PDA

Ver Versão Completa : CJ5 1955 ''Pitbull'': GM 6cc 4.1 Turbo, 38.5x14.5

Páginas : [1] 2 3

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 08:54
Este Jeep já esta retratado aqui no fórum, junto do tópico do meu CJ3B, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29972 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29972)), porém para esta nova etapa resolvi separá-los.

Temos este CJ a quase 10 anos e quando adquirido de meu mecânico Valmor Simas por R$ 5.500 as adaptações se limitavam a motor VW AP 1.8, freios a disco na dianteira e santo antonio, o resto do CJ era todo original, ah não poderia esquecer dos pneus BF Mud 33x12,5 com rodas Mangels 15x8, que eram um ''absurdo'' para a época em que os 750x16 reinavam.
Após alguns anos fomos equipando com quabra-mato, towbar, estribos, suporte de estepe e galão 20 litros, etc.

Depois bons tempos usando ele com esta configuração, o motor acabou batendo dentro de uma trilha a 1:00 hr da manhã.
Já sem motor, resolvi retirar os pneus BF 33’’ para ‘’experimentar’’ no CJ-3B e nunca mais foram devolvidos para o CJ-5, que ficou jogado sem motor e pneus num galpão que havia em casa durante longos 2 anos.

Neste tempo, felizes foram os ratos que tinham uma boa fonte de alimentação (roeram assentos, tapetes e alguns mais hardcore ate as buchas dos jumelos,).

Em 2007 enquanto o Verdinho (CJ3B) estava em fim de reforma, resolvi criar vergonha na cara, matar os ratos e fazer o Jeep andar novamente.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 09:00
Em 2008 encostei na oficina para fazer algumas mudanças e entre elas SPOA, que acabou deixando o jeep péssimo, pois os feixes já eram muito arcados e o jeep ficou muuuito alto, totalmente instável e resultando em algumas tombadas. :mrgreen::parede:

Após algumas mudanças e várias trilhas em 2008 e inicio de 2009, o Jeep estava em ‘’pandareco’’ a ponto de chassis se repartiu ao meio, então foi a gota d’agua para que em Maio de 2009 eu viesse a desmonta-lo e iniciasse os up-grades a partir do zero.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 09:33
Segue projeto final:

Carroceria:
Original Willys M38A1 1955 (ancestral militar do CJ5) reformada e pintada em PU na cor vermelha Marajó.
Pára-lamas dianteiros tube-fenders
Pára-lamas traseiros cortados estilo rock crawling.

Chassis:
Original Willys, reforçado (fechamento da viga U), jateado e pintado com epóxi.
Entre-eixos aumentado em 15'' (5'' na dianteira e 10'' na traseira)
95'' wheelbase final.

Powertrain:
Motor Chevrolet 4.1 6cc (Opala) , 0KM, refeito bloco, cabeçote, pistões, camisas, bronzinas, tudo novo, Kit Turbo Beepturbo com turbina Masterpower .50/.70 :twisted:
Carburador 3E
2 bombas elétricas GAUSS 6,5 bar,
Ignição eletrônica e módulo BOSCH,
Cabos de vela em silicone 10mm,
Cambio Clark 260F 4 marchas (F-1000)
T-case Dana 18 Willys. (Refeita com rolamentos cônicos no eixo entalhado).

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 09:49
Eixos:
Traseiro: Dana 44 de Engesa, canela grossa com bloqueio 100% Ensimec Full Lock e semi-eixos flutuantes SAE 4340 30 estrias feitos sob medida (usinagem, tempera total e tempera por indução nas estrias)

Dianteiro: Híbrido Dana 44 canela grossa de rural com munhões abertos Engesa, high steer ¾’’, homocinéticas da Toyota Bandeirante e semi-eixos 30 estrias SAE 4340 feitos sob medida. (usinagem, tempera total e tempera por indução nas estrias)
Relação coroa/pinhão: 8x43 (5,375:1)

Suspensão:
Fabricada sob medida seguindo a do Engesa, com os links mais reforçadas (5/16’’), panhard e buchas em poliuretano feitas sobmedida.
Molas helicoidais com 500 mm, fio 14.0mm
Amortecedores Procomp ES9000 a nitrogênio,
Traseiros 936008 - 20'' de curso,
Dianteiro 929500 -14'' de curso.

Direção:
Hidráulica de GM Opala 6cc com high-steer e terminais de direção do caminhão MBB 608.

Freios:
Discos na dianteira e traseira, auxiliados por hidrovácuo GM.

Pneus/rodas:
Maxxis Creepy Crawler 38.5'' x 14.5'' R16''
Rodas especiais 16x12’’ com Beadlock de 5/16''

Guinchos:
Dianteiro mecânico 5ton Zidomaq
Traseiro elétrico Warn 3.000 lbs

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 10:03
Diversos:
Gaiola de proteção com 8 pontos de fixação.
Rock Slider
2 tanques 40 litros com catch tank da Met. CLA
Contagiros Autometer e intrumentos Cronomac.
Chave geral de competição,
Corte de giro ODG 2 steps. ( pré-corte e corte final)
Volante Sparco
Coluna de direção escamoteável GM Opala Diplomata.
Pedaleiras suspensas feitas sob-medida.
Bancos concha San Marino com cintos de 4 pontas.
Farol traseiro da carreta Randon adaptados para 3 funções (farol, seta e luz de freio)
Faróis de milha Hella Comet 500.
Macaco Hilift.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 10:19
Inspirações :pensativo:

FernandoRisso
09/12/2009, 10:22
Belo projeto, é uma coleção de monstros q vc tem em casa. Procomp com 20" de curso, certeza?

Edit: bacana, 4 de 5 inspirações usam RW, e aí? :odedo:

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 10:51
Belo projeto, é uma coleção de monstros q vc tem em casa. Procomp com 20" de curso, certeza?

Edit: bacana, 4 de 5 inspirações usam RW, e aí? :odedo:

[]'s

Valeu Risso :concordo:

Quanto aos amortecedores é isso mesmo, segue o que o Rodrigo (Garra4x4) me passou:

Procomp 936000
Extendido: 35,8''
Fechado: 15,5''
Curso: 20,3''

Sobre os RW, fiquei esperando tu mandar eu fazer os 4links também. hehe.

:stop: Deixa para o futuro, se fizer tudo agora vou falhir e o que irei fazer resto da vida? :mrgreen:.

carasuja4x4
09/12/2009, 11:13
vai um "benegrip ai pro resfriado" JUNINHO?

kkkkk....meu amiguinho simplesmente SHOW.

talves desta ves eu consiga descer pra fenajeep,ai vamos espantar os mortos com os athimmmmmmm..............kkkkkkkk

.....em fevereiro vamos recomeçar as trilhas,abrimos umas muito dez neste ano de 2009,entao como a casa aq é grande, marca ai com uns amigos e sobe um final de semana pra ká

da uma olhada no topico TO INDO PRA TRILHA-CWBA vcs vao gostar de andar por aq.

t+ e novamente parabens pelo novo carro.

JCJ
09/12/2009, 11:51

Quanto aos amortecedores é isso mesmo, segue o que o Rodrigo (Garra4x4) me passou:

Procomp 936000

Juninho,

dê uma confirmada nisso !
um amortecedor não pode ter 15" fechado e 20" de curso.

[]´s
JCJ

Guiga Tostes
09/12/2009, 17:31
Ola Juninho!

Sem duvida eh uma bela maquina, mais um monstro para a sua colecao!

Fiquei curioso para ver sua montagem da suspensao com base na do Engesa, estou fazendo o mesmo projeto para a minha Band, onde usarei amortecedores Skyjacker Nitro(20pol aberto/12pol fechado), ainda estou em duvida quanto as molas principalmente para a dianteira pois o motor MB + guincho mecanico sao beemm pesados, mas acredito que as molas da Engesa diesel sirvam.

Se tiver fotos...

Valeu!

Abrs acompanhando o topico!!!

FernandoRisso
09/12/2009, 17:55

Procomp 936000

Sobre os RW, fiquei esperando tu mandar eu fazer os 4links também. hehe.

Não encontrei uma lista de tamanhos da procomp, mas é estranho mesmo, apesar de ser twin-tube, pelo menos deveria ter o tamanho do curso o corpo do amortecedor.

Qto a suspensão, eu não perderia tempo com uma suspensão do engesa, do tipo 2link com panhard, mas se é sua escolha, boa sorte!

Minha humilde opinião é 4link triangulado na traseira e 3link com panhard na frente, usando a bem conhecidas buchas da estabilizadora dos caminhões VW.

Entendo a opinião sobre os RWs, mas tenho certeza que os eixos são mais baratos que os D44 que vc montou. O problema é o exagero de alterações que exigem.

[]'s

victor massinha
09/12/2009, 17:57
Muito dez!!! Parabens no minimo vai ficar show!! rs
Estarei acompanhando o topico para saber o que vai sair.
Uma duvida... antes de desmontar o jeep quando fez spoa, vc ja tinha cortado o paralama traseiro para o pneu não pegar?
Abraços e boa sorte!!

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 19:29
vai um "benegrip ai pro resfriado" JUNINHO?

kkkkk....meu amiguinho simplesmente SHOW.

talves desta ves eu consiga descer pra fenajeep,ai vamos espantar os mortos com os athimmmmmmm..............kkkkkkkk

.....em fevereiro vamos recomeçar as trilhas,abrimos umas muito dez neste ano de 2009,entao como a casa aq é grande, marca ai com uns amigos e sobe um final de semana pra ká

da uma olhada no topico TO INDO PRA TRILHA-CWBA vcs vao gostar de andar por aq.

t+ e novamente parabens pelo novo carro.

Fabiano, valeu pelo convite:concordo:, queria mesmo fazer o telégrafo, mas pelo que andei falando com o Marilson, ngm esta passando por lá pois esta proibido.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 19:39
Não encontrei uma lista de tamanhos da procomp, mas é estranho mesmo, apesar de ser twin-tube, pelo menos deveria ter o tamanho do curso o corpo do amortecedor.

Qto a suspensão, eu não perderia tempo com uma suspensão do engesa, do tipo 2link com panhard, mas se é sua escolha, boa sorte!

Minha humilde opinião é 4link triangulado na traseira e 3link com panhard na frente, usando a bem conhecidas buchas da estabilizadora dos caminhões VW.

Entendo a opinião sobre os RWs, mas tenho certeza que os eixos são mais baratos que os D44 que vc montou. O problema é o exagero de alterações que exigem.

[]'s

Fernando e JCJ, a informação estava invertida, acabei de conferir nos próprios, são 20 fechado e 15 de curso.
Pela lógica não teria como em situação comprimido ser menor que o curso :parede::parede:

Sobre os eixos, tenho certeza que gastei menos. hehe, estou fazendo tudo aqui na empresa, ate então o que tive que comprar foi:
Material para fazer semi-eixos, Homocinéticas, Carcaça Dana 44 rural e poucas peças a mais.
A parte cara que é desenvolvimento, usinagem e M.O. é tudo próprio, alem de os eixos e parte da suspensão terem sobrado do meu Engesa.:concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 19:46
Ola Juninho!

Sem duvida eh uma bela maquina, mais um monstro para a sua colecao!

Fiquei curioso para ver sua montagem da suspensao com base na do Engesa, estou fazendo o mesmo projeto para a minha Band, onde usarei amortecedores Skyjacker Nitro(20pol aberto/12pol fechado), ainda estou em duvida quanto as molas principalmente para a dianteira pois o motor MB + guincho mecanico sao beemm pesados, mas acredito que as molas da Engesa diesel sirvam.

Se tiver fotos...

Valeu!

Abrs acompanhando o topico!!!

Boa noite Guiga, beleza?
Vou postar umas fotos sim e ainda esta semana, pode deixar que vai ter bem detalhado.
Eu tenho todos os componentes da suspensão (suportes de barra link, suportes de mola que vão no eixo) projetados em autocad 2D, se quiser é so mandar cortar em 5/16`` e soldar nos eixos de toy, foi o que fiz no Engesa.
No CJ5 estarei usando molas com fio de 14mm, porém creio que será pouco, talvez troque por fio 16mm que é a que uso no meu Engesa e ficaram ótimas (são as do Igor da Rota4x4), mas isso vou acertando.
Fique de olho.:concordo:

Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2009, 19:51
Muito dez!!! Parabens no minimo vai ficar show!! rs
Estarei acompanhando o topico para saber o que vai sair.
Uma duvida... antes de desmontar o jeep quando fez spoa, vc ja tinha cortado o paralama traseiro para o pneu não pegar?
Abraços e boa sorte!!

Boa noite Victor, valeu por acompanhar.
Não, o corte do paralama traseiro foi feito logo quando comecei a desmontar o Jeep para a nova etapa, isso em Maio.
Abraço.

fugger
09/12/2009, 21:40
tá aí o próximo jeep a ser exposto no pavilhão da fenajeep 2010 :palmas:

[]´s

Kim
10/12/2009, 01:21
Carai!!!!!!

Mais um super jeep...

O engesa é uma putsa máqina, agora o CJ!

Juninho, vc pode falar: "Não sabe brincar, então não desce pro play..."

Brinca pra valer heim!!!!

Parabéns pelo novo projeto, e sempre que possível, nos mantenha informados.

Abraços.

Kim.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 07:48
tá aí o próximo jeep a ser exposto no pavilhão da fenajeep 2010 :palmas:

[]´s

Valeu Fugger, vamos ver, quem sabe fique pronto. hehe.
De qualquer forma espero que o teu fique pronto ate junho e esteja por aqui também. :concordo:

Carai!!!!!!
Mais um super jeep...
O engesa é uma putsa máqina, agora o CJ!
Juninho, vc pode falar: "Não sabe brincar, então não desce pro play..."
Brinca pra valer heim!!!!
Parabéns pelo novo projeto, e sempre que possível, nos mantenha informados.

Abraços.

Kim.

Obrigado Kim, este foi e vai continuar sendo o CJ pra ralar sem dó. E será o ultimo projeto, depois de pronto pretendo por longos anos não mexer mais nos Jeeps, estou esgotado fisicamente, psicologicamente e principalmente financeiramente. :mrgreen:
[]s

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 09:39
Vamos ao relato da montagem do eixo dianteiro que esta em andamento:

Após colocar eixos diferencias de Toy. Band. no meu Engesa, os ex-eixos DANA 30 e DANA 44 sobraram na garagem, então resolvi por a mão na massa e apartir destes eixos fazer novos diferenciais para o CJ5.
Todo o serviço de desenvolvimento, fabricação, usinagem, solda, tempera por indução e montagem esta sendo executado aqui na UNIFAP.

Foto 1 – Originais.
Foto 2 – Conjunto todo desmontado para limpeza.
Foto 3 – DANA 44 de rural (Canela Grossa) adquirido, limpo e tendo os munhões originais retirados.
Foto 4 – Serrando os munhões abertos do DANA 30 Engesa.
Foto 5 – Munhão fora e já usinado para unir ao DANA 44 e bucha de bronze nova.

Continua...

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 10:05
Fotos 6, 7 e 8 – Bucha para alinhamento entre munhão e tubeira.
9 – Munhões pontiados a tubeira e montagem total do eixo com as homocinéticas Spicer da Toyota Bandeirantes para averigação de tamanho dos semi-eixos a serem fabricados.
10 – Detalhe do munhão com as Homocintéticas.

Continua....

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 10:13
11 – Material SAE 1020 para fazer eixos gabaritos para averiguação de alinhamento e material SAE 4340 para fabricação dos semi-eixos.

Continua...

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 10:34
Quando fizemos a pré-montagem para medir os semi-eixos (Foto 9), percebemos que um dos munhões estava nitidamente desalinhado (8mm):putz::parede:
Então tivemos que fazer um novo gabarito, além das buchas foi feito um eixo para alinhar a manga á bucha da ponta da tubeira e por fim a caixa de satélites.
Fotos 12, 13, 14, 15 e 16.

Continua...

