Conectar

Ver Versão Completa : Inspeção Veicular 2010 no Cj5

Páginas : [1] 2

Fcarpinelli
06/01/2010, 14:50
Amigos, como ja devem saber aqui em São Paulo nossos Jeep´s terão que fazer a inspeção veicular, apenas os PLACAS PRETAS estão livres todos os demais vão entrar na dança.

Alguém sabe se existirá algum critério para a avaliação do Jeep´s ?
O indice de CO2 para carros normais é de 1% só que nossos brinquedos não possuem catalizadores nem tem a tecnologia dos carros modernos logo eu imagino que passamos desse indice fácil, fácil.

Outro coisa que muitos de nós temos em nossos brinquedões é o famoso vazamento de óleo que vem de fábrica e na inspeção os caras olham vazamentos e etc, será que isso pode reprovar o carro ?

Existe alguma oficina que faz a medição ou deixa o carro em condições de passar no teste ?

Será que teremos que apelar para os despachantes para fazer o licenciamento em 2010 ?

O meu tem motor BF161 6cc com o cabeçote retificado, vazamentos no motor e reduzidas (Básico)

Abraço

rafaelsouza
06/01/2010, 15:06
Fcarpinelli,

acho q vc leu meus posts no geral....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40209&page=22

assim que escrevi aquilo, dei uma corrida na controlar q tem aqui perto, e lá eles não me deixaram nem passar do portão, e me informaram que os dados sobre limites de emissão TALVEZ serão divulgados em Fevereiro,

Nas normas usadas no ano passado já tem limites para motores até 1979, onde o limite é 6%

assim que tiver mais noticias posto aqui

abrass

Rogério Barthy
06/01/2010, 17:15
Aqui no RJ, já fazemos a vistoria há muito... e o que atrapalha é a falta de cinto de segurança para os 5 ??? passageiros, espelhos retrovisores ( 3), freio de mão, farol auxiliar (de milha) acendendo com o farol alto, de neblina, com o farol baixo, quebra sol, portas, esguicho para o parabrisas, limpador de parabrisas dois lados, extintor de incêndio, buzina, setas e alerta, pneus bons, lataria em bom estado e motor sem queima de óleo.
Básico dos básicos
Traduzindo a vistoria: documento, farol, buzina, decalque do chassis = documento e vistoria pronta.
Rogério

Fcarpinelli
06/01/2010, 17:51
Aqui no RJ, já fazemos a vistoria há muito... e o que atrapalha é a falta de cinto de segurança para os 5 ??? passageiros, espelhos retrovisores ( 3), freio de mão, farol auxiliar (de milha) acendendo com o farol alto, de neblina, com o farol baixo, quebra sol, portas, esguicho para o parabrisas, limpador de parabrisas dois lados, extintor de incêndio, buzina, setas e alerta, pneus bons, lataria em bom estado e motor sem queima de óleo.
Básico dos básicos
Traduzindo a vistoria: documento, farol, buzina, decalque do chassis = documento e vistoria pronta.
Rogério

Rogério, essa vistoria que fazem no Rio também é feita aqui quando trocamos a placa ou alguma alteração no documento do carro, a que estou falando começou o ano passado e tem como objetivo medir a quantidade de poluentes que o carro solta no ar, tem um equipamento que eles colocam na saido do escapamento e outro na caixa do motor e ai sai um % de CO2, isso começou no Brasil no ano passado. www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br)

De qualquer forma obrigado pela resposta.

CJ 60
06/01/2010, 19:16
Apelemos para o famoso "cafezinho" :pensativo:

RBM
06/01/2010, 21:10
Pelo que eu vi, e acho que saiu no programa de carros da Globo no domingo, é que apartir de 2010 todos os carros para fazer o licenciamento anual vai ter que passar pela vistoria como os carros a gas
Agora, acho que tem que se levar em conta o motor que esta no jeep, exp. BF 161 provavelmente mesmo todo retificado não chegue nos padrões de CO² de hj em dia, tem que levar o padão dele.. motor AP tem usar referencia do AP do ano X do motor, pq se for um só padrão para todos os carros, acho que nenhum Jeep vai rodar nas rua, vamos ter que leva-los para trilha de cegonha...rs

cRiPpLe_rOoStEr
06/01/2010, 21:26
acho que tem que se levar em conta o motor que esta no jeep, exp. motor AP tem usar referencia do AP do ano X do motor, pq se for um só padrão para todos os carros, acho que nenhum Jeep vai rodar nas rua, vamos ter que leva-los para trilha de cegonha...

aí realmente não iria dar certo se fosse um padrão de emissões único... agora o que eu acho curioso é que para o caso de motores como o bf161, anteriores à implementação de qualquer norma de emissões, chegaram a estipular um padrão médio que serve para todos os motores... será que efetivamente usaram algum critério técnico para isso ou foi no "chutômetro"?:parede::parede::parede:

Flavio Miranda
06/01/2010, 22:00
All,

Isso nao é nada....

E para Jeep 51 com motor de Opala, MWM Diesel, AP 1.8 turbinado, etc, etc,,, ???

E as inumeras alteracoes nas suspensoes ?

E os jipes super modificados como os usados no RC e de alguns amigos nossos com eixo de rural, pneu 35, 37 pol, ???

Sem falar dos carros TUNADOS , com outras inumeras alteracoes....

Enfim... Nem o governo sabe como vai tratar isso.

Abcs aguardando a solucao para participar das listas de protesto...

Maurício D'Arezzo
06/01/2010, 22:55
Olá a todos, cuidado na Controlar com o "cafezinho" meu filho tem um amigo que é chefe lá e todo dia encaminha alguns para a delegacia que oferecem café.
Vai ver que gostam só de chá hehehehehe! fiz a piada mas o aviso é sério.
Abs.
Maurício.

rafaelsouza
06/01/2010, 23:07
Pessoal pelo que estou vendo, acho q também não vai ser no chutometro, deem uma olhada no anexo da portaria que regula a inspeção.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/ANEXO_1_limites_1258569993.pdf

Como disse antes, já tem limites estabelecidos para motores até 1979 e para estes, no caso dos limites máximos de emissão de CO o limite é mais de 20 vezes maior do que os novos, tá certo que para alguns BF 161 os limites teriam que ser 200 X maior :twisted:

espero que esses caras façam a coisa certa, ISENÇÃO TOTAL AOS JEEP's :!::!:

...difícil heim :sad:........

folgado
06/01/2010, 23:14
Boa noite, Rafael.

Há um projeto de lei para estabelecer esse controle de poluentes para todas as cidades do Brasil com mais de 300 mil habitantes (se não me falha a memória)...

E não vão devolver o dinheiro da inspeção :sad:

mariel
06/01/2010, 23:16
Blz pessoal...

Eu acho que com certeza terão que dar alguma abertura para as nossas viaturas..

abraços

cRiPpLe_rOoStEr
06/01/2010, 23:18
Eu acho que com certeza terão que dar alguma abertura para as nossas viaturas..

daí a fazerem são outros 500...

rafaelsouza
06/01/2010, 23:24
Boa noite, Rafael.

Há um projeto de lei para estabelecer esse controle de poluentes para todas as cidades do Brasil com mais de 300 mil habitantes (se não me falha a memória)...

E não vão devolver o dinheiro da inspeção :sad:

E ai Antonio como vai :concordo: ?

ééé meu amigo o din din da taxa q eles devolviam, esse ano já não vão devolver mais :sad:

é o pessoal de outras cidades do país que estão só assistindo hj, podem se preparar porque em breve vai pra todo território nacional

folgado
06/01/2010, 23:40
pesquisei na net a respeito.

é o seguinte:

A nivel nacional, somente as cidades com mais de 3 milhões de veículos estarão obrigadas a ter inspeção veicular para controle dos poluentes.

Porém, no Estado de São Paulo, todos os municípios terão que ter a inspeção, de forma gradativa:

Governo de SP quer inspeção veicular obrigatória no Estado
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u654016.shtml (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u654016.shtml)

Projeto de lei prevê inspeção veicular obrigatória em todo estado de SP
Proposta é que veículos com mais de três anos passem pelo teste.
Projeto ainda precisa passar pela sanção do governador José Serra.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL780745-5605,00.html (http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL780745-5605,00.html)

Inspeção veicular poderá ser obrigatória em todo o estado de SP
Projeto de lei segue moldes da inspeção feita na capital paulista.
Objetivo é diminuir emissão de gases e ruídos da frota de veículos

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1382678-5605,00.html (http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1382678-5605,00.html)

benderrr
07/01/2010, 00:50
o q eu acho é q sempre havera uma maneira de burlar a fiscalizacao srrsrsrsr

rubensx
07/01/2010, 01:00
olha eu acho benéfico...

sei que vou tomar pedrada mas derepente a instalaçãod e um catalizador ou algo do tipo para reduzir e chegar no nivel que os caras querem já seria uma...

Eu não me preocupo ainda... porque minha placa é de VINHEDO... masss tenho um amigo na controlar e realmente cafezinho não rola e o conselho que eu dou é

1- colocar um DIS
2- usar alcool
3- preparar o bolso

A intensão não é só diminuir poluents mas forçar a quem não cuida do seu veículo a nào utilizar mais... é uma tentativa (ao meu ver errônea) de diminuir a quantidade de lixo de carro veio perigoso de andar na rua de circulação, mas da maneira mais errada possivel, fora que os fabricantes estão adorando, porque donos de carros velhos não dão lucro pros fabricantes...

Bom o fato é que turbo ao invés do que se imagina pode poluir até menos... por usar alcool e ter a queima mais eficiente e pode passar com louvor... mas vai exigir documentação do brinquedo...

o bixo tá pegando

meu civic fumando um pouco tá ferrado :-(

cRiPpLe_rOoStEr
07/01/2010, 02:10
olha eu acho benéfico...

sei que vou tomar pedrada mas derepente a instalaçãod e um catalizador ou algo do tipo para reduzir e chegar no nivel que os caras querem já seria uma...
o conselho que eu dou é

1- colocar um DIS
2- usar alcool
3- preparar o bolso

catalizador acaba sendo praticamente imprescindível se for o caso de manter o carburador... mas ja me disseram que "só" injetar sai até mais em conta que instalar um catalizador e eventualmente redimensionar o escapamento para não perder tanto desempenho...

bom seria adaptar para flex, ou então aproveitar a compressão maior do motor só a álcool e tb usar gás, melhor que ficar dependendo de um único combustível...

A intensão não é só diminuir poluents mas forçar a quem não cuida do seu veículo a nào utilizar mais... é uma tentativa (ao meu ver errônea) de diminuir a quantidade de lixo de carro veio perigoso de andar na rua de circulação, mas da maneira mais errada possivel, fora que os fabricantes estão adorando, porque donos de carros velhos não dão lucro pros fabricantes...

o lucro do fabricante acaba junto com a garantia:mrgreen::mrgreen::mrgreen: quanto aos carros velhos em más condições que vão acabar saindo de circulação, seria adequado se houvesse alguma alternativa viável para renovar a frota... até o (des)governo seria beneficiado (pra variar) ao recolher mais impostos dos veículos novos... mas no caso de alguns usuários de fuscas/brasílias e até mesmo jeeps f0d1d0s que realmente NECESSITAM de um veículo que tenha mais desenvoltura em locais sem pavimentação (mesmo nas periferias tem locais onde quando chove não tem carro 1.0 que passe sem maiores sufocos) aí é um pouco mais complicado simplesmente querer tirar de circulação...

Bom o fato é que turbo ao invés do que se imagina pode poluir até menos... por usar alcool e ter a queima mais eficiente e pode passar com louvor... mas vai exigir documentação do brinquedo...

rubensx
07/01/2010, 02:31
catalizador acaba sendo praticamente imprescindível se for o caso de manter o carburador... mas ja me disseram que "só" injetar sai até mais em conta que instalar um catalizador e eventualmente redimensionar o escapamento para não perder tanto desempenho...

bom seria adaptar para flex, ou então aproveitar a compressão maior do motor só a álcool e tb usar gás, melhor que ficar dependendo de um único combustível...

o lucro do fabricante acaba junto com a garantia:mrgreen::mrgreen::mrgreen: quanto aos carros velhos em más condições que vão acabar saindo de circulação, seria adequado se houvesse alguma alternativa viável para renovar a frota... até o (des)governo seria beneficiado (pra variar) ao recolher mais impostos dos veículos novos... mas no caso de alguns usuários de fuscas/brasílias e até mesmo jeeps f0d1d0s que realmente NECESSITAM de um veículo que tenha mais desenvoltura em locais sem pavimentação (mesmo nas periferias tem locais onde quando chove não tem carro 1.0 que passe sem maiores sufocos) aí é um pouco mais complicado simplesmente querer tirar de circulação...

Vc tá precisando estudar mais, principalmente preços...

AONDE que catalizador sai mais caro que uma injeção eletronica??

Pelamor... para um pouquinho e pensa antes de escrever...

Catalizador 400 reais NOVO... injeção completa num motor antigo 2.950 um pouco discrepante num acha?

Injeção por si só não faz milagre algum, tem de regular corretamente e o motor precisa não estar queimando óleo, dimensionado não ajuda EM NADA com um catalizador agindo como TAMPÃO no escape, precisa ser um catalizador com vazão correspondente ao motor que você possui e cilindrada...

Não acredite em duendes, o certo do certo é como qualquer país desenvolvido que o carro mais antigo fica mais caro manter (impostos mais altos que os novos) do que comprar um novo, é assim no japão, europa e os EUA passaram a fazer isso agora... (porém não igual ao japão).

isso é uma medida que renova a frota barateia o custo dos novos e mantém as fabricas no lucro... é eu tb não gosto disso mas paciência

de novo

pra um OHC, BF161 ou opala 4cc procure um catalizador de algum carro que tenha motor proximo a cilindrada do seu motor mais aintigo, coloque um sistema de ignição eficiente para otimizar a queima e ALCOOL

passará na vistoria

porém vai investimento, a regra vai ser essa, quer manter um carro antigo? vai ter de "pagar"por isso

lemrbando que nào concordo tb com o ipva mais caro rpa caros mais antigos e nem com a pressão de troca por sucatas novas de papel

cRiPpLe_rOoStEr
07/01/2010, 03:09
AONDE que catalizador sai mais caro que uma injeção eletronica??

Catalizador 400 reais NOVO... injeção completa num motor antigo 2.950 um pouco discrepante num acha?

preço de catalizador eu nunca parei para olhar, mas a uns 2 meses atrás vi nuns desmanches umas injeções eletrônicas daquelas monoponto (da s10 2.2, do monza 2.0 e dos ap 1.8 e 2.0) na faixa de $550...

dimensionado não ajuda EM NADA com um catalizador agindo como TAMPÃO no escape, precisa ser um catalizador com vazão correspondente ao motor que você possui e cilindrada...realmente eu me expressei mal qdo falei em escapamento dimensionado:putz:

o certo do certo é como qualquer país desenvolvido que o carro mais antigo fica mais caro manter (impostos mais altos que os novos) do que comprar um novo, é assim no japão, europa e os EUA passaram a fazer isso agora... (porém não igual ao japão).japão é coisa de doido msm, lá tem doido que manda carro com menos de 5 anos para desmanche por causa de coisas simples como um parabrisa trincado... mas lá o poder aquisitivo da população permite esse tipo de coisa...

nào concordo tb com o ipva mais caro rpa caros mais antigos e nem com a pressão de troca por sucatas novas de papelo projeto de lei para cobrar ipva de carros antigos/velhos acabou sendo arquivado(aparentemente por motivos eleitoreiros)...

Jacimar
07/01/2010, 07:37
. . .

Bom dia ! uma forma de 'filtrar' os carros sem condições de uso seria aumentar o IPVA, eu acho que pagar R$50,00 de imposto no meu Jeep uma vergonha, ele ocupa espaço na rua como qualquer outro, um camarada que tem um carro que vale R$1.500,00 desistiria de andar nele se pagasse um IPVA alto, relativo ao valor do carro, desculpem, foi meu desabafo . . . :oops:

rubensx
07/01/2010, 09:39
Bom dia ! uma forma de 'filtrar' os carros sem condições de uso seria aumentar o IPVA, eu acho que pagar R$50,00 de imposto no meu Jeep uma vergonha, ele ocupa espaço na rua como qualquer outro, um camarada que tem um carro que vale R$1.500,00 desistiria de andar nele se pagasse um IPVA alto, relativo ao valor do carro, desculpem, foi meu desabafo . . . :oops:

concordo... tem muita gente ndando de sucata arriscando a propria vida

agora injeção completa por 550??? vc tá falando de central eletronica somente, injetar um motor antigo vai bicos, flauta, map, tps, tbi, lambda, central, chicote, bomba, distribuidor, coletor e por ai vai...

como disse... tem muito mais ai nesse "céu e terra" do que vai o conhecimento da galera e se passar informaçãoe rrada só piora as coisas, injeção não é e nem será barato e a solução...

matrakaum
07/01/2010, 12:18
Bom Dia Amigos,
Vou dar o meu pitaco.
Eu acho que carros zero não deveriam pagar IPVA, pois, poluem menos, quebram menos, sem contar que o kra c/ um zero km toma mais cuidado no trânsito..o kra não vai querer ver seu brinquedinho destruído.
Carro antigo deveria pagar mais caro sim!!! Polui mais, gasta mais, atrapalha mais (na maioria são mal cuidados) e trazem mais riscos à todos. O pensamento é o seguinte...o meu carro é velho então fo#$$#% os outros. Quem mora em periferia ou passa por estas regiões sabe mto bem do que estou falando.
Outro ponto: Não acho justo carros comos os Jeeps passarem por inspeção de emissão de CO2. Simples, pois, estão de acordo c/ as legislações de seu tempo. No meu enteder, tal legislação é contraditória.
A Legislação brasileira dificulta ao máximo as modificações veiculares, por entender que o carro deve andar de acordo com o que foi projetado, não é isto? Aonde está a coerência em mandar vc. por catalisador, injeção, retrovisor do lado direito, retrovisor interno e etc. em carros que não foram projetados para tal????
Se até o simples fato de se alterar a tala dos pneus pode lhe causar multas...imagina alterações mecânicas...
Me digam aí o que pensam

abço,

Rogério Barthy
07/01/2010, 13:13
Fcarpinelli,
Quando falei nos requisitos para a vistoria aqui no RJ, foi para a obrigatória anual, sendo que não fizeram a leitura de gases (sonda na vareta de óleo, cabo de vela e cano de descarga) acoplado no terminal de computador para leitura e verificação de poluentes.
Em 5 anos que faço vistoria no Jeep, uma vez fizeram completa no DETRAN e duas vezes na vistoria obrigatória do GNV. A viatura passou com louvor em todas, sendo que na 1ª vez, o jumento que efetuou a vistoria do GNV para o INMETRO, colocou o motor em alta rotação por estar com o medidor de RPM para 4 cil e não para 6 cil e no final, o motor começou a abrir o bico e consequentemente, tive que me capitalizar paar efetuar a retífica do mesmo (BF-161).
Agora ironizei a necessidade de 3 espelhos, cintos de segurança para 5 passageiros, quebra sol para os passageiros da frente, esguicho para o limpador de parabrisas e ainda briga se houver o limpador de parabrisas manual do lado do carona, não sabendo ainda, onde fica a plaqueta de identificação da carroceria ou a gravação do nº do chassis, devendo o proprietário ajudar o fiscal à achar.
Rogério

jrwillys64
07/01/2010, 14:02
Olá amigos, como me apresentei hà pouco sou novo no forum., Porem neste topico posso ajudar.
Moro em OSASCO, e aqui até então não tinha a inspeção, mas tbm vai ter.
Trabalho no ramo de AUTO-ESCOLA E DESPACHANTE POR AQUI (SEGMENTO DE FAMÍLIA)....ÊÊÊÊ aqui vai um conselho....RELAXEM... ESTOU NA MESMA SITUAÇAO,E NÃO TÔ NEM AZUL. na boa direito adquirido tem que ser cumprido.
Lógico que um cj polui mais. porém se estiver em ordem não há departamento de trânsito que o impessa de rodar.:pipoca:

qualquer dúvida estou às ordens. abraços.

rodrigocbt
07/01/2010, 15:10
Estou acompanhando a discussão, li e reli as normas da inspeção pra 2010 e temos acompanhado todas as indas e vindas do governo em estabelecer uma inspeção no Brasil.

Pra quem não conhece a oficina aqui, nosso foco principal são os automóveis e por paixão trabalhamos também com jipes. Por isso, e acompanhando a expectativa de inspeção, temos equipamentos de análise de gases a mais de 10 anos e fazemos ensaios de emissões desde então (quando carros carburados eram muito mais frequentes aqui do que os injetados).

Segundo a portaria que rege a vistoria em 2010 os níveis de CO são os seguintes:

Ano de fabricação ----- Limite em %
Todos até 1979; (a) ----- 6
1980 - 1988 ----- 5
1989 ----- 4,5
1990 e 1991 ----- 3,5
1992 – 1996 (b) ----- 3
1997 - 2002 ----- 1
2003 a 2005 ----- 0,5
2006 em diante ----- 0,3

O pior carro pra emissões dentre nossa amostragem em todos esses anos foi o corcel com carburador 228 (pé de ferro) e ele emitia 4 % de CO , isso após uma revisão básica de carburação e ignição.

Outros carros da época (década de 70/80), em ordem emitem no máximo 2 % de CO.

Entretanto, carros com vela ruim, cabo, rotor, carburador zoados aí sim chegam e passam dos 6%.

Portanto, pra quem tem o mínimo de cuidado e manutenção com o jipe só vai gastar é o dinheiro e o tempo com a inspeção, não terá dores de cabeça com reprovações na parte de emissões.

Antes que alguém pergunte, o limite de HC pra todos os carros é de 700 ppm, e mesmo que esteja queimando muito óleo o motor fica abaixo desse patamar.

RESUMINDO: Não há o pq se preocupar quanto a EMISSÔES desde que a MANUTENÇÃO PREVENTIVA esteja em dia!

Em relação aos demais ítens da vistoria, é o mínimo dos mínimos, por hora não há nada com o que se preocupar, quem for reprovado por vazamento é por desleixo, ou vcs acham que um jipe limpo que não consegue passar 20 minutos sem deixar uma gota de óleo no chão merece continuar rodando e poluindo o solo nas trilhas???

que venha a inspeção e leve os lixos! Sendo sério o trabalho dos inspetores tá tudo correto!

em tempo, mudaram os critérios pro diesel pq estavam errados os que usaram em 2009.. mas isso é outro papo...

