens capazes de causar poluição ou contaminação do ambiente. Alterações na carroceria, estado de conservação de pintura e outras coisas, não afetam o resultado.
O que vão ver é o seguinte:
a.Emissões de gases de escape : CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e Fator de diluição (fator calculado sobre os resultados comparativos de CO e CO2) - isso em marcha lenta e a 2500 RPM
b. Funcionamento irregular do motor: sae o motor não fixa a marcha lenta, e o técnico não consegue estabilizar a rotação para medir as emissões, não passa.
b. Vazamentos aparentes: se tá vazando óleo (pingando no chão) ou vazando combustível (pingando no chão tbém) ou vazando qualquer coisa e pingando no chão não passa. Depois que o veículo for movido pra frente do box de inspeção, o inspetor vai olhar no chão pra checar qualquer incontinência líquida do ancião.
c. Alterações no sistema de escapamento: tem que ter pelo menos um silenciador, e não deve haver vazamento aparente no sistema de escape.
d. Emissão de fumaça visível: Se o técnico perguntar "É motor de DKW?" você foi reprovado....
e. verifique se o blow by (mangeira que liga o respiro de óleo do motor à base do carburador) está ok, senão não passa
Como dica: não deixe mangueiras soltas aparentes no motor (nem precisava falar, mas....)
Como todo Jeep vaza óleo (de fábrica):parede:, pelo menos pare em um posto de gasolina, um pouco antes da inspeção, e enxugue o menino por baixo (diferenciais, câmbio, caixa de transferência e pontos de graxa que possam estar com excesso). Eu enxuguei na noite anterior e de novo, 200 metros antes de entrar na inspeção. :palmas: E pedi pro 61.... ve se manera aí !!:oops:
Os limites de emissão para veículos até 79 (acho) são: COc (%Vol) 6,00 - HCc (ppm) 700 - Fator de diluição máx 2,5
Boa sorte !!!
Boa!
Sergio Willys, posta aí qual motor equipa seu 61 e quais foram os índices!
[ ]'s
Pedro....
16/10/2010, 19:14
O Pomodoro não é mais um fora da lei.:dance:
Gustavo Arnaud
30/11/2010, 23:04
Ficha do CJ:
- Motor BF 161 original, fumando um pouco quando frio
- carburador DVF 228 com filtro de ar original a óleo
- ignição eletrônica
Dois dias antes:
- troca de óleo do motor (tava na hora mesmo)
- secar os pontos de vazamento
- gasolina comum nova (retirada a gasolina mais velha que estava no tanque)
- tapa na carburação, com troca de injetor e um gicleur
- filtro de ar seco, sem óleo
200 m antes da inspeção :mrgreen: deitar em baixo e secar novamente os pontos de vazamento
Resultados:
Marcha lenta 931 rpm, Coc 5.49%, HCc 295, Fator Dil 0.94
2500 rpm Coc 2.07, HCc 166, Fator Dil 0.93
Motivo do valor alto na marcha lenta: Meu jeep tá com o radiador entupido (acho) e peguei um pusta trânsito para chegar no posto de inspeção e o bicho deu uma esquentada e começou a afogar. Como tinha tempo de sobra, esperei esfriar o bastante, mas mesmo assim no local antes da medição, onde eles mandam deixar o carro ligado, pedi para deixar desligado. O carinha ligou, levou para a posição e desligou de novo. Passou o espelho e ligou e em seguida meteu a sonda.... Para mim ele esperou pouco tempo! Mas deu certo :dance:
anselmorabello
08/01/2011, 15:47
Boa tarde a todos
Graças que aqui em Rondônia e no Acre ainda não existe esses caças níqueis e o governo anterior e o atual não esta interessado em trazer esses caras pra cá.
Acho importante esse tipo de inspeção, só que deveria ter uma boa orientação de como poderia deixar o veiculo compatível com o exigido.
Um grande abraço a todos e um ótimo fina de semana
giovanihappy
21/01/2011, 15:53
Aos colegas que já passaram na inspeção veicular.
Ainda não mandei meu CJ pro meca pra depois agendar a inspeção, portanto, ainda sou um fora da lei. Mas como meta desse início de ano está passar nessa maldita inspeção veicular, mas surgiu mais um problema.
