PDA

Ver Versão Completa : Estrada Cunha -> Paraty

Páginas : 1 2 [3]

marcelo cenora
10/02/2012, 06:35
estou descendo hj pela cunha-paraty, iremos montados na RAV4 devidamene calçada com os BF A/T que a tempos vinham me implorando pra pegar uma "terrinha". o tempo tá bom mas tem previsão de chuva.

e pra saber como é a estrada com chuva só passando por ela. mando informações. t+.

paulobarbosa
12/02/2012, 16:09
Estrada Paraty-Cunha intransitável
A Prefeitura Municipal de Paraty informa aos motoristas que a estrada que liga os municípios de Paraty e Cunha está intransitável. As péssimas condições do trecho provocam acidentes, além de causar prejuízos para os veículos. Os motoristas devem utilizar outras vias.

Informação repassada pelo site oficial da prefeitura de paraty. Hoje.
PB

Soldier
13/02/2012, 09:59
Subi ontem no final da tarde pela Estrada Real Cunha/Paraty... apesar da chuva forte, nada absurdo. Com pneus bons e um pouco de técnica básica dá pra passar... descendo é mamão com açucar.

marcelo cenora
13/02/2012, 10:20
fiz a estrada nesse fds e o negócio é o seguinte meu rapaz, a estrada não está intransitável, pra carros baixos é pra pagar os pecados mas carro alto vai de boa.

pra descer não requer esforço nem tampouco habilidade mas pra subir... ontm a tarde com chuva tava meio punk, a maq tinha passado no sábado e deixou uma terra solta, mas foi pura diversão.

rav4 aprovada... mas um liftzinho cairia muito bem..

Soldier
13/02/2012, 10:29
Marcelo Cenora, desci na sexta-feira, quando a máquina estava lá estragando a brincadeira... rsrsrs! Mas é isso mesmo!

paulobarbosa
29/02/2012, 11:45
Eu estive no carnaval em Paraty. E no caminho para cunha tinha uma placa dizendo q a estrada estava intransitável. Deu uma vontade de testar se era mesmo intransitável. rs rs. Mas acabei não indo, pois estava sozinho com criança, e era carnaval. Fiquei de fazer a volta por lá.
Mas depois a minha filha de 3 anos, quebrou o pé. Preferi voltar pelos caminhos normais.

Mas ainda vou conhecer Cunha. Pois só passei por lá, mas não conheço a cidade.

PB

Elver
29/02/2012, 15:27
A prefeitura coloca que a estrada está intrasitável para evitar possíveis reclamações de nego que vai pra lá com um celtinha e arrebenta o carro na estrada.

Ai vai até a prefeitura pedir reembolso pelo concerto.

Que eu me lembre, e eu vivo viajando para aquela região, só uma vez eu vi aquela estrada completamente interditada, e foi quando teve a tromba d'agua no começo de 2009. Ai, meu amigo, não tinha nem estrada para dizer que estava interditada ... não sobrou picas.

vagnermonteiro
07/03/2012, 17:03
Alguém sabe se a estrada está "transitável" para nossos 4x4?

GuilhermeSA
16/03/2012, 12:11
Alguém sabe se a estrada está "transitável" para nossos 4x4?

Dá pra passar até de Celta, com muito cuidado é claro,,,,rsrsrs. De 4x4 é tranquilo, só tem mesmo muita pedra. Se chover ai sim é que fica legal a estrada, de noite é melhor ainda. O trecho sem asfalto é de cerca de 10km somente.

Abraços

rural taubate
19/03/2012, 11:35
Me chama estou doido para descer,pelo que sei está ruim mas todos descem

VitaoV8
04/04/2012, 14:55
Estou com uma Ranger 4X2. Estava me programando para sair de SP ate o RJ pela Dutra e voltar Por Paraty/Cunha. Entao lendo as respostas a cima vou fazer o contrario. neste fim de semana vou sair de SP descer em Cunha e Paraty e depois indo ate o RJ volto pela Dutra.

Abraços

VitaoV8
09/04/2012, 09:41
Estou com uma Ranger 4X2. Estava me programando para sair de SP ate o RJ pela Dutra e voltar Por Paraty/Cunha. Entao lendo as respostas a cima vou fazer o contrario. neste fim de semana vou sair de SP descer em Cunha e Paraty e depois indo ate o RJ volto pela Dutra.

Abraços

Concluindo, desci dia 06/04/2012. Maravilha. A unica coisa q pega é a altura do carro, estava de Ranger (4X2) e foi tranquilo. O pessoal que estava com carro de passeio pegava muito em baixo.
Se fosse para Subir tambem daria certo, mas com mais paciência. Quem for de 4X4 pode ir tranquilo.

Elver
10/04/2012, 16:24
Essa estrada é usada diariamente por moradores e comerciantes. Já cruzei várias vezes com pequenos caminhões e kombis e fuscas nessa estrada.

Ela só fica crítica mesmo em períodos de chuvas, onde o risco não é atolar e sim ser arrastado morro abaixo por uma tromba d'agua. Tirando isso, para qualquer 4x4 ou um 4x2 alto (isso inclui os pneudos Off Roaders como Cross Fox, EcoSport e afins) é um excelente passeio que, com o tempo aberto, rende ótimas fotos.

Tem a Estrada do Monjolo em Cunha que é bem divertida de fazer debaixo de chuva, não é uma trilha mas rende umas horinhas de diversão e tem umas cachoeiras muito bonitas no trajeto.

[]`s

emersonsaraiva
23/04/2012, 16:08
Estou pensando em descer neste Sábado, dia 28 de Abril.
Pelo que vi no climatempo.com.br, a tendencia é de chuva.
Alguêm tem notícias das condições desta estrada no dia próximo feriado do dia 1º de Maio?

Valeu!

williys branco
24/04/2012, 00:23
estou pensando em descer neste sábado, dia 28 de abril.
Pelo que vi no climatempo.com.br, a tendencia é de chuva.
Alguêm tem notícias das condições desta estrada no dia próximo feriado do dia 1º de maio?

Valeu!

eu e minha esposa vms com o carro dela .......se quiser nos acompanhar é so marcar um ponto de encontro

emersonsaraiva
24/04/2012, 12:23
eu e minha esposa vms com o carro dela .......se quiser nos acompanhar é so marcar um ponto de encontro

Valeu, devo passar em Cunha por volta das 14:00h deste Sábado. Se vocês estiverem por lá, podemos marcar.
Você tem notícias da estrada?

williys branco
24/04/2012, 22:28
OK..........

felix
24/04/2012, 22:57
cesar,
carro de plastico passa facil,apenas um pouco de cuidado no final,algumas pedras,
nao vai de jeep que é uma covardia.rsrs
to do lado oposto,conservatoria.
passo pela br la pelas 06hrs.
abraço e bom passeio.

Vitor Rolo
25/04/2012, 19:42
Vou descer pela estrada de cunha no sabado (28/04) pela manhã.
pretendo sair de SP as 5 horas da manhã por causa do transito.
Vou fazer tambem o trecho da estrada real que passa pelas cachoeiras do desterro e do pimenta.
Alguem sabe como está esse trecho!?!

Abraços,
Vitor.

Elver
25/04/2012, 23:15
Quando passei lá, final de dezembro de 2011, os piores trechos estavam calçados. Agora ela só fica ruim mesmo debaixo de chuva braba.

Vou descer pela estrada de cunha no sabado (28/04) pela manhã.
pretendo sair de SP as 5 horas da manhã por causa do transito.
Vou fazer tambem o trecho da estrada real que passa pelas cachoeiras do desterro e do pimenta.
Alguem sabe como está esse trecho!?!

Abraços,
Vitor.

Vitor Rolo
26/04/2012, 12:59
Quando passei lá, final de dezembro de 2011, os piores trechos estavam calçados. Agora ela só fica ruim mesmo debaixo de chuva braba.

Se realmente a previsão do tempo acertar, a brincadeira estará boa então.
Valeu pelas informações.

williys branco
26/04/2012, 13:40
se realmente a previsão do tempo acertar, a brincadeira estará boa então.
Valeu pelas informações.

amigo vc ja tem alguma pousada chale pra ficar la........ Eu e minha esposa estamos querendo ir tb

abs

Vitor Rolo
26/04/2012, 15:24
amigo vc ja tem alguma pousada chale pra ficar la........ Eu e minha esposa estamos querendo ir tb

abs

Eu reservei uma pousada no centro de Paraty. Chama pousada Aconchego.
Vou ficar o feriado por lá. Só espero que o tempo melhore um pouco.

Mucamo
17/08/2012, 15:13
To indo fazer esse estrada amanha, de cunha pra paraty, vou de sx4, vai de boa?

Dimasi
17/08/2012, 21:58
Vai tranquilo, só tomar cuidado com as pedras. Nada demais
Abs

Paraty
20/08/2012, 14:35
Vai tranquilo, só tomar cuidado com as pedras. Nada demais
Abs

Oi pessoal, alguém por aqui fez toda a estrada Real, pode dizer o que esperar de todo trecho e não só de Paraty-Cunha?

E o amigo que esteve lá em abril, pode dar o testemunho?

Grato e abraços!

Vitor Rolo
20/08/2012, 15:23
Oi pessoal, alguém por aqui fez toda a estrada Real, pode dizer o que esperar de todo trecho e não só de Paraty-Cunha?

E o amigo que esteve lá em abril, pode dar o testemunho?

Grato e abraços!

Opa!!!