Abraços

Rodrigo

fabio camargo
07/01/2010, 15:12
se essa lei pegar, aqui em são josé dos campos vai ter

ferro velho igual ao mostrado pelo doglair no tópico ferro

velho militar...:twisted:

jean augusto fafreli
07/01/2010, 15:25
ÉÉÉÉÉÉÉÉ CAMARGÃO,

COMEÇANDO COM O JIPÃO DO FRANGÃO:putz:

A MULHER DELE NÃO QUER MAIS O JIPE PINGANDO NA GARAGEM:evil:

A VIATURA TÁ GUARDADA NA CASA DA SOGRA DELE:parede::parede::parede:

A MESMA Q ELE CHAMA DE SOGRACORAL:odedo:

Marcelo Cunha
07/01/2010, 15:46
ÉÉÉÉÉÉÉÉ CAMARGÃO,

COMEÇANDO COM O JIPÃO DO FRANGÃO:putz:

A MULHER DELE NÃO QUER MAIS O JIPE PINGANDO NA GARAGEM:evil:

A VIATURA TÁ GUARDADA NA CASA DA SOGRA DELE:parede::parede::parede:

A MESMA Q ELE CHAMA DE SOGRACORAL:odedo:

Que sorte!
Nem todo o mundo pode se queixar da sogra, mesmo que seja uma coral.:discordo:

rafaelsouza
07/01/2010, 16:06
Estou acompanhando a discussão, li e reli as normas da inspeção pra 2010 e temos acompanhado todas as indas e vindas do governo em estabelecer uma inspeção no Brasil.

Pra quem não conhece a oficina aqui, nosso foco principal são os automóveis e por paixão trabalhamos também com jipes. Por isso, e acompanhando a expectativa de inspeção, temos equipamentos de análise de gases a mais de 10 anos e fazemos ensaios de emissões desde então (quando carros carburados eram muito mais frequentes aqui do que os injetados).

Segundo a portaria que rege a vistoria em 2010 os níveis de CO são os seguintes:

Ano de fabricação ----- Limite em %
Todos até 1979; (a) ----- 6
1980 - 1988 ----- 5
1989 ----- 4,5
1990 e 1991 ----- 3,5
1992 – 1996 (b) ----- 3
1997 - 2002 ----- 1
2003 a 2005 ----- 0,5
2006 em diante ----- 0,3

O pior carro pra emissões dentre nossa amostragem em todos esses anos foi o corcel com carburador 228 (pé de ferro) e ele emitia 4 % de CO , isso após uma revisão básica de carburação e ignição.

Outros carros da época (década de 70/80), em ordem emitem no máximo 2 % de CO.

Entretanto, carros com vela ruim, cabo, rotor, carburador zoados aí sim chegam e passam dos 6%.

Portanto, pra quem tem o mínimo de cuidado e manutenção com o jipe só vai gastar é o dinheiro e o tempo com a inspeção, não terá dores de cabeça com reprovações na parte de emissões.

Antes que alguém pergunte, o limite de HC pra todos os carros é de 700 ppm, e mesmo que esteja queimando muito óleo o motor fica abaixo desse patamar.

RESUMINDO: Não há o pq se preocupar quanto a EMISSÔES desde que a MANUTENÇÃO PREVENTIVA esteja em dia!

Em relação aos demais ítens da vistoria, é o mínimo dos mínimos, por hora não há nada com o que se preocupar, quem for reprovado por vazamento é por desleixo, ou vcs acham que um jipe limpo que não consegue passar 20 minutos sem deixar uma gota de óleo no chão merece continuar rodando e poluindo o solo nas trilhas???

que venha a inspeção e leve os lixos! Sendo sério o trabalho dos inspetores tá tudo correto!

em tempo, mudaram os critérios pro diesel pq estavam errados os que usaram em 2009.. mas isso é outro papo...

Abraços

Rodrigo

Tá ai uma boa notícia :palmas::palmas:, um parâmetro como esse já da um norte pra galera

Valeu mesmo

folgado
07/01/2010, 16:19
Essa tabela é para carros a gasolina?

E para os carros a diesel?

fabio camargo
07/01/2010, 16:20
Que sorte!
Nem todo o mundo pode se queixar da sogra, mesmo que seja uma coral.:discordo:

marcelão sem comentários sobre corais...:dance:
o fato é o seguinte,
a minha primeira pior inspeção veicular é sempre feita pela patroa...:rolleyes:
se tá pingando ou fumaçando muito na garagem é bronca... e eu como tenho juizo... acabo arrumando a viatura.
acho q paço fácil na inspeção q será IMPOSTA pelo governo:-D

mrcrema
07/01/2010, 16:45
CARAMBA

e meu motor de dentista ? como será feita essa vistoria ?

Tenho motor AP Flex e Turbinado, será que vou ter que tirar a turbina para fazer essa vistoria ? Ou diminuir ao máximo a emissão de combustível para o dosador, acho que consigo chegar a um valor legal.

Mas quanto aos vazamentos ? Meu motor não tem vazamento, nem no cambio, agora reduzida, alguém conheçe alguma que não pinga nada ???

valew

RBM
07/01/2010, 22:18
Quem tem Jeep modificado pode me chutar....:-D, acho que o mais justo seria ter um projeto técnico das mudanças.
Tipo, outro dia fui comprar outro Jeep, lindo motor Silverado, cambio 5m, com aquekes braços na suspensão parao diferencial não virar... na hora de testar peguei uma estrada perto, o Jeep andou muito bem, na hora de freiar, na primeira não senti diferença, o dono mandou ir bombando que parava, é só acostumar com ele, detalhe, freios originais,
Onde queria chegar, estava lendo a preocupação de quem modificou os Jeep, acho que se o Governo aceitasse um projeto ralmente tecinico, assinado por engenheiro mecanico (como na construção civil), poderia usar os padrões normais de avaliação determinado para cada tipo de motor...etc...:pipoca:

Flavio Miranda
12/01/2010, 22:52
Entao tá...

E pra quem está com o jipe no estaleiro ?

O meu por exemplo, nao passa nem na MINHA vistoria !

A ultima, sem andar com ele, foi o SELO do motor opala 4 CC pro saco. Claro que nao foram os selos laterais.... foi aquele atras do bloco e DENTRO da capa seca !!!

Ou seja, mesmo se quisesse, não consigo levar o jipe até a Controlar.

E aqueles que estao em processo de restauracao ou ressuscitamento nas oficinas ?

Vamos pagar multa por perder o prazo ?

Outra :

E se tenho o jipe sem motor em cima dos cavaletes há varios anos ?

Mais :

E se é um Hot que só uso em exposicoes ?

Excecoes, excecoes que eu quero ver como a Lei vai tratar....

[ ] s me preparando para ter um jipe em 2010 que seja aprovado na inspeção .... MINHA !

Felipe Marx
26/01/2010, 14:11
Questão parecida com a minha ...
estou com dois PVDI em fase de restauro ... um é um MB 1942 e outra é uma Rural 74.

Nenhum dos dois tem condições de andar ... estamo parados em casa.
Como vou fazer a vistoria de carros que não andam ?

A zica é que se não faz a vistoria, não licencia. E se não licencia, vem o CADIN pra te cobrar multa e te jogar na divida ativa.

Algum despachante sabe de alguma coisa a respeito ?
O meu ainda não me deu resposta.

vitorFILHO
26/01/2010, 19:06
Amigos,
para passar numa vistoria voce tem que chegar com cara de sofrido. Se chegar rindo vão achar que o jeep é o teu 4º veículo de brinquedo aí vistoriam tudo. Tem que estar com as mãos sujas de graxa. Até agora tem dado certo pra mim. Ah, um outro detalhe: meu jeep é um laranja tão berrante que os caras não aguentam olhar pra ele por mais de 15 segundos.rsrsrs aprovam rápido a vistoria.

Fcarpinelli
27/01/2010, 13:26
Alguém de SP capital já passou pela vistoria da INSPEÃO AMBIENTAL ? Como foi, o que pegou ?

Essa semana eu recebi o documento já licenciado para 2010 mas ainda não fiz a inspeção. Ou seja tenho o DOC mas não tenho o selo.

Na revista 4x4&cia de janeiro tem uma matéria sobre a inspeção dando algumas dicas mas existem alguns pontos complicados como vazamentos que podem ou não te reprovar na inspeção, não conheço um Jeep que não vaze oleo na transmissão, veja que estou falando de vazamentos pequenos de carros bem cuidados, e o fiscal terá a liberdade de reprovar ou não o carro por esse vazamento.

Coruja-SP
27/01/2010, 14:13
Moçada

Eu vi que estão falando muito em % de Co2 mas e quanto a engate, catalisador, quebra sol, luz de placa, suspensão levantada, etc... que podem nos encher o saco na vistoria

abçs preocupados

Coruja

Curupira
27/01/2010, 14:46
Olá Pessoal,

Como sempre eu acredito que isso vai virar em nada,essa historia de vistoria é só no começo e logo vira uma simples assinatura no papel,vc acha que um tiozinho vai ter saco pra vistoriar 50 carros em um dia ou 250 carros em uma semana,no final ele só vai assinar o papel e te mandar embora, eu não acredito que eles vão ter saco pra entrar embaixo de todos os carros para um vistoria completa principalmente se tem algum vazamento,e por mais chato que um tiozinho seja,no fim eles sempre acapam simpatizando com os velhos CJs ...
Abraços.

Robertux
27/01/2010, 16:37
A vistoria que é feita na cidade de São Paulo, e que deve ser implantada em todo o Estado, não verifica as condições gerais do veículo, apenas o índice de poluição, incluindo poluição do solo por vazamentos. Eles não ligam para buzina, retrovisores, cintos de segurança, quebra-sol, etc, (pelo menos por enquanto) eles só se preocupam com vazamento de combustivel (óleo só se for muito grande) e queima irregular. Para veículos antigos é permitido um índice de CO e CO2 possivel de alcançar, inclusive pelos velhos BF, desde que estejam em boas condições, portanto é só manter o veículo corretamente regulado que, desde que não estja fumando demais, deve passar sem problemas.

Mauricio Rotta
27/01/2010, 16:38
Por tudo isso amo morar no sertão paranaense.

Felipe Marx
27/01/2010, 20:41
A vistoria que é feita na cidade de São Paulo, e que deve ser implantada em todo o Estado, não verifica as condições gerais do veículo, apenas o índice de poluição, incluindo poluição do solo por vazamentos. Eles não ligam para buzina, retrovisores, cintos de segurança, quebra-sol, etc, (pelo menos por enquanto) eles só se preocupam com vazamento de combustivel (óleo só se for muito grande) e queima irregular. Para veículos antigos é permitido um índice de CO e CO2 possivel de alcançar, inclusive pelos velhos BF, desde que estejam em boas condições, portanto é só manter o veículo corretamente regulado que, desde que não estja fumando demais, deve passar sem problemas.

isso significa que se eu colocar o jipe numa carreta e levar lá, ligar o motor e ele passar nos niveis de poluentes e não tiver vazamentos eu recebo o certificado ?

Se SIM .. onde está escrito isso ?

Jacimar
28/01/2010, 07:02
isso significa que se eu colocar o jipe numa carreta e levar lá, ligar o motor e ele passar nos niveis de poluentes e não tiver vazamentos eu recebo o certificado ?

Se SIM .. onde está escrito isso ?

Bom dia prezado ! não há previsão de inspeção aqui na minha região, mas já estou me preparando para isso se acontecer no futuro . . . bem, manter a manutenção em dia é a regra, mas claro que existem formas de minimizar a possibilidade de ser reprovado, por exemplo : dar uma boa lavada no Jeep antes de ir para a inspeção, aumentar um pouquinho a quantidade de alcool na sua gasolina, colocar um óleo mais grosso no motor e até mesmo levar ele rebocado e só acabar de chegar lá rodando . . . é só você não contar para o vistoriador que fez isso . . . um abraço ! :pipoca:

megadeth
28/01/2010, 10:39
Dúvida besta: no documento está marcado como gasolina de combustível, o que já não é mais verdade, pois meu GM151 é álcool.
Será que terei problemas por causa disso?

Jacimar
28/01/2010, 10:49
Dúvida besta: no documento está marcado como gasolina de combustível, o que já não é mais verdade, pois meu GM151 é álcool.
Será que terei problemas por causa disso?

Bom dia prezado ! fiz uma pesquisa ( não foi plágio :lol: ) veja o que o membro MRCREMA falou :

COMO VOU CONSEGUIR FAZER COM QUE MEU GRANDE COMPANHEIRO (VIAGRA, RSRSRSRSRS) PASSE NESSA INSPEÇÃO ????

Motor não é dele, esta rodando com outro combustivel, esta turbinado, pinga óleo, não tem catalizador, etc, etc, etc

Segue alguns trechos que copiei da revista 4 Rodas de NOV/09:

"Na vistoria oficial, antes de qualquer coisa, o veículo passa primeiro por checagem que verifica a compatibilidade do automóvel com o cadastro do Detran no que se refere a cor, combustível, categoria, marca e modelo. Qualquer irregularidade já faz com que o veículo seja rejeitado. Depois parte-se para a pré-inspeção visual, que verifica se há funcionamento irregular do motor, emissão de fumaça visível branca ou preta, vazamentos aparentes (de óleo, combustível ou água), alteração do sistema de escapamento (corrosão, furos ou falta de componentes). De novo, se houver algum problema aqui, ele é rejeitado. Nesses casos, emite-se sempre o relatório de inspeção."

"Aí sim, passadas as duas primeiras pré-inspeções e caso o veículo seja aprovado, começa a inspeção visual, que começa como estado dos itens de controle de emissões. Verifica-se se o sistema PCV (ventilação positiva do cárter) está ausente ou danificado e se sua fixação e mangueiras estão irregulares. Depois é checado o sistema EGR (recirculação de gases do escape) e o cânister. Em seguida é analisado o estado geral e a fixação do catalisador. As verificações seguintes são da conexão elétrica de senda lambda, do sistema de injeção de ar secundário e da fixação da bomba. Caso haja registro de pelo menos uma irregularidade, o veículo é reprovado, mas, mesmo assim, será submetido à etapa seguinte, a da emissão de gases."

RUÍDO SERÁ MEDIDO:
Entre a inspeção visuale a de emissão de gases, a partir deste ano (2010) o veículo pode ser selecionado ainda para passar poor outra verificação, a do nível de ruído, como forma de prevenir também a poluição sonora. A previsão é que os veículos que transportam até nove passageiros só possam emitir até 95 decibéis na dianteira e 103 decibéis na traseira. Para realizar a medição, que em um primeiro momento deverá ter caráter apenas de orientação, deverão ser posicionados microfones ligados a um decibelímetro perto do motor e do escapamento. Por enquanto, ainda não está definida a norma técnica sobre como isso será realizado.

MANUAL DA REVISÃO
LEVOU BOMBA!
O que reprova o carro na vistoria
* Vazamento de óleo ou de água
* Furo no sistema de escapamento
* Falta de algum componente do escapamento (como o catalisador)
* Emissão de fumaça branca ou preta (o correto é emitir um gás quase incolor)
* Emissão de poluentes acima do permitido

ATENÇÃO!
Pode reprovar, mas depende do caso
* Junta da tampa de válvulas umedecida de óleo
* Coifa do câmbio umedecida de óleo
* Furo muito pequeno no escapamento

UFA, ESCAPOU!
O que muita gente acha que reprova, mas não é avaliado na inspeção
* Motor sujo
* Água pingando do sistema de ar-condicionado
* Lâmpada queimada
* Lanterna quebrada
* Pneu careca

A inspeção veicular nacional está em pauta e vai incluir carros antigos. Ninguém precisa adaptar o motor, só manter regulado

Assim como os gases lançados pelos modelos zero-quilômetro, as emissões dos carros mais rodados também estão no alvo do poder público. A pauta de discussões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para este mês inclui a inspeção veicular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro e obrigatória para todos os carros em circulação no país, inclusive os fabricados antes da criação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Um debate que, polêmicas à parte, reforça a importância da manutenção regular, responsabilidade de cada proprietário.

As futuras inspeções devem privilegiar áreas metropolitanas, mais sujeitas a problemas de poluição do ar. Para orientar os órgãos estaduais e municipais, existem índices prefixados de emissão de monóxido de carbono (CO), de acordo com o período de fabricação dos modelos (veja ao lado).

Isso porque não se pode exigir que um automóvel dos anos 70 tenha o mesmo impacto ambiental de um carro mais novo, equipado com tecnologias como injeção eletrônica ou catalisador. "Um veículo com a manutenção em dia consegue se manter dentro dos níveis mínimos exigidos, independentemente da idade", diz Harley Bueno, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). "Um carro de 20 anos não precisa ser considerado sucata."
Minoria
Hoje, só o estado do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo fazem inspeção veicular. A capital paulista, porém, preferiu verificar primeiro os modelos fabricados a partir de 2003, não os mais rodados. Estima-se que, da frota de 6 milhões de veículos, 4,5 milhões estão fora da inspeção.

Cada um na sua

Ano/modelo - Até 1979
Marcha-lenta* - 7,0
2 500 rpm* - 6,0

Ano/modelo - 1980 a 1988
Marcha-lenta* - 6,5
2 500 rpm* - 5,0

Ano/modelo - 1989
Marcha-lenta* - 6,0
2 500 rpm* - 4,0

Ano/modelo - 1990 e 1991
Marcha-lenta* - 6,0
2 500 rpm* - 3,5

Ano/modelo - 1992 a 1996
Marcha-lenta* - 5,0
2 500 rpm* - 3,0

Ano/modelo - 1997 em diante
Marcha-lenta* - 1,5
2 500 rpm* - 1,0
* em % de Co; Fonte: Conama

DougBRSP
28/01/2010, 11:10
Eu sugiro criarmos aqui um registro das experiências de quem foi na vistoria, tipo relatando onde fez a vistoria, o que foi efetivamente verificado e o resultado, se passou ou não e porquê.

Eu sou um dos muitos que estão preocupados, meu CJ por exemplo não vaza óleo do motor mas vaza muito pouco da cx de transferência, e a Kaiser um pouco do diferencial traseiro, já vejo problemas pela frente. :parede:

Abs

Felipe Marx
28/01/2010, 11:45
Bom dia prezado ! não há previsão de inspeção aqui na minha região, mas já estou me preparando para isso se acontecer no futuro . . . bem, manter a manutenção em dia é a regra, mas claro que existem formas de minimizar a possibilidade de ser reprovado, por exemplo : dar uma boa lavada no Jeep antes de ir para a inspeção, aumentar um pouquinho a quantidade de alcool na sua gasolina, colocar um óleo mais grosso no motor e até mesmo levar ele rebocado e só acabar de chegar lá rodando . . . é só você não contar para o vistoriador que fez isso . . . um abraço ! :pipoca:

Vejo que vc nao leu os posts anteriores.

Tenho dois carros em restauro, ou seja, estao em cima de cavaletes.
colocar o motor pra funcionar nao é problema .. mas como o carro é só "lata e chassis", nao tem como ir rodando fazer a vistoria.

segundo a normativa, se nao fizer a inspeçao até a data prevista, vem multa em cima, nao interessa se o carro tem condiçoes de rodar ou nao.

Ai vem a pergunta .... como fazer a vistoria de um carro que "nao roda" ?

megadeth
28/01/2010, 11:53
[QUOTE=Jacimar;1080948]Bom dia prezado ! fiz uma pesquisa ( não foi plágio :lol: ) veja o que o membro MRCREMA falou :
QUOTE]

KKK... então dancei... rs

Mas como eles verificariam o combustível? No cheiro?

Felipe Marx
28/01/2010, 11:56
Eu sugiro criarmos aqui um registro das experiências de quem foi na vistoria, tipo relatando onde fez a vistoria, o que foi efetivamente verificado e o resultado, se passou ou não e porquê.

Eu sou um dos muitos que estão preocupados, meu CJ por exemplo não vaza óleo do motor mas vaza muito pouco da cx de transferência, e a Kaiser um pouco do diferencial traseiro, já vejo problemas pela frente. :parede:

Abs

A inspeção começa semana que vem pro carros com placas final 1.

A minha preocupação é, basicamente, com os carros que não andam. (que alias eu preciso confirmar os finais das placas).

o Samuca não vaza óleo, mas por ser 92 e carburado, não tem catalizador originalmente. Nao sei se isso vai ser um problema.
A explo ja passou pela vistoria do Inmetro, que verifica tudo isso e mais um pouco ... foi aprovada com louvor, mesmo com muito carrinho novo sendo reprovado na mesma fila dela. (manutenção em dia Rulez)

Ambos são final 7 e 8 ... então tenho tempo pra descobrir os macetes da inspeção.
O gurgel esta com motor a álcool e o cabeção aqui nao acertou esse detalhe no documento. Esse eu provavelmente vou ter que acertar antes de ir .. e é final 2.

Jacimar
28/01/2010, 12:09
Vejo que vc nao leu os posts anteriores.

Tenho dois carros em restauro, ou seja, estao em cima de cavaletes.
colocar o motor pra funcionar nao é problema .. mas como o carro é só "lata e chassis", nao tem como ir rodando fazer a vistoria.

segundo a normativa, se nao fizer a inspeçao até a data prevista, vem multa em cima, nao interessa se o carro tem condiçoes de rodar ou nao.

Ai vem a pergunta .... como fazer a vistoria de um carro que "nao roda" ?

Olá prezado ! li sim :concordo: foi um comentário de como estou me preparando se um dia a inspeção chegar aqui no interior . . . no seu caso específico não sei como faria, talvez tenha que deixar para regularizar depois e pagar multa, o que é uma pena ! um abraço !

Jacimar
28/01/2010, 12:19
[QUOTE=Jacimar;1080948]Bom dia prezado ! fiz uma pesquisa ( não foi plágio :lol: ) veja o que o membro MRCREMA falou :
QUOTE]

Olá prezado ! creio que é pelo cheiro mesmo ! é claro que há meios de testar quimicamente, mas duvido que eles façam isso, acho que você tem duas alternativas :

Diminuir a taxa de compressão, colocando mais uma junta de cabecote e rodar na gasolina até a vistoria.
Fazer um coquetel de gasolina e alcool mas que fique com cheiro de gasolina e ver se o GM151 consegue rodar, se ficar muito clara e o vistoriador implicar com a cor você diz que é gasolina Podium . . .
Boa sorte !

Felipe Marx
28/01/2010, 12:20
pois é ... pagar multa é sacanagem.
estou pensando em levar o carro em cima da carreta mesmo ... ai o vistoriador da um laudo de reprovação ou coisa assim e bloqueia o licenciamento até eu terminar ...
mas vai saber se isso funciona assim ...

por enquanto, a melhor ideia que eu vi é a de criar o bco de dados mesmo ... ai vamos sabendo com a experiência de quem ja foi.

