PDA

Ver Versão Completa : me apresentando

jrwillys64
06/01/2010, 14:09
Boa tarde amigos., Sou novo como membro, porem já acompanho o forum à algum tempo.
Sempre tive gaiola de trilha 'ainda tenho'. porem ha alguns meses adquiri meu primeiro willys.
Já fiz a estréia na trilha e adorei. que máquina.:-)
Moro em OSASCO e faço as trilhas da região com certa frequencia.
espero colaborar e participar dos topicos.
Logo logo vou batizar a viatura(sugestões são bem vindas) Tambem vou postar algumas fotos em breve.
abraços.
willys 6cc 3m reduzido.
:)

iglupolarartico
06/01/2010, 15:31
Opa!! Seja bem vindo amigo!!
E bota fotos da viatura ai!!
Assim fica mais fácil de sugerirmos apelidos!!:concordo:

Grande abraço!

Pandda
30/07/2010, 19:03
Buenas a todos. Me chamo Pandda, sou de Santa Cruz do Sul, RS. Recentemente adquiri meu primeiro Jeep. Como trabalho no interior, precisava de um veículo adequado, e como sempre quis ter um Jeep, acabei comprando.

Sou novato, sei muito pouco de mecânica e mesmo antes de comprá-lo já vinha observando o fórum e aprendendo muito.

Ainda não penso em utilizar o Panddinha em trilhas. Levando isso em consideração comprei um 4x2 que apareceu e coube no meu bolso.

Tenho como prioridades na utilização do Jeep, necessariamente nesta ordem, a segurança, a economia, o conforto e a estética.

Quero que ele me leve ao trabalho, aproximadamente 15km de asfalto + 15km de estrada de chão bem ruinzinha diários, e passear com a esposa e amigos nos finais de semana.

Bem, vamos às características da viatura:

Willys Overland - 1957 - é um CJ5, correto? (No documento consta como IMP)
Motor de Opala 4cc
Câmbio de Opala
Tração 4x2
Gasolina (e bebe bastante)
Rodas de F1000 - os Pneus e o Aro eu não sei...
Capotas Gaúcha rígida, com janelas no condutor, passageiro e traseira.
5 pneus praticamente novos
Lataria em bom estado
Paguei 9k com os custos de transferência e licenciamento 2010... foi caro? barato? no preço?

Já fiz uma revisão e troca de peças em um Posto de Molas de Confiança, o que garantiu maior estabilidade. Já adquiri também e na próxima semana vou instalar o Sistema de Ignição Eletrônica, chave seta com relampejo (a chave seta que tem é bem comum) e fechadura no porta-luvas. No momento a viatura está na oficina para revisão dos freios dianteiros e verificação do não funcionamento do velocímetro, odômetro e marcador de combustível.

Se acaso o velocímetro não funcionar, gostei de um kit da Guster Racing, é de fácil instalação?

Pretendo devagarito ir ajeitando o veículo e pra isso conto com as sugestões de vocês!

O que faço primeiro considerando a utilização que pretendo?

Em termos de economia é recomendável instalar GNV?

Se eu não resistir e querer ir para as trilhas, além do 4x4, o que mais deverei instalar?

A caixa do Opala tá arranhando, é assim mesmo? Já me sugeriram colocar caixa do chevette 5 marchas, o que acham?

Que outras melhorias posso fazer? Em anexo, fotos do Panddinha.

Obrigado pela atenção!

André Luiz Rossetim
30/07/2010, 19:41
1- Antes de mais nada pense na segurança- freios a disco na dianteira e revisão do sistema de direção
2 - realmente é um CJ5 1957, nessa época eles ainda eram importados para o Brasil.
3 - Sobre caixas de marchas, vc deve pesquisar, aki no forum tem muita informação a respeito, mas se está sem a caixa de redução, qualquer adaptação é facil,
4 - Antes de instalar o GNV, avalie a possibilidade de passar pro alcool, o meu com motor de opala faz cerca de 6 km / litro (no asfalto)
5 - Neste ano os jeeps sairam com relação de diferencial muito curta, por isso usa-lo em rodovias e grandes deslocamentos diarios exigem muita rotação do motor, limitando sua velocidade e aumentando o consumo de combustivel.
6 - para passar pra 4x4, vc teria de reinstalar caixa da reduzida (T-case ou caixa de transferencia), diferencial dianteiro, rodas livres, pontas de eixo dianteiro, e outros detalhes internos que podem ter sido modificados qdo da retira do 4x4 (um crime hehehe)
7 - Para trilhas, além do 4x4, recomendaria ignição eletronica (vc já vai fazer), freios a disco (pelo menos na dianteira), revisão boa de toda a mecanica, e principalemnte um jogo novo de pneus mais offroad.
8- se o velocimentro e odometro não funcionam provavelmente é so trocar o cabo mas como vc não tem caixa de redução não sei se encontrar-a algum com facilidade.
9 - R$9.000,00 seria de graça para um 4x4, mas não tenho ideia do valor de um 4x2; se vc considerar que gastará mais uns 4k para passa-lo para 4x4, vai ver que o preço esta na média, mas isso depende do estado geral dele (lata e motor).