Fui no feriado em Abril e foi só alegria!!
Saí cedo de SP, segui pela Dutra até Guaratinguetá. Saí na estrada sentido Paraty e antes de Cunha entrei na estrada Real, passando por trás de Cunha, visitando a Cahoeira do Desterro, Cachoeira do Pimenta e a Pedra da Marcela (pra quem quer emagrecer 5kg caminhando, é uma boa!! são 3 km de subida íngrime a pé, porem quando chega no topo da montanha, dá pra ver Paraty, Angra, etc, etc. Recomendo!)
Depois desci o trecho de serra pela estrada de terra cunha-paraty.

A viagem foi muito tranquila e muito legal. Vale a pena!!!
Fomos somente eu e a Patroa em uma viatura (Defender 90).

Abraços!

Paraty
20/08/2012, 15:41
Opa!!!

Fui no feriado em Abril e foi só alegria!!
Saí cedo de SP, segui pela Dutra até Guaratinguetá. Saí na estrada sentido Paraty e antes de Cunha entrei na estrada Real, passando por trás de Cunha, visitando a Cahoeira do Desterro, Cachoeira do Pimenta e a Pedra da Marcela (pra quem quer emagrecer 5kg caminhando, é uma boa!! são 3 km de subida íngrime a pé, porem quando chega no topo da montanha, dá pra ver Paraty, Angra, etc, etc. Recomendo!)
Depois desci o trecho de serra pela estrada de terra cunha-paraty.

A viagem foi muito tranquila e muito legal. Vale a pena!!!
Fomos somente eu e a Patroa em uma viatura (Defender 90).

Abraços!

O trecho está tranquilo assim é Toninho? Usou a reduzida nas 4?

E de Cunha pra cima, vc tem alguma outra informação?

Obrigado por compartilhar.

Abs!!!

Pquero
20/08/2012, 17:13
O trecho está tranquilo assim é Toninho? Usou a reduzida nas 4?

E de Cunha pra cima, vc tem alguma outra informação?

Obrigado por compartilhar.

Abs!!!
Boa tarde amigo!

Desci a estrada de Cunha a Paraty há 1 mês, fiz tudo em 4x2. Se fosse subir talvez precisasse usar a tração. Tá bem tranquilo, só acho que seu carro pode sofrer um pouco com a altura, vai ter que ter um pouco de paciência, muita pedra.

Tb tenho interesse em saber do resto da estrada.

Abs
Pedro

Paraty
20/08/2012, 17:16
Boa tarde amigo!

Desci a estrada de Cunha a Paraty há 1 mês, fiz tudo em 4x2. Se fosse subir talvez precisasse usar a tração. Tá bem tranquilo, só acho que seu carro pode sofrer um pouco com a altura, vai ter que ter um pouco de paciência, muita pedra.

Tb tenho interesse em saber do resto da estrada.

Abs
Pedro

Legal Pedro...

Estou vendo que o negócio é monitorar as chuvas por ali não é...

O meu é alto, tenho uma Galloper! A segunda já!

Estive nas férias de julho em Tiradentes (mas fui com a viatura civil!), e fiquei muito curioso por fazer todo o trajeto... Bora montar o comboio? :)

Abs!

Pquero
20/08/2012, 17:58
Legal Pedro...

Estou vendo que o negócio é monitorar as chuvas por ali não é...

O meu é alto, tenho uma Galloper! A segunda já!

Estive nas férias de julho em Tiradentes (mas fui com a viatura civil!), e fiquei muito curioso por fazer todo o trajeto... Bora montar o comboio? :)

Abs!
Opa!

Achei que fosse vc que tivesse o SX4! Hahaha...

Aquilo lá na época de chuva com certeza muda de figura.

Abs

Pquero
20/08/2012, 18:03
Opa!

Abs
Rapaz, tá difícil de eu me acertar com fórum, esse "gases..." que saiu no título são aquelas letras malditas de confirmação que não sei porque foram parar no título. Hehehehehe

Abs

Paraty
20/08/2012, 20:00
Rapaz, tá difícil de eu me acertar com fórum, esse "gases..." que saiu no título são aquelas letras malditas de confirmação que não sei porque foram parar no título. Hehehehehe

Abs

Aqui saiu normal. Tranquilo!

Mucaminha
21/08/2012, 14:15
Opa!

Abs

Olá pessoal, eu e meu marido, o Mucamo, que fizémos esse trecho de SX4. Posso dizer que foi tranquilo, fízemos como o 4x4 ligado integral e tal. Fizémos esse trecho no dia 18/08/2012. Tinha q tomar cuidado com as pedras,para não pegar embaixo, mas nada de muito punk não. Acho q se fosse em época de chuvas, o negócio ia ser tenso. Tem alguns trechos com lama, mas bem poucos. O carro não é alto comparado com os jipes que vcs tem, mas tb não tão baixo assim...heheh.. Aliás, fiquei impressionada, qdo vi no caminho, um cara de Kawasaki Ninja 250, subindo de Paraty para Cunha, com seu mochilão nas costas e os pneus slick...hehehe
Minha primeira estrada que posso considerar uma trilhinha q fiz com o carro, e adorei...Dá vontade de comprar um jipão mesmo, para ir em lugares realmente punks...Mas tá valendo :D

Pcarvalho
24/08/2012, 21:11
Oi pessoal. Pretendo subir dia 26/08/2012 a estrada Paraty Cunha com um SX4, será que da para subir tranquilo. A ultima veze que passei por lá foi antes das chuvas de 2009 que derrubou a estrada.

Paraty
24/08/2012, 21:26
Olá pessoal, eu e meu marido, o Mucamo, que fizémos esse trecho de SX4. Posso dizer que foi tranquilo, fízemos como o 4x4 ligado integral e tal. Fizémos esse trecho no dia 18/08/2012. Tinha q tomar cuidado com as pedras,para não pegar embaixo, mas nada de muito punk não. Acho q se fosse em época de chuvas, o negócio ia ser tenso. Tem alguns trechos com lama, mas bem poucos. O carro não é alto comparado com os jipes que vcs tem, mas tb não tão baixo assim...heheh.. Aliás, fiquei impressionada, qdo vi no caminho, um cara de Kawasaki Ninja 250, subindo de Paraty para Cunha, com seu mochilão nas costas e os pneus slick...hehehe
Minha primeira estrada que posso considerar uma trilhinha q fiz com o carro, e adorei...Dá vontade de comprar um jipão mesmo, para ir em lugares realmente punks...Mas tá valendo :D

Valeu a dica e a força Mucaminha!

Mas acho que, saindo do Rio, vou fazer meu inicio da ER via Itamonte mesmo...

O Caminho Novo da Estrada Real parece ser o mesmo da BR 040...

Num tô entendendio esse google map.

Paraty
24/08/2012, 21:27
Oi pessoal. Pretendo subir dia 26/08/2012 a estrada Paraty Cunha com um SX4, será que da para subir tranquilo. A ultima veze que passei por lá foi antes das chuvas de 2009 que derrubou a estrada.

Vai de que?

Thiago Willys
01/09/2012, 19:17
Paraty.
Estou pessando em passar nesta estrada no dia 29/09/2012. Mas estarei de viatura civil embora seja 4x4 mas não é veículo off road. Pajero Sport. embora tenha o troller e o willys. mas estarei em um congresso em SP e irei a um casamento em Parati ,no caso em questão a viatura ideal seria o troller 3.0 mas ele não tem seguro então tenho medo de ir com ele em SP. tbem estarei sem meus três filhos você me indicaria este trageto? ou deço até Mogi das cruzes e vou por alí.

Felipe Glod
03/09/2012, 13:17
Em São Paulo pelo que sempre vejo aqui no forum o risco e enorme de ter seu Troller furtado, cuidado.

Paraty.
Estou pessando em passar nesta estrada no dia 29/09/2012. Mas estarei de viatura civil embora seja 4x4 mas não é veículo off road. Pajero Sport. embora tenha o troller e o willys. mas estarei em um congresso em SP e irei a um casamento em Parati ,no caso em questão a viatura ideal seria o troller 3.0 mas ele não tem seguro então tenho medo de ir com ele em SP. tbem estarei sem meus três filhos você me indicaria este trageto? ou deço até Mogi das cruzes e vou por alí.

Thiago Willys
03/09/2012, 14:13
Em São Paulo pelo que sempre vejo aqui no forum o risco e enorme de ter seu Troller furtado, cuidado.
Então Felipe irei de Pajero Sport. ela tem seguro.

Paraty
03/09/2012, 19:29
Paraty.

Tiago... Vai na fé que tudo vai correr bem e vcs se divertirem pra valer!!!

Depois conta ok!

Devo estar indo pra lá agora no feriado e subirei até Cunha...

Confirmo e conto depois!

Abs!

Thiago Willys
04/09/2012, 21:27
Tiago... Vai na fé que tudo vai correr bem e vcs se divertirem pra valer!!!

Depois conta ok!

Devo estar indo pra lá agora no feriado e subirei até Cunha...

Confirmo e conto depois!

Abs!

vl estarei no aguardo:pensativo: mas é 90% que deve descer por esta estrada fico tbem esperando noticias suas pos feriado
Ps: levo cinta, anilha...?

Paraty
04/09/2012, 22:28
He he. Agradeço as cintas e anilhas.

Mas acho que só o amigo ai vai fazer estória nessa independencia... Por aqui o placar ta invertido... 90% de não irmos mais.

A melhor amiga da minha filha do meio, de dez anos inventou uma festinha do pijama pra elas nessa quinta... Ja viu né?

Semana passada foi aqui em casa, e além das minhas tinham mais 4 pra dormir e mais duas durante o dia...

Resultado... Tô pagando pra não me aborrecer. Hehe

Bem, nãé tanto assim. Mas quase, entende?