Final do ano passado quando fui passar meu carro de uso diário na inspeção, me deparei com mais uma surpresa. Ao meu lado tinha uma parati que ia passar na inspeção. Quando o sujeito do controlar pediu pra ele deixar o carro ligado e com o capô aberto o tiozinho motorista disse que estava sem o freio de mão e portanto não podia deixar o carro ligado pois ele ia descer. O cara falou "Então pode sair da fila, ir mandar arrumar o freio de mão e agendar uma nova data"
Porra, meu Jeep não tem freio de mão, apenas um toco que levo dentro dele.
Essa cobrança de freio de mão é correta? Devo adicionar mais isso na lista?
Abraços,
Giovani
Aos colegas que já passaram na inspeção veicular.
Ainda não mandei meu CJ pro meca pra depois agendar a inspeção, portanto, ainda sou um fora da lei. Mas como meta desse início de ano está passar nessa maldita inspeção veicular, mas surgiu mais um problema.
Final do ano passado quando fui passar meu carro de uso diário na inspeção, me deparei com mais uma surpresa. Ao meu lado tinha uma parati que ia passar na inspeção. Quando o sujeito do controlar pediu pra ele deixar o carro ligado e com o capô aberto o tiozinho motorista disse que estava sem o freio de mão e portanto não podia deixar o carro ligado pois ele ia descer. O cara falou "Então pode sair da fila, ir mandar arrumar o freio de mão e agendar uma nova data"
Abraços,
Giovani
Giovani,
Levei meu jeep no controlar, foi reprovado, mas por um outro problema que estou resolvendo, quando cheguei o vistoriador pediu para deixar ligado, eu falei que eu tinha que ficar dentro porque esses jeep´s não tinham freio de mão, ele perguntou se o motor estava bem quente, eu respondi que sim, então ele mandou desligar, deixar engatado e ir para para a fila de espera.
Isso vai de um para o outro, acho que no caso dos jeep´s estão relevando algumas coisas, outros 3 amigos meus fizeram, os 3 sem freio de mão e passaram.
Boa sorte
hurry-gurits
26/01/2011, 21:26
Boas galera, finalmente "criei coragem" e támbém com a carta de que a partir de agora posso levar multa em mãos, levei a tranqueira para inspeção, passou na primeira na controlar mas bem de raspão, mas não foi de primeira que o meca fez passar, ele fez 2 simulações fora e somente na terceira ficou ok, perdeu boas horas em cima do h34, trocou gigle de tudo quanto foi jeito, enfim é uma baita dor de cabeça, cheguei a conclusão não tem receita pronta, tudo varia em função do desgaste natural do motor, mas agora com o selo no vidro e documento no bolso, agora é desfazer a regulagem pro controlar e deixar a regulagem pro bichão andar e eu ser feliz, mais 3 dias mudo o documento do veiculo pra uma cidadezinha de "piroró do oeste" que tem 500 habitantes e o kassab e essa corja que arrancam nosso dinheiro suado que se :odedo::odedo::odedo::odedo:, se fosse por um bom motivo em relação a meio ambiente e melhor qualidade de vida para todos eu até deixava a vtr em SP, mas nada mais é que um caça-niqueis.
abrz.
Mauro Luiz
27/01/2011, 08:30
Olá Rafael!
Bem, possuo um Jeep CJ 5 militar, e já foi reprovado duas vezes na inspeção veicular, mas somente no quesito Hidrocarboneto (HCc). Passou na mediação de Monóxido de Carbono (COc). Quanto ao vazamento de óleo: sim, o veículo é reprovado caso ocorra. Vale observar, porém, que o vazamento de óleo pelo "respiro" do motor não é computado como tal e, portanto, é um item que não reprova o Jeep, segundo informação de um técnico da COntrolar, em minha última inspeção. Como precisarei fazedr a retífica em breve, embora o motor esteja com um ótimo desempenho e não esteja com fumaça ao menos visível, preciso ter certeza que o enorme custo da retífica assegure a aprovação...
Abraços,
Mauro.
Giovani,
Os técnicos do controlar precisam ser melhor informados. O freio-de-mão não é item de inspeção.
Nas duas vezes que fui, deixei o jeep parado no toco e ninguém falou nada.
Assim como também eles não podem implicar com luz de seta ou freio queimada ou qualquer outra coisa que não envolva poluição, como emissão de gases e vazamento de óleo. O resto é conversa pra boi dormir.
[s]
Felipe Marx
27/01/2011, 11:34
Olá Rafael!
