Ver Versão Completa : SportAT97 esquenta vaza oléo da caixa na discarga,fumaceira, esfria para,MISTERIO
FabricioSoares
22/11/2009, 10:48
Pessoal, peço uma ajuda pois não sei mais o que fazer, meu mecânico menos ainda.
Tenho um Cherokee Sport 97AT
Ando com ela na cidade, normal, trechos de até uma hora...normal.
Rodo mais, tipo duas horas, seja trilha, estrada de chão ou até asfalto, começa a fumaceira de oléo queimado que pinga (depois jorra!) em cima da discarga.
Até agora não consegui identificar exatamente de onde sai, me parece que de dentro da capa seca. é oléo da caixa automática.
Espero ela esfriar BEM, tipo 30min. para o vazamento.
Já vi que alguns colegas do forum tiveram o mesmo problema, mandei MP a umas duas semanas e nada ainda, preciso fazer trilhaaa..hehe.. não aguento mais olhar faustão.
Me ajudem.
Obrigado.
BoaTrilha
22/11/2009, 12:08
veja se a linha de resfriamento do oleo não esta obstruida.
(..se o oleo sai do cambio, passa no radiador e se volta para o cambio)
Quando o seu cambio esquenta, como fica a temperatura do motor?
Faz quanto tempo que não faz troca regular de oleo atf + filtro?
-Será que seu oleo já não venceu?
Se tudo estiver regular, vai ter que levar o cambio a alguem que realmente entenda disso,
pois pode ser problema desde o conversor de torque as valvulas internas do cambio.
abraços
FabricioSoares
22/11/2009, 14:05
Obrigado pela ajuda.
Essa idéia de ver a linha de resfriamento eu não tinha pensado, vou ver amanhã.
A temperatura do motor fica normal sempre, logo que liga vai a 100graus e fica lá.
Dá impressão que acontece isso vinculado ao tempo do veículo em movimento (mais de 1h..1h30..) não a temperatura..
Porque demora o mesmo tempo para vazar em trilha do que o tempo em asfalto (mais ou menos).
Droga que meu mecânico nunca acha o lugar do vazamento, mas pinga (começa pingando, depois espirra..jorra mesmo) no coletor de descarga abaixo da capa seca.
Troquei recente todo óleo atf dexron III e a cada trilha (putz como é caro!) preencho meia caixa com o que vaza.
Help.
Obrigado
Marcelo Carvalhal
23/11/2009, 00:03
Obrigado pela ajuda.
A temperatura do motor fica normal sempre, logo que liga vai a 100graus e fica lá.
Dá impressão que acontece isso vinculado ao tempo do veículo em movimento (mais de 1h..1h30..) não a temperatura..
Porque demora o mesmo tempo para vazar em trilha do que o tempo em asfalto (mais ou menos).
Droga que meu mecânico nunca acha o lugar do vazamento, mas pinga (começa pingando, depois espirra..jorra mesmo) no coletor de descarga abaixo da capa seca.
Troquei recente todo óleo atf dexron III e a cada trilha (putz como é caro!) preencho meia caixa com o que vaza.
Help.
Obrigado
Ta vazando pelo respiro da cx de marcha, fica de lado, perto da junção com o motor, tipo um pescoço de ganso, o óleo quando esquenta tá espandindo,, é é capaz de estar com exesso, ela para porque o óleo perde função...e o câmbio fica patinando, pode vazar também pelo retentor, no eixo,este respiro serve par aliviar "pressão" interna, mas se tá jorrando óleo...é exesso, filtro obstruido..pode ser até o conduit que vai para o radiador do motor que pode estar de alguma forma amassado...mas para jorrar..geralmente e muita pressão interna..ou exesso..tem analisar o conjunto com cuidado...
Qual a cx de transferência...é SELECT TRAC OU COMAND TRAC ?
BoaTrilha
23/11/2009, 00:15
Obrigado pela ajuda.
Help.
Obrigado
Bom, vou tentar ajudar mais um pouco...
vamos ver até que ponto o "chutometro" vai funcionar...
com suas respostas, ficou claro que seu cambio at está esquentando, quando o oleo sai pelo respiro, é comumente excesso (de oleo ou de temperatura)
- pra testar a linha de resfriamento do oleo, desacople a mangueira (ou cano) de retorno justamente no ponto que ele tem que voltar pro cambio.
pode ligar o motor em P com a mangueira fora, se jogar oleo (na capacidade maxima do cano) blz, é sinal que o arrefecimento de oleo está OK.
Caso não vá oleo, procure por amassados no sistema, obstrução, etc.....
se tudo estiver oK, faça o mesmo, mas solte o inicio do cano/magueira de oleo, se não sair oleo por ali tbm, vá direto na bomba de oleo do cambio.
- seu pneu é muito grande, ou a relação está muito longa?
Será que o conversor de torque do seu carro está trabalhando em uma rotação muito baixa e não chegando a atingir o ponto de stall? (quando ele para de deslizar e trava sem deslizamento, transferindo 100% do torque do motor pro cambio) .... deslizamento continuo = aquecimento
Quando o conversor de torque esta gasto, ele tbm não atinge o ponto de stall e desliza constantemente.
a partir dai a coisa tem que ser mais minuciosa no cambio, mas
vale a pena observar o filtro de oleo antes de começar a mexer a fundo no cambio.
Se fosse EU:
trocaria o filtro de oleo e todo o oleo ATF antes de partir pro plano B.
Espero ter ajudado.
Abraços
FabricioSoares
23/11/2009, 08:17
Amanhã de manhã vou fazer o teste de desacoplar a mangueira, mas agora comecei a me preocupar...
Bravo... como um vidente você descrevendo o exato funcionamento da minha cherokee.... pneus grandes.. 33x12,5 ..relação longa (longa demais...) patinação... muita panitação... parece que nunca transfere a força do motor para as rodas...parece um carro com embreagem patinando o tempo todo..um saco... não fazia isso com os pneus lingucinha.