Guiga Tostes
10/12/2009, 11:36
Boa noite Guiga, beleza?
Vou postar umas fotos sim e ainda esta semana, pode deixar que vai ter bem detalhado.
Eu tenho todos os componentes da suspensão (suportes de barra link, suportes de mola que vão no eixo) projetados em autocad 2D, se quiser é so mandar cortar em 5/16`` e soldar nos eixos de toy, foi o que fiz no Engesa.
No CJ5 estarei usando molas com fio de 14mm, porém creio que será pouco, talvez troque por fio 16mm que é a que uso no meu Engesa e ficaram ótimas (são as do Igor da Rota4x4), mas isso vou acertando.
Fique de olho.:concordo:
Abraços.

Valeu pelas infos Juninho, em janeiro terei fotos da instalacao da suspensao...inclusive abrirei um topico da Band aqui na Frota 4x4 para todos acompanharem.

Sobre as molas, eu tb tenho em vista as molas do Igor, mas vai depender muito de como a susp vai se comportar com as molas atuais: Molas tem 39cm de comprimento ( 2 tem fio 15mm e 2 tem fio 13mm)...mas ainda eh precoce dizer, precisareu fazer testes praticos...mas acho que com estas molas vai ficar meio "boba" no asfalto.

Bom, estamos ai acompanhado tudo:pipoca::pipoca::pipoca:

Abrs

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 11:40
Então para compensar estes 8mm de diferença e deixar o conjunto alinhado tivemos que reusinar o munhão para deslocar o furo da bucha e obviamente uma nova bucha de bronze teve que ser feita.

Fotos 17, 18 e 19

Tudo pronto e 100% alinhado, os munhões foram pontiados a tubeira e foi enviado para o mecânico conferir o grau de inclinação, se estiver tudo OK será soldado por definitivo e iniciamos a montagem.

A fabricação dos semi-eixos ficará para 2010, após deixar o traseiro pronto para flutuante (mangas, cubos, etc) as 4 pontas de eixo serão usinadas e temperadas.

Até então já se foram 50 horas de usinagem.

victor massinha
10/12/2009, 14:10
Quando se inclina o eixo dianteiro na altura correta para não dar muito angulo nas cruzetas, sei que é uma inclinação de +/- 7 graus e não se corta do lado do diferencial para fazer isso, e sim ao lado dos munhoes, onde já existe uma solda (me corrijam se estiver errado) agora uma duvida, não parece ser tão dificil cortar inclinar e soldar novamente, um torneiro deve fazer esse serviço... agora essa alteração em EXCLUSIVO, tirando todo o restante do processo (no caso de alguem que faria SPOA por exemplo) gastaria numa media de quanto? ou teria que mandar fazer em oficinas especializadas?
Obrigado.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 15:27
Quando se inclina o eixo dianteiro na altura correta para não dar muito angulo nas cruzetas, sei que é uma inclinação de +/- 7 graus e não se corta do lado do diferencial para fazer isso, e sim ao lado dos munhoes, onde já existe uma solda (me corrijam se estiver errado) agora uma duvida, não parece ser tão dificil cortar inclinar e soldar novamente, um torneiro deve fazer esse serviço... agora essa alteração em EXCLUSIVO, tirando todo o restante do processo (no caso de alguem que faria SPOA por exemplo) gastaria numa media de quanto? ou teria que mandar fazer em oficinas especializadas?
Obrigado.

Boa tarde Vitor, no meu caso foi cortado no eixo para que a medida do munhão ao centro do diferencial se mantivesse a medida original do Dana30 Engesa, se cortasse do lado do munhão do Dana44, ficaria com um eixo dianteiro mais largo que o traseiro. :concordo:

Este serviço de fazer SPOA e obviamente cortar os munhões e reposiciona-los já se tornou corriqueiro e desconheço algum mecanico de 4x4 que ainda não o fez.
Tem que estar atento para igualar o grau dos dois munhões.
Quanto ao custo não saberia te dizer, além do mais há uma grande diferença de M.O. de SP para cá.
Não esqueça do high steer para a direção. :concordo:

Abraço.

victor massinha
10/12/2009, 15:54
Obrigado, é que a intenção era fazer SPOA no massa, mas como mão de obra aqui na região é muito cara, e são muito poucos meanicos que fazem esse tipo de serviço, então decide fazer "made in home" mesmo que acho que seria uma boa, a dificuldade encontrada no momento seria alterar o angulo do eixo dianteiro. Perguntei somente para ter uma ideia sobre valores, vou dar uma pesquisada em torneiros aqui da região para saber quem pode fazer isso pra mim e quanto cobra. A solda aqui de casa acho que não daria pra fazer o serviço :mrgreen: mas a mao de obra é qualificada!! :shock::putz: melhor eu procurar o torneiro mesmo senao soldo um lado diferente do outro ficaria uma belezinha!!!

ramiro_eli
10/12/2009, 17:28
Viatura show de bola!!!!:palmas::palmas::palmas:
Quando vem com ela pra SP???:pensativo:

Seria bacana marcar uma trilha com todos os montrinhos do forum!
Essa trilha poderia ser a seletiva do Top Truck Brasil.:concordo:

victor massinha
10/12/2009, 17:47
Trilha seletiva para o TTC Brasil?? :shock:
Me candidato como o primeiro zequinha para essa trilha!! :mrgreen:
Sei mecher em guincho
cavo buraco
entro no atoleiro para colocar cinta
serviços gerais de mecanica
corto eventuais arvores caidas no caminho
sei fazer churrasco
e o mais importante levo a cerveja para quem precisa!! :dance:
Não cobro nada, qualquer coisa só me mandar uma MP para acertar os detalhes!!!! ui... :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 22:56
Viatura show de bola!!!!:palmas::palmas::palmas:
Quando vem com ela pra SP???:pensativo:

Seria bacana marcar uma trilha com todos os montrinhos do forum!
Essa trilha poderia ser a seletiva do Top Truck Brasil.:concordo:

Fala Ramiro, beleza?
Valeu pelo convite, deixa so ficar pronto pois para mim ja é promessa, ja falei com o Rodrigo (Garra4x4), Edilson Fabre e com o Guto a respeito de fazer alguma trilha ai com a turma.
Gostaria do Camel, mas se preferirem outra, topo também.

Esta aparecendo tantos jeeps grandes por aqui que se unir tudo vai parecer comboio de jeep raid. :mrgreen:

*Não precisa nem dizer que o Devasso esta inclusos nas inspirações.

Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/12/2009, 23:04
Victor, já esta combinado, desde que capriche no churrasco, todas as demais tarefas podem ser executadas de forma ‘’meia boca’’ e mesmo assim será considerado um zeca caído do céu. :mrgreen:
Aparecendo dúvidas no SPOA mande uma MP.:concordo:

Abraço.

GuTo_Cerulli
11/12/2009, 11:37
Opa!

Passando para assinar o tópico...

Essa história de seletiva pro TTC seria show! Acho que vai ser viabilizado para o ano que vem...vamos ver!

[]'s

victor massinha
11/12/2009, 14:01
Victor, já esta combinado, desde que capriche no churrasco, todas as demais tarefas podem ser executadas de forma ‘’meia boca’’ e mesmo assim será considerado um zeca caído do céu. :mrgreen:
Aparecendo dúvidas no SPOA mande uma MP.:concordo:

Abraço.

Pode deixar vou fazer um curso de churrasco, até a trilha ja vai tar baum!! :mrgreen:

Quanto ao SPOA agradeço, por enquanto ele ta meio parado, depois que retomar o processo e sentir que dai vai pra frente posso ate pensar em colocar um topico aqui no frota 4x4. mas Obrigado mesmo assim!

Enquanto issu eu fico aqui so observando o que vai saira da brincaddeira! :pipoca:

CAVESO
12/12/2009, 00:51
De olho no tópico de mais uma máquina da prole do juninho para, principalmente, xerocar esse eixo híbrido..... :odedo:

Parabéns por mais uma máquina, Jr! :palmas:

Alexandre Souto
12/12/2009, 13:10

Muito bão mesmo!!!!

Mais um monstrão.....

na sua garagem!!!!! :palmas:

[]'s Juninho e to de olho neste projeto, promete hemmm!!!!

JUNINHO_BITTENCOURT
12/12/2009, 13:26
De olho no tópico de mais uma máquina da prole do juninho para, principalmente, xerocar esse eixo híbrido..... :odedo:

Caveso, valeu parceiro.
Sobre o eixo híbrido, vale a pena fazer sim para o Engesa, aquela minha ''bola'' D44 é so colocar no lugar do D30, a tubeira é a mesma.
Com o natal se aproximando mando aquela bola ai pra vc de presente de natal blz? :concordo:
Na semana após o dia 18 estou e férias levo ate a rodoviária para despachar, mas combinamos tudo.

[] com um mineiro me devendo uns 5 kgs de queijo. :odedo::mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
12/12/2009, 13:29
Muito bão mesmo!!!!

Mais um monstrão.....

na sua garagem!!!!! :palmas:

[]'s Juninho e to de olho neste projeto, promete hemmm!!!!

Valeu Alexandre, vamos ver conforme o andamento, seguindo a receita de vários Jeeps aqui do forum, espero que sim. :-D

Abração.

IarzaJr
13/12/2009, 18:51
Nesta trilha em São Paulo eu estou dentro!

JUNINHO_BITTENCOURT
13/12/2009, 22:08
Nesta trilha em São Paulo eu estou dentro!

Marcos, quanto tempo não te ''via'' aqui pelo forum.
Mas é claro que vc seria um dos primeiros que eu iria convidar, ano que vem vimos, podemos mandar de cegonha ou ir rebocado, isso é o de menos, o importante é estarmos la.

* Atualiza a assinatura: Jeep Willys V8, Rock Bone, 38.4x14.5, etc etc hehe.

Abraços.

CAVESO
14/12/2009, 00:02
Caveso, valeu parceiro.
Sobre o eixo híbrido, vale a pena fazer sim para o Engesa, aquela minha ''bola'' D44 é so colocar no lugar do D30, a tubeira é a mesma.
Com o natal se aproximando mando aquela bola ai pra vc de presente de natal blz? :concordo:
Na semana após o dia 18 estou e férias levo ate a rodoviária para despachar, mas combinamos tudo.

[] com um mineiro me devendo uns 5 kgs de queijo. :odedo::mrgreen:

Juninho,

Sei que você irá me achar o cara mais chato, espaçoso e mal agradecido do mundo, mas, mesmo de grátis, tenho minhas dúvidas:

1-No ponto onde você cortou na tubeira, para eu soldar o munhão dana 30 terei que descravar a tubeira inteira dele e implantá-la nessa bola dana 44, é isso (diferente do seu caso onde soldou a tubeira do 44 no munhão dana 30)?

2- A bola está sem os mancais, não é? Mancais avulsos não tem aquele problema de não casar com a bola?

Desculpa a amolação, mas como sei quase nada dessa adaptação, fico com medo de ficar com uma peça que não servirá para mim aqui e que pode ser útil a outro amigo do fórum.

Tenha paciência comigo, tá? :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
14/12/2009, 07:38
Juninho,

Sei que você irá me achar o cara mais chato, espaçoso e mal agradecido do mundo, mas, mesmo de grátis, tenho minhas dúvidas:

1-No ponto onde você cortou na tubeira, para eu soldar o munhão dana 30 terei que descravar a tubeira inteira dele e implantá-la nessa bola dana 44, é isso (diferente do seu caso onde soldou a tubeira do 44 no munhão dana 30)?

2- A bola está sem os mancais, não é? Mancais avulsos não tem aquele problema de não casar com a bola?

Desculpa a amolação, mas como sei quase nada dessa adaptação, fico com medo de ficar com uma peça que não servirá para mim aqui e que pode ser útil a outro amigo do fórum.

Tenha paciência comigo, tá? :mrgreen:

Sem problemas Caveso. Você esta fazendo o certo.

- Para colocar a bola Dana 44 no seu eixo Dana 30, tem duas opções:
1º: despontear e sacar a tubeira da bola do D30 e introduzir :shock: dentro da D44 (que também terá que despontear e sacar o pedaço de tubo que resta na peça).
Ou
2º: Cortar a tubeira D30 e unir a D44 no pedaço da tubeira que resta na peça por intermédio de uma bucha e por garantia um reforço na emenda (um anel envolvendo a junção).
A segunda opção é de longe mais simples, sacar o tubo de um diferencial da uma serviçaaaada. :???:

- Sobre o mancal teria que comprar um D44 mesmo o do D30 creio que não servirá, mas isso nos ferros-velhos encontra fácil.

Fazemos assim, de uma pensada, quando resolver encarar me avisa que combinamos o envio em Janeiro, enquanto isso vou a usando como um vaso de flor.:mrgreen:

[]

CAVESO
14/12/2009, 13:15
Opa, boa!!!!!!!!!!

Vou pesquisando e pensando até lá...

Mas não escolha planta com raízes muito longas..... :mrgreen:

Abração e obrigado pela compreensão!

victor massinha
14/12/2009, 13:42
coloca uma samambaia.....

CAVESO
14/12/2009, 14:07
coloca uma samambaia.....

Se for esta samambaia pode mandar plantada na bola....:mrgreen:

victor massinha
14/12/2009, 16:06
Se for esta samambaia pode mandar plantada na bola....:mrgreen:

ai é baum..
o duro é a patroa... "não meu bem ela só ta tomando conta das peças do jeep pra mim" :odedo:

JUNINHO_BITTENCOURT
14/12/2009, 19:11
Para entrar uma mulher dessa dentro so sendo um Dana70.:mrgreen:

Edilson Fabre
15/12/2009, 14:18
Fala Juninho...

Vc fala dos Fabre, mas também não brinca em serviço...
Muito bom o projeto...

Assim que pronto, manda o bichinho pra cá para fazermos umas trilhas....
Tem que botar pilha no Bin Loco também para aprontar o PV...

Parabéns!!!:palmas::palmas::palmas:

Abraço,

Edilson

JUNINHO_BITTENCOURT
16/12/2009, 07:21
Fala Juninho...

Vc fala dos Fabre, mas também não brinca em serviço...
Muito bom o projeto...

Assim que pronto, manda o bichinho pra cá para fazermos umas trilhas....
Tem que botar pilha no Bin Loco também para aprontar o PV...

Parabéns!!!:palmas::palmas::palmas:

Abraço,

Edilson

Valeu Edilson, a proposta ja esta de pé, agora é so terminar o bicho e encarretar ai para SP, vamos combinar sim.
Agora nas férias pretendo estar aqui na fábrica trabalhando como camelo para adiantar o serviço.
Abraços.

IarzaJr
22/12/2009, 21:46
Heheeh.. que nada deixa só V8 mesmo!
To pensando colocar uma caixa clark 240F, a primeira é 6,32:1, segunda 3,09:1, terceira 1,69:1 e quarta 1,00:1. O único "problema" é que a primeira é seca, mas com esta redução nem precisa de sincronizada...
É a famosa caixa clark grande, vem nas F350, 400 e 4000

Loiro
22/12/2009, 22:10
Baita projeto!
Ainda virá para o Cassino com o jeep em obra?
[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
23/12/2009, 18:37
Heheeh.. que nada deixa só V8 mesmo!
To pensando colocar uma caixa clark 240F, a primeira é 6,32:1, segunda 3,09:1, terceira 1,69:1 e quarta 1,00:1. O único "problema" é que a primeira é seca, mas com esta redução nem precisa de sincronizada...
É a famosa caixa clark grande, vem nas F350, 400 e 4000

Conheço esta caixa, mas não sabia o quanto era reduzida Marcos.
Quanto a ser seca, acostuma a entrar no tempo e depois nem arranha mais, andei 5 anos com uma seca, hehe.

Baita projeto!
Ainda virá para o Cassino com o jeep em obra?
[]'s

Valeu Loiro, a viagem esta de pé sim, partimos sábado em 07 4x4s, volto dia 04.01 e seguimos com as obras.
* O Marcos ai da msg acima (IarzaJr) fez este trajeto de CJ em Outubro.
Nos falamos, abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
15/01/2010, 12:53
Atualizações:

Finalizando os links, buchas e agregados da susp.

