Conectar

Ver Versão Completa : Jato de areia na lata

Amadeus_band
01/12/2009, 18:56
Minha Band está com alguns pontos de ferrugem, nada muito ruim, estou querendo fazer uma reforma geral.
Compensa mandar pra um jato de areia? Quais as vantagens em relação a tirar a tinta original só com removedor pastoso?

André CO
01/12/2009, 22:22
Cara, ao meu ver, um jato de areia é bem agressivo, tira até a alma! A não ser que tenha um belo produto e esquema de aplicação pra tratar a lata (ou o que sobrar dela) não faria este procedimento...A pintura original, por mais que o carro tenha sido pintado por cima, mantém o tratamento de chapa da fabrica! Por outro lado se voce descolar aqueles produtos navais que funkam como "zarcão" acho que vale a empreitada!
Posso tar falando besteira mas acho q seu carro não ta assim taão ruim não!!
abs

Fausto Gomes
01/12/2009, 23:23
eu estou a reforma da viatura eu fiz os reparos no chassismandei jatear o chassis passei washprime e para tratar depois o fundo pintei ficou 10 na lata esta boa. mas na minha opniao vale a pena jatear a lataria se ja tem ferrugem o tratamento original ja era garanto que nao vai ficar nenhum podre

JAIME
03/12/2009, 13:37
Cara, ao meu ver, um jato de areia é bem agressivo, tira até a alma! A não ser que tenha um belo produto e esquema de aplicação pra tratar a lata (ou o que sobrar dela) não faria este procedimento...A pintura original, por mais que o carro tenha sido pintado por cima, mantém o tratamento de chapa da fabrica! Por outro lado se voce descolar aqueles produtos navais que funkam como "zarcão" acho que vale a empreitada!
Posso tar falando besteira mas acho q seu carro não ta assim taão ruim não!!
abs

Esta equivocado. O procedimento padrão de pintura contempla levar a chapa ao metal branco, ou quase branco conforme tabela (ISO 85001). Isto é essencial para uma boa pintura. Evidentemente é preciso aplicar um fundo fosfatizante, um primer e algumas camadas de tinta. O resto, como pintar em cima da tinta velha, é gambiarra e todos nós FAZEMOS POR FALTA DE MELHOR OPÇÃO$$$$$$$$$$$$$

André CO
03/12/2009, 15:40
Esta equivocado. O procedimento padrão de pintura contempla levar a chapa ao metal branco, ou quase branco conforme tabela (ISO 85001). Isto é essencial para uma boa pintura. Evidentemente é preciso aplicar um fundo fosfatizante, um primer e algumas camadas de tinta. O resto, como pintar em cima da tinta velha, é gambiarra e todos nós FAZEMOS POR FALTA DE MELHOR OPÇÃO$$$$$$$$$$$$$

Sabia que eu tava falando groselha :rolleyes: hehehehe
Valeu as dicas Jaime!!
É que na pergunta dele, "...não esta tão ruim assim...compensa dar jato de areia?"
Entendi que, pro que eu conheço do Amadeus e do carro dele, um simples retoque já resolveria...E estávamos conversando sobre home-made etc..Achei que ele fosse pintar por conta própria...
abs

Amadeus_band
03/12/2009, 15:54
Jaime, não entendi ao certo, como eu faço pra deixar o metal branco ou quase branco?
Depois de tirar tudo estou planejando passar wash primer (fosfatizante) primer e tinta, como você falou, pra não ter problemas de ferrugem por algum tempo, o problema é o $$$, por isso pretendo fazer a pintura home-made, com disse o André (não sozinho, tenho um amigo que fez curso de pintura no senai). A funilaria que é mais complicado vou levar pra alguem fazer.

Amadeus_band
03/12/2009, 15:57
André, realmente uns retoques resolveriam agora! Mas sempre vai aparecendo mais, to querendo fazer uma vez bem feito pra não fazer mais!
Mas vamos vendo, hehehehe.
Abraços

decarlifilho
03/12/2009, 17:02
Se não me falha a memória, Jato de areia é proibido...

