Conectar

Ver Versão Completa : Wrangler TJ 1998 - "Porcão Azul"



Páginas : 1 [2]

JCJ
05/08/2012, 20:15
Oi Joanilson, os fenders mudam a cara do Jeep, ficou 10, parabéns, até que este para barro dele ficou legal.:concordo:

Vi que vc furou o cárter para colocar o sensor de temperatura, mas existe um sensor que vc possa colar no cárter sem ter que furar ?

Abs


Colocando um "T" na mangueira de óleo para o sensor, dispensava o furo no cárter porque as leituras são as mesmas !

[]´s
JCJ

Hans Beran
05/08/2012, 20:48
Oi, realmente é um boa solução, mas também eu sei que existe um sensor de contato que mede a temperatura do cárter e vc pode por um alarme se ele sobe acima de uma temperatura determinada, vc conhece ?

Abs



Colocando um "T" na mangueira de óleo para o sensor, dispensava o furo no cárter porque as leituras são as mesmas !

[]´s
JCJ

JCJ
06/08/2012, 08:20
Oi, realmente é um boa solução, mas também eu sei que existe um sensor de contato que mede a temperatura do cárter e vc pode por um alarme se ele sobe acima de uma temperatura determinada, vc conhece ?

Abs

Hans,

Desconheço esse sensor de contato com alarme. Uso um medidor autometer simples a 2 anos, ligado no "T" e um radiador de óleo com ventoinha até hoje sem problemas, dificilmente a temperatura se aproxima de 90°, normalmente fica em torno de 80° ou menos. A ventoinha do cambio é acionada pela cebolinha do radiador de agua. Como o motor aquece muito mais rápido que o cambio, a ventoinha sempre liga antes de atingir temperaturas altas e o óleo permanece sempre com temperatura baixa na trilha mesmo sob esforço.

Existe um modelo da autometer que faz esse controle programável com alarme que vc diz.
Auto Meter (http://www.autometer.com/cat_gaugedetail.aspx?ref=search&gid=3948)

Porém o sensor não é de contato, veja nos acessórios que eles disponibilizam uma bucha pra soldar (provavelmente direto no radiador de óleo) ou quando não é possível ou apropriado usar o sensor no cárter, também um "T" manifold pra instalação no radiador de óleo/mangueira do câmbio.



[]´s
JCJ

Hans Beran
06/08/2012, 13:12
Sim, conversando com o Junior ele me disse sobre o radiador de óleo do motor, mas tem um amigo, o DONATTI de Ribeirão Preto-SP que desenvolveu um aparelho para monitorar a temperatura que vc pode instalar em qualquer lugar e ele te avisa quando a temperatura passa de um determinado valor, o sensor é " Colado ", mas pode ser usado outros sensores, vou ver isto ainda.
Desculpa ai Jeanilson por usar o seu tópico para este duvida.!!!

Abs.


Hans,

Desconheço esse sensor de contato com alarme. Uso um medidor autometer simples a 2 anos, ligado no "T" e um radiador de óleo com ventoinha até hoje sem problemas, dificilmente a temperatura se aproxima de 90°, normalmente fica em torno de 80° ou menos. A ventoinha do cambio é acionada pela cebolinha do radiador de agua. Como o motor aquece muito mais rápido que o cambio, a ventoinha sempre liga antes de atingir temperaturas altas e o óleo permanece sempre com temperatura baixa na trilha mesmo sob esforço.

Existe um modelo da autometer que faz esse controle programável com alarme que vc diz.
Auto Meter (http://www.autometer.com/cat_gaugedetail.aspx?ref=search&gid=3948)

Porém o sensor não é de contato, veja nos acessórios que eles disponibilizam uma bucha pra soldar (provavelmente direto no radiador de óleo) ou quando não é possível ou apropriado usar o sensor no cárter, também um "T" manifold pra instalação no radiador de óleo/mangueira do câmbio.



[]´s
JCJ

JCJ
06/08/2012, 13:39
Sim, conversando com o Junior ele me disse sobre o radiador de óleo do motor, mas tem um amigo, o DONATTI de Ribeirão Preto-SP que desenvolveu um aparelho para monitorar a temperatura que vc pode instalar em qualquer lugar e ele te avisa quando a temperatura passa de um determinado valor, o sensor é " Colado ", mas pode ser usado outros sensores, vou ver isto ainda.
Desculpa ai Jeanilson por usar o seu tópico para este duvida.!!!

