Ver Versão Completa : Motor 6 cc e caixa de marcha
Jofirlei
01/12/2009, 20:23
Senhores gostaria e uma ajuda, tenho um jeep 63 com motor original 6cc com caixa 5 marcha de chevett, estou achando o carro andar pouco o mesmo não passa de 70 Km/h, alguem tem alguma explicação para isso? Como posso resolver?
Att..
Jofirlei
Qual é a relação coroa e pinhão que esta no seu jeep?
[]´s
Jofirlei
02/12/2009, 12:18
Qual é a relação coroa e pinhão que esta no seu jeep?
[]´s
Amigo não sei informar pois comprei este jeep a pouco tempo.
Carlos Bernardo
02/12/2009, 12:22
Bicho, pode ser tanta coisa...
Amigo não sei informar pois comprei este jeep a pouco tempo.
Olá ! para você ter uma idéia aproximada :parede: da relação do seu Jeep faça o seguinte :
1 - Levante uma roda com o macaco
2 - marque com um giz ou qualquer outra coisa, um ponto de referência no pneu
3 - marque também um ponto de referência no cardã
4 - gire o pneu, devagar, e vá contando quantas voltas deu o pneu e o cardã
5 - divida o número de giros do pneu por 2, divida o número de rotações do cardã pelo resultado anterior, você terá aproximadamente a relação do seu diferencial
Isso é considerando que você não tem blocante automático :concordo:
afinal, alguém com motor seis cilindros original e caixa de chevette. Mas infelizmente parece não conhecer muito ainda para nos dizer algo.
Se o diferencial estiver original, tem uma plaqueta na tampa que informa qual relação está usando
Jofirlei
02/12/2009, 19:15
Bom pessoal vou verificar todos itens informados por vocês, acho o Jeep andar pouco, o mesmo chega a 70/80 Km/h com o acelerador no fundo, acho que um motor 6 cc deveria andar mais!!
deve ser relação curta 8:43, ai não vai passar disso mesmo, ele é amarrado,relaçãolongo acredito que ele ficaria fraco nas saidas, mas depois iria mais solto....ai o 6cc não tem nada a ver, e se for BF maisainda, pois é um motor com força, mas pouca velocidade.
Jofirlei
02/12/2009, 19:41
deve ser relação curta 8:43, ai não vai passar disso mesmo, ele é amarrado,relaçãolongo acredito que ele ficaria fraco nas saidas, mas depois iria mais solto....ai o 6cc não tem nada a ver, e se for BF maisainda, pois é um motor com força, mas pouca velocidade.
Isso mesmo amigão ele e fraco na saída depois melhora, mas não passa dos 70/80 km/h, O que faço para melhorar isso? Pois queria que o mesmo andasse melhor na estrada, pretendo fazer algumas viagens cutas...
Cara, não sei o que pode ser, com o cambio 5m do chevette o que relatam é que ele anda bem... será o motor? ela queima oleo? vai ver está cansado
Minha configuração é BF-161, 4m, relação 9:44 e pneus 235/85/16, e ele chega bem aos 110/120km/h
Jofirlei
03/12/2009, 11:53
Cara, não sei o que pode ser, com o cambio 5m do chevette o que relatam é que ele anda bem... será o motor? ela queima oleo? vai ver está cansado
Minha configuração é BF-161, 4m, relação 9:44 e pneus 235/85/16, e ele chega bem aos 110/120km/h
O Motor está zerado, não queima óleo nenhum, já me falaram que é o diferencial, pode ser isso?
Jofirlei
06/12/2009, 19:24
Senhores qual a melhor caixa para o motor 6cc original willys?
Julio Rebello
06/12/2009, 22:05
Jofirlei,
existem diversos tópicos falando a respeito de caixas de marcha e suas adaptações no forum.
Te aconselho a dar uma boa pesquisada e entender bem o que significa adaptar uma caixa no jeep, aí sim vc saberá qual a melhor caixa pra adaptar e de acordo com o seu tempo$$$
a última pesquisa aponta a cx de chevette 5 marchas (cl2205), com adaptação em torno de uns r$1500,00 se vc mesmo souber montar.
Espero tê-lo ajudado, mas te aconselho mais uma vez a sempre pesquisar antes de perguntar qq coisa no forum, principalmente abrir um novo tópico.
