Conectar

Ver Versão Completa : Fibra de Carbono nos 4x4

Cotrim
26/11/2009, 15:11
Pessoal,

Para quem não conhece Fibra de Carbono, é o mesmo material que é utilizado para fabricar os carros de Fórmula 1 e aviões, servindo para fazer a carenagem e várias peças mecânicas. A Fibra de Carbono (FC) aguenta altas temperaturas e uma grande torção, com a vantagem de poder ser reparada, mesmo em peças mecânicas, sem perder a qualidade.

Conversando com um fabricante de peças de Fibra de Carbono, comecei a ter idéias malucas e, segundo ele, todas viáveis desde que se tenha demanda para isso. Então resolvi abrir este tópico para discutirmos sobre o que seria viável.

Aí vocês vão falar que o Cotrim ficou (mais) louco, porque um produto destes deve ter um preço irreal!!! Não, o preço fica muito próximo às peças similares de Fibra de Vidro e aço, com a vantagem de ser mais leve e mais resistente. Só para uma idéia, uma peça de Fibra de Carbono teria +- 60% do peso de uma com a mesma espessura de Fibra de Vidro e 10 % do peso de uma similar de aço.

Pensei em algumas peças que poderiam ser desenvolvidas para os diversos 4x4, são elas:

Lataria e acabamentos:

Capô (normal ou com scoup integrado)
Paralamas dianteiros
Alargadores de paralamas tipo Bushwaker
Parachoques
Quebra mato
Tampa traseira
Grade dianteira
Capota Rígida
Portas (inclusive de CJ)
Snorkel
Caixa de filtro de ar
Bagageiro
Bancos concha

Mecânica

Semi eixos
Kits de eixos flutuantes

Estruturais:

Gaiola
Capota rígida com gaiola integrada

Quem tiver interesse e gostar da idéia, poste a viatura e o que gostaria que existisse.

[]'s

Carlos Bernardo
26/11/2009, 15:31
Fibra de carbono por esse preço? Nossa, realmente surpreendente.

O quadro do pára brisas (que é pesado pra xuxu) e o capô, sendo feitos em fibra de carbono, trariam ótimos resultados quanto à diminuição do peso e consequentemente do centro de gravidade dos nossos carros, além de proporcionar maior vida útil ao conjunto de suspensão, mecânico e dar um "upgrade" na estabilidade em inclinações laterais.

Outros ítens que seriam bacanas são os suportes de galão e estepe. Os de metal são pesados pra caramba. Imaginem só um belo suporte, resistente, bonito, inoxidável e de 3 kgs.

Bom, não sou engenheiro, mas desconfio que exista algum motivo pelo qual nunca li ou ouvi falar de nada feito em fibra de carbono voltado para o nosso mercado. Talvez a flexibilidade do material não seja adequada...Jeeps torcem pra caramba em trilhas mais severas. Sei lá...

Mas o questionamento realmente é bastante interessante.

Duda Lopes
26/11/2009, 15:41
Fala Cotrim,

Vamos lá, segue os itens:

CJ5

Bushwaker
Snorkel
Bagageiro
Kits de eixos flutuantes
Gaiola

[].

Matias sirtoli
26/11/2009, 15:59
muito legal tua iniciativa!!

tenho muita curiosidade sobre fibra de carbono. mas sempre pensei que seria muito caro

mas como funciona, como é a produção da fibra

Cotrim
26/11/2009, 16:09
muito legal tua iniciativa!!

tenho muita curiosidade sobre fibra de carbono. mas sempre pensei que seria muito caro

mas como funciona, como é a produção da fibra
Matias,

A produção da fibra é similar à da fibra de vidro, com a diferença que a peça tem que ir para a autoclave, para curar em alta pressão, mas nem todas as peças precisam da cura na autoclave.

Um vídeo legal é este a seguir:

www.youtube.com/watch?v=nzMgVQp4Zvw

[]'s

Cotrim
26/11/2009, 16:18
Matias,

A produção da fibra é similar à da fibra de vidro, com a diferença que a peça tem que ir para a autoclave, para curar em alta pressão, mas nem todas as peças precisam da cura na autoclave.

Um vídeo legal é este a seguir:

www.youtube.com/watch?v=nzMgVQp4Zvw

[]'s
Ué, não postou o endereço do vídeo...