O problema é que os de placa final 1 vão ser os cobaias.

Felipe Marx
28/01/2010, 12:23
[quote=megadeth;1081009]

Olá prezado ! creio que é pelo cheiro mesmo ! é claro que há meios de testar quimicamente, mas duvido que eles façam isso, acho que você tem duas alternativas :

Diminuir a taxa de compressão, colocando mais uma junta de cabecote e rodar na gasolina até a vistoria.
Fazer um coquetel de gasolina e alcool mas que fique com cheiro de gasolina e ver se o GM151 consegue rodar, se ficar muito clara e o vistoriador implicar com a cor você diz que é gasolina Podium . . .
Boa sorte !

Isso nao funciona ...
teoricamente .. seu motor tem que estar registrado no seu chassis.
se o motor é diferente do orix, vai dar problema.
se vc colocou um kit flex ou coisa assim .. melhor é voltar pro combustível original antes de ir pra inspeção.

Isso pode ser facil e barato ... questão de regulagem só

DougBRSP
28/01/2010, 14:43
por enquanto, a melhor ideia que eu vi é a de criar o bco de dados mesmo ... ai vamos sabendo com a experiência de quem ja foi.

Isso que é o chato, alguns vão ter que ir na coragem antes, mas o pessoal que tem motor a diesel já fez a inspeção ano passado poderiam dar uns pitacos de como foi, especialmente se houver algum CJ-5 com motor diesel adaptado que tenha passado por isso em 2009.

[]s

Jacimar
29/01/2010, 07:32
[quote=Jacimar;1081028]

Isso nao funciona ...
teoricamente .. seu motor tem que estar registrado no seu chassis.
se o motor é diferente do orix, vai dar problema.
se vc colocou um kit flex ou coisa assim .. melhor é voltar pro combustível original antes de ir pra inspeção.

Isso pode ser facil e barato ... questão de regulagem só

Bom dia prezado ! realmente se o motor de estiver "enrolado" vai complicar . . . mas se estiver tudo certo com a documentação e o único problema for a modificação do combustível . . . a opção da junta foi muito utilizada na época da crise do álcool em 89/90, dormi muitas noites na fila do posto de combustível, as vezes tinha um cara com uma A-20 na fila e era terrível, só o cara levava 125 litros . . . um abraço !

edwint
29/01/2010, 10:30
e se a gente baixar bem o gicle p/ queimar o minimo de gasolina? se ficar muito fraco a gente usa a reduzida p/ chegar... e quanto aso vazamentos de oleo? alguem ae tem jeep que nao vaza?

Maurício D'Arezzo
29/01/2010, 22:24
Olá a todos, meu Jeep é 1961, mecanicamente todo original, final "1", não vaza óleo, só fica melado, vou limpar o carburador e velas amanhã, colocar gasolina aditivada, e somente na próxima folga de sábado, daqui a 15 dias vou leva-lo à vistoria e posto aqui o resultado.
Mas o assunto agora é o combustível, tenho um funcionário que tem uma moto (gasolina lógico) que foi reprovada 5 vezes (pagou 3 vezes a vistoria), limpou e regulou tudo direito na concessionária como manda a regra e nada, trocou gicleur e nada. Desesperado resolveu colocar só álcool e a moto não andava, ratiava muito, acrescentou gasolina aos poucos até chegar na proporção de 1L de álcool para 750ml de gasolina e a moto parou de engasgar...resultado...passou com nota 20. O cara da Controlar que já ficou amigo intimo depois de tantas visitas até perguntou se ele havia trocado de mecânico, lógico que ele confirmou.
Resumo..eles não analisam o combustível, só querem saber dos poluentes.

Abraços,
Maurício.

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 22:35
tenho um funcionário que tem uma moto (gasolina lógico) que foi reprovada 5 vezes (pagou 3 vezes a vistoria), limpou e regulou tudo direito na concessionária como manda a regra e nada, trocou gicleur e nada. Desesperado resolveu colocar só álcool e a moto não andava, ratiava muito, acrescentou gasolina aos poucos até chegar na proporção de 1L de álcool para 750ml de gasolina e a moto parou de engasgar...resultado...passou com nota 20. O cara da Controlar que já ficou amigo intimo depois de tantas visitas até perguntou se ele havia trocado de mecânico, lógico que ele confirmou.

no caso das motos tem aquele problema dos vistoriadores mtas vezes não usarem aquele termômetro para ver se o motor atingiu a temperatura de 70°C, o que prejudica a medição e acabou reprovando várias motos à toa :parede::parede::parede:

megadeth
30/01/2010, 17:20
Hoje o Celta 07 da patroa foi reprovado na inspeção, por um quase invisível racho na mangueira do filtro de ar, sendo o mesmo detectado no final da inspeção... parece que ele queria achar algo irregular!! rs
Mas enfim... taxas a parte, acredito que a inspeção dos Jeeps seja de mesma forma, sendo assim, apenas o medidor no cano do escape, sensor no bloco e visualização por espelho da parte inferior do Jeep, visualização das mangueiras do radiador e do elemento filtrante e aceleradas diversas pra medir a poluição sonora.
Nem o documento o cara pediu pra mim...

[]s

RAÇUDO 4X4
31/01/2010, 02:35
Amigos, comprei meu cj5 a dois meses atraz, é um 69 raridade, motor 6cil, não fuma nada, mas perde algumas gotinhas de óleo na garagem, que me parece ser óleo de caixa, mais isso não vem o caso. O que eu quero dizer é que o raçudo foi vistoriado aqui no DETRAN-RJ e ficou reprovado:parede: :evil:no teste de emissão de gases poluentes, mas graças ao bom Deus que também de amar os veinhos 4x4, não permetiu que azedase a entrega do doc:D, só que!!! fica uma restrição no campo de observação com uma numeração referente ao problema.
Amigos fiquem trankilos, mas cuidado se o veinho tiver tragando e soltando pelo naris, aí pode ser que de algum galho, mas nada que um macaco pesado não resouva. Espero que tenha ajudado ocês.

rubensx
01/02/2010, 00:32
Perguntas que fiz a um amigo da controlar - SP

1- Jeep desmontado com 1 ano pra terminar ainda que não tem como levar??? Pode levar? desce só o motor e testa? etc??

R - Não, o carro tem de rodar no minimo 100m com seus proprios meios (motor, cambio, freios, pneus, eixos) pode estar sem vidro sem o que for, mas tem de chegar... Para legalizar sem levar, procurar a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE e explciar o porque o carro não pode ir até lá... (não adianta ir na controlar, tem de ir na secretaria).

Porém, caso vc não faça a inspeção, no outro ano vc paga uma multa referente ao ano anteiror e boas! MAs se vc estiver rodando na cidade e um radar inteligente registrar sua placa, vc toma multa de 550 reais e pode levar 1 por semana!!! :-S

2- Jeeps que são gasolina no doc e na real rodam a alcool:

R - Regularizar o doc antes de ir senão é rejeitado

3- Jeeps que não tem numero de motor no doc e etc

R - sem problemas

4- Jeeps turbo, supercharger, nitrogênio, hidrogênio, dinamite no coletor... passa?

R - Tem de estar descrita a alteração no doc, caso contrário não passa (ou seja turbo só legalizado)

5- É checado, largura de pneus, altura de suspensão, modificações em altaria, etc??

R - nada, somente o que tange o motor, vazamentos, se está sobre-alimentado, se tem alterações no doc e pronto... mais nada

O que não pode em relação a turbo::discordo:

- Valvula de alivio espirrando pra fora
- Filtro de óleo esportivo (na atomosfera) - tem de ter mangueira e pro coletor denovo como original

Bom, pessoal.. só rpa avisar esse amigo me informou inclusive que os supervisores entendem muito (inclusive umd eles já trocou muita idéia sobre supercharger comigo ha anos) e manja de mecanica, eletornica etc...

Sugiro não tentar enganar, suborno é cadeia lá e de quebra vc aidna pode tomar uma lavada daquelas de dizer que uma turbina é um "ar condicionado" e o cara te dizer até se é roletada, bi-pulsativa e etc... por isso VEJAM LÁ O QUE VÃO FAZER

problema ai é que é justiça ambiental... tá FU

Por fim, injeção programável passa ;-)

vc pode fazer o mapa "manco" que for pra passar e depois ter mais 2 mapas do jeito que quiser ninguém vai reclamar

Fueltech, pandoo, RACE e outras passam auhahuahhu

boa sorte galera

abraços

Jacimar
01/02/2010, 07:35
Olá a todos, meu Jeep é 1961, mecanicamente todo original, final "1", não vaza óleo, só fica melado, vou limpar o carburador e velas amanhã, colocar gasolina aditivada, e somente na próxima folga de sábado, daqui a 15 dias vou leva-lo à vistoria e posto aqui o resultado.
Mas o assunto agora é o combustível, tenho um funcionário que tem uma moto (gasolina lógico) que foi reprovada 5 vezes (pagou 3 vezes a vistoria), limpou e regulou tudo direito na concessionária como manda a regra e nada, trocou gicleur e nada. Desesperado resolveu colocar só álcool e a moto não andava, ratiava muito, acrescentou gasolina aos poucos até chegar na proporção de 1L de álcool para 750ml de gasolina e a moto parou de engasgar...resultado...passou com nota 20. O cara da Controlar que já ficou amigo intimo depois de tantas visitas até perguntou se ele havia trocado de mecânico, lógico que ele confirmou.

Abraços,
Maurício.

Bom dia prezados ! Amigo Megadeth, agora você já tem uma receita básica para o seu coquetel :lol: e nós reclamando do governo colocar 25% de alcool na nossa gasolina . . . :lol: X 2 ! um abraço !

Curupira
01/02/2010, 09:08
Hoje o Celta 07 da patroa foi reprovado na inspeção, por um quase invisível racho na mangueira do filtro de ar, sendo o mesmo detectado no final da inspeção... parece que ele queria achar algo irregular!! rs
Mas enfim... taxas a parte, acredito que a inspeção dos Jeeps seja de mesma forma, sendo assim, apenas o medidor no cano do escape, sensor no bloco e visualização por espelho da parte inferior do Jeep, visualização das mangueiras do radiador e do elemento filtrante e aceleradas diversas pra medir a poluição sonora.
Nem o documento o cara pediu pra mim...

[]s

Agora me surgiu uma dúvida,se eles examinam elemento filtrante,e os nossos snorkel,como ficam,pois na verdade é uma adaptação que fazemos...fiquei na dúvida...

Abraços...

Marcelo Cunha
01/02/2010, 09:16
Estão conferindo a numeração dos motores?

megadeth
01/02/2010, 10:03
Bom dia prezados ! Amigo Megadeth, agora você já tem uma receita básica para o seu coquetel :lol: e nós reclamando do governo colocar 25% de alcool na nossa gasolina . . . :lol: X 2 ! um abraço !

Pois é amigo... só que no meu caso terei que fazer o contrário. O motor é alcool, e no doc está constando gasolina. E como o Rubão já mencionou, não há necessidade de constar no documento o nro. do motor (se é que o mesmo tem, pois é um GM151 dos amarelos, frota GM dos anos 70).
Vou colocar 50-50 (que já fiz antes e ficou muito bom) e bora pra inspeção.

[]s
Caio

megadeth
01/02/2010, 10:07
Agora me surgiu uma dúvida,se eles examinam elemento filtrante,e os nossos snorkel,como ficam,pois na verdade é uma adaptação que fazemos...fiquei na dúvida...

Abraços...

Na verdade o que foi checado foram as mangueiras, não o elemento filtrante em sí.
A inspeção é apenas "por riba", se for mesmo igual as carroças de passeio. Não há um detalhamento, pelo menos nas 2 inspeções que eu presenciei.

[]s
Caio

Felipe Marx
01/02/2010, 10:42

1- Jeep desmontado com 1 ano pra terminar ainda que não tem como levar??? Pode levar? desce só o motor e testa? etc??

R - Não, o carro tem de rodar no minimo 100m com seus proprios meios (motor, cambio, freios, pneus, eixos) pode estar sem vidro sem o que for, mas tem de chegar... Para legalizar sem levar, procurar a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE e explciar o porque o carro não pode ir até lá... (não adianta ir na controlar, tem de ir na secretaria).

Porém, caso vc não faça a inspeção, no outro ano vc paga uma multa referente ao ano anteiror e boas! MAs se vc estiver rodando na cidade e um radar inteligente registrar sua placa, vc toma multa de 550 reais e pode levar 1 por semana!!! :-S

Essa multa é de quanto ?
a de 550,00 é só pro que forem pegos rodando ?

essa info saiu de onde ?
tem algum meio "oficial" pra confirmarmos a info ?

Nao que eu duvide .. mas pra evitar problemas e multa$$$, o legal é saber onde esta escrito isso .. ;)

Newton Guerra
01/02/2010, 11:00
Não sei se esse ano muda alguma coisa nas regras, mas no ano passado tive que fazer inspeção de duas motos velhinhas (XL-250R 83). Uma delas passou fácil, a outra que está com o motor "quase fumando" passou raspando. O limite para motos do meu ano é 9% de CO, uma emitiu 1,5% e a outra 8,5%, as duas reguladas e revisadas. Acreditam que o vistoriador invocou com o silicone laranja da junta da tampa de válvulas? Perguntou se "isso está vazando?" :parede:. O pior é ter que responder com paciência...

Ninguém checou o número do motor.

Esse ano tenho que fazer do Vitara também, o motor dele está com 150.000 km e não está lá essas coisas... Vamos ver o que dá. Placa final 9, vai ter muita cobaia antes :mrgreen:.

Abraços

DougBRSP
01/02/2010, 15:36
Fiquei com uma dúvida, no caso do BF161 acredito que ele não tenha esses negócios de recirculação de gases do carter ou algo que o valha, apenas aquela tampa do motor por onde se completa óleo e que é toda furada por baixo para deixar os gases escapar, alguém tem idéia de qual será o critério nestes casos?

p.peleje
02/02/2010, 17:45
Uma questão:

Qual critério será levado em consideração, o ano do veículo ou o ano do motor?

Exemplo meu cj5 é 1960, só que o motor é 2003.

Passo na vistoria com qual limite? 6,0 ou 0,5?

No jeep original não tinha catalisador.

No jeep original não tinha canister.

abs

Peleje

cRiPpLe_rOoStEr
03/02/2010, 02:30
Qual critério será levado em consideração, o ano do veículo ou o ano do motor?

Exemplo meu cj5 é 1960, só que o motor é 2003.

a princípio o ano do veículo...

No jeep original não tinha catalisador.

No jeep original não tinha canister.

provavelmente isso será levado em conta na hora da inspeção, mas caso o veículo seja reprovado pode ser uma medida paliativa para uma posterior aprovação...

Felipe Marx
03/02/2010, 10:43
mas se o veiculo nao usa mais o motor original ... a ausencia de catalizador pode ser fator de reprovaçao.

outra coisa que eu estava vendo ... se o motor nao é original, o certo é ter o registro desse novo motor.

trocar o motor original por outro igual, creio que passe desapercebido.
mas trocar um bf por um ap .. dificilmente vai passar.

p.peleje
03/02/2010, 11:16
mas se o veiculo nao usa mais o motor original ... a ausencia de catalizador pode ser fator de reprovaçao.

outra coisa que eu estava vendo ... se o motor nao é original, o certo é ter o registro desse novo motor.

trocar o motor original por outro igual, creio que passe desapercebido.
mas trocar um bf por um ap .. dificilmente vai passar.

Sim o motor tá legalizado, com numero do motor no doc do carro.
O meu é AP mi, porém tá sem catalisador.

Abs

CésarR
03/02/2010, 14:16
Oi pessoal, sou novo aqui e estou querendo pegar um Jeep, mas teria fazer uns ajustes para passar pela vistoria (Detran RJ). É meio idiota, mas fiquei em dúvida em alguns itens:

- limpador de parabrisa - o do motorista tem que ser elétrico e do carona manual? ou os dois manuais?

- esguicho do limpador do parabrisa? (precisa?)

- vazamentos

Já vi e tiraram minha dúvida de outros itens!!!

Felipe Marx
03/02/2010, 15:20
Sim o motor tá legalizado, com numero do motor no doc do carro.
O meu é AP mi, porém tá sem catalisador.

Abs

se esta legalizado e o que nao olhar é a mecanica ...
creio que um catalizador (que equipa originalmente esse motor) seja necessario.

Mas é um achismo ... nao lembro de ter visto isso na lei.

mrcrema
03/02/2010, 16:57
QUOTE]

O aparelho de medição faz a leitura do cobustível, se vc tiver um carro as gasolina e colocar 50 % de alcool eles reprovam, porque não esta usando o combustível adequado, o alcool polui muito menos que a gasolina.

Isso aconteceu com um amigo meu, no carro dele, é a gasolina, ele fez um rabo de galo, para poluir menos, o aparelho pegou e reprovaram sua vistoria.

[]´s

mrcrema
03/02/2010, 17:00
pois é ... pagar multa é sacanagem.
estou pensando em levar o carro em cima da carreta mesmo ... ai o vistoriador da um laudo de reprovação ou coisa assim e bloqueia o licenciamento até eu terminar ...
mas vai saber se isso funciona assim ...

Um amigo levou uma moto na carretinha, teve que descer e ligar ate atingir uma certa temperatura no motor pra poder fazer a vistoria.

A coisa tá feia.

[]´s

mrcrema
03/02/2010, 17:12

meu carro anda, pouco mais anda.

2- Jeeps que são gasolina no doc e na real rodam a alcool:

vou ter que regularizar, esta com motor flex e docto gasolina

3- Jeeps que não tem numero de motor no doc e etc

isso esta tudo em ordem

4- Jeeps turbo, supercharger, nitrogênio, hidrogênio, dinamite no coletor... passa?

turbo em jeep ? que isso ? não aguenta, é ar condicionado, rsrsrsrs
brincadeira, vou começar a ver como regularizar isso

5- É checado, largura de pneus, altura de suspensão, modificações em altaria, etc??

que bom, não queria tirar os 38", rsrsrs

Resumindo :

Primeiro passo : solicitar autorização para o delegado do Detran para troca de combustível, instalação de turbo e aproveitando alteração de suspenção.

Depois falo o que esta acontecendo.

valew Rubão

Jacimar
03/02/2010, 19:38
[quote=megadeth;1081009]

O aparelho de medição faz a leitura do cobustível, se vc tiver um carro as gasolina e colocar 50 % de alcool eles reprovam, porque não esta usando o combustível adequado, o alcool polui muito menos que a gasolina.

Isso aconteceu com um amigo meu, no carro dele, é a gasolina, ele fez um rabo de galo, para poluir menos, o aparelho pegou e reprovaram sua vistoria.

[]´s

ola prezados ! finalmente a minha internet esta funcionando em casa, mas alguem roubou os acentos do teclado . . . :parede: amigo mrcrema, voce falou eu acredito, mas como o funcionario do Mauricio conseguiu aprovar a moto rodando com coquetel ~!@,<.>? desculpe ! estava procurando a interrogacao, ou o aparelho e diferente ? uai ! sumiu o cedilha tambem . . . :oops: um abraco !

rubensx
03/02/2010, 20:57
Resumindo :

Primeiro passo : solicitar autorização para o delegado do Detran para troca de combustível, instalação de turbo e aproveitando alteração de suspenção.

Depois falo o que esta acontecendo.

valew Rubão

Pois eh... é uma zica masss

Analisando mais profundamente acho que isso vai surtir um efeito estranho mercado de jeeps logo mais

1- jeeps com tudo legalizado vão valer OURO e preços vão subir vertiginosamente por questões óbvias de só quem tem boas condições de manter o carro e quando re-potencializar fizer direito estará fazendo

2- muitos jeeps frankensteins vão ou voltar a origens ou virar doadores de peças e vão custar merreca devido aos N problemas de documentação e peças

os dois cenários são prováveis e finalmente jeep vai deixar de ser "pau velho" pra ser mais ainda um veiculo de coleção, hobby antigo...

Infelizmente ou felizmente será assim... quem tem e pode manter vai dar certo e quem não pode... :-(

enfim pessoal de fora de são paulo ano que vem tem de agilizar logo vão pensando porque a água aqui já bateu na bunda, e pior não foi só a enchente!
Eu sou um de vcs pois meu jeep apesar de em meu nome é de VINHEDO a placa ;-)

PS - acho que no caso de motor flex se estiver sem nenhum adesivo escrito FLEX e na hora só com gasolina, sai feliz... eu acho

mrcrema
04/02/2010, 08:13
[quote=mrcrema;1086535]

ola prezados ! finalmente a minha internet esta funcionando em casa, mas alguem roubou os acentos do teclado . . . :parede: amigo mrcrema, voce falou eu acredito, mas como o funcionario do Mauricio conseguiu aprovar a moto rodando com coquetel ~!@,<.>? desculpe ! estava procurando a interrogacao, ou o aparelho e diferente ? uai ! sumiu o cedilha tambem . . . :oops: um abraco !

Jacimar

não sei te dizer como a moto passou, o que relatei foi exatamente o que aconteceu com uma amigo, será pode ser vista grossa ????? Tomará que sim, rsrsrsrsrs

Abraços

mrcrema
04/02/2010, 08:16
Pois eh... é uma zica masss

Analisando mais profundamente acho que isso vai surtir um efeito estranho mercado de jeeps logo mais

1- jeeps com tudo legalizado vão valer OURO e preços vão subir vertiginosamente por questões óbvias de só quem tem boas condições de manter o carro e quando re-potencializar fizer direito estará fazendo

2- muitos jeeps frankensteins vão ou voltar a origens ou virar doadores de peças e vão custar merreca devido aos N problemas de documentação e peças

os dois cenários são prováveis e finalmente jeep vai deixar de ser "pau velho" pra ser mais ainda um veiculo de coleção, hobby antigo...

Infelizmente ou felizmente será assim... quem tem e pode manter vai dar certo e quem não pode... :-(

enfim pessoal de fora de são paulo ano que vem tem de agilizar logo vão pensando porque a água aqui já bateu na bunda, e pior não foi só a enchente!
Eu sou um de vcs pois meu jeep apesar de em meu nome é de VINHEDO a placa ;-)

PS - acho que no caso de motor flex se estiver sem nenhum adesivo escrito FLEX e na hora só com gasolina, sai feliz... eu acho

Rubão

Pode mesmo acontecer isso que vc esta falando, por isso como a coisa esta no começo, hoje mesmo estou pedindo para meu despachante solicitar junto ao Delegado do Detran a alteração no jeep : Instalação de Kit turbo, modificações na suspenção e combustível para flex.