Bem, possuo um Jeep CJ 5 militar, e já foi reprovado duas vezes na inspeção veicular, mas somente no quesito Hidrocarboneto (HCc). Passou na mediação de Monóxido de Carbono (COc). Quanto ao vazamento de óleo: sim, o veículo é reprovado caso ocorra. Vale observar, porém, que o vazamento de óleo pelo "respiro" do motor não é computado como tal e, portanto, é um item que não reprova o Jeep, segundo informação de um técnico da COntrolar, em minha última inspeção. Como precisarei fazedr a retífica em breve, embora o motor esteja com um ótimo desempenho e não esteja com fumaça ao menos visível, preciso ter certeza que o enorme custo da retífica assegure a aprovação...
Abraços,
Mauro.
HCc é combustivel nao queimado.
Isso se resolve com uma boa regulagem ou entao com acertos no cabeçote.
No meu caso, 1/2 volta na mistura do bura fazia o HCc variar de 5000 pra 100 ppm.
tb pastei pra passar meu carro (samuca carburado 92).
No fim das contas, era uma *&^%&^de uma sujeira no carburador que entupia uma das entradas de vacuo de forma intermitente.
"fazer o motor" é muito relativo.
Tudo que eu ouvi de HCc é que o cabeçote faz grande diferença.
Tente começar com uma regulagem nas valvulas e vai sotando pra ver se dá jeito.
se nao der, ai sim pode ser que uma retifica no cabeçote seja necessaria.
Parte de igniçao (velas, cabos, distribuidor, bobina) tem que estar 100% tb .. se nao nao passa mesmo.
Edson Ferian
30/01/2011, 23:04
Pessoal,
Em qual unidade do controlar vcs tem feito a inspeção ? Tem alguma mais "camarada" ou todas procuram pelo em ovo para reprovar?
Felipe Marx
31/01/2011, 09:21
Fiz as minhas na da Aliperti. (pq do Estado)
Na da Anchieta, parece que deram poder ao inimigo ... alem de fazerem pouco caso com o jipe, o cara ainda ficou caçando pelo pra reprovar.
Edson,
Fiz a minha lá em Pirituba. Achei normal e ninguém ficou procurando pelo em ovo.
Os outros amigos fizeram lá também.
[s]
Mauro Luiz
02/02/2011, 15:17
All,
Isso nao é nada....
E para Jeep 51 com motor de Opala, MWM Diesel, AP 1.8 turbinado, etc, etc,,, ???
E as inumeras alteracoes nas suspensoes ?
E os jipes super modificados como os usados no RC e de alguns amigos nossos com eixo de rural, pneu 35, 37 pol, ???
Sem falar dos carros TUNADOS , com outras inumeras alteracoes....
Enfim... Nem o governo sabe como vai tratar isso.
Abcs aguardando a solucao para participar das listas de protesto...
A idéia de uma manifestação junto ao DENATRAN, via Jeep Clube, pode ser bem interessante. Possuo um CJ5 com motor original de seis cilindros, ano 1971, e já foi reprovado duas vezes na CONTROLAR, com os ajustes que meu mecânico fez. Em HCc (hidrocarbonetos), cujo limite estipulado é 700, obtive a marca de 1683, na marcha lenta. Aguardemos adesões...
Mauro.
Ulisses N. Ribeiro
02/02/2011, 22:22
Mauro
A idéia de manifestação realmente é boa, o problema é encontrar adeptos a fim de levar o processo em diante, aconselho a vc achar um bom mecânico para regular seu Jeep, dá trabalho mais de o meca for bom ele consegue e seja feliz com a sua viatura, no meu caso reprovei tres vezes até encontrar um cara q realmente sabia das coisas.
[ ],s
Ulisses
oliflavio
04/02/2011, 16:57
Ola a todos
minha contribuição com o topico
Tenho um Cj5 1966 Bf161
Passei no controlar só na terceira tentativa com a seguinte receita
O Meca regulou tudo (carburador totalmente original) e depois deixou a marcha lenta em 1100 rpm ( limite controlar 1200 rpm) com isso abaixou o Hcc para menos de 700ppm e ai passei na maldita inspeção, depois foi só abaixar a marcha lenta e comemorar.
Este ano a receita será a mesma
espero ter ajudado
tenho umas tralhas aqui e já estou me preparando para a nova apurrinhação anual, além de fazer o Imposto de (falta de) renda.