Jofirlei
07/12/2009, 12:02
Minha caixa de marcha já do chevette, só que estou achando andar pouco, algumas pessoas aqui no forum já me falaram que eles tem caixa de chevette e andam muito bem, chegam aos 100/110 Km/h...
Jofirlei,
existem diversos tópicos falando a respeito de caixas de marcha e suas adaptações no forum.
Te aconselho a dar uma boa pesquisada e entender bem o que significa adaptar uma caixa no jeep, aí sim vc saberá qual a melhor caixa pra adaptar e de acordo com o seu tempo$$$
a última pesquisa aponta a cx de chevette 5 marchas (cl2205), com adaptação em torno de uns r$1500,00 se vc mesmo souber montar.
Espero tê-lo ajudado, mas te aconselho mais uma vez a sempre pesquisar antes de perguntar qq coisa no forum, principalmente abrir um novo tópico.
Carlos Bernardo
07/12/2009, 12:48
Senhores qual a melhor caixa para o motor 6cc original willys?
Na minha opinião, motor original combina com câmbio original.
Fcarpinelli
07/12/2009, 13:43
Na minha opinião, motor original combina com câmbio original.
Concordo, meu BF161 é original e o cambio também, e cá entre nós nunca que vai andar a 110km/h, a não ser que seja numa descida a 90 graus...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Bom meu amigo não sei se te ajuda mas quando comprei o meu achava que ele andaria pelo menos uns 80 ou 90km e o máximo que o bixo dava era uns 60 ai depois de ler muito aqui, tomar algumas pedradas dos amigos do forum, troquei umas peças aqui, regulei o motor ali enfim, hoje ele chega a 80 km/h mas vale lembrar que Jeep não foi feito pra correr e sim para subir paredes, então se não fizer grandes $$$$$ modificações não vai ter velocidade.....Ah detalhe, qd o meu ta a 80km por hora na estrada tenho que me amarrar no banco senão o bicho me joga pra fora de tanto que pula.... mas é isso que gostamos nesses brinquedos certo ????
Abraço
Jofirlei
07/12/2009, 19:59
Amigão o seu anda 80 KM/h com o pé no fundo? O q vc fez para ela dar os 80Km/h?
Concordo, meu BF161 é original e o cambio também, e cá entre nós nunca que vai andar a 110km/h, a não ser que seja numa descida a 90 graus...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Bom meu amigo não sei se te ajuda mas quando comprei o meu achava que ele andaria pelo menos uns 80 ou 90km e o máximo que o bixo dava era uns 60 ai depois de ler muito aqui, tomar algumas pedradas dos amigos do forum, troquei umas peças aqui, regulei o motor ali enfim, hoje ele chega a 80 km/h mas vale lembrar que Jeep não foi feito pra correr e sim para subir paredes, então se não fizer grandes $$$$$ modificações não vai ter velocidade.....Ah detalhe, qd o meu ta a 80km por hora na estrada tenho que me amarrar no banco senão o bicho me joga pra fora de tanto que pula.... mas é isso que gostamos nesses brinquedos certo ????
Abraço
Edison - Mp3
07/12/2009, 20:24
Concordo em genero e número. Acho que um CJ não foi feito para correr. Quando chego à 80km/h no Skoll, ele fica muito instável. Por isso quando preciso levar ele em grandes distâncias, apelo pro cambão. É bem mais seguro. Obs, tenho motor BF161 e caixa original.
Abr
Edison- MP3
Bom dia ! eu também já andei a 90 km/h, como motor BF, câmbio 4 marchas e pneus 255X75X15, mas não é agradável, a velocidade ideal a meu ver é por volta dos 65 km/h :dance: , além disso tem-se a nítida impressão de que vai quebrar alguma coisa . . . fiz isso porque minha esposa havia acidentado na chácara e estavamos indo para o hospital, só assim para fazer uma loucura dessas :parede:
Julio Rebello
08/12/2009, 12:02
No veio, quando em estradas de asfalto, o giro fica entre 2500 a 3000rpm no máximo e vamos embora!
No velocímetro marca 60, o que tenho certeza esta errado.
Minha preocupação é com o desgaste do jeep.
