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Ver Versão Completa : Estalo metálico forte diferencial ou câmbio



Ricardo Aurélio
05/11/2009, 17:38
Boa tarde pessoal
Tenho um adorável GV 4 portas 2.0 16V gasolina câmbio manual.
Nos últimos dias tem acontecido algo muito estranho. Algumas vezes depois de parar ou estacionar o carro, quando vou prosseguir ele vai como se estivesse com a tração engatada e por vezes, quando preciso acelerar ele dá um estálo muito forte (parece uma marreta batendi numa bigorna). Depois fica livre e funciona normal!
Levei em dois mecânicos, eles não sabem o que pode ser... A tração funciona normal quando eu aciono.

Será que alguém sabe o que pode ser isso?:pensativo:
Grato,

Ricardo

vid@_m@ns@
05/11/2009, 21:18
sei não visse, mas pelo tipo de estalado...acho que vala a pena conferir a cruzeta ou talvez a bandeja central do cardã pode estar solta.
cambio acho que não é, só faz na saida, é?

abraços!


Boa tarde pessoal
Tenho um adorável GV 4 portas 2.0 16V gasolina câmbio manual.
Nos últimos dias tem acontecido algo muito estranho. Algumas vezes depois de parar ou estacionar o carro, quando vou prosseguir ele vai como se estivesse com a tração engatada e por vezes, quando preciso acelerar ele dá um estálo muito forte (parece uma marreta batendi numa bigorna). Depois fica livre e funciona normal!
Levei em dois mecânicos, eles não sabem o que pode ser... A tração funciona normal quando eu aciono.

Será que alguém sabe o que pode ser isso?:pensativo:
Grato,

Ricardo

Ricardo Aurélio
05/11/2009, 23:02
Pois é, só dá problema na saída, depois parece que a tração desengata e ele fica livre, só que se eu forço no acelerador, num cruzamento, por exemplo, acontece o tal barulho.
Bata com uma marreta com o máximo da sua força numa chapa metálica grossa, o barulho é mais alto.
O barulho é muito alto para ser junta homocinética.
O carro fica como se realmente eu tivesse engatado 4x4, todo travado, depois de uns metros parece que desengata e volta ao normal.:(

Ricardo Aurélio
08/11/2009, 22:11
Será que ninguém passou por isso antes? Estamos com muita dificuldade de solucionar o problema... :roll:

Hotclassic
08/11/2009, 22:49
se esse carro usa corrente na tcase, pode ser ela...

folga na correnta da tcase faz isso.
como testar??? pare numa rampa e tente sair com muito torque, se estralar e tiver corrente é ela.

Ricardo Aurélio
09/11/2009, 11:29
A folga da corrente faria a tração 4x4 aparentemente engatar sozinha?:-?
O carro ficaria travadão? Como se estivesse reduzido?

Fabil
10/11/2009, 08:32
a corrente da tcase dos Gvitara só toca a saida da tracao dianteira, portanto se o problema for folga da corrente, necessariamente o estralo só pode ocorrer quando a tracao está ligada...

a corrente com folga ou nao, nao tem como fazer a tracao ligar sozinha..


T+

Ricardo Aurélio
10/11/2009, 16:15
Pois é... Estive fuçando outros foruns e vi um da sportage que ralata a entrada involuntária da tração 4x4 por causa do mau funcionamento da válvula solenóide do vácuo... Será que o GV também tem este problema?:(

Fabil
10/11/2009, 16:18
o GV tem "roda livre" a vacuo... no maximo se isso acontecer ele aciona as roda-livre, mas a tcase onde se aciona efetivamente a saida dianteira do 4x4 nao tem nada a ver...

nao sei como é o processo das sportage, mas a menos que a tcase dela fique sempre com a saida dianteira ligada, esse relato que vc viu em outro forum tá errado ou faltando informacoes

T+

Ricardo Aurélio
10/11/2009, 16:51
Falei ainda pouco com uma pessoa da Suzucar. Ele me garantiu que a corrente não faz a tração entrar sozinha. Por outro lado, este fato é muito estranho para ele, por que o GV, segundo ele trabalha com uma bomba de vácuo e uma membrana dentro do diferencial, não tem solenóide...
Recomendou-me fazer um teste, desconectar a tração retirando os copinhos das rodas dianteiras e rodar com o carro, caso o problema se repita a questão pode ser no diferencial dianteiro.
A grande questão é que o problema é intermitante...:???:

Rodrigo Borges
10/11/2009, 16:52
Olá Ricardo!

Leva teu carro lá na Mistercar na Procópio Gomes e fala com o Luis ou o Maurício!
Eles entedem muito de Vitara, acabei de trocar o diferencial dianteiro lá e ficou show!!

Abraço.

