Ver Versão Completa : Alternador do Corsa
gpolachini
06/11/2009, 16:34
Pessoal,
Eu comprei um alternador do Corsa 90A para colocar no meu Jeep, porem ele só tem dois polos, como faço para instalar no jeep ?
Depois eu coloco as fotos do alternador para ficar mais claro.
Procurei o esquema eletrico do corsa porem não encontrei, esse alternador ( assim como os mais novos ) já vem com regulador interno.
Como montaria ele no jeep ?
Obrigado.
homerohermida
06/11/2009, 20:09
Um para a bateria e o outro para a lâmpada do painel. Estes fios você acha facilmente no seu velho regulador externo identificado como Bateria e Lâmpada. O resto pode jogar fora.
gpolachini
06/11/2009, 21:51
Segue as fotos
Bem o que o homero falou.
Se tem o regulador externo antigo, arranca fora !
É igual ao meu de 60A do celta.
No parafuso grosso, vai um fio grosso, afinal agora serão 90A ! Vai direto para a bateria ou para o motor de arranque e deste para a bateria, a instalação original é primeiro para o arranque.
O parafuso fino vai para a lampada do painel, este é o unico fio que voce aproveita da instalação velha. A ideia que eu tinha era que o alternador fornecia voltagem para a lampada do painel, mas é o contrario, vem um fio da chave do painel e vai para a lampada, da lampada vai pro alternador.
Simples pra caramba. Estou usando no BF161 com este alternador uma correia industrial A38, muito simples de encontrar
Zé Renato
07/11/2009, 16:55
Vc tem AMPERÍMETRO no seu jeep? Se tiver um instalado,verifique a amp. dele, ele deve ser no mínimo igual a do alternador, melhor que seja um pouco maior. :pensativo: Caso contrário, risco de fôgo na certa :putz: Fique alerta! :shock:
gpolachini
08/11/2009, 00:58
Obrigado pessoal.
Vou instalar o alternador amanhã
Colepicola
08/11/2009, 14:12
Pessoal,
Eu comprei um alternador do Corsa 90A para colocar no meu Jeep, porem ele só tem dois polos, como faço para instalar no jeep ?
Depois eu coloco as fotos do alternador para ficar mais claro.
Procurei o esquema eletrico do corsa porem não encontrei, esse alternador ( assim como os mais novos ) já vem com regulador interno.
Como montaria ele no jeep ?
Obrigado.
Ola, é só tirar o velho e colocar o novo. Não tem que modificar o suporte.
MMesiano
08/01/2010, 15:51
Amigos, obrigado pela dica do alternador e da instalação, também comprei em SP um alternador do corsa 70A potencializado para 90A, e vou colocar a mão na massa este final de semana.
Comprei cabos de 35mm(bateria), 16mm e 6mm........qual cabo seria recomendável colocar na lampada, tendo em vista que o cabo que está lá está cheio de emendas?
Amigos, obrigado pela dica do alternador e da instalação, também comprei em SP um alternador do corsa 70A potencializado para 90A, e vou colocar a mão na massa este final de semana.
Comprei cabos de 35mm(bateria), 16mm e 6mm........qual cabo seria recomendável colocar na lampada, tendo em vista que o cabo que está lá está cheio de emendas?
Olá prezado ! como a lâmpada é para sinalização e controle apenas, a corrente é baixa, você pode utilizar um cabinho de 1mm², boa sorte !
. . .
O parafuso fino vai para a lampada do painel, este é o unico fio que voce aproveita da instalação velha. A ideia que eu tinha era que o alternador fornecia voltagem para a lampada do painel, mas é o contrario, vem um fio da chave do painel e vai para a lampada, da lampada vai pro alternador.
. . .
Um detalhe interessante : a ligação é feita assim porque a lâmpada é utilizada para fazer o controle do alternador, se a lâmpada queimar o alternador não recarrega a bateria :parede: cuidado então com a dita ! ou seja, se você ligar a chave e a lâmpada da bateria não acender, troque-a o mais rápido possível, senão vai ficar sem bateria . . .
MMesiano
19/01/2010, 17:21
Ola amigos, obrigado, a instalação foi boa, porém como não sou eletrecista e nem mecanico perdi um dia instalando o dito.