:concordo:

fugger
15/01/2010, 13:07
êta piá capricho!

Dá gosto ver seu "jeeps" Juninho... :concordo:

[]´s

JUNINHO_BITTENCOURT
15/01/2010, 13:17
O motor que foi refeito toda a parte de cima e debaixo ficou ótimo, tudo 0km.
Já estamos montando, logo vai roncar no pedestal direto na turbina :twisted:.

Clark 260-F e Dana 18 revisadas e pintadas.

Semana que vem as rodas 16x6 original Toy. irão para a faca para se transformarem em16x12 com beadlock.

Vamos trabalhar para que fique pronto ate Março para poder testar antes de ir para o TTC da Ubroc www.ubroc.com.br (http://www.ubroc.com.br) em Abril.
Falando nisso alguem tem alguma novidade?

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
15/01/2010, 13:26
êta piá capricho!

Dá gosto ver seu "jeeps" Juninho... :concordo:

[]´s

Fugger, valeu :concordo:. Este não vou alisar muito não, inclussive ja desisti da ideia de reformar a carroceria, vai ser so um banho de tinta.

Abrãço.

fugger
15/01/2010, 13:28
Fugger, valeu :concordo:. Este não vou alisar muito não, inclussive ja desisti da ideia de reformar a carroceria, vai ser so um banho de tinta.

Abrãço.

Já que vai usar a tcase willys, sugiro que faça um prolongamento do suporte das alavancas, para que fiquem mais próximas a posição original do jeep. Além disso, pq não usa o kit 3,11 do Marcel?

[]´s palpiteiros

victor massinha
15/01/2010, 13:41
Sem querer ser chato mas já sendo...:mrgreen: Onde foi que você mandou fazer esse kit de suspensão da engesa, ja vi jeep com parecidos mas todos tirados de outro carro. Achei muito bem feito vai ficar show com certeza!! :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
15/01/2010, 14:30
Já que vai usar a tcase willys, sugiro que faça um prolongamento do suporte das alavancas, para que fiquem mais próximas a posição original do jeep. Além disso, pq não usa o kit 3,11 do Marcel?

[]´s palpiteiros

Fugger obrigado pela dica, nem lembrei disso. No meu CJ3B eu montei as alavancas originais e ficaram curtas, vou alongar.:concordo:
Acabei de falar com o Marcel, ele não esta mais vendendo para Dana 18.
Quer vender seu kit?:mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
15/01/2010, 14:48
Sem querer ser chato mas já sendo...:mrgreen: Onde foi que você mandou fazer esse kit de suspensão da engesa, ja vi jeep com parecidos mas todos tirados de outro carro. Achei muito bem feito vai ficar show com certeza!! :concordo:

Victor fabricamos tudo aqui na nossa metalurgica Unifap, no tempo livre e finds.
Vamos por partes:
- O projeto tirei como modelo o meu Engesa, (tenho em cad, é so pedir)
- Cortei em oxcorte o ''miolo'' do link em 5/16'' (original é 1/4, acho fraco)
- Usinamos os pinos
- Tubos 1020 para fazer os mancais das buchas
- Buchas usinadas em Poliuretano
- O ''miolo'' foi contornado por um ferro chato tb 5/16, soldado os mancais e pino, tudo com mig.
- Pintura vermelha e agora so falta polir :mrgreen:

Guiga Tostes
15/01/2010, 14:52
Atualizações:

Finalizando os links, buchas e agregados da susp.

Que beleza, parabens pelo capricho!!! Chegou a hora que eu aguardava:dance:

Abrs...e acompanhando de perto:pipoca::pipoca::pipoca:

JUNINHO_BITTENCOURT
15/01/2010, 15:21
Que beleza, parabens pelo capricho!!! Chegou a hora que eu aguardava:dance:

Abrs...e acompanhando de perto:pipoca::pipoca::pipoca:

Guiga, valeu. Se precisar de ajuda é so falar, te passo o projeto e caso não encontre, também onde cortar.
Abraço.

Guiga Tostes
15/01/2010, 16:29
Guiga, valeu. Se precisar de ajuda é so falar, te passo o projeto e caso não encontre, também onde cortar.
Abraço.

Valeu Juninho, obrigado pela atencao!

Ja estou com os bracos, suportes das molas e panhard em casa. Agora o meca que fara a instalacao esta fazendo ajustes(reforcos) nos bracos para iniciar a instalacao. Esta suspensao ja estava montada em outra Toy e tinha sido feita customizada pelo antigo dono...tem ate aparencia de kit. Assim que tiver fotos de mando para dar uma olhada.

Abrs

JUNINHO_BITTENCOURT
15/01/2010, 19:57
Valeu Juninho, obrigado pela atencao!

Ja estou com os bracos, suportes das molas e panhard em casa. Agora o meca que fara a instalacao esta fazendo ajustes(reforcos) nos bracos para iniciar a instalacao. Esta suspensao ja estava montada em outra Toy e tinha sido feita customizada pelo antigo dono...tem ate aparencia de kit. Assim que tiver fotos de mando para dar uma olhada.

Abrs

Show:concordo:, vá postando no forum a instalação.
Abraços.

taberna4x4
15/01/2010, 21:46
juininho !!! simplesmente show!!! parabéns cara esta ficando show!! te mandei uma MP..abraços:concordo:

FernandoRisso
18/01/2010, 12:00
Juninho,

Parabéns, ficou mto bem feito mesmo! Uma pergunta: qual o diâmetro do parafuso que vai usar para prender os braços nos eixos?

[]'s

victor massinha
18/01/2010, 12:09
:shock: Realmente ficou muito legal :concordo:

quem sabe você pode ate começar a vender esse kit de suspensão para CJ???!! não tem muita gente que faça! é só começar a trabalhar nas horas de folga e de fins de semana em tempo integral!! :odedo:

Brincadeiras a parte, acho que esse jeep vai ser grande destaque, pelo configuração e pelo capricho. Como isso não cansa de ouvir então parabens :palmas::mrgreen:

E sempre de olho para novas atualizaçoes...

JUNINHO_BITTENCOURT
19/01/2010, 22:03
juininho !!! simplesmente show!!! parabéns cara esta ficando show!! te mandei uma MP..abraços:concordo:

Taberna, estou te enviando e-mail agora com os arquivos. :concordo:
Se tiver duvida retorne.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/01/2010, 22:17
Juninho,

Parabéns, ficou mto bem feito mesmo! Uma pergunta: qual o diâmetro do parafuso que vai usar para prender os braços nos eixos?

[]'s

Valeu Fernando. :concordo:, salvo engano devem ser: Ø 9/16''.
Tenho que confirmar pois faz tempo que comprei.

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/01/2010, 22:22
:shock: Realmente ficou muito legal :concordo:

quem sabe você pode ate começar a vender esse kit de suspensão para CJ???!! não tem muita gente que faça! é só começar a trabalhar nas horas de folga e de fins de semana em tempo integral!! :odedo:

Brincadeiras a parte, acho que esse jeep vai ser grande destaque, pelo configuração e pelo capricho. Como isso não cansa de ouvir então parabens :palmas::mrgreen:

E sempre de olho para novas atualizaçoes...

Obrigado Victor.

Se for aceitavel um prazo de entrega entre 10 e 12 meses posso estudar a produção em série. :mrgreen:
Se alguém tiver real interesse passo a bola para meu mecanico, ele ja fez algumas também seguindo este projeto que fiz.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/01/2010, 22:34
Mais serviço projeto, corta, e depois solda.

Suporte de ligação dos links ao eixo e suporte de molas helicoidais cortados em oxicorte.

Seguimos..

Rogério1231
19/01/2010, 23:17
Olá Junhinho,

Vendo seu trabalho sobre as barras da suspenção ( não sei o nome correto) vc disse para colocar pino usinado em um dos lados e rosca em uma outra ponta. Bem o que quero te dizer é o que vc acha de substituir este pino e as buchas por está tipo de peça da foto, pois assim acho que não teria o problema de estragular estas bucha do colocar uma mola maior

Um Abraço
Rogerio

JUNINHO_BITTENCOURT
20/01/2010, 07:06
Rogério a dica é ótima, eu não optei por não ter encontrado algo similar por aqui, alem dos benefícios citados por vc teria um ganho de curso considerável em relação a bucha de borracha ou PU.

Alguem tem alguma dica?

[] em tempo de trocar.

FernandoRisso
20/01/2010, 08:47
Tenho sim, vejo 3 caminhos:

1. Bucha em PU engesa com torção no parafuso
2. Terminais rotulares nacionais - www.termicom.com.br
3. Juntas rotulares gringas - Currie, Rubicon express, Trail-gear etc etc

[]'s

Guiga Tostes
20/01/2010, 10:01
Eu tb gosto muito da ideia dos terminais rotulares!

Juninho, se pensar em viabilizar para o seu projeto, entro nessa com vc!

Abrs

Rogério1231
20/01/2010, 19:49
Juninho,

Dê uma olhada neste site http://www.polyperformance.com/shop/High-Clearance-Lower-Control-Arm-Frame-Mount-Un-Welded-p-698.html
e neste
http://www.polyperformance.com/shop/Axle-Chassis-Brackets-p-1-c-862.html
outro http://www.polyperformance.com/shop/Forged-Johnny-Joints-p-388.html
Vc me passou os desenho em cad das barras, pois estou disposto a usar este sistema no que vc me passou e vendo o custo e o beneficio que eles vão me dar acho que vale apena pro que estou querendo fazer
Dá uma olhada na suspenção usa o mesmo sistema porém menor nas suas dimensões.

um abraço
Rogério

fugger
20/01/2010, 20:34
Opa!! Conheço essa foto!!!

[]´s

JUNINHO_BITTENCOURT
20/01/2010, 21:32
Tenho sim, vejo 3 caminhos:

1. Bucha em PU engesa com torção no parafuso
2. Terminais rotulares nacionais - www.termicom.com.br (http://www.termicom.com.br/)
3. Juntas rotulares gringas - Currie, Rubicon express, Trail-gear etc etc

[]'s

Risso como sempre obrigado.

Para começar a estudar os terminais nacionais, tens algum modelo específico a indicar para correr atrás das cotações?

Abraço.

Eu tb gosto muito da ideia dos terminais rotulares!

Juninho, se pensar em viabilizar para o seu projeto, entro nessa com vc!

Abrs

Combinado Guiga, vamos verificar juntos e barganhar a compra em quantidade. :mrgreen:

Guiga Tostes
20/01/2010, 21:39
Risso como sempre obrigado.

Combinado Guiga, vamos verificar juntos e barganhar a compra em quantidade. :mrgreen:

Opa, eu fecho!!!

Fiz algumas pesquisas e até o momento gostei muito dos da Trail Gear que tem inclusive bico para engraxar, produto de primeira...mas tenho duvidas quanto ao dimensionamento...qual medida seria a ideal?

Vamos ver se alguem dá uma luz!!!

Ps.: Pensei em usar estes terminais tb nas panhard, pode ser um belo upgrade em todo o sistema pois eliminariamos quase todas as buchas.

Abrs

JUNINHO_BITTENCOURT
20/01/2010, 21:42
Rogério gostei da forma que foi montado o terminal, é extremamente simples fazer o surpote, é bem semelhante ao suporte de feixe de molas.
Vamos verificar o custo dos nacionais.

Fugger olha seu Jeep ai :mrgreen:, foi sua imagem inspirativa durante um belo tempo.
Mas agora ja tem ate jeep montado para vc bater foto. :mrgreen: :mrgreen:

Guiga Tostes
20/01/2010, 23:00
Opa, eu fecho!!!

Fiz algumas pesquisas e até o momento gostei muito dos da Trail Gear que tem inclusive bico para engraxar, produto de primeira...mas tenho duvidas quanto ao dimensionamento...qual medida seria a ideal?

Vamos ver se alguem dá uma luz!!!

Ps.: Pensei em usar estes terminais tb nas panhard, pode ser um belo upgrade em todo o sistema pois eliminariamos quase todas as buchas.

Abrs

Já que dupliquei para esta pagina...:mrgreen:

O que vc acha?

Abrs

FernandoRisso
21/01/2010, 09:13
Eu não usaria nada inferior a 5/8". As opções das buchas em PU é muito boa, só tem que fazer uma peça em aço 1040 para aguentar a torção.

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
21/01/2010, 09:46
Já que dupliquei para esta pagina...:mrgreen:

O que vc acha?

Abrs

Guiga não fiz as panhards ainda, se for para por ja colocamos em tudo. :mrgreen:
Exemplo em anexo.

JUNINHO_BITTENCOURT
21/01/2010, 10:02
Eu não usaria nada inferior a 5/8". As opções das buchas em PU é muito boa, só tem que fazer uma peça em aço 1040 para aguentar a torção.

[]'s

Valeu Fernando, vamos corer atrás e verificar. :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
21/01/2010, 10:24
2. Terminais rotulares nacionais - www.termicom.com.br (http://www.termicom.com.br)

Guiga vc que é ai de SP, consegue verificar com a empresa que também é dai os valores dos terminais considerando o modelo que o Fernando nos passou?
Não sei como é a distribuição, mas se conseguirmos comprar direto da fábrica nos ajuda, quem sabe explicando a aplicação eles favoreçam.
Me avise se puder e o que conseguir. :concordo:

Guiga Tostes
21/01/2010, 10:38
Guiga não fiz as panhards ainda, se for para por ja colocamos em tudo. :mrgreen:
Exemplo em anexo.

Boa!

A mais parruda que tem no site da Trail Gear para os links eh de 18mm sera que eh muito? E para as panhard, 9/16" ou 5/8"?

To pensando em trazer um par para testar:twisted:

Mais uma duvida pra vc Fernando...:mrgreen:....obrigado pela ajuda!

Abrs

FernandoRisso
21/01/2010, 10:44
Essa da trail-gear parece melhor que os terminais rotulares nacionais.

Não se esqueçam que para o terminal torcer é preciso ter uns espaçadores de pelo menos uns 15 a 20mm de cada lado. As trail-gear também precisam de espaçadores, mas menores.

[]'s

Guiga Tostes
21/01/2010, 16:21
Guiga vc que é ai de SP, consegue verificar com a empresa que também é dai os valores dos terminais considerando o modelo que o Fernando nos passou?
Não sei como é a distribuição, mas se conseguirmos comprar direto da fábrica nos ajuda, quem sabe explicando a aplicação eles favoreçam.
Me avise se puder e o que conseguir. :concordo:

Liguei la e eles nao atendem pessoa fisica...me passaram o fone da loja oficial que os representa e estou aguardando o orçamento.

Vamos aguardar...

Abrs

Guiga Tostes
21/01/2010, 17:30
Acabei de falar na Termiparts(distribuidor da Termicon que nao atende varejo) e fui muito bem atendido pelo Ailton que me passou varias explicacoes tecnicas informando que o produto deles esta a altura e que muitos sao melhores que os americanos em termos de durabilidade para o uso que faremos. Ele informou tb que ja atendeu a varios jipeiros/rockcrawlers, preparadores de carro de pista(stock) e pessoas do forum que tinham projetos similares.

Bom vamos la, segundo ele os pros do terminal rotular deles com graxeira eh que estes nao usam bucha de bronze ou PU que no nosso caso soferiam maior desgaste devido as interperies(lama/agua etc). Alem de ter toda sua construcao em aco forjado e a esfera/pista no mesmo aco de rolamentos o que confere durabilidade e robustez superior aos citados(pu/bronze).

Ele tem nas medidas ate 30mm:shock: ou ate 3/4"!!! Pode-se escolher rosca macho ou femea e adequar ao projeto.

Precos:

18mm com graxeira e rosca femea ---> R$165, cada
5/8" com graxeira e rosca femea ----> R$140, cada

Da para melhorar um pouco o preco na quantidade...mas nao muito.

Sao mais caros que os gringos, mas temos todo suporte para duvidas garantias e reposicao...

Agora resta a duvida quanto aos espacadores...