Abraços Wolverine!

rija
15/09/2012, 13:17
Acabei de pegar uma GV e minha mulher e eu estamos pensando em ficar o final do ano em Cunha e descer na virada para lá.
Minha duvida não é se o GV encara. Ele vai ter que se virar ahhehheehhehaha. Alguém têm sugestões de pousadas bacanas? Já fiquei na Girafa que é muito bom mas queria uma diferente desta vez.
[]ão

Thiago Willys
23/09/2012, 11:12
falta uma semana para descer de cunha parati estou na espera!!!

Elver
25/09/2012, 04:13
Recomendo a Pousada Barra do Bié.

Sempre que eu ia para Cunha a Ana e o Ciro me recebiam muito bem e a pousada é show de bola! Se for para lá mande lembranças minhas :)

Acabei de pegar uma GV e minha mulher e eu estamos pensando em ficar o final do ano em Cunha e descer na virada para lá.
Minha duvida não é se o GV encara. Ele vai ter que se virar ahhehheehhehaha. Alguém têm sugestões de pousadas bacanas? Já fiquei na Girafa que é muito bom mas queria uma diferente desta vez.
[]ão

rija
26/09/2012, 07:18
Recomendo a Pousada Barra do Bié.

Sempre que eu ia para Cunha a Ana e o Ciro me recebiam muito bem e a pousada é show de bola! Se for para lá mande lembranças minhas :)

Blz vou ver esta também. Conhece a dos Girassóis? Tá com um preço interessante também.
Abração

MFalcao
28/09/2012, 17:27
Olá gente !!

Passei a semana me programando pra descer Cunha - Paraty nesse 29/09 e só agora vi gente se animando pra fazer o mesmo na mesma data. Está de pé ? alguém daqui vai ? estou quase indo só mesmo ( no máximo com mais um zeca ).

Abração

Thiago Willys
28/09/2012, 17:35
Olá gente !!

Passei a semana me programando pra descer Cunha - Paraty nesse 29/09 e só agora vi gente se animando pra fazer o mesmo na mesma data. Está de pé ? alguém daqui vai ? estou quase indo só mesmo ( no máximo com mais um zeca ).

Abração
estou indo amanhã de certeza eu a minha esposa. estou em são bernardo do campo e devo sair pela manhã. com a viatura civil mesmo qualquer coisa meu tel:35 8826 9535.

OduMazza
28/09/2012, 19:41
estou indo amanhã de certeza eu a minha esposa. estou em são bernardo do campo e devo sair pela manhã. com a viatura civil mesmo qualquer coisa meu tel:35 8826 9535.

Estou saindo de Barueri amanhã lá pelas 6:00. Tenho que voltar amanhã mesmo... Que horário vcs vão?

MFalcao
28/09/2012, 21:36
Opa !! Show de bola. Eu gostaria de sair cedão mas como ainda estou no trabalho, vou tentar me encaixar no horário de vocês.

Isso se eu conseguir sair daqui ! Hehehehe acho q vai dar certo, tô na correria :)

Thiago Willys
28/09/2012, 22:25
Estou saindo de Barueri amanhã lá pelas 6:00. Tenho que voltar amanhã mesmo... Que horário vcs vão?
vc vai de madrugada sô!! devo sair pelas 7 ou 8 hrs

Thiago Willys
02/10/2012, 09:45
desci no dia 29 09 a vista é maravilhosa embora na hora em que cheguei na terra tinha algumas nuvens então não deu para apreciar direito. acredito que junho ou julho seja uma data legal para o visual. Murchei os pneus da viatura por preucaução mas no meu ponto de vista não chega a ser trilha, é uma estrada de terra sem coservação seria considerado um passeio 4x4 para iniciantes. para quem já participou do " vira saia ( caxambu), cava amarela ( SJDR), buraco do camel, trilha da meia noite VR. chega a ser uma viagem normal... mas vale a pena o atalho. fiz todo o trageto em 4x2. Embora o carros que eu estava era 4x4 mas não é off road. foi tranquilo, baba passeio de mulher.

Emerson Oliveira
02/10/2012, 11:48
desci no dia 29 09 a vista é maravilhosa embora na hora em que cheguei na terra tinha algumas nuvens então não deu para apreciar direito. acredito que junho ou julho seja uma data legal para o visual. Murchei os pneus da viatura por preucaução mas no meu ponto de vista não chega a ser trilha, é uma estrada de terra sem coservação seria considerado um passeio 4x4 para iniciantes. para quem já participou do " vira saia ( caxambu), cava amarela ( SJDR), buraco do camel, trilha da meia noite VR. chega a ser uma viagem normal... mas vale a pena o atalho. fiz todo o trageto em 4x2. Embora o carros que eu estava era 4x4 mas não é off road. foi tranquilo, baba passeio de mulher.

Thiago, fazer este caminho já foi uma aventura, hoje em dia é utilizado como estrada, muitos que trabalham em Paraty e moram em Cunha/Guaratinguetá e o contrário utilizam esta estrada, por isso agora está toda com cascalho, até 4x2 tem utilizado este caminho.

FALOTICVS
10/10/2012, 09:44
Agora vai, IBAMA liberou a Liçença de Instalação.

Obras na Estrada Paraty-Cunha devem começar ainda este mês - Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/rio/obras-na-estrada-paraty-cunha-devem-comecar-ainda-este-mes-6343460)

Preparem as despedidas. O trecho ruim para carros de passeio, que pra quem tem 4x4 é uma teta, vai virar estrada parque. Na minha opinião, representa um ganho sem tamanho para a região.

Soldier
10/10/2012, 11:57
Agora vai, IBAMA liberou a Liçença de Instalação.

Obras na Estrada Paraty-Cunha devem começar ainda este mês - Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/rio/obras-na-estrada-paraty-cunha-devem-comecar-ainda-este-mes-6343460)

Preparem as despedidas. O trecho ruim para carros de passeio, que pra quem tem 4x4 é uma teta, vai virar estrada parque. Na minha opinião, representa um ganho sem tamanho para a região.

Sem dúvida, caso realmente aconteça (já houveram várias "ameaças" antes), será um ganho enorme para quem reside na região, porém, o progresso tem suas desvantagens... facilitar o acesso trás todo tipo de público... vide São Thomé das Letras, Visconde de Mauá e a própria vila de Trindade em Paraty... O isolamento garante maior preservação e qualidade de vida... os locais é que devem pesar as vantagens e desvantagens.

VMTubino
10/10/2012, 12:50
Para a região sem dúvida é uma grande melhoria.

Meus pai moram em Lorena-SP e para viajar pra Paraty e região sem um 4x4 fazem uma grande volta. A única coisa ruim é não poder usar tanto a VTR pra brincar nos finais de semana

Elver
10/10/2012, 12:52
A grande maioria apoia a pavimentação dessa estrada é porque ela faz parte da rota de fuga caso dê alguma merda nas usinas de Angra, concordo com a colocação do asfalto para facilitar o acesso, porém eu acho que deveriam colocar um pedágio de valor simbólico de poucos reais para ajudar na preservação da estrada e do parque.

Para quem vai sentir saudade das aventuras nessa estrada debaixo de chuva, Cunha em outras estradas "divertidas" como a estrada do Monjolo (boa parte dela já foi pavimentada, mas ainda tem bastante diversão) e também as estradas de acesso ao Parque da Serra do Mar, a estrada principal tem boas condições, mas se você entrar pelo Bairro da Barra você vai encontrar estradas beeeem mais divertidas para um 4x4 :)

VMTubino
28/10/2012, 20:26
Desci essa estrada no dia 27/10, está em condições de trânsito.
As obras que encontrei estão somente até o fim do asfalto.

Após o fim do asfalto está uma trilha leve. O visual é o máximo

Apesar disso encontrei alguns carros "comuns" por lá, um palio sofrendo e batendo o fundo, um gol sendo ajudado por um trator.

Quem quiser perguntar sobre as condições da estrada pode ligar na base da polícia em Guaratinguetá: (12) 3111-1287 :concordo:

Sem Loção
09/11/2012, 14:46
Acabei de passar por lá, choveu muito por esses dias...

qualquer 4x4 passa de boa... carro baixo pena mas passa se for descendo, judiando... subindo tá osso pra carro normal..

puxei um caboclo agarrado com um uno que de tão acostumado tinha até cabo de aço no carro...

https://lh3.googleusercontent.com/-Ex9LbEGwByA/UJ0uAxRJgjI/AAAAAAAAIZc/C9Ea3fbJItc/s515/Passeio+Obatuba+030.JPG

Mas tá uma boa diversão... hehehe

jpuerro
13/11/2012, 20:13
Acabei de passar por lá, choveu muito por esses dias...

qualquer 4x4 passa de boa... carro baixo pena mas passa se for descendo, judiando... subindo tá osso pra carro normal..

puxei um caboclo agarrado com um uno que de tão acostumado tinha até cabo de aço no carro...

https://lh3.googleusercontent.com/-Ex9LbEGwByA/UJ0uAxRJgjI/AAAAAAAAIZc/C9Ea3fbJItc/s515/Passeio+Obatuba+030.JPG

Mas tá uma boa diversão... hehehe

Sem loção vc acha que uma tiguan cheia pode descer na boa por sua ultima visita? abs joao

Sem Loção
13/11/2012, 23:10
Sem loção vc acha que uma tiguan cheia pode descer na boa por sua ultima visita? abs joao