Bem, a principal diferença física do alternador do corsa para o original são:
Os encaixes embaixo, tem um regulador, um tubo que corre por dentro do pé traseiro, que pode ser ajustado, eu tentei ajustar e não deu, ou você serra ou ainda pode retirar ele fora também, que foi o que fiz, porém a abertura fica grande.
Na parte de cima, o encaixe do esticador não fica perfeito, mas encaixa, o ideal era fazer uma peça nova, ou dar uma empenada na que está lá, mas o alternador ficou bem alinhado com as outras polias.
Na parte elétrica, usei cabo de 16mm para o alternador e para a lampada eu tinha um de 2,5mm e usei esse e acabei não usando o de 6mm para nada ainda.
Aproveitei e instalei uma chave geral, troquei os cabos da bateria e fiz um aterramento na carroceria, chassi e motor.
Comprei uma bateria nova também já que a minha tinha 4 anos, segurava carga só por um dia. Depois de ler alguns relatos aqui, optei pela Heliar de 75A modelo Racing que tem a maior partida a frio da categoria a 25graus(CA).
Bem, após tudo instalado verifiquei com um voltimetro digital que a corrente está com uma variação grande e não estabiliza.
Então deixo um tema aqui para os experts, falei com 2 eletrecistas, um me disse que isso pode ser os cabos de velas que estou usando e o outro me disse que não se tira medida com multimetro digital perto de bobinas, pois altera a corrente.
A luz do painel está apagando e aparentemente está tudo funcionando.
O motor é um BF161 e os cabos são da Finaparts comprados na Donatti e bobina é original Bosch, relativamente nova também.
Fica esta questão a ser resolvida..................vou ver se levo o jeep em um auto-eletricista......mas gostaria de abrir esta discussão ................a quem tiver interesse.......
Depois colocarei fotos das instalações.
Abraços,
. . .
Bem, após tudo instalado verifiquei com um voltimetro digital que a corrente está com uma variação grande e não estabiliza.
Então deixo um tema aqui para os experts, falei com 2 eletrecistas, um me disse que isso pode ser os cabos de velas que estou usando e o outro me disse que não se tira medida com multimetro digital perto de bobinas, pois altera a corrente.
A luz do painel está apagando e aparentemente está tudo funcionando.
. . .
Bom dia prezado ! você não cita os valores de corrente mas variações são normais . . . veja : o motor está funcionando, a bobina consome cerca de 4 ampéres, mas não é um consumo constante, ela fica sendo chaveada - liga, desliga, liga, desliga . . . - gera picos de corrente e interferência eletromagnética também ! o melhor meio de testar é medir a tensão em marcha lenta, depois acelerado, ligue os faróis na lenta de depois acelere . . . se estiver tudo ok, mesmo com os faróis acesos a tensão deve ficar acima de 13 volts, um abraço !
MMesiano
22/01/2010, 11:22
Jacimar,
Bom Dia,
Muito Obrigado pela atenção e as informações.
Ontem liguei para o cara da loja em SP que me vendeu o alternador para pegar mais uma opinião/informação.
Ele me disse o seguinte, esta variação é feita por fios mal conectados e terminais de má qualidade, o que não dá uma boa passagem de energia.
Disse também que a medida deve ser feita com um voltimetro analogico é mais seguro e ainda que a voltagem do veiculo deve ficar entre 12 e 13V na baixa e 13 e 14V na alta.
Sendo assim, verifiquei toda instalação e descobri que havia um fio solto, justamente o do alternador, a porca parecia que estava apertada, mas estava solta...........quando apertei tudo funcionou perfeito !
Medi a voltagem e bateu exatamente como foi dito nas faixas de alta e baixa.
Então, ficou confirmado que voltimetro digital (diga-se de passagem, o meu é aqueles de 30 pratas) é contaminado por outras correntes. E que os cabos de vela neste caso não interferiram, pois a medida com o voltimetro analogico fica perfeita.
Seguem as fotos da instalação para ajudar os próximos que querem fazer o mesmo.
Foto1: Alternador do Corsa adaptado perfeitamente
Foto2: Encaixe dos pés no suporte do motor
Foto3: Alinhamento da Polia e correia e encaixe do esticador, que fica um pouco pressionado
Foto 4: Como foi removido o ajuste que vem nele, precisamos de uma arruela maior para o suporte de trás.
Foto5: Fio Terra na carroceria, saindo uma ponta para o motor e outra para o chassi.