Tralha número1, Tracker 2001. Acho que ela segue o Euro2, parece que não vai me apurrinhar.
Tralha número2, Niva 91 com motor diesel aspirado VW. Sabedeus qual limite de emissão que deveria ter!
Peguei umas coisinhas do Conama e do Detran... mas não sei no que ajudam. O Inmetro baixou uma norma com uns buracos e acho que a norma DIN ou ISO, sei lá... que se basearam limitava o uso de aceleração livre a motores após um determinado ano (que não lembro qual é).
Alguém pode me refrescar a memória ou dizer que estou completamente equivocado?
BoaTrilha
29/03/2011, 12:51
É pessoal, infelizmente tive uma grande dor de cabeça e grande onus
ao tentar passar minha rural nessa inspeção.
gastei muito até deixa-la de acordo com as normas deles.
fiquei sabendo que a honda está processando a controlar, bem como uma vereador abriu denuncia no ministerio publico contra essa pouca vergonha. Alguem sabe se isso é verdade?
Bravo,
Olha... sei que os Hondas Fits tem dificuldade de passar na inspeção, principalmente os não-flex. Não sei ao certo porquê.
E preparem-se porque nesse ano alguns outros itens serão verificados: freios (inclusive o de estacionamento) e trava para manter o capô aberto. Sei que esse ultimo para CJ, não faz diferença, mas o freio de estacionamento sim.
Ano passado o meu CJ parei no toco de madeira e ninguém falou nada. Esse ano um amigo já foi reprovado por isso e viu um Vectra ser reprovado pois o capô não parava aberto, e como o Vectra não tem aquele braço que mantê-lo aberto, foi reprovado.
Agora, esse lance de processar a Controlar pode até existir, mas ganhar a causa é outra história. Uma empresa com um lucro daquele tamanho, ninguém tira tão fácil.
[s] indignados com esse país de otários,
Newton Guerra
29/03/2011, 19:46
Bravo,
Olha... sei que os Hondas Fits tem dificuldade de passar na inspeção, principalmente os não-flex. Não sei ao certo porquê.
E preparem-se porque nesse ano alguns outros itens serão verificados: freios (inclusive o de estacionamento) e trava para manter o capô aberto. Sei que esse ultimo para CJ, não faz diferença, mas o freio de estacionamento sim.
Ano passado o meu CJ parei no toco de madeira e ninguém falou nada. Esse ano um amigo já foi reprovado por isso e viu um Vectra ser reprovado pois o capô não parava aberto, e como o Vectra não tem aquele braço que mantê-lo aberto, foi reprovado.
Agora, esse lance de processar a Controlar pode até existir, mas ganhar a causa é outra história. Uma empresa com um lucro daquele tamanho, ninguém tira tão fácil.
[s] indignados com esse país de otários,
Marcelo, não é que eles estejam verificando outros itens. É que, segundo eles, se algum item dificultar a realização da inspeção ou puser em risco a segurança eles nem a fazem. Se o cara puxar o freio de mão e ver que não funciona, já era. O mesmo com o capô: se não parar aberto o cara não tem como observar o motor. Tem que arrumar e voltar.
O pior que acho da inspeção é que não há reciprocidade nenhuma por parte da prefeitura. Não oferece um serviço decente no trânsito.
Abraços
Newton,
Esses itens que eu citei agora estão descritos no site da Controlar como itens que serão verificados. No ano passado isso não era citado como item a ser analisado, no entanto que eu e outro amigo pararam o Jeep no toco, sem freio de estacionamento, e nada foi dito. E no mesmo Controlar esse ano, quando esse mesmo amigo foi usar o mesmo toco para segurar o Jeep, ele foi reprovado na hora.
Ano passado, um amigo com Fusca, cuja tampa do motor não tem vareta, apenas uma mola, passou sem que a tampa ficasse aberta sozinha. O próprio inspetor da Controlar segurava a tampa para ela não bater na cabeça, e também, nada foi dito, ele foi aprovado.
Pode ter certeza que a cada ano, novos itens serão adicionados à lista de inspeção e NÃO são para garantir a realização da inspeção com segurança e SIM para aumentar o número de carros reprovados.
