Ver Versão Completa : agua reservatorio radiador
alexandreodecam
28/12/2009, 23:10
e normal ela ferfer ate secar??:pensativo:
Ronaldo B.
28/12/2009, 23:30
Não é normal.
Vc está usando algum aditivo junto com a água do radiador ???
[]´s
DI HERVAL
28/12/2009, 23:53
e normal ela ferfer ate secar??:pensativo:
Acho que existe um furo nesta festa....:pipoca:
Abraço...
Dê uma verificada na tampa do radiador, em volta da bomba d'água e nas mangueiras. Pode estar vasando só o vapor, vç não percebe e não deixa marca de água no chão. Tente passar um espelho pequeno nestes lugares, se embaçar achou o vazamento.
Aconteceu com a minha e era na tampa do radiador.
Abs.
A minha também seca, pois o reservatorio é apenas expansor, isto é, recebe o excesso de agua liberado pela valvula da tampa. A agua que fica no reservatorio, pode secar depois de algum tempo, devido ao calor do motor.
Se colocar um pouco de aditivo neste reservatorio, o ponto de ebulicao aumenta e evita que evapore e seque.
alexandreodecam
30/12/2009, 21:17
olhe se todos fossem unidos como os cheroqueiros os mecanicos mal intencionados nao terias vez, valeu pelas dicas, abraco a todos, ainda estou na faze da empolgacao do jeep, desculpe o mal jeito...:oops:
marcus abreu
31/12/2009, 20:47
Acho que existe um furo nesta festa....:pipoca:
Abraço...
Na minha, cherokee sport, XJ98, o reservatório branco não é apenas expansor, pois a água retorna para o sistema. Assim, basta manter o nível, com o sistema frio, marcado no reservatório plástico branco, para que o radiador fique sempre cheio.
Quando o sistema aquece, o nível do reservatório aumenta e quando repousa a água retorna, pela mangueirinha, ligada perto da tampa do radiador.
O problema (comigo) aconteceu em 2007, quando o reservatório branco trincou, quase imperceptível, na parte de trás, perto do engate da mangueira. Troquei a tampa do radiador e nada (peça cara, parece que só funciona a original, ou outra de alta pressão). O radiador começou a baixar o nível e quando esfriava, e puxava a água de volta, o trincado deixava entrar ar no sistema e o vácuo (necessário para puxar o fluido para dentro do radiador) não se formava. Depois de descoberto foi só recapear o reservatório com plástico quente (em uma loja de moldagem) que ficou novamente impermeável e o sistema voltou a operar.
alexandreodecam
27/01/2010, 20:50
descobri o problema e que eu colocava agua a mais, tem 2 marcacoes no reservatorio, tem que colocar agua na primeira marcacao...
Marcella
30/01/2010, 17:06
Srs.:roll:
aproveitando o assunto....a minha Grand Cherokee qdo roda muito(40 km), qdo paro, as vezes, vaza agua e qdo ocorre não consigo identificar se é da mangueira ou radiador. :parede:Já levei no mecanico mas tbém não identificou o problema...diz que tá tudo ok..com o radiador, o reservatorio, as mangueiras...:parede::parede:Alguem já passou por isso? obrigada :pensativo:
aproveitando o assunto....a minha Grand Cherokee qdo roda muito(40 km), qdo paro, as vezes, vaza agua e qdo ocorre não consigo identificar se é da mangueira ou radiador. :parede:Já levei no mecanico mas tbém não identificou o problema...diz que tá tudo ok..com o radiador, o reservatorio, as mangueiras...:parede::parede:Alguem já passou por isso? obrigada :pensativo:
Deve ser do ar-condicionado. Se for é normal.
Abraços
Ronaldo B.
30/01/2010, 17:14
Verifica se isso acontece só quando usa o ar condicionado.
Se estivesse vazando água do radiador o nivel da água baixaria no reservatório.