Hehe tive que ir buscar no santo Google e vi que a Tiguan tem vão livre de 19,5cm e tração AWD, mas com bloqueio de diferencial central, é isso? Se for pode ir de boa, que desce.... Vai raspar o fundo em alguns lugares, nada grande coisa, mesmo porque tá com muita lama que não machuca a viatura, e nas pedras passa com cuidado.... mas desce sim... A subida já é osso. Como estava com meu sogro e minha sogra no carro não quis causar um infarte neles e voltei pelo caminho do asfalto, mas pra subir deve estar bem legal...hehehe

jpuerro
14/11/2012, 10:55
Hehe tive que ir buscar no santo Google e vi que a Tiguan tem vão livre de 19,5cm e tração AWD, mas com bloqueio de diferencial central, é isso? Se for pode ir de boa, que desce.... Vai raspar o fundo em alguns lugares, nada grande coisa, mesmo porque tá com muita lama que não machuca a viatura, e nas pedras passa com cuidado.... mas desce sim... A subida já é osso. Como estava com meu sogro e minha sogra no carro não quis causar um infarte neles e voltei pelo caminho do asfalto, mas pra subir deve estar bem legal...hehehe

he he! ta ligeiro hein?

a minha ainda tem kit off road que altera as trocas de marcha em giro mais alto, muda o controle de tração e tem controle automático de descida...isto é freia sozinha :dance:

minha unica preocupação será meus amigos que são pesos pesados ha ha!! talvez transfiro um para a land de outro camarada na descida... ha ha!

acho que mesmo assim vou sentir falta da minha TR4...

valeu e abs!!

mackjunqueira
14/11/2012, 11:33
Estou querendo descer no dia 22.10.2012. Vom com a Grand Vitara - 2.0 16v - 2'', BF All 235/70 16. Vou esta com minha esposa e meu filho de 1 ano, na cadeirinha. Vcs acham loucura? Pergunto por causa do filho!
Abraços

Sem Loção
14/11/2012, 14:27
Estou querendo descer no dia 22.10.2012. Vom com a Grand Vitara - 2.0 16v - 2'', BF All 235/70 16. Vou esta com minha esposa e meu filho de 1 ano, na cadeirinha. Vcs acham loucura? Pergunto por causa do filho!
Abraços

O problema é que muda muito a condição em pouco tempo, por causa das chuvas... MAs eu desci com um casal de idosos no banco de trás da TR4 (meus sogros...) e foi "de boa"..claro quase surtaram por causa dos sacolejos, mas perigo não teve a não ser de eu ser deserdado...KKKKK

Em tempo, a TR4 que eu desci foi a da dona patroa, 2011 original com pneu Scorpion AT, não foi com a minha que é preparada.... ;)

mackjunqueira
14/11/2012, 20:16
Abraços

Ops em tempo é 22.11.2012

RodrigoPD
14/11/2012, 22:03
Mackjunqueira;

Vai fundo. Cuidado somente em épocas de chuvas torrenciais, pois as vezes desbarranca alguma coisa por lá, aí você só passa com retroescavadeira.

Em condições normais, mesmo com chuva, você sobe até de Fusca (não desmerecendo, pois Fusca é Fusca!).

Abs.

Horacio Teles
14/11/2012, 22:30
Pô colega. Pergunta pro filho de uma aninho. Se ele não achar que é uma loucura, segue em frente. Do contrário, vá por um caminho mais tranquilo, seja para Cunha, ou para Parati.

Ops em tempo é 22.11.2012

mackjunqueira
15/11/2012, 21:32
Pô colega. Pergunta pro filho de uma aninho. Se ele não achar que é uma loucura, segue em frente. Do contrário, vá por um caminho mais tranquilo, seja para Cunha, ou para Parati.

Putz! Vou perguntar para o nenem!!! Se ele não chorar é para descer!!!!

RodrigoPD
16/11/2012, 12:18
O problema é que o garoto vai começar a chorar todo final de semana para descer de novo...

Ai já viu...

Com 18 anos ele vai querer um Jeep Willys, e, depois de tando sacrifício para educar um filho, fazendo-o uma pessoa de bem, você deixa ele se afundar no universo sem volta das drogas...

É viciante, por isso não vendo meu Willys e tenho crises de abstinências quando ele não está comigo nos finais de semana :-)

Sem Loção
16/11/2012, 13:12
O problema é que o garoto vai começar a chorar todo final de semana para descer de novo...

Ai já viu...

Com 18 anos ele vai querer um Jeep Willys, e, depois de tando sacrifício para educar um filho, fazendo-o uma pessoa de bem, você deixa ele se afundar no universo sem volta das drogas...

É viciante, por isso não vendo meu Willys e tenho crises de abstinências quando ele não está comigo nos finais de semana :-)

Uai mas não é essa a intenção????

:bananadança:

RodrigoPD
18/11/2012, 21:02
Kkkkkkkkkkkkk Sempre!!!

toyotabike
18/11/2012, 21:10
Desci com um gol , a pior besteira que fiz na vida ,, mas Desci de cunha paraty ,,
tinha hora de os amigos descerem do carro para puxar de um lado para outro ah como queria estar com minha band rsrsrssr
Mas só a ventura e o visual valeu .....

rija
23/11/2012, 07:42
to indo ficar do Natal para o ano novo em Cunha e descer no dia 31 para Parati antes do Réveillon. Alguém já fez esta brincadeira e sabe dizer se a descida fica um inferno?

[]ão

Sem Loção
23/11/2012, 07:57
to indo ficar do Natal para o ano novo em Cunha e descer no dia 31 para Parati antes do Réveillon. Alguém já fez esta brincadeira e sabe dizer se a descida fica um inferno?

[]ão

De XJ??? Moleza...

Se tiver chovido vai ter muita lama, mas na descida principalmente, nada que assuste uma Cheroka... fui depois de uma boa chuva, com uma TR4 original com aqueles pneuzinhos barriga de cobra e foi sussa...

Edgar Caldeira
23/11/2012, 09:19

[]ão

para de ser gay rija!! ate o i30 desce la´rssss

rija
24/11/2012, 10:32
Ahahheheheha amigos, não to falando da trilha. To falando do número de pessoas descendo ao mesmo tempo :).
Vou com a Poroca, uma GV com pneu slick e problema dela se ela não se comportar bem lá.
[]ão

Sem Loção
24/11/2012, 13:14
Ahahheheheha amigos, não to falando da trilha. To falando do número de pessoas descendo ao mesmo tempo :).
Vou com a Poroca, uma GV com pneu slick e problema dela se ela não se comportar bem lá.
[]ão

KKKK.... agora entendi...

Acho que não tem jeito daquela descida ficar movimentada.... ainda mais se chover, o povo não anima...

DanielPLP
24/11/2012, 19:29
Pessoal,

Onde eu pego a trilha em Cunha?
Dei uma olhada no Google mas não achei nenhum croqui ou indicação, só uns vídeos do YT com uns infelizes que foram de carro de passeio hehehehe.

Queria só as referências básicas pra pegar a terra e sair em Paraty.

Abração

Sem Loção
24/11/2012, 21:22
Pessoal,

Onde eu pego a trilha em Cunha?
Dei uma olhada no Google mas não achei nenhum croqui ou indicação, só uns vídeos do YT com uns infelizes que foram de carro de passeio hehehehe.

Queria só as referências básicas pra pegar a terra e sair em Paraty.

Abração

Chegando pela estrada normal, manrtenha-se sempre À direita não tem erro..

https://lh3.googleusercontent.com/-rguOQN3qG7w/ULFWRSSgsfI/AAAAAAAAJww/IJva4W_tP9A/s576/ScreenShot032.jpg

Ela começa de asfalto mesmo, tá com bastante trechos em obras... de terra mesmo são +/- 12km na descida da serra... a chegada em Paraty é asfaltada também...

mackjunqueira
28/11/2012, 10:45
Pessoal, desci!!!! Deu tudo certo.... só fiquei um pouco com dó do nenem... a cabeça dele ia de um lado para o outro!!! rsrsrsrs... mas é bom para ele ir acostumando!!! kkkkkkk

A estrada esta com muitos buracos fundos, e muitas pedras grandes.... Mas desci de boa.... e bem devagarzinho!!!! os 9km de terra demorei uns 45 minutos...
Mas valeu a pena. É muito bonito!!!!

Abraços!!!

rija
15/12/2012, 21:57
Chegando pela estrada normal, manrtenha-se sempre À direita não tem erro..

https://lh3.googleusercontent.com/-rguOQN3qG7w/ULFWRSSgsfI/AAAAAAAAJww/IJva4W_tP9A/s576/ScreenShot032.jpg

Ela começa de asfalto mesmo, tá com bastante trechos em obras... de terra mesmo são +/- 12km na descida da serra... a chegada em Paraty é asfaltada também...

"Sem loção", este mapa aí é um tracklog para Garmin? E pode me passar ele?
Estarei indo para lá dia 27 e a ideia é descer quase todos os dias para Parati.
Abração!

mackjunqueira
16/12/2012, 09:58
Tem placas indicando!!! Não tem erro!!!

Sem Loção
16/12/2012, 11:41
"Sem loção", este mapa aí é um tracklog para Garmin? E pode me passar ele?
Estarei indo para lá dia 27 e a ideia é descer quase todos os dias para Parati.
Abração!

Como o Mackjunqueira disse, tem erro não sô..

aqui vai -> Wikiloc - Rota 4x4 Cunha a Paraty trilha - - GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3731085)

Bom passeio!

rija
17/12/2012, 07:58
Têm razão. A estrada têm até no Brazil Citymap :). Vi no Basecamp ontem. Mas valeu pelo site. Não conhecia ele.
[]ão

Normio
18/12/2012, 23:30
Pessoal,

Alguém tem idéia de como está a estrada de Cunha para Paraty?
Li em um site de uma pousada para evitar essa estrada porque estava mal conservada e interditada para obras.

