Ver Versão Completa : Protótipo CJ5
alexandrejvb
01/11/2009, 03:53
Olá, sou novo aqui no forum.
Eu possuo um jeep cj5 1971 6cc que esta desmontado com o motor aberto desde que eu me conheço por gente. Então obviamente foram subtraídas inúmeras peças dele nesse período. Penso eu que seria de certa forma inviável restaurar ele para o uso que pretendo fazer, porque como percebi em algumas conversas aqui no forum que a mecânica dele original é uma #@$%&*, então pensando por esse ponto de vista seria necessário fazer diversas adaptações para que ele fique bom. Eu quero um jeep que seja confortável, com estabilidade para a estrada (viajar), resistente (que possa fazer trilha pesada nos finais de semana) e com desempenho satisfatório tanto para a estrada quanto nas trilhas.
Gostaria que vocês pudessem avaliar a viabilidade do esboço de projeto que falarei em seguida assim com uma prévia sobre valores.
Pensei em colocar a suspensão completa com eixos diferenciais, assim como motor e cambio da Dodge Ram 2500 4x4, F250 4x4 ou qualquer outra 4x4 com a largura dos eixos semelhantes.
Com isso o Jeep ficaria muito mais largo, sendo necessário assim lançar mão de cortar a lataria ao meio, coloca la em posição até que cubra totalmente os pneus. Porem não queria mexer no entre-eixo, somente na largura. Seria necessário também fazer outro vidro do parabrisas. Colocar uns Pneus 36x14,5 - R15 ou 16. O Jeep seria quase um HUMMER, e essa é a idéia, deixar ele o mais grosso possível. Entre outras coisas que falarei posteriormente.
Amigos, qual a viabilidade desse projeto, quais seriam as adaptações mais difíceis, existe algum jeep parecido com essas configurações que foram descritas, qual seria aproximadamente os custos dessa mecânica, e os custos de adaptação?
Desde já grato pela atenção e oportunidade!
alexandrejvb
01/11/2009, 04:03
Photoshop bem mau feito para ilustrar bem porcamente como ele ficaria no aspecto de largura.
http://img98.imageshack.us/img98/2474/jeepcj51965hummer2.th.jpg (http://img98.imageshack.us/i/jeepcj51965hummer2.jpg/)
Robertux
01/11/2009, 08:45
Eu acho que fica mais barato comprar um hummer.
Uma idéia: Compre uma pick-up 4x4 diesel, tipo Ranger, Hilux, l200, etc, compre uma carroceria de hummer de fibra que o pessoal tá vendendo por aí e está feito, muito mais facil que alargar o CJ. afinal vc teria que alargar o chassi também. Na minha opinião não vale a pena.
JAIME MOREIRA
01/11/2009, 10:19
Usa os eixos do troller moderno, fica muito bom.
coloca alargadores de paralama, e pronto... não precisa alargar o jeep, mas se realmente quer alargar, isso não é a coisa mais dificil do mundo, o dificil é arrumar quem faça com capricho :concordo:
ou se preferir, acho que a fiber fabrica carrocerias mais largas...
Alexandre na minha humilde opinião, se vc tem um bom dinheiro para investir (pelo seu projeto deve ter) faça uma coisa parecida com o Jipão do Folgado.
Pelo jeito vc quer alargar o jeep, a melhor escolha são os eixos da rural, vc vai ganhar uns bons centímetros sem enfeiar seu jeep.
Em relação ao motor eu usaria um MWM 2.8 Turbo Intercooler ou um V8 (Vortec, 292 etc) dependendo a relação que vc queira usar pode ser até um GM 6 caneco (se puder sobrealimentar com um turbina melhor ainda).
Cambio poderia ser um de toyota bandeirante ou D20, já a caixa de reduzida com certeza a willys.
Agora a carroceria fica por sua conta e criatividade, se vc prefere originalidade em algumas partes, procure uma de lata se não um boa de fibra.
Depois de muito tempo gasto $$$$$$$$$$$$$$$$ é só esperar chover e se divertir muito.
Um grande abraço Campi.
Rodrigo Baratti
02/11/2009, 11:48
Tem um tópico no Fórum com fotos de jeeps alargados, inclusive citava a oficina responsavel pelo serviço, só não me lembro qual!?!?:pensativo:
Achei esse de um CJ3B para vender, mas vi tb de CJ5: Jeep Hulk Unico No Brasil Alargado 27cm (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50817&highlight=jeep+alargado)
Particularmente não gostei não! :discordo:
[]
Ronaldo B.