Cotrim
26/11/2009, 16:19
Tentando postar o Vídeo....

rubensx
26/11/2009, 16:24
repondendo se sobre nào há peças pra offroad...

http://image.off-roadweb.com/f/miscellaneous/fiberwerxs-open-house-off-road-truck-show-photos/29402670/fiberwerx-open-house-and-off-road-custom-truck-show-carbon-fiber-one-p.jpg

http://image.off-roadweb.com/f/miscellaneous/fiberwerxs-open-house-off-road-truck-show-photos/29402715/fiberwerx-open-house-and-off-road-custom-truck-show-general-grabber-of.jpg

http://www.mcneilracinginc.com/off-road-fiberglass/Dashes/pic_main.jpg

http://www.mcneilracinginc.com/off-road-fiberglass/Dashes/pic03.jpg

rubensx
26/11/2009, 17:04
colaborando mais um pouco:

http://image.4wdandsportutility.com/f/30696480/0912_4wd_30+1974_jeep_CJ5+left_side_angle.jpg

http://image.4wdandsportutility.com/f/30696465/0912_4wd_25+1974_jeep_CJ5+warn_winch.jpg

http://image.4wdandsportutility.com/f/30696468/0912_4wd_26+1974_jeep_CJ5+campbell_carbon_fiber_ho od.jpg

ramiro_eli
26/11/2009, 17:05
Muito bacana!

No Devasso eu teria capo do motor e quadro do parabrisas em carbono.

Cotrim
26/11/2009, 17:10
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tô vendo que minhas idéias não são tão malucas assim!!!

Ou será que tenho companheiros de manicômio??? :dance::dance::dance:

Bom, vamos vendo o que seria possível.

Para o pessoal que pensa em colocar uma carroceria nova no jipe, também é viável fazer uma e não seria caro, mantendo todas as características do material.

[]'s

Elmer_Jeep
26/11/2009, 17:26
A idéia do quadro de parabrisa é interessante.

Cotrim, que tal listar alguns interessados neste item e checar o custo final ?

[]'s

Cotrim
26/11/2009, 17:32
Elmer,

Vou fazer isso, mas quero esperar um pouco mais para passar a lista de peças interessantes, senão, fica enchendo o saco do fabricate com Qto é isso? E isso? e aquilo?

Abri o tópico para tentar identificar o que seria de interesse, lembrando que não é só para CJ, é para todos os veículos. Jipes, JEEPs, pickups, SUVs, etc

[]'s

samukanvas
26/11/2009, 17:33
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tô vendo que minhas idéias não são tão malucas assim!!!

Ou será que tenho companheiros de manicômio??? :dance::dance::dance:

Bom, vamos vendo o que seria possível.

Para o pessoal que pensa em colocar uma carroceria nova no jipe, também é viável fazer uma e não seria caro, mantendo todas as características do material.

[]'s

Tradução: Rubens e Fábio estão tendo um caso :odedo:

Eu queria um banco... papai noel tá chegando e quem sabe? :concordo:

bjs:mrgreen:

Giovani Di Napoli
26/11/2009, 17:53
Boa tarde Cotrim

E a maravilhosa porta traseira (câncer) da Rural....:evil::evil::evil:

[]´s

rubensx
26/11/2009, 19:08
Tradução: Rubens e Fábio estão tendo um caso :odedo:

Eu queria um banco... papai noel tá chegando e quem sabe? :concordo:

bjs:mrgreen:

SHHHHH fica quieto

seguinte o fabio é o revendedor oficial e a empresa uma associada da RACE, mas por favor isso é tudo com o cotrim dele que vai sair as peças eheheheh

eu tow aqui com meu pedaço de fibra de carbono jogando pro alto na frente do monitor huahuahuahuahu

quero ver as viabilidades se compensar criarmos as matrizes fazemos as peças que quiserem por questão de volume claro.

lembrando que não é só jeep, não a qualidade é muito boa e a emrpesa era destinada a peças aeronauticas apenas

seguda terei fotos do que andamos fazendo mas podem pedir a vontade ai

fabiãos egue eu só ponho lenha!

Cotrim
26/11/2009, 19:36
Pessoal,

Explicando tudo...

Quando vi que uma das empresas dos mesmos donos da que o Rubens trabalha fabrica peças em Fibra de carbono, minha imaginação fértil foi a 1000. Comecei a encher o saco do rubens para entender todas as possibilidades, porque isso muito me interessa.

Quem me conhece há mais tempo sabe que sou louco por novas tecnologias que possam melhorar o nosso dia a dia.

Inicialmente, resolvi abrir este tópico para entender as necessidades de todos e estudar todas as possibilidades. Portanto, tudo ainda é projeto, mas eu fico com as maluquices em Fibra de Carbono e o Rubens com a Race, até porque ele não tem tempo pra ficar viajando na maionese comigo.

[]'s

Duda Lopes
26/11/2009, 23:31
Fabio,

Eu viajei la no topico do Super Escoria.:?::parede:

[] curioso.

