Ver Versão Completa : Suspensão Dianteira Vitara - Lubrificação
Pessoal,
boa tarde!
Primeiramente, desejo um Feliz Ano novo a todos!!!
Mais uma vez, venho pedir uma ajuda aos amigos : meu Vitara 94 3p com calços de suspensão 2" RC está fazendo um nhec-nhec na suspensão dianteira, igual ao barulho que os feixes de mola sem lubrificação fazem em alguns jeeps, porém me falaram que não existem pontos de lubrificação nesse carro, inclusive procurei e não achei nenhum.... estive em um local que faz engraxamento e o cara falou que ia meter graxa em tudo , porém fiquei com medo e gostaria de uma orientação da onde devo efetivamente engraxar ou o que pode ser feito.
Obrigado!!
Cleyson Guimarães
06/01/2010, 13:06
Companheiro !!
Você colocou esses calços a pouco tempo ?
Bom, não sei se te ajuda, mas coloquei meus calços da alternativa a pouco tempo e no inicio começou esse nhec nhec na frente parecido com som de metal com metal. Enfim, levei de volta e vimos que, não vou saber o nome exato, mas parece como uma arroela grande onde é o amortecedor é preso, ela não é circular é meio sextavada e ficava pegando umas das pontas na lateral por onde entra o amortecedor. Foi só dar uma esmirillhada e dormiu !
Não sei te ajudei.
Abrazzzzzzzzzz
Cleyson,
Coloquei os calços há uns 6 meses,porém os barulhos começaram a uns 20 dias apenas, mas vou ver essa questão da arruela e posto em seguida...
Obrigado pela ajuda!
Abs!!
Cleyson Guimarães
06/01/2010, 13:23
Vou tirar uma foto e tentar postar por aqui, guenta mão !!
Cleyson Guimarães
06/01/2010, 13:40
Não sei se vai dar pra ver mas perceba que ela é fica bem próxima as laterais, inclusive acho que da pra ver o amortecedor direito do motorista uma marquina branca, essa marca era uma dos lugares que estava rangendo.
ANDRÉHUFF
06/01/2010, 16:03
Pessoal,
boa tarde!
Primeiramente, desejo um Feliz Ano novo a todos!!!
Mais uma vez, venho pedir uma ajuda aos amigos : meu Vitara 94 3p com calços de suspensão 2" RC está fazendo um nhec-nhec na suspensão dianteira, igual ao barulho que os feixes de mola sem lubrificação fazem em alguns jeeps, porém me falaram que não existem pontos de lubrificação nesse carro, inclusive procurei e não achei nenhum.... estive em um local que faz engraxamento e o cara falou que ia meter graxa em tudo , porém fiquei com medo e gostaria de uma orientação da onde devo efetivamente engraxar ou o que pode ser feito.
Obrigado!!
Meu camarada não deixa colocar graxa não, produtos derivados de petroleo atacam as borrachas que existem em baixo do seu carro, tive
um problema semelhante quando voltei de uma trilha e por preguisa mandei lavar o carro num lava jato, o cara meteu solupan sem dó e ressecou todinho o carro, resolvi os rangidos pulverizando o carro por baixo com oleo mineral que não ataca as borrachas, os rangidos sumiram por completo, o ruim é que vc devera evitar andar na poeira por algum tempo, senão gruda por tudo.
arlei_vitara
06/01/2010, 19:59
Graxa e SOLUPAN são coisas MUUUUUUUUUUITO diferentes, lembrando que graxas nada mais são que óleo lubrificante adicionadas de sabões espessantes.
Graxas não atacam borrachas, tem muito de lenda nesta afirmação, senão não teriámos retentores aplicados nos cubos de roda por exemplo, exatamente para vedar saida de graxa.
Agora quanto ao "nhec nhec" da suspensão do Vitara.........passei por algo muito parecido no meu Vitara que tá com calços de nylon de 1". Revisei tudo, procurei folga, desgaste em todas as borrachas da suspensão e nunca de encontrar nada errado, até que matei a "charada".
Ao instalar o calço na parte superior das molas, foram removidas umas especies de "arruelas" de borracha que ficam encaixadas na mola, fazendo uma especie de "berço", tanto em cima, apoiando na torre, quanto embaixo, apoiando na balança, e que existem justamente para evitar que a mola fique montada diretamente sobre as superficies metálicas da balança e da torre, gerando ruidos de "ferro com ferro".
