Ver Versão Completa : Jeep só pega fora de ponto
Olá, acho que baixou a urucubara no meu cj-5. Ele ta com o 4cc do opala gasol (GM-151), e não pega de forma alguma, resolvi adiantar o ponto e não funcionou, ai resolvi atrasar o ponto e pegou de 1º só que depois que funciona fica todo falhado, pois esta totalmente fora de ponto, o motor nem para ligado se não estiver acelerado. levei no mexanico e ele ajustou o ponto com uma pistola, ai ficou funcionando parelhinho, no outro dia de manhã, não pegou de novo, atrasei o ponto girando o distribuidor no sentido horário, pegou de 1º. estou usando uma ignição eletronica (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117923799-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM), porem para os testes tirei ela e deixei no modo "convencional", descartando a possibilidade de ser a ignição eletronica, a bateria tem 6 meses é uma moura de 60A. o que pode ser ? Valeu!
Edison - Mp3
05/12/2009, 13:14
Uso o mesmo produto no meu CJ à mais de ano e funciona perfeito.
Quando instalaei sofri um pouco, pois meu platinado e o rotor já estavam velinhos.
Segue em anexo um material que o Tonella me enviou, segui a risca e o BF funcia perfecto, talvez possa te ajudar.
Abr
Edison - MP3
não é o meu caso, ja faz tempo que eu tenho a ignição eletronica e tanto com, quanto sem a ignição eletronica o jeep não pega, o platinado e o rotor eu tb troquei e não adiantou. não sei se pode ser o distribuidor que está ruim.
mais uma coisa que eu esqueci de falar, depois que eu desligo ele segue "funcionando" o motor quer desligar mas parece que quando vai parar ele dá mais uma girada e fica assim por 1 ou 2 segundos
Rafaminc
05/12/2009, 21:07
Olá, acho que baixou a urucubara no meu cj-5. Ele ta com o 4cc do opala gasol (GM-151), e não pega de forma alguma, resolvi adiantar o ponto e não funcionou, ai resolvi atrasar o ponto e pegou de 1º só que depois que funciona fica todo falhado, pois esta totalmente fora de ponto, o motor nem para ligado se não estiver acelerado. levei no mexanico e ele ajustou o ponto com uma pistola, ai ficou funcionando parelhinho, no outro dia de manhã, não pegou de novo, atrasei o ponto girando o distribuidor no sentido horário, pegou de 1º. estou usando uma ignição eletronica (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117923799-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117923799-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM)), porem para os testes tirei ela e deixei no modo "convencional", descartando a possibilidade de ser a ignição eletronica, a bateria tem 6 meses é uma moura de 60A. o que pode ser ? Valeu!
Como estao os cabos de vela, velas, tampa do distribuidor e bobina? Sao novos?
So para lembrar, atrasando o ponto, vc entra na fase de descompressao e a faisca pula mais facil, portanto isso deve ser problema em cabos, platinado, condensador ou velas...
A tampa é nova e não apresenta desgaste, os cabos são de 8mm tem 1 ano também sem alterações a bobina, consensador e velas foram trocadas junto com os cabos. porem o consensador foi retirado pois a ignição eletronica não utiliza o consensador, mas mesmo tirando a ignição e colocando o condensador ele não pega no ponto.
André Luiz Rossetim
06/12/2009, 15:00
O fio que sai do motor de arranque e vai bobina (+) está conectado??
Ainda ontem postei em outro tópico algo a respeito, ele serve pra dar um "turbo" na faisca durante a partida.
Coloca um multimetro e veja pra quanto vai no momento que bate o arranque. se cair muito a voltagem(coisa de 8 a 10 volts ou menos) é capaz de não chegar a corrente necessária na ignição.
Meu carro tava assim, a bateria tinha potencia para girar o arranque mas a voltagem caia pra coisa em torno de 8 volts quando batia o arranque, ai num dava centelha. Botei bateria nova de 70ah e acabou o problema, voltagem fica na casa dos 12,5 a 13v e quando bate o arranque por volta dos 10,5 a 11v.
Com ponto atrasado o motor gira mais leve na partida mais ai é o que vc relatou, o funcionamento vai pro saco.
Rafaminc
06/12/2009, 20:52
A tampa é nova e não apresenta desgaste, os cabos são de 8mm tem 1 ano também sem alterações a bobina, consensador e velas foram trocadas junto com os cabos. porem o consensador foi retirado pois a ignição eletronica não utiliza o consensador, mas mesmo tirando a ignição e colocando o condensador ele não pega no ponto.
Tenta fazer pegar no tranco (caso do tópico CJ5 só pega no tranco, bateria nova (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65875)). Se pegar mais fácil, é sinal de falta de aterramento ou alimentação na bobina.
Mais uma hipóstese: Dá uma olhada no estado dos avanços centrífugo/vácuo, derrepente tem algum travando e deixando o ponto adiantado (Acho difícil, mas pode acontecer).
Se o seu distribuidor está bem preso, não pode sair do ponto de uma hora para outra.
A folga no platinado também tem que estar correta, e aproveita para limpar os contatos. Qualquer sujeira ou gordura ali, já dá pau no platinado.
:pipoca:
Bá ta matada a charada ! com o motor desligado sem tentar girar só faiscando o platinado fica em 11v e quando gira o motor no arranque cai mais ! vai a 4v :( . não tem nenhum fio ligado entre o + da bobina e o arranque. eu pedi pro meu tio a bateria da caminhonete dele q ta nova é de 100A e mesmo assim a voltagem ficou baixa. o que eu posso tentar fazer ?