Segue link da tabela de medidas do site: http://www.termiparts.com.br/catalogo_imagens/9.jpg

Abrs

CAVESO
21/01/2010, 19:05
Aproveitando o papo e o trampo do juninho, pergunto:

Não seria melhor utilizar na suspensão engesa um terminal rotular no lugar desse pino coom rosca que prende a barra longitudinal ao chassis?

Pioraria a estabilidade do jipe no asfalto? Quais seriam os prós e os contras?

Rogério1231
21/01/2010, 20:32
Pessoal, assista este video, acredito que se deva substituir as buchas por uma rótula deste porte e igual a está http://www.currieenterprises.com/cestore/default_jeep.aspx

Rogério1231
21/01/2010, 20:37
Acho que errei o link é este http://www.currieenterprises.com/cestore/johnnyjoints.aspx

JUNINHO_BITTENCOURT
21/01/2010, 21:22
Ele tem nas medidas ate 30mm:shock: ou ate 3/4"!!! Pode-se escolher rosca macho ou femea e adequar ao projeto.

Precos:
18mm com graxeira e rosca femea ---> R$165, cada
5/8" com graxeira e rosca femea ----> R$140, cada

Guiga ótimo serviço, valeu mesmo. :concordo:.
Estava aqui pensando, ao invés de eu sacar os pinos que estão nos meus links, vou verificar se eles tem um terminal femea com a mesma rosca do pino, ai seria plug & play.
Amanha vou verificar a rosca que ja não me recordo mais.

[]s

JUNINHO_BITTENCOURT
21/01/2010, 21:25
Não se esqueçam que para o terminal torcer é preciso ter uns espaçadores de pelo menos uns 15 a 20mm de cada lado.

Fernando tens alguma foto para inslutrar? :pensativo:

JUNINHO_BITTENCOURT
21/01/2010, 21:31
Aproveitando o papo e o trampo do juninho, pergunto:

Não seria melhor utilizar na suspensão engesa um terminal rotular no lugar desse pino coom rosca que prende a barra longitudinal ao chassis?

Pioraria a estabilidade do jipe no asfalto? Quais seriam os prós e os contras?

Fala Caveso, é exatamente isso que estamos descutindo :parede::putz::mrgreen:
No meu caso so teriam prós, visto que este CJ so sai da garagem para a trilha.
Abraço

Acho que errei o link é este http://www.currieenterprises.com/cestore/johnnyjoints.aspx (http://www.currieenterprises.com/cestore/johnnyjoints.aspx)
Grato Rogério, o video detalha bem a aplicação do terminal, vamos conversando.
Abraço

Guiga Tostes
22/01/2010, 01:59
Guiga ótimo serviço, valeu mesmo. :concordo:.
Estava aqui pensando, ao invés de eu sacar os pinos que estão nos meus links, vou verificar se eles tem um terminal femea com a mesma rosca do pino, ai seria plug & play.
Amanha vou verificar a rosca que ja não me recordo mais.

[]s

Fala Juninho!

Eles tem terminais macho e femea, me passa qual a medida dos seus pinos que eu pergunto lá se tem como o terminal de 18mm ou outra medida sair com esta rosca femea para ser p&p. Fiquei bem animado com os produtos!!!

Os espaçadores são estas peças(link abaixo) que amanhã consultarei se os caras da termiparts tem algo igual ou parecido:

http://www.trail-gear.com/images/misalignment-spacers-800.jpg

Vamo q vamo!!! Parece que a coisa vai ficar boa!!!:twisted:

Abrs

FernandoRisso
22/01/2010, 10:07
Taí, vcs não precisam mais de mim, agora é só arregaçar as mangas. Guiga, devem existir outros fornecedores de terminais rotulares, inclusive chineses.

Qto aos espaçadores, o Juninho pode produzir esse negócio com uma mão nas costas!

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
22/01/2010, 10:48
Fala Juninho!
Eles tem terminais macho e femea, me passa qual a medida dos seus pinos que eu pergunto lá se tem como o terminal de 18mm ou outra medida sair com esta rosca femea para ser p&p. Fiquei bem animado com os produtos!!!
Os espaçadores são estas peças(link abaixo) que amanhã consultarei se os caras da termiparts tem algo igual ou parecido:
http://www.trail-gear.com/images/misalignment-spacers-800.jpg
Vamo q vamo!!! Parece que a coisa vai ficar boa!!!:twisted:
Abrs

Guiga, precisaria de uma fêmea (separa uma gostosa :mrgreen:) rosca M18
Vamos ver o que eles tem para M18 ( 5/8'' (15,8mm) ou 18mm).

Quanto ao espaçador, como o Risso falou é simples, mas por gentileza veja se eles ja tem algo pronto e decidimos.

[]s rotulares.

Guiga Tostes
22/01/2010, 12:50
Guiga, precisaria de uma fêmea (separa uma gostosa :mrgreen:) rosca M18
Vamos ver o que eles tem para M18 ( 5/8'' (15,8mm) ou 18mm).

Quanto ao espaçador, como o Risso falou é simples, mas por gentileza veja se eles ja tem algo pronto e decidimos.

[]s rotulares.

Bom dia!

Falei com o Ailton hoje e a rosca femea M18 pode ser feita em qualquer terminal, seja 5/8", 18mm, 20mm etc...agora eh so encomendar!!!:concordo:

Estou aqui pensando no tamanho dos terminais para a panhard, assim fechariamos tudo em um pacotao so!

Sobre os espacadores, infelizmente eles nao fabricam e tb nao soube indicar alguma fabrica...acredito que teremos que partir para o artesanal mesmo.:pensativo:

Abrs

CAVESO
22/01/2010, 13:27
Fala Caveso, é exatamente isso que estamos descutindo :parede::putz::mrgreen:
No meu caso so teriam prós, visto que este CJ so sai da garagem para a trilha.

Mas você deveria pensar em fazer tal modificação também no seu engesão......

Sei muito pouco de suspensão, mas acho bem burro aquele sistema do engesa....

Guiga Tostes
24/01/2010, 12:21
Bom dia!

Falei com o Ailton hoje e a rosca femea M18 pode ser feita em qualquer terminal, seja 5/8", 18mm, 20mm etc...agora eh so encomendar!!!:concordo:

Estou aqui pensando no tamanho dos terminais para a panhard, assim fechariamos tudo em um pacotao so!

Sobre os espacadores, infelizmente eles nao fabricam e tb nao soube indicar alguma fabrica...acredito que teremos que partir para o artesanal mesmo.:pensativo:

Abrs

Up!:concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
24/01/2010, 19:13
Mas você deveria pensar em fazer tal modificação também no seu engesão......

Sei muito pouco de suspensão, mas acho bem burro aquele sistema do engesa....

Fala Caveso, é verdade o sistema original engesa gasta muito a bucha de torção, embora seja barata (mesma da F-1000) logo vai pro saco.
Vamos testar no cj-5 e ver o resultado.

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
24/01/2010, 19:19
Bom dia!

Abrs

Beleza Guiga, que ótimo que fazem esta rosca em qualquer peça.
Sobre a panhard, 5/8'' nao seria suficiente? Creio que não teria necessidade de uma maior bitola.
Os espaçadores damos um jeito, isso é simples.

Vamos ver então qual o orçamento final, considerando:

8 terminais para Links - 18mm - rosca femea M18
e
8 terminais - 5/8'' - rosca femea M18
(ou com qualquer outra rosca que tenham pronta)

:concordo:, valeu Guiga.

CAVESO
24/01/2010, 21:48
Fala Caveso, é verdade o sistema original engesa gasta muito a bucha de torção, embora seja barata (mesma da F-1000) logo vai pro saco.
Vamos testar no cj-5 e ver o resultado.

Abraço

No meu mandei fazer essas buchas de pneu e devem durar um pouco mais que as de F-1000

JUNINHO_BITTENCOURT
24/01/2010, 22:28
No meu mandei fazer essas buchas de pneu e devem durar um pouco mais que as de F-1000

Hehe, fiz o mesmo CAVESO, havia comprado as injetadas, porém consegui por preço ainda mais barato as de pneus, ai troquei. :concordo:
Vamos ver no que dai var os terminais rotulares.

Abraço.

Guiga Tostes
25/01/2010, 01:47
Beleza Guiga, que ótimo que fazem esta rosca em qualquer peça.
Sobre a panhard, 5/8'' nao seria suficiente? Creio que não teria necessidade de uma maior bitola.
Os espaçadores damos um jeito, isso é simples.

e

Realmente, 5/8" para panhard deve ser suficiente!

Bom, vou pedir para orçar a quantidade acima(vc pediu 2 jogos de cada(18mm e 5/8"), são para o Brutus tb?) + os meus. Vou usar meu lado brimo e vamos ver se consigo um bom desconto!:mrgreen:

Amanhã(segunda 25/01) é feriado em SP, com isso teremos o orçamento só na terça OK?

Abrs

JUNINHO_BITTENCOURT
25/01/2010, 10:13
Realmente, 5/8" para panhard deve ser suficiente!

Bom, vou pedir para orçar a quantidade acima(vc pediu 2 jogos de cada(18mm e 5/8"), são para o Brutus tb?) + os meus. Vou usar meu lado brimo e vamos ver se consigo um bom desconto!:mrgreen:

Amanhã(segunda 25/01) é feriado em SP, com isso teremos o orçamento só na terça OK?

Abrs

Guiga, considerei 2 jogos sendo um para mim (CJ5) e um para voce (toy). Para o Brutus não vou pegar já ($), vou primeiro testar na cobaia e ver o resultado hehe.

Vamos aguardar o orçamento e procurar mais opções de terminais nacionais, ou ate mesmo posso conversar com meu meca. e tentar comprar direto do fabricante pela empresa dele.
Aguardo os preços e analisamo.
Brigadão Guiga, abraço.

Guiga Tostes
25/01/2010, 13:16
Guiga, considerei 2 jogos sendo um para mim (CJ5) e um para voce (toy). Para o Brutus não vou pegar já ($), vou primeiro testar na cobaia e ver o resultado hehe.

Vamos aguardar o orçamento e procurar mais opções de terminais nacionais, ou ate mesmo posso conversar com meu meca. e tentar comprar direto do fabricante pela empresa dele.
Aguardo os preços e analisamo.
Brigadão Guiga, abraço.

OK, combinado!:concordo:

Amanhã teremos o orçamento!

Abrs

Guiga Tostes
26/01/2010, 16:43

e

Opa!

Ja tenho orçamento...mas a coisa nao melhorou mto, conseguimos baixar R$10, em cada terminal de 5/8":evil:

18mm R$165
5/8" R$130

Com isso a brincadeira vai ficar mais cara que o imaginado, sendo assim acredito que seja valido tentar uma 2a. cotacao nacional...ou cotar direto na termicon(tem que ter cnpj) para ver se sai mais barato...mas nao sei quanto...

Bom, por hora sai mais barato mandar vir os gringos de 18mm da trail gear...o unico problema eh que eles nao tem rosca femea...

E agora?:pensativo:

Abrs

FernandoRisso
26/01/2010, 19:53
Mais uma ajuda, vejam nesse site, eles tem o terminal fêmea e não precisa de espaçadores.

www.qa1.net

Exatamente o que vcs procuram está aqui:
http://qa1.thomasnet.com/viewitems/le-track-rod-ends-and-spherical-bearings-rock-ends/adventure-series-rock-ends?&plpver=1001&bc=1001|3001448|3001529|3001331&forward=1

[]'s

CAVESO
26/01/2010, 21:26
Mas pra que rosca fêmea na panhard????? :pensativo:

JUNINHO_BITTENCOURT
26/01/2010, 21:39
Opa!

Ja tenho orçamento...mas a coisa nao melhorou mto, conseguimos baixar R$10, em cada terminal de 5/8":evil:

18mm R$165
5/8" R$130

Com isso a brincadeira vai ficar mais cara que o imaginado, sendo assim acredito que seja valido tentar uma 2a. cotacao nacional...ou cotar direto na termicon(tem que ter cnpj) para ver se sai mais barato...mas nao sei quanto...

Bom, por hora sai mais barato mandar vir os gringos de 18mm da trail gear...o unico problema eh que eles nao tem rosca femea...

Abrs

Guiga, valeu pelo esforço e prontidão por ter corrido atrás :concordo:

R$ 1.180,00 so para os terminais ficaria bem salgado, vamos ter que procurar mais opções.
Vou ver se encontro algo na China, posso pedir tentar pedir como amostras e via courrier, alías um amigo foi para la este find.
Fernando, alguma opção Xing-Ling?

Outra coisa, hoje passei no mecanico, amanha ele pega no chassis, vai começar a pontear os suportes de molas, barra link, etc.

Então caso eu não consiga nada para no máximo semana que vem, vou ter que montar com o sistema original mesmo e depois que conseguir os rotulares vou alterar.
Temos que achar algo mais em conta.

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
26/01/2010, 21:41
Mais uma ajuda, vejam nesse site, eles tem o terminal fêmea e não precisa de espaçadores.

www.qa1.net (http://www.qa1.net)

Exatamente o que vcs procuram está aqui:
http://qa1.thomasnet.com/viewitems/le-track-rod-ends-and-spherical-bearings-rock-ends/adventure-series-rock-ends?&plpver=1001&bc=1001|3001448|3001529|3001331&forward=1

[]'s

Risso, vamos cotar :concordo:

Alguma indicação Xing-Ling?

Valeuuu

JUNINHO_BITTENCOURT
26/01/2010, 21:44
Mas pra que rosca fêmea na panhard????? :pensativo:

Caveso, na panhard realmente não tem necessidade de ser uma fêmea, no link daria preferência para não ter que alterar o link original, apenas roscar no ''pino'' M18.

Guiga Tostes
26/01/2010, 22:48
Risso, vamos cotar :concordo:

Alguma indicação Xing-Ling?

Valeuuu

Valeu Fernando!

Putz...:pensativo:...tá caro mesmo e trazer de fora algo que pode não servir, da uma certa insegurança...

Mas Xing ling...será??...não gosto muito pq geralmente não presta...

FernandoRisso
27/01/2010, 08:49
Achei um fornecedor chinês, mas perdi o contato, o preço era igual ao da QA1 e a qualidade só Deus sabe! Principalmente quando falei que precisa de "apenas" 16 e ele esperava um pedido de pelo menos 1.000!

Vou falar mais uma vez, a opção mais barata sem a menor dúvida é bucha com torção na rosca, qq outra opção por menos de 1k é impossível.

[]'s bem pesquisados.

JUNINHO_BITTENCOURT
27/01/2010, 12:18
Valeu Fernando!

Putz...:pensativo:...tá caro mesmo e trazer de fora algo que pode não servir, da uma certa insegurança...

Mas Xing ling...será??...não gosto muito pq geralmente não presta...

Guiga é verdade, investir 1k com um tiro no escuro não tem como.

''La'' encontra muuuita porcaria, mas alguma coisa boa também, basta verificar. Aqui na fábrica importo alguns componentes que tem qualidade equiparada aos nacionais com preços risórios. Mas como disse tem que correr atrás, porque a maioria a qualidade é tão baixa quanto os preços.

Hoje a noite vou procurar na net se encontro algo, caso consiga entro em contato com meu amigo e peço para verificar in loco com os olhinhos puxados.

Guiga, mesmo que monte de imediato com as buchas, não vou abandonar a idéia dos rotulares, assim que conseguirmos algo ''acessivel'' compramos juntos. Beleza ?:concordo:

Achei um fornecedor chinês, mas perdi o contato, o preço era igual ao da QA1 e a qualidade só Deus sabe! Principalmente quando falei que precisa de "apenas" 16 e ele esperava um pedido de pelo menos 1.000!

Vou falar mais uma vez, a opção mais barata sem a menor dúvida é bucha com torção na rosca, qq outra opção por menos de 1k é impossível.

[]'s bem pesquisados.

Fernando, considerano que os preços se equiparavam ai não valeria o risco. Vamos ver se conseguimos algo em que realmente valesse a pena arriscar para ver a qualidade. Vamos ver..

Valeu pelas infos..:concordo:

Guiga Tostes
27/01/2010, 19:55
Guiga é verdade, investir 1k com um tiro no escuro não tem como.

(...)