O respiro eu vi onde é e sei que nele não vaza pois ele esta sempre bem sequinho, dá impressão que vem de dentro da caixa, tem tudo para ser o retentor do eixo.
Mas se vaza só quando anda muito, o retentor esta danificado? terei que trocar ou se descobrir o motivo do excesso de pressão já resolve?
vou descobrir que filtro vai na caixa automatica e trocar ele tb.
Mas como faço parar de patinar? vi uns projetos de awshift na internet que poe alavanca e passa as marchas como tiptronic...tem tb um botao que trava o conversor de torque da segunda para cima..em tese isso pararia a patinação..tenho todo projeto só não consigo achar a TCU que seria o modulo que comanda a caixa para fazer a ligação, dizem que é atrás do porta-luvas, desmontei mas não acho, será que travar o conversor de torque resolve?
Obrigado pela ajuda... desvendando o mistério com ajuda dos amigos...
BoaTrilha
23/11/2009, 12:32
Amanhã de manhã vou fazer o teste de desacoplar a mangueira, mas agora comecei a me preocupar...
Bravo... como um vidente você descrevendo o exato funcionamento da minha cherokee.... pneus grandes.. 33x12,5 ..relação longa (longa demais...) patinação... muita panitação... parece que nunca transfere a força do motor para as rodas...parece um carro com embreagem patinando o tempo todo..um saco... não fazia isso com os pneus lingucinha.
O respiro eu vi onde é e sei que nele não vaza pois ele esta sempre bem sequinho, dá impressão que vem de dentro da caixa, tem tudo para ser o retentor do eixo.
Mas se vaza só quando anda muito, o retentor esta danificado? terei que trocar ou se descobrir o motivo do excesso de pressão já resolve?
vou descobrir que filtro vai na caixa automatica e trocar ele tb.
Mas como faço parar de patinar? vi uns projetos de awshift na internet que poe alavanca e passa as marchas como tiptronic...tem tb um botao que trava o conversor de torque da segunda para cima..em tese isso pararia a patinação..tenho todo projeto só não consigo achar a TCU que seria o modulo que comanda a caixa para fazer a ligação, dizem que é atrás do porta-luvas, desmontei mas não acho, será que travar o conversor de torque resolve?
Obrigado pela ajuda... desvendando o mistério com ajuda dos amigos...
bom, vamos no chutometro novamente:
depois de verificado o sistema de arrefecimento do cambio, e estando tudo ok:
- vamos tentar uma coisa simples: que tal verificar se o respiro do seu cambio não está obstruido? acho que uma mangueirinha ligada ali, e vc tentando soprar ar pra dentro já é uma boa maneira de checar obstruções. Se passar, tá ok. É improvavel, mas não impossivel. Já pensou se este excesso de pressão é causado pelo respiro tampado?
É possivel, que se essa for a causa, talvez pare de vazar.
- Oleo e filtro, agora é uma boa hora de trocar e testar novamente, afinal o filtro não é perdido, se tiver mesmo que mexer no cambio, é algo a menos pra comprar.
- pode ser que o retentor esteja danificado sim, é uma possibilidade que "todo" o problema seja só ele.
- assim como pode ser que o filtro esteja semi-obstruido, causando aumento de pressão.
- Se tentou tudo citado anteriormente e não deu certo, levou um cambio pra um reparador e foi constatado o problema no conversor, aí não tem jeito, o ideial é trocar o dito cujo mesmo. (aí vc decide se compra um com ponto de stall mais baixo)
Assim como se for problema em valvulas ou outra parte do cambio, a recomendação é reparo imediato. Cambio AT, quanto mais vc tenta levar com a barriga, maior é o prejuizo depois.
- Se tudo no cambio está ok, o carro esta longo, patinando bastante o conversor e demorando pra chegar no stall, acho que o melhor seria trocar as relações do diferencial por uma mais curta. Assim vai ter o carro mais forte e vai resolver a questão do stall, com baixo custo.
- eu não conheco especificamente as cherokas, sei que elas tem modulo para gerenciar o cambio, mas sou completamente leigo no funcionamento especifico e possiveis alterações nos parametros. Para isso, o melhor é esperar alguem aqui do forum que entenda mais sobre o assunto.
- Desde o momento que vc dá partida no carro, ele fica patinando e ruim de andar, ou isso piora de acordo com que o carro ganha temperatura?
- Só por desencargo de consciencia, vc não está usando GNV, está?
abraços e boa sorte aí!
Estou torcendo pra que seja simples seu problema, e mais simples ainda a solução.
obs: Para os doutores aqui no forum, se eu escrevi alguma besteira ou esqueci de algo, sorry!
FabricioSoares
29/11/2009, 14:46
Amigo,
Ela patina sempre, desde o momento que liga já ao sair da garagem (fria ou quente)
Tá a gasolina, nunca teve gnv.
Consegui só ontem um tempo para fazer os testes;
Respiro ok, desobstruido;
Radiador de óleo passando óleo e bomba funcionando;
Troquei o óleo (estava bom) e o filtro (estava bom).
O retentor fico encucado pois se fosse ele vazaria sempre, certo? só vaza depois de duas horas de uso, nem é a temperatura, porque ela atinge a temperatura de funcionamento (100graus no painel, no meio, todas são assim) nos primeiros minutos.
Pode ser o ponto de Stall... será que travar o conversor de torque da segunda para cima resolve? tenho um projeto para isso, sem custos... os gringos fazem muito.. mas será q não dá efeito colateral?
Abraço
Fabrício
Marcelo Carvalhal
30/11/2009, 00:20
Amigo,
Ela patina sempre, desde o momento que liga já ao sair da garagem (fria ou quente)
O retentor fico encucado pois se fosse ele vazaria sempre, certo? só vaza depois de duas horas de uso, nem é a temperatura, porque ela atinge a temperatura de funcionamento (100graus no painel, no meio, todas são assim) nos primeiros minutos.