Como as balanças trabalham angulando ao abrir ou fechar o curso da suspensão, com o tempo acaba gerando ruido.
A solução para mim foi limpar tudo bem direitinho e pincelar uma dose generosa de graxa para chassi, entre a mola e a balança. O tal "nhec nhec" sumiu completamete, fazem já alguns meses.
Veja se não é isso o teu problema, é só remover a roda do lado que está fazendo barulho e ver se a mola está apoiada diretamente sobre a balança. Se estiver, mete graxa sem medo !
[ ]s,
Vitarinha Bruttus
06/01/2010, 20:16
Dê uma olhadinha tambem nos calços da carroceria que se apoiam sob os farois. Tive um problema de nhac nhac ali.
Foi só dar um reaperto e pronto!
Abraços!!!
SUZUGLAU
07/01/2010, 11:13
+ 1 OPCAO
AMIGO NO MEU VITARA ESSE NHEC NHEC ERA NO PIVO DA SUSPENSAO
Lubrificamos ele com uma seringa e oleo de direcao (um oleo mais fino) com a seringa jogando dentro do pivo.
abs
Amigos,
Muito obrigado pelas respostas, realmente não pensei que esses nhec-nhecs pudessem vir de tantos lugares.....bom, no sábado vou pôr literalmente a mão na graxa para ver todos esses pontos e posto aqui o que resolveu!!!!
Obrigado e um abração a todos!!
Octavio
Dioguito Cruvinel
08/01/2010, 10:15
Cara, estou vendo que a cada post a galera sugere novos lugares de onde possam estar vindo os rangidos. Desculpe, mas vou "contribuir" para aumentar sua dúvida ( :twisted: :mrgreen: :mrgreen: ) relatando um fato que aconteceu comigo.
Tenho um Vitarinha 3P e há alguns meses começei a perceber um rangido metálico vindo da parte da frente do carro. Eu não conseguia achar de forma alguma de onde vinha aquele maldito nhec nhec que já estava me deixando louco, a ponto de um dia eu esvaziar quase uma lata inteira de WD40 nos amortecedores e em tudo mais quanto era lugar. E nada daquele barulhinho infernal sumir.
Até um dia em que eu abri o capô e percebi que aquela haste que segura a tampa do capô aberto estava com algumas marcas recentes de desgaste, provavelmente por estarem desalinhadas (tortas) e assim raspando em alguma parte da lataria interna :putz:. Minha ficha caiu na hora :oops:. Foi só desentortar um pouco a haste e enrolar um pedacinho de fita isolante naquela área desgastada que o barulho sumiu :dance:.
Espero que o seu caso seja algo tão simples de resolver quanto o meu:concordo:.
Abs.
Cleyson Guimarães
24/01/2010, 11:13
E ai companheiro Octavio, tudo em ordem ?!?
Deu certo, conseguiu tirar o barulho ?
Abrazzzzzzzz
Cleyson,
BOm dia meu amigo!
infelizmente tive alguns problemas familiares e não pude mexer no Vitarinha, mas agora está tudo ok e irei ver essa semana, e posto o que foi no decorrer da semana!
Obrigado,
abs!
Ivo Paris
03/02/2010, 23:34
Pessoal, no meu, o barulho começou logo após instalar.
Entrei de baixo, pedi prá patroa balançar o jipe e vi que o barulho vem do calço de fixação do amortecedor dianteiro.
Apliquei óleo spray pelo compartimento do motor, nos pontos de fixação do amortecedor (vide foto em post anterior), e também pela parte debaixo, naquela peça metálica que faz parte do kit dianteiro.
O barulho sumiu, mesmo já tendo molhado e lavado o jipe várias vezes.
Única coisa que reclamo do kit é que a suspensão ficou meio cabrita na frente, e a correção do alinhamento ficou no limite, favorecendo o desgaste do pneu pelo lado de fora, e to com medo de estragar meus BF 235 AT.
O kit vem com parafusos mais finos pro amortecedor dianteiro, pra corrigir esse problema, de maneira que nao precisou aumentar o furo da fixação do amortecedor.
Outra coisa é que a roda tá pegando no chassi quando esterça tudo. De um lado consegui corrigir pelo parafuso de regulagem, mas pra direita ainda pega um pouco
Como vocês resolveram isso?
Pessoal , coloquei o kit e comecou a ranger, li aqui e coloquei um wd em cima daquela arruela sextavada e parou na hora, valeuuuuu