Abs.

Hans,

Se vc já usa o conjunto da Hilux D-4D com o painel, vc já tem isso originalmente !
Esquentou acende no painel do lado inferior esquerdo A/T Oil Temp !

Melhor que isso impossível.

Jeanilson, desculpa a baderna !

Hans, se quiser vamos por MP !


[]´s
JCJ

Jeanilson
06/08/2012, 21:07
Tá lindaço Jeanilson!
Aqui... esses seus parachoques, são de onde?

Abraços,

Grélo.
Grélo,

Obrigado pelo elogio :concordo:!

Os parachoques foram feitos por mim mesmo, e comentei sobre eles neste tópico, mais precisamente nos links abaixo:

Parachoque Dianteiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico.html#post1071996)
Parachoque Dianteiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico.html#post1077997)
Parachoque Traseiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico-6.html#post1195604)
Parachoque Traseiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico-6.html#post1201588)

[]'s

Jeanilson
06/08/2012, 22:10
Oi Joanilson, os fenders mudam a cara do Jeep, ficou 10, parabéns, até que este para barro dele ficou legal.:concordo:
Hans,

Esses para barros são exclusivos dessa empresa, e são a única diferença no desenho em relação aos originais Bushwacker em que foram "inspirados", por assim dizer :rolleyes:.


Vi que vc furou o cárter para colocar o sensor de temperatura, mas existe um sensor que vc possa colar no cárter sem ter que furar ?

Abs

Colocando um "T" na mangueira de óleo para o sensor, dispensava o furo no cárter porque as leituras são as mesmas !

[]´s
JCJ
Hans e JCJ,

Já havia pesquisado sobre o local para instalar o sensor de temperatura, e apesar de não ter um consenso sobre o melhor local, decidi instalar no cárter devido principalmente por um tópico no fórum americano JK-Forum (http://www.jk-forum.com/modified-jk-tech-2/trans-temp-sensor-39769/), no qual reproduzo o post abaixo:


This is what my research has revealed about trans temp probes located in the various points on the 42RLE transmission.
The following is what I have concluded based on my best effort to get the facts.

Line out to the cooler:
This will show temperature of fluid coming out of the trans, but it will be variable with short term spikes as the TC locks and unlocks. Short term temp spikes are normal and not detrimental to transmission fluid life. A probe in this location can lead to unnecessary anxiety.

Line from cooler to transmission:
This will show the fluid after cooling, and will be lower than what the pump picks up from the pan.

In one of the many pressure ports on the side of the transmission:
This will show temp of the fluid only when the particular circuit is in operation. You would have to choose which port to monitor. They are torque converter clutch on, torque converter clutch off, reverse, low/reverse, 2/4, underdrive, overdrive.

This brings us to the pan:
This will show temp of fluid the pump picks up and sends through the transmission. The sump is sort of a "dampener" for fluid temperatures. It reflects the steady state temperature of the fluid. Long term temp rise, which is what degrades the transmission and fluid, will show in the sump. As mentioned above, short spikes in temp as the fluid leaves the transmission are not a factor.
The transmission's factory temp sensor monitors the fluid in the sump. The normal programs in the tranny controller respond to sump fluid temperatures.
The troubleshooting charts and operational limits are based on sump temps.
Some brands of transmission temp gauges recommend an inline probe location IF installing it in the pan is not possible for some reason.
Several local transmission shops recommend the pan location. However, they say most people choose one of the inline locations for ease of installation.

Based on what I have learned, I will be installing the temp sensor in the pan.

Resumo da história: instalando o sensor na linha que vai para o radiador pode captar picos de temperatura devido à esforços no câmbio, levando à falsos alertas de superaquecimento. Instalando na linha de retorno a temperatura medida vai ser sempre menor do que a do restante do sistema, e quando essa temperatura atingisse o nível de alerta já poderia ser tarde demais. E instalando no cárter a temperatura medida seria sempre a média, filtrando eventuais "picos", além de monitorar a temperatura do óleo que está sendo admitida pelo pescador, onde é mais importante para a saúde do câmbio do que a temperatura do óleo que deixa o câmbio para o radiador.