Boa sorte e seja bem vindo

Pandda
31/07/2010, 10:53
1- Antes de mais nada pense na segurança- freios a disco na dianteira e revisão do sistema de direção
2 - realmente é um CJ5 1957, nessa época eles ainda eram importados para o Brasil.
3 - Sobre caixas de marchas, vc deve pesquisar, aki no forum tem muita informação a respeito, mas se está sem a caixa de redução, qualquer adaptação é facil,
4 - Antes de instalar o GNV, avalie a possibilidade de passar pro alcool, o meu com motor de opala faz cerca de 6 km / litro (no asfalto)
5 - Neste ano os jeeps sairam com relação de diferencial muito curta, por isso usa-lo em rodovias e grandes deslocamentos diarios exigem muita rotação do motor, limitando sua velocidade e aumentando o consumo de combustivel.
6 - para passar pra 4x4, vc teria de reinstalar caixa da reduzida (T-case ou caixa de transferencia), diferencial dianteiro, rodas livres, pontas de eixo dianteiro, e outros detalhes internos que podem ter sido modificados qdo da retira do 4x4 (um crime hehehe)
7 - Para trilhas, além do 4x4, recomendaria ignição eletronica (vc já vai fazer), freios a disco (pelo menos na dianteira), revisão boa de toda a mecanica, e principalemnte um jogo novo de pneus mais offroad.
8- se o velocimentro e odometro não funcionam provavelmente é so trocar o cabo mas como vc não tem caixa de redução não sei se encontrar-a algum com facilidade.
9 - R$9.000,00 seria de graça para um 4x4, mas não tenho ideia do valor de um 4x2; se vc considerar que gastará mais uns 4k para passa-lo para 4x4, vai ver que o preço esta na média, mas isso depende do estado geral dele (lata e motor).

Boa sorte e seja bem vindo
Valeu pelas dicas André! Mas ficam algumas dúvidas:

Se eu colocar freios a disco na dianteira (sinceramente ainda não analisei como é o sistema de freios do Panddinha) isto pode inviabilizar ou causar alguma dificuldade maior se eu quiser posteriormente colocá-lo 4x4? Ou não há nenhuma interferência?

Um mecânico muito conceituado em Jeep aqui da cidade disse que com uns 2k passa ele para 4x4...

Mas antes disso quero mudar o estofamento... ele é inteiriço na dianteira, e conforme a trepidação do carro o condutor trepida junto pros lados (hehehe) e isto causa bastante insegurança... me aconselham a colocar dois bancos concha com cinto 4 pontas? Assim que o carro voltar da oficina vou tirar fotos internas e colocar aqui no fórum...

Vou pesquisar no fórum sobre a transformação de gasolina para álcool e depois farei os cálculos pra verificar o que se torna mais econômico.

A respeito da relação de diferencial, realmente percebi em meus deslocamentos por rodovia que eu chegava em quarta marcha em velocidade baixa e com o motor estourando... o que é possível fazer para evitar isso?

Mais uma vez obrigado pelas dicas e bom final de semana!

André Luiz Rossetim
31/07/2010, 15:10
Valeu pelas dicas André! Mas ficam algumas dúvidas:

Se eu colocar freios a disco na dianteira (sinceramente ainda não analisei como é o sistema de freios do Panddinha) isto pode inviabilizar ou causar alguma dificuldade maior se eu quiser posteriormente colocá-lo 4x4? Ou não há nenhuma interferência?

Um mecânico muito conceituado em Jeep aqui da cidade disse que com uns 2k passa ele para 4x4...

Mas antes disso quero mudar o estofamento... ele é inteiriço na dianteira, e conforme a trepidação do carro o condutor trepida junto pros lados (hehehe) e isto causa bastante insegurança... me aconselham a colocar dois bancos concha com cinto 4 pontas? Assim que o carro voltar da oficina vou tirar fotos internas e colocar aqui no fórum...

Vou pesquisar no fórum sobre a transformação de gasolina para álcool e depois farei os cálculos pra verificar o que se torna mais econômico.

A respeito da relação de diferencial, realmente percebi em meus deslocamentos por rodovia que eu chegava em quarta marcha em velocidade baixa e com o motor estourando... o que é possível fazer para evitar isso?

Mais uma vez obrigado pelas dicas e bom final de semana!

Qto a valores, td depende da situação do carro, se não tiver diferencial dianteiro, nem roda livre, nem caixa de transferencia vai mto mais do que R$ 2k.
Muita gente usa freio a disco na dianteira tem varios kits disponiveis no mercado, e muita informação aki no forum. Mas....isso vai depender da situação do teu eixo dianteiro, afinal....ele não tem nd d original, sendo diferente de 99% dos jeeps de quem usa esse site.

Qto a velocidade, as unicas coisas a serem feitas é:
- trocar coroa e pinhão - o que seria uma boa pra vc que só teria de se preocupar com a traseira em quanto for 4x2 -metade do custo.
- Usar pneus maiores, o que leva a outras necessidades (elevar carroceria ou SPOAr) usar espaçadores de rodas ou alterar offset das rodas, trocar sistema de direção, dimencionar adequadamente freios, etc.....
- Usar uma caixa de 5 marchas com relação da 5-° inferior a 1:1, mas ai não sei como ficaria a situação de um futuro 4x4.

Bancos conchas são um pouco desconfortaveis e caros, o meu veio com acentos dianteiros do Fiat tipo, é facil de adaptar e mto confortavel, principalmente para quem quer usar o carro no dia a dia.