PDA

Ver Versão Completa : Ajuste do Brosol 2E no Samurai

Cacá
11/11/2009, 16:56
Boa tarde galera. :-D

Troquei o carburador original do meu Samuca por um 2e (026.129.017 ou 170563) e estou em busca de alguem que tenha o mesmo bura no motor 1.3. Num primeiro momento, notei o carro bem melhor com o 2E, mas andando com ele sinto que esta meio amarrado, precisando de alguns ajustes de giclagem. Alguem tem uma configuração legal de gicles do 1o e 2o estágios e da lenta pra sugerir?

Obrigado!

:concordo:

Cacá
12/11/2009, 09:52
Acabo de chegar do mecanico, pois estava encharcando a cuba. Foram colocados 2 calços na agulha e tbém ja aproveitei para abrir um pouquinho as giclagens.

Estava com: 115 e 135
Agora está com: 120 e 140
Injetor continua com: 35

Uma dúvida: recebi uma dica de um amigo para deixar 1/2 volta desparafusado o gicle da lenta, que vai na tampa. O meca disse que não, que precisa deixar apertado 100%. Quem está certo?

Abraços :concordo:

Juliano Nitsch
12/11/2009, 13:12
Se apertado estava funcionando, tem que deixar apertado pois se deixar aberto vai dar entrada de ar falso oque ocasiona marcha lenta irregular ou acelerada... portanto vai atrás do seu mecânico !

Quanto aos gicles é isso aí mesmo, tem que ir tentando. Seria muito legal vc colocar, se já não tiver, uma sonda lambda e pegar o sinal dela para a instalação de um hallmeter, vc vai achar a mistura ideal para o seu motor. Não fica muito caro, vai pagar uns R$ 150,00 de uma sonda e mais o hallmeter, que aí vai da sua preferência.

Até mais.

Cacá
12/11/2009, 14:51
Se apertado estava funcionando, tem que deixar apertado pois se deixar aberto vai dar entrada de ar falso oque ocasiona marcha lenta irregular ou acelerada... portanto vai atrás do seu mecânico !

Quanto aos gicles é isso aí mesmo, tem que ir tentando. Seria muito legal vc colocar, se já não tiver, uma sonda lambda e pegar o sinal dela para a instalação de um hallmeter, vc vai achar a mistura ideal para o seu motor. Não fica muito caro, vai pagar uns R$ 150,00 de uma sonda e mais o hallmeter, que aí vai da sua preferência.

Até mais.

Bacana Juliano, tava mesmo pensando no vacuometro. Vou ver isso e te falo. Olha, parece que o carro soltou um pouco mais, mas as valvulas estao fora dos padroes. Vou ter que ir acertando no paralelo, senao nao vouequilibrar nunca a regulagem do motor :concordo:

Cacá
20/11/2009, 10:42
É isso aí galera, parece que o conjunto está quaaaase afinado, depois de reguladas as valvulas (acompanhe aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3963)). O carro continua com giclagens 120/140 e injetor 35, está bom de resposta em médias e altas. A mistura também parece estar no seu melhor ponto. As velas são novas. O ponto está em 9,2º. A única dúvida que me resta é quanto ao torque em baixa, acho que dá pra melhorar um pouquinho mais o coice do carro, colocando um injetor um pouco maior. Será? :pensativo:

abs,

Cacá
06/12/2009, 15:47
Atendendo a pedidos, vou colocar um resumo dos custos da adaptação aqui:

Carburador: 400,00
Limpeza/passar para mecanico: 80,00
Flange do coletor: 90,00
MO: 100,00
Troca de gicles: 20,00

JEFFCATUNDA
06/12/2009, 17:22

Legal Cacá... se eu não acertar a minha injeção vou partir para um carburador e eliminar a eletrônica toda......

trilha doida
07/12/2009, 02:16
eu também curto um jipinho burado!!! Hehehe!!!
Pra quem gosta d 2e ou 3e, na crestana custa 1.100,00...1.000,00 a vista.