Pode ser o ponto de Stall... será que travar o conversor de torque da segunda para cima resolve? tenho um projeto para isso, sem custos... os gringos fazem muito.. mas será q não dá efeito colateral?
Abraço
Fabrício
Seus discos da cx já foram pro saco, vai ter que trocar todo o KIT do automático, o óleo tá vazando porque não tem pra onde correr..acho que seu AT..já mais que pifou....abre logo..senão vc vai fritar seu conversor de torque.
Existe também uma má formação do embolo de pressão, nas caixas AUT 97, por isso pergunto de novo...sue carro usa a CT de que tipo?
COMAND TRAC ou SELECT TRAC ?
Se seu carro for COMAND TRAC, seu automático é diferente, assim como seu diferencial..eles não tem o TOWN KIT, e pode até vir com o DIF TRASEIRO CRYSLER 8.
A solução eu post de depois de saber qual a T.Case...:mrgreen:
só para fazer charminho....8)
BoaTrilha
30/11/2009, 00:58
Amigo,
Abraço
Fabrício
Xi, parceiro....
vai ter que abrir.
É o melhor a se fazer.
Com suas respostas, não acredito que seja o stall.
samukanvas
30/11/2009, 01:29
Amigo,
Abraço
Fabrício
Fabricio, não confunda temperatura de motor com a de cambio. A do cambio só esquenta bem depois de andar no asfalto um bom tempo.
Cambio de cherokee patina mesmo, mas o quanto patina é que seria o problema. Se vc tem um carro de rua tipo um chevrolet ou um fiat ele deverá patinar menos que a cherokee. Os aw4 são conhecidos por "comerem" alguns cv na arrancada e mantendo a velocidade, como os c6 dos fords. Quando trava o conversor melhora muito, mas ferve o óleo. O aw4 é um cambio "quente". Não abuse do conversor e coloque um radiador de óleo só pra ele. Dos grandes...
Se vaza e para, deve estar pingando de algum lugar. Tem que achar o vazamento. Se aventure por dentro do capo usando espelhos de maquiagem (Não precisa ser a sua maquiagem :mrgreen:).
Sai muita fumaça? Se sai pouca veja se é o retentor do vira na parte de trás que liga no cambio. Ele, quando vaza, pega na curva do escape e "fumaceia" tudo.
Tira uma foto que ajuda :concordo:
abs
Aproveitando o embalo, o retentor do virabrequim(traseiro) quando vaza, acontece iso meso q o Samukanvas falou, pinga na curva do cano, fumaceia e fede prá c.
Mas pelo sintoma de baixar o óleo da caixa (do moto não?) deve ser algum vazamento na dita cuja mesmo, já vi fissura nos canos de resfriamento do óleo que só aparecia depois do sistema esquentar e pessurizar, dificil de achar, tem de ser na ora e com luz par ver, é quase um vaporizador, e for o caso.
Boa sorte na solução do mistério.
Badia
Morubixaba
30/11/2009, 15:56
Seus discos da cx já foram pro saco, vai ter que trocar todo o KIT do automático, o óleo tá vazando porque não tem pra onde correr..acho que seu AT..já mais que pifou....abre logo..senão vc vai fritar seu conversor de torque.
Existe também uma má formação do embolo de pressão, nas caixas AUT 97, por isso pergunto de novo...sue carro usa a CT de que tipo?
COMAND TRAC ou SELECT TRAC ?
Se seu carro for COMAND TRAC, seu automático é diferente, assim como seu diferencial..eles não tem o TOWN KIT, e pode até vir com o DIF TRASEIRO CRYSLER 8.
A solução eu post de depois de saber qual a T.Case...:mrgreen:
só para fazer charminho....8)
Carvalhal,
Que "town kit" é esse?
A minha é 97/98 automática com command-trac... Usa Dana 35 traseiro... Tudo origineba...
E você que já trabalhou com esses carros, já viu alguma nessa configuração da minha? Automática 97/98 com command-trac e Dana 35? Nunca foi mexida e até conheço bem o primeiro dono...
abraço
Marcelo Carvalhal
30/11/2009, 23:01
Carvalhal,
Que "town kit" é esse?
A minha é 97/98 automática com command-trac... Usa Dana 35 traseiro... Tudo origineba...
E você que já trabalhou com esses carros, já viu alguma nessa configuração da minha? Automática 97/98 com command-trac e Dana 35? Nunca foi mexida e até conheço bem o primeiro dono...
abraço
Putz...prometi nunca mais fazer posts megagrandes...vou tentar ser curto...e GROSSO
Bom para o brasil vieram alguns carros sem UP COWNTRY SUSP, e sem TOWN KIT...o que isso.
Lembrando que a sensação de "patinar" não existe,é que os AW4 sempre arrancam de 2 marcha, quando em "D", em condições normai
Pra mudar isso, no pé, é só deixar o carro andar un pouquinho e enfiar o pé que ela vai para primeira.
O mete direto na 1 no câmbio
Geralmente algumas CHEROKEES SPORT 96/97 e raras 97/98 vieram SEM UP CONWTRY SUSPENSION e com COMAND TRAC, estes carros tem uma relação de diferencias traseiro diferentes, na verdade mais longa, e alguns tem D35 ou CRYSLER 8 com relação se não me engano de 3.53 OU 3.73, pra descobrir isso tem plaqueta lá no DIF traseiro, estes carros são os que tem TOWN KIT, são carros para uso pesado e REBOQUE, isto vinha como opcional, o KIT interno do CÂMBIO nestes carros é diferente com os discos de 2 e 1 mais largos, para melhor saída em caso de reboque.
Respondendo ao MORUBIXABA.
A maioria das XJ veem com D30 E D35 os eixos, exitem algumas com CHRYSLER, algumas mesmo a gasolina com D44 cm LSD 70% somente na traseira, isto é totlamente aletória, até algum tempo atrás tinha os lote com cada um dos modelos..mas..perdi em um evento ai..:putz:
Galera, pra fazer o correto na troca de pneus, o certo é trocar as relações dos diferencias, não tem outro jeito, desta forma vc poupa seu câmbio e muito dindin....