Como já foi falado, "jeep não foi feito pra correr"
ou tra preocupação é quanto aos infelizes pardais (radares), pois se der mole, toma uma multa por alta velocidade!
Vai ganhar moldura e virar quadro na minha sala!!! Multa por alta velocidade em jeep!!! Uhauhauhauahua
Fcarpinelli
08/12/2009, 13:33
Quando comprei o brinquedo, antes de qualquer coisa eu o usei por uns 2 meses só para descobrir o que tava quebrado, o que ia quebrar e o pior de tudo entender o monte de Gambiarra que o dono anterior fez nele.
Segue a lista de coisas que fiz :
1 - troquei o oleo de tudo
2 - Troquei as velas
3 - Todas as mangueiras (tinham algumas remendadas com bandaid é mole !!!)
4 - Limpeza do carburador com troca de algumas peças
5 - Tirei aquele filtro do carburador que utilizava oleo por um filtro seco
6 - Coloquei mais um filtro de combustivel na saida do tanque de gasolina pois as sujeiras que desgrudam das paredes do tanque entupiam tudo e o carro ficava fraco
7 - Troquei a embregem que tava no bico
8 - regulei o ponto do motor
9 - tive que fazer o cabeçote pois tava queimando oleo e as juntas já tinham desintegrado além de enxarcar as velas
10 - tinha uma gambiarra nas válvulas que só qd mechi no cabeçote pude consertar
11 - lubrifiquei tudo quanto é rolamento e pontas de rodas para deixar o carro mais livre
12 - só uso gasolina aditivada
E o detalhe mais importante, meus pneus/rodas são maiores que o original então tenho uma diferença de 15 km/h a menos no velocimetro do que realmente estou andando. Para medir isso usei um GPS e também testei naqueles radares que marcam a velocidade qd se passa por eles.
Mas isso não é tudo que precisa fazer, pois cada Jeep tem uma caracterisitica e problemas distintos, claro que todos quebram nos mesmos lugares, ou seja em tudo...kkk, mas no seu caso é bom avaliar antes de sair gastanto para não jogar dinheiro no lixo e não cair nas mãos de mecanicos curiosos.
OBS : Raramente ando a 80km/h como disse um amigo ai em cima, o carro parece que vai desmontar além de ficar muito perigoso numa freada ou manobra rápida, lembra é um Jeep não uma Pajero..:putz:, eu prefiro andar a 65 km/h sossegado respondendo as perguntas dos curiosos nos onibus e caminhões " Que ano é ", "vc faz trilha", "meu avo tinha um desses na roça", "Isso ai dura pra sempre"....:lol::lol:
Jofirlei
10/12/2009, 22:11
Amigão você realmente deu uma reformas aquelas, mas não é o meu caso o meu já foi todo reformado, todos esses itens que vc citou foram feitos.
Quando comprei o brinquedo, antes de qualquer coisa eu o usei por uns 2 meses só para descobrir o que tava quebrado, o que ia quebrar e o pior de tudo entender o monte de Gambiarra que o dono anterior fez nele.
Segue a lista de coisas que fiz :
1 - troquei o oleo de tudo
2 - Troquei as velas
3 - Todas as mangueiras (tinham algumas remendadas com bandaid é mole !!!)
4 - Limpeza do carburador com troca de algumas peças
5 - Tirei aquele filtro do carburador que utilizava oleo por um filtro seco
6 - Coloquei mais um filtro de combustivel na saida do tanque de gasolina pois as sujeiras que desgrudam das paredes do tanque entupiam tudo e o carro ficava fraco
7 - Troquei a embregem que tava no bico
8 - regulei o ponto do motor
9 - tive que fazer o cabeçote pois tava queimando oleo e as juntas já tinham desintegrado além de enxarcar as velas
10 - tinha uma gambiarra nas válvulas que só qd mechi no cabeçote pude consertar
11 - lubrifiquei tudo quanto é rolamento e pontas de rodas para deixar o carro mais livre
12 - só uso gasolina aditivada
E o detalhe mais importante, meus pneus/rodas são maiores que o original então tenho uma diferença de 15 km/h a menos no velocimetro do que realmente estou andando. Para medir isso usei um GPS e também testei naqueles radares que marcam a velocidade qd se passa por eles.