MMesiano
22/01/2010, 11:38
Dando continuidade a instalação............
Foto6: Bateria e conexões
Foto7: Instalação da chave geral isolada abaixo da bobina
Foto8: Cabo do alternador ligado no motor de aranque junto com o positivo
Foto9: Alternador Alinhado
Foto10: O conjunto completo
OBS1: Outro teste que pode ser feito é, retirar os cabos da bateria enquanto o motor tiver funcionando para ver se o alternador está carregando.
OBS2: Tudo instalado e motor ligado, a lampada do painel deve apagar.
OBS3: Fio da Ignição deve ligar no positivo depois do arranque.
OBS4: Agradeço ao meu amigo Mauro pela força em ajudar nesta instalação!
OBS5: Utilizei ferramentas, cabos e terminais apropriados e ainda, foram instalados, uma chave geral, fios terras novos, alternador novo e uma bateria nova.
Críticas e sujestões são bem vindas e espero ter ajudado.
Abraços,
Boa tarde prezado ! ficou muito bem montado, as vezes mesmo quem é leigo como nós, mas tem carinho e capricho, consegue resultado melhor que muitos profissionais ! :palmas: parabéns.
Agora uma dúvida : o seu alternador já veio com essa polia ou foi trocada ? pergunto porque estou precisando trocar o meu alternador também e, na internet aparecem alternadores do corsa com essa polia e com a poli V, o alternador atual do meu CJ64 não consegue manter a bateria com os faróis ligados, pretendia trocar essa semana, mas ontem minha embreagem abriu o bico :parede: ficou para o mês que vem, mas já estou pesquisando, antecipadamente agradeço e mais uma vez parabéns pela "reportagem fotográfica" :palmas:
gpolachini
22/01/2010, 13:06
Amigo,
O meu alternador, que é o mesmo modelo já veio com essa polia, que da certinha na correia do jeep, Não precisou trocar nada.
O meu alternador comprei no site www.alternador.com.br
Abraço
MMesiano
22/01/2010, 13:50
Boa tarde prezado ! ficou muito bem montado, as vezes mesmo quem é leigo como nós, mas tem carinho e capricho, consegue resultado melhor que muitos profissionais ! :palmas: parabéns.
Agora uma dúvida : o seu alternador já veio com essa polia ou foi trocada ? pergunto porque estou precisando trocar o meu alternador também e, na internet aparecem alternadores do corsa com essa polia e com a poli V, o alternador atual do meu CJ64 não consegue manter a bateria com os faróis ligados, pretendia trocar essa semana, mas ontem minha embreagem abriu o bico :parede: ficou para o mês que vem, mas já estou pesquisando, antecipadamente agradeço e mais uma vez parabéns pela "reportagem fotográfica" :palmas:
Ola amigo,
muito obrigado, o que você falou é uma grande verdade. Com calma e com as ferramentas corretas e informação, muita informação, conseguimos resultados excelentes !!!
As vezes exageramos no cuidado, como comprar os melhores terminais da loja :)
A loja de alternadores oferece 2 tipos de polias essa que se encaixa perfeito no jeep e outra que tem mais estrias. Você pode optar na hora do pedido.
O alternador é esse aqui, e achei o preço bem legal com relação a algumas lojas que eu vi.
http://www.fastcommerce.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=4208&Det=True&IDProduto=1993603&q=ALTERNADOR+CORSA+90A+EXTRA+FORTE&1ST=1&Y=1687199299976
Uma boa observação é, não tente trocar a polia para alinhar, vc consegue isso na regulagem dos pés. Pois corre o risco de empenar ou quebrar alguma peça.
Boa sorte com o seu jeep e um abraço,
matrakaum
22/01/2010, 15:20
a chave geral vc. liga em que fios?
O alinhamento do seu alternador ficou certinho? Eu coloquei um do Kadett que é mto parecido mas não ficou 100%
MMesiano
22/01/2010, 15:32
a chave geral vc. liga em que fios?
O alinhamento do seu alternador ficou certinho? Eu coloquei um do Kadett que é mto parecido mas não ficou 100%
Olá amigo,
a chave geral é ligada no positivo que vem da bateria, funciona como interruptor, vem um cabo da bateria e entra em um lado e o que vai para o motor de arranque (geralmente é assim a ligação) é colocado na outra ponta, bem simples. Eu liguei o fio da ignição junto com o cabo que sai para o arranque. Da uma olhada na foto que eu coloquei, que eu acho que dá para entender.