[]´s
alexandreodecam
10/02/2010, 18:06
nao, parece que e porque eu estava colocando ahua acima do nivel dai ele ferve, dpois q deixei no nivel nao percebi mais o barulho da agua saindo, so a temperatura q da medo com este calor que esta fazendo aqui em porto alegre de 39graus e com o ar ligado ela ja chegou a 107graus mais ou menos da medo
Marcella
10/02/2010, 21:33
Verifica se isso acontece só quando usa o ar condicionado.
Se estivesse vazando água do radiador o nivel da água baixaria no reservatório.
[]´s
Ronaldo, agradeço a ajuda...mas isso acontece com ou sem ar condicionado...e não é direto! Este é o problema...fica complicado para o mecânico identificar! E qdo acontece eu escuto...faz uma chiadeira como um chaleira...rs...e sai muita água! Agora no dia a dia...a água do reservatório vai descendo afinal é um motorzão mas a grand cherokee limited tem computador de bordo...que adoro...e me avisa para completar a água do reservatório! Caso contrário...eu já teria fervido este carro! rs
Ronaldo B.
10/02/2010, 21:49
Marcella,
AS causas mais prováveis podem ser:
1) Tampa do radiador vazando
2) Funcionamento errático da valvula termostática causnado superaquecimento (acho improvável)
3) Junta de cabeçote queimada
4) Bomba dágua
Exceto a tampa do radiador, o resto não é de diagnóstico fácil, seu mecânico pode sofrer até achar o problema, principalmente por ele ser intermitente.
[]´s
MARCELOLUCHESI
10/02/2010, 22:02
Marcella acho que tem 3 itens que ainda nao foram verificados; alguma mangueira rachada, no sistema de arrefecimento, ou até a do ar quente pode ser, selos de bloco de motor, ou a pior hipotese bloco rachado, isso tudo ja ocorreu comigo em outros carros. Pede para o mecanico simlar o carro quente ou seja colocar pressao no reservatorio de agua. Existe uma bombinha que atarracha no reservatorio para diagnosticar vazamentos. E fique de olho nesses itens assima. Abs
Marcelo
MARCELOLUCHESI
10/02/2010, 22:09
acima com dois "ss" foi fod@ desculpa ai pessoal isso doi na leitura.
Marcella
10/02/2010, 22:30
Ronaldo e Marcelo...Ah...se pudesse escolher a resolução do problema...minha opção seria o item 1.
Agora vc e o Marcelo Luchesi me assustaram!!! Na lista de possíveis problemas...junta do cabeçote queimado e bloco rachado fizeram o meu coração disparar!!! rs
Farei nova tentativa com o mecânico após o carnaval ..a oficina é super equipada e um dos donos trabalhou na Chrysler. Obrigada
Ronaldo B.
10/02/2010, 22:39
O Marcelo lembrou de um ítem que eu não tinha pensado e que já me deu uma dor de cabeça enorme em um motor GM, que são so selos do motor. Não sei como são no motor da GC, mas no meu caso, a água que vazava do zelo escorria em cima de uma travessa e depois cai em cima do escapamento e evaporava. Ou seja, a água baixava e não achava o vazamento em lugar nenhum, principalmente pq era muito dificil de ver o selo. Demorou mas achou o problema, trocado o selo o problema acabou.
Se for problema em algum selo ou mangueira, normalmente isso é fácil e barato de solucionar, mas dificil de localizar o defeito.
[]´s
MARCELOLUCHESI
10/02/2010, 23:04
calma Marcella bloco rachado aconteceu com um vitara que tenho e o bloco é de uma liga de aluminio diferente do seu que deve ser de ferro fundido muito mais dificil de rachar os de vitara conheci 4 casos incluindo o meu. Mas isso é a pior hipotese nem pense nisso agora.
Pois é Ronaldo eu tb não lembro do bloco da GC se for igual ao 5.2 é semelhante ao v 8 302.
Mas Marcella copie todas essas hipoteses que postamos aqui para seus mecanicos vc vai descobrir esse problema tudo que pode acontecer foi dito aqui!