02/11/2009, 13:52
Eu quero um jeep que seja confortável, com estabilidade para a estrada (viajar), resistente (que possa fazer trilha pesada nos finais de semana) e com desempenho satisfatório tanto para a estrada quanto nas trilhas.
Ou vc monta um jipe bom para rodar na estrada ou bom para trilha pesada, um jipe realmente bom para os dois usos é impossível. vai acabar criando um pato.
Pensei em colocar a suspensão completa com eixos diferenciais, assim como motor e cambio da Dodge Ram 2500 4x4, F250 4x4 ou qualquer outra 4x4 com a largura dos eixos semelhantes.
Com isso o Jeep ficaria muito mais largo, sendo necessário assim lançar mão de cortar a lataria ao meio, coloca la em posição até que cubra totalmente os pneus. Porem não queria mexer no entre-eixo, somente na largura. Seria necessário também fazer outro vidro do parabrisas. Colocar uns Pneus 36x14,5 - R15 ou 16. O Jeep seria quase um HUMMER, e essa é a idéia, deixar ele o mais grosso possível. Entre outras coisas que falarei posteriormente.
Colocar qualquer umas dessa mecânicas que vc citou sem alongar o entre eixos é quase impossível. Vc quer alargar a carroceria só por estética, e não por funcionalidade, isso não vai fcar bom e nem confortável.
Amigos, qual a viabilidade desse projeto, quais seriam as adaptações mais difíceis, existe algum jeep parecido com essas configurações que foram descritas, qual seria aproximadamente os custos dessa mecânica, e os custos de adaptação?
Eu acho inviável. Como já citaram, compra uma pickup e coloca uma carroceria de hummer de fibra em cima, vai gastar muito menos e vai ficar menos pior que esse projeto que vc está pensando em fazer. Quanto a custos é impossível estimar quanto vai gastar, mas com certeza não vai gastar menos de R$ 30.000,00 só de mecanica e mão de obra, prá no final não ficar bom.
Como vc é novo, eu aconselho vc dar uma lida nos tópicos da área Frota4x4 que vc vai ver muitos projetos bons e que podem te dar uma idéia do que é viável ou não de ser feito, mas esse seu projeto, definitivamente não é viável.
[]´s
Sempre há possibilidades para modificações. Mas o que você está propondo é a construção de um novo carro, um modelo híbrido. Se eu tivesse muito dinheiro para brincar de construtor, começaria pelo chassi e suspensão, que vai a sua base de segurança dentro do veículo. Carroceria se molda, corta e solda e dá-se um jeito, assim como a adaptação da motorização. Adaptar chassi nem sempre fica bom, e quase sempre não fica seguro. E haja dinheiro para bancar um projeto desses!!! Boa sorte!
rafaelcardoso
02/11/2009, 17:43
"Eu quero um jeep que seja confortável, com estabilidade para a estrada (viajar), resistente (que possa fazer trilha pesada nos finais de semana) e com desempenho satisfatório tanto para a estrada quanto nas trilhas."
As características que você procura, dificilmente encontrará num Jeep, muito menos num CJ5. Sabendo disto, já deve imaginar que não é fácil fazer o que você se propõe a tentar...
Neste caso, concordo com as opiniões acima sobre construir Jeeps, temos o Bill aqui do Fórum que poderia fazer o chassi e tem também o Alemão aqui de Franca, que fez o Jeep do Lassis, fundador deste fórum, que sempre constrói este tipo de jeeps: http://www.mundodo4x4.com.br/album2/albums/userpics/10001/normal_C%F3pia%20de%20DSC00265.JPG (http://www.mundodo4x4.com.br/album2/albums/userpics/10001/normal_C%F3pia%20de%20DSC00265.JPG)
Mas como já foi discutido acima, são projetos caros e extremamente ousados, qualquer um deles.
Fácil é comprar um Marruá novo, um Troller novo (quando se tem dinheiro) quando se fala em construir do zero, adaptar ou reformar, reserve uma boa dose de tempo, paciência e dinheiro.
Bom agora que todo mundo já disse um monte de blablabla sem te ajudar em nada, vem eu resolver sua dúvida... e fazer vc parar de perder seu tempo... (use sempre a pesquisa, masss)
1- tenha peciência.