PORTARIA N.º 99, DE 19 DE OUTUBRO DE 2004
(Publicada no DOU de 21/10/04, Seção 1)
“Proibe o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou úmida
como abrasivo”
A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO e o DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA
E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, conforme disposto no
inciso II, do artigo 14, e no inciso I, do artigo 16, do Decreto n.º
5.063/04, que aprova a Estrutura Regimental do Ministério do Trabalho e
Emprego, e
Considerando que o processo de trabalho de jateamento com areia é gerador de
uma elevada concentração de sílica cristalina (quartzo), responsável por uma
alta incidência de quadros graves de silicose;
Considerando que a sílica cristalina é uma substância comprovadamente
cancerígena e que trabalhadores com silicose estão mais propensos a
contraírem câncer de pulmão;
Considerando que as medidas de controle da exposição à sílica cristalina nas
atividades de jateamento com areia são comprovadamente inadequadas ou
insuficientes;
Considerando a existência de tecnologia disponível para substituição do
processo de trabalho de jateamento com areia;
Considerando que os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, já
proibiram os sistemas de jateamento com areia; e
Considerando que é de responsabilidade do MTE estabelecer disposições
complementares à lei sobre medidas de prevenção de acidentes e sobre proteção
do trabalhador exposto a substâncias químicas nocivas,
RESOLVE:
Art. 1º - Incluir o item “7”, no título “Sílica Livre Cristalizada”, do Anexo
nº 12, da Norma Regulamentadora nº 15 – “Atividades e operações insalubres”,
com a seguinte redação:
“7. Fica proibido o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca
ou úmida como abrasivo”.
Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor 90 dias da sua publicação.
RUTH BEATRIZ VASCONCELOS VILELA
MÁRIO BONCIANI

Dé Carli

JAIME
04/12/2009, 14:46
Cara este texto todo só para dizer que está proibido jato de areia? Isto todo mundo já sabe, mas quando se diz jato de areia é o mesmo que dizer que vai fazer a barba com gilete e se usa outra marca de barbeador. Virou padrão

Na verdade hoje se utiliza jato com granalha de aço mas é a mesma coisa e continuamos chamando de jato de areia, nao se preocupe.

Para deixar o metal na condicão de branco ou quase branco só jateando. Na lixa se consegue chegar perto mas não totalmente. O que disse é que isto é o ideal, o que se usa na indústria como padrão de pintura e é a unica forma de garantir proteção completa. Aplicar a pintura sem preparar a base não funciona adequadamente porque restam particulas de oxido de ferro pouco visíveis que depois se precipitam na superficie da tinta. Em 99% dos caso não tem jeito, não temos oficinas qualificadas para este serviço a não ser as industriais. Sei que o Arizio de Friburgo lixa o carro até o metal, retirando toda a pintura. Não é o mesmo que o jateamento, mas chega perto.

Terra nos zóio
10/01/2010, 11:46
Moderadores, se eu tiver postado em local errado, por favor me corrijam.

Estou vendo que o pessoal tem procurado por locais onde se fazem o jato de areia, eu fiz uma maquina em que utilizo o oxido de aluminio em lugar da areia (pois é proibida), a maquina é "facil" de fazer e o unico incoveniente é alugar um compressor de alta performance, algo em torno de 20PCM.
Os materiais utilizados são tubos de aço galvanizado, 2 cilindros de extintores de 10kg cada, registros de ar, e barras de ferro maciças de 3/4. O mateiral fica em no maximo 100 reais. quem quiser eu paço o esquema de montagem da maquina.
Funcionou 100%

elvis
12/01/2010, 21:00
minha band está com alguns pontos de ferrugem, nada muito ruim, estou querendo fazer uma reforma geral.
Compensa mandar pra um jato de areia? Quais as vantagens em relação a tirar a tinta original só com removedor pastoso?

fala amadeus! Quando reformei a minha eu jateei com areia toda a carroceria e te digo que tem algumas desvantagens, por ex:
Os locais que estão meio podres vira um "rombo" a minha estava bem ruim e ficou uma peneira, depois teve que refazer tudo de chapa, ficou bom mas ficou caro!

Outra coisa é que nas áreas grandes tipo capo e porta o jato chega a amassar a lata, depois vai muita massa para corrigir.
Uma opção é jatear somente os locais piores

abraço

decarlifilho
12/01/2010, 21:27
Moderadores, se eu tiver postado em local errado, por favor me corrijam.

Estou vendo que o pessoal tem procurado por locais onde se fazem o jato de areia, eu fiz uma maquina em que utilizo o oxido de aluminio em lugar da areia (pois é proibida), a maquina é "facil" de fazer e o unico incoveniente é alugar um compressor de alta performance, algo em torno de 20PCM.
Os materiais utilizados são tubos de aço galvanizado, 2 cilindros de extintores de 10kg cada, registros de ar, e barras de ferro maciças de 3/4. O mateiral fica em no maximo 100 reais. quem quiser eu paço o esquema de montagem da maquina.
Funcionou 100%

Manda aí amigo...

Dé Carli

Amadeus_band
14/01/2010, 13:39
Valeu Elvis! Pelo seu post, não vou jatear mesmo!