Ronaldo, agradeço a ajuda...mas isso acontece com ou sem ar condicionado...e não é direto! Este é o problema...fica complicado para o mecânico identificar! E qdo acontece eu escuto...faz uma chiadeira como um chaleira...rs...e sai muita água! Agora no dia a dia...a água do reservatório vai descendo afinal é um motorzão mas a grand cherokee limited tem computador de bordo...que adoro...e me avisa para completar a água do reservatório! Caso contrário...eu já teria fervido este carro! rs
Olá Marcella,
Isso aconteceu na mina ZJ. O vilão da história foi um cano metálico que leva a água da mengueira do reservatório até a entrada da bomba d'água. Bem na entrada o anel de borracha desmanchou e oxidou o cano. Troquei a peça e pronto.:concordo:. O importante é não deixar faltar água. Quando o computador de bordo avisar, complete. Eu andava com uma garrafa de 2 litros no banco de trás...
Marcella
13/02/2010, 18:27
Olá Marcella,
Isso aconteceu na mina ZJ. O vilão da história foi um cano metálico que leva a água da mengueira do reservatório até a entrada da bomba d'água. Bem na entrada o anel de borracha desmanchou e oxidou o cano. Troquei a peça e pronto.:concordo:. O importante é não deixar faltar água. Quando o computador de bordo avisar, complete. Eu andava com uma garrafa de 2 litros no banco de trás...
obrigada a todos...dp do Carnaval o Jeep voltará ao ""doctor"" mecanico e já tem uma lista grandinha para ele revisar...
Beijos e um ótimo feriadão....ou carnaval ou um belo de um descanso!
Marcella
20/03/2010, 14:54
obrigada a todos...dp do Carnaval o Jeep voltará ao ""doctor"" mecanico e já tem uma lista grandinha para ele revisar...
Beijos e um ótimo feriadão....ou carnaval ou um belo de um descanso!
Srs.,
o previsível aconteceu...num congestionamento de + 3 horas na Av Bandeirantes, em uma linda 6.a feira, o ""Cherokee"" ferveu! E só assim descobrimos o ""probrema""...bomba d´água!!!:parede::parede:
Com certeza, o mau funcionamento da bomba d´água era o fantasma em que ora o motor ficava na temperatura correta e ora subia aos 110 graus.:putz:
Vamos aguardar outra 6.a feira para fazer um teste final...por enquanto maravilha!!!:dance:
Abraços
Daniel Mazzetto Crosio
21/03/2010, 12:13
boa tarde pessoal do forum!!! recentemente adiquiri uma cheroka e estou um pouco preocupado, o carro tem duas ventoinhas, ate onde eu sei uma delas funciona juntamente com o motor! e a outra quando liga o AC ou o carro aquece muito.... porém, essa segunda ventoinha nao esta funcionando em hora alguma!! qdo ligo o ar, ele gela normal, mas o carro aquece!! chegou ate a ferver esses dias (qdo ferveu eu desliguei, esperei esfriar e ligou normal) /// na triha, a viatura aquece alem dos 100graus quando desligo e dopois quando ligo novamente ela falha um pouco e depois normaliza!!! estou pondo aditivo na agua e o fato tem ocorrido muito raramente, mas nao estou usando o AC...
vou levar a viatura para o mecanico, mas queria ter argumentos para conversar com ele... se alguem puder me passar uma orientacaoagredeco desde ja..
Daniel:grin:
boa tarde pessoal do forum!!! recentemente adiquiri uma cheroka e estou um pouco preocupado, o carro tem duas ventoinhas, ate onde eu sei uma delas funciona juntamente com o motor! e a outra quando liga o AC ou o carro aquece muito.... porém, essa segunda ventoinha nao esta funcionando em hora alguma!! qdo ligo o ar, ele gela normal, mas o carro aquece!! chegou ate a ferver esses dias (qdo ferveu eu desliguei, esperei esfriar e ligou normal) /// na triha, a viatura aquece alem dos 100graus quando desligo e dopois quando ligo novamente ela falha um pouco e depois normaliza!!! estou pondo aditivo na agua e o fato tem ocorrido muito raramente, mas nao estou usando o AC...
vou levar a viatura para o mecanico, mas queria ter argumentos para conversar com ele... se alguem puder me passar uma orientacaoagredeco desde ja..