MRaizer
27/11/2009, 01:03
Eu gostei foi do sistema de distribuição de resina e fibra... será que isso dá certo com fibra de vidro também? Seria muito mais interessante fazer uma puxada à vácuo com as mantas de fibra já instaladas na forma que ficar cobrindo uma a uma com o maldito rolinho (e pincéis).:twisted:

samukanvas
27/11/2009, 01:58
Fabião,

Parte pro ramo de decoração tb. Faz umas cadeiras de escritório, umas mesas de centro, maletas, agendas e tal pra nego que gosta de carro. Tudo estilo corrida. Tem um monte de coisas legais que dá pra fazer com FC.

Bjs

Cotrim
27/11/2009, 02:02
Rodrigo,

Por enquanto, não vou fazer nada, só estou entendendo o que seria interessante.

É uma idéia que vou fazer vingar, mas não quero dar tiro pra todo lado.

[]'s

Carlos Bernardo
27/11/2009, 10:57
Valeu pelas fotos rapaziada! Se essa idéia vingar mesmo, eu tô dentro.

Quadro de pára brisas seria muito duca! :)

Cotrim
27/11/2009, 13:30
Carlos,

Em breve vou postar umas fotos dos produtos que já foram desenvolvidos, alguns destinados ao nosso mundo offroad.

Aguarde!!!

[]'s

Julio Militão
27/11/2009, 22:32
Esta idéia já é realmente boa!

Há tempos pesquisei sobre fibra de carbono e, segundo alguns relatos, o tratamento é semelhante ao da fibra de vidro, dizem que tem gente que usa a mesma resina e catalisador! Será que procede?
No mercado livre se vende:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116630812-tecido-fibra-de-carbono-kevlar-technora-black--_JM
Manta R$115/metro quadrado
Resina Epoxi R$ 38,00 kilo
Catalizador R$ 60.00
Kilo desmoldante pva R$ 15.00 kilo
O processo mostrado no video é de profissionais, porem, assim como a de vidro, quem sabe mexer é só fazer o molde da peça (fator determinante da qualidade) aplicar o desmoldante, a manta e a resina, sabendo tirar as bolhas de ar, deve ficar show.

Um abraço

Cotrim
28/11/2009, 14:49
Julio,

Os dois processos são semelhantes, mas acho que as resinas tem que ser diferentes. Vou questionar o pessoal.

Se você mexe com fibra, pode fazer o teste.

Acho que esta manta do ML está muito cara, pois no e-bay (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Carbon-Fiber-Cloth-Hybrid-50-W-PW-5yds-100_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem334f09d871QQitemZ22 0369377393QQptZLHQ5fDefaultDomainQ5f100), custa menos que U$ 20, logo o cara deve estar comprando no e-bay e revendendo aqui. (20 * 1,85 * 1,78 = R$ 66,00). Esta que está anunciada, tem 1,27 cm (50") por 1 jarda (0.9144) o que dá 1,16 m2.

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2009, 16:55
cotrim, tens alguma idéia sobre o custo da fibra de carbono dlc (diamond-look coated)? será que é adequada para fazer coletores de admissão e escape?

Julio Militão
28/11/2009, 21:21
Cotrim,

Realmente, pode se conseguir mais barato a manta. De tanto mexer na minha Band, acabei ficando quase que "sócio" de uma oficina aqui em Porto Velho, o mecanico mexe com fibra de vidro e já discutimos a possibilidade de nos aventurarmos com algumas peças. Se calcularmos a área da "lata" de um 4x4 é possível termos uma idéia do custo total com material, incluindo o material e a mão de obra para fazer o molde, que pode ser de argila ou fibra de vidro, mais a mão de obra para fazer a peça, pode ser que nem fique muito caro.
A sua idéia é bem vinda, pois, se tem alguém quem tenha experiência e disposto a fazer a um custo razoável, vale a pena! Minhas sugestões de peças seriam:

- Moldura do parabrisas, Capô e Paralamas de Band;
- A capota da Band de fibra de carbono ficaria legal;
- A carroceria como um todo...

A relação custo beneficio para nós seria evidente.

Um abraço a todos

Cotrim
29/11/2009, 02:00
cotrim, tens alguma idéia sobre o custo da fibra de carbono dlc (diamond-look coated)? será que é adequada para fazer coletores de admissão e escape?
Não tenho idéia. É possível fazer coletores sim, porque a FC é resistente a altas temperaturas, mas por enquanto ficaremos fora desta área, devido ao grande número de adaptações mecânicas nas viaturas.

Uma das peças mecânicas que imaginei, foi a caixa do filtro de ar das cherokees que, quando passam pra GNV, explodem no primeiro back fire.