2- tenha profundos conhecimentos de mecânica (se um tiver pesquisa no forum ou no frota4x4 que tem muita coisa) ou contrata quem tenha.
3- tenha dinheiro... MUITO na ordem dos 25 mil... (pra começar) porque fazer jeep decente com goiabinha VSF, melhor ir montar um bugre.
a receita é:
- Mecância é problema seu, se quiser colocar motor de BMW e 4x4, nem vou entrar no mérito... já cansei de falar aqui que nego superdimensiona e mete motor de 12cilindros em V e depois num guenta o gasto de combustivel... e ainda fala que jeep num presta...
A Carroceria a solução é essa:
- Estique o chassis 37cm NO MEIO dele
- ALARGE o chassis (todas as travessas) 15CM (lateralmente alargados)
- Procure a Fiber4x4 (http://www.fiber4x4.com.br/) que já tem a carroceria com essas medidas e serve tudo o que vc precisa
- Lembrar de colocar eixos de rural
ultimas... bom proveito!
exempl ode como fica:
YouTube - AdrenaLAMA
ultima foto e uma carroceria aberta a fiber tem de todo jeito e como vc bem entender...
Concordo com o pessoal dizendo que fica mais barato comrpar a hilux e etc, isso num tenha duvida alguma, mas o que vc queria é responder sua dúvida certo?
ótimo tá ai, seja feliz! :concordo: só que prepare o bolso
rafaelcardoso
02/11/2009, 18:40
Sim Rubens, e assim ele terá um Jeep confortável, com estabilidade para a estrada, resistente para fazer trilhas pesadas com desempenho satisfatório tanto na estrada quanto na trilha... A solução pra tudo isto é alargar o Jeep... Certo...
Não tem BlaBlaBla, tem um monte de gente querendo ajudar sem ser radical e tentando entender a expectativa do cara quanto ao projeto bem como orientando que reformar e transformar não é para qualquer um e não é fácil...
"Eu quero um jeep que seja confortável, com estabilidade para a estrada (viajar), resistente (que possa fazer trilha pesada nos finais de semana) e com desempenho satisfatório tanto para a estrada quanto nas trilhas."
Sim Rubens, e assim ele terá um Jeep confortável, com estabilidade para a estrada, resistente para fazer trilhas pesadas com desempenho satisfatório tanto na estrada quanto na trilha... A solução pra tudo isto é alargar o Jeep... Certo...
Não tem BlaBlaBla, tem um monte de gente querendo ajudar sem ser radical e tentando entender a expectativa do cara quanto ao projeto bem como orientando que reformar e transformar não é para qualquer um e não é fácil...
Já andou num jep alongado e "alargado"??
Já viu que dá pra viajar tranquilamente ou mesmo ter a estabilidade d euma pickup?
Vc acha que eu quis dizer o que? Exatamente alargar e alongar vc ganha sim a estabilidade (eixos de rural) e ser resistente sim Rafael...
O Problema é o ACHISMO nesse forum, tem muito ACHISTA aqui, e pouca prática, muito jipeiro de internet e pouco de prática...
MOSTREI o que tem de fazer, FALEI o quanto vai e o que precisa num foi?
qual a dúvida?
Simples, era só ter pesquisado, você mesmo não sabia da carroceria da fiber sabia? Sabiam por que pelo menos falei 37cm e não 38 ou 39? Porque 15 na largura sabe? Pois é PESQUISAAAA, CALCULA, eu fiz isso não dueu, Ajudar é bom mas saber ajudar é melhor ainda, só não gosto de embromação uma pergunta simples de ser respondida é ENROLADA com epopéias inúteis
DICA de pesquisa, qual o enre eixos de um WRANGLER 97 e do TROLLER?? e eles são ruim de estabilidade na estrada? (nÀo melhores que um CIVIC eu presumo, mas é ruim?)
Então tá respondido
FOCO por favor...
Quer um jeep mais estável e melhor na estrada, confiável com certa estabilidade??? (bem melhor do que do original e tão bom quanto de certas pickups??)...
Alonga e alarga
Não falarei sobre mecânica e suspensão mas a partir do conceito que ele tem a PESQUISA ele tira as proprias conclusões!