Quanto a usar somente gasolina em carro flex, eu penso diferente, o alcool polui muito menos que a gaoslina, estou certo ?

[]´s

rubensx
04/02/2010, 15:17
Rubão

Pode mesmo acontecer isso que vc esta falando, por isso como a coisa esta no começo, hoje mesmo estou pedindo para meu despachante solicitar junto ao Delegado do Detran a alteração no jeep : Instalação de Kit turbo, modificações na suspenção e combustível para flex.

Quanto a usar somente gasolina em carro flex, eu penso diferente, o alcool polui muito menos que a gaoslina, estou certo ?

[]´s

sim polui menos, poréms e seu doc é GASOLINA vc vai com gasolina no motor e numf ala que é flex ;-)

Fcarpinelli
17/02/2010, 20:12
E ai, alguém de placa final 1, já passou pela Inspeção Ambiental, contem como foi, ou como não foi ? Só as inspeção da "Controlar" que estou falando.....

edubasile
17/02/2010, 20:26
Meus jeeps apesar de estarem no interior a mais de 10 anos ainda mantive a placa de São Paulo, agora ta uma correria pra transferir tudo pra cá, $$$$$$.

Rogério Barthy
17/02/2010, 20:39
Aqui no Estado do Rio de Janeiro, na minha viatura com GNV/Gasolina, tenho que anualmente efetuar a inspeção do INMETRO e após, agendar vistoria anual obrigatória no posto do DETRAN mais próximo de minha residência: verificação do n° do chassis, selo da placa, pneus, extintor de incêncio na validade, cópia do laudo do INMETRO, comprovante de residência, buzina, farois (conjunto de alto com milha e baixo com neblina), piscas, alerta, limpador de parabrisas, luzes de freio, placa e lanterna traseira, cintos de segurança e estado geral da viatura lataria e pintura.
Rogério

DougBRSP
18/02/2010, 11:53
Meus jeeps apesar de estarem no interior a mais de 10 anos ainda mantive a placa de São Paulo, agora ta uma correria pra transferir tudo pra cá, $$$$$$.

Minha mãe tem uma casa em Ibiúna e também pensei em transferir para lá para fugir dessa patacoada, mas lendo sobre a inspeção parece que para efetuar a transferência para outra cidade também é necessário passar por esta maldita inspeção. :parede:

edubasile
19/02/2010, 13:39
Minha mãe tem uma casa em Ibiúna e também pensei em transferir para lá para fugir dessa patacoada, mas lendo sobre a inspeção parece que para efetuar a transferência para outra cidade também é necessário passar por esta maldita inspeção. :parede:
Caramba será q nao vou conseguir transferir, ai to perdido so de pedagio ia e volta são R$ 100,00 mais a gasoza. To FERRADO $$$$$$$.

mrcrema
19/02/2010, 14:55
Amigos

Pelo que sei o documento somente fica bloqueado para transferencia para outro municipio passado o prazo para a inspeção veicular conforme a tabela abaixo :
Calendário completo da Inspeção Veicular 2010

Veja o cronograma elaborado pelo jornal Estadão:
Final de Placa Início do agendamento Inspeção
1................ 05/01 .....................02/02 a 30/04
2 ................01/02 ......................03/03 a 31/03
3 ................01/03 ......................02/04 a 30/06
4 ................01/04 ......................03/05 a 31/07
5 e 6 ............01/05 .....................03/06 a 31/08
7 .................01/06 ......................03/07 a 30/07
8 ................01/07 .......................03/08 a 31/10
9 ................01/08 .........................02/09 a 30/11
0 .................01/09......................... 03/10 a 31/12

Mesmo assim não vejo vantagem em transferir para outro municipio, já em breve todo territorio nacional terá essa inspeção e isso não vai demorar muito, já esta em processo licitação a região do ABCd, então para 2011 com certeza vai entrar essa região.

[]´s

edubasile
19/02/2010, 16:02
Pois é um risco q corro, pelo menos nâo vou ter q ir pra São Paulo de jeep ( na verdade são 3) todo ano pra realizar a vistoria, o q ainda não consegui entender é como vão fazer a vistoria aqui na grande Guarantã (6000 hab.). A cidae é que nem rabo de cavalo, cresce pra baixo.KKKK Acho q aqui vai demorar muitos anos pra esta vistoria começar, se começar.

Mazinho
22/02/2010, 15:10
Fala galera , estou com minha pick-up agendada para 04/03 para passar na inspeção , voces sabem se poluição sonora também tá pegando ou melhor , a pick-up é a alcool 6cc com escape dimencionado e apenas um silenciador de opala aqueles bujão e com 2 saidas , será que tem algum problema nisso? agradeço desde já abraços.

Mazinho
22/02/2010, 15:33
Estou anexando o agendamento da vistoria o qual diz que por furos ,corrosão excessiva ou falta de componente nos escapes os veiculos serão reprovados , isso confere ou ainda não está sendo avaliado? Abraços

mrcrema
22/02/2010, 15:39
Retirei esse texto da net, espero ajudar

A inspeção verifica basicamente POLUIÇÃO, então é analisado se o carro possui vazamentos (risco de contaminação do solo), se ele emite mais gases nocivos do que o regulamentado - verificado com o analisador de gases (risco de contaminação do ar) e ainda se o nível de ruído está dentro do pré estabelecido - ítem que nesse ano não será restritivo (poluição sonora).

JP CJ-5
22/02/2010, 17:26
Assisti uma entrevista do Kassab sobre a inspeção veicular que está sendo feita pela CONTROLAR (http://www.controlar.com.br/) e ele disse exatamente isso, somente apartir do próximo ano (2011) será um item restritivo.

Ou seja, lá se vai o ronco dos 6 canecos :putz:.

e ainda se o nível de ruído está dentro do pré estabelecido - ítem que nesse ano não será restritivo (poluição sonora).

valmor
22/02/2010, 19:15
Sempre fui exigente ( pra nao dizer chato com documentaçao..) mas hoje tive uma desagradavel noticia..

Comprei meu CJ5 ha mais de 5 anos , placa de S.Paulo , mas utilizo a viatura em MG.
Resolvi transferi-lo pra MG pra evitar a vistoria CONTROLAR e as despesas com transporte , tempo , etc....

Ao verificar a numeraçaõ do motor ( motor Opala) contatou-se que AINDA EXISTE UM OPALA em circulaçao com este motor !!!!!!! É brincadeira !!!!

Nao devo ser o unico que tevo ou tem este problema , logo quem poder me axiliar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1099935#post1099935

RBM
22/02/2010, 19:28
Pelo que eu sei, você deve procurar o dono do opala a qual pertencia o motor e pedir um nota de venda para regularizar o doc. ou trocaro motor, pq se for parado, pode ficar com o Jeep retido, ou mesmo você.
Uma vez fui comprar um Jeep com motor de silverado, mas quando meu despachante buscou o munoero do motor, deu como Silverado roubada, ele falou para nem mecher nisso que era fria.

Felipe Marx
22/02/2010, 19:34
Resolvemos um problema assim por aqui trocando o motor .. :(
na época, tinha ums 10 carros com o mesmo registro de motor.

tenta ir atras do tal opala no qual seu motor esta registrado ..
de repente vc consegue alguma coisa com ele ...

valmor
22/02/2010, 19:43
Resolvemos um problema assim por aqui trocando o motor .. :(
na época, tinha ums 10 carros com o mesmo registro de motor.

tenta ir atras do tal opala no qual seu motor esta registrado ..
de repente vc consegue alguma coisa com ele ...

Comprei ha mais de 5 anos , ja com motor opala , certamente o vendedor ( que certamente tbem nao sabia.. ) já pegou a carro assim...
Como no documento nao havia numeraçao do motor , tbem nao me importei em verificar . Na verdade nem sabia qu existia ... mas E AGORA ? O que FAÇO ???

RBM
22/02/2010, 19:46
Se apareceu o carro na pesquisa, levanta o dono e entra em contato com ele e pede um declaração ou recibo de venda só do motor para você, ai você regulariza ele, se não é trocar o motor.

Jacimar
23/02/2010, 06:56
Comprei ha mais de 5 anos , ja com motor opala , certamente o vendedor ( que certamente tbem nao sabia.. ) já pegou a carro assim...
Como no documento nao havia numeraçao do motor , tbem nao me importei em verificar . Na verdade nem sabia qu existia ... mas E AGORA ? O que FAÇO ???

Bom dia prezado ! o problema é se o motor for roubado, uma alternativa é você comprar um bloco com numeração em dia, boa sorte !

valmor
23/02/2010, 06:56
Se apareceu o carro na pesquisa, levanta o dono e entra em contato com ele e pede um declaração ou recibo de venda só do motor para você, ai você regulariza ele, se não é trocar o motor.

O que é necessario ( o que devo exigir ) pra comprar um motor "legalizado" ???

mrcrema
23/02/2010, 08:06
Eu acho a resposta acima uma boa saída, tenta pelo numero do motor levantar o proprietário do opala, com certeza ele deve estar rodando com outro motor ou esse carro já foi para ferro-velho e não foi baixado no detran.

Se ele fizer uma declaração ou mesmo um recibo de venda com todos os dados dele (proprietário) dados do veiculos e numero do motor, vc consegue colocar esse numero no seu carro.

Boa sorte.

rubensx
25/02/2010, 14:06
pessoal estou meio OUT por questões de saude

porém peço humildemente que leiam na integra ese tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1102514#post1102514

é importante

edubasile
26/02/2010, 08:46
Tema um amigo meu q tem uma camper com motor 6 cilindros e o numero deste motor consta em 6 outras campers, parece q a GM repetia os numeros nos motores. Acho q isso pode acontecer sim

Felipe Marx
26/02/2010, 08:56
eu ouvi a mesma coisa quando fui ver o registro do nosso aqui.
achei que era conversa ...

marcelo cenora
27/02/2010, 08:07
já estou com o cabelo (que cabelo?) em pé...

veiculo modificado no documento, motor ap turbo... que carro servirá de comparação pra medição de poluentes heim??...

se meu carro não passar me tornarei um fora de lei.

Marcelo Cunha
27/02/2010, 10:53

veiculo modificado no documento, motor ap turbo... que carro servirá de comparação pra medição de poluentes heim??...

Seja bem vindo ao Bando! :twisted: :twisted: :twisted:

rubensx
27/02/2010, 11:23

ele não passa em hipótese alguma cenora... infelizmente

leia aqui pra entender o porque >>>>>>> http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1104006#post1104006

Felipe Marx
01/03/2010, 09:59
Se nao passar, vai ter que baixar o docto ou coisa assim ..
se continuar rodando a multa é pesada ... e o CADIN vem pra cima.

Carreta + outro carro orix pra puxar pode ser uma opção se nao conseguir legalizar.

rubensx
01/03/2010, 11:10
Se nao passar, vai ter que baixar o docto ou coisa assim ..
se continuar rodando a multa é pesada ... e o CADIN vem pra cima.

Carreta + outro carro orix pra puxar pode ser uma opção se nao conseguir legalizar.

pra mim isso não é solução, se quisesse um moon buggy ou um 4x4 pra andar de carretinha tinha montado um de cano ou um baja veio...

Jeep tem de ser jeep, andar, viajar ser funcional...

carro só pra trilha, pra mim seria qualquer coisa menos jeep

Felipe Marx
01/03/2010, 12:07
então vc vai ter que correr atrás da legalização ...
Simplesmente "deixar fora da lei" vai te complicar mais pra frente.

CADIN entra na divida ativa ...

rubensx
01/03/2010, 16:35
então vc vai ter que correr atrás da legalização ...
Simplesmente "deixar fora da lei" vai te complicar mais pra frente.

CADIN entra na divida ativa ...

Pois é por isso estou procurando formas de como adequar o carro, eu acho melhor, talvez mais barato até

Marcelo Cunha
02/03/2010, 09:26
pra mim isso não é solução, se quisesse um moon buggy ou um 4x4 pra andar de carretinha tinha montado um de cano ou um baja veio...

Jeep tem de ser jeep, andar, viajar ser funcional...

carro só pra trilha, pra mim seria qualquer coisa menos jeep

Concordo com você Rubão, só não estou vendo saída pois as coisas neste país não são coerentes tão pouco razoáveis.

DougBRSP
02/03/2010, 11:33
Voltando ao temo do tópico, quanto à inspeção da Controlar, alguém mais já levou seu possante para ser vistoriado, li numa das páginas do tópico que eles verificam o elemento filtrante, como será que avaliarão o BF utilizando filtro de ar banhado a óleo, vão verificar o nível? :D

Felipe Marx
02/03/2010, 11:50
Se o seu carro é orix e estiver reguladinho ... vc nao tem com o que se preocupar.

Ricardo Passoni
02/03/2010, 12:19
Bom no meu Samuca vou ter que refazer todo o escape , incluindo catalizador, e abafador traseiro é fogo para não dizer outra coisa ! , ja estou verificando ate mangueiras afinal , achar pelo em ovo é com eles FDPS! , nossos governantes são totalmente imcompetentes em tudo que realizam , pq criam uma lei sem , alternativas , como assim , pq não retiram varios impostos dos carro ( incluindo 4x4) modernizam a frota , mas exigem que o dono " merecedor " desta redução de imposto fique com o carro por pelo menos sei lá 5 anos ! ( exigindo a vistoria cada 6 meses sem taxas e claro!) , para comprovar que não foi vendido ( Obtendo lucro !, digo isso ja viram os Aptamentos da CDHU , são comercializados mesmo sem poder!) .mas temos que lembrar que em um pais oonde há bolsa para tudo($$$$) corrupção em todas as esferas o que esperar destas topeiras que se dizem politicos!!!
abraços e muito indignado com tudo , afinal ralo muito para pagar as contas e o que ganho ( ganhamos !) com tudo isso??, mas tinha que desopilar o figado rs!
Sem polemizar!

JP CJ-5
07/03/2010, 12:38
Essa multa é de quanto ?
a de 550,00 é só pro que forem pegos rodando ?

essa info saiu de onde ?
tem algum meio "oficial" pra confirmarmos a info ?

Nao que eu duvide .. mas pra evitar problemas e multa$$$, o legal é saber onde esta escrito isso .. ;)

Também gostaria de saber, alguém saberia dizer se a informação procede?

[ ]'s

rubensx
07/03/2010, 14:47
Também gostaria de saber, alguém saberia dizer se a informação procede?

[ ]'s

http://www.blogautoestrada.com.br/blog/?cat=40

"Quem não fizer a inspeção terá o licenciamento de seu veículo bloqueado e está sujeito a multa de R$ 550,00 se for flagrado pela fiscalização.

Este ano, a inspeção se tornou obrigatória para toda a frota de veículos da capital paulista (exceto veículos fabricados em 2010 ou fabricados em 2009 e licenciados em 2010), de qualquer tipo ou combustível. A taxa é de R$ 56,44 e, ao contrário de 2009, não será mais devolvida."

JP CJ-5
07/03/2010, 15:43
http://www.blogautoestrada.com.br/blog/?cat=40

"Quem não fizer a inspeção terá o licenciamento de seu veículo bloqueado e está sujeito a multa de R$ 550,00 se for flagrado pela fiscalização.

Este ano, a inspeção se tornou obrigatória para toda a frota de veículos da capital paulista (exceto veículos fabricados em 2010 ou fabricados em 2009 e licenciados em 2010), de qualquer tipo ou combustível. A taxa é de R$ 56,44 e, ao contrário de 2009, não será mais devolvida."

Valeu Rubens, a coisa está mais feia do que parece. :putz:

[ ]'s

Willian Del Piero Rocha
07/03/2010, 18:44
Graças a Deus que aqui no Espirito Santo,a inspeção anual não é obrigatoria:concordo:,salvo os veiculos movidos a GNV,como o meu voyage de trabalho.Só se vc fizer uma modificação muito grande ou trocar o motor,mesmo assim é só uma inspeção para constar no novo documento,depois,não mais.
Suspensão um pouco mais alta,pneu um "pouco"mais largo,etc,nunca ouvi falar que os "homí" bararão.
POR ENQUANTO............

Fcarpinelli
17/03/2010, 07:24
Bom dia

Ontem a tarde eu estava entrando na Controlar da Aricanduva para inspecionar meu carro de trabalho e estava saindo um CJ3 Amarelo de lá, era de algum de vocês ? Conseguiu passar pela vistoria ?

Alguém mais já fez a vistoria ? Contem como foi e o que pegou .

Abraço

edubasile
17/03/2010, 08:10
Graças a Deus consegui transferir os 3 jeeps q tinha placa de São Paulo aqui pro interior e escapei da vistoria, saiu mais barato a transferencia do que 3 idas pra São Paulo (840 km ida e volta) + R$ 100,00 so de pedagio. Agora já estão emplacados aqui. Desda escapei, só não sei ate quando,rsrsrsrs

Robertux
17/03/2010, 12:29
Pois é, o meu também tem placa de Piracicaba e até agora não fui informado sobre a vistoria obrigatória, mas se não me engano ela está valendo para todo o estado de São Paulo. Vou tratar de pagar rapidamente o licenceamento antecipado e fazer o documento de 2010 logo, antes que comecem a exigir a vistoria no inteiror também.

edubasile
17/03/2010, 13:23
Parece que é só para a cidade de São Paulo, ano que vem para o ABC tambem, qto ao interior acho q ainda vai demorar um pouco, principalmente pra ca ( cidadezinha de 6000 hab q parece rabo de cavalo, cresce pra baixo,rsrsrs) talvez pra Piracicaba logo logo inventem algo parecido.

Maurício D'Arezzo
28/03/2010, 15:08
Olá a todos, perguntas aos especialistas em carburador...depois de uma longa espera (pois a Controlar está com a agenda lotada) fiz a inspeção veicular em meu Jeep 1961, todo original mecanicamente (só mudei o filtro de ar à óleo pelo seco da Kombi), mas meu motor está retificado (só rodou 5.000 Km) e todo regulado, ou melhor... mais ou menos regulado pois foi reprovado. Acabaram reprovando na emissão da marcha lenta, seguem os índices medidos na imagem anexa.
Segundo o cabra que me atendeu todos os indices estão ótimos, o indice COc está em 0,63% muito próximo de um carro zero quilometro, mas está ruim o HCc somente na marcha lenta aonde o limite é 700 (ppm vol) e foi medido 937, ele informou que isso é mistura muito rica, será que procede essa informação? alguém sabe informar o que é esse HCc.
Chegando em casa diminuí um pouco a acelaração no parafuso da borboleta e cheguei a abrir um pouco a agulha da regulagem da marcha lenta, será que resloveu ou tenho que trocar algum gicleur?

Um abraço,

Maurício.

Dodger
28/03/2010, 18:52
Olá a todos, perguntas aos especialistas em carburador...depois de uma longa espera (pois a Controlar está com a agenda lotada) fiz a inspeção veicular em meu Jeep 1961, todo original mecanicamente (só mudei o filtro de ar à óleo pelo seco da Kombi), mas meu motor está retificado (só rodou 5.000 Km) e todo regulado, ou melhor... mais ou menos regulado pois foi reprovado. Acabaram reprovando na emissão da marcha lenta, seguem os índices medidos na imagem anexa.
Segundo o cabra que me atendeu todos os indices estão ótimos, o indice COc está em 0,63% muito próximo de um carro zero quilometro, mas está ruim o HCc somente na marcha lenta aonde o limite é 700 (ppm vol) e foi medido 937, ele informou que isso é mistura muito rica, será que procede essa informação? alguém sabe informar o que é esse HCc.
Chegando em casa diminuí um pouco a acelaração no parafuso da borboleta e cheguei a abrir um pouco a agulha da regulagem da marcha lenta, será que resloveu ou tenho que trocar algum gicleur?

Um abraço,

Maurício.

mauricio, tomei a liberadade de postar este comentário seu lá no forum sobre caros antigos onde o pessoal tá discutindo sobre a inspeção, inclusive com participação de um rapaz que trabalha na controlar, o link é esse abaixo.

http://www.fnva.com.br/viewtopic.php?f=2&t=18846&start=90

Mas provavelmente seu carro tá com excesso de combustivel, tenta diminuir o gigle de marcha lenta e acertar a mistura ar/combustivel no parafuso.

Mas acho que isso agente só vai conseguir direito se colocar um hallmeter no escape pra fazer o acerto de mistura.

Nelson Cruz
30/03/2010, 16:56
Galera!!! Não sei mais o que fazer... O meu CJ5 é 6 cilindros, para variar, bomba na inspeção veicular, os indices eram, em marcha lenta 680 para COC e 3752 para HC, em 2500 rpm tudo beleza, bom, lá foi eu a uma oficina de carburação e eles fizeram o que puderam, ficou com 0,63 para Coc ótimo, mas HC ficou com 1230 ppm, muito alto, mesmo eles tendo a máquina que mede os indices não há como diminuir mais, a não ser se eu fizer o cabeçote e se for o caso o motor também, detalhe as válvulas estão todas reguladinhas, meu motor ta zerado não há o que mexer, solução... Vou abaixar o nível de óleo do carter, vou colocar um produto que se chama STOP SMOKE e vou para a CONTROLAR ver no que vai dar:parede:. Mas mesmo assim se alguém souber de uma solução por favor me avise, não quero ter que trocar de motor, eu acho que trocar de cidade é palhativo logo logo isso vai pegar no país todo.

Abs.

Robertux
31/03/2010, 15:48
Pois é, me parece que a inspeção veicular será obrigatória para todas as cidades do Estado de São Paulo que possuirem um determinado número de veículos. Acho que só as pequenas ficarão de fora. Pensando assim acho que vou me mudar para São Pedro ou Santa Maria da Serra. rs.rs.

Felipe Marx
31/03/2010, 16:56
acabei de marcar a minha primeira ...
semana que vem o gurgel x12 vai pra vistoria.

vamos ver o que vai dar ...

Newton Guerra
31/03/2010, 17:05
acabei de marcar a minha primeira ...
semana que vem o gurgel x12 vai pra vistoria.

vamos ver o que vai dar ...

Boa sorte! Acabei de voltar de lá com minha XL-250R 1983 aprovada :dance:.

Perguntei sobre adaptações de motores. O cara disse que o que importa é só o ano do carro. O motor que está dentro não interessa, vão medir os níveis de emissão, que têm que estar dentro dos limites do ano de fabricação do carro.

A inspeção dos carros à gasolina é mais tranquila que nos diesel. Medem com os carros na lenta e depois a 2500 giros. Nada de acelerar mais que isso. Dá dó ver os diesel acelerando até cortar o motor ...:putz:

Abraços

Marcelo Cunha
31/03/2010, 17:10
E quem tá com motor trocado, fora da regulamentação, art. 292, como está se virando?