[]'s

Cotrim
29/11/2009, 02:04
Cotrim,

Realmente, pode se conseguir mais barato a manta. De tanto mexer na minha Band, acabei ficando quase que "sócio" de uma oficina aqui em Porto Velho, o mecanico mexe com fibra de vidro e já discutimos a possibilidade de nos aventurarmos com algumas peças. Se calcularmos a área da "lata" de um 4x4 é possível termos uma idéia do custo total com material, incluindo o material e a mão de obra para fazer o molde, que pode ser de argila ou fibra de vidro, mais a mão de obra para fazer a peça, pode ser que nem fique muito caro.
A sua idéia é bem vinda, pois, se tem alguém quem tenha experiência e disposto a fazer a um custo razoável, vale a pena! Minhas sugestões de peças seriam:

A relação custo beneficio para nós seria evidente.

Um abraço a todos
Júlio,

Só falei do custo, porque no ML tem muito cara que gosta de explorar com produtos que estão na moda e que nem todo mundo saiba onde encontrar.

Estão anotadas as suas sugestões.

[]'s

Cotrim
01/12/2009, 13:55
Mais idéias???

ferraz
01/12/2009, 16:02
Boa tarde, e parabens pela iniciativa, e uito boa sorte na enpreitada.

Não sei da viabilidde economica, mas como nosso amigo Julio Militão;

Diria não só para a Band, como as demais pick ups do mecado, vito que hoje há muita gente esta usando viatutas como Hilux, Explorer, Cheroke , Ranger , em trilhas e viagens a diminuição do peso seria muito boa para trilha e mesmo na estrada, além de que lataria para alguns modelos é algo raro e caro, pode ser um mercado muito prospero.

Julio Militão
02/12/2009, 00:16
Pois é turma,

No site http://www.carbonmods.com/ tem uns vídeos mostando todo o processo, não parece tão difícil.

Um abraço a todos

Chiari
02/12/2009, 08:41
Olá a todos, já tive a oportunidade de utiizar e acompanhar a fabricação de alguns itens em fibra de carbono, por isso doi meu 0.001% de pitacos no tópico.

A maioria das aplicaçoes citadas é perfeitamente possível, como peças de lataria e acabamento, por exemplo.

Porem Kits flutuantes de fibra de carbono está longe de ser algo trivial, ainda mais se pensar em adaptar em eixos já existentes, que possuiem seu diametro reduzido, dimensionados para eixos de aço.

Outro detalhe é que esse troço a hora que quebra vira uma verdadeira faca, por isso uso interno tem que ser analisado com critério.

Por falar em quebrar, no caso de impactos, isso quebra pacas, ou seja pode ir lá comprar outra peça que não tem salvação, veja o que sobra de um F1 quando bate, NADA!

Um material bem interessante é o KEVLAR, esse muito mais ductil do que a fibra de carbono e tambem mais leve. Para aplicaçoes em latarias off road creio que seja mais indicado, e com preço semelhante.

O chato de fazer os dois materiais é o processo que precisa de molde e vacuo, para que tenha bom acabamento e baixo peso.

Ficam ai as dicas e boa sorte na empreitada.

Abraço a todos.

leogc
02/12/2009, 09:07
salve moçada,

sem querer desanimar ninguem, mas aproveitando...vou dar meus pitacos também....

por questões profissionais, venho acompanhando o mercado de fibra de carbono e acho que posso ajudar com algumas informações.

1 - existem infinitos tipos de fibras, com várias matérias primas diferentes e cada uma com uma aplicação diferente.

2 - sinceramente, essa fibra que eles vendem no Mercado livre não se prestam ao desenvolvimento de peças técnicas....essas peças requerem uma tecnologia extremamente complexa e cara para adquirirem a resistência necessária. só para se ter uma idéia, para elaboração dessas peças são necessários fornos para grafitização que atingem 2000ºC, sob condições controladas de oxigênio. quem faz isso no brasil, não vai querer olhar para o mercado offroad (mercado pequeno, com todo mundo negociando tudo)...esse pessoal atende indústria do petróleo, aeroespacial...coisa de outro nível.