Daniel:grin:
Daniel,
Revise a polia viscosa, procure retirar a sua e comparar com a nova, caso vc tenha realmente que trocar, pois somente com o part number da peça, pode não dar certo.
Porém não esqueça de examinar antes os ítens mencinados nos posts acima, limpeza do radiador, tampa do mesmo, vazamentos em mangueiras diversas, mangueira de retorno do reservatório para o radiador etc....
Daniel Mazzetto Crosio
23/03/2010, 00:37
Daniel,
Revise a polia viscosa, procure retirar a sua e comparar com a nova, caso vc tenha realmente que trocar, pois somente com o part number da peça, pode não dar certo.
Porém não esqueça de examinar antes os ítens mencinados nos posts acima, limpeza do radiador, tampa do mesmo, vazamentos em mangueiras diversas, mangueira de retorno do reservatório para o radiador etc....
obrigado pelo toque, mas sem querer abusar me tire uma outra duvida?
a polia viscosa faz parte da ventoinha que gira com o motor?? porque a ventoinha que nao esta funcionando é a outra, que ligaria junto com o AC.... sendo assim, o carro aquece qdo ligo o AC..!!
com relacao aos outros itens, acho que nao tem vazamento!! nem nas mangueiras e nen na tampa!! e o nivel da agua so baixa qdo o carro aquece do contrario nao!
na quarta feira vou passar na oficina e saber qual o diagnostico do mecanico e tbm a facada!!! obrigado!!
Sergio Rocha
26/03/2010, 20:07
obrigado pelo toque, mas sem querer abusar me tire uma outra duvida?
a polia viscosa faz parte da ventoinha que gira com o motor?? porque a ventoinha que nao esta funcionando é a outra, que ligaria junto com o AC.... sendo assim, o carro aquece qdo ligo o AC..!!
com relacao aos outros itens, acho que nao tem vazamento!! nem nas mangueiras e nen na tampa!! e o nivel da agua so baixa qdo o carro aquece do contrario nao!
na quarta feira vou passar na oficina e saber qual o diagnostico do mecanico e tbm a facada!!! obrigado!!
Na caixa de fusíveis do cofre do motor, tem um relé que aciona a ventoinha elétrica, pode estar queimado.A ventoinha elétrica tem que ligar com o AC.Além desse relé, tem tb fusíveis desta ventoinha.Como o carro aquece muito, bota água pra fora e baixa o nível.
[]´
pedrogsncombr
29/03/2011, 10:15
Pessoal como funciona o sistema de arrefecimento da Sport?
Vi que ela tem a tampa do radiador, e tem a tampa tambem do reservatorio plastico que e ligado ao radiador pela parte de cima, certo?
Devo completar a agua aonde?
No manual diz que e no reservatorio plastico, mas como a agua vai de la pro radiador?
abracos,
zé dedão
29/03/2011, 10:43
Apesar do manual dizer para encher pelo reservatorio de expansão, deve-se encher pela tampa do radiador até a boca e o reservatorio de expansão deixar entre as marcas de ADD e FULL.
Lembrar de usar aditivo de monoetilenoglicol na proporção de 50% (metade água/metado aditivo).
marcelo cenora
25/10/2017, 16:58
Nem ando mto com a minha Wk 5.7 hemi, acho ela até econômica fazendo seus 5,5 na cidade e cheguei a fazer 9 na estrada rodando a 100kmp/h sem tuchar.
mas eu fico bobo de ver o quanto ela consome de água, chego a completar 2x por semana e tem vez q vão 3 litros de água/aditivo
seria comum essa sede toda?
verifico o óleo e não tem sinal de contaminação.