Ricardo Aurélio
10/11/2009, 17:38
É lá mesmo que tenho levado.
Sou amigo do Luiz. Eles são muito competentes mesmo. Acontece que o problema é novo para eles também. Estou tentando ajudar na solução. Queria evitar de parar o carro um monte de tempo para pesquisar a fonte, seria mais fácil caso já tivesse uma dica... Problemas intermitentes são os mais difíceis de se solucionar. Vou deixar o carro lá sim, é o melhor lugar de Joinville. Abraços e obrigado pelas dicas

Fabil
11/11/2009, 08:48
bao...

se vc nao pode ficar com o carro parado na oficina até que tenham um diagnostico. sugiro fazer o seguinte:

- retire as tampas cegas dos cubos de roda e rode sem eles por alguns dias e veja se o barulho some

se nao sumiu, faca outro teste:

- recoloque as tampas e agora retire o cardã dianteiro e rode por uns tempos inclusive com 4x4 ligado

sumiu o barulho?

T+

Ricardo Luis
11/11/2009, 09:24
Meu vitara parecia uma escola de samba de tanto barulho, consegui eliminar alguns e esse do amigo ae também persiste até hoje no meu jeep, esporadicamente quando arranco com o carro ocorre exatamente esse barulho ! Nem com sonoplastia o Fabil conseguiu ajudar !huahuahua
Tem hora que o estalo é tão forte que parece que vai arrebentar tudo, até hoje suspeito da cruzeta, fico rezando para que se for quebrar que aconteça na cidade !!!

Fabil
11/11/2009, 09:26
entao vc pode rezar com muito fervor...:mrgreen:
pq é 99% de chance de quebrar na trilha..

Ricardo Luis
11/11/2009, 09:31
entao vc pode rezar com muito fervor...:mrgreen:
pq é 99% de chance de quebrar na trilha..
Lei de Murphy :putz:rsrsrs snif snif snif

edvaldo
11/11/2009, 10:57
Falei ainda pouco com uma pessoa da Suzucar. Ele me garantiu que a corrente não faz a tração entrar sozinha. Por outro lado, este fato é muito estranho para ele, por que o GV, segundo ele trabalha com uma bomba de vácuo e uma membrana dentro do diferencial, não tem solenóide...
Recomendou-me fazer um teste, desconectar a tração retirando os copinhos das rodas dianteiras e rodar com o carro, caso o problema se repita a questão pode ser no diferencial dianteiro.
A grande questão é que o problema é intermitante...:???:

Ricardo, foi comigo que vc falou ontem, a finalidade de sacar as travas das homocineticas, é justamente descobrir o defeito por eliminação, já que os GV não usam rodas livres é mais fácil desconectar a tração diateira pelo cubo de roda (aqueles cópinhos no lugar das rodas livres).

Ricardo Aurélio
11/11/2009, 11:36
Olá Edvaldo


Antes de mais nada, agradeço muito sua ajuda.
A questão envolvendo o teste que você comentou é que pelo defeito ser intermitente, às vezes passa semanas sem fazer... Será que se eu levar no mecânico e eles checarem a linha e a bomba de vácuo não se conseguiria chegar a uma conclusão?
As duas últimas vezes que aconteceu o problema (carro travado com 4x4) foi no dia 04/11 (esta data eu não esqueço por que é meu niver) uma vez pela tarde e outra à noite. Sendo que a tarde ele não fez o estampido, por que eu estava estacionado. Quando senti que o carro estava tracionado eu mexi na redução andei um pouquinho para frente e para trás e tudo voltou ao normal. Já há noite, estava parado num cruzamento, quando acelerei notei o carro tracionado, mas não pude proceder como à tarde, simplesmente acelerei mais para sair do cruzamento e daí veio a "explosão metálica". Parecia que tinha quebrado algumas engrenagens e ele saiu da reduzida ...
Abraços,
Ricardo

cacanakagi
11/11/2009, 15:45
Tem um Duende safado lá dentro... Nunca ouvi coisa assim... já vi arrumando a bomba de vácuo da GV com defeito q não tracionava, mas como vc tá descrevendo, nunca vi...

Ricardo Aurélio
12/11/2009, 07:05
O pior é que não deve ser um problema sério, só que tem-se que pesquisar onde mora este duende.

cacanakagi
12/11/2009, 08:23
O pior é que não deve ser um problema sério, só que tem-se que pesquisar onde mora este duende.
Será q ela não tem algum relê ou coisa assim que deve estar dando contato??? Leva num cara q entende disso... Arruma um jeito de internar logo pra não ficar mais caro depois... se tá estralando e não tem bloqueio auto, alguma coisa ruim deve estar acontecendo........

Ricardo Aurélio
12/11/2009, 13:11
É vou mesmo fazer isso, na sexta interno no "hospital".
Abraços

cacanakagi
13/11/2009, 08:32
Mais uma dica ae... Conversando com um amigo mecânico, ele disse que pode ser a corrente... Qual a quilometragem do seu veículo? Já fez a troca o óleo da Tcase? Colocou o óleo correto??? Geralmente é o 75w90.... e não o gl5 sae90

Ricardo Aurélio
13/11/2009, 08:41
O carro está com 119 000 km. Troquei o óleo do diferencial há uns dois mêses. Foi colocado sintético, qual não sei, vou procurar ver.
Coloquei na oficina hoje, vamos tentar descobrir o que acontece.
Obrigado pela dica.