Mas isso não é tudo que precisa fazer, pois cada Jeep tem uma caracterisitica e problemas distintos, claro que todos quebram nos mesmos lugares, ou seja em tudo...kkk, mas no seu caso é bom avaliar antes de sair gastanto para não jogar dinheiro no lixo e não cair nas mãos de mecanicos curiosos.
OBS : Raramente ando a 80km/h como disse um amigo ai em cima, o carro parece que vai desmontar além de ficar muito perigoso numa freada ou manobra rápida, lembra é um Jeep não uma Pajero..:putz:, eu prefiro andar a 65 km/h sossegado respondendo as perguntas dos curiosos nos onibus e caminhões " Que ano é ", "vc faz trilha", "meu avo tinha um desses na roça", "Isso ai dura pra sempre"....:lol::lol:
Julio Rebello
11/12/2009, 02:50
Senhores gostaria e uma ajuda, tenho um jeep 63 com motor original 6cc com caixa 5 marcha de chevett, estou achando o carro andar pouco o mesmo não passa de 70 Km/h, alguem tem alguma explicação para isso? Como posso resolver?
Att..
Jofirlei
Cara, já que vc quer saber o que pode estar acontecendo, eu suguri vc começar varificando a relação e vendo a quantos RPM o motor está na velocidade que vc alcança.
pode veificar tb o curso da borboleta do bura e comparar com o curso obtido com o pedal do acelerador.
Lembre-se, a caixa de chevette ela te dá o conforto de trocas mais suaves, baixo nível de ruído e o escaloneamento de marchas infinitamente melhor que a cx original, além de ter 5 overdrive.
Relação da caixas do chevette 5 marchas:
Câmbio mecânico de 5 marchas 1.6:
1ª) 3,746:1;
2ª) 2,157:1;
3ª) 1,378:1;
4ª) 1,000:1
5ª) 0,840:1;
Ré) 3,815:1;
Câmbio mecânico de 5 marchas 1.0 (mosca da cabeça branca)
1ª) 4,280:1;
2ª) 2,310:1;
3ª) 1,480:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,900:1;
Ré) 3,815:1;
qqual dimensão de pneu vc ta usando?:roll:
rafaelcardoso
11/12/2009, 09:37
Cara, já que vc quer saber o que pode estar acontecendo, eu suguri vc começar varificando a relação e vendo a quantos RPM o motor está na velocidade que vc alcança.
pode veificar tb o curso da borboleta do bura e comparar com o curso obtido com o pedal do acelerador.
Caro Jorfilei, se você postar mais uma mensagem neste tópico sem ter feito o que pessoal orientou, como por exemplo ver qual é a sua relação, vamos pedir pra você ser banido do Fórum! :-D:-D:-D
Brincadeira, mas vê a relação primeiro senão não tem como ninguém avaliar nada e você não terá a sua resposta...
Olá ! para você ter uma idéia aproximada :parede: da relação do seu Jeep faça o seguinte :
1 - Levante uma roda com o macaco
2 - marque com um giz ou qualquer outra coisa, um ponto de referência no pneu
3 - marque também um ponto de referência no cardã
4 - gire o pneu, devagar, e vá contando quantas voltas deu o pneu e o cardã
5 - divida o número de giros do pneu por 2, divida o número de rotações do cardã pelo resultado anterior, você terá aproximadamente a relação do seu diferencial
Isso é considerando que você não tem blocante automático :concordo:
Olá ! se seu diferencial não tiver a plaqueta que o RBM falou, faça como o cara falou aí em cima, oh ! fui eu :parede: você tem que dividir por 2 por causa do efeito diferencial, se tiver bloqueio tem que tirar os dois pneus do chão e não precisa dividir por 2 . . . boa sorte !
Jofirlei
11/12/2009, 12:17
Caro Rafael com certeza foi verificar todos os itens que os amigos então postando, no momento estou trabalhando, trabalho em alto mar ou sejo fora da costa, mas assim que tiver em terra vou verificar todos os itens e postarei aqui.
Caro Jorfilei, se você postar mais uma mensagem neste tópico sem ter feito o que pessoal orientou, como por exemplo ver qual é a sua relação, vamos pedir pra você ser banido do Fórum! :-D:-D:-D
Brincadeira, mas vê a relação primeiro senão não tem como ninguém avaliar nada e você não terá a sua resposta...