Guiga, mesmo que monte de imediato com as buchas, não vou abandonar a idéia dos rotulares, assim que conseguirmos algo ''acessivel'' compramos juntos. Beleza ?:concordo:
..:concordo:

Concordo e combinado!

Então ficamos assim: continuamos com o projeto normal(buchas) e atentos para oportunidades de terminais rotulares, se encontrarmos algo interessante(custo beneficio) nos falamos...pq eu tb não vou desistir..heheh:mrgreen:

Ps.: Fernandão, valeu mesmo a ajuda!!!

Abrs

Guiga Tostes
04/02/2010, 17:01
Fala Juninho, blz?

Como anda a evolucao do pitbull, alguma novidade???

Abrs

fabiano carraro
04/02/2010, 20:11
:mrgreen:opa posso entrar na conversa...............totalmente interessado na ideia tambem.:concordo:

Estou confeccionando a nova suspa da minha F-75 de forma parecida ,radius arm dianteira, e 2 LINK com panhard na trazeira :dance:

Aq do lado de casa tem uma empresa chamada ATI que me vende a tempos estes terminais mas uso nas direçoes e barras WRAP

pesquisei dias atras os terminais UNIBOLL nº30 e me fizeram a R$100
,00 cada, pra apenas 2 peças........:pensativo:

entao se for o caso vou passar amanha lá e cotar novamente, pois começarei a mexer nela de novo agora no carnaval :dance:

mas ja vou avisando, estes terminais sao meio chatinhos,se nao forem constantemente lubrificados com graxa especial (no caso uso marítima) eles dao adeus em menos de 6 meses.:parede:

as buchas da ponta no eixo, acharia melhor usar as que o RISSO falou, do caminhao, pois no nosso caso,ficamos um bom tempo com os carros dentro de agua suja,coisa que os americanos nao fazem, e sendo que a suspa pra nossas aplicaçoes de trilha ja seram mais que suficientes, acho que nao a tamanha necessidade em se gastar tanto :dance:

entao considerando que as torçoes seram bem mais leves com terminais na ponta do chassis, as buchas nos eixos irao sofrer bem menos e consequentemente durar muito mais.

bom pelo menos estou montando desta forma as coisas por aq,pois na GOODZILLA as buchas travam apenas no chassis e as que mais estragam sao sempre as de baixo (eixo) ,pois forçao muito.

AGORA acredito que desta forma ai (buchas vermelhas,nestas medidas) irao começar a trincar o link nos suportes,como acontece aq com um jeep chamado DINNO que tem configuraçao semelhante a esta sua ou entao irao travar o curso como aconteceu depois que eu reforçei os links.

veja isto antes, que ainda da tempo.

vou ver os preços amanha qualquer coisa tamos ai.:concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
05/02/2010, 08:05
So foi falar nos olhinhos puxados e veja no que dá :putz:

Yellowstonediesel here is not the correct place to post it (if I don't receive my commission), please use the search tooling..
Ja adiantando Elmer :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
05/02/2010, 08:16
Bom dia Fabiano, valeu pela ajuda :-D

A ATI tem site?

Se for possível, por gentileza verifique os preços para mim e para o Guiga, sendo:

e
8 terminais - 5/8'' - rosca femea M18 (ou com qualquer outra rosca que tenham pronta, podendo ser ate macho :shock: :mrgreen:)

Obrigado. :concordo:

Guiga Tostes
05/02/2010, 10:37
Opa to de olho!!! Valeu a dica Fabiano!!!

Abrs

fabiano carraro
05/02/2010, 11:43
Tem site sim,aq pertinho de casa é um local cheio de empresas especiais,se encontra de tudo a preços razoaveis

a ATI é gigantesca e é a matriz,ela que distribui varias peças pra montagem dos guinchos dos FABRINNI (ECRON) e possui tantas peças e coisas interessantes la dentro que as veses passo o dia conversando com os engº só pensando merda.:mrgreen:

vou a tarde buscar peças ,e ja fazemos a cotaçao pra nós 3 ok.

se mais alguem quiser algo é só dar um alÔ.:concordo:

http://www.atibrasil.com.br/index.php?pag=produto&id_produto=JF5I2KANFYA2HFN5A554&PHPSESSID=0a628ee348c326badc91dd9d9b2a5dad

Loras
05/02/2010, 19:05

Boas.

Em breve inicio de vez as obras na The Camper.

Considerando o lift que tenho na suspensão (pneus 35pol), pensei em modificar também os links, aproveitando as obras para ganhar curso.

Por isso, dependendo do resultado de vocês, futuramente posso encomendar quatro links e duas panhards ajustáveis? Tem garantia? Nota fiscal? :mrgreen:

Agora papo sério.

Jáque... vou precisar mexer no cáster do eixo dianteiro, comprarei suportes novos para soldá-los na carcaça nova.

Logo, se precisar modificar os suportes, já poderia comprá-los adaptados aos terminais rotulares.

Mas ainda tenho algumas dúvidas::arrow:

Como pensam em fazer os suportes no chassis?

Qual a durabilidade estimada de um terminal desses?

No eixo traseiro, preciso modificar os suportes ou posso usar os originais (links e panhard)?

Melhor fazer um link novo já com o terminal, ou posso encaixar o terminal no meu próprio braço de suspensão?

Juninho, você poderia confeccionar os suportes do eixo e chassis/ links / panhards por aí? Tem idéia do custo?:?:

Eu instalaria com a ajuda do Elmer por aqui. :concordo:

Se baratear a aquisição dos terminais, de repente participo do "consórcio". :dance:

Abraços,

Elmer_Jeep
05/02/2010, 19:40
Eu instalaria com a ajuda do Elmer por aqui. :concordo:

Abraços,

Pqp, la vem bronca :putz:

É nois irmãaaaaao :dance:

[]'s

fabiano carraro
06/02/2010, 00:18
Pessoal seguinte to parando de trampar agora 23:30 DIA PUXADO que antecede trilhas, eu quase morro .......mas é o seguinte eu nao consegui sair nem pra almoçar, entao é claro que nao consegui ir falar com os caras na ATI tambem ,mas liguei lá e pedi pra darem uma boa olhada no que queremos.:concordo:

Um certo ANTONIO MARCOS de lá é jeepeiro tambem e ficou de analizar o que precisamos,e adivinhem, eles podem trazer pro BRASIL os joint bolls se der um pedido que feche a cota de importaçao deles e a preços justos pois eles consideram peças industriais e nao pra competiçao........:dance:

bom eu acredito que da construçao de cada carro ,cada um faria como acha mais correto,pelos conhecimentos e experiencia adquiridos, mas acho que poderiamos discutir os prós e contras de varias formas inteligentes de se fixar tudo,pois nao quero botar a minha vida e a de ninguem em risco, instalar feixes novos em um jeep é relativamente facil e de pouco conhecimento,mas o pulo aq sera meio grande estamos falando de "suspensoes linkadas".que exigem muito conhecimento,pratica e dinheiro.

mas acredito que se fizermos tudo bem feito,este tipo de trabalho só tem a valorizar o OFFROAD BRAZUCA, mas se der algo errado, ai arrumamos pra cabeça de verdade,(tipo um link explodindo no meio de uma rodovia a 60/70 por hora ,em vez de numa trilha a 5.)lembrençe que la fora vai tudo de carretinha e aq andamos colados na bunda de carretonas sem falar que eles fazem isto a décadas:pensativo:

Alguns aq do forun sao bastante familiarizados com este tipo de modificaçao e até a dominam em varios requisitos, mas temos que entender que estamos abrindo portas pra que qualquer um leia,olhe fotos e queira fazer igual,mas a questao sera com que criterio de instalaçao,qualidade de montagem, conhecimento em mecanica e materiais? :pensativo:

este tipo de informaçao só temos na grande maioria, vindo de sites gringos,e quem monta por aq dificilmente tera tempo ou até mesmo paciencia pra explicar a todo instante um problema qualquer que venha a surgir......

possuimos uma grande quantidade de informaçao tecnica retirada de varios meios, mas pratica e conhecimentos reais quase nada?

entao nao da pra ficar brincando de fazer continha e achando numeros otimos em programinhas de computador e achar que uma suspa vai funcionar corretamente ,isto é bem serio pessoal

entao da minha parte acharia interessante passar este assunto pra um novo topico aliviando o do carro do JUNINHO (que por sinal ta virando exemplo de como fazer....),A MENOS QUE ELE NAO SE IMPORTE DA GENTE TROCAR IDEIAS, POR AQ MESMO :mrgreen:

na boa eu acharia legal se desce pra juntar tudo em um unico topico como mencionei a tempos atraz.....ou seja abrir um topico do tipo "discutindo como construir uma suspensao X,OU Y"sei lá.:pipoca:

acho que daria mais chance a todos de estudarem ou até mesmo ensinarem quem quer aprender,e quando alguem pesquisar sobre suspensoes feitas por aq acha facil ,considerando que hoje pra estudar ta dificil pacas,entao muita informaçao ,mas de forma clara e de facil localizaçao só ajudaria a fazermos nossos carros cada vez melhores e principalmente mais seguros......:pensativo:

sei lá escrevi muita besteira de novo?:oops:

fabiano carraro
07/02/2010, 15:24
boas pessoal

achamos peças que sao usadas nos tratores e em pontes rolantes que podem ser adaptadas ao nosso uso, mas a maior questao esta ligada diretamente a durabilidade delas em nosso meio,trilhas com muito barro, areia,etc.

ai veio a ideia de como proteger estes rótulos pois segundo eles as peças sao bastante resistentes dependendo do modelo e material escolhido,mas no geral todas trabalhao bem afastadas de impurezas em seus projetos originais ,sendo o pior a agua que entra em tudo contendo micro particulas de areia,terra,etc....e depois com o calor evapora deixando tudo preso a peça,destruindo ela.

entao pensamos em uma especie de capa,uma proteçao de espuma ou outro material parecido que pudesse ser colocado entre o rotular e o suporte dele servindo como uma espeçie de filtro

alguem tem alguma ideia de como proteger melhor :pensativo:

Imaginei algo assim pra parte de fixaçao do chassis,e nos eixos as buchas que os irmaos RISSO usaram parece que ficaria muito legal

segunda tenho os preços.

JUNINHO_BITTENCOURT
08/02/2010, 07:32
Bom dia Loras, segue abaixo:

Como pensam em fazer os suportes no chassis?
Pretendo fazer conforme a foto em anexo postada na pag. 08 pelo Rogerio (bem simples, até lembra o suporte de um feixe colocado na lateral do chassis).

Qual a durabilidade estimada de um terminal desses?
Este é um problema Loras, não sei quantificar a durabilidade, creio que nem o fabricante, ja que serão aplicações sujeitas a diversas condições ''anormais''. Mas de qualquer forma, imagino que dure mais que as buchas originais.

No eixo traseiro, preciso modificar os suportes ou posso usar os originais (links e panhard)?
Pelo tamanho dos rotulares que estamos pensando em usar, nao caberiam nos suportes originais da panhard.
No link eu so mudaria o suporte dele ao chassis, conforme foto do 1º questionamento.

Melhor fazer um link novo já com o terminal, ou posso encaixar o terminal no meu próprio braço de suspensão?
Se fosse partir do zero faria algo novo e mais leve. Porém como ja fiz os links originais em 5/16'', estou verificando para adquirir terminais rotulares com rosca fêmea M18, que é a medida da rosca do ''pino'' do link. Então seria plug & play.

Juninho, você poderia confeccionar os suportes do eixo e chassis/ links / panhards por aí? Tem idéia do custo?:?:
Gostaria Loras, porém aqui na empresa não consigo, visto que trabalho somente poucos finds disponiveis que não tenho que passear com a noiva ou quando não tem trilha, hehe, então sobra pouco tempo.
Mas afirmo que meu mecanico pode faze-los para voce, é so deixar pronto o meu que ele tira como modelo.
Seguindo o meu projeto, ele esta instalando suspa. do Engesa em Willys por aqui.

Eu instalaria com a ajuda do Elmer por aqui. :concordo: Então pode esquecer, ele não daria jeito, precisa de alguem com mais knowhow em Jeep :mrgreen:

Se baratear a aquisição dos terminais, de repente participo do "consórcio". :dance:
Legal Loras, com voce junto todos se beneficiam na barganha. Fique de olho.

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
08/02/2010, 07:52
Bom dia Fabiano, obrigado pela ajuda e ter contatado a ATI, verifiquei o site e realmente é uma empresa grande.
Sobre a suspensão, sempre há um certo risco inovar neste item, pois como você falou trata de segurança.
No caso deste CJ5 que estou montando, ele só sairá da garagem para ir pra trilha, então seriam somente os deslocamentos ate elas os trechos onroad, trilhas longas ou passeios faço com o Engesa.
Mas não é por isso que posso pensar em fazer algo duvidoso.
O princípio da suspensão manterá a original Engesa, então não estaria me ‘’aventurando’’. Então resta descobrir as capacidades e limitações dos terminais.
Também pensei em fazer uma capa para proteger os links, qualquer coisa que pudesse ser posta para uma trilha com muuita lama, creio que uma capa plástica transparente com material semelhante as janelas das capotas do CJs.
Isso se realmente encontrarmos um terminal que seria danificado nesta aplicação.
No caso do link eu não mudaria, pois vou usar do Engesa, so colocarei o terminal na ponta.
Quando a discutir aqui pelo tópico do pitbull, desde que se mantenhamos focado na adaptação de terminais rotulares na susp. Engesa não há problema. Caso o assunto comece a desfocar desta confirguração, será melhor criar outro tópico.

Abraço.

Guiga Tostes
08/02/2010, 22:54
Ola Amigos,

acompanhei as ultimas postagens e concordo com o discutido, temos que ir com calma e segurança em 1o. lugar, sempre!

Dado o tipo de alteração e custos envolvidos, testarei 1o. o sistema com as buchas para ver como se comporta na band...pois caso não fique bom irei parar por aí e partir para SPOA mesmo...agora se der certo partirei para novas experiências com os terminais rotulares.

Acredito que seja o caminho mais prudente($$$)...ao menos no meu caso!

Obrigado pelas dicas Fabiano, achei interessante a idéia de um tópico a parte para buscarmos mais infos sobre os rotulares.

No mais sigo corujando o tópico e a disposição dos amigos para o que puder ajudar1!!

Abrs

FernandoRisso
09/02/2010, 14:14
Mais uma vez... já existem alguns guarda pós para terminais rotulares
http://www.kartek.com/Product/Fabrication/Heims.html - role até o final

O único problema é a grana, custam US$ 23 para terminais com parafusos de 3/4".

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
09/02/2010, 23:03
Interessante Risso, além o preço, por serem de borracha devem resecar e danificar rápido. Nunca tinha visto, valeu. :concordo:

* Acabei de ver os terminais que comprasse pra tua F, VSF:odedo: não sabe brincar, parecem raquetes de tenis :mrgreen:, parabens.:concordo:

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/02/2010, 23:07
Guiga vo no topico ''onde montar pneus 37 em SP'' que queres ir para a Transamazonica em 2011. Quando? Quem esta organizando? me manda umas infos se ja tiver :concordo: Abraço.

FernandoRisso
10/02/2010, 09:33
Juninho, se é pra fazer, faz direito da 1a vez.

Mas eu acho q exagerei na dose, assim como os eixos, pneus etc etc.

[]'s

Guiga Tostes
10/02/2010, 12:13
Guiga vo no topico ''onde montar pneus 37 em SP'' que queres ir para a Transamazonica em 2011. Quando? Quem esta organizando? me manda umas infos se ja tiver :concordo: Abraço.

Fala Juninho!

Vou para a TransAM em 2011 com o pessoal da TAC(Serjao Holanda), fiz minha inscricao no final do ano passado:dance:

A viagem acontecera logo apos o periodo das chuvas, provavelmente entre os meses de Marco e Abril.