Abs!

mackjunqueira
19/12/2012, 09:04
Eu passei la mes passado!!! Esta com bastante buracos fundos e pedras!!! Mas carro alto (4x4) desce tranquilo!!!

mackjunqueira
19/12/2012, 09:06
Esta somente vom 9 km de terra!!! Realmente estão mexendo na estrada, mas nao atrapalha! Os buracos q falei é na parte fe terra!

rija
19/12/2012, 09:41
Pessoal,

Alguém tem idéia de como está a estrada de Cunha para Paraty?
Li em um site de uma pousada para evitar essa estrada porque estava mal conservada e interditada para obras.

Abs!

Uai mas isto é preocupação. Agora que eu to empolgado para descer mesmo ahahehehehhahahehehehha.
Com a GV vai tranquilo pelo que a turma tem falado aqui.
[]ão

rija
19/12/2012, 19:48
Tava vendo o site do Wikiloc e tem Cunha/São Luiz do Paraitinga. Alguém já fez?
[]s

Paraty
19/12/2012, 21:12
Esta somente vom 9 km de terra!!! Realmente estão mexendo na estrada, mas nao atrapalha! Os buracos q falei é na parte fe terra!

Está em obras mesmo? Muita gente, máquinas? Grato!

Normio
19/12/2012, 23:23
Uai mas isto é preocupação. Agora que eu to empolgado para descer mesmo ahahehehehhahahehehehha.
Com a GV vai tranquilo pelo que a turma tem falado aqui.
[]ão

O meu maior problema é de tempo. Quero ver qual caminho de SP até Paraty é a mais rápida....

Sem Loção
19/12/2012, 23:29
O meu maior problema é de tempo. Quero ver qual caminho de SP até Paraty é a mais rápida....

Mais rápido? Certamente descer a Tamoios e seguir Caraguá-Ubatuba-Paraty

A descida por Cunha tem esses 10km que se tiver chovendo é mais de hora, se não quiser porrar o carro...

Mas é meu caminho preferido hehehehe

Paraty
19/12/2012, 23:56
Tava vendo o site do Wikiloc e tem Cunha/São Luiz do Paraitinga. Alguém já fez?
[]s

Ja fiz a muitos anos atrás e era simplesmente uma estrada de chão muito bem conservada. Mistérios e surpresas zero. Tranquilidade do inicio ao fim!

mas a muitos anos....
pabs

Eduardo Velo
20/12/2012, 09:34
Tem a opção de descer pela Osvaldo Cruz tb , entra pra S. Luis do Paraitinga e segue descendo a Serra , tem muitas curvas fechadas , mas o visu é interessante ...
Por Cunha vai demorar mais mesmo , além de ser de terra tem uns atrativos na beira da estrada , tem uma cachoeira na beira da estrada com um lugar pra encostar o carro , depois tem a Igreja da Penha que tem a cachoeira do escorrega e a ponte pensil qdo acabar de descer a serra ...
Ainda pode pegar um caminho bem longo e chegar lá a noite , indo por Paranapiacaba , Quatinga , Taiaçupeba , atravessa a M. Bertioga , Salesópolis , atravessa a Tamoios , balsas até Natividade , S. L. Paraitinga , Lagoinha ( Cach. Grande ) , Cunha , Paraty ... prepara a maquina pra tirar muitas fotos e bom passeio ...

abs ...

Sem Loção
20/12/2012, 10:33
Tem a opção de descer pela Osvaldo Cruz tb , entra pra S. Luis do Paraitinga e segue descendo a Serra , tem muitas curvas fechadas , mas o visu é interessante ...
Por Cunha vai demorar mais mesmo , além de ser de terra tem uns atrativos na beira da estrada , tem uma cachoeira na beira da estrada com um lugar pra encostar o carro , depois tem a Igreja da Penha que tem a cachoeira do escorrega e a ponte pensil qdo acabar de descer a serra ...
Ainda pode pegar um caminho bem longo e chegar lá a noite , indo por Paranapiacaba , Quatinga , Taiaçupeba , atravessa a M. Bertioga , Salesópolis , atravessa a Tamoios , balsas até Natividade , S. L. Paraitinga , Lagoinha ( Cach. Grande ) , Cunha , Paraty ... prepara a maquina pra tirar muitas fotos e bom passeio ...

abs ...

Pela Oswaldo Cruz demora mais que pela Tamoios e menos que por Cunha, mas a estrada realmente é muito legal, a paisagem é muito bonita, tudo asfaltado... é uma descida que vale muito a pena também!

rija
21/12/2012, 10:23
Valeu pelas dicas amigos mas qual é o mais rápido neste caso? Vou fazer um rafting e quero chegar lá rápido. Na volta vou pegar o caminho mais bonito.

[]ão!!!

Pela Oswaldo Cruz demora mais que pela Tamoios e menos que por Cunha, mas a estrada realmente é muito legal, a paisagem é muito bonita, tudo asfaltado... é uma descida que vale muito a pena também!

Sem Loção
21/12/2012, 11:14
Valeu pelas dicas amigos mas qual é o mais rápido neste caso? Vou fazer um rafting e quero chegar lá rápido. Na volta vou pegar o caminho mais bonito.

[]ão!!!

saindo de SP... desce pela Tamoios, chega em Caraguá, è E vai pra Ubatuba.... líquido e certo, se tá querendo ir mais rápido esquece Oswaldo Cruz e muito menos Cunha...

acesar
21/12/2012, 13:31
Se voce vier de SP o mais rapido e pela Tamoio porem, verifique se nao esta em obras..! Ah, tambem ira depender do local em Ubatuba que vc vai. Se vc for para o lado sul vale a pena a Tamoio agora, se for para lado norte, vale a pena a Osvaldo Cruz. Ira depender tamvem do horario que pretende chegar em Ubatuba. Se for por volta das 11h, vale a pena a Osvaldo Cruz.

Eu faria o seguinte roteiro desceria pela Osvaldo Cruz (economize os freios na estrada, trecho de serra tranquilo de 6Km mas usara bastante os freios) e subiria pela estrada Paraty Cunha (trilha leve porem com bastante pedras e sem emocao, porem muito bonita) e aproveitaria uma parada na cachoeira grande em Lagoinha, pegaria sentido pindamonhangaba (trilha leve) e sairia de volta na dutra.
Boa viagem e abracos

mackjunqueira
21/12/2012, 14:45
Está em obras mesmo? Muita gente, máquinas? Grato!

Este em obras sim..... Tem máquinas e trabalhadores.... mas nada que atrapalhe.

Só para saber os 9 km de terra eu demorei 45 minutos.... Esta com muita neblina, não vi cachoera alguma. Mas a demora foi por conta que a estrada esta com muito buracos fundos e pedras grandes e estava com meu filho de apenas 9 meses dentro do carro!!! Ai já viu... tem que ir bem devagar para não moer o carro e por causo do bebê!!

Abraços!

rija
22/12/2012, 15:05
Se voce vier de SP o mais rapido e pela Tamoio porem, verifique se nao esta em obras..! Ah, tambem ira depender do local em Ubatuba que vc vai. Se vc for para o lado sul vale a pena a Tamoio agora, se for para lado norte, vale a pena a Osvaldo Cruz. Ira depender tamvem do horario que pretende chegar em Ubatuba. Se for por volta das 11h, vale a pena a Osvaldo Cruz.

Eu faria o seguinte roteiro desceria pela Osvaldo Cruz (economize os freios na estrada, trecho de serra tranquilo de 6Km mas usara bastante os freios) e subiria pela estrada Paraty Cunha (trilha leve porem com bastante pedras e sem emocao, porem muito bonita) e aproveitaria uma parada na cachoeira grande em Lagoinha, pegaria sentido pindamonhangaba (trilha leve) e sairia de volta na dutra.
Boa viagem e abracos

Amigos valeu pelas dicas. Eu vou estar em Cunha a todo momento e de lá vou partir para as aventuras. Vou ficar 7 dias então vai dar tempo para ver bastante coisa.

Abração.

Normio
23/12/2012, 15:23
Amigos valeu pelas dicas. Eu vou estar em Cunha a todo momento e de lá vou partir para as aventuras. Vou ficar 7 dias então vai dar tempo para ver bastante coisa.

Abração.

Opa Ricardo, tudo bom?

Quando puder, se você for pegar a estrada de Cunha, coloca como que está as condições.
Dependendo dela, penso em pegar essa estrada.

Abraços!

rija
24/12/2012, 09:22
Po dexa. Mas depende se tiver Internet por lá. Vou tirar umas fotos e mando por aqui.
Abracão.

rija
03/01/2013, 20:47
Salve turma.

Fiz a trilha 2x com a Poroca (uma GV original até nos pneus). Das 2 vezes vi carros 4x2 como um Veloster, PT Cruiser, 307 descendo e Fusca e Saveiro (uma até com pneu com perfil baixo) subindo. Os que estavam de carro baixo era na maioria desavisados. Parece que o Googlemaps sai por ali para quem vem por Aparecida mas desceram com até 5 pessoas no carro. Subir estava mais complicado mas de 4x4 tava mamão com açúcar.

Não tirei fotos porque não tem nada para ver. A trilha está cheia de pedras presas, não tem que passar de lado nelas e o carro nem chega a patinar. E da 2a vez tinha caído o mundo uma noite antes. Nada de trator ou em obras.

E agora é oficial. O IBAMA liberou a licença para terminar o trecho de 10 kms. Cunha já não está lá aquelas coisas do meu ponto de vista. Perdeu o charme e os preços estão na estratosfera. O Quebra Cangalha, magnífico por sinal tava cobrando 100 pila por 3 horas de ceia. Agora com a abertura vai ficar 20x pior. Paraitinga depois da enchente parece que levou outras coisas também. As casinhas charmosas da praça viraram na maioria butecos sujos. Fazia 10 anos que eu não ia para lá e fiquei decepcionado.