3 - para usar a manta de fibra de carbono em peças de carroceria é bem fácil...só que a resina mais indicada é a epóxi, bem mais cara que a resina poliéster usada com fibra de vidro....essas peças tem bastante resistência qdo comparadas a fibra de vidro...e se fosse tudo no mesmo preço, a fibra de vidro já teria morrido há algum tempo.

o pessoal que trabalha com aeromodelos (e adora fibra de carbono) geralmente compra essas peças e coloca no microondas para aumentar a resistência (provavelmente atuando na cura da resina).

chiari, não sei se peças de kevlar teriam tanta resistência mecânica quanto as peças de fibra de carbono, ACHO que por causa de compatibilidade com resina, por isso, ACHOP que se presta mais a tecidos.....mas com certeza, não tem kevlar vagabundo no mercado...logo, é bem caro.

bom, é isso aí.

abs

rubensx
02/12/2009, 10:10
gente, calmaaa respirem...

não é uma empresa que começou agora, é uma empresa que já trabalha com isso ha anos fabricando muitos dos aviões que passam sobre nossas cabeças hoje...

a questão é, se é viável e se há interesse em quantidade considerável de produtos para offroad, já estamos fazendo carrocerias e peças pro mercado automobilistico ha algum tempo.

Temos mais do que equipamento necessário de autoclave a sistema de cura e mexemos com klevlar e outros compostos (que tb barateiam e melhoram a resistencia) e por ser parceiro de empresas internacionais aeronáuticas a materia prima não sai esse absurdo... Ou seja como é feito e qual materia prima fiquem bem tranquilos que isso temos know-how e materia de sobra e não se preocupem com preços.

vamos nos ater ao tópico...

O QUE É INTERESSANTE e QUANTAS PESSOAS SE INTERESSARIAM

até agora, não quero desanimar mas não me parece que compensa criar nada pro mercado offroad, pra vender 2 ou 3 peças aqui e acolá não vale a pena, um copô de gol que fazemos vende no minimo 3 a 4 por mes eheheh

entenderam o topico?

Sobre o eixo flutuante já temos isso pronto (testes e alguns outros eixos)e realmente seria carissimo, funciona mas não colocaremos no mercado por inviabilidade mercadologogica não é só com fibra de carbono, RISQUEM esse item...

obrigdo pela ajuda de todos

Cotrim
02/12/2009, 12:05
A maioria das aplicaçoes citadas é perfeitamente possível, como peças de lataria e acabamento, por exemplo.

Porem Kits flutuantes de fibra de carbono está longe de ser algo trivial, ainda mais se pensar em adaptar em eixos já existentes, que possuiem seu diametro reduzido, dimensionados para eixos de aço.

Chiari,

Como o Rubens falou, por uma questão de custos, isso ainda está em estudos e não faz mais parte desta fase de desenvolvimento, o que não impede de, mais pra frente, voltarmos a pensar no assunto.

Outro detalhe é que esse troço a hora que quebra vira uma verdadeira faca, por isso uso interno tem que ser analisado com critério.

Por falar em quebrar, no caso de impactos, isso quebra pacas, ou seja pode ir lá comprar outra peça que não tem salvação, veja o que sobra de um F1 quando bate, NADA!

Se vc conseguir bater com o seu jipe a 300 Km/h, vai esfarelar mesmo. Se for mais devagar, ficará como uma fibra de vidro, que é possível de remendar, lembrando que a quebra será muito menor no caso da fibra de carbono, devido à sua resistência superior.

Um material bem interessante é o KEVLAR, esse muito mais ductil do que a fibra de carbono e tambem mais leve. Para aplicaçoes em latarias off road creio que seja mais indicado, e com preço semelhante.

O chato de fazer os dois materiais é o processo que precisa de molde e vacuo, para que tenha bom acabamento e baixo peso.

A idéia do Kevlar também está sendo cogitada por uma questão de preços, mas não seria o Kevlar puro, seria ele "ensanduichado" com mantas de Fibra de Carbono ou com mantas de Fibra de Vidro.

Como o molde é o mesmo, poderíamos ter 4 versões de cada produto:

Fibra de Carbono - $$$$
Kevlar + Fibra de Carbono - $$$
Kevlar + Fibra de Vidro - $$
Fibra de Vidro - $

Sendo que a resistência é diretamente proporcional ao preço e o peso é inversamente proporcional. Do Kevlar para a Fibra de carbono, a diferença de peso é mínima.

2 - sinceramente, essa fibra que eles vendem no Mercado livre não se prestam ao desenvolvimento de peças técnicas....essas peças requerem uma tecnologia extremamente complexa e cara para adquirirem a resistência necessária. só para se ter uma idéia, para elaboração dessas peças são necessários fornos para grafitização que atingem 2000ºC, sob condições controladas de oxigênio. quem faz isso no brasil, não vai querer olhar para o mercado offroad (mercado pequeno, com todo mundo negociando tudo)...esse pessoal atende indústria do petróleo, aeroespacial...coisa de outro nível.

leogc,

Em nenhum momento foi falado que os produtos seriam desenvolvidos com os materiais do Mercado Livre, apenas usamos os anúncios como uma referência de preços para comparação com a fibra de vidro. Aqueles produtos servem para, no máximo, você recobrir alguma peça do seu carro, por questões estéticas, como é mostrado no vídeo do http://www.carbonmods.com/

3 - para usar a manta de fibra de carbono em peças de carroceria é bem fácil...só que a resina mais indicada é a epóxi, bem mais cara que a resina poliéster usada com fibra de vidro....essas peças tem bastante resistência qdo comparadas a fibra de vidro...e se fosse tudo no mesmo preço, a fibra de vidro já teria morrido há algum tempo.