Nem ando mto com a minha Wk 5.7 hemi, acho ela até econômica fazendo seus 5,5 na cidade e cheguei a fazer 9 na estrada rodando a 100kmp/h sem tuchar.
mas eu fico bobo de ver o quanto ela consome de água, chego a completar 2x por semana e tem vez q vão 3 litros de água/aditivo
Normal não é, logicamente.
Vá numa oficina de radiadores ou oficina mecânica.
Lá, eles tiram a tampa do radiador e rosqueiam uma pistola de pressão, identificando o vazamento.
Evite pegar estrada com tal problema, para não perder esse valioso motor.:concordo:
Falcon-MG
30/10/2017, 19:59
Marcelo, 3 litros e você não consegue observar qualquer poça no chão ou pelo motor?
Se não ver nada chega ser preocupante pois ou ele sai pelas vedações que ficam em torno do motor, radiador, reservatório e mangueiras ou então está saindo pelo escape, mas também pode estar perdendo pressão do arrefecimento pela tampa que tem a válvula por exemplo e com isso acontece evaporação mas onde deixa escapar pressão fica marca do aditivo, tire a proteção que fica sob o motor para poder visualizar melhor, funcione o motor por uns 20 min e fique de olho.
Normal é não baixar quase nada mesmo e alguma coisa errada tem com certeza, quando resolver procure colocar um aditivo orgânico de qualidade e se for diluir use água desmineralizada.
Boa sorte!
marcelo cenora
01/11/2017, 17:20
vou fazer isso msm falcon, agradeço. tive uns dodges mas com configuração de motor diferentes apesar do V8, que tbm consumiam bastante água, mas eram motores 318 carburados, esse Hemi 345 pra mim é novidade. o ponteiro de temperatura nunca passa da metade, as vezes roda até abaixo, já peguei transito pesado e o carro se portou numa boa...
vou verificar isso ai.
Tive uma 5.7 Overland por 4 anos... em relação à água, era um verdadeiro camelo... simplesmente passava meses e meses sem me preocupar com o nível de água.
Pode levar num mecânico bom, pois sua Cheroka está com diabetes.
MarcioSouza
20/12/2017, 19:47
ola..tenho um Grand Cherokee Overland 5.8 2008 muito conservada. Mês passado ela apresentou consumo exagerado de agua( 1 litro por cada 100km) e foi folga nos parafusos que prendem o tensor da polia. ao remover a carenagem, ficou bem evidente a marca do aditivo do radiador. Bom,foi só apertar e solucionou o problema
MarcioSouza
20/12/2017, 19:53
Desculpas,minha Overland é 5.7 HEMI.
marcelo cenora
29/12/2017, 08:52
pois é, realmente o sumiço de água do reservatório estava demais, reparei q havia algumas gotas de água saindo da tampa, comprei uma original mopar e .... show, parou de pingar.
completei o reservatório com aditivo e rodei 150 km pra ver se ficou bom.
infelizmente o reservatório estava VAZIO e pela primeira vez detectei pingos embaixo do carro, desmontei a cx de ar e pude conferir que vazava por trás da da bomba d'água, com a nova tampa o sistema ficou com mais pressão e começou a vazar mais água. ali enquanto tinha pouco vazamento a água evaporava encostando no motor, por isso que eu achava que a água sumia.
não retirei a bomba do lugar, só vi que tinha marcas de aditivo q vazou em alguns lugares da bomba até onde eu consegui enxergar.
e agora? encomendo outra bomba com junta novinha ou compro só uma junta nova?
Falcon-MG
29/12/2017, 09:36
pois é, realmente o sumiço de água do reservatório estava demais, reparei q havia algumas gotas de água saindo da tampa, comprei uma original mopar e .... show, parou de pingar.
completei o reservatório com aditivo e rodei 150 km pra ver se ficou bom.
infelizmente o reservatório estava VAZIO e pela primeira vez detectei pingos embaixo do carro, desmontei a cx de ar e pude conferir que vazava por trás da da bomba d'água, com a nova tampa o sistema ficou com mais pressão e começou a vazar mais água. ali enquanto tinha pouco vazamento a água evaporava encostando no motor, por isso que eu achava que a água sumia.
não retirei a bomba do lugar, só vi que tinha marcas de aditivo q vazou em alguns lugares da bomba até onde eu consegui enxergar.
e agora? encomendo outra bomba com junta novinha ou compro só uma junta nova?