No caso dos AW nas XJ, tem 3 modelos com KT internos e conversor de torque em tamanhos diferentes, na hora de fazer o câmbio, peça o KIT pela plaqueta redondinha que fica lá fora OK, não pelo CHASSI !
Tudo fica mais fácil naS 98/98 que son...argentinas...estas, são na maioria AW4 1 + SELECT TRAC + D30 + D35 COM LSD 70%
AS AS DIESEL VEM COM MARAVILHOSOSSSSS,......FODÕES....D44..SEM TAMPA DE ALUMÍNIO....
Chega..acho que falei tudo..quem for bom leitor, já pegou a manhã e nunca mais vai quebrar o câmbio, em outros posts já se falou o que fazer para ele nunca mais quebrar..
Quanto a "TRAVAR" "STALLL"..hahaha...apareceu cada uma...galera, isto é só pra quem tem muita intimidade com os AUT, não façam isso, eu usei uns 2 anos no carro, só funciona pra quem faz trilha de macho !! e precisa de força extra nas subidas e paradas, e sabe como e quando destravar o sistema..do contrário, leva sempre um pouco de SAL GROSSO..........para melhorar o gosto no câmbio no final da trilha...hahaha !!!
valew.....
samukanvas
30/11/2009, 23:16
Aproveitando o embalo, o retentor do virabrequim(traseiro) quando vaza, acontece iso meso q o Samukanvas falou, pinga na curva do cano, fumaceia e fede prá c.
Mas pelo sintoma de baixar o óleo da caixa (do moto não?) deve ser algum vazamento na dita cuja mesmo, já vi fissura nos canos de resfriamento do óleo que só aparecia depois do sistema esquentar e pessurizar, dificil de achar, tem de ser na ora e com luz par ver, é quase um vaporizador, e for o caso.
Boa sorte na solução do mistério.
Badia
Outra boa hipótese!!!
Meu amigo, como é que vc tá? Desaparece não :concordo:
Abs
FabricioSoares
01/12/2009, 08:22
Estava com dificuldade de saber se o meu cambio era comand ou select track, vou descer daqui uns minutos para saída para o trabalho e vou espiar a plaqueta, já aproveito para tirar uma foto do cambio e postar na dúvida.
Os diferenciais acho que são dana 30 e dana 35, atrás tem bloqueio pois no manual diz para colocar o aditivo,também fotografo e já ponho na dúvida.
O Vazamento tenho quase certeza que sai de dentro da capa seca que fica logo acima do cano de discarga, como se viesse do retentor de do eixo do virabrequim, mas também vou tirar foto do lugar certinho e ja posto em seguida.
O Patinar talvez seja também um pouco exageiro da minha cabeça, ou melhor, ouvidos, porque quando estava com silenciador original não me encomodava tanto, agora que tá tudo direto só com um turbão lá trás (ronco legal) escuto coisas tipo... indo para o sitio do meu sogro, a dois finais de semana, com o véio no banco de trás ele insistia "Meu fio... a embreagem tá enforcada...solta o cabo..vai por mim..." enfim...nem pensar em contrariar.
Isso que é bom desse forum, antes deste post não sabia nem para que lado ir, já volto e um hs com as fotos.. por enquanto obrigado mesmo..
FabricioSoares
01/12/2009, 10:20
Tirei as fotos, presumo que os diferenciais sejam Dana 35/30 pois pelos escritos (como eu já tinha visto antes) são DANA, mas não especificam DANA o que (bem que poderia ser um 44 por engano..)
Na caixa não dizia nada mas tirei foto dela (putz...acho que foi da Caixa de Transferencia né?) e de um selo... pelo conjunto já dá p saber se é Select Track ou Comand Track?
Qual a diferença de Select Track para Comand Track?
E o local do vazamento exato é o que esta na foto abaixo, quando frio e andando na cidade no dia a dia em tiro curto, anda e para não vaza nada nunca, tanto que o antigo dono que não viajava sinceramente nem sabia do problema, passou de uma hs e meia...piga...passou de umas duas hs... jorra e o nível do óleo da Caixa Automática vai baixando... o óleo do motor nunca baixa (pelo menos isso).
Tentei me aventurar com os espelhinhos de maquiagem (devolvi sujo de graxa p mulher que quer saber quem é o Samukanvas...) não consegui identificar, ou melhor sei que não sai do respiro nem de nenhum lugar da parte d cima do motor, tem tudo para sair de dentro da capa seca ou arredores.
Sinto que estamos quase lá. obrigado amigos
Marcelo Carvalhal
01/12/2009, 11:24
Pra saber a diferença das cx de transferência ´e simples, era só ter perguntado
SELECT TRAC - tem opção de 4X4 FULL
COMAND TRAC - não tem
Olha..pelo foto...não identifiquei a cx de TRANSF, mas é só ver se tem a opção na alavanca FULL TIME.
O lugar do vazamento. é justamente onde TODO MUNDO FALOU, na junção, tem que trocar a junta..e verificar triscas e etc...
FabricioSoares
01/12/2009, 11:53
Vou erguer ela no elevacar agora de tarde...
ela tem opção FULL TIME sim... (com diferencial central, bem bom inclusive de andar em estrada de chão nesta posição)
Não sabia que era tão simples... SELECT TRACK.
Não parece ter trinca nem nada...vou olhar melhor..parece vir de dentro..de cima..
Marcelo Carvalhal
01/12/2009, 12:02
Vou erguer ela no elevacar agora de tarde...
ela tem opção FULL TIME sim... (com diferencial central, bem bom inclusive de andar em estrada de chão nesta posição)
Não sabia que era tão simples... SELECT TRACK.