Os preços AINDA são mais elevados, mas estão caindo. Há alguns anos, quando se falava em Fibra de Carbono, eram mostradas carenagens de F1, que custavam milhares (ou até milhões) de dólares. Hoje você já encontra o material no Mercado Livre (como exemplo de popularização).

Como tudo no mercado capitalista, é a demanda que define os preços. Se tem demanda, você produz mais, se produz mais barateia os custos, se barateia os custos, aumenta a demanda, se aumenta a demanda...... Ciclo mercadológico.

Como um exemplo de demanda x preços, em 2005 comprei uma TV de plasma de 42 polegadas para uma empresa que trabalhava, por R$ 12.000. Uma TV similar, de LCD, que é muito melhor, hoje custa menos de R$ 2000. Por que? Porque todo mundo está comprando uma TV dessas.

o pessoal que trabalha com aeromodelos (e adora fibra de carbono) geralmente compra essas peças e coloca no microondas para aumentar a resistência (provavelmente atuando na cura da resina).

Fazendo isso, eles estragam a resistência da peça

chiari, não sei se peças de kevlar teriam tanta resistência mecânica quanto as peças de fibra de carbono, ACHO que por causa de compatibilidade com resina, por isso, ACHOP que se presta mais a tecidos.....mas com certeza, não tem kevlar vagabundo no mercado...logo, é bem caro.

Como falei acima, o Kevlar sozinho não serve, mas "ensanduichado" com as outras fibras, fica com uma resistência excelente.

Mas mantendo o foco no tópico, vamos falar sobre quais peças seriam interessantes, deixando esta parte de valores mais pra frente, pois se houver interesse em produtos, teremos como estudar a viabilidade financeira de cada um.

Se tivermos demanda para um capô e resolvermos fazê-lo em Fibra de Carbono Pura, ele sairia por R$ 3000, mas se tivermos demanda para 30, ele poderia custar R$ 500 (exemplos para referência, não considerem estes valores).

Quando tivermos mais interessados, poderemos passar os valores reais.

Por enquanto, o que vimos que tem mais interessados são os capôs, os quadros de parabrisas e os alargadores de paralamas (Bushwackers). Muito porvavelmente começaremos pelos Bushwakers, que, por serem mais simples e baratos, tem mais chance de sucesso.

[]'s

Chiari
02/12/2009, 12:54
Olá a todos,

Léo, quanto a resina, o Kevlar tambem utiliza resina epoxi, isso para que tenha boas proprieadades mecanicas, logo CARO tambem.

Como relato vale contar que cheguei a utilizar peças de Kevlar puro para confecção de peças de carenagem, claro que resinado em forno, vácuo, etc etc.

Seu desempenho realmente impressiona, batemos o veículo, no caso um mini baja, incontáveis vezes, copotamos outras tantas veses e nada aconteceu com as peças de Kevlar, é um material MUITO flexível e resistente. Alem desse troço ser a prova de bala, o que talvez seja bem útil hoje em dia, hehehe.

Mais uma vez boa sorte a todos os envolvidos nessa empreita!

Abraço.

Marcos.

OBS: Não trabalho na Du-Pont, e otário que sou faço propaganda do Kevlar de graça mesmo, heheh

Cotrim
08/12/2009, 15:36
Pergunta a todos...

Quanto vocês pagariam por uma carroceria completa de CJ feita em Fibra de carbono?

[]'s

rafaelcardoso
08/12/2009, 16:16
Pergunta a todos...

Quanto vocês pagariam por uma carroceria completa de CJ feita em Fibra de carbono?

[]'s

Depende, onde uma carroceria de fibra de carbono vai que uma de fibra ou lata não vão? Me desculpe o balde água fria, mas não estamos beirando os limites do exagero na escolha dos materiais para a carroceria? Este produto foi ou seria projetado para suprir uma necessidade real de mercado ou é uma simples inovação?

Consegue fazer uma relação de CUSTO X Benefício de um produto tão super dimensionado?

Eu não entendo nada de marketing, mas como consumidor não consigo vislumbrar a possibilidade de pagar a mais por algo que não me oferece mais, talvez até ofereça mas que eu não teria nunca sensibilidade suficiente para saber que ganhei com a compra de um produto mais caro...