=======+=
TRILHA DOIDA
side 4portas...AP, 2+2=31 em construção...

Felipe Marx
22/02/2010, 19:24
como ficou de consumo ?
como estava antes e depois da troca dos buras ?

vc sentiu melhora no que ? Agilidade? resposta? força ? consumo ?

Marcio Martin
22/02/2010, 21:19
Jeff,

Conseguiu acertar a injeção? qual problema apresenta?
Não to aguentantado mais quebrar a cabeça e o bolso com a minha.

MArcio

Legal Cacá... se eu não acertar a minha injeção vou partir para um carburador e eliminar a eletrônica toda......

Marcio Martin
22/02/2010, 21:22
Caca,

Essa flange comprou pronta ou mandou fazer? tem gabarito?
To sofrendo com minha injeção, o samurai estava carburado pelo antigo dono, estou reinstalando a injeção pq meu antigo carburador (webber 226) estava dando excesso em subidas, mas ta dicifil demais.
Deu certo esse calço na agulha, como foi feito? resolveu para subidas e descidas ingremes?

[]´s

Marcio

Cacá
23/02/2010, 07:43
como ficou de consumo ?
como estava antes e depois da troca dos buras ?

vc sentiu melhora no que ? Agilidade? resposta? força ? consumo ?

Fala Felipe. O bura original estava sujo, ja peguei o carro com ele assim, entao nao da pra tomar de referencia. Mas o 2E deixou o carro um tiro, mais rápido, bom de força, bom de alta, lenta redonda nos 800 rpm, tá fazendo 8,5 km/l na cidade e 11 na estrada. Ainda to acertando a giclagem dele, acho que da pra melhorar o primeiro estagio mais um pouquinho. Mas valeu a pena sim :)

PS: o segundo estagio do 2E eu pedi pra tirar o vacuo e esta abrindo no pé :twisted:

Cacá
23/02/2010, 07:45
Caca,

Essa flange comprou pronta ou mandou fazer? tem gabarito?
To sofrendo com minha injeção, o samurai estava carburado pelo antigo dono, estou reinstalando a injeção pq meu antigo carburador (webber 226) estava dando excesso em subidas, mas ta dicifil demais.
Deu certo esse calço na agulha, como foi feito? resolveu para subidas e descidas ingremes?

[]´s

Marcio

Oi Marcio, o meca mandou fazer, nao tenho esse gabarito, a tornearia ficou com a base do 2e + o meu coletor uma semana pra conseguir acertar. Mas acertou :mrgreen:

Abs!

Marcio Martin
23/02/2010, 09:01
Caca,

Sabe como foi feito o calço na agulha para não dar excesso mais?

Marcio

norberto
23/02/2010, 09:23
Cacá,
Como é que ele se comporta nas inclinações laterais extremas, em trilha? Tipo tombado, mesmo.

[]s

Norberto

Fala Felipe. O bura original estava sujo, ja peguei o carro com ele assim, entao nao da pra tomar de referencia. Mas o 2E deixou o carro um tiro, mais rápido, bom de força, bom de alta, lenta redonda nos 800 rpm, tá fazendo 8,5 km/l na cidade e 11 na estrada. Ainda to acertando a giclagem dele, acho que da pra melhorar o primeiro estagio mais um pouquinho. Mas valeu a pena sim :)

PS: o segundo estagio do 2E eu pedi pra tirar o vacuo e esta abrindo no pé :twisted:

Felipe Marx
23/02/2010, 10:15
Cacá,
Como é que ele se comporta nas inclinações laterais extremas, em trilha? Tipo tombado, mesmo.

[]s

Norberto

Ja contei que quando fiquei de cabeça pra baixo com o meu .. eu tive que desligar o motor por que ele nao morreu ?

Bura orix Rulez !!

Cacá
23/02/2010, 10:17
Caca,

Sabe como foi feito o calço na agulha para não dar excesso mais?

