PDA

Ver Versão Completa : Passeio pela America do Sul (Itens de Segurança, Documentos, etc...)

gvirtuoso
01/12/2009, 12:24
Bom Dia pessoal,

Sempre gostei de viagens longas, principalmente de carro. Agora com a Spto é constante o penssamento em ir à Patagonia ou mesmo passiar das Cordilheiras ... :dance:

Mas daí ficam as dúvidas, alguem já teve essa experiência?

Quais documentos são necessários?

Sei que em alguns países vizinhos a polícia cobra outros itens de segurança no carro... mas quais exatamente?

Sobre altas Kilometragens / Aquecimento ... supondo q estejamos em 3 motoristas... a Sportage aguenta tocar direto ... sem paradas... uma distancia assim tipo ... 2.000 , 3.000 km...

Abracos a todos... gostaria de saber as experiencias de vcs.... :-D

Nava
01/12/2009, 13:17
Olhe, fui a campinas de Ctba tocando direto e sem escalas (500km) e ela além de se comportar bem, ainda chegamos lá inteiros, pois o carro é muito confortável. Usei pouco o ar cond, somente de SP a Cap que era mais quente.

Tente dar uma olhada na net com o pessoal de expedições, detran, etc.

MarcSport
01/12/2009, 16:09
Sobre altas Kilometragens / Aquecimento ... supondo q estejamos em 3 motoristas... a Sportage aguenta tocar direto ... sem paradas... uma distancia assim tipo ... 2.000 , 3.000 km...

Já rodei mais de 7000 km em uma única viagem (ida e volta aos Leçóis Maranhenses, passando pela Chapada Diamantina), em um dia cheguei a rodar 1300 km, isso não é problema para o carro.
Possivelmente terá problemas em altitudes (cordilheiras), terá que travar a ventoinha, tirar a termostática andar com etilenoglicol no radiador e ficar de olho na temperatura.
A 4000 m de altitude o carro vai soltar muita fumaça preta e perder rendimento (falta de ar) e a essa altitude a água ferve a "80 e poucos" graus.´
Já fui com à Sportage à Argentina, próximo à fronteira no lado argentino das cataratas, rodei cerca de 4 horas por lá mas não fui parado, no Forum vc encontrará relatos sobre viagens, documentos e equipamentos necessários.

Geisler®
07/12/2009, 04:11
Possivelmente terá problemas em altitudes (cordilheiras), terá que travar a ventoinha, tirar a termostática andar com etilenoglicol no radiador e ficar de olho na temperatura.
A 4000 m de altitude o carro vai soltar muita fumaça preta e perder rendimento (falta de ar) e a essa altitude a água ferve a "80 e poucos" graus.´
Já fui com à Sportage à Argentina, próximo à fronteira no lado argentino das cataratas, rodei cerca de 4 horas por lá mas não fui parado, no Forum vc encontrará relatos sobre viagens, documentos e equipamentos necessários.

Poxa, informações interessantes, essa da água ferver a temperatura mais baixa ai é bem preocupante mesmo.
Aproveitando o tópico, queria perguntar sobre combustiveis...
Qual o melhor pra rodar por toda a américa do sul, a gasolina ou o diesel??
Minha dúvida é em relação a compatibilidade de combustiveis entre os diversos paises.:concordo:

Abraço !!:dance:

MarcSport
07/12/2009, 10:32
Qual o melhor pra rodar por toda a américa do sul, a gasolina ou o diesel??
Abraço !!:dance:

O melhor é o diesel, pois nos outros paises não existe adição de álcool na gasolina o que pode ser prejudicial aos motores "brasileiros" devido ao risco de detonação.

MarcSport
07/12/2009, 10:39
"Para cada projeto de motor, tem-se o momento ideal para a ocorrência do centelhamento da vela de ignição. Logo após o centelhamento, ocorre a formação de uma frente de chama que se propaga através da câmara de combustão, queimando o combustível e provocando um substancial aumento de pressão e temperatura. Estes aumentos de pressão e temperatura devem ser absorvidos pela gasolina sem entrar em auto-ignição. Se a gasolina não corresponder a essa exigência, ela se inflamará espontaneamente, criando uma nova frente de chama que se propagará e se chocará com a frente de chama inicialmente gerada pela vela de ignição. Este choque gera um ruído semelhante ao de peças metálicas que se chocam, e é erroneamente denominado batida de pino. A denominação correta do fenômeno é detonação. Este fenômeno, além de aumentar o ruído produzido pelo veículo, pode vir a causar sérios danos aos motores como desgaste, por erosão, do pistão, cabeçote e eletrodo das velas; avaria nos mancais etc. Além disto, o motor terá a sua potência prejudicada enquanto aumenta o consumo de combustível. Isto ocorre porque parte da energia liberada pela gasolina deixa de ser aproveitada para geração de força no motor e se perde como ondas de choque descontroladas"

fonte: http://www.grupocultivar.com.br/artigos/artigo.asp?id=494

MarcSport
07/12/2009, 11:12
O ponto de ebulição da água cai cerca de 3ºC a cada 1000 metros...

gvirtuoso
07/12/2009, 12:35
Esse home eh um almanaque rapah..... :pipoca:

Tirando a parte da brincadeira... informacções bem interessantes mesmo... coisas q a gente nem para p/ pensar.