Tem muitas infos no site: www.transamazonicachallenge.com.br

Se quiser mais alguns detalhes...e para nao baguncar seu topico, me manda um e-mail: guigatostes@gmail.com

Ta afim de ir tb??? Com o Brutus seria diversao garantida:concordo:

Abr

fabiano carraro
10/02/2010, 13:16

[]'sele ainda "acha":shock:

RISSO quero só ver o ADI falar:

(vamos pra trilha FERNANDO,perai que eu vou buscar a "carretinha"!!!!!!!!!!!":mrgreen:)

............mas mudando de jeepinhos pra jeepoes:rolleyes:

hoje o JULIANO da ATI me passou os valores corretos e no menor preço possivel que eles conseguem os terminais rotulares e mais umas informaçoes tecnicas sobre eles,que sao as seguintes:

marca:PTE (europa)

TERMINAL ROTULAR Nº18 JA "F" r$54,00
TERMINAL ROTULAR Nº20 JAF r$69,00
TERMINAL ROTULAR Nº25 JAF r$100,00 (um monstro):shock:

esferas em aço/interno em bronze suporte em aço.

ponto de ruptura nº18 4490 kg
ponto de ruptura nº20 5180 kg
ponto de ruptura nº25 7420 kg

eles possuem tambem umas joint bolls lá que seriam as rotulas dos terminais sem a parte dos parafusos. "só a parte redonda"

TERMINAIS JA "S"

nº18 R$112,00
nº20 R$119,00

achei legal pra por no lugar das buchas do eixo,mas meio carinhas demais:pensativo:

bom entao é o seguinte como meu carro é apenas pra trilhas

EU to pensando em montar a suspa dianteira uma 2 link com panhard usando 2 rotulas de nº25 na ponta de links de 1.1/2 (38,10)com parede de 3,35mm e buchas de PU, mas com as bordas um pouco mais grossas pra permitir maior esmagamento das bordas :pensativo:

parecida com a dos TROLLER só que mais longa e melhor articulada,e sustentada pelas molas do ENGESA DIESEL.

só to pensando aq se a PANHARD nao vai acabar ficando muito curta e travar demais......:pensativo:

imagino uns R$1500,00 de material pra tudo,com mao de obra minha mesmo só pra ter certeza que vai quebrar depois :mrgreen:

Guiga Tostes
10/02/2010, 16:21
Gde Fabiano! Os precos sao realmente bons para os terminais.

Assim que a suspa estiver montada na Band(com buchas) e passar no teste(ficar bom rsrsrs) solicitarei sua ajuda para fechar direto com a ATI a aquisicao dos terminais.

Valeu mesmo pelo empenho!

Abrs

GustavoRisso
10/02/2010, 18:03
Fabiano, você tem alguma foto destes terminais? tem bico de engraxar e raspadores?
[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
11/02/2010, 07:07
Fala Juninho!

Vou para a TransAM em 2011 com o pessoal da TAC(Serjao Holanda), fiz minha inscricao no final do ano passado:dance:

A viagem acontecera logo apos o periodo das chuvas, provavelmente entre os meses de Marco e Abril.

Tem muitas infos no site: www.transamazonicachallenge.com.br (http://www.transamazonicachallenge.com.br)

Se quiser mais alguns detalhes...e para nao baguncar seu topico, me manda um e-mail: guigatostes@gmail.com

Ta afim de ir tb??? Com o Brutus seria diversao garantida:concordo:

Abr

A legal, li a reportagem da Planeta Offroad sobre esta expedição.
Vou verificar o site, valeu.
Vontade não falta, porém não consigo confirmar de imediato pois normalmente neste período tem feiras e viajens no trabalho.
Vamos nos falando se tiver como vou sim :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
11/02/2010, 07:10

[]'s

Verdade fazer para não refazer.
Pode demorar, dar trabalho, mas vai ser gratificante e compensará todo o tempo :concordo: abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
11/02/2010, 07:18

joint bolls lá que seriam as rotulas dos terminais sem a parte dos parafusos. "só a parte redonda"

TERMINAIS JA "S"
nº18 R$112,00
nº20 R$119,00

Cararro, qual a medida de cada um de todos estes terminais?

Iria perguntar sobre raspadores e engraxadeiras, porém o Gustavo ja questionou.

Gostei dos preços, obrigado mais uma vez :concordo:

Guiga Tostes
11/02/2010, 09:49
A legal, li a reportagem da Planeta Offroad sobre esta expedição.
Vou verificar o site, valeu.
Vontade não falta, porém não consigo confirmar de imediato pois normalmente neste período tem feiras e viajens no trabalho.
Vamos nos falando se tiver como vou sim :concordo:

Blz!:concordo:

As datas realmente nao sao faceis...mas eh o melhor periodo para curtir uma trilha de 4000km:mrgreen:

Vamo q vamo!!!

Abrs

fabiano carraro
11/02/2010, 15:42

joint bolls lá que seriam as rotulas dos terminais sem a parte dos parafusos. "só a parte redonda"

TERMINAIS JA "S"
nº18 R$112,00
nº20 R$119,00

Cararro, qual a medida de cada um de todos estes terminais?

Iria perguntar sobre raspadores e engraxadeiras, porém o Gustavo ja questionou.

Gostei dos preços, obrigado mais uma vez :concordo:

o nº18 recebe um parafuso com rosca direita m18x1,5 (passo)

o nº20 recebe um parafuso com rosca direita m20 x1,5 (passo)

e o 25 recebe um parafuso com rosca direita m 24 x2mm (passo)

Eles possuem engraxadeiras :dance:

mas a ATI desconhece o que sao os tais "raspadores":concordo:

GustavoRisso
11/02/2010, 16:14
Fabiano, vc tem fotos?

Senhores
Não se esqueçam dos espaçadores para que possa haver suficiente distancia entre o terminal e a base de fixação para torção...

[]'s só espiando.... :mrgreen:

fabiano carraro
11/02/2010, 17:39
sao iguais a este GENTE.:concordo:

fabiano carraro
12/02/2010, 18:08
Opa!

18mm R$165
5/8" R$130

AbrsO Juninho por que diabos esta diferença absurda de preços entre os terminais que viu e estes que estou olhando?:shock:

onde esta o "problema":pensativo:

estes que postei nao seriam bons pra o que preçisamos :oops:

Guiga Tostes
12/02/2010, 21:07
Fala Fabiano, blz?

Eu tb fiquei curioso com a diferença, mas acredito que seja por conta do seu melhor relacionamento com a loja. O local onde fiz o orçamento e uma loja que distribui, então este já é um intermediário...mas como sou totalmente mirim no assunto rotulares não sei dizer se há grande diferença entre a qualidade dos terminais orçados...
Mas devagar e com a opinião dos mais experientes acredito que conseguiremos!

Bom carnaval!!!!

Abraço!

JUNINHO_BITTENCOURT
14/02/2010, 17:24
Valeu Fabiano, é verdade, a diferença é gritante.

Qual o fone para falar com o Juliano da ATI? semana que vem provavelmente alguem da fabrica estara indo ai para Ctba, quem sabe ja passa ai para verificar.

Valeu pela ajuda.

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/02/2010, 17:38
Meu chassis esta pronto :-D, na próxima semana começamos a posicionar a susp. , vai ficar com 100'' de entre-eixos.

Powertrain todo pronto para ser montado sob o chassis, ai é so por a roncar.

Guiga Tostes
15/02/2010, 20:28
Meu chassis esta pronto :-D, na próxima semana começamos a posicionar a susp. , vai ficar com 100'' de entre-eixos.

Powertrain todo pronto para ser montado sob o chassis, ai é so por a roncar.

Eita, agora vai:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Boa sorte ai!!!:concordo:

Abrs

fabiano carraro
15/02/2010, 22:27
Valeu Fabiano, é verdade, a diferença é gritante.

Qual o fone para falar com o Juliano da ATI? semana que vem provavelmente alguem da fabrica estara indo ai para Ctba, quem sabe ja passa ai para verificar.

Valeu pela ajuda.

Abraço.

41-33023400
rua:OMILIO MONTEIRO SOARES,260 - FANNY- CURITIBA.

é bem simples chegar na ATI,vem pela br 376,QUE VAI VIRAR A AV:MARECHAL FLORIANO PEIXOTO segue até o viaduto da VIA VERDE(antiga br 116)entra a esquerda e segue pela marginal paralela da via verde +- 1 km até a CONTINENTAL PNEUS ,a ATI fica nos fundos da CONTINENAL :concordo:

belesa vou ficar no aguardo do seu monstrinho pois daq pra frente,vou tentando desencantar a SNOOP pra sopa do pinha que ocorrerá em meados de julho/agosto.

a SOPA DO PINHAO esta pros jeeps bem preparados pra trilhas, como o TRANSPARANA esta pros jeeps de jardin ......
é sempre um excelente "passeio" mas com 2 roteiros bem diferentes 1 só PASSEIO e outro só trilhas pesadas e pesadissimas a SOPA DO PINHAO,é um dos momentos mais aguardados pelos jeepeiros aq do paraná pois reune um cem numeros de carros pra se deslocar por uma regiao belissima chamada PALMEIRA

seguimos pra uma igrejinha no alto de um penhasco, onde é servida a famosa sopa,onde a ultima trilha, a mais famosa, segue entre dois canions ,onde as pessoas que ja estao na igrejinha podem observar o sufoco dos carros com seus holofotes de madrugada seguindo as trilhas,é sempre sufoco e quem opta por seguir por elas geralmente só chega lá pelas 3/5 da manhã ,mas é trilha das boas,cansativa mas pauleira do inicio ao fim com muitos carros ficando pelo caminho com facilidade,ou por quebrar pesadas ou a temivel "pane seca",por causa da dificuldade em abastecer na regiao......., quem sabe vçs nao participam?

Guiga Tostes
18/02/2010, 16:46
Fala Juninho!

Alguma novidade no projeto pos carnaval?? rsrsrs

Abrs curisiosos

JUNINHO_BITTENCOURT
19/02/2010, 09:12
Fabiano, valeu pelo contato, ja salvei aqui.

Guiga, passei no meca ontem a noite para levar os procomps, a suspa traseira ja esta td ponteada na posição, so falta panhard, ta ficando show.
So to achando que esta muito alto com molas 500mm, creio que terei que por helicoidais menores, mas vamos primeiro montar e ver o resultado.

Abraço.

Guiga Tostes
19/02/2010, 10:04
Guiga, passei no meca ontem a noite para levar os procomps, a suspa traseira ja esta td ponteada na posição, so falta panhard, ta ficando show.
So to achando que esta muito alto com molas 500mm, creio que terei que por helicoidais menores, mas vamos primeiro montar e ver o resultado.
Abraço.

Opa show!!! Assim que puder posta algumas fotos fotos!!!:shock::mrgreen:!!!!

Abrs:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

JUNINHO_BITTENCOURT
20/02/2010, 16:13
Opa show!!! Assim que puder posta algumas fotos fotos!!!:shock::mrgreen:!!!!

Abrs:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Guiga ai estão algumas :concordo:

A frente ja esta praticamente igual, com tudo ponteado.
Depois sera tudo desmontado para soldagem definitiva, jateamento, e pintura com tinta naval.

JUNINHO_BITTENCOURT
20/02/2010, 16:55
Mais algumas.

- Chassis todo fechado com chapa 1/4''
- 100'' de entre-eixos
- Ângulos de entrada e saída de 90°

Na próxima semana serão feitos os suportes para: guincho mecanico, travesas de cambio e suporte de motor.

Também vamos tentar terminar a adaptação do motor de partida, onde vamos retirar a porcaria do original Delco 10MT e colocar um Prestolite M93R (aplicação linha média/pesada) com redução por planetárias que fabricamos. vai virar ate com bateria de moto. :mrgreen:

Finalizado estes detalhes o 6cc turbo vai pra cima do chassis para por a funcionar. Ansioso :confused:

Abraços.

CAVESO
20/02/2010, 18:19
Gostou da suspa engesa, hein Juninho!!!! :odedo:

Guiga Tostes
20/02/2010, 23:19
Coisa fina, vai ficar de 1a.!!!:palmas::palmas:

Aparentemente as molas parecem que ficaram grandes mesmo, mas como vc disse tem que montar e testar... e os braços "parecem" um pouco curtos para o diametro dos pneus:pensativo:...estou com a mesma duvida na montagem da Band...

Abrs palpiteiros

GustavoRisso
21/02/2010, 08:25
Trabalho de primeira!!!
Acho que vale a pena esperar e colocar todo o peso pra ver como a suspensão de comporta e pode abaixar um pouco...
Que molas vc está usando? De alguma caminhonete/carro? E a carga, vc sabe?
Realmente me parece que os braços deveriam ser um pouco maiores e também onde está fixada o parafuso do braço no chassis seja mais reforçado.... lembre-se que toda a força estará neste parafuso...
[]s só espiando e palpitando....

JUNINHO_BITTENCOURT
21/02/2010, 12:17
Aparentemente as molas parecem que ficaram grandes mesmo, mas como vc disse tem que montar e testar... e os braços "parecem" um pouco curtos para o diametro dos pneus:pensativo:...estou com a mesma duvida na montagem da Band...
Abrs palpiteiros

Trabalho de primeira!!!
Acho que vale a pena esperar e colocar todo o peso pra ver como a suspensão de comporta e pode abaixar um pouco...
Que molas vc está usando? De alguma caminhonete/carro? E a carga, vc sabe?
Realmente me parece que os braços deveriam ser um pouco maiores e também onde está fixada o parafuso do braço no chassis seja mais reforçado.... lembre-se que toda a força estará neste parafuso...
[]s só espiando e palpitando....

Obrigado pelas observações rapazes. :concordo:
As molas são da Pampa/Delrey, a carga não sei, porém ja conto que estas molas serão fracas, principalmente na dianteira.
Na traseira que o unico peso extra será o tanque de combustível, creio que funcionará.

Ja vi relatos de Engesas aqui no forum usando estas molas colocando outra mola por dentro (se não engano foi o Kim que falou) mas prefiro mandar fabricar algo parecido com as 480mm que tenho no Engesa com fio 15mm. (as atuais, salvo engano são 13,5mm)

Quanto aos links.. se arependimento matasse :???: :parede:, quando copiei a suspa. do meu Engesa não tinha interesse de 100'' de entre-eixos, nem de por 38.5''.
Sei que ficaria melhor o link mais longo, possibilitaria a suspa abrir mais, mas por um lado meu Engesa esta com 38'' e para meu uso estou satisfeito.
Enfim paciência, alterar agora nem pensar, vai ficar assim ate a próxima parada na oficina. :mrgreen:

Gustavo o suporte do link sera reforçado sim, so esta penteado a chapa com o furo de centro para o pino, faltão ainda todos os reforços laterais, superiores, etc.

JUNINHO_BITTENCOURT
21/02/2010, 16:43
Gostou da suspa engesa, hein Juninho!!!! :odedo:

Verdade Caveso, vai ficar um galaxie 4x4:mrgreen:

Kim
21/02/2010, 23:34
JUNINHO_BITTENCOURT!

Usava no meu engesa as molas da pampa, e olha que tinha motor 6 cil + ar + dir...

Olha no meu álbum, a sequencia que ele está alinhando.

Caso mandar confeccionar as molas, peça progressivas, que terá uma melhor eficiência.

Caso necessário, no Fusileiro serão progressivas.

Sobre as molas dentro, foi eu quem mencionou, e me parece que o Renato Fraga usa.

Consiste em colocar as molas do gol quadrado por dentro das molas.
Funciona bem, mais limita o fechamento da suspa.

Do mais, parabéns pelo projeto, só monta coisa bruta heim!!!!!

Abraços.

Kim.

JUNINHO_BITTENCOURT
22/02/2010, 07:21
JUNINHO_BITTENCOURT!

Usava no meu engesa as molas da pampa, e olha que tinha motor 6 cil + ar + dir...

Olha no meu álbum, a sequencia que ele está alinhando.

Caso mandar confeccionar as molas, peça progressivas, que terá uma melhor eficiência.

Caso necessário, no Fusileiro serão progressivas.

Sobre as molas dentro, foi eu quem mencionou, e me parece que o Renato Fraga usa.

Consiste em colocar as molas do gol quadrado por dentro das molas.
Funciona bem, mais limita o fechamento da suspa.