[s]
ZEQUINHA8100
29/03/2011, 20:32
Pessoal por esses motivos ai ja ditos nesses posts que eu vou manter o meu jeep com placa de MG la tenho que pagar IPVA por que não tem dessa de carro de mais 20 anos não paga mais pelo menos não tem essa lamuria de vistoria todo ano querer que veiculos com 50,60 anos não tenha nenhum vazamentinho não solte nenhuma fumaçinha a tenha a Santa paciencia:stop: e milagre ninguem faz, fazer o bentito freio de mão funcionar como?Se nem quando era novo o negocio não funcionava!!!!!!
Erik OHC 1982
08/07/2011, 16:52
Pessoal por esses motivos ai ja ditos nesses posts que eu vou manter o meu jeep com placa de MG la tenho que pagar IPVA por que não tem dessa de carro de mais 20 anos não paga mais pelo menos não tem essa lamuria de vistoria todo ano querer que veiculos com 50,60 anos não tenha nenhum vazamentinho não solte nenhuma fumaçinha a tenha a Santa paciencia:stop: e milagre ninguem faz, fazer o bentito freio de mão funcionar como?Se nem quando era novo o negocio não funcionava!!!!!!
Essa semana estive no Controlar, levei meu Jeep 1982 (Ford OHC 2.3 a gasolina, todo original), e ele foi reprovado.
É o segundo ano que faço inspeção. Em 2010, só consegui aprovação na segunda tentativa. Na primeira deu leitura de CO alto na marcha lenta. Aí eu troquei o óleo, velas, fiz a base do carburador nova, revi giclês, tudo novo, até as mangueiras, e aí, ele passou até com certa facilidade. De lá para cá, o Jeep rodou muito pouco (nem 200km), e assim, achei que em 2011 ele passaria de primeira... Ledo engano.
Foi reprovado novamente no CO de Marcha lenta. Acontece que durante a inspeção, a maquina deu problema, e os inspetores estavam com dificuldades para realizar a leitura, foi um tal de colocar sonda aqui, zerar maquina ali, chamar um, chamar outro...e o Jipe ficou mais de meia hora funcionando sem parar. O mecanico acredita que o excesso acumulado durante o longo período que o veículo permaneceu em marcha lenta pode ter contaminado o sistema de escapamento do veículo (não a sonda), e que isso pode ter prejudicado a leitura, pois aquela pisadinha no acelerador que o técnico dá antes de iniciar a leitura pode não ter sido suficiente para descontaminar o escape. A leitura a 2500 giros que foi feita primeiro, deu verdinha. Essas coisas chateiam. Mesmo querendo colaborar com o meio ambiente, ter essa dor de cabeça toda hora é complicado. Mas não adianta chorar. Adaptei um catalisador nele, vamos ver se agora passa.
Esse Jeep tem ignição eletrônica de fábrica, é um Ford OHC 2.3 de carburador Solex 40 corpo simples e filtro para trabalho pesado. O motor está bom, mas creio que a Ford errou em trocar o carburador Solex 34 SEIE de corpo duplo que era usado no Maverick e F100 4 cilindros pelo Solex H 40 DEIS de corpo simples, ao adaptar esse motor nos Jeep e Rural. Apesar da manutenção mais fácil, ele é chegado numa gasolina. Mesmo assim, gasta menos que o Jeep de 6 cilindros, que é um bebedor inveterado.
Acho que vc faz bem em deixar a placa onde está. Eu atualmente tenho outro indereço no interior, e assim que puder, mudo meus carros de endereço. Pode ser que a inspeção um dia chegue no Brasil inteiro, mas até lá, não quero mais tanta dor de cabeça.
Charles_Curitiba
08/07/2011, 20:26
Essa semana estive no Controlar, levei meu Jeep 1982 (Ford OHC 2.3 a gasolina, todo original), e ele foi reprovado.
É o segundo ano que faço inspeção. Em 2010, só consegui aprovação na segunda tentativa. Na primeira deu leitura de CO alto na marcha lenta. Aí eu troquei o óleo, velas, fiz a base do carburador nova, revi giclês, tudo novo, até as mangueiras, e aí, ele passou até com certa facilidade. De lá para cá, o Jeep rodou muito pouco (nem 200km), e assim, achei que em 2011 ele passaria de primeira... Ledo engano.