Dica de pousada em Cunha é a dos Girassóis. O lugar é fantástico, afastado da cidade e o dono cozinha muito. Foi presidente da Cunhatur, fez cursos de culinária fora do País, têm desde uma massa com carne até Carre de Cordeiro com uma farofa preparada por ele. Sugestão é a costela. É dali direto para a rede. E preço justo! Não paguei mais que 30 por prato e saia rolando.

Bom é isto. Se quiserem mais alguma info mandem e-mail.

[]ão e bom 2013 a todos!

adriano cabral
03/01/2013, 21:03

[]ão!!!

Seguinte a Tamoios está terrível. Em obras com muitas maquinas, asfalto raspado e "quebrado" por maquinas e pedras, sem acostamento, e sinalização péssima. EVITE.

Desce por Ubatuba, vai com calma que é sossegado, desce engrenado (1ª, 2ª ou reduzida)

Sobe por Paraty/Cunha e boa viagem.

Abs

vagnermonteiro
04/01/2013, 15:49
Ou então sobe pela estrada da perrobras :-)

acesar
05/01/2013, 10:30
Ou então sobe pela estrada da perrobras :-)

vamos reraliza la no dia 25

rija
06/01/2013, 08:33
vamos reraliza la no dia 25
Como é esta trilha? 4x4 sem preparação nenhuma passa?
[]s

acesar
06/01/2013, 10:00
[]s

Não a conheço mas, vamos que vamos... estaremos descendo-a e esticando ate Ilhabela para realizar Castelhanos e passar o final de semana. Estou indo bem com minha 4x2 e qualquer coisa uso o guincho. O segredo e descer em turma.
Se tiver oportunidade vamos com a gente! (tem um grupo de discussão dsta trilha, entra la).

Abraços

Ricardo - Neon
25/02/2013, 09:42
[]s

Amigos foristas;

Desci esta trilha no Sábado com tranquilidade (TR4 Original), subi ontem após uma chuva boa que caiu por lá no sábado a tarde, claro que a subida com com mais desafios, mas é um lindo passeio e vale muito a pena.
Quanto aos 4x2 que descem o que fiquei sabendo é que alguns GPS's indicam esse caminho como a menor distânci de SP à Paraty, os desavisados quando percebem já estão na trilha, encontrei vários.

Abs

Ricardo

Edgar Caldeira
26/03/2013, 10:16
Alguem tem noticias de cunha x parati ?

antoniorebello
26/03/2013, 10:42
Edgar subi de Paraty a Cunha semana passada, e a estrada estava boa, parece até que tinham passado máquina em alguns trechos, era Sábado e tinha bastante carro baixo descendo, só não gostei da cara que o dono de um Fusion estava rsrsrs. O ideal é ligar antes pra alguma pousada ou agencia de turismo e se informar pois tem chovido muito na região.

Edgar Caldeira
27/03/2013, 09:32
Edgar subi de Paraty a Cunha semana passada, e a estrada estava boa, parece até que tinham passado máquina em alguns trechos, era Sábado e tinha bastante carro baixo descendo, só não gostei da cara que o dono de um Fusion estava rsrsrs. O ideal é ligar antes pra alguma pousada ou agencia de turismo e se informar pois tem chovido muito na região.

Blz, então ta fácil. Obrigado

Paulo Brucutu
05/04/2013, 14:18
Edgar, desci e subi a serra este final de semana da pascoa e a estrada esta assim: para descer qualquer 4x2 mais alto vai de boa,
para subir já é mais complicado 4x2 não sobe ( no bar que fica no final da descida o dono me disse que tem uns malucos que sobem de fusca e brasilia eu não vi ), com qualquer 4x4 em condiçoes originais vai tranquilo.

GPBarbosa
06/04/2013, 19:45
Eu fui em março e cruzei com uno, fusca e outros 4x2 subindo...
mas com certeza alguns prejuízos eles tiveram...

RodrigoPD
08/04/2013, 17:12
Fusca sobe a estradinha Paraty - Cunha dando risada...

Sem Loção
08/04/2013, 18:00
Fusca sobe a estradinha Paraty - Cunha dando risada...

x2

e muitas outras...

mas quando eu fui tinha um chegado agarradaço de Uno... o cabra era tão acostumado que tinha ponto de ancoragem e cabo de aço no porta-malas.... ranquei o Uno dele e ele seguiu viagem... KKKK

Carriola
14/05/2013, 15:16
Como está a estrada? Ta dando pra passar?

Rafeira
02/08/2013, 11:43
Como está a estrada? Ta dando pra passar?

Bom dia, queria saber dos nossos amigos aqui, se alguém tem informação sobre o trecho de Cunha a Paraty. Se houve desabamento, como está.

Abraço.

Dimasi
02/08/2013, 20:19
Subi por ela dia 6/7. Para carro alto estava tranquila. Nem precisa de tração

Carriola
06/08/2013, 10:27
Ta dando pra descer na boa? Agora que tenho um 4x4 quero ir para Paraty.

Abraços

acesar
06/08/2013, 10:28

Abraços

Va tranquilo... passeio

Carriola
06/08/2013, 10:38
Ai é legal... conta meu pai uma vez q desceu de Monza e chegou moido la embaixo... kkkkk

higatetsuo
01/10/2013, 16:42
Vou descer neste fim de semana, recebi um e-mail assim depois de ligar para o pessoal da estrada:

Conforme informamos por telefone não há um site onde possa ser consultado informações sobre as obras da Estrada-Parque, porém o Sr. pode obter essas informações sempre que necessário, através da Ouvidoria nos telefones (21) 7954-1920 (12) 3111-1247 ou no e-mail comunicacaoparatycunha@obras.rj.gov.br (https://webmail.proderj.rj.gov.br/src/compose.php?send_to=comunicacaoparatycunha@obras.r j.gov.br).

As obras de pavimentação na Estrada-Parque Paraty-Cunha RJ165 tiveram início em 27/05/13 e foram executados trabalhos de limpeza local e atualmente vem sendo realizado a finalização do trabalho de drenagem e o início das construções dos muros de arrimo, sua previsão é de 18 meses de atividade.
Para comportar o tráfego de maquinários foi necessário executar o nivelamento do trecho, essas atividades cotidianas e a umidade da região fazem com que estrada fique coberta por lama e escorregadia, não sendo aconselhável a travessia em carro de passeio dependendo das condições climáticas.
Quanto às interdições na RJ-165, não estão ocorrendo. A rodoviaestá sendo paralisada no trecho que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina (9,4 km) nos dois sentidos de acordo com a necessidade da obra, de segunda á sexta-feira. O tempo de paralisação é de até 3 horas por interrupção, podendo ter várias interrupções por dia. Os objetivos destas paralisações são dar uma melhor produção à obra e, principalmente, manter a segurança do usuário.
Atenciosamente,

Flávia Monteiro e Paula Oliveira
Programa de Comunicação Social - UERJ
Estrada-Parque Paraty-Cunha RJ-165

Horacio Teles
02/10/2013, 21:13
Pode ficar parado mais de três horas??? Aí é um baita enrosco. Sei não.
Vou descer neste fim de semana, recebi um e-mail assim depois de ligar para o pessoal da estrada:

Conforme informamos por telefone não há um site onde possa ser consultado informações sobre as obras da Estrada-Parque, porém o Sr. pode obter essas informações sempre que necessário, através da Ouvidoria nos telefones (21) 7954-1920 (12) 3111-1247 ou no e-mail comunicacaoparatycunha@obras.rj.gov.br (https://webmail.proderj.rj.gov.br/src/compose.php?send_to=comunicacaoparatycunha@obras.r j.gov.br).

As obras de pavimentação na Estrada-Parque Paraty-Cunha RJ165 tiveram início em 27/05/13 e foram executados trabalhos de limpeza local e atualmente vem sendo realizado a finalização do trabalho de drenagem e o início das construções dos muros de arrimo, sua previsão é de 18 meses de atividade.
Para comportar o tráfego de maquinários foi necessário executar o nivelamento do trecho, essas atividades cotidianas e a umidade da região fazem com que estrada fique coberta por lama e escorregadia, não sendo aconselhável a travessia em carro de passeio dependendo das condições climáticas.
Quanto às interdições na RJ-165, não estão ocorrendo. A rodoviaestá sendo paralisada no trecho que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina (9,4 km) nos dois sentidos de acordo com a necessidade da obra, de segunda á sexta-feira. O tempo de paralisação é de até 3 horas por interrupção, podendo ter várias interrupções por dia. Os objetivos destas paralisações são dar uma melhor produção à obra e, principalmente, manter a segurança do usuário.
Atenciosamente,

Flávia Monteiro e Paula Oliveira
Programa de Comunicação Social - UERJ
Estrada-Parque Paraty-Cunha RJ-165

higatetsuo
04/10/2013, 12:52
de 2a a 6a. tem fechamento. Sab e dom liberado, mas sem pedra, com lama.

Pode ficar parado mais de três horas??? Aí é um baita enrosco. Sei não.

higatetsuo
08/10/2013, 08:45
Desci a cunha-paratola. realmente aterraram tudo, pura lama para descer.

João Carlos Fonseca
16/10/2013, 13:19
Olá pessoal!!!

Alguém sabe dizer quais as condições da estrada Cunha Paraty, pretendo descer no sábado dia 19/10.

João Carlos Fonseca
16/10/2013, 19:31
Boa noite pessoal!

Devo descer no Sábado de manhã, se mais alguém estiver afim, podemos ir juntos, sou de São Paulo Capital.

abraços

higatetsuo
18/10/2013, 12:09
Como o tempo parece que vai estar bom, nada que possa dar alguma diversão. Praticamente um tapete!

João Carlos Fonseca
18/10/2013, 12:25
Parece que vai chover!!! deve melhorar a brincadeira...