Felipe Marx
31/03/2010, 17:11
pois é ...
vamos ver .. marcamos na controlar da barra funda.

estou pensando em aproveitar o fim de semana e dar uma limpada nos buras com um car80 ou coisa assim ..

Flavio Miranda
31/03/2010, 17:14
All,

Alguem já teve o prazo da inspecao vencido ?
Em especial pelo jipe estar impossibilitado (quebrado, sem motor, desmontado, batido, etc) de rodar ?

Ontem li TUDO no site da Controlar e concluí que apenas os veiculos comprovadamente classificados para uso militar, agricola, etc é que estão dispensados. TODOS os demais veiculos automotores (autos, pick-ups, vans, onibus, caminhao, motos, etc) estao obrigados a fazer.

E pelo que entendi e busquei no google, se nao fizer a inspecao, toma multa de $ 550,00, bloqueia o docto para o licenciamento e seu nome fica sujo na prefeitura.

Ou seja... quem tiver um DOCTO de qualquer veiculo em seu nome, mesmo que este nao rode há 1, 5, 10, 20, 30 anos..... pode ter muita dor de cabeça.

Algum despachante ou advogado de plantão para avaliar a Lei com detalhe e verificar se tem alguma forma de isenção, até que o veiculo esteja ok para rodar ?

[ ] s entendendo o motivo do mundo off-road estar cada dia + fraco...

Felipe Marx
31/03/2010, 17:25
a unica informaçao que eu consegui a respeito é que o carro tem que rodar por seu proprios meios por ao menos 100m.

pode até estar todo desmontado ... mas tem que ligar andar pra fazer a vistoria.
nós estamos vendo de montar o necessário nos dois PVDI aqui e tentar ver se passa.

Dodger
31/03/2010, 22:16
Galera!!! Não sei mais o que fazer... O meu CJ5 é 6 cilindros, para variar, bomba na inspeção veicular, os indices eram, em marcha lenta 680 para COC e 3752 para HC, em 2500 rpm tudo beleza, bom, lá foi eu a uma oficina de carburação e eles fizeram o que puderam, ficou com 0,63 para Coc ótimo, mas HC ficou com 1230 ppm, muito alto, mesmo eles tendo a máquina que mede os indices não há como diminuir mais, a não ser se eu fizer o cabeçote e se for o caso o motor também, detalhe as válvulas estão todas reguladinhas, meu motor ta zerado não há o que mexer, solução... Vou abaixar o nível de óleo do carter, vou colocar um produto que se chama STOP SMOKE e vou para a CONTROLAR ver no que vai dar:parede:. Mas mesmo assim se alguém souber de uma solução por favor me avise, não quero ter que trocar de motor, eu acho que trocar de cidade é palhativo logo logo isso vai pegar no país todo.

Abs.

Já fiquei sabendo de gente que passou carro na mesma situação que o seu jeep fazendo um rabo de galo(gasolina+alcool) só pra passar na vistoria e depois foldasse!! pq em caso de motores antigos a coisa complica e como vc vai abrir um motor destes que tá bom e retificar só pra passar na bendita vistoria? e nem dá pra ter certeza se com retifica ele vai passar...é dureza!!!
Como diz um conhecido, São coisas de um país grande e bobo!!

Felipe Marx
01/04/2010, 09:14
outro detalhe .. esse STOP SMOKE, que eu saiga é um "engrossante" de oleo.
Em teoria, faz para de fumar, o que nao altera em nada a quantidade de combustivel que sai pelo escape.

Se seu motor é novo .. nao vai interferir em nada na emissao .. e ainda vai contaminar seu motor.

No seu lugar, eu daria uma revisada melhor no carburador mesmo, trocaria cabos e velas e tentaria medir de novo.

Troquei meu bura a poucos dias (samurai) ... estou penando um pouco pra acertar ele .. vou tentar trocar cabos e velas pra ver se facilita.

Felipe Marx
01/04/2010, 09:16
outro detalhe .. esse STOP SMOKE, que eu saiba é um "engrossante" de oleo.
Em teoria, faz parar de fumar, o que nao altera em nada a quantidade de combustivel que sai pelo escape. (entendi que foi isso que causou a reprovação)

Se seu motor é novo .. nao vai interferir em nada na emissao .. e ainda vai contaminar seu motor (vai grudar oleo e criar borras em tudo).

No seu lugar, eu daria uma revisada melhor no carburador mesmo, trocaria cabos e velas e tentaria medir de novo.

Troquei meu bura a poucos dias (samurai) ... estou penando um pouco pra acertar a lenta dele .. vou tentar trocar cabos e velas pra ver se facilita.

Dodger
01/04/2010, 15:16
Vixi! Agora a coisa vai feder...
Olhem só os dados postados por um camarada na 4 rodas:

"Mais uma notícia Bombástica.
Este leitor de 4 Rodas informou isso:

"Fico impressionado com o fato do Conama permitir uma emissão de CO, em marcha lenta, da ordem 6% para modelos até 1979. Afinal, o Dodge Charger R/T 1971, segundo testes feitos na época pela Robert Bosch do Brasil com um medidor EFAW-173 (de sua fabricação), estabeleceu que este carro emitia 10% de CO em marcha lenta. No mesmo teste o Dodge Dart emitiu 9%, o Aero Willys 2600 8,5%, o Chevrolet Opala SS 4100 7,3%, o Chevrolet Veraneio 8,0%, o Volkswagen (Fusca) 1500 7,6% e o Puma GT 1600 7,2%. Eram carros 0 km, com anéis de segmento em perfeito estado. Sendo assim, pergunto: como poderá o motor de um carro antigo, já gasto, poluir, hoje, menos do que quando era novo? Além do mais, certamente um carro antigo pequeno (ou mesmo grande) irá poluir menos que um modelo popular 2010, pois não passará quatro horas por dia preso em congestionamentos, tendo em vista que seu uso será esporádico. Dai, terei de fazer uso da desobediência civil? Terei de dar baixa nos documentos do meiu carro para continuar a usá-lo até o mesmo ser apreendido (o que acho difícil, pois em quase 20 anos de carta, nunca fui parado em um comando)? "

Pensem comigo, ele deve ter alguma base nesse volume de emissões. A partir de hoje convoco aos amigos que têm revistas antigas tipo Mecanica e outras tecnicas, ou mesmo manuais que divulgavam esses indices por automovel. Vamos ver de onde a porcaria da CONTROLAR tirou estes dados.

"

Agora nem com retifica, stop smoke, pé de coelha e reza braba dá pra passar estes motores na inspeção:parede::parede::parede:

se zero km estes 6 cil willys emitiam 8,5% de CO em marcha lenta, como que 40 anos depois vão passar a emitir 6%??? Tá osso!!

post original : http://www.fnva.com.br/viewtopic.php?f=2&t=18846&start=105

Dodger
01/04/2010, 15:18
mais do mesmo:

""Amigos, Caso vcs não saibam, a Controlar é obra de um lobista cearense chamado Carlos Suarez, muito influente no meio da política. Esse lobista tentou por muitos anos implantar a Controlar aqui em São Paulo. Desta vez conseguiu, e... logicamente a empresa que ele criou (Controlar) ganhou a licitação para poder fazer a "inspeção veicular" aqui em São Paulo. Com a licitação ganha, ele vendeu a Controlar ano passado por mais de 600 milhões de reais (demosntrando a lucratividade de tal "negócio"). A Controlar não tem NADA de ambiental, muito pelo contrário. O impacto ambiental que esse tipo de ação causa, é muito maior do que se ele não existisse. E... seria muita ingenuidade nossa pensar que algum político está preocupado com o meio ambiente. A controlar nasceu para arrancar dinheiro do povo, do cidadão correto. Se os políticos estivessem preocupados com o meio ambiente eles estaria tomando ações contra o desmantamento da Amazônia, que esse sim, causa grandes estragos. Isso é tudo uma grande balela. Uma palhaçada de um país de políticos corruptos onde o cidadão só tem o direito de trabalhar para sustentar essa CORJA. Cadê a nossa liberdade? Nem poder circular tranquilamente com nossos carros e motos pagos com dinheiro suado, com tanta carga de imposto que estes levam consigo podemos mais. Não aguento mais ser brasileiro!!!!!!!!!!!!!!! "

rubensx
01/04/2010, 15:45
FINALMENTE alguém entendeu o que eu falava desde o começo...

cacete, como é dificil, mesmo escrevendo em letras garrafais no topico no geral não consegui me expressar tão bem...

Ninguém aqui é contra salvar o meio ambiente principalmente com diminuir indices de poluição, mas PERMITA que o cidadão se adeque então, que use hidrogenio, alcool, o que for, mas que deixe que isso ocorra...

Não esotu promovendo uam alteração em veiculos de coleção, que esses com certeza vão deixar de rodar na rua com docuemtnos e pronto, todo antigomobilista vai encerrar o documento de cada carro seu de coleção, já que não precisa rodar mesmo...

Se todo mundo partir de vez pro alcool, os limites são alcançados... só isso, uma injeção, ou mesmo outras alterações como até uma turbina resolve o problema...

Mas isso rpecisa ser liberado, como nos EUA...

lá, que se dane se vc tem plutônio dentro do carro...

se tudo estiver nos seus conformes e o indice abaixo do permitido passa...

O fato que hj a controlar é da Camargo Corrêa

edubasile
01/04/2010, 17:49
O fato que hj a controlar é da Camargo Corrêa

Falou tudo, empresa privada ocupando o lugar do ente publico. Qto mais carros reprovados, mais inspeções realizadas novamente (tem 1 mes pra passar novamente se for reprovado tem q pagar de novo) = LUCRO!!!!!!

CésarR
06/04/2010, 13:15
Desculpem o Caps lock! É que tenho vistoria essa semana e queria saber se luz de ré é obrigatório......desculpem a pergunta, sou novato...:putz:

Agraceço muito se alguém puder responder!!!!!!:palmas:

Dodger
06/04/2010, 14:34
Desculpem o Caps lock! É que tenho vistoria essa semana e queria saber se luz de ré é obrigatório......desculpem a pergunta, sou novato...:putz:

Agraceço muito se alguém puder responder!!!!!!:palmas:

Se saiu de fábrica sem luz de ré , não podem exigir isto.
Assim como qquer outro equipamento, nada que não era exigido na época de fabricação dos carros pode ser exigido, assim como cintos de segurança abdominais ou tres pontos, pisca alerta, etc...

CésarR
06/04/2010, 18:51
Valeu pela ajuda Dodger! É que li em alguns lugares que cobram, que cobram uns itens etc. Me informei sobre algum no 0800 do Detran e me informaram algumas coisas q vc falou - que se não existia na fabricação, não se pode cobrar....vamos ver na vistoria.

Obrigado!:concordo:

Drummond
06/04/2010, 21:17
Galera,
A Rede Bandeirantes de Rádio, Sincopetro e MTE Thomson estão promovendo uma espécie de Pré Inspeção!
Ouvi o anuncio na radio Sulamerica Transito e me dirigi até o posto de atendimento gratuito.
Eles colocam uma sonda no escape e te dão um extrato com os números emitidos pelo auto, O2, CO, CO2, HC, NOx, CO...
Tem um folder q diz o limite de HC pelo ano do carro. No meu caso de 1997-2002 máxima de 700ppm e passei c 0157ppm, emissão de CO 1.0% e passei c 00.62%.
Esse teste é feito da seguinte forma, vc deixa o carro em marcha lenta por mais ou menos uns 7min, daí eles colocam uma sonda na saída do escapamento. O carro ñ é acelerado em momento algum, daí ao questionar isso eles me informaram q o equipamento deles é feito p medir tudo pela marcha lenta.
Acho q vale a pena ficar antenado na rádio e ver onde será colocado o posto de atendimento p levar o carro lá e sanar dúvidas.

Abraço!

Drummond

Felipe Marx
07/04/2010, 09:03
Galera,
A Rede Bandeirantes de Rádio, Sincopetro e MTE Thomson estão promovendo uma espécie de Pré Inspeção!
Ouvi o anuncio na radio Sulamerica Transito e me dirigi até o posto de atendimento gratuito.
Eles colocam uma sonda no escape e te dão um extrato com os números emitidos pelo auto, O2, CO, CO2, HC, NOx, CO...
Tem um folder q diz o limite de HC pelo ano do carro. No meu caso de 1997-2002 máxima de 700ppm e passei c 0157ppm, emissão de CO 1.0% e passei c 00.62%.
Esse teste é feito da seguinte forma, vc deixa o carro em marcha lenta por mais ou menos uns 7min, daí eles colocam uma sonda na saída do escapamento. O carro ñ é acelerado em momento algum, daí ao questionar isso eles me informaram q o equipamento deles é feito p medir tudo pela marcha lenta.
Acho q vale a pena ficar antenado na rádio e ver onde será colocado o posto de atendimento p levar o carro lá e sanar dúvidas.

Abraço!

Drummond

opa .. isso muito me interessa.
onde vc levou ? é posto movel ou tem alguma base ?

Drummond
07/04/2010, 17:29
Foi na ontem na Engenheiro Caetano Alvares, porém é uma base móvel, então tem q ficar antenado na rádio Sulamerica Trânsito ou quem sabe ver se no site deles fala algo!

Abs

Newton Guerra
07/04/2010, 17:33
Foi na ontem na Engenheiro Caetano Alvares, porém é uma base móvel, então tem q ficar antenado na rádio Sulamerica Trânsito ou quem sabe ver se no site deles fala algo!

Abs

http://radiobandeirantes.com.br/conteudo.asp?PDT=35

Abraço

Felipe Marx
08/04/2010, 08:41
mandei um mail ontem pra lá ... é toda terça feira.
ja soube que esteve na aclimaçao e na Caetano Alvares.

vamos ver onde vai ser na semana que vem ...
o Gurja vai hj pra vistoria ... mas vou ver se consigo testar o samuca com o bura novo.

Zé Renato
08/04/2010, 09:05
Esses nossos politicos são demais.... Já devem está com as cuécas cheias de grana e sem saber onde colocar mais propina. Que devemos protejer o meio ambiente isto ninguém deve duvidar mas a finalidade mesmo é "ARRECADAR" e encher a cuéca, é pra isso que existe eleição.:twisted:

Felipe Marx
08/04/2010, 09:10
A Radio Sulamerica Transito esta promovendo um "pre-teste" nos carros em postos moveis.
Toda terça feira .. essa semana parece que vai ser em pirituba.

Eu vou tentar levar o Samuca e a Explo ...
o Gurja vai hj pra controlar.

Josi
16/04/2010, 14:05
Olá a todos...

Bem... como alguns sabem, trabalho na Josewal 4x4 e temos relatos de vários clientes que estão preocupados com o problema das inspeções, assim como outros que estão reclamando porque não passaram.
O sr. Anísio, tem uma F75 original, que já está indo para a 3. vistoria. Ou seja, já reprovou em duas... Temos um cliente, que também está indo para a 3. vistoria... Nesses dois casos, os carros passaram na emissão do Co, porém estão sendo reprovados em relação a quantidade de combustível sem queimar, que está sendo liberado.
Ou seja, é um problema nos carburadores (essa história de misturar álcool e gasolina também já foi testada, e nada!). Por outro lado, estamos falando de veículos fabricados há muito tempo atrás, onde não tínhamos uma queima eficiente de combustível.
Não temos nada que possa substituir esse carburador... mesmo que se fosse possível, acredito que TODOS os proprietários desses veículos já teriam feito, devido a GRANDE despesa com combustível que temos. Quem gosta de sentir no bolso um consumo de 5km/l??
Quando meu pai foi fazer a vistoria pela 1. vez, e foi reprovado, pediu para ver a tabela na qual estavam baseando as vistorias... como resposta ouviu que foi a própria Ford que enviou. Ai ele questionou... meu carro foi fabricado pela Willys??? E ninguém soube responder, ou ainda questionar com ele.
Então.. na verdade eles estão jogando esses valores mesmo... o que para nós é muito ruim, pois estão comparando com veículos novos, ou perto disso.
Tenho uma pergunta a fazer... caso alguém conheça ou seja advogado... um baixo-assinado resolveria para entrarmos com uma liminar contra essa lei, ou pelo menos com a abertura de exceções?? Sim... pq até concordo que o veículo tem que ter limites de Co, não deva estar vazando óleo... mas fazer o impossível... é meio complicado?? Já trocamos 5 carburadores nessa Pick up, e o resultado obtido foi pior que o da 1. vistoria.
Alguém acha que uma manifestação (sem bagunça) chamando os jipeclubes, os nivas clubes, os pumas clubes, os maverick clubes, etc mostraria aos "criadores" dessa lei que eles estão fazendo a coisa errada??
Se alguém tiver algum contato com alguém que conheça um pouco mais sobre lei... e se esse baixo assinado valer de alguma coisa, me proponho a organizar e passar para os clubes tentando obter mais assinaturas. Podemos montar uma comissão, e ir falar com os responsáveis, pois não podemos deixar esses veículos parados.
Para cobrar impostos eles estão ok, para multar eles também estão ok, mas para andar não??? Cadê nosso direito de ir e vir?? Cadê nosso direito de proprietário?? Quantos já gastaram mais de R$ 30.000,00?? Vamos jogar isso tudo fora agora?? Levar multa pq esses "criadores da lei" não pensaram nos pontos fora da curva?? Quantos veículos antigos vcs conhecem que estão BEM MELHORES que muitos novos???

Ricardo Passoni
16/04/2010, 14:58
Bom como tudo em nosso pais é escuso ate uns meses atras era possivel pedir a isenção da tal famigerada vistoria e por ai vai mas o prazo expirou rs!
Mas maiores informações na SVMA ( Secretaria do Verde e Meio Ambiente)
Abraços

fabricio teco
16/04/2010, 16:00
Passei legal, inclusive com a transferência de propriedade. Tudo certinho e já com placa nova. Queriam me empurrar a tal da placa refletiva por R$ 100,00 ( o próprio Detran), mas não cedi e pus a placa comum por R$ 30,00. Não pelo valor só, mas tb pelo descaramento. Sempre tentam nos abocanhar no bolso!!! Detalhe, não é obrigatório!!

Ricardo Passoni
16/04/2010, 16:11
Ja é um começo para se pensar ..... mas ....
Quais os veiculos isentos?
Ficam isentos da inspeção:

1.) Os veículos cujo ano de fabricação é o mesmo do ano em exercício, ou seja, 2010;

2.) Veículos em que o ano de fabricação é 2009 e realizou seu primeiro licenciamento em 2010;

3.) Motociclos e motonetas equipados com motor dois tempos,

4.) Veículos concebidos unicamente para aplicações militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação e outros de aplicação ou de concepção especial sem procedimentos específicos para obtenção de Licença

mrcrema
16/04/2010, 16:15
Um amigo meu tem um cj5 com motor AP 1.8 injetado.

Foi fazer a revisão, com giro alto ele passou na emissão de poluentes facil, ficou bem abaixo do limite, mas em marcha lenta foi reprovado por um indice muito pequeno acima do permitido, o carro ligado esta mesmo com a marcha lenta irregular, não esta estabilizada, ele vai mandar ver isso essa semana, limpar bicos, trocar velas, verificar regulador de marcha e vai remarcar, assim que eu tiver uma posição eu passo para vc´s. No caso do jeep dele nem tem o numero do motor cadastrado, isso ninguem falou nada.

Quando ao meu caso, o cara da vistoria disse que carro turbina esta fazendo vistoria e passando, tem que estar bem regulado, se póssível abaixar a pressão de combustível mas um detalhe que eles pegam é filtro de ar, tem que ter filtro de ar e não pode ser aqueles esportivos que sai da boca da turbina.

Felipe Marx
22/04/2010, 11:30
Levei o Gurja pra fazer pré teste (aquele que a MTE-Thompson e a Sul America Transito estao fazendo)

O gurja passou em tudo .. menos no tal do HC.
Segundo os caras lá, é falha na queima, podendo ser giclagem, regulagem ou cabos e velas ruins.

Vou trocar as velas, cabos e regular a lenta (deu uma pipocada na hora do teste) e tentar levar na semana que vem de novo.
Cabos e velas já estava na hora mesmo .. a regulagem vem de tabela.

O que eu vi lá ....
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito carro sendo reprovado por desleixo total.
Alguns PVDI passando com louvor ... manutenção em dia RULEZ !!

Minha impressao ...
carro bem cuidado, com manutenção em dia e com combustivel bom, passa sem grandes problemas.

dptucunduva
22/04/2010, 11:32
Levei o Gurja pra fazer pré teste (aquele que a MTE-Thompson e a Sul America Transito estao fazendo)

O gurja passou em tudo .. menos no tal do HC.
Segundo os caras lá, é falha na queima, podendo ser giclagem, regulagem ou cabos e velas ruins.

Vou trocar as velas, cabos e regular a lenta (deu uma pipocada na hora do teste) e tentar levar na semana que vem de novo.
Cabos e velas já estava na hora mesmo .. a regulagem vem de tabela.

O que eu vi lá ....
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito carro sendo reprovado por desleixo total.
Alguns PVDI passando com louvor ... manutenção em dia RULEZ !!

Minha impressao ...
carro bem cuidado, com manutenção em dia e com combustivel bom, passa sem grandes problemas.

E o CJ3? Como vai fazer?

mrcrema
22/04/2010, 11:35
Meu amigo levou o carro no mecanico, trocou velas, limpou bico e regulador de marcha lenta, passou no aparelho, tudo OK.

Remarcou a vistoria, foi na terça-feira, passou, tudo certo,

Valew

OPC+JR
22/04/2010, 11:40
mas um detalhe que eles pegam é filtro de ar, tem que ter filtro de ar e não pode ser aqueles esportivos que sai da boca da turbina.

Isso me chamou a atenção.
Quer dizer que não pode utilizar filtro esportivo em hipótese nenhuma ou só quando é turbinado?
Estou colocando um 2.4 no jeep e vou utilizar um K&N, será que vou ter que colocar um filtro de ar da Kombi só para passar na inspeção? :mrgreen:

[]´s

Osmir

Felipe Marx
22/04/2010, 12:49
É o que eu pretendo Crema .. dar uma revisada antes e levar. ;)
Parra .. o MB 1942 ainda nao está pronto ... entao, se chegar no mes da vistoria e ele nao estiver rodando, devemos transferi-lo pro sitio.