é por esse tipo de embromação que certos usuários mais experiênctes se enchem do foum... com razão...
rafaelcardoso
02/11/2009, 20:12
E é por este tipo de austeridade que usuários como eu se enchem de pessoas como você no fórum... Não dá pra ser educado só porque acha que conhece mais do que todo o resto?
Muito de nós temos Jeeps (no meu caso tenho 3 sendo 2 em reforma) e alguma experiência, se eu pedir opinião, vou ler tudo o que escreverem e aproveitar somente o que eu achar útil, é assim que funciona com boa parte das pessoas inteligentes... Por favor tenha cuidado para não inibir pessoas que estão dispostas a contribuir, PESQUISE e veja que as pessoas que responderam a este tópico já contruibiram muito e positivamente para este fórum, então respeitar as opiniões das pessoas é extremamente importante e é isto que temos que disseminar por aqui também...
Se você se sentiu ofendido com o que eu disse, por favor me desculpe, não é esta a imagem que eu quero passar para os meus companheiros de fórum.
E é por este tipo de austeridade que usuários como eu se enchem de pessoas como você no fórum... Não dá pra ser educado só porque acha que conhece mais do que todo o resto?
Muito de nós temos Jeeps (no meu caso tenho 3 sendo 2 em reforma) e alguma experiência, se eu pedir opinião, vou ler tudo o que escreverem e aproveitar somente o que eu achar útil, é assim que funciona com boa parte das pessoas inteligentes... Por favor tenha cuidado para não inibir pessoas que estão dispostas a contribuir, PESQUISE e veja que as pessoas que responderam a este tópico já contruibiram muito e positivamente para este fórum, então respeitar as opiniões das pessoas é extremamente importante e é isto que temos que disseminar por aqui também...
Se você se sentiu ofendido com o que eu disse, por favor me desculpe, não é esta a imagem que eu quero passar para os meus companheiros de fórum.
Ofendido não estou mas se você se encheu comigo parabéns, apenas não se encha de aprender sempre, pesquisar sempre e FOCAR no topico, infelizmente não é SAC o o FORUM e nÀos ei se notou (e não estou direcionando isso a vc nem a ninguém) mas porque será que os mais antigos e de mais conhecimentos nÀo postaram resposta nenhuma? o ronaldo apareceu deu uma patadinha leve e correu e eu tive de vir e arrematar com a OBJETIVIDADE
que aliás tá se perdendo nesse seu ultimo post,
Se re-ler o que escrevi verá que não fui mau educado nem com o dono do topico que inclusive se ler o que escrevi e as fotos tá bem mais feliz com as minhas respostas do que com os amanteigados
fim não psoto mais nesse tpico
bjs:parede:
samukanvas
02/11/2009, 20:56
Senhores, acalmem-se :mrgreen:
A solução que o rubens colocou é bem interessante. Já vi o jipe do serginho de perto (esse laranja do vídeo) e é bem interessante.
Outros tb colocaram algumas coisas interessantes, mas eu seguiria o caminho do jipe do serginho para o propósito que o criador do tópico quer. O jipe dele realmente é um meio termo entre um cj e um hammer. É um cj que tomou vitamina na infância :mrgreen:
Abs a todos.
Comportem-se :mrgreen:
abs
lucciano amaral
07/11/2009, 19:00
Rubensx estou de acordo com sua posiçao. Entendi perfeitamente sua posiçao.
Vamos ajudar nosso amigo do topico sem brigas inuteis.
Opa rubensx!
Concordo com você!
É difícil ouvir/ler isso, mais é grande realidade, montar um jipe/jeep não é algo fácil, é bem custoso, mais, a perseverança e satisfação é o que mais vale!
inaciocm
09/11/2009, 14:38
Rubensx estou de acordo com sua posiçao. Entendi perfeitamente sua posiçao.
Vamos ajudar nosso amigo do topico sem brigas inuteis.
Tbm digo o msm...
tiu andre
14/11/2009, 15:09
o meu e unico no brasil !!!!!
o seu é único no mundo....
Cara, que coisa de outro mundo!!! Ficou muito legal o projeto. Lógico que estou falando pelo lado estético. Não sei do conforto e visibilidade, mas ficou muito bonito mesmo. Parabéns!
E olhem que o Tio André vai ter muito tempo pra curtir a máquina. Veranópolis (RS) é a cidade de maior longevidade do Brasil. Já estive lá, na região do Rio das Antas. Local de muitas trilhas em meio as serras gaúchas. Sensacional mesmo!