Com relação ao alinhamento, vc deixa solto o suporte do esticador, controla só pelo suporte dos pés, solta tudo e vai vendo como pode ficar, vale tudo nessa hora, calços, arruelas e parafusos maiores, caso não resolva, você manda fazer uma outra peça/suporte no torneiro.
O alinhamento é importante, pois pode comprometer sua correia rapidamente................
Um abraço,
guto_udesc
13/02/2010, 01:56
Olá amigo,
a chave geral é ligada no positivo que vem da bateria, funciona como interruptor, vem um cabo da bateria e entra em um lado e o que vai para o motor de arranque (geralmente é assim a ligação) é colocado na outra ponta, bem simples. Eu liguei o fio da ignição junto com o cabo que sai para o arranque. Da uma olhada na foto que eu coloquei, que eu acho que dá para entender.
Com relação ao alinhamento, vc deixa solto o suporte do esticador, controla só pelo suporte dos pés, solta tudo e vai vendo como pode ficar, vale tudo nessa hora, calços, arruelas e parafusos maiores, caso não resolva, você manda fazer uma outra peça/suporte no torneiro.
O alinhamento é importante, pois pode comprometer sua correia rapidamente................
Um abraço,
Olá Mario,
Parabéns pelo trabalho e iniciativa em postar as fotos passo-a-passo, sempre ajuda muito !
Também penso em colocar uma chave geral dessa, pois as vezes fico com o CJ parado algum tempo e é bom poder eliminar qualquer consumo externo nesse período, de forma prática.
Grande abraço !
MMesiano
26/02/2010, 14:51
Olá Mario,
Parabéns pelo trabalho e iniciativa em postar as fotos passo-a-passo, sempre ajuda muito !
Também penso em colocar uma chave geral dessa, pois as vezes fico com o CJ parado algum tempo e é bom poder eliminar qualquer consumo externo nesse período, de forma prática.
Grande abraço !
Obrigado amigo,
È dificil achar mecanicos que cuidam de jeep, que ainda são bons, de confiança e que fazem as coisas do jeito que vc quer.................já que esse filtro é tão grande é melhor colocar a mão na massa você mesmo, pois não é um bicho de 7 cabeças. E o melhor, você ainda gasta menos e com certeza o serviço fica melhor, basta ter as ferramentas adequadas e usar material de primeira linha, coisa que a maioria dos mecanicos não fazem!
Eu estava com esta chave geral há 1 ano para colocar no jeep, aprovetei fiz 3 em 1, instalei o alternador, aterrei o chassi e coloquei esta chave geral.
Como eu também não uso muito jeep, é chato você ter que plugar o cabo toda vez que vai ligar o motor, os borns acabam ficando frouxos e o cabo fica ruim de tanto você mexer, então esta instalação se torna uma solução muito boa.
Não posso deixar de relacionar ajuda dos amigos aqui do forum.............
Mas sempre quando é você que coloca a mão na massa sem saber muito, sempre tem algo que não foi contato ou que você não esperava que pudesse acontecer.......e você acaba com um resultado final não favorável !
Por isso fiz questão de colocar passo a passo para que todos possam fazer tb, já que este é um problema que a maioria das pessoas tem com seus CJs.....e que pode ser resolvida de maneira relativamente simples..............
Qualquer dúvida é só falar,
abraços,
carlos-F75
18/03/2010, 09:26
e ai pessoal tudo certo??? estou com uma duvida aqui comprei um alternador do corsa de 60A para minha F-75 mas estive observando uma coisa que me deixou intrigado... meu motor é um ohc 2.3 e o sentido do giro deste motor é diferente do giro do motor do corsa, o alternador esta carregando a bateria normalmente, mas aquece bastante em função do cooler do alternador girar no sentido contrario , visto que não tenho nenhuma parte eletrica ainda na minha F então não tem consumo de carga ,ela esta em reforma ainda ... alguem ja teve problema com esse aquecimento demasiado??
rodrigo.hoffman
18/03/2010, 11:45
e ai pessoal tudo certo??? estou com uma duvida aqui comprei um alternador do corsa de 60A para minha F-75 mas estive observando uma coisa que me deixou intrigado... meu motor é um ohc 2.3 e o sentido do giro deste motor é diferente do giro do motor do corsa, o alternador esta carregando a bateria normalmente, mas aquece bastante em função do cooler do alternador girar no sentido contrario , visto que não tenho nenhuma parte eletrica ainda na minha F então não tem consumo de carga ,ela esta em reforma ainda ... alguem ja teve problema com esse aquecimento demasiado??
O motor do Corsa gira "anti-horario"??
No meu OHC eu instalei um de 70A da linha WV (gol, polo) e ele esquenta um pouco... Mas nada que seja fora do normal
Abraços
Julio Rebello
21/03/2010, 01:52
O motor do Corsa gira "anti-horario"??
No meu OHC eu instalei um de 70A da linha WV (gol, polo) e ele esquenta um pouco... Mas nada que seja fora do normal
Abraços
Como ficou a instalação desse alternador?
Tem como colocar fotos?
Aredito que seja muito mais fácil de encontrar na minha região o alterna do gol do que o do corsa/celta.:concordo:
rodrigo.hoffman
21/03/2010, 22:26
Como ficou a instalação desse alternador?
Tem como colocar fotos?
Aredito que seja muito mais fácil de encontrar na minha região o alterna do gol do que o do corsa/celta.:concordo:
Então
Ao meu ver foi uma instalação bem simples.. Meu alternador ja estava nesse lugar.. Oq eu fiz foi ir no ferro-velho e procurar uma alternador bem parecido :dance: Esse ai serviu como uma luva...
Segue as fotos
Abraços
Julio Rebello
24/03/2010, 01:10
Então
Ao meu ver foi uma instalação bem simples.. Meu alternador ja estava nesse lugar.. Oq eu fiz foi ir no ferro-velho e procurar uma alternador bem parecido :dance: Esse ai serviu como uma luva...
Segue as fotos
Abraços
Pow, ficou bacana mesmo!
Vou tentar fazer um esquema desses no meu tb, mas eu tenho o motor BF-161 e aí a conversa é um pouco diferente:pensativo:
Olá Pessoal,qual alternandor vocês indicam para Motor BF 161???
obrigado
Edison - Mp3
09/04/2010, 18:47
Coloquei o do Vectra 120A, plug and play, só tive que inverter a barra supeiror que da a tensão na correia. A única alteração foi a polia, que achei no FV de barbada (R$ 5,00). O alternador revisado custou R$ 250,00.
Agora meu Work9000 não apaga o motor quando está fazendo uma forcinha.
Julio Rebello
07/10/2010, 01:24
Srs,
fui a um ferro-velho e pedí o alternador do corsa. Eis que o camarada me tras o dito, diz que é de corsa com ar, vou-me embora numa boa, instalo de acordo com as dicas dadas aqui, mas depois de funcionar por uns 20min. percebí que o alternador estava 1/2 quente.
Será que foi devido ao fato da bateria(caterpilar 110AH) estar quase totalmente descarregada?
Ou a polia pode estar "patinando" na correia?
Alguem notou esse comportamento no alternador?
gpolachini
07/10/2010, 17:55
Amigo,
Acredito que nenhum dos fatos que você levantou sejam motivos para o alternador ficar quente.
1º Se ele estiver patinando na polia ( correia patinando ) você vai escutar o barulho.
2º O fato da bateria ser de 110 AH ou de 20AH pouco importa, o que poderia acontecer é ela não carregar totalmente.
O alternador trabalha muito proximo ao motor do jeep, então é normal ele estar quente, o que pode estar acontecendo tambem é ele estar encostando em alguma parte interna. E isso provoca atrito que faz o mesmo ficar quente. Mais nesse caso acredito que você escutaria o barulho.
Resumindo : Acho que é normal ele ficar quente.
Abraços
rodrigo.hoffman
07/10/2010, 18:38
É normal esquentar um pouco.. não pode ser nada exagerado.. Lembrando que o cofre do motor ja é um ambiente quente..
Observa se o alternador ta virando pro lado certo!!!
Num esquece das fotos pra galerar ver como ficou o trabalho...
[ ]´s
Srs,
fui a um ferro-velho e pedí o alternador do corsa. Eis que o camarada me tras o dito, diz que é de corsa com ar, vou-me embora numa boa, instalo de acordo com as dicas dadas aqui, mas depois de funcionar por uns 20min. percebí que o alternador estava 1/2 quente.
Será que foi devido ao fato da bateria(caterpilar 110AH) estar quase totalmente descarregada?
Ou a polia pode estar "patinando" na correia?
Alguem notou esse comportamento no alternador?
Bom dia prezados ! ressussitando o tópico : Instalei um alternador Bosch N1 de 90A no BF161, ontem fui testar e funcionou perfeitamente e em breve vou postar as fotos e relatar as dificuldades da empreitada, já havia percebido que o ventilador do alternador e - claro - o próprio alternador iria girar ao contrário, ou seja, no sentido horário, para geração de energia sei que não há problema mas após algum tempo funcionando percebi como outros relataram nesse tópico, que o alternador não estava ventilando bem e bastante quente, e não foi por causa do radiador, creio que o fato do ventilador ser direcional é o problema, o que acham ? pensei inclusive em retirar o ventilador porque ele está é atrapalhando ! talvez o ventilador do radiador sozinho faça o serviço melhor, qualquer opinião será de grande ajuda ! um abraço !
georgevalle
02/03/2012, 08:01
Gente não existe a menor possibilidade de vocês instalarem o alternador e ele girar ao contrário TODOS os alternadores giram em sentido horário como todos os motores seja BF's, GM, VW, FORD, etc, enfim não tem como girar ao contrario se montarmos o alternador de ponta cabeça ele continua girando no mesmo sentido, assim como o aquecimento é normal a não ser que a bateria ja esteja totalmente carregada e não exista consumo nenhum de energia.
Gente não existe a menor possibilidade de vocês instalarem o alternador e ele girar ao contrário TODOS os alternadores giram em sentido horário como todos os motores seja BF's, GM, VW, FORD, etc, enfim não tem como girar ao contrario se montarmos o alternador de ponta cabeça ele continua girando no mesmo sentido, assim como o aquecimento é normal a não ser que a bateria ja esteja totalmente carregada e não exista consumo nenhum de energia.
Bom dia prezado ! observe na foto que a hélice do radiador foi projetada e girar no sentido horário, enquanto a hélice do alternador foi projetada para ter eficiência girando no sentido anti-horário, e esse é - acredito - o problema, no meu teste ontem percebi claramente que o alternador aqueceu muito, mesmo a bateria estando plenamente carregada e o motor "frio" , um abraço !
se vc's observarem bem, todos os alternadores com estas helices são deste mesmo jeito e todos giram no sentido horário.
se vc's observarem bem, todos os alternadores com estas helices são deste mesmo jeito e todos giram no sentido horário.
Bom dia prezado ! quem sabe, sabe . . . sendo assim minha montagem está finalizada, na próxima oportunidade vou mostrar a "obra" completa, agora, por que será que a hélice do alternador é assim ? dá a nítida impressão que o passo das pás deveria ser ao contrário ! mistério . . . prezado Dodger, estarei de férias em breve e pretendo visitar mais uma vez a Mina da Passagem e almoçar naquele ótimo restaurante de Mariana, como é o nome ? Rancho ? . . . vão ser apenas umas gramas a mais, em muitas . . . obrigado a todos !
Bom dia prezado ! quem sabe, sabe . . . sendo assim minha montagem está finalizada, na próxima oportunidade vou mostrar a "obra" completa, agora, por que será que a hélice do alternador é assim ? dá a nítida impressão que o passo das pás deveria ser ao contrário ! mistério . . . prezado Dodger, estarei de férias em breve e pretendo visitar mais uma vez a Mina da Passagem e almoçar naquele ótimo restaurante de Mariana, como é o nome ? Rancho ? . . . vão ser apenas umas gramas a mais, em muitas . . . obrigado a todos !
Fala Jacimar!
Ali pertinho da Mina de Passagem tem um pequeno, escondido e"demorado" mas excelente restaurante de comida tradicional mineira, chamado de Sinhá Olimpia. e uns 30 metros pra frente deste restaurante tem a casa e oficina dum coroa que mexia/mexe com jeep e rural, ele ainda tem muita peça jogada lá, só motores Bf ele deveter uns 20 jogados no porão, se quiser aproveitar a viagem a dica tá dada, ehehehe
abraço
Bom dia prezado ! ótimas dicas ! quem sabe ele tem um BF184 sobrando . . . ou pelo menos um coletor 6X2 ? um abraço !