Fabil
13/11/2009, 08:48
Mais uma dica ae... Conversando com um amigo mecânico, ele disse que pode ser a corrente... Qual a quilometragem do seu veículo? Já fez a troca o óleo da Tcase? Colocou o óleo correto??? Geralmente é o 75w90.... e não o gl5 sae90

Cacá...

qual o problema em usar GL5 Sae 90?

T+

cacanakagi
13/11/2009, 16:34
Cacá...

qual o problema em usar GL5 Sae 90?

T+
O q vem especificado pela fábrica é o 75w90...
O GL5 SAE90 a longo prazo pode causar um desgaste maior das engrenagens... Ao menos foi o q eu li num tópico aqui do fórum...
E num curso de lubrificação perguntei à um especialista se realmente existia diferença entre eles, e ele disse que sim, mas não entrei em detalhes...

Fabil
13/11/2009, 17:04
vc sabe o que significa a sigla W ?

Alfredo Stavale
13/11/2009, 17:24
dabliú:odedo:

o pessoal coloca sae90 porque tem em tudo que é canto, mas o correto é esse ai mesmo. eu encontrei um selenia mineral por R$10 o litro desse 75w90gl5. foi dificil encontrar mas achei este barato e to usando.

acho que não é esse o problema não.

cacanakagi
14/11/2009, 09:22
vc sabe o que significa a sigla W ?
É Winter...

cacanakagi
14/11/2009, 09:45
dabliú:odedo:

o pessoal coloca sae90 porque tem em tudo que é canto, mas o correto é esse ai mesmo. eu encontrei um selenia mineral por R$10 o litro desse 75w90gl5. foi dificil encontrar mas achei este barato e to usando.

acho que não é esse o problema não.
Eu não disse q era esse o problema... Disse que a longo prazo, isso pode causar um desgaste maior das engrenagens... Apenas isso...
Agora se no manual dele está pedindo o óleo gl4 75w90, não vou colocar o GL5 SAE90... ´
É só colocar o descrito no manual e blz... A não ser que saia um óleo especificando que substitui o antigo como nos casos dos DEXRON III que substitui o DEXRON II por exemplo...

cacanakagi
14/11/2009, 09:49
Bom, apenas acrescentando....
Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe
algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?
R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos
automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. Já a especificação API GL-5 e
designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas
(choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais).
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento"
durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudancas. Este problema é decorrente do maior
teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento
do mecanismo de sincronização das marchas.

Fabil
16/11/2009, 08:20
cacá..

pois entao.. a sigla W é de Winter... isso significa que é oleo é multiviscoso e mante sua viscosidade mesmo em temperaturas baixa, proximo a 0 grau...
ai é que está o lance... em locais aonde a temperatura ambiente nunca chega proximo de 0 ( do sudeste do brasil p/ cima) um oleo monoviscoso SAE 90 GL5 atende perfeitamente , tanto que no proprio manual do proprietario dos suzukis tem uma tabela de aplicacoes de oleo x temperatura ambiente..

o que se deve atentar é o oleo p/ diferencial ser GL-5 que é um especificacao quanto a aditivacao p/ engrenagens que recebem fortes impactos ( caso do diferencial)

a diferenca de preço entre o 75w90 GL5 e o 90 GL5 é enorme e em muitos lugares nao tem 75w90... entao, na minha opniao, quem mora em regiao de clima quente, é jogar grana no lixo quando se compra oleo 75w90 p/ diff da suzukada

T+

cacanakagi
16/11/2009, 10:26
cacá..

pois entao.. a sigla W é de Winter... isso significa que é oleo é multiviscoso e mante sua viscosidade mesmo em temperaturas baixa, proximo a 0 grau...
ai é que está o lance... em locais aonde a temperatura ambiente nunca chega proximo de 0 ( do sudeste do brasil p/ cima) um oleo monoviscoso SAE 90 GL5 atende perfeitamente , tanto que no proprio manual do proprietario dos suzukis tem uma tabela de aplicacoes de oleo x temperatura ambiente..

o que se deve atentar é o oleo p/ diferencial ser GL-5 que é um especificacao quanto a aditivacao p/ engrenagens que recebem fortes impactos ( caso do diferencial)

a diferenca de preço entre o 75w90 GL5 e o 90 GL5 é enorme e em muitos lugares nao tem 75w90... entao, na minha opniao, quem mora em regiao de clima quente, é jogar grana no lixo quando se compra oleo 75w90 p/ diff da suzukada

T+
Entendi seu ponto de vista... Aqui só chegou perto dos 40º essa semana... hehehehehehehe...
Mas e aí, o cara resolveu a GV ou não??? Mandou pro Meca???

Ricardo Aurélio
16/11/2009, 11:00
Olá
Estive na sexta passada no mecânico, e como o defeito não se repetiu, decidimos aguardar um pouco, trafegando somente na cidade e quando o problema repetir, parar o carro e chamar o mecânico para uma melhor avaliação.
Ficaria muito complicado procurar esta agulha no palheiro mecânico.
Vamos vêr.

mauricioalan32
16/11/2009, 13:09
Na minha opinião é a cruzeta... abrass