Sobre o "relógio" em si, existem no mercado medidores digitais em que você pode programar um valor máximo para a temperatura em que o medidor dispararia um alarme e/ou acionaria um circuito elétrico, por exemplo, de uma ventoinha auxiliar. Mas particularmente não gostei de nenhum pela cara de "xunning" deles. Queria algo mais simples e que combinasse com o painel original da viatura, e até agora está funcionando bem comigo.

Não lembro de ter visto um sensor de temperatura que pudesse ser colado no cárter ou em outro lugar.

[]'s

P.S.: Hans, e o meu nome é Jeanilson, pô :odedo:.

Claudemir Wenzel
08/08/2012, 08:27
Grélo,

Obrigado pelo elogio :concordo:!

Os parachoques foram feitos por mim mesmo, e comentei sobre eles neste tópico, mais precisamente nos links abaixo:

Parachoque Dianteiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico.html#post1071996)
Parachoque Dianteiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico.html#post1077997)
Parachoque Traseiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico-6.html#post1195604)
Parachoque Traseiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico-6.html#post1201588)

[]'s

Jeanison ficou muito bom os parachoques que vc fez, vc tem idéia de quanto gastou, tem os desenhos, se não for pedir muito, rsrsrs....

Parabéns seu Wrangler está muito bonito!

Grélo
08/08/2012, 16:26
Parabéns pelo excelente trabalho Jeanilson!!!!

Abraços,

Grélo.

JAIR REGASSO
20/08/2012, 20:15
Desmontei o clock spring, descobri onde esta quebrado, mas tem duas peças plasticas, tipo uma guia, que não sei como monta-la .
Alguem tem um tutorial de montagem ?

Jair Regasso

Jeanilson
20/10/2012, 23:09
Fala, povo!

Como quem foi ao encontro dos Wranglers em BH sabe, a minha viatura apresentou problemas de superaquecimento por lá, me obrigando inclusive a abortar a trilha da Galopeira :putz:...

Desde então o Jeep ficou praticamente "encostado" e pesquisei na internet e escutei algumas opiniões sobre como resolver esse problema, e cheguei ao pacote abaixo:

- Embreagem do ventilador "heavy-duty" da Hayden;
- Bomba d'água de alta vazão da Flowkooler;
- Tampa da válvula termostática com maior abertura;
- Válvula termostática, sensor de temperatura e tampa do radiador novos;
- Demais acessórios, como prisioneiros da polia da bomba, tubo do aquecimento, jogo de junta de vedação, etc.

Na válvula termostática fiz um furo de aprox. 1/8" na parte de cima para evitar que o ar fique preso dentro do bloco do motor, assim qualquer bolha de ar que tiver no fluido será levada para o radiador onde não fará nenhum mal.


376461

Com todas as peças reunidas (com direito inclusive à alguns estravios pelo caminho :freaking:) fiz hoje a troca das peças. Logo no início já tive uma "surpresa", ao ver que a válvula termostática antiga estava rachada ao meio :shock:!


376462

Após algumas horas de serviço, com boa parte gasto raspando os restos das juntas antigas de vadação do bloco do motor, chegou a hora de testar tudo. Uma pequena conquista pessoal foi que consegui montar todas as peças sem que apresentassem nenhum vazamento logo de primeira :campeao:, o que foi muito bom principalmente por não estar disposto a desmontar metade do motor novamente...

Em uma volta rápida pela cidade, a viatura se comportou como deveria: o ponteiro da temperatura subiu até quase os 100ºC e ficou por lá, com o radiador estanque e sem transbordar para o vaso de expansão. Agora só falta testá-la em trilhas para o serviço ser aprovado de vez.

Aproveitando o embalo, encomendei também as peças que faltavam da minha capota de lona, para ver se nesse verão consigo curtir o Jeep sem a capota 8--). Para isso, preciso da ajuda de vocês com algumas dúvidas que ainda resta:

:arrow: A fixação da janela traseira na barra que fica em cima da tampa traseira é feita através de um tubo que é encaixado dentro da lona da janela, correto? Quais as dimensões (diâmetro e comprimento) e o material desse tubo? Não o achei a venda em nenhum lugar então queria fabricá-lo por aqui.