Carriola
18/10/2013, 12:45
De sabado esta liberada para descer? Quero ir com meu pai num final de semana.

Abraços

João Carlos Fonseca
18/10/2013, 13:28

Abraços

Acho que tá liberado aos sábados e domingos, amanhã vou saber...

Caso queira ir junto e só avisar

Abraços

João Carlos Fonseca
21/10/2013, 11:47
Oi pessoal!!!

Desci no Sábado e foi bem tranquilo nem precisa 4x4 só tem um pouco de lama até 4x2 desce, alias ví uma strada, um celta e um corsa que estavam subindo, judia um pouco mas dá pra ir.

Local muito bonito mesmo depois de asfaltado vai valer a pena o passeio.

Depois coloco algumas fotos.

Abraços

julianoaccioly
21/10/2013, 20:36
Caloca umas fotos mesmo para ter uma idéia de como que tá...abraços

brunomac90
27/10/2013, 18:10
Pessoal, estou querendo fazer o percurso Paraty - Cunha em Dezembro, alguem sabe como esta?

João Carlos Fonseca
27/10/2013, 20:20
Boa noite!

Dá pra ir tranquilo, fui no dia 19/10 de Cunha-Paraty e só tinha alguns trecho de lama mas parece um tapete vi até 4x2 subindo, como estão em obras e até dezembro deve ficar melhor, vou colocar algumas fotos...

abraços a todos

Carriola
29/10/2013, 11:27
Nossa... as ruas de Bertioga estão piores q isso dai... kkkk

georgesjc
03/11/2013, 13:05
Também pretendo descer pra Parati durante Novembro. Provavelmente durante o feriado de 15/11

ORIONE
10/11/2013, 16:06
Pessoal e pra esse feriado do dia 15 a estrada vai estar liberada? Tem dias q ela fica interditada? Abs.

ORIONE
11/11/2013, 02:13
Ninguem????

João Carlos Fonseca
12/11/2013, 07:04
Pessoal e pra esse feriado do dia 15 a estrada vai estar liberada? Tem dias q ela fica interditada? Abs.

Bom dia!!!

Pode ir tranquilo,

Nos finais de semana a estrada é liberada, mas na dúvida liga, na pagina anterior tem um site e os telefones.

abraços

Walter da Camper
12/11/2013, 10:33
Desci dia 9/11 (sábado) e estava liberada, porque a obra é interrompida nos finais de semana.

A lama está misturada com muito pedrisco e por isso não há risco de atolamento.

Alguns trechos formam facões que podem raspar o assoalho de carros comuns, mas não impedem de prosseguir com qualquer 4x2 (tinha um C3 descendo).

Drauzio.Macedo
26/11/2013, 23:00
Passei no Sábado dia 23/11, até New Civic passa....

440954

440955

Carriola
21/01/2014, 17:50
E ai... ta descendo suave?

Rafeira
22/01/2014, 07:30
E ai... ta descendo suave?

A essa altura do campeonato se ela não estiver asfaltada, ela deve no minimo estar uma estrada de terra melhor que as ruas de SP, com direito a menos buraco e menos costelas de vacas.

Acho que da pra arriscar com qualquer carro alto. Mesmo 4X2 para descida. Se alguém tiver noticias, ajudem- nos!

Amazon
22/01/2014, 09:29
Amigos, passei por lá algumas semanas atrás (2, 3)

O início da descida tem muitas "costelas, ficando bem inconfortável até para 4x4, alto, acostumado com trilha e etc
O resto do caminho da pra ir com 4x2 alto
Carro de passeio ainda sofre bastante, apesar de passar

Kaio Pecly
24/04/2014, 19:58
Passei por lá nesse domingo de feriado, subindo, e digo:
Se não tá um tapete ainda, vai ficar. Grande parte do trajeto que ainda é de terra já passaram máquina pra deixar liso e só acumula lama nas laterais da pista. Em vários trechos só passa um carro por vez, mas a chance de encontrar com alguém no sentido contrário num desses trechos é quase nula, e se vc estiver de 4x4, ligue a tração e seja feliz passando no meio da lama e deixe a parte lisa pro outro motorista.
Eu subi com calma, fazendo o carro patinar um pouco a traseira só pra fazer uma graça(estava chovendo e com MUITA neblina) e tomei ultrapassagem de um Corolla(NA SUBIDA, repito).
Resumindo, tá sem mistério, qualquer carro vai.

AndréAngra
19/05/2014, 10:56
A ultima vez que passei (carnaval) tinha um monte de carro pequeno passando.....mas quando estava descendo, tinha um cara de uma Duster que forçou muito numa subida, e soltou o barro que estava batido....
Daquele ponto, carro 4x2 já não passava mais.....até para carro leve ficou dificil subir!!!

Mas a noticia que tenho é que está passando de boa....exceto caminhões....

a4pes
26/06/2014, 10:04
Acabo de ligar para a Ouvidoria da Estrada Paraty-Cunha (12) 3111-1247 e me informaram que a estrada está tranquila (mais ainda se tem 4x4) e as interrupções não chegam mais a 3 horas, me disseram ser super rápidas. Qualquer coisa é só tentar passar por volta da hora do almoço que é mais certo que não ficará parado.Vou tentar postar fotos e como foi. Parto daqui a pouco pra lá.Valeu pela dica de todos vocês, foi de grande ajuda até aqui.

windhead
30/06/2014, 11:09
Pessoal,

Alguém aí desceu recentemente? Mais alguma história tenebrosa sobre assaltos no percurso?

Abs

AndréAngra
07/07/2014, 15:04
Estava rolando assaltos?
Nem estava sabendo....

windhead
08/07/2014, 20:06
Estava rolando assaltos?
Nem estava sabendo....

Pois é, André. Fui ver uns vídeos no youtube esses dias sobre a reforma da estrada e tinha um pessoal comentando sobre isso também. Brasil-il-il-il...

Acaba que o conselho é sempre o mesmo: nunca ir sozinho, evitar descer à noite, etc.

Abs!

AndréAngra
09/07/2014, 09:10
A noite, de fato, não deve ser muito legal a estrada.....não tem iluminação alguma, e se quebrar lá, só no outro dia de manhã, mas assalto, durante o dia é tenso.....

As ultimas 3 vezes que subi, tinha um carro da PM RJ na subida, antes de iniciar o barro.....será que é por conta disso que eles estavam lá?

XandaoMV
09/07/2014, 12:04
Bom dia meus camaradas, estou querendo descer a serra na semana que vem pois estarei de férias e pelo que sei a estrada está transitável, somente com chuva tá tenso o trecho de terra, mas nada que um 4x4 não resolva, depois postarei as fotos e boa aventura a todos.

L200 Outdoor 2011

sportster
23/07/2014, 09:50
Trajeto Cunha - Paraty será feito em 40 minutos com pavimentação.

57 Pavimentação da estrada Paraty-Cunha deve facilitar acesso às cidades - d 17/07/2014 - a Turismo - 1c Folha de S.Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/07/1486707-pavimentacao-da-estrada-paraty-cunha-deve-facilitar-acesso-as-cidades.shtml)

windhead
23/07/2014, 23:16
Trajeto Cunha - Paraty será feito em 40 minutos com pavimentação.

57 Pavimentação da estrada Paraty-Cunha deve facilitar acesso às cidades - d 17/07/2014 - a Turismo - 1c Folha de S.Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/07/1486707-pavimentacao-da-estrada-paraty-cunha-deve-facilitar-acesso-as-cidades.shtml)

Uma pena...

Castelhanos já foi pro saco... e agora Cunha-Paraty.

Sem querer ser dramático, mas se continuar assim logo logo a trilha mais próxima será a Transamazônica! :? rsrs

AndréAngra
04/09/2014, 06:48
Domingo, dia 31/08/2014 passei por lá...e as obras de calçamento estão rolando....aliás, tá ficando bem legal a obra!
Mas vai acabar a diversão! Aproveitem enquanto ainda tem um trecho de barro, pois vai acabar!
.476313476314

netto mietto
04/09/2014, 08:22
É o progresso

windhead
07/09/2014, 13:48
É o progresso

Pois é... é como já dizia Sá e Guarabyra:

O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar

O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão

Mas enquanto tiver barro, vamos chegando. Quero ver se em nov/dez agora eu desço por lá. Se mais algum camarada fizer o percurso, vamos atualizando o tópico.

Obrigado!

cjnadaes
07/09/2014, 19:32
Pois é... é como já dizia Sá e Guarabyra:

O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar

O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão

Mas enquanto tiver barro, vamos chegando. Quero ver se em nov/dez agora eu desço por lá. Se mais algum camarada fizer o percurso, vamos atualizando o tópico.

Obrigado!

Vendo os posts corri este fds para subir a estrada. Nao queria tirar a graça de ninguém mas acho que até 4x2 ja sobe ela...perdeu a graça.

RodrigoPD
29/09/2014, 11:31
Desci e subi esse trecho da Estrada Real (Cunha - Paraty) neste último final de semana com a Explorer.

Uma juíza ordenou que as obras fossem interrompidas de imediato até que os responsáveis pela sua execução apresentem um EIA (Estudo de Impacto Ambiental).

Partindo de Cunha, e após o término do asfalto, a estrada tem uma espécie de calçadão. Foi alargada, e foram feitos coletores de águas pluviais em sua lateral. Contudo, acredito que até pela liminar da justiça, de uma hora para outra acaba-se esse calçadão e começa a estrada de terra.

Alguns trechos tem alguma intervenção, ou seja, já tiveram suas margens alargadas, seu chão melhorado, etc. Mas ainda é de terra.