Maurício D'Arezzo
23/04/2010, 16:48
Olá a todos,

Dando continuidade à minha tentativa de aprovação na Controlar marquei a reinspeção, segue informação da primeira inspeção:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&p=1126529

Para segunda inspeção acabei diminuindo o gicleur da marcha lenta, o que eu estava usando tinha a marcação nº 12 e o atual tem o nº 11, acabei colocando mais alcool no tanque, antes a mistura era de 10L gas/03L alcool e agora é 50/50%, mas mesmo assim fui reprovado na marcha lenta, o interessante é que os indices que já eram bons ficaram ainda melhores, baixaram para menos da metade e o HCc da marcha lenta que estava pouco acima do limite subiu uns 50%.
Estou com uma grande dúvida:
O COc diminuiu pois com mais alcool a poluição é menor, combustível mais limpo.
O HCc (que é o combustível que não queimou) aumentou por qual motivo? se a mistura era rica diminuindo o gicleur tinha que diminuir o resíduo não queimado, ou será que a mistura era pobre e ficou ainda mais pobre. Ou será que adicionando mais alcool e não mudando o ponto e abertura das velas a queima ficou pior (na marcha lenta).
Sei lá...alguém tem alguma idéia? Eu e o Sr. Anísio (da Josewal) estamos com os cabelos em pé (ele mais pois tem mais cabelo) ele chegou a levar em uma oficina que tem um aparelho semelhante ao da Controlar e só conseguiu um indice menor que o indice oficial diminuindo muito o gicleur e atrasando tanto o motor que o carro quase não anda.
Seguem os valores da segunda inspeção (em azul).

Abraço a todos.

Jacimar
23/04/2010, 17:06
. . .

O HCc (que é o combustível que não queimou) aumentou por qual motivo? se a mistura era rica diminuindo o gicleur tinha que diminuir o resíduo não queimado, ou será que a mistura era pobre e ficou ainda mais pobre. Ou será que adicionando mais alcool e não mudando o ponto e abertura das velas a queima ficou pior (na marcha lenta).

Boa tarde prezado ! a formação de hidro carbonetos está intimamente ligada a temperatura de trabalho do motor, ele estava na temperatura ideal ? possui temostática ? um abraço !

Maurício D'Arezzo
23/04/2010, 17:29
Boa tarde prezado ! a formação de hidro carbonetos está intimamente ligada a temperatura de trabalho do motor, ele estava na temperatura ideal ? possui temostática ? um abraço !

Olá Jacimar,

Meu Jeep tem válvula termostática desde a retífica, é nova e funciona perfeitamente, antes de ir até a inspeção deixei o motor ligado por um bom tempo, quando o pessoal fez a medição com uma pistola (acho que a laser) pude ver que estava a 85º. O que eu já percebi é que quando o motor acaba de entrar em funcionamento se encostarmos a mão na base do carburador ele está tão frio que parece que é um copo com pedra de gelo e chega até a "suar" depois de algum tempo a temperatura do coletor da admissão aumenta e a caloria é irradiada para a base do carburador, na primeira inspeção a base estava ainda mais fria que na segunda, será que isso tem alguma influência?
Digo isso pois na década de 80 meu irmão tinha um Fiat a alcool que não andava de jeito nenhum no inverno, fuçando e tentanto, acabou colocando uma mangueira de combustível comprida e enrrolada na mangueira do radiador e o combustível entrando mais quente o carro parou de falhar, sei que "fantasmas não ecxistem"(padre Quevedo) mas funcionou.

Um abraço,
Maurício.

Felipe Marx
23/04/2010, 18:08
O indice de motores a alccol pro HC é maior que nos carros a gasolina ... 700 gas / 1100 Alc. (se nao me engano)
Isso me faz imaginar que alcool queima menos e por isso gera mais HC.

Levei o gurja no pre teste com alcool misturado no tanque. Acho que fiz besteira .. ja que todos os indices estavam otimos, menos o HC.

Tenta colocar gasolina BOA, deixa o carro esquentar e mede pra ver se dá diferença.

Maurício D'Arezzo
23/04/2010, 18:39
O indice de motores a alccol pro HC é maior que nos carros a gasolina ... 700 gas / 1100 Alc. (se nao me engano)
Isso me faz imaginar que alcool queima menos e por isso gera mais HC.

Levei o gurja no pre teste com alcool misturado no tanque. Acho que fiz besteira .. ja que todos os indices estavam otimos, menos o HC.

Tenta colocar gasolina BOA, deixa o carro esquentar e mede pra ver se dá diferença.

Se for isso mesmo achamos uma saída, vou procurar saber realmente qual o indice do alcool e tentar com a gasolina Pódium, o que é complicado nos dias atuais é poder ter um posto em que confiar, preço baixo é certeza de gasolina adulterada, mas um preço alto também não é razão para confiarmos, pois o dono pode querer ganhar duas vezes, no valor e na adulteração. Ou ainda ele compra de boa fé uma gasolina ruim, será que sempre fazem um teste de qualidade antes de entrar no reservatório?
Outra dúvida que tenho é que li em uma materia sobre combustiveis especiais (Pódium) que eles adicionam um retardante de queima e será que isso não gera mais HCc?

ABS.

rubensx
23/04/2010, 18:45
Maurício

Quer um conselho??

DIS - www.motorspice.com.br

Simples, ele vai potencializar as faíscas e melhorar a queima e usa gasolina pódium

NÃO misture mais alcool pois não vai ajudar, procure usar o gicleur original e melhore todo o sitema eletrico, você passa assim, mas vai ter de gastar mais um pouco

Maverick do meu amigo motor OHC com carburador original e tudo mais passou com louvor

Jacimar
24/04/2010, 08:36
Olá Jacimar,

Meu Jeep tem válvula termostática desde a retífica, é nova e funciona perfeitamente, antes de ir até a inspeção deixei o motor ligado por um bom tempo, quando o pessoal fez a medição com uma pistola (acho que a laser) pude ver que estava a 85º. O que eu já percebi é que quando o motor acaba de entrar em funcionamento se encostarmos a mão na base do carburador ele está tão frio que parece que é um copo com pedra de gelo e chega até a "suar" depois de algum tempo a temperatura do coletor da admissão aumenta e a caloria é irradiada para a base do carburador, na primeira inspeção a base estava ainda mais fria que na segunda, será que isso tem alguma influência?
Digo isso pois na década de 80 meu irmão tinha um Fiat a alcool que não andava de jeito nenhum no inverno, fuçando e tentanto, acabou colocando uma mangueira de combustível comprida e enrrolada na mangueira do radiador e o combustível entrando mais quente o carro parou de falhar, sei que "fantasmas não ecxistem"(padre Quevedo) mas funcionou.

Um abraço,
Maurício.

Bom dia prezado ! jah que a temperatura estava correta, entao acho que o proximo passo e fazer o que o Rubensx falou, melhorar a ignicao, na tentativa de queimar todo o combustivel e para isso tem que ter ar, seu filtro estah em dia ? interessante esse "causo" do seu irmao, aqui tem um pessoal que roda o BF no alcool e eles fazem uma serpentina de cobre ao redor do coletor de escapamento para aquecer o alcool e funciona bem, voltando ao assunto, eu sei que em Sao Paulo voces tem engarrafamentos enormes e ficam muito tempo na marcha lenta, mas reprovar o Jeep eh demais . . . raramente voce fica em marcha lenta, normalmente eh rodando, situacao que foi aprovado ! deveria haver maior tolerancia com os velhinhos . . . um abraco e boa sorte !

Dodger
24/04/2010, 14:24
Maurício

Quer um conselho??

DIS - www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br)

Simples, ele vai potencializar as faíscas e melhorar a queima e usa gasolina pódium

NÃO misture mais alcool pois não vai ajudar, procure usar o gicleur original e melhore todo o sitema eletrico, você passa assim, mas vai ter de gastar mais um pouco

Maverick do meu amigo motor OHC com carburador original e tudo mais passou com louvor

falando em maverick, eu tenho um com motr OHC e tá com o DIS da motorspice.
Nunca medi nada nele, nem em halmeter, mas quando instalei o DIS deu pra notar nitida diferença no cheiro dos gases que saem pelo escape. Antes sempre tinha aquele cheiro meio ardido de combustivel, típico de motores antigos, agora não. Possivelmete é isso que o Rubens falou, ocorre melhor queima do combustível.:concordo:

JP CJ-5
24/04/2010, 17:37
O Willys ainda não levei para fazer a inspeção da controlar, mas hoje levei o carro de passeio. Alguns posts deste tópico me deixaram com dúvidas, então aproveitei e questionei uns dos inspetores sobre como está sendo feita a inspeção nos veículos antigos, e segundo ele, os índices de emissão são medidos conforme o ano de fabricação e modelo do veículo, ou seja, independe do motor que está equipando o veículo, pode ser um willys 1950 com motor 2010 que o índice de emissão à ser considerado será o do ano de fabricação do veículo (veja os indices aqui (http://www.blogautoestrada.com.br/blog/?p=8285)). Perguntei também sobre motores turbinados, ou injetados (não originais de fábrica, nem dos veículos) e me respoderam que são vistoriados sim, oque importa é a emissão. Perguntei sobre os filtros de ar esportivo (tipo cônico), e a resposta foi que "agora pode", serão vistoriados normalmente.
Ou seja, deu a entender que eles não se importam com oque está embaixo do capô, e sim com a emissão.

Bom, vai aí algumas informações para quem tinha estas dúvidas assim como eu. Claro que não coloco minha mão no fogo, pois quem me passou estas informações foi 01 inspetor, não duvidando da palavra dele, mas como foi verbalmente ... :pensativo:

Realizei a inspeção na zona norte, Pirituba, tranqüilo e rápido, não aguardei nem um minuto na fila.

[ ]'s

Felipe Marx
26/04/2010, 09:00
um amigo levou uma Kombi ... reprovou no HC.
fez o motor TODO ... regulou, acertou no aparelho e tals ...
Levou de novo e REPROVOU ...

Putz !! :parede:

Vou trocar hj os cabos e velas do meu e dar um "tapa" no bura.
Amanha vou levar no pre teste da SA Transito.

Alias .. alguem ja descobriu onde vai ser amanha ?

dptucunduva
26/04/2010, 09:07
É o que eu pretendo Crema .. dar uma revisada antes e levar. ;)
Parra .. o MB 1942 ainda nao está pronto ... entao, se chegar no mes da vistoria e ele nao estiver rodando, devemos transferi-lo pro sitio.

Marx,

Liguei agora no despachante em SJC pra transferir o Jipe, visto que ele tb não tá rodando agora e não vou conseguir colocá-lo rodando a tempo...

Mesmo sem vencer a data do licenciamento, o sistema do detran já bloqueou, segundo ele. Não tem mais como transferir, teria que ter sido feito ano passado...

Tomara que ele esteja errado...

Felipe Marx
26/04/2010, 09:12
Ixe ... a info que eu tinha é que poderia transferir até o mes do licenciamento.

Felipe Marx
26/04/2010, 11:24
http://radiobandeirantes.com.br/conteudo.asp?PDT=35&ID=293152

Amanhã o teste é na Rua Agostinho Gomes, perto do 1200.
(putz ... do lado de casa !! hehehehehe)

Vou tentar levar todos os PVDI amanha lá. :concordo:

fbasoli
27/04/2010, 00:15
Amigos, boa noite.

Tenho um CJ 66 com motor BF-161 e carburador DFV 228. Levei o carro para a inspeção há um mês e deu fora CO e hidrocarbonetos (HC) na marcha lenta. Meu carro está com ignição eletrônica e na alta (2500 rpm), foi muito bem, passou bem longe do limite, mas a lenta foi uma tragédia. Troquei o gicleur principal, mexi na regulagem do carburador e levei de novo na última semana. Pau de novo. O CO agora está bom, mas HC deu muito alto (o limite são 700 ppm e deu 4900). Levei o carro para um mecânico perto de casa que tem o analisador de gases. Ele disse que regulou, mexeu com velas, mas o máximo que conseguiu foi 2000 ppm e sugeriu a instalação de um catalisador.

Ainda estou lutando para nao colocar o catalisador (800 latinhas). Como o CO está bom, imagino que a queima está boa. Todo o ar e combustível que tinham para queimar juntos, queimaram e acho que ainda posso mexer no gicleur da lenta e restringir bastante para "eliminar" o excesso de combustível que está entrando. Alguém sabe qual o gicleur original da lenta neste carburador?

Abraço,

Fabio

rubensx
27/04/2010, 09:22
pessoal

DENOVO

ao invés de catalizador ou cosia parecida

www.motrspice.com.br

coloca o DIS

melhora a queima o motor fica a prova dágua pra trilhas e melhora a potencia do motor, vc queima melhor e acerta de vez a coisa... ok??

Felipe Marx
27/04/2010, 14:30
Levei hj os carros pra passar pelo teste.

Gurja ... uma tragédia total !! quanto mais mexia, pior ficava. :parede:
Samuca 92 carburado .. passou facinho :concordo:
Explo .. Passou, mas o CO estava alto. Como eu já estava vendo de trocar a lambda e os sensores de temperatura ... vou fazer o teste de novo quando der.

Silverado 98 ... caraio, passou com louvor +++ :)
Escape todo novo, de tubos a catalizador. 900 lascas gastas, mas com resultado mais que evidente.

Catalizador novo faz sim uma puuuusta diferença.
Gazola boa, idem.

Agora é desmontar os buras do gurja e limpar .. depois fazer uma bela regulagem, e acertar o ponto um pouquinho atrasado (dica do cara do teste).

Semana que vem tem mais ... assim que eu descobrir onde vai ser o proximo teste.

dptucunduva
27/04/2010, 14:36
Silverado 98 ... caraio, passou com louvor +++ :)
Escape todo novo, de tubos a catalizador. 900 lascas gastas, mas com resultado mais que evidente.

Catalizador novo faz sim uma puuuusta diferença.
Gazola boa, idem.

Dando uma pesquisada, um catalizador novo sai por 250-350 reais.

Paguei a taxa da controlar e to esperando aparecer no sistema pra eu agendar o CJ.

Se não passar por causa de CO, vou meter um catalizador no jipe. 300 conto mais uns 50-100 pra adaptação, é o preço. Daí passa sem gambiarra e ainda ajudo um pouquinho na poluição... :)

rubensx
27/04/2010, 15:40
ah num sei como dise um dis pra 4cc sai 450 mango... deve ser do bf o memso valor eu acho...

e vc tem ganhos nisso, no catalziador num motor que não foi feito pra usar ele e nem tem os dutos de retorno nem nada é jogar dinheiro fora, vira um nariz entupido, fora que catalizador é sensivel paca dependendod a pancada...

ehehehe

Felipe Marx
27/04/2010, 16:04
Dando uma pesquisada, um catalizador novo sai por 250-350 reais.

Paguei a taxa da controlar e to esperando aparecer no sistema pra eu agendar o CJ.

Se não passar por causa de CO, vou meter um catalizador no jipe. 300 conto mais uns 50-100 pra adaptação, é o preço. Daí passa sem gambiarra e ainda ajudo um pouquinho na poluição... :)

Pensei nessa opçao tb ..
tinha uma kombosa na minha frente que passou facinho tb ... tinha catalizador.
alguns fuscas (que tem o mesmo motor do gurja) nao passaram.
Um passou com louvor +++ tb ... mas a fuca parecia que tinha acabado de sair da loja.

Falei com meu velho hj a respeito dos jipes ... ele disse que simplesmente nao vai fazer nada (nem licenciamento) e vai esperar pra ver o que acontece.
Do jeito que é casca de ferida .. é capaz de ainda meter um processo na controlar por nao estar usando o carro e ser obrigado a fazer vistoria e ter licença sem poder usar o carro .. huahuahuahuahua

Marcelo Cunha
27/04/2010, 16:10
Pensei nessa opçao tb ..
tinha uma kombosa na minha frente que passou facinho tb ... tinha catalizador.
alguns fuscas (que tem o mesmo motor do gurja) nao passaram.
Um passou com louvor +++ tb ... mas a fuca parecia que tinha acabado de sair da loja.

Falei com meu velho hj a respeito dos jipes ... ele disse que simplesmente nao vai fazer nada (nem licenciamento) e vai esperar pra ver o que acontece.
Do jeito que é casca de ferida .. é capaz de ainda meter um processo na controlar por nao estar usando o carro e ser obrigado a fazer vistoria e ter licença sem poder usar o carro .. huahuahuahuahua
Se tiver amparo legal, é uma boa opção.

dptucunduva
27/04/2010, 16:17
Agendado para sexta feira, 11 da manhã, no posto da Vila Medeiros, Zona norte - fica mais perto pra mim que venho de SJC....

Agora quero ver como fazer parar de vazar óleo, esse vai ser fogo....

wcascarlos
29/04/2010, 18:30
Estava morrendo de medo de não passar na vistoria, ainda mais que era para passar o Jeep para o meu nome, quando cheguei no posto do detran o chefe do posto também é jipeiro, a vistoria foi só pegar o nímero do chassi e deram uma olhada no motor e pronto. Notei que naquele posto eles não estavam fazendo a medição de emissão de gases em veículos mais velhos, somente nos novos, mais isso aqui no interior do RJ varia de posto para posto, já casos em outro posto de vistoria que estavam reprovando kombis e fuscas, foi um alívio, não sei se meu OHCzão iria passar não, embora está todo regulado e não está queimando óleo.

Felipe Marx
03/05/2010, 09:47
Esta semana é na Mooca o teste.
como é perto daqui .. vou tentar levar o gurja de novo (desmontei os buras e dei um "trato" neles)

Vamos ver o que dá ..

http://radiobandeirantes.com.br/conteudo.asp?PDT=35&ID=295089

DougBRSP
03/05/2010, 17:30
Esta semana é na Mooca o teste.
como é perto daqui .. vou tentar levar o gurja de novo (desmontei os buras e dei um "trato" neles)

Vamos ver o que dá ..

http://radiobandeirantes.com.br/conteudo.asp?PDT=35&ID=295089

Será que não rolaria fazer-mos uma pressãozinha na rádio bandeirantes ou através de emails ou mesmo um pedido formal para eles irem uma quinta com o laboratório móvel no Paca? Nem todos tem condição de ficar se locomovendo até os locais de teste durante a semana e lá poderiam ser testados vários jeeps de diferentes modelos de uma vez, além de atrair atenção da imprensa para o nosso problema além de divulgar os encontros de quinta, matando dois coelhos com uma caixa d'água só. :mrgreen:

ABS

Felipe Marx
03/05/2010, 17:38
Até acho que vale tentar ...
mas nao é a radio que faz isso, é a MTE thomposn e a Sincopetro

A Sincopetro quer pegar os postos sacanas.
A MTE thompson quer vender serviços e peças.

Eu apoio a iniciativa ... quem puder fazer isso e ficar ligado na radio seria um ótima.
Se precisar que mande mail ou montamos uma lista por aqui mesmo e mandamos o topico pra eles, pode contar com meu nome.

Maurício D'Arezzo
06/05/2010, 19:14
Boa noite à todos...mais uma vez fui tentar passar meu Jeep 1961 (mecanica original) na maldita inspeção veicular (já provoquei mais poluição tentando acertar o carro do que propriamente rodando).
Esse Jeep tinha instalado um distribuidor Wapsa, mas todas as peças, (rotor, platinado, condensador, tampa, cabo de vela, avanço) eram das marcas FQ (fundo de quintal) que encontramos hoje no mercado, mas acabei encontrando em uma auto peças aqui no meu bairro as peças da Bosch originais da época, tudo embaladinho (caixas empoeiradas e amareladas, o falsário é bom..hehehehe!). Com isso em mãos comprei um distrubuidor Bosch usado em ótimo estado, instalei tudo e percebi uma grande melhora no motor, (psicológico ou não, melhorou) achei que tinha resolvido meus problemas, mas mesmo assim não passou na Controlar, falta pouco, mas não passa.
Alguém já usou catalisador, funcionou? se ninguém usou, alguém sabe se isso pode resolver? ou carros carburados não podem ou não devem usar catalisador?
Na primeira tentativa eu coloquei um pouco de álcool, o COc ficou bom e o HCc ruim.
Na segunda tentativa eu coloquei mais álcool...........o Coc ficou ótimo e o HCc péssimo.
Na terceira tentativa eu coloquei gasilina + ou - pura o COc Ficou no limite e o HCc ruim.

Essa merd@ de HCc não baixa de forma alguma, o engraçado é que quando faço adição de álcool os índices variam assim:
COc varia de 0,25% (com muito álcool) à 6.0% (gasolina "boa" aditivada) ( 2.400% de variação).
HCc varia de 1237ppm (com muito álcool) à 838 ppm (gasolina "boa" aditivada) (47% de variação).

Como um índice muda tanto e o outro não?
Pensei ainda em fazer a revisão sem o elemento do filto de ar, quem sabe o Jeep está com o nariz entupido, já que o filtro é o da Kombi.

Alguém tem uma luz divina para repartir?

Grato,
Maurício.

Felipe Marx
06/05/2010, 19:22
Filtro de ar é a primeira coisa que vc deve trocar por novo ...

Catalizador faz sim uma baaaaita diferença no HC e CO.
Se vc tiver como ... manda instalar um compativel com o seu motor que é 90% de certeza que passa.

Aproveita e lava o escape por dentro.

Maurício D'Arezzo
06/05/2010, 21:27
Filtro de ar é a primeira coisa que vc deve trocar por novo ...

Catalizador faz sim uma baaaaita diferença no HC e CO.
Se vc tiver como ... manda instalar um compativel com o seu motor que é 90% de certeza que passa.

Aproveita e lava o escape por dentro.

Olá Felipe,

O elemento é novo, mas se eu fizer a inspeção sem ele a mistura pode ser mais rica em oxigênio e queimar melhor, será? eu estava até pensando em incluir posteriormente uma entrada de ar à mais na caixa do filtro da Kombi para que aumente a entrada de ar.
Meu motor é o BF será que um catalizador de Ranger ou S10 6cil vai funcionar?
Gostaria de manter o Jeep mecanicamente o mais original possível, (pois a mecânica básica eu consigo fazer reparos/regulagens, já meu carro moderno só abro o capô para colocar água e ver nível de óleo) pequenos acessórios (filtro, catalizador) não me importo de colocar, pois não tenho outra opção mesmo.
A dica de lavar o escape por dentro eu já ouvi que fizeram em motor à diesel, à gasolina eu ouvi que colocaram palha de aço ou lã de vidro no tubo logo atrás do silenciador e que funcionou bem até ficar enxarcado de fuligem.

Abraço,
Maurício.