Do mais, parabéns pelo projeto, só monta coisa bruta heim!!!!!

Abraços.

Kim.

Ai esta o homem das molas :concordo:, valeu Kim.
Se no seu engesa ficou legal, nao tem porque nao ficar no meu CJ, espero que tenha o mesmo resultado. Pelo que vi esse CJ5 vai ficar macio pra kct.
Abraço.

fabiano carraro
24/02/2010, 00:37

Abrs palpiteirosx2:pensativo:

quando fiz a 1º suspa assim,tive que refazer tudo de novo usando links da f 4000 pois os que copiei dos ENGESAS ficaram realmente curtos demais e mataram a suspa do jeepinho,por sinal a suspa do engesa ja nao é lá estas coisas, perdendo feio pra um SPOA por causa justamente das buchas muito estreitas e braços curtos demais, mas mesmo assim ainda vai susse em trilhas como as nossas aq no sul :concordo:

por curiosidade suspa de ENGESA é "short arm com panhard"?:pensativo:

Bom sobre as molas da pampa/delrey uso na trazeira da GOODZILLA (2link + panhard)e mesmo sendo na trazeira da F75 ficaram bastante fracas e colaram os elos com 2 trilhas apenas, entao acho que na dianteira do seu cj talves colem mais facil ainda devido ao peso ser muito maior :pensativo:

eu optaria na dianteira pelas do proprio ENGESA DIESEL e na trazeira as do opala 6 cc com ar condicionado.......

Na minha F vou usar as dianteiras da F-1000 ou GALAXI e se eu for optar em tirar as laminas+revolvers da trazeira, usarei as do engesa diesel ,pois a caçamba sera uma FLATBED e com todas as tralhas de trilha em cima ficara com quase o mesmo peso da dianteira.....

mas sei lá veja ai o que lhe servir melhor e conte pra nós......ansioso pra ouvir o "resfriado"pegando forte.:concordo:

ps:se o esquema do arranque der certo tenho interesse nele.:dance:

Guiga Tostes
09/03/2010, 00:08
Fala Juninho, blz?

Vamos dar uma agitada no tópico do PitBull, posta umas fotinhos e updates pra gente babar!!!

Abrs

JUNINHO_BITTENCOURT
09/03/2010, 13:04
Peguei hoje os aneis de 6'' que mandei calandrar para engordar as rodas.

Segue foto comparando as originais toy. Band. 16x6 que peguei do Marilson e como vão ficar (16x13'' considerando 1'' do beadlock).

Mandei cortar os beadlocks, mas vo chegam fim do mes, tudo em 3/8'' :shock:. Qquero ver anel empenado.

O meca. ta continuando as obras, hoje fez parachoque dianteiro, não passei mais la desde semana passada, mas parece que o powertrain ja esta indo pro chassis. Espero que meu presente de páscoa seja ver o motor roncando. :-)

Abraços.

Guiga Tostes
09/03/2010, 14:41
Segue foto comparando as originais toy. Band. 16x6 que peguei do Marilson e como vão ficar (16x13'' considerando 1'' do beadlock).
Abraços.

16X13 :shock::shock::shock: caraca...agora vai!!!!

Sempre bom ver as fotos de trabalho de 1a parabens .:palmas:

FernandoRisso
09/03/2010, 15:18
Eita, 16x13" é exagerado mesmo. Montei os 44x18,5 com rodas 15x11" c/ beadlock e já achei um exagero.

[]'s

CAVESO
09/03/2010, 15:36
Fábrica de rodas JR.

Cuidando com carinho da sua redonda! :odedo:

JUNINHO_BITTENCOURT
09/03/2010, 16:29
- Chassis todo fechado com chapa 1/4''

Errata: Todo fechado com chapa 5/16'' :shock:.

O Meca. endoidou, vou ter que por o CJ num spa para perder uns kgs. :lol:

As 15x12'' (13'' com BL) para os 38.5x14.5 vieram do meu amigo Marcos que tem no CJ2 dele nesta medida, achei legal, ficou quadradão o pneu.
Mas vendo elas no chão assusta pelo tamanho. hehe.

Caveso, nem me fala, é uma bicuda no saco esse serviço, fazer com que o anel calandrado fique alinhado com a roda da um trabalhinho.
E se o pessoal se preocupa com a solda do BL ( se vaza ) imagina uma roda dessa com solda pelo corpo inteiro.. :parede:
Fazer o que. Paciencia e vamos em frente.

Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/03/2010, 16:32
Fábrica de rodas JR.

Cuidando com carinho da sua redonda! :odedo:

Alargamos e alinhamos seu anel....:-P:odedo:

CAVESO
09/03/2010, 17:11
Muito durepox pra não vazar na solda...........e muito KY na hora de alargar o anel! :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
10/03/2010, 07:19
Andamento..

- Suspa. ja montada no chassis (so falta as panhards)
- Suporte e guincho dianteiro Zidomaq instalado
- Suporte e guinchão :mrgreen: traseiro Warn instalado
- Direção GM opala no lugar
- Powertrain indo para cima do chassis para aferir e construir os suportes e travesas.

:dance:

edubasile
10/03/2010, 08:32
Ta ficando muito legal!!! Parabens.

Elmer_Jeep
10/03/2010, 09:15
Vi ali uns pedacinhos de ferro nada delicados, acho que serão os futuros high-steer, é isso mesmo Juninho ?

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
10/03/2010, 09:34
Ta ficando muito legal!!! Parabens.

Valeu Edu, mto obrigado.

Vi ali uns pedacinhos de ferro nada delicados, acho que serão os futuros high-steer, é isso mesmo Juninho ?

[]'s

É isso mesmo Elmer, 7/8'' ou 29/32'', nao me recordo mais, sei que é parrudo hehe.
Fiz a furação cônica para os terminais MBB 608, furo central para o parafuso e agora é com o mecânico.
Vai pinar no munhão com dois pinos 10mm cada braço, reforços laterais ( para evitar que vire somente o HS) e mais um braço ligando braço original do munhão ao high steer.

Abraço.

Guiga Tostes
10/03/2010, 10:08
Ta ficando bruto o negocio, muito bom mesmo!!!

Posta fotos do guincho traseiro e suporte...fiquei curioso...rsrsrs, estou estudando como instalar na traseira da da Band tb.

Abrs

RODRIGO TOMITÃO
10/03/2010, 10:58
Parabens Juninho pelo jeep, esta sendo muito bem feito, conheci o engesa e o cj3b de perto na fenajeep e vi seu capricho com os jipes, parabens:concordo::concordo:.

Achei esses videos sobre fabricação e modificação de rodas e achei bacana colocar aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=IubnBzSOJHg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BfY-IUrVbMg&feature=related

JUNINHO_BITTENCOURT
11/03/2010, 07:25
Ta ficando bruto o negocio, muito bom mesmo!!!

Posta fotos do guincho traseiro e suporte...fiquei curioso...rsrsrs, estou estudando como instalar na traseira da da Band tb.

Abrs

Obrigado Guiga, vou tirar umas fotos detalhando o suporte e posto aqui.

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
11/03/2010, 08:09
Parabens Juninho pelo jeep, esta sendo muito bem feito, conheci o engesa e o cj3b de perto na fenajeep e vi seu capricho com os jipes, parabens:concordo::concordo:.

Achei esses videos sobre fabricação e modificação de rodas e achei bacana colocar aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=IubnBzSOJHg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BfY-IUrVbMg&feature=related

Bom dia Rodrigo, mto obrigado pelos elogios, se vier este ano para a fenajeep novamente me avise, se falamos aqui.

Gostei dos videos, principalmente da estamparia das rodas, belas ferramentas.
Alargar as rodas é isso mesmo, e o velhinho trabalha bem. hehe

Abraço.

juliano muller
11/03/2010, 21:20
Então, aqui em Curitiba tem um caboclo que faz esse mesmo trampo nas rodas!
O cara é fela!
Fiz as rodas de 3 Rangers que já tive e agora a pouco fiz as da minha Explo! Alarguei as de Ranger de aço 6"1/2 aro 15 pra 10 polegadas e ficou muito bom!:palmas:

Recomendo!:concordo:
Abç...

JUNINHO_BITTENCOURT
11/03/2010, 22:25
Então, aqui em Curitiba tem um caboclo que faz esse mesmo trampo nas rodas!
O cara é fela!
Fiz as rodas de 3 Rangers que já tive e agora a pouco fiz as da minha Explo! Alarguei as de Ranger de aço 6"1/2 aro 15 pra 10 polegadas e ficou muito bom!:palmas:

Recomendo!:concordo:
Abç...

Belo trampo Juliano, e a explo ficou lindona, parabens.:concordo:
Alargar roda da um trabalho fu.. mas vale a pena, um exemplo é a sua, exclussiva. hehe
Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
16/03/2010, 12:45
Como as mangas originais willys são frágeis para pneus grandes, resolvemos reforçar. Depois de conversar com o mecanico, chegamos ao seguinte:

Alterar os rolamentos para os 102910, que por fora são praticamente os mesmo originais (so dar uma ''limpadinha'' no assento dele no cubo de roda), mas a medida interna dele é maior, ou seja, ganhamos parede na manga.

Ja estão sendo usinados, estão ganhando 4mm de parede comparado aos originais.

As porcas faremos seguindo as de engenharia da Ensimec, que na verdade não são novidade para nós, pois muitas de nossas prensas da produção tem sistema semelhante.

Tentando diminuir as provavéis falhas na trilha hehe.

Rodrigo Baratti
16/03/2010, 13:24
Juninho,

Tenho acompanhado o tópico desde o inicio, seu trampo está de parabéns. :palmas:

Qto as mangas me pareceram uma excelente solução, o que me impressiona é que as empresas do ramo reforçam os semi-eixos, fazem sistema flutuante e não apresentam uma solução para as mangas. :parede:

Esse novo rolamento suporta a mesma carga?

[]

IarzaJr
16/03/2010, 16:18
Você construiu a manga partindo da foto 1 (duas peças soldadas)? Caso sim, sugiro que faça a partir de um tarugo de aço sem solda, pois ponto de solda = possível ponto de falha.
No meu jeep estou com a manga híbrida (utiliza rolamento do troller) da ensimec na dianteira e na traseira (quase não tem peso) a original do jeep porém fabricada pela ensimec. Por enquanto está aguentando.
Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
16/03/2010, 17:06
Rodrigo, valeu amigo. Vamos fuçando, uma hora melhora, outra piora, mas a intenção é reforçar. hehe :mrgreen:

Marcos, em partes.
Realmente são duas peças, porém não é somente esta solda aparente que as uni.

No disco fizemos um furo passante e conico do meio do disco ate o final, ficando um canal +ou- 12mm para preencher de solda.
O eixo foi torneado e embutido como uma luva no disco, depois tudo fechado de solda.

Creio que não quebre não, caso fosse somente encostado o eixo no disco e feito a solda ( o que na foto anterior aparente ) ai quebraria na primeira pegada, pois qualquer força em alavanca faria romper.
Abração

Elmer_Jeep
16/03/2010, 17:12
Como as mangas originais willys são frágeis para pneus grandes, resolvemos reforçar. Depois de conversar com o mecanico, chegamos ao seguinte:

Alterar os rolamentos para os 102910, que por fora são praticamente os mesmo originais (so dar uma ''limpadinha'' no assento dele no cubo de roda), mas a medida interna dele é maior, ou seja, ganhamos parede na manga.

Ja estão sendo usinados, estão ganhando 4mm de parede comparado aos originais.

As porcas faremos seguindo as de engenharia da Ensimec, que na verdade não são novidade para nós, pois muitas de nossas prensas da produção tem sistema semelhante.

Tentando diminuir as provavéis falhas na trilha hehe.

Ae Juninho, gostei das mangas DIY :palmas:

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
16/03/2010, 22:21
Ae Juninho, gostei das mangas DIY :palmas:

[]'s

Valeu Elmer, agora não tem jeito, é sair reforçando o que puder.
Mas deveria ter feito como vc, partido para eixos OEM parrudos.
Abraço.

JCJ
16/03/2010, 23:02
Valeu Elmer, agora não tem jeito, é sair reforçando o que puder.
Mas deveria ter feito como vc, partido para eixos OEM parrudos.
Abraço.

Calma Juninho !
A gente ainda chega lá ! :cool:

[]´s com eixos franzinos
JCJ

JUNINHO_BITTENCOURT
17/03/2010, 07:11
Esse novo rolamento suporta a mesma carga?

Rodrigo, pela aplicação é superior: F-250, L 200, L 300, Pajero,etc

No meu jeep estou com a manga híbrida (utiliza rolamento do troller) da ensimec na dianteira e na traseira (quase não tem peso) a original do jeep porém fabricada pela ensimec.

Marcos, sem saber acabei fazendo a mesma coisa, veja so:

Manga de Eixo Ensimec HEAVY DUTY ( HD ) para Eixos dana44.

Utiliza 1 rolamento 102949/102910 ( toy / Troller ) e precisa usinar o Cubo do Jeep para acoplar o rolamento.

Esta manga de eixo é mais forte / resistente que o modelo padrão Ensimec ( dana44 ).

Recomendado para pneu 33" ou acima ( até 37" ).

Fonte: Garra4x4

JUNINHO_BITTENCOURT
17/03/2010, 07:14
Calma Juninho !
A gente ainda chega lá ! :cool:

[]´s com eixos franzinos
JCJ

Vamos deixar primeiro eles quebrarem algumas vezes, ai passa a ser obrigação fazer a troca. hehe

Logo estarei copiando teus rock-sliders. :mrgreen:
Abraço.

IarzaJr
17/03/2010, 14:13
Ok, agora senti firmeza!!! Hehehe!
Belo projeto!

Abraço

IarzaJr
17/03/2010, 20:42
É bom você analisar quanto sobrou material/solda após a usinagem, talvez com o auxílio de um CAD.

Abraço e vai postando novidades.

Walnei Boteon
19/03/2010, 01:15
Belo projeto :palmas: ...

Parabéns pelo capricho na execução :palmas: ...

Quanto à resistência dos eixos acho que está bem melhorada com os flutuantes traseiros e troca dos munhões e instalação de mangas dianteiras reforçadas. Homos trail-gear completam o pacote. Melhor ainda com os semis de 30E (lado interno) que vc está usando.

Já dá pra brincar bastante, mesmo com os 38,5"...

Tô acompanhando a obra e quando ficar pronta marcamos aquela trilha :concordo: ...

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
20/03/2010, 12:41
É bom você analisar quanto sobrou material/solda após a usinagem, talvez com o auxílio de um CAD.

Abraço e vai postando novidades.

Verdade Marcos, ficaram prontas as 4 pçs esta semana, na proxima semana vou verificar. Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
20/03/2010, 12:48
Belo projeto :palmas: ...

Parabéns pelo capricho na execução :palmas: ...

Quanto à resistência dos eixos acho que está bem melhorada com os flutuantes traseiros e troca dos munhões e instalação de mangas dianteiras reforçadas. Homos trail-gear completam o pacote. Melhor ainda com os semis de 30E (lado interno) que vc está usando.

Já dá pra brincar bastante, mesmo com os 38,5"...

Tô acompanhando a obra e quando ficar pronta marcamos aquela trilha :concordo: ...

[]'s

Valeu Walnei, a idéia deste eixo dianteiro partiu depois te ter visto o seu hidrido D44+Munhões do Javali.
Quanto as mangas, ja estou fazendo 4 pçs, para por no traseiro (:shock:) também.
Não há nada mais desmotivante que investir no jeep, deixa-lo bem montado, pra chegar na trilha quebrar e ficar a pé. Então vamos reforçando onde pudermos.

A trilha vai sair este ano sim.:concordo:, Obrigado pela receptividade e atenção.
Abraço.

Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
21/03/2010, 19:06
Consegui um par de Cintos Sparco 3'' (fabricação Sabelt) com engates rapidos. :-D
Estão com homologação vencidas, porém em perfeitas condições de uso. Consegui um equipamento de qualidade com preço bem acessível. :dance:
Um deles veio até com o 5 ponto.
Abraços.

portugues
21/03/2010, 19:12
tá ficando lindo aliás assim como os teus outros.. parabéns!!
Já fiz a cotação dos bed locks que vc me mandou !! vai ficar bem mais em conta do que comprar na loja e um detalhe desenho muito mais bonito e a externa em inox.. obrigado juninho se precisar de algo estamos ai!! estou em duvida em esses 2 modelos 1 o teu..rs :grin: e o 2 modelo desse engesa que está show tanto quanto o teu.. abraços juninho

JUNINHO_BITTENCOURT
21/03/2010, 19:49
Valeu André. Gostei do segundo modelo, mas sou suspeito para falar pois posso estar cansado do modelo do meu. hehe
Agora.. Que Engesão lindo este vermelho. Onde consigo ver mais fotos?
Beadlock Inox vai ficar xique. hehe.
Abraço.

portugues
21/03/2010, 19:56
fala juninho esse jeep esta a venda por 60.000 mil aparentemente esta muito bonito!! repare no estribo dele hidraulico ...tem nego que inventa de tudo amigo..tem um video acesse esta no proprio anuncio... ai vai!!

http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/engesa-engesa-4.1-4x4-12v-diesel-2p-manual/6090770/detalhe.wm

portugues
21/03/2010, 19:58
o estribo só é acionado quando se abre a porta...

Rogério1231
22/03/2010, 21:57
Olá Juninho,

Qual foi o material utilizado para está manga?

Abraço
Rogério

Miniaturas Anexadas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=216571&stc=1&thumb=1&d=1268769869 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=216571&d=1268769869)

JUNINHO_BITTENCOURT
23/03/2010, 07:02
André, belo Engesa, muito bonito. Mas Dana30 com 38.5x14.5 não deve passar dos 30 segundos numa trilha. hehe. Mas ta lindão.
Esse estribo ja vi algo parecido, porém elétrico, da Bestop.

___

Rogério bom dia. SAE 1020.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
26/03/2010, 13:01
Barras de direção prontas:

- Barras maciças feitas com eixo Ø 1''1/4.
- Terminais e porcas para travamento feitas com eixo Ø 1'' 5/8''

A barra ficou desmembrada dos terminais que fixam os pivôs de direção do MBB 608.
Fizemos por precaução, caso alguma barra entorte :mrgreen::lol: ou talvez se necessário uma alavanca na trilha.

14 kgs somente as barras de direção :shock: :putz:.

FernandoRisso
26/03/2010, 14:15
Caraca juninho, vou pedir pra vc fazer umas iguais pra usar nos RWs!

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
26/03/2010, 15:01
Caraca juninho, vou pedir pra vc fazer umas iguais pra usar nos RWs!

[]'s

É proporcional para os seus eixos Fernando, é bem simples de fazer. :-D

Larga de esconder o jogo, posta logo umas fotos do chassis da F no seu tópico. :odedo:

[]s informado :mrgreen:

GustavoRisso
26/03/2010, 15:01
Vixe.... só não vale capotar de frente... :odedo: :mrgreen:
Trabalho de primeira!!!

GustavoRisso
26/03/2010, 15:03
[]s informado :mrgreen:

Vc paga bem este informante? :mrgreen:

FernandoRisso
26/03/2010, 15:49
Esquisito essa história de informante... se não é da família, sobrou só 1 pra contar!

Exclusivo eu vou postar uma foto aqui.
http://img.alibaba.com/photo/250166158/12_8m_Steel_Boat.jpg

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
27/03/2010, 12:18
Vc paga bem este informante? :mrgreen:
:mrgreen::mrgreen:

Esquisito essa história de informante... se não é da família, sobrou só 1 pra contar!

Jipeiro é tudo fofoqueiro. :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
30/03/2010, 16:55
- Mangas e porcas travantes prontas (começando a montagem nos eixos)
- Parachoques diant. e traseiro prontos
- High Steer pronto

Temos 47 dias úteis para deixar pronto ate a Fenajeep. :putz::shock:

FernandoRisso
30/03/2010, 17:04
PQP Juninho, conseguiu mais 1 encomeda.

Porcas de engenharia pros RWs! Pra onde mando o pedido?

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
05/04/2010, 16:26
PQP Juninho, conseguiu mais 1 encomeda.

Porcas de engenharia pros RWs! Pra onde mando o pedido?

[]'s

Fernando, foi mal, esqueci de responder. Aqui não tem jeito, ja é um pau eu conseguir um tempo para os meus projeto. Mas esta porca não tem mistério, qq torneiro fará.:concordo:
Pensando bem, se tratando de RW, não é qualquer torneiro que fará não. hehe.
E os chocolates fizeram render o serviço na F?
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
05/04/2010, 16:38
Novo item para o estoque: capota Bestop TigerTop.

Comprei achando que seria Supertop, porém como paguei o preço de uma capota nacional, não tem problema.
Gostei muito do produto, o material da lona e janelas nunca vi igual, tem borracha para vedação ate nas portas, acho que vou por A/C :mrgreen:.

As obras andaram na oficina, vou conferir.

Abraço.

GustavoRisso
05/04/2010, 17:52
Agora sim tem uma capota decente!!! :mrgreen:
[]'s

Guiga Tostes
06/04/2010, 00:18
Coisa fina essa Bestop, aliás esse jipe tá ficando chique demais!!!!

Abrs

JUNINHO_BITTENCOURT
06/04/2010, 07:12
Agora sim tem uma capota decente!!! :mrgreen:
[]'s

É, agora tem como levar a carne e o pão sem sujar, eu iria manter sem capota, mas é foda, nada para limpo dentro do Jeep.

Coisa fina essa Bestop, aliás esse jipe tá ficando chique demais!!!!

Valeu Guiga, mas não estou gostando, a idéia era manter ele um cascão feio, mas ja começou a enfrescar. :mrgreen:

Abraço.

guiavelar
06/04/2010, 15:19
iii.. daqui a pouco o nome vira poddle ao invez de pit bull! ahahaha :odedo:
tá ficando show o jipe!!
abraçoos

tuna
06/04/2010, 16:48
Juninho,

Tá ficando as pampa a viatura, essa capota é sonho de consumo.
Parabéns...

[]´s

FernandoRisso
06/04/2010, 16:49
Afrescalhou! Até hj meu irmão tira as janelinhas pra entrar na trilha, é uma meleca só!

A F está quase lá, nesse finde andamos com a gaiola interna... faltou pco! :odedo:

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
07/04/2010, 07:25
iii.. daqui a pouco o nome vira poddle ao invez de pit bull! ahahaha :odedo:
tá ficando show o jipe!!
abraçoos

É verdade, daqui a pouco não vai sujar as patinhas. :mrgreen:

[]s doido para enfiar num atoleiro ate o capu. :odedo:

Juninho,
Tá ficando as pampa a viatura, essa capota é sonho de consumo.
Parabéns...[]´s

Valeu Tuna, obrigado :concordo:, foi uma ótima oportunidade que apareceu para comprar esta capota e não deu para recusar. Abraço.

Afrescalhou! Até hj meu irmão tira as janelinhas pra entrar na trilha, é uma meleca só!
A F está quase lá, nesse finde andamos com a gaiola interna... faltou pco! :odedo:
[]'s

Show Fernando.:concordo: posta la no tópico.
Veja se consegue terminar ela ate a Fenajeep, ai vem rodando para Brusque :mrgreen::odedo:.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/04/2010, 23:56
Follow Up..

Ontem colocamos a carroceria sobre o chassis para ver o que teria que cortar.

Hoje a esmerilhadeira roncou solta cortando lata e tudo que vinha pela frente, amanhã o serviço continua.

Ao longo da próxia semana a parte de baixo será pintada e a carroceria liberada para fazer lata e pintura com extrema urgência.

[]s, correndo contra o tempo.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/04/2010, 00:02
Todos componentes dos eixos estão prontos, faltam apenas usinar e temperar os semi-eixos.

Freios a disco nas 4 rodas - OK
Panhards - OK
High Steer - OK

Seguimos...

Kim
10/04/2010, 00:05
Vai sobrar alguma lata????

Cortou quase tudo!

JUNINHO_BITTENCOURT
10/04/2010, 00:07
Vai sobrar alguma lata????

Cortou quase tudo!

Alívio de peso Kim, hehe.
Na parte traseira, para os amortecedores e suportes de mola, tivemos que fazer um rombo, deu ate dó :mrgreen:

Abraço.

GustavoRisso
10/04/2010, 07:12
Juninho,
Vc vai pintar o Pitbull da mesma cor da geladeira da primeira foto??? :mrgreen: Vai ficar lindjo! :odedo:
[]s só esperando pra ver o resultado :pipoca:

Guiga Tostes
10/04/2010, 13:43
vai ficar demais isso aí!!! Putz parabéns!!!
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

JUNINHO_BITTENCOURT
10/04/2010, 19:29
Juninho,
Vc vai pintar o Pitbull da mesma cor da geladeira da primeira foto??? :mrgreen: Vai ficar lindjo! :odedo:
[]s só esperando pra ver o resultado :pipoca:

Haha, Azul turquesa. Aquele é o experimental :mrgreen:

vai ficar demais isso aí!!! Putz parabéns!!!
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Valeu Guiga, não vejo a hora de andar. Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
10/04/2010, 19:35
Hoje finalizamos a montagem da carroceria sobre o chassis para fazer o recortes necessários antes da pintura.

patrick plaza
10/04/2010, 19:50
E ai juninho blz ,ta ficando shou o jeep parabens ,:concordo:
essas molas que vc esta usando são de qual carro ???

abraço patrick:concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
10/04/2010, 19:55
Os suportes dos amortecedores e molas da suspa traseira invadiram a parte traseira do CJ, vamos fechar tudo com chapas 1,5mm.

O tanque ja esta deifinido, será o MBB 608, coube perfeitamente.

Na dianteira os cortes tb foram inevitáveis, porém vamos fazer um acabamento fechar tudo contornando a turbina e suportes de molas e amortecedores.

A coluna de direção escamoteável do Opala Diplomata também ja esta pronta para instalar.

Esta semana monto os pneus nos beads para testar se há vazamentos.

Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/04/2010, 19:57
E ai juninho blz ,ta ficando shou o jeep parabens ,:concordo:
essas molas que vc esta usando são de qual carro ???

abraço patrick:concordo:

Valeu Patrick, são da Pampa e tem 500 mm. Abraço.

CAVESO
10/04/2010, 20:11
Juninho,

molas de pampa com ar?

Tem todas as medidas delas?

Usou delas no engesa?

Kim
10/04/2010, 20:45
CAVESO!

510mm de comprimento.
14.6 de espessura.
Não sei o entre elo.

JUNINHO_BITTENCOURT
11/04/2010, 00:20
Cavesso o Kim ja respondeu :concordo:, no Engesa tenho as da Rota4x4 com 480mm.

Abraco

Kim
11/04/2010, 06:24
Opaaaa!

Precisando, "tamos" aí!:concordo:

Abraços.

Kim.

FernandoRisso
11/04/2010, 19:43
Juninho,

Depois que terminar teu jeep, manda os operários pra cá, tô precisando dar uma agilizada no negócio. Fenajeep 2022 estamos por aí! 2015 até a jaca ficar pronta e mais 5 anos pra chegar aí rodando! :odedo:

Tem certeza que não vai aumentar os braços? Isso deve dar um antisquat absurdo!

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
11/04/2010, 21:53
Juninho,

Depois que terminar teu jeep, manda os operários pra cá, tô precisando dar uma agilizada no negócio. Fenajeep 2022 estamos por aí! 2015 até a jaca ficar pronta e mais 5 anos pra chegar aí rodando! :odedo:

Tem certeza que não vai aumentar os braços? Isso deve dar um antisquat absurdo!

[]'s

Hehe, Montando a F para o fururo filho pilotar. :mrgreen:

Fernando, agora nem pensar, temos que deixar pronto, porem vou alongar sim, ficou muito inclinado, logo vai pra faca novamente.
Abraco

JUNINHO_BITTENCOURT
14/04/2010, 23:08
Pneus e rodas montados.

Nenhuma vazou :dance:, nem na imenda do anel calandrado para alargar as rodas, nem na solda do anel interno do beadlock.

Fiz rosca nos aneis internos e vou ainda por uma contra-porca nos telep M12.

Para evitar o efeito cone do anel externo, soldei 8 batentes de 14mm no anel interno, gostei do resultado.

Agora vou desmontar para pintura eletrostatica preta nas rodas e cromagem do anel externo.

Abracos

fugger
14/04/2010, 23:13
Gostei da idéia do batente :pensativo:

JUNINHO_BITTENCOURT
15/04/2010, 07:06
Gostei da idéia do batente :pensativo:

Também Fugger, pois quando o batente fica na borracha (pneu) não da aperto final nunca, no meu Engesa, se quiser vc consegue para apertar todo dia hehe, e mesmo sendo 5/16'' ficou cônico, pois é muito mais facil o anel ceder para onde não tem nada, do que apertar contra o pneu.

Com este batente não acontece este efeito cone e o aperto fica concentrado no pneu.

Nada como fazer algo pela 2º vez, hehe. Abraço.

FernandoRisso
15/04/2010, 11:51
Juninho, boa idéia mesmo. Inclusive podem ser soldados com uma pequena "aba" no anel interno para alinhar o anel externo.

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
15/04/2010, 12:27
Juninho, boa idéia mesmo. Inclusive podem ser soldados com uma pequena "aba" no anel interno para alinhar o anel externo.

[]'s

Puta que pariu, ta ai uma ótima (e simples) idéia que nem passou pela cabeça. :concordo:.

Agora so falta alguem opniar e criar um beadlock que não seja necessário roscar 30 e tantos parafusos. :mrgreen:

Nada como trabalho em equipe.

Elmer_Jeep
15/04/2010, 12:53
Juninho, tava lendo na página a respeito dos terminais rotulares, e ai gostaria de saber que fim deu pois to interessado num de 18 ou 20mm. (pelo que pesquisei a medida em mm é do furo da rótula).

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
15/04/2010, 14:35
Juninho, tava lendo na página a respeito dos terminais rotulares, e ai gostaria de saber que fim deu pois to interessado num de 18 ou 20mm. (pelo que pesquisei a medida em mm é do furo da rótula).

[]'s

Elmer, em Junho viajo p/ China e descobri que um fornecedor nosso de pinos de planetárias www.kml-bearing.com fabrica estes terminais, então vou chorar e ver se me arrumam as 8 peças que queria como amostras.

Mas as empresas que foram citadas ao longo do tópico creio que vão te atender bem Elmer, os preços que o Fabiano Carraro havia relatado, achei bons, mas como talvez consiga ganhá-los.... :mrgreen:

Falando em China.
Fabricante de guinchos (Elétrico e Hidráulicos) conheço cerca de 4 a 5 que ja vi os produtos em algumas feiras e gostei, inclussive ja trouce um 3.000 lbs Chines na bagagem e aprovaram muito bem.

Agora, alguém conhece fabricante de BLOQUEIOS Chines?
Me falaram que tem até cópia do ARB pneumático, mas nunca ouvi falar e nenhum contato meu lá encontrou fabricante de bloqueios.
Alguém conhece?

JUNINHO_BITTENCOURT
15/04/2010, 14:47
Auto resposta:

http://www.chinasoong.com/Air-Locker.htm

Vejam a linha:
http://www.chinasoong.com/ :shock:
Porém acredito que atuem como fabricante e trading, pois se fabricarem tudo isso, o parque fabril deve ser de uma montadora.

:pensativo::pensativo::pensativo:
Alguem conhece empresa ou produtos?

fugger
15/04/2010, 15:13
Juninho, dependendo do preço traga logo o estoque todo deles! :concordo:

[]´s

Elmer_Jeep
15/04/2010, 16:30
Valeu Juninho, consultei a Termiparts e ATI, coloquei os valores e medidas em outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1140847#post1140847

Legal esse site chinês, final do mês vai ter uma feira da china aqui, tem alguns empresários vindo com 6 containers de produtos pra expor, vou ver o que tem pra area automotiva e off road.

[]'s