Não parece ter trinca nem nada...vou olhar melhor..parece vir de dentro..de cima..
Bom podia ter lido também...tá escrito lá na alavanca...:putz:...:mrgreen:
samukanvas
01/12/2009, 12:11
Cara, muito estranho mesmo. Não me lembro de ter visto óleo de cambio vazando pela frente. Geralmente nos aw4 vaza por trinca no cano mesmo ou junta mal colocada... mais pra trás.
Arranca a placa que protege o flex plate do cambio - Esses 3 parafusos aí da foto - E veja se enxerga alguma coisa por dentro. Isso é um tipo de problema que precisa abrir pra trocar.
A única coisa que vc precisa saber do seu carro de configuração é:
- Aw4 de 4 marchas é melhor que o cambio 3 marchas que veio no wrangler modelo TJ. Se veio no wrangler não veio na cherokee. Se não veio na cherokee não importa :mrgreen: Ele não sai de segunda :putz: Sai de primeira e troca todas as marchas como todo cambio auto aw4 deveria fazer...
- Tua CT me parece a np 242. Em algum lugar dessa plaqueta está escrito ou 242 ou 231. A np 242 é mais "reforçada" que a 231 e permite usar 4x4 no asfalto. Como regra geral, as 231 vieram nos tj e cherokee manuais. As 242 nas auto. Existem excessões...
- Teus eixos são d30/d35. Bons eixos. Nada perdem pra outros eixos de linhas diferentes que vierem nas sport a não ser pra família 44. Se ainda viessem os D44 só seriam mais resistentes que os d35, mas não seriam muuuuuuuuuuuito mais não....
O resto é papo de buteco pra encher linguiça :concordo:
Abs
Grande Parceria, tô por aqui quando dá, resolvi iniciar novo empreendimento, novo mercado, em nova cidade, novo estado, por isso tenho tido menos tempo para o lazer, mas mesmo assim sempre q dá mato a saudades dos amigos do forum.
Posto nova dica para resolver esse mistério, se bem q parece o caminho esta marcado para isso, anotem ai: http://jeepin.net/ (http://jeepin.net/) trata-se de um forum gringo nota 1000, os caras são demais e ajudam muito, só tem de escrever um pouquinho de inglês.
Para todos nós fãs de Jeep, é um faltástico material de pesquiza.
espero ter ajudado.
Abração,
BADIA
Outra boa hipótese!!!
Meu amigo, como é que vc tá? Desaparece não :concordo:
Abs
E ai parceria, resolveu ???
Badia
FabricioSoares
11/12/2009, 22:35
Amigo... tô com pepino... não resolvi ainda... mas estou chegando algumas conclusões (ANTES DE ABRIR):
- Fiz uma trilha domingo passado, valendo...a destruir... depois de duas horas lá veio a fumaceira... entrei em um rio...dei umas voltas para ficar tudo geladinho e BINGO... levou uns 40 min para fumacear de novo.
Fato1: Aumenta temperatura da caixa afina o óleo, escapa pelo retentor do conversor de torque, até aí esta descoberto.
Pensei em colocar mais um radiador, até consegui usado... desmontei tudo para por e descobri que: o caninho metálico sai da caixa, vai até um radiadorzinho pequeno que tem na frente do radiador grande e não retorna para caixa, entra no radiador grande (simm) depois retorna para caixa, doois...o mesmo da água mais o pequeno da frente... ou seja... tem radiador para caraca.
Penso: Será que só trocar as relações 3.55 originais (Dana 30/35) para 4.77 ou similar não vai fazer com que a caixa comprenda que o conjunto é original? chegue ao ponto de stall antes, pare de patinar forçar e esquentar?
Testei, na reduzida não fica patinando (como se fosse patinando o disco) troca perfeitinho e não acho q não vaza (não consegui andar horas só em reduzida ainda)
Será que a caixa não age como se estivesse sempre forçando em uma subida lotado de tia gorda dentro?
Será q só trocar as relações não resolve tudo e mais um pouco? Alguem tem baratin ai?
Amanhã por descargo (já q descobri que o óleo passa dentro do radiador de agua) vou deixar a ventuinha ligada direto e vamos ver.
Obrigado a todos... no caminho...
Abraço.
Amigo... tô com pepino... não resolvi ainda... mas estou chegando algumas conclusões (ANTES DE ABRIR):
- Fiz uma trilha domingo passado, valendo...a destruir... depois de duas horas lá veio a fumaceira... entrei em um rio...dei umas voltas para ficar tudo geladinho e BINGO... levou uns 40 min para fumacear de novo.
Fato1: Aumenta temperatura da caixa afina o óleo, escapa pelo retentor do conversor de torque, até aí esta descoberto.
Pensei em colocar mais um radiador, até consegui usado... desmontei tudo para por e descobri que: o caninho metálico sai da caixa, vai até um radiadorzinho pequeno que tem na frente do radiador grande e não retorna para caixa, entra no radiador grande (simm) depois retorna para caixa, doois...o mesmo da água mais o pequeno da frente... ou seja... tem radiador para caraca.
Penso: Será que só trocar as relações 3.55 originais (Dana 30/35) para 4.77 ou similar não vai fazer com que a caixa comprenda que o conjunto é original? chegue ao ponto de stall antes, pare de patinar forçar e esquentar?
Testei, na reduzida não fica patinando (como se fosse patinando o disco) troca perfeitinho e não acho q não vaza (não consegui andar horas só em reduzida ainda)
Será que a caixa não age como se estivesse sempre forçando em uma subida lotado de tia gorda dentro?
Será q só trocar as relações não resolve tudo e mais um pouco? Alguem tem baratin ai?
Amanhã por descargo (já q descobri que o óleo passa dentro do radiador de agua) vou deixar a ventuinha ligada direto e vamos ver.
Abraço.
TCHÊ, nunca fiz trilha, qualquer que seja, sem reduzida!!!!