Ulisses N. Ribeiro
06/05/2010, 23:32
Mauricio

Estamos no mesmo barco e tbem ja tentei tudo o que foi falado ate entao, estive pensando q nao temos mais a nossa saudosa gasolina azul q talves com certeza seria a resposta para a queima ideal, como entao preparar uma combustivel a sua altura?? Pensei ate em misturar algo com grande detonacao tipo THINNER??? Ou sera q rebaixando o cabecote a fim de melhorar a taxa de compressao q julgo ser baixa ( No catalogo do BF ele informa 7,6 : 1 ), o q vcs acham?

Abracos a Todos,...

Desculpe a falta dos acentos pois nao estou conseguindo configurar o teclado,...

Jacimar
07/05/2010, 07:14
Mauricio

Estamos no mesmo barco e tbem ja tentei tudo o que foi falado ate entao, estive pensando q nao temos mais a nossa saudosa gasolina azul q talves com certeza seria a resposta para a queima ideal, como entao preparar uma combustivel a sua altura?? Pensei ate em misturar algo com grande detonacao tipo THINNER??? Ou sera q rebaixando o cabecote a fim de melhorar a taxa de compressao q julgo ser baixa ( No catalogo do BF ele informa 7,6 : 1 ), o q vcs acham?

Abracos a Todos,...

Desculpe a falta dos acentos pois nao estou conseguindo configurar o teclado,...

Bom dia prezado ! dizem que a gasolina Podium é a melhorzinha que está tendo, um amigo que tem uma Belcar ( DKW ) sofria com o funcionamento do motor 2 tempos, por causa do alcool, o que ele faz é retirar o alcool da gasolina e funciona bem melhor, como é um carro para rodar fim de semana não fica tão caro, no seu caso não sei se ajuda . . . um abraço !

Felipe Marx
07/05/2010, 11:28
Já tentei tudo isso (alcool, podium, aditivada, rabo de galo) e nao adianta.

Minhas conclusões até agora ..

Ou se melhora a queima (distribuidor, velas, cabos)
Ou se diminui a injeção de combustivel (se for carburador, troca a giclagem pra menor)
Ou instala um catalizador.

O carro tem que estar beeeeeeeeeeeeem reguladinho ... se nao nao passa de jeito nenhum.

Rogério Barthy
07/05/2010, 12:24
É facinho facinho de se melhorar a queima..... avgas (gasolina de avião) em pequenas proporções (meu pai colocava cerca de 20% do tanque de avgas e o resto de comum) e o fusca da família andava mais que notícia ruim.... cuidando para não abusar já que o motor esquentava mais e com o tempo começou a desfazer as partes em contato com o combustível e queima do mesmo.
Rogério

Ulisses N. Ribeiro
07/05/2010, 21:57
Pensei nisso tbem, a tal da gasolina verde, deve proporcionar uam boa queima a fim de baixar o HC, agora aonde encontrar, alguem tem ideia??

Maurício D'Arezzo
07/05/2010, 22:31
Já tentei tudo isso (alcool, podium, aditivada, rabo de galo) e nao adianta.

Minhas conclusões até agora ..

Ou se melhora a queima (distribuidor, velas, cabos)
Ou se diminui a injeção de combustivel (se for carburador, troca a giclagem pra menor)
Ou instala um catalizador.

O carro tem que estar beeeeeeeeeeeeem reguladinho ... se nao nao passa de jeito nenhum.
Eu já fiz a troca de tudo na distribuição e por peças originais da época, tudo da Bosch e não adiantou, cabos de vela de uma empresa chamada "Marília" que fornecia os cabos na época, tudo de cobre, já diminuí o gicleur principal e o da marcha lenta, já coloquei até menor do que está agora, mas aí o Jeep não sai do lugar de tão estrangulado que ficou.

Pensei nisso tbem, a tal da gasolina verde, deve proporcionar uam boa queima a fim de baixar o HC, agora aonde encontrar, alguem tem ideia??
Que tal pegarmos de algum dos aviões do Lulinha? não seria roubo, nós que pagamos, é nosso.
Hehehehehehe!

Estou pensando em catalisador, cheguei até a ir em uma oficina de escapamentos, mas o cara acha que não adianta, se não serve catalisador então porque sai de fábrica nos veículos zero Km, não sei mais o que fazer para manter certa originalidade.

Ulisses N. Ribeiro
07/05/2010, 23:22
Com certeza, nos q pagamos porque entao nao usar numa causa verdadeira?? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs,....
Com relacao ao catalisador pelo q estive conversando com meu mecanico melhoraria apenas o CO, mas com relacao ao HC q seria a queima total do combustivel o catalisador nao ajudara em nada,...e agora????

Jacimar
08/05/2010, 06:34
Com certeza, nos q pagamos porque entao nao usar numa causa verdadeira?? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs,....
Com relacao ao catalisador pelo q estive conversando com meu mecanico melhoraria apenas o CO, mas com relacao ao HC q seria a queima total do combustivel o catalisador nao ajudara em nada,...e agora????

Bom dia prezado ! o catalisador eh chamado de tres vias porque reduz o CO, CO2 e HC ( Hidrocarbonetos ), para motores que estiverem bem perto dos indices deve resolver, mas nao deve fazer milagre com um motor em vias de quebrar . . . depois da inspecao talvez voce possa retira-lo e guardar para ocasioes especiais :lol: um abraco !

Tenussio
08/05/2010, 23:15
Acabo de levar um REPROVADO no meu CJ5 1968 com mecanica 100% original. Indice de HC acima de uns 5500ppm... O resto deu tudo certinho. O cara me disse para ir a um mecânico e pedir para regular o carburador que resolve.
Tudo no meu CJ é original. Nem óleo vaza. Ainda assim mandei no mecânico semana passada e revisei tudo..tudo mesmo...troquei até o escapamento por um novo (tava inteiro mas resolvi trocar para evitar problema). Carburador limpo e regulado, vela nova, filtro novo, cabo de vela novo.....
Nem sei o que fazer!!!!!!
(que roubalheira...carro impecável e super bem conservado)...
Se alguém tiver dicas para baixar o HC posta pra nóis ai...

To pensando em usar gasolina podium por 1 semana e depois ir lá de novo.....

rubensx
09/05/2010, 00:09
eu devia ganhar dinheiro pela propaganda, mas vou repetir...

DIS
www.motorspice.com.br

pra ser mais justo vc pode procurar tb com o sukys:
http://www.sukys.com.br/produtos/produtos.html

Ou comrpar um modulo gringo MSD e por ai vai

Queima total do combustivel = modulo de ignição mais potente e eficaz...

Pessoal se vão gastar gaste com o que pdoe trazer alguma vantagem e melhoria... eu aconselho DIS, mas tem mais ai no mercado como opções de ignições decentes...

Colocar o DIS e PASSA sim...

beijos a todos repetindo pela ultima vez eu acho

Ulisses N. Ribeiro
09/05/2010, 21:09
Prezado Rubens

Eu já havia visto a sua indicação quanto ao DIS e pesquisei no site, achei tudo muito interessante mas estamos falando de quantas latinhas para resolver este famijerado problema de queima? Acredito q não deve ser coisa barata pois se trata de um componente de fabricação especial, portanto nem todos terão latinhas suficientes para bancar este sistema, estive com o meu mecânico hoje e pasmem ele pediu q eu conseguisse o distribuidor original com platinado ( O atual está com ignição eletrônica pois o antigo estava com uma folga enorme no eixo precisando de embuchamento).
Pois bem consegui este distribuidor que ele pediu e acertou tudo no alcool, checado na máquina ele constatou que agora passa com folga tanto no CO quanto no HC, vou agendar para esta semana depois posto aqui o resultado, mesmo assim agradeço pela dica e acredito q vc não vai mais precisar repetir sua indicação,..rsrssr, mesmo assim valeu,..
Abraços a todos,....

rubensx
09/05/2010, 22:35
bom considerando que nego quer gastar 300 reais de catalizador e nÀo vai resolver

450 reais de DIS tá justo não acha??

Agora em termos de lógica o que seu mecanico fez sinceramente tá longe dela, seu distribuidor eletronico ai estava com problemas com certeza, pois sendo platinado ou não, num muda nada na regulagem a nÀos er que o avanço não funcionava mais e etc ai concordo com ele

abraços

Dodger
10/05/2010, 08:13
Poisé, quanto a questão de colocar uma ignição potente, o pessoal acha caro, mas o que tenho ouvido por ai de colocar catalizador e outras gambi só pra passar em vistoria, num tá no gibi...ehehehe

Catalizador pode até ajudar a reduzir alguma coisa, mas vc vai é ganhar problemas futuros e estrangular seu motor que num foi projetado pra isso.
Ou seja, vais gastar pra piorar o desempenho e funcionamento do carro.
Se é pra gastar, gasta direito! O DIS, além de reduzir emissão te dá mais potencia, o funcionamento do motor fica outra coisa e rende mais economia tbém. Só no que melhorou o consumo do meu carro, e isso pra mim é beneficio secundário, pelo que calculei aqui o investimento se pagou em 8 meses, isso pq rodo muto pouco(todo dia mas pequenas distancias).

mrcrema
10/05/2010, 08:26
Galera

Olha a noticia que esta no Diario do Grande ABC, sei que esta falando somente de veiculos Diesel e escolares, mas quem sabe se for uma galera conversar com eles não conseguimos uma vistoria dessa previa em uma terça-feira a noite que acontecem os encontros de jeep no mesmo local.

Começa hoje inspeção veicular voluntária e gratuita
Do Diário do Grande ABC

0 comentário(s)

Os cidadãos de São Bernardo que possuem veículos (http://www.dgabc.com.br/News/5809812/comeca-hoje-inspecao-veicular-voluntaria-e-gratuita.aspx#) movidos a diesel e transportes escolares permissionados e que querem ter seus veículos diagnosticados quanto à emissão de poluentes, podem comparecem hoje no pátio do estacionamento do Ginásio Poliesportivo (Avenida Kennedy, 1.055), das 8h às 16h.
A cidade é a primeira a adotar a inspeção veicular depois de São Paulo. Trata-se de uma inspeção voluntária e gratuita. A medida faz parte do Projeto Orientar, que identifica veículos desregulados e sujeitos a quebra por falta de manutenção.
Em agosto, deve começar a inspeção em carros (http://www.dgabc.com.br/News/5809812/comeca-hoje-inspecao-veicular-voluntaria-e-gratuita.aspx#) flex (http://www.dgabc.com.br/News/5809812/comeca-hoje-inspecao-veicular-voluntaria-e-gratuita.aspx#), também de forma voluntária e sem custos.
A meta é que em um ano e meio, a inspeção veicular seja obrigatória em todo o Estado. Quando chegar esta fase, será preciso pagar taxa. Provavelmente, o valor será o mesmo de São Paulo: R$ 56,44. Quem não fizer o teste não poderá licenciar o veículo.
Os outros municípios do Grande ABC também devem começar a se mobilizar para implementar a inspeção veicular. O programa é discutido no Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne as prefeituras da região. A frota atual das sete cidades está em mais de 1,3 milhão de veículos.

Abraços

rubensx
10/05/2010, 09:21
Poisé, quanto a questão de colocar uma ignição potente, o pessoal acha caro, mas o que tenho ouvido por ai de colocar catalizador e outras gambi só pra passar em vistoria, num tá no gibi...ehehehe

Catalizador pode até ajudar a reduzir alguma coisa, mas vc vai é ganhar problemas futuros e estrangular seu motor que num foi projetado pra isso.
Ou seja, vais gastar pra piorar o desempenho e funcionamento do carro.
Se é pra gastar, gasta direito! O DIS, além de reduzir emissão te dá mais potencia, o funcionamento do motor fica outra coisa e rende mais economia tbém. Só no que melhorou o consumo do meu carro, e isso pra mim é beneficio secundário, pelo que calculei aqui o investimento se pagou em 8 meses, isso pq rodo muto pouco(todo dia mas pequenas distancias).

Pois é eu achei que isso era implícito no que eu dizia, mas realmente muito obrigado por esclarecer a todos, acho que eu não estava me fazendo entender...

Já teve gente aqui de perto de casa que fez o motor 2x (bf-161) trocou anieis, pistões, comprou carburador reliquia na caixa, mandou encher de silicone vermelho pra não pingar oleo e ainda comprou um catalizador de gol :parede:

Reprovou todas as vezes e digo mais... agora que ele achou a idéia mais legal de todas de colocar alcool na gasolina e diminuir gicleurs, ainda vai eprovar denovo, total gasto dele deve ter batido mais de 2500 reais enquanto 450 tinha resolvido...

mas fazer o que, feliz quem tá é o mecanico com a burrice alheia

BRUNO Z/N
10/05/2010, 23:12
Rubão

É pra valer mesmo o DIS?
Entrei no link q tu postou, não entendi mto bem até pq de mecanica não entendo nada....
Só ele já resolve?

rubensx
11/05/2010, 01:16
Rubão

É pra valer mesmo o DIS?
Entrei no link q tu postou, não entendi mto bem até pq de mecanica não entendo nada....
Só ele já resolve?

só ele não claro, pode ser um MSD ou algum modulo de ignição, com o tanto que potencialize a ignição ótimo...

acontece que o dis deixa, de quebra, o sistema todo a prova dágua, logo são 2 vantagens

scrat
11/05/2010, 08:18
Bom dia Pessoal,

Só para constar, fiz a minha inspeção hoje, no posto da Barra Funda.
Foi bem tranquilo, mas aviso que foi porque o Jeep estava em perfeitas condições.
Mas eles olham o necessário, pelo menos foi o que deu a entender, pois o meu jeep estava com filtro esportivo e não colocaram empecilho nisso.

No meu caso, o combustivel era alcool e todo o sistema, desde o motor até o escapamento é novo.(esse o motivo de eu dizer que estava em perfeitas condições!!!rs)

Eles olharam por baixo, abriram o motor e após essa verificação visual fizeram o teste de poluentes.

Abraços e boa sorte aos demais!

Scrat

Tenussio
11/05/2010, 10:11
Bom dia Pessoal,

Só para constar, fiz a minha inspeção hoje, no posto da Barra Funda.
Foi bem tranquilo, mas aviso que foi porque o Jeep estava em perfeitas condições.
Mas eles olham o necessário, pelo menos foi o que deu a entender, pois o meu jeep estava com filtro esportivo e não colocaram empecilho nisso.

No meu caso, o combustivel era alcool e todo o sistema, desde o motor até o escapamento é novo.(esse o motivo de eu dizer que estava em perfeitas condições!!!rs)

Eles olharam por baixo, abriram o motor e após essa verificação visual fizeram o teste de poluentes.

Abraços e boa sorte aos demais!

Scrat

Scrat, qual o motor do seu jeep?
Abraço.

scrat
11/05/2010, 10:24
Opa Tenussio,

O meu é um motor AP 1.8 carburado (Brosol - 2E) alcool.

Tenussio
13/05/2010, 14:34
Gostaria de postar minha experência para APROVAR meu CJ1968 com BF161 e também algumas dicas técnicas que aprendi nestes últimos dias. Acho que pode ajudar alguém com dificuldade para conseguir a aprovação:

1a. Vistoria: REPROVADO
COc(limite 6,00): medido 0,86 na lenta e 2,63 na alta (OK)
Diluição(limite 2,5): medido 1,79 na lenta e 1,96 na alta (OK)
HC(limite 700): medido 5084 na lenta e 3148 na alta (REPROVADO)
Condição do veículo: Original, sem vazamentos de óleo, escapamento original, motor BF161 feito pela primeira vez e com 5000km, válvulas reguladas, etc etc.

2a. Vistoria: APROVADO
COc(limite 6,00): medido 4,22 na lenta e 2,75 na alta (OK)
Diluição(limite 2,5): medido 1,00 na lenta e 1,00 na alta (OK)
HC(limite 700): medido 429 na lenta e 286 na alta (OK)

Coisas que aprendi durante a solução do problema:
HC alto significa Hidrocarbonetos nos queimados; ou seja, combustivel não foi queimado completamente. Esse índice alto indica:
a) problemas relacionados à queima do combustível, tais como problemas mecânicos na câmara de combustão tais como válvulas presas, vazamentos etc;
b) problemas elétricos (bobina, cabo de vela, vela, distribuidor, rotor e platinado) que impedem a queima constante.
c) mistura desajustada (aquele parafuso na base do carburador que ajusta a entrada de combustível na lenta) ou gicleur maior que o especificado. Quando o índice é alto na lenta é o parafuso que está desajustado. Na alta é o gicleur.
Um ponto importante aqui é a questão da diluição. O ideal é obter 1,0 - o que significa que a mistura está equilibrada quanto a combustível e ar. Nos carros modernos a sonda lambda faz esse controle.
Eu obtive indice de 1,79 e 1,96 na primeira medição, indicando erro com relação à mistura.
d) problemas com a qualidade do combústivel. Geralmente alto índice de alcool ou solventes na gasolina. Note que o limite de motores antigos à gasolina é de 700ppm. Para alcool é 1100ppm. Logo adicionar alcool na gasolina PIORA em muito o indice de HC. Não usar gasolina premium para a vistoria, pois o percentual de hidrocarbonetos na premium é uns 5% maior que a gasolina aditivada. Logo usar gasolina aditivada de ótima procedência.

O que fiz para resolver o HC alto:
a) Troquei a gasolina por uma confiável. Eu tinha abastecido num posto ALE em Cabreúva pouco antes de entrar numa trilha. Posto super suspeito e pelo cheiro da gasolina percebi que tinha algo errado...cheirava alcool...até comentei com meu amigo na hora. Gasolina com muito alcool eleva consideravelmente o HC. Com essa ação, meu HC baixou de 5084 na lenta para cerca de 1800.
(quanto ao posto Ale, não tenho como provar que a gasolina estava adulterada, por isso não estou afirmando nada. O rapaz que fez a primeira inspeção foi bem claro: "O sr. manda regular tudo e se não baixar o HC, troca a gasolina que resolve...Isso me parece gasolina adulterada, pois o seu CO está muito baixo...então me parece que não tem problema mecanico...senão o CO daria alto também...quanto mais alcool, mais baixo é o CO, mas mais alto é o HC."). Me pareceu uma ótima dica para baixar indice de CO - por alcool...
b) Ajustei o ponto. O ponto para o BF161 deve ser algo em torno de 4~6 graus. Estava 22 graus (????!!!!!). Quanto mais baixo o ponto, mais baixa o HC. Com isso baixou para uns 300 na alta.
c) Ajuste do parafuso de entrada de combustível da lenta (aquele na base do carburador e que muita gente acha que é o ajuste do ar). A entrada de ar no carburador na lenta é constante e o parafuso enriquece a mistura para mais ou para menos quando vc ajusta a quantidade de combustível. Com isso o HC na lenta passou para uns 500.
d) Troquei a bobina (a coitada estava no Jeep há uns 20 anos - deu até dó da separação), cabo de vela e velas. Acho que isso não colaborou em nada, mas como pretendia trocar mesmo...
e) As regulagens de ponto e carburador foram feitas numa oficina que tem o equipamento que mede os indices. Senão fica difícil descobrir qual o ajuste correto e qualquer pequeno desajuste eleva consideravelmente o índice.

E isso aí....
Espero que dê alguma luz para alguém.
Boa sorte a todos.

mrcrema
13/05/2010, 14:45
Informação a todos de SP / ABC

em conversa com o Divino que é o organizador do encontro de jeep´s de São Bernardo, ele disse o seguinte : que esta em contato direto com a equipe que esta fazendo as pré-vistorias no Poliesportivo e que ficou certo de que serão feitas pre-vistorias no encontro de terça-feira, ainda não tem data prevista, mas assim que estiver com a informação eu posto aqui.

Marcio

Maurício D'Arezzo
13/05/2010, 18:36
Gostaria de postar minha experência para APROVAR meu CJ1968 com BF161 e também algumas dicas técnicas que aprendi nestes últimos dias. Acho que pode ajudar alguém com dificuldade para conseguir a aprovação:

1a. Vistoria: REPROVADO
COc(limite 6,00): medido 0,86 na lenta e 2,63 na alta (OK)
Diluição(limite 2,5): medido 1,79 na lenta e 1,96 na alta (OK)
HC(limite 700): medido 5084 na lenta e 3148 na alta (REPROVADO)
Condição do veículo: Original, sem vazamentos de óleo, escapamento original, motor BF161 feito pela primeira vez e com 5000km, válvulas reguladas, etc etc....
.
.
.
.

E isso aí....
Espero que dê alguma luz para alguém.
Boa sorte a todos.

Olá Tenussio,

Quanto cobraram para fazer a regulagem? qual endereço da oficina?
Perto de casa estão cobrando R$ 50,00 só para medir, sem por a mão, se der uma reguladinha sem trocar nada os caras querem R$ 150,00.

Abraço,
Maurício.

Tenussio
13/05/2010, 21:30
Olá Tenussio,

Perto de casa estão cobrando R$ 50,00 só para medir, sem por a mão, se der uma reguladinha sem trocar nada os caras querem R$ 150,00.

Abraço,
Maurício.

Cobraram R$ 50,00 só para medir e mais R$ 70,00 para as regulagens do ponto e carburador.
As velas, cabos de vela e bobina eu mesmo troquei....
Mecanica Ninin - Rua Fidelis Papini 280 - Vila Prudente - São Paulo. 2914-5657
Demorou uns 15 minutos de serviço....R$ 120,00....achei meio caro.
Acho que dá para achar mais barato por ai.

Josi
16/05/2010, 19:49
Olá Tenussio,

Abraço,
Maurício.

Oi Maurício,
Pelo que li, não tem nada de diferente do que já conversamos. Semana passada fiz a do jipe, e ele quase passou. Do mesmo modo da F75, passou em COc e não passou em HC.
Amanhã, vamos levar novamente a F75 numa oficina que tem a máquina... Pelo que vejo, o pessoal que tem passado, fez isso... levou em alguém que tinha a máquina para regular.
Só dois casos até agora, vi que passaram sem uma vistoria prévia.

O problema é que todos os anos teremos que fazer isso... O que é um absurdo!!

Ah... para constar... o tal do DIS também não é garantia. Essa semana chegou um cliente na loja que tem, e que foi reprovado!! Comprou um distribuidor original comigo... e fez a vistoria... melhorou... mas foi reprovado novamente :parede:

Conclusão... estamos no ponto zero novamente... só não vi ninguém com o tal do catalizador ainda.

Alguém já viu??
Até mais!!

