Ver Versão Completa : Jato de areia na lata
Amadeus_band
01/12/2009, 18:56
Minha Band está com alguns pontos de ferrugem, nada muito ruim, estou querendo fazer uma reforma geral.
Compensa mandar pra um jato de areia? Quais as vantagens em relação a tirar a tinta original só com removedor pastoso?
André CO
01/12/2009, 22:22
Cara, ao meu ver, um jato de areia é bem agressivo, tira até a alma! A não ser que tenha um belo produto e esquema de aplicação pra tratar a lata (ou o que sobrar dela) não faria este procedimento...A pintura original, por mais que o carro tenha sido pintado por cima, mantém o tratamento de chapa da fabrica! Por outro lado se voce descolar aqueles produtos navais que funkam como "zarcão" acho que vale a empreitada!
Posso tar falando besteira mas acho q seu carro não ta assim taão ruim não!!
abs
Fausto Gomes
01/12/2009, 23:23
eu estou a reforma da viatura eu fiz os reparos no chassismandei jatear o chassis passei washprime e para tratar depois o fundo pintei ficou 10 na lata esta boa. mas na minha opniao vale a pena jatear a lataria se ja tem ferrugem o tratamento original ja era garanto que nao vai ficar nenhum podre
Cara, ao meu ver, um jato de areia é bem agressivo, tira até a alma! A não ser que tenha um belo produto e esquema de aplicação pra tratar a lata (ou o que sobrar dela) não faria este procedimento...A pintura original, por mais que o carro tenha sido pintado por cima, mantém o tratamento de chapa da fabrica! Por outro lado se voce descolar aqueles produtos navais que funkam como "zarcão" acho que vale a empreitada!
Posso tar falando besteira mas acho q seu carro não ta assim taão ruim não!!
abs
Esta equivocado. O procedimento padrão de pintura contempla levar a chapa ao metal branco, ou quase branco conforme tabela (ISO 85001). Isto é essencial para uma boa pintura. Evidentemente é preciso aplicar um fundo fosfatizante, um primer e algumas camadas de tinta. O resto, como pintar em cima da tinta velha, é gambiarra e todos nós FAZEMOS POR FALTA DE MELHOR OPÇÃO$$$$$$$$$$$$$
André CO
03/12/2009, 15:40
Esta equivocado. O procedimento padrão de pintura contempla levar a chapa ao metal branco, ou quase branco conforme tabela (ISO 85001). Isto é essencial para uma boa pintura. Evidentemente é preciso aplicar um fundo fosfatizante, um primer e algumas camadas de tinta. O resto, como pintar em cima da tinta velha, é gambiarra e todos nós FAZEMOS POR FALTA DE MELHOR OPÇÃO$$$$$$$$$$$$$
Sabia que eu tava falando groselha :rolleyes: hehehehe
Valeu as dicas Jaime!!
É que na pergunta dele, "...não esta tão ruim assim...compensa dar jato de areia?"
Entendi que, pro que eu conheço do Amadeus e do carro dele, um simples retoque já resolveria...E estávamos conversando sobre home-made etc..Achei que ele fosse pintar por conta própria...
abs
Amadeus_band
03/12/2009, 15:54
Jaime, não entendi ao certo, como eu faço pra deixar o metal branco ou quase branco?
Depois de tirar tudo estou planejando passar wash primer (fosfatizante) primer e tinta, como você falou, pra não ter problemas de ferrugem por algum tempo, o problema é o $$$, por isso pretendo fazer a pintura home-made, com disse o André (não sozinho, tenho um amigo que fez curso de pintura no senai). A funilaria que é mais complicado vou levar pra alguem fazer.
Amadeus_band
03/12/2009, 15:57
André, realmente uns retoques resolveriam agora! Mas sempre vai aparecendo mais, to querendo fazer uma vez bem feito pra não fazer mais!
Mas vamos vendo, hehehehe.
Abraços
decarlifilho
03/12/2009, 17:02
Se não me falha a memória, Jato de areia é proibido...