Poupa relações, engrenagens, embreagem, pneus, óleos e piloto, só gasta um pouquinho a mais de gasolina, ou disel, mas isso é o mais barato, não???
Não esquece que no teu caso, os pneus originais do teu carro são os 215 se não me engano e pesam cerca de 10/15kg cada, além de ter ums base de menos da metade dos 33" que pesam cada cerca de 35kg dependendo do modelo e marca.
Com certeza trilhar apenas no 4x4 é penalti pra mecanica de qualquer off-road!
Espero ter ajudado.
badia
BoaTrilha
14/12/2009, 13:29
olá fabricio..
poxa, eu não quero ser o cara que entrega a noticia ruim...., mas:
- essa configuração de usar 33 com o carro um pouco mais alto realmente força o power train, porém é algo comum no off road e muita gente faz isso sem maiores problemas.
Se vc rodar aqui em sp, a cada 3 cherokees sports que se vê na rua, pelo menos 1 roda com pneu 33 (se não for maior)... e alem de trilha o carro aguenta transito pesado, viagens, puxar o jeep do amigo etc....
Eu mesmo tenho dois carros com pneu 33 e cambio auto. (não são jeep)
e nunca tive problema de super aquecimento do oleo.
Portanto como já conclui antes, problema vc tem com certeza!
Trocar o conjunto do diferencial é uma boa alternativa, mas a meu ver, só é valido depois de resolver o problema.
Se me permitir um conselho:
Abre logo isso aí, ficar arrumando "alternativas mirabolantes" pode lhe deixar mais otimista ou até mesmo fazer-lhe entender um pouco mais de cambio automatico, mas acredito que pouco vai lhe ajudar realmente.
Abraços
Abraço.
Ia esquecendo, no site do www.portoalegre4x4jeepclube.com.br (http://www.portoalegre4x4jeepclube.com.br) -classificados- tinham relações à venda, da uma olhada.
Badia
MARCELOLUCHESI
14/12/2009, 20:59
nao tem mais o Juliano ja vendeu esse conjunto a um tempo
MARCELOLUCHESI
14/12/2009, 21:08
eu aconselho o fabricio tb comprar a 4.56 e aproveitar a viajem q vai fazer p os USA como comentou anteriormente. Acho que a 4.88 vai ficar um pouco curta demais com os 33. no tj uso 4.10 com 33 mas a caixa auto dele so tem 3M sendo a 3 1:1 .
MARCELOLUCHESI
14/12/2009, 21:52
o problema so vai ser resolvido quando voce trocar o retentor do conversor passei por isso com um vitara auto
MARCELOLUCHESI
14/12/2009, 21:56
acho que a troca das r&p melhora pois força menos o conjunto t case....e a xj vai ficar mais esperta. Porem vai ficar mais curta com o giro mais alto e acho que o vazamento vai aumentar. O vitara fazia isso quando eu
MARCELOLUCHESI
14/12/2009, 22:00
quando eu forçava, dava pau e tinha tb relaçoes curtas
MARCELOLUCHESI
14/12/2009, 22:51
Pessoal desculpe ter mandado minhas respostas fracionadas, mas minha conexão estava caindo....
O que queria ter me referido é que o desgaste do retentor se da pelo tempo e tambem pelos giros do conversor pois o mesmo (conversor) é fixado ao volante do motor. E quanto mais curta a relação C&P, mais reduzido o veiculo e consequentemente o motor trabalha com o giro mais alto.(aqui me refiro principalmente em viajens)
Tanto que no caso do vitara alem de ter que trocar o retentor, No conversor onde trabalha o retentor havia feito uma "casa"(desgaste do propio conversor). Mas o retentor novo deu conta de preencher essa "casa" e não vazou mais.
FabricioSoares
15/12/2009, 08:01
Cada vez me impressiono mais com esse forum.
Obrigado,
Bom, realmente, tem abrir... há um problema.
Deixando a ventuinha ligada demora mais ainda para vazar.
Saí para trilha as 13hs com trajeto de uns 20Km de asfalto + 10Km de estradão...depois trilha...estradão trilha... começou a vazar só 16:30... pô.. isso que indigina... porque não vaza tudo logo de cara que ai o a gente se irrita e abre de uma vez... ela fica me iludindo..rss.
Ai entro dentro de um rio, dou umas voltinhas, esfria os animos e para o vazamento...
É temperatura da caixa...oleo afina...vaza pelo retentor do conversor de torque... quase tudo descoberto, aliás, descoberto tá, mas que probleminha mais chato.
A idéia de trocar as relações irá melhorar muito mesmo, ela parece sempre estar forçando...
Marcelo, vou fazer exatamente isso que você falou, resguardar e não fazer passeios longos no mes de janeiro, visto que 04 de fev vou para os EUA e já trago as relações 4.56 (liguei p Juliano de Poa...ja foi vendido mesmo) e o retentor do conversor de torque que lá é tudo muito barato, ai quando abrir, já para uma vez só e abre tudo uma vez só, a única dúvida é se compro o Kit master e aproveito para trocar da caixa, ou será q o meu dura mais (tá com 95.000km)? tem o Kit master e um outro que vi no site gringo... mas... acho que para trocar o retentor de conversor de torque tb n precisa abrir a caixa.. bom... o negócio é esperar.
Novamente obrigado
Fabricio
MARCELOLUCHESI
15/12/2009, 09:09
Não precisa abrir a caixa só baixa-la o conversor fica dentro daquela capa seca.
Acho que dura mais 95milkm, confira seguido o nivel do oleo já que está vazando.
Eu acho que o seu problema está só naquele retentor.
A sua Xj vai ficar bem esperta com as R&Ps mais curtas principalmente na arrancada.
abs
Marcelo
BoaTrilha
09/02/2010, 20:42
e ai parceiro, como está o caso da sua cheroka?
weltonpatrick
23/04/2010, 09:44
E aí Fabrício, resolveu o problema?
A minha está aparentemente com o mesmo problema.