Fiz um teste, coloquei o motor no ponto e liguei um fio entre o + da bateria e o + da bobina só na hora de dar o arranque. e o resultado: pegou de 1º. a ligação eletrica ta assim
um fio da grossura de um dedo sai do + da bateria e vai direto pro + do arranque, onde saem 2 fios para o resto do jeep. quando eu coloco um fio direto do + da batera com o + da bobina acende a luz indicadora do sistema eletico na hora.
onde eu posso fixar um fio para que ele sempre fique funcionando ?
Rafaminc
07/12/2009, 07:42
Se vc colocou um fio direto no + da bobina e funcionou, seu problema pode estar no contato da ignição ou mal contato no borne do motor de arranque.
Desmonta o borne do fio grosso e lixa os terminais, não resolvendo, vai atrás de outra chave ou coloca um relê para ser acionado pelo contato da chave que alimenta o painel/bobina.
mais uma coisa que eu esqueci de falar, depois que eu desligo ele segue "funcionando" o motor quer desligar mas parece que quando vai parar ele dá mais uma girada e fica assim por 1 ou 2 segundos
Bom dia ! isso que você relatou já é outra coisa :cry: suas velas ou pistões podem estar carbonizados, criando pontos quentes, quando o vapor de gasolina atinge esse pontos o motor continua funcionando, mesmo com a ignição desligada :parede: isso pode acontecer também se estiver utilizando velas 'quentes' para o seu motor :shock: se não me isso engano chama-se 'dieseling' . . .
André Luiz Rossetim
07/12/2009, 12:50
Fiz um teste, coloquei o motor no ponto e liguei um fio entre o + da bateria e o + da bobina só na hora de dar o arranque. e o resultado: pegou de 1º. a ligação eletrica ta assim
um fio da grossura de um dedo sai do + da bateria e vai direto pro + do arranque, onde saem 2 fios para o resto do jeep. quando eu coloco um fio direto do + da batera com o + da bobina acende a luz indicadora do sistema eletico na hora.
onde eu posso fixar um fio para que ele sempre fique funcionando ?
Um desses dois fios finos vem da chave do painel, e serve para ligar o motor de arranque, o outro, sai do motor de arranque e serve com já disse para energizar a bobina com 12V, enquanto o motor da partida.
eu faria o seguinte:
1-° verificaria a ligação desse segundo fio (ele deve ir do motor de arranque até o (+) da bobina, sem emendas nem fusiveis, nem nada.
2-° verificaria se o solenoide do arranque está com os contatos OK, para isso mediria com um multimetro se esse segundo fio que já mencionei fica com 12 V durante (e somente durante) a partida - Caso não fique o solenoide pode estar com defeito, ai só trocando -o.
3-° Refaria a ligação eletrica entre arranque, painel e bobina.
Problema Resolvido !
Levei na auto eletrica e o "automatico" do arranque não estava passando corrente + para bobina na hora de dar partida, solução: trocar o automatico do arranque. ficou 100%. Valeu pela colaboração de todos.
André Luiz Rossetim
07/12/2009, 19:07
Problema Resolvido !
Levei na auto eletrica e o "automatico" do arranque não estava passando corrente + para bobina na hora de dar partida, solução: trocar o automatico do arranque. ficou 100%. Valeu pela colaboração de todos.
Levou na Auto Eletrica???!!!!!!
Assim perde a graça,
meia hora antes eu tinha falado exatamente como fazer para testar o automatico (ou solenóide) com um multimetro.
Bom...q bom q agora ta td certo.
Rafaminc
08/12/2009, 08:55
Problema Resolvido !
Então sua instalação tem pré-resistência do contato da chave até a bobina...e na hora da partida o contado da solenóide manda tensão direto para a bobina sem passar pela resistência, fazendo com que a tensão na bobina seja a mesma da bateria. :parede:
Então sua instalação tem pré-resistência do contato da chave até a bobina...e na hora da partida o contado da solenóide manda tensão direto para a bobina sem passar pela resistência, fazendo com que a tensão na bobina seja a mesma da bateria. :parede:
Prezado bom dia ! nem todos os carros tem essa artimanha de auxílio à partida, se funcionou ótimo :concordo: , mas pode ser que a bobina dele já está dando adeus a esse mundo :parede: apesar de ter apenas um ano . . . tem que ver a marca, existem bobinas e BOBINAS :shock: não é mesmo ?
Rafaminc
08/12/2009, 11:48
Pois é, mas para o eletrecista precisar trocar a solenóide, imaginei ser essa justificativa, senão era só puxar um fio novo da bateria até o contato da ignição e revisar o fio que vai para o + da bobina.
Como o motor dele é do Opala e a bobina deve ser uma KW que necessita de pré-resistência, acredito que a parte elétrica estaria configurada desta forma.
Agora, no meu Bf não fiz esta configuração, e o motor parte com os 8V sobre a bobina sem problemas...
Vai saber, são só suposições.
Abraços :concordo:
Pois é, mas para o eletrecista precisar trocar a solenóide, imaginei ser essa justificativa, senão era só puxar um fio novo da bateria até o contato da ignição e revisar o fio que vai para o + da bobina.
Como o motor dele é do Opala e a bobina deve ser uma KW que necessita de pré-resistência, acredito que a parte elétrica estaria configurada desta forma.
Agora, no meu Bf não fiz esta configuração, e o motor parte com os 8V sobre a bobina sem problemas...
Vai saber, são só suposições.
Abraços :concordo:
Você tem razão :palmas: imaginei que não tinha essa conexão, porque normalmente é utilizado o +12 que vai para o motor de arranque via solenóide para alimentar a bobina, 'por fora' da pré-resitência, como o motor está dando partida normalmente . . . mas vai saber, o importante é ter funcionado :concordo: um abraço !