PORTARIA N.º 99, DE 19 DE OUTUBRO DE 2004
(Publicada no DOU de 21/10/04, Seção 1)
“Proibe o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou úmida
como abrasivo”
A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO e o DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA
E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, conforme disposto no
inciso II, do artigo 14, e no inciso I, do artigo 16, do Decreto n.º
5.063/04, que aprova a Estrutura Regimental do Ministério do Trabalho e
Emprego, e
Considerando que o processo de trabalho de jateamento com areia é gerador de
uma elevada concentração de sílica cristalina (quartzo), responsável por uma
alta incidência de quadros graves de silicose;
Considerando que a sílica cristalina é uma substância comprovadamente
cancerígena e que trabalhadores com silicose estão mais propensos a
contraírem câncer de pulmão;
Considerando que as medidas de controle da exposição à sílica cristalina nas
atividades de jateamento com areia são comprovadamente inadequadas ou
insuficientes;
Considerando a existência de tecnologia disponível para substituição do
processo de trabalho de jateamento com areia;
Considerando que os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, já
proibiram os sistemas de jateamento com areia; e
Considerando que é de responsabilidade do MTE estabelecer disposições
complementares à lei sobre medidas de prevenção de acidentes e sobre proteção
do trabalhador exposto a substâncias químicas nocivas,
RESOLVE:
Art. 1º - Incluir o item “7”, no título “Sílica Livre Cristalizada”, do Anexo
nº 12, da Norma Regulamentadora nº 15 – “Atividades e operações insalubres”,
com a seguinte redação:
“7. Fica proibido o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca
ou úmida como abrasivo”.
Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor 90 dias da sua publicação.
RUTH BEATRIZ VASCONCELOS VILELA
MÁRIO BONCIANI
Dé Carli
Cara este texto todo só para dizer que está proibido jato de areia? Isto todo mundo já sabe, mas quando se diz jato de areia é o mesmo que dizer que vai fazer a barba com gilete e se usa outra marca de barbeador. Virou padrão
Na verdade hoje se utiliza jato com granalha de aço mas é a mesma coisa e continuamos chamando de jato de areia, nao se preocupe.
Para deixar o metal na condicão de branco ou quase branco só jateando. Na lixa se consegue chegar perto mas não totalmente. O que disse é que isto é o ideal, o que se usa na indústria como padrão de pintura e é a unica forma de garantir proteção completa. Aplicar a pintura sem preparar a base não funciona adequadamente porque restam particulas de oxido de ferro pouco visíveis que depois se precipitam na superficie da tinta. Em 99% dos caso não tem jeito, não temos oficinas qualificadas para este serviço a não ser as industriais. Sei que o Arizio de Friburgo lixa o carro até o metal, retirando toda a pintura. Não é o mesmo que o jateamento, mas chega perto.
Terra nos zóio
10/01/2010, 11:46
Moderadores, se eu tiver postado em local errado, por favor me corrijam.
Estou vendo que o pessoal tem procurado por locais onde se fazem o jato de areia, eu fiz uma maquina em que utilizo o oxido de aluminio em lugar da areia (pois é proibida), a maquina é "facil" de fazer e o unico incoveniente é alugar um compressor de alta performance, algo em torno de 20PCM.
Os materiais utilizados são tubos de aço galvanizado, 2 cilindros de extintores de 10kg cada, registros de ar, e barras de ferro maciças de 3/4. O mateiral fica em no maximo 100 reais. quem quiser eu paço o esquema de montagem da maquina.
Funcionou 100%
minha band está com alguns pontos de ferrugem, nada muito ruim, estou querendo fazer uma reforma geral.
Compensa mandar pra um jato de areia? Quais as vantagens em relação a tirar a tinta original só com removedor pastoso?
fala amadeus! Quando reformei a minha eu jateei com areia toda a carroceria e te digo que tem algumas desvantagens, por ex:
Os locais que estão meio podres vira um "rombo" a minha estava bem ruim e ficou uma peneira, depois teve que refazer tudo de chapa, ficou bom mas ficou caro!
Outra coisa é que nas áreas grandes tipo capo e porta o jato chega a amassar a lata, depois vai muita massa para corrigir.
Uma opção é jatear somente os locais piores
abraço
decarlifilho
12/01/2010, 21:27
Moderadores, se eu tiver postado em local errado, por favor me corrijam.
Estou vendo que o pessoal tem procurado por locais onde se fazem o jato de areia, eu fiz uma maquina em que utilizo o oxido de aluminio em lugar da areia (pois é proibida), a maquina é "facil" de fazer e o unico incoveniente é alugar um compressor de alta performance, algo em torno de 20PCM.
Os materiais utilizados são tubos de aço galvanizado, 2 cilindros de extintores de 10kg cada, registros de ar, e barras de ferro maciças de 3/4. O mateiral fica em no maximo 100 reais. quem quiser eu paço o esquema de montagem da maquina.
Funcionou 100%
Manda aí amigo...
Dé Carli
Amadeus_band
14/01/2010, 13:39
Valeu Elvis! Pelo seu post, não vou jatear mesmo!