Foi reprovado novamente no CO de Marcha lenta. Acontece que durante a inspeção, a maquina deu problema, e os inspetores estavam com dificuldades para realizar a leitura, foi um tal de colocar sonda aqui, zerar maquina ali, chamar um, chamar outro...e o Jipe ficou mais de meia hora funcionando sem parar. O mecanico acredita que o excesso acumulado durante o longo período que o veículo permaneceu em marcha lenta pode ter contaminado o sistema de escapamento do veículo (não a sonda), e que isso pode ter prejudicado a leitura, pois aquela pisadinha no acelerador que o técnico dá antes de iniciar a leitura pode não ter sido suficiente para descontaminar o escape. A leitura a 2500 giros que foi feita primeiro, deu verdinha. Essas coisas chateiam. Mesmo querendo colaborar com o meio ambiente, ter essa dor de cabeça toda hora é complicado. Mas não adianta chorar. Adaptei um catalisador nele, vamos ver se agora passa.
Esse Jeep tem ignição eletrônica de fábrica, é um Ford OHC 2.3 de carburador Solex 40 corpo simples e filtro para trabalho pesado. O motor está bom, mas creio que a Ford errou em trocar o carburador Solex 34 SEIE de corpo duplo que era usado no Maverick e F100 4 cilindros pelo Solex H 40 DEIS de corpo simples, ao adaptar esse motor nos Jeep e Rural. Apesar da manutenção mais fácil, ele é chegado numa gasolina. Mesmo assim, gasta menos que o Jeep de 6 cilindros, que é um bebedor inveterado.
Acho que vc faz bem em deixar a placa onde está. Eu atualmente tenho outro indereço no interior, e assim que puder, mudo meus carros de endereço. Pode ser que a inspeção um dia chegue no Brasil inteiro, mas até lá, não quero mais tanta dor de cabeça.
Caro amigo, também me preocupa isso pois meu carro esta com um motor 6 cil original, esta todo regulado e coloquei um catalisador pra diminuiraquele cheiro de perfume Shell que pega na roupa saca?pois bem, melhorou muito mas o problema esta também na fumaça, ele dá uma cuspida de fumaça de leve mesmo sendo motor novo. Alguns membros ai já fizeram controlar e alguns passaram na inspeção. Aqui no PR sera obrigatorio a partir de 2013 e, segundo boatos até 2015 o Brasil todo...reforço,BOATOS. Uns mechanicos me disseram para atrasar o ponto no maximo que der, outros também disseram para misturar um pouco mais de alcool, outros disseram que a gasolina azul usada em aviões pequenos pode melhorar a queima, sei lá meu. Agora, meu chefe esta pondo placa preta (de colecionador) no fuscão dele porque ao que parece placas pretas não precisam passar pelo controlar. Lógico , caimos na questão da originalidade mas se voce tem o carro original porque não fazer?
Mais um jeep dentro da lei. Sexta-feira passada finalmente levei o CJ3B para a Controlar e passou de primeira, seguem os índices:
Marcha Lenta - RPM 840; COc 3,14%; HCc 628 ppm; FD 1,01
2500 RPM - RPM 2500; COc 1,97%; HCc 192 ppm; FD 0,98
Isso tudo com o motor original, parte superior retificada, carburador original novo e freio de mão hidráulico. Cheguei lá com o motor quente e deixei ele um pouco acelerado enquanto aguardava na fila, passou na boa e não pingou óleo (sequei 200 mts antes...hehehe).
[s],
Veiga
CJ3B - 58
Maurício D'Arezzo
06/03/2012, 22:50
Boa noticia a quase todos os que tem CJ, meu CJ5 1961 tem placa final 1 e quando fui pagar a taxa da Controlar 2012 aparece a informação que "Todo veículo com ano de fabricação anterior a 1965 (inclusive) está isento da inspeção veicular. UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHUUUUUUUUUU UUUUUUUUUU estou livre desse castigo no meu Jeep.
Um abraço a todos.
Maurício.
megadeth
08/03/2012, 17:08
Mauricio, a regra é ainda melhor:
" Ficam isentos da inspeção, os veículos equipados com motor dois tempos, ... , veículos cujo ano de fabricação seja igual ou abaixo do ano de 1965, ... e outros de aplicação ou de concepção especial sem procedimentos específicos para obtenção de Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor – LCVM."
Fonte: Regras da inspeção | CONTROLAR (http://www.controlar.com.br/AInspecao_RegrasDaInspecao.aspx)
O meu Willys sendo 68, seguindo a lógica daqui 3 anos acho que estarei livre (ou não)!