Quando usa tranquilamente pela cidade não vaza uma gota. Aí se faz alguma viagem andando a 100-110 km/h, ou anda forçando mais a caixa, acelerando mais forte em arrancadas (em D, não testei na reduzida ou em 1-2), ela começa a vazar de deixar risco no chão.
Aí olhando ontem por baixo com mais calma um amigo viu que os 2 canos de metal que saem do cambio para o radiador estavam amassados, como se aquele braço de cima do eixo dianteiro que vai para o chassi, do lado direito, tivesse subido até amassar os canos!:parede:
Espero que na minha seja isso, pelo menos é mais fácil de resolver aparentemente e acho que não precisa nem baixar o câmbio, só trocá-los.
Agora fica a questão, será que estragou algum retentor, ou a bomba? O câmbio trabalha com pressão de óleo? Tem algum respiro nesse câmbio?
Se alguém puder ajudar agradeço!:concordo:
abraço
Welton Patrick
alexandreodecam
23/04/2010, 15:54
da uma olhada na peca onde vai o filtro de oleo, ela e fixada no motor por um parafuso estrela e este contato motor paca vai uma borracha se a borracha for original e em alguma troca de oleo se apoiaram no filtro para apretar ou afrouxar ela pode ter mexido um pouco dai com o dessecamentoda borracha vedante ela vaza oleo por ali e simples, se estiver vazando tem que retirar todo limpar e colocar no lugar da borracha uma veda junta pois,quando vaza da bem em cima da descarga, aconteceu exatamente comigo, um abraco e boa sorte
:D
weltonpatrick
23/04/2010, 19:42
Obrigado pela dica, mas não é pelo filtro de óleo do motor que vaza, é entre o câmbio e uma chapa que tem entre ele e o motor. E o que vaza é óleo do câmbio mesmo, dá pra notar a diferença pela coloração, é mais claro que o óleo do motor, e pela textura, parece bem mais fino.
Outra coisa que verifiquei é que está com o nível de óleo do câmbio acima do máximo, mesmo com o vazamento!:putz: Agora não sei se é por causa do câmbio estar esquentando demais e ele expandiu ou se está acima do nível mesmo?:pensativo: Medi ele em N e em P com o carro funcionando, mas dá a mesma coisa.
A coloração do óleo do câmbio que está vazando é um marrom claro transparente, será que é de caixa mesmo, ou colocaram outro óleo diferente do dexron iii?
weltonpatrick
23/04/2010, 20:40
Estou mandando fotos do problema.
FabricioSoares
24/04/2010, 01:33
Amigo, meu caso foi o seguinte:
Queimou a bucha do conversor do eixo do conversor de torque, custou nos EUA U$1,20.
Quando eu andava muito, esquentava o oléo, afinava e vazava entre a bucha e o eixo, toda vez que esfriava parava o vazamento.
Já aproveitei, desmontei toda caixa e troquei o Kit Master (U$170,00 nos eua) mas por puro capricho, e já que tinha aberto mesmo mas não precisava (90.000km).
Todo meu problema (aparentemente grave) era uma bucha de U$1,20, mas é necessário tirar a caixa e abrir parte para trocar, não é necessário desmontar tudo.
Seu caso vi que os canos estão amassados, os meus não estavam, importante desamassar, isso pode contribuir para aquecimento e afinamento do óleo.
Outra, por recomendação da empresa que fez a abertura da caixa, como uso para trilha, uso severo mesmo troquei o óleo de DEXRON III para DEXRON V que possuí um ponto de ebulição mais alto, só para prevenir.
Depois disso viajei 300Km... dia inteiro de trilha no pau...voltei... tudo perfeito.
OBS: Vazava exatamente no mesmo lugar q vc... não sou mecânico, mas meu palpite (vejam, palpite) que é a mesma coisa.
Abraço a todos e ótimo final de semana.
Obrigado pela dica, mas não é pelo filtro de óleo do motor que vaza, é entre o câmbio e uma chapa que tem entre ele e o motor. E o que vaza é óleo do câmbio mesmo, dá pra notar a diferença pela coloração, é mais claro que o óleo do motor, e pela textura, parece bem mais fino.
Outra coisa que verifiquei é que está com o nível de óleo do câmbio acima do máximo, mesmo com o vazamento!:putz: Agora não sei se é por causa do câmbio estar esquentando demais e ele expandiu ou se está acima do nível mesmo?:pensativo: Medi ele em N e em P com o carro funcionando, mas dá a mesma coisa.
A coloração do óleo do câmbio que está vazando é um marrom claro transparente, será que é de caixa mesmo, ou colocaram outro óleo diferente do dexron iii?
weltonpatrick
24/04/2010, 08:12
:concordo: Valeu Fabrício, vou pedir pro mecânico dar uma conferida nessa bucha do conversor também por precaução!
A hora que eu tiver o diagnóstico eu volto a responder aqui.
Obrigado por enquanto!
[]
Welton Patrick
FabricioSoares
24/04/2010, 11:06
Quanto ao óleo os amigos do forum mais experientes poderiam dar uma opinião.
Na minha opinião leiga achei uma ótima idéia, troquei o óleo da C.Aut. original DEXRON III por DEXRON V... não é muito mais caro..cerca de R$5,00 a mais o litro, tem ponto de ebulição mais alto (aguenta mais o pau...) e na parte que posso falar com conhecimento... o uso... ficou perfeito de andar... com Dexron V.
Fica a pergunta... se o V é melhor? porque ainda usamos o III?
:concordo: Valeu Fabrício, vou pedir pro mecânico dar uma conferida nessa bucha do conversor também por precaução!
A hora que eu tiver o diagnóstico eu volto a responder aqui.
Obrigado por enquanto!
[]
Welton Patrick
weltonpatrick
24/04/2010, 13:59
Sobre o óleo vou perguntar pra um conhecido meu aqui numa revenda que só trabalha com venda de óleos, filtros e lubrificantes pra ver a opinião dele. :pensativo:
weltonpatrick
29/04/2010, 10:10
Sobre o óleo DEXRON IV ou V ele falou que não tem lá e então não pode falar nada a respeito.