Robertux
16/05/2010, 20:35
Ah... para constar... o tal do DIS também não é garantia. Essa semana chegou um cliente na loja que tem, e que foi reprovado!! Comprou um distribuidor original comigo... e fez a vistoria... melhorou... mas foi reprovado novamente :parede:

O colega Tenussio cita, em sua postagem, que identificou 4 problemas que podem provocar a reprovação por excesso de HC. O DIS resolve apenas um deles, se o problema for outro o motor, mesmo com o DIS, será reprovado, e estando bem regulado passa mesmo sem o DIS.

mrzagato
17/05/2010, 12:15
Fiz a vistoria no meu CJ5 ano 1979 4CC neste final de semana, a adivinhem, foi reprovado. Os níveis são:
Limite de COc(%vol.) = 6.00
Limite HCc (ppm vol.) = 700

Meu Jeep
COc (%vol.) Marcha lenta = 9.27
COc (%vol.) 2500 RPM = 8.34

HCc (%vol.) Marcha lenta = 1061
HCc (%vol.) 2500 RPM = 174

Vou trocar, vela, cabo de vela, limpar carburador e regular e vou tentar novamente.

Me informei sobre colocar Catalizador no Jeep e me informaram que não pode, pois ai tem risco de incêndio.

Se for reprovado novamente, vou ter que achar uma forma.

Quanto a vazamento, eles reprovam mesmo, vale lavar o motor e embaixo do jeep, só não pode pingar óleo.

http://www.mizoa.blogspot.com

Abraço,

MRZAGATO

Amigos, como ja devem saber aqui em São Paulo nossos Jeep´s terão que fazer a inspeção veicular, apenas os PLACAS PRETAS estão livres todos os demais vão entrar na dança.

Alguém sabe se existirá algum critério para a avaliação do Jeep´s ?
O indice de CO2 para carros normais é de 1% só que nossos brinquedos não possuem catalizadores nem tem a tecnologia dos carros modernos logo eu imagino que passamos desse indice fácil, fácil.

Outro coisa que muitos de nós temos em nossos brinquedões é o famoso vazamento de óleo que vem de fábrica e na inspeção os caras olham vazamentos e etc, será que isso pode reprovar o carro ?

Existe alguma oficina que faz a medição ou deixa o carro em condições de passar no teste ?

Será que teremos que apelar para os despachantes para fazer o licenciamento em 2010 ?

O meu tem motor BF161 6cc com o cabeçote retificado, vazamentos no motor e reduzidas (Básico)

Abraço

Maurício D'Arezzo
18/05/2010, 23:58
Segue mensagem do engenheiro da empresa Mastra, que fabrica escapamento e catalisador.

"Creio que um catalisador ajudaria um pouco pois os resultados da 1ª inspeção estão bem próximos do limite.
Porém para ajudar seria necessário entrar na inspeção com o sistema de escapamento quente para garantir a ação do catalisador.
Em marcha lenta ele é muito pouco eficaz se a temperatura não estiver acima dos 200°C.
Quanto a contra pressão no motor causada pelo catalisador não creio que seja grande.
Caso você opte por instalar um catalisador recomendo o DV8105C da Mastra."

Atenciosamente
Valdecir Rebelatto

Abraço a todos.

Dodger
19/05/2010, 06:09
Segue mensagem do engenheiro da empresa Mastra, que fabrica escapamento e catalisador.

"Creio que um catalisador ajudaria um pouco pois os resultados da 1ª inspeção estão bem próximos do limite.
Porém para ajudar seria necessário entrar na inspeção com o sistema de escapamento quente para garantir a ação do catalisador.
Em marcha lenta ele é muito pouco eficaz se a temperatura não estiver acima dos 200°C.
Quanto a contra pressão no motor causada pelo catalisador não creio que seja grande.

Atenciosamente
Valdecir Rebelatto

Abraço a todos.

Até eu que sou mais bobo, se fosse fabricante de catalizador iria te recomendar isto.

isso num parece solução porca não? em vez de pegar esta grana e investir na manutenção e melhoria do seu sistema de alimentação e queima, tu vai lá e enfia um catalizador que num é nada barato pra ainda por cima prejudicar o rendimento/funcionamento do seu carro???

Tenussio
19/05/2010, 11:33

Atenciosamente
Valdecir Rebelatto

Abraço a todos.

Em função do preço de um catalisador, sem garantia do resultado e ainda altera as condições originais do veículo, eu jamais colocaria um.
Parece-me solução de desespero.
Procurem uma oficina especializada e que tenha o equipamento de medição e façam os ajustes. Ainda que persista algum indice fora da especificação, o mecânico tem condições de lhe dizer o que eh e aí sim vc gasta com o que realmente resolve.
Minha opnião pessoal...claro.
Abraços.

Maurício D'Arezzo
19/05/2010, 23:24
Calma pessoal, ainda não estou jogando dinheiro pela janela...apenas estou estudando todas as possibilidades e decidir o que achar melhor, a Josi já trocou tudo o que podia (oficina própria), não resolveu, já levou em outra oficina "especializada" que tem a máquina (atrasou muito o ponto, cobrou R$ 250,00), não resolveu. Tem Jeep que já deve estar bom por pura sorte ou boa manutenção, então colocar na máquina para regular é como empurrar bêbado em ladeira, e o mecânico pode levar a fama de ser bonzão, mas tem uns que nem milagre resolve. Colocar gasolina boa? aonde? em qual posto confiar? nem a questão de preço do combustível é questão de confiança, gasolina barata é garantia de adulteração, gasolina mais cara pode dar lucro duas vezes, quem é que fiscaliza os combustíveis? e quem fiscaliza o fiscal? aqui no Brasil, fiscalização? hahahahahahaha!
Reformei meu Jeep inteiro na garagem de casa, desmontei tudo e remontei em três anos e ainda estou aprendendo, agora só a questão de uma reguladinha é que vou mandar os outros fazerem? quero aprender, resolver e manter a originalidade mecânica. Não quero instalar um sistema Hipermastermegafull por melhor que seja, quero o meu Jeep 1961 andando como um 1961 e não um frankenstein, por melhor que possa ficar. E o que eu estou vendo muito por aí não é o pessoal realmente diminuir a emissão de poluentes e sim burlar a máquina da Controlar, se eu tiver que pagar R$ 250,00 todo ano para ser aprovado (+ R$ 56,00 de taxa) prefiro regular do meu modo que quase passou e colocar o catalisador que a longo prazo se paga, e ainda realmente abaixar o nível de poluentes durante o ano e não só na inspeção.
Todos aqui já devem ter gasto o dobro ou mais do valor que hoje vale o seu Jeep, e como diz o ditado " o que é um peido para quem já está cagado" não vão ser R$ 300,00 que vai fazer com que eu desista do meo Jeep.

Um abraço a todos.
Maurício.

tecnica
25/05/2010, 13:08
Oi pessoal,

Hj fui na Controlar da Aliperti, levar o meu Engesa FaseII com motor opala 4 cilindros a alcool.

Minha dica é, se querem investir para ter sossego, instalem uma injecao eletronica. O meu esta usando a megasquirt, mas acho que outras injeções programaveis podem obter o mesmo resultado.

Arriscaria dizer que se tivesse catalizador, e um pouco melhor acertado, ele passaria com os mesmos limites dos carros mais novos (garanto pra vcs que o acerto que eu tinha feito tava bem ruim.... o jipe afogou na 1a tentativa de medir e apagou), .

O escapamento é novo, o anterior estava cheio de remendos e podrão. Com a saida embaixo da porta do motorista. Foi refeita a tubulacao inteira, com a saida na traseira.

A ignicao é controlada pela Megasquirt, mas é DIS com sistema de centelha perdida. Para a inspeção, deixei o mapa de ignição 5 graus atrasado (traz a frente de chama para perto da fase de escapamento, auxiliando a queima dos residuos da combustao).

Nao tive tempo de trocar o filtro de ar, foi sujo mesmo.

Qto a vazamentos, passei uma estopa no bujao de dreno da caixa de cambio, o unico ponto que tinha possibilidade de gotejar.

Abs a todos.

Felipe Marx
25/05/2010, 13:59
sive lá hj tb.
Mesmo depois de trocar o motor do gurja e acertar tudo o que dava, foi reprovado.

Agora vou fazer o acerto nos buras com giclagem menor pra ver o que acontece ..

benderrr
25/05/2010, 19:00
meu jeep tem plca de sao paulo so vo fazer a tranferencia final do ano por falta de verba
sobre a liceensa eu consegui fazer de boa aqi na minha cidade mesmo o jeep sendo placa de sp e sem ter feito esta inspecao!!!

tentar faszer a licensa em otra cidade é uma boa no para qem mora em sp/?

BRUNO Z/N
26/05/2010, 15:42
Benderrr]

Cuidado, teu licenciamento pode ser bloqueado a qqr momento irmão.

Fcarpinelli
26/05/2010, 21:16
meu jeep tem plca de sao paulo so vo fazer a tranferencia final do ano por falta de verba
sobre a liceensa eu consegui fazer de boa aqi na minha cidade mesmo o jeep sendo placa de sp e sem ter feito esta inspecao!!!

To na mesma, em janeiro eu já licenciei o meu pela antecipada e agora já perdi a data da vistoria (final 2) não ia passar nem a pau, mas levei o azulão pra Atibaia e lá não tem problema ainda.

Meu despachante disse que esse ano ainda consigo transferir a placa pra lá mesmo que nao fiz a vistoria.

Não tem esquema nem nada é tudo dentro da lei e etc, só vou precisar fazer a vistoria normal do Ciretram mas essa passa na boa.

Em julho farei isso e posto aqui o resultado..

Abraços

Felipe Marx
27/05/2010, 08:53

Até onde eu sei, a multa será aplicada se vc for pego rodando com o carro em SP.
Imagino que se vc nao roda em sampa, nao tenha maiores problemas por enquanto.

mas seu licenciamento pode ser bloqueado para o ano que vem.

EduMendes
31/05/2010, 23:42
Comunicado para quem usa 3K New Frederico:

- Pneus com tamanho e desenho fora de padrão > REPROVADO

No meu caso uso recapado nos 35"

JP CJ-5
31/05/2010, 23:46
Caramba Edu, essa pra mim é novidade, pensei que estavam verificando apenas as emissões etc, no site deles (Controlar) não consta nada sobre os pneus.

Mas e o motor, chegaram a medir os índices?

[ ]'s

Haron
31/05/2010, 23:52
Resumindo á todos os proprietários de Jeeps monstrificados...:

Fudeu...

[]´s

mrcrema
01/06/2010, 08:09

Edu

Muito estranha essa informação, meu amigo passou com os pneus abaixo.

Será que tem diferença de um posto de vistoria para outro ?

Valew

Felipe Marx
01/06/2010, 08:49
muito estranho mesmo ...
onde foi essa vistoria ?

mrcrema
01/06/2010, 08:52
muito estranho mesmo ...
onde foi essa vistoria ?

Fica em frente da UNIP da via anchieta, não sei o endereço correto.

mrcrema
01/06/2010, 08:54
Foi esse cara de cavalo que passou na vistoria.

Felipe Marx
01/06/2010, 09:05
Fica em frente da UNIP da via anchieta, não sei o endereço correto.

Crema .. esse é o posto mais "chato" pelo que tenho ouvido falar ..
mas, por via das duvidas, eu colocaria uns pneus mais "discretos" e remarcaria no posto da Aliperti, que dizem ser o mais tranquilo.

mrcrema
01/06/2010, 09:11
Crema .. esse é o posto mais "chato" pelo que tenho ouvido falar ..
mas, por via das duvidas, eu colocaria uns pneus mais "discretos" e remarcaria no posto da Aliperti, que dizem ser o mais tranquilo.

Felipe

Esse foi o unico jeep da minha turma que foi fazer a vistoria, reprovou uma unica vez porque estava com problemas na marcha lenta, não estabilizava, então deu erro na leitura da queima na marcha lenta, foi feita uma revisão, troca de velas, verificação de ponto, sensor da lenta, voltou ao posto e passou sem nenhum problema.

Valew

scrat
01/06/2010, 09:38

Isto pra mim também foi novidade.
O Controlar não faz esse tipo de inspeção, no proprio site deles diz que é somente de poluentes.

Voce foi em um posto do Controlar mesmo?
Na minha guia não vi nenhuma observação referente a caracteristica do veículo.
O meu é SPOA 33 ...

EduMendes
01/06/2010, 10:17

Estou regularizando os documentos do Jeep, pois apesar do motor ser a alcool, o documento constava motor a gasolina.

Tive que ir até um posto do Imetro, na Av. Anhanguera, onde eles fazem uma prévia da inspeção da Controlar.

Lá eles mediram e testaram tudo, incluindo o motor, suspensão, estabildiade, freios, etc..... O Jeep passou em tudo, com uma pequena ressalva na marcha lenta.

O unico ponto que eles reprovaram foram os pneus, alengando tamanho e desenho irregular. Os meus, por ser eixo de Rural, ainda ficam muito para fora do alargados então chamam muito a atenção.

No mesmo dia eu troquei as rodas e pneus por um jogo menor e voltei lá, então o Jeep passou.

Segundo o "engenheiro" que estava lá, meu Jeep passaria no Controlar, apenas acertando a marcha lenta, mas se o pessoal que estiver fazendo a vistoria quiser eles podem reprovar por causa dos pneus.

Em resumo, quando eu for fazer a vistoria certamente irei com um jogo de pneus menores. Não vou dar motivo para eles reprovarem e tirarem mais dinheiro do meu bolso......

Vale apena fazer algumas prévias antes....

Abraço

PCLEITE
13/07/2010, 17:36
Depois de muita preocupação e feriado só vendo aqui no forum as trilhas sem poder sair pois o licenciamento estava vencido, apesar de pago, mas dependia do controlar !!

DEPENDIA..pois hoje PASSEI nesta merda !!! troquei as velas, filtro estava OK, troquei óleo e pus óleo p/ motor velhinho, SÃO PEDRO me ajudou e mandou chuva...tudo molhadinho embaixo do Jeep ..ehehehe. .. no sabado paguei 50,00 p/ um pré-teste e passei...hoje passei de PRIMA nem fiquei p/ 2a. época !!! Agora posso por diesel na gasolina e passar nos pés dos guardas sem medo de ser Feliz !!!:dance::dance::dance::dance:

COc lenta 2,36 Alta: 5,77 (quase deu pau) limite 6,00
HCc 90 130 limite 700
Fator diluição: 0,97 0,86 limite 2,50

Meu Jeep OHC com DIS

até 2011 !!!

Ricardo Passoni
13/07/2010, 20:05
E isso ai , mas que da um frio na barriga da isso sim pq nunca da para entender realmente quais parametros são avaliados, ins dizem que pneu grande reprova , mas no dia que fui , tinha uma F 75 grande , e foi reprovada pelo indice acima do permitido ! Pneu nem no site da controlar fala nada ( acho )
abraços

Newton Guerra
15/07/2010, 12:38
Sempre penso como ficará a situação dos que não são aprovados e não estão nem aí para licenciamento. Todos têm endereço "fantasma" e não estão sujeitos a cobrança? Vão tirar das ruas?

Segundo essa reportagem teoricamente 50% dos veículos estariam ilegais:

http://diarionet.terra.com.br/integra.php?id=1475

Tô sofrendo com 2 motos antigas e em breve um CJ-5 em fim de restauração :parede:.

Abraços

rubensx
15/07/2010, 14:20
em tmepo veículos com placa preta não necessitam passar na inspeção veicular, memso motos ou carros

se as motos são antigas e originais só colocar placa preta e tá em casa!

Os jeeps a coisa é mais embaixo... tem de trocar motorização algo assim

Dodger
15/07/2010, 17:03
em tmepo veículos com placa preta não necessitam passar na inspeção veicular, memso motos ou carros

se as motos são antigas e originais só colocar placa preta e tá em casa!

Os jeeps a coisa é mais embaixo... tem de trocar motorização algo assim

Placa preta o buraco é muito, mas muito mais embaixo.
Se o pessoal que for fazer vistoria pra pegar placa preta for rigoroso, e geralmente é, qquer alteração já da pau na hora. Em teoria o carro pode perder 20 dum total de 100 pontos da avaliação , mas alguns ítens são excludentes de cara.
Só como exemplo, um conhecido tentou colocar placa preta num chevrolet decada de 60 dele e tomou pau, só pq o motor V8 do carro dele apesar de ser chevrolet e do mesmo ano e inclusive original do modelo do carro dele, não era o que tinha saido de fábrica no carro, foi colocado depois, acho que o original era um V8 283 e tava com um V8 307, tudo chevrolet e da mesma época e oferecidos no mesm carro.
Placa preta é uma frescurada danada, carro tem que ser absurdamente original , como saia de fábrica e sem alteração alguma.

Imagina pegar um jeep do pessoal ai e tentar voltar ele pro original de fábrica...iria ter que reconstruir/modificar. 90% do Jeep

Robertux
20/07/2010, 14:12
Sempre penso como ficará a situação dos que não são aprovados e não estão nem aí para licenciamento. Todos têm endereço "fantasma" e não estão sujeitos a cobrança? Vão tirar das ruas?

Segundo essa reportagem teoricamente 50% dos veículos estariam ilegais:

http://diarionet.terra.com.br/integra.php?id=1475

Tô sofrendo com 2 motos antigas e em breve um CJ-5 em fim de restauração :parede:.

Abraços

Vejam essa notícia no site da Prefeitura de São Paulo

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=39077

rubensx
20/07/2010, 18:59
Placa preta o buraco é muito, mas muito mais embaixo.
Se o pessoal que for fazer vistoria pra pegar placa preta for rigoroso, e geralmente é, qquer alteração já da pau na hora. Em teoria o carro pode perder 20 dum total de 100 pontos da avaliação , mas alguns ítens são excludentes de cara.
Só como exemplo, um conhecido tentou colocar placa preta num chevrolet decada de 60 dele e tomou pau, só pq o motor V8 do carro dele apesar de ser chevrolet e do mesmo ano e inclusive original do modelo do carro dele, não era o que tinha saido de fábrica no carro, foi colocado depois, acho que o original era um V8 283 e tava com um V8 307, tudo chevrolet e da mesma época e oferecidos no mesm carro.
Placa preta é uma frescurada danada, carro tem que ser absurdamente original , como saia de fábrica e sem alteração alguma.

Imagina pegar um jeep do pessoal ai e tentar voltar ele pro original de fábrica...iria ter que reconstruir/modificar. 90% do Jeep

é que ele nu usou o recur$o certo no de$pachante certo

Capi$che?

Newton Guerra
20/07/2010, 19:14
Rubens, acho que usei o termo errado para minhas motos. Não são "antigas", são "véinhas", hehehe. Duas XL-250R 83, estão indo rumo à placa preta em 2013! Estão originais.

Quanto ao Willys, fiquei com muita vontade de montar ele original, mas falta muita coisa. A mecânica tá original, só falta funcionar :mrgreen:.

Abraços

Maurício D'Arezzo
22/07/2010, 19:23
Visualização
Passou

--------------------------------------------------------------------------------
Olá a todos,
Hoje meu CJ 1961 com toda a mecanica original (06 cil) passou na Controlar, ALEEEEEELUIIIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAAA!!! leia-se cantando como anjos...Hehehehe.

Apenas para acrescentar mais um item para ajudar outros que não passaram na inspeção, (pode até já constar nas paginas anteriores, mas não aguento mais esse negócio de inspeção e estou com preguiça de ler tudo novamente) levei o CJ em um mecânico que tem a tal máquina, e para alcançar os indices exigidos foi necessário reduzir o gicleur da alta para um numero menor que o 25 (que dizem que é o original) a numeração é diferente (é 117.5 ou algo assim) depois posso retira-lo e informar, o da lenta está em 14. Alem disso o mecanico falou que quando o HCc na lenta está alto o que resolve é aumentar a marcha lenta, (originalmente é 650 RPM), então ele deixou com aproximadamente 950 (o indice permitido pela Controlar é de 600 à 1200 RPM então o porque de não usa-lo). Alem disso atrasou bem o ponto do motor por volta de 10º, ficou uma merd@ andar assim, mas o que importa é que estou com o selo no parabrisa.

HahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHa hHahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaa hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahaHahHahahahahahahah ahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahaHahHahahahahahahahahahahahahahahah ahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahaha hahahahahahaHahahahahahahahahahahahahahahahahahaha hahahahahaHahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha hahahahaHahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha hahahaHahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha hahaHahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha haHahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha HahHahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah aahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahaHahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahaHahHahahahahahah ahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahaHahahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!

Perceberam que estou um pouco feliz.

Abraço.

Érico F
27/07/2010, 14:27
Felipe Marx, boa tarde!
Antes de mais nada sou novo no fórum e peço licença p/ participar.
Felipe, preciso da sua ajuda afim de tirar uma grande dúvida!, os resultados q vc obteve fazendo os testes pela RB/Thomson (rádio Bandeirantes) foram parecidos com o resultado da Controlar?
Pergunto isso, pois tenho um fusca 73, 1500cc, onde foi reprovado em Hc na lenta (2063 ppm) pela Controlar. Tudo havia sido trocado, giclês bem abaixo (1200cc), porém na hora da inspeção eu acelerei um pouco a Lenta e diminuí a mistura até cair o giro. Daí fiquei c/ a impressão de mistura muito pobre com excesso de ar. Regulei a mistura até deixar o motor redondinho, deixei a lenta um pouco acelerada, ajustei a abertura das velas com lâminas profissionais (esquece usar serra Starret) e fui ao teste da RB/Thomson onde o HC caiu de 2063 p/ 376ppm. Remarquei o Controlar p/ reinspeção gratuíta p/ 21/8/10, porém gostaria de ter certeza do indice de variação da Thomson e Controlar.
Obrigado, Érico

Felipe Marx
27/07/2010, 16:29
nos testes que eu fiz, os valores sempre foram equivalentes e com pouca oscilação.
Se seu carro passou com folga na MTE, eu levaria na controlar sem medo.
Se passou muito no limite eu tentaria mais alguns ajustes.

Érico F
27/07/2010, 16:56
Pelo q eu percebí, passou com bastante folga:
LIMITES
HC = 700 ppm, Coc = 6%

MTE: HC = 376, COc = 1,71

Antes na Controlar: HC = 2063, COc = 0,93
Lembrando q a única alteração q eu fiz depois de ser reprovado na Controlar foi: Ajuste de 0,55 p/ 0,70 abertura de velas; aumento de rpm Lenta, ajuste da mistura p/ funcionamento redondo na Lenta/média (tudo de ouvido, não tenho RPM, pistola de ponto...). Se a máquina da Thomson estiver correta, pouca coisa resulta em uma baita diferença.
Fernando, caso lhe interesse ouvi dizer q a próxima RB/MTE será na Vila Alpina. Por ser perto, com certeza irei novamente p/ tirar a prova.
Grato pelos esclarecimentos.