Vlw Marc. :concordo:

Nava
08/12/2009, 23:39
Marc, mas os motores turbo não conseguem suprir essa "depressão" de altitude? Teoricamente manterá pressão e consequentemente O2 suficiente no motor, não?

MarcSport
09/12/2009, 17:26
Marc, mas os motores turbo não conseguem suprir essa "depressão" de altitude? Teoricamente manterá pressão e consequentemente O2 suficiente no motor, não?

Os motores turbinados sofrem bem menos, mesmo assim a perda de potência e fumaça são grandes.
Aqui no forum tem relato de Pajeros e Hilux que ferveram nos Andes, talvez os motores eletrônicos sofram pouco...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50970&highlight=andes+fuma%E7a+pot%EAncia

Júlio C. A. Santos
09/12/2009, 18:56
Guilherme,

Como sou teu amigo vou te dar um conselho: Faça essa viagem pra outro lugar, ja li cada relato aqui no fórum sobre dirigir em grandes altitudes...:shock: Acho bom tu curtir a praia mesmo...

Abraço

GMC
09/12/2009, 19:04
Guilherme, dê uma olhada no link abaixo, e vc encontrará boas resposta e relatos deste tipo de expedição.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?securitytoken=1260392491-0469cd1dbdb5c01c1378cfc9d9e4815f087f69f1&s=&daysprune=&f=66 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?securitytoken=1260392491-0469cd1dbdb5c01c1378cfc9d9e4815f087f69f1&s=&daysprune=&f=66)

[]'s

gvirtuoso
09/12/2009, 21:15
Julio,

Patagonia !?!?! Bonito - MS ?!?!? heheheh negocio eh ih longe... rssss

GMC,

Valeu pelo link... muito bom.

Geisler®
10/12/2009, 02:45
Guilherme,

Como sou teu amigo vou te dar um conselho: Faça essa viagem pra outro lugar, ja li cada relato aqui no fórum sobre dirigir em grandes altitudes...:shock: Acho bom tu curtir a praia mesmo...

Abraço

Quais os probelmas Júlio??:pensativo: Poderia indicar os links, ou relatar alguns dos fatos?!:concordo:

Abraço !! o/:dance:

Júlio C. A. Santos
10/12/2009, 18:49
Quais os probelmas Júlio??:pensativo: Poderia indicar os links, ou relatar alguns dos fatos?!:concordo:

Abraço !! o/:dance:

Olá Geisler,

Apesar de ser um tópico sobre motores eletrônicos em grandes altitudes, você pode obter alguma informações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50970&highlight=andes+fuma%E7a+pot%EAncia

Abraço :concordo:

GMC
10/12/2009, 20:10
Julio,

Patagonia !?!?! Bonito - MS ?!?!? heheheh negocio eh ih longe... rssss

GMC,

Valeu pelo link... muito bom.

Estamos as ordens.
[]'s

LUCIANOSILVA
26/12/2009, 23:23
Bom Dia pessoal,

Sempre gostei de viagens longas, principalmente de carro. Agora com a Spto é constante o penssamento em ir à Patagonia ou mesmo passiar das Cordilheiras ... :dance:

Mas daí ficam as dúvidas, alguem já teve essa experiência?

Quais documentos são necessários?

Sei que em alguns países vizinhos a polícia cobra outros itens de segurança no carro... mas quais exatamente?

Abracos a todos... gostaria de saber as experiencias de vcs.... :-D

:D Eu já fui até ushuaia ´que fica la no fim do mundo , (dentro da patagonia) com a minha sportage , foram ao todo 18 mil km (passei em Buenos Aires, Mar Del Plata Bariloche, fui por Foz e voltei por dentro do Paraguai , saindo em Ponta Porã MS) e ela não deu nem um defeito e aguentou bem as estradas de rípio da ruta 40 qdo voltei , só trocava o óleo a cada 4 mil km. è bom o 4x4 estar funcionando bem , porque vc pode precisar dele. O legal é que encontrei peças no na Argentina e no Chile bem mais em conta que aqui no Brasil. A minha é a grand e ela é bem confortavel e o diesel lá é bem barato , cerca de 1,50 pesos.
Qto a documentação basta ter a carteira de motorista em dia , o passaporte é uma boa (apesar de não ser obrigatório) um seguro internacional (carta verde) , paguei aqui no Brasil quinhentos reais, :discordo:mas lá perto da fronteira vc faz por 50 pesos. A policia Argentina está melhorando , mas vão lhe parar toda hora, mas se a documentação estiver certinha, não terá problemas, cuidado com os reboques , la é proibido ele ficar exposto( fui multado e tive que pagar na hora me cobraram 500 pesos , como não tinha esse dinheiro todo , ficou por cem pesos que era o que eu tinha em mãos.:putz:
fiz esta viagem em janeiro de 2009 e vou postar as fotos em breve, inclusive com as fotos da minha viatura , que dei uma modificada. è só gostar de aventura e boa viagem!!!!:dance: