Ver Versão Completa : Estalo metálico forte diferencial ou câmbio
Ricardo Aurélio
05/11/2009, 17:38
Boa tarde pessoal
Tenho um adorável GV 4 portas 2.0 16V gasolina câmbio manual.
Nos últimos dias tem acontecido algo muito estranho. Algumas vezes depois de parar ou estacionar o carro, quando vou prosseguir ele vai como se estivesse com a tração engatada e por vezes, quando preciso acelerar ele dá um estálo muito forte (parece uma marreta batendi numa bigorna). Depois fica livre e funciona normal!
Levei em dois mecânicos, eles não sabem o que pode ser... A tração funciona normal quando eu aciono.
Será que alguém sabe o que pode ser isso?:pensativo:
Grato,
Ricardo
vid@_m@ns@
05/11/2009, 21:18
sei não visse, mas pelo tipo de estalado...acho que vala a pena conferir a cruzeta ou talvez a bandeja central do cardã pode estar solta.
cambio acho que não é, só faz na saida, é?
abraços!
Boa tarde pessoal
Tenho um adorável GV 4 portas 2.0 16V gasolina câmbio manual.
Nos últimos dias tem acontecido algo muito estranho. Algumas vezes depois de parar ou estacionar o carro, quando vou prosseguir ele vai como se estivesse com a tração engatada e por vezes, quando preciso acelerar ele dá um estálo muito forte (parece uma marreta batendi numa bigorna). Depois fica livre e funciona normal!
Levei em dois mecânicos, eles não sabem o que pode ser... A tração funciona normal quando eu aciono.
Será que alguém sabe o que pode ser isso?:pensativo:
Grato,
Ricardo
Ricardo Aurélio
05/11/2009, 23:02
Pois é, só dá problema na saída, depois parece que a tração desengata e ele fica livre, só que se eu forço no acelerador, num cruzamento, por exemplo, acontece o tal barulho.
Bata com uma marreta com o máximo da sua força numa chapa metálica grossa, o barulho é mais alto.
O barulho é muito alto para ser junta homocinética.
O carro fica como se realmente eu tivesse engatado 4x4, todo travado, depois de uns metros parece que desengata e volta ao normal.:(
Ricardo Aurélio
08/11/2009, 22:11
Será que ninguém passou por isso antes? Estamos com muita dificuldade de solucionar o problema... :roll:
Hotclassic
08/11/2009, 22:49
se esse carro usa corrente na tcase, pode ser ela...
folga na correnta da tcase faz isso.
como testar??? pare numa rampa e tente sair com muito torque, se estralar e tiver corrente é ela.
Ricardo Aurélio
09/11/2009, 11:29
A folga da corrente faria a tração 4x4 aparentemente engatar sozinha?:-?
O carro ficaria travadão? Como se estivesse reduzido?
a corrente da tcase dos Gvitara só toca a saida da tracao dianteira, portanto se o problema for folga da corrente, necessariamente o estralo só pode ocorrer quando a tracao está ligada...
a corrente com folga ou nao, nao tem como fazer a tracao ligar sozinha..
T+
Ricardo Aurélio
10/11/2009, 16:15
Pois é... Estive fuçando outros foruns e vi um da sportage que ralata a entrada involuntária da tração 4x4 por causa do mau funcionamento da válvula solenóide do vácuo... Será que o GV também tem este problema?:(
o GV tem "roda livre" a vacuo... no maximo se isso acontecer ele aciona as roda-livre, mas a tcase onde se aciona efetivamente a saida dianteira do 4x4 nao tem nada a ver...
nao sei como é o processo das sportage, mas a menos que a tcase dela fique sempre com a saida dianteira ligada, esse relato que vc viu em outro forum tá errado ou faltando informacoes
T+
Ricardo Aurélio
10/11/2009, 16:51
Falei ainda pouco com uma pessoa da Suzucar. Ele me garantiu que a corrente não faz a tração entrar sozinha. Por outro lado, este fato é muito estranho para ele, por que o GV, segundo ele trabalha com uma bomba de vácuo e uma membrana dentro do diferencial, não tem solenóide...
Recomendou-me fazer um teste, desconectar a tração retirando os copinhos das rodas dianteiras e rodar com o carro, caso o problema se repita a questão pode ser no diferencial dianteiro.
A grande questão é que o problema é intermitante...:???:
Rodrigo Borges
10/11/2009, 16:52
Olá Ricardo!
Leva teu carro lá na Mistercar na Procópio Gomes e fala com o Luis ou o Maurício!
Eles entedem muito de Vitara, acabei de trocar o diferencial dianteiro lá e ficou show!!
Abraço.
Ricardo Aurélio
10/11/2009, 17:38
É lá mesmo que tenho levado.