Cotrim
08/12/2009, 18:26
Depende, onde uma carroceria de fibra de carbono vai que uma de fibra ou lata não vão? Me desculpe o balde água fria, mas não estamos beirando os limites do exagero na escolha dos materiais para a carroceria? Este produto foi ou seria projetado para suprir uma necessidade real de mercado ou é uma simples inovação?

Consegue fazer uma relação de CUSTO X Benefício de um produto tão super dimensionado?

Eu não entendo nada de marketing, mas como consumidor não consigo vislumbrar a possibilidade de pagar a mais por algo que não me oferece mais, talvez até ofereça mas que eu não teria nunca sensibilidade suficiente para saber que ganhei com a compra de um produto mais caro...
Rafael,

Um material que é 10 vezes mais resistente que o aço e a fibra de vidro, e que pesa 5% do peso do aço.

Para ir ao shopping center, não faz diferença nenhuma, a não ser que você deixe a fibra sem pintar, pois daria um visual "chique" ou "tunning", dependendo de onde você vá.

Nas trilhas e competições, o baixo peso favorece para abaixar o centro de gravidade, melhorando a perfórmance (mesma potência com menos peso).

Quanto ao preço, digamos que o preço fique 40% a mais que a fibra... Vale pra você?

[]'s

rafaelcardoso
08/12/2009, 18:51
Rafael,

Um material que é 10 vezes mais resistente que o aço e a fibra de vidro, e que pesa 5% do peso do aço.

Para ir ao shopping center, não faz diferença nenhuma, a não ser que você deixe a fibra sem pintar, pois daria um visual "chique" ou "tunning", dependendo de onde você vá.

Nas trilhas e competições, o baixo peso favorece para abaixar o centro de gravidade, melhorando a performance (mesma potência com menos peso).

Quanto ao preço, digamos que o preço fique 40% a mais que a fibra... Vale pra você?

[]'s

Eu já tive bicicletas de Down Hill e Cross Country de Termoplástico e de Fibra de Carbono, realmente as características que você citou para competições são bem comerciais (redução de peso, maior resistência) é que nos caso das bikes os valores eram bem superiores a bikes de alumínio e depois vieram outras ligas de alumínio estremamente leves como os quadros CAAD das Cannondale e os M2, M3, M4 da Specialized que trouxeram melhor relação custo benefício para o alumínio. Eu confesso que por isto desconhecia esta relação de 40% mais caro que a Fibra.

Em bikes também é muito usado o Kevlar, principalmente em bancos e pneus, fibra de carbono ainda serve para rodas, estruturas de bancos, capacetes, pedais de encaixe (clips), alguns câmbios, etc...

Mas como você citou, o custo benefício se dá para competições, o que é um público bem mais restrito, tornaria as vendas do produto bem menos escalares, mesmo sendo apenas 40% mais caro que a fibra, a fibra para a maioria ainda se faria mais viável... Mesmo eu não usando o Jeep para ir ao shopping, não gosto muito de ir mas quando acompanho a esposa tenho outro carro para fazer este trajeto, eu não acho viável para o meu uso, trilhas, um caixote todo em Fibra de vidro, sem descrédito a todos os PRÓS eu estaria matando uma mosca com uma 12, mas como disse, para o meu uso, a única competição que participo é o Jeep mais ralado, porque a minha pintura está detonada...

Não sei precisar a eficácia disto, mas talvez eu comprasse alargadores de paralama, paralamas dianteiros em fibra de carbono, porque são peças que sofrem alto desgaste e deformação em trilhas... Protetores de câmbio, carter, t-case, diferenciais, pela facilidade de se moldar muito maior do que o aço, os tornaria mais anatômicos, acho que isto seria legal também, não só para competições, o que aumenta o leque de possíveis interessados...

Me interessaria por estes ítens mais do que por um caixote...

Cotrim
08/12/2009, 18:57
Rafael,

Como falei, não só para competições, mas para as trilhas também. Se você abaixa o centro de gravidade, sua possibilidade de tombar também diminui, o que aumenta as possibilidades de inclinações laterais.

[]'s

leogc
09/12/2009, 10:12

desculpem, tinha jurado que não ia mais me meter...mas essa eu queria ver....:mrgreen:

abs

Andrejur
09/12/2009, 10:40
Eu tambem...

Abs.