[]s
DougBRSP
28/08/2012, 11:02
Até esqueci de voltar aqui e relatar, meu Willys CJ-5 63 está devidamente licenciado e apto a rodar nas ruas de SP, desde 2009 sem conseguir licenciamento por causa da maldita Controlar essa portaria me salvou. Valeu a pena ir até a secretaria do verde e meio ambiente protocolar o pedido de isenção, esperar uns dias e depois pagar R$130 p/ o despachante fazer o licenciamento!!
Doug, pelo que entendi essa portaria cabe a apenas veículos do ano 65 e abaixo?
Até esqueci de voltar aqui e relatar, meu Willys CJ-5 63 está devidamente licenciado e apto a rodar nas ruas de SP, desde 2009 sem conseguir licenciamento por causa da maldita Controlar essa portaria me salvou. Valeu a pena ir até a secretaria do verde e meio ambiente protocolar o pedido de isenção, esperar uns dias e depois pagar R$130 p/ o despachante fazer o licenciamento!!
DougBRSP
28/08/2012, 13:29
Exatamente, apenas os fabricados até 1965.
estou resgatando o tópico, pois deu M na vistoria! tentei no apagar das luzes de 2012 (27/12)
O jeep tava com tudo até a buzina e a P! do Para Sol que só atrapalha...
MAAAASSSSS, a maldita aferição de gases me FUd.....
HC e CO nas alturas!
Tanto para gasolina quanto para GNV.
Detalhe, o carburador embuchado, cabeçote novo trocado e junta de cabeçote tb, filtro de ar, cabos de vela......
Alguma sugestão?
E viva meu país! Onde tudo funciona corretamente, os ônibus não poluem, caminhões tb... e as industrias, CSN aqui em Volta Redonda, Pô! exemplo de limpeza, ar puro garantido.... Brincadeira!
Quase morri quando criança com bronquite! Cidade com alto índice de doenças respiratórias!:freaking::freaking:
:cry::cry: CJ5 6cc que uso para trilhas sem doc.
Nelson, verificou se a giclagem do carburador esta correta?
Pro HC estar alto indica combustivel nao queimado sendo expelido pelo escapamento ou excesso de combustivel sendo injetado.
Queima insuficiente pode ser causado por bobina, cabos, velas, rotor, tampa do distribuidor, verificou isso?
Nelson,
Adiantar o ponto também ajuda a diminuir o HC, mas o motor vai trabalhar mais quente um pouco. Se for, adianta, faz a inspeção e depois volta pro correto. Agora CO é mais complicado. Gasolina Pódium (aquela que tem ouro junto) também ajuda a diminuir porque ela não é batizada com o aval do governo. Tem uma queima mais completa.
[s]
Nelson, verificou se a giclagem do carburador esta correta?
Pro HC estar alto indica combustivel nao queimado sendo expelido pelo escapamento ou excesso de combustivel sendo injetado.
Queima insuficiente pode ser causado por bobina, cabos, velas, rotor, tampa do distribuidor, verificou isso?
Oi Dic3,
Valeu pela dica! Vou olhar com atenção para o carbura, acho que o problema está lá!
Regulagem e/ou gicler, eu acho! Estive lendo um tópico aqui do Forum do carbura DFV, vou encarar neste Sábado a brincadeira....
Deve ser excesso mesmo, pois com o motor frio afoga muito... e passo para o GVN para ligar....
Li que para este carbura os Gicle originais são (14 o de lenta e 25 alta)......
Abraços e posto as novidades, boas espero.:concordo:
Oi Marcelo,
Já ouvi dizer que adicionar um bocadinho de álcool ajuda! Mas fico com receio de dar pau no motor se colocar álcool junto......
Vou olhar o carbura (gicler) e ver se tb acelero um pouco ele, pois segundo o perito do Detran ele estava achando estranho que a lenta estava muito lenta.... Tentei explicar que a rotação (lenta) deste motor é mesmo baixa cerca de 600rpm, e dos carros de plastico de hj em dia são mais altas, acho que 800 a 1000rpm.....Mas no meio da confusão não adiantou.... Os caras parecem que estavam querendo zicar a vistoria msm, olharam tudo, tudo mesmo!
Obrigado pela dica da Podium, vou colocar desta para a vistoria..... Pelo menos o perfume de gasosa dentro do Jeep vai ficar mais puro hehehehe:mrgreen:
Abraços.