Sobre a cheroka nós tiramos o óleo da caixa pelo cárter e parece que o antigo dono misturou óleo do câmbio com algum outro tipo de óleo, não dá pra saber se é de caixa normal (mecânica), ou algum outro. Essa pode ser uma PROVÁVEL causa do vazamento, já que outro tipo de óleo pode esquentar, aumentar o volume, dar mais pressão na caixa e vazar.
O filtro do câmbio estava aparentemente bom, e agora vai ser refeita uma parte da tubulação que vai para o radiador que estava amassada, pra ver se também não era isso que ajudava a esquentar o óleo e vazar.
Acho que semana que vem pego a nave para testar ver se parou o vazamento, senão terei de descer a caixa e ver mais de perto o que está acontecendo.
[]
Welton Patrick
Sobre o óleo DEXRON IV ou V ele falou que não tem lá e então não pode falar nada a respeito.
Sobre a cheroka nós tiramos o óleo da caixa pelo cárter e parece que o antigo dono misturou óleo do câmbio com algum outro tipo de óleo, não dá pra saber se é de caixa normal (mecânica), ou algum outro. Essa pode ser uma PROVÁVEL causa do vazamento, já que outro tipo de óleo pode esquentar, aumentar o volume, dar mais pressão na caixa e vazar.
O filtro do câmbio estava aparentemente bom, e agora vai ser refeita uma parte da tubulação que vai para o radiador que estava amassada, pra ver se também não era isso que ajudava a esquentar o óleo e vazar.
Acho que semana que vem pego a nave para testar ver se parou o vazamento, senão terei de descer a caixa e ver mais de perto o que está acontecendo.
[]
Welton Patrick
Resolveu desamassando? :pipoca:
A minha, ao invés dos caninhos originais, que amassam facilmente, já foram trocados por flexíveis revestidos com manta metálica.
Ficou muito bom o serviço.:concordo:
weltonpatrick
28/06/2010, 08:25
Resolvi sim!:dance:
Não foi a melhor solução mas foi bem feita! Foi tirada essa parte que estava amassada e soldado por fora um tubo com uma espessura um pouco maior. Pelo menos agora está bom... por enquanto vou andar assim, outra hora quero ver se tiro e mando fazer como você inteiro de flexivel!
abraço
Welton Patrick
Guilherme A. Araújo
29/06/2010, 00:38
Putz...prometi nunca mais fazer posts megagrandes...vou tentar ser curto...e GROSSO
Bom para o brasil vieram alguns carros sem UP COWNTRY SUSP, e sem TOWN KIT...o que isso.
Lembrando que a sensação de "patinar" não existe,é que os AW4 sempre arrancam de 2 marcha, quando em "D", em condições normai
Pra mudar isso, no pé, é só deixar o carro andar un pouquinho e enfiar o pé que ela vai para primeira.
O mete direto na 1 no câmbio
Geralmente algumas CHEROKEES SPORT 96/97 e raras 97/98 vieram SEM UP CONWTRY SUSPENSION e com COMAND TRAC, estes carros tem uma relação de diferencias traseiro diferentes, na verdade mais longa, e alguns tem D35 ou CRYSLER 8 com relação se não me engano de 3.53 OU 3.73, pra descobrir isso tem plaqueta lá no DIF traseiro, estes carros são os que tem TOWN KIT, são carros para uso pesado e REBOQUE, isto vinha como opcional, o KIT interno do CÂMBIO nestes carros é diferente com os discos de 2 e 1 mais largos, para melhor saída em caso de reboque.
Respondendo ao MORUBIXABA.
A maioria das XJ veem com D30 E D35 os eixos, exitem algumas com CHRYSLER, algumas mesmo a gasolina com D44 cm LSD 70% somente na traseira, isto é totlamente aletória, até algum tempo atrás tinha os lote com cada um dos modelos..mas..perdi em um evento ai..:putz:
Galera, pra fazer o correto na troca de pneus, o certo é trocar as relações dos diferencias, não tem outro jeito, desta forma vc poupa seu câmbio e muito dindin....
No caso dos AW nas XJ, tem 3 modelos com KT internos e conversor de torque em tamanhos diferentes, na hora de fazer o câmbio, peça o KIT pela plaqueta redondinha que fica lá fora OK, não pelo CHASSI !
Tudo fica mais fácil naS 98/98 que son...argentinas...estas, são na maioria AW4 1 + SELECT TRAC + D30 + D35 COM LSD 70%
AS AS DIESEL VEM COM MARAVILHOSOSSSSS,......FODÕES....D44..SEM TAMPA DE ALUMÍNIO....
Chega..acho que falei tudo..quem for bom leitor, já pegou a manhã e nunca mais vai quebrar o câmbio, em outros posts já se falou o que fazer para ele nunca mais quebrar..
Quanto a "TRAVAR" "STALLL"..hahaha...apareceu cada uma...galera, isto é só pra quem tem muita intimidade com os AUT, não façam isso, eu usei uns 2 anos no carro, só funciona pra quem faz trilha de macho !! e precisa de força extra nas subidas e paradas, e sabe como e quando destravar o sistema..do contrário, leva sempre um pouco de SAL GROSSO..........para melhorar o gosto no câmbio no final da trilha...hahaha !!!
valew.....
Marcelo, as 98/8 como é funcionamento do cambio,. sai em 1 ou em 2da? tem o town kit? sao pra uso mais pesado do que as outras??
jeferson
19/01/2012, 17:48
A Minha Cherokee começou a vazar oleo pelo cambio e vira caminhão da dengue depois de uma hora uma hora e meia de uso!!!!
Fabricio vc tem o codigo desse retentor que custou $1,20? certeza que a minha está com esse problema os sintomas são identicos ao seu
abraços