Marcio

Sim, foi feito com 2 arruelas, com uma arruela dava excesso, com duas tá perfeito :concordo:

Cacá
23/02/2010, 10:22
Cacá,

[]s

Norberto

Salve Norberto, eu ainda nao tombei o carro... hehehehehehe... mas ja fiz trilhas com bastante inclinação. Para os lados e na descida, sem problemas. Se vc ficar parado em marcha lenta em subida muito ingrime, tipo "esperando a vez" numa trilha, da um pouco de excesso sim, mas se estiver andando não chega a encharcar.

Marcio Martin
23/02/2010, 11:38
Caca,

Perguntinha boba mas necessária.
Vc viu onde foi colocada a arruela? É aquela de papel que embaixo do suporte da agulha? (não sei o nome)ou algo entre a agulha e a bóia?

Marcio

Sim, foi feito com 2 arruelas, com uma arruela dava excesso, com duas tá perfeito :concordo:

Cacá
23/02/2010, 11:46
Caca,

Perguntinha boba mas necessária.
Vc viu onde foi colocada a arruela? É aquela de papel que embaixo do suporte da agulha? (não sei o nome)ou algo entre a agulha e a bóia?

Marcio

Marcio, é aquela arruela de vedação da agulha, ela fica
entre o encosto da tampa e o encosto da agulha e, salvo engano,
ela é de cobre e nao de papel-junta.

Entre a agulha e a bóia nao tem como colocar nada :discordo:.

Abs!

Marcio Martin
23/02/2010, 12:04
Grande Caca,

Imaginei q fosse ali a arruela.
O carburador que tenho é o webber 226, mas acho q pode dar certo esse calço...veremos.

Mto obrigado Caca.

Marcio

Cacá
23/02/2010, 12:13
Grande Caca,

Imaginei q fosse ali a arruela.
O carburador que tenho é o webber 226, mas acho q pode dar certo esse calço...veremos.

Mto obrigado Caca.

Marcio

Tanto no samuca (2e) quanto no willys (40 DEIS) tem 2 arruelas, vai testando no calço e se for o caso tira sua agulha e vai numa auto-peças procurar uma agulha de curso mais longo que a sua :concordo:

Qq duvida tamos aí :-P

Marcio Martin
23/02/2010, 14:02
Tem algum teste que pode ser feito sem montar tudo ou só rodando pra saber?

Tanto no samuca (2e) quanto no willys (40 DEIS) tem 2 arruelas, vai testando no calço e se for o caso tira sua agulha e vai numa auto-peças procurar uma agulha de curso mais longo que a sua :concordo:

Qq duvida tamos aí :-P

Cacá
23/02/2010, 14:36
Tem algum teste que pode ser feito sem montar tudo ou só rodando pra saber?

Depende, Marcio. Na teoria tem sim, por exemplo, vc tem que deixar a cuba com X mm de gasolina, etc e tal. Tem tabelas de especificações, etc...
Mas na pratica a coisa funciona melhor, afinal é em subidas e descidas, inclinações laterais, etc, que vc vai poder dizer que o carro esta bom.
Colocando duas arruelas na agulha, vc esta diminuindo o volume de combustivel na cuba. Se colocar tres, vai diminuir mais, e assim por diante, até dar a famosa "falta", que, nada mais é do uma mini-pane-seca na cuba... Então, resumindo, melhor testar testando mesmo :mrgreen:

Abs!

Marcio Martin
23/02/2010, 17:26
Caca,

Outra pergunta,
Tem uma borracha que leva agua para a TBI e sai do bloco do motor, como fechou ela?

[]´s

Marcio

norberto
23/02/2010, 23:34
Ja contei que quando fiquei de cabeça pra baixo com o meu .. eu tive que desligar o motor por que ele nao morreu ?

Bura orix Rulez !!

Pois é, comigo já aconteceu algo parecido, mas foi só de lado. O meu tem uma entrada de ar no pé que de vez em quando enche o saco, mas tenho medo de adaptar outro e começar a falhar nestas situações de inclinação. O original é show neste quesito.

[]s

Norberto

Cacá
24/02/2010, 11:06
Caca,

Outra pergunta,
Tem uma borracha que leva agua para a TBI e sai do bloco do motor, como fechou ela?

[]´s

Marcio

Marcio, que TBI? O carro ja nasceu carburado, imagino que TBI seja algo relativo a injeção, não? :pensativo:

Marcio Martin
24/02/2010, 14:38
Caca

Achei que o seu Samurai era injetado e vc carburou.
Realmente TBI é parte da injeção, a minha esta com problemas e como cansei de quebrar a cabeça (4 meses) vou recolocar o carburador que o antigo dono ja tinha instalado, mas que estava dando excesso, etc...

[]´s

Marcio

Cacá
24/02/2010, 15:48
Caca

Achei que o seu Samurai era injetado e vc carburou.
Realmente TBI é parte da injeção, a minha esta com problemas e como cansei de quebrar a cabeça (4 meses) vou recolocar o carburador que o antigo dono ja tinha instalado, mas que estava dando excesso, etc...

[]´s

Marcio

Blz Marcio. Qual carburador que é esse seu?

Marcio Martin
24/02/2010, 16:10
Tenho um Webber 226 e tbm um regulador de pressão para fazer o retorno de combustivel.

Essa foto é de antes de eu tentar recolocar a injeção.

Cacá
24/02/2010, 16:40
Tenho um Webber 226 e tbm um regulador de pressão para fazer o retorno de combustivel.

Essa foto é de antes de eu tentar recolocar a injeção.

Legal, finca o bura e tenta afinar esse excesso na regulagem da boia, se é só excesso, tá facil :concordo:

Marcio Martin
25/02/2010, 10:13
Caca,

2 perguntas: Vc ta usando o carburador para Alcool ou gasolina?
Sabe o consumo?

[]´s

Marcio

Cacá
25/02/2010, 10:37
Caca,

2 perguntas: Vc ta usando o carburador para Alcool ou gasolina?
Sabe o consumo?

[]´s

Marcio

Oi Marcio.

1) Gasolina
2) 8 e meio de media na cidade, uns 10 a 11 estrada

Marcio Martin
02/03/2010, 10:10
Caca, blz

Coloquei o calço de arruela na agulha do bura, não fiz trilha ainda, mas fiz uns testes, coloquei o samuca num barranco proximo de casa, com boa inclinação, testei de frente, de ré, lateralmente, deixei em marcha lenta um tempo, depois acelerei um tempo para ver se dava falta tbm, em seguida andei uns 10 km na rodovia e foi de boa, acho q ficou bom, falta o "teste" real...

Valeu pelas dicas.

[]´s

Marcio

em tempo: a marcha lenta tbm ficou redondinha, mas lembrando que meu carburador é um webber 460.

Cacá
02/03/2010, 10:13
Caca, blz

Coloquei o calço de arruela na agulha do bura, não fiz trilha ainda, mas fiz uns testes, coloquei o samuca num barranco proximo de casa, com boa inclinação, testei de frente, de ré, lateralmente, deixei em marcha lenta um tempo, depois acelerei um tempo para ver se dava falta tbm, em seguida andei uns 10 km na rodovia e foi de boa, acho q ficou bom, falta o "teste" real...

Valeu pelas dicas.

[]´s

Marcio

em tempo: a marcha lenta tbm ficou redondinha, mas lembrando que meu carburador é um webber 460.

MAravilha Marcio, o "teste real" é importante, mas pelo jaito a coisa tá no caminho certo. :concordo:

Juliano Nitsch
10/03/2010, 22:54
Fala Caca, tudo certo ?

E a configuração final dos gicles, ficou aquela ultima postada ?

Até mais.

Cacá
11/03/2010, 07:25
Fala Caca, tudo certo ?

E a configuração final dos gicles, ficou aquela ultima postada ?

Até mais.

Fala Juliano, sim, 120 e 140 :concordo:

Abs!

Juliano Nitsch
11/03/2010, 22:56
Blz Caca... obrigado.

Vou ver se mais pra frente ($$$) coloco um no meu... rsrsrsrs

Até mais.