Mike_21
09/12/2009, 18:26
Comprei a dois anos atrás uma Trek, com quadro em fibra e com amortecedor (marzocchi, por sinal) no quadro, uso ela faz tempo, e não é só pra trilhinha não, Downhill e Mtb, com pulos que muita gnt já me disse que quadro de fibra trinca, e nesses dois anos NUNCA tive trinco ou quebra nenhuma, mas foi BEEEEM mais cara que uma Trek em Aluminio, beem mesmo, mas quanto a resistencia, dois anos e só tive que trocar o amortecedor. Mas se a proporção de preço for a mesma, isso ai que vcs tão falando vai ser um tanto alto, hehe

Cotrim
17/12/2009, 17:14
Pessoal,

Devido ao baixo interesse, resolvi parar com o projeto, pois teria que arriscar muito. Infelizmente, as pessoas se preocupam com o que não conhecem, achando que o preço seria absurdo, mesmo antes de ter qualquer idéia sobre o assunto, apenas as besteiras que o Galvão Bueno fala.

[]'s

Elmer_Jeep
17/12/2009, 17:50
Pessoal,

Devido ao baixo interesse, resolvi parar com o projeto, pois teria que arriscar muito. Infelizmente, as pessoas se preocupam com o que não conhecem, achando que o preço seria absurdo, mesmo antes de ter qualquer idéia sobre o assunto, apenas as besteiras que o Galvão Bueno fala.

[]'s

Cotrim, não rola fazer uma lista de interessados no quadro de parabrisa pra CJ ?
Já faria um experimento ai pô.

Qual a quantidade mínima pra fazer o primeiro lote ?
Alguma estimativa de valor pros interessados se manifestarem ?

[]'s

rafaelcardoso
17/12/2009, 18:01
Pessoal,

[]'s

Mas foi muito inteligente a estratégia de pesquisar por aqui, nem sempre o que nós acreditamos, nossos consumidores acreditam... O criador tende a se encantar pela criatura mais facilmente...

Agora se quiser seguir com o projeto, me manda MP que eu tenho informações sobre financiamentos de projetos de inovação, as vezes é interessante, você escrever um plano de negócios nos moldes da FINEP ou Fapesp por exemplo e enviar o projeto pra lá, as vezes consegue financiamento para ele através de fundo perdido ou subvenção...

Cotrim
19/12/2009, 00:56
Cotrim, não rola fazer uma lista de interessados no quadro de parabrisa pra CJ ?
Já faria um experimento ai pô.

Qual a quantidade mínima pra fazer o primeiro lote ?
Alguma estimativa de valor pros interessados se manifestarem ?

[]'s
Elmer,

Rolar, até rola, mas para poucas unidades, o preço não fica interessante, pois tem que diluir o custo do molde, do projeto, da matriz, etc.

Ainda vou ficar conversando com os fabricantes, mas pra fazer 5 unidades de quadro de parabrisas, vai sair por uns 2000 (chute louco) cada um, pois não gerou perspectivas de vendas futuras.

Mas foi muito inteligente a estratégia de pesquisar por aqui, nem sempre o que nós acreditamos, nossos consumidores acreditam... O criador tende a se encantar pela criatura mais facilmente...

Agora se quiser seguir com o projeto, me manda MP que eu tenho informações sobre financiamentos de projetos de inovação, as vezes é interessante, você escrever um plano de negócios nos moldes da FINEP ou Fapesp por exemplo e enviar o projeto pra lá, as vezes consegue financiamento para ele através de fundo perdido ou subvenção...

Rafael,

Se puder, mande o material do plano de negócios e as dicas de financiamento para meu e-mail, ou me adicione no MSN fabiocotrim @ msn . com .

Não utilizarei para a fibra de carbono, mas minha cabeça é um poço sem fim de idéias. A fibra, não vou (e nem tenho como) investir numa coisa que não despertou interesse no público alvo.

[]'s

rafaelcardoso
19/12/2009, 17:36
Elmer,

Rolar, até rola, mas para poucas unidades, o preço não fica interessante, pois tem que diluir o custo do molde, do projeto, da matriz, etc.

Ainda vou ficar conversando com os fabricantes, mas pra fazer 5 unidades de quadro de parabrisas, vai sair por uns 2000 (chute louco) cada um, pois não gerou perspectivas de vendas futuras.

Rafael,

Se puder, mande o material do plano de negócios e as dicas de financiamento para meu e-mail, ou me adicione no MSN fabiocotrim @ msn . com .

Não utilizarei para a fibra de carbono, mas minha cabeça é um poço sem fim de idéias. A fibra, não vou (e nem tenho como) investir numa coisa que não despertou interesse no público alvo.

[]'s

Adicionado Cotrim!

MRaizer
18/03/2010, 00:40
Mas a idéia já fez seus estragos... Para ser exato: fibra de vidro em infusão à vácuo.:-D