:arrow: Como a capota é fixada na parte da estrutura que fica em cima do parabrisas? parafuso, rebite, nada? Se puderem postar fotos ajudaria bastante!

Por enquanto é só!

[]'s sujos de graxa.

uvantuil
21/10/2012, 23:23
Assinando seu tópico, o que acha do consumo do wrangler? usa ele cmo carro para o dia a dia? espaço interno? conforto em deslocamento de estradas? como é sistema de tração dele?
Parabebns pela vtr.. lendo seu tópico aos poucos....

Jeanilson
23/10/2012, 18:11
Assinando seu tópico, o que acha do consumo do wrangler? usa ele cmo carro para o dia a dia? espaço interno? conforto em deslocamento de estradas? como é sistema de tração dele?
Parabebns pela vtr.. lendo seu tópico aos poucos....
Uvantuil,

Respondendo na ordem: O consumo é alto se comparados com os demais carros em geral, mas não é exagerado em relação aos outros 4x4 a gasolina. O meu está fazendo 5,5 km/l, embora eu espero que melhore um pouco após esse reparo no sistema de arrefecimento. Não uso o meu Wrangler no dia a dia, pois tenho outro veículo para isso, mas nada impede que eu o utilize normalmente no trânsito urbano. O espaço interno eu considero suficiente para duas pessoas, se for considerar a bagagem. Na estrada, do jeito que está agora, consigo manter confortavelmente entre 110 e 120 km/h. O sistema de tração é a 4x4 part-time original.

Espero ter ajudado :concordo:!

[]'s

uvantuil
23/10/2012, 21:18
Jeanilson (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2751-jeanilson.html), vlw pela resposta. Gosto do wrangler desde criança... mas tinha largado ele de lado... agora voltando a sonhar com um.

Jeanilson
10/12/2012, 22:56
Povo,

Com as peças da capota reunidas, instalei a capota de lona para após três anos com a viatura "fechada" poder finalmente curtir o sol do verão 8--).

Segue as fotos da viatura no "modo verão":


384788 384790 384789

E aproveitando o aniversário de três anos do tópico, decidi batizar a viatura de "Porcão Azul" :dance:

Escolhi esse nome como uma sátira à um dos seriados que assistia quando criança, Trovão Azul, e pela dificuldade de manter o Jeep limpo, pois quando não era sujeira de trilha, era a poeira das construções da vizinhança que acumulava nele na garagem.

O motivo para ter demorado para escolher um nome foi que estava em dúvida entre esse e "Viagra" (É azul, quadrado e vive me deixando duro :grin:), mas, além de já terem usado esse nome no fórum, tive receio de cair na caixa antispam de muita gente :mrgreen:.

[]'s com os cabelos (restantes) ao vento...

Loras
12/12/2012, 18:49
Eu ainda vou comprar um Wrangler!!!

Gostei muito das suas opções para melhorá-lo.

Simples e funcional.

Um abraço,

M-Beltrame
12/12/2012, 18:57
O jeepão ta lindo msm, parabéns!
Quando vi o nome pensei: Porcão azul?!?
Porcão= vive atolado na lama
Azul= cor
hahahha
O porcão não é por esse motivo não né?


ABS

Jeanilson
12/12/2012, 19:30
Eu ainda vou comprar um Wrangler!!!

Gostei muito das suas opções para melhorá-lo.

Simples e funcional.

Um abraço,
Obrigado :concordo:!

A idéia desde o início foi de melhorar o desempenho nas trilhas sem piorá-lo no asfalto.

[]'s

Jeanilson
12/12/2012, 19:40
O jeepão ta lindo msm, parabéns!
Quando vi o nome pensei: Porcão azul?!?
Porcão= vive atolado na lama
Azul= cor
hahahha
O porcão não é por esse motivo não né?


ABS
KKK!

Na lama sim, atolado (pelo menos na maior parte do tempo) não :odedo:

A explicação está no post acima, mas resumindo é mais ou menos isso mesmo :concordo:.

[]'s

M-Beltrame
12/12/2012, 22:06
hahaha tá certo...