Sou amigo do Luiz. Eles são muito competentes mesmo. Acontece que o problema é novo para eles também. Estou tentando ajudar na solução. Queria evitar de parar o carro um monte de tempo para pesquisar a fonte, seria mais fácil caso já tivesse uma dica... Problemas intermitentes são os mais difíceis de se solucionar. Vou deixar o carro lá sim, é o melhor lugar de Joinville. Abraços e obrigado pelas dicas
bao...
se vc nao pode ficar com o carro parado na oficina até que tenham um diagnostico. sugiro fazer o seguinte:
- retire as tampas cegas dos cubos de roda e rode sem eles por alguns dias e veja se o barulho some
se nao sumiu, faca outro teste:
- recoloque as tampas e agora retire o cardã dianteiro e rode por uns tempos inclusive com 4x4 ligado
sumiu o barulho?
T+
Ricardo Luis
11/11/2009, 09:24
Meu vitara parecia uma escola de samba de tanto barulho, consegui eliminar alguns e esse do amigo ae também persiste até hoje no meu jeep, esporadicamente quando arranco com o carro ocorre exatamente esse barulho ! Nem com sonoplastia o Fabil conseguiu ajudar !huahuahua
Tem hora que o estalo é tão forte que parece que vai arrebentar tudo, até hoje suspeito da cruzeta, fico rezando para que se for quebrar que aconteça na cidade !!!
entao vc pode rezar com muito fervor...:mrgreen:
pq é 99% de chance de quebrar na trilha..
Ricardo Luis
11/11/2009, 09:31
entao vc pode rezar com muito fervor...:mrgreen:
pq é 99% de chance de quebrar na trilha..
Lei de Murphy :putz:rsrsrs snif snif snif
Falei ainda pouco com uma pessoa da Suzucar. Ele me garantiu que a corrente não faz a tração entrar sozinha. Por outro lado, este fato é muito estranho para ele, por que o GV, segundo ele trabalha com uma bomba de vácuo e uma membrana dentro do diferencial, não tem solenóide...
Recomendou-me fazer um teste, desconectar a tração retirando os copinhos das rodas dianteiras e rodar com o carro, caso o problema se repita a questão pode ser no diferencial dianteiro.
A grande questão é que o problema é intermitante...:???:
Ricardo, foi comigo que vc falou ontem, a finalidade de sacar as travas das homocineticas, é justamente descobrir o defeito por eliminação, já que os GV não usam rodas livres é mais fácil desconectar a tração diateira pelo cubo de roda (aqueles cópinhos no lugar das rodas livres).
Ricardo Aurélio
11/11/2009, 11:36
Olá Edvaldo
Antes de mais nada, agradeço muito sua ajuda.
A questão envolvendo o teste que você comentou é que pelo defeito ser intermitente, às vezes passa semanas sem fazer... Será que se eu levar no mecânico e eles checarem a linha e a bomba de vácuo não se conseguiria chegar a uma conclusão?
As duas últimas vezes que aconteceu o problema (carro travado com 4x4) foi no dia 04/11 (esta data eu não esqueço por que é meu niver) uma vez pela tarde e outra à noite. Sendo que a tarde ele não fez o estampido, por que eu estava estacionado. Quando senti que o carro estava tracionado eu mexi na redução andei um pouquinho para frente e para trás e tudo voltou ao normal. Já há noite, estava parado num cruzamento, quando acelerei notei o carro tracionado, mas não pude proceder como à tarde, simplesmente acelerei mais para sair do cruzamento e daí veio a "explosão metálica". Parecia que tinha quebrado algumas engrenagens e ele saiu da reduzida ...
Abraços,
Ricardo
cacanakagi
11/11/2009, 15:45
Tem um Duende safado lá dentro... Nunca ouvi coisa assim... já vi arrumando a bomba de vácuo da GV com defeito q não tracionava, mas como vc tá descrevendo, nunca vi...
Ricardo Aurélio
12/11/2009, 07:05
O pior é que não deve ser um problema sério, só que tem-se que pesquisar onde mora este duende.
cacanakagi
12/11/2009, 08:23
O pior é que não deve ser um problema sério, só que tem-se que pesquisar onde mora este duende.
Será q ela não tem algum relê ou coisa assim que deve estar dando contato??? Leva num cara q entende disso... Arruma um jeito de internar logo pra não ficar mais caro depois... se tá estralando e não tem bloqueio auto, alguma coisa ruim deve estar acontecendo........
Ricardo Aurélio
12/11/2009, 13:11
É vou mesmo fazer isso, na sexta interno no "hospital".
Abraços
cacanakagi
13/11/2009, 08:32
Mais uma dica ae... Conversando com um amigo mecânico, ele disse que pode ser a corrente... Qual a quilometragem do seu veículo? Já fez a troca o óleo da Tcase? Colocou o óleo correto??? Geralmente é o 75w90.... e não o gl5 sae90
Ricardo Aurélio
13/11/2009, 08:41
O carro está com 119 000 km. Troquei o óleo do diferencial há uns dois mêses. Foi colocado sintético, qual não sei, vou procurar ver.
Coloquei na oficina hoje, vamos tentar descobrir o que acontece.
Obrigado pela dica.