Mais para perto de Paraty existem locais onde nada foi mexido, e, portanto, dá para ter um nível de emoção um pouco acima de zero. No dia em que desci a estrada, um Santana antigo desceu atrás de mim. Na frente descia uma Montana carregando uma moto e, inclusive, cruzei com uma Strada subindo carregando alguns móveis na caçamba.

No retorno (subida), com a chuva que caiu sábado a tarde e domingo, não vi carros 4x2 subindo (exceto muitos Fuscas de Cunha - a Capital do Fusca - mas Fusca é Fusca, é uma espécie diferente de 4x2 rs...), mas cruzei com alguns descendo, inclusive carros de passeio (vulgarmente conhecido no fórum de plasticars) mais baixos.

Com um pouco de técnica, e sem nenhuma dó, qualquer carro desce essa estrada. Obviamente que em alguns locais poderão ocorrer umas raspadas na parte inferior do carro, mas nada além disso.

Contudo, subir essa estrada em 4x2 de tração dianteira em dia de chuva não seja uma tarefa das mais simples. Mas é a única maneira de ter diversão e emoção: no atual estado desta estrada, subir de 4x4 ou de Fusca e derivados é uma brincadeira sem qualquer emoção.

Da próxima vez, vou de Fiat Prêmio. Pelo menos terá um pouco de adrenalina na subida - se estiver chovendo.

edumont
17/11/2014, 12:54
Olá pessoal! Alguém tem informação atualizada da situação da estrada? Estou pretendendo descer de Cunha para Paraty na próxima quarta. Vi alguns relatos de assaltos, alguém confirma?

Abs

Erik

Amazon
17/11/2014, 17:08
Edumont, vou constantemente pra Paraty e algumas vezes desço ou subo por Cunha para evitar o trânsito do feriado/final de semana e a situação da estrada é sempre a mesma:
Estrada de terra seca, no início da descida foi feita uma boa parte de calçadas e preparação para escoamento de água
Do meio para o final está cheio de obra, mas nada feito
Recomendável veículo alto para a descida e 4x4 na subida para eventuais problemas, e também a reduzida ajuda a poupar o conjunto em certos pontos

Sobre assaltos eu nunca soube de nada, mas não duvido também.. O local é bem propício
Uma vez descendo de sexta para sábado 02:00 da madrugada tinha um carro supostamente quebrado e um rapaz encostado, em um trecho totalmente escuro, achei muito suspeito e acabei não parando

PRIETO
17/11/2014, 19:09
Vitor tem um passeio rolando mandei uma mensagem pra voce

Rammster
18/11/2014, 10:12
foi só comentarem sobre os assaltos

cada dia pior

G1 - Mulher morre baleada em tentativa de roubo na estrada Paraty-Cunha - notícias em Vale do Paraíba e Região (http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/11/mulher-morre-baleada-em-tentativa-de-roubo-na-estrada-paraty-cunha.html)

edumont
18/11/2014, 17:37
Obrigado pessoal, li a matéria do G1, foi uma tentativa de assalto no último domingo, o motorista vinha subindo e foi surpreendido pelos bandidos, não parou e o carro foi alvejado 6 vezes, a mulher que ia no carona foi atingida na cabeça e já chegou sem vida em Cunha. Lamentável...! Agora estou receoso de fazer essa passeio, planejado há meses... Droga, muito sem graça ir só de asfalto na minha primeira ida a Trindade...

RodrigoPD
18/11/2014, 20:00
Pois é... graças a Lei 10.826/2003 - Estatuto do Desarmamento, os bandidos tem apenas uma certeza: pegarão a vítima completamente desarmada.

viniciussaliba
10/12/2014, 21:56
Fala galera,
Alguém passou por lá depois destas chuvas?
Aos sábados ela fica aberta ou há interrupcoes?

Th Cerga
12/12/2014, 08:25
Tenho vontade de fazer a estrada em época de chuva e verão. Mas depois dessa informação de assalto, só em grupo com mais de 4 vtrs!

Henrique Jesus
27/01/2015, 14:18
Alguém tem informações atualizadas do trecho Cunha até Paraty? Pretendo faze-lo início de Fevereiro!

Roots_Rider
28/01/2015, 18:37
Vou e volto de Paraty a 11 anos...sempre de 4x2. Raríssimas as vezes que tive que voltar pq o carro não subiu ou não desceu.
Esse ano que comprei o 4x4 metade já ta praticamente asfaltada, a outra metade, britada...

Henrique Jesus
28/01/2015, 21:00
Ok Roots, obrigado pela informação!

edumont
11/02/2015, 13:06
Continuo com a ideia de conhecer essa estrada, apesar de ter desistido em novembro por conta da tentativa de assalto mal sucedida que acabou culminando com a morte de uma pessoa. Pensei em descer de Cunha para Parati na próxima sexta à tarde. Como a estrada está em obras, quero crer que a presença dos operários e o movimento do carnaval possam dar mais segurança à travessia, o que vocês acham?

sportster
11/02/2015, 14:23
Acredito que a maneira mais segura é descer em comboio... se puder conciliar a descida com mais de um amigo (outras VTRs).

edumont
11/02/2015, 17:43
Sem dúvida, se alguém por aqui for descer também, seria ótimo... Alguém se habilita?:)

Abs

Sérgio Bambirra
11/02/2015, 18:09
Edumont, fiz o percurso 4 vezes no ano passado e acho que é tranquilo se vc for de dia, quando há mais movimento na estrada. O maior problema que vejo são as interrupções do trânsito por causa das obras (já tive de esperar por 2h30 em uma delas, e nessa hora, se sai um vagabundo do meio do mato as coisas podem se complicar...), mas não sei a quantas anda a situação lá. Infelizmente, em todo lugar, a questão da segurança só piora nesse nosso país... Boa sorte!

Sds.

Dimasi
11/02/2015, 22:08
Em Janeiro subi por essa estrada. Tinha essa preocupação, acabei assuntando com uma funcionária duma cachaçaria que o namorado mora em Cunha e faz o percurso todo dia. Segundo ela o caso do assassinato , não foi um assalto, mas sim premeditado. Estavam ocorrendo assaltos na estrada, mas segundo ela os moradores e comerciantes deram um "jeito" nos vagabundos e estão zelando para manter a área limpa. De dia acho tranquilo.

luizfmello
10/06/2015, 14:10
Olá
Alguem passou recentemente pela estrada Cunha x Paraty? Estou querendo ir para Cunha no próximo feriado e depende de como estiver a estrada descer um dia até o litoral.

Jorgin
11/06/2015, 15:09
Passei final de abril. Subi de paraty para cunha, tinha até Ford ka subindo.

Barros
23/06/2015, 16:04
E as obras de pavimentação? Continuam ou estão paralisadas?

Jorgin
23/06/2015, 20:40
E as obras de pavimentação? Continuam ou estão paralisadas?

Tinham máquinas e caminhoes estacionados la em cima. Devem estar trabalhando a passos de tartaruga.

Cadü Smith
04/07/2015, 03:20
Tinham máquinas e caminhoes estacionados la em cima. Devem estar trabalhando a passos de tartaruga.

Deveriam é desfazer a burrice que fizeram. Pra que acabar com a bela rota 4x4 onde podemos parar, curtir, tirar fotos, ir devagar e apreciar o caminho ? Esse é justamente o atrativo do passeio !
Vejam, não sou a favor de deixar a trilha virar uma trincheira infernal, mas de apenas não asfaltar, usar calçamento nos trechos mais perigosos e deixar o resto como está, no chão.
Com o asfalto não perdemos apenas a interação com o caminho, mas também aumenta o nº de acidentes envolvendo animais silvestres, além dos acidentes normais que já ocorreriam com o aumento do fluxo de veículos.
Somado à isso ainda tem o problema do solo impermeabilizado, e a canalização da água envolveria mais danos poluentes e erosivos.
RESUMINDO, Asfalto é uma grande cagada, e só serve como desculpa pra te cobrar um gordo pedágio. Pra alimentar, além dos corruptos, a nossa preguiça e impaciência de chegar onde se quer.
Daí eu penso: vou comprar por exemplo uma Triton de 100 e muitos MiL pra ficar dando volta no canavial ??? Não vejo objetivo, é até deprimente. Temos que ter opções de caminhos 4x4 dignos, com objetivo, que levem do ponto A ao B. Vejam Castelhanos, algumas do Riacho Grande e Cantareira também já sumiram. É o progre$$so ...

luizfmello
11/07/2015, 18:56
Fiz a trilha hoje saindo de Cunha para Paraty. Realmente estão pavimentando a estrada e restou apenas 4 km de estrada de terra. Como não choveu recentemente estava passando todo mundo pela trilha, mas dava uma dó ver o povo jogando fiat uno na trilha.

Cadü Smith
16/07/2015, 00:28
Fiz a trilha hoje saindo de Cunha para Paraty. Realmente estão pavimentando a estrada e restou apenas 4 km de estrada de terra. Como não choveu recentemente estava passando todo mundo pela trilha, mas dava uma dó ver o povo jogando fiat uno na trilha.

péssima notícia ... natureza perdendo de novo ...

Jorgin
09/09/2015, 21:14
Depois de 4 meses, passei pela paraty-cunha, e adiantaram bem as obras. Faltam apenas alguns trechos mais precarios para calçar. Esta bem movimentada também, mesmo com o tempo chuvoso. Perdeu a graça.

VOVÔ DO TROLLER
26/03/2016, 00:42
REATIVANDO O TÓPICO

E S T R A D A P A R A T I C U N H A P O D E S E R E M B A R G A D A.

Após décadas de polêmica, estrada que liga SP a Paraty pode ser embargada - Notícias - UOL Notícia (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2016/03/25/estrada-aberta-em-paraty-pode-ser-embargada.htm)