Vai depender do estado da bomba d'água, se não tem corrosão, sem vazando pelo eixo da polia e o rolamento não está com barulho ou engripado poderá aproveitar, quando vaza pela junta normalmente a bomba já é bem antiga.
A junta é barata, tenta trocar só ela e veja o estado da bomba se necessário troque depois.
Não esqueça que o aditivo tem que ser de boa qualidade.
marcelo cenora
05/01/2018, 10:10
então, e notei que começou a vazar justamente depois que coloquei aditivo.. tá lá parada na garagem.
recomendaram um "veda vazamento" da STP, quem me recomendou disse q meu carro provavelmente rodava só com água e quando coloquei o aditivo ele saiu limpando tudo e por isso começou a vazar.
Falcon-MG
05/01/2018, 11:04
se rodou muito tempo sem aditivo é uma pena isso e pode começar aparecer outros vazamentos pois a água com cloro e sais fazem uma eletrólise dentro do motor ainda mais quando há partes de metal diferente, o alumínio é o que mais sofre, o aditivo não é feito para limpeza mas solta as partes solidificadas dentro do sistema.
eu não colocaria nada para vedar vazamento ainda mais em um motor desses, isso pra mim é gambiarra, faz a coisa certa que vale a pena.
tenta o que eu falei antes, troque a junta, quando fizer isso vai ver o estado da bomba e se possível troque também a válvula termostática de boa qualidade (mopar, omix-ada, gates), antes de colocar o aditivo faz um teste de estanqueidade com a bomba de pressão.
quando fizer coloque as imagens das peças.
boa sorte!
marcelo cenora
07/01/2018, 12:16
se rodou muito tempo sem aditivo é uma pena isso e pode começar aparecer outros vazamentos pois a água com cloro e sais fazem uma eletrólise dentro do motor ainda mais quando há partes de metal diferente, o alumínio é o que mais sofre, o aditivo não é feito para limpeza mas solta as partes solidificadas dentro do sistema.
eu não colocaria nada para vedar vazamento ainda mais em um motor desses, isso pra mim é gambiarra, faz a coisa certa que vale a pena.
tenta o que eu falei antes, troque a junta, quando fizer isso vai ver o estado da bomba e se possível troque também a válvula termostática de boa qualidade (mopar, omix-ada, gates), antes de colocar o aditivo faz um teste de estanqueidade com a bomba de pressão.
quando fizer coloque as imagens das peças.
boa sorte!
valeu pelas dicas, já coloquei a junta e a bomba nova na lista de compras na rockauto, junto com o sensor do abs, limpador traseiro, fechadura interna da porta (dizem ser comum elas quebrarem) e uma válvula termostática, pois falei com o ex dono e ele tinha retirado a mesma infelizmente. Lá fora a bomba é relativamente barata, então assim q eu abrir eu verei a situação da mesma sendo provável que eu já troque pela nova. assim q estiver na mão eu posto aq.
viniciusbernava
27/01/2021, 16:09
Galera, também estou com problemas de vazamento de agua na minha 5.7, que no caso vaza por trás do motor e somente quando tem pressão no sistema, alguém sabe dizer se pode ser algum selo ou mangueira que passa ali por trás? só vi as mangueiras do ar quente que vai pro sistema de ar condicionado.
Falcon-MG
27/01/2021, 18:30
Galera, também estou com problemas de vazamento de agua na minha 5.7, que no caso vaza por trás do motor e somente quando tem pressão no sistema, alguém sabe dizer se pode ser algum selo ou mangueira que passa ali por trás? só vi as mangueiras do ar quente que vai pro sistema de ar condicionado.
Antes de tudo fazer um teste de pressão como a ferramenta no sistema de arrefecimento, se tiver usando aditivo é mais fácil de identificar onde está vazando.