Mais uma dica ae... Conversando com um amigo mecânico, ele disse que pode ser a corrente... Qual a quilometragem do seu veículo? Já fez a troca o óleo da Tcase? Colocou o óleo correto??? Geralmente é o 75w90.... e não o gl5 sae90
Cacá...
qual o problema em usar GL5 Sae 90?
T+
cacanakagi
13/11/2009, 16:34
Cacá...
qual o problema em usar GL5 Sae 90?
T+
O q vem especificado pela fábrica é o 75w90...
O GL5 SAE90 a longo prazo pode causar um desgaste maior das engrenagens... Ao menos foi o q eu li num tópico aqui do fórum...
E num curso de lubrificação perguntei à um especialista se realmente existia diferença entre eles, e ele disse que sim, mas não entrei em detalhes...
vc sabe o que significa a sigla W ?
Alfredo Stavale
13/11/2009, 17:24
dabliú:odedo:
o pessoal coloca sae90 porque tem em tudo que é canto, mas o correto é esse ai mesmo. eu encontrei um selenia mineral por R$10 o litro desse 75w90gl5. foi dificil encontrar mas achei este barato e to usando.
acho que não é esse o problema não.
cacanakagi
14/11/2009, 09:22
vc sabe o que significa a sigla W ?
É Winter...
cacanakagi
14/11/2009, 09:45
dabliú:odedo:
o pessoal coloca sae90 porque tem em tudo que é canto, mas o correto é esse ai mesmo. eu encontrei um selenia mineral por R$10 o litro desse 75w90gl5. foi dificil encontrar mas achei este barato e to usando.
acho que não é esse o problema não.
Eu não disse q era esse o problema... Disse que a longo prazo, isso pode causar um desgaste maior das engrenagens... Apenas isso...
Agora se no manual dele está pedindo o óleo gl4 75w90, não vou colocar o GL5 SAE90... ´
É só colocar o descrito no manual e blz... A não ser que saia um óleo especificando que substitui o antigo como nos casos dos DEXRON III que substitui o DEXRON II por exemplo...
cacanakagi
14/11/2009, 09:49
Bom, apenas acrescentando....
Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe
algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?
R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos
automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. Já a especificação API GL-5 e
designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas
(choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais).
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento"
durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudancas. Este problema é decorrente do maior
teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento
do mecanismo de sincronização das marchas.
cacá..
pois entao.. a sigla W é de Winter... isso significa que é oleo é multiviscoso e mante sua viscosidade mesmo em temperaturas baixa, proximo a 0 grau...
ai é que está o lance... em locais aonde a temperatura ambiente nunca chega proximo de 0 ( do sudeste do brasil p/ cima) um oleo monoviscoso SAE 90 GL5 atende perfeitamente , tanto que no proprio manual do proprietario dos suzukis tem uma tabela de aplicacoes de oleo x temperatura ambiente..
o que se deve atentar é o oleo p/ diferencial ser GL-5 que é um especificacao quanto a aditivacao p/ engrenagens que recebem fortes impactos ( caso do diferencial)
a diferenca de preço entre o 75w90 GL5 e o 90 GL5 é enorme e em muitos lugares nao tem 75w90... entao, na minha opniao, quem mora em regiao de clima quente, é jogar grana no lixo quando se compra oleo 75w90 p/ diff da suzukada
T+
cacanakagi
16/11/2009, 10:26
cacá..
pois entao.. a sigla W é de Winter... isso significa que é oleo é multiviscoso e mante sua viscosidade mesmo em temperaturas baixa, proximo a 0 grau...
ai é que está o lance... em locais aonde a temperatura ambiente nunca chega proximo de 0 ( do sudeste do brasil p/ cima) um oleo monoviscoso SAE 90 GL5 atende perfeitamente , tanto que no proprio manual do proprietario dos suzukis tem uma tabela de aplicacoes de oleo x temperatura ambiente..
o que se deve atentar é o oleo p/ diferencial ser GL-5 que é um especificacao quanto a aditivacao p/ engrenagens que recebem fortes impactos ( caso do diferencial)
a diferenca de preço entre o 75w90 GL5 e o 90 GL5 é enorme e em muitos lugares nao tem 75w90... entao, na minha opniao, quem mora em regiao de clima quente, é jogar grana no lixo quando se compra oleo 75w90 p/ diff da suzukada
T+
Entendi seu ponto de vista... Aqui só chegou perto dos 40º essa semana... hehehehehehehe...
Mas e aí, o cara resolveu a GV ou não??? Mandou pro Meca???
Ricardo Aurélio
16/11/2009, 11:00
Olá
Estive na sexta passada no mecânico, e como o defeito não se repetiu, decidimos aguardar um pouco, trafegando somente na cidade e quando o problema repetir, parar o carro e chamar o mecânico para uma melhor avaliação.
Ficaria muito complicado procurar esta agulha no palheiro mecânico.
Vamos vêr.
mauricioalan32
16/11/2009, 13:09
Na minha opinião é a cruzeta... abrass
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