Eu vi a explicação, só tava enchendo mesmo...


ABS

Jeanilson
13/12/2012, 07:39
hahaha tá certo...

Eu vi a explicação, só tava enchendo mesmo...


ABS
OK. Sem problemas :concordo:.

E obrigado pelo elogio!

[]'s

Jeanilson
20/07/2013, 20:58
Fala, Povo!

Atualizando o tópico, em 2013 até agora foi bem parado em termos de trilhas, principalmente pelo câmbio automático que voltou a me incomodar bastante.

Desde que reformei o câmbio, ele sempre apresentou um vazamento de óleo ATF, porém como no início ele era pequeno eu simplesmente o tolerava. Mas com o passar dos meses ele foi aumentando de tamanho até começar a "melar" para valer o chão da garagem. Eu levava a viatura para a oficina que tinha arrumado o câmbio e pegava após alguns dias com a promessa que tinha arrumado, porém o vazamento sempre voltava após alguns dias de uso. Após algumas idas e vindas, com direito ao vazamento se transformar em vazamentos, no plural, decidi trocar de oficina. A outra fica bem mais longe de onde eu moro porém é especializada em veículos da marca Jeep. Foi aí que o "esquema" foi descoberto.

Na nova oficina o câmbio foi aberto e constatou-se que a oficina anterior tinha utilizado juntas "genéricas", de outros modelos de câmbio, e em algumas partes simplesmente havia Araldite onde deveria ter juntas de vedação :shock:. Resultado: mais algumas semanas na oficina com o câmbio desmontado para limpeza e a compra de um novo kit de juntas, além de um novo sensor de neutro, já que o original apresentava vazamento. peguei a viatura essa semana e até agora aparentemente tudo OK com o câmbio.

Realmente é uma pena termos tão pouca mão de obra especializada em CA por aqui, o que nos abriga a "quebrar a cara" com aventureiros e gente pouco comprometida com a qualidade do serviço :x.

Nesse meio tempo, porém, resolvi fazer um pequeno face lift na frente da viatura, com a instalação de acessórios da Rugged Ridge e da fabricação de suportes de faróis de milha fixados diretamente no guincho, idéia essa descaradamente copiada da viatura do Hans Beran. Valeu pela "inspiração", Hans! :concordo: :mrgreen:


422539 422540

E que venham as trilhas!

[]'s

Rafapinho
24/11/2013, 18:52
Jeanilson, onde que você levou seu Jeep pra arrumar essa questão do câmbio?

Abs!

uvantuil
25/11/2013, 10:20
posta mais fotos do porão azul!!!!

Jeanilson
03/12/2013, 23:09
Jeanilson, onde que você levou seu Jeep pra arrumar essa questão do câmbio?

Abs!
Rafapinho,

O Câmbio eu arrumei na Oficina do Noquinha, a Giro Forte 4x4, que fica na QI 19 de Taguatinga Norte.

[]'s

desativado
13/07/2015, 20:51
Boa noite Jeanilson,

Tenho um TJ 98 igual ao seu e estou querendo colocar pneus Mud BF 285x70xR17.
Poderia me dar uma dica do que você utilizou para levantar seu carro?

Abraço,

Virgílio

Jeanilson
26/07/2015, 19:25
Boa noite Jeanilson,

Tenho um TJ 98 igual ao seu e estou querendo colocar pneus Mud BF 285x70xR17.
Poderia me dar uma dica do que você utilizou para levantar seu carro?

Abraço,

Virgílio
Virgílio,

Para levantar o Wrangler eu utilizei o kit de suspensão short arm da Procomp, de 4 polegadas.

[]'s

bzu
07/10/2019, 13:05
Boa tarde. Comprei um wangler tj hoje é queria trocar algumas informações hque

BrunoBrunoooo
09/01/2020, 11:18
Oi Jeanilson, não sei se você ainda possui esse carro, mas como curiosidade, um vídeo de quando seu carro era quase novo, em 2000 a venda na antiga Option Star da Rua Colômbia, no Jardins, em São Paulo.

OPTION STAR YURI GALEBE 25 02 2000 - YouTube (https://youtu.be/r-pQQAjEk9Q)